Notícias
Comentários 26

Movimento faz ato em defesa do SUS no Rio de Janeiro


Pela Vidda RJ

A manutenção do Sistema Único de Saúde e mais investimento e qualidade para a saúde pública no Brasil. Foi isso que reivindicou o Grupo Pela Vidda-RJ, em ato realizado no último dia 23, em frente à Igreja da Candelária, no Centro do Rio de Janeiro. Com palavras de ordem, como “Um SUS melhor para o Brasil” e “O SUS é do povo brasileiro”, faixas com artigos da Declaração dos Direitos Fundamentais da Pessoa que Vive com HIV e aids, placas, cartazes, velas e apitos, cerca de 50 participantes se manifestaram em defesa do SUS, da democracia, do respeito e pelo fim do preconceito e do estigma.

“Onde eu vou fazer meu tratamento e meus exames, se o SUS acabar ou sua qualidade diminuir?”

Durante o ato, os manifestantes destacaram a importância do Sistema Único de Saúde para a população brasileira e sua importância para a luta contra a aids. Pessoas que vivem com HIV estiveram na manifestação e perguntaram: “onde eu vou fazer meu tratamento e meus exames, se o SUS acabar ou sua qualidade diminuir?”.

“Nós do movimento de luta contra aids ficamos muito preocupados com essas falas, que colocam em dúvida a continuidade do serviço.”

“Esse ato é contra todos que estão pensando em privatizar, terceirizar e acabar com o SUS. Estamos próximos de completar 30 anos de uma luta por direitos e por inclusão. O SUS não é só saúde, ele incluiu a população. Quase 80% da população brasileira tem atendimento no SUS, em um dos três níveis: atenção básica, secundária ou terciária. E nós do movimento de luta contra aids ficamos muito preocupados com essas falas, que colocam em dúvida a continuidade do serviço. Esse ato quer chamar a atenção da população, pois nós não podemos permitir que uma conquista do povo brasileiro seja sucateada. Saúde é direito, saúde não é mercadoria. A gente tem que chamar todos para que se conscientizem do que está acontecendo no país, independente de partido, ideologia, de convicções, nós temos que defender a sociedade e os nossos direitos”, destacou Marcio Villard, coordenador do Pela Vidda-RJ.

Foto: Larissa Cargnin

Foto: Larissa Cargnin

“Precisamos estar unidos para não deixar acontecer esse levante contra a cidadania.”

Representantes da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids – ABIA, também estiveram presentes. A escolha da Candelária para o ato não foi a toa: “a Candelária é um símbolo de luta, palco de uma das maiores chacinas dessa país, e nós precisamos usar esse espaço como espaço de luta e de busca por cidadania. Precisamos estar unidos para não deixar acontecer esse levante contra a cidadania, contra os direitos individuais, coletivos e difusos. Porque a gente precisa de um Brasil livre, diverso, autônomo e inclusivo para todos e todas”, completa Marcio.

A manifestação é um dos eventos que marcam os 27 anos do Grupo Pela Vidda-RJ, celebrado hoje (24). Durante o ato, as drag queens do Mix da Prevenção distribuíram kits de prevenção. Cerca de 10 drags distribuíram 5 mil kits para as pessoas que passavam a pé e de carro pela Avenida Presidente Vargas, uma das principais vias da cidade.

Pela Assessoria de Imprensa do Grupo Pela Vidda-RJ

Anúncios
Este post foi publicado em: Notícias
Etiquetado como: ,

por

Jovem paulistano nascido em 1984, que descobriu ser portador do HIV em outubro de 2010. É colaborador do HuffPost Brasil e autor do blog Diário de um Jovem Soropositivo.

26 comentários

  1. Primeiramente diz

    Primeiramente, #ForaTemer. Estou muito preocupado, principalmente após o pedido de exoneração do Diretor do Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

    • Paulo Roberto diz

      Primeiramente, FORA DILMA. Se não fosse a situação em que o PT nos deixou, não haveria necessidade desses cortes.
      E você deve se lembrar de que o teste de CD4, já nos tempos da Dilma, foi simplesmente deixado de lado.
      Não sou simpatizante de partidos políticos, mas a situação em que chegamos não é culpa do Temer.
      De mais a mais, ele tem muito pouco tempo de governo. Vamos ver o que é que ele vai fazer.
      Se os cortes nos atingirem, então, vamos nos manifestar.

  2. A verdade está lá fora diz

    No governo de Dilma na havia um monte de problemas no SUS, todo mundo da área sabe, e agora resolvem sair na rua? Quero só ver se o discurso de corte de gastos vai ser somente desse governo! Quero saber de onde vai tirar pra por em outro lugar. Soa ignorância achar que o sus estava ótimo já e agora está pior!

  3. Vircetti diz

    Nao importa o momento, o bom é lutar pela melhoria do sus… Toda luta é valida

  4. Antonio diz

    Acho que defender ou atacar partido A ou B nada adianta. Eu não sou o dono do blog, mas acho que a função deste blog é ajudar passando informação. Se houver algum corte no fornecimento devemos usar este blog que parecer ser quase universal para quem tem o problema e usa internet para organizar e defender nosso problemas. Ficar falando algo contra ou pró governo de nada vai adiantar. Claro que cada um deve ter uma posição política, mas trazer para este blog de nada vai adiantar para a causa.

  5. Gil diz

    O SUS tem uma excelente proposta, enquanto fica no papel. Aliás, como em quase tudo neste governo vermelho. A proposta é boa, mas na prática, por má gestão e desvio de verbas, falta de capricho e de vergonha na cara, tudo se desgringola na saúde pública. E quando não é por desgoverno é por falta de qualidade na gestão, no controle técnico, na logística, porque nossa formação profissional é insuficiente para se fazer bons trabalhos, numa estrutura tão complexa como um sistema de saúde.
    Faltou medicação ano passado em vários estados, aqui na Paraíba foram dois meses de inferno e, se não fosse a ajuda de amigos aqui do blog, que mandaram via sedex medicação que não usavam ao trocar seus esquemas, eu teria ficado sem.
    Agora, os mesmos que deixaram a coisa ficar abaixo da crítica, os mesmos que, antes de eleitos criticavam a vergonhosa situação da saúde pública, saem depois de quase 14 anos de desgoverno, deixando ainda mais caos, ainda mais descalabro, ainda mais corrupção e desrespeito com a saúde da população. Temer vai melhorar? Não, porque seu governo é de pilantras, da mesma forma. A única saída é o aeroporto!
    Fui pegar medicação, hoje não faltou a minha, mas sinceramente… depois do ano passado faltar em outubro a dezembro, vindo a conta-gotas, cada vez que vou ao CTA é um susto enorme.

  6. NAhome diz

    Bom dia gente “cool”.
    Amanhã vou levantar minhas vitaminas, eu fiz um pedido para 6 meses e depois de uma decisão do director do Hsp vou poder levantar inclusive minha próxima consulta será daqui 6 meses tbm. Pq eu fiz esse pedido?! Porque vou me mudar para Inglaterra esse mês e depois de expor meus planos à minha médica ela me ajudou com isso. Me desejem boa sorte. Não desiatam de vossos sonhos pois são eles que nos mantem de pé e com fé. Bjs

  7. caio diz

    Fazia tempo que não entrava aqui!
    Me chamo Caio, 29 anos, diagnosticado em dez de 2015. CV estava 58.000 e cd4 378. Hoje, menos de 05 meses depois, fazendo uso do 3×1 minha CV esta em 120 e meu cd4 irei realizar em julho!
    Muito feliz com meus resultados!
    Moro em Jundiaí, se alguém quiser trocar ideia, fazer amizade meu whats é 11 9 4899 8689

  8. Acredito que a questão não seja ser pró-PT ou contra. Mas o governo interino iniciou seus trabalhos já indicando que pretende desvincular os gatos mínimos na saúde. Achar que isso não afeta a nossa condição é ser bastante inocente. Por mais que tenhamos uma saúde pública precária, e temos, acredito que a solução não seja cortando gastos da saúde, né…. Informar que diminuiria o repasse pra saúde foi um dos primeiros atos do governo interino…

  9. Erick-BH diz

    Eu apenas queria saber, se alguem puder me responder, quem falou que o SUS vai acabar??

    • Gil diz

      As viúvas do PT. Porque não tinha corrupção, estava tudo certo na Economia, não tinha mais Sem Terra, nem Sem Teto, o SUS é muito bem administrado e os hospitais públicos, excelentes e agora, por causa de um golpe infame, tudo piorou em 10 dias… e tudo vai acabar em coisa ruim… bom mesmo é o PT no governo, boa mesmo ficou a Venezuela com os amigos de Dilma no poder.
      Desculpem falar em política aqui, mas botar este medo a mais na gente é algo baixo, sujo.

      • Paulo Roberto diz

        As viúvas do PT… Boa, Gil.
        Devemos nos lembrar que, em dezembro de 2010, em vários Estados, NÃO HAVIA O COQUETEL.
        Teve uma manifestação em Brasília, lembram??? Foi o que eu vi nos jornais.
        E ninguém falou FORA, PT…

  10. Pedro Dias diz

    Além da distribuição gratuita dos remédios, poderia TAMBÉM ter a opção de pagar pelos mesmos, quem tivesse condições e preferisse fazer o tratamento pelo formato “particular”. Eu por exemplo pago alguém da minha confiança para retirar pra mim no CTA, acabo que desembolso um valor todo mês por isto. Não queria viver com mais esse medo do governo suspender nosso tratamento, de ter a sensação de que nossas vidas está nas mãos de políticos escrotos. Vamos ter fé e pensar positivo que nada pior vai nos acontecer, a barra já é grande demais para dar conta.

  11. Carlinhos diz

    Olá, gente.

    Preciso de ajuda. Iniciei o tratamento com o 3×1 há mais ou menos 1 semana e estou muito preocupado. Graças a Deus, não tive reações significativas, somente uma: a tontura. E não está sendo fácil. O farmacêutico que me dispensou a medicação me alertou desse efeito, porém somente nas primeiras 6h após a ingestão da medicação. Infelizmente não está sendo assim, durante o dia todo a tontura permanece. Dor de cabeça e um “peso” na região da testa tem me acompanhado durante, praticamente, o dia todo. Somente às 18h tenho sentido um pouco de melhora. Descobri o virus há mais ou menos 2 meses e não tenho ninguem com quem conversar, ninguém sabe sobre mim. Estou muito preocupado. Por quanto tempo esses efeitos permanecem? Conversei pela internet com uma pessoa que disse ter desaparecido a tontura depois de 3 dias mas, comigo não foi assim. Muito obrigado. Quem puder deixar o kik ou alguma forma de contato, seria muito bom poder conversar com alguem. É horrivel passar 24h pensando sobre algo que não se pode conversar com ninguem… Enfim, desde já, obrigado.

    • Bahiuno diz

      Carrinhos,

      Vou começar meu tratamento, ainda, amanhã; na prática não sei nada sobre os efeitos colaterais, porém acompanhei muitos depoimentos aqui no blog e meu infectologista e o farmacêutico da UDM disseram que tonturas, sonhos vividos, rash cutâneos são normais e poderiam persistir por até 20 dias. Óbvio que não é uma regra, cada corpo tem seu tempo biológico para adaptação. Existem alguns cuidados que podem facilitar nesse início: beber muito líquido, não ingerir gordura próximo ao horário do medicamento. No mais: levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.
      Muita luz.

    • Maxwell diz

      Em que horário vc está tomando a medicação? Seria interessante vc tomar antes de ir dormir e beber uma boa qtde de água para que a mesma possa diluir mais rápido o remédio em seu organismo como um todo.

    • Luiz Carlos diz

      Carlinhos,

      Cada pessoa tem uma resposta diferente à medicação. O primeiro mês é mais complicado, e a tendência é que os efeitos desapareçam com o passar das semanas, mas uma semana de tratamento ainda é muito pouco tempo. Você precisa continuar insistindo, sempre com a ideia de que tudo irá passar em breve. Alguns outros efeitos ainda podem aparecer, como rash cutâneo, sensação de estar bêbado, etc.

      Recomendo que você tome o remédio antes de deitar, após ter comido, sempre mantendo o corpo muito bem hidratado e se alimentando de forma correta. Evite comidas gordurosas por enquanto, procure comer em horários corretos e fazer exercícios. Estas pequenas mudanças podem alterar muito a sua resposta à medicação.

      Mais do que isso, o importante é não se desesperar. Quando você voltar ao infecto, você mesmo poderá, junto com ele, fazer uma autoavaliação do seu estado físico e mental. Caso você não tenha melhorado, é sempre possível alterar a medicação na tentativa de melhorar sua qualidade de vida.

      Se eu puder servir como inspiração: tomei o 3×1 por cerca de 6 meses. No primeiro mês tive muitas tonturas, enjoo, rash cutâneo e, as vezes, chegava a ter vertigem quando ia no banheiro a noite, a ponto de cair no chão. Os efeitos passaram por completo depois de cerca de um mês e meio. Minha mente nunca levou como um peso ou um fardo muito grande tomar a medicação, pelo contrário, sentia que estava fazendo algo para me ajudar e previnir os outros.

      Passados 6 meses eu entrei em um estado de depressão profunda, lentamente. Fazia acompanhamento com psiquiatra e, mesmo com uma série de medicações para a depressão, continuei piorando, a ponto de querer me matar (não por algo relacionado ao medicamento, era sempre algum motivo banal). Quando falei tudo isso para o infecto, ele alterou minha medicação de imediato. Em duas semanas eu estava me sentindo a melhor pessoa do mundo, e continuo até hoje. Depressão associada ao Efavirenz é um caso muito raro, porém eu acabei sendo o escolhido. Depois de trocar a medicação, pude parar com os antidepressivos, e hoje estou super bem.

      Resumo da ópera: existem diversos efeitos colaterais, quase todos tratáveis e, quando incomodam muito, existe a alternativa de trocar de medicação. Fique tranquilo, continue tomando seus medicamentos, e logo tudo vai melhorar 🙂 qualquer coisa estamos aí.

    • É verdade, EGC… Eu vi isso hoje também. No mínimo 10 anos para ficar pronta, se ficar! Minha maior aposta de cura…

    • D_Pr diz

      10 anos é um bom período!

      Vamos ter algumas surpresas nesse período! Eu acredito que teremos e é um otimismo realista!

  12. Lucas diz

    Na consulta ontem meu infecto me motivou muito… disse que HIV é uma doença com dias contados. Ele disse que é como a Hepatite C que a cura chegou a pouco e é uma doença mais nova que o HIV. Disse ai da acompanhar e acreditar em um estudo dinamarquês sobre a cura… alguem sabe algo a respeito?

    Ah mencionou também um site onde acompanhamos as fases de cada estudo e desenvolvimento de medicamentos de diversas doenças. Porem não acho o site. Alguem sabe dizer?

  13. Vircetti diz

    Mas tbm existe outras q estão em estágios mais avançados q essa mencionado pelo egc!!!

  14. Paulo Roberto diz

    Pessoal, estou passando para saber as novidades, pois tenho andado muito ocupado, com familiares doentes e um sobrinho para cuidar.
    Vejo que ainda não temos a cura, mas vamos ter ESPERANÇA, pois ela virá, com certeza!

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s