Latência do HIV revertida por terapia genética

[dropcap]S[/dropcap]uperar a capacidade do HIV para se manter dormente mesmo na presença da terapia antirretroviral parece ser a chave para o desenvolvimento de uma cura para o vírus — um objetivo que ainda permanece evasivo. Mas uma nova pesquisa publicada no Journal of Clinical Investigation sugere que um mecanismo epigenético, que controla a expressão dos genes, pode afastar o HIV do esconderijo e torná-lo vulnerável aos antirretrovirais.

“Trabalhamos com mecanismos que poderiam ser usados ​​para perturbar a latência do HIV”, disse Satya Dandekar, PhD, autor sênior do estudo. “O objetivo é forçar o vírus a ser expresso para que seja visível para o sistema imunológico.” Neste novo estudo, os pesquisadores concentraram-se na crotonilação, um processo que envolve enzimas genéticas e que modifica a proteína que embala o DNA e, assim, afeta a expressão dos genes. “A crotonilação de histona regula a latência do HIV”, explicou Guochun Jiang, PhD, o primeiro autor do estudo. “Se conseguirmos modular isso, o vírus pode ser mais eficientemente eliminado”.

Para obter uma compreensão mais aprofundada da crotonilação, os autores investigaram a enzima ACSS2, que desempenha um papel no metabolismo de ácidos graxos no intestino. Essa enzima pode ser um alvo importante, já que, de acordo com esse estudo, o HIV está associado a um metabolismo lipídico prejudicado. Os pesquisadores examinaram amostras de sangue de pacientes soropositivos e modelos celulares de latência. Quando ACSS2 foi ativado, o coletor de transcrição viral aumentou. “Examinamos modelos celulares bem caracterizados de latência do HIV e células imunes de pacientes com HIV que passaram por terapia antirretroviral e com cargas virais indetectáveis”, disse o Dr. Dandekar. “Nessas amostras, conseguimos perturbar a dormência do HIV induzindo crotonilação de histonas.”

Curiosamente, o aumento da crotonilação de histonas funcionou sinergicamente com outros tratamentos de latência anti-HIV, o que sugere que uma terapia de combinação poderia ajudar a atingir células latentes. Agora, os autores estão trabalhando para descobrir outras moléculas que atacam a latência para formular um ataque mais forte contra o HIV. “Estamos à procura de perturbações sinérgicas, combinando crotonilação de histonas com outros mecanismos para reativar o HIV”, afirmou o Dr. Dandekar.

Anúncios

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Receber notificação
Marco Antônio Rodrigues da Silva
Visitante
Marco Antônio Rodrigues da Silva

Pena que apesar de tantos avanços,as respostas definitivas sempre serão em anos.

Chel
Visitante

🙁 tento ser otimista mas assim que vejo o cenário: Avanços, avanços, ansiedades, … Falhas.

luis carlos biscassi
Visitante

como faço fui detectado em dezembro e fiz os axames que pediram e nao entraram mais em contato comigo ….e ja procurei e nao consigo contato com ninguem pra marcar o retorno dos exames …por favor me ajudem ..

Charlotte
Visitante

Bom dia. Procure onde você fez os exames para te orientarem

SP+-
Visitante

Não fique esperando, quanto antes vc iniciar seu tratamento, melhor pra vc ❤

Solange
Visitante

Convivo com esse vírus há 30 anos talvez não haja tanto tempo pra mim mas tem muita gente jovem que se cuidar vai ver a cura vamos manter firme nossas esperanças bjs

Telinhasophia
Visitante

Solange tem algum email que eu posso falar com vc?

Solange
Visitante
Chloe
Visitante

Porque não ?

Besteira ! Vamos todos essa saga terminar !

Wellington
Visitante

solange tem um email que eu possa falar contigo?

Telinhasophia
Visitante

Wellington vc conseguiu falar com a Solange

luis+carlos+biscassi
Visitante

oi solange td bem

Solange
Visitante

Bem está semana passei por um stress e me deixou um pouco derrubada mas já estou superando

Solange
Visitante
Chloe
Visitante

Pessoal, repito o que disse no outro post.

Um canal no telegram é uma boa idéia, já que ele não mostra o número de telefone, e é uma plataforma poderosa !

Muitos páginas do Facebook usam telegram como informativo, eu não vejo nenhuma desvantagem.

AnonimoFer
Membro

Acho uma grande ideia. Assim que criarem conte comigo para participar e compartilhar experiências…

Memenino8
Visitante

Chloe, se puder crie o grupo e compartilhe sempre aqui, tenho certeza que muitos vao se interessar.

Ana
Visitante

Alguém já criou? Caso não, posso criar um grupo/canal lá!

Chloe
Visitante

Eu criei, mas não adicionei ninguém. Susgestão de nomes ?

Pode ser algo ‘reconhecível’ sem ser direto.

Guilherme+Alguém
Visitante

Consegue me adicionar lá, Chloe?

CACA
Visitante

Efavirenz rs

Caio PE
Visitante

Fugindo um pouco do assunto, eu preferia o site antigo: mais simples e mais eficiente.

SP+-
Visitante

Hehe as curtidas aí devem dizer alguma coisa hein

Chloe
Visitante
Pessoal quais medicamento o Genvoya substitui ? Conheci um cara aqui na Alemanha que toma. No site afirma que: “GENVOYA® is a prescription medicine used to treat HIV-1 in people 12 years and older. It can be used in people who are either: Starting HIV-1 treatment and have never taken HIV-1 medicines before, OR Replacing their current HIV-1 medicines and whose healthcare provider determines they meet certain requirements. These include having an undetectable viral load (less than 50 copies/mL) for 6 months or more on their current HIV-1 treatment. GENVOYA does not cure HIV-1 or AIDS. Ask your healthcare provider… Ler mais »
Ney
Visitante

Parabéns pelo novo visual do site amei e vamos contribuir com opiniões, novos conhecimentos etc valeu

Roger76
Visitante

Gostei do novo layout do site. O bate papo não consegui entrar.

Santos
Membro
gente meus ultimos tres exames me notificaram como indetectavel, e so me lembro de ter ficado sem tomar o 3×1 um dia , e mesmo assim nao tenho certeza dessa falha. dias desses utilizei uma agulha de costura para retirar um pegadinho de madeira do dedo e sangrou, nao lavei a agulha e minha sobrinha de 11 anos, a usou nao sei o tempo que teve estre os nossos usos, porem acredito que nao tenha sido de imediato com um intervalo no minino de dez minuotos ou muito mais, ela fez um desenho de uma bola na parte de cima… Ler mais »
SP+-
Visitante

Se vc esta indetectavel não tem o pq se preocupar mas tome mais cuidados nas próximas vezes assim não fica encanado.

Na verdade em casos de dúvida o ideal é nas primeiras 24hs procurar o posto de saúde que vc frequenta pra pedir auxílio ou ate mesmo ver se faz necessário uma PEP…

Sorocaba
Visitante

show a matéria rumo a cura

Sorocaba
Visitante
Memenino8
Visitante
Olá pessoal, acompanho o site desde de 11/2016 quando descobri meu diagnóstico, comecei a me tratar e estou indectavel. Porem toda vez que chega epoca de refazer os exames fico muito ansioso, tenho insonia e é horrível. Faco meus exames pelo SUS mas também vou em um infectologista particular sempre que tenho duvidas pois é mais rápido. Ja fiz dois exames de cd4 e cd8 a cada seis meses, dessa vez parece que o medico so pediu carga viral e colesterol, glicose, figado e rins etc, pergunto é normal cd4 anual depois de dois consecutivos aciaa de 350? Estou bem… Ler mais »
SP+-
Visitante

Sim é. Estando indetectavel os exames de cd4/cd8 as tornam dispensáveis…

Virou até regra na rede pública não pedirem mais se indetectavel

Memenino8
Visitante

Muito obrigado pela resposta, abraco amigo.

Sol
Membro

Acredito ser um indício de que estamos cada vez mais perto da cura.

Rômulo Monteiro
Visitante

Ta tão quadrado agora o site hahaha mas ta funcionando então é o que importa ! xD

Fábio Soares
Visitante

Sobre a cura eu penso que vai demorar bastante. Mas até lá vamos ter cada vez mais um tratamento eficaz e com pouquíssimos ou nenhum efeito colateral.

Vamos ser otimistas mas sem ficarmos tao ansiosos com a cura. Sei que é difícil, mas não podemos esperar a cura se não cuidarmos da nossa saúde física e emocional.

Que tenhamos uma excelente semana.

Arthur
Visitante

Que bom que agora as pesquisas já prometem resultados em anos.. antes falava-se em décadas.

Temos muitas pesquisas em fase 2 e 3
Até 2020 teremos algo mais concreto.

Paraense +
Visitante

Parabéns pela nova roupagem do blog, JS . Fazia tempo não vinha aqui.

Reinaldo
Membro

Gostei do novo Layout do site. Parabéns hahah Tenho uma dúvida, se você recebe uma proposta de emprego pros EUA e vai ter que morar lá no caso, tem como continuar realizando o tratamento pelo Brasil? (Aqui onde eu pego eles distribuem até um ano em alguns casos) E na questão do visto? já que excede os dias de viagem.

Life
Membro
@Reinaldo, moro nos EUA. Não faz sentido você continuar o tratamento no Brasil se está vindo pra cá. Se você está vindo com visto de trabalho certamente é uma empresa descente que irá te oferecer um plano de saúde, a grande maioria dos planos cobre o tratamento, além de outra opções por programas de assistências. Pelo plano de saúde pode até sair de graça o medicamento ou você ter que pagar algum copay. Aqui irão lhe dar o medicamento mês a mês, com a possibilidade de você pedir um mês extra em caso de férias. Importante você trazer seu histórico… Ler mais »
Chloe
Visitante
@Reinaldo Todos os locais do mundo distribuem tratamento, alguns gratuitos, outros que precisam de plano de saúde privado ou coletivo. Alguns locais, há planos de saúdes específicos para HIV que inclusive é possível receber desconto no plano por entrar via ‘Bundle’. USA, depende do estado, mas se você vai como High Skilled Immigrant é muito provável que você seja apto a ter uma plano de saúde americano que cobre os custo do tratamento. Mas, também é possível receber via DHL, mas você precisa se informar muito antes de ir para não tomar o risco de confiscarem seus medicamentos. Ligue ou… Ler mais »
PositivoSC
Visitante
Chloe Você sabe me dizer algo sobre o HIV no Canadá? Estou tentando o processo federal, e sei que o HIV pode ser uma barreira para me aceitarem por lá, mas mesmo assim estou com o processo a todo vapor. Meu medo é de chegar lá e não conseguir me encaixar no sistema de saúde deles, eu já pesquisei um monte sobre isso, mas tô pra ver sistema mais complicado de entender que o deles… Quero ir para a região de Ontário. Se souber algo sobre como funcionaria isso por lá e puder me dar uma luz, agradeço. Meu plano… Ler mais »
Chloe
Visitante

@PositivoSC Eu vou te responder hoje mais tarde,

Eu já tive consulta com advogado de imigração do Canadá. E a história é um pouca longa.

Atualmente eu moro na Alemanha e como trabalho e namoro aqui não tenho pretensão de sair tão em breve. Entrar com processo de obter cidadania de um país é muito melhor que ter visto de trabalho, então se você consegue o passaporte Canadense, você também pode trabalhar nos US.

Mas, enfim te respondo em breve Ok ?

PositivoSC
Visitante
Oi Chloe Obrigado pela resposta. Eu quero ir embora do país seja para o Canadá ou para a Irlanda. Em ambos estou me cercando de garantias para não precisar de visto de trabalho para poder permanecer lá. No Canadá estou fazendo o Express Entry e na Irlanda, como falei antes, tenho a cidadania europeia. O pessoal da Irlanda (serviço de saúde) já me esclareceu todas as dúvidas e é super viável me tratar lá, funciona bem similar ao Brasil, já os Canadenses são enrolados em tudo hahaha e mesmo tentando até falar com o presidente, ainda não entendi se estando… Ler mais »
Anderson
Visitante

Positivo SC, boa tarde

Posso está enganado, mas pelo que eu li sobre migrar para o Canadá eles solicitam alguns exames ( HIV e Sífilis), pelo que eu entendi o Governo barra caso o resultado seja positivo.
https://www.immi-canada.com/visto-negado-motivos-e-reaplicacao/

PositivoSC
Visitante

Oi Anderson. Sim, sim, eles geralmente barram soropositivos por conta do exame de saúde que existe, mas há casos em que soro+ são aceitos sim, uma coisa meu 50% de chance para sim e 50% para não… Por isso que estou levando o processo do Canadá adiante, e caso me barrem, aí adoto o plano B que é ir para a Irlanda. Mas confesso que não queria desistir de cara do Canadá, não 🙁

SP+-
Visitante

Eu não sei o porque insistir num país aonde a sua condição é uma barreira preconceituosa como se vc fosse menos gente ou tivesse menos direito do que qq outro..

Pense um pouco a respeito. Já não basta todo o estigma?

Tenho antipatia total de países que são gay/hiv+ unfriendly

Positivo SC
Visitante
Oi SP+- Então, já pensei mto sobre isso, mas é natural que alguns países demorem a derrubar algumas barreiras. Os EUA mesmo demoraram um tempão para derrubar isso. No Canadá já se fala nessa possibilidade, deve ser realidade em alguns anos. Eles possuem restrições pq oferecem uma boa contrapartida em qualidade de vida e acesso a certas coisas que os colocam em posição de vantagem. Coisas que vão além da saúde. Enfim, entendo sua colocação, concordo em partes, e a vida segue. OS canadenses não são unfriendly, é que a legislação é antiga, não acompanhou o desenvolvimento das terapias (apesar… Ler mais »
Anderson
Visitante

Canadá seria a minha opção de recomeçar a vida, mas ando tão desmotivado.

Positivo SC
Visitante
Nem me fale heheh. Já tinha feito todo o processo de tradução de diplomas, Ielts, tudo, tudo… Estou só esperando chamarem, e aí vão pedir o tão famigerado exame se saúde, e é aí que a coisa pode desandar totalmente. Nesse meio tempo, andei com meu processo de reconhecimento da cidadania italiana, então se não rolar o Canadá, vou ir para a Irlanda ou qualquer outro país europeu, mas acho que Irlanda mesmo, por conta do inglês e tal. Na real eu não queria mais seguir tentando Canadá pq as chances de me frustrar são grandes, mas meu marido gostaria… Ler mais »
Anderson
Visitante

Positivo SC, vai dar tudo certo.

E se não rolar o Canadá era pq não era p ser.
Quero saber o desfecho, abraços.

Life
Membro

Existem excessões as regras no Canada. Lei aqui http://www.hivtravel.org/Default.aspx?PageId=143&Mode=list&StateId=4

Chloe
Visitante
Respondendo ao Canadá e a todos @Life a lei canadense já barrou cerca de 1200 casos de doenças crônicas em 4/5 anos. Pelo motivo de que os custos de medicamentos no Canada para HIV, e na verdade qualquer lugar do mundo, são altíssimo. Para o sistema público de saúde do Canada, o máximo perdido por lei é cerca 5000/6000 CAD ano. O custos do TARV passam fácil de 12000 CAD~21000 CAD ano. Então, se você for como estudante é possível receber os medicamentos via DHL dependendo da província. Agora se você quer ir pelo caminho da cidadania eles vem os… Ler mais »
Montreal
Visitante

Moro em Montreal no Canadá , sou soro negativo , conheço o site pq achei q estava com hiv engraçado q ate hi sinto todos os sintomas mais os teste sempre dão negativo até anemia eu já tive para ter uma ideia eu renovei meu contrato de trabalho e toda vez pedem exame de hiv ! Conheço um amigo q estava com tuberculose nada tinha aver com hiv e eles recusaram o contrato de trabalho ! Desculpa a sinceridade mais acredito q hiv positivo eles com certeza irão negar , infelizmente ! Muita paz e saúde a todos !!!!

Positivo SC
Visitante

Bom, é um risco que vou correr, para pelo menos ter na cabeça a sensação de “dever” cumprido…

Douglas
Visitante

Oi Chloe! Você sabe me dizer algo sobre o tratamento no México? Tenho oportunidade de ir morar por lá e não sei muito bem como funciona. Tentei pesquisar algumas coisas sobre, mas sem sucesso. Sei que existe o tratamento, mas sabe me dizer se é gratuito?

telma
Visitante

Como a solange disse pra mim acho dificel obter a cura tendo o hiv a mais de 28 anos , mais pra deus nada é impossivel pros mais jovens que pegaram agora acho altamente provavel , que eles se beneficiem da cura .

Life
Membro

Chloe,

Genvoya vem para substituir a linha de tratamentos da Gilead que antes continha o TDF (tenofovir disoproxil fumarate), como Atripla e Stribild.

Estudos mostram que TDF tem efeitos colaterais sérios nos rins ao longo do tempo. A nova linha de medicamentos da Gilead como Biktarvy, Complera, Descovy e Genvoya substituiu o TDF pelo tenofovir alafenamide (TAF), que traz uma dosagem bem menor na sua composição não impactando os rins.

Faço uso do Genvoya a dois anos e não tenho nenhum problema.

@JS o botão de responder aos comentários não está funcionando depois do novo layout aplicado ao site.

PositivoSC
Visitante
Estava falando com meu médico sobre a troca do meu esquema justamente por conta do Tenofovir (uso Doluteg + Laminudina/tenofovir) e ele falou-me que o Abacavir seria menos tóxico, mas aí teria que tomar 5 pílulas por dia e teria mais chances de sentir efeitos colaterais. Atualmente não sinto nada, ZERO de colateral (desconfortos e tal…nadinha) e penso que seria mto ruim passar a sentir algo. Tenho planos de imigrar para a Irlanda até o final deste ano, Você sabe me dizer se o Genvoya é adotado como tratamento por lá? Eu acredito que sim, mas resolvi perguntar pq vai… Ler mais »
Chloe
Visitante

Eu vou no Infectologista essa semana, como eu faço a terapia resgate você sabe se eu teria algum problema ?

O meu infecto do Brasil me disse que eu precisaria tomar o Genvoya + Dolutegravir.

Atualmente eu tomo 5 medicamentos, então já é um luxo.

PositivoSC
Visitante
Chloe Não sei se foi para mim que você perguntou, mas se foi, eu não sei te dizer. Como o Genvoya não chegou aqui ainda, mesmo perguntando para meu infecto sobre esse medicamento, ele me falou para não cobiçar hahaha e que era para eu continuar com meu esquema, de repente só substituindo o Tenofovir por alguma outra coisa, mas não discutimos o Genvoya, infelizmente. Ele não quis. Então o que eu sei é pq lí em fóruns e discussões na internet. Embasamento científico para essa combinação que você falou não tenho 🙁 Mas tudo que leio é que os… Ler mais »
Life
Membro

O que é terapia resgate?

Outra opção a considerar é o JULUCA (dolutegravir + rilpivirine), acabou de ser aprovado e contém apenas estes dois compostos.

Chloe
Visitante

Terapia de Resgate é quando você teve uma ou mais resistência virais.

A maioria, senão todos os pacientes que contrariam via transmissão vertical na década de 90 possuem resistência viral pelo fato da combinação dos medicamentos e pela própria ineficácia deles o virus já adquiria resistência em poucas semanas.

Eu tomo o dobro da dose de Tenofovir e Ritonavir, ou seja duas vezes ao dia.

Life
Membro

Humm, entendi.

Da uma olhada também no Biktarvy da Gilead, é o mais novo e o último ART deles e com “High Barrier to Resistance”

Chloe
Visitante

Correção – 2x Ritonavir e Darunavir.
E 1x Dolutegravir. Eu deixei de tomar um dos medicamentos porque quando você está indectável há algum tempo, você pode suspender alguma das combinações.

Rômulo+Monteiro
Visitante

Após quantos anos de uso no mínimo ?

EuPositivoSC
Membro
Rômulo Vc se refere ao tempo de início de algumas respostas da toxicidade de medicamentos como o Tenofovir, é isso? Olha, isso varia de cada organismo e dos seus hábitos, mas meu infectologista falou que em 10/15 anos alguns órgãos podem não responder tão bem a certas substâncias. Veja bem: eu disse pode, não quer dizer que irão. E se rolar algo, não estou falando de morte certa hahaha, de repente vc tenha que tomar algo para ajudar os rins, o fígado, essas coisas. Não estou falando do fim da linha, nao tô falando MESMO. Essas consequências não é do… Ler mais »
Wellington
Visitante

Eu faço uso do tenofovir a 6 anos e estou com osteoporose,lembrando que ainda estou longe de ser idoso,sinto dores de mais pelo corpo ,

Positivo SC
Visitante

Wellington
Você pratica atividades físicas? Elas ajudam muito a amenizar as dores musculares. Além disso, ingere alguma reposição de cálcio ou coisa assim?

Wellington
Visitante

Eu faço exercícios e uso o Oscal D e também o Alendronato de sódio que me deixa com uma azia ferrênea.

Rômulo Monteiro
Visitante

Rlx cara… apenas curiosidade… eu não esquento cabeça com isso não hahaha.

🙂

Positivo SC
Visitante

Diquinha quente para todos: criar um perfil no WordPress facilita mto para participar aqui nos comentários 😀
Não tem que digitar captcha nem nada. Amém Jesus! hahaha

telma
Visitante
TOMO MARAVIROC A MAIS DE 5 ANOS DEUS QUEIRA QUE OS MEUS RESERVATORIOS ESTAJAM DIMINUINDO …..Maraviroc é um antagonista do CCR5 usado no tratamento da infecção pelo HIV-1. Nós e outros sugerimos que o maraviroc poderia reativar o HIV-1 latente. Para testar o potencial de reversão da latência do maraviroc e os mecanismos envolvidos, foi realizado um estudo de fase II, de centro único, aberto, no qual o maraviroc foi administrado por 10 dias a 20 indivíduos infectados pelo HIV-1 com terapia anti-retroviral supressora (Eudra CT: 2012-003215-66). Todos os doentes completaram a dose e o acompanhamento completos do maraviroc. O… Ler mais »
SP+-
Visitante

Caros colegas,
meu companheiro foi retirar o medicamento 3×1 dele aonde vive no interior de SP, e este mês não tinha o tradicional e ofertaram o 2×1 + Efavinrez ambos do laboratório nacional BLANVER.

Mais alguém notou essa mudança?

Pra mim isso sinaliza a proximidade na troca do efavinrez pelo DTG, já que aparentemente o MS está separando a fórmula pra facilitar essa mudança.

Porem a farmacêutica falou pra ele que o lote do 3×1 estava preso no porto…

Alguém tem mais informações a respeito?

telma
Visitante

Isso nao é sinalização de troca é a falta mesmo tem varios videos no facebook de ongs alertando isso inclusive dos inibidores de integrase que o mes passado so chegou depois de 15 dias . Se nao se unirmos a nova venezuela é aqui bjus a todos

Rodrigo
Visitante

Governo Federal diz que esta semana deu início à reposição do 3 em 1 em todo o Brasil. Estoque teria duração para pelo menos 6 meses: http://agenciaaids.com.br/noticia/brasil-distribui-229-milhoes-de-comprimidos-3-em-1-nesta-semana/

Sorocaba
Visitante

Galera se puderem dar uma olhada nessa matéria fala de um tratamento da Gileade q tem grandes chances de se tornar a cura e no q isso pode causar pra Gileade em termos de dinheiro, de certa forma meu coraçao bateu mais forte quando li a matéria e segue o link https://www.fool.com/investing/2018/03/18/gilead-sciences-14-billion-per-year-threat.aspx

Renatto
Visitante

Boa noite !
Gostaria de uma orientação ,caso alguém possa me dar , tô fazendo minha declaração do imposto de renda e vou ter q pagar ,caso eu informe a + serei isento de pagar ?
O próprio sistema ajuda a encontrar o código ? Estou em dúvida quanto a exposição! Fico grato se alguém puder me ajudar !

Jean
Visitante
Boa noite! Vamos lá: alguns tipos de doenças graves, como a AIDS, hanseníase, câncer (…) são isentas de tributação do IR, contudo, para ter esse “benefício”, você precisa comunicar ao RH de sua empresa, pública ou privada, para que não desconte o IR em folha de pagamento, em virtude da doença existente, apresentando declaração médica. Ressalta-se, que, o portador de HIV que continua na ativa e recebe salário, deve pagar o Imposto de Renda normalmente, apesar da doença. Para quem trabalha em empresa pública, e possui, cargo comissionado ou cargos de chefia, você tem que obrigatoriamente apresentar sua declaração completa,… Ler mais »
Renatto
Visitante

Obrigado pelos esclarecimentos Jean,no meu caso estou na ativa em dois vínculos púbicos ,sendo um temporário ,dos quais já fiquei afastado por.complicacoes quando tive o diagnóstico,mas ,na época levei o atestado na junta médica!depois do prazo voltei a ativa ,como vc falou q quem está na ativa paga normalmente,será uma exposição desnecessária !

Renatto
Visitante

Só mais uma “coisinha”rsrs ,no caso mesmo q eu marque a opção falada n adiantaria nada ?já q estou na ativa ?

Rodrigo
Visitante

Renato, vale a pena marcar a opção “um dos declarantes é portador de doença grave…”, quando você tem restituição, pois entra no primeiro lote. Benefícios fiscais, tais como isenção de IR e impostos na aquisição de veículos não atingem portadores de HIV que não desenvolveram Aids.. E nem deveria, já que queremos ser tratados sem discriminação, seja para o bem ou para o mal, não é mesmo? Agora, existe uma PEC do senador Paulo Paim tramitando no Senado que prevê aposentadoria de portador de HiV com 25 anos de contribuição, nos moldes do que ocorre com algumas categorias profissionais.

Renatto
Visitante

Muito obrigado! Rodrigo,pelos esclarecimentos!!

Jean
Visitante

Olha, Renatto, é como o Rodrigo comentou, a “vantagem” é a de que você receberia a restituição no primeiro lote, entretanto, sem chance de isenção. Caso solicitem a impressão da sua declaração, a opção marcada ficaria registrada. Quanto à exposição desnecessária, cada um sabe aonde aperta o calcanhar rs. Penso que não somos criminosos, contudo, temos a responsabilidade de nos cuidar e de proteger os outros também e confesso que até a descoberta da cura – em breve e nesta vida – que falar sobre isso seja tão comum como falar de colesterol alto ou diabetes…

Soldadorj
Visitante

Só é isento no IR para fins de aposentadoria.

Bruno Lago
Membro

Galera, quem tiver puder entre em contato ae e manda whats. Procuro amizades

Chloe
Visitante

Criei um canal – https://t.me/joinchat/AAAAAEoCKsOZNY2bhckkkQ

Só criarem uma conta no Telegram e pronto !

Roger76
Visitante

Chloe, como faço para usar esse telegram? precisa baixar pelo celular o app?

Viver a vida
Visitante

Eu tbm quero entrar no telegram, e eu acredito que ainda veremos a cura.
Eu não consegui entrar nesse novo site do jovem soropositivo, estou perdido, alguém pode me ajudar a entrar, meu email : greidim1@hormail.com.

Marcio Ferreira
Membro
Sou carioca mas atualmente moro na Bahia há 8 anos, tenho 43 anos, sou heterossexual e me contaminei em 2006. Para piorar sou bipolar de nível médio, e infelizmente o tratamento para o transtorno não é muito eficaz, pois os tratamentos se chocam, como exemplo eu usava Depakene, mas tive que parar porque interferia no coquetel. Enfim, continuo lutando, no Nordeste a falta de informação aumenta o preconceito, a discriminação e a indiferença, por isso não consigo arrumar uma namorada, mas aconteceu uma história de amor que quase deu certo, e foi incrível (outro dia conto com calma). Acordo todos… Ler mais »