Notícias
Comentários 66

Como perder peso e ganhar músculos?

The_New_York_Times_logo

Se houver um santo graal da perda de peso, seria um programa que permitisse que alguém perdesse gordura rapidamente, enquanto mantivesse ou até mesmo aumentasse a massa muscular. Melhor ainda se esse programa fosse fácil.

Um novo estudo descreve um regime de treino e dieta que realiza essas duas metas, e de maneira notavelmente bem. Porém, pode não ser tão fácil. Para a maioria de nós, perder peso e assim mantê-lo é difícil. Se você consumir menos calorias do que seu corpo necessita para as funções diárias, as fontes internas são transformadas em combustível. Essas fontes consistem em gordura corporal e massa magra, o que significa massa muscular. Quando alguém em uma dieta perde um quilo de massa corporal (uma medida que não inclui a água), muito do que este quilo consiste é de gordura. Mas cerca de um terço ou mais pode ser composto por músculo.

O problema com a perda muscular é que, ao contrário do tecido adiposo, o músculo queima calorias. Ter menos músculo significa ter uma taxa metabólica de repouso mais baixa e, assim, você queima naturalmente menos calorias ao longo do dia. Perder músculo também pode desencorajar a atividade física, que é importante para manter a perda de peso. Assim, pesquisadores têm ido à procura de programas de perda de peso que proporcionam grandes quantidade de perda de gordura, mas diminuem qualquer declínio muscular.

Para os cientistas da Universidade McMaster, em Ontário, no Canadá, esse objetivo parecia exigir uma alta dose de proteína e também abundância de exercícios. Como os cientistas sabiam, os aminoácidos da proteína ajudam a manter os músculos e fazê-los crescer. Muitos estudos anteriores sugeriram que dietas de baixa caloria, mas de alta quantidade proteína podem resultar em menos perda de massa muscular do que dietas com o mesmo número de calorias, mas menos proteína. No entanto, a dosagem ideal de proteína era incerta, assim como o papel dos exercícios físicos.

well_physed-tmagArticle

Neste novo estudo, que foi publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, os pesquisadores da McMaster reuniram 40 homens jovens com sobrepeso que estavam dispostos a se comprometer em um programa de perda de peso intensivo e, então, dividiu-os em dois grupos. Todos os jovens começaram uma dieta em que suas calorias diárias foram reduzidas em cerca de 40% (em comparação com o que eles precisavam para manter o peso). Mas, para a metade deles, a dieta consistiu em cerca de 15% de proteína, 35% de gordura e 50% de carboidratos. Os outros 20 voluntários começaram uma dieta que imitava a do primeiro grupo, exceto pelo fato de que as proporções de proteína e gordura foram trocadas, de modo que 35% de suas calorias vinham de proteína e 15% de gordura. Além disso, a ingestão de proteínas foi cerca de três vezes maior que a ingestão diária recomendada para a maioria das pessoas.

Os pesquisadores controlaram essa dieta mudando a composição de uma bebida fornecida no estudo. No grupo de baixa proteína, a bebida continha leite de alta gordura e nenhuma proteína acrescida. Para os outros, consistia de leite com baixo teor de gordura e uma grande dose de proteína de soro de leite.

Todos os homens também começaram uma rotina extenuante de exercícios. Seis dias por semana eles compareciam ao laboratório de exercícios e completavam um circuito intenso de treinamento de peso para o corpo inteiro, com intervalos de alta intensidade ou uma série de saltos explosivos e outros exercícios conhecidos como treinamento de pliometria. A dieta e a rotina de exercícios duraram quatro semanas. Ao final desse período, “os caras estavam esgotados”, conta Stuart Phillips, que ocupa uma cadeira pesquisa em saúde muscular e esquelética na Universidade McMaster e quem supervisionou o estudo. “Tudo o que eles conseguiam falar era: ‘comida!'”

Todos os participantes tinham conseguido queimar alguns quilos. Homens em ambos os grupos pesavam, em média, cerca de 5 quilos a menos. Mas foi a composição do que consistia a perda de peso que diferia. Diferentemente da maioria das pessoas em dietas de baixa caloria, os homens no regime de alta proteína tinham realmente ganhado massa muscular durante o mês, em torno de 1,3 quilo. Assim, nestes homens, quase todos os 5 quilos que tinham perdido consistiam em gordura.

Estes resultados sugerem fortemente que, para evitar perder músculo, a proteína extra é aconselhável durante a perda de peso, disse o Dr. Phillips. Contudo, o exercício também é fundamental, em particular exercícios com peso, uma vez que este é conhecido por construir músculos. Mesmo os homens na dieta baixa em proteínas perderam pouca massa muscular, ressaltou o Dr. Phillips, o que foi inesperado e quase certamente devido, segundo ele e seus colegas concluíram, ao exercício.

Naturalmente, até ao final do mês do estudo, nenhum dos homens pretendia continuar. Este tipo de corte de calorias extrema combinada com exercício intenso “não é um programa sustentável a longo prazo”, disse o Dr. Phillips. “É mais uma espécie de período de treinamento”, prosseguiu ele, controlável a curto prazo por pessoas que estão muito empenhadas e geralmente muito saudáveis.

Ele e seus colegas planejam realizar experimentos de acompanhamento para encontrar um programa mais realista e sustentável. Eles planejam, também, estudar voluntários do sexo feminino e brincar com a composição das dietas, a fim de estabelecer definitivamente se é a proteína extra, e não a redução de gordura, que de fato promove ganhos musculares.

Entretanto, para aqueles que desejam se tornar magros, mas não magrelos, diversos aplicativos permitem determinar a porcentagem de sua dieta que deve ser composta por proteína. Se for inferior a 10 ou 15%, você pode querer mudar as calorias provenientes de gordura para proteína. Renovar a sua inscrição na academia de ginástica também é importante.

Por Gretchen Reynolds para The New York Times em 3 de fevereiro de 2016

Anúncios

66 comentários

  1. Gil diz

    Manter a saúde com exercícios e dieta é um trabalho árduo, mas necessário.
    Apesar de gostar da reportagem, creio que os nutricionistas já conseguem desenvolver dietas e, junto a educadores físicos, promover a perda de gordura junto com ganho de músculo.
    Quanto a mim, nesse assunto, achei que deveria dividir minha situação com vocês:
    Eu farei neste final de mês a cirurgia de redução do estômago. Meu médico conversou com minha infecto e ele passou dezembro lendo estudos sobre esta modalidade em soropositivos. Ambos indicaram a redução de estômago (não a radical).
    Li dois destes estudos americanos e, realmente, na modalidade sleave (reduz o estômago, sem mexer no intestino e perde-se de 70% a 90% do excesso de gordura) para indetectáveis, não há danos, nem lipodistrofia.
    Eu não tenho obesidade mórbida, estou em obesidade grau 1 (cerca de 25-27kg acima do peso correto), mas minhas taxas estão muito, muito altas (triglicerídeos e colesterol) e a TARV pode aumentar estas taxas. Portanto, vou perder peso assim.
    Voltarei a trabalhar em 10 dias após a cirurgia (meu trabalho não exige esforço físico), em 30 dias posso correr de leve e em dois meses, volto a treinar e jogar tenis 4 vezes por semana, e espero recuperar a massa muscular. Vai haver perda de massa magra, mas é a solução para as taxas que colocam minha saúde em risco.

    • Dan diz

      Gil, acho que você faz bem deixando o lado estético um pouco de lado e pensando nas suas taxas! Não duvido que logo logo você recupera essa massa magra que pode perder (se é que perderá)! Desejo-lhe sorte na cirurgia e na vida!

      • Gil diz

        OLÁ DAN!
        Nem pensei no lado estético, estava tentando emagrecer há anos, mas só engordo, pois tenho dislipidemia, que é a alteração dos níveis de gorduras no sangue.
        Não consegui emagrecer, no máximo me manter perto dos 100kg.
        Perdendo 25 tá louco de bom, pra um baixinho de 1m70.

          • Gil diz

            OLÁ ALEX,
            Não, veio de anos antes do contágio. Da TARV, nada de efeitos colaterais.

        • Dan diz

          Ah, entendi! Não tem nada de baixinho em 1,70 m, hein? hahaha
          Como disse antes, desejo sorte na cirurgia e na vida! Abração!

    • Paulo Roberto diz

      Muito chique, você jogando tênis…
      A única raquete que eu vejo aqui em casa é aquela de matar mosquito.
      XÔ, ZIKA! XÔ CHICO CUNHA!, rsrrsrsrs… Treinando para Wimbledon…
      Eu não faço exercícios, mas assim que operar a perna, vou comprar uma bike!
      A partir daí, o carro fica na garagem e eu vou pedalar mais do que a Dilma!

      • Gil diz

        kkkkk… Só vc mesmo, Paulo Roberto!
        Cara, tenis parece chique, mas é mais barato que muito esporte popular.
        E a gente corre muito, se diverte, se concentra, faz amigos, é um esporte terapêutico.
        Bike aqui em João Pessoa só pra suicida ou em lugares calmos, pra doar ao ladrão… Adoro bike e recomendo, pra quem pode.

        • Paulo Roberto diz

          Gil, eu não quis dizer que tênis é um esporte caro. Mas que é chique, isso é!!!
          Em meu pequeno mundo de cidade do interior de MG não se pode dar bobeira com bike… eles roubam, mesmo!!! Mas eu não vou dar bobeira, não…
          E aqui tem muito morro… a cidade é um buraco, você olha prá cima e só vê morro…
          Mas vou comprar, mesmo sabendo que a bike é ingrata: quando você mais precisa dela, que é na hora de subir uma ladeira, é VOCÊ que tem que carrega-la…
          Oh, vida!!!
          Eu reclamo mais do que a avó da Fafá de Belém.

  2. RoDigo diz

    Fala pessoal tudo bom?

    Fui diagnosticado em novembro de 2015 e desde dezembro estou tomando 3×1 a noite. Meus resultados iniciais foram CD4 236 e CV 2500 cópias.
    Daqui a uma semana eu tenho uma nova coleta para saber como está meu tratamento. Já estou ansioso para ir fazer a coleta, visto que nesse dia todos fazem e tenho medo de encontrar alguém conhecido, mas é necessário enfrentar esse martírio rs.
    Estou fazendo próximo de casa ainda, e depois dessa coleta irei transferir o tratamento para um CTA mais distante. É normal isso no começo do tratamento?

    Tudo vai dar certo para todos nós… Abraços…

  3. Júnior.Macapá diz

    Olá, pessoal!!

    Alguém poderia me add no grupo do kik.
    O meu é Junior.Macapá.

    Vlw!

  4. O foco no agora é mais importante… Às vezes ficamos indo lá na frente, pra uma cura que pode nem chegar…

    Grato, JS.

  5. Gil diz

    Pessoal, atenção!
    Em João Pessoa -PB está FALTANDO RITONAVIR na farmácia do CTA.
    E, segundo a chefe, É UM ATRASO NO BRASIL TODO, (atraso quer dizer que o Ministério da Saúde não está pagando fornecedores!). Viva a Tia Dilma.
    Na Paraíba, em 10 anos que a chefe da farmácia trabalha, nunca havia acontecido e começou a avacalhar no final do ano 2015…
    Tenho estoque pra um mês dessa medicação, ainda… em dezembro, faltou lamivudina-tenofovir.
    Agora, ritonavir…
    Me sentindo preocupado. Mas não sou de me abater, vou agir!
    Vou ao Ministério Público, vou à polícia, se for o caso!
    Mas isso não pode ocorrer.
    Será que tem alguma Associação Nacional de Portadores de HIV/AIDS?
    Seria uma boa uma associação assim!

    • Paulo Roberto diz

      Meu amigo Gil,
      hoje fui ao CTA onde faço meu tratamento. No setor de farmácia, aquela confusão… Esperei mais de uma hora para terminar o furdunço, pois não queria me envolver e nem me expor.
      Depois que tudo voltou à normalidade, fiquei sabendo da causa da confusão: Está faltando o 3 em 1 em Minas Gerais. E, segundo consta, não é a primeira vez!!!
      Eu não faço uso do 3 em 1, mas fiquei realmente preocupado…
      Voltei para casa bastante assustado. O que será de nós se faltar a medicação?
      E mais: o que podemos fazer, neste caso?
      Acho bom irmos preparando algum modo de evitar que o governo faça das suas…

    • FG-PR diz

      Fui ao CTA hoje e peguei Ritonavir pra 2 meses, aqui no Paraná está tudo normal. Mais cedo na consulta com meu infecto perguntei sobre a falta de remédios e ele me disse que apenas uma vez houve falta e que mesmo assim eles fracionaram e distribuíram fracionado e que não durou mais que 10 dias, ele diz não acreditar em falta generalizada e que se ocorre são pontuais e estão relacionados a distribuição que as vezes é falha.

      • Gil diz

        Deus te ouça, os orixás te ouçam, Alá te ouça, Krishna te ouça, tudo quanto é entidade te ouça e ajude… pois isso mete medo mesmo!!

  6. Alex diz

    A matéria fala em perder peso ganhando massa magra. Mas perder peso pra mim não é difícil, rs, só com a diarréia da fase aguda perdi quase 10 quilos, ainda sem saber que estava com o vírus, pra mim que já era magro foi mt ruim, e depois do diagnóstico perdi mais alguns quilos. Agora estou tentando recuperar mas confesso que não está sendo fácil.

    Pra quem pratica malhação é comum tomar Whey como fonte de proteína, mas já li que ela não é bom para os rins nem para os fígados, e como a TARV tbm não é bom para esses órgãos, pode não ser indicado tomar o Whey.

    O meu médico disse que eu não tomasse, alguém aqui tbm teve a mesma recomendação?

    Se o Whey não é aconselhável, utilizar fontes naturais de proteína como batata, por exemplo, causa o mesmo efeito contra os rins/fígados?

    • Zimba diz

      Alex,
      Procure fonte de proteínas vegetais!
      Sou vegano por quase 5 anos e sempre me alimentei com essas fontes de proteínas.
      Braço com 40/42cm, corpo trincado!

      Indicaria pra vc tomar Proteína isolada da Soja, Arroz ou Ervilha.
      No site da Grownth vc encontra essas proteínas em kg por preço acessível!

      Proteína de origem animal é veneno p/nosso organismo!
      abração!

  7. Ser+H diz

    O 3×1 tem o custo de R 1,00 por compromido, ou seja nada caro. Vi a nota fiscsl no CTA. Agora o obsurdo é estar em falta pela incompetência desse PT. Não podemos comprar nem importar por nossa conta. Tudo exclusivo do Ministério da Saúde. Ou seja, quem está na primeira linha do medicamento se ficar sem vai ter que tomar depois segunda linha, mais caros e outros efeitos no organismo. Gente tá na hora de defenestrar esses corruptos e incompetentes. Sei que esse blog não tem conotação política, mas não podemos ficar inertes. Sugiro mandarmos em massa e mail para TVs e jornais sugerindo essa pauta e fazer essa denúncia. No meu CTA 3×1 tem à disposição mas outros medicamentos estão em falta. Desespero total dos pacientes.

    • Alex diz

      O 3 em 1 tem custo de 1 real por comprimido? Ou seja, 30 reais cada caixa com 30 comprimidos?

      Eu já li em algum lugar (e acho que até pesquisei melhor isso em lojas virtuais internacionais) que esse 3 em 1 da Índia é vendida a caixa (com 30 unidades) por equivalente a 170 dólares, ou seja, cerca de 680 reais, por isso estou achando diferente desse valor que vc informou.

      Como vc viu nota fiscal no CTA se aparentemente eles não devem comprar por unidade nem pagar diretamente, e sim, o governo federal que deve fazer uma licitação única? Acho que vc pode ter confundido.

      Já quanto a importação, pelo que sei não há restrição para importar esse medicamente, já que ele não é ilegal no país, quem quiser poderia importar utilizando dos procedimentos legais para importação de remédios.

      Mas se for nesse valor que vc falou, mta gente iria ter condições e valeria bem mais a pena comprar várias caixas de uma vez só, um estoque para 1 ano, por exemplo, embora teria que ser analisado se isso não poderia criar uma possibilidade de uso incorreto do remédio e mutação ou resistência do vírus.

      • Ser+H diz

        Alex vc leu em algum lugar e eu vi a nota fiscal. O governo compra por 30 reais a caixa. Agora pode ser que se vc comprar por conta pague os 170 dólares. A diferença é que a compra governamental é em grande escala por isso o preço menor. Se vc conseguir comprar por favor poste aqui o preço e o modo que vc fez. Ajudará a todos com a eventual informação.

      • FG-PR diz

        O valor é esse mesmo, no CTA onde tiro os remédios tem um cartaz com os custos de todos os tratamentos e fica 30 reais por mês no caso do 3X1.
        No meu caso que uso Atazanavir+Ritonavir+Tenofovit/Lamivudina fica 285 reais por mês e a combinação mais complexa que tem o Raltegravir mais alguns que não me lembro custa 3030 reais por mês.

  8. MB+ diz

    Kkkkkkkk…
    Só pra constar …o pagamento de nossas vitaminas junto aos laboratórios internacionais estão adiantado em 6 meses .
    Quanto a falta deste em alguns lugares são por motivos de logística na maior parte da administração local que nem sempre é de responsabilidade do MS e muito menos ligado ao PT .

    Vamos primeiro verificar os verdadeiros motivos da falta destes medicamentos antes de sair malhando o pau neste ou naquele.

    • Paulo Roberto diz

      UÉ, MB+,
      Ninguém está metendo o pau no PT ou em qualquer outro partido.
      Mas a logística tem que ser de responsabilidade do MS, sim…
      Aqui em MG, o governo estadual é do PT, e está faltando o 3 em 1…
      Então, acredito que não seja uma retaliação da Dilma contra os governos de oposição, mas sim, uma IRRESPONSABILIDADE de quem faz a logística.
      Tá, mas aí vem a pergunta: QUEM é o responsável pela logística???

  9. Ser Feliz diz

    Tenho uma duvida , o hidrogel pode ser usado para aumento do bumbum ? Interfere no uso do antirretrovirais , tem as próteses mais quero saber se os líquidos também como ácido hialurônico pode ser usado no nosso organismo , adorei a matéria foi esclarecedora e tomara que possa ser usado

  10. Homem23:55 diz

    FG-PR

    Apenas por curiosidade.
    Por que voce toma essa combinação?
    Seu vírus e resistente ao 3em1?

    Se puder me contar a sua história, eu realmente tenho curiosidade e interesse…

    Obrigado

    homempositivo@hotmail.com

    • FG-PR diz

      Homem 23:55 eu tomo essa medicação pois quando fui iniciar conversei bastante com meu infecto e colocamos na balança diversos fatores, entre eles é que foi decisivo em minha divisão por essa combinação foi o fato de ter 33 anos e ter que tomar TARV pelo resto da vida, como o Atazanavir gera pouco efeitos principalmente no aumento do perfil lipídico (colesterol/triglicerídeos) e em diabetes optei por esse esquema, outro fator que ajudou minha decisão foi a praticidade de poder tomar pela manhã a combinação, o que me deixa livre pelo resto do dia e quando saio à noite posso beber sem problemas. O único efeito que essa combinação causou em mim foi um pouco de ectiricia no começou, mais que logo passou, hoje tomo 3 comprimidos pela manhã e fico o resto do dia tranquilo.

      O governo insiste no 3X1 por causa do custo baixo, mas com certeza não é a melhor escolha hoje. Meu infecto que atende no CTA e também particular raramente receita o 3×1, segundo ele essa combinação que uso é bem melhor para uso a longo tempo e em termos de efeitos colaterais.

      Com 2 anos de dignostico vivo muito bem, tenho uma esposa que me apoia, filhos maravilhosos e não fico me fazendo de vítima, apenas vivo e muito bem, não é a mesma coisa que não tivesse HIV, mas é o que têm pra hoje é não vou deixar de viver por isso. Na verdade hoje vejo a vida de uma maneira muito mais proveitosa.

      Há situações em nossa vida que é preciso pegar um limão e transformar em limonada.

      Enjoy your life.

      • jonas diz

        eh impressioante o nivel de enganacao ao qual somos submetidos
        agora isso sobre 3 em um

        o meu medico fala que eh o melhor
        pra mim qq um desses remedios eh um veneno em dose homeopaticas

      • Homem23:55 diz

        FG-PR

        Obrigado!
        Imaginei que seria por algum motivo especial.
        Vou pesquisar sobre.
        Sou alguns anos mais novo que você e também me preocupo ao longo prazo.
        Apesar que acredito que o 3em1 está me atendendo bem.

        Depois do HIV passei a ver a vida diferente, mais interessante e com mais valor…

        Abraço

  11. Ser Feliz diz

    polimetilmetacrilato), Parece que e essa substancia que não pode as outras pode ?

  12. jhon34 diz

    Desde 2013 eu tinha muito medo de ser soropositivo, devido a várias relações com uso incorreto de preservativo com pessoas promíscuas, evitei várias vezes fazer algum tipo de exame, no fim de 2015 após alguns problemas de saúde, cheguei a um ponto crítico, com a saúde debilitada tomei coragem e fiz o exame de HIV, primeiro um teste rápido que comprei pela internet, pois várias vezes eu ia ao CTA mas não conseguia entrar, o primeiro teste rápido com sangue, deu negativo, por fim fui no CTA fazer outros exames, para sífilis, Hepatite C e HIV ( teste rápido com a saliva ) todos negativos, tive uma melhora substancial na saúde só de saber destes resultados, mesmo assim alguns problemas persistem e fui ao infecto, pois desconfio do problema estar relacionado com uma bactéria ou fungos, eu mesmo pedi ao infecto novamente exames, não só hiv e dst como para outros tipos de vírus ( ainda não recebi os resultado para os vírus não relacionados a DST ), graças a Deus os exames relacionados a dst deram negativo e aparentemente, os problemas de saúde estão relacionados a estresse emocional, infecção por fungos, bactéria e pra completar suspeita de zika vírus, não tive coragem de contar o problema para ninguém, noites e mais noites em claro, o único momento em que eu senti paz foi quando eu passei a ler este blog, aqui eu encontrei vida e paz, passei até a dormir bem, meu único medo real era o de ter infectado minha namorada, esse medo me consumia, fora isso após passar horas e horas lendo os comentários eu passei a não ter nenhum tipo de pensamento tais como “a vida acabou para mim” ou de que fosse virar um “leproso social”, há muita desinformação hoje sobre a doença, coisas que poderiam ser esclarecidas com leituras de uma tarde, agradeço do fundo do meu coração ao criador desse blog, agradeço a todos que relataram seus casos, que postaram mensagens de paz e esperança, mensagens de vida, isso me ajudou muito, elevou a moral a estima, mesmo hoje depois do resultado de soronegativo essa experiência mudou minha percepção com relação as pessoas, hoje eu não teria nenhum problema em me relacionar com uma mulher soropositiva, casar ou ter filhos, por que sei que a vida normal é possível e real para a maioria, infelizmente não há “coquetel” contra o preconceito que ainda há na sociedade, esse é um problema ainda persistente, talvez persista até a descoberta da cura, a iteração com outras pessoas e a troca de experiência ajuda, infelizmente eu acabo por pensar que essa troca de experiência esteja restrita aos círculos virtuais, pessoas em localidades mais afastadas certamente tendem a se sentir sozinhas, nessa horas um ombro amigo ajuda. No último ano fiz trabalho voluntário com crianças, esse ano vou procurar fazer um trabalho voluntário relacionado ao HIV, vou procurar alguma organização e me dispor, todos temos que fazer a nossa parte.

    Paz a todos!

    • Gabriel diz

      Jhon34 sensacional o seu comentário!!!!!
      É exatamente a falta de conhecimento que gera o preconceito! 😉

    • Paulo Roberto diz

      JHON34, Deus o abençôe ricamente!
      De onde você é? Talvez eu possa ajudar.

  13. Yuri diz

    Oi galera, me ajudem numa dúvida.
    Descobri minha sorologia em nov/2015, mas só iniciei o tratamento dia 1/02. Até aí tranquilo, não sinto nenhum efeito colateral, to levando numa boa. Mas uma coisa me preocupa, desde novembro em todos os meus exames minhas plaquetas estão sempre baixas, em torno de 50 mil. Peguei uma gripe esses dias e elas continuam baixas, então expliquei minha situação para o médico e ele me aconselhou, num tom preocupado, a procurar um hematologista. Tenho dúvidas se isso pode ter relação com a infecção pelo hiv ou não. Tanto o hematologista quanto o infecto só consegui consulta pra março. Alguém poderia me ajudar, já passaram por coisa parecida? Me ajudem por favor!! Obrigado

    • Yuri diz

      Ahh outra coisa, depois que essa fase passar quero entrar pra academia e fazer musculação. Emagreci uns 5kgs e queria saber se tem algum problema tomar whey protein e/ou outro suplemento. Já fui em uns 3 nutricionistas antes mesmo de ser soropositivo e todos eles falaram mal dos suplementos. Mas tenho muito facilidade em perder peso, apesar de me alimentar bem. O que o infectologista/nutricionista de vcs falam a respeito disso?

  14. Barasa, com todo respeito, pois também sou +…
    Acho que deve rever sua ideia de chegar aos 90 com vírus no DNA.
    Lute, apenas LUTE, assim como o pema “Filtro solar” de PEDRO BIAL.
    Não perca as esperanças que teremos a cura. Eu creio nisso!
    Você é um profissional da saúde, acredite nos conceitos que já estudou.
    Se sinta especial, não se culpe, viva intensamente com a certeza de que a cura vai chegar enfim para nós!
    Deus esta vendo nossas lutas e angustias e tenho certeza que ele já esta providenciando uma mente brilhante que vai nos trazer alegria com a descoberta da cura!

  15. Na boa gente, eu nasci com o vírus, não pedi pra ter ele, então não quero morrer com ele.
    Hoje estou assim: Eu não vivo pra ele, ele que vive em mim!! Então sai fora de mim, porque esse corpo não te pertence mais!

    • Homem23:55 diz

      Mariah,

      Voce pode dizer quantos anos tem e quais remedios toma?

      obrigado

      • Me desculpe, quis dizer que não nasci com o vírus! É que escrevi no smartphone, as vezes não entra as palavras. Tenho vírus a dois anos.

  16. Paulo Roberto diz

    AHHHHHH!!! Todo mundo querendo ser magrinho, esbelto, e eu querendo engordar e NÃO CONSIGOOOO!!!
    Tenho 1M76, e uma vez cheguei aos 83 kg!!! Era muito mais feliz quando era gordinho… e muito mais bonito também, rsrsrsrs…
    Hoje tenho 74 kg… Perdi nove preciosos quilos!!! E a barriguinha sexy, que cultivei por anos, está quase desaparecendo!! Cadê meu “derrière”? Sumiu!
    Eu DETESTO academia ou qualquer coisa que diga respeito a esforço físico!
    E nem posso malhar agora, pois estou aguardando uma cirurgia de by pass na perna esquerda, devido a uma trombose!
    Comida sem gordura, pouca massa, muita fruta e legumes, estou me sentindo um COELHO! Pior, um coelho MAGRO!

  17. Mateus diz

    Alguém já fez uso de anabolizante/esteroides para crescimento de massa magra, já sabendo que era positivo, se sim conte aí como foi a experiência?

  18. Stark diz

    Tenho uma dúvida,
    Tem como uma pessoa que infectou outra, entrar com um processo contra a segunda, afim de tentar ganhar benefícios? Como funciona essa questão de processos?

    • Stark diz

      Acho esse tema, interssante… polêmico, mas interessante
      O que acha, J.S.?

        • rafa diz

          js,

          precisamos de uma posicao clara sobre suplementos, sugiro esse tema

          obrigado

        • Stark diz

          Entendo, J.S.. O problema é ser infectado, e receber um processo da pessoa que te infectou. Pense no seu caso, se a menina resolvesse te processar, alegando que ela recebeu de você o vírus. Como se defender em relação a isso? Até onde eu sei, o que se pode determinar é se o vírus é do mesmo tipo, pela genotipagem. Este caso me intriga…

            • Stark diz

              Logo, o soropositivo tem de esconder sua origem de infecção, já que pode sofrer processo… O indivíduo que infectou é promíscuo (suposição), não sabe ao certo quem o contaminou, daí ele escolhe um para “pagar o pato”, e este pode ter que arcar com as consequências… ou o sequenciamento genético é capaz de apontar quem passou para quem? (desculpas pela dúvida J.S.)

  19. D+D+ diz

    Boa noite a todos.
    Meu problema não sobrepeso e sim baixo peso.
    Me preocupe em não perder mais peso. A perda de peso nos faz sentir mal diante do espelho.
    Ter porte médio é a melhor coisa em termos estéticos para soropositivos. Acho.

  20. Positif diz

    Eu sempre fiz atividade física, estava com um corpo malhado, desde que descobri que sou positivo, cai em depressão, parei de me alimentar, e perdi todos os músculos, estou me sentindo magro, voltei a malhar hoje. Alguém, sabe me informar se quem é soropositivo tem mais dificuldade para ganhar músculos?

  21. Eu nunca fiz musculação, não sei bem como funciona agora com essa coisa toda do HIV. Não sei se posso malhar e tomar suplementos, pq perdi muita massa nos braços e nas pernas, meu corpo mudou bastante… só eu vejo a mudança, ninguém mais, mas mesmo assim me incomoda, não tô feliz assim.

  22. eduardo diz

    Tenho 29 anos faz 10 meses que descobri e comecei o tratamento sou muito magro tenho 172 altura peso 53 kg to com uma depressão do caramba sem alto estima comecei a faze academia me dava muito enjôo fora a dor nas costas acabei parando , falei para o infectologista ele me peso e me receitou vitamina será que vai funciona?

    Será que GH funcionária ? acabei esquecendo de pergunta para o infectologista .

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s