Acordando o HIV


Publicado em 30 de julho de 2015 por UC Davis Health System

UC Davis

A terapia antirretroviral já ajudou milhões de pessoas a sobreviver ao HIV. Infelizmente, o vírus ainda tem um mecanismo de sobrevivência embutido: ele cria reservatórios latentes de vírus inativos que são invisíveis à terapia antirretroviral e ao sistema imune.

Mas agora os pesquisadores da UC Davis identificaram um composto capaz de ativar o HIV latente, oferecendo a tentadora possibilidade do vírus ser expelido de seu reservatório silencioso e, assim, levando à cura. Melhor ainda, o composto, chamado de PEP005, já está aprovado pelo FDA. O estudo foi publicado pela PLoS Pathogens.

“Esta molécula tem grande potencial de avançar para estudos clínicos.”

“Estamos animados por ter encontrado um excelente candidato para a reativação e erradicação do HIV que já está aprovado para uso em pacientes”, disse a autora do estudo, Satya Dandekar, que preside o Departamento de Microbiologia Médica e Imunologia. “Esta molécula tem grande potencial de avançar para pesquisa translacional e estudos clínicos.”

Satya Dandekar
Satya Dandekar

Embora a terapia antirretroviral tenha sido bem sucedida — reduzindo a infecção pelo HIV em recém nascidos, restaurando o sistema imune dos pacientes e reduzindo a carga viral para níveis virtualmente indetectáveis –, ela não é capaz de sozinha curar a doença. Se o tratamento é descontinuado, os reservatórios de vírus latente são reativados e a infecção retorna à galope. Como resultado, os pacientes precisam aderir ao tratamento para sempre, colocando-os em risco de sofrer com toxicidade a longo prazo.

“Erradicar o HIV é fundamental.”

“Nós avançamos muito, mas ainda temos 30 milhões de pessoas contaminadas pelo HIV”, disse Dandekar. “Sem os medicamentos, o vírus pode voltar com o mesmo níveis de ameaça aos pacientes. Erradicar o HIV é fundamental.”

Erradicar quer dizer reativar o vírus latente e então destruí-lo — uma estratégia chamada de “chutar e matar”. Cientistas do mundo todo têm trabalhado nessa abordagem, mas encontrar o composto ideal tem sido desafiador. A molécula ideal precisa ter como alvo as proteínas associadas à latência do HIV sem superestimular o sistema imune ou ativar outras proteínas, como NF-kappaB, desenfreadamente. Resultados assim poderiam ocasionar efeitos colaterais severos.

O time de cientistas da UC David pode ter sido bem sido sucedido com o PEP005, o princípio ativo de uma droga já aprovada pelo FDA para tratar câncer, chamada PICATO, a qual aumentou a ativação do HIV em amostras de sangue de pacientes e mostrou baixa toxicidade.

HIV-Electron-micrograph-392
Estrutura tridimensional da superfície da célula com partículas de HIV sendo liberadas através da membrana plasmática. (Cortesia da Holland Cheng Lab, © UC Regents)

Entretanto, o HIV é um vírus complicado e, tal como os médicos descobriram com a terapia antirretroviral, deve ser atacado de múltiplas formas. Além da PEP005, os cientistas testaram outros compostos capazes de reativar o HIV através de diferentes caminhos. Esse processo meticuloso levou à molécula JQ1, que age sinergicamente com a PEP005, maximizando a ativação do HIV. Quando combinada com a PEP005, a JQ1 aumenta a ativação do vírus em até 15 vezes.

“Observamos uma ativação viral ainda mais intensa.”

“Um tratamento único não é suficiente e, por isso, estamos tentando atingir o HIV através de diferentes caminhos”, explicou Guochun Jiang, a primeira autora do estudo. “Como resultado, observamos uma ativação viral ainda mais intensa.”

Embora esses resultados sejam promissores, os cientistas têm consciência que eles só funcionam se o “chute” for seguido de “matar”. “Primeiro, precisamos identificar a melhor combinação de agentes ativadores de latência”, disse Dandekar. “Depois, precisamos ajudar os pacientes a limpar essas células reativadas. Só reativar o HIV da latência não será suficiente.”

Dandekar lembra que muitos pacientes com HIV que fazem uso da terapia antirretroviral possuem respostas imunes robustas, as quais levarão um bom tempo até limpar o vírus. Ela acredita que as vacinas contra o HIV que estão em desenvolvimento trazem uma vantagem adicional: mesmo que uma vacina não seja 100% eficaz em prevenir a transmissão, ela pode aumentar a habilidade do paciente de destruir o vírus reativado.

Identificar a PEP005 e JQ1 como potentes ativadores do HIV é um passo fundamental nessa direção. “É muito animador que a molécula do PICATO já esteja aprovada e sendo usada em pacientes”, disse Dandekar. “Além de ser muito eficiente em reativar o HIV, ela também funciona maravilhosamente bem com outros agentes de reativação de latência, é menos citotóxica e não induz a uma resposta imune excessiva.”


Anúncios
avatar
31 Comment threads
22 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
38 Comment authors
rosembergAllancasalGBMA Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Inscrever-se  
Receber notificação
Junior Bello
Visitante
Junior Bello

Está cada vez mais próxima a tão sonhada cura! Logo a humanidade derrotará esse vírus que acha que nos venceu :).

Matheus
Visitante
Matheus

Daqui a pouco esse intruso não vai ter mais onde se esconder…viva o avanço da ciência,hoje estamos tratados amanhã vamos estar curados!

Caua+
Visitante
Caua+

Jovem, q notícia animadora! 🙂

Soldadorj
Membro
Soldadorj

Que notícia boa !

gustavo
Visitante
gustavo

Que boa noticia… n fico sempre pensando na cura, e muito menos acreditava nela. . Mas confesso q estou animado.. jaja teremos

DD+
Visitante
DD+

Gustavo…
tbm não fico sempre pensando, mais acredito que virá de uma forma ou de outra. ;).

DD+
Visitante
DD+

tá chegando!

Lucas
Visitante
Lucas

Pro140 vai entrar na fase 3… alguém sabe sobre esse estudo? É uma cura funcional?

http://www.einnews.com/pr_news/279676762/cytodyn-initiates-first-clinical-site-for-phase-3-trial-of-pro-140

EGC
Visitante

CYTODYN INICIA FASE 3 JULGAMENTO DE PRO 140 Pacientes Recebendo PRO 140 como monoterapia em Estudo de Extensão Continuam resultados positivos Vancouver, Washington, 05 de agosto de 2015 (GLOBE NEWSWIRE) – CytoDyn Inc.. (OTC.QB: CYDY), uma empresa de biotecnologia focada no desenvolvimento de novas terapias para combater o vírus da imunodeficiência humana (HIV ) infecção, anunciou hoje que a empresa iniciou o seu primeiro site de sua clínica para ensaio de Fase 3. Fase 3 protocolo de ensaio da Companhia prevê um estudo de 25 semanas com 300 pacientes HIV-positivos. Dr. Nader Pourhassan, Presidente e CEO, comentou: “Estamos muito satisfeitos… Ler mais »

binhomais
Visitante

Boua Jota! O bostinha só fez eu acordar que estou vivo. E logo sem ele 😉.

Soropositivo em crise
Visitante
Soropositivo em crise

Será que a toxidade do tratamento atual é tão grande quanto falam? Ou será que isso é mais para reforçar o discurso do medo, com o intuito de fazer com que as pessoas se previnam mais? Levei esses questionamentos ao meu infecto recentemente, principalmente em relação à questão das comorbidades, e do tal envelhecimento precoce, e ele me disse que se o tratamento não fosse efetivo e tolerável não se diria que a expectativa de vida de um soropositivo é a mesma de um soronegativo. O que vocês sabem/acham sobre isso tudo?

TheKing
Visitante
TheKing

Olá Soropositivo (em breve sem crise rsrs), Quando se fala em toxidade da TARV a longo prazo é algo muito complicado, pois geralmente falam de maneira ampla, levando em consideração todos os medicamentos utilizados na terapia. Mas conforme me orientei, o tratamento de 1ª linha (composto por Lamivudina, Tenofovir e Efavirenz) tem uma toxidade baixa ao ser comparado com outras combinações. Isso significa que essa “alta toxidade” dita na maioria das campanhas, não é aplicada nessa combinação, sendo que hoje é a combinação mais usada pelo fato da facilidade de adesão e baixo índice de toxidade a curto e longo… Ler mais »

Rachel
Visitante
Rachel

The King, que Querido e que mensagem animadora!
Isso mesmo, a cura está dentro dessas coisas todas que mencionou. Que aliás, sempre para “curar” qualquer que tivermos, uma vida saudável, se amando e distribuindo amor, é o grande segredo para sempre seguir em frente!
Beijo pra você e para o Soropositivo em crise 🙂

HopeAlways
Visitante
HopeAlways

King te amo , o efeito colateral que tenho hoje com o 3×1 é a felicidade e perspectiva de vida muito longa!!

EGC
Visitante

A IAS Vancouver 2015: Metas proliferam na Pesquisa pela busca da cura do HIV Começa a surgir luz no fim de longo a aparentemente sem fim tunel. A cura está próxima e será resultante de uma abordagem multidisciplinar e multi-terapêutica Os dois dias de Simpósio em busca de uma cura para o HIV/AIDS tornaram-se um elemento de fixação antes das conferências e a reunião da semana passada na Conferência da International AIDS Society em Vancouver com destaque a mais variada gama de abordagens experimentais do que nunca na busca de formas de eliminar O HIV infecção do organismo. [Produced in… Ler mais »

Confiante
Visitante
Confiante

Uma das maiores autoridades cientificas sobre o virus HIV está na Alemanha, Dr. Gunter Heins, o mesmo é categorico em afirmar, a cura do HIV só se dará em 2050. Portanto, nos contentamos com as novas medicacoes, mas cura, essa nossa geracao nao terá.

Diogo
Visitante
Diogo

Realmente confiante… rs
O que vc não parou pra pensar é que, de uma hora para outra, pode aparecer uma nova estratégia! Uma nova arma contra o vírus. Ciência se faz a partir de possibilidades atuais e, também, uma variável importantíssima: O acaso!
E o acaso pode aparecer a qualquer momento, em forma de possibilidades de cura! Pense nisso!

Digo
Visitante
Digo

“O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído”

Alexandre
Visitante
Alexandre

Confiante, as maiores autoridades do mundo em HIV sugerem que estamos a pouco de uma cura funcional. Dos 3 descobridores do vírus, uma acha que nunca teremos a cura e os outros 2 acham que estamos próximos. O cara que vc cita, pode ser uma das maiores autoridades no assunto HIV, mas a grande maioria das maiores autoridades no assunto estão em consenso da cura iminente.

luizgaucho02
Visitante

Boa Alexandre!!!

Alexandre
Visitante
Alexandre

Fala, Luizão!

HopeAlways
Visitante
HopeAlways

Show Alexandre. Brilhou !! 😀

Alexandre
Visitante
Alexandre

Hope, é a mais pura e dura (para alguns) realidade!

lau25
Visitante

“A ignorância gera mais frequentemente confiança do que o conhecimento: são os que sabem pouco, e não aqueles que sabem muito, que afirmam de uma forma tão categórica que este ou aquele problema nunca será resolvido pela ciência.”
Charles Darwin.

Pra mim, just it.

Matheus
Visitante
Matheus

EGC ótimo artigo, são muitas “estratégias” diferentes para eliminar o vírus…elas combinadas com certeza vai levar ao fim dele.

Brumo
Visitante
Brumo

Hoje tomei a última dose da vacina de hpv. Toda proteção é bem vinda. Um dia séra a vacina que irá nos curar do hiv. Esse dia vai chegar!!!

Gil
Visitante
Gil

Notícias como essa e como as descrições das estratégias que foi trazida aqui nos comentários reacendem nossas esperanças mas, lembremos: VAMOS VIVER SEM NOS PREOCUPAR COM CURA, pois tem gente muito competente pra achar a cura PARA ONTEM. Eles têm pressa! Já que estamos nessa , um misto de Caverna do Dragão com LOST, onde a tão sonhada volta ao “mundo normal” ainda não chega (às vezes, me vejo assim, e vocês?), façamos de nossas vidas um caminhar bacana e agradável, do jeito que estamos ou da forma como precisamos nos colocar: como pessoas que evoluem para uma vida melhor,… Ler mais »

LC
Visitante
LC

Boa noite, pessoal. Esta é minha primeira vez aqui ou qualquer fórum sobre o assunto. Não faz nem um mês que descobri ser soropositivo. Fiz um teste rápido na Vila Mariana para ter uma depressão que se arrastou por semanas. O choque com o resultado foi tão grande que precisei de ajuda médica e psiquiátrica (afinal, sempre me protegi e achava que isso jamais aconteceria comigo). Passei uma semana realizando exames, sendo furado por agulhas e mapeado em cada centímetro do corpo. Nesta sexta receberei os resultados e certamente começarei a terapia. O grande problema é: estou cheio de medos… Ler mais »

Alex
Visitante
Alex

Oi, LC, não sou de SP, mas vou deixar o comentário. Tbm não faz um mês que descobri que tenho o vírus, logo na primeira consulta com o infectologista no mesmo dia que fiz o teste rápido eu pedi para tomar o remédio, antes mesmos de saírem os resultados de carga viral e cd4, porque já tinha lido que quanto antes o tratamento melhor. Escolhi não contar pra nenhum familiar ou amigo, e isso foi e tem sido mt difícil enfrentar dessa forma, é sufocante. Entretanto, em fóruns e sites sobre o assunto tenho tido contato com pessoas que tem… Ler mais »

borges
Visitante
borges

Bom amigo acredito que deve ser uma barra sim pos conheci uma pessoa e uma semana depos ele descobriu ser soro positivo ate hj por questao de receio dele nao tivemos relaçao e isso ja vai caminha para 2 meses vou te falar eu nao vejo o hiv como um bicho de 7 cabeça pos conheço pessoas que vive a mas de 15 anos nessa vida tem que se ter fe e acredita em algo alem do nosso mundo pos nada acontece por acaso Deus sabe a nossa hora acredite se vc esta nessa luta e por q vc e… Ler mais »

Rafael
Visitante
Rafael

Olá, Lc.
O pessoal aqui costuma conversar através do aplicativo kik (aplicativo parecido com o WhatsApp, porém mais discreto por não precisar de menhum dado pessoal) caso queria conversar baixe o app e me adicione: rodirafa

Te espero!

binhomais
Visitante

LC, como vai? Acho que a única certeza que posso falar é que com o passar dos dias, semanas e meses tudo se acalmará no seu coração. A gente vira e mexe lembra do vírus, mas não sofremos eternamente por ele.

casalpositivo
Visitante
casalpositivo

me envie um email pra conversa se vc quiser LC blz! terei todo prazer em te ajudar assim como me ajudaram aqui! descobri no dia 03.01.2015 …aguardo contato!

Luquinha
Visitante
Luquinha

Bom dia

luizgaucho02
Visitante

Muito bom o post JS e muito bom seu comentário ECG, em breve chegaremos lá sim, apesar de alguns pessimistas acharem que não.

Abraços.

paraense+
Visitante
paraense+

cada dia que passa nos aproximamos mais e mais da solução definitiva do nosso problema. a cura está logo ali na esquina !. Basta ter fé e esperança que logo estaremos livres !. JO+ ,entre em contato com o meu Email jcf190464@gmail.com e deixe contato !.

Gil
Visitante
Gil

OLÁ LC, É uma barra difícil, um choque enorme. Estou recém infectado, descobri em abril. Passei a perceber um mundo diferente, de pessoas e situações que antes eram invisíveis para mim, mesmo sendo um profissional da saúde (embora não trabalhasse com DST/AIDS, nem saúde pública), pois muitas coisas que descobri não são ditas do público leigo. É uma fase de choque, mas garanto-lhe, fique calmo e siga à risca, INCLUSIVE HORÁRIOS para tomar sua medicação anti retroviral (ARV), para combater o vírus e ficar indetectável. Aí, a chance de sua saúde ficar 100% é enorme, muito grande mesmo. Eu estava… Ler mais »

LC
Visitante
LC

Boa noite, Gil. Estou aqui para mostrar que um fio de esperança começa a aparecer na minha mente. Hoje fui buscar os primeiros resultados de exames antes de iniciar a medicação. Para começar, estou razoavelmente bem: CD4 em quase 400 e CV em 13.000. A solução foi direta, a médica me colocou logo no 3×1. Já nesta noite começo com o comprimido, com promessa de recuperação boa, já que me sentia muito cansado e com uma tosse de cachorro danada, e tudo causado pela “briga” dentro do corpo. Os bichinhos ainda estão em número pequeno, então vamos logo jogar uma… Ler mais »

Yogui_SP
Membro
Yogui_SP

Q noticia boa!!! Animei mt

HopeAlways
Visitante
HopeAlways

Noticias como essas e tantas outras só mostram que dias ainda melhores virão. Não é dúvida, é certeza ! Pensem positivo , olhem pro próximo com um pouco mais de humanidade e acima de tudo vivam FELIZES !

Sozinho com Deus
Visitante
Sozinho com Deus

Meus colegas … não tenho o costume de postar, mas sempre que dá, estou lendo as notícias. Descobri ano passado, minha condição atual. Não foi nada fácil. Acho que esse choque inicial é sentido por todos nós. Me senti sem chão, no meio de um tornado, sem saber onde me segurar. Mas aí que entra nossa fé. Se estamos respirando, ainda temos esperança. E jamais perca a esperança, mesmo que os desafios e os comentários sobre o futuro nos assuste.(que não é o nosso caso … tanta expectativa boa sobre as pesquisas) Iniciei pouco mais de 1 semana o medicamento.… Ler mais »

casalpositivo
Visitante
casalpositivo

me envie um email “sozinho com Deus”? vamos conevrsar e trocar informações? aguardo abraço!

casalpositivo
Visitante
casalpositivo
HB
Visitante
HB

Estou ha 5 dias com o dignistico e realmente a doença é sufocante… Me tranquilizo muito ao ler o blog, mas tem vezes que me desespero e choro bastante… Um misto de sentimento nessa fase inicial, medo, angustia, preocupação, tristeza e desespero! Sou da área de saúde e pensei estar preparado isso, mas infelizmente nao!!! Tenho um agravante de ter iniciado um relacionamento recente, medo de contar… Graças a Deus os exames dele deu não reagente pro hiv, porém reagiu na sífilis… O meu só foi o hiv, acho que isso pode ter sido providencia, por facilitar contar e explicar… Ler mais »

Dinho
Visitante
Dinho

Prezado LC e demais colegas, Ótimo dia pra todos! LC é realmente uma situação comovente o fato suportar o peso dessa notícia, assumir nossa nova contiçao é tarefa árdua! Lembro-me como se fosse hoje, eu pedindo(via whats) para um amigo não me deixar sozinho logo após ver o resultado do exame, foi meu grande medo aliás, solidão por este motivo! É um período conturbado e cheio de inseguranças, pensamos que a batalha da vida acabou e nossos planos foram afogados em um mar de angústias e culpa. Passados 14 meses já coloquei muitas coisas no lugar, mas não nego que… Ler mais »

Iago
Visitante
Iago

Ahhh disseram “só em 2050”?
Tbm disseram que nem Deus afundaria o Titanic…
3 meses de 3×1. Já ouviram falar que existe efeito colateral da felicidade? Eu ando tão feliz e bem. : )

MA
Visitante
MA

Um comprimido por dia! Só há, agora, dois caminhos a ser seguido, uma cura funcional ou uma cura de fato. Fazendo um histórico do HIV, segue-se um afunilamento. A derrota dos vírus começou com a hepatite C, logo chegará a vez do HIV.

GB
Visitante
GB

Olá pessoal. Semana passada recebi meia exames e fui diagnosticado positivo para HIV. Já estou fazendo a bateria de exames necessários para iniciar o tratamento. Porém, na consulta com meu infectologista, ele me falou algo que eu, só depois que sai de lá, vi que não entendi o que ele quis dizer. Ele me falou que ao iniciar o tratamento, o nosso objetivo era deixar a carga viral de 40 para baixo. O que isso significa? Outra dúvida, sou alérgico a penicilina, então não poderei tomar o 3×1 mais usado atualmente?

DD+
Visitante
DD+

Olá, GB…
Isso que ele falou em deixar a carga viral a baixo de 40 significa ficar indetectavel, ou seja, reduzir a qse zero o numero de virus no seu sangue. E sobre a alérgia a penicilina, isso nao vai atrapalhar em nada com o 3×1, caso vc perceba alguma alergia pelo medicamento é so comunicar ao seu medico que ele irá passar um medicamento pra te ajudar

Allan
Visitante
Allan

Olá pessoal descobrir a pouco tempo que sou soro positivo.. precisamente dia 28 do julho… e já fiz todas as baterias de exames.. a mais recente foi nos meus olhos… Vou começar a falar com minha infecto somente em setembro… Gostaria de saber se é normal essa demora…

Não tenho medo afinal já sei do que estou passando.. e vou ter que enfrenta lá.. o problema de tudo isso e a anciedade…

rosemberg
Visitante
rosemberg

fui diagnosticado a 2 semanas perdi 7 kilos e estava com suores norurnos e tosse o que parece que ja foi controlodo pelos antibioticos. È possivel recuperar a massa muscular perdida e em quanto tempo