Notícias
Comentários 138

Cientistas criam proteína para esgotar reservatório de HIV


Cientistas do National Institutes of Health (NIH) criaram uma proteína que, em laboratório, despertou as células imunes dormentes infectadas pelo HIV e facilitou a sua destruição. A proteína pode potencialmente vir a contribuir para uma cura para a infecção pelo HIV, ajudando a esgotar o reservatório de células de vida longa infectadas pelo HIV de forma latente, as quais podem começar a produzir novos vírus quando uma pessoa interrompe seus medicamentos antirretrovirais. Outros estudos em animais e em humanos são necessários para determinar a viabilidade desta abordagem.

Os pesquisadores descobriram que a proteína, chamada VRC07-αCD3, provocou a ativação e a morte de células T auxiliares infectadas de forma latente pelo HIV, retiradas de pacientes em terapia antirretroviral e incubadas em laboratório com células T assassinas dos próprios pacientes. Além disso, os cientistas descobriram uma versão adaptada para macacos dessa proteína, segura e bem tolerada quando administrada em macacos infectados pela forma símia do HIV e que recebem terapia antirretroviral. Os pesquisadores estão agora estudando em macacos a eficácia da VRC07-αCD3 adaptada para estes animais.

A engenharia de proteínas tem duas extremidades: uma ativa as células T através da ligação à uma molécula de superfície chamada de receptor CD3, e a outra — baseada num anticorpo chamado VRC07 — se liga poderosamente a mais do que 90% das estirpes de HIV. A VRC07-αCD3 facilita a morte das células latentes infectadas pelo HIV em três etapas. Primeiro, a extremidade de ligação ao CD3 se conecta às células T auxiliares infectada de forma latente pelo HIV, ativando esta célula, de modo que ela começa a produzir o HIV e a exibir pedaços do vírus em sua superfície. Em seguida, a parte da proteína que se liga ao HIV se prende a esses pedaços de vírus enquanto que a extremidade de ligação de CD3 se conecta a uma das células assassinas T, ativando-a e aproximando-a da célula T auxiliar. Finalmente, as células T assassinas ativadas destroem a célula T auxiliar infectada pelo HIV.

Uma equipe de cientistas do Vaccine Research Center (VRC) do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, parte do NIH, criou a VRC07-αCD3 sob a liderança de Dr. John R. Mascola, diretor do VRC, e do Dr. Gary J. Nabel, Ph.D. e ex-diretor do VRC, e do Dr. Richard A. Koup, vice-diretor do VRC e chefe de laboratório de imunologia.

Publicado em 20 de outubro de 2015 pelo National Institute of Allergy and
Infectious Diseases (NIAID)

Anúncios

138 comentários

  1. Paulo Roberto diz

    Se esgotarem os “reservatórios” do HIV, a TARV faz o restante do serviço e mata os vírus.
    É isso mesmo, ou entendi errado?

    • Alex diz

      Em tese acho q sim, só tenho receio de depois o HIV retornar e descobrirem que foi pq os reservatórios não foram todos esgotados ou por algum outro motivo que talvez ainda não analisaram.

  2. Jota, ótima notícia. Tomara que acelerem as etapas de testes e antes do 2020 já se tenha algo disponível.

    Grande abraço!

  3. S_Faith diz

    Não sei se alguém chegou a ler meu relato no post “Carta de um leitor”. Mas estou passando por dias de angustia. Meu parceiro de dois anos acabou de descobrir a sorologia positiva e no momento estamos separados pois acabei entrando em uma crise depressiva com direito a somatização e tudo rs.

    Já realizei alguns exames e por enquanto estão não reagentes. Aguardo o resultado do PCR pra encerrar o caso e se o resultado não vier como eu espero, me sinto preparado para encarar. Acompanho o blog há algum tempo e essas boas notícias e as histórias de superação de vocês, me dão forças quando os maus pensamentos me rondam. A cura para todos os males é VIVER e AMAR. Desejo isso a todos! 🙂

    • ARLAN diz

      S-Faith estou na mesma situação.Os seus testes sorológicos foram quantos dias apos sua ultima relação de risco e o PCR foi quantos dias depois?

      • S_Faith diz

        Boa tarde, Arlan. Os testes foram realizados 18 e 35 dias após, sendo o último de 4° geração. O PCR fiz no dia 20, com mais de 60 dias. Estou aflito rs

        • ARLAN diz

          S_Faith eu fiz um 4 geração apos 45 dias e um teste rápido com 57 dias e um PCR quantitativo com 58 dias todos negativos,mas te confesso que mesmo assim e difícil acreditar que não estou infectado fui ate no infectologista e o mesmo disse que posso me tranquilizar bastante pq o PCR deu negativo mas só depois de 6 meses para ter certeza absoluta,isso me deixou maluco,já a assistente do cta disse que com 90 dias e definitivo 6 meses e só para hepatite..Acho que já to meio pirado com isso.

          • S_Faith diz

            Talvez seja necessário procurar ajuda psicológica. Eu estou fazendo exames desde julho, mas como meu companheiro descobriu a sorologia, estou em uma investigação mais rigorosa. Meu infecto disse que o PCR é 100% conclusivo, uma vez que quantifica o vírus na corrente sanguínea. Mesmo que não hajam anticorpos, haverão vírus para o rastreio. E convenhamos que o bichinho não ia ficar escondido 6 meses. Inspira, respira e não pira. 🙂

            • ARLAN diz

              kkkkk,tomara espero que o seu resultado seja negativo e que seu infecto esteja certo quanto ao PCR. Abraços e te cuida.

  4. Riquinho Rico diz

    Deus é maravilhoso e prova sua existência dessa forma , dando inteligência ao homem … Não tenhamos dúvida que a cura está por vim , quem crê sabe disso , Deus tarda mais não falha …por enquanto bola pra frente e tenhamos todos uma vida feliz com ou sem cura. Os Arvs é a nossa segunda chance de vida no momento e são sim de muita eficácia.

      • Riquinho Rico diz

        Ô seu ateu atoa, sei que é ciência sim, mas ora que haja andamento nos estudos tem que existir gente capacitada para isto e todo dom é uma dadiva divina cincia não é mágica e a fé pode e deve ser sempre uma aliada a tudo até para a cura da ignorância como é a sua … saúde para vc e que a paz de Deus esteja convosco.

        • Alex diz

          Meu entendimento é ao contrário do teu, Riquinho: a ciência – e não a fé – é a cura para a ignorância. A fé e a crença em deus pode ser uma aliada para superarmos obstáculos, dificuldades, provações etc, etc. Mas ela não tem nada a ver com avanços tecnológicos.

          Ciência é feita com esforço, com dedicação, com estudo, com horas de transpiração. Maravilhar-se com os avanços tecnológicos e botar tudo isso na conta de Deus me parece de um reducionismo absurdo e que tira o mérito do trabalho duro dos cientistas.

      • Paulo Roberto diz

        Desculpe, Alex, mas… De onde vêm o CONHECIMENTO, o DOM, a INSPIRAÇÃO?
        Não virão de Deus, do Espírito Santo?

        • Luiz Carlos diz

          O conhecimento vem do estudo, o dom vem da evolução das espécies (algumas pessoas são mais adaptadas a determinadas situações – leia Darwin, por favor), e a inspiração é um efeito mundano da resposta do ser humano a estímulos.

  5. Leão diz

    Welcome to cure! This its my 20/20 vision!
    Ela está chegando e será bem-vinda! Não importa a hora, mas que seja logo
    Não importa o número, mas que seja para todos
    Não importa de onde, mas que traga felicidades.

    Só mais um pouco guerreiros e guerreiras! Só mais um pouco!
    Bons pensamentos sempre!

  6. Daniel diz

    gente, uma dúvida, só pra eu me situar.

    acompanho o blog desde julho, confesso que antes nao lia quase nada sobre o assunto.

    antes, havia tanta noticia sobre cura assim ou estamos de fato no melhor momento sobre o assunto? pq desde julho eu vejo tanta noticia e frentes promissoras…

    se puderem me esclarecer isso, ficaria grato.

    abraços.

    • Leão diz

      Daniel, desde 2014 a comunidade científica se anima mais e mais com descobertas, teste e avanços. a amfAR espera encontrar meios para cura até 2020. Alguns outros cientistas mais entusiastas estão apostando que pode acontecer até mesmo um pouco antes. A ONU tem por meta acabar com a epidemia até 2030 (acabar com a epidemia é diferente de cura, mas pode ser que as duas aconteçam de forma simbiótica).
      Estamos de fato em um bom momento, não sei se é o melhor momento, mas estamos chegando lá.

      Um abraço.

  7. EuMesmoNitRJ diz

    Caraca,

    Hoje quando li essa notícia, estava na fila do Restaurante, não sei se minha pressão caiu ou se era fome mesmo!!! Hahahahahahaha…

    Que notícia maravilhosa…

    Sozinhos somos Ilhas, Unidos somos Continentes!

    P.S.: Acredito que a Cura virá mais rápido do que as previsões mais otimistas! Antigamente, os medicamentos atendiam a nossa necessidade, mas hoje, com tantas frentes de estudo abertas, o vencedor será aquele que primeiro anunciar a CURA… A ciência nunca esteve tão empenhada em descobrir a cura para esse “bichinho intrometido”, como está nos últimos tempos…

    Vamos que vamos, falta muito pouco!

  8. Ale diz

    Todos juntos em uma grande corrente de oração….pensamentos positivos …..A cura esta chegando ….

  9. booby stark diz

    Boa tarde pessoal.Li em outra matéria que trata do mesmo assunto,o seguinte:”Os primeiros testes em macacos infectados com HIV mostraram que a proteína é segura para a saúde, resta agora mais tempo para saber se esses macacos vão ficar completamente curados da doença”.
    Minha dúvida é a seguinte: Será que eles já conseguiram eliminar todos os reservatórios dos macacos e estão só esperando um pouco mais de tempo pra ver se é definitivo?
    Se for isso mesmo estamos bemmmm perto!Vou continuar rezando pra que Deus nos livre desse intruso.Vamos fazer essa corrente de oração meus amigos! Vamos pedir com fé, acreditando que Deus vai nos atender.Um grande abraço em todos!

    • S_Faith diz

      Na verdade bastaria passar os macacos tratados pelo tomógrafo que revela os reservatórios latentes para saber se a proteína foi eficaz ou não na eliminação. Se não fossem detectados, eles estariam teoricamente curados.

      • Alex diz

        Mas existe um tomógrafo que exibe todos os reservatórios? Pq acho q li até aqui outro dia uma notícia sobre uma linha de pesquisa para descobrir/mapear os reservatórios, o que deu a entender que até então não sabiam mt bem ver a situação ou quantidade dos reservatórios.

        • S_Faith diz

          Boa noite, Alex. Foi aqui mesmo que eu li sobre o mapeamento dos reservatórios. Foi possível visualizar aonde o vírus estava concentrado nos macacos.

          • Alex diz

            Então, ao que lembro da matéria, o mapeamento dos reservatórios ainda seria algo bem incipiente, ou seja, ainda estão em testes e talvez não tenham certeza se conseguem ver tudo, disso tbm veio meu comentário mais acima sobre o receio de mesmo utilizando essa técnica acharem que curaram o hiv e depois ele voltar pq não esgotou todos os reservatórios, mas enfim, espero que avancem mt nas pesquisas e efetivem logo o que foi pesquisado.

    • Paulo Roberto diz

      Cauã,
      tudo NASCE de um pensamento. Do pensamento vai a ILUSÃO, da ilusão à ATITUDE e da atitude à REALIDADE.
      Força e fé.
      Estamos quase lá!

  10. Alessandro diz

    Poxa, isso parece bastante promissor hein !!! Tomara que os testes com os macacos seja um sucesso e acelerem os testes em nós seres humanos !!!

  11. Chf diz

    Olá … Boa noite .
    Descobri minha sorologia em uma doação de sangue, enquanto o médico falava … falava … nao tive reação , eu não chorei , não prestei atenção , na verdade não sei até hoje o que ele disse , saindo de lá fui para minha casa e dormi …por muitas horas , não queria acordar para não ter que lidar com aquela situação … Enfim … Chorei muito pouco … Mas fiz … Hoje após pesquisar muito , pois adoro ler … percebi que não estava sozinho , eu tinhas cada um de vocês , que na verdade não conheço , mas me ajudaram muito … nao estou em tratamento com o 3×1 , mas sei que vou começar em breve . Eu fiquei muito feliz pela descoberta , e tinha que compartilhar com vcs minha esperança , sei que muitos estão esperando a mais tempo … E ela virá…
    Muito obrigado por todos comentários aqui … Eu lia todos , abraços …

  12. Juniort diz

    Mudando um pouco do foco , que está muito bom por sinal, pois venho fazendo academia por um tempo e sem muitos resultados. Alguém aí que faz academia e obtêm resultados poderia me dizer o que fazer? Já faz quase um ano que malho e não saio dos 67 kg. Parece que a medicação não deixa eu ganhar peso como antes. Em fim, gostaria de saber de alguma odeia. O que vocês fazem para manter o corpo legal?

    • Ricardo - Guarulhos diz

      Juniort, eu tenho a mesma impressão. Antes do HIV/TARV cheguei a pesar 73 kg, agora mesmo malhando e me alimentando bem não passo dos 67 kg. Apesar de estar com um corpo legal (malho todo dia), gostaria de ganhar um pouco mais de massa. Antes usava nº 40, agora uso 38 com folga…

    • Ronaldo diz

      Pois eu engordei quase 10kg desde que comecei a medicação hahaha

  13. Blackk diz

    Boa noite,fez 1 ano que descobri minha sorologia positiva,e 8 meses que comecei a me tratar c artv,gostaria de saber se quando da indetectável,VC ainda corre o risco de transmitir e quanto tempo depois de parar de tomar o remédio volta a dar detectável? Prq teve um dia só q esqueci de tomar o remédio e ja entrei em crise

    • Paulo Roberto diz

      Blackk,
      um dia sem tomar o remédio não é motivo para entrar em crise.
      E o risco de transmissão sempre existe, porém, quando estamos indetectáveis, é quase zero.
      Eu disse QUASE. Cuide-se. É o que você pode fazer no momento.
      Abraços
      Paulo

    • Rick diz

      Depende né Blackk tem gente que fica logo indetectável, mas use sempre preservativo porque eu estou indetectável há mais de dois anos e estou aqui aflito porque meu namorado parece que se infectou… Quer uma dica: use sempre camisinha e sempre abra o jogo quando conhecer alguém… Abraço!

      • Pedro diz

        Rick, seu namorado se infectou como? Vcs não usavam mais camisinha?

  14. RMS diz

    Essas notícias nos deixam muito felizes! Muito mesmo! O dia que a cura chegar eu estarei aqui para continuar vivendo junto com cada um de vcs!

  15. booby stark diz

    Espero que esse blog nunca acabe!!!Mesmo depois que todos estiverem curados!!!Porque aqui encontrei exemplos de pessoas guerreiras e que amam a vida!Vocês me ajudaram e ainda ajudam muito a ser mais feliz.Nunca vi nenhum de vocês mas sinto um amor enorme por cada um aqui!E fiquemos assim meus amigos;Sempre juntos!Vamos fazer uma corrente de oração e pedir que Deus nos atenda.Sei que alguns aqui podem ser Ateus e eu respeito,mas quem crê em Deus medite sobre o que diz esse texto(Jesus falando aos seus discípulos) :
    ¨Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães,
    Pois que um amigo meu chegou a minha casa, vindo de caminho, e não tenho que apresentar-lhe;
    Se ele, respondendo de dentro, disser: Não me importunes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para tos dar;
    Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver mister.
    E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;¨
    Lucas 11:5-9

    • Paulo Roberto diz

      Pensei a mesma coisa: o blog não deve acabar.
      E é muito bom ter a amizade, mesmo que virtual, de vocês todos!

  16. HB diz

    A terra entra nas suas horas iniciais de regeneração, saindo de sua atual “provas e expiações”. Mas como todo amanhecer tem as suas horas de escuridão (1, 2,3 horas da manhã ainda é escuro) acredito que a transformação íntima de cada um que por aqui passa, tem que ser de forma energica para podermos continuar seguindo neste mesmo plano! A cura virá, mas até chegarmos às horas de claridade do 3º estágio terreste, vamos tentando nos iluminar internamente… Pegar essa oportunidade que Deus (sim, Deus sim) coloca nas nossas mãos, que é adquirir o vírus, para nos transformar e ajudar no processo de evolução…

    • Alexandre diz

      A notícia é promissora? Sim, é e muito! A cura está chegando? Sim, acho que mais uns 7 anos! Mas ler essa notícia acima e falar que diante dela todos têm certeza que a cura está do outro lado da porta? Tem hora que eu acho graça e tem hora que eu chego a ter pena. Vcs leram que mais testes têm que ser feitos em animais antes de ir para humanos? Estamos falando em no mínimo mais 15 anos pela frente. Acredito na cura em 7 anos, ou seja, desprezo esse estudo por enquanto. Caso todas as tentativas falhem até lá, inclusive várias delas postadas aqui pelo JS e comentadas pelos mesmos blogueiros, do tipo, “do ano que vem não passa” ou, “a cura está na próxima esquina”, “acredito que em 3 anos no máximo estaremos livres desse merdinha”, enfim, mas ler essa postagem e dizer que agora é certo que a cura está próxima, é muita burrice. A não ser que 15 anos ou mais seja pouco tempo pra quase todos vcs. Repito, acredito na cura em no MÁXIMO 7 anos, por isso não me encanto com estudos em animais, nesse momento.

      • Leão diz

        Existem protocolos que inviabilizam testes em seres humanos até que a primeira etapa mostre que tal medicamento é minimamente seguro. Em testes, primatas e ratos são preferidos por apresentar genoma parecido com o humano, sistema de defesas e metabólico um pouco mais acelerado, simultaneamente. Talvez a maioria de nós acredite em cura, eu acredito. A sua questão; mais animais são testados que seres humanos pode ser esclarecida pela explicação acima. Este texto é mais um, em meio a tantos estudos, que mostram mais e mais avanços. Levando em conta que nem tudo é divulgado por questão de segurança, é possível sim que um método de cura seja apresentado em 2020 ou até antes disso. Este método será uma via e como qualquer outro tratamento viral, vide o EBOLA, será posto a prova de fogo. Não acredito que seja burrice pensar na proximidade de uma cura.

      • Digo diz

        Concordo em partes contigo. Os avanços seguem, devagarzinho.
        Faço uma analogia: imagine que a 0 hora o vírus foi descoberto e que a cura chegará à meia-noite seguinte: estaríamos ali por volta da 1 da madrugada ainda.
        Pode pintar algo surpreendente para acelerar o relógio? Sim, mas, como disse, seria algo mesmo surpreendente (por isso acho até mesmo sua estimativa de 7 anos bastante otimista).
        Mas compreendo o otimismo extremo de alguns (“Não passa do ano que vem!”, “Até 2020 é certeza”!)… é uma reação de autodefesa, de autoconsolação… pois no fundo não conseguimos realmente viver em paz tendo esse vírus conosco.
        Sou positivo há 6 anos, já passei por isso. Continuo, é claro, esperando a tão desejada cura, mas não me engano mais… sei que ainda terei de conviver com “esse bostinha” por muito tempo e, talvez, até mesmo pelo resto da vida (e quem sabe quanto teremos de vida pela frente, não é mesmo?, curados ou não).

      • casal diz

        Oi Alexandre !…O grande medo dos cientistas/pesquisadores é nesses testes com animais desenvolverem um vírus mais resistente ou um novo vírus do HIV, então pra isso testes e mais teste tem de ser feitos!. Abraços e saúde sempre a todos!

        • Alexandre diz

          Turma, eu sei que os protocolos têm de ser seguidos a risca: “in vitro” animais, fase 1 humanos, fase 2 humanos, fase 2b humanos, fase 3 e fase 4, não discuto isso. São no mínimo 15 anos. O que eu quis dizer é que existem estudos tão promissores ou mais que esse e que estão em fases muito mais avançadas.
          Leão, não é burrice pensar em cura, não. É burrice achar que a cura está chegando por conta desse estudo. Eu tenho plena convicção da cura, mas burrice é interpretar meu texto igual vc interpretou. Serei mais claro: acho que a cura virá muito antes desse estudo acima se concretizar. Fui claro agora, Leão?

          • Leão diz

            Talvez você pudesse se expressar melhor, aí seriam evitadas possíveis más interpretações. Voltando ao que eu disse; Talvez se este fosse o único estudo promissor para a cura, eu estaria como você, imaginando mais uns 15 anos. O que me enche de esperanças são os diversos esforços, descobertas, estudos e testes. Para mim a união deles trarão uma cura que parece próxima. Talvez em 2020 seja apresentado o primeiro método para cura, mas método não significa cura, será posto a prova como tantas outras vacinas virais. Textos como este mostram que é possível e estamos chegando lá. Tem mais, seja um pouco mais educado, você não pode julgar a interpretação dos outros sobre seu texto, antes de acusar a burrice reveja o que escreve.

            • Alexandre diz

              Verdade. Tenho que entender que existem pessoas que têm mais limitações de inteligência do que outras, portanto, vou desenhar da próxima vez.

    • HB Amigo
      Se o seu Deus quis que nós pegássemos essa doença, saiba que ele não é o Deus da Bíblia, pois contraria totalmente a vontade que Ele tem para o ser humano. Se todos seguissem os mandamentos divino (do Deus da Bíblia), posso te afirmar cientificamente que não haveria doenças.
      Procure ler as Sagradas Escrituras, e aí sim, irá conhecer a vontade de um Deus verdadeiro, imparcial, justo e misericordioso. Paz

        • Paulo Roberto

          Jó não fez nada para receber aquilo que aconteceu com ele (morte de familiares, feridas no corpo etc).
          Quanta a vida de Jó, a própria Bíblia diz:
          “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal” Jó 1.1
          O propósito do livro de Jó, é mostrar o conflito que vivemos nesse mundo, onde se opõe duas forças: a de Deus e a do diabo. Jó foi provado, e todas aquelas situações que ele passou, no final ele mesmo comenta:
          “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza” Jo 42:5-6
          Tudo que passamos nessa Terra serve para aperfeiçoar o nosso caráter, nos aproximar de Deus, revelando o plano de salvação para a nossa vida. O maior culpado de tudo que vivemos, somos nós mesmos, somos frutos de nossas decisões. Infelizmente vivemos em um mundo que enaltece tudo aquilo que é contrário a Lei de Deus. O mundo louva por exemplo o homem que bebe (pois ele é bom e forte para bebida), mas depois que tu fica doente (com cirrose), o próprio mundo te rejeita e te joga na cara o resultado da tua “força”. Esse é o mundo, um engano, uma ilusão. Por isso que Cristo e qualquer cristão piedoso, sofre, pois está indo contra o que o mundo prega.
          O que eu posso dizer que Deus sabe como trabalhar em cada vida, desde que venhamos a dar lugar para Ele no nosso coração. Deus é educado, não força ninguém, ao contrário do mundo, que não é educado, simplesmente arromba a porta dos nossos pensamentos, influenciando as nossas decisões contra a vontade do Criador.
          Paulo Roberto…Deus é bom, Cristo é real, mudou a minha vida, fez eu enxergar além, muito além e quer isso para todos. Fique com Deus.

          • Paulo Roberto diz

            Gui,
            Sei bem o que você fala. Não dou uma de vítima das circunstâncias, mas a causa da minha contaminação ficou sem definição. Não sou santo, mas… melhor é não pensar no que causou, e sim, no que pode resolver o problema.
            Mas Deus é, realmente bom, e acima de tudo, JUSTO.
            Por favor, me escreva: pb-almeida2010@bol.com.br

          • MA diz

            Se me permites gostaria de expor essa fala de Cristo… Resume o porquê o mundo o crucificou.

            João 3

            19 E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más.    20 Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.    21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus.

             João 14
            6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

            Para conhecerem profundamente a inteligência e a personalidade e Cristo, sugiro a Coleção Análise da Inteligência de Cristo de Augusto Cury, um exímio Ex-Ateu. Cristo veio criticar os religiosos de sua época e por isso foi crucificado, foi tratado como um agitador social.

      • Débora diz

        Isto q vc falou é uma verdade, aqueles que apreciam as escrituras, la tem resposta bem praticas, mas infelismente somos imperfeitos.
        Tiago 1: 13 e 14.

    • Leão diz

      E o que você diz de mim que fui infectado após ser cortado e duramente agredido em um assalto? E eu tenho certeza disso porquê não tive contato sexual com qualquer pessoa e 38 dias antes da violência havia recebido exames laboratoriais incluindo HIV, 3 dias após os cortes fiz teste rápido deu negativo e não pude tomar profilaxia pós exposição pelo simples fato da portaria não considerar meu caso como “alto risco” uma vez que não sou profissional de saúde e não me cortei acidentalmente em uma cirurgia, não fiz sexo desprotegido e não sou usuário de drogas injetáveis ou faço compartilhamento de agulhas. Eu também sou bom homem, cuido da minha mãe e irmãs, trabalho, estudo e abri mão dos meus sonhos para dar a oportunidade a minha irmã mais nova.

      • Alexandre diz

        Já sei pq o cara te agrediu. Vc não devia estar entendendo que era um assalto, aí, depois do cara, que tinha uma tatuagem do CV, colocar a arma na sua cabeça, dizer 30 vezes que era um assalto e vc não ter entendido, até pq o bandido não soube se expressar direito, ele perdeu a paciência e te agrediu covardemente. Acertei?

        • Paulo Roberto diz

          Alexandre, deixa eu te contar uma coisa: eu DEVO ter sido infectado por uma agulha CONTAMINADA. E isso NUM HOSPITAL.
          Não, não sou nem nunca fui santo. Mas sempre me cuidei. Até mesmo com um relacionamento de anos e anos, um relacionamento estável, eu jamais me descuidei.
          Sempre usei camisinha.
          Tive uma crise aguda, muitas dores, e precisei ser operado da vesícula.
          Passei por três hospitais antes de ser operado.
          Em qual destes eu teria me infectado???
          Amigo, volto a te dizer: jamais quero passar a idéia de ser santo.
          Mas coisas acontecem, independente de nossa vontade.

        • Leão diz

          Não! Fui agredido simplesmente por ser confundido por ser confundido com um policial, ao portar o celular entre a cintura e a calça, quando me pediram o aparelho os três que estavam visivelmente drogados imaginaram que seria uma arma. Graças a seus insultos eu não estarei comentando mais nada neste blog. Primeiramente que nada justifica sua raiva e julgamento, chamar os outros de burro por ter esperança em uma cura mais próxima é inacreditável. Falta de tato com pessoas fragilizadas e falta de educação também. Depois que quando respondi a seu comentário da primeira vez não te ataquei, só comentei os motivos pelos quais todos os métodos tem primeiro testes em animais e completei dizendo que não acho burrice acreditar. Quanto a você, tudo bem, continue a ser assim, se é o que acha melhor, inicie mais brigas gratuitamente, continue com insultos e vejam todos se afastar.

          Ao demais que estiveram aqui postando coisas boas, esperançosas e mais felizes. AVANTE! Continuem a ACREDITAR!

          • daniellemos diz

            leao, nao eh voce que tem que deixar o blog e sim o alexandre. continue por aqui, precisamos de pessoas com bom senso.

          • Paulo Roberto diz

            Leão, deixa prá lá… As pessoas não pensam da mesma forma.
            E brigar não vai adiantar nada, e nem é o propósito desse blog, tenho certeza!
            Vamos sim, AVANTE, FORTES, UNIDOS E AMIGOS em direção à CURA.

  17. Gabriel diz

    Amigos. Estou muito preocupado e preciso da ajuda de vocês. Estranhamente acordei com bolhas no meu lábio superior. Muito parecido com Herpes Labial. Eu não tive contato com pessoas quem tenham o vírus (eu acho) e nunca tive isso. Mas tbm sei que estou muito estressado com alguns problemas familiares.

    li que colocar o alho na lesão ajuda a minimizar os sintomas.
    Alguém convive com isso pode me ajudar?

    • Salvador diz

      Se for herpes labial, que pode ter despertado por estresse. O tratamento é com Aciclovir pomada. Em 8 dias fica bom.

    • casal diz

      Oi Gabriel tenha calma!!!. Sou dentista e o que posso te dizer é que existem várias bolhas ligadas a stress assim como tb a imunidade. Pessoas que não são soropositivas desenvolvem sim esse tipo de infecçao bolhosa. Então, se alimente bem, durma, descanse e família…aahhhh família qual família não da stress rsrsrrsrs. Procure um médico se for o caso ta bom? abraços saúde sempre!!

    • Blackk diz

      Gabrel, herpes é um vírus q todos nós temos no organismo q e oportunista q qualquer queda da imunidade ele pode aparecer em qualquer ligar do corpo,essa herpes e normal e pode e deve ser tratada com pomada ACICLOVIR, se fosse a herpes hostel teria q ir ao infecto p tratamentos .mas nesse caso só a pomada resolve. Abracão

      • Gabriel diz

        Obrigado amigos. Comprei a pomada vamos aguardar! Se eu não perceber melhora, amanhã mesmo vou ao médico.

    • Paulo Roberto diz

      Não creio que colocar alho nas lesões possa melhorar, visto que o alho é muito ácido, e poderia piorar as lesões.
      Acredito que o tratamento com Aciclovir possa resolver o problema e em pouco tempo.

  18. Gil diz

    Não é burrice acreditar em cura em 3 anos, em 5 anos, em 3 meses… É ESPERANÇA!
    Dar 7 anos é mera conjectura, também; tanta quanto os outros prazos dos colegas.
    Saber respeitar é um fator elementar, primordial.
    Achar graça da esperança alheia, dizer “achar graça ou ter pena” por comentários esperançosos e animadores que foram feitos baseados em notícias é de uma insensibilidade tamanha, de uma falta de empatia tamanha, que faz-me pensar que que há alguma perturbação, alguma desordem no campo psíquico. Quanta insensibilidade!
    Assim como zombar da fé ou corrigir acaba sendo deplorável. Quero não ser ateu, mas sou ateu, graças a Deus. Mas, mesmo assim, respeito muito a fé alheia, mesmo que, a meu julgamento, seja algo tosco, um deus sob medida e parcial. Mas é aquilo que meu semelhante concebe, quem sou eu para corrigir a pessoa? Mesmo que ele pinte um deus diferente até do que a própria doutrina prega. Aliás, nem vou conseguir corrigir tais concepções, mesmo.
    O blog deve ser um lugar que os soropositivos possam buscar apoio, trocar ideias, notícias e informações. Mesmo pedir orações (por que não? Eu, mesmo declaradamente ateu me esforço e só vejo coisas boas nos centros espíritas que conheci e estudei, com minha esposa) E me sinto bem rezando, apesar de pensar que se há um Deus, ele não decide, ele não lança dados, nem nos faz de marionetes. Se existe, deu conhecimento e sabedoria para que pudéssemos enfrentar e superar nossas mazelas.
    As notícias dadas aqui nos animam, me faz sentir que não sou uma ilha, que posso pedir opiniões. Agora, por exemplo, vou torcer muito para os queridos macaquinhos ficarem bons…
    Nunca amei tanto um macaco. Se o Humano evoluiu de um ancestral comum do macaco, quem sabe o macaco mostre para nós algum caminho que os humanos tanto esperam.
    Um abraço e por favor, perturbados de plantão. Guardem seus alfinetes para os próprios dedos antes de teclarem coisas ruins, enfiem na própria língua, sei lá… mas não venha nos tirar a luz da esperança, mesmo que vã.

    • Gil

      Eu preciso ter mais fé em ser ateu do que ser um crente em Deus. Se eu me ver um dia como ateu, não estaria nem um pouco preocupado com “mazelas” da vida, afinal, para o ateu nada tem sentido, eu vim do nada, vivo o nada e morro e desapareço. Por que me preocupar? Agora é difícil ser ateu quando o mundo nos dá muitas provas da existência de Deus, a começar pelo senso moral das pessoas (quem não me permite viver do jeito que quero) e o princípio de causa e efeito que está estabelecido o universo. Deus existe? Sim, claro. Ele é tão bom que nos dá a possibilidade de tomarmos as nossas próprias decisões, o que contraria quem crê que estamos sendo controlados, como “marionete”.
      Saiba, Deus criou o homem perfeito, mas ele que buscou muitas invenções para a sua vida, no seu modo de viver (Ec 7.9). Todos os problemas seriam evitados se observarmos os mandamentos de Deus, inclusive as enfermidades.
      Posso te afirmar que Deus nos ama, e pode usar as circunstâncias mais variadas da nossa vida para nos aproximar dele, e realmente o levarmos a sério, mudando de uma vez por todas o nosso sistema de crenças e valores ora estabelecidos e moldados por esse mundo hipócrita, que te induz ao erro, e quando tu erra, é o primeiro a te condenar. Pense nisso. Há Deus sim e ele ama você.

      • GompMais diz

        “Se eu me ver um dia como ateu, não estaria nem um pouco preocupado com “mazelas” da vida, afinal, para o ateu nada tem sentido, eu vim do nada, vivo o nada e morro e desapareço. ”

        Quanta bobagem, não julgue as pessoas baseando-se na sua ignorância. Seu deus é só um dentre milhares distribuídos entre as mais variadas culturas do globo. O que te faz pensar deter o monopólio da verdade?! Chega de proselitismo religioso nesse blog. Se acredita piamente nisso que fala, pq não seguiu tais mandamentos infalíeis??, talvez não estivesse na mesma situação que muitos de nós aqui, crentes ou ateus, e nos pouparia de tamanha hipocrisia. Se no que acredita tem tamanho poder, sugiro que se sente no banco de sua igreja, inicie suas rezas e aguarde q seu deus jogue a cura em seu colo, abandone os arvs e deixe de usufruir das beneces da Ciência, instrumento primordial que nos tem libertado das trevas, do medievalismo e da covardia dos fundamentalistas. Você simplesmente não sabe nada sobre moral, tão pouco o que pensa ou como pensam os ateus…

      • Gil diz

        Gui,
        Eu respeito seu ponto de vista, tens o direito de expressá-lo, mas não concordo. Muito menos com a questão de ficarem doutrinando suas convicções neste espaço, que é para discutirmos as questões da nossa sorologia.
        Acho agressiva e de uma profunda ignorância (no sentido de desconhecimento de causa) estes clichês e frases-feitas “de que para ateus nada tem sentido”, isso é preconceito dos grandes.
        Sobre sua fala, creio que não entendestes o que quis dizer e o parafraseamento sobre o termo marionetes de Deus (ou o que disse de Deus não jogar dados). Ainda na sua fala, o senso moral é produto da cultura, não está no DNA humano.
        Para ateus ou crentes, é fundamental poder zelar pela humanidade, pelo bem estar das novas gerações, lutar por igualdade, por justiça, pela preservação da Natureza e de um mundo mais ético. E não vejo como nada positiva esta “política do cão de guarda” de que é preciso ter um deus ditador de normas, punitivo e castrador para que a humanidade entre nos eixos, deixando livre arbítrio e outras coisas horrendas que tentam atribuir à divindade judaico-cristã, principalmente pelo Antigo Testamento.
        Quanto às enfermidades, por favor, poupe o grupo de julgamentos. Seguir os mandamentos não me livraria de bactérias e vírus.Caxumba, sarampo e por aí afora tem tudo quanto é pereba, todos adoecem porque a doença faz parte da natureza.
        Para as Ciências Humanas, da qual tenho cátedra, as imposições e distorções religiosas sobre a sociedade e a realidade é que a tornam hipócrita, O mu uso da fé, o mau uso daquilo que serviria para libertar tornou-e algo que escraviza.
        Mas este blog não é para discutir se Deus existe, se Elvis morreu ou foi pra casa…
        É para pensar sobre os avanços, é se informar. É invasivo ficar tentando mostrar quanto uma divindade faz a vida e a natureza linda…
        Se a moda pega, neste espaço vem o pessoal de outras seitas cristãs, vem os budistas, os hinduístas, os satanistas, vem todo mundo pregar aqui…e desconfio que não é a vontde de JS.

      • Gil diz

        É muito reducionista e cliché, Gui, esta coisa de achar que ateu não fica preocupado com o mundo. Só não existe uma figura divina, igual ao que pregam por aí, isso na visão dos ateus. Mas preocupar-se com o mundo, com o bem estar da humanidade e equilíbrio do planeta, creio que qualquer pessoa de bem faz. Pago meus impostos, faço caridade, ajudo os outros, me preocupo em ser o melhor possível em fazer bem aos outros, mas não sei ver esse perfil de Deus que pregam, principalmente no Brasil.
        Mas respeito e, se houver um lugar legal nos pós morte que este ser controle, acho que consigo ir pra lá, se o preço do ingresso for fazer coisas boas pelo meu semelhante. Tomara. Mas por enquanto, quero mesmo é viver feliz com as pessoas que amo e que me amam.

    • Esse Gil é chato pra caralho! Bem que o Luquinhas falou! Chato e não sabe interpretar. Só escreve bíblia dando lição nos outros. É o famoso prolixo cansativo. Vai aprender a interpretar e depois posta esses seus sermões.

      • Gil diz

        Eu??? Só escreve bíblia? Não gosta de ler, vai ver desenho, escutar Los Hermanos.
        Bonito mesmo é ficar espinafrando os outros e se achando a última bolacha do pacote.
        Tu tens problema, emocional, bem pior que o HIV. Nem é bom discutir com “gente” assim.
        O chato, arrogante e mal amado aqui todo o pessoal comenta, só tem um: Começa com A e termina com lexandre. Se tem escrita sua, tem briga com alguém… e depois o chato sou eu. Extremamente grosso, mal amado, mal resolvido.
        Tipo de ser que, no mínimo, gosta de infectar os outros, seja com esse desamor, seja com coisas bem piores. É o perfil perfeito. Sociopata pronto e embalado pra consumo.

  19. farmacêutico diz

    Boa tarde a todos!

    Bom é evidente que a cura é o objeto e o desejo todos, mas enquanto ela não chega os ARVs são necessários, esta semana em uma conferência em Barcelona foi demostrados um estudos sobre terapia dupla”dolutegravir+ lamivudina” e monoterapia”dolutegravir”, , os resultados foram promissores para terapia dupla e houve questionamento sobre a monoterapia apesar dela ter atingido resultados interessantes.

    fonte:

    http://www.aidsmap.com/Can-dolutegravir-dual-therapy-or-monotherapy-produce-and-maintain-HIV-suppression/page/3008955/

    • Luiz Carlos diz

      É uma pena que só iremos ver o DTG aqui no Brasil lá por 2020 (dado o custo do medicamento aliado a nossa economia atual), apesar de já ser considerado tratamento de primeira linha nos EUA.

      • farmacêutico diz

        De fato O DTG , pelos resultados obtidos, é de longe o melhor ARV do mercado, entretanto parece ser uma realidade um pouco distante para nosso país,

  20. MA diz

    Pura Verdade!! Somos livres, mas nossas atitudes nos definem… E Deus deu-nos o poder sobre o que há sobre a terra… Por isso, a ciência, sim, é admirada por Deus… E a cura do HIV virá, assim como outras vieram, com a graça Divina… se somos a semelhança Dele e Ele criou tudo, logo, a descoberta da ciência é da vontade Dele, mas o homem tem que labutar!

    Resumindo, após o dilúvio, Deus não interviria mais em nossas vidas e nos deixaria quebrar a cabeça. E assim fazemos, quebramos a cara e precisamos aprender com isso! Também alguns seres más nos encurralam, pois o homem é mal. É o preço de viver como vivemos. Caso a maldade fosse extirpada da terra, a vida do homem seria outra!

    Como disse o amigo, logo acima, cada um com sua Fé, somos livres no palco da vida!

    Para nossa reflexão!

    Genesis 8

    18 Então Noé saiu da arca com sua mulher e seus filhos e as mulheres deles,

    19 e com todos os grandes animais e os pequenos que se movem rente ao chão ­e todas as aves. Tudo o que se move sobre a terra saiu da arca, uma espécie após outra.

    20 Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar.

    21 O Senhor sentiu o aroma agradável e disse a si mes­mo: “Nun­ca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez.

    22 “Enquanto durar a terra, plantio e colheita,
    frio e calor, verão e inverno, dia e noite jamais cessarão”.

  21. AmigoPositivo diz

    triste observar que na maioria dos casos (e até mesmo eu me incluo nessa) as pessoas estão preocupadas em se livrar do vírus pelo estigma que ele causa, a destruição psicológica mesmo, independente do que ele pode ou não fazer no organismo. é a realidade: o preconceito é o pior vilão dessa história, perceberam? o TARV é tóxico, sim, mas qual medicação não é? a doença pode ser grave, sim, mas uma vez controlada, ela não se manifesta, e a única coisa que se manifesta é a porra do preconceito da massa desinformada… prefiro, sim, viver sem o vírus no meu organismo, mas se tiver de viver, preferiria não viver sobre esse eterno julgamento, algo que faz com que percamos até nossa plenitude como pessoa …

    • Paulo Roberto diz

      AmigoPositivo, as coisas não são bem assim, não.
      Eu, por exemplo, corro atrás da cura antes que eu complete 51 anos, pois eu poderia voltar ao trabalho que perdi.
      Não são só as condições a que você se refere, sabiamente, por sinal.
      E é claro que ninguém está despreocupado quanto aos prejuízos causados tanto pelo vírus quanto pelos medicamentos.
      Existem muitas razões, e não daria para escrever nem a metade aqui.
      Mas fique certo: todos, independente das razões, estaremos livres disso em muito pouco tempo.
      Abraços
      Paulo

      • AmigoPositivo diz

        Valeu, Paulo! Certeza que vai ficar tudo bem e você terá seu emprego de volta! Eu também acredito na vinda da cura, mas procuro não me apegar tanto a isso, pois pode ser frustrante às vezes! Penso mais em me cuidar mesmo, sempre tive alimentação saudável e pratiquei exercícios, agora isso ficou ainda mais importante… deixa de ser por vaidade e passa a ser por sobrevivência mesmo! UM GRANDE ABRAÇO EM TODOS OS GUERREIROS DA PÁGINA!

    • Ombro Amigo diz

      Sejam otimistas! Basta olhar para a evolução do tratamento anti-HIV nos arquivos de jornais e revistas.
      O AZT foi desenvolvido e aprovado em apenas 2 anos!
      Entre 1991 e 1998 foram aprovados mais 13 antirretrovirais, que foram aperfeiçoados ao longo dos anos.
      Os primeiros coquetéis em meados dos anos 90 passavam facilmente dos 30 comprimidos e hoje estão concentrados em um comprimido!
      Em 1988, os testes de HIV saíam em 15 dias e tinham janela imunológica de meses. Hoje o teste rápido sai em 15 minutos.
      Eu acho que deva sair alguma coisa positiva deva sair até 2020!

  22. Gledson diz

    Muitos notícias, porém poucos resultados. Infelizmente é isso que eu vejo. Claro que n perco a esperança, mas o objetivo final está difícil de ser alcançado. Temos que ficar felizes por mais uma notícia promissoras, contudo existe notícias como essas de descoberta de proteína a seis meses, um ano ou até dois anos atrás. Não quer jogar um balde de água fria em nós, longe de mim.. Até pq também quero a cura, só acho que é uma questão muito demorada.. 2020? Talvez! Mas eu acho que antes disso.
    Ouvi uma notícia sobre a possível cura do câncer, ouvi também que finalmente a Anvisa vai acelerar os procedimentos para teste ( esse é o lado bom da história )

    Vamos com fé.
    Abraços.

  23. Junior diz

    Todos devemos ter esperança. Espero também livrar – me desse vírus logo e poder viver livre, sem medo, sem preocupação ao extremo. Chega em um ponto que o corpo cansa e a mente também. Da vontade de parar, mas aí vem o medo de perder tudo que pode vir pela frente. Passar a juventude tomando remédio não é fácil. Não nos dias de hoje.

  24. anonimo bravo diz

    Será que essa estratégia vai ser combinada com a estratégia chutar e matar? Será pessoal?

  25. HB diz

    Oh Gui,

    Só pude ver seus comentários agora, não quis com meu post provocar uma discursão religiosa aqui, até pq eu não entro neste tipo de conversa e aqui não seria o lugar ideal para tal, só quis mesmo me ater na parte da transformação íntima de cada um que adquiriu o vírus, pois sei que cada um aqui após o resultado positivo no teste transformou suas vidas… Sejam elas para boas (a grande maioria eu creio), sejam elas para ruins… Quando me referir à Deus, foi só uma representação de uma opinião pessoal, não leve a mal.. Olhemos pro mesmo propósito, de mãos dadas no mesmo objetivo que é de nos transformamos em pessoas melhores a cada dia, seja de qual for a crença, ok? Sempre digo: melhor um ateu que seja um ótimo cidadão do que um religioso péssimo cidadão… A fraternidade é a que importa!!! Antes da cura chegar, vamos tentar ter uma vida saudável, vida moral em ordem, vida psicológica estruturada e por fim ser ótimos cidadões!!!

  26. ESPANHA INICIA JULGAMENTO AMBICIOSO PARA A CURA DO HIV USANDO CÉLULAS ESTAMINAIS DO CORDÃO UMBILICAL

    Publicado em: 23 de outubro de 2015

    Médicos na Espanha anunciaram primeiro teste clínico do mundo para curar cinco pacientes com HIV no prazo de três anos usando transplantes de sangue do cordão umbilical.

    Organização Nacional da Espanha de Transplantes (ONT) anunciou um plano que será o primeiro do mundo de seu tipo para curar cinco pessoas com HIV ao longo dos próximos três anos, recriando o caso de uma única pessoa conhecida completamente curada do vírus.
    Os planos para o ensaio clínico foram apresentados em uma conferência de hematologia em Valência na quinta-feira.
    O projeto procura ser o primeiro teste clínico do mundo de seu tipo, recriando o sucesso de Timothy Ray Brown – a pessoa que vive completamente curada do HIV, conhecido como “o paciente de Berlim”.
    Os 157 doadores selecionados por ONT em conjunto com os bancos de sangue nacionais todos têm uma mutação genética que lhes permite resistir ao HIV.
    “Este projeto pode colocar-nos na vanguarda deste campo dentro do mundo da ciência”, disse José María Moraleda, presidente da Sociedade Espanhola de Hematologia e Hemoterapia.
    “Isso nos permitirá ganhar mais conhecimento sobre HIV e paralelamente oferecer-nos uma opção potencial para a cura de uma doença hematológica maligna mal diagnosticada.”

    http://www.thelocal.es/20151023/spain-seeks-to-cure-five-hiv-patients-within-next-three-years

    • Salvador diz

      EGC, adoro seus posts. São bem mais interessantes do que essa eterna discursão sem fim sobre a luta entre o Bem e o Mal. Sobre Deus e o Diabo. Fé ou falta dela. O que o mundo precisa mesmo é de mais bondade e tolerância. Estamos todos no mesmo barco, soropositivos ou não. A única certeza que temos é o nosso primeiro suspiro na hora do nosso nascimento e o último na hora da nossa morte, o resto é só emoção, especulação e aventura.

  27. Gabriel diz

    Olá pessoal. Após descobrir que sou positivo, um fator em específico vem me torturando psicologicamente. Por isso venho perguntar para quem já faz o tratamento, vocês perceberam alguma mudança na aparência física de vocês ao longos dos meses e anos devido ao uso do TARV?

    • Paulo Roberto diz

      Gabriel, eu não notei nenhuma mudança física. Talvez o meu cabelo tenha ficado um pouco ressecado, mas é só isso.
      Faço o tratamento há cerca de um ano e meio. De que mudanças você está falando?

    • Rick diz

      Gabriel depende do remédio né o Ritonavir e o Atazanavir deixam um pouco a pele e os olhos amarelados, mas é só tomar bastante água…

  28. Victor diz

    Paulo, essa pergunta é pra vc, eu te amo pq vc é muito otimista kkkkkkkkkkkkk
    Mas, o que me deixa animado mesmo é o pro140, pq já estar em fase 3 de teste já vem sendo estudado a quase 10 anos, promete não ter toxicicidade, ele é um inibidor de entrada e fusão predominante e vai ser tomado 1 vez por semana, e mostrou eficácia em todos os testes!
    Tbm já é classificado como uma nova classe de medicamentos para o tratamento do HIV
    O pro140 acho q vai ser uma espécie de anjo da guarda na espera pela cura… Vc acha com quanto tempo o pro140 vai estar a disposição para o tratamento?

    • Paulo Roberto diz

      Victor,
      Vou te dar uma resposta simples e direta: eu creio que daqui a no máximo três anos estaremos curados.
      Veja bem, isso é o que EU CREIO. Não posso garantir nada.
      Evidentemente, não sou cientista, não sou profissional da área da Saúde, mas, pensa bem: Só neste ano, quantas notícias boas e promissoras nós já tivemos?
      Compare com os 30 anos de pesquisa e veja o salto enorme que a Ciência deu.
      Agora, vou te contar um “segredo”: Não, eu não sou otimista. Tenho meus momentos de angústia e após tantos anos de HIV, ainda choro de vez em quando. Faz parte. Acho que sou realista.
      De uma coisa tenha certeza: eu não escrevo nada com mentiras ou simplesmente por pena.
      Ouvi do meu médico (e eu não fui o único) que, para o ANO QUE VEM, já teremos novidades… Segundo ele, fala-se em CURA.
      Estou dando ainda mais dois anos de “lambuja” na minha conta.
      Esperança, Vítor, é o que me move.
      Escreva-me, se você quiser. Podemos trocar idéias:
      pb-almeida2010@bol.com.br

  29. Victor diz

    Veja isso… Peguei lá no site oficial da empresa notícia publicada no dia 22 de outubro!
    A notícia era em inglês, fiz a tradução não reparem!
    CytoDyn Inc. Uma empresa de biotecnologia focada no desenvolvimento de novas terapias para combater o vírus da imunodeficiência humana (VIH), anunciou hoje que o primeiro paciente em seu ensaio clínico de Fase 3 foi injectado com 140 PRO, anticorpo monoclonal da Companhia para o tratamento do HIV. PRO 140 é o primeiro anticorpo auto-injectável num protocolo de Fase 3 envolvendo 300 doentes com HIV que cada um deles será avaliado ao longo de um período de 25 semanas.

    A Companhia acredita que após a conclusão deste estudo de Fase 3, CytoDyn terá a oportunidade de buscar a aprovação acelerada com base no anteriormente concedida FDA fast-track designação candidato. Além disso, CytoDyn pretende solicitar uma designação avanço para PRO 140, como o primeiro anticorpo auto-injetável para monoterapia HIV para pacientes com problemas de resistência ao actual nível de cuidados, referida como HAART (terapia antiretroviral altamente ativa).
    Agora é Eu aqui de novo kkkkkkkkkkkkkkk
    Já começou a última fase, a fase 3 dps de quase 10 anos em 6 ensaios de fases 1 e 2 com susseço.
    Essa fase vai durar 25 semanas e já começou… Ou seja: nos EUA acho que esse produto vai ser usado no tratamento já em 2017 essas são a perspectivas da empresa.
    Agora a pergunta é: No Brasil quando isso será realidade?

    • Paulo Roberto diz

      Victor, tenha a certeza de que no Brasil, este medicamento será distribuído tão logo seja aprovado e usado nos outros países.
      Entenda que o governo brasileiro está quebrado, sem dinheiro, e a perspectiva de cura – e, assim, economizar muito dinheiro com medicamentos mensais – é bem-vinda até mesmo para o próprio Governo Federal.
      É assim que eu vejo a coisa.

  30. Ser+H diz

    A certeza evidente é que a cada dia que passa a cura está mais próxima. De nada adiantam lamentações negativistas. Se é certo que a tristeza por vezes nos atormenta, também é verdade que a fé e o pensamento positivo nos fazem superar as maiores adversidades que a vida nos apresenta. Por pior que seja o dia ou o tormento, ele passa. A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional. Todos adeptos da TARV rumos para indetectável e CD4 a 1000. Não se morre mais só pelo fato de ter HIV, hoje uma doença crônica passível de tratamento. Alimente-se bem e de bons pensamentos. Não se contamine mais. De mais a mais tenha paciência e paz no coração, para que quando a cura bater à porta você esteja lá para recebê-la com um sorriso e de braços abertos.

  31. Blackk diz

    Boa tarde amigos,comecei a fazer o tratamento tem 8 meses, gostaria de saber de vcs se toda vez q eu for no posto pegar os remédios terei q ir ao médico antes pra pegar aquela guia (receita) sendo que já tenho cadastro lá e sempre pego no mesmo posto os remédios,Prq o chato não é ir pegar o remédio,e sim ter que ir ao médico todo mês só p pegar está receita. Me ajudem se puderem.

    • Rafa diz

      Oi Blackk, minhas consultas estão acontecendo de 6 em 6 meses… Minha Infecto já me dá receitas até a próxima consulta… No caso 6 receitas daí só volto pra pegar os remédios. Fale com sua Infecto… Abraços

      • Blackk diz

        Sim rafa,mas digo,ir p pegar o remédio, sempre terá que ter está receita?

        • Alessandro diz

          O Rafa já respondeu, vc tem que exigir de sua infecto varias receitas, mas cada caso é cada caso… Talvez ela queira te ver mensalmente para avaliar sua resposta ao tratamento e etc… Depois é uma consulta a cada 6 meses, e a cada consulta vc leva 6 receitas, aí terá que mensalmente ir buscar sua medicação.

        • Rafa diz

          Sim Blackk, você só poderá pegar os remédios com a receita médica, pois são uma infinidade de ARVs e para cada caso é um tipo de remédio e isso quem define logicamente é sua infectologista. Resumindo, sem receita médica você não terá acesso aos medicamentos.

    • Digo diz

      Seu tratamento é relativamente recente, portanto, é normal que sua infecto queira te ver com mais frequência: para acompanhar a evolução do seu quadro clínico e sua adesão ao tratamento. No início, eu fazia consultas de 2 em 2 meses, aí pegava as receitas.
      Com o tempo (pra mim foram dois anos), a tendência é que as consultas sejam mais espaçadas. Hoje eu as faço de 6 em 6 meses e pego receitas para esse período – porém a entrega de medicamentos continua sendo a cada 2 meses.

      • Blackk diz

        Vdd digo, o médico já me liberou dos exames frequentes,agora só vou nele de 3 em 3 meses Prq meu plano de saúde não libera mais de 3 consultas ao mês com o infecto,aí de três em três tenho q voltar nele só p pegar a receita,por isso a minha dúvida se só poderia pegar o remédio com aquela guia. E to querendo mudar de lugar pra pegar o remédio mas n sei se pode Prq lá onde eu pego,eles não liberam pra 2 meses mesmo estando o pedido na guia,como eu vejo outros postos q distribuem TARV? Obrigado digo.

    • Bruno Macedo diz

      Sou um felizardo. Estou tomando a medicação desde 18 de setembro de 2015. Na primeira consulta ela me deu uma guia para 30 dias de medicação. Porém na segunda consulta ela me deu 2 guias, cada uma para 60 dias. Em outras palavras vou ficar 120 dias sem vê-la! Que felicidades! Nao vou muito com a cara dela mesmo! Kkkk

  32. Ser+H diz

    Black no meu CTA a receita fica arquivada na farmácia, onde apenas me identifico e retiro a TARV. Só tenho contato com o médico nas consultas regulares.

    • Blackk diz

      Ser+H e onde VC pega o seu Tarv? Vc é aqui do RJ? Prq acabei de ir ao meu médico agora, só pra pegar essas receitas d novo,aí passou pra 3 meses e em janeiro terei q ir pra pegar novamente, Prq nem exames ele tem passado mais devido a eficácia do trat,so vou pra pegar literalmente a receita,nas consultas a gente bate papo sobre Trab Prq sobre o vírus n tem mais assunto kkkkkkkkkkk Prq ta tudo bem comigo . obrigadoooooo

  33. Cardoso diz

    Olá pessoal! Tenho dúvidas quanto a um eventual tratamento odontológico. Eticamente devo contar a(o) dentista? Há reais chances de contaminação? Temo em ser discriminado em virtude da falta de informação (inclusive por parte dos profissionais de saúde) ou ter um procedimento dentário diferenciado do habitual por inabilidade/preconceito. Em contrapartida não me sentiria confortável em saber que contaminei alguém (mesmo sem ter sido intencional) por omissão da informação quanto a minha condição sorológica. Devo procurar centros especializados? Posso usar aparelho ortodôntico ou tem alguma restrição? Como vocês lidam com essa questão?

    • Luiz Carlos diz

      Se você está indetectável as chances de você contaminar alguém são muito inferiores do que as chances de uma pessoa que não sabe de sua sorologia. Médicos, dentistas, enfermeiros e todas as outras pessoas que podem entrar em contato com sangue devem utilizar a proteção adequada. Para você infectar um dentista, ele teria que estar com um corte aberto, sem utilizar luvas e proteção adequada. Da mesma forma, caso o dentista estivesse trabalhando nestas condições, ele poderia te infectar com alguma outra doença transmissível através do sangue.

      Eu não vejo o porque de comentar isto com um dentista. É uma questão 100% privada sua, e o dentista tem formação profissional para entender os riscos que corre caso não utilize as proteções adequadas. Não há nenhuma restrição quanto a utilizar aparelhos ortodônticos.

    • Pequena + diz

      Bom dia Cardoso 😉

      Bom, faço meu tratamento dentário no CTA.
      Minha dentista é um amor. Infelizmente ela trata apenas de coisas básicas como obturação, canal, limpeza e prevenção.
      E na última consulta disse que um dente do siso estaria me incomodando. Ela me recomendou extrair, pois uma infecção era algo que deveria evitar em minha condição de + , apesar de estar muito bem.
      Ela me encaminhou para um Centro Odontológico, onde em minha primeira consulta fui muito bem recebida pelo dentista e sua auxiliar que iriam fazer o procedimento.
      Ele apenas fez perguntas sobre minha saúde, cirurgias já realizadas, etc.
      Aí veio a pergunta que não quer calar: vc tem alguma dúvida?
      Morrendo de medo disse sim…rs…
      Pela prescrição de medicamentos que seria feita durante e pós cirurgia, perguntei se esses medicamentos vão influenciar no tratamento que já faço?
      Ele apenas sorriu e disse, não se preocupe, tenho muitos pacientes que tem esse mesmo probleminha seu e tomaram essas medicação sem nenhum problema.
      Um alívio, pois estava morrendo de medo de alguma discriminação ou algo que cortasse o efeito do 3×1 que tomo.
      Já está agendada a extração estou apenas aguardando a data.
      Mas não vejo necessidade de contar nossa condição, caso o dentista não soubesse minha condição através do encaminhamento do CTA eu apenas iria levar a prescrição de remédios ao CTA e perguntar ao meu infecto ou ao pessoal que trabalha lá se haveria algum problema em tomar os remédios.
      Espero ter ajudado 🙂
      Um forte abraço Pequena + ❤

  34. Bom dia. Lendo os comentários, ainda que o fiz passando os olhos; alguns me fizeram desejar uma interação… Li sobre dolutegravir + lamivudina, como terapia dupla. Expilco: recebi o diagnóstico, há 2 anos e trato igualmente. Logo no início foi me proposto diversas possibilidades e bem explicadas. Sou médico e meu colega, além de competência é rico em humanidade, sensível… Quando listou as possibilidades de tratamento, lhe perguntei qual ele, nesta condição usaria, a resposta foi até o momento o que uso, qual seja: raltegravir 400 mg 12/12 horas (que compro desde o início, tendo em vista que o referido só é dispensado em esquemas de resgate, assim não “cabia” no protocolo; ainda que com a subida do dólar mantenho o valor mensal de R$ 1800,00) + lamivudina e tenofovir (estes em um único comprimido ao dia, adquiro junto ao SUS). Em meu último encontro com este “anjo” comentou ele sobre o TRIUMEQ (dolutegravir + lamivudina + abacavir), ansioso, já que a posologia seria de um único comprimido ao dia fui arrefecendo os ânimos. A importação ainda não é praticada no Brasil, permitida. O que além de lamentável, evidencia a burocracia que vivemos. Outra questão nesta troca é que raltegravir, ou dolutegravir (inibidores da integrase) não são somente pertencente à mesma classe, há um estudo recente, concluindo que o último teria uma proteção de barreira genética ligeiramente superior ao que venho usando. O dolutegravir tem valor idêntico ao raltegravir, onde compro. Não mudei porque o motivo seria o estudo ser recente demais, outra continuaria com a lamivudina e tenofovir. Perdão pelo extenso comentário, mas aqui chega uma dúvida. No início realizei o exame de farmacogenética para o HIV. E após análise constatou risco moderado para osteoporose, com o uso de tenofovir, os riscos são classificados em baixo, quando o alelo é ausente; moderado e alto. Ainda assim meu infecto – gosto de me apropriar dele – com muita convicção, manteve a prescrição original, ou seja, o tenofovir. Muito embora tenha acrescido: “… não se preocupe, alguns estudos mostram que não se desenvolve a osteoporose, mas para tanto usaremos 1000 mg de Oscal/dia e 2000 UI de Addera D3)”. Assim encerrou ele. Aceitei. Médico é curioso. Eu além disto, medroso. Fiz uma densitometria óssea, há 6 meses e por minha conta: osteopenia. Retornei lhe e apresentei os exames, quando ele falou sobre o tal TRIUMEQ, como possível opção futura, ou a troca do tenofovir pelo abacavir, este no teste farmacogenético tem risco ausente, ou em outras não tenho tal haplótipo. Resumo: nada mudou na medicação. Solicitou me, ou seria, recomendou me que aumentasse addera D3 (colecalciferol) para 4000 UI/dia e retornaríamos a avaliar em 6 meses.Obrigado pelo blog. Obrigado por partilharem e propiciarem um espaço tão rico e acolhedor. Agradeço e vamos seguir, com coragem.

    • vini+ diz

      oi Caio, tudo bem?
      como você fez para adquirir o remedio? Conseguiu mudar para o dolutegravir?

  35. Bom dia. Lendo os comentários, ainda que o fizesse passando os olhos; alguns me fizeram desejar uma interação… Li sobre dolutegravir + lamivudina, como terapia dupla. Explico: recebi o diagnóstico, há dois anos e trato igualmente. Logo no início foi me proposto diversas possibilidades e bem explicadas. Sou médico e meu colega, além de competência é rico em humanidade, sensível… Quando listou as possibilidades de tratamento, lhe perguntei qual ele, nesta condição usaria, a resposta foi até o momento o que uso, qual seja: raltegravir 400 mg 12/12 horas (que compro desde o início, tendo em vista que o referido só é dispensado em esquemas de resgate, assim não “cabia” no protocolo; ainda que com a subida do dólar mantenha o valor mensal de R$ 1800,00) + lamivudina e tenofovir (estes em um único comprimido ao dia que adquiro junto ao SUS). Em meu último encontro com este “anjo” comentou ele sobre o TRIUMEQ (dolutegravir + lamivudina + abacavir), ansioso, já que a posologia seria de um único comprimido ao dia fui arrefecendo os ânimos. A importação ainda não é praticada no Brasil, permitida. O que além de lamentável, evidencia a burocracia que vivemos. Outra questão nesta troca é que raltegravir, ou dolutegravir (inibidores da integrase) não são somente pertencentes à mesma classe, há um estudo recente, concluindo que o último teria uma proteção de barreira genética ligeiramente superior ao que venho usando. O dolutegravir tem valor idêntico ao raltegravir, onde compro. Não mudei porque o motivo seria o estudo ser recente demais, outra continuaria com a lamivudina e tenofovir. Perdão pelo extenso comentário, mas aqui chega uma dúvida. No início realizei o exame de farmacogenética para o HIV. E após análise constatou risco moderado para osteoporose, com o uso de tenofovir, os riscos são classificados em baixo, quando o alelo é ausente; moderado e alto. Ainda assim meu infecto – gosto de me apropriar dele – com muita convicção, manteve a prescrição original, ou seja, o tenofovir. Muito embora tenha acrescido: “… não se preocupe, alguns estudos mostram que não se desenvolve a osteoporose, mas para tanto usaremos 1000 mg de Oscal/dia e 2000 UI de Addera D3)”. Assim o encerrou. Aceitei. Médico é curioso. Eu além disto, medroso. Fiz uma densitometria óssea, há seis meses e por minha conta: osteopenia. Retornei lhe e apresentei os exames, quando ele falou sobre o tal TRIUMEQ, como possível opção futura, ou a troca do tenofovir pelo abacavir, este no teste farmacogenética tem risco ausente, ou em outras não tenho tal haplótipo. Resumo: nada mudou na medicação. Solicitou-me, ou seria, recomendou-me que aumentasse addera D3 (colecalciferol) para 4000 UI/dia e retornaríamos a avaliar em seis meses.Obrigado pelo blog. Obrigado por partilharem e propiciarem um espaço tão rico e acolhedor. Agradeço e vamos seguir, com coragem.

    • Luiz Carlos diz

      Eu tenho insuficiência de vitamina D3, e achava o preço do Addera um absurdo. Tinha que tomar 1 cp de 50.000UI/semana e depois reduzi para 7.000UI/1x a cada dois dias. Estava gastando fortunas, até que encontrei colcaciferol no exterior. Paguei USD 15 e USD 5 de frete por 360 cps de 10.000UI. Hoje tomo 10.000UI a cada 3 dias e estou com 30 mg/dl de Vitamina D no plasma. Finalmente atingi o nível aceitável, e o impacto no meu CD4 foi relativamente grande. Tive um salto de 27,4% para 32,3% em porcentagem de CD4 em 6 meses.

      • Luiz, boa noite. E que bom suas notícias. Também fui informado, até mesmo antes da prescrição do addera, que era preferível a compra no exterior da GSN. Porém ainda não tive a oportunidade, em ir. Avaliarei essa sua dica: importar. Eu não tenho insuficiência, nem hipoinsuficiência; apenas pelo uso do tenofovir e em se baseando no risco moderado do teste farmacognético foi me indicado como profilaxia. Boa sorte e boa segunda.

  36. Sr Rithel diz

    Gente, descobri a pouco tempo que estou com o vírus do hiv. Foi um choque para mim, mas ao mesmo tempo eu sabia que podia acontecer a qualquer momento, afinal, não me prevenia. Mas eu vejo que nem tudo está perdido. Veja força de vocês, e isso me inspira também a lutar… Estou muito feliz que estejamos perto da cura, e tenho certeza é muita fé em Deus, que não irá demorar muito para nos livrarmos desse vírus inconveniente! 👏🏼👏🏼👏🏼

    • Pedro diz

      Como assim,vc ficou em choque? Sempre achei que quem não se prevenisse, saberia os riscos que estava correndo…

      • Lucas diz

        Simples Pedro… ficou em choque! Ser humano.. aquela raça (qual julgo que você deve pertencer) que sempre pensa que nunca irá acontecer consigo, ou nem pensa… Humanos, errantes e falhos mas que tais “falhas” não amenizam o peso de uma fatalidade.

        Galera, menos julgamento, mais apoio e amor por favor.

        Só eu que estou achando alguns muito ácidos ultimamente?

        • Pedro diz

          Desculpa! É que sou tão racional e pé no chão. Longe de mim querer julgar. Se o fiz, peço desculpas. Mas é que achei incoerente. Well…

        • Pedro diz

          Lucas: “Ser humano.. aquela raça (qual julgo que você deve pertencer) que sempre pensa que nunca irá acontecer consigo, ou nem pensa…”

          Sr. Ritchel: “Foi um choque para mim, mas ao mesmo tempo eu sabia que podia acontecer a qualquer momento, afinal, não me prevenia. “.

          Tá, parei. Bjsss

  37. farmacêutico diz

    Bom dia a todos!

    Olha que noticia legal, muitos t~em grande medo de utilização dos medicamentos em virtude dos efeitos colaterais dentre eles a lipodistrofia, a agencia de medicamentos europeus emitiu um comunicado que reproduzo na integra:

    Conselho atualizado com as alterações da gordura corporal e acidose láctica com medicamentos para o VIH

    EMA recomenda a remoção de avisos de classe para vários medicamentos

    A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) atualizou o aconselhamento sobre o risco de alterações da gordura corporal e acidose láctica com medicamentos para o tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Como resultado, medicamentos para o VIH deixarão de requerer uma advertência relativa a redistribuição da gordura em seu informações sobre o produto, e uma série de medicamentos da classe ‘análogos nucleosídeos e nucleótidos’ deixará de exigir um aviso sobre acidose láctica.

    Alterações de gordura corporal

    O aviso sobre as alterações de gordura corporal (lipodistrofia) foi introduzido no início de 2000, à luz dos achados clínicos em doentes a tomar associações de medicamentos disponíveis no momento. O termo “lipodistrofia” neste contexto refere-se a alterações na quantidade de gordura corporal, bem como a distribuição de gordura no organismo. As análises mais recentes sugerem que apenas alguns medicamentos provocam alterações de gordura (zidovudina, estavudina e didanosina, provavelmente,), e que estas alterações dizem respeito à gordura perda de gordura subcutânea (lipoatrofia). Não há evidências claras de que medicamentos para o VIH causar acúmulo de gordura.

    Em linha com a evidência atual:

    a advertência geral sobre lipodistrofia é, portanto, a ser removido para medicamentos para o VIH;
    uma advertência específica relacionada com a perda de gordura subcutânea permanecerá por medicamentos contendo zidovudina, estavudina, e didanosina.
    A acidose láctica

    Da mesma forma, um aviso sobre acidose láctica, uma nocivo acúmulo de ácido láctico no corpo, foi introduzido no início de 2000 para análogos de nucleosídeos e nucleotídeos. No entanto, uma análise de estudos de caso, relatórios e literatura publicada hoje mostra que o risco de acidose láctica difere substancialmente entre medicamentos da classe.

    Em consonância com as evidências atuais, o aviso de classe sobre a acidose láctica está sendo removido para medicamentos análogos de nucleosídeos e nucleotídeos, com exceção dos produtos que contêm zidovudina, estavudina e didanosina.

    As empresas afectadas por estas recomendações vão agora iniciar procedimentos de regulamentação para atualizar a informação de produto de seus medicamentos em conformidade.

    Informações para pacientes e profissionais de saúde

    A informação de produto de medicamentos para o VIH estão a ser atualizado para refletir o conhecimento atual sobre as mudanças de gordura corporal e acidose láctica, para que os pacientes e os profissionais de saúde podem decidir sobre o tratamento utilizando até conselhos data.
    Esta avaliação não levantou quaisquer novos riscos ou preocupações; os pacientes podem ter certeza de que há vários medicamentos, informações anteriores sobre o risco de alterações da gordura corporal e acidose láctica já não é considerado relevante.
    Os doentes devem continuar a tomar os seus medicamentos como prescrito.
    Os doentes que tenham dúvidas devem discuti-los com o seu profissional de saúde.
    Mais sobre os medicamentos

    Avaliação da EMA coberto centralmente medicamentos para o VIH autorizado. Os seguintes medicamentos autorizados a nível central já não necessitam de uma advertência sobre redistribuição da gordura: Aptivus, Atripla, Combivir, Crixivan, Edurant, Emtriva, Epivir, Eviplera, Evotaz, Intelence, Invirase, Kaletra, Kivexa, Lamivudina ViiV, Norvir, Prezista, Reyataz, Rezolsta , Stribild, Sustiva, Telzir, Triumeq, Trizivir, Truvada, Viramune, Viread, Zerit e Ziagen.

    Para acidose láctica, os seguintes medicamentos que já não necessitam de um alerta de classe: Atripla, Emtriva, Epivir, Eviplera, Kivexa, Lamivudina ViiV, Stribild, Triumeq, Truvada, Viread e Ziagen.

    Combivir, Trizivir e Zerit terá agora um aviso sobre a perda de gordura (lipoatrofia) e também irá manter o aviso de acidose láctica.

    A informação do produto para os medicamentos autorizados a nível nacional também será atualizado de acordo com o último parecer.

    Mais sobre o procedimento

    O objetivo da revisão (parte de um procedimento conhecido como uma medida juridicamente vinculativa, ou LEG) foi determinar se o conselho sobre corpo muda de gordura e acidose láctica refletido adequadamente o conhecimento atual e fazer recomendações sobre as alterações à informação de produto para medicamentos para o VIH .

    EMA do Comitê de Avaliação do Risco de Farmacovigilância (PRAC) realizou a avaliação inicial, tendo o conselho de um grupo de aconselhamento científico (SAG) sobre o HIV. O Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP), em seguida, adotado PRAC recomendações ‘s como parecer final da Agência.

    Autorização de comercialização titulares irá agora começar a procedimentos regulamentares conhecidas como variações para atualizar a informação de produto dos medicamentos afetados.

    fonte;

    http://www.ema.europa.eu/ema/index.jsp?curl=pages/news_and_events/news/2015/10/news_detail_002419.jsp&mid=WC0b01ac058004d5c1

  38. SouPositivo diz

    Olá pessoal, recebe hoje meu exame de carga viral: 16.000 cópias por ml. Minha consulta com meu infecto é semana que vem. Gostaria de saber se esse valor está muito alterado, diferente de quando vocês começaram o tratamento. Já ouvi relatos de pessoas que no primeiro exame estavam com 1.000 cópias apenas.

    • ARLAN diz

      Depende de a quanto tempo vc esta infectado,se for uma infecção recente a carga viral ate q esta baixa.

  39. Blackk diz

    Bom dia amigos,hj fui pegar meu ARV porem quarta feira foi dia do funcionário público e segunda feira finados aí eles fizeram a gentiza de imendar tudo,conclusão…. Meu remédio acaba hj e terei q ficar 3 dias sem tomar o remédio, será que pode dar alguma complicação devido a isso? Pois des de quando comecei nunca fiquei sem tomar e to c receio de dar alguma complicação. 😦

  40. Johnny diz

    Blackk

    Passei quase que pelo mesmo. Fui buscar e estava fechado. Sorte que eu tinha até segunda. Qual vc toma?? Eu sempre tenho um backup para essas ocasiões (pessoas que tomam o mesmo medicamento que eu para eu poder pegar ou emprestar caso falte).

    Fique tranquilo. Acredito que 3 dias não seja um período tão longo.

    Quanto à notícia da cura: 2015 revelou-se um grande ano e só comprova a tese de que a velocidade com que o conhecimento se reproduz ocorre em progressão geométrica, o que só me tranquiliza que em breve teremos não boas, mas ótimas notícias sobre a cura.

    Abços a todos

  41. Supures diz

    Boa noite, peguei meu exame a 1 semana e esta com uma contagem de reagentes de 956,0
    Significa que esta muito avançado?
    Minha consulta ainda é dia 18.

  42. Supures diz

    Boa noite, peguei meu resultado a pouco e deu uma contagem de reagentes de 959,0
    Isso é um resultado muito alterado?

  43. Eddie diz

    Caiam na real ….. A Cura nunca será comercializada , os laboratórios faturam bilhões com ARVs e não há interesse economico nenhum numa cura. Ex-executivos de grandes laboratorios já declararam que há um “acordo de cavalheiros” entre os laboratorios para barrar o desenvolvimento de Cura para doenças cuja venda de drogas geram imenso retorno economico no caso da Aids por exemplo. Instituicoes Filantropicas e Publicas nunca terão condiçoes economicas de desenvolver uma Cura confiavel

  44. Julio Santiago diz

    Tristeza da vida!! Adversidade!! Assim que fiquei doente durante 14 dias eu suspeitei que estaria com o maldito vírus HIV….affff….. fui logo no médico e pedi para fazer o teste do HIV. Infelizmente deu positivo. Já estava me preparando para a minha morte, longe de meus familiares, pois iria fazer iguam um filme onde o ator decide tomar um coquetel de remédios para morrer logo. Ele não queria sofrer como seus amigos que morreram com a aids. Felizmente minha médica é muito simpática e inteligente. Ela me deu muitos bons conselhos. Eu estou aqui há dois anos tomando o 3.1. Não tive quase nenhum efeito colateral, apenas leves tonturas na primeira semana. Rapidamente consegui ser indetectável. Oh, vida, agora é torcer para que consiga a cura. Fé e força. Bye!!!

  45. Até que enfim criaram uma droga para aqueles em que os antiretrovirais não funcionam mais. Alias, ja perdi dois amigos assim. De repente nenhuma medicação funciona mais. Como eu gostaria que essa droga ja estivesse aqui no Brasil ma época em que eles mais precisavam.

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s