Notícias
Comentários 33

Israel discrimina falecidos com HIV


israelhayom

Médicos especializados em HIV, ao lado da Aids Task Force Israel, estão se manifestando contra as novas diretrizes do Ministério da Saúde israelense sobre os cuidados para sepultamento de corpos de pessoas infectadas com o HIV/aids e outras doenças infecciosas. Segundo os médicos, as diretrizes não são baseadas em informação médica e são completamente infundadas e incorretas, aumentando a já grave estigmatização de pessoas com HIV/aids, sugerindo, por exemplo, que a doença pode ser transmitida pelo ar.

“Perigo! Infeccioso”

As novas recomendações publicadas incluem colocar avisos de “Perigo! Infeccioso” sobre o corpo, envolvê-lo em plástico para então ser levado para a ambulância. Além disso, foi instruído o rastreamento especial destes corpos, com registros de onde estes corpos serão sepultados em cada cemitério, especificação de equipe que realizou o enterro e aplicação de uma camada de concreto sobre o corpo, que deve ser enterrado a uma distância de pelo menos 10 metros de outros corpos.

As orientações levantaram críticas da Aids Task Force Israel contra o Ministério da Saúde israelense em fevereiro deste ano, depois que o Tribunal Magistrado em Kiryat Gat manteve uma decisão sobre o sepultamento de uma menina de 18 anos que morreu de aids e cuja família não teve permissão para fazer o reconhecimento e nem o ritual judaico de purificação do corpo, por causa da doença.

O diretor do Aids Task Force Israel, Dr. Yuval Livnat (foto por Yehoshua Yosef)

“É incorreto falar da aids dessa maneira.”

Em uma carta enviada esta semana pelo Dr. Yuval Livnat, presidente da Aids Task Force, para o diretor de Serviços de Saúde Pública do Ministério da Saúde israelense, Prof. Itamar Grotto, ele afirma que “É um insulto e é incorreto falar da aids dessa maneira. Não há justificativa médica para que o traslado do corpo tenha de ser feito com este cuidado, pois não há qualquer risco de contágio. As diretrizes indicam histeria, provavelmente e infelizmente, em virtude do estigma que envolve a doença, sem justificativa médica.”

Não há justificativa para não permitir o ritual judaico de purificação do corpo.

O Dr. Livnat também escreveu que não há justificativa para não permitir o ritual judaico de purificação do corpo, porque “medidas básicas de proteção já podem oferecer proteção a quem aplicar o ritual.” Ele prossegue: “Além disso, é possível que o falecido não tivesse conhecimento de que era soropositivo. O registro especial do enterro é uma violação grave do direito da pessoa à privacidade sob a lei.” O presidente da Associação Israelense Médica de HIV e Doenças Infecciosas Dr. Michal Paira e o diretor da Unidade para Cuidados de Aids no Centro Médico Tel Hashomer Sheba Dr. Itzik Levy disseram que estas diretrizes são diametralmente opostas ao conhecimento médico sobre a aids.

“Um rascunho das diretrizes foi publicado por engano.”

O Ministério da Saúde israelense informou que “um rascunho das diretrizes foi publicado por engano e não a sua versão final” e afirmou que estavam “trabalhando em procedimentos relativos ao tratamento de corpos de pessoas infectadas com outras doenças infecciosas, não apenas HIV, incluindo o ebola.”

Em 30 de novembro de 2016 pelo Israel Hayom

Anúncios
Este post foi publicado em: Notícias
Etiquetado como: ,

por

Jovem paulistano nascido em 1984, que descobriu ser portador do HIV em outubro de 2010. É colaborador do HuffPost Brasil e autor do blog Diário de um Jovem Soropositivo.

33 comentários

  1. Ridículo, coisa de gente ignorante. Pensei que Israel era um país evoluído, mas vejo que mesmo com nossos problemas estamos anos luz a frente deles…
    Uma vergonha e uma tristeza imensa para os portadores de HIV daquele país…

  2. Positivo Azul diz

    Uma notícia dessas para quem as vezes está buscando informações ou ajuda, pode agravar mais ainda a saúde do ser humano.
    Atitude repugnante do ministério da saúde de Israel. Como sempre após uma má repercussão, arrumam sempre uma desculpa “rascunho de diretrizes “, isso não é humano.

  3. Viver+ diz

    Acredito que seja uma das coisa mais absurdas que ouvi nos ultimos anos, e espero que a sociedade medica de Israel consiga reverter essa situação. esta atitude so cria mais Stigma e preconceitos sem fundamente que facilmente será transmitido e absorvido por muitas pessoas, que infelizmente não tem conhecimento suficente sobre a patologia.
    Me sento tão agredido quanto o ato de ser recusado por muitos hospitais em determnado País ( em que me encontrava há pouco mais de um ano) que se recusaram a realizar um procedimento cirurgico por eu ser portador do virus HIV….Ler essas coisas, depois de ter vivido uma realidade preconceituosa é como estivessem me ferindo com um instrumento cortante novamente.
    Que triste noticias.:(

  4. Paraense+ diz

    Um desreispeito típico do ” povo de Deus”…cheio de, rituais,frescuras e um enorme ódio no coração. Só pensam em humilhar, matar e destruir os vizinhos. Vão tomar no C… Seus fdp.

  5. Henrique diz

    Pra mim tanto faz, nao tenho um pingo de vontade de pisar nesse território.. eles q se fodam pra la. E antes de virem me questionar, vale ressaltar que em todos os países existem esse preconceito com o soropositivo. Andei lendo reportagens no globo.com referente ao hiv e li cada comentário ridículo e preconceituoso. E isso dentro do nosso território. Infelizmente o hiv vai carregar esse estigma enquanto nao descobrirem uma cura.

    • Paraense+ diz

      Agora é só esperar ele parar com as injeções. Se não aparecer mais nenhum vírus, está descoberta a cura…Xeque mate no bichinho !. Só o Sheen mesmo !!!…

  6. m. diz

    Nao tenho certeza se tomei meu antiretroviral hoje, e melhor tomar agora ou deixa pra amanha?

    • Paraense+ diz

      Deixa pra amanhã cara. Só não pode passar dois, três dias sem tomar.

      • M. diz

        Foda nao consigo de forma alguma lembrar se tomei ou não, e agora não consigo nem fazer nada com isso na cabeça ):

        • Paraense+ diz

          Se estressa não amigão. Não será uma dose, a menos, de Arv que vai te matar.

          • M. diz

            Obrigado, Baixei um calendário de medicamentos no celular, ver se agora não dou essas kkkk

        • danny diz

          M.ja esqueci uma vez de tomar, minha infecto disse pra continuar normalmente,tomar a dose no outro dia,eu disse q tomava sempre na hora de deitar, ela disse q nao praciza ser rigoroso no horario desde q se tome ok?se esqueceu um dia nao vai dar nada.no começo eu colocava o despertador no horario q era pra tomar, funciona, ok? abraço danny

        • Anjo terapeuta diz

          Caro M comprd um porta comprimido assim vc podera acompanhar cada dia pois vc coloca os comprimidos de domingo a sabado em caso de duvida olhe no porta comprimidos o dia correspondente

        • Gaucho29 diz

          Cara é só contar quantas capsulas tem no pote, vê o dia que tu pegou o pote cheio e subtrai os dias que passou e vê se fecha, se tiver sobrando 1 é porque tu não tomou 🙂

    • Pedro A. diz

      m., quando esqueci se tomei ou não, resolvi tomar mesmo que eu já tivesse tomado…no fim das contas, ou tomei 1, ou tomei 2…Abs, Pedro A.

      • Luiz Carlos diz

        Procura no Mercado Livre por Pill Box, ou em alguma loja de “trecos” perto de ti. Não custa mais de R$ 10, vc organiza a medicação por semana e não tem mais esse problema 🙂

    • Daniel Fogaça diz

      Te aconselho a não tomar, quando esquecer, agora só cuidado para não cair na rotina, pois pode agravar sua situação, referente seus tratamentos.

  7. MH diz

    Pessoal podemos mesmo nos animar com Pro 140?ou seria mais um alarme falso de cura?

    • Amigo+ diz

      É isso aí Andréia. Ano passado eu raspei o que tinha de contas inativas do FGTS e, de quebra, peguei o que havia acumulado no meu PASEP. Não deixei nada.

    • Juka diz

      Alguém sabe sobre direitos dos soropositivos militares? No estatuto que nos rege diz que um soripositivo pode se aposentar com o salário integral…..tô pensando no assunto.alguem conhece algum caso concreto?

      • Paraense+ diz

        Olha juka é verdade, pode sim. Inclusive já há jurisprudência sobre o assunto. Agora você tem que solicitar, aí implica em revelar sua condição no quartel, mas se você não tem problema quanto a isso, vá em frente. Eu no teu lugar pediria e ía viajar pelo Brasil e pelo mundo, mas infelizmente sou servidor civil e não tenho esse direito ainda. Mas tô quase pra me aposentar, falta pouco…

      • Henrique diz

        Oi juka, eu so estou te respondendo pq vi que um babaca te dei um “deslike”. Enfim, sou militar estadual. Quem tem direito de aposentadoria sao os militares federais “exército”. Inclusive aposentam num posto acima. Porem para conseguir a aposentadoria vc deve solicitar e embasar na lei que garante ao portador do virus da aids o direito a reforma. Acredito tbm que. Al sera facil conseguir se reformar, mas na terceira instancia vc consegue. Pois a primeira e a segunda instância vai recorrer sobre sua aposentadoria alegando que o portador do virus da aids atualmente consegue viver como um ser humano qlq e nao corre risco de morte se seguir devidamente o tratamento. Existem alguns militares do exército que conseguiram tal feito, mas eh coforme lhe falei, eh preciso recorrer, ate que na ultima instancia reconheceram o direito adquirido. Enfim, espero ter ajudado. Qualquer coisa pesquise no google a lei que lhe assegura o direito ou procure um advogado para melhores esclarecimentos. Se possível ao procurar o advogado, leve a lei. Abraço

  8. Batista diz

    Mas esse anticorpo é uma perspectiva de vacina preventiva contra a doença ou de evolução no tratamento ou mesmo a cura?

  9. Nahash diz

    Seres medíocres e estupidos que não merecem nem estar sobre o plano terrestre ,a maior e mais grave doença que existe é o próprio ser humano com sua estupidez ,provavelmente estes filhos do capeta não tem filhos e nunca terão pois suas frustrações pessoais os impedem , e na minha opinião estes sim são nocivos à qualquer ser humano pois nasceram de chocadeira e sem coração ,bando de filhos do capeta !

  10. meu nome e young sou seroposetivo comecei antiretrovirais ano passado me sinto bem .problema estou engordar muito em maio do ano passado pesava 56 kg agora to apesar 86kg isso e normal?

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s