Fim

Comecei este blog em 8 de março de 2011, há oito anos. Primeiro, escrevendo porque precisava eu mesmo de ajuda, no momento do meu próprio diagnóstico, seguido dos traumáticos efeitos colaterais comuns aos antirretrovirais da época, e, depois, cada vez mais familiarizado com o assunto e percebendo satisfação em poder ajudar os outros, outras, muitos nas mesmas condições de incertezas após um diagnóstico positivo para o HIV em que um dia me encontrei.

Comecei este blog sozinho, escrevendo para o silêncio, até ganhar milhares de leitores e seguidores diários. Foram vocês, leitores, que mantiveram vivo este espaço, durante todos estes anos — e, por isso, agradeço imensamente a vocês!

Durante estes anos todos, questionei a mim mesmo, algumas vezes, sobre o destino final deste espaço: Quando é que se encerraria? Seria em pouco tempo após o diagnóstico ou no dia em que a cura for descoberta? Haveria assunto até o dia da cura? Ou, depois, dela, continuaria eu a escrever, quem sabe, sobre o pós-cura?

Confesso que, nos meus pensamentos, quase sempre me ative à ideia de escrever até o dia da cura. Imaginei, inclusive, como seria o dia em ela chegasse. Imaginei o anúncio no jornal, a distribuição de pequenas seringas, injetáveis, que proporcionariam a cura a todos os soropositivos — jovens e velhos, de qualquer sexo e identidade de gênero, infectados há anos ou pouco tempo, com qualquer contagem de CD4 e tamanho de reservatório viral. No meu ideal, é assim que seria a cura.

Também imaginei uma enorme festa de celebração, num estádio, com câmeras digitalmente conectadas ao vivo a outros estádios do mundo, onde os mais de 37 milhões de ex-soropositivos do mundo estariam espalhados, celebrando juntos o épico fim da epidemia e a cura da nossa doença. Helicópteros das principais emissoras sobrevoariam nossa festa, noticiando-a nos principais jornais — gerando críticas já na manhã seguinte, acusando-nos de estimular o sexo sem camisinha e o comportamento desajustado com os bons costumes da sociedade; mas nós não ligaríamos a mínima para isso! A música mais animada tocaria nas caixas de som enquanto todos dançariam noite afora. No telão,  imagens históricas da epidemia: os primeiros soropositivos diagnosticados nos Estados Unidos, a luta pelo acesso ao tratamento, o desenvolvimento das pesquisas e, finalmente, a chegada da cura. Os principais nomes dessa história seriam ovacionados, com suas fotos exibidas na tela ou convidados a subir ao palco, sob uma salva de palmas jamais antes vista. Imaginei que encerraria o blog neste dia, que ainda não veio — mas é certo que vai chegar.

Talvez, hoje encerre o blog cedo demais. Talvez, tarde demais. Mas, decerto, o faço no momento em que a ajuda que este blog um dia ofereceu, e quiçá ainda ofereça, mais pode ser compilada num livro, ou algum outro tipo de conteúdo estático, sem a necessidade de atualização e monitoramento, num meio como este. Ademais, me parece, a dinâmica hoje não está mais em blogs, mas em grupos de WhatsApp, que sequer existiam em 2011, quando tudo começou neste blog. É em grupos assim, que hoje são mais compartilhada e lidas as notícias sobre os avanços científicos, muitos deles administrados por (ex-)leitores daqui. (Se você administra um grupo de soropositivos no WhatsApp, compartilhe-o nos comentários!) Talvez, blog seja coisa de quem já não cumpre mais o título de Jovem, ainda Soropositivo, mas sem mais se preocupar em nada com sua condição.

Um bom tempo se passou, desde o início desse blog. O HIV mudou. Muitos leitores mudaram. Eu mudei. Experimentei a superação do meu diagnóstico, o fim dos efeitos colaterais que sofria, os novos tratamentos, li muito sobre os avanços da tecnologia, comecei e terminei namoros, fui aceito e fui rejeitado, contei e não contei ter HIV, trabalhei, viajei, me assustei, me acalmei, sonhei e acordei, festejei e descansei, fiquei feliz e fiquei triste, fiz e perdi amigos, casei e, há quase um ano, tive um filho. E comecei a escrever sobre outras coisas.


Em 30 dias, este blog chega ao seu fim. A página será mantida em funcionamento apenas para a publicação do legado, na forma de livro ou algum outro tipo de conteúdo estático.

Anúncios
avatar
83 Comment threads
25 Thread replies
6 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
91 Comment authors
LukasBotiniThamFernando AlvaresSven Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Inscrever-se  
Receber notificação
Alexandre Magno
Visitante

Com surpresa acabo de ler o seu post anunciando o fim deste espaço. Acredito que todos nós, seus leitores e leitoras, só temos que agradecer pela sua dedicação e pela relevância e qualidade das informações que obtivemos aqui. Da uma certa angústia, sim, mas ao mesmo tempo a alegria de ver que a missão foi muito bem cumprida. O mundo dá voltas e sempre esperamos nas voltas desse mundo encontrar as pessoas e as situações que nos fizeram felizes. Seguramente esta esperança se aplica a você e ao seu trabalho. Aguardamos o livro. Felicidades!!!

Luz
Visitante
Luz

Esse blog foi a minha força maior pra não sucumbir ao peso do diagnóstico!
Graças à ele me sinto curado em relação às neuras do hiv!
Muito obrigado por tudo!

Botini
Visitante
Botini

Vc salvou a vida de muita gnt!
Gratidão

Jim
Membro
Jim

Olá Jovem SP,

Que notícia triste. Eu, como sou da década de 80, gostei muito do formato do blog. Comecei a contribuir recententemente da mesma forma que foi a minha infecção/descoberta/início do tratamento.

Certamente deixará saudades….

Helen
Visitante
Helen

Muita luz!

Rodrigo Moreira
Visitante
Rodrigo Moreira

Aguardarei o livro ansiosamente. Parabéns pela iniciativa e pela nova fase de vida. Abraço fraterno.

Charlotte
Visitante
Charlotte

Parabéns por tudo de bom que acrescentou com esse blog pra mim foi uma luz num futuro de escuridão. Obrigada por ter ajudado a muitos.

Charlotte
Visitante
Charlotte

Obrigada por tudo de bom que você fez por muitas pessoas com a criação desse blog. Pra mim foi a luz na escuridão.

Alex
Visitante
Alex

Obrigado por tudo!

Alex
Visitante
Alex

Obrigado Jovem. Você ajudou muitos, inclusive eu

GompMais
Visitante
GompMais

Obrigado, vlw demais!!! Durante mais de um ano, desde 2015, acessei este blog todos os dias, às vezes a cada minuto… Busquei aqui esperança e superação… Foi uma conquista gradual, inversamente às minhas visitas ao blog, mas não completa, pois hj não posso dizer que sou aquele de outrora, embora possa dizer que sou melhor. Por isso volta e meia eu estava novamente por aqui, em busca de informações e novas impressões. O toque da finitude me trouxe um sabor especial pela vida. O reencontro com o “si mesmo” não foi fácil, nem absoluto, mas me sinto mais eu, obra… Ler mais »

Não Pedro
Visitante
Não Pedro

Tem algum grupo no WhatsApp ?

Math
Visitante
Math

Tb quero

Lua
Visitante
Lua

Muitas saudades vai deixar. Vc não faz ideia do quanto foi importante esse blog. Quantas vezes venho aqui procurar um pouco de conforto e sempre encontro nas suas informações, nos comentários. Esse blog não me deixava sozinha. Muito obrigado.
Seja feliz!!

Fernandes
Membro
Fernandes

O Blog foi de extrema importância a muitas pessoas! Claro que existem os médicos que possamos contar ,mas nós pacientes, nos entendemos de outra forma que muitas vezes ajuda também. Eu não tive a fase dos efeitos colaterais mais tensos, pois comecei ha 5 meses no DTG, imagino como deve ter sido importante esse blog ao noticiar e discutir os avanços dos tratamentos e pesquisas.. Deixo a sugestão de colocar como ÚLTIMO POST um endereço de um novo canal ou mesmo um WhatsApp para que novos infectados possam ir atrás de boas energias com a gente. No mais, Parabéns e… Ler mais »

POApositivo
Visitante
POApositivo

Jovem: confesso que ao ler esse post senti uma mistura de alegria mas também um sentimento de tristeza. Alegria por você ter compartilhado durante tanto tempo informação séria e ter se tornado um canal de desabafo e esperança para todos nós. Também senti felicidade por constatar que você está em uma nova fase, e que talvez muitos de nós ainda não chegamos mas temos a expectativa de um dia alcançar. Mas sinto também uma certa melancolia, pois ficaremos órfãos um espaço para buscar alento durante os altos e baixos das nossas trajetórias. Aquele frio na barriga de acessar o seu… Ler mais »

Vivinha
Visitante
Vivinha

Faço Minhas as palavras dos vários leitores, fico muito feliz por vc está trilhando novos caminhos e te desejo muita luz e paz!
Te agradeço imensamente pois esse blog foi meu refúgio em todos os momentos da vida pós hiv.
Será q podemos tentar fazer um grupo no Whatsapp, para manter o fluxo de informações importantes?

João Pedro
Visitante
João Pedro

ExiSte um grupo de SP+ no whatsappp?

caradobemsampa2
Membro
caradobemsampa2

JS,
Você ajudou tanta gente!
Passaram 4 anos apos meu diagnóstico.
Aqui encontrei as primeiras orientações e muita receptividade. Conheci pessoas do Brasil todo. E muitos se tornaram amigos da vida.
Hoje em dia até esqueço que sou mutante (nome carinhoso para a soropositividade) e a vida segue muito bem.
JS você é um cara incrível. Sucesso nos novos caminhos. Grande abraço pra você e família.
Nos vemos por aí
Abração CB

Binhomaiss
Visitante
Binhomaiss

Jotinha.
Obrigado pela acolhida, por muitos momentos acalmar meus medos com seus posts, pela serenidade que ajudou a criar em mim e pelos amados e abençoados amigos de todo Brasil que só conheci devido ao trabalho que você desenvolveu aqui.
Toda felicidade do mundo para você, muita saúde e alegria para sua família. Que seu filho seja tão iluminado quanto você.
Fica aqui minha gratidão e carinho de sempre.

Cauã
Visitante
Cauã

Querido JS, encontrei seu blog em 2015 quando me veio a notícia ser HIV +, meio ao desespero tentando encontrar conforto e calma. Você não tem noção do quanto você fez diferença na minha vida por meio do seu blog. Hoje conheço pessoas de cada canto desse Brasil por grupo em WhatsApp que compartilham do mesmo diagnóstico, pessoas essas que tenho como família, que juntos superamos o medo e a incerteza do futuro após o temido diagnóstico. E devo isso a você, por meio do seu blog, tenho pessoas maravilhosas em minha vida. Te agradecer somente não é o bastante… Ler mais »

caio
Visitante
caio

JP, primeiramente gostaria de agradecer por sempre nos ceder, seu tempo e experiência…para todo recém soropositivo é um um grande furacão na mente e nos sentimentos e com você de certa forma foi de certa forma foi ameno esse momento, pois através dos comentários ( mesmos os maldosos) fora possível observar que não estamos sós.. desejo uma boa continuidade nos seus objetivos e que eles sejam alcançados..

do fundo do meu coração desejo uma boa sorte!

RGM
Visitante
RGM

Agradeço sua contribuição para informar e confortar a todos soropositivos.
Esse blog me ajudou muito, Mas como o mundo esta sempre em movimento a mudança chega e nós temos q se adaptar a elas, Muito sucesso pra vc, Abração

ca br
Visitante
ca br

Sei que é egoismo, mas porfavor nao termina. Nao termina, serio, preciso demais. Posta mais espaçado mas nao desaparece, preciso de vcs.

oliveira
Visitante
oliveira

oi…
Tudo um dia acaba,não fica triste.
Se quiser conversa meu eis meu email:cicero_freitas981@hotmail.com
Forças!

Bob
Visitante
Bob

Querido jovem! Eu tenho tanto a lhe agradecer! Vc criou um espaço de permanência e resistência, onde encontramos informações relevantes a nossa condição. Vivências partilhadas e histórias que nos fortaleceram cada dia. Eu poderia listar aqui os dias que chorei lendo as publicações relacionadas aos avanços no tratamento, as histórias e estórias descritas com linguagem doce, enigmática e firme, que só vc tem! Gostaria de dizer tbm, que o trabalho que vc fez nesses longos 8 anos, permitiu que muitas pessoas, assim como eu, pudéssem retomar as suas vidas abaladas e fragmentadas no momento do diagnóstico positivo para HIV.. Eu… Ler mais »

Lucas Pizzon
Membro
Lucas Pizzon

Querido JS, muito obrigado por todo o trabalho desenvolvido neste espaço. Não tenho palavras para lhe agradecer o quanto isso representou em minha vida. Todo o conforto e paz que seus posts trouxeram ao meu coração. Aquietaram minha alma. Desde a descoberta da minha sorologia, acessei diariamente seu blog, porque foi aqui que encontrei discernimento e informação com leveza e humanidade. Tantas vezes, sobretudo no início, entrei aqui aos prantos e saí sorrindo, sereno… Fico triste com a notícia, mas ao mesmo tempo fico feliz por você e seus propósitos futuros. Temos ciência de que esse trabalho de luz que… Ler mais »

Henrique
Visitante
Henrique

Puxa, eu iria escrever. Mas as palavras dele descreve muito bem tudo o que acho.

Felicidades sem medidas a você, seu filho amado e sua família.

Você(s) me salvaram.

AnonimoFer
Membro
AnonimoFer

O blog me ajudou demais, obrigado á todos q de qualquer forma trocaram ideias comigo.. quase dois anos de diagnóstico, mas os seis primeiros meses de aceitação mergulhei nesse blog e se hoje me aceitei, confesso que vcs fazem parte disto tudo !!!

ALOHA JS e demais participantes.

Segue meu contato para trocarmos emails.

Genfer1981@gmail.com

Oliveira
Visitante
Oliveira

Ajhhhhh não nos deixe por favor!!!😿 desde 2014 entro aqui pra restaurar minhas forças, esse blog tem sido luz pra minha alma 🙌🏻 Foi a melhor descoberta desde meu diagnóstico…. fiquei triste agora 😔

Mas estou feliz por vce …e por sua fase nova 👏👏👏 obrigado por tudo . Nunca me senti só quando entrava aqui😻

40taourso
Visitante
40taourso

eita … seu blog foi muito importante na minha vida de soropositivo. Descobri 28 de Dezembro de 2016. E logo no primeiro dia em pesquisa no google ele trouxe como pesquisa em primeiro lugar o seu site. Cara seu blog me salvou em alguns momentos de angústia a minha vida. Tenho uma dica. Que tal passar o bastao para um outro jovem positivo ou um novo Robin kkk. Assim como nos quadrinhos de revistas O Batman tem vários Robins. Pois Aqui dentro tem muito informacão importante. E digo isso não mais por mim, pq hj em dia o hiv nao… Ler mais »

40taourso
Visitante
40taourso

O que aprendi no seu blog e com o depoimento de algumas pessoas é que isso (o HIV) não me define, e não vivo isso. Apenas me trato fazendo exames e indo ao medico quando tenho que ir e levo uma vida super normal.

Ayelen
Visitante
Ayelen

Palavras me faltam pra agradecer e dizer o quanto este blog me ajudou e tem ajudado. Foi graças a este blog, lendo as postagens, comentários, trocando experiências, consegui forças pra me manter de pé após o meu recém diagnóstico!! Obrigada Js e que Deus o abençoe!! 😇

Positivo Azul
Visitante
Positivo Azul

Obrigado por tudo!
Este blog me ajudou muito no pior momento de minha vida.
Tudo de bom para você e sua família, e vida que segue …

Marcos
Visitante
Marcos

Agradeço demais JS, toda semana lia seu blog no início de meu diagnóstico para me ajudar e me informar de tudo sobre o hiv, hj em dia só por costume, fico feliz por vc ter superado suas angústias e tristezas, e nos ajudados também nessa caminhada🙂🙂👏🏻👏🏻

oliveira
Visitante
oliveira

Olá.
Quando encontrei esse blog eu esta com tanto medo de fazer o teste rápido.
Mas quando li seus textos emocionantes tomei coragem e fui fazer o teste rápido em 2014 e deu NÃO REAGENTE ,fiquei muito feliz!
OBRIGADO DE CORAÇÃO!

1RapazSC
Membro
1RapazSC

Js Só tenho que agradecer ao seu trabalho e dedicação com este blog. Foi aqui que encontrei forças pra continuar e foi aqui que descobri inúmeras informações da qual desconhecia. Foi um espaço imensamente acolhedor, com pessoas que só contribuíram para esta causa. No início de meu diagnóstico foi aqui que encontrei conforto e foi aqui que consegui entender pelo oq estava passando, agradeço imensamente não só a você, mas também todos que contribuíram com informações e suporte, todos aqui sabemos que principalmente no início, na descoberta, é um momento muito difícil e assim como eu várias pessoas se ajudaram… Ler mais »

James
Visitante
James

Será que existe a possiblidade de uma pessoa ou um grupo de pessoas continuarem este trabalho com a autorizacao do JS? Sinceramente, creio q ficaremos órfãos de informações atualizadas e debates tão construtivos ofereridos por este canal! Somente uma sugestão! Forte abraço

Rômulo Monteiro
Visitante
Rômulo Monteiro

Nossa ! É realmente um choque ver o fim do blog… descobri em 2017 e foi uma das primeiras fontes de informação que obtive, aprendi muito lendo os seus textos e os relatos alheios, ajudei no que sabia e aprendi muito também ! Agradeço muito por servir de conforto após o “pós descoberta”, acessava diariamente no início e, realmente, no último ano já acessava semanalmente… mas sempre de olho em alguma notícia definitiva sobre a cura hehe mas estou satisfeito e nem lembro mais que tenho HIV ! =) Boa sorte na sua vida e para todos que contribuíram através… Ler mais »

Horus
Membro
Horus

Vou ter que comentar respondendo seu comentário! Pq n consigo logar pra postar um comentário que n seja assim como reposta! —- Eu gostaria muito de agradecer ao blog por ter salvo a minha vida. Encontrei suas postagens em um momento de desespero, poucas horas após a descoberta da minha sorologia e eu estava decido a não continuar existindo. Eu tava fraco, sem esperanças e sem vontade de continuar. Felizmente encontrei o blog e comecei a ler os comentários e as lágrimas foram diminuindo a cada postagem de superação que eu ia lendo. Percebi que não era o único naquela… Ler mais »

Jeferson
Membro
Jeferson

Aqui neste espaço, desde que me descobri soro positivo a 2 anos e meio . Aqui encontrei ajuda , apoio , calma e esperança para meus medos e angústias . Hoje graças à este blog estou confiante e aprendi a viver novamente. Quero agradecer mesmo com o coração partido por está notícia. Peço a Deus pra lhe dar muita luz , paz e saúde , sucesso . Até logo 😢😢

Edivaldo
Visitante
Edivaldo

Por favor, não encerra…

Jeff Sullivan
Visitante
Jeff Sullivan

Aguardarei ansioso pelo livro.

Carlos
Visitante
Carlos

Nossa… Acho que você não tem noção do quanto essa página é importante pra todos nós. Sério, me ajudou TANTO, trouxe confiança, tranquilidade, equilíbrio. Primeiros meses de diagnóstico ficava tudo aqui, todos os comentários, mas mesmo depois sempre dava uma passada pra ver as novidades, trocar ideia com as pessoas, recarregar as baterias. Não tenho muitas pessoas por perto pra conversar de forma atual, franca, despretensiosa e inteligente, sobre hiv… Me deu um aperto no peito grande, como se estivesse perdendo um amigo, sei lá. E as pessoas que estão entrando nessa agora, como vai ser? Muita gente precisa, vamos… Ler mais »

Daniel SP
Visitante
Daniel SP

Sou negativo mas a mulher que amo é positiva, foi graças as informações do blog que perdi o medo e preconceito, assim pude me relacionar com ela, hoje somos casados a 4 anos e temos 2 filhos saudáveis, sou muito feliz e realizado.

Tomará que surjam espaços parecidos sobre o assunto para ajudar os que virão.

JS vc e os demais “frequentadores” do blog encorajaram e confortaram muitas pessoas, sou muito grato!

O fim é muito triste…

FlpSP
Visitante
FlpSP

Em 20 de maio de 2015 eu descobri minha sorologia e foi aqui o primeiro lugar que achei e que atráves de suas postagem me acalmei fiz amigos e tirei todas as duvidas possiveis para seguir em frente, hoje vivo feliz, sem o peso do virus (até esqueço kkk), Vida que seque!!

Valeu JS seu legado será eterno!!!

Ely Santos
Visitante
Ely Santos

. Esse blog, para mim, foi ( e ainda é) referência nesse mundo de desinformação, preconceito e “fake news”. Uma ilha de seriedade, generosidade e altruísmo. Se houver algo que possamos fazer, algo como financiamento coletivo, não sei , acredito que muitos dos seus leitores ficariam felizes em ajudar. Eu, certamente, ficaria honrado e feliz. De qualquer forma, se a decisão está tomada, desejo a melhor sorte do mundo. Curta a vida de pai. Aposto que você será um pai muito bom. Só poderá ser muito bom, pois sua generosidade está demonstrada e encarnada aqui nesse blog. Votei diversas vezes… Ler mais »

Brumo
Visitante
Brumo

Olá JS,

Descobri o blog em meados de 2015 quando soube da minha sorologia. Estava literalmente sem chão e esse espaço me devolveu a vida. Revirei todo o conteúdo, fiz amigos, participei do kik… Gostaria de te agradecer do fundo do meu coração!!! Vc me ajudou demais!! Muito obrigado e gratidão eterna a vc!!

Henrique souza
Membro
Henrique souza

Gostaria de agradecer pelo blog pois em 2016 quando descobri o virus, esse foi o lugar onde tirei minhas duvidas e via crescer em mim uma esperança de cura com os avanços da medicina. Nesse blog tbm fiz um grande amigo e ate hoje mantemos contato.
Em meio tanta depressao e tanto choro foi aqui que me confortei quando lia diversos depoimentos dos amigos soropositivos que conviviam com o virus por anos. Mas é isso, tudo tem um inicio, meio e fim e temos que saber lidar com isso. Mais uma vez meu mto obrigado.

VidaPositiva
Visitante
VidaPositiva

Caramba, sério? Você nao tem ideia de como as suas publicações me ajudaram no conforto e nas informações. Sempre venho aqui pra saber das novidades da medicina e ler as mensagens dos companheiros. Estou me sentindo órfão. De qualquer forma, muito obrigado por tudo, você foi muito importante pra mim. Felicidades.

Alex
Visitante
Alex

Alguém me add ai em um grupo
+00336059749 obrigado

Mariano
Visitante
Mariano

Gostaria de dizer que vc foi o responsável por, quando fui diagnosticado, me acalmar e perceber que minha vida continuaria, apesar da nova condição. Obrigado do fundo do meu coração por ter mantido o espaço, por ter compartilhado reflexões e por ter garantido um espaço de verdadeiro compromisso com pessoas interessadas no assunto, mas acima de tudo, por pessoas também soropositivas.

Wil-Go
Visitante
Wil-Go

Uma tristeza para mim que acompanho seu Blog há 3 anos , desde o dia do meu acidente e depois da confirmação do diagnostico, foram dias difíceis que passei e encontrei aqui não só informações mas também um lugar que me sentia bem e venho frequentemente para ler e conhecer!!
Só tenho que lhe dizer MUITO OBRIGADO por tudo, pelo apoio , pelas informações , respeito , e acima de tudo seu companheirismo e ombridade !!!

Wallace Silva
Membro
Wallace Silva

Jovem, só tenho agradecer pelo blog, descobri que sou soropositivo ano passado e posso dizer que por aqui consegui me tranquilizar muito mais com as informações postadas. Valeu pelo trabalho maravilho feito, abraços

Dere
Visitante
Dere

Só posso te falar uma coisa: Obrigado por tudo! Aqui descobri a minha sorologia, aqui descobri o meu melhor tratamento e aqui consegui ter a esperança de uma cura… de um preconteio que tinha comigo mesmo ter acabado, de viver bem porque eu sou e estou saudável…. agradeço mesmo, vou sentir falta, vocês me ajudaram a curar o meu início de depressão assim que descobri a doença… hoje viajo o Brasil participando de competições de crossfit, trabalho, estudo… está doença não vai me vencer e aprendi com você…. MUITO OBRIGADO! Não me canso de agradecer!!!! Ps: quem conhecer algum blog… Ler mais »

Gutan
Visitante
Gutan

GRATIDÃO! Muito obrigado por tudo! Este blog foi essencial para minha vida, ainda no ano de 21012. Você é uma pessoa iluminada. Todos nós desejamos muito sucesso, saúde e paz para você, seu filho e família. Seja muito feliz.!

Jim
Membro
Jim

Buenas,

JSP, o blog vai sair do ar? O Fórum vai deixar de funcionar?

Pelos depoimentos que esse post do FIM tiveram como resposta acho que
o seu Blog tinha mais público do que vc imaginava. A maioria pode que são
apenas leitores silenciosos que, passado o susto inicial da infecção, se sentem
masi “gente” ao ler teus posts e relatos de pessoas/irmãos na mesma situação.

Abraço!

João Roberto
Visitante
João Roberto

A torneira secou, acabou o financiamento do PT !
Este é o motivo do fim, o Blog já não recebe mais financiamento em troca de militância política, eu já esperava.

Jovem sonhador
Visitante
Jovem sonhador

João Roberto,

Já plantou laranja hoje?

Junior
Visitante
Junior

Um absurdo um comentário desse nível com inclinação política. Talvez por esse pensamento tendencioso e desumano muitas coisas boas estejam chegando ao fim. Tamanha estupidez só poderia vir da cegueira de direita que vê nos erros de um partido os motivos de tudo ter dado errado nesse país. Haja paciência!

Gil
Visitante
Gil

José, imbecilidade tem limite, mas você aumenta o limite um pouco a cada dia! Quanta paranoia desse povo bolsominion… tudo é PT, apoio por grana… cale-se se nada bom tens a escrever. Calúnia é crime.

João Geraldo Netto
Visitante

Que notícia triste… Perder as atualizações de um espaço tão importante é realmente uma perda… Em tempos difíceis onde informações de má qualidade circulam por aí, esse aqui ainda era um respiro de esperança de conteúdo sério e dinâmico… Fico muito feliz com sua nova vida, mas sinto muitíssimo por nos deixar meio que órfãos, sabe? Quem sabe (e seria bom demais) ter essa plataforma atualizada para um novo tipo de meio de comunicação? O mundo evolui e a gente precisa evoluir com ele. Às vezes, rápido demais, mas a gente precisa correr para não ficar para trás. Enfim, estou… Ler mais »

Guilherme
Visitante
Guilherme

Fico muito triste por perder esse canal de comunicação. È como se tivéssemos uma vida paralela com pessoas de iguais situações, que buscam o mesmo caminho, esclarecimento, alívio e muito informação. Esse mundo virtual me torna mais real, me faz ter contatos com pessoas que nunca saberiam que teria mesma condição. Pessoas de diferentes estórias, de várias regiões, que demonstram que não somos sozinhos, e estamos com os mesmos propósitos. Espero que todo esse trabalho até hoje, não seja colocado um ponto final….. Precisamos, ohh como precisamos.

thi Rio
Visitante
thi Rio

Eu entendo que tudo seja um ciclo, Pude conferir que esse blog ajudou e ajuda muita gente. Inclusive a mim que chegou mês passado. Estou fazendo o uso da PEP, porém desmotivado, triste e culpado por tudo que possa vir a acontecer. O Blog tem me ajudado. Se alguém puder me responder e falar algo sobre a PEP. Me contar se algum namorado teve a experiência em usar…Enfim. Qualquer informação me ajudaria. Qualquer palavra amiga. Pois estou sozinho nessa e emocionalmente exausto.

Mariah
Visitante
Mariah

Gratidão imensa por todo apoio recebido em um dos momentos mais importantes e decisivos da minha vida.

Beto
Visitante
Beto

JS: faço das minhas palavras a de muitos aqui do blog. Seu site me ajudou no momento mais critico da minha vida, trazendo luz, informaçoes cientificas de qualidade, discussoes psico-sociais e filosoficas que expandiu a consciencia de todos nos em relaçao ao HIV. So temos a agradecer e te desejar tudo de melhor nesse novo ciclo. Acho que agora esta tomando a dimensao de quantas pessoas vc ajudou, ajuda e ainda ajudara com seu espaço. Por mais pessoas que fazem a diferença como vc nesse mundo! Com um coraçao meio partido, mas cheio de gratidao e amor por seu brilhantismo… Ler mais »

Carla
Membro

JS, sou grata a Deus pela sua vida, pela preocupação que tem com o próximo , li todos os posts. Há 01 ano e pouco meu esposo descobriu q é soropositivo e vc ajudou a salvar o nosso casamento, sou a grata a vc. Fico triste com o fim, porém feliz em saber q vc superou o diagnóstico e vive uma vida normal, pois cada um de nós pode ter essa vida. Que Deus na sua infinita bondade te cubra c a proteção dele e q vc seja muito feliz c a sua família . Acho que posso dizer: te… Ler mais »

Herivaldo Virulato
Visitante
Herivaldo Virulato

Graças a este site eu não estive sozinho. Até nosso médico é o mesmo. Jovem, vc ajudou muitas pessoas que nem conhece. Fez bem a muitas pessoas de graça. Eu lhe entendo, também tive uma filha após o diagnóstico. Muda nossa vida. Imaginava que o blog terminaria em breve. Chegou o dia. Alguém aqui sabe de outro blog para que nos informemos sobre as pesquisas e avanços? Jovem, vc poderia postar algumas indicações de fontes? Se houver um grupo de WhatsApp, tenho interesse também. Jovem, seja muito feliz! Não nos conhecemos, mas vc é uma das pessoas mais importantes de… Ler mais »

Andre
Visitante
Andre
Rafael
Visitante
Rafael

É com surpresa e pesar que recebo essa notícia do fim desse blog. Só tenho a agradecer toda a informação compartilhada por aqui. Não sou soro positivo, mas convivo que com essa realidade nos meus relacionamentos mais próximos, e foi neste blog que encontrei meu primeiro lugar de consolo após um momento de extrema tristeza e aflição. Onde consegui desconstruir meus medos e pré-conceitos, eu que me achava ser uma pessoa de mente aberta, consegui entender que existe muito mais, sempre muito mais a ser aprendido. Tenha certeza de que você ajudou a muitos, não apenas pessoas infectadas, mas aqueles… Ler mais »

Leno
Visitante
Leno

“‘ me assustei, me acalmei “”…. esta foi a minha primeira sensação quando diagnosticado em setembro/2016. Aqui, além do colo de meu companheiro, pude encontrar palavras de apoio, encorajadoras e motivadoras. A você “Jovem” gratidão sempre !!!

Fábio Soares
Visitante
Fábio Soares

É com um aperto no peito que digo sim! Sim, JS. Faça o que o seu coração pede, cuide de você, da sua vida, da sua família! Eu também compartilho a ideia de passar o bastão para uma pessoa ou para um grupo de pessoas administrar esse blog. Mas também seria “injusto”. Pois você começou este sozinho, a iniciativa foi sua. Ao mesmo tempo, penso que esse blog não pode deixar de existir. Aqui nós aprendemos a não ter preconceito de nós mesmos, aprendemos a nos amar acima de tudo e de todos, aprendemos a não nos sentir culpados pela… Ler mais »

Maxwell
Visitante
Maxwell

Obrigado pelo tempo despendido, pelos textos com bastante informações pertinentes à nossa condição de positivos. Realmente aqui foi um porto seguro que ajudou não só eu como diversas pessoas por esse mundão afora. Fico triste por esse blog está finalizando mas entendo que um ciclo de sua vida pede mais tempo de vc. Boa sorte na sua vida. Infelizmente ficaremos órfãos de blogs com a qualidade que tínhamos aqui. Obrigado.

Alessandro
Visitante
Alessandro

Sem palavras para descrever oque eu e muitos estamos sentindo agora, em 2014 quando me descobri positivo, este blog se tornou o local onde eu curava minhas angústias, mas agradeço imensamente a você JS, sua atitude com certeza salvou muitas pessoas !!! Parabéns e boa sorte para todos nós.

Paulistanopositivo
Visitante
Paulistanopositivo

Desde 2013 acompanhando, foi muito, mas muito bom – sentiremos sua falta!! Até a cura!

MUITO OBRIGADO

Jim
Membro
Jim

Pessoal,

Com a notícia do fim deste espaço comecei a procurar outro blog/fórum onde poderia me sentir “em casa”, acolhido e/ou ainda com outros na mesma condição e com o mesmo objetivo (troca de informação). Não encontrei,

Se alguém tiver um para indicar. (pode ser em inglês tbm).

Abraço!

Paraense
Visitante
Paraense

Jim acesse o Somos+positivos. Lá você encontra matérias legais sobre os avanços das pesquisas que visam a busca por novas terapias e também uma eventual cura da Aids, todas postadas pelo Camillo que é um cara super antenado no assunto.

Fernandes
Membro
Fernandes
Jim
Membro
Jim

obrigado!

Maxwell
Visitante
Maxwell

Radarhiv.com.

Paraense
Visitante
Paraense

JS foi bom enquanto durou. Você fez sua parte e deixou um legado bonito que vai ser lembrado por todos que frequentaram e tiraram duvidas nesse blog. Um grande e positivo abraço.

Kaliul-CE
Visitante
Kaliul-CE

Desde a minha descoberta como soropositivo em 2014 acompanho o blog. Como muitos já disseram aqui encontrei a tranquilidade para seguir em frente e me manter informado sobre as novidades da área. Participei de grupos com outros seguidores do blog, mas com o passar do tempo me “acostumei” com minha nova condição e deixei os grupos de lado e a visita ao blog foi ficando cada vez mais espaçada. Você sempre foi bastante atencioso e solicito em nossas rápidas conversas. Só tenho a lhe agradecer e fico extramente feliz por ter encontrado este espaço e por saber que sua vida… Ler mais »

Helio Verano
Visitante

Talvez não tenha sido ainda o momento. Pensando nos desafios que se formam no horizonte contra as políticas públicas de prevenção. Vivemos uma época de incerteza. Mas entendo seus motivos. Acho que chega um tempo que aquilo que fazemos perde um pouco um dos sentidos fundamentais. Ainda acredito na cura, ainda acredito no avanço tecnológico… Mas enquanto novidades não vem, ainda vamos precisar de pessoas que lutem diariamente para nos fazer ouvidos e para manter a importância do nosso combate à epidemia.

Jim
Membro
Jim

Pois então. Vejam como surgiram respostas desse post. A visitação no blog é bem maior do que eu imaginava, Não sei se é só minha essa percepção…

Sol
Visitante
Sol

Oi, Primeiro, obrigado por você ter mantido este espaço. Foi através dele, e apenas dele, que consegui colocar minha cabeça no lugar. Talvez você não tenha exatamente a dimensão da importância do blog e do bem que ele fez pra milhares de pessoas. Segundo, entendo que você deve ter outros projeto pra tocar, afinal você tem sua vida, sua profissão e sua família, e tudo é feito de ciclos. Terceiro, embora eu não seja ninguém, gostaria de pedir pra que você refletisse um pouco mais, talvez compartilhar a responsabilidade do Blog com outras pessoas da sua confiança, porque, sinceramente, eu… Ler mais »

Cariocarj
Visitante
Cariocarj

Esse sempre foi e será um blog nota 10 ! Aprendi muito sobre o HIV. Nesses quase 4 anos de infecção.

Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido e nos momentos mais difíceis que é no inicio da terapia e na hora do diagnóstico e onde os recém infectados mais necessitam de apoio e ajuda.

Um Salve ao JP.

Leão
Visitante
Leão

Me fez chorar, que vazio, aperto no coração e saudade. Obrigado

D_Pr
Visitante
D_Pr

Fica bem JS

Muito obrigado por todo carinho, dedicação e contribuição vital! Um abraço em você e sua família!

D_Pr

Joao monte
Visitante
Joao monte

Primeiro deixo meu agradecimento pelos anos que esse blog me ajudou. Numa última tentativa de ajuda, gostaria de pedir a quem saiba, para tirar uma dúvida. Viajarei para a Europa mês que vem, e tenho que levar meu 3×1 obviamente. Posso levar um frasco fechado na mala despachada junto com a receita do meu médico ou obrigatoriamente tenho que levar na mala de mão para apresentar na imigração? Digo isso pois viajarei com um grupo de amigos que não sabem da minha sorologia e não queria me expor na frente deles. A quem puder me ajudar, agradeço desde já!

Jim
Membro
Jim

Oi João. Eu não levaria na mala fechada, mas sim na bagagem de mão. Nunca me separaria dos meus remédios, vai que extraviem as malas…???!!! No youtube tem diversos vídeos que dão dicas sobre viagens e medicação. Leve a receita do médico em inglês e o medicamento na mala de mão e não se identifique, nem comente nada sobre a sorologia. Vc não é obrigado. Se chegarem a te questionar sobre os remédios, mostre a receita e diga que é “diabetis”. Nunca me param por isso mas essa é a minha estratégia. Levar os remédios na embalagem lacrada é relativo,… Ler mais »

Vivinha
Visitante
Vivinha

Oi João, estou padecendo da mesma duvida q vc.
Viajo com amigos pra Ásia em março.
E depois de conversar com o pessoal aqui do blog decidi que vou levar os medicamentos na mala de mao e tb a receita em ingles e o mais importante: Vou estar leve e feliz, curtindo a minha viagem!!!!!
Nao vou ficar muito apreensiva com a questão do antirretrovirais.
Mesmo antes do diagnostico sempre viajei levando vários medicamentos e nunca fui questionada sobre eles, nao sera agora ne?
Boa viagem!!!!!

zed
Visitante
zed

Poxa, obrigado por todos esses anos. Sempre que to meio pra baixo ou querendo alguma informação venho aqui. Hoje, desde 2015, estou melhor e caminhando, só me preocupo com pessoas novas que procuram um alento e podem não ter a mesma sorte que tivemos de encontra-lo. Muito obrigado. Deus abençoe sua vida e família. abs.

Barasa
Visitante
Barasa

JS,

Queria deixar registrado meu agradecimento por cada palavra aqui escrita. Você me ajudou a conhecer a realidade sobre o hiv e me tirou da fossa frente ao diagnóstico. É verdadeiro gigante, meu amigo!

Gostaria também de agradecer a todos os amigos que fiz aqui…

Sentirei falta da interação.

Abraço

Giulia
Visitante
Giulia

Oi jovem, eu quase não me comunico aqui, entro de tempos em tempos para me informar sobre o HIV. Vim parar no seu blog porque queria ser médica e me encantei pela sua forma de escrever, pelas sua histórias com L., com A., li sobre suas dificuldades, seus medos, fiquei com o coração apertado diversas vezes com esses relatos. Você é muito especial e estou muito contente em descobrir que você casou e teve um filho, que alegria! Eu não sabia… parabéns! Tô muito feliz por você, cara. 😊 É um pouco triste saber que o blog vai parar, mas… Ler mais »

Luis
Visitante
Luis

Assim como a maioria dos comentários aqui, também encontrei neste blog o meu refúgio e conforto à época do meu diagnóstico em 11 de agosto de 2015. Apesar de sempre acompanha-lo, mesmo antes, foi somente depois desta data que vi o quanto você foi importante para nós. Mesmo sendo médico e sendo atendido por uma colega maravilhosa, aqui foi o meu Porto seguro. Lia e relia matérias, comentários e isto de certa forma me serviu como terapia. Não me fez sentir sozinho. Me acompanhou em noites insones e me deu aconchego. Hoje já não entro com tanta frequência, o que… Ler mais »

SAR
Membro
SAR

JS, Lamento pelo fim do blog, mas estou pela feliz por você. A vida é feita de ciclos!Finda-se este, mas certamente, outros se iniciam. Quero registrar aqui, minha gratidão a você e a este espaço que você sempre cuidou com tanto carinho e dedicação. Sem dúvidas, na descoberta do meu diagnóstico, foi aqui que encontrei conforto para minha alma. Informações muito bem referenciadas, discussões sempre muito bem fundamentadas e, principalmente, muita humanidade. Aqui fiz amizades, chorei com os depoimentos, sorri e colaborei. Hoje o HIV não tem mais o peso que tinha em minha vida nos primeiros meses pós-diagnóstico e… Ler mais »

Fabricio
Visitante
Fabricio

Obrigado,
Não sei o seu nome e nunca vi seu rosto, entendo todas os motivos que o levaram a isso, apenas lamento que muitos de nós se veem forçados a esconder seu diagnóstico para não sofrer.
Agradeço muito a você.. O diagnóstico nos deixa bem perturbados, mas foi aqui, através dos seus textos e dos comentários, que encontrei abrigo e otimismo para seguir. E assim seguimos, mais fortes, mais conscientes de que o preconceito e o estigma social são nossos maiores inimigos. Parabéns e obrigado.
Sentirei falta dos seus textos.
Sucesso!

The Faithfullness
Visitante
The Faithfullness

Sem exagero: o seu blog foi o meu melhor médico. Foi a maior fonte de informação que pude acessar de modo a rapidamente me fazer a entender como eu faria para romper barreiras de preconceitos, de enfrentamento, de luta. Foi a luz no fim do túnel, melhor, foi a voz de Deus que usou seu blog como instrumento pra dizer: Meu filho, a vida continua…levante porque a direção é a mesma: vida. Você talvez imagine o quão foi importante na vida de milhares de soropositivos. Não. Não é o fim…. é o primeiro passo que vc deu para coletar informações,… Ler mais »

Alife Motta
Visitante
Alife Motta

Puxa! Obrigado por tudo, seu blog fez e continuará fazendo bem a muita gente!

Rica
Visitante
Rica

Jovem,
se você quiser saber: me ajudou muito. mas MUITO.
esse blog – suas palavras – foram as primeiras informações que encontrei sobre viver soropositivamente logo após meu diagnóstico. e, por todo esse tempo, ainda era o lugar onde eu vinha tirar dúvidas, consultar, ler sobre como era, como é, e como deverá ser o combate ao vírus na busca pela cura.
enfim, muito, mas MUITO obrigado por esse trabalho. pela força e esperança que chegaram até mim.

Curta muito seu filho!
Valeu! 😀

Sven
Visitante
Sven

Te acompanho desde 2014, 2 anos depois do meu diagnostico. Desesperado procurei o “melhor ” medico do Brasil, Dr. David Uip. Infelizmente tive uma péssima experiência com este médico preconceituoso e que me entupiu de AZT por 3 anos quando ja existiam outras alternativas. Vi meu corpo começar a mudar, minhas pernas e braçcos afinarem, entrei em desespero. Graças a você conheci dr. Esper que hoje, alem de ter mudado completamente minha relação com a minha condição , é um amigo de verdade. Meu corpo voltou ao normal, aceitei minha condição e vivo feliz. Sempre acredito no altruísmo como forma… Ler mais »

Tham
Visitante
Tham

O que vc fez pro seu corpo voltar ao normal??

Sven
Visitante
Sven

Mudei os remédios. Hj tomo Dolutegravir + Lamivudina apenas.

Rômulo Monteiro
Visitante
Rômulo Monteiro

Eu queria muito isso mas não sei se há “protocolos oficiais” a respeito…

Queria remover o Tenofovir da minha vida ! rs

Fernando Alvares
Visitante
Fernando Alvares

Vc salvou a minha Vida! obrigado

Lukas_sp
Membro
Lukas_sp

Fui diagnosticado recentemente, e aqui encontrei uma luz no fim do túnel. Obrigado por isso!