Nota Técnica “Indetectável = Intransmissível”

O Centro de Referência e Treinamento-DST/AIDS-SP (CRT-DST/AIDS) é uma unidade de referência normativa, de avaliação e de coordenação do Programa Estadual para Prevenção, Controle, Diagnóstico e Tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) no Estado de São Paulo.

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, lança nota técnica “Indetectável igual a Intransmissível”. A nota informa gestores, profissionais da saúde, sociedade civil e população geral, que as pessoas vivendo com HIV/aids com carga viral indetectável há pelo menos seis meses e boa adesão ao tratamento tem um risco insignificante de transmitir o vírus pela via sexual.

Esta afirmação se baseia em recentes estudos com resultados sólidos e conclusivos – HPTN 052, e Partner, de 2016, e Opposites Attract, de 2017 –, os quais têm levado à atualização da mensagem sobre transmissibilidade por parte de autoridades como o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos e a Sociedade Internacional de Aids (IAS), da Suíça. Infecções sexualmente transmissíveis (IST) e possíveis pequenos aumentos transitórios na carga viral (conhecidos clinicamente como “blips”) não influenciam a transmissibilidade nestes casos, de acordo com os estudos. Considera-se carga viral indetectável a quantidade de vírus inferior a 40 cópias por ml de sangue.

“Pessoas que vivem com o HIV, se tomarem seus medicamentos e tiverem carga viral indetectável, não transmitirão HIV para seus parceiros sexuais”

Esta novidade traz impacto positivo na vida das pessoas vivendo com HIV/aids sob vários aspectos. “Pessoas que vivem com o HIV podem sentir-se confiantes de que, se tomarem seus medicamentos adequadamente e tiverem carga viral indetectável, não transmitirão HIV para seus parceiros sexuais”, declara Artur Kalichman, coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP. A notícia traz impacto positivo na adesão ao tratamento e, em especial, as pessoas vivendo com HIV/aids sorodiscordantes que desejam ter filhos. “Será possível também realizar planejamento familiar com mais tranquilidade”, comenta.

“Uma correta percepção do nível de transmissibilidade tem efeitos positivos sobre a sorofobia”

Para Maria Clara Gianna, coordenadora adjunta do Programa Estadual DST/Aids-SP, os profissionais de saúde e de comunicação em saúde devem fornecer orientação atualizada e acurada às pessoas vivendo com HIV/aids e seus(suas) parceiros(as) sobre o risco de transmissão neste cenário. “Uma correta percepção do nível de transmissibilidade tem potenciais efeitos positivos sobre a sorofobia (estigma) e sorofobia internalizada (autoestigma), direitos sexuais e reprodutivos, testagem, vinculação aos serviços de saúde e adesão ao tratamento”, observa.

As pessoas vivendo com HIV/aids e seus(suas) parceiros(as) devem receber também aconselhamento sobre fatores que influenciam a opção entre o uso deste método de prevenção ao HIV isoladamente ou a sua associação a outros métodos de gerenciamento de risco e de prevenção, como preservativo e uso de profilaxia pós-exposição (PEP) ou profilaxia pré-exposição (PrEP) pelo parceiro HIV-negativo. “Esses fatores incluem acordos de confiança do casal, adesão ao antirretroviral e decisões sobre o gerenciamento de risco para IST e gravidez.

Em qualquer situação, deve ser respeitada a autonomia da pessoa vivendo com HIV/aids e de seu(sua) parceiro(a) e deve ser garantido o acesso a diagnóstico e tratamento de IST, outros métodos de prevenção ao HIV, métodos anticoncepcionais e acompanhamento pré-natal”, comenta Rosa de Alencar, coordenadora adjunta do Programa Estadual DST/Aids-SP. Para as pessoas que, por qualquer razão, não estejam com a carga viral indetectável, deve ser reforçado que o preservativo é um método eficaz de prevenção e que estará em breve disponível a profilaxia pré-exposição (PrEP) para uso pelo parceiro HIV negativo.


*Nota Técnica 02/2017/CRT-PE-DST/AIDS/SES-SP. Informações adicionais: www.crt.saude.sp.gov.br | Disque DST/Aids: 0800 16 25 50
Anúncios

136
Deixe um comentário

avatar
52 Comment threads
84 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
68 Comment authors
AnneLeandroTiago2SantiagoDIEGO ALVES Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Inscrever-se  
Receber notificação
Rafael
Visitante
Rafael

Texto excelente para acabar com o preconceito e esclarecer aos leigos.

JAS
Visitante

Fico mais tranquilo por isso ser publicado e divulgado, pois já era comentado. Para os soropositivos, mais compromisso e responsabilidade com a vida deles e dos demais. Agora é aguardar participativo o que combaterá o HIV. E ter uma vida melhor por tudo que isso passou.
Viver vale a pena com responsabilidade por nós e pelos outros mesmo com tudo que a vida possa apresentar. E viver cada momento.

Santtos
Visitante

Otimo anuncio.agora é duvulgar na midia em canal aberta para q diminua o preconceito q ainda é muito grande pela maioria das pessoas leigas.

Caio PE
Visitante
Caio PE

Divulguem ao máximo esse tipo de informação

Solange
Visitante
Solange

Boas notícias a casa dia nossas esperanças são renovadas adeus ano velho feliz ano Novo fé sempre dias melhores bjs

Bruno F
Visitante
Bruno F

A notícia cita a não transmissão pelo contato sexual,mas ficou a dúvida sobre a transmissão pelo sangue. Uma carga viral abaixo de 40 cópias nas situações de indetectável a mais de 6 meses é capaz de infectar alguém pelo sangue?

TriploX
Visitante
TriploX

Pode sim. Talvez diminua a chance de transmissão (n pesquisei sobre isso ), mas a matéria deixa claro que é intrasmissível sexualmente …

Life
Visitante
Life

Não.

Indetectável não transmite HIV através do sangue, sexo, esperma, etc.

Rômulo
Visitante
Rômulo

Espero que seja “panfletado” pelo Brasil todo !

Cal
Visitante
Cal

Tenho q divulgar isso pra minha infecto, ja q esse ano reiterei a pergunta de minha companheira sobre o risco do sexo oral (eu fazendo nela) e pedi em porcentagem, “entre 10 e 20″, respondeu. Deu vontade de responder a ela ” entao melhor ela fazer sexo,com penetracao, com um parceiro positivo e sem tratamento q a chance e menor!”. Se uma de minhas motivacoes era justamente nao passar isso a ela, ainda bem q temos aqui e informacoes senao seria uma grande desmotivação a continuar….

Tomm
Visitante
Tomm

Excelente notícia.!
Preciso iniciar minha TARV, estou há mais de um mês com os medicamentos em mãos e não tomei coragem, estou me achando um idiota, mais uma vez😞

Caio PE
Visitante
Caio PE

Perdendo tempo, expectativa e qualidade de vida !

Rodrigo
Visitante
Rodrigo

Inicie hoje mesmo a terapia amigo. Não tenha medo dos “efeitos”, eles simplesmente não ocorrem. Faço uso do 3×1 a quase 3 anos e não sinto nada.

Tomm
Visitante
Tomm

Obrigado pelo conselho Rodrigo.
Vou começar hoje, sexta.
Até hoje acho difícil aceitar que não tomei o cuidado devido com essa droga de vírus…

Tiago
Visitante
Tiago

Tomm, Inicie o tratamento sem medo. Estou no DTG+2×1 há 4 meses já e apenas senti sono pouco depois de tomar a medicação e alguns episódios de sono mais irrequieto, isto na primeira semana, e mais à frente uns dois episódios em que me senti aéreo, com dificuldade de concentração, e dois episódios de dor de cabeça, sendo que estes dois últimos aconteceram precisamente no dia seguinte a uma noite trabalhando sem dormir, entrando direto na jornada seguinte. Trabalhei quase 36 horas seguidas… Portanto, não dá nem para culpar os ARVs, ainda que possam ter potenciado, já que não lembro… Ler mais »

Tomm
Visitante
Tomm

Tiago,
Obrigado cara, de verdade! Pela serenidade e por compartilhar sua história aqui.
Estou iniciando hoje.
Abraço

Rômulo
Visitante
Rômulo

Amigo, vc esta pegando remédio para deixar guardado ?! Tem idéia de quantas pessoas em outros países sonham em ter estes comprimidos ?!?!

Tomm
Visitante
Tomm

A questão não é essa, deixar guardado!
De todo modo, só com o valor dos meus impostos eles estão mais do que pagos.

Wolverine
Visitante
Wolverine

Mesmo que fosse vetdade, ainda assim, vc não teria o direito de experdiçar.

kiss
Visitante
kiss

Todo início é assim mesmo! Não esqueça que vc é um privilegiado em poder lutar pela vida e ter medicamentos eficientes que poderão te auxiliar a viver melhor!! Dê o primeiro passo e vença esse monstro! Para muitos não é fácil, mas outros não sentem absolutamente nada!! Boa sorte e vida que segue…..

Bruno Salvador
Visitante
Bruno Salvador

Tomm, espero que já tenha começado seu tratamento. Recebi resultado definitivo dia 13/11/2017, comecei a tomar a medicação dia 14/11/2017 e hoje, dia 12/01/2018, 2 meses depois, estou carga viral abaixo de 40 cópias/ml, já considerada indetectável. Estou muito feliz! Tomos os 2 comprimidos por dia e desde o primeiro momento não senti absolutamente nada de diferente. Vá em frente!

Truvada Saves
Membro
Truvada Saves

Mas por via sanguínea o aidético transmite? E pelo beijo com uma ferida na boca? Faltou esclarecer

EGC
Visitante

AIDÉTICO? QUE MUNDO VC VIVE, PARA ACABAR COM O PRECONCEITO TEM QUE ACABAR PRIMEIRO COM O SEU.

Santos
Membro
Santos

Aideticos ainda existem amigo. Porem o colega como é novato no assunto, vai aprender que essa palavra para que faz o tratamento correto não EXITE MAIS.

César Augusto Barbosa Barbosa
Visitante
César Augusto Barbosa Barbosa

Parabéns EDC, o preconceito as vezes vem das próprias pessoas que vive com o vírus.Assim fica mais difícil de acabar com ele.

DSM
Visitante
DSM

Amigos apenas uma palavra mal coloca.

Tiago
Visitante
Tiago

Falta você se esclarecer, TS.

Richard
Membro
Richard

Olha que legal! Um viajante do tempo, veio direto de 1980 😮

JV
Visitante
JV

Infelizmente a IGNORÂNCIA ainda reina em alguns seres!

Tomm
Visitante
Tomm

Vamos ser mais tolerantes! Nem todo mundo
tem o mesmo nível de intelecto e acesso à informação!

Marcos
Visitante
Marcos

Aidético?! Eu li essa palavra mesmo? Em pleno século XXI?! 😱😨

SAR
Membro
SAR

Cada vez que leio que indetectável = intransmissível sinto-me mais confiante, feliz e certo que viver com HIV é apenas uma vírgula em minha vida. 😁

Santtos
Visitante

JS entaum quem tiver indetectavel e a mulher for soro discordante pode ter filho no metodo tradicional sem fazer a lavagem do esperma? Alguem pode me esclarecer essa duvida ?

Gil
Visitante
Gil

JS respondeu e postou link, mas já te adianto: leia os links já sabendo que pode transar sem camisinha e engravidar sem lavar “PORRA NENHUMA”… Aliás, se lavar deve… mas não precisa lavar espermatozóides…

Anne
Visitante
Anne

Gil, bom dia! Não sei porque o escolhido para dirigir a pergunta que deverá me esclarecer, tranquilizar, sei lá… Estou TARV 08 meses: indetectável, cd4 310. E tenho em algumas noites, tido sudorese, como tive na fase aguda até obter o diagnóstico. O que pode ser? Comum, normal? Passa pela minha cabeça que pode estar havendo resistência aos antirretrovirais, não sei… Também ouço uns sons que considero estranhos produzidos no trato gastrointestinal. Ai! Se puder, colega, e acredito que sim. Sempre leio seus comentários atentamente e já me elucidaram bastante. É tudo ainda muito novo para mim. Quero, preciso aprender… Ler mais »

Herivaldo Virulato
Visitante
Herivaldo Virulato

Eu tenho uma linda criança que nasceu soronegativa, de minha esposa soronegativa. Eu sou soropositivo e a engravidei pelo método natural, depois de indetectável por mais de 6 meses.

Chady
Visitante
Chady

É um grande alívio para o mundo em geral!

Santtos
Visitante

Obrigado pelo esclarecimento js .abraços

Sol
Visitante
Sol

Pessoal, alguém já teve que trocar de esquema para tratar outro problema de saúde?
Vou precisar tratar uma gastrite aguda e o gastro me receitou pantoprazol de 40 mg por pelo menos 4 meses.
Meu infecto autorizou o uso do pantoprazol de 20 mg por apenas duas semanas, o tratamento com prazo maior que esse ele disse que tem que mudar o esquema.
Alguém já passou por situação parecida pode me dar uma luz? Fico com medo de trocar e acabar criando resistência, já que me dei tão bem com esse esquema.

Salvador
Visitante
Salvador

por que vc não experimenta tratar essa gastrite tomando o sumo de um limão com 50ml de água todos os dias em jejum. é mais benéfico, não tem efeitos colaterais e é mais saudável. o limão, apesar de ser uma fruta ácida, tem ação alcalinizante no organismo. pesquise a respeito.

Botini
Visitante
Botini

AIDS é uma sigla, não existe substantivar a palavra.

Paulo
Visitante
Paulo

Depois que estupraram a Gramática da Língua Portuguesa, para chamar Dilma de presidentA, eu não sei nem mais se as regras gramaticais devem servir de parâmetro para alguma coisa. Ainda mais que a mulher sapiens agora é work alcoólic.
É prá acabar o queijo e a goiabada de uma vez só!

Alexandre
Visitante
Alexandre

kkkkkkkkkkk! Boa, Paulo!

Anne
Visitante
Anne

Esta gafe de Dilma foi hilária! Kkkk

Truvada Saves
Membro
Truvada Saves

Na verdade eu quis dizer o portador do Hiv, não aidético. Eu sei que o aidético é quem já desenvolveu a doença. Desculpa.

SAR
Membro
SAR

Trucada Sabes,

Para você acabar de uma vez por todas com essa confusão sobre os termos por você utilizados, acesse o link abaixo, por favor!

http://giv.org.br/Ativismo-GIV/Não-à-palavra-Aidético/

Abraço!

SAR
Membro
SAR

*Truvada Saves,

Truvada Saves
Membro
Truvada Saves

Obrigado! Não usarei mais ! Mas o artigo não explica bem porque não usar aidético. Era melhor dizer não use aidético por que não gostamos. Fosse assim não poderíamos usar as palavras diabético, epilético, e tantas outras.

Tiago
Visitante
Tiago

Truvada, como você mesmo falou, pretendia dizer portador de HIV. Muitos portadores de HIV que estão em tratamento não sofrem da síndrome, logo não seria correto nem do ponto de vista médico-científico… E num caso de um paciente de AIDS? Bom, um bom motivo para não usar o termo é o histórico do termo. Talvez o termo até tenha aparecido inicialmente com uma conotação mais neutra, mas fato é que foi usado como termo perjorativo, discriminatório e foi até tema de piadas de mau gosto durante uns bons anos. Um pouco como a história da suástica. Seu significado e conotação… Ler mais »

Tiago2
Visitante
Tiago2

Não compreendo o porquê de usar um termo tão pejorativo como “aidético”??? Você tem o HIV, ou apareceu por aqui só pra Frescar a paciência “Truvada Saves”??? Na boa meu caro, coloque o seu preconceito de atravessado em local onde sinta mais prazer. Aqui na página vejo no geral pessoas ajudando as outras e com palavras de apoio. Você não quer ajudar? Fique na sua!!!

Botini
Visitante
Botini

Galera, boa noite!

Alguém tomando dolutegravir e tendo depressão como efeito adverso?

Abraços

Shando
Visitante
Shando

Oi, estou tomando há pouco menos de um mês e até agora não tive esse problema. O problema é o dois em um que está faltando na minha cidade e estão “fracionando”. 🙁

Edimon
Visitante
Edimon

Em tempo: o termo presidenta é correto.

Edimon
Visitante
Edimon

O Dolutegravir foi introduzido no meu 2o esquema, há um ano, pois não me sei bem com o protocolo inicial do 3×1.

Uma exame de CV depois e eu estava indetectável. Por incrível que pareça, não tive reação nenhuma,diferente do Efavirenz, o pior que já usei

Paulo
Visitante
Paulo

Galera, boa noite. Recebi uma mensagem dando conta de ,que há um laboratório em Washington que está recrutando pessoas para testes com novos medicamentos, destinados à cura do HIV.
. Alguém sabe de algo a respeito?
Recebi esta notícia há alguns dias, pelo Whattsapp, mas com tantos boatos sendo divulgados, não sei se é verdade.
Pelo que li, o nome do laboratório é GILEAD.
Algum de vocês saberiam me informar alguma coisa a respeito?

Verdes Olhos
Membro
Verdes Olhos

Oi, Paulo. Pode dar mais detalhes – ou o link dessa notícia, se tiver?
O que se sabe é que a Gilead é um grande laboratório, que parece ter um foco em curar doenças até então difíceis ou impossíveis de curar (pelo menos é o que eles dizem publicamente). Que eu me lembre, foi num estudo da Gilead para a cura do hiv que acabaram descobrindo a cura para a hepatite C, bem recentemente.
Então o laboratório, em si, parece “sério”. Tem que ver se a notícia também procede.

Abraço!

Paulo
Visitante
Paulo

Boa noite. Recebi como uma mensagem pelo Whatsapp. Não tenho links e nem informação a respeito, por isso resolvi vir checar aqui se alguém sabe me informar.
Caso seja verdadeira a informação, eu gostaria de me apresentar como voluntário.
Realmente, o laboratório existe. E pelo que vi no site do laboratório, eles trabalham, sim, com pesquisas.
Porém não vi nenhuma informação sobre este assunto.
Obrigado pela sua resposta! Assim que eu tiver mais informações, entro em contato!

Tiago
Visitante
Tiago

Paulo,

De acordo com o próprio site (http://www.gilead.com/research/clinical-trials) a Gilead registra seus ensaios clínicos com recrutamento aberto no site ClinicalTrials.gov

Lá dá para pesquisar o nome do laboratório e filtrar os ensaios abertos a voluntários. Fiz uma pesquisa rápida mas não identifiquei nenhum que se destacasse nesse sentido. Muitos ensaios relacionados com PrEP, inclusive injectável, alternativas de TARV também. Não li todos no detalhe, nem vi muito a fundo, talvez me tenha escapado.

https://www.clinicaltrials.gov/ct2/results?term=Gilead&recrs=abf&cond=Hiv&draw=1&rank=2#rowId1

Se não estiver lá, a única chance dessa notícia ser verdadeira seria – a meu ver – uma fuga de informação, o que me parece um pouco improvável.

Tiago
Visitante
Tiago

Paulo,

Pesquisei um pouco mais e o ensaio fase I de Vesatolimod me parece o melhor candidato, talvez. Não sei. Leitura bem técnica e complexa, seria necessário alguém mais entendido que eu para avaliar.

Clinical trials.gov:
https://www.clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT03060447?term=Gilead&recrs=abf&cond=Hiv&draw=1&rank=2
Link interessante:
http://www.natap.org/2017/CROI/croi_79.htm

Que aponta para outros, não de cura mas de controle do HIV sem ARVs e até redução dos reservatórios de HIV, se entendi correto:
http://natap.org/2016/HIV/110916_03.htm
http://www.natap.org/2017/HIV/012317_06.htm

Tem um outro estudo fase III que me chamou a atenção, mas que é um novo ARV, o Bictegravir, supostamente melhor ainda que o DTG, a quem é atribuído um aumento de 10% de creatinina, como efeito colateral. Bom saber.

ClinicalTrials.gov:
https://www.clinicaltrials.gov/ct2/show/study/NCT03110380?term=Gilead&recrs=abf&cond=Hiv&draw=1&rank=3&show_locs=Y#locn
Outro estudo:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5118987/

Paulo
Visitante
Paulo

Obrigado, Tiago.. Também andei pesquisando este site, mas acredito que a notícia não seja verdadeira, pois não vi em nenhuma página a indicação de que estariam recrutando pessoas para testes. Infelizmente, temos muitos boatos circulando pela Internet. Sei que quem me mandou está interessada no meu, aliás, no nosso bem-estar e não fez por maldade. Li quase todos os artigos do site, e não encontrei nada sobre esse suposto recrutamento. Vamos ver o que o futuro nos reserva. Talvez, em um futuro (que espero, seja bem próximo), tenhamos a cura para este vírus que detonou a vida de muita gente,… Ler mais »

Tiago
Visitante
Tiago

Oi Paulo,

Então, o ensaio fase I do Vesatolimod está aberto a recrutamento, é da Gilead e – se entendi correto – esta medicação foi ensaiada em macacos e resultou num controle do HIV sem ARVs. Suspeito ser um ensaio com vista à cura funcional, mas não estou certo.

Herivaldo Virulato
Visitante
Herivaldo Virulato

Existe uma pesquisa em Washington que recrutou pessoas com infecção recente para o HIV, que tenham ingressado no tratamento menos de 6 meses após adquirir o vírus.
Eu participo da pesquisa.

Marcos
Visitante
Marcos

Boa noite pessoal, alguém poderia me esclarecer uma dúvida.
Sou indetectável a mais de um ano, sei q não sou transmissível , mas se eu ter relações com um parceiro soro positivo o q pode acarretar, se ele for indetectável ou com a carga viral detectável? Mesmo eu aderindo ao medicamento 100%

Caio PE
Visitante
Caio PE

Basta ele ter um vírus resistente a algum ARV que vc usa para sua medicação perder o efeito.
Em seu caso específico acredito que a camisinha deva sim ser usada. Quando ele fizer o tratamento correto e sua CV “indetectar”, aí vcs conversam sobre a possível retirada do preservativo.

Santos
Membro
Santos

Na duvida use camisinha, ha outras doencas. Se ele é detectavel o ideal é usa preservativo, se for indetectavel e usam a mesma medicacao nao vejo problema, na duvida converse com o medico dos dois.

Herivaldo Virulato
Visitante
Herivaldo Virulato

As pessoas dirão que vc pode pegar uma superinfecção, mas a verdade é que seu tratamento te deixa seguro. Vc não pegará HIV.
Mas deve se prevenir contra outras doenças, convém fazer testes.

Shando
Visitante
Shando

Deu-se muita importância ao outubro rosa e ao novembro azul. Mas quanto a dezembro ? Muitos estão dizendo por aí que o dezembro é o mês de combate ao cancer de pele (dezembro laranja). Infelizmente é a sociedade tentando ofuscar uma luta que é tão nobre quanto as outras… Lembrem-se: Silêncio= Morte.

Salvador
Visitante
Salvador

Isso já foi noticiado no Jornal Nacional, no Fantástico, em Ana Maria Braga, no Faustão, no Programa do Gugu, na Fátima Bernades???? Se não sair nesses meios de comunicação não faz o menor efeito para minimizar o preconceito e o estigma. Infelizmente.

Maxwell
Visitante
Maxwell

Concordo Salvador. Infelizmente enquanto não for divulgado isso nas mídias televisivas e portais de notícias “com credibilidade” as pessoas sempre vão dizer que é notícia fake plantada em site de um soropositivo pra que as pessoas deixem de ter receio de relacionamento amoroso conosco.

Herivaldo Virulato
Visitante
Herivaldo Virulato

Só vai convencer as pessoas quando a protagonista da novela das 9 engravidar de um soropositivo.

Shando
Visitante
Shando

Eu não assisto a esses programas. Hoje minhas fontes de informação são unicamente a Internet, na minha casa tem televisão mas apenas meus pais assistem, hoje em dia muitas pessoas tem acesso a Internet. Portanto não dependemos mais deles para divulgar essa informação.

Arthur
Visitante
Arthur

Algum soro+ ja teve experiência com uso de anabolizantes esteroides pra ganhar massa muscular? Teve alguma reação? Alterações nos.exames laboratoriais? Li a.bula do dolutegravir e vi que não há contraindicações quanto a interacção. E meus exames tgo e tgp estão em niveis normais após 1 ano em TARV. Estive pensando se seria seguro fazer um ciclo a cada 6 meses. (Eu ja tive experiência antes do diagnóstico e foi bem tranquilo., até pq nunca usei produto falso, apenas originais de farmácia e tomando hepatoprotetores ) gostaria de ler algum relato aqui do blog. Obrigado !

PVS
Visitante
PVS

Arthur, desculpa eu me intrometer na sua vida, mas já que postou aqui, abertamente, acredito que posso expressar minha opinião. Tu já tens uma condição especial (digamos assim), vai ter que tomar medicações agressivas ao teu organismo pelo resto da vida, será que n seria o caso de pensar se realmente valeria a pena o uso de anabolizantes e correr um risco ainda maior de ferrar seu organismo? Enfim, se vc acha mesmo necessário o uso pq tu n investe um pouco de grana e faz um acompanhamento com nutrólogo bom. Foda alguém aqui falar que usou “e n deu… Ler mais »

Cara Positivo
Visitante
Cara Positivo

Olá Thiago,
Desde que tenha acompanhamento médico, CD4 bom e nenhum problema no figado/rins pode ir, mas se for fazer na cara e na coragem nem pensa.
Mas com um bom acompanhamento médico, endocrino e afins, rola sim.

Vale lembrar que Anabols foram utilizados (e talvez ainda sejam) em pacientes que tiveram perda muscular com o tratamento para HIV. EMbora eu ache que os novos remedios não causem mais isso.

Tiago2
Visitante
Tiago2

Artur, eu sempre malhei e nunca usei anabolizantes. E te digo mais, sempre tive uma massa muscular muito boa e pra algumas pessoas com problemas na vista, diziam que eu era muito bonito(risos). Hoje não me importo mais com essas opiniões, porém se puderes não usar essas porqueiras melhor amigo.
Os remédios já sobrecarregam muitos órgãos do teu corpo, ainda vais querer arriscar ser o super-homem? Melhor não tá???!!! Se mesmo assim quiser tudo bem… Conselho se fosse bom não era dado e sim vendido…
Um abraço!!!

black
Visitante
black

Marcos, eu e meu parceiro somos +, porém eu me trato a 3 anos indetectável e ele ainda n aderiu ao tratamento,vai começar agora em janeiro,ou seja,ele é DETECTAVEL, e temos relação sem preservativo e eu continuo indetectável a 3 anos,a única coisa que ele não faz é ejacular dentro pois estaria injetando diretamente a carga viral em mim,no atrito sexual em pequenas fissuras acredito que seja tão pouco que o remédio que eu tomo se encarrega de elimina-los

Ziul
Visitante
Ziul

Ainda existe algum grupo no kik?

Arthur
Visitante
Arthur

PVS Primeiramente obrigado pelo seu comentário. Eu entendo sua preocupação e mesmo tendo uma experiência sem complicações com uso de AEs no passado, hoje fico com um pé atras devido a essa nova condição. Mas acredite, eu ja pesquisei bastante sobre o assunto, li artigos pros e contras, inclusive soropositivos e até mesmo pessoas com AIDS se beneficiaram com o uso, então o que eu gostaria mesmo era de ler relatos pessoais de algum soro+ que usou após o diagnóstico. Como eu disse anteriormente minha função renal e hepática nesse 1 ano de tarv continuam normais, por isso surgiu essa… Ler mais »

Pedro
Visitante
Pedro

Arthur
Fiz a mesma pergunta aqui tempos atrás e um colega nosso respondeu que fez acompanhamento e tomou oxadrolona em quantidade determinado pelo médico. Vou tomar tb!

Lecinho
Membro
Lecinho

A enfermeira da minha cidade que entra em contato com o SAE da minha região me informou hoje que recebeu uma mensagem em que fala que ele está em greve, e que os medicamentos estão em falta, e estão a procura em outros SAES e está tendo o mesmo problema. Disseram que é melhor ligar antes pra saber se tem para ir buscar. PREOCUPANTE! E se na proxima semana que meus remédios acabarem,e lá não tiver, o que eu irei fazer????Ficando alguns dias sem tomar as TARVS não faz com que o virus fique resistente ??

Tiago
Visitante
Tiago

Lecinho, não sei onde mora, mas recomendo que denuncie imediatamente a situação pela Secretaria cde Saúde e pelo MP e, se pegar o embalo, envie a denúncia também para a imprensa. Se os medicamentos estão em falta, não deveriam. De acordo com a presidência, o orçamento para a distribuição de ARVs é garantido por lei. Busque uma solução de emergência. Uma sugestão é contatar ONGs da região que trabalhem com HIV. Quem sabe eles conseguem ajudar com medicamentos e até dar apoio jurídico, quem sabe até ajudando na denúncia. Por vezes, em grupos de apoio também pode conseguir alguém que… Ler mais »

Lecinho
Membro
Lecinho

Obrigado Tiago. Ligarei na segunda e se continuar assim irei atrás das medidas da lei para nao ficar sem os medicamentos.

Pedro
Visitante
Pedro

Depoimento, EXISTE VIDA SEM O EFAVIRENZ Colegas estou aqui para compartilhar minha decisão de deixar o 3×1 e partir para um tratamento diferente, apesar do meu médico me garantir uma melhora dos sintomas em apenas um mês após 2 semanas eu me sinto leve, vivo, disposto e cheio de amor para dar. A vida é bela e linda sem aquele esquem horrorozo. Até meu apetite melhorou mesmo ainda sentindo um pouco de efeito da adaptação como leve náusea e enjoo. Acho que o melhor efeito foi que a minha auto estima junto com o psicológico melhorou muito! Ainda estou com… Ler mais »

Botini
Visitante
Botini

Pedro, boa noite.

Como é o seu esquema atual?

abraço

Tyago carvalho
Visitante
Tyago carvalho

Essa nota com certeza ajudará a esclarecer e diminuir o medo das pessoas, mas o preconceito ainda é algo maior porque envolve estigmas, o principal e que ainda persiste é de que a pessoa vivendo com hiv/aids é um promíscuo, um indivíduo que não agrega a sociedade. Temos que dar a cara a tapa e mostrar que somos normais, fazemos o que todos fazem (estudamos, trabalhamos…transamos) e também fazemos a diferença. Outra, voltando ao assunto do tópico, viajei pra sp e no app grindr (sim, sou desses, mas não exponho ninguém a riscos) o que havia de indivíduos propondo sexo… Ler mais »

PositiveSoul
Visitante
PositiveSoul

Acho incrível justificarem a prática bare com esse estudo. Claro né, só existe HIV como IST (sic)…

SAR
Membro
SAR

PositiveSoul, Discordo de você. Não acho que o estudo teve como objetivo justificar a prática do sexo desprotegido, mas sim tranquilizar nós soropositivos, que estando indetectáveis não corremos o risco de sermos transmissíveis. Não podemos nos esquecer que existem casais heterossexuais sorodiscordantes que pretendem ter filhos e esse estudo, juntamente, com o Partner, HPTN052 e Opposites Attract validam esse fato. Hoje se fala muito em prevenção combinada que é a utilização da profilaxia pré-exposição (Prep) e a utilização do preservativo, uma vez que, a Prep é aplicada somente na prevenção da infecção pelo HIV. Obviamente, que a utilização do preservativo… Ler mais »

Tyago carvalho
Visitante
Tyago carvalho

Em nenhum momento disse que o estudo tinha o objetivo de justificar a prática bare, pelo contrário, critiquei os que utilizavam esse argumento para justificar a prática.

Truvada Saves
Membro
Truvada Saves

Seu comentário é bastante preconceituoso Tyago, você certamente tem a chamada homofobia introjetada. É como se dissesse que os casais soropositivos podem transar sem camisinha, podendo gerar filhos, ou mesmo curtir o prazer sexual do bare, mas quem é solteiro e só quer transar não pode se valer dessa mesma permissão. É contraditório e bastante preconceituoso. Concluindo: camisinha NÃO É FUNDAMENTAL. o fundamental é a prevenção. Cada um deve assumir os riscos que quer correr , fosse assim ninguém passaria férias no Rio de Janeiro, pois lá o risco maior é ser assassinado.

Caio
Visitante
Caio

Amigos, boa noite! A uma semana tive conhecimento da minha sorologia com HIV reagente(testes rápido) ainda não sei em que estado me encontro pois foram solicitados os exames que provavelmente irão determinar meu tratamento, o que ira demorar uns 15 dias… (me preocupo com as fases de HIV em que me encontro,qual a probabilidade de ter desenvolvido Aids) infelizmente não consigo me abrir com ninguém e estou encubando isso dentro de mim…também não sei dizer oque realmente estou sentindo exceto o pensamento de culpa..fora outros pensamentos como irei enfrentar isso..eu sei que atualmente seguindo o tratamento a expectativa de vida… Ler mais »

SAR
Membro
SAR

Olá Caio, Embora seja muito difícil manter a serenidade no momento pós-diagnóstico o que tenho a lhe dizer é que mantenha o máximo de calma e paciência. Realmente, só os resultados dos seus exames mostrarão em que estágio da infecção você se encontra. Os resultados dos seus exames de contagem de células T CD4+ e PCR Quantitativo HIV revelarão em que estágio da infecção você se encontra. Eu tive um diagnóstico tardio e fora a bomba que foi, para mim, saber da minha soropositividade descobri que já estava com AIDS, digo isso, pois segundo a OMS, é considerado como AIDS… Ler mais »

Tiago2
Visitante
Tiago2

Bem vindos ao clube dos que descobriu a AIDS e não o HIV. Quando eu descobri estava com o CD4 em 33 e CV 244.000 cópias. Já estava resfriado e com candidíase na garganta. Pisei na cova minha gente!!! Hoje já estou há sete meses em tratamento, com CV indetectável e CD4 em aproximadamente 200. Estou muito bem mesmo, nem gripar eu gripei mais. O fato é, os medicamentos funcionam muito bem e sou prova disso… O meu peso normal era na faixa de 76kg e cheguei a 62kg mais ou menos. Atualmente já estou em 80kg, me sentindo o… Ler mais »

Roger
Visitante
Roger

Olá Caio
Tb descobri há duas semanas. Somente agora estou um pouco mais calmo. Hoje que recebi a confirmação do laboratório. Passei essas duas semanas já sabendo que estava contaminado.,pos eles pediram pra recoletar o sangue. Hoje recebi o exame de carga viral. Amigo não eh fácil mesmo. Mas vamos nos ajudando por aqui. Tento sempre lembrar que tudo passa, as coisas boas e as coisas ruins. Estou tentando aínda manter me centrado. Vamos conseguir superar isso!! Abraços

Pedro
Visitante
Pedro

Caio… Tudo tem seu tempo! Eu fui diagnosticado em abril desse ano… Fiquei muito triste e pensando em milhões de coisas… Eu só ficava pensando nesse maldito vírus e como minha vida seria a partir daquele momento… Hj, Posso lhe dizer que hj eu estou bem mais tranquilo… Tenho uma vida absolutamente normal… Às vezes até esqueço que eu tenho o vírus…rs Ng sabe da minha sorologia.. E To mt bem assim… Sigo com o tratamento, tomando meus remédios…. Não tive nenhum efeito colateral… Na verdade tive sim, um rush cutâneo no início do tratamento… Fora isso, não tive mais… Ler mais »

Herivaldo Virulato
Visitante
Herivaldo Virulato

Vou te dizer uma coisa que provavelmente é verdade pra maioria das pessoas aqui: você ficará desesperado no início mas, conforme for reunindo informações, vai se fortalecer. Daqui a dois anos, mais ou menos, vai estar absolutamente tranquilo e nem lembrará da doença. Descobrirá que, no fundo, sua doença não mata, não transmite se vc se tratar corretamente e, apesar de crônica, é menos grave que diabetes ou pressão alta.
Fique bem.

Maycon
Visitante
Maycon

Pessoal, eu não me lembro de ter tomado o meu remédio (3×1) ontem (bebo um pouco a mais) por via das dúvidas tomei hoje cedo. Fiz certo diante da situação ou deveria esperar o outro pra tomar hoje à noite?

Pedro
Visitante
Pedro

Maycon
Não tem problema, mas não é bom repetir com frequência.

SAR
Membro
SAR

Maycon,

Uma sugestão que pode ajudá-lo é você adquirir um pill box (caixas de guardar comprimidos) Essas caixas facilitam muito no controle do consumo da medicação.

Abraço!

TriploX
Visitante
TriploX

Pessoal, td bem, nada a ver com o tópico mas achei umas coisas interessantes e fiquei bem curioso… Alguém já usou LDN (baixas doses de Naltrexone em paralelo ou em substituição aos ARVs ? Conhece alguém que já fez uso?

Roger
Visitante
Roger

Nunca ouvi falar disso não, triplo X. Onde você obteve essas informações?

Phander
Visitante
Phander

Galerinha, me surgiu uma dúvida: há quanto tempo nós que participamos desse blog, vivemos com HIV? Quero fazer um levantamento pra saber quem vive a mais tempo portanto vírus… Lembrando que esse tempo tem de ser a partir do momento em que se começa a fazer o tratamento. Eu, há 10 meses e vocês?

Roger
Visitante
Roger

Gente recebi hoje meu primeiro exame de carga viral. Deu 15.200 por ml Isso é muito? Eh péssimo? Ainda não fiz o de contagem de cd4 porque a primeira consulta com o infectologista vai ser só em 20 de janeiro. Esse exame foi que o laboratório fez pra confirmar o diagnóstico.

SAR
Membro
SAR

Boa noite Roger,

Quando fui diagnosticado minha carga viral era de 12.690 cópias/mL. Te darei a explicação que minha infecto me deu. Ela disse que o valor era considerado alto, mas tendo em vista que há casos onde a carga viral chega na ordem de milhões, eu não precisava me preocupar. Comecei a medicação em outubro de 2016 e realizei exame de carga viral em fevereiro de 2017 e já estava indetectável. Então tranquilize-se que, em breve, o mesmo acontecerá contigo.

Abraço.

Roger
Visitante
Roger

Obrigado SAR.

Tiago
Visitante
Tiago

Roger, eu fui diagnosticado com CV 29k, mas ao contrário do SAS, minha infectologista falou que, não sendo a minha das mas baixas, só a partir de 100.000 cópias se considera uma CV alta.

Alta ou não tão alta, posso dizer que ao fim de 3 meses de tratamento fiz exames e já estava indetectável.

O tratamento atual é muito eficiente a zerar a carga viral.

Herivaldo Virulato
Visitante
Herivaldo Virulato

Quando recebi meu diagnóstico minha carga viral era de 1.900.000 u/ml.
Fique tranquilo.

SAR
Membro
SAR

Roger,

Se possível, acesse o link abaixo. Lá contém valores de referência e o que pode ser ou não ser considerada uma carga viral alta.

http://www.labtestsonline.org.br/understanding/analytes/viral-load/tab/test/

Abraço.

Luquinha
Visitante
Alessandro
Visitante
Alessandro

Que técnica interessante !!!

ad295580712
Visitante

Pessoal, será que alguém pode me ajudar?
Iniciei meu tratamento há menos de um mês, e estou cheio de “neuras”
Estou usando o dolutegravir + lamivudina + tenofovir.
Qual o melhor lugar pra guardar os frascos? Posso colocar na minha mochila? Utilizar porta comprimidos é válido? O frasco do dolutegravir vem sem algodão, devo conservá-lo assim?
Tem algum alimento ou bebida que possa cortar o efeito?
Hoje meu medo é o vírus criar resistência e o tratamento não funcionar.
Fui diagnosticado com carga viral 2.091 cópias. Segundo a infectologista é baixo. Será que consigo ficar indetectável em poucos meses?

Obrigado 🙂

Tiago
Visitante
Tiago

Ad, Toda a medicação deve ser conservada em local seco, longe de fontes de calor e luz. É meio que um cuidado básico de conservação. Eu uso um pillbox, sobretudo para controlar melhor as tomadas. Já me aconteceu tomar no meio da correria e esquecer que tinha tomado. O pillbox ajuda. Quanto ao algodão, eu deixo o DTG do jeito que veio. Acredito que o algodão seja para proteger da humidade, mas a embalagem protege bem por si só, no pouco tempo que fica aberta. Bebidas e alimentos não interferem no tratamento, o único cuidado especial que se deve ter… Ler mais »

Cara Positivo
Visitante
Cara Positivo

2091 copias em duas semanas ou menos eles ja estao todos mortos.
Iniciei com 5000 copias, fiz meu CV um mes depois e estava zerado e CD4 ja havia subido, os remedios funcionam.

Guarde eles bem, use seu porta pilula, se veio sem algoodao é pq pode ficar sem algodao, não beba muito, não fume, não use drogas, sexo so com camisinha e viva a vida 🙂

ad295580712
Visitante

Obrigado pelas respostas! Me ajudaram bastante.

Tinha lido um estudo que dizia que CV abaixo de 5 mil cópias podia representar falso positivo nos testes anteriores ou ser HIV tipo 2. Alguém saberia dizer? Fiquei preocupado.

“Amostras com menos de 5.000 cópias/mL no TM podem
representar: (a) infecção pelo HIV-2; (b) reação falso positivo do
teste de triagem; ou (c) indicar infecção em um indivíduo com TM
abaixo do limite de detecção (Ex: controladores de elite e pessoas
em TARV).”

http://www.aids.gov.br/system/tdf/pub/2017/64469/triagem_e_diagnostico_laboratorial_hv_abril_2017.pdf?file=1&type=node&id=64469&force=1

Célia lima
Visitante
Célia lima

Sei que quando estamos indetectável, não passamos o vírus certo? Mais eu tenho um namorado 3 meses e ele não sabe que tenho vírus, não tenho coragem de falar pra ele, sempre transamos de camisinha, mas ele não ter mais usar ,se eu transar com ele sem.. posso ficar tranquila estou indetectável a 5 anos o que faço transo ou termino o namoro.

Luz
Visitante
Luz

Célia, acho que vc deve contar pra ele, mesmo porque em algum momento vai ter que abrir o jogo, e se contar depois, ele pode se sentir enganado, e isso pode te traser problemas maiores!!! Se gosta de vc de vdd vai te apoiar e ficar com vc independente disso…

SAR
Membro
SAR

Olá Célia, Eu penso que você deve sondá-lo para saber o que ele pensa sobre o HIV. Já que ele está querendo tirar o preservativo. Sugiro que você toque no assunto, veja como funciona a cabeça dele em relação a isso. Não lhe aconselho ir se abrindo de primeira para poder ver qual a reação dele. É uma particularidade sua e dependendo de como funciona a cabeça dele, ele poderá sair da relação é ainda fazer comentários com outras pessoas sobre sua sorologia. Converse com ele, veja se ele é informado, se ele costuma transar sem camisinha, se tem receio… Ler mais »

SAR
Membro
SAR

mostrar-se…

Cara Positivo
Visitante
Cara Positivo

Olá Celia, Logo após o resultado da minha sorologia conheci uma garota e na primeira noite iamos transar, eu não queria falar que tinha HIV e dai disse que estava com sífilis, ela disse que estaria tudo bem já que iriamos transar com camisinha. Mesmo assim não rolou pq eu nao quis, estava com algumas semanas de diagnostico e sem cabeça pra sexo. Depois de algum tempo, ela ja meio chateada comigo, expliquei para ela que na verdade eu era soro+ e ela reagiu da mesma forma: “tudo bem, vamos transar com camisinha”. Eu acho que voce deveria falar pra… Ler mais »

PVS
Visitante
PVS

Célia, tudo bem? Conforme vc falou, sabemos que há estudos que nos mostram n transmitir o HIV nessas condições. Como vc pediu opinião, vou te dar a minha (olhando por fora. Até pq n conheço vcs nem a relação de vcs). 3 meses n seria muito pouco tempo p/ vc depositar tamanha confiança em uma pessoa? Vc gosta tanto assim dele? Como vc vê a relação de vcs no futuro? “O que faço transo ou termino o namoro?”, essa pergunta que vc fez é bem pessoal e só vc vai poder responder. Pelo que percebo vc n deposita muita confiança… Ler mais »

Tiago2
Visitante
Tiago2

Perfeito amigo, seus aconselhamentos são pertinentes!!!
À companheira eu aconselho que tenha calma. Abrir o jogo assim tão cedo é perigoso demais. Podes sofrer constrangimentos desnecessários.
Imagine se o parceiro ficar louco de medo e falar pra todo mundo que ele encontrar pela frente??? Estás preparada pra isso??? Tenha calma só isso!!!

Pepe Rafael
Visitante
Pepe Rafael

Desde quando fui diagnosticado no final de 2015, imediatamente comecei o tratamento (não sofri nenhum efeito colateral ), quase todos os dias eu busco informações à respeito dos andamentos e progressos na luta contra o hiv. Acho que essa divulgação de que o indetectavel é intransmissivel já devia tá a todo vapor nos meios de comunicação, pra aos poucos ir acabando com o preconceito. Eu não culpo muito os leigos, culpo os que omitem as informações. Eu tô muito sossegado, me sinto muito bem, tô saudável e tô feliz. Um feliz ano novo a todos. Saúde e sucesso na vida.

Luccas
Visitante
Luccas

Descobri que estava infectado em Julho de 2016. Como todo mundo me desesperei. Mas tomando o 3×1 fiquei rapidamente indectetavel. Em novembro do ano passado fiz um exame de carga viral e para minha surpresa estava em 69. Em dezembro fiz outro e deu 51. Estou muito preocupado. Meu médico falou que é normal. Mais alguém passou por isso. Sera q vou voltar a ficar indectetavel?

caio
Visitante
caio

Boa noite! A um tempo deixei um comentário em nota sobre a descoberta da minha sorologia, atualmente já faço uso dos ARv´s entretanto diferente de muitos aqui os exames demonstraram coinfecção por HIV + Hepatite B cronica, com isso mesmo que chegue a indetectável quando se tratado do HIV minha situação não é das melhores principalmente no que se refere a qualidade de vida, com isso em apenas um mês e meio obtive a descoberta descoberta de duas doenças crônicas que não possuem cura quando conciliadas umas a outras além de suas derivadas complicações que resultam em complicações fatais ,… Ler mais »

SAR
Membro
SAR

Olá Caio,

Uma curiosidade. Como foi diagnosticado confecção por HIV? Foi por meio de exames? Se sim, qual exame? Se possível explique um pouco mais sobre isso.

Abraço!

SAR
Membro
SAR

*coinfecção

SAR
Membro
SAR

Ok Caio, acho que já entendi. Havia pensado que vc tinha sido infectado novamente pelo HIV (superinfecção), mas pesquisando um pouco, vi que fostes diagnosticado com HIV + HCV (coinfecção). Desejo que tudo fique bem pra vc. Procure manter a serenidade, mesmo que pareça impossível. Saia, vá ao cinema, alimente-se bem que, em breve, vc nos dará excelentes notícias sobre vc!

Abraço!

SAR
Membro
SAR

Desculpe, HBV!

DIEGO ALVES
Visitante

Muito interessante o texto

Santiago
Visitante
Santiago

Pessoal, o atual edital da PM de Tocantins exige compulsoriamente e de modo eliminatório o exame HIV excluindo até mesmo o portador do vírus indectavel sendo discriminante e ilegal isso pois sabemos que nao há impedimento de exercer a funçao policial ate minha medica afirmou. Peço a vcs que se puderem enviar (no próprio site) ao Ministério Publico de Tocantins ou a Secretaria de Saude de Tocantins que peçem a RETIFICAÇAO do atual edital pois a uniao faz a força. Sao muito poucas policias militares do Brasil que ainda exigem esse exame por nao reconhecerem os avanços do tratamento e… Ler mais »

Tiago2
Visitante
Tiago2

Santiago, o que você relatou é um verdadeiro absurdo!!!
Lamentável o despreparo de uma banca que permite uma anomalia como essa!!!
De qualquer forma isso é fácil de quebrar na justiça. Na verdade é só acionar o MP!!!

Leandro
Visitante
Leandro

Alguém poderia tirar uma dúvida? É o seguinte: Estou em um relacionamento sorodiferente. Meu parceiro descobriu há 25 dias e exatos 20 está em tratamento. Gostaria de saber se logo no primeiro mês de indetectável, ele já não transmite mais, ou teria que aguardar mais alguns meses por segurança? (questões de blip, rebote e tal)?

SAR
Membro
SAR

Leandro,

Considera-se seguro estar indetectável por mais de 6 meses.

Abraço!