Notícias
Comentários 23

Singapura suaviza restrição a visitantes soropositivos


Por Annabelle Liang para Associated Press em 31 de agosto de 2015

Associated_Press

Nesta segunda-feira, dia 31 de agosto, Singapura afirmou ter suspendido a proibição, que vigorava há duas décadas, para pessoas infectadas pelo HIV entrarem no país, mas vai limitar sua estadia para um máximo de três meses. O Ministério da Saúde de Singapura disse que a proibição foi suspensa em 1º de abril, “dado o contexto atual de mais de 5 mil residentes de Singapura vivendo com o HIV e a disponibilidade de tratamento eficaz para a doença.”

“A lista negra de estrangeiros soropositivos foi recomendada no final de 1980, quando a doença era nova, fatal e nenhum tratamento eficaz estava disponível.”

A restrição de três meses é aparentemente destinada a impedir a estadia de longa duração por parte de estrangeiros, incluindo aqueles que procuram trabalhar na nação insular ou acompanhar uma criança estudando em Singapura. “A política de repatriação e a lista negra permanente de estrangeiros soropositivos foi recomendada no final de 1980, quando a doença era nova, fatal e nenhum tratamento eficaz estava disponível”, disse um porta-voz do ministério em uma resposta por e-mail para a Associated Press. Pelas leis de Singapura, o porta-voz não pode ser identificado.

Enquanto uma visita de curta duração “representa um risco adicional muito baixo de transmissão do HIV para a população local”, a proibição de longo prazo permanece como “um risco para a saúde pública que não é insignificante”, disse o porta-voz. Países como Austrália e Nova Zelândia têm restrições semelhantes para visitantes de longo prazo com HIV. Visitantes de curto prazo que vão a Singapura devem obter um Passe de Visita Social, que é válido por duas a quatro semanas, e pode, posteriormente, ser renovado por até três meses. Os portadores desse passe não são autorizados a trabalhar na cidade-estado.

O HIV, o vírus da imunodeficiência humana, ataca o sistema imunológico, tornando mais difícil para o organismo combater infecções. A síndrome da imunodeficiência adquirida (aids, na sigla em inglês) é a etapa final da infecção pelo HIV. Embora não exista cura, os tratamentos, tais como terapia antirretroviral, têm ajudado indivíduos a melhorar seus sistemas imunes, retardando a propagação do vírus.

“Precisamos de um ambiente de apoio que não discrimina uma pessoa porque ele ou ela está infectado pelo HIV.”

Roy Chan, presidente do grupo voluntário local Action for Aids, disse que sua organização saudou a iniciativa como um passo em direção a mais compreensão e aceitação das pessoas infectadas pelo HIV. “Embora as coisas tenham melhorado um pouco, não podemos esquecer que muitos ainda estão sendo convidados a deixar seus empregos e são condenados ao ostracismo por amigos e familiares, por causa da infecção pelo HIV. Muitos ainda sofrem sozinhos e têm problemas em garantir postos de trabalho e seguro de saúde”, disse Chan. “Precisamos de um ambiente de apoio que não discrimina uma pessoa porque ele ou ela está infectado pelo HIV. A revogação da proibição de entrada a curto prazo é um exemplo do que precisamos fazer”, disse ele à Associated Press.

De acordo com dados mais recentes do Ministério da Saúde de Singapura, 6.685 residentes daquele país foram infectados pelo HIV em 2014, em uma população de 5,3 milhões, dos quais 1.737 morreram. O HIV pode ser transmitido através do sangue, gravidez e em relações sexuais com um parceiro infectado. Ele não pode ser transmitido pelo contato social.


Anúncios

23 comentários

    • Alex diz

      Pq algumas pessoas aqui tão falando em setembro? rs Vai ter alguma notícia boa q não sei? rsrs

  1. Cauã+ diz

    “Ele (Hiv) não pode ser transmitido através do contato social” . Frase brilhante digna de ser tatuada.
    Que cada vez mais se rompam as barreiras.

  2. Cauã+ diz

    Pessoal que querem entrar no Kik
    Adicionem o nick “hopealways6” ou “eusoutheking” e peçam para que eles lhe incluam em algum dos grupos.

    Abraço!

  3. Beto diz

    Pessoal alguém ai sabe me falar de alguma pesquisa ou algo sobre soropositivos e uso de esteroides?

    • Beto, fale com seu médico. Sei de colegas que o médico liberou alguns itens, outros médicos restringem (não recomendam) algumas coisas.
      Cada suplemento age de uma forma no corpo, imçortante falar com seu infecto, pois, qq coisa ele estará alerta para avaliar 😉

      Abç

  4. Beto diz

    Binhomais, obrigado pela orientação e hj fui a minha primeira consulta com a infecto, ela me liberou o uso de suplementos alimentares mais nenhum tipo de esteroides… fiz cd4 deu 757 e ela está pretendendo não iniciar a medicação!

    • casal diz

      Tb tive essa opção mas segundo minha infecto o Ministério da Saúde sugere aos médicos a orientar os pacientes a iniciarem o mais cedo possível, afinal vc vai esperar alguma doença oportunista pra tomar o medicamento?. Bora coloca esse bichu pra morrer logo!

    • San diz

      Dos blogs Q vi esse está sendo o melhor!Está de parabéns Jovemsoropositivo!Provavelmente amanhá terei que começar a medicação,pensei em deixar pra depois do findi,já que o começo é um pouco difícil,mas sinto muita fraqueza e começou não pode parar ao que me parece….

  5. Rudney Marques diz

    Sou soro positivo mas não sei ainda sobre a carga viral, receio tomar yakult e por conta dos lactobacilos vivos aumentar a quantia de seres biótico infectados em meu organismo.

    • San diz

      Eu tb tomava probióticos que tem lactobacilos tb,esqueci de perguntar p o médico

  6. GompMais diz

    Meu infecto disse que posso tomar os suplementos e fitoterápicos que já tomava antes de me descobrir soropositivo sem problemas. E são muitos… Disse que não vai me tirar nada, pois até mesmo a cerveja posso tomar, embora eu tenha optado por não mais fazer ingestão de bebida alcoólica. Disse que a intenção do tratamento é garantir que eu tenha uma vida normal e isso é o que busco, portanto faço imensa questão de acreditar no meu médico…

  7. Beto diz

    binhomais ainda não fiz cv esse cd4 e um teste rápido q fizeram lá… Eu queria inicia já com os medicamentos!

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s