Notícias
Comentários 45

Autoteste de HIV é aprovado pela Anvisa

Fonte: Folha de S. Paulo

A Anvisa — Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aprovou, no último dia 20 de novembro, a venda do autoteste de HIV em farmácias, drogarias, postos de medicamentos, serviços de saúde e programas de saúde pública de todo o Brasil, atendendo a pedidos do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Segundo a agência, essa é mais uma arma no combate ao HIV.

“O país passa a ser um dos poucos do mundo a adotar esta estratégia, buscando ampliar o acesso ao diagnóstico, o que configura-se em mais um instrumento para auxiliar no controle da infecção no Brasil.”

Um dos principais objetivos da implementação do autoteste é o impacto na redução da transmissão do vírus e a queda do surgimento de novos casos. Segundo a nota da própria agência:

“O conhecimento do estado de saúde permite melhorar a qualidade de vida das pessoas diagnosticadas e reduzir a probabilidade de transmissão do vírus, auxiliando no controle da infecção pelo HIV.”

A ideia é que esse tipo de testagem possa ser feita por usuários leigos e, por isso, o regulamento estabelece que os produtos deverão conter informações claras que indiquem seu uso seguro e eficaz, incluindo ilustrações com fotografias, desenhos ou diagramas que expliquem como proceder para obter a amostra, executar o teste e ler seu resultado. A norma responsabiliza os produtores no esclarecimento quanto à janela imunológica, que é o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus e a produção de anticorpos no sangue, bem como em orientar a conduta do indivíduo após a realização do teste. O resultado obtido no teste, seja este positivo ou negativo, deverá ser confirmado por um serviço de saúde especializado e em testes laboratoriais. O autoteste não poderá ser utilizado, em hipótese alguma, na seleção de doadores em serviços de coleta de sangue. A Anvisa também estabeleceu que os fabricantes dos testes devem disponibilizar um canal de comunicação telefônico de suporte ao usuário, 24 horas por dia e durante os sete dias da semana.

Anúncios
Este post foi publicado em: Notícias
Etiquetado como:

por

Jovem paulistano nascido em 1984, que descobriu ser portador do HIV em outubro de 2010. É colaborador do HuffPost Brasil e autor do blog Diário de um Jovem Soropositivo.

45 comentários

  1. Andy diz

    Espero que o MS e a ANVISA saibam a importância de deixar BEM claro para todos que o teste detecta os anticorpos que o corpo produz contra o HIV e não o HIV em si. Não duvido que apareça gente achando que a saliva pode transmitir o vírus, apenas pelo fato do teste coletar material da boca.
    Mas acredito que esse teste é sim um avanço para detecção precoce do vírus.

  2. Victor diz

    Acho que eles tem que tomar muito cuidado nesse aspectos e ser bem específicos… No vídeo ele diz: Deu negativo é negativo, não existe falso negativo!!! Aí um pobre coitado e sem conhecimento como a maioria das pessoas a respeito do HIV, passa por uma situação de risco num dia e no outro vai compra o teste, aí sim, vem o falso negativo!!
    Quando se faz um vídeos desse eles tem que ser bem claros e explicar a janela imunológica desse teste de fluídos orais que nem eu sei ao certo!!
    Será que é 30 dias tbm???

    • Alex diz

      Pois é, eu mesmo fiz exame logo em seguida, fui no médico e o mesmo não informou da janela imunológica (!!!!!!), deu negativo, disse que eu não tinha nada, e só depois fui saber quando repeti o exame.

    • ARLAN diz

      E o pior é que a janela de fluidos orais e de noventa dias ou seja vai enganar muito neguim..

  3. Matheus diz

    Eu acho uma boa iniciativa…só precisa deixar bem claro o período da janela imunológica desse teste.

  4. cbsul diz

    Eu acho que antes dessa iniciativa deveriam ter campanhas, para o esclarecimento de como funciona, mesmo lendo o conteudo, as pessoas leigas, que não tem entendimento nenhum sobre hiv, pode realizar o teste e acabar entendendo tudo errado. Imagina, alguém faz o teste, dá positivo e em desespero comete uma tragedia com ela ou com quem ela suspeita que possa ter passado o virus. Complicado largar isso nas mãos das pessoas aleatoriamente….

    • ROCK HUDSON diz

      Incrível como existe essa mentalidade de tratar as pessoas como se fosse bebês. Esse teste já ter vindo há muito tempo !!! mas por causa dessa mentalidade desse governo de tratar as pessoas como bebês , incapazes de decidirem por si próprias, demorou essa eternidade. E vemos aqui várias pessoas com a mesma mentalidade de tratar umas as outras como se fosse bebês. :@

  5. Financiada por Bill Gates, startup pode revolucionar saúde

    Acredito que daqui saíra uma possível cura para o HIV e outras doenças virais!

    Bill Gates: bilionário investiu em startup de saúde que promete editar genes
    Victor Caputo Victor Caputo, de EXAME.com

    http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/financiada-por-bill-gates-startup-pode-revolucionar-saude

    São Paulo – Uma startup chamada Editas Medicine promete revolucionar a saúde ao redor do mundo. A empresa pesquisa e aplica uma revolucionária técnica de edição de DNA, chamada CRISPR-Cas9.

    Até agora, quatro empresas já estão desenvolvendo a técnica. De acordo com uma matéria da revista americana Wired, até julho deste ano as quatro empresas juntas tinham sido capazes de levantar ao menos 158 milhões de dólares em investimentos.

    A Editas Medicine tem como co-fundador Feng Zhang, físico e químico que detém a patente da técnica de edição de genes. A empresa fica sediada em Cambridge, nos Estados Unidos. Recentemente, a Editas foi premiada pelo Fórum Econômico Mundial como uma empresa pioneira em tecnologia.

    Hoje, a Editas Medicine anunciou que completou uma nova rodada de investimentos. No total, foram mais 120 milhões de dólares captados. A rodada foi realizada pela bng0, empresa liderada por Boris Nikolic e criada exclusivamente para esse levantamento.

    Nikolic foi conselheiro de ciência e tecnologia de Bill Gates para a Fundação Bill & Melinda Gates – braço filantrópico do fundador da Microsoft. Gates foi um dos financiadores nesta nova rodada.

    “Com este investimento, nós temos uma forte fundação da qual podemos desenvolver nossa plataforma de edição de genomas e também continuar com os testes de diversas terapias avançadas”, disse Katrine Bosley, CEO da Editas Medicine, em um comunicado oficial.

    “A companhia está na linha da frente na edição de genes – uma das mais excitantes e importantes fronteiras da ciência”, disse o Dr. Nikolic no mesmo comunicado.

    Essa foi a segunda rodada de investimentos. A primeira havia sido feita em 2013, ano de fundação da empresa. Na ocasião, foram levantados 43 milhões de dólares.

    CRISPR-Cas9

    Mas qual é a real importância da nova técnica? A CRISPR-Cas9 foi desenvolvida há cerca de três anos. Pesquisadores esperam poder salvar milhões de vidas com as novas possibilidades abertas.

    Até agora, em testes, já mostraram grandes avanços. A técnica permite que edições em genes sejam feitas de forma rápida, simples e, acima de tudo, barata.

    Em testes, cientistas já foram capazes de reverter problemas genéticos que resultam em cegueira, puderam parar o avanço de células cancerígenas e até mesmo criaram organismos imunes ao vírus HIV.

    A técnica também pode ser usada para edição genômica de DNA não-humano. Em testes, pesquisadores conseguiram desenvolver trigo imune a fungos que podem destruir plantações.

    TENHO LIDO SOBRE EDIÇÃO DE GENES E A TÉCNICA CRISPR-Cris9. ALGO EXTREMAMENTE EXCITANTE. INTERESSANTE NOTAR O INVESTIMENTO VISIONÁRIO DE 120 $ Milhões feito por BILL GATES NESTA EMPRESA. NÃO É À TOA QUE ELE ENCABEÇA A LISTA DE HOMEM MAIS RICO DO MUNDO HÁ MUITOS ANOS. A CRISPR-Cris9 é um sistema de defesa das bactérias contra vírus. VEJA:

    Fonte: http://gizmodo.uol.com.br/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-crispr-nova-ferramenta-de-edicao-de-dna/

    A CRISPR é na verdade um mecanismo de defesa antigo e natural encontrado em diversas bactérias. Nos anos 1980, cientistas observaram um padrão estranho em alguns genomas bacterianos. Uma sequência de DNA poderia ser repetida diversas vezes, com sequências únicas entre as repetições. Eles chamaram essa configuração estranha de “agrupados de curtas repetições palindrômicas regularmente interespaçadas”, ou CRISPR, na sigla em inglês.

    Isso era um enigma até cientistas perceberem que as sequências únicas entre as repetições combinavam com o DNA de vírus — especificamente de vírus que são predadores de bactérias. A CRISPR é uma parte do sistema imunológico bacteriano, que mantém partes de vírus perigosos ao redor para poder reconhecer e se defender dessas ameaças durante os próximos ataques. A segunda parte desse mecanismo de defesa é um conjunto de enzimas chamadas Cas (proteínas associadas à CRISPR), que podem cortar precisamente o DNA e eliminar vírus invasores. Convenientemente, os genes que codificam para o Cas são sempre os que estão próximos às sequências CRISPR.

  6. Anderson diz

    Qual resultado apresenta para um indetectável ? Será potente o suficiente pra não fazer pessoas caírem em armadilhas de carimbadores e pessoas sem escrúpulos ?

  7. Matheus diz

    Isso a 10 anos atrás não é JS…onde o diagnóstico era ainda mais “obscuro”.

      • Victor diz

        Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        Realmente há um abismo entre E.U.A e Brasil
        Digamos que eles já vivem no futuro!

        • Gil diz

          Infelizmente, Victor, é verdade. Talvez se me permite corrigir, diria que eles vivem no presente; a gente, aqui na Pindorama, vive preso ao passado.

  8. Paranaense no Rio! diz

    Pra quem não conhece, hoje (terça, 09/12), o Esper Kalas vai estar no programa do Jô. Porém, ele fala sobre outros vírus e não sobre HIV. Mas vale a pena dar um confere e conhecer de perto esse personagem que a gente conhece de tanto “ouvir” o JS falar!!

  9. Hommie diz

    Eu acredito que um trabalho intenso de desmistificacao do HIV e fazer o povao olhar com outros olhos a questao desta doenca seria prioridade, primeiro trabalho a ser feito. antes mesmo de disponibilizar para venda este tipo de teste…
    O proconceito eh forte ainda… Aqui na europa as pessoas estao mais bem preparadas para receber este exame pois identificam o HiV como uma doenca comum, que exige cuidados e que existe na natureza.

  10. Herivaldo Virulato diz

    Minha preocupação é que a facilitação do teste aumente o isolamento dos soropositivos. A divulgação do teste deve vir acompanhada de forte campanha que conscientize as pessoas de que o soropositivo em tratamento não é um vetor de contaminação. Mas duvido que isso ocorra.
    De todo modo, ainda que a comunidade soropositiva sofra alguma consequência com a facilitação do teste, acredito que não é possível ser contra a medida. Estamos todos unidos para combater as novas infecções.
    O que me incomoda não é sofrer o isolamento, se isso se der para o bem comum. O que incomoda é sofrê-lo desnecessariamente. A população em geral poderia ser melhor informada, não é necessário evitar o soropositivo. É necessário apenas evitar a doença. E a chave para isso está na extensão a todos do tratamento.

    • ROCK HUDSON diz

      o teste vai aumentar o isolamento do soropositivo ?? que idéia mais estapafúrdia…

  11. Herivaldo Virulato diz

    Aos solteiros: podem ter certeza de que, em breve, antes de qualquer transa, o teste será exigido. O que, ao mesmo tempo, é justo e não é. Enfrentaremos de modo direto o dilema: o direito ao sigilo do diagnóstico deve prevalecer sobre o direito do outro, de saber de sua condição antes da relação sexual?
    Acho que não há como defender que o sigilo do diagnóstico prevaleça. O parceiro tem direito de saber a condição sorológica do outro. Mas reforço a extrema necessidade de uma campanha de conscientização. Senão o HIV voltará a ser a nova lepra.

    • lany diz

      eu sou a favor sim, que todos independente de ser solteiro ou não de ser soropositivo ou não de saber do seu parceiro.. pq quem não tem não quer pegar,Nada de dsts e quem já tem,não pegar outro tipo do virusou outra dsts.. claro que, tem sempre que se proteger.. as não estamos imunes de um acidente, camisinha estourar ou algo do tipo. eu sou negativo, mas passei por uma situação à quase 3 semanas atrás.. quinta passada dia 03/12 fiz o teste e outras dsts o do hiv foi o rápido deu Não Reagente..mas como estou entrando na 3 semana.. eles falaram que tenho que Repetir.. pq esse Resultado fala do meu Passado antes desse risco recente.. depois de 1 mês repito pra ter a certeza. falei com a pessoa que sai.. perguntei à ele, se ele sabia da sorologia dele.. ele falou que não sabe.. mais vai passar no medico essa semana.. no caso hj.. acho que ele está com medo ou já suspeita ou sabe que pode ter, Alguma dst. estou com medo. mas só tenho a esperar.

    • Daniel diz

      não sei se isso ocorrerá, talvez em namoros.
      há a questão do custo do teste tb. alguem sabe quanto deve custar?

  12. Thiago + diz

    Amigos, algum de vocês, que se descobriram soropositivos e apresentaram carga viral baixa abaixo de 5000 – ou abaixo de 2000 ( que é o meu caso ), e CD4 alta (acima de 500 ), juntamente com o médico, optaram por não iniciar o tratamento ??
    Gostaria de saber se alguém passa por isso ?
    obrigado 🙂

    • Rapha diz

      Thiago o meu deu CV 5063 e CD4 570
      Mesmo assim vou comecar o tratamento, so estou aguardando o resultado da genotipagem do virus que ele pediu para ver se tenho resistência a algum antirretroviral, após o trsultdo vou começar.
      Abss

      • Thiago + diz

        Rapha, mas a sua indicação foi começar o tratamento, porque você quis, ou porque o médico optou ?
        Estou com carga viral 1900 e CD4 580, fui em duas infectologistas, e elas optaram em eu não começar ainda o tratamento. Fico preocupado, mais acredito no profissionalismo de duas médicas tendo a mesma opinião. Tenho lido muito sobre controladores virêmicos. Não sei o que pensar pra falar a verdade.
        Meu próximo CD4 será em fevereiro, e segundo elas, só a partir dessa próxima coleta, dependendo como estará meu cd4 e minha Cv, que elas iram optar pro inicio do tratamento. 😦 Fico com medo e confuso, mas preciso confiar. Vou em outra infectologista agora em Janeiro, pra ter umas terceira opinião.

        • Rapha diz

          Thiago ele disse q hoje em dia todos os reagentes devem ser tratados imediatamente, porém ja ouvi mto gente dizer q trata depois q cd4 esta pior, entao vc tem Q achar um médico que confie e seguir as orientações dele, so ele esta com todos seus exames.

    • Deivid diz

      Eu comecei o meu tratamento com CV 8000 e CD4 570. Passei mal com o Triumeq nos primeiros dias (enjoo) e ainda me sinto meio ruim as vezes (felizmente bem mais raro hoje). Sei que eh melhor comecar o tratamento cedo do que tarde, pois o tempo que demora para controlar a doenca tb eh mais curto. Tem amigo meu que nao sente nada com o remedio, eu percebi que meu remedio nao me faz mal se eu ingeri-lo durante uma refeicao (tem remedio que nao pode, e o Triumeq felizmente nao eh um desses. Entao, fique atento). A proposito, abrace a vida e nao tenha receios de uma pilula. Voce nao pode deixar isso reduzir sua qualidade de vida.

    • ARLAN diz

      Tiago primeira coisa é vc saber se sua infecção e recente ou antiga pq a carga viral só se estabiliza apos o set point que e aproximadamente 150 dias apos a transmissão do vírus, só depois disso vc poderá saber se é ou não um controlador de elite,depois que souber a quanto tempo esta infectado ai sim vc deve sentar com seu infecto e decidir se deve ou não começar o tratamento .Hj é comprovado q quanto antes começar o tratamento melhor pois o vírus causa algumas inflamações a longo prazo e como os colaterais dos medicamentos hj são bem tranquilos vale apena começar quanto antes..Espero ter ajudado.

      • Thiago + diz

        Amigo segundo a minha medica – eu tenho de 1 ano e meio a 2 anos de infecção … controlador de elite eu acredito já não ser – poise segundo a médica – eu deveria já estar indetectável, mais eu sou segundo ela – um controlador virêmico, ( 5 % da população infectada ) – são aquelas pessoas que conseguem reprimir o vírus em quantidade abaixo de 5.000 mil ou 2.000 mil cópias. – Minha cv é 1921 … 😦 – a infecto disse que são muito poucas cópias pro vírus destruir meu CD4, pode ser que meu cd4 se comprometa mais no futuro, a um longo prazo, ou ate mesmo nem se comprometa, ela disse que como eu estou monitorado eu não tenho que me preocupar, pois se comprometer em algo, ai sim eu entraria com a medicação e resolveria o problema … Em relação a transmissão , sim eu não sou indetectável no caso , mais – tanto indetectável ou detectável, os cuidados, e a camisinha hoje sempre serão presentes.

    • Miner diz

      Olá Thiago+, tudo bem?! Isso também aconteceu comigo. Fiz o teste para HIV em fevereiro quando descobri ser soropositivo. A carga viral estava em 8.360 cópias/mL e CD4 690. Confio no meu médico e até o momento ainda não iniciamos o tratamento, mas faço um acompanhamento constante e exames a cada 3 meses. O último que foi solicitado ele diminui para 2 meses . Durante todo esse período e ao longo de 2015 meu CD4 aumentou e também diminuiu nessa ordem ( 690, 633, 530, 570). Já a carga viral: 8.360, 5.260, não encontrei o último aqui, mas diminuiu tb.) Janeiro 2016 devo refazer os exames. Então é isso tive o diagnostico em fevereiro e ainda não comecei o tratamento, mas faço acompanhamento. Se você optar por adiar o tratamento siga certinho as orientações do seu médico. Não deixe de fazer os exames de acompanhamento. Eu acompanho o blog do JS e leio constantemente sobre o assunto além dos testemunhos aqui que o pessoal posta. Você ira perceber que é quase unanime a ideia de já iniciar o tratamento de imediato e não importa o resultado dos seus exames. Será sempre uma decisão sua e do seu médico. Há sim estudos que apontam – o quanto antes começar é melhor, mas também há uma pressão dos governos para controlar a infecção deixando os soropositivos o quanto antes indetectável. Tudo isso é o lado digamos – prático – mas e a sua cabeça e psicológico como fica? Confesso que gera uma ansiedade absurda ter que refazer esses exames e ficar na dúvida de sempre: será que agora o médico inicia o tratamento?! E tem o lado afetivo e de relacionamento. Você sem tratamento é um transmissor de alto risco. Encara essa pressão mesmo tomando todos os cuidados possíveis? De avisar seu parceiro (a) se a camisinha estourar para ele ir até o CTA em 72 horas após a exposição ao vírus? Evitar o sexo oral enquanto vc nao for indectável? E se você estiver solteiro? Como fica? Alguém soropositivo ou soronegativo dificilmente ira ter um relacionamento sabendo que vc não começou o tratamento. Já tive a experiência de revelar minha condição para um soronegativo antes de transar e ser abandonado. Doí bastante, Muito mesmo. Também já revelei para um soropositivo indectável e também não seguimos em frente por ele não concordar comigo. Doí bastante. Isso é o pior lado de não começar o tratamento. Pelo menos é o que tem acontecido comigo. Tenho um amigo que também é soropositivo e ele optou de imediato iniciar o tratamento. Para não ter que ficar nessa pressão absurda que o adiamento dos remédios causa no psicológico. Quer namorar logo novamente e estar saudável o quanto antes – indetectável Eu penso de verdade na minha saúde. Uma hora o vírus começa a vencer e ganhar a batalha se você não tomar os remédios, mas essa hora você ira saber junto com seu médico e daí começa o tratamento. Se eles estão dizendo que não é o momento – como no seu caso… Confie. Pq a longo prazo os medicamentos tb afetam sim seu organismo. Por Deus não estou fazendo propaganda para não tomar os remédios. Fico aliviado de saber que eles existem e logo quando eu precisar vou ter acesso a eles… Mas quando eu e o médico decidirmos juntos. Enquanto não inicio o tratamento eu continuo trabalhando e estudando bastante (Concurso Público). Cuido da minha alimentação, do sono, faço academia.Vou ao médico sempre! Enfim… Importante que você já sabe que tem o vírus. Seja responsável fazendo os exames sempre… Seja mais ainda responsável com os relacionamentos afetivos e sexuais que você tiver para não transmitir o vírus e boa sorte!

      • Thiago + diz

        Nossa amigo, não sei nem por onde comentar aqui, tudo noque vc disse, é exatamente o acontece e tem acontecido comigo. Todos essas perguntas, esses medos tem me assolado bastante exatamente, desta forma. Eu preciso confiar nas médicas, eu fui em duas infectos e as duas mantiveram a mesma opinião, segundo a previsão delas, apesar de eu descobrir a minha sorologia a pouco mais de um mês, tem dois anos que eu fui infectado já, e elas entranharam muito minha carga viral estar tão baixa nesse momento, de alguma forma meu organismo conssegue reprimir a minha carga viral, da mesma forma que você, sua CV tem abaixado sem nenhuma medicação. Vejo nossa situação com uma faca de dois gumes. Não tenho medo da medicação, afinal um comprimido eh muito fácil pra adesão. Vejo que o governo isentiva muito, o tratamento precoce, visando muito o indivíduo ficar indetectavel pra evitar a transmissão, “concordo plenamente com isso”, e aquele indivíduos como você que consegue combater de certa forma o vírus, tenho visto aqui em Goiânia, que todo esse protocolo, existe um exceção, como eu disse eh uma faca de dois gumes, se vc toma a medicação querendo ou a longo prazo essa medicação ela vai fazer sim diferença no seu organismo, e depois que começar Nao pode parar, e também o outro lado de não tomar a medicação, onde diz que segundo as pesquisas o vírus acaba provando inflamações ao longo prazo.
        Seu exames estão muito bons, vc já teve a confirmação que sem a medicação vc combate o vírus, e tem consseguido reprimir ele, minha próxima coleta eh em fevereiro, realmente estou ancioso pra saber sobre minha CV e meu cd4, se está estabilizado, se subiu ou se desceu.
        Vou em um outra infecto agora em janeiro, preciso de mais uma opinião em relação a mim, as outras médicas me disseram pra eu não ficar preocupado, pois eu estou sendo monitorado, e não corro nenhum risco, claro, a proteção tanto comigo, quanto com meus relacionamentos isso mais do que nunca hoje eu tenho uma forte atenção em cima disso. Vou esperar em fevereiro pra saber, como está minha situação, to feliz por saber que vc Tbm esta aí na mesma situação que eu. Vou deixar meu kik aqui pra vc entrar em contato comigo, será interesante fala mais sobre isso com vc : Gynjr – meu kik !
        Vou decidir sim com meu médico se preciso mesmo tomar ou não, sei que de alguma forma o vírus um dia, talvez, o vírus tenta ganhar de mim, e eh claro a medicação será muito bem vindA sempre, mais enquanto eu ainda estiver no controle, vou obedecer as médicas.

      • Oie Miner… Thiago é um doce de menino!
        Muito querido e você também parece ser… Fala de uma forma tão transparente e seguro de si.
        Parabéns Viu!
        Converso bastante com o Thiago e entendo muito bem o que ele está passando.
        Criei um email pra me comunicar com os meninos que queiram tirar duvidas e saber um pouco mais das minhas experiências como +, e como profissional da saúde que sou. Sou positivo desde 2014 e hoje vivo maravilhosamente bem com a minha condição sorológica.
        Se quiser falar comigo jovem eu estarei ao seu total dispor assim como estou sempre pra qualquer um aqui do site que possa me procurar.
        email: nick.caffiole@gmail.com
        Um grande abraço!

  13. TW diz

    Oi, é a primeira vez que escrevo aqui. Descobri o fato em maio, um dia após ter ficado super feliz por ter comprado o Iphone6. Fiquei bem mal, chorava toda hora e me culpava demais pelo que aconteceu.
    Meu melhor amigo estava comigo, não sei se aguentaria sem ele. No outro dia contei imediatamente para os meus pais, eles ficaram do meu lado, quando tenho crises de desespero até hoje minha mãe me acalma, tenta me colocar para cima.
    Minha carga viral estava em 104.000 cópias/ml, meu CD4 estava em 550mm3, o médico me disse que era considerado alto a minha carga viral, mas que minha imunidade não estava alta, mas estava normal para um garoto da minha idade, ah tenho 19 anos. Claro que só absorvi a parte que minha carga viral estava alta, entrei em desespero novamente, juro que achei que iria morrer, não parava de pensar nisso, meus pais novamente me deram total força.
    Eu sou gay, não sou feio, tenho muitas pessoas atrás de mim, porém me fechei, não fui santo desde maio, mas estou evitando o máximo a me apegar a alguém, me apavora a ideia de contar para mais alguém. Tenho medo, insegurança. Esse é o grande problema não é.
    Não é fácil conviver com isso todos os dias, mas parei de ficar me culpando, de ficar chorando, afinal se resolvesse nosso problema né rs.
    Eu não sou leigo no assunto, estudei bastante e sabia da normalidade que uma pessoa com HIV vive hoje em dia. Sei que ter HIV é diferente de ter AIDS. Mas o que me apavora é saber do preconceito sabe? Já sou taxado de viado, já bastava de preconceito não é mesmo?
    Desde Junho estou tomando o 3×1, estou me alimentando muito melhor, confesso que atividade física não estou fazendo, sei que é errado. Mas diferente do que eu pensava antes de descobrir eu não parei minha vida, não deixei de ver meus amigos, de estudar, trabalhar, sair e me divertir. É claro, difícil é, porém por que dificultar ainda mais as coisas?
    Hoje estou feliz, amanhã tenho médico, e estou com os exames em mãos. Confesso que estava um pouco receoso, de pegar os exames e as coisas não terem melhorado. Mas surpresa maior não esperaria, o HIV está indetectável! Meu CD4 está em 559 (não aumentou muito, contudo não diminuiu não é). Estou bem feliz, estou no trabalho, daqui a pouco vou pra casa contar para minha mãe. Já avisei para meu amigo que a hora que ele puder falar para ele me ligar. E é isso né, é continuar se cuidando, e seguir o que o médico me dirá amanhã.
    Acredito que por um bom tempo vou continuar fechado, isso me entristece bastante, mas me recuso a mexer nisso agora.
    Não sou religioso, contudo espero de coração que até 2020 todos nós estejamos curados.
    Eu me recusei a lêr qualquer tema sobre o assunto, a conversar sobre isso até final do mês passado. Tomei coragem e procurei e achei esse blog. Confesso que chorei bastante lendo as diversas histórias que li aqui, pois é inevitável não lembrarmos da nossa. No dia fiquei com vontade de escrever mas deixei pra lá. Mas hoje estou aqui, e sempre que puder vou entrar ver as histórias. É ótimo saber que não estamos sozinhos. E galera, força e determinação sempre (:

    • freedom diz

      Gostei do seu jeito sincero de se expressar. Espero que consiga vencer as neuras que ainda lhe restam, e torço pra que encontre uma pessoa legal, que te ame bastante e ajude a superar tudo isso. Boa sorte!

    • Realente Freedon esse menino parece ser um fofo!
      Parabéns rapazinho pela coragem e pela força de vontade que tens!
      É muito importante pra nós acreditarmos em nós mesmos, e na nossa capacidade de vencer quaisquer obstáculo… Você já é um campeão viu!
      Não existe no mundo tombo que seja capaz de te deixar no chão… primeiro porque vc se levanta sozinho e segundo que se vc ficar caído nós vamos lá e te levantamos!
      deixo meu email caso queira entrar em contato para trocarmos experiências e criarmos grandes vínculos de amizade e companheirismo. Somos muito mais fortes quando não nos sentimos sozinhos nessa!

      nick.caffiole@gmail.com

  14. Rapha diz

    Mesmo depois de todo acompanhamento de uma piscologa do laboratório o meu pensamento foi me matar, sai chorando e afins que todos nos passamos ao descobrir, mas acabamos nao fazendo nem metade destes pensamentos, é como o dr Drauzio diz, nenhuma menina adolecente quer uma gravidez, seria o fim da vida, e nem por isso ela se mata apos o teste, sim tem que haver uma campanha para orientação, mas essa venda tem que comecar imediatamente, temos logo chegar na meta dos
    90% indetectáveis, o programa de tratamento no Brasil é eficaz, precisamos de quanto antes diagnósticos apurados para chegarmos la.

  15. Pablo diz

    Desculpa o questionamento aqui, sei que é inadequado. Mas tô muito ansioso. Mês passado fiz o teste e deu reagente. Hoje, 09/12 peguei o resultado da carga viral. CD 4 – 90, CD 8 – 1826 e relação CD4/CD8 – 0,05. Devo me preocupar com esses números? Minha consulta é dia 21/12.

  16. Homem23:55 diz

    Pablo,

    Eu acho que deve ir o quanto antes no seu médico.
    Se me permite um conselho, acho que deve dar mais atenção a sua saúde.

    abraço

  17. sara diz

    eu acho esse teste uma boa se for feito direito, porquê quando meu namorado foi no posto fazer o teste a enfermeira queria saber detalhe por detalhe o porquê ele queria fazer o teste um constrangimento da pega, ainda perguntou se ele tinha feito sexo sem proteção. mas o mais interessante é que no século 21 ainda existe pessoas que acham que o HIV se pega por beijo, como o professor do meu namorado que disse que jamais faria sexo com uma pessoa portadora e que o vírus se pega por beijo. ai eu fico pensando como que um ser humano que tem tanta inteligência para o ensino é tão burro ao mesmo tempo a ignorância da pega!

  18. Lukinha diz

    Galera alguém me ajude por favor? Tenho uma viagem marcada para os Eua em dezembro e fiquei sabendo de pessoas q ja foram deportadas por terem HIV. Sabem se acontece mesmo? Se puderem me add no KIk: lucapver vlw

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s