Notícias
Comentários 39

Uma aula básica sobre os alimentos

(com legendas disponíveis em Português Brasileiro)
Anúncios
Este post foi publicado em: Notícias
Etiquetado como:

por

Jovem paulistano nascido em 1984, que descobriu ser portador do HIV em outubro de 2010. É colaborador do HuffPost Brasil e autor do blog Diário de um Jovem Soropositivo.

39 comentários

    • Sorocaba diz

      Achei incrível eh um novo jeito. O cara soh trocou o interior do hiv por um adenoviros que nao causa nenhuma doença. Criou essa vacina de um virus inteiro e não de pedaços do vírus como todo mundo fez. O sistema imune vendo a carcaça do hiv criou uma super resposta imunine. E o cientista conseguiu eliminar o vírus do macaco jah com alta viremia (tadinho) em uma semana. Em uma semana ele não tinha mais vestígio do vírus. E depois de um ano retirou o sangue do tal macaco e o injetou em outro macaco que nao adquiriu nenhum hiv.

  1. Sol diz

    Muito bom! Meu nutricionista me receitou probióticos e eu estou tomando regularmente, além de manter uma alimentação saudável e com muita variedade. Espero que contribua para aumentar minha imunidade!
    Gostaria também de saber se já tem resultados de estudos sobre o uso de probióticos por portadores do HIV.

  2. Sorocaba diz

    Curti muito o video! Eu to tomando o yakult e o activia. E como uma maçã todo dia pra controlar o piriri.

    • Pedro diz

      No começo do tratamento tive uma diarréia que não parava, tb tomei probioticos, yakult, etc… hj com 2 anos e pouco de 3×1 não tenho mais.

  3. paraense+ diz

    Estou curioso pra saber Quem vai assombrar o mundo com a cura da AIDS…

  4. Luiz Carlos diz

    Eu até hoje tomo Yakult (aliás, estou no aguardo dos resultados da pesquisa com Yakult do Dr. Esper – JS, você tem alguma notícia?). Recentemente comecei a fazer e tomar Kombucha também.

    As vezes como umas besteiras e não nego, mas o importante é tentar manter um bom balanço 🙂

  5. Hs diz

    Gente, gostaria de tirar uma dúvida com vocês. Comprei centrum, ômega 3, e vitamina c. Mas não estou tomando por enquanto, pois estou fazendo profilaxia com antibióticos, já que minha imunidade está baixa. A minha dúvida é a seguinte: A exatamente a mês atrás, qdo ainda não estava tomando essa nova medicação do SUS, meus exames estavam quase tudo normais, tirando a taxa de trigliceridios q já estava um pouco alta.
    Mas agora qdo fui fazer novamente os exames, um mês depois, alterou muita coisa. Inclusive a cretinina. Alguém passou por isso tbm? Acredito que seja devido aos antibióticos, sei lá. E devido a isso não estou tomando os suplementos pra não sobrecarregar ainda mais. Pesquisei na Internet e vi que o consumo de cápsulas de vitamina c e antibióticos podem alterar sim o resultado de alguns exames. Ainda não perguntei pra meu médico, pois só tenho consulta marcada pra final do mês. Só espero que não seja devido aos ARVs, pois não tive efeitos colaterais nenhum, e não quero trocar de medicação.

  6. Maycon diz

    Só tomem cuidado com as reposições de sais! Ainda mais quem for Jovem. Ninguém quer ter um cálculo renal na juventude né?
    Eu tenho que dar é um time na cachaça. Pois TGO e TGP veio alterado hehe

  7. Wesley diz

    Galera sou soro negativo! Moro no Canadá eles conseguiram tirar o viros de um macaco ! Depois de um ano eles colocaram o sangue desse macaco em outro macaco e resultado negativo para os dois ! Á Apple criou um celular vermelho para doar o dinheiro para essa pesquisa podem apostar antes de 2020 a cura já estará disponível Para todos ! Torcendo de mais pela cura para poder ver todos liberados do preconceito de pessoas leigas no assunto!! Pois acredito que é a pior parte para quem tem o viros um abraço a todos!!! Falta pouco

  8. Sorocaba diz

    Putz cachaça …. que saudades …. faz desde dezembro que nao tomo umas….

  9. Miguel diz

    acho q sempre altera alguma coisa, nos meus últimos foram colesterol total, glicose, tgo e tgp… nada exagerado, mas me irrita o médico dizer, olha, vc como doce, melhor parar, toma vinho, melhor parar, come picanha, pare tb. rs

    Me soa sempre como, vc vive? melhor parar!

    • Maxwell diz

      kkkk podes crer. Melhor seria eles dizerem: “manere nisso, não precisa parar mas diminua”.
      Acho que essa de deixar de comer o que gostamos para prolongar a vida não é “realmente viver”. Acredito que haja a possibilidade de se fazer um balanço em nossa alimentação se as taxas como vc diz ainda não esteja “exagerado”.

  10. S+ diz

    Estava pensando aqui. Estamos tão perto da cura né amigos virtuais. Falo isso, pois em um mês e 5 dias, minha carga viral baixou de quase 90 mil pra 59 cópias com essa nova medicação que tem o Dolutegravir. Ou seja, se fosse pela lógica, em menos de dois meses já estaria curado. Infelizmente, o vírus ainda fica latente, escondido em algumas localidades. E é nesse local que a medicina tem que dá o golpe de misericórdia na eliminação sumária do vírus do corpo. Acredito que a descoberta da cura será de um jeito inusitado, que ainda não foi posto em prática. Deus é fiel, e será em em breve. Lembro do estardalhaço que o ebola fez, e com o efetivo empenho de diversos países, principalmente dos EUA, foi feita uma vacina. É claro que o vírus da Aids é mais complexo. Mas eu continuo achando que a cura virar de um jeito inédito ainda não posto em prática. Tenho fé que será bem breve. E esse cara, com certeza, merecerá ganhar um prêmio Nobel, e ficar bilionário RS.

  11. Maxwell diz

    Uma dúvida. Li que o Dolutegravir já era usado desde 2007 como medicação de primeira linha nos EUA e Canadá e que só agora vemos ele implementado como primeira linha aqui no Brasil. Como lá são mais desenvolvidos que aqui depois de 10 anos creio que haja outra medicação já melhor que o Dolutegravir lá sendo usada. Alguém sabe me informar o nome? O dolutegravir nesses países já não é mais de “primeira linha” lá nos EUA, correto?

    • Luiz Carlos diz

      O Dolutegravir (nome comercial de Tivicay nos EUA) foi aprovado pelo FDA em 2013 nos EUA, e passou a ser utilizado como primeira linha nos EUA em 2015. Até então era utilizado o Atripla (nome comercial do 3×1 americano com Efavirenz na composição).

      O Dolutegravir é esquema de primeira linha nos EUA atualmente. A única diferença está nos ITRN (Inibidores da Transcriptase Reversa Análogos de Nucleosídeos) são diferentes nos EUA, por questão da formulação da droga comercial. Importante ressaltar que nos EUA não existe tratamento gratuito, a não ser que você possua um plano de saúde que cubra o tratamento (e, normalmente as medicações são pagas, a diferença é que no plano o preço cai para valores “simbólicos”, como US$ 5, US$ 10, etc).

      Já vou voltar na questão dos ITRN, apenas quero complementar com outras duas opções de primeira linha nos EUA: o Elvitegravir (nome comercial nos EUA: Vitekta – aprovado em 2014 pelo FDA), e o Raltegravir (nome comercial nos EUA: Isentress), este já bem conhecido aqui no Brasil. Como não há distribuição gratuita, ou seja, medicamento “genérico” produzido nos EUA, eles normalmente são conhecidos pelo seu nome comercial.

      O Elvitegravir não foi cogitado no Brasil por apresentar benefícios muito semelhantes ao Dolutegravir e ter passado por alguns problemas de aprovação nos EUA (o DTG é uma droga mais nova que o Elvitegravir, porém o Elvitegravir demorou mais a ser aprovado).

      Nos IPs (Inibidores de Protease), o Darunavir com booster de Ritonavir é o esquema de primeira linha, que também já está disponível como IP de segunda linha no Brasil, junto com a integração do Dolutegravir (até então o Darunavir era apenas para terceira linha – terapia de resgate – liberado apenas com aprovação por câmara técnica).

      Sobre os ITRN, nos EUA é comum a utilização de abacavir no lugar do tenofovir em combinação com a lamivudina. A única diferença é que para utilizar o abacavir é necessário testar negativo para o genótipo HLA-B*5701 (que causa hipersensibilidade ao abacavir). Como no Brasil testes de alguns antígenos específicos são caros e poucos laboratórios o realizam, utilizamos o tenofovir que não apresenta problemas muito graves nos casos de hipersensibilidade.

      No caso das pessoas que testam positivo para o HLA-B*5701, eles utilizam a emtricitabina no lugar do abacavir.

      Nós temos os Abacavir (ABC) disponível no Brasil, e a emtricitabina (FTC) já foi descontinuada por questões de custo e baixa necessidade de utilização. A utilização mais comum é o tenofovir + lamivudina (TDF+3TC) por dois fatores: custo e a apresentação de DFC (dose fixa combinada – ou seja – tenofovir + lamivudina em esquema 2×1).

      Para complementar, segue a lista dos esquemas de primeira linha nos EUA, com todas as informações que descrevi acima:

      The Panel on Antiretroviral Guidelines for Adults and Adolescents classifies the following regimens as Recommended regimens for antiretroviral therapy (ART)-naive patients:
      Integrase Strand Transfer Inhibitor-Based Regimens:
      Dolutegravir/abacavir/lamivudinea—only for patients who are HLA-B*5701 negative
      Dolutegravir plus either tenofovir disoproxil fumarate/emtricitabinea or tenofovir alafenamide/emtricitabine
      Elvitegravir/cobicistat/tenofovir alafenamide/emtricitabine
      Elvitegravir/cobicistat/tenofovir disoproxil fumarate/emtricitabine
      Raltegravir plus either tenofovir disoproxil fumarate/emtricitabinea or tenofovir alafenamide/emtricitabine

      Protease Inhibitor-Based Regimens:
      Darunavir/ritonavir plus either tenofovir disoproxil fumarate/emtricitabinea or tenofovir alafenamide/emtricitabine

      Para concluir: com a introdução do Dolutegravir como esquema preferencial de primeira linha e o Darunavir como esquema de segunda linha, estamos alinhados em esquemas de tratamento com os EUA e outros países de primeiro mundo.

      • Renato diz

        A tendência é mudar o 3×1 pelo Dolutegravir?
        Faço uso do mesmo a seis meses ,já superei muitos incômodos,mas como tava muito triste na última consulta ,ela falou q iria trocar ,mas confesso q por eu ter superado praticamente todos os efeitos colaterais,com exceção dos sonhos e as vezes insônia ,tô apreensivo ,já vi pessoas falando mal do mesmo .

  12. Marques diz

    Sou soronegativo!Estudante de Nutricao, sempre venho aqui que posso.Quase toda semana!Defendo a causa de vocês, queria tanto que Deus me desse mais forças pra gritar e levantar a bandeira kd nos quatro cantos do mundo!!!Meu namorado è soropositivo, e vejo como è a realidade , o dia a dia.Gosto desse blog, pq aqui me sinto bem, e vejo que não estou só.Ou melhor we não estamos sós.

    • Rita diz

      Queridão, voce pode nos ajudar! Tudo que souber sobre alimentos que nos ajudem a melhore a imunidade nos diga! Não vale o genérico: salada, frutas e legumes kkkk. Queremos algo eficaz e pontual: ex. yakult todo dia de manha! Obrigado!

    • Renato diz

      Oi Marques ,tive relações duradouras,mas quando me descobri +,estava solteiro não sei como lidarei com isso ainda ,se ainda pretendo encontrar alguém ,pois me isolei nesse sentido,mas q bom saber q existem pessoas iguais a vc!

  13. Sorocaba diz

    Cidade do Vaticano (RV) – “A cura, provavelmente, virá antes de uma vacina”, afirmou o Diretor Adjunto da Agência das Nações Unidas para a Aids, Unaids, o médico brasileiro Luiz Loures, um dos pioneiros no tratamento da Aids no Brasil.
    O diretor insiste que os avanços científicos não bastam para acabar com a epidemia: é preciso levar o teste a todos. Ele alerta ainda para o alto índice de recorrência de infecções entre os jovens: “a Aids não é coisa do passado”.

    http://br.radiovaticana.va/news/2017/01/30/diretor_da_unaids_alerta_jovens_aids_não_é_coisa_do_passado/1288053

  14. Sorocaba diz

    Gostei pq eh um diretor da UNAIDS dizendo isso sobre a cura que virá antes de uma vacina.

  15. Sorocaba diz

    Luiz Loures da UNAIDS à uma rádio do vaticano: “A cura provavelmente vai vir antes de uma vacina e, hoje, uma pessoa que trata, tem uma expectativa de vida normal, tem uma inserção social, familiar e pessoal normal. Cada vez mais temos disponibilidade de tecnologias, de tratamentos, que vão ter um impacto muito grande na qualidade da vida da pessoa tratada. O que está se tornando uma realidade hoje? Ao invés de uma pessoa com hiv tomar uma droga todos os dias, num futuro muito próximo eu espero que seja um injeção a cada três meses, sem ter essa parte que incomoda mais do tratamento que é a adesão diária às drogas. Então, existe progresso e eu tenho uma expectativa muito positiva que vamos chegar à cura. Somente a ciência não resolve: a questão central hoje é garantir que todos, independente de onde eles vivem, tenham acesso sem discriminação a essa ciência”.

  16. Gil diz

    Estou feliz por dois motivos: Uma é que quando aparece gente especialista falando pra tudo que é lado que algo vai acontecer, que tem coisa nova chegando, é porque tem coisa nova sim, chegando e quem está aí, nos bastidores ou no meio desses especialistas, é porque sim, já se sabe o que está rolando. Vem cura, sim, senhores!
    Outra razão de estar feliz é que meus exames deram todos muito bons, tudo dentro da normalidade, exceto a zerada de eosinófilos, que deveria dar ao menos uma unidade por medida (conforme valor de referência) e disse embaixo, no exame: confirmada eosinopenia
    Isto quer dizer que estou muito mal??
    Outra alteração foi no T3, que é um hormônio da Tireoide: 2,8 pg/ml, quando deveria pelo valor de referência, dar até 2,04.
    O que mais me chamou a atenção e fez deixar a alegria e entrar em preocupação foi a BILIRRUBINA BATER EM 3,4… 0,4 na direta (normal, conforme referência) e 3 na indireta, quando deveria dar 0,8.
    Será que é por conta da medicação antiviral?
    Ureia, creatinina, triglicérides… tudo normal.
    Mas estes, me preocupara um tanto;
    Se algum médico ou bioquímico quiser opinar… à vontade. Eu vou levar os exames aos médicos após a Páscoa.
    Abraço Pessoal!

    • Luiz Carlos diz

      Gil, eosinopenia não causa nenhuma doença grave, significa apenas que a quantidade de eosinófilos está abaixo do normal e pode ser causada por estresse, tanto agudo quanto crônico, e uso de medicamentos corticosteroides. Não conheço casos relacionados a ARVs.

      O aumento do T3 pode ser momentâneo. Se confirmada a elevação em um próximo exame poderão ser necessários outros exames, pois existem milhares de causas diferentes para hipertireoidismo. Também não conheço casos relacionados a interações com ARVs.

      Sobre as bilirrubinas, qual é a sua medicação? Atazanavir pode causar hiperbilirrubinemia indireta, porém é apenas estética (amarelamento da pele e dos olhos), não causa nenhum tipo de problema de saúde.

      Fique tranquilo, não há nada alarmante de imediato nestes níveis.

      Abraços!

      • Gil diz

        Obrigado, Luiz Carlos. Eu não sinto nada, nem amarelão. Acho que bebi um pouco a mais no domingo e ainda na terça-feira, quando coletei, o fígado ainda estava meio “baleado” pelas cervejas a mais (embora eu tenha bebido bem espaçadamente e com água intercalando), Quanto aos eosinófilos, estresse é pouco. Estou passando umas crises por excesso de trabalho, mas o pior já regulei e agora é administrar.
        Muito grato por suas observações. Fecha certinho com o que pesquisei.
        Vou sobreviver. A taxa de T3 poderia estar alta pelas vitaminas recém-ingeridas, mas não é um valor tão fora do comum.

  17. Marcus diz

    Gente, será que alguém pode me ajudar: Desde que soube, minha depressão aumentou (hoje, 11/04 completa um ano), mas com o tempo a gente se habitua e segue, mesmo deprimido vou seguindo e tratando, e no meu primeiro exame 2400 cópias com cd4 880, no último há 6 meses indetectável com cd4 1350. A questão é que antes de saber eu vinha tentando emagrecer, estava com 85 quilos, até descobrir tinha conseguido chegar nos 75 quilos, depois que soube, nem sei porque (talvez a depressão) fui pra 63 quilos e não saio disso há um ano, o ideal seria 70, mas posso comer um boi que ão engordo uma grama e se comer pouco perco 1 quilo no susto. To tendo muito problema de autoimagem por conta do peso, tenho 1,75 de altura e 63 quilos não tá tão fora, mas meu corpo foi embora junto com autoestima e o estigma do vírus e as trezentas mil pessoas dizendo “vai sumir, ta magro demais, ta doente?”. Eu me alimento super bem, tudo que é tipo de verdura, legumes, carne magra, muito leite, no mínimo 5 ou 6 refeições ao dia e nada, até inseri alimentos megacaloricos mesmo, mas não tem pizza nem chocolate nem nada que me engorde, sem contar que faz muito mal tb. Alguém tem alguma dica pra engordar (com saúde)? Será que é o remédio?

    • Luiz Carlos diz

      O ARV só causa lipodistrofia depois de muito tempo, e o emagrecimento por doenças oportunistas não é seu caso visto o nível elevado de CD4. Você deve procurar os seguintes profissionais: em um primeiro momento, um psicoterapeuta e um psiquiatra. Depois de analisado e estabilizado o quadro clínico, o ideal é seguir o tratamento e procurar um nutricionista.

      Se você estiver utilizando o 3×1, trate do assunto com seu infecto também, pois o Efavirenz é um componente que pode levar à depressão maior.

      Abraços

  18. S+ diz

    Marcus,
    Sei que não é fácil está nessa condição. Mas acredite. Você está ótimo. Indectável e com CD4 acima de 1300. Há se eu tivesse assim. E poucos nessa condição soropositiva conseguem isso que eu saiba. Na minha visão leiga, o que tá te afetando é tua baixa auto-estima. E isso dá depressão e afeta o organismo como o todo, todo metabolismo. Teu cérebro, teu bem estar emocional não está em sintonia com o resto do corpo. E talvez isso seja a causa de você não engordar. E ainda bem que isso não está afetando tua imunidade, pois depressão tbm tem um efeito colateral em baixar imunidade, acho. Levante a cabeça. Eu, por exemplo, meu cd4 está abaixo de 200. Descobri recentemente, e não está sendo fácil. Perdi peso. Tô com a síndrome que estou sofrendo lipodistrofia, pois percebi que perdi um pouco de massa em várias partes do corpo. Até levemente no rosto. Não sei se é loucura minha. Uma amiga minha disse que estou ótimo, e eu que estou vendo coisa onde não tem. Hj meu médico me acalmou. Que isso, com a nova medicação, é muito rara, e se tiver, é só a daqui a 10 anos. Até lá, espero que já tenhamos a cura. Então, faça como eu estou fazendo. Se perguntarem, diga que está bem. Diga que tá ou estava cm algum problema gastro, sei lá, e por questão de saúde, teu médico recomendou você emagrecer. E que agora você não come mais besteiras. Então por isso vai demorar um pouco a pegar corpo novamente. E frise a todos que você está ótimo assim, pois mudou toda uma alimentação em prol da saúde. Sorria sempre. Tenha sempre energias positivas qdo estiver por perto de pessoas, pois se você aparentar com a feição que está pra baixo, aí sim eles vão desconfiar que tem algo errado. Saia com amigos, assista filmes, curta sua família e parentes. E tente esquecer um pouco essa tua condição. Sei que é difícil. Só não esqueca de tomar a medicação certinha. Encare ela como um “suplemento” vitaminico, assim minha amiga recomenda. Muitos tomam remédios sagradamente, como os que sofrem de pressão, diabetes. E até esportistas. Assim tô tentando fazer. Vendo por esse lado. Marcos, você tá com a imunidade alta. Na tua condição de imunidade, saia pra vida normalmente. Hj ainda não posso me dá a esse luxo, com medo de alguma doença oportunista me pegar. Acredite você está ótimo. Dizem que aquele tal de Efavirenz pode dá uma mega depressão pra alguns. Caso a utilize, consulte com o seu médico a possibilidade de mudar ele. Entre numa academia. Isso tá me ajudando demais a pensar em outras coisas, e até meu alto astral já mudou. É saúde tbm. Fora isso, você vê tanta coisa bonita por lá, que até se distrai numa boa. Força marcos.

  19. S+ diz

    Entre numa academia Marcus. Faça uma avaliação física com seu instrutor daquilo do que realmente espera ter por lá.
    Tive uma melhora extrema na auto estima, pois você tira o foco um pouco dessa situação. E, cm um tempo, você percebe que seu corpo já está tendo uma melhora física. E é saúde. Fora isso, é sempre bom vermos beldades “passeando” na nossa frente rs. Levante a cabeça. Sorria. Pegue um cinema. Saia com amigos, família. Leia um livro. Assista teus programas favoritos. Escute teus ritmos de músicas favoritos. Vá numa praia, caso more numa cidade litorânea, e contemple o mar. Em mim, transmite uma paz. Se distraia. Enfim, faça aquilo que lhe dê prazer. E se te perguntarem, o pôr que de está magro, diga que mudou completamente sua alimentação por questão de saúde. Colesterol alto, gastrite, gorduras no fígado, problemas na tireoide. etc. Sei lá. Invente. Seja um pouco artista. Aparente pros outros que está super bem agora. E diga que você não come mais besteiras. E que ter uma alimentação saudável não é sinônimo de engordar. Por isso que você está magro. Mas saudável. Sorria sempre. Tenha um semblante de muita energia positiva na frente dos outros. Caso contrário, aí sim eles perceberão que tem algo errado em você devido a sua cara de tristeza ou constrangimento.
    Você está com um cd4 super alto. Coisa que poucos conseguem ter nessa condição de soropositivo. Você está bem. Aliás, você está ótimo.
    Também veja cm seu infectologista, caso você use o efavirenz, a possibilidade de troca-lo, pois em algumas pessoas, ele pode potencializar ainda mais a depressão. Grande abraço.

  20. Renato diz

    S+, muito bom seus conselhos,pois tbm servem pra mim ,eu dei uma emagrecida tbm,mas n sou muito alto,já melhorou um pouco mas n parece q e por doença ,mas realmente​ tenho uma alimentação melhor hj em dia e n tou bebendo tbm ,só falta voltar malhar ,pois estava com o corpo q queria antes do diagnóstico,mas devido a problemas de saúde ,parei de malhar ,daí n sei se o emagrecimento foi pelos arvs ou os problemas citados,só tô c seis kg a menos deve ser a massa, tava c as pernas e glúteos bem definidos, rsrs.

  21. S+ diz

    Renato,
    Tento, assim, seguir minha vida. Conselhos de meu médico e de uma amiga minha. Minha imunidade está baixa e ainda tô tendo que fazer profilaxia pra doenças oportunistas. Aparentemente, estou bem. Essa perda repentina de peso, de certa forma, gerou indagações de algumas pessoas, enquanto outras dizem que estou ótimo agora. Mas estou tendo que ser artista. Perdi uns 7 quilos, desde da minha descoberta a um mês e pouco. Tento levar minha vida normalmente, só me poupando de evitar locais aglomerados de pessoas e de ter q sair a noite. Qto a Marcus, friso novamente, você está ótimo. Há quem dera se eu tivesse com um Cd4 igual ao teu. Estaria pulando de alegria. Queria, se possível, depoimentos de pessoas que descobriram já sua soropositividade com cd4 abaixo de 200. E como estão hj.

    • Renato diz

      O meu estava em 230,mas depois de uns dois meses foi pra 450, e indetectável,fiquei bem assustado tbm,com medo de chegar perto das pessoas,agora já relaxei ,até porq trabalho c pessoas,só n voltei a sair pra diversão ,é de csa pro trabalho! O que me intriga é q minha carga era de 4000,pelo q vejo hj por aqui relativamente baixa ,em relação ao cd4.

  22. Daniel34 diz

    Bom dia a todos, descobrir ser portador do HIV em Julho de 2014, e apesar dos primeiros momentos de um mix de sentimentos de tristeza, ansiedade e angustia, tudo isso ficou para traz em um ano. Tive apoio de dois amigos que me ajudaram de mais e deste blog desde o inicio no qual muitas vezes entrei para ver os comentários que me divertiam e me informavam de mais. Principalmente quando sentia desanimado, era nos comentários dos post que encontrava força e garra para lutar pela minha vida.
    Agradeço imensamente de coração a todos vocês, que sem saber também tocam o coração e a mente das pessoas que aqui entram muita das vezes desesperados. Vocês sem perceber salvam a vida de muitas pessoas que no inicio acreditam que não iram superar essa dificuldade.
    Estou bem, alias muito bem e feliz, vivendo muito bem um dia de cada vez, fazendo o bem, trabalhando, sendo voluntário na igreja, dando uns beijos e uns pega de vez enquando com segurança.
    Hoje tomo meu comprimido de 3X1 e as vezes até esqueço o porque de estar somando. Já contei para alguns amigos da igreja e do movimento que participo, inclusive meu amigo e padre e sempre tenho apoio dos mesmos para conversar, rir e tocar a vida. Alias nenhum dos meus amigos que souberam me tratam diferente, alias nada mudou. Me tratam como qualquer pessoa, mas observo que sempre me colocam para aconselhar pessoas que se encontram com muitas dificuldades e até tentando suicídio. Percebo que meu problema é o mínimo perto de tanta gente com problemas que me faz ser grato a Deus por estar como estou.
    Adquiri o vírus de um namorado na época que eu acreditava não ter, alias foi uma das poucas vezes que cometi a bobeira de ter relação sem camisinha. O Ajudei em tudo de que pode mas ele não quiz se cuidar então achei melhor cuidar de mim e o relacionamento acabou. Namorei mais 02 caras depois mas também não deu certo e não foi por ter HIV, eles sabiam e isso nunca foi impedimento para nos darmos bem.
    Sei lá criei coragem hoje de entrar aqui e falar tudo isso, mais por uma maneira de dizer muito obrigado a todos vocês que me mantiveram e me mantém de pé, Deus usou de vocês para me ajudar nesse processo de adaptação.
    Me considero um cara muito feliz, cheio de vida e de esperança, não fico dentro de mim remoendo quando virá a cura, acredito que isso logo irá ocorrer quando menos esperar. Eu prefiro viver e viver bem, servindo na igreja, deitando na cama dos meus pais, assistindo um futebol com meu velho, conversando e cozinhando com minha mãe, falando da vida de Deus e dos sonhos com meus amigos, tomando uma breja, rindo com videos engraçados no youtube, agradecendo cada manhã que levanto esteja o dia nublado ou ensolarado, assistindo um filme com uma paquera, dando uns beijos e uns pega quando acontece. Tambem tiro sempre um dia ou dois dias na semana para ficar sózinho e me curtir descansar ler e estudar assuntos que me atraem. A vida é um presente, o hoje precisa ser valorizado como único que temos. Não tenho medo de morrer, tenho medo de não viver bem o dia que é me dado e as oportunidades que me são dadas.
    Caso queiram fazer amizade ou algo mais rs estamos ai, um grande abraço a todos, independente da religião, credo, cor e sexo.
    Deus seja louvado pelo dom da vida de cada um.
    Se precisarem conversar e estiverem desanimado segue abaixo meu e-mail criado para trocar idéa e experiência
    Um forte abraço em todos, do amigo e irmão Daniel
    E-mail: Danielive34@gmail.com

  23. rafael henrique nunes diz

    Gente, descobri que sou positivo em Agosto de 2016.. dai a medica marcou o dia pra fazer exame e pasmem: Voltei la somente nessa semana com minha mae pois ela descobriu!!

    Dai depois de tirar sangue (tirei umas 10x ¬¬).. descobri que estou com cd4 em 120.. baixissimo!! A medica disse que eu deveria estar internado, que devo agradecer a Deus por estar tao bem.
    Agora estou tomando 2 remedio (coquetel), e um remedio para evitar a pneumonia, pois pelo visto estou em alto risco!

    Engracado que ate agora nao senti nenhum efeito colateral..

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s