Notícias
Comentários 97

Tomografia revela reservatórios de vírus latente em macacos infectados


logo-nature-methodsEstudo recebido em 21 de junho de 2014 | Aceito em 07 de fevereiro de 2015 | Publicado em 09 de março 2015 | corrigido em 11 de junho de 2015 | Erratum (setembro de 2015)

Resultados da tomografia de um macaco cronicamente infectado, antes e 5 semanas depois de iniciar a terapia antirretroviral.

A detecção da localização e da dinâmica virais no contexto da infecção pelo HIV controlado continua a ser um desafio, limitado a sangue e biópsias. Nós desenvolvemos um método para capturar a replicação viral do vírus da imunodeficiência símia (SIV) no corpo inteiro, usando o exame immunoPET (tomografia por emissão de pósitrons com alvo em anticorpos). A administração de politereftalato de etileno modificado e um anticorpo específico contra a Gp120 do SIV conduziu a sinais facilmente detectáveis ​​nos tratos gastrointestinais e respiratórios, tecidos linfóides e órgãos reprodutivos dos macacos virêmicos.

Os sinais virais foram menores em macacos tratados com antirretrovirais — avirêmicos — mas detectáveis no cólon, linfonodos seletos, intestino delgado, conchas nasais, trato genital e pulmão. Em controladores de elite, o vírus foi detectado principalmente em focos no intestino delgado, aglumas áreas linfóides e do trato reprodutor masculino, tal como confirmado pelos exames de transcrição reversa quantitativa PCR (qRT-PCR) e histoquímica imune. Este método em tempo real e in vivo de imagem viral tem amplas aplicações para o estudo da patogenia do vírus da imunodeficiência, no desenvolvimento medicamentos de vacinas e potencialmente para e pesquisa médica translacional.

Autores: Philip J Santangelo, Kenneth A Rogers, Chiara Zurla, Emmeline L Blanchard, Sanjeev Gumber, Karen Strait, Fawn Connor-Stroud, David M Schuster, Praveen K Amancha, Jung Joo Hong, Siddappa N Byrareddy, James A Hoxie, Brani Vidakovic, Aftab A Ansari, Eric Hunter & Francois Villinger

Anúncios

97 comentários

  1. TheKing diz

    Gostaria de convidar os leitores do blog a baixarem o aplicativo KIK (disponível para iOS e Android) para que possamos nos interagir. Muitos Soropositivos tem muitas dúvidas e se sentem sozinhos, angustiados, sem alguém pra compartilhar todo o peso de um diagnóstico. Parecido com WhatsApp, mas sem necessidade de nº de telefone, é uma ótima opção que encontramos de nos ajudar um ao outro. Ao criarem a conta, procurem pelo perfil eusoutheking. Já temos mais de 150 pessoas conectadas e todos de alguma forma se sentiram ajudados.
    =D

  2. Jobs diz

    Pouco a pouco, passo a passo, cada revés de cada descoberta só vem a somar. #EuAcredito

  3. UmCara+ diz

    Pra quem está, assim como eu e milhares de outras pessoas, entrando pra estatística de infectados pelo HIV, essa notícia é um folego a mais na luta em busca da reconquistar a vida saudavel…. é impressionante como nós seres humanos precisamos perder pra entender o quanto era importante….recebi o resultado de meus exames hoje, CV em mais de 112 mil cópias e CD4 em 364, limítrofe para AIDS (abaixo de 350ul) segundo o CTA que consulto, parece que zerei uma fase da vida e iniciei um jogo novo… Preciso agradecer demais o pessoal desse blog, vocês foram cruciais no começo de tudo, tive meu diagnostico em 12 de agosto e de lá ate aqui toda angustia, dúvida e liçao aprendida consegui com vcs.

    Namastê

  4. Paciente o Otimista diz

    Descobri com CV 270 mil e CD4 116…. tortura psicológica, mas depois de 1 ano de tratamento estou indetectável e CD4 956 Feliz e melhorando.

    • Casal + diz

      Paciente otimista, o que fez pra subir tanto o CD4 assim? hehehe..
      Parabéns, feliz por estar bem.
      Descobrimos em maio, estamos a 1 mês e meio de tratamento, meu CD4 163, CV 333.000, o blog e a família JS como é chamado nosso grupo no Kik nos ajudou bastante, foram fundamentais.
      Aguardo suas dicas.. hehehe
      Um abração amigo.

  5. caradobemsampa2 diz

    Sempre bom ler boas novas…. devagar chegamos lá!
    fico imaginando em um dia ser um ex soropositivo.
    abraço

  6. Eduardo diz

    Pessoal, boa noite!
    Esta é.a.primeira vez que escrevo no blog, mas leio vcs todos há mãos de seis meses. O blog tem me ajudado bastante, muito mesmo. Mas confesso que ainda tenho que evoluir bastante mentalmente.
    Descobri ser soro+ em fevereiro, fazendo exames de rotina, pois eu e minha mulher queríamos engravidar. O choque foi tremendo, ainda não aceitei completamente, gosto de ler coisas positivas, mas a morte não sai da minha cabeça, o medo de ficar doente como nos anos 80/90 se ficava, enfim… Medo! Apenas minha esposa sabe, ela não está contaminada (não sei como, mas graças a Deus!)
    Desde junho estou em TARV com o 3em1, não sei meu cd4 e minha CV, mas lembro que em março, quando consultei meu infecto, eram bons. Semana que vem farei o primeiro exame pós TARV, confesso que estou morrendo de medo do resultado. Tenho tomado direito, parei de fumar há 5 meses, tenho feito exercícios, comidomelhor, bebido menos, me cuidado mais. Mas medo é a palavra, tenho muito medo de não estar reagindo ao tratamento. Dos efeitos colaterais, sinto apenas tonturas (hj leves), uma hora após tomar a pílula a cada noite. Parece que estou levemente bêbado.
    Enfim, gostaria muito de trocarideias com vcs, ouvir a história de vcs, acabar com o estigma que essa p… de vírus tem, acabar com esse medo e ter uma vida normal, ou quase.
    Mas o que é normal, né?
    Fiz um kit edu.1978 para conversar mais com vcs.
    Um gde abraço a tds, obrigado ao JS por me ajudar com seu blog, obrigado por dedicar a mim tbm um pouco do seu tempo.

    • Ricardo diz

      Bom dia, Eduardo!
      Sua história é bem parecida com a minha. Também sou casado e minha mulher também é negativa e ainda iniciei o tratamento com o 3 x 1 em junho deste ano. Fiz exames com 60 dias de medicação e já estava indetectável.
      Se quiser mande e-mail para “otimista02@gmail.com” para troca de experiências.
      Valeu e pensamento positivo que o tratamento vai dar certo.

      • Gustavo diz

        Minha histórtia é igual. Minha mulher negativa. Mas já estou há 3 anos nessa e tudo certo! Me chama no skype Ricardo! Gustavosp100 abs

        • Ricardo diz

          Gustavo, não tenho skype. Eu estou há dois anos e meio. Se quiser mande e-mail.
          Abs

    • Gustavo diz

      Minha situação é parecida com a sua. me chama no Skype rpra conversar Edu! Gustavosp100. Abs

      • Herivaldo Virulato diz

        Eu tb tenho esposa negativa.

        Vcs arriscam transar sem camisinha, dados os resultados dos ultimos estudos?

        Quero ter filhos mas tenho medo de infecta-la…

        • Mutatis Mutandis diz

          Herivaldo, alguém aqui vai ser papai sendo positivo e esposa negativa. Tu nào lembras quem é? Eu não me lembro…

            • Mutatis Mutandis diz

              Não, hehehe…já tive os meus…kkkk…mas lembro de alguém que estava tentando engravidar, sendo ele positivo e ela negativa, só não sei quem era ao certo…

    • Hope diz

      Ola Eduardo! Também temos histórias parecidas só que eu sou a “esposa negativa”… dia 26 deste mês faremos um ano da descoberta. Meu marido estava doente e nem desconfiávamos do que poderia ser. Hoje, sinceramente, pouco lembramos do vírus e levamos uma vida normal. Um forte abraço! Se quiserem conversar meu email é ritamariadavila@hotmail.com

    • Mutatis Mutandis diz

      boa noite…também sou do grupo dos casados cuja esposa não se infectou…Graças a Deus!!!

      • Digo diz

        Também tô na turma: minha mulher também é negativa, graças a Deus. Estou há seis anos nessa. Camisinha sempre!

    • Cara+ diz

      Eduardo

      esse seu medo é bem comum no começo do tratamento até porque não sabemos ao certo a fase seguinte e com isso, com todo um universo novo a ser desvendado, gera-se uma expectativa do cão em função da medicação x surtir efeito.

      fique tranquilo, a medicação é realmente eficaz e em pouquíssimo tempo te fará ficar com níveis indetectáveis de vírus no sangue.

      Arrisco a dizer que com a medicação e todos esses cuidados que você já providenciou no decorrer desses dias, a probabilidade de uma vida tão boa, ou até melhor do que a que levava antes, é certeira. Logo, logo, a vida entra no seu eixo normal e tudo ficará tranquilo como foi até então. Aliado a isso, conserve bons pensamentos. Isso te ajudará a colocar o vírus no seu devido lugar – apenas um vírus e não o motivo central da sua vida.

      Qualidade de vida sempre meu caro! Bora viver! Vida que segue!

  7. Joâo diz

    Gente me informem uma coisa. a falta de penicilina é grande por todo o país, no meu caso como devo fazer pra tratar a sífilis, haja vista que até no posto médico fui indicado a procurar outra medicação. Estou perdido com esse jogo de informações!

    • vivendo positivo diz

      Existem outras combinações orais de antibióticos para quem é alérgico a penicilina (e no caso da falta). Você pode pedir outra prescrição ao infectologista.

    • Bernardo diz

      João,
      Passei por isso também!
      O que eu te indico é ligar pra melhor farmácia que tiver na sua cidade e pedir pra trazer o medicamento de alguma outra.
      A atendente fez isso comigo e me ligou quando chegou a 1ª penicilina.

  8. Bernardo diz

    Olá pessoal! Bom, descobri ser portador do vírus hoje tem exatamente 6 DIAS! =(
    Confesso que sempre desconfiei que pudesse ter contraído devido ao meu comportamento as vezes irresponsável (nem sempre!).
    Ainda não sei minha carga viral, minha consulta é apenas dias 29/09.
    O que me fez descobrir foi o fato de ter contraído Mononuscleose, que tem sintomas parecidos com HIV (garganta/amígdalas branca), mas antes de saber disso, SURTEI literalmente achando que o vírus já começou a atacar meu organismo.
    Porem agora estou melhor… Com medo de tomar os medicamentos também…
    Conto com a ajuda de vocês. pois não me abri nem com a sombra.
    😦

    • Bernardo, fico solidário em relação a seu diagnóstico. A medicação é muito eficiente, daqui a pouco vc irá voltar aqui para nos contar que está indetectável e com demais exames bem.

      A fase inicial nos assusta mais, só que conforme os dias vão passando nossa visão sobre a vida melhora e percebemos que, apesar de o mundo não ser o mesmo, o olhamos de forma boa.

      Use o tempo a seu favor, você ficará bem.

      Abç

      • Bernardo diz

        Obrigado pelo apoio Binho!
        Deus queira que tudo dê certo mesmo!
        Estou mais calmo agora, e procurando nem lembrar disso!
        abração!

        • M. diz

          Bernardo as coisas são mais difíceis para mim pelo lado biologico do que físico, fiquei indetectável em menos de 2 meses de tratamento, realmente foi muito eficiente o 3×1 para mim, no entanto, minha cabeça me joga para baixo frequentemente. Devido a isso resolvi iniciar uma terapia, pois acredito que me ajudará muito.

          Abraços

    • Gustavo diz

      Amigo, todos nós sabemos exatamente o que você está sentindo. É pânico generalizado, parece que o mundo vai acabar. Mas uma única certeza podemos te dar: VAI PASSAR !!!!!! Segura firma mais um tempo, toma os remédios direitinho e mais importante, controla tua cabeça. Estou há 3 anos nessa e hoje ele é mais um dos milhares de fatores que compõe a minha vida. Nada mais! Conte com a gente !!!!

      • Bernardo diz

        Obrigado Gustavo!
        Assim seja!
        Assim que eu começar a tomar os medicamentos, conto aqui pra vcs!
        Espero, assim como a maioria, não ter reação!
        Meu maior medo é perder massa muscular.. Treino pesado para bodybiulding… Espero que isso não atrapalhe.

        Algum infecto de vcs já indicou reposição hormonal ou algum ciclo?
        abraços

        • Alessandro diz

          Existe um artigo aqui no blog sobre isso de treinamento, clica ali em artigos e vai achar muito material falando a respeito e vai sanar suas dúvidas, e caso ainda tiver algum, tente mandar e-mail para a doutora, abraço.

        • Thecure diz

          Bernardo, Blz rapaz?
          Cara, fui diagnosticado dia 07/10 e também praticavs muita musculação. Desde essa data para de malhar, não como direito e como tenho dificuldade pra ganhar peso, estou perdendo rapidamente. Você pode me ajudar? Baixei esse Kik aqui. Abraço

          • Zimba diz

            Thecure,
            Desculpa, mas n uso o Kik ainda, me manda seu e-mail que conversamos!
            Eu, infelizmente, ainda não posso te ajudar… estamos meio que na mesma situação, só descobri 1 mês antes que você.
            Na verdade isso é bem psicológico seu! Não deixe que saber que tem o vírus afete teu foco de viver e teus objetivos!
            Eu cai de tristeza quando soube pelo médico que realmente era Soro+, mas o que eu fiz? Mesmo com uma gana de ir pra casa deitar e só chorar, eu fui é pra academia treinar! E foi a melhor coisa!!!! Ao finalizar meu treino, nem lembrava mais o que tinha acontecido!
            Tenta, mesmo que contra vontade, comer mais e voltar com tudo nos treinos!
            E começa logo seu tratamento! Eu não queria isso tb, mas sei que agora é a melhor alternativa!
            To tirando forças de onde nem sabia que teria!
            Espero que essa ideia tenha feito vc abrir um pouco a mente! Optamos por viver ou não! Depressão n vai nos ajudar! Logo vc vai recuperar sua imunidade e o próprio infecto vai te indicar algo p/ajudar na recuperação muscular.
            O meu me disse que GH pode melhorar tb a imunidade… o problema dele é o $$$
            mas recuperando a imunidade, automaticamente vai melhorar seus ganhos!

            abração queridão!

  9. Cezar diz

    Em breve, este tipo de exame se populariza entre humanos – o tamanho dos reservatórios e, claro, o detectável no indetectavel.

  10. Triste + diz

    Pessoal boa tarde.
    Já vai fazer 4 meses que estou tomando o 3 x 1 e não tive nenhum efeito colateral, graças a Deus. Só q estou numa aflição muito grande de ter que fazer o exame de carga viral e cd4 novamente, pois ainda não repeti após o uso do medicamento.
    Dia 30/09 tenho consulta com a infectologista e ela já tinha me falado que eu teria que fazer novamente os exames, depois desses meses, para saber como está indo o tratamento.
    Só que estou muito agoniado e minha vontade é de desmarcar a consulta, justamente com intenção de prorrogar o exame.
    Não sei o que devo fazer, estou totalmente perdido e sem noção de tudo.
    Um grande abraço a todos vcs.

    • Cara+ diz

      Triste+

      de verdade, esse exame serve exatamente para saber o quanto a medicação já fez efeito no organismo. Tendem em poucos meses baixar a carga viral em níveis indetectáveis, objetivo maior de todo soropositivo. Estando indetectável você se mantém saudável e está no controle da situação…. então, procure afastar essa “nóia” boba que não te leva a nada. Numa dessas você já está indetectável e está ai sofrendo por nada.

      faça os exames, vá a consulta, faça tudo direitinho que eu te garanto que o resultado é bola no gol!!!!

      Depois poste os resultados para a gente comemorar a conquista junto com vc!

  11. Mari diz

    Olá! Gostaria de deixar um pequeno depoimento
    Fiz hoje o exame laboratorial para várias DSTs como HIV, Sífilis e Hepatites. Tenho 23 anos e sou sexualmente ativa desde os 17.
    O que venho aqui sinalizar é que, primeiramente, em todo este tempo somente um médico pediu exames para DSTs (incluindo HIV), um alergista/infectologista que fui para tratar uma rinite (este primeiro exame feito aos 19 anos deu negativo)
    Há 6 meses venho tendo episódios de candidíase vaginal de difícil tratamento, acompanhado pela minha ginecologista. Mesmo diante disto, ela em nenhum momento mencionou a possibilidade de eu fazer um exame para verificar se esta condição não poderia vir da contaminação pelo vírus da aids.
    Acho tão curioso isso, como existe uma atmosfera mística em volta desta doença, inclusive por parte dos médicos.
    Por eu ter uma aparência angelical e um jeito bem delicado, por ser branca, por ser loira, por ser engraçada, por ser corada, por ser gentil, por qual diabo de motivo ela não me pediu o exame? Qual a cara desta doença?
    Pois bem, diante desta situação, por estar iniciando um relacionamento e ter a intenção de fazer sexo sem camisinha com o meu parceiro, eu mesma tive que solicitar a ela que me desse um pedido para fazer o exame de DSTs – claro que não estou dizendo aqui que um pedido de exame da minha ginecologista seria a única opção que tenho para descobrir se sou soropositiva ou não. E, para o meu espanto, ela ficou surpresa com o meu pedido e disse: “Oh meu amor, você está preocupada com isso?” (como se qualquer pessoa que ja fez sexo sem camisinha da vida, não devesse estar????)
    Enfim, obviamente estou apreensiva, pois como eu disse, qualquer pessoa que já fez sexo sem camisinha na vida, se não tem, deveria ter esta preocupação. E, procurando informações na internet sobre os resultados possíveis dos exames (que por muitas vezes pra mim são tão confusos), achei esse blog.
    Jovem soropositivo, muitíssimo obrigada por tantas informações importantes que encontrei aqui, o seu trabalho é essencial! Deixo uma indignação/inquietação que me surgiu diante desta situação que vivi e ainda estou vivendo e acho que cabe um post legal sobre preconceito da classe médica/ preconceito na vida/ essa história de achar que a aids só afeta homossexuais, ou qualquer outra caracteristica estigmatizante relacionada a doença antes e pós diagnóstico. Senti falta também de saber mais sobre a sua contaminação, pois tbm tem um monte de preconceito relacionado a isso que seria ótimo ser desmistificado!
    quem sabe… (;
    muito obrigada de novo!
    abraços apertados

  12. Ricardo - Guarulhos diz

    Quando peguei meu diagnostico positivo me senti um caco, pois como iria falar para a minha esposa acerca da minha condição e mais, como iria pedir para que ela fizesse o exame, muito embora soubesse que a partir do momento da minha “exposição” ao vírus, tomei o máximo de cuidado para não infecta-la, e assim foi ! Mas era uma realidade que eu precisava dividir com ela, afinal o medo invadia minha cabeça, como foi pesado, carga emocional no limite, nervos transbordando… Hoje ao ler alguns depoimentos vejo que tantos passaram pela mesma situação e estamos vivos para poder contar esta não tão boa experiência, mas estamos aqui ! Mas por mais que os estudos revelam que não transmitimos o vírus, não consigo passar a confiança em transar sem camisinha.

  13. Triste + diz

    Cara+
    Vc tem toda razão. Preciso tirar esses pensamentos levianos da cabeça e torcer para que tudo de certo. Ter fé que a medicação está sendo o mais eficaz possível e ter plena convicção que estarei indetectável e com um excelente cd4.
    SAÚDE PARA TODOS NÓS.
    Abraços.

  14. Lucas diz

    Ola pessoal boa noite, fazem três semanas que descobri ser + e graças a Deus estou sem sintomas nenhum, ainda nao estou tomando medicação segundo o pessoal do posto de saúde por isso, ja realizei meus exames de Cd4 e Cv amanhã será minha primeira consulta com a infectologista demorei um pouco pois na minha cidade so tem dois médicos especialistas nessa área.
    Creio q a médica passe a medicação, ate para manter assim sem sintoma algum e evitar algo pior.
    É isso ai galera no começo pensei em desistir mais desistir e para os fracos então vamos lutar e vencer.

  15. Ricardo diz

    Boa noite, pessoal. Sempre venho ler as materias mas quase não comento. Não sei se alguém vai lembrar de mim. Perdi meu noivo pro HIV ( foi quando descobrimos ) esse ano. Foi tudo muito turbulento mas hoje estou mais pé no chão. Fiz meus exames e meu CD4 estava acima de 600 e CV em 9.000. Iniciei o 3×1 tem uma semana. Na primeira noite tive sonhos muito vívidos, sonhei até que tinha morrido e parecia estar fora do corpo, foi tudo muito louco. No decorrer da semana tenho sentido minha cabeça um pouco pesada, como se eu estivesse um pouco grogue. Mas nada que atrapalhe minhas funções diárias. Meu medo era ter efeitos colaterais mais graves, porém até agora estou bem. Li sobre muita gente que toma medicação até chorando, com raiva. Eu tenho pensado que são “vitaminas”. Uma vez eu falei com meu terapeuta que eu não sabia como eu estava “encarando” o HIV, e ele me disse: – não encara. Não fique pensando muito nisso. Viva ! Hoje estamos aqui, amanhã podemos não estar. Seja pelo HIV, ou por bala perdida, ou infarto. Não viveremos para sempre. Então tome sua medicação e continue vivendo como sempre viveu, e até melhor.
    Isso me animou bastante ( esse ponto de vista ). Então vamos continuando a rotina. Paz e saúde a todos. Forte abraço !!!

    • UmCara+ diz

      Ricardo, sei exatamente o que é esse sentimento de não saber como encarar, confesso pra vc que estou levando isso tudo nesse momento com muito pé no chão. Superei de uma forma que até a mim surpreendeu o tal do ‘luto’ inicial, estou vivendo mais ou menos como: “se der medo, vai com medo mesmo” e encarando todos os dias com naturalidade. Iniciarei os medicamentos no proximo dia 18, dia que faço também minha primeira consulta. Tratei de pegar os contatos do CTA que me atende, que por sorte aqui na minha cidade é muito humano, me senti acolhido e não tratado como apenas mais um. Apenas poucas pessoas sabem, tres dos meus amigos apenas e isso pra mim tem sido um alivio, poder desabafar com amigos de verdade faz um bem danado. Aqui no blog encontrei muita luz também, não foi facil o inicio, eu descobri de uma maneira desesperadora, sem um suporte para o baque inicial… e ainda me recuperando dos sintomas agudos da infecçao que me derrubaram por 15 dias.

      Enfim, deixo meu contato, será muito bom poder conversar com quem estiver disponível, meu email umcarapositivo@gmail.com.

      Um grande abraço

  16. Ricardo diz

    Oi Hope, e demais. Que bom que existem pessoas humanas como vcs. Estou positivo desde 2010, atualmente indetectavel e tomando o 3×1. Sinceramente, apesar de efeitos facial wasting e perda de massa muscular, meus problemas se encontram em outro campo. Me contaminei num vacilo, qd em 2010 minha esposa ( negativa ) abandonou a casa. Bem , sinceramente? Ela não dá tréguas e vive de jogar na minha cara. Nao fosse o preconceito, e o fato de eu ter 2 filhas c ela, teria saido de casa. Meu vírus nao é o hiv. Ele tem nome de gente, e se acha superior. Torço pela vacina, p facilitar nossa aceitação no mundo. Ah, vcs são maravilhosos! Obrigado

    • Hope diz

      Oi Ricardo. Uma pena seu sofrimento em casa… acho sinceramente que um ambiente familiar sadio é parte importante do tratamento. Vocês já conversaram abertamente sobre o que houve? Parece que o problema não é o vírus e sim algum ressentimento dela com você. Espero que vocês consigam se reaproximar. Eu e meu marido somos prova de que nenhum vírus acaba com uma história de amor… (piegas mas verdadeiro)

    • Bernardo diz

      Como assim efeito facial wasting? putz
      Geral tem isso também?
      😦

    • sampapoa diz

      desculpe minha indagação, mas que remédio você estava tomando em pleno 2010? AZT???? que eu saiba o 3X1 não tem como efeito colateral “wasting” (lipoatrofia)… isso até meu medico disse. e que eu saiba as medicações mais antigas como o AZT nem estão mais disponíveis para uso…

      • Digo diz

        Sampapoa, eu tomo AZT… Minha combinação é Lamivudina + Zidovudina (AZT) + Efavirenz

  17. Paciente e Otimista diz

    Casal + mudei muito minha vida, evito bebidas alcoólicas, durmo bem, tento me alimentar bem, só isso…. e não esqueço nenhum dia os remédios. Força q logo logo vc poderá comemorar ótimos resultados!!!! Boa Sorte!!

  18. vanessa diz

    Muito bom entrar no meu Facebook e ver pessoas compartilhando publicações do jovem! Nunca tinha aparecido pra mim no meu grupo de amigos essa semana vi várias pessoas, elogiando no face em cima dos compartilhamentos os textos dele!
    Fiquei feliz!
    Um beijo jovem!

  19. VACINA CONTRA AIDS PODERÁ ESTAR DISPONIVEL EM 2016, AFIRMA UNAIDS

    http://www.cubadebate.cu/noticias/2015/09/10/la-vacuna-contra-el-sida-podria-estar-disponible-en-2016-afirma-la-onu/#.VfL6ndLF_a_

    2016 pode ser um ano decisivo na luta contra a AIDS e assim foi anunciado por Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS, que disse à EFE: “Eu acho que a injeção pode começar a ser administrada a partir do próximo ano, porque a descoberta ja está feita.”

    O objetivo da nova vacina, que já foi testada em pacientes de todo o mundo, está recebendo o que os médicos chamam de “cura funcional”, isto é, deixando o doente de receber o tratamento retroviral diário, que o seu sistema imunológico permanecera intacto e normal.

    “Há alguns anos, uma pessoa tinha HIV e tinha que tomar 18 pílulas por dia, hoje apenas uma, talvez, com uma injeção a cada seis meses será suficiente”, disse o CEO.

    Logo, Logo, Galera, e ainda acredito em uma cura esterilizante.

        • Rafael diz

          Foi exatamente o que pensei, não encontrei nenhuma outra notícia além dessa!
          E sobre a vacina da biosantech, o que acha?
          Abração

          • Hoje perguntei pro meu infecto. Ele disse que aguarda os resultados e que vai gostar quando forem aplicáveis.

            Ele sempre me acalma, com seu jeitão meio curto e grosso, mas gosto dele.

            Na torcida!

    • Salvadorpositivo diz

      Será que ele está falando da vacina da Biosantech mesmo? Acho que vai aparecer mais de uma vacina. A corrida está chegando ao final. E ganha quem chegar na frente. Com fé em Deus estaremos lá pra comemorar.

  20. serfeliz diz

    Bem que o luquinha falou , falou que a cura esta proximo e tambem que Setembro seria um mês de boas noticias.

  21. Eduardo diz

    Hope, Ricardo, Gustavo, Herivaldo, Mutatis, Digo, cara+, obrigado pelas palavras.
    Depois que escrevi aqui, troquei umas ideias no kit, deu uma amenizada na angústia. Valeu, mesmo. Vamos mantendo contato.

    Bernardo, força sempre, cara! Já passei pelos.piores dias, mas acho que ainda posso melhorar…

    Herivaldo, nunca teria coragem de trancar sem camisinha, nem com truvada. Ainda é cedo pra mim.

    Abraços a todos e bom fim!!

  22. Bruno diz

    Já escrevi aqui mas hoje com a turma de amigos que fiz no Kik acabei me ausentando!
    Sou soropositivo a 4 anos e a 2 semanas tomo o 3×1! Gente não tive efeito colateral nenhum! Raramente alguém tem! Esse negócio de lipodistrofia é coisa do passado!
    Fiquem tranquilos, todos terão um vida normal com um único diferencial, tomar um comprimido toda noite antes de dormir!
    Para quem está sozinho existem grupos de soropositivos como este do kik e a possibilidade de vc encontrar um amor nas mesmas condições é enorme!
    Sei que no começo tudo é difícil, existe o medo do desconhecido! Mas acreditem em mim, tudo ficará bem!
    Beijos a todos

  23. Eduardo diz

    Pessoal, sem querer alimentar mais neuras, mas eu tô no meio do quarto mês de TARV com o 3×1 dose única, tomo à noite e ainda tenho tonturas após tomar, até dormir. Alguns dias mais leves, outros mais intensa.
    Demora assim pra passar mesmo?
    Eu sempre como perto da hora de tomar o comprimido pra não zuar o estômago. Será que é por isso?
    Valeu galera.
    Bom fds pra tds!

    • vivendopositivo diz

      Notei que se eu como algo gorduroso perto de tomar o comprimido, fico bastante tonto. Se comer de barriga vazia também, a melhor situação é comer com algo leve junto, o ruim é que com algo leve acordo de madrugada com fome. Já tomo desde 11/03

    • Eduardo, sugiro que entre a refeição e a hora de tomar tenha um intervalo, já que você tem receio de comprometer o estômago, tente tomar duas horas depois de comer. Eu tomo perto das 19:00 e janto umas 21:00, comer logo depois de tomar também é ruim. No meu terceiro mês comecei a ter tontura matinal, por isso tomo mais cedo hoje, e só tenho alguma tontura se comi coisa muito gordurosa no almoço.

      • Eduardo, só um complemento, faço isso para o 3×1 (Tenofovir, Efavirenz e Lamivudina). Há medicamentos que precisam der ingeridos logo depois de comer. Essa coisa do intervalo entre a ingestão funciona bem para o 3×1.

  24. Olá, pessoal.
    Há certo tempo vim aqui pedir ajuda e encontrei. Volto aqui novamente para tentar encontrar uma mão amiga. Já sei que estou doente, não fisicamente, mas psicologicamente e está duro encarar a realidade. Não sei pra onde ir, não sei onde buscar ajuda… tenho pensado que talvez um psiquiatra ou psicólogo poderia me ajudar. Sou homem, no início da casa dos 30, razoavelmente bem sucedido profissionalmente – pode-se dizer, mas não consigo ser feliz na vida pessoal e isso tem me massacrado. Resultado, estou vivendo uma vida de devasso… Sofro ataque de pânico, às vezes penso em morrer… enfim, minha vida está um lixo. Mas queria evitar ao menos mais um problema a ser gerenciado, contaminação pelo HIV. Sendo assim, questiono vocês: Alguém aí sabe mais sobre aquela proposta de TARV preventiva? há certo tempo li uma reportagem falando sobre o fornecimento de medicação a quem levava uma vida de risco, para evitar a contaminação. Queria procurar infecto pra tratar sobre o assunto, mas antes gostaria de ouvir a opinião de vocês, se puderem me ajudar. Desde já agradeço a atenção. Forte abraço a todos.

    • UmCara+ diz

      pauloudia… cara, primeiro lugar, proteja-se!! é simples assim, não criei mais uma neura pra sua vida… apenas isso, proteja-se… use camisinha em toda relação que você desconhece a sorologia do parceiro, segundo lugar, faça seus exames não só para HIV mas pra todo tipo de DST para saber exatamente a saúde do seu comportamento sexual e também não expor ninguém ao risco. E cara, se mesmo assim você for exposto por comportamento de risco, corre pra um Pronto Socorro e pede a profilaxia pos exposiçao, faz o tratamento e acompanhamento…. fora isso, viva uma vida saudável e sem neuras… Procure um psicoloco para te ajudar com as dificuldades que você esta enfrentando na vida e não faça dessa preocupação mais um tabu.

      Sempre as ordens, grande abraço!

    • Pauloudia, deixa eu te falar algo, algumas pessoas quando são infectadas pelo HIV não têm fase aguda (ou esta é muito fraca e nem parece ser nada demais). Eu não tive nada que me fizesse desconfiar ser soropositivo, somente meu comportamento que me fez pensar sobre. Quando fui diagnosticado eu tinha carga viral alta e imunidade média.

      Porque falo isso? É simples, vai que, Deus o livre, você se contamina e não sabe que está contaminado, e sai espalhando. Na nosaa vida sexual é importante cuidar de sí e do outro também.

      Se você se contaminar terá que aceitar o fato. Mas imagine o peso que será ter contaminado alguém?

      Em relação a você não estar bem consigo, procure uma religião, psicólogo, amigos… Há beleza na vida, busque isso. Faça coisas que te dê prazer além de sexo.

      Aqui torcendo por você, para que fique bem logo em todos os sentidos de sua vida.

      Abç do Binho!

    • Perseverança sempre diz

      Olá! Atualmente tenho feito este tratamento após ter tido um parceiro que nos expos retirando a camisinha durante nossa relação sexual, visto que não confio nos relatos dele em ter se protegido antes em outras relações e também de estar dentro da janela imunológica, apesar do exame ter dado negativo para ambos. Aconselho a ter cuidado com o tratamento de profilaxia pós-exposição, ele é único e não é indicado a quem se expõe sempre, além dos efeitos colaterais em quem não é portador, tenho tido tonturas, vomitado e mesmo seguindo as recomendações da médica de me alimentar bem antes tenho me sentido muito mal, prejudicando meu trabalho. Após o tratamento você deve ser testado por seis meses para saber se o tratamento foi eficaz e todo esse tempo é horrível e machuca muito o psicológico. Use camisinha, não sacaneie sua parceira como fizeram comigo e procure outros divertimentos que não o afetem tanto. Sexo é algo muito bom, mas devemos levar em conta todos esses detalhes, então cuide-se amigo. Estou em choque com o que aconteceu, mas tenho que ser perseverante esperando por este tempo.

  25. dandanmais diz

    Pessoal, alguém sabe de algum grupo no KIK pra interação entre usuários do blog? Um abração e FORÇA pra todos! ❤

  26. Eduardo diz

    Vivendopositivo e Binhomais,
    Obrigado por compartilharem suas experiências.
    Ontem jantei mais cedo, tomei o remédio três horas depois da refeição e logo após o remédio, comi uma fruta. Parece que deu certo, não tive tonturas. Tomo o 3×1 comprimido único.
    Acho que estava abusando da gordura junto do remédio.
    Vou observar mais.
    Valeu, bom domingo pra vcs!
    Abraços

  27. Luquinha diz

    Vocês querem mais notícias boas querem ? Quando a unaids fala em contagem regressiva ate 2020 eles realmente pretende apos a descoberta fazer isso viável a todos , mais tem uma palavra magica (ATE) ou seja a qualquer momento ,verdade eles ja sabiam que isso vai acontecer a qualquer momento (cura) foi assim com ha hepatite c e com o truvada. O hiv e pagina virada so e uma questão de muito pouco tempo , vem mais noticias por ai rsrs e mais para as pessoas que tiveram alguma lesão , ou dano não sei se e a palavra certa ou seja uma doença adquirida devido aos antiretrovirais , vai ser igual uma pessoa obesa que faz uma cirurgia baliatrica, vai tudo pro quinto dos infernos glicose, pressão alta , mais falando de pressao hoje a minha esta 14/9 mais deve ser devido o que Senhora fazer com o nosso Brasil , agora os impostos e ver o Flamengo ganhando mais no final da tudo certo rsrs beijo no coraçao .

    • Alex diz

      Bom ponto de vista, mas pesquisei e não vi notícia sobre a UNAIDS falando que até 2020 deve existir a cura para o hiv, o que achei é que a Amfar estabeleceu essa meta e para isso está arrecadando dinheiro e investindo em pesquisas.

      A declaração mais próxima relacionada a Unaids que achei foi uma do seu então presidente dando uma declaração pessoal, e não institucional, de que acha que a Aids estará erradicada até 2030. Quando li isso, em um primeiro momento pensei que ele estivesse falando da cura do hiv, mas talvez não, parece que fala de erradicar a doença aids, ou seja, o hiv continuaria no corpo das pessoas mas o tratamento existiria para todos, a ponto de não permitir chegar a aids, bem como os exames de detecção do vírus tbm chegariam a mais pessoas, contribuindo para que as pessoas comecem a tratar logo cedo.

      Essa notícia da vacina que postaram acima achei legal, mas o título parece não representar o que ela significa, quando falam em vacina imagino que quem toma uma vez não pegará o vírus do hiv, e pelo que foi noticiado não é o caso, seria um remédio como os que tomamos hoje, com a diferença que em forma de injeção e em período menos frequente, a cada 6 meses.

      As notícias são boas mas não são tão claras, os títulos como noticiam por vezes parecem distorcer um pouco as informações.

      • Luquinha diz

        Você poderia pesquisar sobre a cura , virar um cientista e ganhar o premio nobel , e quem disse que a unaids promete cura em 2020 eu quiz dizer a ate ate significa que 2016 …mais tem sempre um Satanás que da pra trás, eu aposto que quando a cure a cure cure cure cure chegar vai ser o primeiro da fila , vai colocar o relogio para despertar e tudo rs

  28. Luquinha diz

    Ratificando , o que esta senhora esta fazendo com o Brasil , ECG muito em breve estaremos livre disso tudo , confie , sou Homem de palavra , nunca ia brincar com algo sério .

  29. Matheus diz

    Luquinha como sempre uma injeção de otimismo para todos nós…continue nos informando sobre todas novidades do fim próximo e inevitável desse vírus…abç!

  30. Isa diz

    Oi pessoal… Esta é a primeira vez que tenho coragem de postar aqui,, mas acho que já vasculhei o site todo. Descobri há mais ou menos um mes que sou + e não sei bem como abordar tal assunto. Lembro exatamente do dia do diagnóstico que me deixou sem chão, que fez meu corpo sentir um frio nunca sentido por nenhum inverno aqui do Sul… Mas vamos lá, depois de todo horror, medo, etc., que todos sabemos bem o que significa, creio que a vida, aquele impulso bom, vem vindo aos poucos…. Ele vem em cada reação positiva quando contamos sobre a nossa soropositividade, em cada gesto de amor de quem quer nos ajudar, em cada atitude afetiva de quem não esperávamos. O lado ruim tbm faz parte e machuca: a ignorância e o preconceito. Mas dai cabe a nós pensar se a doença está em nós (que na maioria das vezes, nem doentes estamos) ou na ignorância que diz respeito a uma deficiência que nenhum coquetel será capaz de barrar, que exame algum pode diagnosticar. Eu sei e sinto na pele que é foda, mas estamos juntos (mais do que pensamos) e bor viver… Tenho orgulho de pertencer a esse grupo de guerreiros!

    • UmCara+ diz

      OI Isa, descobrimos na mesma época então, meu diagnostico foi no dia 12 de agosto, de lá pra cá já passei por um mix de todo tipo de sentimento e hoje já me encontro confiante de mim mesmo, de que sou capaz de vencer… sei bem esse frio, tbem sou do Sul e nada se compara… rsrsr… mas juntos nós vamos adiante… no inicio temia ser um cara sozinho… mas hoje vejo que tenho mais pessoas lutando pela mesma causa, tanto meus amigos que sabem quando o pessoal iluminado que surge na nossa vida a todo momento…. Sempre as ordens! Grande abraço, fique bem!

  31. Silva 2013 diz

    Olá, saudações a todos!
    Escreve aqui pela primeira vez, porém, já acompanho o blog desde o início da ano passado. Esse jovem que comanda o blog é um 10!
    Abraços a todos!!!

  32. VM diz

    Bom dia! Acompanho esse blog desde de janeiro, ocasião em que meu irmão fora diagnosticado com HIV. Uma surpresa, um susto, medo… Na ocasião, meu amado irmão ficou internado na UTI, e o medo da morte nos assolou fortemente… Após 4 meses de tratamento ele já está indetectavel e com o cd4 que na ocasião está tão baixo, apresentando crescente melhora… Fisicamente ótimo, emocionalmente “esfarelado”, foi necessário medicamentos psiquiátricos, já finalizado, e hoje a ajuda terapêutica é o que segura nos momentos mais difíceis… Sou psicóloga clínica, irmã de um soro+, e hoje me dedico ao estudo dessa doença… Obrigada por esse espaço, consegui muitas vezes calar minha angústia aqui, lendo depoimentos tão otimistas que me fez crer q a vida vale a pena, e que como já disseram por aqui, vc tem o vírus, e não o contrário! Um beijo no coração de cada um de vcs é minha gratidão!

  33. Eduardo diz

    VM, encha seu irmão de carinhos e cuidados.
    Tenho certeza que isso fará grande diferença pra ele. Eu tenho o apoio da minha mulher, uma guerreira sem igual, seja na minha vida, num raio de uns 3mil anos-luz.
    E saber que tenho alguém ao meu lado, me apoiando, me abraçando, me dá forças para encarar o que vier.
    Estou bem, descobri na hora certa, antes de ficar doente, tomo medicação há três meses e se Deus quiser esta semana descubro que estou indetectável.
    A cura vem já já… Vamo que Vamo.
    Força, fé…

  34. Isa diz

    Oi UmCara+! Eu vivo bem isso: uma mistura de todos sentimentos. Não tenho medo de ser sozinha exatamente por ver que não somos
    poucos, mas nos primeiros dias do diagnóstico senti uma sensação de solidão nunca experimentada antes. Agora já estou melhor e amanhã início os medicamentos. Pelo que vi no exame, não tenho resistência a nenhum medicamento, mas estou vivendo esta fase: medo dos efeitos colaterais. Tu já iniciou o uso? Força para todos nós! E principalmente saúde mental, pois pelo que vejo é do que mais precisamos para vivermos bem! :))) beijos!

  35. Leo diz

    Boa noite amigos.estou já 5 mês de tratamento acordo a noite com um pouco de dor de cabeça isso e normal?fico com medo meus exames já estão bons…e quando comecei tratamento fiz checkup geral…até cardiológico…vcs acham que tenho que fazer neurológico TB?to sentindo tipo uma pressão do lado direito…mas durante o dia sinto nada ta tudo normal eu acordo com essa dor no final da madrugada.o que vcs acham?

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s