Primeiro transplante de rim entre soropositivos no Reino Unido

Pela primeira vez, os rins de um doador soropositivo falecido foram transplantados com sucesso em dois receptores também soropositivos, no Reino Unido. A África do Sul já havia feito transplantes semelhantes, a partir de doadores soropositivos falecidos para receptores soropositivos, também bem sucedidos. A utilização de órgãos de doadores que viviam com HIV pode ajudar a salvar vidas daqueles que vivem com HIV e que precisam de transplantes de órgãos.

O doador britânico foi um homem branco de 55 anos que morreu após uma hemorragia cerebral. Seu HIV estava sob controle, com uma carga viral abaixo de 50 cópias/ml nos últimos três anos e uma contagem de células CD4 acima de 200 células mm³ nos últimos seis anos. Os destinatários foram um homem negro de 60 anos que estava na lista de espera há 563 dias e um homem negro de 45 anos que estava na lista há 306 dias. Depois do transplante, realizado a dois anos atrás, o primeiro paciente ainda precisou de diálise por conta de complicações decorrentes do transplante. Seu quadro veio a melhorar dez dias depois da cirurgia. O segundo paciente não teve complicações e recebeu alta do hospital oito dias após o transplante. Hoje, ambos os pacientes estão bem: sem complicações decorrentes do transplante e com o HIV bem controlado. Segundo o MedScape, eles não precisaram mudar suas combinações de antirretrovirais.

“A terapia antirretroviral transformou a vida das pessoas infectadas pelo HIV, de modo que esta é agora uma doença crônica gerenciável, tal como, por exemplo, a diabetes”, disse a Dra. Rachel Hilton do Guy’s Hospital, em Londres. “Isso abre a oportunidade para as pessoas que vivem com o HIV terem acesso a tratamentos como o transplante de órgãos e a oportunidade de doar seus órgãos após a morte.” Ela acrescentou: “Nosso programa ainda está no começo. Precisamos ganhar a confiança de que os resultados a longo prazo para esses receptores continurão favoráveis. Minha esperança para o futuro é que os novos agentes antirretrovirais, particularmente aqueles com poucas ou nenhuma interação com os regimes imunossupressores atuais, permitirão resultados ainda melhores para os receptores de transplante infectados pelo HIV.”

De acordo com um estudo publicado no Clinical Kidney Journal, a admissão de doadores soropositivos pode representar um ou dois transplantes anuais deste tipo no Reino Unido. “Um único doador de órgãos pode salvar ou transformar a vida de muitas outras pessoas”, disse a Dra. Rachel. “Já fizemos transplante de rins de três doadores soropositivos em seis pacientes que vivem com HIV e que sofriam de doença renal crônica em estágio final.”

Anúncios

105
Deixe um comentário

avatar
34 Comment threads
71 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
43 Comment authors
Téoclaudinhaduarttpaulo PEviver+PB. Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Inscrever-se  
Receber notificação
Ney
Visitante
Ney

Legal saber da possibilidade de doação de órgãos de positivo para positivo. Antes da infecção eu era doador mas sabemos que no Brasil um positivo não pode doar para um soro negativo. Em relação de doação de positivo para positivo aqui no Brasil eu desconheço. Quem souber favor comente. Gostaria de saber como é aqui no Brasil. Valeu.

SP+-
Visitante
SP+-

Só achei muito tímida a perspectiva de 1 a 2 transplantes desse tipo ao ano….

Luquinha
Visitante
Luquinha

O doador um ,britânico foi um homem branco de 55 anos que morreu após uma hemorragia cerebral. Seu HIV estava sob controle, com uma carga viral abaixo de 50 cópias/ml nos últimos três anos e uma contagem de células CD4 acima de 200 células mm³ nos últimos seis , Triste e lamentável .

Henrique
Visitante
Henrique

Isso so prova que de qlq maneira todos vao morrer de alguma coisa não necessariamente por decorrência do hiv.

Tiago
Visitante
Tiago

Lembrou-me uma pergunta aqui feita sobre a possibilidade de soropositivos poderem salvar uma vida doando sangue e a categórica resposta “não pode”.

Não podemos doar sangue, mas já podemos doar um órgão inteiro, ainda que seja a outro soropositivo rs

Fernando
Visitante
Fernando

Gente, me ajudem por favor. Desse que eu descobri meu diagnóstico Setembro do ano passado venho emagrecendo. Mas tá tudo normal nos meus exames. Eu sempre fui magro e tive dificuldade de engordar mas agora eu perdi e não consigo voltar ao meu peso normal de jeito nenhum. Pedi até a minha infecto pra tomar cobavital que vi que engorda e nada aconteceu. De ano passado pra cá sai de 56 pra 51kg. E sou baixo tenho 1.73. To desesperado pq me acho feio assim e também as pessoas percebem. Faço uso do 3×1 e também tomo remédios pra depressão… Ler mais »

Joao
Visitante
Joao

Passei exatamente por isso , hoje meio desencanado . Cobavital só começa a engordar depois de três caixa tomada arduamente e se para de tomar perde tudo ,,,, o jeito é desencanar

John titor
Visitante
John titor

Também tive esse mesmo problema. Use buclina antes da sua principal alimentação, se alimente no mínimo 5 vezes ao dia, o ideal é 8 vezes, beba bastante água, pratique atividades físicas e você precisa parar de fumar ou procurar ajuda para parar de fumar. Existem programas do governo que te ajudam a parar de fumar, eu mesmo participei de um. Vc vai tomar um remédio que vai controlar fissura, vai usar adesivo e chiclete e te garanto que vc conseguirá, pois eu consegui. No primeiro mês é difícil, mas é bem menos difícil do que parar sem tratamento, após o… Ler mais »

SP+-
Visitante
SP+-

Fernando, eu sei que é difícil mas largar o cigarro já faz vc ganhar peso.

Outra coisa, vc treina? Já pensou em fazer musculação??
Se já faz as vezes um ciclo de esteróides com acompanhamento médico é uma boa alternativa.

Alguns anabolizantes tem sua indicação justamente para esses casos! Mas somente com indicação médica porque originais somente na farmácia com receita especial controlada..

telma
Membro
telma

Eu engordei fazendo musculação ganhei massa muscular nao sei se pra vc funcionará regimes contendo inibidores de integrase com o tempo tem efeito de diminuir colesterol e triglicerideos tomo a mais de 5 anos inibidores de integrase . Não sei se pra vc funcionará tenho 1.69 e peso 70 kilos continue tomando cobavital talvez funcione muita gente acha que musculação emagrece eu achava tambem mais pra mim foi o contrario aumentei 2 kilos na balança

Renato
Visitante
Renato

Passei por isso tbm,mas hj já tô preocupado e com.o aumento de peso!rsrs

Vsrj33
Visitante
Vsrj33

Posso fazer uma doação de uns quilogramas pra ti? Como eu queria emagrecer. Eu pesava 78 kg depois foi para 83kg e depois que eu descobri passou dos 92kg e tenho 1.74. Minha sorte é que faço musculação. Amigo vc já tentou entrar pra uma academia? Usa sua falta de peso a seu favor. Vc vai ganhar massa magra cara. Isso será maravilhoso. Claro que não é de um dia para outro. Tem q ter paciência e querer. Se esforce e não faça cara feia. Vc vai ganhar peso.

Miguel
Visitante
Miguel

é piegas, mas soh voltei a engordar qndo larguei as medicações pra depressão tipo fluoxeina e clonozepam pra dormir. e hje to meio pançudo rs … ou bastante, depende da auto-estima rs..

abraço

Maycon
Visitante
Maycon

E de um negativo para um positivo?

E moço que ficou triste pelo AVC do positivo! Não vou negar a ti que temos uma chance um pouco maior. No entanto, fumantes tem bem mais. E J.A vi jovens de 20 morrendo de AVC e fumantes de 80 anos que nada possuem. Viver é estar em risco a todo tempo. Uma probabilidade maior não significa fato, assim como menor impedimento.

Rômulo
Visitante
Rômulo

Foda é saber que um homossexual não pode doar sangue segundo o hemorio… tem que bancar o “hétero” para tal…no caso de soronegativo obviamente.

SP+-
Visitante
SP+-

Uma amiga minha trabalha num hemocentro.

Ela me contou que mesmo preenchendo os formulários como hétero, elas são treinadas a ver qq deslize e descartar a bolsa de sangue logo após a doação sem o conhecimento do doador…

Rômulo
Visitante
Rômulo

É muita estupidez fazer uma coisa destas… não entendo a razão se o sangue ta limpo… ainda pedem para doar e blablabla…

Rodrigo
Visitante
Rodrigo

Como assim, qualquer “deslize”? Que coisa estúpida.
De toda forma, o STF está julgando o caso e deve derrubar em breve essa barreira.

SP+-
Visitante
SP+-

Isso mesmo, se a equipe da coleta desconfia que vc é gay eles colhem ter tratam super normal e depois dispensam a bolsa…

Ridículo, qq um pode estar na janela imunológica alí no ato da doação, sendo gay, drogado ou o que for.

Júlia
Visitante
Júlia

Pura verdade eu era negativa na época e não pude doar porque sou transexual ridículo

Alessandro
Visitante
Alessandro

De onde vc fala Júlia ?

Henrique
Visitante
Henrique

Boa noite, pessoal. Alguém poderia me ajudar? Sempre tive dúvidas para interpretar os resultados do meu controle. Já pedi explicações a meu médico, mas ainda não fiquei satisfeito com as explicações dele. Tenho 47a, faço tratamento com o 3 em 1 há dois anos, estou indetectável e os valores do meu último exame (27/10/2017) são o seguinte: CD3 = 1751 , CD4= 791, CD8= 967 e CD4/CD8= 0,82. Na realidade não sei o que esses números significam e com qual deles eu tenho que me preocupar. Às vezes fico frustrado por achar o valor do cd4 baixo, apesar de eu… Ler mais »

Rômulo
Visitante
Rômulo

Dizem que um CD4 800 é uma média normal das pessoas.

Caio PE
Visitante
Caio PE

CD4 excelente (acima de 500 já é considerado saudável). Relação CD4/CD8 indica o estado imunológico da pessoa com imunodeficiência nas quais ocorrem alterações de linfócitos T supressores e T auxiliadores. Quanto mais alto o valor da razão CD4/CD8 melhor. Resumindo: continue firme e forte o tratamento. Tudo está ok !

John titor
Visitante
John titor

Os linfócitos T fazem parte de nosso sistema imunológico. são formados no Timo.

Valores de referencia:
CD3: 723 – 2737
CD4: 404 – 1612
CD8: 229-1129

Os linfócitos CD3 são correceptores que ajudam na ativação do sistema imune, Já os linfócitos CD8, têm a função de sinalizar e correlacionar a adesão na ativação dos linfócitos T induzida por antígeno.

Fonte: http://www.doctoralia.com.br/enfermidade/hiv+e+aids-41049/pergunta/quais-os-valores-normais-de-cd3-cd4-e-cd8-em-um-adulto-nao-portador-e-qual-a-funcao-especificamente-539188#reviews

telma
Membro
telma

Esses resultados sao otimos acima de 500 cd4 pra portadores do hiv ja se torna maravilhoso muitos almejam isso e nao conseguem nem seguindo tratamento a risca , segue com seu tratamento a risca que vc está otimo .PARABENS E LONGA VIDA PRA VC

Henrique
Visitante
Henrique

Obrigado pelas respostas, Rômulo e Caio PE!

Olhos 03
Visitante
Olhos 03

Pq muitos infectologistas falam que indectavel passa ?que existe um percentual baixo porém não confiável?se as pesquisas dizem que indectavel são intransmissível que não existe transmissão estando indectavel?

EGC
Visitante

SE FALAM ISSO É PORQUE SÃO BURROS OU PRECISAM SE ATUALIZAREM, INDETECTAVEL NÃO TRANSMITE

John titor
Visitante
John titor

Por que na cabeça de alguns infectologistas, isso ajudará você a se proteger de outras doenças sexualmente transmissíveis, mas na realidade vc sendo soropositivo indetectável vc é INTRANSMISSÍVEL. Manda ele pesquisar i=i ou u=u.

Renato
Visitante
Renato

Porq realmente o fato de estarmos indetectáveis,não nos dá o direito de n usar camisinha,pós podemos pegar outras doenças ,e fico vendo hj em dia como tem gente q n liga para o uso da mesma ,se uma pessoa+,estiver mal intencionada passa c facilidade pra outras.

SP+-
Visitante
SP+-

Eu como soro- em um relacionamento sorodiscordante e estável há 3 anos, tenho pesquisado bastante sobre o assunto pq fizemos sexo sem preservativo por 2 anos e tudo ok por aqui. Mas sobre o indetectável não transmitir a conclusão que se chega através da pesquisa PARTNER é que naquele momento que vc está indetectável vc não transmite. Naquele exato momento do exame ou o tempo que vc se manter indetectável. Mas entre um exame e o outro naquela janela média de 6 meses pode sim ocorrer de vc transmitir, pq nesse espaço de tempo entre os 2 exames dando indetectável,… Ler mais »

RecentWave
Visitante
RecentWave

Na verdade o estudo fez uma vasta pesquisa com vários tipos de casais soro discordantes ao longo de anos e não houve nenhum caso de transmissão. Lógico que se a pessoa não aderir ao tratamento ela voltará a ser detectável e passará a tramsmitir. Se este não é o seu caso não se preocupe com transmissão. Se preocupe apenas com outras doenças que os anti retrovirais não combatem.

Miguel
Visitante
Miguel

eh o famoso tirar da reta meu amigo, eu só durmo com minha mulher e tá tudo ok… obviamente um infectologista, não vai querer assumir a culpa c vc infectar alguém, sejamos razoáveis, dá pra entender a posição.

Ney
Visitante
Ney

Olhos 03 essa pergunta sobre a possibilidade de um indectavel passa a doença pode ser respondida pelo jovem soro positivo. Que aliás será pai e vive um relacionamento soro discordância….

Ney
Visitante
Ney

Mas eu também percebi isso de alguns médicos serem bastante restrito em relação a sexo sem proteção entre casais soro discordância…

EGC
Visitante

Medicos não são Deus.
Alguns são desinformados e preconceituosos.
Outros são estudiosos e preocupados com o bem do outro.
Mais ainda digo que a maioria são preconceituosos como qualquer pessoa.
Vai ter medico que vai mandar ate vc separar sua escova de dente, haja ignorancia
Repito indetectável não transmite, pode ter filho ou filhos e vida normal, somente ser fiel a medicação.

telma
Membro
telma

Concordo com vc EGC medicos nao sao deus e nao sao videntes se nao estaria morta, quando recebi o diagnostico em 90 o medico disse que ia tratar as infecçoes com antibioticos mais viveria no maximo 1 ano , to aqui viva ate hoje entao deus existe e medicos erram tambem. Eu dou graças a deus pela minha cabeça e fé de nao aceitar o que ele me falou . Tomem seus medicamentos certinhos e sejam felizes e vivam como sorononegativos claro se cuidando e usando sempre preservativos pq existe outras dsts

John titor
Visitante
John titor

No grupo de apoio ao qual eu pertenço, os médicos que também são ativistas, eles são muito gente boa em relação a isso, e há até uma gíria: “indetectável empoderado”, isto é, quando vc faz sexo sem ter medo de ser feliz, sem proteção mesmo, pois vc é INTRANSMISSÍVEL, mas claro que a melhor maneira seria numa relação monogâmica, pois vc não estará imune a uma infecção de outras doenças venerias.

Rômulo
Visitante
Rômulo

Acabei de receber meu exame após 6 longos meses com o DTG e pensei que tava indetectável mas ta em 397 o CV e CD4 em 900… e olha que o DTG costuma baixar bem rápido… tudo bem que tava com quase 2 milhoes de CV (infecção aguda) mas sem tratamento costuma baixar pra 100 mil e subindo aos poucos… #chateado =|

Caio PE
Visitante
Caio PE

Mas para quem estava em 2 milhões e baixar para 397 é uma queda abissal. Ou, talvez, possa ser que seu vírus seja resistente ao TDF ou ao 3TC. Pois quase todos colocam as esperanças APENAS no DTG e esquecem que tomam o 2×1 junto. Acredito que seu médico deva pedir uma nova CV daqui a um tempo e verificar. Se não indetectar, deverá fazer genotipagem viral.

Rômulo
Visitante
Rômulo

Resistência eu duvido pois a suposta pessoa que me infectou ficou indetectável com 3×1 e se fosse o caso não teria baixado até este ponto.

Mas em breve terei plano particular e poderei realizar testes trimestrais ao menos. \o/

paulo
Visitante
paulo

eu faço o 2×1 e fiquei indetectável em menos de dois meses. fiquei bem feliz. mas também minha carga viral no início do tratamento era de 21 mil, bem menor que a sua. acho que como você tinha uma carga viral muito alta, o remédio não conseguiu ainda te deixar indetectável, mas dá pra notar nitidamente que fez efeito =)

Olhos 03
Visitante
Olhos 03

Jovem tira essa dúvida :pessoas indetectáveis mais de 6 meses não transmitem ?qual a opiniao do dr Esper sobre isso ? E pq alguns infectologista não concordam sobre essa informação

AmigoSp
Visitante
AmigoSp

Sou paciente do Esper.
Uso o DGT há 10 meses e estou indetectável.
Não sou mais transmissor apenas portador.
Dr Esper me explicou que quando estivesse indetectável não precisaria usar preservativo.

Caio PE
Visitante
Caio PE

Não precisa entre aspas. Se for com alguém conhecido e sem nenhuma IST tudo bem. Mas se for com um desconhecido da rua isso é altamente não recomendado. Outro ponto: quase todo portador se culpa muito em não infectar alguém, mas será que a recíproca é tão verdadeira assim ?

Vida
Visitante
Vida

Boa tarde!
Luiz Carlos, tudo bem? Vc está sumido. Sentimos sua falta.

Vida
Visitante
Vida

Olá! !
Alguém sabe se soropositivo pode tomar vacina de tétano e difteria normalmente ? E se ao reailazar exame admissional corre o risco de descobrirem a sorologia.
Abraços

Caio PE
Visitante
Caio PE

Tétano e difteria são vacinas produzidas por fragmentos de bactéria. Logo não possuem alguma possibilidade de ativação de doenças. Mas procure, realmente, seu médico e se informe sempre com ele antes!
É ilegal cobrarem sorologia anti-HIV em exames admissionais. Existe uma lei específica proibindo.
Realmente, Luiz Carlos, estamos sentindo sua falta !!!

Luiz Carlos
Visitante
Luiz Carlos

Estou por aqui, apenas observando. Troquei meu esquema para monoterapia com Darunavir há dois meses com o intuito de diminuir os efeitos adversos do Tenofovir a longo prazo. Passei apenas por um rash leviano após duas semanas, como na maioria dos ARVs. No momento estou apenas aguardando ao disponibilização por parte do governo do Darunavir em comprimido único de 800mg para reduzir o pill burden. O grande problema é que tenho que pegar o TDF+3TC, caso contrário a farmácia da minha cidade não libera os comprimidos (mesmo após eu explicar a eficácia do monoterapia com estudos, etc – Brasil sendo… Ler mais »

Caio PE
Visitante
Caio PE

Quais os efeitos práticos e comprovados do TDF ao longo dos anos ? E o que considerado, a partir de “quantos anos” isso começa a ocorrer (em média) ?

Luiz Carlos
Visitante
Luiz Carlos

No longo prazo (cerca de 10 anos) os efeitos podem ser graves, como EH (encefalopatia hepática), hemorragia das varizes, e há até estudos apontando aumento no câncer hepático.

Abraços!

Caio PE
Visitante
Caio PE

Luiz, notasse que tem um “fão recalcado” nosso aqui. Um reprimido ! kkkk

Rafaello
Visitante
Rafaello

Pior é a senhora que vive reclamando quando alguém negativa teus comentários aqui. Além de sempre querer chamar a atenção aqui no Blog. Se enxerga o despacho de encruzilhada.

paulo PE
Visitante
paulo PE

oi, o Tenofovir que você fala é este que faz parte do 2×1 com o Dolutegravir?

Caio PE
Visitante
Caio PE

Tenofovor + Lamivudina = 2×1.
Junto com o Dolutegravir formam 2 comprimidos ao total. A maioria deposita esperanças apenas no DTG e esquecem que o 2×1 podem sofrer resistência viral também.

Jorgito
Visitante
Jorgito

Luiz Carlos, não sabia dessa possibilidade de monoterapia com Darunavir. Não existe risco do vírus desenvolver resistência nesses casos de monoterapia? Achei essa alternativa interessante, não sabia que era viável. Além de evitar os colaterais do Tenofovir deve ser bem menos tóxico também, você tomar apenas uma droga ao invés de três. Fale um pouco mais sobre isso aí. E os colaterais do Danuravir? Como são? Existe risco de lipodistrófica? Quero estudar essa possibilidade aí pra mim também. Morro de medo dos colaterais do Tenofovir a longo prazo.

Jorgito
Visitante
Jorgito

Correção: Lipodistrofia

Luiz Carlos
Visitante
Luiz Carlos

@Jorgito, Segundo os estudos recentes, a chance de resistência é virtualmente a mesma (Week 96 efficacy and safety of darunavir/ritonavir monotherapy vs. darunavir/ritonavir with two nucleoside reverse transcriptase inhibitors in the PROTEA trial) – 15% em quem estava em terapia com DRV/r + 2 ITRN e 17% em quem estava em monoterapia (DRV/r) após 96 semanas. Existe sim um risco um pouco maior de lipodistrofia utilizando apenas o DRV/r, porém ele está associado a pacientes que já vinham utilizando combinação com DRV/r + 2 ITRN há muito tempo (Fat tissue distribution changes in HIV-infected patients with viral suppression treated with… Ler mais »

Jorgito
Visitante
Jorgito

Obrigado pela atenção em responder à pergunta, Luiz Carlos. Abraço!

Maycon
Visitante
Maycon
Jorgito
Visitante
Jorgito

Alguém que manja inglês poderia, por favor, me dizer: a reportagem veicula que a cura funcional está próxima ou que já chegou? Porque o título dá a entender que já descobriram.

paraensepositivo
Visitante
paraensepositivo

Muita gente que vem comentando aqui deveria repensar o que vem postando. Não devemos jamais encorajar soropositivos, como nós, a praticar sexo sem preservativo sob o pretexto de que quem está indetectável não transmite. O que vemos são muitos comentários que, mais cedo ou mais tarde, vão acabar induzindo muitos ao erro num momento em que observamos um aumento significativo no número de pessoas infectadas. Devemos, sim, ter cautela sob pena de acabarmos por criar um tipo de vírus multirresistente que tornará o tratamento, que hoje é tranquilo, muito complicado.

Olhos 03
Visitante
Olhos 03

Obrigada jovem re vi alguns textos e sobre estar indetectável bom vc tem que tomar um remédio toda noite e estar indetectável após 6 meses sua condição imunológica melhora e vc realmente não é trasmissor .Porem vejo que ainda existe preconceito por parte de nós soros + ,devemos sim nos cuidar pois não existe só o hiv porém como eu um dia quero ter filhos por isso que fiquei com esta dúvida mas já está esclarecida que hoje vc estando endetectavel vc não passa pro parceiro e principalmente aop bebê,sei que muitos drs não gostam de citar vc não é… Ler mais »

paraensepositivo
Visitante
paraensepositivo

“O TEMPO É O SENHOR DA RAZÃO”. Esperemos então…✌

Vida
Visitante
Vida

Luiz Carlos! !!
Não suma não sentimos sua falta.
O Caio respondeu minha dúvida é agradeço muito,mas não há tempo de consultar o médico de meu esposo. Ele precisa dessas vacinas de tetano e difeteria para exame admissional. O que vc acha??

Matias
Visitante
Matias

Bom dia pessoal! Um dia pedi orientação à vcs pela experiência de lidarem com Hiv por mais tempo que eu; meu questionamento foi em relação ao meu médico pedir exame CV e CD4 apenas antes do início do tratamento (dolutegravir+Lamivudina+ Tenofovir): CV: 7.900 e CD4: 848. Ele disse que não pediria esses exames novamente depois de 3 meses de tratamento, só depois de algum tempo. Eu vejo todos comentando que depois de três meses de tratamento os médicos pedem e tal…Tenho retorno com meu médico e para a minha surpresa depois de 6 meses de tratamento ele n pediu o… Ler mais »

Caio PE
Visitante
Caio PE

Se fosse eu, eu cobrava (exigia mesmo) esses exames de CD e CV. Afinal, como não avaliar alguém passados 6 meses ? E se ele não quiser passar, já iria vendo a possibilidade de outros médicos. Esse cara não é o único !!!

PB.
Visitante
PB.

Oi, Matias.
Você tem kik? se tiver passa aí…
Podemos trocar experiencias sobre infectos em Goiás.
Abraço

Gil
Visitante
Gil

OLÁ PESSOAL! Aconteceu um “pequeno acidente” com um frasco de tenofovir/lamivudina aqui em casa… os comprimidos caíram na pia cheia dágua com detergente. Estragou, claro. Era um frasco cheio, não havia tomado nenhum. Ainda tenho para este mês, mas era o frasco de dezembro. Se alguém tiver um frasco de tenofovir/lamivudina que não esteja usando, pois mudou de esquema, pode, por favor, me enviar pelo correio? Pago as despesas de envio. Pode ser por SEDEX. Já resolvi essa situação de desatenção. Mudei de lugar, para o quarto. Deixava sobre o armário da cozinha, no aéreo em cima da pia. Quase… Ler mais »

Coralina
Visitante
Coralina

Meu novo kik, perdi o antigo: Coralina.Silva11

AnonimoFer
Membro
AnonimoFer

Meu kik: genfer1981.

Aproveito para fazer uma pergunta aos demais soropositivos do blog.

Quando vcs vão ao dentista, dermato, cardio vcs abrem ou não a sorologia?

Entendo que para cirurgia faz se necessário, mas consultas de rotina não vejo necessidade. O que acham???

Tiago
Visitante
Tiago

AF, eu abri para a minha dentista, mas foi mais por desinformação que outra coisa. Aconteceu uns dois dias depois do diagnóstico, estava bem perdido e como meus próprios deslizes acontecem e como senti afinidade, senti-me inclinado Como ela mesmo falou, o meu alerta foi bem-vindo, mas no entender dela não é responsabilidade minha alertar, mas sim do profissional de saúde usar de todos os meios para se prevenir, com todos os pacientes, sem exceção e da mesma forma que fariam sabendo estar lidando com um portador de HIV. Faz sentido, já que nem todo o portador sequer sabe que… Ler mais »

Tiago
Visitante
Tiago

Estava editando quando publiquei sem querer rs

Ia escrever “Aconteceu uns dois dias depois do diagnóstico, estava bem perdido e como meus próprios deslizes estavam bem presentes e ainda senti afinidade, senti-me inclinado a alertar.”

AnonimoFer
Membro
AnonimoFer

Tigão obrigado pela resposta brother. O que disse faz todo sentido.

morena
Visitante

bom dia alguma mãe aqui positiva que possa mim responder minhas dúvidas ou um paizão que acompanhou sua companheira durante o nascimento do bebê então a médica mim falou que vou tomar 3 horas de Azt na veia “doi” tenho essas dúvida afinal e qui que encontro apoio infelizmente nem pergunto muito mas minha consulta de pré natal porque a minha ginecologista da onde faço tratamento ela acha o fim uma positiva engravida só pela expressão das palavras dela fico até com medo emfim minha 2 pergunta assim que narcir o bebê fica comigo como não vou poder amamentar tenho… Ler mais »

paraensepositivo
Visitante
paraensepositivo

Minha cara, se você estiver em tratamento, indetectável e tomando a sua medicação corretamente, fique tranquila que seu filho nascerá sem o HIV. Com carga viral abaixo de 1000 cópias, a possibilidade do bebê nascer infectado é de 20 a 30%. Estando indetectável a taxa cai para zero. Geralmente durante a gravidez deve ser usado um inibidor de integrase para evitar a transmissão na hora do parto. A informação dessa “infectologista” de que você irá tomar AZT na veia por três horas, não procede. Quanto ao atendimento ruim que você recebe, reclame, exija, denuncie. É seu direito, constitucional, receber atendimento… Ler mais »

paraensepositivo
Visitante
paraensepositivo

O único inconveniente é que você não poderá amamentar. No mais cuide bem e curta bastante seu filho que é um presente que Deus te deu.

claudinhaduartt
Visitante

Oi então eu tive uma linda filha após o hiv e sim tive que tomar remédios durante toda a gestação e sim tomei azt na veia durante o parto não doi nada é minha filha ficou tomando xarope de azt por 45 dias logo após o parto ( cesaria) tomei um comprimido para o leite não descer e meus seios foram enfaixados imediatamente eles trouxeram fórmula pra ela é recebi fórmula do cta onde faço acompanhamento até o 6° mês dela e ela nasceu super bem saudável e sem hiv ….boa sorte!

morena
Visitante

muito obrigado agradeço mim sinto mas aliviada

Rafaello
Visitante
Rafaello

“Mim” não conjuga verbo. 😉

Téo
Visitante
Téo

Vc entendeu o que a pessoa quis dizer, não?!
Preconceito linguístico é coisa de gente escrota. 😉

morena
Visitante

paraensepositivo obrigada por sua palavras agente fica muito fragilizada mas mãos de médico que compara os anos 80 com o de hoje agradeço muito a você assim sigo mim informando

Garoto Mais
Visitante
Garoto Mais

Galera, aqui ainda tem aquele grupo no Kik? Se sim, por favor me coloquem lá, o meu nick é: garotomais

Obrigado!

paulo PE
Visitante
paulo PE

Gente, tô precisando da ajuda (legal) de vocês para um esclarecimento. Descobri que tenho HIV em Junho deste ano por causa de uma infecção que tive com HPV. Estou me tratando com um proctologista do meu plano de saúde e, claro, ele precisou saber disso. Pois, hoje, quando meu pai foi ao médico pegar uma assinatura que ele esqueceu de dar no laudo (para pedir um reembolso da cirurgia ao plano de saúde), ele simplesmente CONTOU AO MEU PAI que eu tenho HIV. Quando este médico em questão foi me operar este mês eu fui bem claro de que eu… Ler mais »

Gil
Visitante
Gil

OLÁ PAULO PE! De qualquer modo, você não pode obrigá-lo a mentir sobre sua condição. Aí, quem incorre em erro é você, infelizmente. Ele quebrou o sigilo entre médico-paciente o que é falta grave no código de Ética. Cabe, portanto, que você vá até o Conselho Regional de Medicina de seu estado e faça a denúncia. Creio que pelo site do CRM ou do Conselho Federal, você descobre se tem de ir pessoalmente ou se faz on line, o que acho difícil. Se for igual ao Conselho de Psicologia, tem de ir pessoalmente, levar provas, documentos, protocolar, etcetc… Também vejo… Ler mais »

paraensepositivo
Visitante
paraensepositivo

Paulo P, só aproveitando o gancho no comentário do Gil, para você exigir uma punição para o médico linguarudo mais pessoas irão tomar conhecimento da tua sorologia; no CRM, no escritório do advogado e, se for pra justiça, mais umas dezenas de pessoas. Se fosse quer anonimato, que fique só em família, abafa o caso por aí mesmo.😀

sp+-
Visitante
sp+-

Nossa mas pior que pros pais.
O médico f*deu mesmo hein, pqp

Téo
Visitante
Téo

SIm, há métodos legais sim. Procure uma ONG e se aconselhe com quem entende do assunto.
Acho um absurdo um comentário ao seu post dizendo:
“De qualquer modo, você não pode obrigá-lo a mentir sobre sua condição. Aí, quem incorre em erro é você, infelizmente.”
Ele simplesmente NÃO pode contar sua sorologia, não cabe a ele decidir quem deve ou não saber. Ele não mentiria se ficasse na dele e assinasse o papel e pronto.
Cabe processo sim que corre em segredo de justiça dado a exposição que vc pode sofrer. Mas não deixe isso passar em vão.

Gil
Visitante
Gil

Pessoal, olha só o que veio no meu e-mail, no principal, como se fosse retirado daqui… Uma tradução escrota de um e-mail, como se respondessem uma pergunta que jamais fiz… segue cópia do mail: Boa tarde Psico Gxxxxx, Sou Sonja McDonell, 23, Swiss Airlines Stewardess com 13 cidades ultramarinas, muito tierno com muitas idéias, também em casos de emergência no meu trabalho maravilhoso. Eu respondo suas perguntas em 2 etapas: 1) O HIV positivo é um problema real em algumas das minhas cidades. A razão é, porque a maioria das jovens meninas pobres fodem sem comdoms. Quando eu tenho uma… Ler mais »

sp+-
Visitante
sp+-

Gil, mas aonde pegaram o seu email?

Já q o nosso email nao é exibido aqui nos comentários?
Preocupante….

Gil
Visitante
Gil

Eu realmente não entendi, mas na mensagem, citava o blog Jovem Soropositivo… Não entendi.

Garoto
Visitante
Garoto

Gnt vcs aumentaram 1 hora o remedio de vcs por causa do horario de verão ou estão tomando no horario normal? (Falo isso pra wm vive em estados ontem tem horario de verão)

Rômulo
Visitante
Rômulo

1h não faz diferença… ainda mais 1 dia apenas.

Horus
Membro
Horus

Pessoal tenho uma dúvida! Se estou com carga viral infectarem há mais de 7 meses eu ainda assim posso infectar alguém através do sexo oral sem camisinha??? Eu to muito preocupado, eu n tive a coragem pra contar q sou positivo ainda e acabou rolando! Mas o sexo foi com preservativo obviamente! Eu to morrendo de culpa e não vou me perdoar se infectei alguém :((

PositiveSoul
Visitante
PositiveSoul

Não se preocupe Horus, a possibilidade de transmissão por sexo oral é ínfima e requer condições bem específicas. Nao se culpe à toa!

Horus
Membro
Horus

Você poderia me informar quais poderiam ser essas situações?!?
Essa sensação de culpa é terrível! Não quero q ninguém passe pelo que eu passei e ainda mais por minha culpa! :((

Sp+-
Visitante
Sp+-

Horus,
Indetectável há 6 meses ou mais não transmite nem por sexo anal

Tire esse peso das costas

Somente fique atento quando a revelar sorologia em um relacionamento novo, saiba que quanto mais tempo passa mais difícil fica

Pese o momento certo que te protege com o sigilo mas não causa um impacto imenso por ter passado tanto tempo

Boa sorte ai

Horus
Membro
Horus

*indetectavel há mais de 7 meses…

viver+
Visitante
viver+

SUGESTOES DE PROFISSIONAIS MÉDICOS. Pensei muito de deveria postar esse grito de ajuda, mas não vejo motivo para não postar. Isto me ajudará e talvez ajude a outros tantos. O vírus do HIV não escolhe idade, sexo, religião, raça ou qualquer outra coisa, e também não exclui profissõe, por isso sei que existe muitos médicos que são portadores e talvez alguns desses medicos tenha acesso a esse BLOG. Levando em consideração essa posibilidade, gostaria de ouvir a opinião de alguns profissionais medicos que são portadores ou estão na ponta de atendimento a pacientes soropositivo. QUE CONSELHO VOCÊ PROFISSIONAL MEDICO daria… Ler mais »

viver+
Visitante
viver+

por favor, desculpem os erros de acentuação e algumas palavras que parecem não ter sentido, digitei no próprio celular e meu teclado muda algumas palavras..

paulo PE
Visitante
paulo PE

Só pra contar que falei com o médico e ele, como uma pessoa sensata, entendeu a minha situação e ligou para meu pai e disse que tinha se confundido de paciente. Pense num aperreio :/ haha

Sp+-
Visitante
Sp+-

Nossa q saia justa Meo Deos