Notícias
Comentários 55

A visão zen sobre as doenças graves

Anúncios

55 comentários

  1. Junior diz

    Pessoal, houve alguma mudança na frequência com a qual os médicos de vocês pedem o exame de CD4/CD8 e Carga Viral para quem está indetectável a mais de uma ano? No CTA onde faço o tratamento insistem em fazer de 4 em 4 meses ou no máximo 6 em 6. Mas já li que isso ia mudar de acordo com as orientações nacionais. Para quem faz tratamento particular continua assim?

    • Rodrigo diz

      Junior, faço particular. No começo do acompanhamento, antes mesmo de iniciar o tratamento, fazia de 4 em 4 meses. Há dois anos tenho feito apenas de 6 em 6 meses.
      Segundo meu infecto, não há necessidade de fazer CD4 com tanta frequência quando a CV tá indetectável, entre outras coisas porque o CD4 oscila muito e acaba causando um estresse inútil ao paciente.

    • ricardo costa diz

      Segundo me falaram, ficou proibido de fazer carga viral para quem está indetectável. Mas, se esqueceram que contagem de cd4 é muito importante para se saber qdo uma pessoa está indo para o estágio AIDS e de repente poder evita-la. Apesar que tem muita gente com cd4 1500 e vivem com aids e quem tem cd4 abaixo de 200 nem doente fica (relativo). Ouví dizer que exames de cd4 ficam caros demais para o governo. Vou ficando aqui com o meus óleo de copaiba, andiroba e óleo de coco extra virgem no combate caseiro kkkkk Além, do cocktail é claro.

      • Goiania + diz

        Você tem certeza disso que você disse, pessoas com CD4 1500 e tem aids, eu realmente nuca ouvi falar nisso , desculpe ! Ate porque se está em tratamento, é muito azar da pessoa ainda apresentar AIDS !

        • ricardo costa diz

          Sim, pura verdade meu amigo. A ciência não entende o porque de certos pacientes soropositivos terem cd4 elevados viverem com o status aids. Nos Estados Unidos há uma grande parcela de pessoas assim. Alias, na Europa tbm. Algumas pessoas tem a imunidade preguiçosa ou lenta demais.

      • vivendopositivo diz

        Ou lhe falaram errado ou você entendeu errado. Carga viral é imprescindível para detectar falência terapêutica. As diretrizes do MS que determinam que não tem indicação de exame cd4 para pacientes indetectáveis. Pois o aumento do cd4 ou pelo menos manutenção, é conseqüência da ausência de replicação viral. Fui no posto do sus hoje pegar os medicamentos porque ia retornar no meu médico hj mas ele parou de atender pelo meu convênio e ele ja tinha dito isto, que pedir exame de cd4 depois de ficar indetectável só em caso de falha. E a enfermeira do SUS pediu meus ultimos exames para cadastrar la pq eu nunca tinha sido atendido pelo sus e falou “Pelo amor de deus não precisa mais fazer mais cd4 ein? O seu já tá excelente, daqui pra frente só carga viral”. Nem entendi a necessidade de ser tão enfática. Ela até perguntou se eu queria tomar a h1n1 porque não via necessidade com cd4 beirando os 2000. Agora parafraseando nossa presidentA, fiquei “estarrecido” com esse seu comentário “Apesar que tem muita gente com cd4 1500 e vivem com aids”. Você sabe os critérios para diagnóstico de Aids?

        • D_Pr diz

          Vivendopositivo,

          Os critérios para definir se alguém está com AIDS não são os seguintes? Contagem de células CD4 abaixo de 200 ou desenvolvimento de infecções (doenças) oportunistas relacionadas ao vírus, independente da contagem de células CD4. Acho que sempre foi esse o critério, não é? Inclusive acho que existe uma discussão no INSS que independente da avaliação física, conta o emocional do paciente afetado, não levando em conta a contagem do CD4, pois segundo eles (INSS) somos biologicamente 15 anos mais velhos, mesmo com todo o avanço no tratamento. Entre todos os profissionais da área não existe consenso, quem dirá entendimento da nossa parte.

          Quanto ao comentário acima o Ricardo Costa deve ter se confundido entre CD4 e carga viral, como muito bem explicado no seu comentário.

  2. Jonas diz

    JS fico aqui na expectativa para uma postagem sua. Consegue sempre fazer um 360 graus naquilo que é necessário saber sobre a doença, da pesquisa científica a espiritualidade. Sou tão recentemente diagnosticado, porém, já tenho mais de 40 anos e tenho vivido tão verdadeiramente minha vida neste pouco tempo pós-diagnóstico. Não importa se viverei mais 30 anos ou mais 5 apenas, mas que seja na medida certa para evolução espiritual. Assisti este fim de semana o filme “Nise, o coração da loucura”, a mesma já dizia, “não se cura além da conta”. Acredito na cura, mas enquanto isso, fortaleço meu corpo físico e trabalho incessantemente minha alma, que adoeceu um pouquinho antes. Estou na caminhada.

  3. Leon diz

    Boa tarde, pessoal. Vim compartilhar com vocês uma angústia que tenho tido nos últimos dias: sou soropositivo, já me encontro com a carga viral indetectável e tomo meu remédio religiosamente todos os dias. Mas o que vem me afligindo é sobre a minha vida profissional. Estou terminando a faculdade, ainda tenho 21 anos e me preocupo muito de não conseguir me empregar por conta da minha condição soropositiva.
    Eu sei que hoje há leis que proíbem empresas e instituições de exigir o exame anti HIV nos exames admissionais, mas não é comprovado que isso realmente acontece uma vez que eu acredito que o empregador que tem sua amostra de sangue ele faz os exames que ele quer e você nem sabe. Às vezes ele não te admitiu por isso mas dá outra desculpa e como podemos provar que foi por discriminação?
    Gostaria que vocês que tenham passado por admissões sendo soropositivos compartilhassem as suas experiências porque esse atualmente tem sido meu maior medo em relação à doença.

    Obrigado desde já.

    • Gil diz

      Pedem hemograma, e o laboratório não divulga o resultado a outros, só pra você. Você busca e não é a empresa que pede. Me empreguei depois do contágio, outras pessoas também.

    • BYA diz

      Leon……

      Acredito q não possa fazer o exame de hiv em uma pessoa sem a autorização do msm. Não sei como e no publico, mais eu quando fui diagnosticada e fui fazer os exames com o pedido medico tive q assinar uma autorizaçaão e apresentar um documento com foto para autorizar o exame de hiv. Sendo assim acredito ser crime fazer o exame sem q a pessoa saiba.

  4. GarotoPositivo+ diz

    Gostaria de tirar um dúvida com vocês. Algum de vocês fazem musculação e tomam algum tipo de suplemento ou proteína mesmo já tendo iniciado o tratamento com o 3×1?
    Estou voltando a malhar por agora e pretendo tomar hipercalórico, BCAA e uma proteína pra me ajudar no crescimento de massa corporal, será que pode existir algum problema fazendo a utilização dessa suplementação?
    Gostaria muito que alguém me respondesse.
    Quem faz o uso dessa suplementação e pode me tirar essa duvida, se puder também me contate no e-mail. dpradm@gmail.com

    Obrigado

    • Antonio diz

      O mesmo é voce procurar um nutricionista. Se voce tem condições não faça sem um acompanhamento mais de perto. Agora se não for possível, tem que ficar de olho no nível de criatinina, TGA e TGP e tomar muita água. A alta concentração de proteínas força o rim e o fígado a trabalhar mais. Mas se estiver tudo bem com estes paramentros, lembre de uma coisa tudo podemos, mas sempre com cautela. Na verdade ninguém deveria usar suplementos sem um acompanhamento minucioso (médico). Você perguntou seu médico?

    • Nutricionistx diz

      Boa tarde a todos, apesar de ler o blog diariamente desde setembro do ano passado – quando fui diagnosticado – é a 1a vez que tento comentar em alguma publicação.

      (Aproveitando… Estou na dùvida se todos aqui estão logados pelo wordpress, necessariamente, ou se a cada novo comentário feito vocês preenchem esse campo de dados?)

      Enfim… GarotoPositivo+, eu sou Nutricionista e desde o diagnóstico tenho me interessado por aprender mais sobre Nutrição para PVHA. Infelizmente, por conta de outras atividades, tenho me dedicado muito menos do que gostaria ou deveria.

      De qualquer forma, hà quanto tempo você iniciou a medicação ? Você jà tem resultados de exames para avaliar, além de CV e CD4, as taxas de funções hepática e renal ? O que eu sei é que o tenofovir, presente na fórmula 3×1, pode vir a modificar a função normal dos rins.

      Como nossos rins “depuram” nosso sangue, atuando na excreção de tudo o que “botamos pra dentro” e “precisa sair”, eu sugiro refletir sobre a real necessidade do uso de suplementos, uma vez que proteínas/aminoácidos em excesso dependem de uma função renal preservada para serem devidamente excretadas.

      Sendo eu um militante “careta” da boa alimentação, eu sugiro que você insista inicialmente na tentativa de aderir a uma boa dieta, planejada por Nutricionista (e com um trabalho integrado e harmonizado ao do seu infecto/qualquer outro profissional que te acompanhe). Eu acho muito improvável que uma alimentação devidamente planejada não seja capaz de, sozinha, te dar o suporte para atingir seus objetivos de desempenho físico e manutenção da saùde. Sendo o mais natural possìvel (afinal, suplementos não deixam de ser “alimentos” ultraprocessados/industrializados), você estará se nutrindo da maneira mais gentil com o seu próprio corpo.

      Como você disse que estava parado da musculação, pense que o simples fato de retomar uma rotina de treinos, por si sò, jà é um estímulo maior ao ganho de massa do que o seu habitual recente. Um aumento gradual de calorias, um consumo justo (nem baixo, nem elevado) de proteínas, uma disciplina na organização da sua rotina são edificantes e não oferecem riscos, nem se sobrepõem aos possíveis desgastes que a infecção e o tratamento medicamentoso jà nos impõem.

      Dê tempo ao tempo. Aguarde para ver primeiro como o seu corpo reage ao 3×1 e às estratégias menos radicais de alimentação. Essa seria minha conduta como nutricionista, e meu conselho como amigo hiv+

      (:

      Boa semana a todos e todas.

      • Leno diz

        Nossa Nutricionistx, gostei muito de suas colocações quanto ao uso ou não de suplementos, eu tambem estava em busca desta orientação. Obrigado !!!

      • GarotoPositivo+ diz

        Muito obrigado pela orientação Nutricionistx.
        Foi muito válida para mim a sua resposta, obrigado mesmo.

  5. Positivo Sonhador diz

    Olá pessoal gostaria de trocar informações, fazer amizades com pessoas positivas, esse blog muito bom, pessoas inteligentes com comentários pontuais, bacana isso.
    Sou um rapaz de 27 anos do estado do Rio Grande do SUL, desejo a todos mutan paz e em breve teremos vitória contra este vírus!
    Me mandem um email:
    Positivosonhador@gmail.com

  6. thigo diz

    Que mensagem maravilhosa! Conquisto hoje mais do que um dia conquistei sem ser soropositivo!
    Paz na alma e vida longa!

  7. Mommy2015 diz

    Jovem, a espiritualidade é a grande mola propulsora para que qualquer pessoa viva bem, seja qual for a sua condição!
    Esse vídeo, de forma bastante simples, explica como é possível ser feliz e viver bem, inclusive com uma doença grave, porque se a chave é entender o motivo pelo qual vc foi acometido pela doença, conseguir se transformar e ainda agradecer pela oportunidade que a vida lhe deu, vc já está curado, porque a cura verdadeira não é a do corpo físico, mas do espírito.
    Obrigada mais uma vez pela sensibilidade em nos acalentar a alma. Boa noite!

  8. Leon diz

    Antônio, compreendo que não é permitido o pedido do exame anti HIV, mas uma vez que o empregador pede o exame de sangue para toxicologia e detecção de outras doenças influenciáveis na atividade, ele não pode fazer pelos bastidores um exame anti HIV aproveitando a amostra já retirada? E se caso fizer e me ser dada uma outra desculpa para não admissão, como vou saber/provar que não fui admito não pelo motivo me dado mas sim pela minha condição?

    • Goiania + diz

      não é possível que eles vão pegar seu sangue e fazer um exame anti HIv escondido, acho que isso até seria crime, ou algo do tipo, um absurdo, isso nao deve acontecer não, esses exames de sangue normalmente, não tem nada haver com HIV !!

  9. Antonio diz

    Leon, não sei. Na verdade tudo que sei é do serviço público, onde é feito somente o que é pedido e mesmo na área da saúde não podem mais impedir que alguém assuma devido HIV. Agora no setor privado eu não sei bem como funciona.

  10. JV diz

    Que mensagem linda! A espiritualidade é mesmo fantástica. Que possamos todos agradecer pelos dias, pelo sol, pela água, pelos momentos mais simples que passamos e são perfeitos. Sabe a rotina? A rotina na verdade é linda e maravilhosa. Sim, todo santo dia sentar à mesa para o café, acordar, dormir, ir trabalhar…respirar. Agradeço todos os dias quando deito em minha cama macia ao final de um dia de trabalho, após um banho relaxante, após acender um bom incenso, e após tomar a minha “pílula da vida”. Luz pra todos!

    Meu e-mail: joaopositivo30@gmail.com.

    Sou do interior do RJ. Gostaria de conhecer pessoas de perto.

  11. LV Antônio diz

    Muito obrigado JS! Esse vídeo chegou em um momento muito oportuno em minha vida!

    Estou devorando os demais vídeos. Todos passam um conforto especial e valem a pena ser vistos.

    Um abraço

    Antônio.

  12. Muito legal! Difícil escutar algo de um monge budista que não seja tocante e verdadeiro. Há muito tempo acompanho um outro monk, Ajahn Brahm. É um inglês radicado na Austrália, de uma sabedoria impressionante! Pena que não tem legenda em pt br, queria mostrar para tanta gente. Quem quiser ver, é só seguir BuddhistSocietyWA no youtube. Os “dharma talks” são de mudar vidas. Esse vídeo não foge do tema: https://www.youtube.com/watch?v=CVE3nGIC6kI

  13. JV diz

    Boa noite, pessoal. Bom, hoje tive uma consulta com minha dermato de tempos. Me senti à vontade para contar para ela sobre minha atual condição. Bom, me senti muito feliz e aliviado. Sei que muitos pensam de maneira diferente: que não devemos contar a ninguém, compartilhar com ninguém. Tudo bem! Cada um sabe onde seu sapato aperta, não é mesmo?! Mas eu me sinto muito bem quando consigo falar. A verdade é libertadora mesmo!! Ainda sinto dificuldade em me ouvir: minha voz fica pesada, embargada. Meus olhos ainda lacrimejam… Mas ao final, principalmente quando se recebe um forte abraço e um olhar de ternura e carinho, sinto que deixei alguns quilos de carga para trás. Poucos sabem da minha atual condição. Em alguns momentos penso em abraçar a causa. Acho que apenas preciso de um tempo. Quero me sentir mais forte e equilibrado. Não quero que os desinformados criem expectativas quanto ao meu futuro. Sei que se contar agora, muitos irão especular sobre o quanto me resta de vida rs. Que bobagem! A vida é um mistério enorme! Sinto falta de ver os rostos de todos vocês! Às vezes tento imaginar cada um que conversa comigo. Não temos caras? Não temos identidade outra que não SOROPOSITIVO? Sinto-me tão forte! Às vezes penso em “dar minha cara à tapa”. Me mostrar. Quantos não passariam de forma mais branda pelo diagnóstico se pudesse me ver, falar comigo, saber que meu sorriso, minha felicidade e meu brilho nos olhos não foram destruídos pelo exame. Quero, ao revelar (se assim for) para os próximos, ouvir: “Mas é sério? Você está me enganando! Não é possível!”. Hoje, ao sair da consulta com minha dermato, por alguns segundos me condenei por estar feliz rs! ” Como assim? Estou rindo e me sentindo bem? Isso não é possível diante de um diagnóstico tão cruel! Eu não deveria estar chorando ainda? Afinal tem apenas 4 meses! Eu ainda não deveria estar de luto?”. Fiquei assustado com tanto equilíbrio rs. Será que sou um ser frio e calculista de coração duro? rssss… Tenham uma noite de muita paz e luz! Vamos confiar! Acreditar! Buscar!

    • Edbyington diz

      Que lindo. Eu tenho uma verdadeira relação de amizade com a minha dermato. E faz uns 6 meses que ando fugindo dela. Hoje por um acaso, fui na sua clínica, mas apenas falei com a secretária. Ela que sabe tanto de mim, que já foi minha médica clínica geral: hoje escondo isso. Sinto-me meio traidor. Jv deixa contato. Abraços

  14. JV diz

    O espiritismo de Kardec, a Umbanda, o Candomblé, a Kaballah e muitas outras religiões compartilham dessa mesma ideia: os problemas pelos quais passamos em vida têm um motivo maior. Passar por provas é uma forma de evolução rumo a uma vida eterna de luz e de paz. TODOS NASCEMOS PARA A FELICIDADE ETERNA! Sofrer em vida é na verdade uma forma de se reciclar, se lapidar, se melhorar…é ajustar alguns pontos necessários! Tenhamos paz dentro de nós. Como alguém (que não me lembro quem agora) já comentou aqui: a primeira CURA é a paz interior. Conquistar esse alívio, essa bênção, é a primeira parte da cura!

    • Leno diz

      Bom dia Pessoal !!! JV, me tornei seu fã.rssss. Admiro suas palavras motivadoras. Tambem estou em meu 04 mês de descoberta de minha sorologia e tenho procurado me manter em equilibrio. Fico feliz por estar conseguindo; claro que em alguns momentos bate um medinho, mas ele é muito pequeno diante de tantas outras coisas boas que desfrutamos na vida (amigos, trabalho, familia, etc). Ahh!!! Entendo que alimentar o espirito tambem nos ajuda muito, independente da fé “seguida”. Sou do Candomblé

      • JV diz

        KKKKK…opa tenho um seguidor! Rs…Tudo bem Leno? Bom, tb sou candomblecista. Na verdade a casa que frequento há uns 4 anos era somente de Umbanda, mas já tinha fundamento em Candomblé e agora essa vertente vem crescendo muito aqui. Tocamos Umbanda, Candomblé, estudamos Kardec, temos sala de tratamento, nossa dirigente traz estudos de Kaballah Judaica tb… Sou de Logunedé! Faço Yawô agora em julho. Hoje aliás é um dia muito especial: logo após o almoço irei jogar para saber o fundamento e mais algumas informações. Estou muito ansioso! FÉ!

  15. Coralina diz

    Também penso como a budista desse vídeo… Em nenhum momento condenei a Deus… Algumas coisas me abalam, mas não o fato de ser soropositiva, que as vezes até esqueço, apesar de ficar triste c isso(ninguém é de ferro né)… Outras coisas me abalaram, foi muita coisa junta q a aconteceu comigo. Antes do resultado confirmatório eu ja presentia… Encontrei nesse blog muita força, tanto do criador como de muitos que comentam aqui. Eu só peço a Deus mais fé…e sou a segunda da minha família materna q tem a doença, minha mãe não sabe( ela já está fragilizada c outras coisas, acho q não suportaria; gostava muito da minha prima q veio a falecer pois deixou de tomar os coquetéis, pois achava q estava bem sem eles com oito meses sem toma los; ela não chegou a conhecer o 3×1) Bom, sou do Piauí, moro no Maranhão, mas muito próximo a capital piauense. Trabalho na area da saúde. Queria poder falar mais, mas a noite minha internet eh ruim. Baixei o kik, pensei q dava p encontrar pessoas por lá, mas tem q add, então o meu eh coralinasilva. Bjs

  16. Dere diz

    Bom dia, ontem aconteceu uma coisa boa, fui pedido em namoro e acabei dizendo sim mas o que pegou foi, que horas devo contar a minha sorologia, não durmi pensando nisso…. pensamento a mil e a ansiedade bateu forte, falei com dois amigos um disse que namora a 3 anos e a namorada não sabe ainda mas sempre se previnem, ja meu outro amigo contou no 2° dia de relacionamento, já tinha contado antes para pessoas que eu achava que iria namorar… todas sumiram e entendo o motivo mas não quero que essa suma… a dúvida esta grande… o que vcs fariam?! Tenha um bom resto de semana

    • JV diz

      Difícil né?! Cara, vá com calma! Acho que uma relação firme precisa ser sim baseada em transparência e confiança então se deve jogar limpo. Mas o problema é saber se essa relação já pode ser considerada firme, ou se há perspectiva de se tornar. O problema é contarmos achando que assim será e aí não é…e depois vem outro(a), e outro(a)…e daí chega uma hora que um monte de gente sabe. Se sente que é uma pessoa séria, madura e confiável (mesmo que possa ter os medos dela) e se vc se sente mais leve e honesto com vc contando…vá em frente! Eu, como disse em outra postagem, sinto uma libertação enorme ao compartilhar minha atual condição. Se esconder demais é permitir que fantasiem. É permitir que achem que somos irresponsáveis, promíscuos, que não temos cara de gente sadia, que somos magros e estamos em constante sofrimento. Enquanto soronegativo eu mesmo não sabia onde estavam os soropositivos. Tenha calma, paciência, siga seu coração…vai encontrar uma forma leve. E se for amor meu caro…ah…vai ser fantástico! Abraços.

    • Olá, contei para meu namorado no segundo ano de namoro, realmente não foi fácil no começo, mas com sentimentos, conversa tudo se resolve, estamos casados a 7 anos. Beijos

  17. Gil diz

    Dere… eu vejo da seguinte forma: Seu coração saberá a hora certa de contar. Mas ao mesmo tempo, “exponha” a seu pretendente assuntos cotidianos, de forma despretensiosa… de que hoje em dia não se morre mais se a pessoa toma a TARV, o que é indetectável, que não transmite, que tem filhos… e deixe o tempo correr. Um determinado momento, você mesma vai sentir que será o momento. Depois de bem conhecer a pessoa, depois de sentir que dá para engatar um relacionamento sério e duradouro, onde você se sinta segura a levar uma vida a dois sem sobressaltos com esta pessoa. Ali, na sua segurança de que é realmente o momento, onde você se sinta realmente amada e que há uma entrega mútua, é hora de contar, de forma tranquila e não com clima de suspense ou cara de ” Alemanha 7 x 1 Brasil”.
    Você vai perceber o tempo. E se é a pessoa certa. E, se mesmo assim, nesse pragmatismo, ele não topar ir em frente, é porque realmente você não estava com a pessoa certa.

  18. Tommy diz

    Sei como é… Conheci uma garota antes de ser soropositivo, e nos demos muito bem, mas tava pensando em ter algo sério com ela, agora q a minha situação mudou, não sei oq fazer, pensei em me afastar, depois penso em ir devagar e com o tempo contar a ela, complicado, pq ainda não sou indetectavel, descobri a duas semanas…

  19. LV Antônio diz

    Vi os outros vídeos da buda no YouTube. A voz dela é tão macia que adormeci quando falava sobre arrependimento rs. Terei que escutar novamente.

    Abs!

  20. LV Antônio diz

    Aproveitando estou com dúvidas sobre a prep.

    Após tomar os remédios por 28 dias é preciso esperar mais 30 dias para se fazer o exame ou eu posso faze lo assim que terminar?

    Não falam nada concreto na net.

    Obrigado!

  21. Olá pessoal, passei só para dividir minha alegria, já que não comento muito por aqui.

    Mais um exame para a conta e tudo ótimo graças a Deus. CV indetectável e CD4 685. Estou em tratamento desde março de 2013 e depois de um mês de TARV já fiquei indetectável. Desde então, tudo correndo bem, nenhuma alteração metabólica e nem nada de diferente nos meus exames.

    Vida que segue.

    Abraços.

  22. Guri diz

    Gente, tenho dúvidas a respeito do saque do FGTS, tipo se eu sacar a empresa fica sabendo que saquei? Será que fica sabendo o motivo? E se por acaso eu for demitido depois do saque, tenho direito aqueles 40% da multa?

    • Ricardo - Guarulhos diz

      Dificilmente terá um pré questionamento da razão do saque do FGTS vez que você ainda esta dentro da empresa…mas vc pode alegar por exemplo que sacou o FGTS para um financiamento da casa própria (fica a dica,rs). Quanto aos 40% você não o perderá se caso seja demitido sem justa causa, pois sempre constará no extrato “FGTS para fins rescisórios” e este valor será atualizado mês a mês com os depósitos vindouros.

      • Ricardo - Guarulhos diz

        No lugar de “Difilcimente” leia-se “Possivelmente”….

    • A multa de 40% em caso de demissão é calculada com base nos depósitos feitos enquanto o trabalhador esteve empregado, independentemente de saque. O dever de sigilo imposto às instituições bancárias pela Lei 105/2001 não se aplica porque o empregador é um dos titulares da conta FGTS. Em outros termos, é possível sim que ele saiba que você sacou e gostei da ideia de comprar uma casa. A solicitação do saque, no entanto, é feita na CEF, lá é que tu preenches o formulário com o CID. Essa informação é sigilosa. De acordo com a Lei 12.984/2014 divulgar a condição do portador do hiv é crime punível com reclusão de 1 a 4 anos, bem como a segregação no ambiente de trabalho e a demissão.
      Se ficou alguma dúvida, pode me mandar mail ametn29@gmail.com.

  23. Fadinha Rs diz

    Olá
    Gostaria de trocar minha medição por esse 3×1,mas no início com a medicação atual tive alguns efeitos colaterais, hoje me encontro um pouco depressiva por conta de me achar com aparência mais velha, seila pode ser neura talvez ,mas gostaria de saber se posso pedir auxílio do INSS caso troque a medicação no início para adaptação e se preciso de um atestado de psiquiatra ou só do médico ,meu cd4 está bom e estou indetectável há mais de 2anos .
    Obrigado aguardo retorno.

  24. Zen diz

    Hahaha, esse post é em minha homenagem rs. Este foi o primeiro video que vi assim que recebi o diagnóstico. O budismo sempre salvou minha vida. Na verdade quem me salvou foi eu mesmo. A prática budista consiste basicamente em meditação, meditação, meditação. “Conhecer-se a si mesmo ” como diz uma famosa frase budista. Recomendo a todo mundo iniciar a prática de meditação, e pra isso não precisa virar budista…é pra todos. Além de auxiliar nossa mente, fortalece nosso corpo uma vez que existem inumeras pesquisas comprovando os efeitos benéficos da meditação pra saúde – inclusive para o sistema imunológico.
    _/|_

  25. Clau_positiva diz

    Olá pessoal,descobri ser soropositiva dia 12/01/15 desde la,fui muito forte,foquei minha vida no meu trabalho,bom,mas pelo fato de saber que foi meu ex marido que me infectou,não consegui manter o casamento,tenho uma filha,hj com 6 anos de idade! Acontece que após minha separação conhecia uma pessoa maravilhosa,conversamos muitas vezes pelo whats,nos conhecemos e antes do segundo encontro contei ele por telefone,pois ñ tive coragem de contar pessoalmente,dei a ele tempo para pensar,pesquisar e refletir,a noite ele me ligou falando que isso não ia mudar nada,até ai tudo lindo e maravilhoso,acontece que mesmo tudo indo bem,acabo tento preconceito comigo mesma,estou depressiva,na verdade não sei explicar o que sinto,apenas que cada vez tenho chorado e me isolado mais,ñ me sinto normal,ñ sinto que o mereça,alguém pode me ajudar???? cl_nha88@hotmail.com

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s