Agora podemos mapear lugares onde ocorrem casos de aidsfobia


Pela Vidda RJ

Em parceria com o Tem Local?, o Grupo Pela Vidda-RJ, que trabalha pela integração, valorização e dignidade de pessoas soropositivas, oferecerá, dentro da plataforma do Tem Local? uma nova ferramenta para mapear casos de aidsfobia.

A plataforma, desenvolvida por Thiago Bassi, Antonio Kvalo e Marcus Lemos, surgiu em março do ano passado após o famoso caso de homofobia que ocorreu na Praça São Salvador, em Laranjeiras. A ideia do projeto, segundo Thiago “é mapear lugares onde ocorram casos LGBTfóbicos no território nacional para aumentar a segurança de pessoas desse grupo”. No Tem Local? é possível denunciar qualquer tipo de agressão que tenha ocorrido com um LGBT , sem a necessidade de se identificar, tanto em lugares públicos como privados. As denúncias entram num banco de dados permanente para consulta pública.

Tem Local

Com o mapeamento de aidsfobia, será utilizado o mesmo método já existente na plataforma, porém, após a denúncia ser criada, um email será enviado ao Grupo Pela Vidda-RJ, que auxiliará as vítimas a tomar as medidas cabíveis, uma vez que discriminar pessoas soropositivas é crime previsto em lei.

Para os fundadores da plataforma, a visibilidade é uma arma contra o preconceito e cria um histórico de acontecimentos em lugares que deveriam, mas não são seguros para a comunidade LGBT. Em um ano de funcionamento o Tem Local? já registrou mais de 300 denúncias de casos de homofobia, entre casos de agressão verbal, física, bullying e até assassinatos.

Em 30 de agosto de 2016 pela Assessoria de Imprensa do Grupo Pela Vidda-RJ

Publicado por

Jovem Soropositivo

Jovem paulistano nascido em 1984, que descobriu ser portador do HIV em outubro de 2010. É colaborador do HuffPost Brasil e autor do blog Diário de um Jovem Soropositivo.

57 comentários em “Agora podemos mapear lugares onde ocorrem casos de aidsfobia”

  1. Galera, ando muito preocupado com esse cenário politico e essa crise. Vcs tbm tem medo de td isso afetar a distribuição dos antirretrovirais?

      1. Cabeçudos, o pior já passou. Daqui pra frente tende a melhorar. Tiraram a vaca e agora irão prender o sapo ladrão. Ruim pra vcs (Marcos e Caio) que terão que começar a trabalhar. A teta secou!!!

        1. Amigo, aqui é um fórum de discussões sobre tratamento e auxílio aos soropositivos. Quer discutir e defender seu governo golpista? Vá para o site da Globo! Sou doutor (de doutorado). Tenho minha ocupação e trabalho. Abraço!

          1. KKKKKKKKK! O cara é tão burro que ele começa fazendo um comentário sobre política e depois diz que aqui não é lugar para isso. Raciocínio de petista. Tão inteligente quanto um inseto. Vc usa 30% do seu cérebro? Não, espera aí, é 30% de 25%, ou seja, 7,5% ou um pouco mais, 12,5%. Vai trabalhar, DOUTOR (faço ideia) Caio, pq a teta secou.
            #soujairbolsonaro

            1. Ridículo. Fazer o que? O que esperar de um playboyzinho, filhinho de papai? Gastador de mesada fácil e mamãe madame humilhando empregada doméstica? Vá aprender a trabalhar e a suar realmente a camisa!

              1. E a sua mãe, faz o que além de dar para o patrão do seu pai, objetivando garantir o emprego dele? Será que dá para o padeiro também, para garantir o pão de cada dia? E será que dá também para o açougueiro, para garantir a carne em sua mesa? E o leiteiro? E o carteiro? E o jardineiro? E o pobre coitado do seu pai suando a camisa a toa, enquanto a sua mãe sua o lençol da cama deles!
                O que esperar de um filho de uma puta com um corno???

                1. Kkk. Sabia! Acertei né? Filhinho de papai né? Quando não temos argumentos válidos, parte-se para a baixaria, né?
                  Golpista !

                    1. Novamente com baixaria por não ter argumentos válidos? Desista “amigo”! Vá gastar a mesada fácil da mamãe, VASP !

  2. Posso ter interpretado errado, mas o texto cita a criação do aplicativo destinado especificamente para casos de denúncias à comunidade LGBT em geral (independente de ser portadora ou não). Falo isso porque, para pessoas leigas, isso pode deixar margem à interpretação de que toda pessoa LGBT seja, por consequência, portadora do vírus. E sabemos que, a recíproca (e a ação direta) que nem sempre é verdadeira.

  3. Boa tarde,
    Hoje muito triste, hoje fazem 1 um ano que descobrir que sou soro positivo, comecei tomando o remédio 3X1, depois de um ano minha medicação mudou para tenofovir + lamivudina + fosamprenavir + ritonavir. Pequei os remedios hoje é estou com tanto medo de tomar que a cada momento que olho pra os remedios choro é vou ficando desesperado os efeitos colaterais do 3X1 foi muito ruim é estou com medo se alguém toma esses remédios me diz algo por favor. E quais são os efeitos que ele deixa e faz.

    1. Beto nao tomo esta medicaçao mas registro meu apoio a vc. Tome sua medicaçao como um amigo que ti vai proteger. Vc sabe bem as vezes amigos tbm causam desgostos mas e melhor ter. Coregem

    2. Você vai sentir uma diferença enorme do 3×1.
      Desses aí não tomo mais lamivudina, a unica coisa que sinto é uma queimação no estomago pq tomo tudo junto às 11hrs da manhã.
      Pra mim, é a melhor combinação…

      1. Obrigado guerreiro azul, pela dica. Ontem eu tomei pela primeira vez a única coisa quee deu foi uma diarreia depois de meia hora, agora acabei de tomar vou ver qual vai ser os sintomas.

          1. Boa noite guerreiro azul, e obrigado por lembra do meu medo é da força que você me deu, é o seguinte graças a Deus eu não tive nem uma reação aliais do um diarreia mais foi do um dia e pronto. Abraços

  4. Ola pessoal
    Alguem aqui toma (Abacavir +Lamivudina +Efevirenz) ? Qual os efeitos colaterais no inicio? ou quanto tempo durou os primeiros efeitos ????
    OBRIGADO🖒🌟😉

    1. eu so tive na 1 semana(tontura e sonhos vividos)…

      apos 1 ano e 8 meses…tive um efeito colateral por causa do TENOFOVIR.. fiz exame de densiometria ossea e estava perdendo massa ossea por causa do Tenofovir….e hoje troquei meus medicamentos por(abacavir/lamivudina /efavirenz)

      to com.medo de dar algum efeito forte …ou alergia …..seja o que Deus quiser😑 hje a noite ja tomarei.

    2. Prezado Juka, você não é o único, eis aqui um companheiro seu. Se quer saber nem os tais pesadelos eu tive. Tornei-me indetectável no primeiro mês, surpreendendo até a minha médica. Eles me fizeram tão bem que nem dores de cabeça me acometem. Eram recorrentes antes. Esperava ter pelo menos um “barato”, mas nada aconteceu.

    3. Eu tive nas 4 primeiras semanas (tontura, sonhos vívidos e confusão), na sequência me deu alergia. Depois disso não sinto mais nada, nada mesmo.

      Abraços

  5. Oliveira, que pena. Não sabia deste efeito. Para mim ainda é recente a medicação, menos de seis meses. Vou ficar atento. Mas como a médica desconfiou da perda óssea? Ajuda muito saber.

    1. jonas …fui num medico particular …que me pediu varios exames que os CTAS geralmente nao pedem pra nos…por serem caros de mais para o governo bancar .
      O tenofovir com.passar do tempo (a curto /a longo prazo) pode causar esse efeito….sem percebermos nada…ele roubou meus minerais…e vitaminas dos ossos….fiquem atentos e pedem.para seus medicos solicitarem.um exame de denssiometria ossea !!! vale apena dar uma conferida !!

      1. Além de modificar o esquema, também ajuda a prevenir a osteopenia a suplementação em vitamina D, ingestão de leite e derivados e exercícios físicos. Seu infecto vai poder explicar melhor.

  6. Tomo o 3 em1 para mim a barra e a depressao que nao me larga de maneira nenhuma….mas vou continuar ja estou indetectavel e para mim ja e otimo…..

    1. “Procure sempre harmonizar pensamento, palavra e ação. Purifique seu pensamento e tudo estará bem. Nada mais potente que o pensamento. A ação segue o pensamento. O mundo é o resultado de um poderoso pensamento.” Gandhi

  7. Falando em AidsFobia ou HivFobia passei por uma situação horrível hoje.
    Fui ao CTA coletar exame a menina que me atendeu me deu os documentos para assinar.Aí, deixou sua caneta cai no balcão.Bom, a ela perceber meu ato em pegar a caneta ela, puxou com tudo nisso minha mão encostou na dela sem querer.
    Ela tirou a caneta correndo e disse :”Minha caneta não, é a que tá amarrada no galpão” e correu para pegar o álcool em Gel ficou passando nas mãos na minha frente. Gente! Me sentir um lixo.Sabe o que é ser tratando como fosse um bandido, a pessoa com medo de você, um animal perigoso .Gente sair me sentido um bicho 🙁
    Estou mal até agora. Em salvador isso! 🙁

    1. Você estava sozinha? Alguém viu? Há testemunhas? Leve esse caso ao Ministério Público e à Ouvidoria da Secretaria de Saúde. Cabe ação e indenização. Corra atrás dos seus direitos!

    1. Claro
      Vida normal Rodrigo, existe uma frase de médica ne epoca que tratava de mim, “nunca deixe de fazer nada, Claro que exageros não são bons para ninguém”. Sigo isso a risca!

  8. O único efeito colateral que tive e ainda tenho são os sonhos vívidos, que me divirto bastante quando acontecem.

  9. Descobri rápido esse ano minha infecção, comecei rápido a tratar com 3×1 e estou recém indetectável, achei o 3×1 bom, nunca rolou diarreia, gastrite nem azia, ameaçei ter leve alergia mas não era nada nem se repetiu depois, não tenho depressão mas sinto sim uma certa canseira e um certo abatimento, todavia, não emagreci nadinha e meus exames estão legais…os sonhos vivos foram a única coisa que tive, estão sendo menos frequentes agora, e eu confesso que nem achava os sonhos ruins…eram tipo assistir ou vivenciar filmes rsrsrsrs Abraços, Pedro A.

  10. Nada a ver com o tópico, mas gostaria de saber se alguém mais enfrenta esse problema e como tem se virado para resolver. Faço meu tratamento há quase 2 anos com o 3×1, tudo certo, nada demais, não sinto nenhum efeito colateral, exceto alguma queda de cabelo, uma canseira ao longo do dia algumas vezes e meus triglicérides estão um pouco altos (211). Gostaria de saber se vocês têm os mesmos efeitos e como lidam com isso, alguma terapia/medicação complementar (principalmente para os triglicérides)? Abraços

  11. Queda de Cabelo pode ser idade ou genetica todos passaremos por isso, cansaço pode sr psicologico, estresse, correria do dia dia, triglicerides pode sim ou não ser devido medicação,tem que ver historico familiar, para resolver boa alimentação, pouca massa branca e exercicios, se não resolver discuta com seu medico o uso de ciprofibrato 100mg, demais vida a seguir.

  12. Descobri que tenho HIV na segunda-feira 29/08. Estou a procura de um bom infectologista em São Paulo alguém pode me ajudar? Como o tratamento é para a vida toda, quero encontrar algo bem legal. Farei o tratamento pelo meu convênio se alguém tiver indicações em SP de preferência na zona sul perto de metrô, agradeço.

    Abraços e força para todos nós.

  13. Existe algum grupo de pessoas soropositivo em São Paulo?
    Descobri há pouco e sinto falta de conversar com alguém que esteja passando o mesmo que eu. Me sinto sozinho dentre milhões de pessoas “/
    Agradeço desde já.

  14. Bom dia…
    Hoje recebi os meus primeiros exames.
    CD 4 – 411 – 33,40 %
    CD 8 – 466 – 37,90 %
    Relação – 0,88
    Carga Viral – 72
    Eu descobri a pouco tempo e ainda nao faço uso de Tarvs . minha consulta é somente sexta feira e um amigo achou estranho minha carga está tao baixa.
    Alguem em situação semelhante ?

    1. Controlador de elite são pessoas que mantém a sua CV indetectável sem nenhuma medicação, independente do CD4. Acredito que vc seja um deles. Vc pode tirar a prova fazendo outro teste de CV um mês depois de ter realizado esse que deu apenas 72. Claro, tudo isso orientado por um infecto.

    2. Neto,

      Provável que você seja não progressor ou progressor lento, pessoas que levam muitos anos pra desenvolver a doença, caso não usem a medicação. Controladores de elite são indivíduos que apresentam carga viral indetectável no plasma, o que não é seu caso. Células CD4 pra ser considerado controlador de elite é maior que 500 e carga viral indetectável, segundo Poropatich & Sullivan, 2011.

      Enquanto apresentar carga viral, não é controlador de elite.

  15. Faço uso do 3×1 desde 2012 e não senti nenhum efeito colateral e fiquei indetectável rápido!
    Mas depois soube que o triglicérides podem ficar alterados e apesar de não fazer exercícios e ter uma alimentação desregulada achei muita coincidência ela ficar alta exatamente no momento que passei a tomar os remédios!
    Agora começo a achar minha libido meio baixa, mas realmente não sei se é pela vida sedentária ou pelo remédio!

  16. Ei, gente! Sou uma mera estudante, e nessas andanças na madrugada a fora pela busca de informações e artigos pra estudos através da internet, me deparei com esse blog. E quero dizer que foi uma grata surpresa.
    Depois de ler tantos comentários, me senti realmente em um lugar cheio de humanidade. Não sou portadora e nem possuo a doença AIDS, mas, não sei explicar, ouso apenas dizer que me senti “abraçada” nesse ambiente de acolhimento. Sem contar às informações contidas aqui também, a troca de estudos e experiências… Simplesmente incrível!
    Pessoas que fazem do problema (seja ele qual for) uma motivação pra seguir em frente, são simplesmente admiráveis!
    Parabéns ao dono do Blog! Que bela iniciativa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.