Hoje, a prevenção do HIV vai muito além da camisinha: existem alternativas muito mais flexíveis e eficazes que podem servir ao estilo de vida de cada um! Para falar sobre isso, preparamos, em parceria com a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e com o canal Para Tudo da drag queen Lorelay Fox, uma série de vídeos sobre prevenção à infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), HIV e aids. Nesse vídeo, Lorelay Fox conversa com o médico infectologista Dr. Ricardo Vasconcelos sobre PrEP, PEP, tratamento como prevenção, carga viral indetectável e camisinha — juntas, estas estratégias compõem a prevenção combinada. Sem tabus e sem preconceitos, fica mais fácil lidar com o HIV.
Deixe um comentário
Boa !
Divulgação, através de série, é tudo ! =)
Esse vídeo também faz parte de uma playlist especial com vários youtubers para o dia mundial de combate à AIDS, achei as iniciativas excelentes!
Segue o link da lista:
O link acabou embutindo o primeiro vídeo, segue o link. É só copiar e retirar os espaços.
https : //www.youtube.com/ playlist?list=PLbbFefrCS5-UwltPW87yHhF6DJkmohU69
Prevenção é conscientizar as pessoas (em especial a esses jovens inconsequentes) que não estão nem aí mais para a camisinha. E o pior: é essa geração aí que vai administrar a todos futuramente. O que esperar de uma geração que idolatram Justin Bieber e Anitta ? Deus nos acuda !
Opa, a “”rafaella” está de volta. Ela é minha “fã” e a do Luiz Carlos tb! rs
Gata! O problema nao é o Luiz é sua fixação escrachada por ele aqui nesse Blog. ‘Seje Menas’
O blog não precisa de estrelinhas não e sim de pessoas coerentes. Quanto ao Luiz tem meu respeito…. ja você, nenhum! 😘👌🏻
Farei greve de fome, suicídio, deixarei de viver … Só em saber que vc não tem o meu respeito… “Triste” demais isso, kkkkkkkk, Ok “Rafaella”?”
Faça o que quiser amore! Só não me encha o saco… embuste…😘
Zzz… Zzzz…
Fazes muito bem em ZzZzZz… rsrs
Vá cuidar da sua vida: afeminada e passiva !
Ta muito bem cuidada linda… Ja a senhora sempre afetada… sai pra lá cabeça chata!
Eu não ia nem comentar para não me envolver na disputa de vocês (ainda acabo levando por tabela), mas depois desse seu último comentário… você não acha que passou dos limites não, Caio?
Se não gosta de “afeminadas e passivas”, respeite, pelo menos! Agora, discriminar e usar esses termos como insulto… Tá parecendo gay homofóbico, eu hein?
Gente achando que inferioriza outro em chamá-lo de “Afeminada e passiva”… Até quando?!?!
#VamosNosAmarENosRespeitar
Alguem sabe se pedem exame de HIV em pré operatório para cirurgia plástica?
Não sei informar exatamente. Mas sei de uma amiga que descobriu o HIV quando ia colocar prótese de silicone. AÍ não sei se é um procedimento padrão ou se foi ela quem pediu o exame.
Geralmente pede sim. Faz parte do pré-operatório na maioria dos casos.
Sim, pede. Eu fiz e pediu.no entanto, eu levei todos os exames e não levei o de hiv e eles não falaram nada.
Tenho um amigo que fez cirugia no nariz e acompanhei ele todo o trajeto a primeira coisa que ele pediu foi o hiv ele falou que ja rra soro positivo o medico pediu cd4 carga viral como stava idetectavel o medico falou aie nao tinha problema.
Obridado pessoal…
Ops obrigado rsrs
Pede
Bom dia
Sou soropositivo a 2 anos e sempre indetectavel.
Mes passado fiz uma coleta de sangue, mas me ligaram hoje dizendo que o laboratório pediu uma nova amostra.
Estou pensando o que aconteceu, ja aconteceu com alguém?
Comigo, nunca.
Nessa coleta de sangue, foi pedido exame para HIV? Alguns laboratórios pedem reexame quando dá positivo para HIV – uma forma de confirmar.
Talvez tiveram problemas com a manipulação do sangue, pois exames de carga viral e CD4 são muito sensíveis e a coleta bem como o acondicionamento do sangue tem que seguir vários protocolos, para que o exame tenha credibilidade.
Bom dia Ado,
Esse exame que vc fez foi solicitado pelo seu infectologista? Vc costuma fazer seus exames nesse laboratório? Esse exame é de Sorologia HIV-1/HIV-2? Acredito que se for o exame de sorologia que mencionei a pedido de um outro médico e se você mudou de laboratório, pode ser que o motivo seja esse. Exames de sorologia HIV-1/HIV-2 sempre darão reagentes, uma vez que eles detectam anticorpos contra HIV. A outra hipótese é por falta de material ou algum acidente com a amostra coletada.
Abraço!
Boa Tarde! Gostaria de saber se é “normal” desde sabido o diagnóstico ter um linfonodo aumentado na região da nuca? Ele sempre está ali, dói e esteticamente me incomoda. Os médicos costumam não dar muita atenção à isso. Gostaria de saber se um dia ele irá “embora” pois já fazem 3 anos que nada muda. Obrigado!
P.S: Soube que existe um grupo no Face, privado, onde as pessoas discutem de maneira mais dinâmica assuntos relacionados à condição. Alguém sabe me dizer como faço para entrar? Obrigado!
Lorenzo tinha dois módulos na nuca e assim que comecei a medicação eles sumiram, tipo antes de completar 1 mês de medicação eles já tinham desaparecido.
Eu tb tinha esses nódulos. Na nunca e abaixo do braço. Eles sumiram quando iniciei a medicação
Sempre nos instruindo, clarificando as coisas, queridos e solícitos… comentaristas. Vamos seguindo munidos de coragem, fé e amor entre nós! 💕
Olá pessoal!!
Alguém poderia falar sobre suas experiências com suplementos alimentares (Whey, BCAA, Creatina)?? Existe alguma contra-indicação/possibilidade deles potencializar os efeitos dos ARV’s??
Eu tomo esses suplementos normalmente… Nunca tive problemas!!!
Mas é sempre bom acompanhar os resultados dos exames…. 😉
Grato, Pedro!!
Quando eu comecei o tratamento, usava creatina, BCAA e Whey. Os primeiros exames deram super alterados. TGO/TGP altíssimos, o infecto até suspeitou de hepatite medicamentosa, e suspendeu tudo, inclusive o Whey. Fiquei fazendo somente dieta e tirei suplementação.
Esse ano, a nutricionista reintroduziu Whey e Creatina. Essa semana faço exames. Muito ansioso. Estou ganhando massa magra e não queria parar a suplementação…
Grato, Positividade!! Conversarei com minha infecto pra deixá-la ciente de q estou fazendo uso dos suplementos…
Rodrigues16. Sempre usei suplementos. Nesses 3 anos usando sem parar, nunca fiz exame função hepático. Ano passado minha infecto me pediu esse exame para ver como estava meu figado. O exame deu alterado, ela me pediu para parar com os suplementos e me indicou um endocrinologista. Já faz 1 ano que não uso suplementos, sigo uma dieta restrita, tomo algumas vitaminas ( Omega 3, cálcio e vitamina C) e tenho acompanhamento do endocrinologista. Estou com um corpo melhor do que eu estava a 2 anos atras…
Conversei hoje com a infecto sobre isso. Ela disse: se puder elimina-los melhor, pois o Whey pode afetar a função renal com o tempo e potencializar esse efeito indesejável junto com o TDF (do 2×1). Ou, na impossibilidade, tomar dia sim, dia não e espaçar com um tempo de, pelo menos, 6h do DTG.
cada dia mais perto!
vamos que vamos! http://somosmaispositivos.blogspot.com.br/2017/12/opdivo-droga-para-tratar-o-cancer-da.html#gpluscomments
Pessoal desde o meu diagnóstico e começo do tratamento no mês de março/2017, eu só consegui fazer um exame de Carga Viral, era pra ter feito outra agora no mês de novembro mas não foi possível pois não havia mais vaga isso me preocupa pois sempre atrasa a data dos meus exames. No último de carga viral eu ainda não estava indetectável. Será que podem surgir problemas pelo atraso de fazer os exames?Desde já agradeço a disponibilidade de vocês para sanarem minhas dúvidas. Grande abraço!
Boa tarde DRU,
Eu acredito que se você estiver seguindo o seu tratamento conforme recomendação do seu/sua infectologista, não há motivos para preocupação. Já se passaram 9 meses desde março, então acredito que já esteja com CV indetectável. Se estiveres no esquema DTG + 2×1 a chance de resistência virológica é, praticamente, nula por se tratar de um esquema novo. Ahhhh… é importante lembrar que estudos científicos mostraram que o DTG é uma droga eficiente capaz de diminuir muito a carga viral em curto período. Espero tê-lo ajudado!
Abraço!
https://www.bloomberg.com/news/articles/2017-12-01/bristol-myers-cancer-drug-opdivo-shows-surprising-hiv-impact
netonyc,
O Dr. Esper ajudou a revisar boa parte do texto desse vídeo.
Quando alguém for procurar pela PrEp, terá todas as informações necessárias para decidir por ela ou não. Se optar por fazer a PrEp, terá acompanhamento de profissionais da saúde. Bj
A mucosa vaginal é meio ácida. Isso não é um ambiente tão favorável ao vírus. Já a mucosa anal é mais rica em vasos sanguíneos e existe uma quantidade maior de CD4 (as células que o vírus invade) justamente por ser um local de muitos microorganismos. Além do mais, a mucosa retal é mais fina que a mucosa vaginal facilitando a ocorrência de traumas durante o ato sexual. Mas as duas formas conferem risco sim !
Jonah,
Tem muitos casos aqui no grupo de homens, que contraíram a partir de sexo com mulher, inclusive o meu e do JS.
Abrs
Isso aí de que as chances são extremamente remotas fazendo sexo convencional penis vagina foi o que ferrou a minha vida. Ouvi alguns médicos e vi algumas pesquisas nesse sentido e resolvi arriscar algumas vezes. Quanta estupidez a minha. Isso aí é a maior ignorância do mundo. Pleno século XXI todo mundo devia estar careca de saber que sexo com penetração sem camisinha transmite a doença sim e falar em porcentagem de risco é especulação pura. Celebridades heterossexuais que contraíram o vírus Magic Jhonson, Charlie Sheen, Eazy E, entre outros.
Sou heterossexual e fui contagiado por uma mulher numa relação casual onde ela sabia da sua condição e propositalmente me infectou; e se supõe que ela tenha contagiado outros varios como eu. A minha certeza veio após o seu falecimento, pois revoltada, abandou o tratamento….isso é bem resumido, pois a história é bem longa.
Criou uma polêmica extremamente desnecessária. “Promiscuidade” não é sinônimo de doença NUNCA. Se você me dissesse que o público homossexual tem mais dificuldade em usar preservativo, eu até poderia pensar em concordar contigo. Mas afirmar que “promiscuidade é o problema” é bem problemático. O certo seria afirmar que a falta de educação sexual adequada aumenta o risco de infecção. Promiscuidade por promiscuidade, conheço gente que transa mais de 30 vezes por mês e nunca teve NENHUMA IST. Então, por favor, vamos tomar mais cuidado com os estigmas que estamos criando (ou ajudando a reforçar).
#maisamorerespeito #menosjulgamentoedesinformação
O Alexandre adora associar “infinitamente” aos gays, hein?
Primeiro as transmissões eram infinitamente maiores.
Agora a promiscuidade é infinitamente maior.
Não generaliza, mas diz “Numa relação homo masculina vc tem o dobro de promiscuidade que numa relação hétero. Simples assim.”
Não, não, não. Eu me relacionei 12 anos com alguém e não teve promiscuidade alguma no relacionamento, quanto mais em dobro.
Simples assim.
”Brilho de sensatez” foi para o Tiago. Saúde e Luz a todos nós! * Uai! os emoticons sumiram! * : (
Apenas corrigindo, “as transmissões entre homossexuais SÃO infinitamente….”
Abraços!
Alexandre,
Talvez tenha que corrigir mais do que concordância gramatical, viu?
De acordo com a UNAids, 51% das pessoas que vivem com HIV são, de fato, mulheres.
Globalmente, homens que fazem sexo com homens representaram 12% das novas infecções, contra 18% de clientes de profissionais de sexo e 56% da restante população (não inclusa nas “populações-chave”)
Fonte: https://unaids.org.br/estatisticas/
https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/eua-homens-gays-sao-apenas-2-da-populacao-mas-52-das-pessoas-com-hiv-uma-das-razoes-para-a-maior-incidencia-de-infeccao-e-a-promiscuidade-segundo-cdc/#
2%? Os que admitem aos ventos, deve ser….
https://en.m.wikipedia.org/wiki/LGBT_demographics_of_the_United_States
p.s. Só para esclarecer, não tenho dúvida que a incidência de HIV e o risco de infecção na população gay é bem maior do que na população heterossexual, mas esse “infinitamente” me parece um pouco exagerado, dadas as estatísticas mais atuais.
Ainda que façamos uma conta “porca”, considerando que a população de homens que fazem sexo com homens representa em torno de 1/10 da população, multiplicando os 12% por 10, chegamos a 120%, pouco mais do dobro da incidência mundial no restante da população, não incluída nas populações-chave.
Do dobro para o infinito vai uma bela diferença.
Abraços
Tiago,
Sempre bem informado.
Temos mtos casos aqui de infecções hetero, sendo assim, está aí a estatística que casos homo não são infinitamente maiores.
Abraços..
Pessoal podem me ajudar? estou tomando prep. Truvada. Fui ao médico apenas para conseguir a Receita. Já tem um ano. Fiz essa semana exame de tgo e tgp. o Tgo veio 33 (referência 0 a 46) e o Tgp 57 (referência o a 50). Meu Tgp está muito alto? Preciso ir em algum médico por.isso? Não quero parar de tomar truvada. Há um ano que uso e gosto muito de sexo bare. É ele tem sido ótimo para prevenir hiv. tive sífilis e Clamidia. tratei e estou 100 por cento.
Truvada NÃO previne sífilis, hepatites, gonorreia … Ela previne apenas o HIV. E ainda tem mais: se você transar com alguém que tenha o vírus resistente aos componentes da Truvada (tenofovir e entricitabina) você pode sim adquirir o HIV. A Truvada veio para ser uma estratégia combinada de prevenção e não para substituir a camisinha.
Outra vez o grupo Folha de SP e as parceiras ERRANDO QUANDO FALAM DE HIV/AIDS.
Ainda chamam por coquetel, ainda dizem que a medicação “melhora” a qualidade de vida, quando sabemos que os indetectáveis vivem normalmente e com praticamente a mesma expectativa de vida em média, comparando aos não infectados.
E pior, nem tinha espaço para fazer um comentário ou criticar, pois a reportagem estava na interface da revista PIAUÍ, voltada, inclusive, para um público mais estudado e seleto.
Se os melhores jornais e revistas do país divulgam assim, imagina o que não se publica nos rincões do Brasil…
A realidade é que falta vontade de informar e, eventualmente, desmistificando a doença, arrefecer ainda mais o medo de contágio do vírus por parte da nova geração. Quando se propõe quebrar o silêncio e falar na doença a tônica é focar no medo e na necessidade de prevenção. Quem já está infectado fica relegado ao terreno marginal do preconceito.
Luiz Carlos , excelente seu e-mail à Agência Lupa. Descobri recentemente ser soropositivo e estou em busca de esclarecimentos para evitar os estigmas e ajudar a combater o preconceito nos outros e em mim mesmo! Vc escreve em outros lugares ou só por aqui mesmo?
Você voltou com tudo e em grande estilo, Luiz Carlos!
Por isso é adorado aqui pela turminha dos leitores do JS.
Um forte abraço, caro amigo!
Gil
João, boa noite.
Sobre HIV costumo apenas comentar e tentar ajudar algumas pessoas por aqui, não escrevo em outros sites/blogs. Infelizmente, devido ao final de ano, não tenho tido tempo para comentar por aqui como gostaria. Espero retornar com mais relevância em 2018.
Gil, muito obrigado pelos elogios!
Estava prestes a postar o e-mail quando vi seu post sobre a matéria, então aproveitei para comentar logo abaixo.
Grande abraço, meu caro!
Muito tempo sem visitar o blog. Mas muito bom ver que as informações de qualidade continuam aqui.
Preconceito diminui com informação.
Rumo a 3 anos de soropositividade. Cada vez mais saudável!
Olá galera. Tudo bem com vcs? Espero que sim.
Tenho uma dúvida: eu faço o uso de daruna, teno, ritona e lamivudina, quero saber se eu posso tomar o daruna mais ritona em horário diferente dos outros dois. Porque estou tomando tudo junto a noite, e acordo pela manha com forte queimação na região do estômago.
Alguém saberia me responder? Obg!
Junior, faço uso desse esquema. Meu infeto proibiu veementemente tomar tudo junto.
Manhã – Darunavir + Ritonavir + Lamivudina (2 em 1)
Noite – Darunavir + Ritonavir
Seu médico liberou tomar tudo junto?
Mutatis, meu esquema parece ser diferente do seu. Eu uso 2 comprimidos de darunavir (600mg cada) e mais 1 comprimido de ritonavir (100mg) e mais o lamivudina + tenofovir . E sim, tomo tudo junto.
Vocês sabem a partir de que data ano que vem, vai puder trocar de esquema pra dolutegravir pra quem tem problemas com efavirez? Eu nao aguento mais o efavirez. Tá piorando os meus problemas psicológicos. Tenho transtorno bipolar e tomo antipsicoticos e controladores de humor mas nas crises são bem piores por conta do efavirez. Fora esse calorão que me dá uma ansiedade tremenda que da vontade de sair correndo. Se alguém tiver a informação por favor.
Eu tambem já me deu pressao alta, transtorno de ansiedade, depressao… acho que por conta do kaletra e biovir que usava… e o triglicerideos e colesterol la em cima… agora estou tomando esse tenofovir, norvir e atazanavir, até que estou um pouco melhor, mas agora tenho que eliminar uma h pilory e uma gastrite erosiva do estomago… não sei o que fazer…
Anonimo bravo,
Só um lembrete a você: Não sei se você revelou ou pretende revelar ao seu gastroenterologista sobre sua sorologia, porém quem faz uso do ARV Atazanavir não pode tomar omeprazol. Digo isso pois, muitas vezes, o tratamento de infecção por Helliobacterum pilori é feito com omeprazol. Antes de se medicar converse com seu infectologista.
Abraço!
*Corrigindo: Helicobacter pylori😉
O gastro não sabe. Pois o mesmo é do plano do meu serviço… e no meu serviço, tenho medo de revelar… isso que é difícil…
Anonimo bravo,
Caso ele te receite omeprazol, diga que vc é intolerante, que não se sente bem com tal medicação. Assim, certamente, ele prescreverá uma outra medicação. Ainda que isso aconteça, sugiro que mesmo antes de adquirir a medicação, você converse com sua infectologista.
Tal ok! Colega. Muito obrigado pela orientação… vou fazer isso pra ver o que o infecto diz…
Isso é caso de vida ou morte, aconteça o que acontecer não faça a interação do omeprazol com os retrovirais a base de tenofivir. Pessoas já morreram! LEIAM A BULA!
Não é devido ao TDF e sim ao ATV. O omeprazol reduz consideravelmente os níveis de ATV no sangue e isso pode facilitar a replicação viral.
“Leiam a bula!” 👏👏👏
Gente, sempre o primeiro passo em caso de dúvida, a meu ver. Não é à toa que ela existe, em particular uma secção inteira sobre interações medicamentosas.
cade a ccura? mais um ano acabando e q q teve de mudanca ? nada!
Gente
Recebi a malfadada noticia há dois dias… Estou aqui sem saber nem pensar direito.. Estou doido pra acordar amanha e saber que foi tudo um pesadelo apenas.. Como sei que eh real, preciso da indicação de um infectologista em Brasília. Alguém pode me indicar um?
Dr. Eliana Bicudo
http://www.clidip.com.br/equipe/
Sou paciente há 28 anos dela, mesmo morando fora do Brasil.
Obrigado Chloe!
p.s. como você mesmo disse, a enrolação e espera também acabou causando imensa ansiedade, além de – pelo menos no meu caso – alimentar falsas esperanças.
Prefiro a dor mais intensa e rápida da verdade do que a tortura menos intensa mas mais lenta e prolongada da incerteza. Pelo menos, a partir da verdade temos a possibilidade de seguir em frente. Com a dúvida, fica a sensação de estarmos presos num limbo…
A Dra. Eliana Bicudo não atende convênios. Uma outra opção na mesma clínica é a Dra. Naíra Bicudo. Ela atende convênios na Clidip e no Sistema Único de Saúde no Paranoá. Quanto mais rápido você se consultar com um infecto e iniciar o tratamento melhor para a sua saúde é seu estado emocional. Fique tranquilo, você ficará bem, faça sua adesão ao tratamento e logo logo você estará indetectável. Fé, coragem e amor à vida. Se precisar de um amigo em BSB, me passe seu contato que eu posso lhe ajudar. ABS.
E pensar que estudei com a Naira por tanto tempo, poderia até ter namorado com ela, mas resolvi viver essa homossexualidade, que mesmo namorando me levou a isso 🙁 Se eu tivesse insistido em ser hetero, talvez não tivesse nessa vida.. Ela deve ser uma medica boa, era uma aluna boa, não tão boa quanto eu rs, mas estudamos no mesmo colégio e fomos contemporâneos… Agora preciso de uma infectologista e ela atende pessoas como eu… complexo isso…
Se culpar não vai mudar a condição. Vc n pegou hiv “pq é homossexual”. Pegou pq tinha que pegar, infelizmente. Tentar tocar a vida daqui p/ frente e talvez rever alguns conceitos.
amigosim,
Você não pegou HIV por fazer sexo com homens. Pegou porque não se protegeu o suficiente, assim como tantos outros milhões de homens e mulheres heterossexuais.
Namorar também não previne HIV. Pode minimizar o risco de exposição, se ambos parceiros forem fiéis ou no mínimo cuidadosos, mas pode até aumentar, se o casal adotar sexo sem proteção e um dos parceiros resolver pular a cerca desprotegido.
Obrigado!
Roger, passei por isso também tem 2 meses que soube dessa notícia. Qualquer coisa que queira desabafar só falar. Força meu amigo não é o fim e sim um recomeço.
Rafael você mora em Brasília?
Não. Sou do Rio de Janeiro.
Concordo totalmente!!!
Nos últimos 90 dias passei um verdadeiro inferno na minha vida com testes e vivendo os sintomas da SRA, no final sou negativo, mas esse tempo serviu para sair da ignorância, pois consumi todos conteúdos do vírus que pude, de artigos científicos à blogs como este, e posso afirmar que seu trabalho faz a diferença JS! Fico na torcida pela cura dos amigos vivendo com o HIV e enquanto ela não vem, por tratamentos mais eficientes e menos agressivos!
🙂
O trabalho do JS é maravilhoso! Completo! Super indico!
Bjs 💋
Pessoal, boa noite. Faço uso do 3X1 e precisei tomar tecta (omeprazol) para tratar um refluxo. O médico infectologista liberou tomá-lo, mas agora fiquei confuso com pessoas se referindo a interações com o omeprazol. Alguém poderia me ajudar?
Henrique,
O 3×1 é composto por Efavirenz, Tenofovir e Lamivudina. Seria interessante você olhar a bula e ver as possíveis interações medicamentosas do Efavirenz. Citei a interação do omeprazol com o Atazanavir, pois faz parte do esquema que uso, assim como, de muitos aqui e eu já havia sido orientado sobre essa interação pela minha infectologista.
Abraço.
Omeprazol interfere com o ATV e não com o EFZ.
Pessoal me desculpem mas estou ainda cheio de perguntas. Quanto mais fuço informações mais preocupado fico. Um médico disse num blog que quem teve os sintomas da fase aguda do HIV geralmente fica com Aids em até 2 anos e outro disse que quem tem hiv fica com aparência 15 anos mais envelhecida por causa do HIV e dos antirretrovirais.. Como tem sido com vocês? Ah e ainda me senrindo mais idiota ainda por não saber que existia tratamento pos exposição.. Burro…
Amigão procure no Google por Greg Louganis e por Jack Mackenroth e tire suas conclusões…
Gente minha medicação é a mais recente 2×1(eu nunca sei escrever o nome dela Dogluteg…) rsrss… e sempre tomo as 8h da manhã mas hoje sai às pressas pro trabalho e esqueci de tomar, só tomei as 19h da noite. Será q da algum problema? Comecei meu tratamento em Agosto e Novembro já estava indetectavel. Amém.. vida melhor q antes :)))
Fui hoje ao infectologista e meu primeito exame de carga viral ele me falou que está muito baixo. 75 mil. Fiz em setembro com 2 meses e alguns dias de tratamento. Ja se passaram mais dois meses, as manchas sumiram e to com um peso melhor. Ele falou que com 6 meses farei um novo exame pra ver se aumentou. Se nao, mudará a medicação. Espero q nao, nao sinto nada com a que tomo a tarv nova. Uma pena que demore tanto esses exames pra serem feitos nao vejo a hora de estar indetectavel