Notícias
Comentários 54

Médicos devem recomendar testes para todos

LOGO-CFM

Esta resolução do Conselho Federal de Medicina recomenda que todos os médicos ofereçam a solicitação de testes sorológicos para HIV aos seus pacientes.

“Art. 1º O médico verificará nas consultas se seus pacientes realizaram testes sorológicos para sífilis, HIV, hepatites B e C, e vacinação, no caso da hepatite B.
Parágrafo único. Caso os testes, ou a vacinação, não tenham sido realizados, o médico orientará o paciente, conforme o caso, sobre a necessidade, a oportunidade ou a conveniência de sua execução.
Art. 2º Quanto aos testes sorológicos para sífilis, HIV, hepatites B e C, deve o médico, especificamente:
I – Sugerir a realização dos testes sorológicos, incluindo esclarecimento e
aconselhamento pré-teste, em ambiente adequado, respeitando e garantindo, sempre, a privacidade, o sigilo e a confidencialidade.
II – Solicitar os testes somente se o paciente e/ou seu representante/assistente legal concordar livremente com sua realização, após adequado esclarecimento.
Art. 3º Em nenhuma circunstância os exames serão compulsórios.
Art. 4º O médico, diante dos resultados, aconselhará sobre prevenção e
encaminhará para tratamento, quando indicado.”

Anúncios
Este post foi publicado em: Notícias
Etiquetado como:

por

Jovem paulistano nascido em 1984, que descobriu ser portador do HIV em outubro de 2010. É colaborador do HuffPost Brasil e autor do blog Diário de um Jovem Soropositivo.

54 comentários

  1. Henrique diz

    Se cada vez que procurássemos um hospital fosse feito um teste rápido para hiv, Com toda ctza esta epidemia ja estaria controlada a anos e mtas Pessoas deixariam de ser infectadas.

  2. Matheus diz

    Hj para se testar é muito fácil e acessível…tem q vir a vontade do paciente se testar e não do seu médico…mas como sabemos muita gente tem medo de saber sua sorologia e faz de tudo para não fazer o teste….lamentável em vista q quando mais cedo o diagnóstico melhor….mas os fantasmas do passado como o medo e o preconceito sobre o Hiv é o que causa essa fuga do teste.

  3. Saulo BA diz

    Eu acredito que se trabalhasse mais a questão da educação sobre o HIV, a adesão ao teste seria mais fácil. Se o empenho em mostrar que se pode sim viver bem e viver muito fazendo o tto essa visão escura do passado seria clareada.

  4. Maxwell diz

    Gostei dessa resolução. Eu demorei muito a fazer pois qdo pensava em ir fazer os CTAs “obrigam-nos” a antes de fazer o teste, ficar em uma sala com várias pessoas assistindo um vídeo sobre o hiv o que demandava tempo e desconforto em saber que todos ali estavam pra mesma situação.
    isso vai ajudar a diminuir a contaminação involuntária dos que ainda não conhecem da sua sorologia e diminuir a possibilidade da pessoa de descobrir com sua saúde já afetada pelo vírus.

  5. themistoclesvieira diz

    É preciso que as campanhas sejam voltadas ao incentivo não só dos diferentes tipos de prevenção, mas também incentivo à testagem e tratamentos disponíveis.

  6. Gente estou com um oroboema serio em 2 meses ja e a 2 vez que esqueço de romart o remedio e so lembro disso no outro dia qusndo vou tomar, o que fazer em caso de esquecimentos?

    • vivendopositivo diz

      Esse artigo ” Atripla três vezes semanais mantém carga viral suprimida por 24 semanas”.
      A diferença do 3-em-1 que tomamos pra o atripla é que no lugar da “lamivudina” colocam a “emtricitabina”.

      Meu cd4 caiu de 1998/mm3 pra 1767 em 6 meses. Tomar esse efavirenz todo dia tem destruído com minha qualidade de sono. A pesquisa diz que o grupo que tomava 3x/semana dormia melhor.

      É só uma pesquisa, enquanto não for diretriz de uso, não vão inventar de pular doses. Li aqui uma vez de um que partia o cp ao meio todo dia, e só tomava metade.

      Link: http://www.aidsmap.com/iAtriplai-three-times-weekly-maintains-HIV-viral-suppression-for-24-weeks/page/3068737/

    • anjo (terapeuta) diz

      Esquecer a medicacao e muito serio chegar ser um descuido inconciente pois vc poderia colocar o celular para despertar caso nao tenha compre um porta remedio que vem mandando todos os dias da semana caso esqueça e so olhar no dia correspondente e veras se tomou ou nao.

    • anjo (terapeuta) diz

      Esquecer a medicacao e muito serio chegar ser um descuido inconciente pois vc poderia colocar o celular para despertar caso nao tenha compre um porta remedio que vem mandando todos os dias da semana caso esqueça e so olhar no dia correspondente e veras se tomou ou nao

    • Guto diz

      Instala algum aplicativo que te lembre de tomar o remédio. É só procurar na Play Store ou na App Store aplicativo pra tomar remédio. Seu celular vai apitar e vc vai poder tomar pontualmente. Se vc não usa Smartphone, peça a alguém do seu convívio pra te ajudar a lembrar.

    • Juka diz

      A pessoa vai e não curte minha dúvida, ela poderia ficar calada ou se pudesse sanar a dúvida, responderia…..é o tipinho de gente negativa q não acrescenta nada… só serve para incomodar…

    • Mar+ diz

      Juka, indetectável é quando não é possível detectar o vírus no sangue. E não é possível detectar o vírus no sangue quando já se tem 40 cópias. Ou seja, ninguém fica sabendo se tem menos de 20 cópias.
      Eu acho que você não é soropositivo, ou então não está fazendo tratamento.

      • Juka diz

        Pessoal, meu exame de carga viral deu o seguinte resultado:>20 cópias. Não sei o pq do espanto.perguntei ao médico hj e ele disse q é indetectável.por isso q fiquei curioso.achava q qdo dava indetectável aparecia essa palavra no exame.se menos q 20 é indetectável então pq foi detectado?

        • Mar+ diz

          Juka, é a mesma coisa. Quando aparece indetectável é pq tem menos de 40 cópias. Mas o meu, e acho que o de todos aqui, aparece “NÃO DETECTADO”

    • Ricardo - Gru diz

      Pela quantidade de virus no ml3 de sangue você é considerado indetectável sim. (JS me corrija se eu estiver errado).

  7. Chaval diz

    M, coloque o celular para despertar todos os dias e tome em seguida, isso deve evitar esquecimentos.

    • Luks diz

      Faço isso! O celular desperta e imediatamente tomo o remédio, sem protelar. Nunca deixei de tomar!

  8. Ana diz

    Juka.
    Sim. Segundo o meu médico, a consideração para indetectável varia de laboratório para laboratório. Disse que alguns consideram abaixo de 50 e outros abaixo de 40. Então menos de 20 está indetectável sim.

    M.
    Quando você esquecer, tome assim que lembrar. Isso foi o que o meu médico me indicou, mas sempre bom você perguntar ao seu também.

  9. aleeh diz

    gente me chama lá no kik e se tiverem algum grupo me add tbem ta…kik: allehJunior

  10. alleh diz

    chamem lá no kik gente ou se tiver algum grupo me add também allehJunior

  11. Pedro Dias diz

    Gente,

    Meus exames deram um pouco alterado na parte de ALT e GAMA GT, um pouco superior ao valor de referência, inclusive ao último exame que fiz, ainda irei retornar ao meu infecto, mas alguém sabe explicar melhor sobre isso? Fique super preocupado. :/

    • Revoltado diz

      Dr+

      O mundo por si só está fadado a destruição. Sendo o HIV criado em laboratório ou não,
      o sábio homem conseguirá acabar com sua espécie.

      Sobre a notícia, estudos dizem que o HIV surgiu por volta de 1920 no Congo, eu não acredito (é a minha opinião). Todos sabem que entre grandes corporações, existem grandes contravenções e na indústria farmacêutica não é diferente. Quem sustenta as pesquisas? Laboratórios e cientistas? Não é uma meta curar o HIV.

      Mas sim, agora virão os defensores cegos e dizer que ela é boazinha e 100% ética ( porcaria nenhuma) e está estudando com afinco a cura (pode até ser, mas quem edita o resultado dos estudos mesmo?).
      A indústria é uma empresa e se porta como tal, deseja e sobrevive porque tem LUCRO.

      Alguém sabe que uma das formas de transmissão do SIV era a saliva e na forma mutada perdeu essa capacidade?

  12. Kadu diz

    Estou meio pra baixo… meus exames deram okai, não estou indectavel ainda, mais será que posso ter uma piora da saúde ?
    Estou tomando medicação há 2 meses.
    Meu exame antes mesmo da medição foi cd540 cd8 930 e carga viral de 343 …
    Exames tudo okai, segundo médico.
    Posso ter um piora mesmo tomando remédio, seguindo com tratamento?

    • roger diz

      Como assim piora? Alguma coisa deve ter mudado no teu exame…subiu o cd4? Tmbem ainda tinha 80 copias mais meu cd4 subiu bastante em 2 meses de 1076 para 1522 e o seu?

  13. Xavier diz

    se tratássemos de um modo geral com este menos estigma preconceituoso que o vírus incumbe. tratássemos como uma diabetes, no leito moral da coisa, ngm recusaria testar, o teste soh eh recusado pelo medo incumbido da discriminação.

    ngm mais morreria de pneumonia, tuberculose ou nenhuma falência idiota, ao contrario, continuaríamos normalmente como qualquer pessoa, as vezes nos embriagando de vinho, de poesia ou qualquer outro; qndo me descobri aidetico, e sinceramente foda-se se o termo eh ruim, me descobri fadado nao pela vida diaria, que não importa se sou , soropositivo, positivo, aidetico, ou qq outro. Sou gente. acho rs….

    Me irrita o fato de hje ir testar minha carga viral e ir pra sala 105 de uma unidade basica, e todos os outros “mais humanos” olhando pra la reafirmando que sou, e realmente sou um aidetico, de toda forma um aidetico que ainda ama; mesmo que insistam em não querer saber.

    Eu dormi com todo mundo, nao eh um preceito, eu realmente gostaria de dormir com minha mulher sem camisinha denovo. Mas isto so pode acontecer qndo nós, aceitarmos isto, aceitarmos que ainda estamos distantes por n motivos de uma cura que está afivelada a grandes interesses.

    Eu realmente quero voltar a ter o sexo que eu tinha, a vida desregrada, mas não sei se, vale a pena só por isto.

    Voltando, só testei positivo internado, por exatamente acreditado que era o fim, e acreditar que não poderia sê-lo prolongaria algo. Não prolongou, mas, ainda estou aqui, e pretendo ficar.

    Tá de boa ter hiv.

  14. Oliveira diz

    pessoal por favor alguem poderia esclarecer uma duvida?????? fui no pronto socorro aki em sp na zona leste…..pois estava com herpes. ao abrir minha ficha no pronto socorro passei pela triagem, e e perguntaram se eu tinha alguma doenca…..se toma algum medicamento……..etc…. Respondi que sim ! que era positivo. A pergunta e : – ao abrir essa ficha no pronto socorro ; ela fica registrada em todo brasil? no sistema ? POIS TENHO PRIMOS E TIOS QUE TRABALHAM EM HOSPITAL NO INTERIOR…. HA COMO ELES DESCOBRIREM MINHA SOROLOGIA LA? SE ALGUEM DE LA PUXAR MEU NOME NO SISTEMA DO SUS PODEM DESCOBRIR MINHA SOROLOGIA? ……

  15. Verdes Olhos diz

    Amigos, alguém sabe dizer onde o Dr. Esper Kallas atende? É no Hospital Sírio-Libanês?
    Agradeço a atenção, desde já!

    • Loren diz

      O Dr. Esper atende em consultório em frente ao Hospital Sirio Libanes (11-3514-6000). É meu médico.

      O valor da consulta gira por volta de 840,00 reais. Sei que pra muitos é inacessível e agradeço o privilégio de poder pagar. Se pode, vale muito a pena.

      É super atencioso. Acho que eu até memorizei as suas palavras dele logo no início da primeira consulta sobre ter planos (viajar, casar, ter filhos, morar fora do pais), quando eu achava que minha vida estaria acabada.

      Passou já quase um ano do meu diagnóstico, as vezes até esqueço que sou +. Estou em tratamento, indetectável (após 3 meses de tratamento) e bem. Sei que tenho de ter atenção com CD4 e CD8 e carga viral indetectável, mas vezes prefiro nem lembra disso. Só quando vou a cada 6 meses nele.

      Sigo o tratamento a risca e sigo minha vida como antes. O que temos de tratar, antes de tudo, é nosso psicológico. Ai está a chave.

  16. Rafael diz

    Sim, Verdes Olhos, no Hospital Sírio-Libanês

    Ele atende de madrugada

    • Verdes Olhos diz

      Muito obrigado pela resposta, Rafael!
      De madrugada, é? Para ter sigilo? Que coisa…

      • Rafael diz

        Pode até ser por sigilo e tranquilodade para
        os pacientes, ja que a noite é menos movimentado no Hospital. Ja perguntaram aqui o valor da consulta dele, gira em torno de uns R$800,00 . Não sei se ele atende convênios.

        Valeu ✌🏻️

  17. JovemAnônimo25 diz

    Pessoa, fiz um Kik hoje, já adicionei algumas pessoas aqui do blog…
    E quem quiser me adiciona aí: FelipinhoK

  18. Oliveira diz

    Ricardo -Gru obrigado querido !!! confeso que fiquei preocupado ….👍

  19. Amigo Sp diz

    Verdes olhos, ele também atendo no consultório (que fica bem em frente do sírio libanês) mas lá ele só atende particular. A consulta com o Dr Esper é $850.00 com direito a um retorno.

    • Verdes Olhos diz

      Obrigado, Amigo Sp. Você sabe onde posso encontrar o telefone para o consultório particular do Dr. Kallas?

  20. Matheus diz

    E esse número de novos casos só vai aumentar…dos estimados 830 mil soro+ do Brasil, apenas 55% sabe da sua sorologia…os outros 45%(~460 mil) estão por aew passando o Hiv sem saber…

  21. Soulpositiva diz

    Que bacana essa resolução! Por experiência própria, tive nos anos anteriores sintomas que podem estar relacionados ao vírus, mas nem ginecologista, gastro, alergista ou clínico sequer sugeriram fazer o teste. Me iludi e me acomodei até decidir fazer o teste por conta própria.
    Vi uma reportagem agora na Globonews sobre os números da Unaids. Dureza, mas o Brasil é o maior país da América Latina e é o que tem maior número de +, então não surpreendem muito os dados, não. O que me deixou chocada foi a grosseria da repórter! Primeiramente, ela falava em novos casos de aids, ao invés de hiv.
    Quando o infecto convidado para comentar os dados explicou sobre os indetectáveis, e quando falou que o tratamento e a testagem dos + fazia parte da prevenção e ela interrompendo sem parar para dizer coisas tipo: “era só usar preservativo e é tão simples”.
    Chegou a pedir para o médico desmentir que era uma doença tratável como a diabetes ou hipertensão!!! Meu recado para esta senhora: meus parabéns, milhares de pessoas fugirão do exame e vão continuar transmitindo o vírus por causa da sua conduta irresponsável e egocentrica, porque era só ter deixado o profissional da saúde falar que esse estrago não teria sido feito.
    PS: Concordo com o preservativo, mas o mundo já provou que só isso não é suficiente para conter a epidemia.

    • Revoltado diz

      Deixa o nome dela aí para que alguma ONG possa emitir uma nota de repúdio sobre a conduta dela! E faça com que a mesma se retrate!!!

  22. sp=+ diz

    A globo faz questao de usar a palavra aids e nunca hiv….essa porcaria da rede globo sabe bem o que e aids e hiv…..nao gosto desta emissora acho um nojo total podre mesmo…

    • xxxx diz

      Sabemos disso. O que acontece é que quando se fala em “novos casos de pessoas contaminadas”, está se falando em quem testou “reagente” para o vírus hiv. No entanto, não necessariamente, com os tratamentos hoje disponíveis, esta pessoa – portadora do vírus – irá desenvolver Aids, doença que se caracteriza pela presença de doenças oportunistas. Tecnicamente, portanto, é incorreto dizerem que no Brasil aumentaram em 40% os casos de Aids, doença que só poderia ser caracterizada através de exames especificos e avaliação médica, não bastando um teste rápido.

  23. Fabio diz

    Pessoal, fiz um Kik. Me adicionem por favor, inclusive em eventuais grupos que tiver lá. o Usuário é DupinKs e o nome é Dupin K. Não sei se add pelo nome ou pelo login do usuário, enfim, nunca utilizei. Mas peço que me adicionem, por favor.

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s