Notícias
Comentários 124

Cura do HIV pode ser possível em breve


the-telegraph

Uma cura para o HIV/aids pode estar a apenas alguns anos de distância, depois que cientistas provaram que conseguem fazer o vírus escorregar para fora das células infectadas e prevenir a doença de retornar. O HIV ataca e mata as células do sistema imunológico, deixando os pacientes altamente vulneráveis à outras infecções. Mas cientistas americanos têm mostrado que é possível usar tecnologia de edição genética de ponta para, literalmente, cortar o vírus para fora do DNA das células.

Embora os experimentos até agora tenham sido realizados somente em laboratório, os pesquisadores da Lewis Katz School of Medicine na Universidade de Temple, estão confiantes de que, dentro de três anos, serão capazes de começar os testes em seres humanos. Especialistas britânicos disseram que o tratamento é capaz de “programar o corpo para curar-se de dentro”, enquanto instituições beneficentes disseram que a descoberta era “muito emocionante.”

Havia temores de que o DNA alterado poderia desencadear uma cascata de falhas genéticas que seriam prejudiciais ou até mesmo letais para seres humanos. Mas, fundamentalmente, as células imunológicas humanas que foram testadas em laboratório não mostraram quaisquer outras alterações em outras partes do código genético.

“Os resultados demonstram a eficácia do nosso sistema de edição de genes na eliminação do HIV do DNA de células do sistema imunológico.”

“O fato de que, pela primeira vez, fomos capazes de eliminar completamente os segmentos do genoma viral em laboratório demonstra que devemos ser capazes de eliminá-lo no corpo humano”, disse o pesquisador e professor Kamel Khalili. “Os resultados são importantes em vários níveis. Eles demonstram a eficácia do nosso sistema de edição de genes na eliminação do HIV do DNA de células do sistema imunológico e a permanentemente inativação de sua replicação. Além disso, mostram que o sistema pode proteger as células de reinfecção e que a tecnologia é segura para as células, sem efeitos tóxicos. Tem um enorme potencial. Com base nessas conclusões, devemos entrar em estudos clínicos dentro de três anos.”

O HIV tem como alvo as células do sistema imunológico.

O HIV tem como alvo as células do sistema imunológico.

Existem mais de 100.000 pessoas que vivem com HIV no Reino Unido e cerca de 600 morrem a cada ano. Atualmente, os medicamentos antirretrovirais são muito bons em controlar a infecção, mas os pacientes precisam manter o uso da medicação por toda a vida e, se interromperem o tratamento, o vírus se replica rapidamente, eventualmente causando a síndrome da imunodeficiência adquirida, ou aids.

A nova técnica — chamada de CRISPR/Cas9 — envolve a segmentação do código genético do HIV que se insere nas células. Os cientistas usam uma proteína chamada Cas9 e a modificam para que possa reconhecer o código viral. O sangue do paciente é então extraído e a proteína Cas9 é adicionada, onde ela procura pelo HIV dentro das células do sistema imunológico. Uma vez que o encontra, libera uma enzima que remove a sequência genética viral, efetivamente cortando o vírus. Por fim, as células modificadas saudáveis são transfundidas de volta para o paciente. Os cientistas acreditam que a substituição de apenas 20% das células imunes por células geneticamente alteradas seria suficiente para curar a doença.

“Faz sentido incorporar este procedimento juntamente com o tratamento antiviral atual.”

O professor Khalili disse que pode também ser possível usar os medicamentos anti-HIV junto com a proteína, ao mesmo tempo, até que este já não seja mais necessário. “Faz sentido incorporar este procedimento juntamente com o tratamento antiviral atual por algum período de tempo, com a expectativa de que, após a cessação da terapia antiviral, não haverá retorno da infecção, graças à erradicação do vírus pela estratégia ablação”, disse ele.

“Esta é uma tecnologia que permite alterar os genes. Você pode programar o corpo para curar-se de dentro.”

Após a sequência viral ser removida do DNA, as extremidades soltas do genoma estão reunidas pelo próprio maquinário de reparação da célula. As células são então bombeadas de volta para o paciente. “É um passo importante. Faz parte de uma onda de pesquisas que estão sendo feitas usando essas novas técnicas para atacar o HIV em particular, mas também em uma série de outras doenças”, disse o professor Matthew Cobb, da Universidade de Manchester, ao programa Radio 4 Today. “Esta é uma tecnologia que permite alterar os genes. Você pode efetivamente programar o corpo para curar-se de dentro.”

Shaun Griffin, diretor executivo de relações externas do Terrence Higgins Trust, acrescentou: “Este é um estudo de laboratório realmente emocionante, que mostra que o HIV pode ser eliminado do DNA de células do sistema imunológico humano. Esperamos que futuras pesquisas possam mostrar uma redução na quantidade de vírus em pessoas vivendo com HIV, tal como foi visto no tubo de ensaio.” A pesquisa foi publicada na revista Nature, em Scientific Reports.

Por 

Anúncios

124 comentários

  1. Bruno diz

    Que notícia boa para começarmos a semana. A cura virá, acredito nisso.

    • carla diz

      gostria de saber sw posso timar metronidazol 500 para prob ginecologicos junto cim os medicamentos pep?

  2. Alex diz

    Pelo que lembro já falaram até no Fantástico sobre o CRISPR no início do ano, como método de cura para o HIV.

    Essa notícia que saiu agora no Telegraph, quanto ao prazo de 3 anos, esse prazo é para iniciar testes em humanos, mas, assim como as vacinas e remédios, esse teste deve se submeter aquelas regras das 4 fases que duram em média uns 20 anos?

    E, para entender melhor o que estão pesquisando, apenas por curiosidade, alguém sabe se por esse meio seria necessária a criação de uma edição genética específica individualmente para cada pessoa? Ou seria um tipo único de aplicação para todos os portadores? E como seria a aplicação, utilizando injeção única no corpo ou via oral?

  3. rogerio diz

    queria tanto que essa cura viesse logo, espero que nao seja só midia… mais que Deus abencoe a vida desses cientistas, e que venha a cura logo para todos !

    • RODRIGO diz

      JA EXITEM CURA PESSOAL, SO A INDUSTRIA DOS LABORATORIOS E O EUA ( FDA) NÃO AUTORIZA A CURA SIMPLES ASSIM,, ACORDAM PARA A VIDA DEUS NO COMANDO !

  4. “Inovações médicas podem parecer tão futurista que alguns chamariam-los milagres. Mas isso é um avanço médico que realmente importa: Uma cura para o HIV.

    (Makeagif.com)

  5. Luks diz

    Uma boa notícia pra começar a semana é primordial para renovar nossas esperanças. Quando tudo parece vir do HIV (o desânimo, aquela dor nas costas e até o resfriado), pensar que daqui há alguns anos isso pode acabar é ótimo. Não é fácil. A luta é diária e estamos aí nos preparando e nos cuidando para qdo esse dia chegar. Abraços a todos!

  6. MA diz

    Tenho batido aqui sobre isso… CRISPR é o principal caminho para a CURA do HIV… CRISPR possui a capacidade de chegar aonde o bichinho está e cortá-lo. É como arrancar, à força, de um lugar algo que se esconde sem ter, até então, como tirá-lo dali.

    CRISPR que avanço formidável da ciência. Espero que continue assim.

    Boa Semana a Todos!

  7. Matheus diz

    Tenho fé que a cura virá até 2020…vamos torcer q tudo dê certo.

  8. LV Antônio diz

    Oi boa notícia para início de semana! Vamos torcer com muita fé!

    Abs

  9. LV Antônio diz

    Pessoal, tudo bem?

    Estou com dúvidas: que passou por infeccao aguda teve rash? Eram como bolinhas espaçadas ou mais juntas, formanão uma mancha?

    Nunca vi depoimento de pessoas que tiveram infecção. Queria muito saber como foi, até mesmo para me ajudar, po isso meu namorado está em janela e estou com muito medo.

    Abs

    • JV diz

      Boa tarde, Antonio! Tive rash. Foi bem pouco, no peito e pescoço. Começa umas bolinhas espaçadas mas se forem muitas formam manchas.

    • Blue diz

      LV Antônio, até hoje não sei como é esse tal de rash cutâneo, mas na fase aguda tive umas bolinhas juntas no braço direito, parecia espinhas, elas coçavam muuuito mesmo. Quando elas saíram, deixaram as marcas… Acho que isso foi rash

      • LV Antônio diz

        Olá Blue! Então eu tb tive umas bolinhas juntas na perna, mas achei q fossem picadas de insetos também. No caso dele foram como aquelas espinhas internas sabe?

        Mas ele só teve isso e uma febre. Depois nada. Aí fizemos 2 exames com diferença de um mês no cta e deram negativo.

        Mas neste período ele estava com uma tosse seca q não passava e só veio passar essa semana.

        Ainda tenho muito medo da sorologia, mas espero que seja negativa.

        Minha infecçao foi uma dor de garganta muito forte durante 4 semanas, que demorou a passar. Mas nao tive tosse nem febre.

        Estranho isso ne! Cada um apresenta de uma maneira.

        Abs estou gostando muito deste blog, tem me ajudado muito!

    • Vivendopositivo diz

      A minha por por se juntar com o rash da manifestação da fase aguda (comecei o remédio logo nos sintomas iniciais de infecção), começou com alguns pontos que pareciam picada de inseto nos braços, barriga, pernas, a alergia foi tão forte que acabei ficando todo empolado, com a pele do rosto ficou mais grossa, inchada, coçando, e o corpo todo vermelho depois de uns dias. Só diminuiu com doses maciças de anti-alérgico. Até hoje ainda fico avermelhado no pico do remédio (duas horas depois de tomar).

      • LV Antônio diz

        Obrigado pela resposta meu caro. Mas no seu caso parece mais com a alergia do que um sintoma.

        É q meu namorado teve bolinhas vermelhas e seu corpo estava quente. Mas depois disso no vi mais, pq nem eu sabia que estava doente.

        Mas isso foi em janeiro. Ele fez um exame no final de fevereiro e outro no dia 16 de março, ambos não reagentes. No cta.

        Agora estamos no aguardo dosua 60 dias p fechar o diagnóstico. Será q soroconverte? Espero e rezo muito p que não.

        Abs!

      • Alex diz

        “Viventopositivo”, vc descobriu ter o vírus no momento da fase aguda? Sabe quanto tempo a fase aguda se manifestou após contrair o vírus? Pois fiz exames durante a fase aguda e deu negativo.

      • Rerisson diz

        Com quanto tempo voce descubril o virus .eu ja fiz exame 30 60 90 114 e nada agora vou fazer com 180 estou com ingua no pescoso .peito da umas dor meio fraca mais da todos dias .ja fiz chapa do pormao e nada .utrason da garganta deu linfodo um pouco alterado mais o medico falo que nao apresentava ser por viros hiv …ja nao sei oque pensar

    • Grão da Noite diz

      Eu tive rash. Umas bolinhas vermelhas na parte de baixo dos braços, um pouco nas palmas das mãos e um pouco nas solas dos pés. Desapareceram nuns cinco dias. Na época cheguei a pensar no Zika vírus. Pode até ter sido Zika. Mas eu tenho pra mim que não foi. Mas nem todo mundo apresenta os mesmos sintomas. Na época, fim de julho do ano passado, encontrei um texto no Google que tem uma tabela relacionando os sintomas mais comuns durante a fase aguda com os percentuais com que costumam aparecer.

      • LV Antônio diz

        Eu achei essa tabela também grãos. Na verdade, de tanto ler na net acabo ficando mais apavorado com tudo, pois qualquer sintoma que aparece nele me deixa assim.

        Fomos dormir agora e vi rash. Tô com muito medo! Mas não tem febre e já passou o período de infecção. Não sei no que pensar.

        Abs

  10. Paulo Roberto diz

    Bom… Eu continuo esperando a vacina da BIOSANTECH para daqui a dois anos…
    Anseio pela cura, pois a idade está chegando…

    • Verdes Olhos diz

      Pois é, Paulo Roberto. Ao que parece, a edição da Retrovirology com os resultados da vacina da Biosantech ainda não foi publicada. Vamos aguardar. Se for como o anunciado no press release deles, vem mais notícia boa por aí. O que me leva a pensar: será que essas notícias são o prenúncio sutil do que seria uma espécie de “corrida pela cura”? Pode ser só otimismo bobo, mas enfim…

      • Paulo Roberto diz

        Verdes Olhos, eu penso que SIM, está havendo uma CORRIDA com o objetivo de CURAR o HIV.
        Eu já havia comentado isso aqui: no dia em que UM laboratório conseguir a cura, outros laboratórios também o farão, com outros métodos.
        É o caso da injeção da Biosantech e da CRISPR.

  11. Confusa diz

    Realmente há várias possibilidades de cura pra daqui dois, três anos, não vemos à hora.

  12. Dante diz

    Boa tarde! Descobri minha condição de soropositivo em 22/02/16 e iniciei o tratamento 3×1 em 15/03/16. Meus efeitos colaterais são todos psiquiátricos, insonia, sonolência, agitação, ansiedade… Está sendo tão difícil conduzir esse tratamento sem ter medo de quando a noite chegar e eu não conseguir dormir!!!! Não posso tomar remédios para dormir, pois todos eles são tarjas pretas e minha médica me proibiu alegando que isso afetaria o meu tratamento de forma significativa. Enfim, quando leio informações sobre a cura do HIV/AIDS ou sobre qualquer outro assunto aqui neste blog, juntamente com os depoimentos tenho um misto de alegria, fé, tristeza, solidão, esperança, raiva, culpa. Sei que um dia eu vou morrer, não necessariamente das complicações que essa doença crônica pode vir a me causar, mesmo porque estou me tratando para não ficar doente, mas querem saber a “máxima” que estou adotando para minha vida, ” Um dia eu vou morrer, mas todos os outros dias eu quero viver “. Não sei se estou fazendo me entender, eu quero viver porque eu devo isso a mim, só a mim!!! E é irônico que você passe a dar mais valor a vida quando você passa por uma situação difícil. Que Deus abençoe a todos nesta tarde!!!!

    • Vivendopositivo diz

      Zolpidem não é tarja preta. Meu problema com pesadelo e insônia sumiram eu passei a tomar o 3×1 as 11h da manhã em jejum. Fico levemente tonto e avermelhado, mas prefiro assim que acordar de madrugada sem sono como acontecia. Tomo 5 gotas de rivotril e o meu infecto que me deu a receita. Tomo só durante os dias da semana mesmo pra descansar melhor.

    • LV Antônio diz

      Olá Dante! Boa noite! Tb sou recém diagnosticado e hoje completa 1 semana que tomo o 3 em 1, as 21hs. Vou dormir lá pelas 23 e não como nada gorduroso.

      Não tive, ainda, nenhum efeito colateral. Por mais que eu fique com medo, eu imagino que estou tomando um remédio p dormir ai não penso na doença.

      Não faço ginástica ainda e me alimento meio mal; mas quero mudar isso. Pense positivo! Se aconteceu, não há como mudar o cenário!

      É claro, meus fds ainda são tristes, mas trata se de um luto que daqui a pouco passará. Ontem pensei no Réveillon, quando todos bebem e eu não beberei mais; pensei também na taça de vinho que gosto de tomar e na cervejinha que sempre tomava com meus amigos no boteco.

      Pensei na minha maturidade; pensei em um monte de coisa mas aí eu disse pra mim: chega! Viva um dia de cada x.

      Permita se viver todos os dias. E vou te falar, minha ansiedade caiu a zero depois da sorologia. Antes eu era muito mais muito ansioso. Hj eu não me esquento mais com nada.

      Vivendo e aprendendo. Grande abs!

      • anjo (terapeuta) diz

        Boa noite. Quem disse q vc nao vai poder tomar sua cervezinha? Sua tacha de vinho? Vai sim. So nos dois primeiros meses e bom evitar porem alcool demais nao faz bem pra ninguem nao é mesmo?

        • Enfermeiro_b diz

          LV Antônio, eu continuo tomando minhas cervejas, vinhos… Minha médica disse para continuar minha vida normal, apenas com cautela. Quando chegar em casa, esperar um intervalo mínimo de 30 minutos para tomar o 3×1. Vida que segue…

      • Gil diz

        PODERÁS BEBER, MAS COM MODERAÇÃO, para não prejudicar o fígado e não retardar a absorção do ritonavir.
        Poderás levar a vida normalmente, mas, como toda infecção crônica, fazer exames, evitar que o vírus se multiplique, tomando a medicação direitinho..
        Você será feliz até a cura chegar. Relaxe. Faça planos, estabeleça metas e desejos a serem realizados.

        • LV Antônio diz

          Olá anjo e Gil! Obrigado pelos conselhos!

          Então, ainda estou na primeira semana de 3 em 1 e não quero misturar com uma taça de vinho rs. Mas farei sim pois precisamos viver né!

          Estou tranquilo, não sei se bloqueando um pouco a mente, mas não fico pensando muito no vírus.

          É vida que segue mesmo. Um abraço!

    • Gil diz

      Dante, isto demonstra que sua autoestima, seu amor próprio estão em dia. Parabéns, és um campeão e tudo vai dar certo!

    • Grão da Noite diz

      Quando fui diagnosticado me senti muito culpado por pensar que tinha diminuído minha expectativa de vida. Mas depois, pensando melhor, cheguei à conclusão de que esse pensamento e a culpa que ele me causava não precisavam existir, pois mesmo quando eu era soronegativo eu nunca soube quanto tempo eu iria viver. O vírus me fez perceber que sempre estive na incerteza. E que a ausência do vírus apenas me ajudava a racionalizar melhor o assunto – antes era mais fácil acreditar numa vida longa. Hoje penso que pode acontever até de eu viver mais tempo agora que estou com HIV, pois tenho tido cuidados comigo mesmo que antes procrastina. Tenho me alimentado melhor, feito atividade física moderada de 4 a 5 vezes por semana, diminuí muito o consumo de bebida alcoólica, não fiz mais sexo sem camisinha … Emagreci 10kg desde agosto do ano passado como resultado desse autocuidado. Continuo sem saber quantos anos vou viver, mas, como tenho cuidado melhor da minha saúde, não tenho por quê me culpar. E, já que posso escolher o que pensar, prefiro acreditar que ainda tenho algumas décadas pela frente. Quantas? Só Deus sabe. Mas já era assim antes do diagnóstico. Quanto aos efeitos colaterais, me senti muito mal humorado por umas 2 semanas. Tive uns 2 ataques de raiva com pessoas que amo muito que em que não reconheci a pessoa que sou normalmente. Comecei a melhorar, por passar a me controlar, quando consegui relacionar essa mudança brusca de humor à medicação. Demorou um tempo pra minha ficha cair. Eu só passei a me sentir 100% como era antes de começar a tomar os remédios recentemente, em janeiro, mais ou menos (comecei a TARV em setembro). Hoje não tenho sentido mais efeito colateral nenhum. Chego até a achar esquisito. Ultimamente tenho achado Deus muito bonzinho comigo. Espero que as coisas sigam assim.

    • Edu Df diz

      Dante, iniciei tratamento com efavirenz, lamivudina e tenofovir em 2013. Tive muitos efeitos colaterais psiquiátricos (insonia, pesadelos, anisedade). Tentei suportar por seis meses, mas nao passaram os efeitos colaterais. Ai meu esquema foi modificato pra nevirapina, tenofovir e lamivudina. E desde essa mudanca estou feliz e contente rsrsrs. Como vc esta no inicio, sugiro tentar tolerar pra ver se esses efeitos passam e, logico, ir trocando ideia com seu infecto. Se passar alguns meses e os efeitos nao cessarem, converse com o infecto sobre a possibilidade de mudanca. No meu caso, pra trocar o esquema de medicacao, mudei inclusive de medico antes. Boa sorte e fé! Abco!

    • Alex diz

      Dante, tenho 43 anos e recebi meu diagnóstico em Dez/15, quando iniciei meu tratamento. De lá pra cá tenho aprendido a conviver com a medicação (3×1). Percebi que alimentação saudável (pequenas porções de 3 em 3 horas), ingestão de muito líquido e a prática regular da atividade física, tem me proporcionado ótimas noites de sono e, acredite, nenhum efeito colateral. Pra não dizer que não tive nenhum efeito, nos primeiros meses apresentei alterações nas taxas TGO e TGP que, segundo meu médico, ocorre pois a medicação é processada no fígado. Fora isto, nunca fumei e, desde dezembro evito alcool (mesmo meu médico defendendo que este não altera em nada o tratamento). E, vamos combinar que, estes hábitos devem ser apropriados por qualquer pessoa (portadora ou não do HIV).
      Não sei como é sua rotina, mas minha sugestão é: alimentação saudável (nos horários corretos), muito líquido e atividade física regular.

      Alex

    • Os efeitos colaterais passam rápido, você até se acostuma como se fosse uma vitamina ou algo do tipo.

  13. Querido, minha médica me receitou Zoloiden na dosagem mais baixa. Tomo o 3×1 e as primeiras semanas foram foda pra dormir, com sonhos bem loucos. Esse remédio é ótimo, não é faixa preta, mas vc precisará de uma receita pra comprar. Recomendo! Abs

    • stark diz

      Ricardo, estou notando isso na minha urina também, uma rápida pesquisada no google vi que pode ser proteína na urina, mas vou no meu infecto pra ver a causa. faço uso do 3×1 há 7 meses e já tem uns dias que estou notando isso.

      • LV Antônio diz

        Eu estava com espuma também, mas apenas quando comia comida mais gordurosa. De uma semana para cá reduzi muito com uma alimentacão mais saudável, aí a espuma acabou.

        Mas olhe com o médico, é a melhor coisa a fazer. Abs

    • Vivendopositivo diz

      Se você ejacular e for urinar vai ficar espumando. Veja se não tem relação com isso.

  14. Fulano de Tal diz

    Meus médicos abominam o 3×1, não sei como ainda prescrevem…

    • Tom diz

      Cara, eu ainda não comecei minha tarv pq tenho medo dos efeitos do efavirenz. O meu infecto já indicou que devo começar com o 3X1. Mas tenho medo dos efeitos…rash…essas alterações psicológicas…esse lance dos sonhos vívidos…enfim….
      Vinha planejando procurar outro médico…e acho q vou fazer isso, aproveitando os exames que acabei de fazer,,,,

      • Afffff. existe umas 50 combinações. Deixa de frescura, se nao der certo com este, teu médico vai indicar outros. O efavirenz para mim nao foi bom, e estou com outros bem tranquilo.

  15. Mister_T diz

    Descobri meu diagnóstico na fase aguda. Comecei com o 3×1 e foi um pouco difícil no começo. Principalmente os sonhos loucos. Tinha um pouco de medo de dormir. Meu infecto ressaltou pra tomar exatamente antes de dormir. E não em horário fixo. Isso ajudou muito no começo. Já fazem uns 4 meses que tomo todo dia. Não esqueci nenhum. Minha carga viral está indetectavel. As vezes fico meio mal a noite, principalmente se tomo o comprimido e demoro ir dormir. Às vezes não sinto nada.
    Por uns 2 meses eu acordava tonto de manhã cedo. Não tenho mais isso.
    No começo eu queria muito mudar de medicação assim que ficasse com < 40 cópias (indetectavel). Agora estou na dúvida. Vou marcar meu retorno pra discutir isso com o infecto. Infelizmente comprimido único no Brasil só temos o 3×1. É meio foda pensar em ter q tomar 3 ou 4 comprimidos. Em viagem é muito cômodo carregar só um comprimido.
    A parte mais foda de tudo isso é o psicológico. Estou bem melhor do que qd fiquei sabendo. Ninguém mais na minha vida sabe. Me sinto de volta no armário. A vida parece que está parada. Sentimentos conflitantes. O pior é o de culpa.
    Kkkkkkk. É a primeira vez q escrevo aqui. Mas já estou divagando. Acompanho o blog desde o meu diagnóstico. Obrigado pelos depoimentos. Me senti menos sozinho esse tempo todo por causa deles.

  16. Galia Jonasse diz

    Estou a ler e por dentro tenho tanta augustia…sera que eu vou conseguir sobreviver até esta cura do HIV sera possivel? Há um mês descobriu que tenho hepatite B e depois de duas semanas fiz o Teste de HIV SiDa. Sou soropositiva com CV 1290 e CD4 421. Não posso iniciar tratamento agora pois tenho fase de hepatite aguda e o figado tem que comecar funcionar rasoalvente dentro de alguns meses. Não sei o que fazer…Sera que vou estar bem?

    ________________________________

    • D_Pr diz

      Bom dia Galia

      Se acalme, primeiro sua carga viral do HIV é baixa e o seu CD4 ainda está numa taxa boa, antes as pessoas iniciavam tratamento com CD4 menor que 350.

      Se não estou enganado, dois medicamentos utilizados para tratar a hepatite B fazem parte do 3×1 que são: lamivudina e tenofovir, talvez alguém aqui possa nos auxiliar. Mas antes disso, vai precisar saber qual sua carga viral da hepatite.

      Fique tranquila, vai poder esperar e ficar bem! Pensamentos positivos daqui por diante.

    • Gil diz

      OLÁ GALIA!

      Sim, você precisa agora é levar uma vida beeeem saudável, com boas horas de sono, muita água, diminuir o stress, usar vitaminas, ter lazer, fazer exercícios regularmente.
      Eu tive a mesma situação que você, descobri há um ano. Meu corpo reagiu, tive outras doenças também, além de hepatite B e sífilis, citomegalovirus, etc,etc… tudo na mesma tacada, ao contrair HIV.
      Hoje estou bem, saudável, trabalhando, carga viral indetectável, CD4 985, hepatite suprimida…
      Mas antes de iniciar com a medicação anti HIV, eu passei a mudar os hábitos de saúde e a carga viral caiu muito (de 233 mil para 130 mil) e cd4 foi de 573 para praticamente 800 em um mês!
      FORÇA, VAMOS QUE VAMOS!

      • GJ diz

        obrigado Gil pela respsta. Gostaria de falar urgente possivel pois tenho monte de perguntas. Se possivel escreva algo para mim, manda um mail…porfavor

      • LIMA SILVA diz

        olá GIL BOA NOITE ,CÁ EM PORTUGAL JÁ É NOITE(18:19HS),
        DESCOBRI SER SEROPOSITIVO RECENTEMENTE NO DIA 17/10/2016.PORTANTO ESTOU CHEIO DE DÚVIDAS E ANSIEDADES,VOU PARA A MINHA PRIMEIRA CONSULTA COM O INFECTOLOGISTA AMANHÃ.

        • Santos diz

          Vc é de Portugal interessante eu li uma matéria que os portugueses conseguiram comprar nembutal online vc saberia me informar algum site que venda pois não aguento mais essa angustia preciso colocar um ponto final na minha vida!

    • anjo (terapeuta) diz

      Galia vc vai esta bem e vai ver juntamente como os outros aqui a cura ser divulgada.
      Pensa positivo parece ironico mas e assim q devemos pensar. Espero ler algo seu aqui em breve dizendo q esta bem.

  17. Creio, que o Senhor irá iluminar a mente dos cientistas e logo teremos a cura para esta doença que acaba tirando a vida de muitas pessoas…
    Recebi o diagnóstico de HIV faz 2 meses. Ainda estou tentando digerir tudo isto mas….. esta sendo muito difícil…
    Estou muito animado e espero que realmente a medicina consiga mais um avanço que leve a cura do HIV/AIDS….

  18. rogerio diz

    bom dia…
    Galera voces ja ouviram falar sobre o paladio 103?????

    ‘ ainda em hospitais era utilizados doses de paladio radioativo, em especial o isótopo 103 do paladio que tem uma meia vida de 17 dias no tratamento de alguns canceres, como o da prostata, ele era ideal pra ser usado em pequenas doses, como sua meia vida é pequena, ele destruia o tumore desaparecia logo depois do organismo humano’ enfim ja vi muitas pessoas dizendo que a cura vem daí…. ja leram sobre o paladio a fundo ????

  19. Breno diz

    Graças a Deus por esses avanços! Fato é que quando descobrimos a sorologia pensamos que vamos morrer na semana que vem (comigo foi assim- rsrs). Diante de tantas coisas que passam na cabeça decidi cuidar ainda melhor de mim, o que considero ser a decisão mais sensata. Tomo o 3×1 e tive apenas nas duas primeiras semanas um pouco de tontura ao acordar que iam se exaurindo nos primeiros minutos do dia, além disso apenas na primeira noite uma intensa atividade cerebral durante o sono, que me deu a impressão de estar sonhando a noite toda e a sensação de acordar de “ressaca”, acho que deve ser assim já que nunca bebi a esse ponto (risos). Hoje, os sintomas reduziram-se a um leve desconforto na barriga, quase imperceptível e nao cotidiano, não tenho problemas pra dormir e levo a vida da melhor maneira possível, cuidando-me e vivendo, sim! Vivendo! Pois se há dúvidas que existe “vida” após a morte, não deveria existir que há “vida” após o positivo para o HIV. Não estou dizendo que é fácil, mas o que queria expressar é que na minha opinião, a maior barreira a ser vencida está em nós mesmos. A ciência existe, os remédios existem, os estudos existem, DEUS existe! Mas nada disso terá sentido se a cada dia não ESCOLHERMOS viver. P.S. meu primeiro comentário aqui, também estou feliz com a notícia deste Post \O/

    • Serginho.. diz

      Bruno assim como vc tb pensei ser o fim do mundo. .mas estou encarando como uma nova vida pra mim…gastei rios de dinheiro com farras. ..bebidas noitadas e prostitutas. .hoje vejo que a única coisa que mé restou disso tudo foi o aprendizado para meus filhos de seguirem outro caminho…abraços a todos

  20. Serginho.. diz

    Descobri a à dois meses ser sp. .minha carga vira deu 116 cópias e meus cd4 deram 1.310..ou seja estou fisicamente muito bem..no começo pensei que era o fim do mundo ….mas estou fazendo disso um recomeço. .sou hetero ..moro com uma companheira a 2 anos que fez 3 testes e deu negativo. ..me infectei..no triste vício de garotas de programa..pois frequentava prostitutas a 20 anos..esse blog ajudado MT a aceitar a doença. .parabéns ao cria dormir e todos os membros..abraços. ..

    • Dois meses e carga viral 116 cópias só? não creio. Eu quando descobri tinha carga viral em 103.000 e cd4 980, depois comecei o tratamento, minha carga viral baixou, para 10.000, depois para 1000 e pouco e depois 0.54 e cd4 488. Agora continuo indetectável e cd4 960. Como é possível este teu resultado?

      • Serginho.. diz

        Alguém. .eu fiz o teste na fase aguda em dez de 2012..deu negativo pois estava na janela imunológica. .só vim fazer outro teste em janeiro desse ano..q confirmou a infecção. .. eu estou assimtomatico a 3 anos..e agora que vou começar o tratamento. …abraços. .

  21. J.b diz

    Olá a.todos. vivo a 3 anos com carga viral indetectavel. E não tenho nenhuma.outra infecção só o tal hiv. a última visita ao infecto ele me disse. Que se eu quisesse ter filhos por meio natural eu poderia. Desde que minha esposa tomasse a prep. E que cerca de 10 % de todos indetectaveis ainda possuem carga viral.no.serem. Embora no sangue não apareça nada. Queria saber se esses 10 por cento que possuem essa contagem de vírus. Seria infectante. E será que consigo fazer o teste de contagem no somem pelo sus?

    • anjo (terapeuta) diz

      Ja nomoro ha um ano e 3 meses um soronegativo e por opçao dele nao usamos presevativo. As vezes fico pensativo mas ja estamos cm quase tudo pronto pra casar, ele falou nao ia se condicionar por causa do virus q o amor estava acima disso.

    • Cara isso é muito sério! Meu médico também me falou que seria pouco provável que uma vacina funcionasse.
      Meu médico acha que a edição genética séria o passo mais promissor!
      Esses caras ficam querendo ganhar ibope a nossas custa.
      Deus ta vendo, Deus não dorme!
      Dar falsas esperanças é d+!
      Paz a todos!

      • Alexandre diz

        Ou seja, ao contrário da postagem do JS, daqui 20 anos, pela edição genética. A postagem do JS também dá falsas esperanças. Está parecendo a Super Interessante de abril de 2013, em que o título era “Enfim a cura da Aids”.

  22. Alguém diz

    Como diz meu médico, que é sempre convidado de honra nessas conferências sobre HIV e AIDS, faz teu tratamento certinho, pq. isso vai longe ainda, não se iludam. Não sou muito de entrar nestes blogs de discussões ou sites sobre o assunto, mas as vezes entro e leio alguns comentários, principalmente de gente que descobriu a pouco tempo. Vou dar um conselho… não fiquem pesquisando, entrando em blogs, sites etc, pq. senao vcs. vão ficando impressionados e é tudo bobagem. Vivam a vida como antes de descobrir serem portadores. Comam de tudo, saiam, façam sexo, eu faço muito sexo, namorem. Faz dois anos que sou soropositivo, não falhei um dia o tratamento, peguei meu último exame, deu nao detectável, e meu CD4 está 960. Só não me adaptei com o efavirenz, e logo não pude continuar com o 3×1. Mas o outro que ele me deu é tranquilito. Sendo soropositivo, quebrei vários preconceitos em minha vida, e sou quase um expert em AIDS, a gente fica sabendo tanta coisa que antes não sabíamos sobre a doença. Única coisa que me trava ainda é a questão de namorar. Entaum eu acho que deveríamos nos corresponder entre nós, pq fica muito mais fácil conhecer alguém, nas mesmas condições. Parem de depressão, e de fazerem um dramalhão mexicano, eu as vezes nem lembro que sou soropositivo. Usem sempre camisinha e era isso.

    • Tom diz

      Bacana o que vc falou.
      Devo começar tarv em breve. Tomando coragem e com um pouco de receio dos efeitos desse efavirenz….enfim…. não quero fazer dramalhão…rs..

      • Tom não vou mentir, o efavirenz para algumas pessoas nao cai bem, que foi o meu caso, mesmo assim fiquei dois anos com ele, e tomava quando ia dormir apenas, pq. se eu tomava ele acordado, eu ficava como se tivesse tomado aquele porre de vodka rsrsrsrsrsr. Agora ta tranquilo com estes que estou tomando. E meu primeiro dia com o efavirenz, tive sonhos muito loucos e reais, mas mto divertidos rsrsrsrsrs. É uma viagem.

        • RecentWave diz

          Meu primeiro dia com o Efavirenz eu caí na bobeira de me achar o fodão e tomar no dia do meu plantão no meu trabalho. Trabalho a noite 12×36. Pois eu descobri que eu não era o fodão e mesmo tendo cerca de 3 horas para dormir no trabalho eu tive umas alucinações muito loucas. Foi a pior sensação da minha vida, mas não fiquem com medo. Tem gente que não tem nada. Eu deitado olhava pro teto e me sentia dentro de uma corrente sanguínea. Também via imagens psicodélicas. Na hora de me levantar pra terminar meu plantão foi terrível. Pense numa pessoa visivelmente dopada, que trocava passos e falava embolado. Pois esta pessoa era eu. Foi uma tragédia. No dia seguinte melhorou 95% mas ainda tive umas leseiras. Hoje noto que estes pileques brabos do Efavirenz vem de vez em quando, mas ainda bem não tão fortes como no primeiro dia.
          O meu problema maior é que este esquema afeta muito meu sono. Vou muito ao banheiro na hora de deitar e se não durmo rápido sinto estes efeitos. Estou sem saber o que fazer para melhorar minha qualidade do sono. Muitas noites deito e parece que estou meio acordado, como se o cérebro estivesse acordado e o corpo brigando pra dormir. É muito complicado passar por tudo isso. Estou indetectável graças a Deus e tenho apenas 7 meses de Tarv. Porém se meu sono não melhorar eu infelizmente vou ter que estudar a mudança de esquema.

    • Há e pratico musculçao ha muitos anos. Entao pratiquem atividades físicas também, fortalece o sistema imunológico, tomem as vacinas necessárias, e da gripe todos os anos, e vamo bora.

    • Guri diz

      Alguém, achei interessante a ideia de trocar ideia entre nós, que estamos no “mesmo barco”, mas como fazer isto sem constranger ngm?
      De repente poderíamos fazer um grupo no WZP ou algum aplicativo mais anônimo pra trocar experiências.

      • Guto diz

        Guri, existe o aplicativo. Ele se chamava “Poz” mas agora chama “Hugs”.
        Tem na playstore e no apple store pra baixar. Funciona igual os demais aplicativos de relacionamentos.

    • Guri_RJ diz

      Bom dia “Alguém”, tudo certo?
      Acompanhando aqui as respostas e gostei do que pensa. Apesar destes posts trazerem uma “falsa esperança” muitos acabam vivendo em função de uma cura que pode sair daqui ha 20 anos (ou não).
      Vivo uma vida normal, bebo, saio, namoro, nunca falhei nos meus medicamentos e nunca fiquei me matutando com a famosa duvida “e se”…
      Mas algo que também tenho vontade de fazer seria um grupo pra conversarmos entre nós. Como podemos fazer isto sem divulgar números ou e-mails por aqui?

  23. C.A diz

    O já conhecido prazo de três anos…rsrsrsrsrs…eu tomo os antirretrovirais desde 2011 e já me falavam que daqui a três anos a cura viria, pois bem já estamos em 2016 e até hoje os tais três anos não chegaram e agora vejo que eles se prorrogaram por daqui a três anos.A mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores, o mesmo jardim

  24. Paulo Roberto diz

    Pessoal, fica a dica: confiram seus medicamentos NO POSTO, não venham para casa sem conferir.
    Hoje fui buscar meus medicamentos. Na pressa, enfiei logo na mochila e vim para casa.
    Qual não foi minha surpresa quando vi que me entregaram um dos medicamentos ERRADO.
    Tive que voltar para trocar, e isso me causou um transtorno enorme, pois faço o tratamento em outra cidade…
    Confiram quando entregarem os medicamentos de vocês, lá no local, mesmo…

    • Mostrando o caminho diz

      Alguem já tentou este jejum de 3 dias e no segundo dia fazer a Auto Hemoterapia, quem não sabe oque possa ser basta ver videos do Dr, Luis de Moura no YouTube, então voltando a dizer, no segundo dia de jejum ai entra com a auto hemoterapia e passa para o terceiro dia se jejum.

  25. JP - POA diz

    O prazo de 3 anos e sempre pesquisas com roedores ou macacos. Depois nunca mais se houve falar. Eu só considero pesquisas de fase III onde o medicamento é testado em pacientes (humanos) para obter informações de segurança, eficácia e interação de drogas. O negócio é viver a vida e não ficar esperando a cura que talvez não venhamos a conhecer. Se vier, que bom, mas não devemos ficar parados esperando.

  26. Gil diz

    Acho estas duas últimas postagens as mais esperançosas dos últimos anos!
    Porque em primeiro lugar, se explica que já deu certo, e mostra como e porque a proteína nessa modalidade de tratamento neutraliza “as perninhas do vilão”.
    Além disso, sabe-se ha tempos que a tecnologia genética é a chave para a cura de outras tantas doenças que incomodam a medicina por serem até então incuráveis. Estas técnicas de manipulação genética chegaram para ficar. É a tendência do futuro, e já estão usando!
    Creio que autorizarão com mais velocidade os testes e a comercialização, ao menos pelo apelo que a “AIDS” tem no imaginário popular.
    Mesmo assim, só de saber que há medicação vindo por aí que neutraliza o vírus e podemos ficar meses sem tomar e ainda permanecermos indetectáveis, é uma grande novidade, sim!
    Só não é saudável achar que só com a cura podemos ser felizes.

  27. LV Antônio diz

    Pessoal, boa noite!

    Ando cheio de dúvidas…

    Depois de uma pep nosso corpo demora quanto tempo para limpar os medicamentos usados? Falo isso pq meu namorado não para de cocar e há apenas 2 sinais pequenos de rash, como descrevi ontem. Me disseram no disk aids que pode ser alergia pós medicamentos, procede?

    Outra: após a pep tem q esperar mais 30 dias p fazer o exame ou acabei os 28 dias já pode fazer?

    Fico pensando…é muita informação rs. Abs!

    • Espanho diz

      Antonio, esotu fazendo Pep TERMINO no ia 17, a medica disse que tenho que fazer o teste dia 25 pra cumprir o prazo da janela, entao acredito que uam semana depois do fim do Pep pode fazer o primeiro teste, mas depois de um mes creio que tem que fazer outro pra confirmar. Quanto ao tempo que o corpo leva pra limpar, nao sei, tambem estava pensando nisso hoje, acho que no retorno ao medico depois de vinte dias do primeiro teste, o medico pede novos exames gerais e libera a pessoa se estiver tudo ok.

      • LV Antônio diz

        É verdade espanhol, tem que passar no médico.

        Como ele fez assim que acabou a janela, não passamos pelo médico. Só não entendi esperar uma semana após a pep.

        O que sei é que se ele estivesse positivo a pep não interferiria e o resultado se manifestaria.

        A pep não esconde um resultado pelo que falam.

        Vamos esperar…o que também não compreendo é o fato de apenas uma rash se manifestar, sem outros sintomas. Tomara que seja limpeza, mesmo que tardia.

        Abs e obrigado pela resposta!

        • Espanho diz

          Antonio, quando eu falei de esperar uma semana estava querendo dizer que a medica mandou competar mais de trinta dias para fazer o teste, ja que a pep é 28 dias. acho que é apenas uma margem de seguranca para a exatidao do teste. Eu estou louco pra terminar logo, pois me da muito enjoo, e voltar a me alimentar normalmente e tomar um vinho. fora isso, seu namorado se sente bem agora?

  28. Triste diz

    Oi gente, boa tarde. Tenho HIV trato em uma cidade próximo a minha, pois tenho vários parentes na rede de saude. Essa última semana estou com muita febre, e tossindo, se eu for no pronto atendimento da minha cidade consultar eles descobrem que eu tenho HIV pelo sistema?

    • RecentWave diz

      Triste. Esta informação é sigilosa. Só saberão se você contar.

  29. Pedro diz

    Alguém de Salvador tem algum esquema para pegar os medicamentos no Centro? Um motoboy, alguém de confiança que faz isso sem que a gente precise ir la no centro todos os meses? Alguém pode indicar?

    Grato.

        • AntonioBA diz

          Poxa, também quero esse contato. Odeio ir lá! Fora que a coordenadora mora no prédio de meus pais.

  30. Fábio M diz

    Eu já ficaria muito feliz se o tratamento evoluísse em tomar a medicação por via injetável com duração de 3 meses ou mais, acredito que é essa a tendência a médio prazo já que uma cura está pelo visto estimado por um longo prazo…

    • RecentWave diz

      Fala não meu caro. Sei que já foi muito pior e que tivemos bastante avanços no sistema de saúde, mas é muito complicado pegar esta medicação todo mês.

      • Juka diz

        Eu pago alguém para pegar para mim.nem beiro o posto…pago consulta particular para evitar o SUS e vivo longe dos constrangimentos e sofrimentos.

        • Pedro diz

          Juka,

          Também gostaria de pagar alguém de confiança e discreto para pegar para mim os remédios, pois tb faço todo o resto do tratamento pelo particular. Pode me dizer como posso fazer isso?

          • positivosempre@outlook.com diz

            Faço meu tratamento particular em Fortaleza. A atendente do meu médico faz esse trabalho, super gente boa, discreta, tal qual a clínica que o médico atende.

  31. João diz

    Boa noite gente!!
    Sempre estou lendo tudo aqui, estou a espera de um resultado para HIV, pesquisei muita coisa na internet e achei esse blog que serve como fonte segura de informação. Tenho uma série de dúvidas e queria ajuda, pois parece que o maior efeito colateral é o preconceito.
    Moro em uma cidade com poucos mil habitantes e sou muito conhecido, o CTA mais próximo fica a 130 km não tenho como ir pegar remédios todos os meses sem ser percebido pela minha empresa. Dúvidas
    Os remédios são distribuídos em todas as cidades? Hospitais?
    Eu posso ir em uma cidade mais próxima, em um hospital, e pegar os remédios?
    Como é esse sigilo na hora de pegar os remédios? Preciso passar por mais de uma pessoa para poder pega lo?
    Parece que o pior pra quem mora no interior é isso. Obrigado!

  32. Marcelo+ diz

    Oi João…
    Eu faço meus exames pelo plano de saúde fico mas tranquilo porém sempre a o receio de encontrar alguém conhecido.
    Com um tempo isso fica em segundo plano também se encontrar alguém provavelmente ele estará na mesma situação…no seu caso e um pouco mais complicado cidade pequena.
    Vc pode fazer seu tratamento em outra cidade e seu médico vai lhe informar o local da retirada da medicação,aqui na minha cidade existe dois locais um e administrado pela prefeitura e o outro e no hospital universitário…a pessoa tem que ir a primeira vez porque vão fazer um cadastro com seu nome depois as outras vezes outra pessoa poderá tirar sua medicação e só levar a prescrição e uma guia que o médico fornecerá.
    O local é um centro de doenças infecciosas só na primeira vez que demora um pouco mais no meu caso foi uns dez minutos no máximo.
    As outras vezes e bem rapidinho a pessoa vai direto na farmácia e só a pessoa é o farmacêutico e algo bem discreto.
    Espero ter ajudado João…Boa sorte.

  33. Oto diz

    Fui diagnósticado em dezembro de 2015… Minha CV estava em 42mil cópias e cd4 520.. Em 3 meses de tratamento com o 3 em 1 cheguei na faixa de indetectável! Apesar de não se tratar de uma cura, já me sinto mais aliviado em saber que estou fora de perigo. Continuo com meu ritual todas as noites firme e forte com meu tratamento.
    Abs!

  34. Felipe diz

    Oi tô com medo de morrer com esta doença maldita 30 anos e nada de cura somos vitimad de grandes laboratórios que não se interessam em eliminar essa maldita

  35. Lucas diz

    Sou indetectável desde que fui diagnosticado, nem o médico soube explicar e me pediu pra fazer o exame 3 vezes. Só depois me passou pro infecto que disse que eu faço parte dos controladores de elite. Ele me propôs parar de tomar o 3 em 1 e ir acompanhando mais de perto pra ver se algo vai mudar, mas estou com medo de parar o tratamento. Alguém já passou por isso?

  36. FERNADO diz

    Seguinte descobri que tenho hiv quando tive inflamação na garganta fiz o teste me assustei com resultado pq comigo mas agora depois de medicar com excelente 3 em 1 que so e ruim no começo pareco normal ou seja nem gripe pego me cuido me alimento bem alias esse comprimido da uma fome de leao meu corpo nao teve mudança e até falei com o medico sera que sarei kkkkkk tenho qualidade de vida e ninguem sabe de nada sobre mim isso que importa nao sabemos dia de amanha mas de boa tomo comprimido diario como se tivesse qualquer outra coisa nao hiv vou fazer agora com intervalo de 6 meses o primeiro teste pra ver se to indetectavel que acho que sim e somente continuar com medicacao e bola pra frente cuidar com profilaxia nao ficar tranzando como antes se cuidar se se amar né atividades fisicas trabalhar bastante e manter as amizades sempre em alto astral que que acaba se vc deixa perceberem quem nao entende te discriminara mas na verdade voce se cuidando e mantendo seu peso e corpo saudavel da sua forma possivel e que importa lembre se que se tens agora graças que se fosse a 20 anos atraz voce estaria no corredor da morte hoje se sabe morre quem quer se souber se cuidar infelizmente que ja tem algo preesistente dai complica. gente nao sinto infeliz veja que pior quem tem outras doenças que afetam as sua atividade e ou avc e milhares de outras obrigado

  37. Frans diz

    Bom pessoal
    Eu estou junto com uma soropositivo
    Ela por ñ aceitar acobou se desligando de aceitar e me avisar q tinha ou mesmo me previnir sem me contar e tal
    Quando ela me contou
    Poxa
    Ja tinhamos transado zilhões de vezes sem preservativos
    Sendo q fiz o exame e deu negativo exame de 15 dias desde a ultima transa sem
    Depois um de 30 dias e ainda assim deu negativo
    E a doutora me disse q eu ñ tenho
    Fiquei aliviado e tal
    Mas ainda tenho pé atras
    Farei o exame em breve novamente
    Bom
    Ainda assim estou junto com ela
    A perdoei
    Foi bem dificil mas a perdoei ñ sei pq mas entendi a situaçaum dela de uma certa forma
    E depois dela esse lance deixou de ser um mito pra mim e eu to loko por uma cura
    Pois quero q ela se cure
    Pois a amo muito
    Espero q seja verdade sobre essa tal cura

  38. Fael diz

    Fala pessoal, até onde eu sei, não sou soropositivo, mas me solidarizo muito com todo pessoal que é. Acredito que ser diagnosticado positivo não é o fim da vida, pelo contrário, é uma nova chance que se tem em dar mais valor a vida. Gente, nunca desanimem nos tratamentos e sim, podem esperar por uma excelente notícia em breve, quando não sei, mas em breve mesmo. Acho que todos criam expectativas quanto a cura e acho que estão criando expectativas reais. Acompanho o blog há algum tempo e vejo aqui histórias realmente sensacionais, com exemplos de superação e garra por parte de todos. Só uma sugestão, eu assisti hoje, 07/08/2016 uma entrevista com o locutor de rodeios Asa Branca, na Redetv, onde ele fala sobre o estilo de vida que tinha e sobre sua soropositividade e como vem driblando e superando o HIV, achei interessante, não sei como colocar aqui um link para a entrevista, mas quem tiver interesse em assistir também, faça uma busca pela internet que certamente encontrará. Ademais deixo aqui a minha torcida fervorosa pela cura em breve e que todos fiquem livres do sentimento de culpa e livres também de tomar medicamentos. Força e saúde a todos nós!

  39. Matheus Paraná diz

    Galera, tenho uma dúvida há muito tempo e gostaria que alguém que soubesse, me respondesse por gentileza.
    Morava na capital e descobri lá ser soropositivo, agora vim para o interior onde todos se conhecem, é uma cidade extremamente pequena onde mora quase toda minha família e todos sabem da vida de todos, então minha dúvida é, se eu fizer uma consulta no posto de saúde daqui, pelo SUS, quando olharem meu cadastro no sistema, saberão na hora minha condição?
    Ou seja, todo posto de saúde que puxar minha ficha, saberá que sou soropositivo ou somente lá onde faço acompanhamento?
    Meu medo é por ter parentes que trabalham no posto de saúde daqui desta pequena cidade, assim nunca fui fazer nada lá com medo.
    Obrigado pelo espaço.

  40. LG NI França diz

    Gente, eu nao sei o que fazer, estou na França e nao sei como funciona as coisas aqui, descobri hoje sobre a HIV e estou completamente chocado, nao sei como reagir, se eu tiver no maximo 2 anos de HIV é muito pois tenho 17 anos e minha vida sexual começou começou em 2014, alguem indica como reagir a tudo isso ? O resultado do sangue (eu ja fiz 1 agora é o 2) vai sair na quarta feira que vem, 29, alguem indica o que fazer ? como começar com tudo isso ?

  41. Anônimo diz

    Eu adoraria muito se a cura do HIV fosse descoberta eu me descobri ser soropositivo no final de 2014 desde então não sou mais a mesma pessoa vivo nessa depressão horrível tento sair pra me destrair mais logo bate a vontade de voltar pra casa e me trancar no meu quarto estou bem sou indetectável mais mesmo assim não consigo mais viver em paz confesso que penso muito em suicídio mais ainda não criei coragem tentei comprar duas vezes nembutal pela internet mais fui lezado. Espero estar vivo até lá pra ver essa tão sonhada cura e espero que não demore hoje estou com 23 anos mais a idade vai chegando e nesses 3 anos já deixei de viver muitas coisas desculpem o drama era que eu precisava desabafar valew abraço ae galera!!!

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s