Johns Hopkins vai oferecer transplante de órgãos soropositivos


CNNA cada ano, isso pode significar a diferença entre a vida e a morte para mais de 1.000 pessoas nos Estados Unidos. Médicos da Johns Hopkins University, em Baltimore, receberam autorização para se tornar o primeiro hospital do país a realizar transplantes de órgãos entre pessoas que vivem com HIV.

“Este é um dia incrivelmente excitante para nosso hospital e nossa equipe, mas ainda mais importante para os pacientes que vivem com o HIV e que têm doenças de órgãos em fase terminal”, disse Dorry Segev, professor associado de cirurgia na Johns Hopkins School of Medicine. “Para essas pessoas, significa uma nova chance na vida.”

Dorry Segev, professor associado de cirurgia na Johns Hopkins University School of Medicine.
Dorry Segev, professor associado de cirurgia na Johns Hopkins University School of Medicine.

Até a Lei HOPE — HIV Organ Policy Equity Act — aprovada em 2013, os médicos eram impedidos de usar órgãos de dadores soropositivos, mesmo se eles fossem destinados a um paciente soropositivo. Agora, isso não é mais um problema.

Segev estima o número de soropositivos que pretendem ser doadores de órgãos nos Estados Unidos em 500 a 600 anualmente. Seus órgãos poderiam salvar mais de 1.000 pessoas. Um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia estima o número de potenciais doadores soropositivos em quase 400.

“Alguns dos pacientes com HIV morrem enquanto esperam pelo transplante.”

“As descobertas são significativas, porque não há doadores de órgãos suficientes nos Estados Unidos para atender as necessidades de todos os pacientes que podem se beneficiar de transplantes de órgãos para salvar vidas”, disse Emily Blumberg, professora do Centro Perelman de Medicina Avançada da Universidade da Pensilvânia. “Alguns dos pacientes com HIV à espera de órgãos nunca chegam a fazê-lo, seja porque morrem enquanto esperam pelo transplante ou acabam ficando muito doentes para serem transplantados.”

A aprovação da Lei HOPE e a autorização ao Johns Hopkins estava com mais de dois anos de atraso. O National Institutes of Health passou esse tempo desenvolvendo critérios e salvaguardas para esses transplantes, uma vez que pouco se sabe sobre eles.

A lista de espera

Em 2014, havia cerca de 121.000 pessoas nos Estados Unidos na lista de espera para um transplante de órgão, de acordo com o Departamento de Saúde dos Estados Unidos. Apenas um em cada quatro receberam transplante, o que indica que há uma verdadeira escassez de doadores de órgãos.

A Lei HOPE foi inspirada em um programa de transplante de órgãos na África do Sul, que mostrou bons resultados em transplantes de soronegativos para receptores soropositivos, e comprovou resultados de transplantes de rim entre soropositivos.

Com a sua recente aprovação pela United Network for Organ Sharing, o Johns Hopkins vai se tornar o primeiro hospital dos Estados Unidos a fazer um transplante de rim soropositivo e o primeiro no mundo a realizar um transplante de fígado soropositivo. O momento dependerá da disponibilidade de órgãos e da compatibilidade do paciente.

“Estamos muito gratos em poder usar órgãos soropositivos para salvar vidas.”

“O transplante de órgãos é, na verdade, ainda mais importante para pacientes com HIV, uma vez que eles morrem na lista de espera ainda mais rápido do que suas contrapartes, soronegativos”, disse Segev. “Estamos muito gratos em poder usar órgãos de pacientes soropositivos para salvar vidas, em vez de jogá-los fora, como tivemos que fazer por tantos anos.”

Por Ed Payne para a CNN em 9 de fevereiro de 2016

Anúncios

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Receber notificação
Alex
Visitante

Fiquei um pouco preocupado com esse trecho:

“O transplante de órgãos é, na verdade, ainda mais importante para pacientes com HIV, uma vez que eles morrem na lista de espera ainda mais rápido do que suas contrapartes, soronegativos”, disse Segev.

Pois diz que os pacientes com HIV morrem mais rápido do que os soronegativos, o que aparentemente contraria a ideia que portadores de HIV possuem a mesma expectativa de vida de um soronegativo, não é isso?

Lucilio
Visitante

Nós somos naturalmente mais frágeis, e por isso morremos mais rápido! Dependendo do órgão nem se pode tomar o remédio, o que acelera mais ainda o processo!

Gil
Visitante
Lucílio… existem os que estão mais fracos e não podem fazer transplante porque muitos só descobrem que são soropositivos para HIV depois que a doença se manifestou, quando o corpo recebe inúmeras infecções bacterianas e virais que detonam os órgãos, deixando em muitos, severas sequelas. Mas os que não desenvolvem a doença,fazem a adesão completa ao tratamento e têm bons hábitos de vida e saúde, terão expectativa de vida igual aos que não tem HIV. Se a doença AIDS se desenvolver e destruir a imunologia da pessoa, aí, muitos ficam com sequelas, embora outros se recuperam e voltam à saúde,… Ler mais »
Ser+H
Visitante

GIL super-elucudativo.

Ser+H
Visitante

Ops… elucidativo.

Alex
Visitante

Obrigado pela explicação, Gil.

Ricardo.
Visitante

vc nao entendeu ainda que ta todo mundo fudido.
que esse papo de vida normal eh mentira?

vc se ilude com isso ainda?

Alex
Visitante

Por que vc diz isso?

Triste +
Visitante

Concordo plenamente com vc Ricardo.
Fico me perguntando: O que seria essa vida normal que todos falam? Não consigo enxergar uma resposta pra isso, já que minha vida agora é cheia de restrições.
Atualmente me sinto no “corredor da morte”, apenas aguardando uma sentença final.
Caros colegas me desculpe pelo desabafo, pois com toda sinceridade estou expondo para todos vcs o q meu coração está sentindo nesse exato momento. Estou cansado de tudo isso, estou cansado de promessas que no final, nunca nos levam a lugar nenhum.

Homem23:55
Visitante

Triste +

Talvez você se sente assim, porque esta adiando as coisas pra depois da cura.
Se esperar por ela esta te fazendo mal, pense que ela nunca virá.

Procure se acostumar com as coisas atuais e não postergar pra amanhã. Procure ser mais resiliente. Não é fácil, mas é isso que nos deixa melhor!!!

Abraço

Max
Visitante

Concordo com o Homem23:55.

Muitos deixam de viver na esperança da cura aparecer. Não façam isso. A cura pode aparecer amanhã, pode aparecer daqui a 10 anos, daqui a 30 anos, daqui a 100 anos…
Vivam. Não parem suas vidas pois o tempo pode tanto ser nosso amigo como nosso inimigo.

Triste +
Visitante

Homem23:55 e Max.
Eu entendo e compreendo vcs.
É q estou numa situação q não estou suportando mais essa barra. Eu me sinto diferente de todas as pessoas, me sinto incapaz, desisti completamente de lutar pelos meus sonhos e ideais, pois acho q não vou conseguir concretizar.
Na realidade, acho q tenho vergonha de mim mesmo. Tenho um complexo de inferioridade tremendo em relação a tudo e a todos.
Me desculpe por estar sendo tão negativo, mais é pq realmente estou desacreditado de tudo.

Ricardo.
Visitante

eu me identifico com voce
nao sou uma pessoa burra, nao quero ser infeliz
mas eu nao consigo.
eu tomo um remedio que tem efeito colateral
eu sinto que os medicos mentem pra mim, que nao me dizem tudo.
uns falam que pode beber, outros falam que nao pode
suplemento de academia niguem me da uma resposta conclusiva
acabo de conhecer alguem que eu poderia ter algo e nao tenho coragem de contar pq se ele for escroto, contara para pessoas proximas…
ta dificil

Triste +
Visitante

Ricardo
E pra mim tbm é uma barra, ter q ” enfrentar” as consultas no CTA, onde todos são tratados com desprezo, falta de respeito ( pois vc chega pra consulta as 8 hrs e sai de lá as 14 hrs), a má vontade dos funcionários para te atender chega ser indiscutível.
Olha, chega me dar dor no coração uma semana antes de saber q tenho consulta marcada. Pra mim é um pesadelo.

Homem23:55
Visitante
Ricardo, Eu acredito que sei o que esta sentindo. Cara… leia mais sobre HIV… tudo que puder… Sem preguiça. Em português e outras línguas. O conhecimento vai te deixar seguro. Eu infelizmente preciso do meu medico pra pegar a receita, mas já percebi que ele travou e não evoluiu. (O que é uma pena, mas aqui no blog tem gente super informada e afim de trocar figurinha). Pesquisando cheguei ao diagnóstico de outra doença hereditária, que não tem relação ao HIV. Meu infecto disse: “espera que passa” Fiz exames e comprovei as suspeitas. Estou em tratamento. NINGUEM vai conhecer seu… Ler mais »
Gil
Visitante
Querido Triste, Se você não está doente, se não desenvolveu AIDS, tome a medicação e esqueça qualquer promessa, o que te faz viver são os objetivos que você traça, um dia a cura vem, esteja bem até lá, cara! O vírus não te impede de trabalhar, estudar, viajar, viver, transar… desde que você tome sua medicação. A alternativa é esperar o vírus destruir suas células de defesa, você adoecer entre meses e anos e rezar para que as medicações de resgate matem mais rápido o vírus do que as infecções te ataquem, para ver se você se recupera. Ou seja:… Ler mais »
Triste +
Visitante

Gil
Realmente vou precisar de uma ajuda profissional. Não consigo mais tirar esse pensamento da minha cabeça. Estou vivendo em função de ser soro+.
Não consigo mais fazer nada na minha vida, a não ser trabalhar, isso pq sou obrigado. Vai fazer 1 ano agora em abril e cada dia q se passa me sinto mais escravizado por esses pensamentos q me consomem diariamente.
Querido, realmente não está sendo fácil, a única vontade q tenho é de chorar e me esconder de todas as pessoas q me cercam, ou seja, talvez me esconder do Mundo.

Gil
Visitante
TRISTE+, Você mora em qual estado? Creio que sejam sinais de depressão. Isso ocorre em muitos casos: desinteresse, tristeza, pensamentos repetitivos e de desvalorização de si, alteração na libido, no sono, no apetite, falta de vontade de tudo… Procure terapia. Se puder, além de terapia, se te fizer bem, procure ajuda espiritual, em religiões que não te explorem e não te condenem. Você vai se sentir melhor. Podemos conversar mais? Me manda um e-mail, depois te passo telefone, gostaria de te ajudar, claro que não será terapia, será um bate papo, uma amizade de alguém que pode te entender e… Ler mais »
Homem23:55
Visitante

Gil, Triste+
Tamo junto!!

Triste +
Visitante

Gil
Moro no interior de São Paulo.
Um grande abraço e obrigado pela sua dedicação de amizade comigo e com todos do blog.

Gil
Visitante

Mande-me um e-mail, para a gente conversar em privado.

Ser+H
Visitante

E aqui no Brasil soropositivo recebe transplante de órgãos? Ou a prioridade é para soronegativo?

Paulo Roberto
Visitante
Pensei bastante sobre o caso, antes de postar aqui. É claro que, entre ser soropositivo e perder a vida, a primeira opção é vista como a única. Então, faço o meu questionamento: e a técnica de duplicação de órgãos através das células-tronco? Eu me lembro que, há DEZ ANOS, anunciaram o “sucesso” da técnica, para “fazer” um rim novo a partir das células-tronco do próprio paciente. E isso aqui mesmo no Brasil, onde as pesquisas andam a passos de tartaruga… Disseram que muito em breve isto estaria sendo usado. Mas já se passou UMA DÉCADA e nada… Nem no Brasil… Ler mais »
Lucilio
Visitante

Ninguem acredita, mas eu acredito, e muito! Amigo, esse tipo de coisa não pode existir…
As pessoas tem q morrer, não modem aumentar a durabilidade do povo, pois o mundo ja anda cheio demais e os recursos estão ficando escaços! Pense comigo, quando menos gente, melhor qualidade de vida para os que ficarem! Quer viver? Se cuide pra não entrar na lista…
AIDS e Cancer me deixa P, o homem ja esta chegando em Marte e até hj não venceu uma doença de mais de 30 anos? Por favor…

Gil
Visitante
Há recursos para mais que o dobro de humanos que a Terra tem hoje! Mas a maioria dos recursos vai para alimentar bois que viram hambúrgeres nos países ricos, outra parte de alimento e água é desperdiçada, outra parte fica em excesso, no Brasil 20% da carga de grãos se perde na beira de estradas… Recursos para mais humanos viverem bem, temos. A Terra é pouco povoada, a maioria das pessoas vive em apertados núcleos urbanos. Quanto mais pessoas e mais pessoas com saúde e lucrando, mais pessoas vão consumir, então precisam de mais vivos. Mas quanto mais consomem, mais… Ler mais »
Gil
Visitante

PS: “OUTRA PARTE FICA EM EXCESSO”, quer dizer aquilo que nós compramos e deixamos estragar, não consumimos ou jogamos fora, ou entulhamos em casa!

Gil
Visitante
Paulo Roberto, Quanto aos processos de “construção” de órgãos a partir de células tronco, no Brasil está parada por algumas razões, digamos, absurdas: A maioria das pesquisas estava indo bem, lá por 2005, 2006. Mas estas eram pesquisas com células-tronco embrionárias, mais fáceis de produzir tecidos de qualquer órgão. Mas a bancada religiosa no Congresso (de evangélicos e católicos) trabalhou no sentido de vetar a pesquisa com células-tronco embrionárias (que eram pesquisas a partir de embriões “desprezados”, de fecundações in vitro, que param no ralo da pia ao lavarem os vidrinhos…, porque para eles eram seres vivos. Meu paciente paraplégico… Ler mais »
Paulo Roberto
Visitante
Gil, meu amigo precioso… num ponto você está errado: as células-tronco, como se verificou depois, podem vir do próprio paciente. Não há necessidade de vir de fetos, de embriões. Vindo do próprio paciente, o risco de rejeição, inclusive, é NULO, apontaram os estudos. Agora, concordo que as pesquisas no Brasil vão de mal a pior porque a CORRUPÇÃO não deixa NADA ir para a frente. Sei que este não é um blog político, mas quando se trata de SAÚDE, e a SAÚDE está nas mãos do GOVERNO, não há como fazer esta separação. Outra coisa: não é só no Brasil… Ler mais »
Alex
Visitante

E os EUA que é tão desenvolvido não tem maiores novidades do que o México nessa área?

Paulo Roberto
Visitante

Pois é, Alex… Mas, se você procurar no YOUTUBE, vai ver até a propaganda do hospital que usa essa técnica…
Estranho, não?

Gil
Visitante

OLÁ PAULO ROBERTO!
Tens Razão, em parte. Porque existem células troncos de medula óssea e de vários tecidos, mas as pesquisas brasileiras mais avançadas usavam células-tronco embrionárias, até pela facilidade de seleção à época. Mas havia questões éticas a serem debatidas, aí a força dos religiosos de araque que usam o altar para fazer palanque político fez parar tudo. Sim, hoje em dia as células-tronco vem de outras áreas, mas as que mais rápidos resultados e de mais fácil manipulação e desenvolvimento eram as embrionárias, mas… Tomara que a Ciência avance ao máximo, e logo, para acharmos o caminho da cura.

Gil
Visitante

OLÁ PAULO ROBERTO!
Meu primo é médico no México, estudou lá sempre. Vou ver se estes caras da propaganda são picaretas como os chineses que vendem tratamento para esclerose e é tudo picaretagem, cobrando os olhos da cara!!
O México está muito desenvolvido na Medicina. Este primo estudava em Guadalajara e depois fez residência em San Diego, Califórnia, pois é normal este acordo de cooperação técnico-científica, estágios e residências… coisa que o Mercosul não nos deu…

Paulo Roberto
Visitante

Meu grande amigo Gil…
Pois é, eu também tenho minhas dúvidas…
Mas, de qualquer forma, agradeço se você puder checar isso para nós.
Até a que ponto isso é verdade? Será que o México está assim, tão mais avançado do que EUA, Japão e Alemanha?
Grande abraço
Paulo

Paulo Roberto
Visitante


Taí o vídeo

Gil
Visitante

Localizei o vídeo e passei para meu primo que é médico, no México.
Picaretagem. Não há nada com preço definido e resultados garantidos.
E lembrou de sempre desconfiar de “promessas, promoções e entrevistas mostrando milagres, expondo pacientes” e dando preços, fazendo propaganda, pois a lei e o código de ética médica no México proíbe estas práticas.

Barasa
Visitante

Alternativa excelente!

thiago +
Visitante

Existe Vida e muita Vida após o exame reagente !!

JV
Visitante
Boa tarde, pessoal! Acompanho o blog desde meu diagnóstico, em 28/12/15. Acabei de chegar do CTA, onde fui buscar o 3×1. Havia programado para iniciar na próxima segunda-feira (15/02). Mas percebi que estava protelando e tomei coragem. Foi difícil estar lá! Pegar o medicamento, sair na rua andando com o medicamento em um saquinho transparente pela rua, encontrar uma ex-aluna no CTA…Noossa!!! Vou iniciar o medicamento hoje à noite! Espero não ter absolutamente nenhum colateral! Luz pra todos! Aproveito para saber se alguém aqui lança mão de tratamento ortomolecular. Tenho intenção de ir a um médico ortomolecular com o objetivo… Ler mais »
positivosempre@outlook.com
Visitante

JV tenho interesse nisso também. Iniciei o 3×1 em novembro, e provavelmente os suplementos alteraram minhas funções hepáticas.

JV
Visitante

Bom, eu perguntei ao meu médico sobre meus suplementos atuais e ele disse que não precisaria cortar nada. Iniciando hoje o 3×1, voltarei nele com 1 mês para novo exame de CV e CD4 pois ele quer ver como o remédio está agindo. Tomo atualmente whey, glutamina, pré-treino Nano Vapor e tribullus com taurina. E minha alimentação à base de frango, batata, integrais, clara de ovo e etc.

Gil
Visitante

Tratamento NÃO RECONHECIDO pelo Conselho de Medicina, no Brasil e nos EUA, onde os estudos sobre a técnica tem fundamentos considerados DEPLORÁVEIS.
Charlatanismo!
ACESSE O LINK:
http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&id=23442:cfm-reafirma-criterios-norteadores-da-pratica-ortomolecular

Nick Caffiole
Visitante
Aiiii como eu amo o Gil! Cada comentário magnifico, sensato e recheado de informações e positividade! Parabéns viu…é de gente forte assim que precisamos no mundo pra que tomemos sempre que necessário um belo ” choque de realidade”. Sou um tanto leigo no assunto aqui noticiado, porém acredito que a doação e receptação de órgãos pra positivos é legal. Vamos viver, pois só viver vale a pena…Se enxergarmos o HIV como o fim da vida e não quisermos ver boas alternativas pra continuar vivendo não há muito o que fazer! À estes, só resta procurar sua vaga no cemitério e… Ler mais »
Gil
Visitante

OLÁ NICK!!!!!
Tudo bem, amigo?
Tá sumido, cara! Teus comentários são sensacionais, me enchem de orgulho!
Você é muito querido, sensato, divertido e “prafrentex-modernex”.
Aguardo seu contato, viu? psicoglmr@gmail.com
Abraço a você e a todos os amigos leitores.

EGC
Visitante
Pedro
Visitante

Sonhando com esse dia…sem deixar de viver, é claro!

Alex
Visitante

Eu acho que já tinha lido algo sobre isso ano passado, interessante essa abordagem, eles querem basicamente reproduzir o que foi feito no paciente de Berlim para outros pacientes com câncer e HIV né?
Como se trata de transfusão de sangue, qualquer pessoa com HIV (mesmo que não tenha câncer) não poderia fazer tb?

EGC
Visitante

é osso, mais força galera

Chaval
Visitante

Será que a tendência será regulamentar essa nova prática no mundo todo ou será um benefício apenas na terra do tio Sam ?

Sol
Visitante

Oi pessoal iniciei o tratamento a 10 dias com o 3/em 1 estou sentindo meu corpo muito quente alguém teve o mesmo sintoma .?só volto no infecto daqui a 3 meses me respondam por favor

Chaval
Visitante

Olá Sol, infelizmente algumas pessoas podem apresentar esse sintoma sim. Eu também as vezes sinto essa quentura. Aguenta aí que logo passa,
Um abraço.

Sol
Visitante

Olá Chaval obrigada por me esclarecer ,vou aguentar sim q bom saber q isso passa ,mas além disso não senti mais nada além de umas tonturinhas de manhã mas a gente tira de letra ne agora tem outro viruzinho me incomodando o da zica to toda pintadinha rsrsrs… Fazer o q ne bora viver!

Homem23:55
Visitante

oi Sol,
Passei pelas mesmas coisas.
Fale pras pessoas que foi algo que comeu e deu alergia. Diga que vai esperar um dias e se nao passar vai no médico… kkkkk

Dica: Camarão, Comida Japonesa, Espetinho de gato… kkk

Logo logo passa… E se coçar, tambem passa…

abraco

davi-pe
Visitante

Adoro vir aqui ler os comentários de vcs…pra mim todos já são íntimos. Obg

JV
Visitante

Bom dia, pessoal! Ontem foi meu primeiro comprimido de 3×1! O sono foi agitado (mas acredito que muito pela ansiedade) e agora, 08h da manhã, já estou no trabalho normalmente, apenas com uma leve, bem leve letargia! Que assim seja hoje e sempre, para mim, para vocês e para todos!!!

santana
Visitante

qual a janela imunologica correto para uma relação de risco, teste realizado depois de 60 dias é seguro ????

santana
Visitante
galera, me desculpem o meu desespero… e aqui o assunto é outro… mais cada dia que passa fico mais louco… tive uma relação de risco com uma pessoa que consequentemente sei que é soropositiva…enfim apresente varios sintomas depois, sendo assim fiz um teste no cta com 40 dias e depois um outro com 60, ambos deram negativo… a enfermeira padrao disse que nao tenho necessidade de fazer de novo a nao ser daqui 3 meses pra tirar isso da minha cabeça… mais mesmo assim fico na duvida… alguem aqui com toda sinceridade pode me dar uma resposta em relação a… Ler mais »
Homem23:55
Visitante
Santana, A maior janela imunológica que se tem conhecimento sao 120 dias (4 meses), mas isso é MUITO RARO. Se a pessoa que transou contigo sem camisinha, está indetectavel, a possibilidade é quase zero, isso porque ainda não se conhece um caso de um indetectavel que tenha contaminado alguém. Ou seja, era mais fácil você prejudicar a pessoa, do que a pessoa te prejudicar… Enfim… as vezes seu psicologico pode estar criando isso tudo, mas perdão pela frieza, de certa forma te fará bem, para que nao cometas mais esta burrada. Os medicamentos para HIV+ sao eficazes, vida normal e… Ler mais »
santana
Visitante

obrigado pela informação cara… vou aguardar 90 dias e fazer o teste novamento :/

Mineiro
Visitante

Faça o teste de 4 geração, o ministério da saúde considera teste de 4 geração com 1 mês definitivos, qualquer dúvida consulte o formispring do MS, ou então esta postagem aqui http://jovemsoropositivo.com/2013/08/18/mas/ Onde uns dos mais renomados infectologista diz que a janela para 30 dias é definitiva. Abraço boa sorte!

santana
Visitante

vou fazer um particular segunda feira… pra resolver isso de uma vez… ainda nao acredito nesses 60 dias infelizmente…

Sol
Visitante

Se sentindo confusa ,ontem uma médica disse ser zica hoje reação ao remédio não sei mais o q pensar

Pedro
Visitante

Sol se for reação ao remédio, geralmente aparecem manchas depois do 7 dia de tratamento. Anti alérgico( loratadina) 3 dias somem.

Sol
Visitante

Então acho q e isso mesmo Pedro obrigada por esclarecer ,mais o q ta me incomodando muito e a quentura no corpo ,alguma dica pra melhorar

Pequena +
Visitante

Oi Sol

Sei que todos aqui tem boa intenção em ajudar.
Mas cada um tem uma reação diferente ao 3 em 1, eu mesma fui ter reação alérgica três meses depois do inicio do tratamento.
No CTA onde me trato, mesmo não tendo consulta marcada, se passamos mal ou temos uma reação, podemos ir lá que eles agendam conforme urgência e a disponibilidade do Infectologista. Ou até mesmo os enfermeiros do CTA nos auxiliam.
Jamais se auto medique, tente ir lá e conversar com o pessoal do CTA é o mais certo a se fazer.
Não custa nada ok.
Bjus da Pequena +

Sol
Visitante

Oi pequena+ obrigada pelos esclarecimento mas tomei o loratadina e realmente sumiram as pintinhas …mas não a concelho a ninguém se auto medicar
Bjs pra todos e força aí juntos somos mais fortes

Hz
Visitante

Sou acadêmico de medicina. Entrei na faculdade já diagnosticado. Tive essa mesma idéia ano passado pra realizar um estudo sobre esse assunto! Justamente o mesmo assunto. Mas meus docentes me tiraram de ideia dizendo que era quase impossivel de se fazer por causa da infra-estrutura laboratorial… Isso só mostra o quanto estamos atrasados! Infelizmente…