Notícias
Comentários 53

Manifesto dos Médicos Residentes do Instituto de Infectologia Emílio Ribas

emilio ribas

“O Instituto de Infectologia Emílio Ribas (IIER), fundado em 1880 com o objetivo de combater a epidemia de varíola que assolava o Estado de São Paulo, à época aberto apenas em tempos de surtos, se consolidou ao longo dos anos como o maior serviço de infectologia da América Latina. Serviu de sentinela e fiel combatente às grandes epidemias como difteria, febre tifóide, peste bubônica, gripe espanhola, sarampo e meningite. Atualmente, é considerado referência nacional e internacional em moléstias infecciosas e principal centro de cuidado e atenção ao paciente que convive com o HIV.

Temos vivido momentos angustiantes no que diz respeito à falta de insumos básicos para o bom atendimento dos pacientes.

O Brasil vive um momento crítico do ponto de vista político e econômico. Historicamente, a saúde pública vem sendo sucateada, culminando com piora importante nos últimos anos e tornando-se inaceitável nos últimos meses. O Emílio Ribas também vem sofrendo. Apesar da tentativa de melhorias na qualidade da infraestrutura, temos vivido momentos angustiantes no que diz respeito à falta de insumos básicos para o bom atendimento dos pacientes. Temos como exemplo a irregularidade do abastecimento da farmácia com drogas fundamentais no manejo de doenças graves, a falta frequente de material essencial para realização de procedimentos e o frequente não funcionamento de exames diagnósticos como ressonância e broncospia. Não bastasse, agora corremos o risco de perder especialistas fundamentais no manejo de doentes graves. Profissionais como ortopedista, endocrinologista e nefrologista, que possuem contrato temporário com o Instituto terão seus contratos encerrados no dia 20/12/2015.

O decreto governamental nº 61.466 de 02/09/2015 suspendeu todas as nomeações do Estado.

Na tentativa de contornar o problema foi realizado concurso público em abril de 2015 para que essas especialidades dessem continuidade ao atendimento. No entanto, com o decreto governamental nº 61.466 de 02/09/2015 que suspendeu todas as nomeações do Estado, esses profissionais não puderam ser contratos. Números significativos de pacientes sairão prejudicados com essa medida. Em um ano, a nefrologia atende mais de 180 pacientes e realiza mais de 1.000 sessões de diálise. Tratam-se de doentes críticos, de alta complexidade, com infecções pelo HIV, choque séptico, meningite, leptospirose e outras. Com a endocrinologia temos cerca de 4.500 consultas por ano. São pacientes com comorbidades metabólicas decorrentes de infecções crônicas pelo HIV ou hepatite que são referenciados ao Emílio Ribas pela expertise desses profissionais. Portanto, estamos em uma corrida contra o tempo para tentar reverter essa decisão.

A Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) propôs um pacote de solicitações para a melhoria dos hospitais que oferecem residência médica e dos programas de ensino. Na negativa dos órgãos governamentais responsáveis [incluindo a gestão estadual, representada pelo governador Geraldo Alckmin, e a Secretaria Estadual de Saúde, representada pelo Dr. David Uip], a ANMR optou por iniciar paralisação em âmbito nacional. Nós, Residentes do IIER, após ampla discussão em Assembléia Geral do dia 08/12/2015, optamos por não aderir ao movimento nacional por questões ideológicas e pela urgência de nossos problemas. Caminharemos em paralelo buscando priorizar as questões que colocam em risco iminente a assistência e a vida dos pacientes do nosso serviço. Ademais, considerando:

  • O Regimento Interno da Residência Médica do IIER, Capítulo V — Dos Deveres Dos Médicos Residentes, Art. 34o, que diz: ‘O médico residente deve zelar pelo nome do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, por seus equipamentos hospitalares e pela unidade de seu Corpo Clínico e demais recursos humanos.’
  • O Art. 24 do Código de Ética Médica (CEM), que diz: É direito do médico: ‘Suspender suas atividades, individual ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições mínimas para o exercício profissional ou não o remunerar condignamente, ressalvadas as situações de urgência e emergência, devendo comunicar imediatamente sua decisão ao Conselho Regional de Medicina’.

Nos sentimos impelidos a nos manifestar. Estabelecemos, portanto, que [a partir de 08/12/015] permaneceremos em Paralisação Geral dos Médicos Residentes até que se cumpra:

  1. Nomeação imediata dos profissionais já aprovados em Concurso Público, para manutenção do quadro atual de médicos.
  2. Elaboração de planos de manutenção preventiva para os aparelhos de diagnóstico por imagem e de endoscopia/broncoscopia. Considerando ainda:
    • O parecer no 20/2002 do Conselho Federal de Medicina, que diz: ‘A deflagração de movimento paredista por médicos residentes que exercem o seu aprendizado em emergência, urgência, UTIs ou atividades afins deve obedecer o recomendado nas normas e princípios éticos citados, e o número de médicos que irá manter essas atividades em funcionamento, em respeito ao art. 35 do CEM…’
    • Art. 35 do CEM, que diz: ‘Deixar de atender em setores de urgência e emergência, quando for de sua obrigação fazê-lo, colocando em risco a vida de pacientes, mesmo respaldado por decisão majoritária da categoria.’

Garantiremos o atendimento aos pacientes nos setores de urgência e emergência.

Garantiremos o atendimento aos pacientes nos setores de urgência e emergência (Pronto Socorro e Unidade de Terapia Intensiva) com escala mínima de 30% do número de residentes de cada setor. [A distribuição de antirretrovirais não será afetada com a greve. Ela tem ocorrido normalmente em nossa farmácia.] Conforme determinação da COREME deste Instituto, tomada no dia 07/12/2015 em Assembléia Geral Extraordinária, estão suspensas todas as atividades da Residência Médica. Contamos com o apoio de toda a população para que esse grave problema da saúde pública seja resolvido. [Na segunda-feira, 14/12/2015, às 14:30h, acontece um abraço coletivo no Emílio Ribas e uma manifestação com faixas e cartazes.] O Emílio Ribas pede socorro! Não mande embora seu médico!”

Anúncios
Este post foi publicado em: Notícias
Etiquetado como:

por

Jovem paulistano nascido em 1984, que descobriu ser portador do HIV em outubro de 2010. É colaborador do HuffPost Brasil e autor do blog Diário de um Jovem Soropositivo.

53 comentários

  1. Alguem diz

    O atendimento por lá alias sempre foi péssimo! Parece que os médicos do Emilio Ribas fazem favores.

    • Paulo Roberto diz

      Eu tenho um amigo que se trata lá e diz a mesma coisa, Alguém…
      Graças a Deus, aqui em MG, pelo menos onde eu me trato, os médicos são muito HUMANOS, e nos tratam muito bem.

        • Paulo Roberto diz

          Oi, Gil!!! Veja a tua caixa de entrada, eu respondi hoje!! Ontem aqui em MG choveu muito e fiquei sem energia elétrica! Coisas do governo MARAVILHOSO que temos no Brasil…

    • Paulo Roberto diz

      Péraê, Tonzinho… Leia desde o primeiro parágrafo. O BRASIL está passando por uma crise. E quem fez a crise acontecer NÃO foi o ALKIMIN.
      Pelo que eu entendo, há uma LEI chamada LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, que a DILMA NÃO RESPEITOU…mas se o governador de SP desrespeitar, vão cair em cima dele…
      Eu tenho um amigo que se trata no hospital em questão, e me disse horrores sobre os médicos, grossos, sem educação e sem o menor comprometimento com os pacientes.
      Veja bem, aqui não é lugar para falar de política, nem eu defendo partido nenhum. Mas não poderia deixar de dar minha opinião.
      Estão faltando médicos e medicamentos em vários outros estados, e a culpa é do ALKIMIN???
      Aqui em MG, onde me trato, as consultas foram diminuídas em CINQUENTA POR CENTO, amigo…
      E MG está sendo governado por um petista!
      Mas, como sempre, a culpa é o FHC…

  2. positivosempre@outlook.com diz

    A fragilidade das políticas públicas, do nosso sistema de saúde é mais preocupante que o vírus, pra esse a cura tá bem distante. Lamento pelos que dependem unicamente do SUS.

    • Victor diz

      Todos depende dos SUS a parte mais importante é os medicamentos e só pelo SUS para conseguir… So novo nesse assunto, comecei a pesquisar e me interessa dps de um susto que eu passei… Dps tenho uma pergunta pra vcs! Em questão de medicamentos, eles podem atrasar pra chegar em algumas cidades mas não vai faltar, hoje o Brasil quebrou a patente de mais de 15 antirretrovirais e são fabricados no Brasil em mais 12 empresas privadas em parceria com o governo o custo deles é bem baixo para o governo, tanto que o governo Brasileiro tem uma fábrica de antirretrovirais em Luanda e tbm ajuda alguns soropositivo de lá… Isso que eu li !! E outra em 2026 todos os medicamentos teram quebra de patentente, o que vai ficar mais fácil ainda!

      • positivosempre@outlook.com diz

        Sim Victor, para o recebimento das medicações sim. Mas vejo pessoas reclamando quanto às marcações de consultas. Quem faz o acompanhamento com médico privado não depende do SUS para consultas e exames (um estressor a menos).

      • Paulo Roberto diz

        Victor, em 2010 faltou, sim, medicamentos… Vou procurar o link e vou te mandar. E, sinceramente, aconselho a TODOS que FAÇAM UM PEQUENO ESTOQUE, pois há, sim, o risco.

  3. Matheus diz

    Bom dia.
    Tenho um primo que descobriu ser positivo para HIV em janeiro/16. Ele está fazendo uso do 3 em 1 e após cerca de 4 meses já se encontra indetectavel. Na ocasião do diagnostico a carga viral dele estava em cerca de 55 mil copias e o cd4 em 380. Saberiam me dizer se através dos valores do cd4 e cv é possível se ter uma idéia de quando ocorreu o contágio?

  4. Gil diz

    OLÁ PESSOAL!

    Ainda estou nervoso com o atraso (e consequente falta) de ritonavir na Paraíba…Parece que vão regularizar até amanhã, TOMARA!!
    Mas escrevo PARA PEDIR INFORMAÇÃO SOBRE A ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA, já que por lei portadores do HIV não pagam este imposto. Como fazer? Tenho de revelar ao meu contador? Pegar qual documento e onde levar…
    Tenho de ir à receita federal, ou o que fazer?
    Quem souber e se dispor a informar, seria de grande ajuda!

    Um abraço a tod@s!

  5. Digo diz

    Gil, se não me engano, tem direito à isenção de IR apenas os que recebem pensão ou aposentadoria por doença grave – inclusive AIDS.
    Imagino que se você é uma pessoa ativa e produtiva, não terá essa isenção.
    Mas algum advogado poderia esclarecer melhor.

    • Gil diz

      Vou consultar, sim. Obrigado, Digo. Quando souber de algo, publicarei. Mas se alguém souber, posta aí.

    • Paulo Roberto diz

      Digo, QUALQUER soropositivo tem direito à isenção. É uma lei de 1994, se não me engano…

      • Digo diz

        Gil, Paulo Roberto, vejam a postagem do Jovem ali acima sobre o assunto.
        Eu mesmo já saquei o FGTS.

        • Paulo Roberto diz

          Digo, devem ter mudado as regras. Há alguns anos, eu consegui sacar o FGTS, tive isenção em vários impostos – inclusive no IR, comprei carro zero SEM IPI…
          Mas acredito que tenham mudados as regras, sim… Ou é talvez porque eu fosse militar, e a Corporação à qual eu servia me reformou…
          Sim, fazem sentido ambas as opções.

  6. Gledson diz

    O Brasil está pedindo socorro!! Não é somente o lugar citado que passa por essa situação, mas na saúde do Brasil em geral. O próprio colega já citou aqui falta de medicamento na Paraíba.
    Espero que não venha nos afetar, pois precisamos desses medicamentos todos os dias. E não só da medicação, mas Direito a Saúde em geral, como está na Constituição.
    Essa crise econômica que o País passa no momento, está colocando medo em muita gente.

    Até o momento, não tendo do que reclamar onde faço minhas consultas.. Faço pelo SUS e os médicos são muitos atenciosos.

    Abraços a todos e muita fé!!

  7. Mutatis Mutandis diz

    Como diria o saudoso Tim Maia: “Venho lhe dizer, se algo andou errado eu fui o culpado e peço pra voltar…”
    Alckmim, Dilma, deputados, senadores…de onde veio essa gente?!

    De Londres? De Copenhagen? De onde, hein?!
    Paaaammmm….resposta errada!

    Vieram de nós mesmos…façam a conta: um cesto com 199.900.000 laranjas e 100.000 tangerinas. Quais são as chances de você ser governado por uma tangerina?! Pouquíssima, não é?

    Somos um país de desonestos, de canalhas e corruptos cada um a na sua capacidade:
    é suborno para não pagar multa de trânsito que se cometeu; é não devolver o troco errado que se recebeu por engano do outro; é o famoso fura-fila, é colocar o carro na vaga de deficientes porque se está com um pouco a mais de pressa; é levar o cachorro pra passear na rua e não apanhar o cocô, ufa….somos imbecis demais!

    Quer consertar o mundo, meu caro amigo soropositivo? Comece arrumando seu armário, sua vida!

    Tenha você votado em “A” ou “B”, nao importa quem esteja no poder…

    Como diria Caetano Veloso, na música “O Cú do Mundo”

    O furto, o estupro, o rapto pútrido
    O fétido seqüestro
    O adjetivo esdrúxulo em U
    Onde o cujo faz a curva
    (O cu do mundo, esse nosso sítio)
    O crime estúpido, o criminoso só
    Substantivo, comum
    O fruto espúrio reluz
    À subsombra desumana dos linchadores

    ou se preferirem:
    “Enquanto os homens exercem seus podres poderes, motos e fuscas avançam os sinais vermelhos”…

    Grande Abraço!

  8. Ricardo diz

    Saúde um caos total !!! por isso que faço exames médicos e consultas tudo particular !! Exame de CD4 E CARGA VIRAL 5 DIAS ESTÃO PRONTO !!CONSULTA COM MEU INFECTO CONSIGO PARA OUTRO DIA !! Só de buscar minha medicação na minha cidade parecem que estão fazendo um favor de me atender !! Espero que liberem e chegue a nova injeção que a cada três meses preciso colocar os meus pés nesse lugar !! Porém me preocupo com quem naõ tem condições de pagar !! muitos até desistem do tratamento por isso !!

    • Angelica diz

      Infelizmente a saúde pública é um caos, tive o desprazer de ir, fui fazer meu cadastro em uma unidade de saúde e era em um bairro muito perigoso, onde ocorre assaltos constantes,sendo que os médicos que trabalham lá não dão se quer um bom dia!
      Que absurdo, fiquei revoltada com o tipo de tratamento,optei em me tratar pelo plano de saúde, os exames saem rápidos, nossa o meu médico merece um prêmio, e expliquei como fiquei ao ir em unidade de saúde pública, chorei muito com que vi. Muitos médicos escolhem essa especialidade de infectologista, na hora de atender em unidade pública de saúde tratam mal seus pacientes!
      Que isso?
      Tenho a absoluta certeza que ambos aqui não escolheram isso, mais fazemos de tudo pra sermos felizes, mesmo sabendo q mensal temos q fazer exames, enfrentar cuidados e tomar medicamentos toda noite. Vivemos pela graça e misericórdia de Deus. Creio q muito breve liberaram a injeção, e ter a fé em Deus que a cura pode surgi e enquanto isso vamos viver dia pós dia e ser felizes.

  9. MB+ diz

    Mu Mu …

    Saudades de ti …falou tudo… saporra de Brasil se tá assim os culpados somos nós mesmos …

    • Mutatis Mutandis diz

      MB+, saudades recíprocas….Vida também nunca mais vi….Ô povo pra sumir..heheheheh

  10. Thiago + diz

    Gnte será que é so eu que fico aqui esperando qualquer notícia ou qualquer post novo ?! ahaha
    estou aqui todo dia !!

    • positivosempre@outlook.com diz

      Não Thiago +, e digo mais, entro e fico colocando na busca a data pra ver os comentários do dia, rs.

    • Nick Caffiole diz

      Thiaguinho que AMOOOOOO e conheço muito bem! tenha certeza que não é só você não ta!
      Tudo vai dar certo… cada coisa no seu devido tempo!
      Eu estou aqui todo dia porque amo ler os relatos escritos e as experiências aqui compartilhadas!
      Esse site é incrível… Já pensou se ele tivesse surgido a mais tempo? Certamente teria contribuído muito mais ainda. Parabéns meninos e Parabéns JS!

  11. Pablo diz

    Boa tarde. Gostaria de deixar meu relato sobre início do tratamento. Meus exames deram cv 58.000 e cd4 90. Ontem fui no infectologista que me prescreveu o 3 em 1 e também tomar sulfametoxazol + trimetroprim até melhorar imunidade. Os efeitos colaterais foram mínimos mesmo. Uns sonhos estranhos que nem me lembro,, e leve tontura ao acordar. Hoje ja estou trabalhando normalmente. Abraço a todos.

  12. Angelica diz

    Boa tarde!

    Gostaria de tirar uma dúvida, a respeito de cuidado físico, tenho feito exercícios, mas não frequentemente, se poderia entrar em uma dieta com nutricionista, senti q engordei muito, não sei se foi pelo remédio ou ansiedade.
    Pensei em ir em um nutricionista procurar pra vê o q faço. Li alguns artigos q pessoas com HIV não pode fazer dieta, alguém pode ajudar?

    • Pequena + diz

      Olá Angelica

      Sou sangue azul a quase dois anos e não engordei, nem emagreci uma grama…rs…
      Nunca fui a nutricionista, mas tento ter um hábito alimentar saudável e com atividades físicas.
      Faço uso da medicação desde maio, pois meu cd4 se manteve acima dos 500 e a carga viral nunca excedeu a 9000 no período de 1 ano, e a carga viral chegou a cair pra 900 no ultimo exame antes de iniciar o tratamento, como tinha um trato meu com meu infectologista, só tomaria medicação se o cd4 baixasse de 500. Uma opção minha sob supervisão do meu infecto. Já nos 3 primeiros meses de medicação fiquei indetectável.
      E quanto a ser maltratada no CTA nunca ocorreu, sempre fui bem tratada, meu infecto é nota 10, além da equipe que me trata com muito respeito e carinho.
      Faço tudo pelo CTA ou seja pelo SUS, desde ginecologista, dentista, exames de rotina, e consultas com meu infecto.
      Para quem precisa tem psicólogo e até assistente social.
      E em caso de emergência consigo encaixe com meu infecto tranquilamente.
      Enfim aqui no Paraná é assim 😉
      Espero ter ajudado 🙂
      Bjus no ❤ da Pequena +

      • Angelica diz

        Pequena aqui no Estado do Pará as coisas são diferentes,obrigada pela resposta!

      • FG-PR diz

        Tb sou do Paraná (Maringá) e meu infectologista atende na rede privada e também no CTA, eu faço pela rede privada pelo plano de saúde e posso dizer o meu infectologistas que também atende no CTA uma pessoa abençoada, nunca vi uma pessoa tão atenciosa, tanto que sinto até falta de conversar com ele quando fico muito tempo sem consulta. Quanto ao atendimento na farmácia não tenho a reclamar de nada, se bem que entro pego meus medicamentos e saio em menos de 5 minutos.

        • Pequena + diz

          FG-PR

          Que bom termos com quem contar.
          Até na farmácia sou muito bem atendida, batemos altos papos…rs…
          Fiz grandes amigos no Cta, ou seja anjos que me acompanham nessa caminhada que em breve vamos vencer 🙂
          Mas sei de muitos lugarem em nosso vasto país que as coisas não são assim, infelizmente 😦
          Sofrem com a falta de tudo, desde médicos, assistência, preconceito e até mesmo falta de medicação, o que é muito grave.
          Um forte abraço da Pequena + ❤

    • Gil diz

      Segundo minha infecto, podem e devem fazer. Eu não tenho tanto peso, mas estou planejando redução do estômago e fui liberado pela infecto e pelo gastroenterologista, porque meus triglicérides estão muito altos.
      Vale fazer dieta, sim, mas sem desnutrir, segundo o que me disseram. Mas antes de tudo, CONSULTE SEU MÉDICO!!

  13. Pedro Dias diz

    Angélica,

    Procure se exercitar regularmente em algo que te dê prazer, pois vai ajudar em manter firme sua saúde, alimentação saudável, evitando gordura, frituras e excessos. Pelo que eu saiba pode ir à um nutricionista sim. Eu sou acompanhado por um nutricionista e ele nem sabe minha condição sorológica e dentro disso tento adaptar melhor os alimentos ao meu dia a dia. Vou à academia todos os dias, durmo bem, tento beber bastante água, que é muito importante, mas até agora nada fora do normal não, são só cuidados que todos deveriam ter independente de sua condição de HIV +-. Boa saúde a todos nós e FÉ sempre.

    • Angélica diz

      Então certo,posso ir ao nutricionista e não relatar o q tenho?
      Fiz uma dieta drástica e minha imunidade chegou a baixar muito,herpes constantemente e seca com aspecto de doente.

      • GompMais diz

        Angélica, para fazer dieta não é necessário deixar de comer. Dê preferência a alimentos probióticos como frutas , verduras, legumes crus e bem lavados. Substitua o leite e o iogurte pelos desnatados ou pelo leite de soja. Queijos, consuma os brancos como cotage, ricota ou minas frescal. Evite doces, gorduras e frituras. Beba muita água, mais de 3 litros/dia. Pães, massas e arroz prefira os integrais, pois tem baixo teor glicêmico. Carnes, escolha peixes, aves, bovina sem gordura aparente e bem passada ou grelhada. Evite suína ou frutos do mar. Use azeite nas saladas. Coma feijão ou outros grãos como o de bico. Diminua o açúcar e o sódio. Basta dividir toda essa alimentação em períodos de 3 em 3 horas. Não exagere em bebida alcoólica, não fume. Tente dormir bem. Exercite-se, faça caminhada, corrida, agachamento, musculação com pouca ou média carga sem exaustão… Sempre controlei minha alimentação, agora mais ainda. Pratico atividade física desde que aprendi a andar. Musculação faço há quase 15 anos. Depois do meu diagnóstico +, intensifiquei todo o comportamento que eu já vivia. Perdi 3kg mesmo sem querer, embora tenha ficado mais mais sarado e tanquinho por causa dessa alimentação. Realmente é um sacrifício, as vezes até financeiro, mas o resultado pode ser gratificante, pois é nossa saúde que importa… Bjs!!

  14. Fabiano diz

    Eu em Particular, venho sendo tratado no Emílio Ribas ha 20 anos, primeiro pela Dra.Grace e em nenhuma hipótese fui mau atendido pelos médicos de lá, salvos raras exceções, sei e vejo que a equipe de atendimento é de péssima qualidade, devem ter somente o primário, parecem pessoas realmente sem qualificação e comprometimento com o outro, salve também, no oposto dos médicos, raras exceções. Estou Muito Chateado! minha atual médica Dra Aline, fica até dia 17 de dezembro e volto a me sentir órfão de médico por causa de leis que retiraram os contratados. desta forma sobrecarregando os já concursados de lá. o Hospital atende mais de 1800 pacientes de HIV queria gritar por socorro e assim achei seu blog, saiba que replicarei a partir de hoje suas noticias com intuito de aumentar o fomento delas.
    obrigado pelo espaço\

  15. felipeqwerty diz

    Galera, depois de quanto tempo da relação desprotegida vocês descobriram a sorologia de vocês? Foi depois de 1 mês?

  16. stark diz

    olá pessoal,
    falo do inteiror se minas, triângulo mineiro, e não tenho absolutamente nada para reclamar do atendimento do SUS aqui. os funcionários sempre com sorriso no rosto, não te tratam com indiferença e a minha infecto é quase uma psicóloga de tão esclarecedora e confiante que é nas respostas. sou muito noiado com tudo. na primeira consulta achei que ela não estava me contando tudo sobre ter HIV. as dimensões que tinha sobre minha condição eram totalmente distorcidas. saí de lá dando risadas com ela. nunca me faltou medicamento e quando peço mais de uma caixa, eles sempre dão sem perguntar. pelos céus, que continue assim! gosto de estocar caso estoure um apocalipse zumbi, haha. às vezes quando vou dormir fico imaginando que o vírus está morrendo e ficando mais fraco dentro de mim. sempre lembro do famoso caso do menino que curou o câncer imaginando uma nave do star wars destruindo o tumor. acho que além da medicação (e viva o século XXI!), pensamentos positivos são sempre bem-vindos. um dia de cada vez e bora levando minha gente :*

    • Paulo Roberto diz

      Eu me trato, também, no interiorzão de MG, na Zona das Vertentes, e não tenho nada a reclamar dos médicos ou atendentes daqui.
      Só tem uma que é meio cara fechada, como quem acabou de tomar um copo de vinagre… De resto, médicos, enfermeiros, atendentes, todos muitíssimo bem-treinados.
      A única coisa que eu lamento é que, desde o início do ano, não há mais psicólogo e nem nutricionista. Segundo eu soube no CTA, o governador mineiro determinou que só CONCURSADOS podem atender lá, e não terceirizados.
      O fato é que não puseram ninguém, até hoje, para ocupar o lugar dos que foram demitidos.
      Os únicos atendimentos são com o infectologista e com o dentista, além do técnico de laboratório, responsável pelos exames.
      Meu tratamento dentário eu faço, sempre que preciso, com uma dentista amiga minha, para deixar a vaga para quem realmente precise – não que eu esteja rico, mas vejo pessoas realmente carentes que precisam mais do que eu.

  17. Sol diz

    E a primeira vez q comento aqui gostaria de saber se pela carga viral da pra saber quanto tempo tem de contágio meu esposo está com cd4 169 e carga viral 55 mil e com caroço no pescoço quase do tamanho de um limão o médico falou q pode ser tuberculose alguém já passou por isso me respondam por favor estou desesperada

    • Thiago + diz

      acredito – não ser um contagio recente, a imunidade dele esta bem debilitada, um tempo estimado somente o medico pode ajudar . A imunidade dele esta baixa, ele precisa entra com o tratamento o quanto antes pras coisas se normalizarem, primeiramente fique calma, o caroço no pescoço, pode não ser uma tuberculose, pode ser uma reação do corpo em relação a baixa imunidade, ele precisa entrar com a medicação, a infecção dele não é recente e devet er mais de 2 / 3 anos ou ate mais, procure o infecto, ele dará a melhor orientação, todos sabemos, que o hiv não é uma doença letal mais, simplesmente tratável, e é o que ele precisa fazer.

  18. sol diz

    obrigado Thiago+ também acho q ele deveria começar tomar os remédios mas o infecto não quiz passar disse q precisa descartar o possibilidade de tuberculose ele descobriu em julho e até agora não passarão os remédios pra ele estou desesperada porque a imunidade dele está muito baixa

  19. J.D diz

    Acabou de passar uma matéria sobre os problemas do Emílio Ribas no Bom dia SP, o mais engraçado é que na explicação do que está acorrendo funcionários do instituto deram depoimentos dizendo que faltam matérias básicos para atendimento, depoimentos sobre médicos que se propuseram a trabalhar temporariamente de graça para não interromper o tratamento de pacientes, pacientes que moram longe deram depoimentos sobre a crise no atendimento e por fim eles fizeram um take ao vivo onde um representante do instituto desmentiu TUDO!
    Chegou a ser bizarro a cara de pau do Dr. ao dizer que nada falta e que tudo está normal! Repito, BIZARRO! Até o apresentador do jornal se indignou com o tal Dr. querendo maquiar a situação.

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s