Notícias
Comentários 54

Fiocruz vai testar novo medicamento para prevenir HIV


Por Juana Portugal para INI/Fiocruz em 15 de maio de 2015

INI:Fiocruz

O Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), conduzirá o estudo clínico HPTN077 com um medicamento totalmente novo para prevenção da aids. A droga, conhecida como GSK1265744, já mostrou resultados positivos em testes conduzidos para tratamento da aids, e agora terá seu potencial testado como parte da estratégia de prevenção da infecção pelo HIV. A pesquisa será realizada simultaneamente na África do Sul, no Brasil, nos EUA e no Malawi.

Seleção de voluntários

Os candidatos a participar da pesquisa serão selecionados na Fundação Oswaldo Cruz. “Este critério tem como objetivo potencializar a adesão, facilitar a administração do medicamento e o acompanhamento clínico”, explica Beatriz Grinsztejn, coordenadora do Laboratório e pesquisadora líder do estudo. A proposta do projeto é avaliar a segurança, tolerância, aceitabilidade e sua farmacocinética (descrevendo o processamento da droga no corpo humano, identificando o caminho percorrido no organismo da administração à excreção).

Depois de passar por uma avaliação completa do estado de saúde, serão selecionados 20 voluntários entre os candidatos inscritos, homens e mulheres, de 18 a 65 anos, não infectados e com baixo risco de contrair o HIV. O remédio, que já provou ser seguro em testes anteriores, é injetável, será aplicado a cada três meses e o acompanhamento dos voluntários terá uma duração total de dois anos.

Estado da arte das estratégias de prevenção

“Queremos que exista diversidade nas estratégias de prevenção do HIV/aids. Assim cada pessoa escolherá o que melhor se adapta à rotina dela.”

Atualmente, estudos como o de Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP) já demonstraram que é possível obter 100% de proteção contra a infecção ao longo do tempo, mas para tal é necessária a ingestão diária de um antirretroviral. “Costumamos fazer uma analogia com os anticoncepcionais. Existem alternativas das mais diversas, desde o comprimido diário, até o DIU, passando por injeções trimestrais, a camisinha, enfim. Queremos que exista essa mesma diversidade nas estratégias de prevenção do HIV/aids. Assim cada pessoa escolherá o que melhor se adapta à rotina dela”, pondera Beatriz.

“Estamos no momento privilegiado, do estado da arte em que se gera mais conhecimento, se faz ciência.”

A Rede de Testes de Prevenção do HIV (The HIV Prevention Trials Network – HTPN), é uma organização colaborativa mundial que realiza estudos clínicos da segurança e eficácia de estratégias de prevenção do HIV financiada pelo governo americano. “O Brasil participa de pesquisas de ponta no tratamento e prevenção da aids da HPTN, mas sempre em fases mais adiantadas. Neste caso, que envolve um estudo em seus primeiros estágios, estamos no momento privilegiado, do estado da arte em que se gera mais conhecimento, se faz ciência. Lutamos que estudos assim sejam feitos com a população brasileira, pois assim teremos resultados que respondam à nossa diversidade genética, à nossa realidade. Desta forma teremos um conhecimento melhor do manuseio do produto, reações adversas, etc., e podemos conduzir melhor as fases posteriores da investigação”, conclui a pesquisadora.


Anúncios

54 comentários

  1. Gustavo diz

    Muito bom saber disso.. Assim vou ficar mais feliz p nao pegar este virus. -n kkkk

    • Cara+ diz

      Isso ai Gustavo, como diz Elis Regina – “…vivendo e aprendendo a jogar, nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, vivendo e aprendendo a jogar…”

  2. Gonçalo Varela Neto diz

    Fico muito feliz com esse novo avanço. Pois nos seres humanos precisamos nos fortalecer perante tudo que possa nos prejudicar.

  3. Gil diz

    Prevenção. Mas e para quem já é soropositivo e quer se livrar dessa ameaça ao organismo?
    Eu sou e estou otimista, espero que venham boas novas também em relação ao tratamento para eliminar o HIV do organismo infectado.
    Amanhã faz 15 dias de TARV.
    Fora uns enjoos, à tarde principalmente e umas diarreias, estou me sentindo bem. E mais seguro. Nem quero ansiar para saber como andam as minhas CD4 e o quanto rebaixou a carga viral.
    PESSOAL, UMA DÚVIDA: Eu tomo às 23 horas e janto um pouco antes e logo em seguida à ingestão das pilulas como mais alguma coisa, para complementar a refeição e não dar gosto ruim na boca (minha infecto resolveu por esta combinação por eu estar com esteatose e me curando de uma hepatite).
    Faz diferença estar com estômago vazio ou se alimentar? O que dizem os infectos de vocês?
    Abraço, bom mês de junho a todos!!

    • vivendopositivo diz

      Eu fico levemente enjoado se tomar de barriga vazia, e com uma sensação de aquecimento na barriga e nariz se tomar com coisa oleosa. Hoje tomei com pizza, e não senti nada nada. Então pra mim funciona sempre melhor de barriga cheia, porque parece que dilui a absorção.

      • luiz diz

        galera beber muito suco , água, horas antes de tomar a medicação ajuda muito

    • vicente+ diz

      Gil, bom dia!
      Eu faço uso do TARV (3×1) há 6 meses e, nesse tempo percebi que se eu jantar e logo em seguida tomar a medicação em meia hora parece que estou drogado (sensação de ter tomado Doce), as vezes eu até gosto .. rsrsrs.
      Conversei com meu infecto sobre esse sintoma e ele me explicou que o efavirenz reage mais rápido quando estamos com a barriga cheia.
      Ele me orientou tomar o remédio duas horas após me alimentar, mas nunca espero esse tempo todo, espero no máximo 1 hora e não sinto nada.
      Com o tempo você vai aprendendo a administrar a melhor formar de tomar seu “suplemento”.

    • Digo diz

      Minha combinação tem o Efavirenz. Meu infecto sugere que eu tome alimentado. Realmente quando eu como algo a sensação de enjoo e tontura não aparece. Quando tomo sem me alimentar eu tenho tonturas.

    • Gil.
      Como bem disse o Vicente+, só com o tempo você vai descobrir a melhor forma de administrar seu “suplemento”. hehehehe…. O uso contínuo do “tarvinho”, e as sugestões do seu infecto, trarão a melhor resposta para os seus questionamentos. Atualmente, não sinto efeito algum, independente de estar com o estômago cheio ou vazio. E acredito que os transtornos passarão depois desses 15 dias iniciais, pois a tontura que eu sentia desapareceu em 18 dias após o início do meu tratamento com o 3×1.

      Agora é só questão de tempo. Relaxe que a adaptabilidade chegará mais rápido do que vc imagina!!…..

    • GuiPR diz

      Na bula diz pra tomar com o estômago vazio (cerca de 1 hora após o jantar), sempre segui a recomendação. Moro no Sul e aqui tem o famoso churrasco no final de semana. Notei que ,num certo dia, tomei o 3 em 1 depois de comer muita carne gordurosa, senti levemente os efeitos do início do tratamento. Eu acho que tem mais a ver com o tipo de alimentação. Mas como já disseram, com o tempo você descobre a melhor maneira para ti.

      • vivendopositivo diz

        GuiPR, olhei isso na bula, e o que achei sobre tomar de estômago vazio, se refere a “como os experimentos na fase de teste foram feitos”, como as pessoas na época do teste FORAM orientadas a tomar. Se existe mesmo essa indicação como você diz, perdi de vista.

    • luiz diz

      Seria ideal jantar bem saudável duas horas antes , bastante liquido , porque assim os efeitos são menores os efeitos colaterais pelo menos comigo deu certo.

  4. Pedro diz

    Quando peguei a 1 vez, um farmacêutico me deu algumas orientações. Disse que o 3×1 reagia com alguns alimentos, por exemplo gordura e por isso para tomar 2 horas depois do jantar. Mais eu me cinto melhor quando tomo de barriga cheia.

  5. vicente+ diz

    Essa notícia é ótima, pois como soropositivo e solteiro (a vida não tá fácil … hahahah) me dá esperança de ter um relacionamento sorodiscordante com mais tranquilidade.
    Embora exista o estigma e a grande dificuldade de contar sobre nossa condição para terceiros, a evolução da ciência tem ajudado a darmos passos mais largos.

  6. Ricardo - Guarulhos diz

    Em que pese ser uma boa noticia, está longe de ser um ÓTIMA noticia, pois acredito que os cientistas devem unir forças/conhecimentos para a cura e não para a prevenção, pois hoje em dia, além dos preservativos, existe também o PrEP que pode ser facilmente administrado e é eficaz (acredito que divulgar o PrEP seria até mais interessante), pois no meu caso, desconhecia este tratamento pós exposição e por fim, consultei-me 03 meses após o contato e positivei (pior, meu ex sabia de sua condição, mas não fui vitima, até porque houve minha permissão em transar sem camisinha).

    • Rick diz

      Seu ex sabia da condição dele de soropositivo, e ele não se tratava? Tinha carga viral indetectável? Na certa não se tratava né? Para transmitir a você o hiv! Abraço!

      • Ricardo - Guarulhos diz

        Sim Rick, ele sabia, tanto que depois da minha permissão em transar sem camisinha, tivemos apenas mais um encontro e ele simplesmente desapareceu no mapa, ñ o encontrei por nada…poucos amigos em comum disseram que ele mudou para o nordeste, mas que também perderam o contato. Foi vacilada minha, porque pra te falar a verdade, tivemos alguns encontros casuais e após dois meses ele disse que se sentia confortável comigo, sei lá, por um momento confiei e deixei rolar sem o devido cuidado. Assim das duas uma; 1) ou ele sabia de sua condição e quis me expor ou 2) de fato não sabia e ficou sabendo depois e não quis me falar nada…sei lá, se for a primeira tenho dó dele, porque eu acredito na lei do retorno, agora se for a segunda, que ele faça como eu, inicie o tratamento e tenha o máximo de cuidado para não transmitir para mais ninguém. Ficou obscuro pra mim, pois na época lembro que ele havia me falado que tinha saído de um relacionamento de 03 anos por motivo de traição, vai saber né ?

  7. Henrique diz

    Oi pessoas abençoadas! Alguém aqui já teve sifilis e se curou? Aguardo respostas. Rs

    • gustavo diz

      Sim, quando descobri o hiv descobri tbm sifilis e hepatite B. Srsrsrs sim, tudo isso. Tomei seis injeções benzetacil esegundo ela, cura na hora com o antibiótico…. hj minha saude esta otima, exames bons cd4 1000 e indetectavel… Unica coisa ruim e alergia senusite q eu tenho, q sempre tive…

      • Henrique diz

        Esse comentario me deu mais animo!! Fico mais animado em melhorar também!! Que deus te abençoe e guie seus caminhos! Boa saude!!

      • Rick diz

        Nossa Gustavo, invejei seu CD4, qual seu esquema de terapia anti retroviral? eu Já tive sífilis também!

    • Rick diz

      Henrique eu já tive, mas tive que tratar umas duas vezes, pois tem que ter cuidado a sífilis é muito fácil de contrair, mas não apresentei sintomas, apenas a lesão na região anal, que mal percebi pois não dói e é muito discreta!

      • Henrique diz

        Mas voce tratou na fase primaria então? Porque eu apresentei uma ferida no penis em novembro e so descobri a sifilis em maio! ;(

      • Henrique diz

        As pessoas colocam hiv como a pior de todas, mas nem sabem que sifilis é horrivel.

  8. Gil diz

    Henrique,
    Eu tive alguns pacientes que se curaram de sífilis. Mesmo descobrindo no segundo estágio.
    Tenho um colega psicólogo que trabalha numa cidade do Sul, num hospital de doenças infecto-contagiosas e ele disse que a cura é relativamente simples.
    Eu acusei sífilis já curada (IgG) no meu exame (e um monte de outras doenças, já debeladas pelo meu sistema imunológico, exceto o HIV).
    Pacientes meus sentiram queimação na cabeça, outros os sintomas clássicos com as perebas nos genitais, outros sentiam nódulos nas axilas e virilhas, outros ficavam com forte vermelhidão…
    Parece até que a variedade de sintomas para sífilis cresceu do que eu estudei na faculdade.
    Mas tem cura, sim! Apure, não deixe ter chance de atingir o sistema nervoso.

    • Henrique diz

      Acontece que eu to muito doente, com uma coisa ruim no corpo todo, cabeça pesada, já fiz o tratamento.. e nada adiantou,. so aguardo o exame, ai agora não sei se estou ruim por conta da sifilis ou por outro problema de saude.. porque nunca apresentei as manchas no corpo e nem tive febre e tal . to muito nervoso, não sei mais o que fazer .. ;'(

  9. gustavo diz

    Gente alguem pode me ajudar? Eu to alguns dias com uma leve dor no ouvido… n doe muito e um incomodo fui na farmacia e me passaram um antinflamatorio p eu pingar… sera q eu posso? O nome dele e; Geolab. Dexametasona + sulfato de neomicina + sulfato de polimixina b

  10. Ola jovem soro+ !

    Estou meio nervoso esses dias, recebi meu teste de hiv positivo ha 4 dias, o medico me disse que terei que fazer o confirmatorio, acho que contrai numa camisinha que estorou com uma Garota de Programa, mas estou levando numa boa, sei que caso se confirme tem tratamento e poderei ter uma vida normal.

    Forte Abraco!

  11. Gustavo Nobre diz

    Boa noite a todos,

    Antes de mais nada gostaria de agradecer a todos que fazem parte desse blog. Tenho 27 anos, sou gestor de uma grande empresa aqui em Fortaleza. Descubri minha sorologia a mais de um mês, sai do CTA de Jacarecanga meio que aliviado e triste a mesmo tempo, fui muito bem acolhido pela equipe do local, havia inclusive marcado minha primeira consulta. Infelizmente não voltei conforme agendado. Na saida do local, escutei um comentario bem maldoso de uma pessoa que tambem estava lá, era um rapaz moreno, provavelmente trabalha no local. Ele disse: Mais um com HIV! Foi ai que descubri que pior que viver com Hiv, seria viver com o preconceito alheio. hoje tenho bastante conhecimento sobre o assunto, vou seguir em frente e realizar todos os meus sonhos, nada vai mudar isso. Namoro há dois anos, por incrivel que pareça meu amor não é positivo e noss relação melhorou bastante, ele é meu anjo. Hoje marquei minha consulta com um infecto bem conhecido do Ceará, ele é diretor do Hospital São Jose, referencia no tratamento. A consulta será pelo meu plano, meu objetivo é ter o acompanhamento e os exames pelo meu plano, dessa forma consigo apenas pegar os medicamentos pelo SUS? Infelizmente o comentario do rapaz me angustiou, não quero voltar no mesmo CTA. Já pensei inclusive em fazer o tratamento em outra cidade, já saberia reagir diante de um novo comentario maldoso. Alguem aqui faz acompanhamento por plano de saúde? Isso é possivel? Abraço, obrigado!

    • Cauã + diz

      Boa Tarde,

      Gustavo

      É possível sim
      Faço meu acompanhamento com Infecto pelo plano particular e pego medicação sem problemas no HDT de Goiânia.
      Basta levar a receita e o protocolo assinados pelo infecto.

      Abraco!

  12. Gil diz

    OLÁ GUSTAVO NOBRE,
    Eu soube em abril que estava com HIV positivo.
    Fui na infecto pela UNIMED, depois fui para o CTA, muito bem acolhido. MAS as consultas eu faço pela UNIMED, exames também, embora eu faça os mesmos exames pelo SUS, como comparativo, como contraprova, digamos.
    Já iniciei a medicação e, como todos falaram, depois de 3 semanas ou menos os efeitos colaterais passaram.
    É tranquilo fazer os exames pelo plano e pegar os remédios no CTA.
    Quanto ao cara maldoso, para eles se torna banal conversar ou falar alto sobre isso, nem é maldade, é falta de tato, ignorância ao tratar com humanos fragilizados. Continue indo lá mesmo e, se algo lhe incomodar, chama-o num canto e diga o quanto ele pode ter machucado alguém, o quanto foi ruim ouvir aquilo e, se ele for inconveniente ainda assim, ou arrogante, preste uma queixa ao diretor do hospital ou à ouvidoria.
    Mas o desequilíbrio é dele, ele pode fazer e dizer o que quiser, mas a atitude é sua, ou até melhor, não cometeu nenhum crime, amigo, por ser HIV… é só não entrar na doença dele…

    • Gustavo Nobre diz

      Obrigado! Suas palavras me deixaram mais seguro. Obrigado mesmo!

  13. ana diz

    bom dia sera que corro algum risco da empressa fica sabendo que tenho hiv meu plano e da empressa me respondam por favor

    • Ana ninguem vai saber so vc e o medico, a empresa se vc não falar nem vai saber se vc passou em algum medico.

    • caradobemsampa2 diz

      oi Ana
      não tem como saber…. o que vc tem…
      apenas que usa consultas e faz exames..
      abs

  14. D_Pr, será isso uma fraude ou um trabalho escolar, sei lá, mais parece estranho de onde veio Siri LanKa, mas é isso ai pesquisas e conhecimento sempre são validos, vamos ver oque falam disso, tudo que vim é lucro

    Traduzir

    Pesquisador cingalês AIDS impressiona David Cameron

    Primeiro-ministro britânico David Cameron convidou um jovem estudante de ciência do Sri Lanka, que inventou a cura para o HIV / AIDS, a uma conferência de classe mundial.

    Jovem estudante de ciência do Sri Lanka teria sido convidado pelo primeiro-ministro britânico David Cameron para participar de uma conferência organizada por universidades de topo do mundo.

    Rakitha Dilshan Malewana também vai fazer história ao se tornar o primeiro a representar Sri Lanka na Conferência da Associação Mundial de Jovens Cientistas “(formas).

    Enquanto Rakitha pode não ser um nome familiar, a 20-year-old tem definitivamente colocar a pequena ilha no Oceano Índico no mapa através de sua conquista na pesquisa médica.

    O estudante Colombo ganhou recentemente uma medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Ciência Projeto (ISPRO) 2015, em Jacarta, na Indonésia, para a apresentação de uma droga que pode curar o HIV / AIDS.

    Isto marca a primeira vez que uma medalha de ouro foi conquistada por um país do sul da Ásia em ISPRO, triunfando mais de 180 jovens cientistas de 31 países participantes.

    Rakitha disse: “Eu comecei a pesquisar sobre o HIV / SIDA, porque não foi encontrada uma solução para esta doença em qualquer parte do mundo, como ainda.

    “Portanto, o que eu fiz foi uma experiência para a primeira fase do vírus. Foi bem sucedida. Mais investigação tem de ser levada a cabo a fim de confirmar isto. ”

    Ele explicou como ele utilizou nanotecnologia para “proteína parada e celas ligadas ao vírus da união ‘, de modo a encerrar as células do vírus da AIDS atividade em seus estágios iniciais.

    Mas o jovem cientista é nenhum bem cientes disto teria sido possível sem o apoio incrível de sua faculdade.
    Rakitha disse: “Embora eu tive que encontrar obstáculos no início, agora professores universitários e Dr. Anil Samaranayake do Instituto de Pesquisa Médica me fornecer assistência especial.

    “Professor do Departamento de Ciência da Faculdade da Universidade de Colombo, Rohini deSilva, Química me ajudou imensamente. Como nós enfrentamos esses desafios com sucesso, hoje somos capazes de lançar um projeto como este. ”

    Antes de sua surpreendente descoberta de uma cura para o HIV / AIDS, Rakitha foi premiado no ISPRO para seus resultados da investigação sobre o uso extratos de chá verde tratar a leucemia em 2014.

    Este estudo, que se acredita ser um passo revolucionário no sentido de lutar contra a leucemia, também foi apresentada no New Research Forum dos jovens cientistas em Los Angeles.

    Apesar de sua notável conquista, Rakitha manifestou preocupações com a falta de oportunidades para os outros alunos para realizar pesquisas em países do sul da Ásia.

    Ele disse a um hub de notícias local: “Os estudantes de países desenvolvidos recebem bolsas de estudo. Eu realmente quero criar esse ambiente no Sri Lanka também.

    “Seria tão valioso que, se pudéssemos pedir coisas melhores de nações desenvolvidas em nosso país, sem perder nossa identidade.”

    No momento, Rakitha participa no Meio Ambiente e Sustentabilidade Olimpíada Internacional (INESPO) 2015, que está sendo realizado em Amesterdão, Holanda.

    O jovem cientista será, certamente, um bom modelo para muitos jovens no Sul da Ásia com ambição na pesquisa médica, quebrando as tradições comuns de se tornar médicos ou engenheiros.

  15. Washington diz

    Proteína anti retroviral! Onde encontrar? Plantas aquáticas, mais precisamente spirulina! Isso mesmo, spirulina!

  16. luiz diz

    alguém já leu sobre a pesquisa de um medico la do tocantins , sobre a planta chamada MUTAMBA?? leiam jã tem mais de 5 mil pessoas tomando por conta própria e os resultados são de 100% e detalhe sem efeitos colaterais !! só que a FIOCRUZ da Fundação Oswaldo Cruz nao querem fazer os testes.

    • Gil diz

      Muitos daqui fizeram uso e NENHUM chegou sequer perto da cura. É charlatanice!

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s