Notícias
Comentários 183

Mesmo com outra DST


Por Roger Pebody para o Aidsmap em 24 de abril de 2015.

bhivaUm pequeno estudo sobre a avaliação da infecciosidade de homens homossexuais soropositivos em terapia antirretroviral descobriu que todos os participantes do estudo tinham uma carga viral indetectável no reto. Homens que tiveram gonorreia retal ou clamídia também não tem o vírus detectável, o que sugere que as preocupações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) como fator de aumento no risco de transmissão do HIV pode ser infundado, quando as pessoas estão sob tratamento eficaz contra o HIV. Os dados foram apresentados na Conferência da Associação Britânica de HIV, ontem, em Brighton, na Inglaterra.

Há muito tempo se pensou que as DST não tratadas poderiam fazer aumentar a carga viral do HIV. A Declaração Suíça e seu equivalente britânico, por exemplo, avisavam que o efeito protetor do tratamento do HIV em evitar a transmissão poderia não se aplicar no caso de um dos parceiros ter alguma outra infecção sexualmente transmissível. No entanto, nos resultados provisórios do estudo Partner, não foram encontradas transmissões de HIV em nenhum dos de homens gays que vivem com HIV e estavam sob tratamento, embora 16% destes participantes tivessem outras infecções sexualmente transmissíveis durante o estudo.

Os novos dados dizem respeito especificamente às cargas virais retais e infecções retais sexualmente transmissíveis. Antes, os dados entre a relação da carga viral sanguínea a retal eram conflitantes. A carga viral retal detectável aumentaria o risco de transmissão do HIV durante o sexo anal sem preservativo quando o homem vivendo com HIV é passivo.

Pesquisadores do Hospital de Guy e St. Thomas, em Londres recrutaram 42 homens que fazem sexo com homens e vivem com HIV que estão sob acompanhando de saúde sexual.

  • 21 estavam sob terapia antirretroviral, incluindo sete que tiveram gonorreia retal assintomática ou clamídia.
  • 21 nunca tinha tomado a terapia antirretroviral, incluindo sete que tiveram gonorreia retal assintomática ou clamídia.

Cotonetes com amostras retais foram analisados para DST, carga viral do HIV e dez citocinas inflamatórias (que dizem respeito à hipótese de que a inflamação pode aumentar o risco de transmissão do HIV).

Em todos os homens que tomam antirretrovirais, as cargas virais retais foram indetectáveis ​​(abaixo de 100 cópias/ml). Isto incluiu as sete homens com gonorreia ou clamídia retal, tanto antes como após o tratamento antibiótico.

Nos homens que não tinham usado antirretrovirais, as cargas virais retais apresentaram uma mediana de 2 log10 mais baixa do que a carga viral do plasma. Assim, uma infecção sexualmente transmissível não aumentou cargas virais retais ou marcadores de inflamação, que estavam em níveis semelhantes aos que tomam antirretrovirais.

Os resultados sugerem que a gonorreia e clamídia podem ter um impacto mínimo sobre a transmissão do HIV quando a carga viral é indetectável, dizem os pesquisadores.


Anúncios

183 comentários

  1. FG-PR diz

    As vezes me pergunto o quanto sou azarado, tendo em vista que diversos estudos mostram o quanto é difícil transmitir o vírus. Eu devo ter sido sorteado pra encontrar alguém sem tratamento e em apenas uma vez e ainda em um relacionamento heterossexual que ainda é mais difícil.

    • D_Pr diz

      Eu sou parceiro pra gente jogar na mega-sena também! O sorte do cão!

    • Will diz

      Uma coisa eu tenho certeza. Quem teve sífilis aumenta exponencialmente a chance de contrair hiv. Isso ocorreu comigo…depois da sífilis tomava muito mais cuidado…e ploft!!

    • LELE diz

      Alguém aqui já teve o CD4 abaixo de 50 cópias mm³? o meu deu 29 e o médico disse que nunca tinha visto em toda história dele de infectologia. o que vcs acham?

  2. A Lu diz

    Descobri recentemente que não fui contaminada por sexo!
    FG-PR, Fomos escolhidos msm pra ter sangue premiado! hahaha

        • luquinha diz

          Eu também sou azarento, escolhi uma prostituta bilingui ela era linda passei algumas horas com aquela bela prostituta , mais por fora bela viola por dentro pão bolorento , nunca mais há vi , espero que esteja indetectável

      • A Lu diz

        Em novembro d 2011 fiz um teste para ser doadora de medula ossea… e recentemente recebi o cartão de doadora. Este foi o “alerta” pra mim! Nesta época não estava em “janela”.

        Descobri minha sorologia em setembro de 2012. Eu e o rapaz q eu namorava na epoca nunca tínhamos feito sexo sem camisinha (já namorava ele qd fiz o exame acima) e msm assim pedi p ele fazer o anti hiv e deu negativo em todas as vezes q fez (o de praxe para casal sorodiscordante).

        Contei para a minha infecto esta semana disso… ela também ficou meio chocada! rs

        É bem possível q minha exposição tenha sido por tatuagem, salão de beleza baratinho q usa várias vezes o mesmo alicate (famosos ‘bifes’ sempre são tirados d mim, por isso acabei aprendendo a fazer minha propria unha), acupuntura…. e é só o q me lembro até agora!

        Não só no sexo as pessoas precisam se cuidar… nessas outras coisas tb!! E tive sorte de ter sido “só” o HIV!!

        • M. diz

          Que estranho Lu… digo essa questão do salão de beleza e da acupuntura pelo que li é muito pouco provável. Acredito que dessas a forma de exposição que poderia ter causado algo seria a tatuagem. Eu li pela internet que seria muito difícil uma contaminação por alicate. Teria que ter sangue fresco ali. Além disso acupuntura é tão superficial. Bom não sei…. mas o que dizem os textos informativos é que ou você pega por sexo ou por seringa… essas outras formas não são possíveis mas a tatuagem … eu acredito que seja.

          • A Lu diz

            de qq forma, minha sorologia não mudará… mas q a gente sempre fica curioso p saber como aconteceu, isso fica! rs imagina meu susto qdo recebi o cartão avisando q sou doadora de medula? rs já mandei e-mail pedindo para me retirarem do cadastro nacional… imagina se sou compatível com alguém e só aviso na hora q não posso doar? triste para aquele q esperou com tanta fé!

        • Alexandre diz

          Tá bom viu! Me engana que eu gosto. Tem gente que fala que contraiu HIV jogando PlayStation! Kkkkkkk

  3. Wagner - SP diz

    Matéria bacana, mas pelo que eu já li aqui no blog só vem confirmar aquilo que já sabemos sobre a efetividade do tratamento!! Estou acompanhando com curiosidade os resultados definitivos do estudo Partner!

  4. HOPE diz

    Eu nao acho que sejamos azarados nao..
    somos sortudos de termos feito o exame….
    Tenho a mais absoluta certeza que os numeros de infectados sao muito maiores do que mostram as pesquisas. Existem pessoas que tem pânico de fazer o teste.
    Eu o fiz por ter qse certeza que o resultado seria negativo… e deu no que deu!
    rsrsrs

    Bola pra frente!

    • Ca + diz

      Bha!
      HOPE eu também fui com essa certeza de ia ser NEGATIVO e Poff…fui contemplada…rssss

      Rindo pra não chorar…rsss

      Vamos em frente! 😉

    • M. diz

      Isso é verdade…. Eu tive uma sorte muito grande… eu tive uns sintomas…surgiram uns gânglios… pois fiz um exame de Hiv e ai NADA…. isso pq eu não tinha NADA msm de hiv no mês 12… o teste deu negativo… só que esse sintoma não sumiu…. isso foi no mes 12. Dai fiz o exame de novo agora em Março por acaso… pq meu médico pediu de novo. E deu reagente, mas meu infecto disse que os ganglios surgiram por outro motivo nada a ver com o HIV. olha que loucura. Se esse sintoma não tivesse aparecido antes de eu ser infectado, provavelmente até hj não saberia que sou soropositivo. Minha sorte foi que de um clinico geral passei por um hematologista que sugeriu repetição do exame. LOUCURA! Parece que esse sintoma surgiu mesmo para me avisar sabe que algo iria acontecer. Foi muito estranho…. esse sintoma dos ganglios venho tendo desde o mes 06 mais ou menos … ou seja nada a ver com o q tenho passado agora… mas sou muito agradecido de ter descoberto a tempo. De acordo com os acontecimentos acredito que fui infectado no inicio desse ano 😦

      • Wagner - SP diz

        Comigo aconteceu a mesma coisa M! No periódico da empresa o médico identificou glanglios e no dia seguinte lá estava eu fazendo o teste rápido!

  5. Descoberta de Pesquisadores Australianos podem levar a uma cura para o HIV

    Pesquisadores australianos descobriram um processo para controlar eficazmente o HIV e que poderia levar a uma cura.

    Martyn French, que liderou a equipe com do Royal Perth Hospital, disse que quando o anticorpo particular, nomeado pelo grupo como plasmacytoid, reativa a célula dendrítica opsonofagocítica, da qual estava ligado ao vírus, ele estimulou outras células do sistema imunológico para matar o vírus .

    French, que tem 29 anos de experiência no tratamento e pesquisa do HIV, disse que o estudo era uma evidência de que o processo pode efetivamente controlar o vírus.

    O processo poderia ser melhor estudado para que os pesquisadores, então, o aplicassem para melhorar a resposta imune específica na cura e em vacinas.

    “Estamos trabalhando na idéia de não usar os anticorpos para se ligar ao vírus diretamente e matá-lo, mas usar anticorpos que se ligam ao vírus e, em seguida, estimular outras células do sistema imunológico para matá-lo. Somos o primeiro grupo que tomou esse tipo de abordagem”, explica o pesquisador.

    As conclusões do grupo será publicada pela Associação Americana de Imunologistas no Journal of Immunology, no próximo mês.

    O HIV é efectivamente controlado por medicamentos anti-retrovirais e os portadores podem viver “quase uma expectativa de vida normal”, mas os tratamentos não curam o vírus.

    Muitos pesquisadores tentam curar a infecção incidindo sobre a utilização de uma vacina capaz de estimular respostas imunitárias. “Ainda há uma compreensão incompleta de que tipo de resposta imune precisa ser estimulada por essas vacinas”, conclui French.

    A pesquisa foi apoiada pela Universidade da Califórnia, em São Francisco, pelo professor Steven Deeks, que forneceu a maioria dos 110 amostras de plasma sanguíneo de americanos e australianos utilizados no estudo. As amostras incluí pacientes que foram capazes e incapazes de controlar a infecção sem tratamento.

    A pesquisa revelou que havia uma correlação negativa quando a quantidade de anticorpo no sangue era relacionada com o nível do vírus no sangue.

    Fonte: http://www.theaustralian.com.au/news/health-science/wa-discovery-could-lead-to-a-cure-for-hiv/story-e6frg8y6-1227325573116

  6. E pesquisas, quando sera que vai binga uma, e demora, ajuda ai cientistas, aposto em USA, mais quando

    • M. diz

      Achei um absurdo. Eu já votei contra essa palhaçada de corte, as pessoas precisam se tratar… isso só estimula o aumento da epidemia.

    • vivendopositivo diz

      Eu não acho que pessoas com bom nível de saúde, capazes de trabalhar, sem infecções oportunistas, indetectáveis precisem de privilégios. A não ser que ele seja aposentado por invalidez por conta do HIV, ai sim acho correto.
      Hoje fui fazer exame de sangue e reparei um rapaz jovem com aparencia fisica perfeitamente normal sendo atendido com senha de PRIORIDADE, perguntei ao guichê que atendeu ele, qual era a prioridade dele. DISSE QUE ELE “TINHA QUE TRABALHAR.”. Eu estava em jejum e com fome, também sou prioridade? Reclamei com ele que prioridade é pra quem está respaldado na lei e que ele deveria ter recusado o atendimento.

      Uma advogada recentemente ganhou passagem grátis de avião porque disse que era cadeirante, é cada uma. A lei é apenas para transporte terrestre.

      Se pensa diferente, argumente.

      • hmax+ diz

        Eu particularmente sou contra, não tenho nada, apenas tomo minha medicação e faço meu tratamento. Acredito que muitos portadores não tem, se estão fisicamente saudaveis, não precisa dessas prioridades não. Só minha opinião.

      • Herivaldo Virulato diz

        Sou contra privilégios fundamentados exclusivamente na sorologia.

  7. Brumo diz

    Se realmente aparecer alguma cura, deve chegar ao Brasil uns 10 anos depois da descoberta, que nem o 3×1 … Afff :/

    • Nada brumo, cura e revolucionário, o mundo todo vai ser obrigado a promover a saude a todos de imediato, o problema ta em descobrir a cura, descobrindo tenha certeza que seremos beneficiados rapidamente

    • vivendopositivo diz

      Brumo, o 3×1 não é nada de novo ou novidade, essa medicação já era utilizada separada, a unica coisa que fizeram foi unir em 1 cp só para facilitar a adesão.
      O novo tratamento curativo pra hepatite c apesar de muito caro, foi implantado pelo SUS em curto tempo.

      • Brumo diz

        Verdade… Eu to correndo do 3×1… Não quero ver esse efavirenze nem pintado de ouro .. kkkkk

  8. Cauã + diz

    E eu q não senti nada, nenhum dos sintomas informados em relação ao Hiv, graças a um amigo/anjo q fez o teste e me sugeriu o fazer tbm, e veio a infeliz notícia de ser positivo.
    Mas confesso q ,embora tenho tido praticado poucas vezes sexo sem proteção, nunca enxerguei o problema Dst’s como deveria. Estava mais preocupado em curtir o momento, se na hora não houvesse camisinha ia sem msm.
    E não foi por falta de avisos, campanhas, qts vezes minha mãe me alertava, nas escolas todo ano campanha de Aids e msm assim nunca enxerguei de perto, nunca me vi ou senti na pele ser protagonista do q via nas campanhas.
    As vezes qnd a bate a deprê de estar nesta condição penso q mereci estar passando por isso, para que pudesse enxergar o q tds cansaram de alertar.

    • vivendopositivo diz

      Esse seu depoimento me lembra uma experiencia religiosa pelo que pansei, fico pensando que depois de morrer. E se o inferno existir mesmo? Tantos alertam sobre ele, e muitos desconsideram. mas e se existir…?

  9. Contando os dias para começar com o 3×1. Já to criando abuso de ter que engolir quatro com primidos. #MomentoDesabafo

    • vivendopositivo diz

      Até agora não tenho certeza se tomei o 3×1 ontem, tomando vários pelo menos o risco é menor de esquecer se tomou ou não. Só não fui no PS fazer uma endoscopia procurar o comprimido porque não fazia mais no horário. Meu médico falou que é tão nocivo não tomar , como tomar dois. Eu ACHO que tomei….

      • Wagner - SP diz

        Como eu tenho problemas em lembrar se tomei ou não, principalmente quando isso ficar no automático, comprei um porta comprimidos semanal. Desse jeito, caso a memória falhe, eu consigo saber se tomei ou não…

        • O porta-comprimidos me ajuda no controle. Se tenho dúvida se tomei abro o compartimento do dia anterior e tenho a resposta. Já tomei de madrugada pq tinha esquecido, mas é normal eu verificar de vez em quando se realmente tomei.

          Só esqueci uma vez, dai tomei as 7 da manhã e no mesmo dia tomei o do horário de costume.

  10. zed diz

    Olá. A minha médica passou vacina pra hepatite b e pra pneumonia, todas são aplicadas no CDI(centro de doenças infecciosas). Quanto mais eu num quero ir lá, mais sou forçado a ir, fazer o que!! Marcaram psiquiatra também e psicólogo. Com o psicólogo fui uma vez e não vou voltar. Vou ver se faço acompanhamento psicológico pelo plano de saúde, já peguei encaminhamento. O psiquiatra será mês que vem, vou só uma vez e vou perguntar a ele se atende em outro local. A médica que me acompanha atende pelo plano de saúde em outro local, optei por ser acompanhado por ela nesse outro local. As vacinas (hepatite são 3 doses e 1 dose pra pneumonia), fora ter que ir no CDI todo mês buscar o remédio 3×1. Ah pra piorar conheço uma pessoa que trabalha lá. Imagina o meu constrangimento.

    • Herivaldo Virulato diz

      Pede pra alguém buscar o remédio pra você. Sem stress. Eu faço isso. A secretária do meu infecto busca remédio pra uma galera. Assim ninguém se expõe.

    • vivendopositivo diz

      Herivaldo, comentei a mesma coisa semanas atrás sobre a secretária do meu médico, e me rendeu vários negativos ter falado isso.

    • vivendopositivo diz

      Zed, existe uma folha de autorização do SUS que você registra até 3 pessoas para poderem pegar a medicação no seu nome. Contrata um taxista ou motoboy. No meu caso, o enfermeiro me deu o whatsapp, e me entrega fora do hospital.

    • Secret Guy diz

      Ridiculo seu comentário!

      Esse blog deve ser lido por mihares de pessoas que só tem os CDI/CTAs para se tratarem. Você só tá fomentando o estigma!

      É melhor você pensar além do seu umbigo!

      INFELIZ!

      • zed diz

        Secret Guy, me desculpe não foi a intenção em momento algum. Só estava desabafando o que tá acontecendo comigo e o que sinto. Como disse eu tenho que ir no CDI, não há como não ir. Lá que são dadas as vacinas e o remédio. Somente a consulta com a infecto que não estou fazendo lá. O resto é tudo lá. Se eu não puder encontrar apoio aqui onde vou encontrar. Não me julgue porque você não me conhece pra achar que penso só no meu umbigo. Vou pensar melhor antes de postar qualquer coisa, pode ter certeza.

        • Secret Guy diz

          Relaxa…

          Foi só um tratamento de choque básico!!

          Eu sei que você não é uma má pessoa. Mas é bom refletir as nossas palavras no blog porque há centenas de outras pessoas que passam pela mesma situação sem ter uma outra alternativa.

          Um abraço!!

    • Brumo diz

      Oi Marcus

      Vc está tomando atazanavir? O que seu infecto falou sobre esse colateral?

      • Marcus diz

        Sim tomo. Ele disse que é uma efeito sem nenhum risco. Indetectavel, cd4 900. 👍👍

    • FG-PR diz

      Marcus, se a ectiricia for pelo atazanavir eu aconselho a tomar pelo menos 2 litros de aguá por dia. Pra mim funciona muito bem, se eu ficar um dia sem tomar água meu olho amarela no dia seguinte. Esse efeito tende a diminuir com o tempo e os benefícios do atazanavir sobressaem sobre esse efeito.

      • Brumo diz

        FG-PR

        Ao tomar 2L de água por dia seus olhos não ficam amarelos? Essa é uma recomendação do seu infecto a ser seguida no período de adaptação ao atazanavir, ou diariamente? Algum outro efeito colateral?

        Obrigado!!

        • FG-PR diz

          Brumo, isso foi recomendação da minha infecto sim, meu olhos ficarão amarelos poucos dias, hoje só fica se eu não tomar água. A recomendação é que devo tomar água diariamente. Quanto a outros efeitos não tenho tido nada, todos os meus exames estão ok. A minha infecto disse que o atazanavir não altera níveis de colesterol e glicemia. Um coisa boa de tomar água foi que consegui baixar o nível de creatinina que estava alto no início do tratamento.

            • FG-PR diz

              Desde setembro do ano passado, iniciei com Atazanavir+Ritonavir+Biovir(Lamivudina/zidovudina) e a 1 mês substituir o Biovir pelos 2X1 (Lamivudina/Tenofovir) devido a anemia e um possível início de lipoattofia causado pela Zidovudina, digo provável porque eu estava reparando meu rosto ficar mais fino, a infecto disse que era coisa da minha cabeça, mesmo assim eu quis trocar. Se era da minha cabeça eu não sei, mas minha vida melhorou muito após a troca, tanto quanto a autoestima quanto no bem estar, a zidovudina me deixar com o estômago ruim o dia todo, hoje só lembro que tomo o remédio quando acordo porque tenho que tomar os 3 comprimidos após o café, os restante do meu dia não sinta nada, as vezes tomos umas cervejas, saio com os amigos, vou pra balada e minha vida continua até melhor que antes do diagnóstico, pois hoje dou valor a detalhes que não dava antes.

              • Secret Guy diz

                Eu tb vou optar por essa combinação. A minha médica me sugeriu a sua ou então o Biovir + Kaletra. Eu não posso nem me imaginar tomando esses dois medicamentos.

                Como é a icterícia… ela vai e volta?

                • FG-PR diz

                  Ela é constante, no meu caso só aparece se não tomar água em quantidade suficiente. Tem pessoas que nem apresentam. Isso vai depender de pessoa pra pessoas.

                  Essa combinação é boa pelo fato de poder ser tomada pela manhã após o café, isso facilita muito para que têm uma rotina de acorda cedo todos os dia.

  11. Edu30 diz

    Alguém aqui teve crise herpética após o HIV ?
    Estou tendo esse problema faz 60 dias . E não tenho feito sexo , ou seja , já tinha tido o contado com vírus mas não havia tido uma crise assim . E é nas partes íntimas . To indetectavel , cd4 bom . Mas bem estressado com o trabalho . Trabalho na área jurídica . Minha infecto diz que vai melhorar , mas To intocável faz dois meses . To ficando eh mais estressado . Já tomei acivlovir por dez dias e To tomando lisina 3G. E nada….
    Será isso demonstra uma “maior” fragilidade do meu sistema imune ?
    Espero q alguém possa me ajudar e até conversar . Ontem fiz um ano de HIV!
    To com o mesmo corpo e tudo normal , só esse pro .
    Meu e-mail :

    edbyington30@gmail.com

    • M. diz

      Olha sou muito novo nessa vida, mas o que eu sei é que herpes é muito relacionada a stress sim. Pode ter um fundo emocional que está abaixando mais ainda sua imunidade. Eu tenho herpes labial e se fico estressado é batata… aparece!

    • Secret Guy diz

      Edu,

      vc estava com o cd4 baixo? Existe uma reação de melhora do sistema imunológico que causa esse tipo de problema. Dois amigos meus tiveram Herpes Zoster!

      • Edu30 diz

        Ele nunca ficou abaixo de 450. Mas ando muuuiito estressado. A questao eh que nos lábios nao estoura . Nada acontece , so la embaixo

        • Téo diz

          Olá Edu,
          Passo pelo mesmo problema que vc.
          Me adiciona no skype: teo.telesse
          Não consegui adicioná-lo no skype.

  12. Mauro dj diz

    Bom dia turma !
    Recebi esse presente por fluidos vaginais ou orais por uma das poucas vezes que fiz sem proteção e como sou hetero… Sim foi com uma menina…

    Com relação a cura acredito que um dia vira concerteza… Mas acredito que temos que ajudar nossos cientistas dando um empurrãozinho, falando , protestando , nos informando melhor e preciosamente pois acredito fielmente que nossa maior barreira é a influência política.

    Então meu amigo, já estamos dando nosso primeiro passo que é de nos comunicar e comunicar bem!!!

    Parabéns JS e parabéns a todos!!!

    Skype:Corinthians.b.o.p@gmail.com

  13. Gutan diz

    Poderiam me esclarecer uma dúvida?
    Estou em uso de TARV há um ano e no segundo mês ficou carga viral indetectável. No último exame deu carga viral 58 e CD4 1100. Tomo o remédio sempre no mesmo horário e nunca deixei de tomar. Isso é normal?

    • Edu30 diz

      Sim!!! Essa oscilação é “normal “. Você sempre faz no mesmo laboratório ?
      Abraços

    • D_Pr diz

      O que pode ser é um “blip” viral…um pequeno aumento transitório na carga viral.. Se for isso é normal e o tratamento não está falhando… Mas acho que teu infecto pode te esclarecer melhor

    • vivendopositivo diz

      Falei contem com meu infecto sobre o experimento VISCONTI. Como fui detectado na fase aguda, antes dos 70 dias de infecção. Ele falou que me hipótese alguma faz “experimentos” (de suspender a medicaçao depois de 3 anos, e verificar se há uma cura funcional), e que o maior inimigo dos indetectáveis são esses “blips” (replicação viral) ,pois eles que causam as tais inflamações nas células por manter o sistema imunitário constantemente em ativação. Mas de qualquer forma, é uma situação comum acontecer… o ideal era que se mantivesse 100% latente o virus enquanto se tomar o TARV.

  14. VibePositivaSempre diz

    E ai pessoal, descobri hoje que sou HIV positivo, acabei de chegar do CTA, confesso que estou bem tranquilo, pois já sabia qual seria o resultado, pois o resultado da minha mulher saiu ontem e positivo. Vou ser sincero que acredito que a ficha ainda não caiu, pois estou realmente muito tranquilo, talvez seja a confiança que adquiri todos os dias que vinha ler os comentários nesse site. Estou levando como um desafio, mas de uma forma bem natural, vou me cuidar, e tenho certeza que vou continuar muito saudável. Meus comentários aqui serão frequentes, quero me manter interagido com vocês, espero que possa fazer algumas amizades por aqui. Abraço a todos.

    • Vibe, mas quem foi o primeiro positivo, você ou ela? Pelo que posso entender vc tava antes mas ela somente fez o teste antes de vc ? Ou eram uma relação sorodiscordante?

      • D_Pr diz

        Boa pergunta Ricardo, ou era uma relação soro-interrogativa de ambas as partes?

      • VibePositivaSempre diz

        Ambos não sabíamos, a uns 35 dias atrás ela fez uns exames de rotina, incluindo o de HIV, nesse pediram para ela repetir, pois o ELISA tinha dado positivo, depois de umas duas semanas ela fez o Imunoblot, como já tínhamos pesquisado muito, sabíamos que a chance de ser negativo era praticamente remota, então nos informamos de tudo, por isso recebemos o resultado mais tranquilos. O resultado dela saiu no dia 28 de Abril, assim que o dela saiu, fui ao CTA no dia seguinte pra fazer o meu, ou seja, ontem, e deu positivo, por isso eu disse que já sabia o resultado. Agora é seguir a vida, estamos muito confiantes, esse lapso temporal de 35 dias do ELISA para o diagnóstico final foi muito bom pra gente se preparar.

    • Brumo diz

      “Bem vindo” ao grupo! Mantenha a cabeça sã, faça seu tratamento correto e toque a vida.

      • Dayana diz

        Assim que foi comigo, mas do meu noivo deu negativo…
        Mas ele continuou comigo, e me ajuda muito… Afinal de contas é muito difícil.
        Todas consultas ele vai comigo, isso me dá forças pra querer viver mais e lutar mais pela minha vida!
        Quem ama cuida, sendo um cuidando do outro melhor ainda !

  15. vivendopositivo diz

    Esses votos “negativos” definitivamente foram banalizados nos últimos dias. Voto pela desativação dessa função por umas semanas, e que fique apenas como no facebook.

    • HopeAlways diz

      Não foca nisso não amigo, esquece que uma hora essa criatura para rsrs E se nao parar pior pra ela. Somos acima de tudo de bem com a vida. 😉

  16. Cara+ diz

    “…Se o preconceito é uma doença, a informação é a cura.”

    Salve a iniciativa do GIV – Grupo de incentivo a Vida com essa nova companha – EU SOU UM CARTAZ HIV POSITIVO.

    Melhor frase que eu li, desde o meu diagnóstico!!!!!

    • HopeAlways diz

      Sensacional campanha, que bom.
      Que existam muitas outras iniciativas como esta.
      Parabens ao GIV

      Pra quem ainda nao viu:

        • Luz diz

          É a primeira vez que choro por causa do hiv desde 2011 qdo descobri meu resultado!essa campanha me emocionou mesmo e olha que eu NUNCA choro!
          Realmente deveria estar na grande mídia porque nela realmente conseguimos ser atingidos positivamente!

      • HOPE diz

        HopeAlways, Obg.
        Chorei litros vendo este video… Nossa!!! estou desconsertado. rsrsrs

        • HopeAlways diz

          Imagina. Todos os produtores e idealizadores estão de parabéns por uma iniciativa tão nobre e importante na contribuição de uma sociedade melhor para todos.

    • HopeAlways diz

      Essa campanha tinha que ir pra grande mídia ,to extasiado ate agora com ele. Incrível !

  17. ManausIndeterminado diz

    Boa noite pessoal.
    Estou fazendo minha estreia neste blog, e espero que tão logo esse pesadelo passe eu possa continuar aqui atuando como amigo e ajudando a levantar a moral da galera. Vou contar a minha situação: transei com camisinha, mas estourou e fui exposto ao vírus porque meu parceiro disse ser HIV positivo, porém indetectável. Na hora que percebemos que a camisinha estava rasgada um buraco se abriu e eu queria morrer. Lembrei vagamente do tal Coquetel do dia seguinte, o PEP, e em cerca de 4 horas já estava recebendo atendimento médicos (tomando os primeiros comprimidos, fazendo testagem e me vacinando contra hepatite B). Estou com medo, como vocês devem imaginar. Durante cerca de 2 meses o meu status de HIV será indeterminado. Li que a combinação indetectável + PEP é muito potente para evitar a contaminação. Pelos cálculos: 84% de chance de não ter contraído. Rezo para que ao final de todo o tratamento de 28 dias, aliado ao fato do parceiro ser indetectável, o resultado da negativo. Por favor, digam algo e se vcs conhecem alguém que foi exposto sexualmente e nas mesmas condições minhas (parceiro indetectável e PEP iniciada em poucas horas) conseguiu não contrair o vírus. Se tiver contraído nem sei o que vou fazer. Tenho 2 ou 3 amigos positivos. Um bem próximo, mas nem tenho coragem de contar. O tratamento é punk e tenho sentido coisas estranhas, sobretudo um cansaço imenso e dores de barriga. Tenho 30 anos e minha última testagem havia sido em fevereiro, com negativo para todas as DSTs, inlcuindo HIV. Queria que esses dias voassem.

    • D_Pr diz

      Posso te fazer uma pergunta? Gostaria que você me explicasse como chegou ao cálculo de 84% de chance de não contaminação…

      • ManausIndeterminado diz

        Fiz o seguinte cálculo: 90% de de indetectáveis não transmitir, segundo uns estudos, somando-se à 96% de eficácia do PEP. mas acho que tem mesmo algo errado nesse cálculo.

        • hmax+ diz

          1,0% de chance de transmissão caso o seu parceiro nao estivesse em tratamento, mas 96% sobre esse 1,0% por ele ser indetectavel, e mais o PEP. Cara, tem países que nem fornecem o pep quando o parceiro é indectavel a mais de 6 meses. Eu, no seu lugar, ficaria tranquilo.

          • ManausIndeterminado diz

            hmax+, Deus te ouça. Amanhã de manhã tenho infecto. Estou há 4 dias em casa só pensando nisso. Gostaria de sumir essas semanas e voltar à realidade apenas quando tudo estivesse resolvido.

            Bio, queria conversar um pouco mais ctg. Se puder ou tiver algum email para contato me avisa, ok?

    • ManausIndeterminado, sei que é difícil, mas mantenha a calma. Isso aconteceu comigo e o agravante é que eu não estava indetectável. Meu parceiro da época fez a profilaxia pós exposição e deu tudo certo. Ele está negativo! E só retificando a sua informação: no seu caso, são 96% de chances de que você não contraia o HIV. Por mais efeitos colaterais estranhos que você esteja sentindo, continue com o tratamento e tome os remédios por 30 dias. Afinal, dois dias a mais não te trarão tantos malefícios e vc evita o desperdício de duas drágeas!!hehehehe….
      Tranquilidade é a palavra de ordem cara. Tudo vem dar certo pra você!!!…..

      • ManausIndeterminado diz

        Bio,

        vi na minha prescrição que estou tomando AZT+3TC e LPVr à proporção de 2 comprimidos e 1 comprimidos, respectivamente, a cada 12h. Parece ser uma bomba de alta dosagem. Começaram a aparecer manchas escuras na minha pele, mas sei que seria impossível ser da infecção HIV uma vez que fazem pouco mais de 72h e eu inicie a medicação em menos de 4h após o “acidente”. Outra questão estranha é a cor do meu sangue, que está meio ferrugem, e não estava assim semana passada. Sei disso porque tenho às vezes espinhas…Também sinto diarréias, muito muito sono e às vezes fraqueza. A infectologista disse-me que eu não posso deixar de tomar em hipótese alguma por pior que sejam os efeitos colaterais do PEP. E não deixarei de tomar! O meu parceiro foi sincero em dizer, mas me deixou muito desesperado. Tenho lido muitos sites que dizem que a probabilidade de transmissão por alguém indetectável é mesmo muito baixa. Estou torcendo por isso, mas a cabeça não está ajudando. Olho no espelho para ver se há algo de diferente em mim. Será um período terrível com status de HIV indeterminado. Tive sorte no atendimento aqui no Hospital de Medicinal Tropical e Doenças Infecto-Contagiosas. Foram muito rápidos. Bio, vc pode dizer mais coisas sobre o seu “acidente”? Desculpe-me

        • Manausindeterminado, me adicione no skype que estarei te esperando hoje à noite a partir das 19h. O desequilíbrio psicológico acentua o efeito colateral de qualquer que seja o remédio pra qualquer que seja a doença. Tente se manter tranquilo cara.
          Me adicione aê: biose14@hotmail.com
          E quem mais quiser me adicionar, sinta-se à vontade!!!

        • Véi, isso já aconteceu comigo. Tava penetrando a mina e o plástico estourou. Fiz profilaxia completa. Isso faz 7 meses. Ela indetectavel. Fiz carga viral com 3 meses. Negativo.
          Relaxa, as chances são remotas.
          Flw

      • Herivaldo Virulato diz

        96% é a pior das hipóteses. Mas os pesquisadores rabanada com a possibilidade de o tratamento ser 100% seguro. Jamais foi documentada uma transmissão a partir de fonte indetectável.

  18. Confiante diz

    Coisas da vida, não? Descobri (…) faz dois meses, por ser diabético, rotinas de laboratório, médicos e lá vem aquele pedido do seu médico:

    ” vamos fazer nossos exames…isso, esse, aquele, desse, disso e HIV vamos fazer?
    – O que Dr? Exame de HIV? Mas porque?
    – Tudo bem, entao nao vamos fazer o exame de HIV, vou retirar do encaminhamento… pronto!
    – Nao doutor! vamos fazer, sim, pode pedir, vou fazer, é bem melhor…. né?

    E, dois dias depois o laboratório te telefona pedindo pra vc voltar lá, pq a coleta foi insuficiente! Plim! já começa o nosso martirio, panico, desespero…e vc corre no laboratorio e eles já sabem de tudo e vem com aquela historinha…. mas nao te falam que é uma confirmacao….

    E pimba…REAJENTE!

    Resultado: CV 1.832 CD4 405

    No infectologista,

    Vamos entrar começar o tratamento é só um comprimido por dia.

    Boicote!

    Comecei a tomar o leite de Avelós só por curiosidade antes de entrar no tratamento com os travs , por trinta dias.

    CV 3001 CD4 700

    Estou com a minha primeira caixinha de tripla, guardada e acho que vou tomar mais adiante, nao falei para o meu medico, imagina!

    Coisas da vida!

      • HopeAlways diz

        O Avelós n é a plantinha q tem o Ingenol que está sendo pesquisado como possível cura? Porém ao msm tempo vi que o tal do leite pode ser altamente tóxico. Fiquei um pouco confuso tb. Deve-se ter mto cuidado!!

        • luquinha diz

          A pesquisadora brasileira Marina Caskey pesquisou em mais de 10.000 pessoas para conseguir O anticorpo, apelidado de 3BNC117, agora tadinho do Virologista Tanuri que coordena o Avelós , imagina quantas plantinhas ele pesquisou na Amazônia deve ter cido mais de 30000 mil e por fim vai estar na samambaia

        • HopeAlways, e tb é uma plantinha que pode trazer efeitos colaterais terríveis (cegueira, hemorragia como exemplo dos mais sérios, até a óbito pode levar). Ingenol se extrai de avelos, mas avelos não é ingenol.

          Eu, logo no começo da TARV, comprei uma muda. Mas me acalmei, pesquisei muito e decidi deixa-la de enfeite, como outras das minhas amadas plantinhas. A TARV ta dando conta e é segura.

  19. Gutto diz

    Iiiiii cada coisa q eate povo escreve aquu,hein?! E tem um escroto q da negativo em todos os comentarios kkk q saco…

    • HopeAlways diz

      Esquece isso Gutto. O importante é que aqui tem mta gente do bem. Vamos focar nessas pessoas. 🙂

  20. Mauro dj diz

    Luquinha e D_Pr
    Vcs são muito bons!!!! Kkk
    Todos são!!! Kkk
    Fora os “negativos”…

    Avelós / igenol /mutamba /cura egipicia
    Acho que já foram pro saco…

  21. caradobemsampa2 diz

    Boa noite amigos.
    Um pouco mais de 2 meses da descoberta do hiv (nenhuma outra dst), partindo pro 13º dia de 3×1. E uma semana que iniciei os exercicios físicos.
    Tenho me sentido muito bem, nenhuma reação a medicação até agora.
    Além de ganhar muitos amigos.
    Vida seguindo normalmente e com grandes expectativas de melhorar cada vez mais.
    Grande abraço

    • Alexandre diz

      Essa vacina é bem antiga. Eu já troquei emails com a Dra. Barbara Ensoli, mas nada esclarecedor. Parece que a pesquisa está caminhando não tão bem como todos esperavam. No começo, isso em 2006, todos pensavam que essa vacina pudesse substituir os ARV, mas não. Tão somente um aditivo. Acho que a TAT francesa terá o mesmo fim. Tomara que não.
      Mudando de assunto Serjão, vc num abre mais seus emails não?

      • Sérgio diz

        Eu nem reparei Alexandre.
        E os emails , há muitos dias que não abro , vou dar uma olhada lá.
        Abraço

  22. LS diz

    Me identifiquei com alguns que se acham azarados. Descobri minha sorologia + a pouco mais de um mes. Resumindo a minha historia: sou gay e ano passado namorei um cara que apos o termino descobri ser um psicopata e sem duvidas a pessoa mais mentirosa que ja conheci. Sempre transei com camisinha ate que no terceiro mes de namoro fomos doar sangue, a convite dele, para ajudar uma pessoa que havia se acidentado. Eu sempre fui extremamente cuidadoso com o sexo anal, sempre protegido. Apos doarmos sangue, aguardei os 15 dias de prazo para retirar o resultado dos exames e o meu foi entregue. O dele nao. O meu estava tudo nao reagente, o dele nao foi entregue e ao pergunta-lo o motivo ele disse que foi encontrado substancia quimica no sangue e teve que ser descartado. Como ele fazia uso diario de rivotril, ele justificou que foi isso. Eu, inocentemente, acreditei nele e a partir desse dia passamos a fazer sem camisinha. Poucas semanas depois tive os sintomas de infecçao aguda (sudorese, dores pelo corpo todo, febre, diarreia, etc). Apos descobrir traicoes e mentiras interminaveis da parte dele, terminamos o relacionamento e segui a vida normal ate que resolvi fazer o exame e tive o diagnostico. Foi terrivel, nao acreditava que eu havia sido contaminado. Sempre fui muito prevenido, talvez tanto que devo ter atraido o virus, estou achando que e coisa do destino pois eu reprimia amigos quando me falavam de aventuras sexuais desprotegidas e isso veio a acontecer justo comigo.
    Estou com cv em 20.000 e CD4 em 580. Estarei iniciando semana que vem o TARV e agora o que me resta e me cuidar. Estou com um novo namorado, soronegativo, que graças a Deus esta comigo nessa e esta me apoiando muito. Fiz o exame mais por causa desse novo namoro. Sempre que namorei alguem, fiz o exame. No dia que peguei o resultado ele veio me ver e eu nao consegui esconder. Senti e arrisquei que valia a pena confiar naquele mlk. Agora minha meta e mes que vem estar indetectavel para ele nao correr risco, e claro eu me manter saudavel.
    PS: JS, muito obrigado pelo empenho em ajudar tantas pessoas com esse blog. Certamente tive aqui a força que nao pude ter pela minha familia, que ainda nao sabe. Leio diariamente nesses 30 e poucos dias de ciente da minha nova condiçao.
    Forte abraço

    • vivendopositivo diz

      Esse negócio de abandonar preservativo mesmo com exame é maior furada (apesar de ser a tendência da maioria). Fiz exame antes de ter qualquer contato sexual em outubro de 2013 junto com quem ia começar ficar, e repeti 4 meses depois, ambos negativos. Comecei ter sintomas de fase aguda em janeiro/2015 e deu reagente.

    • HopeAlways diz

      Segue em frente LS e se cuida em primeiro lugar. Aqui tem muita gente do bem e bacana disposta a ajudar e trocar informações. Aqui vc tera muitos amigos. Se tiver skype melhor ainda, a maioria aqui tem e podemos sempre trocar ideias e experiencias. o meu é hopealways6 . abraços

  23. Wallace diz

    Olá, descobri o meu diagnóstico em março! Tenho um relacionamento há 3 anos e durante um termino em Agosto do ano passado, fiz sexo sem camisinha com uma pessoa e depois de +/- 20 dias comecei a ter os sintomas de febre, dor de cabeça, etc… voltei com meu namorado em Setembro e ele mesmo me desencanou da ideia, afinal, fazer o exame é muito assustador, não é mesmo? Depois de quase 6 meses após a matéria do fantástico sobre hiv resolvi fazer o exame e deu positivo… e o pior, eu transava sem camisinha com meu namorado… contei pra ele no mesmo dia, e foi ele quem me acalmou e disse que tudo ia dar certo, e que não era para eu me desesperar pois havia tratamento! Ontem fomos pegar o resultado do exame dele e advinhem? Não reagente! Ele terá que repetir em junho, mas estou muito feliz por não ter passado pra ele (Depois do diagnóstico eu sabia que eu que tinha contraído). E mais feliz ainda pq meu CD4 deu 980, e não preciso de remédios ainda… mas minha dúvida é… realmente só é necessário começar o tratamento quando a contagem estiver abaixo de 350? fiquei com medo disso… já que já que vai abaixar mesmo, pq não evitar e começar o tratamento logo? Pq esperar a debilitação do sistema para vir com os remédios?

    • vivendopositivo diz

      De onde você tirou que não precisa iniciar o tratamento? Essa resolução é de ANTES de 2013. Desde então TODOS assim que identificados soropositivos são orientados a iniciar IMEDIATAMENTE o tratamento para ficarem indetectáveis rapidamente (procure hiv decay no google e veja que o gráfico fala de 28 dias), se manter com cd4 altos e reduzir a próximo de 0% a probabilidade de contaminar alguém. Não perca tempo postergando. As vantagens de ser indetectáveis são muito maiores.

  24. Tony Pr diz

    Pessoal, vai fazer um mês que troquei de combinação. Não tomo mais efavirenz. Minha vida mudou hehe. Sem pesadelos, tonturas, desejos de suicídios diminuíram. E o tal de olhos amarelados com a nova medicação não apareceu em mim não. Continuo indetectavel . cd4 nunca foi lá grandes coisas, sempre ficou nos 500. Sinto um pouco o estômago de vez em quando mas nada insuportável.

    • Brumo diz

      Que bacana, Tony! Como vc está controlando os “olhos amarelos”? Muita água? Eu tb parei com o efavirenze, e to esperando meu infecto decidir nova combinação. Vc toma 3 comprimidos? Boa sorte!!

      • Tony Pr diz

        Quem é o infeliz que fica negativando todos os comentários do blog, é muito não ter o que fazer né, rs !!! Estou tomando 3 comprimidos logo após o café da manhã, desde o início nunca tive problemas com olhos amarelados, nunca ficaram. Eu tomo: atazanavir, tenofovir e ritonovir.

        • Brumo diz

          Achei que vc tomava lamivudina tb, aquele comprimido combinado com o tenofovir.

          • Maxwell diz

            os dois de lamivudina se fundiram com o 1 tenofovir. Acredito que é por isso q o Tony Pr disse que tá tomando 3. Eu tb tomava 5. (2 de lamivudina, 1 tenofovir, 1 atazanavir e 1 ritonavir), mas desde o começo do ano os 2 de lamivudina + 1 de tenofovir se juntaram em “um só comprimido”. E agora tomamos “3” comprimidos, entendeu.

        • Mutatis Mutandis diz

          Tony, esse esquema também é o meu. De fato nunca senti nada, definitivamente: rash cutaneo, tonturas, crises estomacais, e demais sintomas que o pessoal do Kaletra e Efavirenz relatam, nunca os senti também. Mas do amarelo nos olhos, esse não escapei…Bilirrubina chega a dar 5,20, 4,70, quando o normal seria 1,2, veja só?
          Às vezes, sei lá, no universo de a cada dois meses, noto por alguns dias os olhos um pouco mais normais, mas no geral estão meio amarelados. Essa história da água é meio esquisita, sempre tomei muita água e nunca vi resultado nenhum; meu médico disse que isso é lenda, KKKK… é um possível efeito colateral e pronto…se der, deu!

          Complicado é vc ficar respondendo para as pessoas o que há com seus olhos…ufa..

          Mas isso tá longe de ser uma queixa. Se o efeito for esse, sou um abençoado.

          • Tony PR diz

            Meu médico disse que caso desse alguma coisa nos meus olhos eu poderia dar a desculpa que estava tomando algum remédio para o fígado, rsss. É que sou meio mestiço, hehe, então meus olhos não são tão grandes, se estão amarelos nem percebo, kkk. Mas estou bem melhor agora com essa nossa combinação, um pouco de dor no estomago, como comentei, mas nada perto do que o efavirenz me causava.

            • Souza diz

              E ai Tony, tambem estou com essa combinação. Seus Olhos não ficaram amarelos? Os meus estão começando… estou um pouco nervoso com isso. Mas não estou sentindo nada além desse “incômodo estético” :(( sabe se tem algo que melhore, a água deve ser LENDA mesmo né? Tomare que de jeito um dia…. rs KIK: Souza86

          • Souza diz

            Boa tarde Mutatis!

            Vi seu comentário, comecei essa combinação essa semana. Antes (lamivudina+zidovudina+abacavir) por 2 anos. Estou muito mais disposto, sem efeitos colaterais, enjoos etc. Tive reação a Efavirenz no início e alterei para acabavir. Mas mudie de medico e o mesmo preferiu essa combinação de x3. Mas MEUS OLHOS ESTAO UM POUCO AMARELADOS :(( Isso ficara para sempre? Já está a um ano nessa combinação, está tudo Ok por aí? Obrigado desde já. Abraçao KIK: Souza86

  25. ManausIndeterminado diz

    Pessoal,

    Visitei a infecto na quinta. Ela me tranquilizou e disse que a possibilidade de não ter contraído é de 99.9% e que eu fiz correto em correr ao pronto-socorro e iniciar a PEP. Hoje completo a 1a. Semana da medicaçao profilática. Tomo Kaletra e outro comprimido que me esqueci do nome. A infecto disse que o marido dela, tbm médico, teve um acidente com material cortante contaminado com sangue, considerado mais grave que contato com fluidos sexuais de alguém indetectável… Bem, ele fez a PEP e ficou tudo negativo. Claro que a cabeça do cara, assim como a minha, deu uma pirada. Quinta fui trabalhar depois de estar de cama (motivos psicológicos: medo, depressão) e ajudou um pouco a esquecer. A infecto me disse que com 30 dias posso fazer exames particulares se assim eu quiser, pois o protocolo clínico da PEP prevê Elisa só na sexta semana de exposiçao e o resultado demora 20 dias! Tenho gostado de ver os comentários aqui. Vcs me dão forças. Bio: add mas não te vejo online.

    Bom final de semana!

  26. Caio diz

    Olá a todos!
    Dia 30/04/2015 foi a data do meu diagnóstico. Aconteceu de uma forma nada comum, após vários dias de uma chamada virose, resolvi pedir ao clinico uma bateria de exames. Quando em um dia normal, recebo uma ligação do laboratório, solicitando que eu comparecesse para fazer outro exame, pois eu tinha contraído HIV. Sim, recebi a noticia por telefone, como quem recebe uma noticia de emprego, um convite para uma festa. Não foi nada fácil, fui ao posto mais próximo e fiz um segundo teste, que apenas confirmou.
    Não está sendo fácil, mas estou consciente. O apoio de uma amiga, o acesso à informação e a vontade de viver estão me alimentando. Hoje (04/05/2015) foi minha primeira consulta, amanhã farei a coleta de sangue, porém minha consulta com infectologista só ocorrerá no dia 03/06/2015. Segundo a enfermeira os resultados demoram, por mais que eu esteja mais tranquilo, a espera para começar a tomar os medicamentos é que me angustia também. De tudo isso que está acontecendo estou reaprendendo a olhar a vida, desenvolvendo um olhar diferente para tudo, olhando minha mae, meus irmãos, meus amigos de forma diferente e com mais valor.
    Agora é seguir. Força a todos.

    • caradobemsampa2 diz

      Caio boa noite
      tá indo pelo caminho certo, se informar e colocar a cabeça no lugar. Etapa por etapa.
      vc nao está só nessa.
      conte comigo se precisar papear.
      grande abraço

      • caio diz

        Caradobemsampa2,
        Obrigado pelo apoio, sei q não estou só e sei também que a questão se tornara mais fácil com tempo.
        Abraços!

    • ManausIndeterminado diz

      Caio, que absurdo a forma como te disseram! Imagino como v se sentiu. Espero que a poeira esteja baixando, embora eu saiba que esse período de incerteza sobre a sorologia ou de tecém-descoberta seja bem delicado. Estou na PEP e rezando para não ter contraído. Os meus remédios são bem fortes a fim de evitar a instalação do vírus. Observei que sempre que como algo mais doce dá um total desarranjo intestinal e que estou com pouca força muscular (não que eu seja um estilo fortinho). De onde v é? Abs!

  27. caio diz

    Manausindeterminado,
    Valeu mesmo, conversar me faz super bem. Hoje fiz a primeira coleta de sangue, pensei que aqueles tubinhos não acabavam mais (rs). Agora é espera, pois a consulta só daqui 30 dias. Tenho plano de saúde, mas não é tao bom e os infecto q tem só tem vaga pra daqui a 2 meses.
    Abraços!!

  28. Dayana diz

    Oi gente? sou mulher, tenho 25 anos, e faz 3 meses que descobri meu diagnóstico com HIV. Isto com 3 meses de relacionamento com meu noivo e no primeiro mês na faculdade de Direito…
    Cheguei chorando em casa explicando tudo o que tinha acontecido, ele ficou em estado de choque. O mesmo fez o exame e deu negativo ( Até hoje 3 exames negativos).
    Ficamos dias…e dias… andando na casa iguais zumbis, choros noturnos, sexo pra baixo, explicações de casos passados infinitos, enfim…Tive que fazer o tratamento, e hoje estou no quarto dia tomando a 3 em 1, ele me acompanha em todas consultas e me dá a maior força. Só não dá pra evitar aquelas pequenas preocupações que ele tem, em se contaminar, tipo… não nos beijamos como antigamente, e medo do meu fluido entrar em algum arranhão dele, tocar em meu sangue, aquelas pequenas coisas que nos machuca um pouco, mas sabemos que de alguma maneira está certo…
    Foi meio chato a minha primeira consulta. Pois cheguei e tinha duas universitárias , pedi algumas informações e elas não souberam me responder. E quando a médica chegou, me atendeu com a maior pressa do mundo. Acho que a saúde publica deve ser mais trabalhada neste caso, pois a maioria das pessoas são carentes de informações.
    Na faculdade, meus amigos perceberam que eu não estava bem, ai falei que estava fazendo tratamento de saúde, para uma enfermidade não Virar Câncer. ( Não sei se foi certo, mas foi a primeira coisa que veio em minha mente)
    E outra coisa, na faculdade, o professor deu exemplos nas aulas de pessoas soropositivas! ( Aconteceu várias vezes na minha sala no começo do diagnostico , foi horrível)
    Ouvi tipo: Pegar todas pessoas com HIV e colocar em uma ilha deserta!
    Prof: Melhoraria a prevenção da saúde pública? Sim, é fato. Mas vai contra os direitos de cada pessoa.
    A professora de psicologia dizendo que trata um paciente e falou alguns detalhes…
    Isto me fez sentir, diferente.
    Atualmente, eu ainda não tive coragem de dizer para minha família, mas até agora, estou feliz do modo de vida que me foi proporcionado.
    Acho que somos muito fortes, em encarar a situação a qual vivemos, principalmente com o preconceito dos outros.

  29. caradobemsampa2 diz

    Oi Dayana
    pelo visto tudo caminhando pra vc, que bom!
    fique bem
    bjs

  30. mais um jovem + diz

    Gente aguem me tira uma dúvida? Eu acho que fiz besteira. Me atrapalhei na hora de tomar os medicamentos. Ontem minha infecto trocou minha medicação. Efavirenz por ritonavir e atazanavir porém na hora de tomar eu me confundi e tomei 2 comp. De ritonavir ao invés de 1 e horas depois percebi umas manchas amarelas no meu globo ocular. Isso já aconteceu com alguém ? Medo de ter feito besteira. 😢

  31. Leandro diz

    Olá gente. Eu sou do Rio de Janeiro me chamo Leandro e descobri que era + tem 4 meses! Ainda é muito difícil de lidar com essa situação, sei que tenho que agrader a Deus por me dar a oportunidade de prosseguir a viver (como já agradeci). Fiz dois testes rápidos e os dois deram negativo pra sifilis e hepatite, mas deu + pra hiv. Já estou em tratamento, a pouco tempo descobri pelos exames que o meu médico infecto pediu, não sei o nome do exame só sei que tirei mais de 20 tubos de sangue e quando os exames ficaram pronto alí estava o sifilis reagente. Ainda não comecei o tratamento, pois o meu médico pediu pra mim fazer uma punção lombar porque deu um pouco alto a sifilis. Ele quer saber se afetou o cerebro e etc. Ele disse que não é pra mim ficar preocupado e etc. Disse que tem gente que vive com sifilis a anos. Mas não é isso que me preocupa, mais sim a perda de peso, e esses caroços que não somem do meu pescoço, tem mais 7 meses e nada de sumir. Alguém sabe me explicar o porque disso?

  32. RAFAEL diz

    OII gente estou tomando a 8 dias a medicação e meu olho começou a ficar amarelo, ja aconteceu com vcs isso?
    sabem de algo que pode ajudar a parar com isso
    meu medico falou que não ha o que fazer, mais vi em alguns cometario que tomar agua ajuda
    alguem ja passou por isso? podem me ajudar

  33. João diz

    Olá, estou tomando a profilaxia e meus olhos estão ictéricos.. Vi que e uma reação a medicação.. Essa reação vai ficar durante os 28 dias de medicação? Desde já agradeço!

    • Anônimo diz

      Olá, João! Tb estou tomando a profilaxia! Estou indo p o quinto dia de tratamento e estou completamente amarelado!!! Acho q dura enquanto tomar o remédio! Li q n tem interferência na saúde em si, apenas estético. Todas as vezes q eu me olho no espelho tenho vontade de desistir, mas n vou!!! Respeito a todos q são portadores e aprendi a respeitar mto mais dps de passar por um pouco do que eles passam, pq são muitos porquês e poréns!!! Voltando a icterícia, n se deixe abater… eu me repito que “desistir não é uma opção”, se te ajudar, faça o msmo!!! E que Deus nos abençoe e ilumine enormemente!!!

      • marcos diz

        Boa noite!
        Estou um pouco aflito, porém confiante. Iniciei minha profilaxia há 07 dias hoje e observei que os olhos também estão amarelados, chegando a ser perceptível. Isso me deixou mais aflito.
        Gostaria de saber se deus olhos ficaram assim durante todo o tratamento de profilaxia?

      • FFBA diz

        Boa sorte Anônimo!
        Depois da profilaxia seus olhos e pele voltaram ao normal?
        Abraços

    • Desesperado diz

      Também to fazendo a profilaxia e também tive isso. Nos primeiros dias cheguei a ter falta de apetite no início do dia, mas acredito que era pelas crises de estresse e ansiedade. Falta apenas um dia de tratamento para mim e ainda estou pirando. As vezes tenho uma recaída e simplesmente entro em desespero. A, também costuma ter diarreia quando consumo alimentos muito gordurosos.

      A minha situação foi a seguinte, acabei transando com uma gp meio contrariado, acabei não tendo ereção. Fizemos oral sem camisinha, mas as duas vezes que fizemos o vaginal eu estava de camisinha, no entanto, me preocupei pelo fato de ter hpv e não ter tido uma ereção completa, tendo, inclusive, a camisinha escapulido na hora que tirei o pênis de dentro da vagina dela. A camisinha estava lá normal, quando tirei, ela ficou. Não sei ao certo o risco que corri, mas onde fui atendido me recomendaram a PEP. Tá meio foda de lidar, mas já fiz um exame com 28 dias e dia 15 agora faço um definitivo que foi encaminhado pelo infectologista. O problema é que tive que trocar três vezes o horário da PEP, sempre adiantando, pra poder adequar a minha rotina, pois fui orientado a tomar depois de me alimentar. No entanto, não perdi uma dose. E, justo no final, estou com uma inflamação na vista que parece terçol – algo que nunca tive na vida – e também estou com saburra esbranquiçada/amarelada na língua e umas pequenas lesões no fim dela. Quase todo mundo diz que são os remédios, bem como a vista tem relação com a vulnerabilidade causada pelo meu estresse e ansiedade, o infecto inclusive me passou um tarja preta para controlar. Alguém teve algo semelhante? Caso não tenham tido, podem me ajudar e dizer se pode ter relação com o HIV? Admiro a força de vocês e, independente do resultado, acompanharei sempre o blog e suas jornadas, me encantaram com todas as suas histórias.

      Muito obrigado. Um abraço e muita força para todos!

      • FFBA diz

        Desesperado, meu caso foi parecido. Fiquei no esfrega com a gp sem preservativo. No final nem sei se teve penetração de tão lubrificada q ela tava.
        Muito das reações que temos é psicológico. O stress acaba com a gente. No início, tive palpitação, enjôo, perda de atenção, não conseguia falar direito e olhos amarelados, que permanecem até hoje. Estou tomando a PEP há 7 dias. Ainda tenho um caminho a percorrer.
        Desejo boa sorte! Pelo que me disseram, os efeitos da PEP somem alguns dias após o fim da medicação.

        • Desesperado diz

          Claro, boa sorte para nós.
          Eu fiz um exame de quarta geração ontem. Os métodos utilizados foram: Imunoensaio quimioluminescente de 4a geração – CMIA, HIV1 : envelope (antígeno recombinante e peptídeo sintético), HIV2 : envelope (peptídeo sintético) e Anticorpo monoclonal contra antígeno p24. Faltando dois dias para o fim da PEP e com 27 dias de exposição. Sei que não é definitivo, inclusive numa matéria aqui do blog, o Dr Esper recomenda que façamos 30 dias após a PEP. Mas, como meu infecto passou um exame para o dia 15 e em algumas publicações atualizadas vi que o uso de profilaxia não interfere de maneira geral na produção e, portanto, detecção dos anticorpos, resolvi fazer para poder aliviar um pouco a ansiedade, visto que existe a partir da terceira semana estes anticorpos já são produzidos. Deu tudo não reagente, espero manter-me assim, com a graça de Deus.

          Força para todos nós e que Deus continue nos abençoando!

      • Junior diz

        Boa noite Desesperado,
        Que bom que você está finalizando a pep. Continue bebendo água, em 2 dias seu olho volta normal e em uns 5 dias sua pele também recupera a cor de antes. Que vc tenha êxito!
        Não entendi muito bem no seu comentário, quem na história que tinha o HPV, vc ou a garota?
        No meio da minha pep tive 2 trocas de horário da pep também. Uma delas foi o horário de verão e eu decidi que não ia mudar muita coisa e resolvi seguir, por intuição. Depois, a outra foi conduzida pelo próprio infecto q falou pra eu passar a tomar À noite, dps de jantar, pra eu poder tomar um remedio de estomago cedo e ele não interferir na absorção dos arvs. só isso…
        Cara durante a pep eu fiquei muito aflito e a todo momento cogitei procurar um psiquiatra ou voltar no infecto pra dizer q eu tava muito ansioso… mas confesso que a vergonha de procurar ajuda acabou me vencendo e eu fiquei sofrendo calado. Que remédio seu médico passou pra vc tarja preta? Eu confesso que fiquei muito receoso de me abrir pro médico, a consulta da pep foi tão seca; sem falar umas coisas bem constrangedoras q eu ouvi no pronto socorro, mas eu preferi relevar pq naquele momento da minha aflição tudo que eu queria era conseguir a pep, então fui bem cordeirinho pra evitar despertar a ira de qualquer pessoa q tava me atendendo.

        Boa sorte amigo.

        • Desesperado diz

          Obrigado pelas palavras, amigo.

          O HPV quem tem sou eu, mas acredito que eu não tenha contraído por vias sexuais. Já sofro com verrugas há muito tempo e eles ocupam tudo quanto é parte do meu corpo, pescoço, perna, braços e se espalhou ainda mais quando comecei a usar gilete para me depilar. Acabou que criei lesões no púbis e por auto-inoculação tenho uma benigna, bem pequena no pênis. Já fiz cirurgia geral, inclusive, para tentar livrar-me disso, mas de nada adiantou, elas voltam. Na perna elas se espalham absurdamente rápido e crescem muito, é um saco haha

          A última vez que troquei o horário foi para tomá-los de barriga cheia também. Enfim, em relação ao remédio, eu tive uma crise muito forte na primeira semana do acontecido, não conseguia parar de chorar, nem dormir, simplesmente estava destruído emocionalmente e me automediquei com alprazolam. Na consulta com o infecto eu contei e também citei que havia visto na bula que há interação medicamentosa com inibidores de protease. Fiquei preocupado com a PEP, mas pedi que me receitasse qualquer outra coisa que pudesse auxiliar com a minha ansiedade. Ele falou que podia dar continuidade ao alprazolam em doses pequenas, no máximo até 0,5, caso 0,25 não surtisse efeito e que não teria problema algum. Não fiz uso todo dia, mas quanto me sentia muito mal, tenso e ansioso, recorria ao remédio.

          Mais uma vez obrigado e que Deus derrame bençãos sobre todos nós!

  34. João1 diz

    Olá galera, vim aqui para compartilhar uma experiência que é fruto de vários testes que fiz para acabar com o amarelado dos olhos e pele amarelada também. Funcionou perfeitamente comigo e espero que funcione com vocês.
    Para quem não sabe o atazanavir provoca icterícia em 4% das pessoas, em consequência de uma série de interações químicas entre o medicamento e o fígado, o resultado final é o aumento da taxa de bilirrubinas.
    Fazem cerca de 6 meses que comecei a utilizar o atazanavir na minha combinação do TARV e não tive NENHUM efeito colateral, a não ser uma leve icterícia. No caso, somente eu e algumas pessoas MUITO próximas notavam um amarelado na esclera dos olhos. Mas era o suficiente para incomodar a ponto de eu querer trocar o tratamento para um outro, mas acabei achando muito arriscado, já que ir para um outro medicamento eu poderia ter outros efeitos colaterais muito mais desagradáveis. Minhas dica é: NÃO PARE DE TOMAR O ATAZANAVIR SEM ANTES TESTAR ESSA DICA MINHA.

    Bom. Não sou médico. Mas sou ótimo de observação. Vi que existiam períodos em que o amarelado aumentava ou diminuia. Os médicos diziam que era normal e que não havia nada o que poderia fazer, mas eu sabia que algo que eu fazia fazia a bilirrubinas abaixar.

    Então depois de muuuuitos testes, descobri 2 coisas que fizeram meus olhos ficarem 100% brancos:

    Eu observei que sempre quando eu bebia aos finais de semana, lá pela terça feira, meus olhos ficavam bem amarelos. Então, para quem quem diminuir a ictericia tem que evitar o consumo de álcool.
    Até antes de se tornar soropositivo eu tomava o shake da Herbalife, como uma forma de suplementação. Até que percebi que quando eu parava de beber o shake, meus olhos ficavam insistentemente amarelados, até que um dia voltei a tomar o shake e adivinhem, em 3 dias o amarelado sumiu completamente. É até interessante porque quando você começa a tomar o shake, sua urina fica até verde por alguns dias, acredito que seja a eliminação de algo que causava o amarelado.

    Galera, não tenho vínculo com a Herbalife. O shake não é barato . É na casa de uns R$100. Mas acho que não custa experimentar em você. É só tomar 2 colheres do shake batido com água, pela manhã, por pelo menos uns 15 dias. Eu achava que era o composto do zinco que contém no shake, mas comprei zinco separado na farmácia e não funcionou. Também tentei tomar todas as vitaminas e mineirais separadamente e não funcionou também. Está fazendo já um mês que descobri essa estratégia, e até hoje NADA de amarelado. Tomem e me digam se deu resultado para vocês também.

    Abraços!

    • João1,
      Será que ao tomar os shakes da Herbalife, você não estava tomando mais líquido? Até onde eu sei, a recomendação dos médicos que costuma funcionar contra a icterícia decorrente do Atazanavir é simplesmente beber mais água.

    • junior diz

      gente, deu certo, eu comecei a tomar muita água, uns 2,5 litros por dia
      minha dica é: não considere os outros líquidos que vc toma durante o dia (sucos, vitaminas, etc) nessa conta da água. Tome 2 litros puro de água por dia. Você vai mijar bastante, mas compensa, pois o amarelado não some, mas diminui bastante mesmo. Logo quando acordo já tomo um copo d’água em jejum, uns 20 minutos antes do café. Recomendo! E não se assustem, não abandonem a TARV, nem a PEP (seja qual for seu caso) só por causa da icterícia. Ela tende a passar se vc beber água! Abraço e bom dia a todos.

  35. Kal diz

    tenho tomada bastante água nesses dias de calor, e realmente comprovei que o amarelado diminui bastante.

  36. junior diz

    Estou em PEP, no décimo dia, e eu tambem estou com ictericia. Nao bastasse o amarelo nos olhos, minha pele tambem esta bem amarelada a ponto da minha familia ter perguntado e se preocupado bastante. Estou tomando muita agua mas percebi uma timida melhora. Vou tentar aumentar o consumo de agua a partir de amanha e depois volto pra comentar se surtiu efeito e como foi. Aprendo muito com voces, obrigado

      • Junior diz

        Oi FFBA, sim o amarelado sumiu dos olhos já no 2º dia após a PEP, e da pelw foi diminuindo gradativamente até sumir tudo no 6º dia aproximadamente.

        Mantenha-se firme! Eu fiz um calendarinho dos 28 dias à mão, botei dentro da caixinha do remédio, com uma caneta enfiada, cada vez q eu tirava o trio de remédios, bebia e riscava o dia. Pq eu sou do tipo que 30 minutos depois, começo a devanear “tomei ou não tomei?”.

        • FFBA diz

          Junior, não sei como agradecer sua resposta. Eu pensei em desistir do tratamento até por não ter certeza de ter contraído o vírus. Minha família toda já perguntou e até no trabalho, a respeito dos olhos. Vc me deixou mais confiante. Muito obrigado por ter se preocupado em me responder! Você foi um anjo nesses meus dias de angústia!

          Vou seguir essa dica do calendário. Eu tb fico pensando se tomei ou não tomei apesar do despertador diário.

          MUITO OBRIGADO!!!!!

          • Junior diz

            Imagina, estou aqui pra cooperar!
            Tomara que vc tenha êxito na pep. Não abandone e sugiro que faça como eu, faça o exame logo que terminar a pep. É claro que é importante refazer dps de umas outras semanas. Porém, os testes estão muito sensíveis e dando resposta muito rápida, meu médico disse que podem ter resultado já no 20° dia.. enfim, siga firme, beba muita água, urine muito, procure se alimentar bem, comer fruta; logo vai passar e quando vc parar a pep, seu olho volta no 2º dia já.
            Aqui também minha mãe veio pra cima, pra ficar examinando… tive q inventar uma mentira que nao sei se colou; q eu tomei o mes anterior muito antinflamatorio, achando q nao fazia mal e que fui num medico, que me disse que era reação ao excesso de medicamento mas que em um mês o corpo ia metabolizando e desaparecendo. Ñ sei se colou, mas preferi não falar da pep, queria evitar o drama q ia virar por aqui

            • FFBA diz

              Eu tb não abriria o jogo. Cabeça de pai e mãe vai muito além e, fora isso, acho que eu não teria coragem. Tenho 30 anos e cresci ouvindo que HIV era o fim. Mesmo sabendo que não é, fica o trauma.
              Bom, vou dar uma melhorada na alimentação tb, que tá pesada, mesmo aumentando o volume de água. Enjôo eu quase não sinto mais, mas o olho tá fogo. Uso óculos escuros até em dias nublados.
              A médica pediu para eu voltar e refazer o exame em 30 dias após o início da PEP. Existem aí dois dias sem a medicação. O que assusta é a janela de 45 dias de falso negativo possível, que me daria a paz apenas depois do teste de 60 dias. Estou tentando manter a cabeça ocupada e trabalhando fora de hora. Tô firme. Obrigado pelas dicas da alimentação. Estou saindo para o mercado!!!!! 🙂
              Fico na torcida para que seus exames tenham sido como o esperado. Vamos mantendo contato!!!
              MUITO OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

              • Junior diz

                Oi FFBA, boa noite.
                Eu li em um comentário seu postado ontem que você tava tomando a PEP há 7 dias.
                Primeiro, boa sorte. Faltam só três semanas. Desejo persistência! Se quiser conversar inbox, meu kik é: jrgomg

                Tenho 34 anos, cresci ouvindo coisa mais pesada que vc e eu frequento esse blog aqui desde a minha primeira PEP que foi uns 2 anos e meio atrás. Ela deu certo, mas eu gostei de ter conhecimento sobre esse tema, mesmo não sendo soropositivo, porque eu só acredito no controle e diminuição do número de pessoas que receberam o vírus, se houver uma quebra de tabu da sociedade. Mas acho pouco provável, o sexo sempre será tabu.

                Eu também não senti enjôos nessa pep do esquema atual. Do esquema antigo, que tinha zidovudina, eu passei um mês tendo enjôos de hora em hora, ânsia de vômito, não conseguia sentir cheiro de café recém passado, q eu amo de paixão, e dava uma vontade de vomitar. Eu não queria comer nada. Dessa vez, no protocolo atual, não senti enjôo quase nenhum, pouca coisa, nos primeiros dias. Só senti mais evidente a dor de cabeça e a icterícia.

                A partir do 30º dia, o teste 4ª geração já nos dá um negativo ou um positivo muito verdadeiro. Pelo que eu já li, nesses testes, um falso positivo ou um falso negativo é raríssimo, coisa de loteria cara. Faça seu teste e tire essas coisas da cabeça. (Dizem trinta, mas na real com 20 dias já detecta, nesses testes atuais, não fique aflito por tanto tempo).

                A pep surtiu efeito, fiz o teste dia 1º de março. O médico falou pra eu ficar tranquilo e agora repetir no dia que completar 6 meses. E vou levar dessa forma. Esqueci de perguntar o que faço com os 06 (seis) comprimidos que sobraram, se descarto, se devolvo lá no posto… (No pronto socorro me deram três potinhos, tipo aquele de colher urina pra exame, cada qual com 6 comprimidos. E me encaminharam pra ir no centro de referência e solicitar prosseguimento da pep por lá. Daí que passei pela consulta, peguei a receita, fui na farmácia e tirei meus arv’s, a caixinha certinha lacrada com 30 comprimidos.)

                Força na PEP, vai dar certo aí também! Beba das 8 às 5 da tarde, 1 copo americano pequeno (desses de beber cerveja em botequinho) a cada hora. Pronto, vc garante seus 2 litros d’água. O foda q mija bastante rsrsrs…

  37. FFBA diz

    Pessoal, o amarelado some depois que a PEP termina? Estou no quarto dia e meus olhos já estão amarelos a ponto de comentarem. Obrigado e abraços.

    • D_Pr diz

      Após a interrupção dos medicamentos, em poucos dias volta ao normal.

      Boa sorte.

      • FFBA diz

        D_Pr, muito obrigado pela preocupação em me responder. Eu já estava desesperado. Muito obrigado mesmo.

  38. kal diz

    Estou vendo falar em interrupção, mas meu medico falou em jamais suspender a medicação, recomendo tomarem bastante agua durante o dia, tem resolvido para mim

    • Desesperado diz

      Kal, acho que as pessoas estão se referindo à interrupção no caso de PEP.

      • Junior diz

        Desesperado, boa noite.
        Nem a PEP se deve interromper. A infecção por si só pode ser mais amena do que a situação de quem está em pep e interrompe, porque é possível que o esquema usado na pep se torne ineficaz no futuro, tornando o vírus mais resistente a este esquema e a pessoa queimando uma frente de combate à infecção. O ideal é que termine a pep e já faça um exame, a maioria dos testes hoje detectam a partir do 20º dia. É claro que se deve repetir 6 meses depois, mas um falso negativo após 20 dias da exposição é pouco provável, nesse de 4ª geração,

        • Desesperado diz

          Então, não digo interromper no meio do tratamento, mas em relação à interrupção depois dos 28 dias mesmo. Porque a galera tá perguntando se os efeitos colaterais somem logo que o tratamento termina e tal. Terminei a minha ontem. Faltando dois dias pra terminar e com 28 dias de exposição, já tinha feito um exame, deu tudo não reagente. Dia 15 agora tenho um recomendado pelo infecto após termino da PEP, espero que dê tudo certo. Depois ainda terei que fazer outro, completando 90 dias da exposição. Parece que estou num pesadelo.

        • FFBA diz

          Junior, o exame feito pelo PS da prefeitura é de 4a geração? Estou fazendo todo o tratamento (PEP) por lá.

          • Junior diz

            FFBA, eu não sei te responder. Me desculpa por não poder ajudar, mas fico até curioso se cada prefeitura adquire o teste conforme sua gestão determina, ou se já vem tudo idêntico no Brasil inteiro, mediante protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde…. se alguém que trabalha na saúde ou na gestão puder esclarecer aqui, seria muito bom.

            Eu comecei a PEP pelo PS municipal onde foram feitos 3 testes rápidos. Peguei 6 comprimidos e fui encaminhado pra procurar o CTA no próximo dia útil para retirar o restante dos comprimidos. O problema é que no mesmo dia, o médico do PS já passou pedidos de exames pra eu fazer com 30 dias após exposição. Na mesma hora já procurei o laboratório do CTA pra deixar agendado, mas fui impedido porque sou de outra cidade a 50km de distancia de onde fui atendido inicialmente, e então, me disseram que eu fizesse o teste na minha cidade, que a prefeitura não paga os exames que o médico pediu sendo que eu sou de outra cidade. Achei um absurdo, mas evitei fazer barraco e evitar o estresse.. então como tenho plano de saúde, fui pro infecto que eu costumo ir de rotina na minha cidade, pra fazer o acompanhamento dos meses seguintes…daí tô fazendo os exames subsequentes pela rede particular.

            Não sei se a informação está correta, mas neste site https://soropositivo.org/2015/08/18/janela-imunologica-os-fatos-em-agosto-de-2015/ diz que os de 3ª geração são os mais utilizados atualmente e dão uma resposta segura com até 25 dias e os de 4ª geração dão uma resposta segura em 15 dias.

            • FFBA diz

              Oi Junior!
              Achei a mesma informação em outro blog.
              Tive o mesmo encaminhamento que vc. Fiz o teste rápido, peguei a PEP e me pediram o retorno em 30 e 60 dias. Tudo pelo sistema público (Santo André). O que posso te dizer sobre o PS que eu fui é que não me pediram nada além do meu RG. Nem cartão dos SUS, nem comprovante de residência, nada. Inclusive, numa outra oportunidade quando fui fazer o teste (ano passado), o setor de testagem estava fechado e um funcionário do PS me disse que se eu tivesse me exposto a risco a menos de 72h que dariam um jeito de me arrumar a PEP. Não era o caso, já havia passado 60 dias.
              Terminei a PEP dia 30/3 e em dois dias os olhos amarelados realmente sumiram. Voltei para fazer exame dia 3/4 e deu negativo novamente (graças a Deus!), mas no dia 5/6 ainda tenho mais um a fazer.
              Os funcionários do PS de Santo André são muito bons mesmo. Me passaram a impressão de terem sito orientados para resolver o problema e não apenas para seguir burocracia. Senti que meu imposto valeu a pena no momento que mais precisei.
              Um abraço!

              • LVTENSO diz

                Opa, boa sorte no próximo exame. Sexta-feira fiz um com 58 dias pós exposição e 27 dias pós pep, eu ia esperar fazer 30 pós pep, mas meu infectologista disse que eu já poderia fazer, se quisesse. Ele pediu um imunoensaio de quarta geração com PCR. O resultado do imunoensaio já saiu e deu negativo, graças a Deus. Agora estou esperando ansiosamente pelo PCR que ainda não saiu, to até meio tenso com a demora hahaha
                Alguém que já tenha feito PCR, sabe se costuma demorar assim mesmo?

                Abraço a todos!

                • FFBA diz

                  Obrigado LVTENSO!
                  Fico feliz pelo seu resultado, mas não sei nada sobre o PCR…

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s