Notícias
Comentários 60

Por que o HIV não é eliminado pelo sistema imune?


sd-logo

Cientistas da Escola de Medicina da University of North Carolina (UNC)  e Sanford Burnham Prebys Medical Discovery Institute (SBP) identificaram uma proteína humana que enfraquece a resposta imunológica contra o HIV e outros vírus. Os resultados, publicados no Cell Host & Microbe, têm implicações importantes para melhorar as terapias antivirais contra o HIV, criando vacinas virais eficazes e promovendo uma nova abordagem para o tratamento do câncer.

“Por que o corpo é incapaz de montar uma resposta imune eficaz contra o HIV?”

“Nosso estudo traz uma visão crítica sobre uma questão fundamental na pesquisa do HIV: por que o corpo é incapaz de montar uma resposta imune eficaz contra o HIV para prevenir a transmissão?”, disse Sumit Chanda, Ph.D., professor e diretor do Programa de Imunidade e Patogênese do SBP e do e coautor sênior do estudo. “Esta pesquisa mostra que a proteína NLRX1 é responsável — é necessária para a infecção pelo HIV e funciona reprimindo a resposta imune inata.”

A resposta imune inata funciona através da produção de uma cascata de sinalizadores químicos (interferons e citocinas) que fazem disparar as células T citotóxicas para matar os agentes patogênicos. Cada vez mais evidências sugerem que a montagem de uma resposta inata potente e iniciada cedo, é essencial para o controle da infecção pelo HIV e pode melhorar a eficácia das vacinas.

“Deficiências de NLRX1 reduzem a replicação do HIV.”

“O mais importante é que fomos capazes de mostrar que deficiências de NLRX1 reduzem a replicação do HIV, o que sugere que o desenvolvimento de pequenas moléculas para modular a resposta imune inata poderia inibir a transmissão do vírus e promover imunidade à infecção”, disse Chanda. “Prevemos expandindo nossa pesquisa para identificar inibidores NLRX1.”

 

Como a NLRX1 reduz a imunidade inata contra o HIV

Embora o HIV seja um vírus de RNA de cadeia simples, depois de infectar uma célula imunológica ele é rapidamente transcrito reversamente em DNA, aumentando o nível de DNA encontrado em porções de fluído celular (hialoplasma). Elevado DNA no hialoplasma desencadeia um sensor chamado STING (do inglês, stimulator of interferon genes) que gira em torno da resposta imune inata.

Imagem de microscopia de fluorescência confocal da NLRX1 (em verde) de uma célula HeLa (azul, corante nuclear). (Crédito: Haitao Guo)

Imagem de microscopia de fluorescência confocal da NLRX1 (em verde) de uma célula HeLa (azul, corante nuclear). (Crédito: Haitao Guo)

“Até agora, o mecanismo pelo qual a NLRX1 ajudava a infecção pelo HIV era inexplorado. Nós mostramos que a NLRX1 interage diretamente com STING, essencialmente bloqueando sua capacidade de interagir com uma enzima de ligação chamada TANK-binding kinase 1 (TBK1)” disse Haitao Guo, Ph.D., pesquisador associado sênior pós-doutorado no laboratório de Jenny Ting, Ph.D., um membro do Lineberger Comprehensive Cancer Center da UNC, professor de microbiologia e imunologia na Escola de Medicina da UNC e principal autor do estudo.

“A interacção STING-TBK1 é um passo crítico para a produção de interferons em resposta ao DNA elevado no hialoplasma, e inicia a resposta imune inata. Esta pesquisa expande nossa compreensão sobre o papel das proteínas na replicação viral e na resposta imune inata contra a infecção pelo HIV, e pode ser estendida para os vírus de DNA, tais como o HSV e vaccinia”, completou Guo.

 

Relevância para o câncer

“A nossa descoberta de que a NLRX1 reduz a resposta imune contra o HIV é semelhante à descoberta dos pontos de verificação do sistema imunológico, tais como PD-L1 e CTLA-1, que controlam a resposta imune ao câncer”, disse Ting, coautor sênior do estudo.

Os pontos de controle imunológicos são “freios imunológicos” que impedem a superativação do sistema imune em células saudáveis. As células de tumor muitas vezes tiram proveito destes pontos de controle para escapar à detecção do sistema imunológico. Vários medicamentos aprovados pela FDA que têm como alvo os pontos de controle, chamados inibidores de controle imunológico, estão agora disponíveis para tratar alguns tipos de câncer.

“Inibidores de controle imunológico têm tido um enorme impacto no tratamento do câncer. Um investimento significativo no setor de biotecnologia e farmacêutica está sendo feito para identificar os inibidores STING que podem ser a próxima geração de terapias imuno-oncológicas”, disse Ting. “Este estudo, mostrando que a NLRX1 é um ponto de controle de STING, lança mais luz sobre o tema e vai ajudar a promover esses esforços.”

Em 14 de abril de 2016 por Science Daily

Fonte: O texto acima foi reproduzido a partir de materiais fornecidos pelo Sanford-Burnham Prebys Medical Discovery Institute.
Referências: Haitao Guo, Renate König, Meng Deng, Maximilian Riess, Jinyao Mo, Lu Zhang, Alex Petrucelli, Sunnie M. Yoh, Brice Barefoot, Melissa Samo, Gregory D. Sempowski, Aiping Zhang, Anamaris M. Colberg-Poley, Hui Feng, Stanley M. Lemon, Yong Liu, Yanping Zhang, Haitao Wen, Zhigang Zhang, Blossom Damania, Li-Chung Tsao, Qi Wang, Lishan Su, Joseph A. Duncan, Sumit K. Chanda, Jenny P.-Y. Ting. NLRX1 Sequesters STING to Negatively Regulate the Interferon Response, Thereby Facilitating the Replication of HIV-1 and DNA Viruses. Cell Host & Microbe, 2016; 19 (4): 515 DOI: 10.1016/j.chom.2016.03.001
Anúncios

60 comentários

  1. Revoltado diz

    O HIV não é eliminado pelo sistema imune porque é um baita de um pilantra que conseguiu saltar na cadeia evolutiva de vírus do macaco para o homem…conhecendo inclusive as proteínas, transcriptase reversa (ele é mágico, de RNA para DNA, to quase chorando com esse vírus de tão esperto que ele é, saltou de 20 pares de cromossomos dos macaquinhos para 23, dos humanos, até nem sei exatamente quantos e estou com preguiça de pesquisar, mas os macaquinhos tem 24 pares, o HIV regrediu para infectar o homem? Tá certo isso? Algum especialista em evolução, que frequente o blog poderia nos ajudar nessas dúvidas, é evolução ou involução, em quantos anos? Surgiu em 1920? Caramba, gênio, gênio, gênio!) lembrando que ele foi capaz apenas de causar AIDS só na nossa espécie! Nos símios ele não causa nada.

    Curioso não? Ah sim, isso é teoria conspiratória e estamos em pleno século XXI e isso deixou de existir… os homens se tornaram bons, altruístas e o capitalismo não existe a qualquer preço, existe ética e valores morais.

    • Revoltado,

      Chimpanzés tem 24 pares de cromossomos. Humanos têm 23, mas dois cromossomos dos chimpanzés estão fundidos nos humanos, e por isso a diferença. Se não me engano, o cromossomo 3 no humano é resultado dessa fusão.

      O HIV estava nos macacos há milhares de anos e passou, pelo que se sabe hoje, provavelmente por volta de 1920 para os humanos, do mesmo jeito que o zika passou recentemente dos insetos para humanos.

      Um monte de vírus e bactérias vêm de animais (e não só de macacos) para os humanos, e que nos animais não causavam nada. Alguns exemplos: zika, gripe (cuja maioria é nativa de aves), gripe suína (que é um tipo de H1N1), toxoplasmose…

      Se quiser uma lista mais completa, pode ver aqui: http://www.cdc.gov/healthypets/diseases/

      Abraços!

      • Revoltado diz

        JovemSoropositivo,

        Não falo outro idioma, além do português. Mesmo assim agradeço a atenção dispensada.

        Me responda por favor, o dono da patente do exame para o HIV é o senhor Robert Gallo? O mesmo que descobriu as similaridades entre o HTLV e HIV que atacava os linfonodos?

        Se sim, esse é o verdadeiro gênio e o HIV perde longe pra ele. Não, acho que os gênios são Ronald Reagan e Jacques Chirac que dividiram em partes iguais o dinheiro da patente sobre a descoberta, sendo que ele e o Luc eram funcionários públicos.

        • O título daquela lista do site americano que citei acima é “Doenças que podem ser transmitidas de animais para pessoas” e muitas das doenças listadas estão em latim, não em inglês, mas dá pra ver que são várias as doenças — e isso responde à sua pergunta, certo?

          Sobre o americano Robert Gallo, ele é um dos codescobridores do HIV. Ele dividiu os créditos por essa descoberta com os franceses Luc Montagnier e Françoise Barré-Sinoussi, do Instituto Pasteur. A patente de um dos testes de HIV foi dividida entre os dois países.

          Não tenho a informação certa, mas duvido que essa patente ainda renda dinheiro sobre a venda desses testes, pelo prazo que já deve ter expirado e porque os testes de HIV já evoluíram muito e hoje incluem outras metodologias bem diferentes daquelas que eram usadas no começo da epidemia.

  2. Positividade de Luz diz

    Gente,alguém aqui vai tomar a vacina conta o h1n1?
    Perguntei ao meu infecto ele me disse ser desnecessário,desde que estejamos com nossa imunidade alta e se alimentando bem…
    Na verdade acho que tenho mais medo dessa vacina do que a própria gripe h1n1,oque vcs acham?
    Vc poderia falar seu ponto de vista J.S?

    • anjo (terapeuta) diz

      Infelismente ao meu ver seu medico errou pois a vacina é mais uma proteçao. Ja tomei

    • Leno diz

      Positividade, o meu infecto tambem me pediu para tomar por ser mais uma forma de proteção e tambem já tomei.

    • BYA diz

      Positividade de Luz.. Minha medica me disse q não ver necessidade no meu caso…. Q se eu quisesse tudo bem, por desencargo de consciência. Mais eu preferi não tomar pq tem um amigo meu q estava bem e ficou com uma gripe muito forte por causa da vacina, como tem carios q não sentiu nada. Como minha medica me liberou não vejo motivo.

  3. Espanho diz

    boa tarde, uma pergunta pra quem fez PEP, terminei o tratamento há dois dias e ainda estou sentindo enjoos quando como, alguem sabe se ainda demoram uns dias pra passar os efeitos dos remedios? a boca amarga ja diminui muito de ontem pra hoje. (comecei com o padrao ATZ-RIT-TENOF-LAM) depois mudei para KAL-TENOF-LAM, obrigado !

    • Alex diz

      Mas isso já era sabido há bastante tempo, como vc pode ver a notícia é de 2010, e o falso positivo pelo que entendi é temporário, ou seja, pode ocorrer se o teste for realizado pouco tempo depois de tomar a vacina.

      E quanto ao termo que vc usou, “retardar a infecção da Aids”, não entendi mt bem, pois pelo que sei sendo bem tratado a condição de “Aids” não aparecerá.

  4. Jonas diz

    Foi mal, quiser dizer que quem se vacina contra o H1N1 pode ter exame falso positivo para HIV.

    • BYA diz

      Jonas eu acho q teve uma reportagem na globo sobre isso, afirmando q dava falso positivo, so q tem anos eu msma nem era positiva.

  5. Dei_Pr diz

    1- É possível pegar gripe através da vacina?

    Não. A vacina é feita com fragmentos do vírus. Não há nenhuma possibilidade de alguém ficar gripado devido à vacinação.

    2- A vacina da gripe também previne resfriados?

    Não, apesar de terem sintomas parecidos, a gripe e o resfriado são infecções diferentes, causados por vírus diferentes (leia: DIFERENÇAS ENTRE GRIPE E RESFRIADO).

    3- Mesmo vacinado é possível ficar gripado?

    Sim, a vacina cobre as principais cepas, mas não cobre todas. A taxa de sucesso é de cerca de 70 a 90%. Porém, a maioria das pessoas que refere ter ficado gripada mesmo tendo se vacinado, na verdade apresentam quadros de resfriado. Como a maioria da população não sabe distinguir uma gripe de um resfriado, essa confusão é frequente.

    4- Grávidas podem receber a vacina da gripe?

    Sim, não só podem como devem.

    5- Pessoas imunossuprimidas, como portadores de HIV ou transplantados, podem ser vacinados.

    Sim, não só podem como devem.

    6- Posso tomar a vacina em qualquer altura do ano?

    Até pode, mas como o pico de eficácia da vacina ocorre nos primeiros 3 meses, o ideal é tomá-la logo antes do inverno, que é a época que os surtos de gripe costumam surgir. Tomar a vacina muito antes da época de surto pode fazer com que a sua eficácia não seja a pretendida.

    7- Se eu for viajar para o hemisfério norte, a vacina brasileira é eficaz?

    Apenas parcialmente, pois as cepas selecionadas não são as mesmas. Nesse ano de 2015, por exemplo, das 4 cepas escolhidas na vacina brasileira, somente 2 estão presentes na vacina americana e europeia. Por outro lado, se a viagem for para outro país do hemisfério sul, a cobertura é total, pois a composição da vacina costuma ser a mesma.

    8- A vacina da gripe interfere com alguma outra vacina?

    Não, a vacina da gripe pode ser administrada no mesmo dia ou próxima de outras vacinas.

    9- Quanto tempo demora para a vacina da gripe ter efeito?

    Pelo menos 2 semanas são necessárias para que os anticorpos induzidos pela vacina possam ser produzidos.

    10- É mesmo preciso se vacinar todos os anos?

    Sim, a vacinação precisa ser reforçada todos os anos. A vacina que você tomou em 2014 não vai lhe proteger durante o surto de gripe do inverno de 2015.

    11- Não faço parte do grupo de risco. Ainda assim preciso me vacinar?

    Precisar não precisa, pois o risco de complicações da gripe no seu caso é muito baixo. Porém, como a taxa de efeitos adversos da vacina é muito baixa, você estará mais seguro se for vacinado. Na avaliação entre prós e contras, o prós saem vencedores com larga vantagem.

    12- Você conhece alguém que já tenha sido vacinado?

    Sim, eu. Por ser profissional de saúde, eu tomo a vacina contra gripe anualmente desde 2010, sem nunca ter tido qualquer problema.

  6. JV diz

    Bom dia, pessoal! Hoje irei ao laboratório pegar meu primeiro exame de CV após dois meses de medicamento. Ansioso demais!!! Espero que o medicamento esteja atualmente de forma brilhante em meu corpo! Excelente dia para todos!

  7. Leno diz

    Pessoal, hoje após o quinto dia de tratamento tive o meu primeiro sonho “estranho” com cenário e personagens surrreais, ao despertar eu já estava sentado na cama meio atordoado. Isso seria um “sonho vivido ” ? Acho que pesadelo não foi pois entendo que pesadelos nos fazem acordar assustados , não é? Ahh no mais continuo com leves tonturas apos tomar a medicação. Abraços a todos !!!.

  8. JV diz

    Obrigado Leno e Matheus. Voltarei sim para contar! Leno, tudo isso vai sim diminuir com o tempo, pode acreditar! Nunca tive os sonhos vívidos, mas tive muuuuita letargia, sono e fadiga, além dessas tonturas leves pela manhã. Hoje muito raramente vem uma letargia bem leve. Acordo às 5h da manhã para treinar com a personal e é de boa, maior gás!!!!! Beba muita água, tente fazer exercícios, e equilibre a alimentação! Lembro-me uma vez que fiquei muito tonto ao tomar o remédio e logo após comer um hamburgão desses de rua com bacon, maionese e etc…nooooossa cara…tudo rodou!!! Parece que gordura ruim potencializa o efeito do remédio.

  9. Leno diz

    JV, grato pelas dicas, hoje retomo meus exercicios físicos: natação e musculação. Alimentação equilibrada acompanhada pela Nutricionista.

  10. Zimba diz

    Estou com a TARV hj fazem +/- 100 dias (um pouco mais de 3 meses).
    Ainda tenho vários sonhos retardados, além de um sono pesadíssimo, a ponto de eu acordar e nem lembrar se tomei o 3X1.
    Sorte que sempre deixo um copo de água do lado com o remédio meia hora antes de dormir p/ter certeza que tomei.
    E realmente, qndo como coisas com gordura e açucar, acordo com tonturas e meio estranho.
    Nos dias normais, não sinto nada!

  11. Pedro Dias diz

    Bem, há quase meses meses atrás quando fui diagnosticado, confesso que foi uma luta até quase outro dia. Sofri muito com as tonturas diárias, vistas embaçadas, muito medo da TARV e aquela vontade de só ficar em casa esperando as coisas melhorarem.
    Mas ao invés disso, como tudo em minha vida, continuei mais uma luta diária…Treinando na academia TODOS os dias, intensificando os treinos (mesmo tonto da TARV quase sempre), intensifiquei o aeróbico, melhorei mais ainda minha alimentação, MUITA água todos os dias (garrafinha sempre ao meu lado), procurei abrir mão de tudo que me trazia estresse, que me trazia preocupação e passei a ver a vida de uma forma mais leve e madura. Passei a dar mais valor ainda para as pessoas que realmente me ama e focar em todo esse conjunto de bem estar físico, mental e espiritual, sim porque sem FÉ não se vive e ela que move todas as minhas montanhas. Hoje posso dizer que voltei a ser uma pessoa plena, mais forte, madura e em busca da minha felicidade independente da sorologia, não sinto necessidade alguma de contar isso para alguém e hoje posso dizer que é possível sim viver bem pós diagnostico. Claro que tem aqueles dias que tudo parece ser mais pesado do que já é, mas nem tudo ou quase nada é culpa do HIV, são apenas aquelas dias difíceis que todos nós temos. Cada dia menos tenho procurado ler sobre a cura, pois isso sim afeta a minha ansiedade por ela, decidi que no dia que tiver que ser vai ser, eu acredito muito que ela virá de algum meio de pesquisa e que boas novas sobre o nosso tratamento também…Não é fácil, não é uma luta qualquer, mas pra quem luta e tem fé a vitória uma hora chega e essa vitória não precisa vir apenas como uma CURA, mas sim com a paz espiritual, o amadurecimento, o crescimento pós diagnóstico.
    Estejam firme nessa batalha que o vento bom chegará.

    Muita saúde pra todos nós!

    • Jonas diz

      Oi Pedro, estou indo para o 2º mês de diagnóstico e penso como você. Mudei muito minha expectativa de vida em relação a vários temas. É complicado dizer isso, mas me sinto feliz. Também não sinto a necessidade de contar para ninguém sobre minha sorologia. As raras pessoas que sabem da minha sorologia, inclusive minha companheira, são suficientes. Só sinto muito não poder ajudar outras pessoas na ocasião em que recebem o diagnóstico. É um momento muito difícil e, até mesmo pelo desconhecimento do tratamento, precisam de apoio e informação. Caminhemos!

  12. JV diz

    INDETECTÁVEL !!!!!!!!!!!!!!!!!! Dois meses exatos de remédio! Que possamos acreditar em dias cada vez melhores e mais bonitos! Creio na espiritualidade! Luz!!!!!

    • Jonas diz

      Estou na minha 2ª semana. A médica também me pediu o exame a partir do 2º mês. Vou torcer por isso JV. Parabéns JV. Deus esteja sempre contigo.

    • Parabens e tem gente ainda que não acredita na medicação, com medicação indetectavel, sem outra DST e com parceira fixa, voce não transmite HIV e evoluções ha por vir

    • Pedro diz

      JV qual era sua carga viral antes de inciar a medicação?
      Obrigado

      • JV diz

        Pedro, 6.800 cópias aproximadamente ( não estou com o exame aqui perto e nem quero mais abri-lo rsssss – já é passado). Eu comecei a medicar logo depois dos exames, mais ou menos um mês e meio a dois meses. Fui diagnosticado em 28 de dezembro e tudo indica que minha contaminação se deu em novembro ou dezembro mesmo. Eu tinha uma exame negativo no início de novembro pois sempre verificava nos exames anuais. Como tive uma febre alta e logo após um pouco de rash cutâneo corri para o hospital achando ainda ser dengue. Fiz exames e não detectou dengue. Fiquei encucado e voltei à médica para pedir o de HIV pois eu , como lia muito, sabia como eram os sintomas da fase aguda (logo após a infecção). Lembro-me inclusive que ela disse que não deveria ser HIV pois ele não age tão rápido assim…olha só! Imagina se não tivesse seguido minha intuição…só voltaria a fazer outros exames de rotina um ano depois e só Deus sabe como estaria essa CV.

    • Leno diz

      Ehhhhhhhhhhhhhh….. Parabens JV. Estou indo para o setimo dia de tratamento e espero em breve tambem porder dar esta ótima noticia a todos !!!

  13. JV diz

    Meu email: joaopositivo30@Gmail.com

    Quem quiser conversar… estou mais que nunca na luta…personal às 5h da matina…pedaladas…natação. ..dieta show…equilíbrio mental e espiritual. Sou umbandista, estudo Kardec, Kabbalah e outras religiões. Creio nas forças da natureza…nos seres de luz e acima de tudo em Deus! Força gente!!!! Auto-amor: essa é a expressão chave!

  14. Matheus diz

    JV esse é o pensamento…que bom que já esteja indetectável com apenas 2 meses de tarv,parabéns!

  15. JV diz

    Muitoooo feliz gente! Finalmente cheguei a casa e me ajoelhei para agradecer ( quase o fiz na rua mesmo rs!). Logo após pegar o exame fui à uma consulta com endócrino e este me parabenizou por isso. Disse que minha saúde está ótima! Só não me deu uma testosteronazinha de leve que eu tanto queria rsss! Mas tá bom! Ele disse para não fazer reposição agora. Apenas suplementação que já tomo desde sempre ( me amarro nas novidades gringas!). Vamos que vamos pessoal!

  16. Leandro diz

    Boa noite, alguém poderia me add no grupo do kik? Ou se alguém quiser trocar ideia será muito bem vindo. O meu é: leandroes

  17. Luna diz

    Po massa hein JV!
    Otima noticia!!!!
    Eu com 3 meses tava com 40, fiquei frustrada pq queria que já estivesse indetectável, rs.
    A médica falou que com certeza no próximo exame estarei, aliás, creio que já estou!!
    Estudo Kardec também , e acredito que isso que aconteceu tem um porque, mas se eu for começar escrever aqui vou me alongar mto, rs.
    Beijocas

    • JV diz

      Oi Luna, blz? Ué mas seu exame deu exatamente 40? Porque o valor de referência é INFERIOR A 40 CÓPIAS = INDETECTÁVEL. Mas com certeza já está sim!! E me parece que há uma diferença entre laboratórios. Parece que uns consideram indetectável abaixo dos 50, outros dos 40…acho que já li algo sobre isso, se não me falha a memória. Quanto às questões espirituais, nooossa tenho certeza que o HIV veio para eu resgatar coisas de vidas passadas. Ainda tenho muitos vestígios do passado como vaidade excessiva, sexualidade aguçada, poder, dinheiro,…minha alma já anunciava que isso aconteceria e aconteceu MESMO EU USANDO PRESERVATIVOS, MESMO EU ATENTO PARA POSSÍVEIS ACIDENTES COM O MESMO, MESMO EU SEMPRE ME INFORMANDO…Existem três hipóteses para mim: ou foi uma camisinha estourada que realmente não vi, ou foi uma contaminação ardilosa e criminosa que também não vi, ou foi o tão polêmico sexo oral ( que muitos médicos dizem que há chances, outros que não, outros que poucas, outros que teoricamente há, outros que isso, outros que aquilo…). Sendo assim, É FATO QUE EU TERIA QUE PASSAR POR ISSO DE ALGUMA FORMA E EU, INTIMAMENTE, já sentia isso! Estou muito equilibrado, feliz, cheio de projetos e me sentindo cada dia mais forte e mais normal. O HIV primeiro serve para quebrarmos preconceitos em nós mesmos. Quantas vezes eu olhei para outro cara e, talvez por ser muito magro, gay, ou apresentar uma postura mais liberal em relação ao sexo, acreditei que poderia ser um candidato a ter uma DST. Olha que besteira né?! Me contaminei, não sei como, nem de quem veio…MAS FICO EM PAZ POIS NÃO ME ARREPENDO DE ABSOLUTAMENTE NADA QUE FIZ EM MINHA VIDA. SEMPRE FIZ TUDO DE FORMA CONSCIENTE. E acho que mesmo quem de repente falhou na prevenção deve em primeiro lugar SE PERDOAR. NINGUÉM MERECE O HIV!!! Sei que em breve a cura virá! Sei que a espiritualidade trabalha a nosso favor! LUZ! joaopositivo30@gmail.com

  18. Luna diz

    Pois é, JV, meu exame apontou 40, de repente de acordo com o padrão de outros laboratórios esse valor ja fosse considerado indetectável.
    Mas de qualquer forma, foi um avanço, pois no primeiro exame eu estava com 11785 cópias.
    Meu caso é parecido com o seu, eu descobri logo em seguida e iniciei o tratamento imediatamente.
    Meu CD4 estava em 997.
    Temos idades parecidas e pelo que vc falou outro dia, moramos na mesma região.
    Qualquer hora vou te mandar um e-mail.
    Também estou tentando trabalhar esses vestigios do passado, como vaidade, luxúria, apego ao material etc
    A partir de agora quero usar isso tudo de maneira positiva, ou seja, cuidar mais da espiritualidade e tratar meu corpo fisico bem, afinal ele é a casa do meu espirito.

    • FG-PR diz

      Luna seu exame provavelmente tem como referencia 20 cópias/mL, mas não se preocupe meu primeiro exame de carga viral após início da TARV de 30 cópias/mL e depois disso sempre foi indetectável.

      Fique tranquila e siga em frente.

  19. Luna diz

    Obrigada pelo esclarecimento FG-PR.
    Isso me deixa ainda mais feliz, pois significa que estando indetectável eu estarei com menos de 20 cópias/ml.
    Isso é fantástico para mim, rs.
    Beijocas

  20. MAX diz

    ALGUEM SABE ALGUMA COISA A RESPEITO DE UM SOROPOSITIVO FAZER TREINO INTENSO AERÓBICO? CORRIDA OU BIKE?

    • JV diz

      Acho que não há problema algum, Max! Eu mesmo treino musculação, nado e pedalo. VIDA NORMAL! É como meu médico sempre fala! Claro que os exageros são ruins para qualquer pessoa.

    • Leno diz

      Bom dia Pessoal !!! E sobre complementos alimentares, weih protein, termogenicos , etc….Minha infecto pediu para eu parar. Sinto falta. Mas achei sensato no primeiro mês de tratamento.

      • JV diz

        Leno, meu médico não falou nada! Eu não parei de usar em momento algum e fiquei indetectável. Eu uso inclusive esses pré-treinos hard das gringa! KKKKKKK… Bom, o perigo é creatina! Converse melhor com ele, tire foto dos rótulos e mostre, sei lá! Pow, mais que nunca precisamos de um estímulo para manter um corpo forte, saudávell e sarado né não??! Rs… Já até falei com meu infecto sobre a testosterona que tanto quero , mas ele disse que agora não. Já adequou sua dieta? Muita proteína boa, carbos bons, frutas, verduras,…esses alimentos funcionais tipo chia, linhaça, blá blá…

        • Leno diz

          JV eu estava passando por consulta com um endocrinologista de esporte, alias foi através dos exames solicitados na consulta, que descobri a minha sorologia. Só que depois do resultado não voltei mais a ele. Fico na dúvida se volto ou não ou se deixo tudo nas mãos de minha infectologista. Abraços….bom fdso

  21. Jonas diz

    JV e Luna, me identifiquei muito com a opinião de vcs sobre a oportunidade de trabalhar questões antes negligenciadas em minha vida espiritual. Fico feliz por ter de alguma forma contato com pessoas que pensam tão positivo e espiritualmente como vocês. De que estado da federação ou cidade são vcs. Se sentirem-se a vontade para falar.

  22. LV Antônio diz

    Olá pessoal!

    Será que podem me add no kik? Quero participar dos grupos…

    Lvantonio meu kik.

    Obrigado!

  23. LV Antônio diz

    Alguém poderia me dizer pq 76% dos infectados tem uma infecção aguda e o restante não?

    Se eu adquiri o vírus, ele deveria se manifestar de alguma maneira, pois meu corpo está sendo atingido por um corpo estranho.

    E também acho que essa coisa de uma simples grpe é farsa, para aqueles que desenvolvem, pois eu tive uma dor de garganta tão forte que durou mais de 1 mês e parei no hospital.

    Fico lendo e há tantas informações desencontradas.

    Quem puder me responder, gradeco. Ando angustiado.

    Kik lvantonio abs

  24. hportador diz

    Boa noite. Alguém poderia me add no grupo do Kik
    Username: hportador1568
    Obrigado! 🙂

  25. Loren La Brea + diz

    A questão é o abalo psicológico que o exame positivo causa na vida de cada um. Alguns conseguem se recuperar rápido do choque do diagnóstico; em geral, aqueles que de alguma forma têm mais acesso à informação e sabem o que fazer, tanto que testam mais corriqueiramente. Sabendo do diagnóstico, mesmo que façamos mentalmente os tantas perguntas sobre como levávamos a vida, o principal é logo procurar um serviço médico para dar o início ao tratamento. Resolva suas perguntas se tratando, e, se for o caso, faça um acompanhamento psiquiátrico e/ou psicológico (cada um sabe a cruz que carrega). O importante é se O tratamento em si não tem nada de grande transtorno. De modo geral, é mais o psicológico que deixa tudo mais complicado e inquieto. Não que entenda que cada um seja de ferro. Existem pessoas mais sensíveis, mais inseguras….. Encare a sorologia como mais uma das tantas que vc tem para várias outras doenças.Afinal herpes labial, mononucleose e citomegalovírus, que 80% da população mundial detém, foram contraídas por vc pelo mais terno dos gestos de seus pais: beijos e amamentação!
    Faça seu tratamento, com a medicação mais apropriada a seu caso. Se não está dando certo, converse com seu médico para mudar. Vc tem direito a isto!
    Acompanhe periodicamente seus exames, para sempre manter-se indetectável. Pois vc será virtualmente um soronegativo. O faz com que vc possa manter sua privacidade. Para mim, afasta os olhos do julgamento, pois achei melhor não contar a ninguém.

  26. Tommy diz

    Tem q ser dado logo é o próximo passo, q é medicamentos q não sejam necessário tomar tds os dias, com intervalo de tempo, tipo de mês em mês, depois a cada três meses e assim por diante e q tbm não causem tantos efeitos colaterais

  27. Neto diz

    Olá pessoal põe um acaso aqui é algum tipo de comunidade para pessoas Soro Positivo? Eu sou positivo a 4 meses e queria interagir com pessoal que passa pela mesma situação que a minha e encontrei esse site, como faço para participa ? se é que posso !

  28. Kadu diz

    Fui diagnósticado semana passada … Estou muito assutado … Não falei ainda pro meu namorado .
    Muito medo …
    Mas, me tirem uma dúvida … Os remédios dão alucinações ?
    Fiquei com medo disso … Estou tão preocupado.

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s