Notícias
Comentários 81

Lactobacilo e CD4

Abriu nos últimos dias a triagem para mais uma fase do estudo clínico sobre os “efeitos imunológicos do uso contínuo de Lactobacillus casei Shirota em pacientes em tratamento supressivo com pobre recuperação de células T CD4+”, coordenado pelo Dr. Esper Kallás, professor associado da disciplina de imunologia clínica e alergia, no Instituto Central da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

FMUSPO estudo começa no mês de julho, tem duração de 12 semanas e prevê 8 visitas ao centro de pesquisa clínica do HCFMUSP para avaliação, algumas das quais podem ser feitas por telefone. Os participantes devem:

  • Ter entre 18 e 60 anos;
  • Estar tomando coquetel;
  • Ter carga viral indetectável;
  • Apresentar CD4 abaixo de 500 nos últimos testes.

A nova seleção de voluntários já começou. Se você, assim como eu, também se encaixa neste perfil e tem interesse de participar deste estudo, entre em contato com a Zelinda através dos telefones (11) 2661-7214 ou (11) 2661-3344 ou pelo e-mail zelinda.bartolomei@gmail.com.

Anúncios

81 comentários

  1. hopeee diz

    Como voluntário da pesquisa, incentivo plenamente a todos que puderem e quiserem participar. EU, por exemplo, iniciei o estudo com cd4 442 e após 12 semanas tomando 1 frasco de lactobacilo por dia..meu cd4 pulou para 741. Vale ressaltar que escolhemos aleatoriamente uma letra que nos identificará no estudo e nem nós. .nem os médicos sabem se estamos tomando o placebo ( que não interfere na imunidade) ou o lactobacilo em si ( que ajuda a recuperar as células cd4). Nossas identificações por letra somente são do conhecimento da yakult. Isso se deve para que na análise do resultado do cd4 após 12 semanas tomando o frasco, os médicos tenham resultados mais precisos com base em nossas amostras coletadas sem antes saberem oq realmente tomamos ( placebo ou o princípio ativo).
    Toda a equipe do estudo é extremamente atenciosa e humanizada e nos esclarece qqer dúvida que possa surgir..nos deixando tbm o livre arbítrio de deixar de participar do estudo a hora que quisermos.
    Façamos nossa parte galera!!! Um ajuda o outro e, merecidamente, seremos recompensados com resultados animadores sobre a evolução do nosso tratamento.

    • desbravador diz

      Mas me diga uma coisa, esses lactobacilos são ingeridos diretamente daqueles potinhos de yakult de plástico que compramos nos supermercados(tipo Sofyl ou até aquela garrafinha com leite fermentado)?

  2. Walter gr diz

    Interessante a notícia,me cadastrei passarei por triagem,espero ser c h amado para mais esse estudo/pesquisa..

  3. caio diz

    Iniciei o tratamento com o 3/1 quinze dias após tive que parar tive reação fortíssima. Hoje estou em casa completamente irreconhecível, tomado por manchas vermelhas e inchadas, parei o 3/1 e to tomando anti alérgico para ver se diminuem as reações. Não está sendo fácil, mas vou conseguir.

    • Toni diz

      Oi Caio, tbm tive este tipo de reação quando iniciei o tratamento, mas esses efeitos passaram, fazem 5 anos que faço o tratamento com os mesmo medicamentos, minha carga viral continua indetectavel desde então. Força!!! Você não está sozinho. Grande abraço

      • Rick diz

        Olá Toni, 5 anos? E tens algum efeito colateral? Lipodistrofia? Colesterol? Entre outros?
        Abraço e saúde sempre!

        • Toni diz

          Oi Rick, nada desses efeitos ainda. Não tenho Lipodistrofia, meu colesterol é normal, os medicamentos hoje em dias apenas fazem parte da minha rotina. Logico que tenho uma alimentação saudável e pratico exercícios físicos. No inicio tinha dificuldade para dormir, mas acredito que boa parte era psicológico. Hoje vivo muito bem, com certeza mais saudável que muitos que não possuem o HIV.

      • Caio diz

        Toni, faz mais de uma semana que todo vermelho e inchado, parei o 3/1 imaginei que fosse melhorar, até vejo uma melhora, mas parece que a substancia ainda ta no sangue e esses dias tenho sofrido muito, ontem não consegui nem dormir. Está sendo difícil.

    • Gutan diz

      Caio,
      Também tive alergia após dez dias, quando ainda não era o 3/1, mas com os mesmos remédios. Tomei um antialérgico receitado pela infecto, que orientou a suspensão do medicamento se fosse alergia grave que atingisse o rosto, por exemplo. Agora após um ano e meio nem parece que tomo medicamento. Sua nova combinação vai ser muito eficaz também, existem muitas opções. Boa sorte e fique firme

    • M. diz

      tbm tive reação mas não precusei suspender so tomar o antialérgico

  4. hopeee diz

    Desbravador…tomamos os lactobacilos naqueles frascos…iguaizinhos os que compramos no supermercado de yakult..porém. ..metade do grupo toma o placebo ( sem o principio ativo) e a outra metade toma o lactobacilo em si…só que nem os médicos nem vc saberá oq está tomando….essa é uma forma deles interpretarem seus resultados com mais exatidão analisando se realmente a ingestão diária de lactobacilos interfere positivamente na recuperação de nossas células T CD4

  5. Andre diz

    Lá vai agora o pessoal sem nem se candidatar a entrar nesse experimento que deve ser direcionado por especialistas e vão começar a comprar o yakult e tomarem por conta própria. Esperem os estudos pessoal ou se candidatem nessa pesquisa, mas não se aventurem por conta própria.

    • Toni diz

      Andre, não vejo da mesma forma que você. E indicaria aqueles que não tem como ir a São Paulo, a tomar por conta sim, que mal faria?? Eu liguei para a responsável pela seleção das pessoas que vão fazer parte da pesquisa, e infelizmente moro no Paraná. Eu vou tomar por conta, e não me vejo como um aventureiro, mas como alguém que tem esperança. Tenho o virus a 12 anos, e nunca consegui deixar meu CD4 superior a 500. Porque não ter esperança em algo?? Não tenho nada a perder, e tomar yakult todos os dias não me fará mal algum. Felizmente fiz meu exame de CD4 essa semana, e vou começar a tomar, espero que esta minha aventura seja rumo a uma melhora, e se daqui a 4 meses quando fizer o exame novamente meu CD4 não tiver aumentado, pelo menos tenho a consciência de que:

      A presença de lactobacilos no intestino melhora muitas funções, como por exemplo

      A imunidade,
      A absorção de diversos nutrientes
      A digestão de certos alimentos,
      Contribui para a produção de enzimas e de vitaminas (como as do complexo B e a vitamina K),
      Diminui a alergia alimentar,
      Distúrbios gastrintestinais,
      O colesterol e os triglicerídeos do sangue,
      O mau hálito,
      Além disso, impede a proliferação de bactérias e fungos causadores de doenças, auxilia no combate a diarreia, entre outros benefícios.

      • Giacko diz

        Toni, sinta-se abraçado. Excelente comentário.
        Realmente, não fará mal algum. A esperança não pode parar. Mesmo sem os resultados conclusivos da pesquisa, Yakult só tem a fazer bem à nossa saúde.
        Tomara que a pesquisa dê êxito positivo e que tenhamos mais um aliado à luta constante contra os efeitos do HIV no organismo.

      • Marcello diz

        Boa tarde André, qdo fizer os exames, compartilhe conosco .. abraço

  6. Lac diz

    Minha nutri ja havia me recomendado. Faz 1 ano que tomo, mas no meu caso não houve grandes alterações. Na duvida, não custa tomar.

    • hopeee diz

      Lac…esse estudo está sendo patrocinado pela Yakult e o resultado de nossas análises coletadas antes e depois de iniciar a pesquisa são enviadas para o Japão ( sede da Yakult), oq prova o nível de responsabilidade de todos os envolvidos. Vale a pena se candidatar e passar pela triagem. Conversei com alguns voluntários e os resultados foram animadores para boa parte deles.

  7. HopeAlways diz

    Todo probiótico é sensacional. Existe também o KEFIR , probiótico utilizado a seculos originário na região do cáucaso (Rússia). A expectativa de vida nesta região por sinal bastante alta. Riquíssimo em bactérias e leveduras altamente benéficas para o organismo. Inclusive como ativadoras do sistema imunológico. KEFIR não é vendido e sim doado, existem comunidades de doação nas redes sociais e sites. Vejam o link e abaixo, tem um resumo muito bacana de tudo o que estou falando. Eu tomo o KEFIR diariamente e percebo claramente os benefícios.

    http://nutricionista.com.pt/artigos/o-que-e-o-kefir.jhtml

    Comunidade no face com doadores, receitas e dicas:

    https://www.facebook.com/groups/kefirbrasil/

    Espero que gostem! 😉

    • Enquantohavida diz

      Oi hope a quanto tempo você toma..
      Me doaram o kefir de leite ontem…
      comecei tomar hoje esse probiotico, se fizer metade do que fala já é uma boa, mal não faz.
      Abraços

  8. Toni diz

    Bom dia!! Os voluntários para este estudo tem que residir em São Paulo? ou pode ser de outro estado. Me enquadro no perfil, tenho carga viral indetectave há 5 anos, 32 anos, e meu CD4 nunca consegui passar de 500

  9. Dere diz

    Galera…. alguém sabe se o 3 em 1 prejudica/reduz a massa muscular, ou isso nao acontece…. agradeço desde já!

    • Boa D_Pr, logo logo chegaremos la Fé em Deus

      Segue tradução

      Vacina contra o HIV investigação um “grande avanço”, diz NIH oficial

      25 de junho de 2015 | Por Eric Sagonowsky

      Após a publicação de resultados pré-clínicos promissores, uma equipe do Instituto de Pesquisa Scripps, liderada pelo pesquisador William Schief, estão tomando seu candidato vacina contra o HIV para os reguladores federais para discutir os testes em humanos.

      Usando o antígeno engenharia EOD-GT8, a equipe mostrou que seu candidato gerou os anticorpos necessários para alavancar uma reação imune inicial contra os tipos de vírus contidos em HIV.

      O grupo procurou criar anticorpos amplamente neutralizantes – que podem eliminar uma vasta gama de tipos de vírus – para combater a coleção de variantes do vírus de HIV que consiste. Em seu estudo, o grupo encontrado em ratos que o candidato tem o potencial de fazer exatamente isso.

      Em um estudo separado publicado na semana passada, do Weill Cornell Medical College John Moore e seus colegas usaram um trimer Engineered chamado BG505 SOSIP.664 para gerar anticorpos neutralizantes potentes, embora com uma estreita faixa de alvos. Apesar da estreita faixa, John Mascola, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Vaccine Research Center ‘Doenças Infecciosas, disse ao The Scientist o trabalho representa um “grande avanço” na pesquisa do HIV e que muito progresso será feito nos próximos meses e anos em desenvolvimento da plataforma. NIAID financiou a pesquisa.

      Embora não se espera que o seu tiro para prevenir a infecção pelo HIV, a equipe de Schief diz seu candidato está pronto para testes clínicos que irá informá-los se eles estão no caminho certo. Se os pacientes experimentam a reação imune inicial, então a equipe pode trabalhar para formular imunógenos para criar os anticorpos necessários para combater o HIV.

      “Nós pensamos que é o momento certo para descobrir isso”, disse Schief The Scientist, com Mascola concordando. Mascola acrescentou que “ambas as abordagens têm atravessado um limiar no laboratório … para fornecer fundamentação científica suficiente para testes em humanos.”

      Enquanto isso, Biosantech com sede na França informou na semana passada que seu candidato vacina contra o HIV não era tóxico para os pacientes em um estudo envolvendo 48 pacientes HIV-positivos.

      E em abril, da Universidade Duke marcou um NIH doação de US $ 20 milhões para desenvolver a sua própria vacina, enquanto Vical baseada em San Diego ($ VICL) no mesmo mês fechou um contrato de 4 milhões dólares com a Fundação IPPOX para fornecer DNA plasmídeo para testes de vacinas contra o HIV, financiado por uma doação da Fundação Bill e Melinda Gates.

      http://www.fiercevaccines.com/story/hiv-vaccine-research-major-advance-nih-official-says/2015-06-25

  10. Toni diz

    Olá pessoal!! Entrei em contato com a Zelinda, infelizmente para participar desta pesquisa tem que comparecer no local a cada duas semana. Mas de qualquer forma vou fazer por conta, e começar a incluir no meu dia o Lactobacillus, é o Yakult 4 que vende no supermercado. Me informei com a Zelina, quem conseguir participar da pesquisa irá tomar uma dose por dia durante um periodo de 3 meses. Vou aproveitar que acabei de fazer o exame de CD4, e comparar o próximo. Deixei meu e-mail e telefone cadastrado, e quando tiverem um resultado da pesquisas eles me enviarão um respaldo. Vamos torcer para que haja eficacia nesta pesquisa.

    • Toni diz

      Houve comentários críticos quanto a ter falado que faria por conta. Pessoal, acredito que temos que ter esperança. E tomar “YAKULT” diariamente não irá fazer mal algum. Acima desses estudos, existem fatos que comprovam que:

      A presença de lactobacilos no intestino melhora muitas funções, como por exemplo:

      A imunidade,
      A absorção de diversos nutrientes
      A digestão de certos alimentos,
      Contribui para a produção de enzimas e de vitaminas (como as do complexo B e a vitamina K),
      Diminui a alergia alimentar,
      Distúrbios gastrintestinais,
      O colesterol e os triglicerídeos do sangue,
      O mau hálito,
      Além disso, impede a proliferação de bactérias e fungos causadores de doenças, auxilia no combate a diarreia, entre outros benefícios.

      Infelizmente não tenho como fazer parte da pesquisa, pois teria que ir para Sâo Paulo a cada duas ou três semanas, e para mim que moro no Paraná não e viável.
      Tenho esperanças de melhoras, e assim seguirei.
      Vamos utilizar deste espaço para nos apoiarmos e não nos desanimarmos. A esperança é a última que deve morrer.

      Abraços!

      • Pequena + diz

        Toni

        Vc disse tudo em seu comentário 🙂
        Também me candidatei, mas infelizmente não me enquadro, pois iniciei meu tratamento a pouco mais de 2 meses e por mais que minha carga viral estivesse baixa, ainda não estou indetectável.
        Quanto a ligar aos comentários críticos, não esquente, o que importa é no que vc acredita e no que te faz sentir bem.
        Além de que, qual pessoa não gosta de um YAKULT 😉
        Desde criança ouvia minha mãe falar que ele fazia bem para minha saúde.
        Também sou paranaense, mas caso fosse selecionada daria um jeito para participar da pesquisa.
        Um forte abraço da Pequena +

    • Jim diz

      Sempre tomei yakult. Meu cd4 nunca subiu nesses 2 anos de tratamento.
      Eu tomo aquele da tampinha vermelha, tem o da tampinha verde que é o 40, infelizmente não acho na minha cidade. Será este o da pesquisa ?

  11. Eu costumo tomar yakult direto, sempre gostei. Não tinha a mínima ideia desse estudo.

    Agora mesmo que vou seguir tomando, rsrsrsrs.

    Abraços.

    • Eu amoooooo yakult…tomo todos os dias!! Acho até que deveria ter yakult de pelo menos 500 ml.
      Faço até batida de vodka com yakult e fica simplesmente MARAVILHOSO!!..Tomem “proceis” vê..rs

  12. Gustavo diz

    ontem fui na minha infecto… E sempre vejo aqui no blog conversas sobre pessoas indetectáveis transarem sem camisinha.. Q o risco de transmissão é muito pequeno quase n existe.. Até q existem casais q transam mesmo sendo um + e outro – para engravidar etc.. Perguntei minha infecto sobre isso e ela me disse q mesmo embora o risco é bem menor ainda existe o risco e q nao estamos negativos.. o indetectável é só para o aparelho mas mesmo assim ainda existem copias q normalmente são de 40. Portanto, acho q nunca mais eu poderia fazer sexo oral com meu namorado srsrs mesmo estando os dois indetectáveis. N estou afirmando é só uma duvida q nem sei oq acreditar… kkkkk enfim.

    • Herivaldo Virulato diz

      O meu exame detecta 20 cópias e está negativo. Fiz medição no sêmen, igualmente negativo. Sua infecto é conservadora, sem problemas, mas não há nenhum caso de transmissão documentado. O Esper tem cravado que o risco é zero.

      • Herivaldo

        como chama este exame no semen, gostaria de fazer daria para me informar o nome do exame.

        Obrigado

  13. Tristeza?Negativo! diz

    Quanto ao uso dos lactobacilos, o “pior’ que pode acontecer a quem usar por conta própria, fora de um ambiente controlado de pesquisa é que vai gastar mais dinheiro (o trem é caro, falem a verdade, mas é uma delícia!).
    Quanto ao sexo sem proteção em sorodiscordantes; NADA nessa vida é de risco zero. É clichê, mas, “viver já é um risco”. Cabe a cada um escolher onde se aventurar…

  14. Brumo diz

    Alguém saberia me dizer se quando estamos em tratamento e chegamos ao nível de indetectáveis, ao fazer o exame rápido ou de sangue para o hiv, o resultado será negativo (falso negativo, no caso), ou positivo (mesmo indetectável)? Obrigado.

    • Brumo, será positivo, pois, ao entrar em contato com o vírus seu corpo gera anticorpos contra o hiv (assim explicou meu médico em minha última consulta). O exame procura o antígeno e não a contagem de vírus no sangue.

  15. ser feliz diz

    (na pesquisa do HIV e que muito progresso será feito nos próximos meses e anos em desenvolvimento da plataforma ), esse trecho do texto acima me faz lembrar do Luquinha , estamos muito perto sim , isso e um fato .são muitas as pesquisas cada uma mais animadoras que as outras .

  16. Polo diz

    GALERA QUEM TEM HIV PODE TREINAR MUSCULAÇÃO NORMAL?? TIPO TOMAR HORMONIO

  17. Ser Feliz

    So nos USA tem cerca de 30 pesquisas em andamento, em seres humanos em fase I e II, não é possível que nenhuma de certo, tenho esperança.

    Sem contam na França e outros Países.

  18. Dere diz

    Galera, uma ajuda.. voltou as pintas vermelhas pelo meu corpo mas já estou ha 5meses no tratamento 3meses indetectável. .. isso é normal? Minha consulta so dia 25 de julho. Por favor.. alguém pode me ajudar… medo!

    • edy diz

      Isso pode ser sim uma reação do medicamento. Mas não
      fique com tanto medo, procure seu medico, relate todas suas
      reações e incômodos que ele ou ela prescrevera um outro esquema
      junto com uma medicação para amenizar a alergia. Ha hoje varias combinações
      de efeitos colaterais brandos ou quase zero em pouco tempo de uso.
      Tenha fé e coragem. você vai ficar melhor ok
      sucesso!

  19. Luquinha diz

    Ola pessoas tudo bem ? Por motivo pessoal andei meio sumido , mais a saudade é tanta que estou aqui para desejar um bom domingo a todos

    • Eai, Luquinha beleza, cade as pesquisas, ta foda cada dia mais depressivo, mais confiante, porem, sou um cara mais triste agora, mais espero que isso tudo um dia ira passar e eu volte a ser alegre infinitamente. Abraço galera

      • EGC abraço virtual pra vc. Tem dias que damos uma caidinha né? Converse com a gente, leia posts e comentários antigos do blog, dá uma ajuda incrível no ânimo.

        Fica bem!

  20. Wagner - SP diz

    Bom dia e bom domingo a todos! Eu só tomo yakult quando estou na mamis pq ela compra semanalmente, mas se eu achasse um lugar pra comprar me aventuraria sim….rs. Mas o cara empurrando o carrinho passa na mãe uma vez por semana e não lembro de ter visto ele a venda em mercados

    • Enquanto há vida, há esperança. diz

      Wagner procure nos mercados na parte dos danones que geralmente têm, eu sempre gostei de tomar lembra muito a infância…..rs abraços!!!

  21. MB+ diz

    Luquinha. ….kkkkk

    H….homem
    I……Inteligente
    V….voltou

    Adorei….

  22. Luquinha diz

    EGC te entendo não é fácil , só nos sabemos o que nós passamos , mais saiba somos vitoriosos sabia ? Só nos sabemos o que passamos ,EGC o importante é estar bem ate a cura chegar , não vou falar de datas , mais fico muito feliz com as noticias que surgem a cada dia , como postei há alguns meses esta se cumprindo , um dos meus infectos me disse recentemente que esta próximo ,ele me disse que pensava como alguns cientistas renomados , que só daqui há 30 anos , 40 anos isso é se encontrasse a cura , mais ainda bem que isso mudou , nós temos que procurar manter a mente sã , pois a cada passo que se dá ,tende haver uma apreensão psicológica muito grande ( de chegar logo ), EGC desabafa , pois você esta diariamente nas pesquisas da cura e isso não pode te fazer mal , deixe fluir , acontecer …

  23. Luquinha diz

    Hoje passei pela nutricionista , a mesma me ensinou a fazer algo que ajuda muito na saúde , pois a internet ensina varias coisas que ate então nada comprovado pela ciência , tipo caldinho da planta avelos , pode ser toxico , mais o que eu vou ensinar a vocês vai ajudar muito pois e natural , na centrifuga , 1 inhame , 2 maçã , 1 beterraba , 1 cenoura 3 laranjas , não pode ser no liquidificador e sim na centrifuga ,faça uma vez por semana depois de 3 meses a cada 15 dias , ajuda muito no aumento das plaquetas e também a anemia , me indicou também ao lactobacilos aquele é marca tem outros caso não encontre o famosinho , e no mês que vem tenho consulta com infecto .

    • Tati diz

      Luquinha de volta….. Menino, vc sumiu… Que bom que vc está bem, sentimos falta dos seus comentários… 🙂

  24. Luquinha entra no KIK, tem um grupo de amigos la, baixa ai no seu celular ai te adicionamos

  25. Luquinha diz

    Quando eu entro aqui , é pelo meu ultrabook que fica dentro do meu closet , pois as minhas colaboradoras não tem acesso , na empresa quem faz este trabalho são as minhas secretarias e quando tem algo mais complexo tem uma empresa de redes que tem os tecnólogos que faz . como e esse kik ? E um programa de computador e isso ? Eu não tenho muito tempo domingo você me ensina?,

    • Cauã + diz

      E ae Luquinha belezinha?
      O Kik funciona da seguinte maneira:

      Vc vai baixar o aplicativo ‘Kik’ no seu celular, vai criar uma conta e adicionar o “hopealways6” q é o moderador do grupo, e peça a Ele para te colocar no nosso grupo e pronto.
      Tem uma galera super alto astral lá.
      Abraço!

  26. JL diz

    Oi pessoal. Tenho um relacionamento a 8 anos e a quatro semanas descobrimos que meu noivo é soropositivo. Pelo estado avançado que está ele já tem o vírus a vários anos. O CD4 dele está em 29 e ele iniciou o tratamento com o antiretroviral a 10 dias. Esta indo bem. Houveram apenas algumas reações como insônia e pesadelos mas que já estão passando. A depressão está sendo a maior barreira que encontramos mas juntos vamos supera-la também. Agradeço a cada um de vocês pois cada comentário que leio tem me ajudado a entender melhor este vírus e ajudar a pessoa que amo e que escolhi para toda a minha vida. 😊

  27. Kiko Borgies diz

    Olá pessoal , sou novo por aqui!
    Descobri a sorologia dia 13 de Janeiro , foi bem difícil , porém minha irmã tá me ajudando muito , gostaria muito de conversar com pessoas que passaram pelo mesmo, leio os posts de VCs e isso está me ajudando muito!
    Abraço a todos

  28. John diz

    Boa noite
    Meu CD4 esta 500
    gostaria de saber se eh arriscado?
    eu gostaria de começar logo o tratamento mais os enfermeiros do local onde eu trato disseram que eh cedo de mais pra mim começar. eh verdade?

  29. Rocko diz

    Oi pessoal sou novo aqui… Vi varios comentarios… Bom descobri minha situação em outubro do ano passado.. carga viral alta e cd4 em 500.. 3 meses depois disso baixou pra 475.. meu medico disse que se continuasse baixando eu teria q começar o tratamento.. e pra minha surpresa meu exame passado deu 1100… fiquei muito surpreso.. fiz uso de capsulas de alho no almoço, polivitaminicos e omega3, não sei se ajudou, mas fiquei aliviado. Não sou de praticar exercícios, tenho uma rotina corrida e estressante com trabalho e estudos, mas vi aqui que todos lutam contra essa situação temporária e me sinto bem ao ver que não estou sozinho. Tenho um Kik se puderem me chamar pra conversar eu ficaria muito feliz meu id é 7seth obrigado.

  30. Douglas diz

    Boa tarde,
    Lendo sobre a pesquisa comentada acima, vejo como positivo tudo que possa trazer mais qualidade de vida a todos os soropositivo, e pesquisando sobre energia quântica (pemf-elf) verifiquei que varias pesquisadores afirmam que é uma energia que contribui para o aumento do CD4, além de ativar o sistema imune. Fiz meu primeiro exame e deu cd4 300, estou usando o PEMF-ELF a 3 semana e espero que realmente possa ter um resultado muito animador no meu próximo exame.

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s