Anel vaginal pode mudar prevenção do HIV em mulheres


theconversation

Resultados de dois estudos mostram que um anel vaginal que pode ajudar a reduzir o risco de infecção pelo HIV entre mulheres está sendo saudado como um avanço importante na prevenção do HIV.

Lançados há quatro anos, os dois estudos clínicos, conhecidos como ASPIREThe Ring Study, foram projetados para determinar o quão seguro e eficaz o anel era na prevenção da infecção pelo HIV em mulheres. O anel, que é aplicado uma vez por mês, contém um medicamento antirretroviral chamado Dapivirina, que atua através do bloqueio da multiplicação do HIV.

Os estudos envolveram em torno de 4.500 mulheres com idades entre 18 a 45 anos na África do Sul, Uganda, Malawi e Zimbabwe. Cada estudo revelou que o anel ajudou a reduzir o risco de infecção pelo HIV em mulheres. No ASPIRE, o anel reduziu o risco de infecção pelo HIV em 27%. No estudo Ring, as infecções foram reduzidas em 31%.

Mas houve diferenças em quão eficaz o anel se mostrou de acordo com quão consistentemente as mulheres o usaram. Ambos os estudos demonstraram que quanto mais consistentemente o anel é utilizado, mais eficaz sua protecção nas mulheres. Para as mulheres com idade entre 18 a 21, em ambos os estudos, não houve proteção significativa porque, ao que parece, elas não usaram o anel de forma consistente. O ASPIRE descobriu que a proteção contra o HIV foi maior nos grupos com evidência de melhor utilização do anel. A incidência de HIV foi reduzida em mais da metade — 56% — entre as mulheres com 21 anos ou mais, as quais pareceram usar o anel mais consistentemente.

Os estudos mostram que o anel tem o potencial de ajudar na redução da incidência do HIV em pelo menos um terço de mulheres. Isso tem implicações significativas para a redução da doença em mulheres na África.

Rings

Uma outra opção para as mulheres:

Essa é a primeira vez que dois estudos clínicos de Fase III confirmam uma eficácia estatisticamente significativa de um microbicida em prevenir o HIV. O anel de Dapivirina foi concebido para oferecer proteção de duração potencialmente longa contra o HIV, através da dissolução lenta e contínua de Dapivirina nos tecidos vaginais, ao longo de quatro semanas.

As mulheres representam cerca de 60% dos adultos com HIV. O sexo heterossexual sem proteção impulsiona esse cenário. Apesar dos tremendos avanços na prevenção e no tratamento do HIV, as mulheres ainda enfrentam um risco desproporcional de infecção porque há insuficiência de opções práticas de prevenção ao HIV disponíveis. Se o anel se tornar disponível para uso comercial, será adicionado às ferramentas de prevenção ao HIV para as mulheres, ao lado de preservativos femininos e do Truvada, um comprimido antirretroviral que pode ser tomado diariamente por pessoas soronegativas, como profilaxia pré-exposição (PrEP).

Truvada

Em 2015, África do Sul e Quênia juntaram-se aos Estados Unidos na aprovação do Truvada. A profilaxia pré-exposição tem se provado muito eficaz para as pessoas em maior risco de contrair o HIV. Estudos têm demonstrado que o Truvada fornece proteção de até 90%, quando tomado de forma consistente. Estudos anteriores mostraram que ele é menos bem sucedido em mulheres que não tomam o fármaco diariamente.

Obstáculos que precisam ser superados:

A Dapivirina foi originalmente desenvolvida como um composto antirretroviral oral, testada em dois estudos clínicos de Fase I com mais de 200 participantes. Por isso, alguns passos ainda precisam ser seguidos antes do anel tornar-se disponível para as mulheres. Apesar de ter sido concebida originalmente como uma terapia por via oral, a Dapivirina tornou-se um promissor candidato a microbicida tópico porque mostrou-se eficaz tanto in vitro como in vivo, com um perfil de segurança favorável, além de propriedades físicas e químicas adequadas.

Para licenciar o produto, o anel deve ser aprovado para uso público pelas autoridades reguladoras nacionais e globais. Como pelo menos dois estudos de Fase III sobre eficácia são necessários para os reguladores aprovarem uma licença para o produto, os estudos foram conduzidos em paralelo, a fim de acelerar o processo de aprovação do anel. A licença é um processo importante, porém complexo e demorado. As autoridades devem rever o dossier abrangente de evidências científicas antes de decidir licenciar o anel. A desenvolvedora do anel, a Parceria Internacional para Microbicidas, uma empresa sem fins lucrativos de saúde global, vai seguir esse processo.

Próxima rodada de estudos:

Enquanto o anel está sob revisão reguladora, existem vários outros estudos planejados. Dois são estudos de extensão, chamados Dream e Hope. Estes estudos têm como objetivo oferecer o anel Dapivirina à todas as mulheres que participaram dos estudos anteriores. Agora que o nível de eficácia é conhecido, isso ajudará a entender como o anel é usado no mundo real, e também informar sobre sua futura implantação. Atualmente, esses estudos estão sendo revistos pelos reguladores locais.

Um terceiro estudo, MTN-034, que também está em análise, vai oferecer às mulheres o anel de Dapivirina e o Truvada oral. Voltado para meninas adolescentes e mulheres jovens entre as idades de 16 e 21 anos, este estudo irá ajudar a entender o que as mulheres jovens querem e como eles respondem a estes produtos, uma vez que conhecem seus níveis de eficácia. Este estudo é importante porque, em ambos os estudos de eficácia, as mulheres com idade entre 18 a 21 não tiveram proteção significativa porque não usaram o anel de forma consistente. No mundo todo, mulheres jovens entre 15 e 24 estão sob maior risco de infecção pelo HIV e, por isso, este é um grupo etário em que claramente é necessária mais pesquisa.

A baixa adesão pode não ser a única razão para a falta de proteção entre estas mulheres. Mais pesquisas são necessárias para entender se há fatores biológicos ou fisiológicos que podem afetar como a Dapivirina é absorvida pelo tecido vaginal, ou se o próprio plano do estudo é especialmente intimidante para as mulheres jovens. Não saber se estavam usando um produto ativo ou um placebo, ou o quão seguro e eficaz era o medicamento, pode ter influenciado a utilização do anel vaginal.

Em 1º de março de 2016 por The Conversation.

Anúncios
avatar
34 Comment threads
58 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
38 Comment authors
Dei_Scpositivosempre@outlook.comAntonioMutatis MutandisJuka Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Inscrever-se  
Receber notificação
MB+
Visitante
MB+

JS. Muito boa noticia essa , mas tenho visto muitos casais sorodiscordantes e até concordantes positivos para HIV que ainda estão em fase fértil e com os avanços dos ARVs estão aptos a engravidar e ter seus filhos sem o risco de contaminação vertical , porém há um pequeno detalhe que não esta sendo observado , é sabido que o uso da medicação Efavirenz para gestantes não é recomendado devido este estar ligado a má formação fetal , mas muitos medicos não observam esse detalhe e já na primeira consulta indica o 3 em 1 para essas mulheres. Ai fica… Ler mais »

Alex
Visitante
Alex

Alguém sabe se o problema no feto em razão da medicação só pode ocorrer se a mãe estiver em uso desse remédio? O sémen do homem soropositivo sofre alguma alteração com o uso dos remédios ou mesmo em razão do vírus (mesmo estando indetectável)?

renato oliveira
Visitante
renato oliveira

Pessoal o meu trigliceres esta 196…. o normal e ate 180. Em caso dele subir mais .alguem sabe de algumas dicas pra baixar ???

Gil
Visitante
Gil

Dieta, exercícios físicos. Evite carboidrato em excesso, bebidas alcoólicas e frituras.
Em geral os médicos receitam ciprofibrato. Mas não use sem o acompanhamento, nem este, nem qualquer remédio. Não interfere na TARV.
Procure baixar as taxas enquanto ainda dá para controlar.

Samir
Visitante
Samir

JS, se possível, me adiciona no grupo do kik. Meu usuário é theSpatient@outlook.com

Samir
Visitante
Samir

desculpa, meu usuário é theSpatient

Geraldo júnior
Visitante
Geraldo júnior

Tata descoberta, porém nada que de fato erradique o HIV do organismo. Creio que estamos muito distante dessa conquista. A natureza não foi generosa quando criou esse viros.

renato oliveira
Visitante
renato oliveira

obrigado querido amigo Gil…

Gil
Visitante
Gil

Abraço, Renato! Sofro com este mal silencioso, que é a hipertrigliceridemia, com 2 ciprofibratos por dia (dobro da dose) ainda está em 400. Cuido para não comer todo o carboidrato que vejo, bebo menos que gostaria, mas mesmo assim, há anos, antes da infecção por HIV, tenho lutado para baixar. Engordei muito no abdome, embora tenha o corpo definido, mas a barriga desandou… vou ter de fazer cirurgia de redução do estômago para emagrecer e diminuir as taxas á força… serão uns 28 kg a menos, talvez 30 e dá-lhe exercício para perder massa magra. Se puderes conter antes da… Ler mais »

Zen
Visitante
Zen

Oi pessoal, peguei o meu remédio 3×1. Ainda não tive coragem de tomar, estou fazendo as pazes com medicamentos – algo que sempre fui contra a ponto de eu não tomar remédio nem pra dor de cabeça. Morro de medo dos efeitos colaterais, principalmente relacionados ao uso prolongado. Sempre me cuidei muito, mas muito bem. Sou daquele tipo de pessoa extremamente saudável. Durmo cedo e acordo cedo (8h por dia), ótimo sono, quase não sonho de tão tranquilo que é. Faço atividade física todos os dias. Me alimento super bem. Maioria dos dias que não sei o que é açúcar.… Ler mais »

Brumo
Visitante
Brumo

Coragem, rapaz! Introduza a medicação na sua rotina e siga a vida. Torcendo por você. Abraços.

Gil
Visitante
Gil

OLÁ ZEN! Muitas pessoas adotam muitas regras e atitudes para uma vida saudável, mas acabam sendo engolidos por certas neuras que restringem isso ou aquilo (acho que não é seu caso) e por um medo absurdo de adoecer ou de sofrer efeitos indesejáveis. Não são todas as pessoas que sofrem com efeitos colaterais dos remédios. Eles não chegam a ser, na realidade, em empecilho para o bem estar. No seu caso, qual é a solução? Por mais que estejas com seu corpo em ótima saúde, a cada dia sem tomar é um montão de células de defesa que se vão.… Ler mais »

Homem23:55
Visitante
Homem23:55

Olá Zen, Neste aspecto de tomar medicamentos, também fiquei muito chateado. Para uma dor de cabeça, eu bebia agua e tentava interpretar o “recado” do meu corpo… Hoje o 3em1 faz parte da minha rotina há 4 meses, o tento fazer o máximo para não pensar no HIV. Tenho percebido que dia apos dia, isto tem se tornado mais fácil e acredito em breve, chegar onde desejo, ver isso tudo de forma boa. As coisas vão mudar muito, dentro de você, vai se tornar ainda melhor, acredite nisso e deixe o tempo agir… Confie nele, como já deve ter sido… Ler mais »

Santos
Visitante
Santos

Oii Zen!! Parabens pelos seus exames apos 1 ano de contato com o virus… mesmo sem os remedios seu cd4 está alto e sua CV relativamente baixa … Isso prova a importancia de se cuidar independente de qq doença e vc nos deu um exemplo disso!! Minha opiniao é q vc deve sim iniciar a medicação e continuar fazendo o que vc já faz, que com certeza vai viver mais de 100 anos… forte abraço!

garota19
Visitante
garota19

Eu comecei a tomar tem 2 semanas e nao tenho efeito colateral a nao ser um pouco de insonia… depende do orgasnismo

Paulistano Positivo
Visitante
Paulistano Positivo

O protocolo nos dias de hoje é, descobriu o vírus, começou a medicação. Assim você cuida da sua saúde e da saúde de seus parceiros. Ajudando, dessa forma, a reduzir a incidência do HIV – pois, até um segundo momento, os soropositivos indetectáveis tem as chances bem reduzidas de transmitir o vírus. Seus hábitos saudáveis vão te ajudar a caminhar daqui pra frente. Não é momento de filosofar, ou de ficar se preocupando em tomar ou não. Infelizmente, agora, você não tem escolha. Até tem – não se tratar. Mas espero que opte por uma vida mais tranquila e saudável… Ler mais »

Zimba
Visitante
Zimba

Zen, Minha rotina era praticamente igual a sua. Vegan por mais de 5 anos, vida saudável, mas eis que tenho essa surpresa! Sempre fui contra remédios, e agora fui obrigado a ter q abrir mão das minhas vontade e ideias para VIVER. É o jeito, né? Não vai acontecer nada d+ com vc além de viver mais, relaxa! Abra a mente e veja que hj temos essa oportunidade, que pessoas há 20 anos atrás não tinham, simplesmente esperavam por morrer. Vai ficar tudo bem! Obs: Minha CV era de 550.000 cópias, em 30 dias passou para 430 e continuo com… Ler mais »

Matheus
Visitante
Matheus

Zen sei que é duro ter a decisão de iniciar o tratamento só que pior ainda é vc deixar o vírus livre se multiplicando no seu corpo…vc se diz preocupado com os efeitos a longo prazo…mas vc nem sabe se vai tá tomando essa medicação num futuro bem próximo…vc já faz tudo certo, leva uma vida super saudável e o remédio só vai deixa-la mais saudável ainda.

Anjo Gabriel
Visitante
Anjo Gabriel

Zen, A medicação hoje é sua aliada. Sem ela infelizmente não vamos muito longe. Digo isso pq tive muitas complicações antes de saber da minha condição. Caroços pelo corpo, manchas escuras nos pés, magreza, sinusite… E advinha quem resolveu tudo isso? A medicação. E os efeitos? Até o momento nenhum negativo. Melhoro a cada dia desde 2013. Ah, não esqueça de que o acompanhamento mensal, trimestral e depois semestral na verdade é o monitoramento disso tudo, caso seja identificado alguma coisa “anormal”, temos como cuidar cedo além da certeza de que o tratamento está dando certo. Então tome suas “vitaminas”… Ler mais »

Jk
Visitante
Jk

Boa noite meus caros.entao, tenho acompanhado o blog a um tempo e confeco que doi e esta sendo de grande ajuda. Descobri que era soropositivo em 2011, como todos aqui, perdi o chao! Mais sabemos que e uma fase, pois ate entao somos leigo no assunto. Ate entao vivo uma vida normal tenho saude de sobra. Sou casado hetero sorodescordante. Nao comecei o tratamento ainda por medo dos efeitos colateeais! Meu cd4 esta alto e cv relarivamente baixa, como anjo gabriel falou, ja me sairam os tais carocos no pescoco, entao vou comecar o tratamento quanto antes, Gracas a esses… Ler mais »

garota19
Visitante
garota19

Oi tenho 19 anos descobri a 1 mes que sou soropositivo foi um baque, uma pessoa que era ciente sobre a doença que tinha me namorou durante 1 ano e eu boba confiei em transar sem preservativo, no dia que descobri perdi meu chão mais o mais dificil mesmo foi contar a minha mãe , a gente se separou , 6 meses depois ele me envia uma sms : vc esta bichada!!! Eu: como assim? Ele: vc tem aids! Eu:vc ta louco? Ele: se eu tenho vc tambem tem nao é mesmo? Fiz o teste no laboratorio deu reagente… Hoje… Ler mais »

D_Pr
Visitante
D_Pr

Garota19,

Sobre os efeitos colaterais podemos dizer que grande parte dos soropositivos em tratamento não sentem absolutamente nada após o primeiro e segundo mês de tratamento, outros infelizmente não tem essa sorte e sempre sofrem com algum tipo de efeito.

O que vai realmente indicar se você está obtendo sucesso no tratamento e ele está fazendo efeito são os exames periódicos de carga viral.Fico feliz por teu corpo ter uma boa adaptação à medicação.

Confie e qualquer coisa se comunique! Boa sorte.

Saúde e paz

Jota
Membro
Jota

Denuncie esse cara aí, pq o que ele fez foi crime. Vá a polícia e apresente essas msg como prova.

Kleciio Mello
Visitante
Kleciio Mello

Bom dia pessoal;
-Descobri que sou soropositivo recentemente …Ainda estou em estado de choque (penstivo)…Gostari de conversr com alguém que entenda do assunto .Fiz o exame. CD4+ e CV aguardi o resultados.
Abraço!

POSITIVIDADE SEMPRE
Visitante
POSITIVIDADE SEMPRE

Bom dia Kleciio e garota 19 o blog realmente tem ajudado bastante todos nós porem é normal essa fase de luto muitas dúvidas surgem mas graças a Deus temos a internet e o blog do JS tem sido um porto seguro, criei um grupo para bater papo e acolher vocês no KIK que é um aplicativo de mensagens instantaneas parecido com o whatsapp caso queiram participar é só me adicionar vidaquesesegue (tudo minusculo) que adiciono vocês um forte abraço.

Kleciio Mello
Visitante
Kleciio Mello

É o primeiro que aparece?

Paulo
Visitante
Paulo

Balanço Geral do RS, no ar agora, com uma matéria polêmica, entrevistando ao vivo o deputado gaúcho Marlon Santos, que declara que a cura da AIDS já foi descoberta. Aqui o vídeo no Facebook dele, que originou esta polêmica de hoje no Balanço Geral. https://www.facebook.com/MarlonSantosCachoeira/videos/vb.559629437388809/1148446328507114/?type=2&theater

POSITIVIDADE SEMPRE
Visitante
POSITIVIDADE SEMPRE

Parei de assistir quando ele começou a falar da Mutamba. Gente infelizmente a cura só virá quando nós soropositivos cobrar das autoridades mais pressa caso contrário não vamos sair desta mesmice. E mais uma vez eu digo esquecem essa mutamba pelo amor de deus…. KIK vidaquesesegue.

Verdes Olhos
Membro
Verdes Olhos

Nesse vídeo, ele fala da mutamba, né? Já vi outras pessoas falando dessa planta. Alguém aqui já tomou? Eu toparia experimentar, sei lá.

Gil
Visitante
Gil

Este deputado é um imbecil, um irresponsável e fala muita besteiras, muita mentira! Dizer que a fosfoetanolamina repara mielina… aham… Muitos foram atrás da “terapia” da mutamba e perderam dinheiro. é um desserviço que pode prejudicar muita gente.
Dá até raiva de saber que nossos deputados são desse nível e até piores…
Tomara que eu esteja errado, mas tanto se pesquisou sobre esta planta… e ele vem como se descobrisse a pólvora. Pobre de nosso país!

Homem23:55
Visitante
Homem23:55
Gil
Visitante
Gil

Olá “homem das cinco pra meia noite”… não parece nada verdadeiro, embora eles queiram enrolar os leigos, quem é do ramo, vê a treta.

Mariah
Visitante

Gil, eu tomei a mutamba… Cara pode até não ter me curado, mas meu cd4 aumentou muito e a porcentagem também.
Cara tomei em dezembro e realmente de 490 o CD pasouu para 850 em três meses.
Se me curei não terei como saber porque os exames detectam os anticorpos.
Mas daqui a três meses vou fazer a segunda fase que é tomar uma medicação que elimina os anticorpos.
Mau não fez, pelo contrário melhorei muito…
Acho que não custa tentar…

POSITIVIDADE SEMPRE
Visitante
POSITIVIDADE SEMPRE

Uma pergunta, vc tomou só a mutamba ou tomou também os retrovirais???

Pedro
Visitante
Pedro

Boa noite MariaH, mas vc toma o chá e continua tomando a medicação?

Mariah
Visitante

Tomei, o tratamento é de apenas 1 mês.
Mas contínuo com os ARV’s, mas depois da segunda fazer vou arriscar a não tomar os ARV’s. Por minha conta e risco.
Estou com muita fé neste projeto, pois tive evidências em mim mesma…
Você já me viu por aqui.
Não estou fazendo propaganda, mas acho que vale a pena tenta. O médico não cobra nada, ele só pede o dinheiro pra enviar por SEDEX, ele é de Tocantins.

Soldadorj
Membro
Soldadorj

Mariah, você pode me passar o seu e-mail para eu entrar em contato com você. Obrigado.

Mariah
Visitante

Me passa você o seu…

Alessandro
Visitante
Alessandro

Bom eu apenas tomando multi vitamínicos e óleos essenssiais subi meu cd4 de 264 para 870 em cerca de 4 a 5 meses, conheço pessoas próximas que fizeram oque VC está se propondo a fazer e tiveram que voltar a se medicar, e o pior… Pois como fizeram sem o consentimento de seus médicos, que por sua vez pedem exames de carga viral etc, obtiveram novamente o aumento na carga viral, os médicos acharam que poderia ter sido falha virologica, e até cogitou a mudança do esquema, aí a pessoa teve que falar oque fez, tomaram um Esporro, e sorte… Ler mais »

Verdes Olhos
Membro
Verdes Olhos

Oi, Mariah. Tudo bem? Olha, eu estou bastante interessado em tomar a mutamba e, além disso, conversar com pessoas que tomaram. Eu tenho achado essa história no mínimo intrigante. Já entrei em contato com o Dr. Paulo Gouvêia e ele cobra um valor de aproximadamente 150 reais para o envio das folhas. E, como você mesma disse, é só um mês de tratamento. Então não consigo imaginar um médico ficando rico vendendo eventualmente folhas por 150 reais, num tratamento que não é contínuo. Até porque eu imagino que as pessoas estariam dispostas a pagar bem mais por isso, mesmo que… Ler mais »

Leo24
Visitante
Leo24

Fico pensando, pra alguém falar com tanta segurança sobre a cura de uma doença ou é pq essa cura realmente pode existir, ou é ser muito cara de pau. Tomara que essa mutamba ganhe visibilidade na midia, pelo menos assim pesquisas sao desenvolvidas com ela. Não custa arriscar

Luquinha
Visitante
Luquinha

Boa noite , e sobre o anel anal alguém sabe dizer se há uma pesquisa em curso ?

Alessandro
Visitante
Alessandro

Kkkkkkkkkk tu é foda.

D_Pr
Visitante
D_Pr

Hahahahahahahahahahhahahahahahahahahha

Não consegui parar de rir ainda!

Kleciio Mello
Visitante
Kleciio Mello

“Positividade Sempre” é um app?

POSITIVIDADE SEMPRE
Visitante
POSITIVIDADE SEMPRE

Sim é um APP parecido com whatsapp meu username é vidaquesesegue abraços.

Leo 24
Visitante
Leo 24

Mariah, se possivel gostaria de fala com você tambem. Nao tem nem 30 dias que me infectei, e por isso ainda nao comecei com o ARV. Vou tentar a mutamba primeiro então ver no que dá. obg!

Mariah
Visitante

Me dá seu email que faço contato…

Verdes Olhos
Membro
Verdes Olhos

Mariah, pode entrar em contato comigo, também? Já deixei meu e-mail num comentário acima, mas não custa repetir: verdesgrandesolhos@gmail.com . Até mais 🙂

Mariah
Visitante

Sim, me passa seu email..

MB+
Visitante
MB+

Kkkkkkkkk…..e lá vem a tal mutamba de novo…
Tenho uma amiga que disse mutamba não tá com nada .. Agora se me mandar um mutumbo aí sim ….kkkkkkkk

leo 24
Visitante
leo 24

Falaram que ninguem fica Rico vendendo 150 reais de plantas e isso é verdade. Porem se uma pesquisa dessas é aceita pelo governo o financiamento passa de milhoes. Nao quero julgar ate pq sendo mutamba ou nao eu quero é a cura. Mas vamos com calma. Obs: O Charlie sheen foi ao Mexico tentar um tratamento alternative q acabou nao dando certo. Sera que se a gente em massa divulgasse a mutamba para ele, nao seria uma boa? Se ele mostrasse interesse finalmente agt descobriria qual é a dessa mutamba, pois se desse certo ia ser noticia Mundial. Eu topo… Ler mais »

Verdes Olhos
Membro
Verdes Olhos

Pois é. Acho que, pra início de conversa, seria legal a gente ter os relatos de quem tomou a mutamba e não obteve resultados. Porque, das duas, uma: ou esse doutor está vendendo uma falsa esperança (e precisa ser desmascarado de uma vez por todas) ou então a mutamba pode ter, sim, um fundamento. Eu, honestamente, acho que é uma falsa esperança. Mas quero sair do achismo e ter certeza.

Mariah
Visitante

Léo, me dê seu email, que lhe escrevo…
Não quero a cura só para mim….
Não custa tentar…
Sou do Rio de Janeiro, chegou em três dias pelo SEDEX….
Não é propaganda, mas acho que não custa nada tentar, pois mau nenhum me fez…

Mariah
Visitante

Eu também! Eu sou prova da Mutamba!!!!

Lua
Visitante
Lua

Blog incrível. Pessoa admirável o JS. Gostaria de saber quanto tempo de fato o vírus vive fora do corpo.Já li alguns artigos e não cheguei a conclusão. JS por favor poderia me esclarecer. Desde já agradecida.

Mariah
Visitante

Em média 20 segundos. É muito fracoooo

André
Visitante
André

Olá
Alguém sabe me informar como bem escrito na guia médica o exame de CD4/CD8?
grato

Fe
Visitante
Fe

Hoje peguei meu primeiro exame, CD4: 455 CV: 13 mil. Á partir de segunda feira começo a tomar meu 3×1, esse vai ser meu último fds sem o remédio da vida. To numa mistura de sentimentos, angústia por achar vir sofrer por algum efeito colateral, e feliz por poder ter algum remédio que me permita viver normalmente. Às vezes bate uma Bad, de querer ter feito tudo diferente, mas, com uma mistura de gratidão a Deus, por te me proporcionado uma descoberta tranquila, sem grandes problemas. 🙏😢

Juka
Visitante
Juka

Fe, boa sorte!
VC verá q em semanas a vida volta “ao normal” e esse bad vai bater de vez em quando…este mês completo um ano de diagnóstico, 17 meses de infecção e 6 meses de medicação….qdo peguei o primeiro frasco de remédios me deu uma angústia tão profunda…hj eu pago alguém para pegar para mim.faço os exames em clínicas particulares e discretas e tento viver da forma mais feliz possível……

Um dia vamos RI disso tdo.bjo na alma.

Fe
Visitante
Fe

Obrigado Juka!!

jotakaminski
Visitante

Viva a mutunba👏👏👏 será que é o primeiro passo pra cura

Mariah
Visitante

Eu creio!

jotakaminski
Visitante

Eu tenho a convicção que está muito próximo pra cura😀

jotakaminski
Visitante

Oi mariah onde eu encontro essa planta mutunba? Pois ainda não estou em tratamento. Talvez se eu começasse com a mutunba não precisaria

Mariah
Visitante

Eu não tenho acesso a ela, você deve entrar em contato com o doutor Paulo Gouveia pelo Facebook, porém você deve sim entrar com a medicação…
Não deixe de tomar..

Homem23:55
Visitante
Homem23:55

Tem algo estranho no ar…
:-/

Mariah
Visitante

Não, tem nada de estranho não, não estou obrigando ninguém a tomar, não tô ganhando nada com isso, apenas quero ajudar vcs, sou do Rio de Janeiro e o médico de Tocantins.
Tomei, não me arrependo, pelo contrário por eu ter me dado tão bem com o tratamento, quero ajudar aos outros tb.
Se me curei, não sei.
Mas melhorei e muito.
Tome se quiser.
O facebook do Dr Paulo é aberto ao público.
E para seu conhecimento já sou do blog do JS a dois anos.
Não tô aqui fazendo propaganda…

Gil
Visitante
Gil

Mariah, eu ouço falar da mutamba desde os anos 90. Você acha mesmo que tanta gente pesquisando, tantos “olheiros” de laboratórios, não pesquisariam mutamba? E tanino anti virus ja foi testado, claro… e veja que estes dias descobriram pela crença popular uma substância de uma planta rasteira de SC que serve de remédio contra asma. Imagine se não correriam pra Tocantins atrás da pesquisa… Sobre aumento de CD4 teriam de isolar variáveis, como clima, alimentação, stress, água, etc para dizer que aumentou cd4 pela mutamba. Isolar variáveis e controle rigoroso do modo de vida é parte fundamental da pesquisa e… Ler mais »

Mariah
Visitante

Não quero a cura só pra mim!
Quero pra todos!

MB+
Visitante
MB+

A Marina ops…a Mariah achou a cura e quer dividir?
Quantos foram curados com essa planta ?
Ou é tipo assim …tomei um analgésico com um copo de água e sabe a água curou minha dor de cabeça. …kkkkkkkk

Mutatis Mutandis
Visitante
Mutatis Mutandis

Acho tudo muito romântico…uma erva tropical, um chá e tchan, tchan, tchan, tchan.. Por que esse médico não apresenta evidências científicas disso? Pesquisa séria! Será mesmo, gente, que é assim? Cuidado com a fragilidade que nos envolve quando temos uma doença tão severa como essa, que mexe tanto com nossa vida, com nossa sexualidade, relações amorosas. Pessoal, tadinho de nós se não fossem os norte-americanos ou outros expoentes da Europa: não teríamos nem como tratar uma bronquite! Nossas crianças ainda estariam morrendo de catapora, paralisia infantil ou bronquite ou coisa parecida.. Não que tenhamos cientistas incompetentes, mas pesquisa científica vai… Ler mais »

Gil
Visitante
Gil

Faço minhas suas palavras! Perfeito!

Mutatis Mutandis
Visitante
Mutatis Mutandis

Ufa!!! Já ia me esquecendo….tem outro que fala da cura pelo limão!!!!Parece bem mais legal, num é?

Leo24
Visitante
Leo24

Mutatis, também tendo mais a não acreditar nisso. Só é intrigante como até um deputado bota a cara na TV pra afirmar que “existe a cura da aids”. Ele ganharia o que com isso? só desmoralização caso seja uma mentira. E pra ganhar o que se nem pela fiocruz a pesquisa foi aceita? Não sei, mas quando vejo os posts do Dr. Gouveia no facebook e na pagina dele, cheios de erros de português, creio ainda mais em furada. To numa dúvida cruel em pedir ou não o envio dessas plantas. 150 reais vale arriscar? Obs: eu nunca deixaria de… Ler mais »

Verdes Olhos
Membro
Verdes Olhos

É. Também me parece bastante esquisita, aquela página no facebook. E o site do projeto mutamba é igualmente repleto de erros de português. E tanto a página do facebook quanto o site têm afirmações evasivas, não deixam claras as posições. Eu só acho que vale a pena ir a fundo para investigar melhor isso. VAI QUE funciona, né? De qualquer forma, se não funcionar, pelo menos a gente desmascara de uma vez por todas essa ideia da mutamba como a cura. O que não dá é pra ficarmos nessas incertezas. Eu estou disposto a recolher a maior quantidade possível de… Ler mais »

Gil
Visitante
Gil

Deputado ignorante, enrolão e aproveitador tem aos montes. Esse sabe NADA do que tá falando. Ao invés de ser defenestrado com um sonoro CALA A BOCA, ainda é capaz de ganhar votos e adeptos, no Brasil, político é Deus, parece infalível aos olhos do povo…

Anjo Gabriel
Visitante
Anjo Gabriel

Gente, eu me recuso a acreditar que vocês estão acreditando nessa furada de Mutamba. Vocês são muito ingênuos ou estão perdendo a noção do perigo. A pessoa em tratamento bem sucedido querendo arriscar em algo sem comprovação científica. O outro teve situação de risco, não começou a medicação mas quer a bendita Mutamba. Absuuurdo! Quer dar um up no cd4? Façam atividade física, boa alimentação, noite de sono… Temos que ser otimistas, pensamentos positivos, fé na vida e tudo mais mas por favor não caiam nessa. Isso me parece puro desespero, pé no chão galera!!!! Aceitem a condição e principalmente… Ler mais »

Mutatis Mutandis
Visitante
Mutatis Mutandis

Léo24, VerdesOlhos e quem mais pensar em fazer isso: se isso vai ter uma função na psicologia de cada um de vcs na convivência da doença lhes digo que façam o que acharem melhor. Às vezes é preciso quebrar a cara pra acreditar que se está perdendo tempo (fazendo m…). Já falei aqui antes que no começo do meu diagnóstico fui procurar um “enfermeiro” aqui na minha cidade (moro numa capital do Nordeste…não é Recife, nem Salvador, nem Fortaleza…rsrsrs) para fazer auto-hemoterapia. Rapaz, foi um circo! O cara não era enfermeiro coisa nenhuma, era um farsante que pegava as seringas… Ler mais »

Gil
Visitante
Gil

perfeito…penso bem isso, também.

Verdes Olhos
Membro
Verdes Olhos

Oi, Mutantis. Achei teu texto bem interessante e concordo com boa parte. Agora, quanto à mutamba, cura pelo limão etc. serem “pontos de fuga”, eu discordo. Acho que muitas pessoas partem para esses tratamentos “alternativos” porque não suportam essa sensação de passividade que é tomar um coquetel anti-retroviral com previsão de ser um tratamento que vai durar “o resto da vida”. A sensação que algumas pessoas têm – eu, inclusive – é a de que nossa saúde e bem-estar ficam nas mãos de equipes de pesquisadores de sabe-se lá onde… da Noruega, da Dinamarca, da Espanha. É como se nossa… Ler mais »

Mutatis Mutandis
Visitante
Mutatis Mutandis

Tudo bem, VerdesOlhos, como lhe disse: se isso tem uma função psicológica pessoal na sua convivência com o vírus, siga assumindo suas responsabilidades e use.

De certa forma, entendo o que vc deve estar vivendo, pois passei pela mesma falsa esperança de me curar de forma fácil e miraculosa. E definitivamente os ARV’s nunca me aprisionaram, pelo contrário, me libertaram para que, mesmo com esse vírus, eu pudesse viver.

Abraço!

positivosempre@outlook.com
Visitante
positivosempre@outlook.com

Só tempo para abrir nossos olhos.

Verdes Olhos
Membro
Verdes Olhos

Caro Mutatis. Escrevi um texto longo, então por favor não reduza o que eu falei a “falsa esperança de me curar de forma fácil e milagrosa”. E é lógico que não são os ARVs que aprisionam. Quem aprisiona é o vírus… Além disso, eu não estou tomando a mutamba. Quem está tomando são outras pessoas aqui do blog. Eu só tento entender o lado delas, além da ideia de “curas milagrosas”. Como eu falei no comentário anterior – não sei se você leu inteiramente -, acho que muitas pessoas vão atrás de outras formas de tratamento para se sentirem mais… Ler mais »

Antonio
Visitante
Antonio

Pessoal, se quiser apostar em tratamento alternativo, faça sem abandonar o que esta provado que funciona.
Chás fazem bem na sua maioria, embora eles são produtos químicos tb e podem interagir ajudando ou prejudicando.
No caso de mutamba, se quiserem tomar o chá tem planta em casas especializadas em produtos naturais, geralmente casca da planta.
As frutas vermelhas ajudam o organismo a melhor tb, como tudo que tem Tanino ajuda o organismo a defender, mas nada como os TARVS.

Dei_Sc
Visitante
Dei_Sc

olá, + a 5 meses… gostaria de conversar…
meu Kik Dei_Sc
bjos e abrass. •

POSITIVIDADE SEMPRE
Visitante
POSITIVIDADE SEMPRE

Boa Noite muito interessante a matéria criei um grupo de conversas no KIK que é um aplicativo semelhante ao whatsapp porem sem numero de telefone se alguem aqui quiser participar será muito bem vindo é só me procurar no KIK vidaquesesegue um forte abraço.. E sucesso

Luquinha
Visitante
Luquinha

Gente gente um alerta as pessoas que gostam de usar vibrador , tem que colocar preservativo ou então lavar com bastante agua e sabão pois não pode haver bactérias e outra mesmo que você esteja indetectável existe a cô-infecção então cuidado para não chorar pelo segundo leite derramado .Se cuidem