Notícias
Comentários 159

CRISPR cura HIV em animais

Cientistas da Lewis Katz School of Medicine da Universidade de Temple e da Universidade de Pittsburgh conseguiram extrair o DNA do HIV dos genomas de animais vivos, deixando-os livres do vírus. Foi a primeira a demonstração de que a replicação do HIV pode ser completamente desligada.

O estudo mostrou que o HIV foi eliminado de células infectadas em modelos animais diferentes, incluindo um modelo “humanizado” de ratos (transplantados com células imunes humanas e, em seguida, infectados com o HIV), utilizando uma poderosa tecnologia de edição de genes, conhecida como CRISPR/Cas9. O estudo foi publicado em 3 de maio na revista Molecular Therapy.

O trabalho foi conduzido pelo Dr. Wenhui Hu, do Centro de Pesquisa de Doenças Metabólicas e do Departamento de Patologia. “Confirmamos os dados de nosso trabalho anterior e melhoramos a eficiência de nossa estratégia de edição de genes”, disse Hu. “Também mostramos que a estratégia é eficaz em dois modelos diferentes de ratos: um representando infecção aguda e outro representando crônica, ou latente, em células humanas.”

Em resumo, a equipe de Hu conseguiu inativar geneticamente o HIV-1 em camundongos transgênicos, reduzindo a expressão de RNA dos genes virais em cerca de 60 a 95%, confirmando descobertas anteriores. Em seguida, os pesquisadores testaram o método em ratos infectados agudamente com “EcoHIV”, o equivalente ao HIV-1 humano em ratos. “Esses animais carregavam HIV latente em genomas de células T humanas, onde o vírus poderia escapar à detecção”, explicou o Dr. Hu.

Para determinar o sucesso da estratégia, a equipe mediu os níveis de RNA do HIV-1 e usou um novo sistema de imagem de bioluminescência viva. Após um único tratamento com CRISPR/Cas9, os fragmentos virais foram totalmente extirpados das células humanas latentemente infectadas, incorporadas nos tecidos e órgãos dos ratos.

Este estudo é um grande passo na busca de uma cura permanente para a infecção pelo HIV. “A próxima etapa é repetir o estudo em primatas, um modelo animal mais adequado, onde a infecção pelo HIV induz à doença, a fim de demonstrar ainda mais a eliminação do DNA do HIV-1 em células T latentemente infectadas e em outros locais que escondem o HIV-1, incluindo as células cerebrais”, disse o Dr. Kamel Khalili, que colaborou com o Dr. Hu neste estudo. “Nosso objetivo final é um estudo clínico em pacientes humanos.”

Anúncios

159 comentários

  1. Junior + diz

    Não entendo porque fazem os testes primeiro in vitro, depois em ratos , macacos e por último em seres humanos. Se uma técnica x funciona para ratos e não funciona em humanos, o contrario também pode acontecer. Não? !

    Eu só não entendi como essa técnica funciona nos reservatórios. O que será que eles modificaram nessa ‘nova’ técnica da CRISPR/Cas9?

    • Junior +,
      Caso dê alguma coisa errada no estudo — se o tratamento ou se a sua dosagem se mostrarem tóxicos, por exemplo –, os cientistas preferem ter matado um rato do que um humano.

      • Junior + diz

        Verdade. Quando fiz a pergunta acho que eu estava meio que dormindo ainda… rs. Obrigado JS

    • Leonardo diz

      Junior,

      Pelo que eu entendo dessa técnica, que poderá ter aplicações para muitas condições, trata-se de uma tesoura molecular que corta o DNA em locais muito precisos. Sendo assim, qualquer local em que o vírus porventura esteja se “mostrando” ou “escondido” irá ser ‘editado’ pela CRISPR/Cas9 de forma a introduzir as mudanças desejadas no DNA da célula. Sendo assim, suponho que um fator importante desta técnica seria conseguir atingir potencialmente todas as células e tecidos do corpo.

  2. Libra diz

    Oi, pessoal. Gostaria de saber se vocês possuem algum grupo no WhatsApp ou Kik, pois, gostaria de participar.

  3. Felipe interior sp diz

    Essa notícia está bombando no mundo todo essa semana. A empresa envolvida na pesquisa teve o dobro do aumento de ações e investimentos na bolsa essa semana. Tem coisa boa vindo por ae.

    • Phoenix diz

      Tomara que triplique, quadruplique o investimento nessa empresa. Assim, se intensificará ainda mais a “corrida armamentista” na busca pela cura por métodos de outras empresas. Rs. Uma coisa é certa : a primeira empresa que achar a cura vai ficar tão rica que nem consigo imaginar o qto.
      Será a descoberta do século, assim penso. Já são mais de 30 anos na luta pela a busca da cura.

  4. César Augusto Barbosa Barbosa diz

    Eu concordo com o comentário acima do Junior, porque não fazer os testes em humanos, se já está dando resultado em animais. Esta evolução da tecnologia da medicina nestes países eles vão a fundo nas experiências, se eles descobrirem a cura nos países onde é feito estas experiência, infelizmente aqui no Brasil essa cura não chegará, devido a burocracia, corrupção, vão inventar vários obstáculos para tirar aproveito financeiro do remédio. Enquanto eles não verem um lucro extraordinário no remédio os laboratórios não vai liberar, isto se liberar a entrada dele, isto é ( Brasil). Parabéns para estes técnicos de todas a universidades que dedicam a este maravilhoso trabalho de descobrir esta cura. Que Deus continue iluminando a suas mentes.

    • Rock Hudson diz

      Foi esse travesti que agrediu covardemente um cara meio bêbado na rua por causa de um desentendimento de programa? Aqui se faz aqui se paga, traste

      • Pedro diz

        O “sujeito” vc conhece a história desse travesti? Não conhece. Então não fala bobagem… fácil chamar de traste, quero ver se vc já fez 1% do que ela fez.

      • luquinha diz

        Rock Hudson , o que eu li e que me chamou atenção foi o fato de recolher pessoas com hiv e levar para sua própria casa , pessoas vitimas deste vírus maldito que consegue principalmente em primeira instancia mexer com o psicológico de qualquer pessoa , independente da sua condição sócio e econômica , eu que o diga
        Mais se ele agrediu uma pessoa por não ter pago o “programa “ai não posso falar , porque não acompanhei , mais de qualquer forma sou contra a agressão , principalmente a uma pessoa sem estar nas condições favoráveis .

  5. luquinha diz

    Minha homenagem a um dos maiores ser humano , infelizmente não tive o prazer de conhece-la diretamente, mais que descanse em paz .

  6. Cbb diz

    Será desta vez que estirpamos esse grande incómodo nas nossas vidas?
    Penso que em Julho, 23 a 26, na grande reunião sobre HIV em Paris, teremos mais 9dades. Como dizem vcs meus manos brasileiros “vamo que vamo”…
    Por favor JS mantém-nos informados e não nos deixa sem actualização durante muito tempo.
    Um forte abraço de Angola pra todos vcs e “viva la vida”, com ou sem HIV

  7. lira diz

    Esse blog é maravilhoso, digo isso pq foi através dele que conheci duas pessoas aqui que me ajudaram muito por e-mail. Em 2015 tive um relacionamento e acabei me relacionando sem preservativo algumas vezes, o relacionamento acabou e alguns meses depois começou um drama na minha vida, qualquer resfriado, dor de garganta, febre e dor de barriga eu já associava ao vírus, mas nunca tive coragem de ir fazer o teste rápido. Eu não sabia quase nada do vírus, só as imagens e os relatos dos anos 80, até que comecei a acompanhar as publicações feitas aqui e fazia questão de ler todos os comentários e percebi que não não era o fim do mundo ser soro positivo, mesmo assim o medo de fazer o teste me acompanhou por quase um ano, passei por diversas crises de ansiedade, chorava de madrugada e comecei a sentir formigamento pelo corpo todo. No mês de abril comecei a trocar e-mail com duas pessoas que acompanham o blog e são soro positivo, foi então que eles me encorajaram a fazer o teste, fui ontem acompanhado do medo, confesso que já nem era pelo vírus em si, mas a cidade onde eu moro é pequena e quase todo mundo se conhece, o preconceito continua nítido quando se trata do hiv. Meu resultado deu negativo pro HIV, sífilis e pra hepatite B e C. Vou continuar acompanhando o blog mesmo sendo negativo pro HIV, como eu fui tolo em não ter feito o teste antes, obrigado Diego e Daniel pelo apoio, sei que vocês acompanham o JS e vão se identificar com o comentário. Então é isso galera, não deixem de se cuidar a cura ta quase batendo na porta, grande abraço!.

    • Diego Castro diz

      nossaaaaaaaa, que felicidade cara, ganhei meu dia com essa noticia, eu falei pra você que teria grandes chances de dar negativo e de ser uma questão psicologia, continue se cuidando daqui pra frente, vou te contar uma coisa aqui que nao contei antes,moro na mesma cidade que você e estava muito preocupado de você passar por coisas que eu passei por ser uma cidade pequena, desejo todo sucesso, felicidade e paz na sua vida, sinta-se abraçado por mim nesta noite de grande felicidade

      • lira diz

        Realmente, o nosso psicológico é coisa de doido, sei que não fazendo o teste a condição não mudaria, mas é muito difícil enfrentar os nossos medos quando nos sentimos sozinhos. Obrigado pelo apoio, espero continuar mantendo contato e quem sabe dar um rolê pela cidade se possível, abraço.

    • Daniel34 diz

      nossa que alegria Lira, agora se cuida hien sexo somente com camisinha.
      fico muito mais muito feliz por você.
      Que possamos manter contato. Deus te abençoe!!!

      • lira diz

        Daniel cê sumiu, amigo. Obrigado pelo esforço e por aturar minhas neuras, tua ajuda foi de grande importância. Quando eu crescer quero ter um pouco do teu otimismo rs Vamos mantendo contato sim, abraço!!!

    • Luciano Deltoro diz

      Passei um sufoco assim também, fiz o teste e meu resultado foi negativo. Mas mesmo não tendo hiv, hora ou outra, apareço aqui no blog pra ver se tem alguma novidade, torço para que encontrem a cura.

      Realmente da muito medo fazer o teste, mas depois de um susto bem grande, a gente passa a ser mais consciente, hoje pra mim, sexo só com preservativo sempre!

      De doença sem cura agora, só tenho a herpes genital mesmo, mas não me incomoda.

  8. Lolito diz

    Mas essa técnica demoraria muito pra ser colocada em prática JS? Tendo em vista que os testes em humanos começam daqui a 3 anos? Mas querendo ou não é uma notícia animadora, tomara que antes da cura total venha a FUNCIONAL

    • Lolito,
      Por enquanto, ainda não sabemos nem se ela pode ser posta em prática. Só sabemos que a técnica funciona em animais. Por isso, ainda deve demorar mais do que três anos para sabermos se funciona em humanos.

    • Leonardo diz

      Lolito,

      A técnica em si já foi usada em humanos para o tratamento de câncer de pulmão em pacientes terminais. Essa é uma ferramenta genética revolucionária que poderá trazer a cura de muitas doenças genéticas, inclusive o HIV.

      Porém infelizmente ainda vai levar um bom tempo pra que seja utilizada para o HIV e em outras doenças que podem ser gerenciadas por remédios, já que, apesar de esta ser incrivelmente precisa, ainda pode “cortar” trechos de DNA muito similares à sequência específica alvo designada para edição.

      Vamos fazer figuinhas.

  9. Paraense+ diz

    Isso é incrível JS, mas se está acontecendo, qualquer hora se transformará em realidade. Tomara não demore muito.

  10. Sorocaba diz

    Olha lolito eh melhor tres anos do que nunca. Acho melhor começarmos a guardar grana pq terapia genetica deve custar grana. Embora acho que a OMS vai pagar por esse tratamento em grande parte dos paises em desemvolvimento. Tb acho acho melhor começarmos a investir em ações dessa empresa. No meu trabalho tem uns moleques que aprenderam a investir em açoes pela internet. Vc acompanha a alta e a baixa pels tela do seu PC. Vou tentar descobrir o app que usam e posto aqui. Vamos todo mundo junto comprar açoes dessa empresa.

  11. Positividade diz

    Sem duvidas um das mais promissores técnicas dos últimos anos para a cura e o melhor q é um tratamento simples (apenas uma aplicação já se tem resultados excelentes). Lembrando q esse mesmo método CRISPR já foi utilizada em células embrionarias humanas, já fizeram testes para edição do nosso DNA e foi um sucesso, como modificar a cor dos olhos, altura, resistência a doenças etc. Só não seguiram em frente para ser gerado esses “super bêbês” por questões éticas, no qual ainda estão em discussão quais serão os limites para essa edições de genes. Ou seja a técnica em células humanas funciona, agora é só esperar pelas etapas oficiais e padrões dos estudos, macacos e depois seres humanos, pq tem q se ter certeza se tem ou não efeitos colateiras e todo o protocolo para ser difundido para ser realizado o tratamento. Mas espero q próximo ano ja teremos o resultado do experimento nos macacos e em 2020 os resultados em humanos.
    Enquanto isso vamos nos tratando pq quem viver verá a cura chegar. Abraços

  12. Leiany nobre diz

    Ola boa noite, gostaria de postar meu relato! tenho 19 anos, e vivo em uma união estável também com um soropositivo ele com 27 anos ( descobrimos juntos ele também nao sabia que tinha o virus) . Descobri que sou soropositiva há quase 11 meses, nos exames de pré-natal quando estava grávida da minha filha hoje com 9 meses que gracas a Deus os exames de sorologia ate agora deram negativos, so falta mais um exame para confirmar que ela nao foi contaminada… Jamais pensei que um dia teria de passar por isso viver com hiv. Me sentia no auge da vida, feliz em estar gravida, e descobrir nao foi nada facil. Mas nao tenho o que reclamar, Deus foi muito generoso comigo, pois meu esposo e minha familia me apoiaram e me deram forcas pra continuar, sao minha alegria de viver. Os primeiros exames o resultado da carga viral foi que meu cd4 estava acima de 1.000 ( mil) cópias e carga viral estava em 222 copias, ja comecamos logo quando descobrimos eu e meu esposo a tomar o comprimido 3 em 1. Vivemos bem, nao temos vicios ( nao bebemos, nem fumamos), mas confesso que ainda tenho medo, mesmo tomando o remedio, qualquer doenca seja ate mesmo uma gripe, eu ja associo ao hiv, fico prrocupada, mas os nossos exames mostram que esta tudo bem, que o nosso cd4 ta alto e a carga viral baixa, quase indetectavel. Enfim, acompanho o blog e me da uma injecao de animô saber que podemos experimentar a cura sim e ta cada vez mais proxima!

    • Daniel34 diz

      Ola Leiany, foque nas coisas boas que Deus esta permitindo em tua vida, não fique grilada com tudo, e olha que maravilha vc não tem vicios mais fator a eu favor.
      Tenha fé em Deus e concentre sua energia em cuidar de sua criança, você e de seu parceiro.
      Você vai ver que logo logo as coisas se acalmam e esse turbilhão de sentimentos passa.
      Caso precise de algo conte comigo ok? Forte abraço vou rezar por você e sua famila.
      danielive34@gmail.com

    • Papa Charlie diz

      Leiany, primeiramente parabéns pela família! Quanto às infecções oportunistas, desencana. Todos nós pegamos uma gripe vez ou outra, ou uma infecção intestinal, ou qualquer doença. Nosso corpo é bombardeado por invasores o tempo todo, isso serve pra todo mundo. É certo que nós, na condição de soropositivos, temos que dar mais atenção quando elas surgem, mas não faça disso uma paranóia. Um abraço!

  13. Maycon diz

    Leiany! Você é uma sortuda mesmo. 30% descobrem com AIDS. Muitos com doenças jah. Não se preocupe, mesmo que você não se tratasse, iria demorar uns 8 anos pra você desenvolvê-la. Se cuidando, não terás problemas. Muito bom você ter sua família também, muitos de nós não temos essa opção. Ser gay e/ou mulher com HIV é dose nessa sociedade machista. Toca a sua vida e que sua filha tenha muita saúde.

    • Miguel diz

      sobre ter hiv, o gênero ou raça não dita o quão penoso pode ser, meu pai tem câncer e o médico dele é um amigo de longa data, e meio q por falha da saúde publica o mesmo sabe que tenho hiv. Palavras dele, o aporte pra vcs sempre é complicado, é mais fácil ter câncer; realmente, acredito que sim, apesar de eu estar nestes 30% que descobriu o hiv a beira da morte, teve coma, drenagem no pulmão e dias internado.

      tenho um filho de antes do hiv e estou a espera de outro, totalmente sadio até então, até o momento sou heterossexual, apesar de ter assistido sense8 esse fds e descoberto que não nos apaixonamos por genitálias rs… por sorte estou apaixonado por minha mulher desde sempre, que, tb por sorte, por minha vida desregrada, é negativa.

      sobre a sociedade ser machista, concordo em partes, com todas as pessoas que me envolvi, sempre notei que quanto mais eu estava no controle, dando segurança, sendo paternal, melhor funcionou, inclusive com a mãe dos meus filhos. É muitíssimo complicado enumerar pontos, ou expectativas na nossa situação; tive uma namorada tb positiva nesse processo qndo minha mulher não suportou e terminou, no fim, a relação falhou pq eramos muletas um do outro. Ainda não falhei com essa mulher, pq não há apoio, tem somente vontade, em todas as situações… eu ainda tenho vontade de conquistar, transar, acordar com ela.

      Sobre ter filho é isto, eu nunca fui um cara mto bom pra ser pai, se eu for contar, contando com adotivos, sou pai três vezes, não é que eu goste ou que incentive, somos o que somos. Hoje, somos positivos, o que é outro rótulo, sou vegano, ateu, esquerdista, hiv e pai. Rótulos não são absolutamente nada, as ações que praticamos sim. Maycon seja um bom cara, leiany seja uma boa mãe e uma boa mulher, e no mais, sejamos todos humanos o suficiente ou mais que isto.

      lembrando que é domingo e eu acabo de tomar um puta vinho bom. 😀

      • Junior diz

        Oi Miguel, além de todos os conselhos que você deu acima, tem um também muito legal de se dar e principalmente de se PRATICAR, que é usar preservativo com sua atual mulher até que a Prep seja disponibilizada para casais sorodiscordantes e falar abertamente pra ela sobre sua sorologia, tão logo isso aconteça. Não é justo que ela continue mantendo relações com você sem saber, INDEPENDENTE do resultado de sua carga viral, né querido?

        Quando você diz que “sobre a sociedade ser machista, …, sempre notei que quanto mais eu estava no controle, DANDO SEGURANÇA, sendo paternal”, confesso que eu me comovi aqui ao ver você dizendo em seguida, contraditoriamente, que “nunca fui um cara mto bom pra ser pai”.

        Dando segurança, cara? Sério que vc pensa assim?

        • Miguel diz

          Oi Junior,

          Ela sabe da sorologia, e a retirada do preservativo foi em mútuo acordo, realmente nunca tinha me visto como pai até que virei pai com uma filha que me foi jogada no colo e então aprendi a sê-lo, mas levando em conta como pensava e o modo que levava a vida, a paternidade não seria uma escolha consciente, porém, foi e continua sendo muito bem vinda. Relendo o texto realmente alguns pontos ficaram confusos, mas mê de um desconto, tava com a cabeça cheia de vinho rs…

          E sim, é sério o dando segurança.

          • Junior diz

            Ah Miguel, então compreendi. No primeiro comentário, eu tinha interpretado que você tava seguindo em frente sem contar pra ela, e talvez, colocando sua mulher sob exposição.

    • SAR diz

      Maycon,

      Vale ressaltar que nem todas as pessoas demoram entre 8 a 10 anos para começar a apresentar os sintomas mais severos da doença. Existe um percentual pequeno de portadores que são chamados de rápidos progressores da doença, cujos sintomas, podem surgir de 2 a 3 anos após a infecção. Segundo minha infectologista, eu sou um desses casos, porém, mesmo com CD4 abaixo de 200 células/microlitro quando diagnosticado, não apresentei sinais de infecções oportunistas. Então, acredito que o melhor a fazer ao ter uma relação de risco é procurar o CTA ( Centro de Testagem e Aconselhamento) ou órgão público equivalente para as realização dos procedimentos profiláticos.

      Abraço!

    • Daniel34 diz

      Maycon, olhe a vida com positividade e veja quanta coisa boa tem a sua volta. Há mais motivos para agradecer e sorrir. Eu sou gay, atuo fortemente na igreja, as pessoas sabem de minha sexualidade e não me sinto despresado nem desrrespeitado pelo contrário o movimento a qual participo que tem mais heteros do que gay me tratam com muito amor e respeito.
      Simbora viver positivamente!!!

  14. Marcos diz

    Acho que deveríamos pressionar o governo pra trazer pró Brasil a pro 140 a injeção que substitui os remédios.. Essa terapia quem já faz é o ator charle Sheen. Sem efeitos colaterais com uma injeção semanal.

    Vamos nos manifestar por meio dos canais de contatos dessa empresa e do governo.
    Qualidade de vida sempre. Nos .Merecemos .

    • Carlos Eduardo diz

      Tb acho que já era pra essa injeção estar sendo implementada, da mesma maneira que o Truvada deveria estar sendo mais e melhor distribuído. Temos vacina pra hepatite, mas qual pré-adolescente a toma?
      Nem sempre ter a solução significa que será efetiva e amplamente implementada. A indústria farmacêutica aparece como um ‘quebra-mola’ no nesta jornada, e muita gente gananciosa não quer que a cura venha logo, infelizmente..
      Fico até animado com a cura, como todos aqui, mas penso que demorará umas décadas até ela aparecer… só de implementar uma supressão massiva do vírus por injeção semanal me tranquilizaria muito. Tenho a sensação de que é mais realístico um tratamento contudente..
      Nos 5 meses que iniciei tratamento, aconteceu de uma única vez acordar de madrugada e por acaso perceber que meu comprimido estava em cima da mesa ao lado do copo cheio de água…
      Fiquei em pânico pensando no que poderia acontecer se eu pulasse a medicação, se meu corpo viesse a resistir a vários tratamentos… que venha de imediato um tratamento hard com boa resposta.

  15. Ser humano diz

    Boa noite! Descobri o HIV dia 07 de março, logo em seguida já comecei a usar a medicação… Minha saúde esta perfeita, meu ânimo melhorou 100%, não sinto nenhum efeito colateral e no meu primeiro exame de contagem, meu CD4 estava em 534 e carga viral pouco mais de 10 mil, acredito que agora eu já esteja indetectável. Estou malhando, cuidando da aparência e isso tem me confortado bastante pois me torna uma pessoa que chama bastante atenção nos lugares que frequento, muitos ficam me olhando e cobiçando, mandam mensagens nas redes sociais, uso aplicativos de encontro e recebo várias mensagens diariamente, poderia sair com uma pessoa por dia se eu quisesse… acontece que, não quero isso pra mim, quero alguém do meu lado e embora eu seja bonito, corpo malhado, novo (23 anos), estável financeiramente (tenho minha empresa, meu apartamento, meu carro), eu venho encontrando um problema sério que já se confirmou duas vezes… a princípio, a pessoa com quem começo a me relacionar, me acha o cara perfeito, me manda mensagens a todo momento, topa sair até de baixo de chuva, quer ficar juntinho todo final de semana, tudo muito perfeito até que eu resolvo contar minha sorologia! Resultado: A pessoa finge que entende mas some logo em seguida… as mensagens passam a serem curtas, as desculpas pra não sair se tornam rotineiras, começa a trabalhar mais do que o normal, enfim, perde totalmente o interesse em continuar… isso já aconteceu duas vezes, eu me sinto muito mal por isso, choro muito, acabo querendo só dormir, desânimo total de viver… O que mais me entristece, é porque em 90% das relações sexuais, se eu não fizer questão de usar o preservativo, pra outra pessoa não tem problema, principalmente quando ela é mais nova que eu, ou seja, se eu fosse transar com todo mundo sem preservativo, com certeza já teria transmitido o vírus pra muita gente (pois não estava indetectáevel), então, o que torna essas pessoas diferentes de mim? Com certeza todo mundo já fez um sexo sem preservativo nem que seja uma vez na vida, então, se o fato de transar sem preservativo, já fosse uma forma 100% efetiva de transmissão do virus, com certeza toda a humanidade já teria contraido… menos preconceito por favor!

    • Daniel34 diz

      Fica assim não rapaz, vai aparecer alguem que realmente te mereça. Se não apareceu não ´pe o momento aproveita esse tempo para curtir sua vida com responsábilidade, fazendo coisas novas e diferentes.
      Abraço, fica triste não

    • Caio PE diz

      As pessoas não entendem (ou não sabem) que, com CV indetectável, dificilmente o vírus é transmitido. Falta muita informação para a massa em geral: falta campanha sobre o soropositivo indetectável, falta campanha de prevenção (PrEP e PEP), falta conscientização da sociedade em geral. Agora, liguem a TV em pleno horário nobre que propaganda de cerveja, novela fútil e jornal noticiando tragédia e política (que também é tragédia) é o que mais tem !

    • Acreboy diz

      Lendo o seu comentário só consigo chegar a seguinte conclusão: a(o) sua(eu) parceira(o) estava com você por simples interesse. Se realmente fosse amor e após as explicações dadas a respeito do que é viver com HIV hodiernamente, sem dúvidas ela(e) estaria contigo agora.
      Neste caso, pense que é um livramento – nada mais e nada menos do que isso – pois o vírus inativo que carrega só deixará ao seu lado quem gostar realmente de você.
      Quanto aos relacionamentos, relaxe a respeito. Uma hora as coisas acontecem e se desenrolam.
      Abs

    • Antonio diz

      Daniel, calma que uma hora aparece alguém que tenha conhecimento. Comigo aconteceu, e como ela tem um primo que é + sabia e tinha estudado e ai foi de boa. Se quiser trocar uma ideia de boa manda msg antonio_almeica@gmail.com.

    • Patricia diz

      Boa noite, estou numa fase bem parecida, talves pudéssemos conversar, tenho 24 anos.

    • Juan diz

      Passo pela mesma situação de frustração, sou um cara bonito, inteligente, 21 anos, porém o medo do estigma e muito forte, descobri minha sorologia enquanto namorava e meu ex deu todo o apoio, acabamos terminando por outros motivos, porém o medo e algo que mexe bastante com nos. Já estou INdetectavel e meu cd4 esta em 1600, continuo com a minha vida normalmente e até me esqueço do vírus, mas quando se trata de relacionamento o bicho pega rsrs, sinto falta de ter alguém pra conversar, pois nem mesmo meus pais sabem, é entre iguais talvez seja um papo melhor se alguém quiser trocar uma ideia… enjoyingjuan@outlook.com

    • Miguel diz

      bicho, vivi isto um ano inteiro, pra entender que, só dorme comigo quem quer, dormiu minha namorada, minha amiga e minha mulher no fim. li o comentário do joao carlos esses dias e pensei, bom seria se todas sem exceção tivessem a coragem de expor um fato tão rotineiro quanto o nosso.

      só pode ter hiv, ou qualquer problema sexual, de maneira geral, quem transa, quem dorme com outro humano rs

      ngm vai entender sua sorologia ao acaso, me coloco nesse ponto de ser o informado, “olha, (TENHO AIDS) é assim que soa pra todo mundo, até vc desconstruir isto, informar, dizer e redizer q ok,… leva um tempo…. mas este tempo amadurece as duas partes. Alguém vai amar vc de uma forma boa, sem julgar, ou vai julgar menos. historicamente fazemos isto!

  16. BR_posit diz

    É normal haver uma redução no CD4 de quase 1000 para 843 durante o tratamento? Tomo meus remédios normalmente mas fiquei meio balançado com essa redução. Ainda não recebi o de carga viral, dai o meu susto também. É normal oscilar assim para baixo?

    • Daniel34 diz

      è sim e seu cd4 está ótimo ou meu já caiu para 700 e a ultima vez que fiz exames estava em quase 1000
      Se cuida e não fique encanado com tudo ok?
      Forte abraço

    • Paraense+ diz

      É super normal Br_posit, hoje tá 800, amanhã pode estar 1000 e assim vai. Só te preocupes se cair muito, aí ,sim, é hora de procurar ajuda Médica.

  17. Phoenix diz

    Rapaz, aconteceu um fato semana passada que me deixou com uma pulga atrás da orelha: o gerente da minha conta no banco me ligou oferecendo plano de seguro de vida, contra doenças crônicas etc. Achei muito estranho, muita ironia do destino ou coincidência. Não tenho nem 3 meses da minha descoberta e ele me oferece isso. E é a primeira vez que eu me lembre que foi oferecido isso. Será que há realmente um sigilo da nossa condição soropositiva? Sei não. Fiquei na dúvida. Sei que qdo se dá um teste positivo há uma notificação de imediato pro sus ou ministério da saúde sobre o HIV. Aí é que tá minha dúvida, se há um sigilo ou se pode vazar as informações pra suprir conveniências/interesses de outras instituições. Alguém passou por isso? E logo em tão pouco tempo.

    • Tom diz

      Phoenix, acho q vc pode ficar tranquilo.
      Principalmente se vc é cliente do BB Estilo. Esse seguro estava sendo oferecido a todos os clientes nos últimos dias.. até para quem já tem seguro de vida.😉

  18. Positividade de luz diz

    Boa tarde gente!!!
    Queria saber a opinião de vcs com relação a vacina de prevenção da gripe cerca de somente 27% da pop. se vacinou… a camapanha se encerra em 3 semanas…
    Eu particularmente ano passado não tomei e acho que não tomarei de novo,pois sinceramente tenho minhas ´´cabreragens´´ com relação a vacinas,sobretudo essa,oque vc acha JS? vc toma,mais alguém toma?

    • Daniel34 diz

      Eu tomo desde quando descobri minha sorologia, nunca me prejudicou pelo contrário, faz tempo que não sei o que é gripe.

    • Reinaldo diz

      Tomei na semana passada , e nao tive nenhuma reação, continuo super bem e saudável.

  19. viver+ diz

    Phoenix, quando o centro de saúde faz um diagnóstico de uma doença de notificação para controle epidemiológico de determinada doença de prenche uma ficha chamada SINAN (SISTEMA de INFORMAÇÃO DE AGRAVO DE NOTIFICACAO), Essa filha vai preenchida com seus dados e enviado para SUPERDIVAO TÉCNICA DE SAÚDE da Região que você mora, um técnico alimenta o sistema que a a Nível Nacional e seu nome deixa de existe e você passa a ser conhecido como SINAN”X”…. Só para contrele Nacional, Isso é um procedimento totalmente confidencial. Então não se preucupe…. foi apenas uma conhecidencia…. Lei de Murphy
    Só quem saberá do seu estado sorologico será a pessoa que você deseja contar.

    • Positividade Sempre diz

      Não sei se é bem assim. A nova receita do SICLOM vem com o número do CPF, tudo bem que isso dificulta um pouco, mas o para descobrir o dono daquele CPF, uma simples pesquisa no Google resolve. Vivo nesse medo constante, até pq sou da área da saúde.

      • T+ diz

        Positividade sempre… vivo com o mesmo medo, sou recém formada na área da saúde e estou travada para arrumar um emprego depois do diagnóstico… que recebi no meu último dia de faculdade :/

    • Phoenix diz

      Obrigado pela informação viver+. Fico aliviado então. Mas é muita coincidência. Bola pra frente.

  20. Blue life diz

    Olá, desde setembro de 2016 fui diagnosticado HIV positivo, eu nem sonhava mas em fim aconteceu e de imediato comecei o tratamento com 3×1, graças a Deus não tive nenhum problema com a medicação e só melhorei meu ânimo e minha disposição, mas infelizmente meu comportamento mudou, fico sem graça ao encontrar as pessoas imaginando se souberem vão afastar de mim, sinto muito a falta de alguém para poder contar a minha sorologia e compartilhar os momentos de tristeza e alegria, ainda não tive coragem de contar para ninguém, lendo o comentário do SER HUMANO fico triste em ver como somos discriminados, deveriam haver mais campanhas orientando a população que não somos monstros propagadores da morte e promiscuidade, quero agradecer a este blog pois foi e é onde encontro conforto e informações para estar em paz, muito obrigado!!!.

  21. Vida diz

    Boa Tarde! Meus amigos estou desesperada e não sei como ajudar meu esposo. O CD dele está em 704 , quando descobriu a mais de um ano estava em 350. Hoje ele foi ao medico urologista , pois apareceu umas bolinhas em seu pênis e o médico disse que é HPV e irá cauterizar, pediu ainda vários exames sifilis, hepatites e biopsia do HPV. Estou muito preocupada ele poderá ter desenvolvido câncer de pênis por ter a imunidade baixa e HIV. Me ajudem por favor para que eu possa ajuda lo.

    • Luiz Carlos diz

      Vida, CD4 de 704 não é baixo, é um nível normal para soronegativos. Tens que levar um dia de cada vez, e não colocar a culpa de todas as doenças no HIV. Nestes casos é normal pedir biopsia e exames de outras DSTs. Fique tranquila e aguarde os resultados.

      Abraços

    • Rodrigo diz

      O HPV é um vírus muito comum. A maior parte das pessoas, de ambos os sexos, com vida sexual ativa é portador do vírus. Em uma parcela delas, aparecerão as verrugas. Tratamento chato, mas eficaz.
      Por isso, agora o governo está vacinando meninos e meninas antes do início da vida sexual.

      • Junior + diz

        Eu tenho 26 anos e tomei a vacina semana passada. Aliás, nós portadores até 26 anos devemos tomar essa vacina pelo que eu sei.

    • Daniel34 diz

      TIVE hpv NA ADOLESCENCIA, FIZ CAUTERIZAÇÃO E PRONTO FICOU TUDO BEM.
      Calma e não se desespere.

  22. Vida diz

    Obrigada Luiz Carlos. Mas a angústia e terrível. Alguém já possou por esse vírus de HPV?

    • Ser+H diz

      Vida já tive HPV com lesões internas e externas anais. Também era para cauterizar mas optei por usar a pomada FITOSCAR que é feita à base de barbatimão. Procure mais informações na internet a respeito.As minhas lesões desapareceram sem ser necessário fazer o procedimento no médico. Fique calma.

  23. Maycon diz

    Quando eu disse sobre HIV e gênero e orientação sexual, falei sobre a observação social. Nós gays, só de irmos no médico levantamos suspeitas! Por isto, optei em contar para as partes que eu achava que interessaria. Primeiro para proteger, segundo pra ter apoio. Hoje, eles nem tocam no assunto. Essas pessoas que eu contei, são homossexuais. Pois sei que tipo de julgamento me fariam vários heterossexuais! Pois não possuem a menor noção sobre nossas chances serem quase 60x maiores que as deles. Na verdade, nem eu sabia da magnitude! Mulheres formam o segundo grupo, por conta da anatomia dos órgãos. Enfim, a mulheres e gays são chamados de vagabundos e promíscuos. Penso nelas com maior carinho do que penso na minha situação, pois querendo ou não, continuo homem e atos sexuais é o que esperam de mim. Mas da mulher, não. Lhe cobram a castidade! Como se devessem proteger os homens, se mantendo virgens ou com o menor numero de parceiros possíveis, além da moral e os bons costumes. Mãe cria filho pra ser comedor e mulher pra ser virgem. Gays, vixe! Nosso sexo é abominado e temos essa doença pra ser chamada de nossa. Por isto, muitos evitam o teste, pois não querem ter o que foi precocemente definido como causa de sua morte.

  24. Sobre o link acima do Ser+H , tenho notado sempre um desânimo por parte dos pesquisadores brasileiros ,em sua maioria ,seria realismo ou desinformação?! Não vejo por parte dos mesmos ,novidades mesmo que improváveis !!! Se dependermos dos nossos pesquisadores estamos desenganados . 😕

    • Luiz Carlos diz

      É um pouco de tudo, Ivan. Nós nos acostumamos a falar sobre a realidade dentro do aspecto brasileiro. Não há verbas para pesquisa e, quando elas existem, são descentralizadas e mal empregadas. Tudo é extremamente burocrático. Do ponto de vista de pesquisa, este progresso aparecer na capa do G1 (como aconteceu hoje à tarde) e nos grandes portais de notícias, no Brasil, só torna o objetivo da pesquisa mais insignificante.

      Enquanto em um canto do país falta verba para adquirir placas de petri, em outro canto existem laboratórios com equipamentos de primeira linha, à nível americano, construídos com fundos do governo e fechados por questões burocráticas.

      Já ouvi deputado falar “Eu vi que os europeus descobriram isso sobre a AIDS [sic] hoje! A gente dá tanto dinheiro pra vocês, por que vocês não acharam primeiro?”. Pergunte se algum deputado sabe o que é carga viral. Talvez um ou outro que seja formado em medicina saiba mas na época em que se formaram ser infectado pelo HIV era sentença de morte. Na cabeça deles continua assim, e quem sabe deus pode salvar. Se deus salva, pra que dinheiro público?

      Acabaram as placas de petri do laboratório estadual onde eu trabalho. Sou pesquisador e meu foco é HIV, porém com o surto de zika e chikungunya (que sabemos existir desde meados de 2015), a maioria das placas foi utilizada nestas pesquisas e testes, afinal “eles” têm muito mais visibilidade governamental do que qualquer pesquisa sobre o HIV. É claro que elas são tão relevantes quanto o HIV mas, desde meados de 2015, será quem não houve tempo suficiente para planejar novos recursos?

      Poderíamos reciclar as placas fazendo autoclavagem, mas você acha que existem equipamentos para tal? Não. Semana passada eu levei as placas para reciclar no forno de casa. É 100% eficaz? Não. É seguro? Muito menos, mas é o que temos. Já levei peças para a autoclave da minha dentista, mas obviamente o nível dela não é o nível de pesquisa. Depois escuto pessoas do meu círculo pessoal falando “mas você é funcionário do governo, ganha bem e ta aí, reclamando da reforma da previdência”. Se eu estivesse nisto pelo dinheiro certamente eu não trabalharia para o governo. Posso ganhar melhor que alguns e ter certa estabilidade mas, com certeza, gasto muito mais do que a maioria para fazer o que gosto e, principalmente, para tentar ajudar os outros.

      Sabe quanto custa UM CENTO de placas de petri básicas? Em torno de 400 reais. Sabe quanto o governo costuma pagar? R$ 15 a R$ 20 por placa. A diferença? Nenhuma.

      Quanto tempo leva para receber? Se eu comprar, dependendo do fornecedor, ou me entregam no mesmo dia por motoboy ou de 2 a 4 dias úteis. Se eu solicitar a compra pelas vias legais terei sorte em receber em 2 meses.

      Eu nunca misturei trabalho, pesquisa e política por aqui, e nem pretendo fazer isto novamente. Não mencionei estados específicos pelo mesmo motivo. Peço desculpas se ofendi alguém, mas a realidade não foge de nenhum de nós.

      Abraços

      • Luiz Carlos diz

        Eu estava relendo meu próprio comentário, especialmente sobre ajudar os outros, e eu entendi a minha própria indignação. Hoje, quando eu voltava do mercado, me deparei com uma pessoa que vive na rua. Ela me pediu dinheiro para comer pois estava desempregada. Eu realmente não tinha dinheiro nos meus bolsos pois havia saído do laboratório apenas com o cartão, caso contrário teria lhe dado.

        O que me deixou muito bravo comigo mesmo foi que eu havia comprado pão no mercado, e eu poderia ter lhe oferecido aquele pão. Era um sanduíche natural pronto, que lhe seria uma bela refeição. Mais que isso, antes de ir ao mercado eu tinha passado na lotérica jogar na Timemania. E se eu tivesse usado o dinheiro da minha aposta para ajudar essa pessoa? Será que ela teria uma vida melhor ou, pelo menos, um dia melhor?

        Depois de ter dito não a essa pessoa, eu andei por algumas quadras pensando nisso tudo, bravo comigo mesmo por não ter pensado nessas soluções na hora que aquela pessoa me pediu ajuda. Acho que, em parte, é este tipo de coisa que nos limita. Nós estamos tão acostumados com as pessoas que nos vão dizer “não”, que na hora de dizer “sim”, nem sequer cogitamos isto como uma possibilidade.

        • Daniel34 diz

          perfeita reflexão. Por isso temos que trabalhar nossa mente, porque os “sins” são possíveis em nosso universo. O problema é que se não trabalharmos nossa cabeça todo resto padece.
          Abraço

  25. Moreno + diz

    Sou + CV zerada cd4 640. Tomei vacina da Febre Amarela e gripe tranquilamente. O médico disse q com a CV zerada e cd4 alto não tem problema tomar a vacina da Febre Amarela. Alguém mais tomou? Eu não senti nada.

  26. Vsrj22 diz

    Qual a contagem ideal de cd4 galera.
    Gostaria de tirar essa dúvida sobre cd4

    • Luiz Carlos diz

      Não existe contagem ideal. Cada pessoa possui valores de CD4 diferentes, e estes valores variam por diversas razões, inclusive ao longo do dia. Apenas como uma referência básica, utilizamos CD4 acima de 500 como “saudável”, mas há várias exceções. Também não significa que uma pessoa com CD4 de 1500 seja mais saudável do que uma com CD4 de 500.

  27. Phoenix diz

    Oi pessoal, queria que alguém me tirasse uma dúvida. Estou em tratamento já faz mais de 2 meses. E no exame de creatinina deu recentemente 1,41, sendo que antes de iniciar o tratamento estava em 1,05, considerado normal até 1,3. Quando eu comecei a medicação, também estava em tratamento pra gastrite, usando omeprazol, que já até terminei. Minha dúvida é a seguinte: é momentânea essa alteração? Ainda estou fazendo profilaxia tbm com bactrin devido ao meu cd4 está abaixo de 200. Essas duas medicações(bactrin e omeprazol) podem alterar a creatinina? Meu infectologista está acompanhando essa alteração. Recomendou que eu tomasse mais água. Coisa que já tomava até muito bem. Agora aumentei. Farei outro exame novamente no final deste mês pra vê como tá. Tenho medo de ter que trocar de medicação.
    Poxa, praticamente não tive efeitos colaterais com esse novo esquema 2 em 1 implantado este ano.
    Dizem que o tenofovir pode ocasionar essa alteração. Caso tenha que trocar, qual seria o provável substituto dele. Alguém teve que trocar? Só espero que não seja o AZT ou outro que ocasione vários efeitos colaterais.

    • Luiz Carlos diz

      Tanto o Omeprazol quanto o Bactrim podem causar elevação na creatinina sérica. Fique tranquilo, com a suspensão do Omeprazol e o término do tratamento com o Bactrim os níveis devem retornar ao normal.

      Abraços

  28. Cara+ diz

    Se depender dos pesquisadores e cientistas brasileiros, essa cura nunca irá sair. É um discurso bem pessimista, por isso esse país não vai pra frente, infelizmente. Estamos anos luz atrás da Europa e EUA.

  29. Vinicius diz

    Luiz Carlos,

    Pela sua experiencia, vc acredita que tomar a vacina da febre amarela durante a fase aguda do hiv pode interferir na producção de anticorpos, de forma que eles fiquem indetectáveis por mais tempo? Fiz um teste rapido com 53 dias da relacão de risco e deu negativo… mas continuo sentindo de tudo.

    • Luiz Carlos diz

      Não, não há interferência.

      A única interferência que pode haver é no caso de pessoas já infectadas há muito tempo, sem tratamento, pois a imunidade é muito baixa. Pela imunidade baixa, como a vacina da febre amarela utiliza o vírus atenuado, podem haver complicações.

      Um teste rápido com 60 dias da relação já é cerca de 99,9% de não soroconversão.

      • Vinicius diz

        Obrigado
        E parabéns pelo seu trabalho. Sempre quis trabalhar com pesquisas científicas, mas certa vez me disseram q como o incentivo para pesquisas no Brasil era muito baixo, provavelmente eu terminaria dando aulas rsrs… Como ser professor nunca foi minha praia optei por outro caminho. Mas acho sua profissão fascinante. Parabéns

  30. Maycon diz

    A realidade é: pesquisa no Brasil é para melhoramentos agropecuários. É o que vendemos.

  31. Alex diz

    Tenho fé que tudo isso vai acontecer, a cura vem, antes dos meus 35 anos kkkkkk. Já levo uma vida Mega normal, tirando tomar remédio todos os dias. Se a cura nao chegar, pelo menos uma vacina de 6 em 6 meses, ou algo do tipo.
    Sobre a morte da Luana, conheci ela na Lapa, ajudou muita gente e viveu uma vida de perseguição, então não critique, pq ela poderia criticar todos nós desse blog por ser soro positivo.
    Sobre o grupo do whatsapp, se alguém puder colocar, eu agradeço, tem dias que preciso falar com alguém que saiba. kk

  32. Sorocaba diz

    Bom sobre o link acima eh melhor ouvir que vai demorar anos, do que falarem que vai demorar décadas.
    A melhor das hipóteses eh que tenhamos a cura total daqui 3 anos e a pior eh pra daqui no máximo 10 anos dizem os EUA.
    Luiz Carlos parabéns pelo seu esforço em tentar avançar em pesquisas mesmo sem a ajuda do governo, se tivessemos mais pessoas como vc o nosso cenário no Brasilsilsil seria melhor.
    Acho tb os pesquisadores brasileiros cautelosos demais o que nos deixa sim uma impressão de desanimados ou amarrados ao sistema.
    Será que deve ser sempre assim, para inovar e criar deve sempre ter muito dinheiro envolvido?
    Vejo os pesquisadores americanos primeiro inovando e depois de provado que é possível aí sim correm atras de financiamento público e particular para por em prática suas pesquisas.
    Onde está a paixão e o entusiasmo em exercer a profissão escolhida aqui no Brasil?
    Um jeito de pular a fase de estudos em macacos seria testar em pessoas que não respondem mais em nenhum tratamento por ARVS.
    E temos sim ao menos duas pessoas que jah se benificiaram do CRISPR e inclusive está em uma matéria da respeitada BBC. Um homem que tem o HIV e depois da técnica através do genes jah estah ah dois anos sem uso de ARVS. Também existe uma bebê com fibrose em seus pulmões que foi tratada pela mesma técnica CRISPR e está curada. Segue o link para vcs verificarem:
    http://www.bbc.com/news/health-36439260?post_id=1315040185204210_1496824060359154#=

    LUIZ CARLOS se estiver precisando de ajuda nas suas pesquisas sobre cura do HIV pode contar comigo. Sou profissional de TI mas gostaria muito de ajudar de alguma forma. Trabalho com banco de dados e se isso for útil tb como forma de trabalhar com dados científicos gostaria muito de ajudar. Mesmo que nossos interesses não sejam por altruísmo.

  33. Sorocaba diz

    Lembrem-se que a cura da pólio não se tornou realidade pela ajuda do governo dos EUA ou somente pelos cientistas. Foi conquistada pela ajuda e união das pessoas que mais estavam sofrendo com a doença em suas próprias casas. Através da arrecadação de um dimme = dez centavos de dollar por todos os cidadão americanos foi possível financiar e principalmente criar uma vacina que impedia novos casos de polio no País.
    Este é um bom exemplo de sucesso pela união daqueles que estão sofrendo pela mesma doença.

  34. Paraense+ diz

    Lendo os comentários, percebi o cuidado de alguns quanto a manter no anonimato a condição de “portador de HIV”, confesso que esse é um assunto que vem me incomodando a um bom tempo. Para dizer a verdade, o uso de pseudônimo tem me deixado chateado. Eu cansei de me esconder atrás de um apelido, cansei de ser uma pessoa sem rosto, sem identidade própria, verdadeira. Eu tenho um nome, eu tenho uma imagem, minha, verdeira. Por isso, a partir de hoje, vou passar a usar o meu nome, como realmente me chamam. Claro que não vou sair por aí, propalando isso (que tenho HIV) aos quatro cantos vou, apenas, me identificar aqui no blog, assim como já coloquei a minha imagem apesar de, propositalmente, embaçada. Não quero, com isso, obter o agrado de ninguém. Quero, apenas, me firmar como cidadão que, apesar de ter HIV, trabalha, paga impostos e contribui para o progresso da nação. Cheguei a um estágio que não admito mais me esconder e esse é um caminho sem volta. Não pretendo, com esse gesto, influenciar ninguém. Isso é muito particular, de cada um. O “Paraense +” morre aqui. E aqui nasce o João Carlos, que é o meu nome de verdade que, é o cara que, um dia, vai ver estampado nas mídias do mundo todo : “Descoberta a cura da AIDS”…

  35. Sorocaba diz

    Todo esse processo de arrecadação, pesquisas e criação da vacina durou em torno de 10 anos.

  36. Sorocaba diz

    Parabéns Joao Carlos pela coragem véio…. eu ainda nao tenho a mesma. Mas aspiro o que vc fez.

  37. MPA diz

    Já disse, há tempos, que CRISPR seria o caminho da cura! Alguns duvidaram! Essa tecnologia de engenharia genética é fantástica! Quem viver vai presenciar o fato!

  38. Alex diz

    Não entendo mt desse tema, mas ao menos segundo dizem, parece ser uma técninca relativamente “barata” e “fácil”, e existe até pra vender pela internet kits e manuais com passo a passo de como ao menos iniciar estudos ou trabalhos com o Crispr, exemplos:

    http://www.the-odin.com/diy-crispr-kit/

    http://www.origene.com/CRISPR-CAS9/

    http://newatlas.com/home-crispr-gene-editing-kit/40362/

    https://www.engadget.com/2016/06/30/i-played-god-with-the-odins-diy-crispr-kit/

    Não será que seria possível, quem estuda na área e conhece do tema, tentar algo tbm nesse campo sem esperar pra depender das grandes indústrias?

    • Sorocaba diz

      Alex olha tenho visto isso na net tb sobre biohackers de garagem. Soh que em vez de eles testarem em animais eles testam neles msm.
      Acho válido…. isso eh uma gerra!

  39. Victor diz

    Infelizmente as coisas não são tão simples. Também acho que a cura virá, mas não antes de 10 anos. Enquanto isso, tomem seus medicamenfos e vivam! Afinal, para morrer, basta estar vivo! Apesar do pouco tempo de diagnóstico, já li centenas de notícias semelhantes a essa… De 5… E até 10 anos atrás!!! E cá estamos hoje! Ainda dependentes da TARV!
    E por fim, sem querer desanimar, mas com minha dose de realismo… Um artigo na Nature dizendo que o hiv já escapou do ataque da crispr, sofrendo mutações! Por isso todo cuidado é pouco! Não vamos trocar o certo (TARV) pelo incerto. Todos queremos que as pesquisas avancem… Mas quem seria voluntário em um estudo desses? Sabendo que poderia dar errado? Acho essa questão bem difícil! Abraço e boa semana a todos!
    https://www.nature.com/news/hiv-overcomes-crispr-gene-editing-attack-1.19712

    • Positividade diz

      Pelo que entendi os pesquisadores comemoraram o novo estudo pois conseguiram fazer com que o CRISPR Cas9 seja mais eficiente comparado com estudos anteriores como esse que vc mencionou. No qual ele diz q pode haver mutações ou resistência do vírus, mas que esse problema pode ser superado, nessa parte do artigo fala sobre isso:
      “… o problema pode ser superado, por exemplo, inativando vários genes essenciais do HIV de uma só vez, ou usando CRISPR em combinação com drogas que atacam o HIV. As terapias de edição genética que tornam as células T resistentes à invasão do HIV (alterando genes humanos, não virais) também seriam mais difíceis para o vírus superar”.
      Creio eu que alguma técnica dessa foi realizada para essa nova pesquisa, no qual estão comemorando a eficiência do uso do CRISPR nos ratos.
      O que nos resta é esperar e torcer que na fase com humanos dê certo tb.

  40. Guto diz

    Pessoal alguém foi diagnosticado com CMV (Citomegalovirus) ??
    Eu não estou nem dormindo de preocupação depois que li por aí que pra quem é HIV+ esse vírus trás algumas complicações como problema de visão e até cegueira. Mas em nenhum lugar está especificando se isso serve pra quem está em tratamento. É sempre a mesma coisa “pessoas imunodeprimidas*

    Acontece que o meu resultado pra esse exame deu IgG Positivo e IgM negativo (o que significa infecção latente).

    Sabe-se que esse vírus é bastante comum e em pessoas saudáveis geralmente não causa nenhum sintoma.

    Bom, eu iniciei o tratamento ARV em fevereiro com CV 1500 e CD4 465
    Como estou com o esquema DTG + 3TC + TDF
    Acredito que eu já esteja indetectável já que é comum no terceiro mês (o meu próximo exame será em julho)

    Mesmo estando indetectável eu ainda corro risco de complicações relacionadas ao CMV?

    • Vega diz

      Não amigo, você só terá manifestações do cmv, sendo uma das principais a retinite por cmv, se seu cd4 tiver baixo/ cv elevada. Fique tranquilo e tomando direitinho a TARV para manter bons níveis de cd4 e carga viral indetectavel. Abraç0

      • Guto diz

        Muito obrigado mesmo Vega.

        Achei um artigo na SciELO que diz que só há risco em pacientes em estágio avançado da AIDS com CD4 abaixo de 50.

  41. André diz

    Amigos, já fiz aqui essa pergunta mas gostaria de repetir. Sobre a lipodistrofia. Ainda assusta? Fiz a pep e tive bracos e pernas afinando rapidamente. Agora tô com medo do tratamento. O tratamento inicial causa lipodistrofia? O que podemos fazer para evitar?

    • Vega diz

      Amigo os antirretrovirais mais modernos não implicam em lipodistrofia não, os mais antigos como estavudina, didanosina e o próprio azt, implicam mais. A pep porem tem dois inibidores de protease que são o atazanavir e o ritonavir, e essa classe de medicamentos pode ter como efeito alterações no metabolismo, levando a dislipidemia, hiperglicemia, além de poder causar dano hepático/icterícia . Talvez a alteração que vc teve foi devido a eles, por essa alteração no metabolismo. Agora em relação ao esquema de tratamento inicial o DTG e o 3TC são praticamente isentos de colaterais, so o TDF pode levar a algum grau de injúria renal em alguns pacientes, por isso a necessidade rotineira de se dosar ureia e creatinina.

    • Caio PE diz

      Mas deixe-me entender: você fez a PEP e mesmo assim positivou? Ou vc terminou a PEP e ainda não fez o exame? No demais, as respostas do VEGA são coerentes.

  42. André diz

    Obrigado amigos.
    Caio, minha situação é inusitada. Eu fiz a pep mas fui muito mal orientado e acabei tomando a medicacao toda noite mas sem horário fixo. Tive os sintomas da infeccao primaria mas meus exames até agora permanecem negativos. Isso já faz 9 meses, já fiz 2 w blot, 2 pcr quantitativos e inúmeros tastes rápidos.

    • Caio PE diz

      Desencane geral. Quando se faz a PEP, 30 dias após o seu final, se forem realizados uma sorologia de 4a geração + um PCR Quantitativo e ambos vierem negativos, já pode descartar. Desencane cara!

    • Luiz Carlos diz

      Já passou da hora de desencanar, André. Você não foi mal orientado, a PEP faz parte de um esquema de ARVs que permite variações no horário e, inclusive, o “esquecimento” de dose. Um exame qualitativo depois de 60 dias, quando a PEP foi utilizada, já é mais do que o suficiente para descartar qualquer chance de infecção.

      Abraços

  43. Phoenix diz

    Na moral, não acredito numa cura daqui a três anos, por questões burocráticas/testes e mais testes, e tbm devido às artimanhas desse vírus. Vislumbro sim a utilização de uma medicação menos tóxica e com efeito talvez mais prolongado, em vez de um dia. Uma vacina quem sabe. Outrossim, já está em fase bem avançada o experimento na utilização da terapia dupla (dolutegravir e lavimudina https://www.google.com.br/amp/s/soropositivo.org/2016/07/30/aids-2016-dolutegravir-mais-lamivudina-funciona-bem-como-tratamento-de-1a-linha-do-hiv/amp/) e com resultados bastante promissores, em vez da terapia tripla. Assim, 2020 promete ser um ano da concretização. Agora, se vier a cura, nossa….

  44. André diz

    Amigos, Caio, Luis Carlos e Vega, Muito obrigado pela força, vcs são as pessoas do bem das quais o mundo precisa. Saúde e paz para vcs e para todos aqui do blog. Grande abraço.

  45. luquinha diz

    A resposta curta, de acordo com os especialistas, é “Estamos chegando lá.”

    • João Carlos diz

      Muito alentadora e encorajadora essa matéria, é muito bom saber que, não somente os soro+ mais jovens, mas, também os que já passaram dos 50 como eu, estamos tendo uma maior expectativa de vida. Na verdade, a gente pode constatar isso no cotidiano, quase não se vê e nem se tem notícia de gente morrendo de AIDS ( muito pelo contrário) a eficácia da medição é incontestável. Fico contente de saber que muitos jovens poderão viver suas vidas na plenitude que merecem. Quanto a mim, se Deus me der mais uns vinte anos já me darei por satisfeito desde que seja com muita saúde.

    • João Carlos diz

      Muito alentadora e encorajadora essa matéria. É muito bom saber que nossa expectativa de vida vem aumentando substancialmente,inclusive para quem já passou dos 50 como eu.

    • Gil diz

      ÓTIMA NOTÍCIA!
      Mas, como sempre digo quando surgem pesquisas com estatística e em geral, preocupantes, nesta, mais otimista e positiva, recomendo que tenhamos a mesma cautela de que trata-se de tempo médio, de expectativa de vida MÉDIA. Não quer dizer que é um limite, obviamente. Tem soropositivos saudáveis com mais de 80 anos. Aliás, o número de variáveis é tão amplo que é realmente difícil precisar se uma doença que causa a morte do sujeito está diretamente relacionada com o vírus ou com os efeitos colaterais da medicação antiretroviral. Isso porque, mesmo com grupos de controle, questões genéticas, ambientais, da história pregressa da pessoa, tudo reflete no estado de saúde e na expectativa atual.
      O negócio é lutar no coletivo por melhores condições e por direitos iguais e cuidar no individual de nossa saúde, diariamente. Nada é certo. Tudo PODE acontecer, não quer dizer que VAI acontecer.

    • anonimo diz

      Quero saber se esse Anthony Fauci está trabalhando pra isso? Além de ficar tirando as forças.

    • Jorgito diz

      Essa reportagem é muito interessante. E a evolução dos medicamentos continua, bem como a aproximação de uma cura funcional e de uma cura esterilizante. Uma coisa que me chamou a atenção é que em poucos anos a expectativa de vida de soropositivos jovens aumentou substancialmente. Em mais alguns anos haverá um novo salto. O resultado final é que logo teremos uma expectativa de vida igual a qualquer soronegativo. Mas é muito importante nos cuidarmos pessoal. Evitarmos contaminação por outras dsts fazendo o uso de preservativos. Nos alimentarmos corretamente e praticarmos atividades físicas. Assim viveremos bastante e com qualidade, se não houver nenhum imprevisto no caminho, claro. Antes me preocupava com muitas coisas, relacionamentos, lipodistrofia, família. Mas ultimamente tenho me sentido muito bem, muito forte, fisicamente e psicologicamente. A única coisa que quero é viver e ser uma pessoa íntegra. Acho que mudei muito após a infecção. Refleti sobre muita coisa e me tornei uma pessoa com valores mais sólidos. Venci algumas compulsões e tenho desenvolvido mais serenidade. A vida continua e pode se tornar até melhor do que antes. Acho que a chave para vencer está em algo que permeia as mais diversas religiões – o desapego. Abraço a todos.

  46. Sorocaba diz

    Nossa boa notícia meu amigo Ser+H. Vlw me senti mais humano e menos monstro. Eh de repirtagens assim que me faz ter esperança de ter um futuro novamente.

  47. Sorocaba diz

    Gente santo netflix …kkkk como ele me ajuda a passar o tempo e esquecer os problemas.

    • Daniel34 diz

      eu também curto muito o netflix, apesar dele tomar um tempo imenso da minha vida tem horas

  48. GV87 diz

    Tenho alguns pressentimento que 2018 para 2019 será os anos de muitas descobertas. Mas ainda tenho certo medo do que poderá vir no futuro. Um dos meus medos é a sífilis.

    • Vega diz

      Medo por que? Penicilina benzatina IM 2,4 mi U 1xsemana durante 3 semanas e vc está curado da sifilis.

    • Papa Charlie diz

      Tenha medo somente da dor da injeção, rs. Quem acha que sexo anal dói é pq nunca injetou 2 ampolas de benzetacil de uma vez

    • Phoenix diz

      Gente, eu acredito sim numa cura total. E acredito que, no máximo daqui a 10 anos, TODOS nós estaremos completamente livres de vez desse maldito vírus. Estamos no século XXI. Pode ser que daqui a três anos venha uma “cura funcional” ou medicações com efeitos mais longos. Mas a engenharia genética vai mostrar que é possível sim extirpar de vez esse “oportunista” do nosso organismo. Tenho fé nos avanços humanos.

  49. Zen diz

    Me ferrei?

    Peguei o meu primeiro frasco do 3×1 em março de 2016. Fiquei receoso de tomar e vi a noticia da chegada do Dolutegravir no ano seguinte. Não tomei e resolvi esperar.

    Eis que ele chega, vou no infecro, pego a receita do 3×2 (q inclui o Dolutegravir). Qndo fui pegar na farmacia eu nao pude. Já constava meu cadastro e que os pacientes que iniciaram com 3×1 nao podia trocar pelo 3×2.

    O fato é, não iniciei o tratamento ainda, apenas peguei 1 frasco ano passado e não dei continuidade com o tratamento.
    A farmaceutica vai enviar um email pro medico do estado explicando a situação.
    Será que vou conseguir?
    Alguém passou por isso?
    Nao quero iniciar com o 3×1 ja que temos um melhor disponível.

    Obrigado

  50. Sorocaba diz

    Bom dia a todos. Vou compartilhar aqui um fato que aconteceu com um amigo meu que tem HIV à 10 anos exatamente e faz dez anos que toma o equivalente ao 3×1 soh que em comprimidos separados. Ele pegou hepatite A e foi parar no hospital pois evoluiu para dor, pele e olhos amarelos e nausea. O figado dele esta ruim. Bom por acharem que era hepatite medicamentosa param por um mes o 3×1. Eu falei pra ele que existem pessoas que por tomares muito tempo o 3×1 algumas poucas pessoas nao volta a ter o virus. Ele volta a remissão pois li uns artigos que diziam isso. Falei isso pq a medica após um mes pediu para ele voltar a tomar o 3×1 e pediu uns exames. Mas nao pediu o de cv. Bom eke conseguiu fazer o exame de carga viral uns dias antes de voltar o 3×1. Bom saiu o exame e para nossa surpresa em apenas um mes sem o 3×1 ele já estava com cv de 50000 cópias….. nossa ciquenta mil cópias em um mes. 10 anos tomando esse remedio e nem fez cóssegas no reservatorio dele. Isso me fez ver com outros olhos o lance da cura. Acredito na cura e tenho fé que ela virá em menos de uma década. Mesmo assim fiquei balançado.
    Hoje eh o centenário de Nossa Senhora de Fátima. Dia 13 de maio fazem 100 anos que ela apareceu aos 3 pastorinhos. Vamos rezar para q ela olhe por nós ajude a trazer logo essa cura.

    • Rômulo diz

      Uma pena isso ter acontecido pois eu tenho a mesma esperança de o virus entrar em remissão… comecei a tomar o coquetel com +- 70 dias após a infecção então suponho que tenho um reservatório baixo, e com isso, com alguns anos eu não precise tomar mais… mas nem todos tem esta sorte…

      Pelo que li, se o indivíduo descobrir o HIV anos depois da infecção ele terá um reservatório enorme e para limpar o organismo levaria +- 60 anos com o coquetel.

      Enfim… não creio na cura definitiva mas a funcional parece bem próxima.

    • João Carlos diz

      Sorocaba, esse invasor é assim mesmo, pra ficar indetectável a gente leva uns dois meses, agora pra ele reassumir o controle da situação é rápido. Por isso não podemos ser negligentes com a tomada do remédio.

  51. Caio diz

    Dá pra trabalhar com isso? Tenho medo de ser um eterno desempregado. De passar fome. De ser discriminado e não ter mais chance de tentar ter uma vida normal trabalhando e estudando. Por causa de limitações de doença. Sou uma pessoa muito orgulhosa sabe.

    • João Carlos diz

      Claro que dá né Caio, depende de onde e com o que tu vais trabalhar. Mas, também, não vá chegar numa entrevista de emprego e abrir o jogo, certo ?. Olha, eu sou Servidor Público, faça um concurso público e pronto, aí tu podes ficar tranquilo com ou sem HIV. Abraço.

      • Gil diz

        Caio, eu trabalho em serviço privado. Não tenho a doença, só o vírus em número indetectável. Ninguém precisa saber, mas como trabalho em ambiente cultural rico, eu abri o jogo a todos. Na boa. E expliquei a todos. Também trabalho como servidor público municipal, concursado, mas sem passar o estágio probatório, ainda, mas abri o jogo, todos sabem e, na boa.
        Cortei a testa numa quina de armário na quarta, uma pancada, e duas pessoas foram mexer no meu sangue, estancar com lenço, sabendo do vírus. Eu disse: Ei, lembra do HIV, você não tem medo?
        A moça da limpeza e minha gestora: mas não pega assim e tu tomas remédio, não pega assim, você sabe, seu espertinho… na maior brincadeira.
        Eu nunca me vitimizarei, nunca me coloquei de coitadinho, tenho, é grave, mas tem remédio, não transmito mais, sou forte e toco a vida.
        Estou inclusive, saindo de umas aulas da universidade para outra, onde um coordenador me conhece e sabe. E devo ser contratado. Aliás, um amigo meu que todos sabem, inclusive por ter adoecido há muitos anos e ser símbolo de uma campanha, está empregado. Tudo depende de nossa força, garra e capacidade de superação!!
        Desempregado você não fica, Caio, se não quiser. Você vai longe, transforme seu medo em GARRA, em LUTA e força sempre!!

        • Renato diz

          Seus conselhos me ajudaram muito Gil ,hj estou trabalhando normalmente, talvez eu precise trabalhar a parte psicológica em relação a aceitação e voltar a me relacionar ,pois ainda n consegui!

  52. Caio diz

    Mas, assim a pessoa fica com problema de saúde que dá na cara ao longo do tempo? Tenho medo de vc tarde um incapacitado e ficar eternamente desempregado.

  53. Cbb diz

    Eu gostaria de saber se alguém que começa o tratamento de 3×1 com a cd4 em 326 e na consulta seguinte o mesmo cd4 sobe para 628, isso decorridos 2 meses e mais alguns dias, pode se considerar indetectável?

    • Luiz Carlos diz

      Não existe relação. Normalmente pessoas com CD4 mais baixo tendem a ter uma recuperação mais rápida dos níveis de CD4, mas não se pode deduzir que a pessoa está indetectável apenas por conta disso.

      • Renato diz

        Até fico intrigado c essa relação,pois minha cv era 4000 e cd4 230, quando descobri,hj quando as pessoas falam em cv ,sempre são bem mais altas !

  54. M. diz

    Boa noite, alguém tem esse artigo na integra? gostaria de ler mais detalhadamente…

  55. fred diz

    j a tem um tempo q nao entro aki nao leio nada nao sei como estao as coisas, so sei q estou tomando meu 3×1 ja tem 3 anos,ta tudo indetectavel, to me sentindo bem, nao quero me preocupar com coisas q me deixam pra baixo, cheguei a tomar anti depre , ja parei tambem, to levando uma vida normal, ninguem sabe de mim a nao ser o medico e a secretaria dele q organiza minhas consultas, em todo tempo so esqueci de tomar um dia o medicamento, mas imediatamente liguei pra minha infecto q mandou eu tomar no horario q eu tomo sempre apezar de eu ter esquecido,no mais ta tudo bem, .tambem espero q um dia a gente seja curado disso e q Deus nos ajuda, abraços a todos.

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s