Nivolumab, um medicamento para tratamento de câncer de pulmão, pode induzir o esgotamento do reservatório de HIV, de acordo com uma carta publicada nos Anais de Oncologia e noticiada no Infectious Disease Advisor.
A Dra. Amélie Guihot, do Hôpital Pitié Salpêtrière, em Paris, e colegas descreveram o caso de um fumante de 51 anos, que vive com HIV desde 1995 e que foi diagnosticado com câncer de pulmão em estágio IIIa em maio de 2015. Menos de seis meses após o término da quimioterapia, o paciente sofreu uma recaída e foi tratado com Nivolumab, como segunda linha de tratamento contra o câncer, em dezembro de 2016. Sua carga viral sanguínea do HIV já era indetectável, sob Emtricitabina, Tenofovir e Dolutegravir.
Os autores observaram então um aumento progressivo e modesto da carga viral do HIV, até 101 cópias/mL, no 45º dia, seguido de uma diminuição para 31 cópias/mL, no 120º dia. Também observaram um leve aumento na ativação das células T, entre o 14º e 15º dias, com diminuições foram observadas nas células T PD1 + CD4 e CD8 no 30º dia. Um aumento acentuado foi observado nas frequências de células T CD8 e RT, específicas contra o HIV, entro 0 30º ao 120º dias. Uma diminuição drástica e persistente foi então observada no DNA do HIV associado às células. “Este primeiro relatório de uma redução bem sucedida dos reservatórios de HIV e abre novas perspectivas terapêuticas para a cura do HIV”, escreveram os autores.
Deixe um comentário
Que assim seja… Em nome de Jesus, que venha logo essa bendita cura!!!
Amém! Que Deus seja louvado, em todo o momento. A cura chegará no momento Dele, espero que seja em breve.
Ta tudo bem, é só uma dor de garganta. Vai acontecer outras vezes, inclusive.
Baile que segue!
Por acaso acharam um destruidor de reservatórios ! \o/
Excelente notícia, mas parece ironia do destino. Um medicamento utilizado para tratamento do câncer poderá ser a solução no combate desse vírus, e não nos esqueçamos que no início da epidemia em meados dos anos 80, nos EUA, a infecção por HIV foi considerada como um câncer.
Posso estar enganado, mas se não me falha a memória o AZT – primeiro fármaco usado para combater o vírus do HIV, a princípio, foi criado com o intuito de tratar de um tipo de câncer.
Interessante perceber como a história parece ser um tanto quanto cíclica…
É verdade. O AZT era um medicamento utilizado para câncer e por um mero acaso se descobriu que ele servia ao combate contra o HIV.
Que ótimo, tomara que venha logo e não seja apenas mais uma noticia de uma possível cura que vem por ai e nunca chega. Deus seja louvado, não aguento mais o inferno de viver com esse vírus!
Porque o inferno? vc pode sim ter uma vida normal, Deus pode tirar toda a aflição do seu coração.
Eu também não acho nada normal rs; sigo em frente, mas longe de ter a vida que tinha.
Porque vc acha isso?
Creio que Deus faz as coisas sempre com um propósito. Será que justamente não era para vc ser um ´pai e marido mais presente? moramos no interior também, mas não contamos para ninguém, ainda há muito preconceito. Obrigada por compartilhar a sua história.
A completa diz que esse resultado foi obtido com apenas um paciente, em um segundo não foi observada a mesma redução de reservatórios de HIV. Segue a notícia completa: http://www.newsweek.com/hiv-cure-french-doctors-use-cancer-drugs-eradicate-hidden-copies-virus-728213
Isso é completamente normal , algumas pessoas respondem melhor a qualquer tratamento sendo ele cancer ou hiv se um homem teve seu reservatorio diminuido já é uma esperança pra muitos principalmente pq ele foi contaminado em 1995 seu reservatorio deveria ser muito maior . A cura pode ser que será para alguns .Mais o controle sem medicação espero que seja pra todos.
Deus seja loucado!logo todos estarão livre dessa doença!…..
louvado errei!!!!
incrível kkk… vc ta certinho… como tem marias pão de queijo crendo que Deus faz isso, aquilo e cura.. kkkkkk. ja são 36 anos de hiv… ja morreram 30 e tantos milhões incluindo crianças, hemofílicos, gente inocente etc kkkkkk Hiv é pura ciência … so a ciência dará uma cura ao hiv, cancer etc kkkkkkkkkkkkkk.. acorda população
Deus Ainda irá te mostrar que é Deus. Vou orar por vc.
Os cientistas passam anos pesquisando e as pessoas querem dar o crédito ao seu “amigo imaginário”? Nunca vi alguém dizendo que foi ele quem espalhou esta praga que matou tanta gente e continua matando nos países mais pobres. Pelo menos hoje em dia, levamos uma vida quase normal e a doença está controlada.Torçam pelos cientistas e não para o seu amigo imaginário descobrir a cura.
Estamos cada vez mais perto. Espero que a cura venha logo.
Um passo de cada vez. A cura virá, mas não podemos ter pressa nem agitação. Lembrem-se das pessoas das décadas de 80 e 90 que não tiveram a sorte de hoje. Cientistas e todos engajados que sejam abençoados !
Nunca na historia teve tantos estudos sobre a cura .com certeza Deus vai abençoar os cientistas e conseguiremos por um ponto final nesse virus maldito q levou tantas vidas inocente. Abraço a todos e naum desistam dos seus sonhos.
Infelizmente não é uma vida tão normal. Chega uma hora que os efeitos colaterais começam pesar um pouco. Mas, com certeza, temos muito mais sorte de que aqueles que não tiveram os medicamentos no passado. E vamos ser otimistas: uma hora a solução definitiva vai aparecer. Detalhe: em 2018 comemoro 30 anos de hiv+. Ah, e gostaria de manter contato com outros soropositivos. Mas só pra falar de coisas boas. Abraços a todos! Tony, do interior de SP.
A pesquisa diz que esse resultado foi obtido com apenas um paciente, em um segundo não foi observada a mesma redução de reservatórios de HIV. Segue a notícia completa: http://www.newsweek.com/hiv-cure-french-doctors-use-cancer-drugs-eradicate-hidden-copies-virus-728213
A pesquisa diz que esse resultado foi obtido com apenas um paciente, em um segundo não foi observada a mesma redução de reservatórios de HIV. Segue a notícia completa: http://www.newsweek.com/hiv-cure-french-doctors-use-cancer-drugs-eradicate-hidden-copies-virus-728213
O infecto de voces acreditam na cura? O que eles falam a respeito? Dao algum prazo que eles acham?
hahahaha o meu não acredita nem que não passamos qndo indetectáveis, acha que a prep é um tiro no pé, e pra eu conseguir trocar o esquema tive que brigar com o cta inteiro rs
O grande consolo nesta história toda que nós vivemos é que as grandes indústrias farmacêuticas já ganharam somas inimagináveis de dinheiros com o hiv que só lhes resta mesmo trazer a tão esperada “cura” a superfície.
Gostaria de uma opinião de vcs. Vcs acham que para casais sorodiscordantes vale a pena usar o Truvada? pois li que a longo prazo pode causar problemas nos rins e ossos, pois a camisinha é muito segura neh, para quem utiliza camisinha será que há necessidade de tomar esse remédio? obrigada.
Converse com seu infecto sobre. Ele saberá te orientar da melhor forma. Entretanto, pesquisas atuais apontam que, quem se trata CORRETAMENTE e mantém sua CV indetectável por um bom período, possui chance quase 0% de transmissão. Claro, isso considerando um relacionamento estável (o que, infelizmente, é raro hoje em dia).
Carla,
Sim no longo prazo pode causar problemas de rins e ossos em função do Truvada conter TDF, a uma nova versão do Truvada comercializada como Descovy que utilizada o TAF, nova versão do TDF – o qual não causa estes problemas conforme os estudo já publicados.
A camisinha é segura e lhe protege não só contra HIV mas contra outras DST, adicionar o Truvada seria mais um extremismo de segurança *** considerando que seu parceiro é indetectável e fiel ***
Você sabe se essa nova versão já está disponivel para venda aqui no Brasil?
Pelo SUS não está disponível – não sei dizer se na rede privada você conseguiria comprar – esqueci de mencionar que o Descovy ainda não foi aprovado como PreP, sua opção agora seria Truvada.
Entendi, mas em breve deve ser aprovada, neh? como vc ficou sabendo sobre isso?
obrigada.
Ainda precisa ser feito vários trials para avaliar a eficácia do TAF, isso está em andamento.
Sei disso porque utilizo genvoya o qual é baseado em TAF, a versão anterior era baseada em TDF.
Eu e minha mulher não usamos camisinha e ela está interessada em tomar o truvada, vai de cada um.
Carla está com carga indetectável?tem um relacionamento sólido ?faz tratamento certo toma remédio certo e tratamento ? Se sim não precisa usar truvada se estiver indetectável vc pode até retirar a camisinha caso vc e seu parceiro queiram tenham uma conversa com o seu dr sobre isso casais discordantes podem ter relação sexual e ter filhos sem hiv
Me sentindo otimista carrego esse vírus há 29anos só comecei o tratamento no ano passado e por enquanto está tudo certo a única coisa chata é que ganhei uns pezinhos e com isso a pressão está alta agora além de ser soro positiva sou hipertensa é a vida sigo tratando e procurando não me aborrecer com problemas extras .Vamos vencer essa tempestadade Deus é pai
Oi Solangedoenças vou te fazer uma pergunta como assim 29 anos Hiv+ e a 1 ano iniciou o tratamento ???
Vc era controladora de elite???
olha que notícia super boa..
Novo estudo conclui que os riscos de interrupção do tratamento podem não ser tão graves, afinal.
“Pela primeira vez, pesquisa definitiva foi feita observando os potenciais efeitos negativos da retirada de ART por um período limitado para confirmar se uma intervenção foi efetiva na redução dos níveis de reservatório de HIV”, disse o Dr. Anthony S. Fauci, diretor da Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID).
“Descobrimos conclusivamente que não há efeito negativo de interromper ART, o que terá implicações emocionantes para a pesquisa do HIV no futuro”.
https://www.healthline.com/health-news/interrupting-hiv-treatments-in-hopes-of-cure#1
Que ótimo que você está bem! 🙂
Eu lembro de você… Cara q superação! Parabéns! Lembro de você porque quando cheguei aqui em Maio lia suas histórias e você não superava, parecia o fim, olha como você está mudado e confiante! Parabéns
São relatos como o seu Sorocaba que me dão força para seguir e não desistir. Não vou mentir há momentos em que me sinto inferior por ser soropositivo, mas quando leio isso me encho de esperança e penso que minha vida ainda vale à pena.
SAR, exatamente isso. São depoimentos assim que consolam os recém diagnosticados. Com o seu desejo de retribuir é muito bonito. Parabéns.
Parabéns a você também Sorocaba, sua mensagem tem a função de deixar as outras pessoas esperançosas. Inclusive eu, que ainda me encontro naquela fase complicada.
Obrigado
abração e pode deixar q sempre vou deixar alguma boa notícia aqui!
Ao menos o tratamento com menos farmacos ja é uma realidade.
http://www.flsida.org/es/blog/articulo-lancet-estudios-sword-1-2
Abraço a todos
Pq muitos aqui falam q pararam de beber? N entendo… Qual o problema de beber? Pode ou não pode?
Potencializa sim e pode causar surtos psicoticos e alucinações.
Meu companheiro sofre disso desde q começou a tomar o fez. Mto ruim qdo acontece pq ele perde a noção do q é real ou se está fantasiando uma situação.
Especialmente situações que envolvem ciúmes.
Tá bem complicado e estamos aguardando ansiosos o dtg.
Aliás alguma novidade sobre essa troca?
Ouvi dizer que os danos causados ao sistema nervoso central pelo uso do efavirenz são irreversíveis. Esses surtos e etc que seu companheiro sofre, mesmo que substitua a droga, continuarão.
Olhe bem, ouvi dizer…to te contando como me falaram….
EFZ ninguém merece isso ! O DTG é muito superior. Converse com seu infecto sobre e insista, se for o caso !
D_Pr, todo mundo que teve estes problemas aqui nos comments e que se livrou do fez, se livrou dos problemas psiquiátricos tb.
Acho legal eu comentar isso pra não deixar as pessoas que estão sofrendo com isso preocupadas pq já basta a barra do efz.
O q eu por sorte, notei, pq a própria pessoa não percebe justamente pq ela está acometida dessa fantasia.
Me parece ser um remédio desgraçado mas necessário.
Vamos passar com a infecto dele e ver o q ela diz mas já adiantou que ainda não estão mudando do EFZ direto pro DTG
Infelizmente
EU bebo e muito! Hahahahahahahahhaha sempre indetectavel, e com a saúde em dia. Bjs
Comecei tratamento em janeiro, tentando beber pouco e em poucos dias.. mas é difícil.. rs. Medo dos resultados .. rs
TriploX
Muito obrigado pelo retorno. Então, eu acredito que esse percentual (30 – 35%) dos linfócitos = CD4 não se aplica ao meus resultados laboratoriais. Veja os resultados dos meus exames após diagnóstico. Fui diagnosticado dia 19/09/2016.
19/09/2016 – Linfócitos típicos: 1.582/mm3 – CD4: 58 células/microlitros.
10/02/2017 – Linfócitos típicos: 2.151/mm3 – CD4: 173 células/microlitros.
08/08/2017 – Linfócitos típicos: 1.674/mm3 – CD4: 139 células/microlitros.
01/02/2018 – Linfócitos típicos: 1.810/mm3 – CD4: Aguardando resultado
Diante desses resultados, o que você pode me dizer?
Abraço.
CD4 abaixo de 200 é considerado, pela literatura oficial, como fase AIDS. Não necessariamente que a pessoa vai ter alguma IO, mas a mesma está mais vulnerável a tê-la. Com o tratamento correto e a CV controlada, o CD vai subindo ao longo do tempo, variando de pessoa para pessoa. Vale lembrar que vários fatores fazem oscilar os linfócitos: hora da coleta, doente (ex. gripe no momento da coleta), estresse, má alimentação, diabetes etc
Caio PE,
Dos fatores que fazem oscilar, no meu caso, considero apenas o horário da coleta, pois sempre faço coleta pela manhã, em jejum, pois há outros exames que necessitam estar em jejum e economizo agulhadas. Desde que fui diagnosticado nunca fiquei gripado e como expus acima, meus exames estão todos dentro dos limites desejáveis e os que estavam com alguma alteração já estão voltando aos níveis considerados normais. Me considero um abençoado por isso e espero que, assim continue, porém não entendo esses valores baixos de linfócitos típicos antes da soroconversão e que se mantém após soroconversão.
Abraço!
Sim, pois quando você foi diagnosticado com CD4 = 58, você estava propenso a várias infecções oportunistas. Tivesse sorte. Suponho que você foi infectado há um bom tempo para ter esse valor baixo no momento. Mas isso não importa: om importante é manter o tratamento certinho !
TriploX,
Sim, estou indetectável desde fevereiro/2017. Analisando os valores de referência para linfócitos típicos, os valores estão dentro dos níveis aceitáveis. Terei consulta com minha infectologista na segunda quinzena deste mês e a questionarei sobre isso. De qualquer forma vos agradeço pela tentativa em me ajudar.
Excelente final de semana pra vcs todos!
Abraço!
Se os cientistas descobrem algo, se a medicação está avançada é por mérito deles próprios, pelo esforço, pelo estudo. Mas não venham atribuir isso a existência de Deus, se você está infectado como eu, foi porque nos foi dado o livre arbítrio. O seu passo deveria ter sido a aceitação, e não procurar o culpado.
Paulo, concordo!!! Quem está se culpando que continue, mas sem neuras!!! Eu sou culpado sim!!! Entretanto toquei a bola pra frente e resolvi aceitar as consequências, e viver da melhor maneira possível. Sempre acreditando nos desígnios superiores!!!
Sou ateu. Detesto vê esse pessoal tentando a força converte pessoas para alguma religião. Eu jamais saio por aí tentando convencer pessoas a virarem ateu. Cada um na sua. parabéns aos cientistas que lutam para alcançar a cura. Aos que tem religião vivam ela no seu particular. Bjsss saúde para todos.
pq vc quer comprar se é oferecido gratuitamente. Não entendi
Olá, Meninos e Meninas especiais! Saudades! Também sou ateia e creio, sendo assim, que o homem é o autor de todo o bem e todo o mal existente. Amei a publicação. Promissora e nutridora de nossas esperanças. Fiquem todos bem, somos todos vencedores! P.S.: JS… e o bebê lindo e saudável, já nasceu? Conta aqui pra gente, neh.
Pessoal, alguma dica pra abaixar os triglicerídeos? Além de intensificar atividade física e alimentação?
Amigo boa noite.
Vc pode pedir ao seu infecto uma medicação para ajudar a diminuir.
Infelizmente ela não eh oferecida pelo SUS porém vc pode mandar manipular e o valor fica bem em conta.
Parabéns pelo seu texto sou Jorge realmente temos que encarar assim me passa seu e-mail pra gente conversar
Vc só percebe o mal que o efz faz quando se livra dele. Me considero uma pessoa forte, pois tenho certeza que qualquer outra pessoa no meu lugar, sentindo o que senti não iria aguentar não! Quando eu tomava o 3×1 a noite às vezes meu corpo ficava tão quente que eu achava que estava com febre, cansado intenso, depressão e pouca concentração até para ler eram um dos sintomas. Daqui a alguns anos quando essa medicação for anulada de vez, iremos comemorar muito pois ele já irá tarde.
É isso aí!!! Me sinto bem parecido você!!!
Também estou há um ano de tratamento. Estou indectavel e relativamente bem. Levando a vida da melhor forma. Estudando aparelho dentário fazendo natação etc. O vírus não é maior que a vontade de viver. Em relação a cura se vier será incrível mas não pauto minha vida só em relação a isso. Bjsss
Percebo diferença nesse blog em comentários de anos atrás e comentários dos últimos 2 anos. E percebo um grande avanço nas medicações, ou seja, hoje não temos a cura ainda, mas já temos a cura funcional, o vírus do hiv para a maioria é somente um como qualquer outro q circulam por ai. Com medicação boa e vida saudável temos uma vida normal!