Notícias
Comentários 140

Procura-se: esportistas

O SporTV Repórter, programa do canal esportivo por assinatura SporTV, quer tratar dos benefícios do esporte para as pessoas que vivem com HIV. O argumento será explicar como a atividade física combate a lipodistrofia, favorece as funções neurocognitivas, evita o aumento de colesterol e açúcar no sangue, entre outras questões. O programa também quer aproveitar para dar um panorama geral de como estão as pesquisas de combate ao vírus e a sua propagação.

Entretanto, o programa se sustenta com histórias e personagens, não apenas com dados e pesquisas. Por isso, está em busca de pessoas ou iniciativas que se enquadrem no perfil do programa — não apenas soropositivos, mas médicos, infectologistas, terapeutas, famílias que de alguma forma incentivem a prática esportiva para os portadores do vírus. Se você se enquadra neste perfil, entre em contato:

Bruna Gosling

bruna.gosling@tvglobo.com.br

(21) 2145-7000 – ramal 8550

SPORTV

O programa: o SporTV Repórter é um programa de 52 minutos de duração em formato de documentário, com entrevistas, imagens bem trabalhadas e arquivos, exibido semanalmente pelo SporTV, canal por assinatura da TV Globo, voltado exclusivamente para o esporte, com 25 anos de vida e a maior audiência da TV a cabo neste setor. É o canal de referência dos Jogos Olímpicos. O SporTV Repórter está em sua 5ª temporada.

O canal: o SporTV é o canal a cabo de conteúdo exclusivamente esportivo da TV Globo. Referência desde 1991, possui hoje 3 canais (SporTV, SporTV2 e SporTV3), produz conteúdo esportivo 100% nacional e realiza a cobertura dos principais eventos internacionais. Tem mais de 5.000 eventos de mais de 30 modalidades transmitidos ao vivo por ano, nas 72 horas diárias de programação esportiva. É líder absoluto em todas as medições em sua categoria na TV paga e líder de audiência no horário nobre da TV por assinatura. Soma 30 milhões de espectadores por mês. Entre os eventos transmitidos estão: as Copas do Mundo, Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno, Jogos Pan-Americanos, campeonatos de futebol (Copa América, Copa da UEFA, Taça Libertadores, Nacionais e Estaduais), NBA, mundiais de vôlei, atletismo, basquete, natação,  eventos de automobilismo e torneios de tênis, entre outros. Nas Olimpíadas do Rio, em 2016, o SporTV terá 16 canais.

Anúncios
Este post foi publicado em: Notícias
Etiquetado como: ,

por

Jovem paulistano nascido em 1984, que descobriu ser portador do HIV em outubro de 2010. É colaborador do HuffPost Brasil e autor do blog Diário de um Jovem Soropositivo.

140 comentários

  1. Digo diz

    Preciso ouvir um pouco a opinião de vocês.
    Atualmente uso a combinação Efa+biovir (lamivudina + zamuvudina). É a combinação que uso há cinco anos, quando iniciei o tratamento. Todos conhecem o barato causado pelo Efa, mas nesse período convivi bem com ele, pois sempre o tomava à noite e logo iria dormir.
    Ocorre que nos últimos dois meses esse barato tem ocorrido quase o dia todo, o que está me atrapalhando no trabalho e fodendo com o meu estado emocional.
    Conversei com meu infecto e ele disse que poderíamos optar por mudar a medicação, pegando uma combinação sem o Efa e sem o AZT. Me apresentou como opção substituir o Efa pela Neviparina e o Biovir pela combinação Tenofovir + Lamivudina. Dessa fora estaria livre do Efa e do AZT de uma vez só.
    A dúvida, porém, é que a Neviparina tem mais efeitos colaterais no fígado que o Efa. Então, seguem as perguntas:
    Alguém usa a combinação neviparina + tenofovir + lamivudina? Se sim, como tem sido a experiência?

    Abraço e muita saúde a todos

    • Marvin diz

      Boa noite, galera! To um pouco receoso e com duvida em relacao a esse esquema 3X1. Tomo a 6 anos Efa X BIOVIR (lamivudXzamivud). Essa nova combinacao sao os mesmos remedios? E Juntos eles provocam efeitos colaterais é isso?

  2. Jovem RN diz

    olá pessoal, sou do Rio Grande do Norte. Descobri que sou portador no dia 25 de fevereiro. Estou há 15 dias no tratamento com o 3×1. Minha carga viral era 74 mil cópias e cd4 586 . O blog foi de grande importância nesse momento inicial de choque, em que pensamos que vamos morrer a qualquer momento e que sofreremos tantos efeitos colaterais. Ainda mais quando não temos com quem desabafar. O tratamento com o 3×1 me deu os efeitos colaterais que muitos relatam aqui: tontura ( sensação de embriaguez) e após 10 dias manchas vermelhas, como sou branco as manchas se destacavam muito pelo corpo. já não sinto mais a sensação de tontura e as manchasumiram com o uso de loratadina e hixizine. achei a idéia da reportagem muito válida, eu pratico corrida de rua amadora, corro entre 5 e 10 km. E pratico crossfit. Em momento algum a doença me atrapalhou . Só quando tive as manchas que passei uns dois dias sem ir ao box de crossfit por vergonha das pessoas perguntarem das manchas. Caso eu não guardasse segredo em relação da doença adoraria participar da reportagem pra mostrar que há vida sim após a descoberta do hiv, e com qualidade Nem sempre é fácil manter o otimismo, mas aos poucos vamos aprender a conviver com a doença. E a cada dia passo a perceber que a única coisa que mudou na minha vida é o fato de tomar um comprimido todas as noites e realizar exames trimestralmente.

    • Wagner - SP diz

      Bacana JoveM RN!
      Acho incrível crossfit! Sigo alguns dos princípios mas não frequento boX.

    • Vida positiva H diz

      Olá Jovem RN, moro no Ceará voltei a malhar esses dias e a atividade física só nos ajuda a nos matermos mais saudável, que bom que você é adepto da prática de corrida e crossfit se quiser pode me add no seu skype vidapositivah@outlook.com um abraço

    • baixinho+ diz

      O meu é laranja… rsrs… Tive efeitos colaterais mais fortes nos 5 primeiros dias (tontura), depois fiquei de boa… Tive a sorte de não ter a reação alérgica… Agora depois de 20 dias de medicamento eu sinto MUITO sono… e meu intestino tá bem desregulado… Alguém teria alguma dica? Estou tendo muita azia tb, passei a tomar omeprazol antes d remédio para proteger o estômago… qualquer ajuda é bem vinda.

  3. Wagner - SP diz

    Poxa…se eu tivesse aberto meu diagnóstico pra família, amigos etc eu toparia! Já praticava atividade física corriqueiramente e agora mais ainda! Iniciei meu projeto pessoal de conquistar um abdomen definido até meu aniversário que é em novembro!
    E ontem fui no infecto e já comecei a Tarv. Primeiro impacto: jurava que a pílula era azul e quando vi que o 3 em 1 e branco até achei estranho haha…De resto, não percebi nada de diferente….Aguardar a evolução dos próximos dias, pois o que mais me preocupa é a alergia que alguns citam!

      • caradobemsampa2 diz

        kkkkkk
        devo iniciar no fds, que cor será o meu?kkkkkk
        abraçao

        • Notini diz

          O meu é rosa, parece um supositório kkkk efeitos colaterais só ate o 3 dia, depois passou, estou no 6 dia. Claro q cada organismo é um organismo.

    • vivendopositivo diz

      será a mesma polêmica do vestido preto ou prata? o meu 3×1 é laranja.

      • Wagner - SP diz

        Hahaha…muito bom vivendopositivo!
        Deve ter vários laboratórios fornecendo a medicação pro Governo né. ..Por isso a diferença na aparência. ..

      • Eu acho que tem uma galera daltônica aí… Ainda não peguei o 3×1 mas eu achava que era cor de caramelo… Kkkkk

  4. Carla Pereira diz

    Na UERJ tem uma iniciativa que incentiva a prática do exercício físico para pessoas vivendo com HIV/Aids. Fica no oitavo andar do prédio. Quem sabe algum aluno esteja disposto a contar a sua história.

    • Notini diz

      Vidasemsentido

      Isso não seria uma polpa de maracujá? Rsrs zoa. Bom tratamento pra nós. A vida segue …..

  5. Cauã + diz

    Se tivesse contado a família até toparia tbm.
    Pratico musculação há qse 3 anos e é show de bola.
    Só Espero que eles não retorçam as falas e gravações e nos coloque como bombas biológicas mais uma vez…

    Abrç!

  6. Brumo diz

    Boa noite, gente. Meu infecto suspendeu o meu esquema com o 3×1, pois tive uma baita alergia cutanea ao efavirenze. Daqui 15 dias começo um novo esquema. Boa sorte a todos nós!

    • VidaPositiva diz

      Hey Brumo, Tudo bem?
      Como foi essa alergia? em todo o corpo? Como começou? Há quanto tempo estava com o 3×1. Só vai começar com a outra medicação daqui 15 dias, pode?

      • Brumo diz

        Oi VidaPositiva

        A alergia começou no 7 dia com bolinhas vermelhas nas costas. No outro dia acordei completamente empolado no corpo todo, menos no rosto (depois apareceu tipo uma pele grossa e vermelha na testa como se fosse cimento). As “bolinhas” se espalharam, aumentaram e ficaram com relevo. Fui ao médico e comecei a tomar antialergico para tentar cortar. Mas não teve jeito, suspendeu a medicação no 16 dia. Ele me passou mais uma caixa de allegra 180, e combinamos que em 10, 15 dias quando a alergia cessar por completo eu volto lá para ele me ver e passar o novo esquema. Eu faço mestrado e o efavirenze estava me deixando completamente lesado, mto tonto durante o dia, irritado/choroso e sem concentração. Acredito que vai ser melhor assim. Não pode desistir! Abração.

        • VidaPositiva diz

          Ah sim, obrigado por responder 🙂
          Tô fazendo uso do 3×1 há exatos 30 dias e tenho muito medo de não conseguir me adaptar, pois é uma praticidade enorme, né.
          Enfim, se quiser manter contato pra trocar experiencias , meu e-mail é vidapositiva240215@gmail.com
          Estendo o convite a qualquer pessoa do blog também.

          • Notini diz

            Vida positiva
            Pense sempre positivo. Seu tratamento vai ser um sucesso. Tomo o 3×1 e no 3dia os efeitos colaterais ja passaram 90% aquela tontura chaaata kkkk abç

          • Brumo diz

            É verdade! A praticidade eh ótima, mas o efavitenze estava me deixando “zureta” kkkk. Mas vai dar tudo certo no seu esquema!!! Esse endereço eh skype tb?

            • VidaPositiva diz

              Não fiz um Skype ainda pra conversar com o pessoa daqui. Vou fazer é público! 😉

  7. Mauro dj diz

    Pessoal
    Ainda não iniciei meu tratamento pois aguardo os exames finais…
    Tenho coceira por todo o corpo, alguém mais sentiu isso na fase aguda?

    • Notini diz

      Mauro Dj

      Sim, foi assim que descobri o HIV, sentia muita coceira na pele, ai fiz os exames e deu positivo. Dica, vai na farmácia e compra o antialérgico Zina, não precisa de receita, toma apenas um por dia no mesmo horário. Resolve muito! Indico pois não é antiinflamatório e nem antibiótico. Assim que VC começar o tratamento isso passar. Estou 5 dia de tratamento e a coceira ja passou. Ah, pode ser infecção aguda pelo HIV ou citomegalovirus. Mas provável ser fase aguda do HIV. ABC fica com Deus!

  8. Cida diz

    Lá vem essas emissoras de tv mostrar mais desinformação. Falar de lipodistrofia? Sem comentários! Imagino como será o resultado final. Certamente vai ser no tom “os doentes de aids – sim, pq na cabeça deles, o portador é doente de aids- sofrem com efeitos colaterais devido a dezenas de remédios que tomam diariamente (3X1 não existe no dicionário desse povo)”. Até quando esses jornalistas vão trabalhar dessa forma, sem o mínimo de preocupação com a verdade?

    • Notini diz

      Provável falar que, quem vive com HIV vive isolado, sem vida social. Isso tudo para da medo aos que são soro negativos ou interrogativos. Eu mesmo antes de me infectar, achava o HIV o fim do mundo, depois que me contaminei, vi que não é tudo isso que a mídia fala. Claro que me descuidei e não queria ser soropositivo, mais isso não é o fim do mundo, agora é só se cuidar e manter esse vírus bem baixinho no sangue, quase nada.

  9. caradobemsampa2 diz

    realmente o exercício será fundamental
    eu corria, mas ando parado….
    meu medico disse que vou ficar sarado…
    em breve mudarei a rotina e voltarei aos exercicios
    uhuuu
    grande abraço

  10. Notini diz

    Lipodiatrofia## lá vai a TV falar o que não sabe kkkk Lipodistrofia, ja foi comprovado que é a junção de vários aspectos, medicação, carga viral, cd4 baixo, e o próprio virus HIV. Ai para da medo nas pessoas vão falar que todos que tem HIV sofrem com a lipodiatrofia, o que não é verdade. Muito pelo contrário, isso esta cada vez menor, como minha medica diz (diretora de infectologia do hospital de base de brasilia), ah mais de 8 anos não vê paciente com soropositividade rescente com lipodistrofia. Ate porque muitos iniciam o tratamento antes do CD4 cair menos de 200.

  11. Seja bem vindo, Jovem RN. Também sou potiguar(vulgo comedor de camarão) rs.

    Precisando conversar, estamos a disposição.

    Meu email: davileao80@gmail.com

    (vale para o restante do grupo também).

    Abraço

  12. HopeAlways diz

    Aos que quiserem e ainda n add podem me adicionar no Skype : hopealways06 🙂

  13. Jovem DF diz

    Descobri que sou soro+ a muito pouco tempo, ainda na fase de muito medo, fiz exames, não ha urgência em começar o tratamento porem queria começar logo. Tenho muito medo do momento de pegar a medicação, não gostaria de me expor, não estou preparado pra isso… não sei o que fazer pra resolver… Fora a solidao total, parece que sou o único nessa situação. Enfim, se alguém tiver uma dica e puder me ajudar, agradeço.

    • Brumo diz

      O passo mais importante é querer se cuidar!! Não precisa ter medo. Todos do cta estão ali para nos ajudar!! A vida segue, é so fazer alguns ajustes que tudo se encaixa!! Abcs.

    • vivendopositivo diz

      Aqui na minha cidade o enfermeiro me entrega fora do hospital, dentro de um saco pardo. Talvez vocês pudessem combinar algo assim com eles, pega o numero da sala de atendimento.
      (Ele deu o numero pessoal de celular). Onde me consulto com o infectologista pelo plano, a secretária dele também se prontifica a pegar a medicação e entregar lá no consultório por um agrado$.

    • caradobemsampa2 diz

      Oi Jovem DF
      Tb passei pelo mesmo sentimento. ..
      Achei q era o único soropositivo do universo. ..
      Qdo estive no cta percebi q hiv não tem sexo, idade ou nível social. Hiv não tem cara.
      Mas tem tratamento.
      Se informar e se cuidar sao Boas opcoes
      Se quiser conversar . Meu skype
      Caradobemsampa2@hotmail.com
      Abraco

    • A Lu diz

      sei como se sente, jovem df! eu tinha crise d choro e fobia qdo era dia d pegar medicamento! até hj levo uma bolsa enorme p colocá-los lá… ou um saquinho d mercado msm! A preocupação d se cuidar é bem maior q o julgamento d desconhecidos!!
      Já aconteceu d cruzar c um conhecido! Reclamei da fila e disse q dpois voltaria! rs Fui comer um pedaço de torta e voltei p buscar meu medicamento! rs

  14. Juliana :) diz

    É, gente… Tem que ter muita coragem pra “sair do armário” assim, em rede nacional, assumindo que é soropositivo. Não sei se eu toparia não.
    Quem quer que seja o entrevistado, cuidado com a edição do seu vídeo!
    A Globo é fera em fazer isso! No final podem selecionar uma mensagem diferente da que vc quis passar!
    Beijos, queridos! Muita força, sempre!!!

    • gustavo diz

      Verdade Juliana… ontem eu estava no cel com um amigo e ele me disse;
      – sabe quem ta com aids? (Fulano) esta a tres anos… acredita?
      Eu: mas oq q tem hj em dia isso n muda nada, nao e um monstro d 7 cabeças….
      ele:
      – ah n vai me falar q ter aids e normal pq n e nao… ele vive doente e ta muuito magro n deve ser facil saber q vai morrer… ele vive gripado..
      eu:
      – cara, como q vc sabe q ele vive doente, tem anos q vc n ve o cara e ele sempre foi magro a vida toda… hj em dia a pessoa vive normal n tem cara d doente pq se cuidando e tomando um unico comprido vc fica com a mesma saude a sua, ate melhor…
      O detalhe q ele e gay e tipo, tao desatualizado sei la… aquilo mecheu um pouco comigo. Mas depois pensei, po vou ficar bolado com um cara totalmente burro q mal sabe le uma reportagem… muita ignorancia da parte dele…

      • Brumo diz

        Esse povo é pobre de espírito. Já ouvi comentários do tipo: “Vc sabia que fulano tem sangue azul?”, ou “Me falaram que ciclano ta com a tia”. Eu nem dou moral, entra por um ouvido e sai pelo outro. Minha vontade seria questionar: “E vc já se testou esse mês??” rs… Mas prefiro evitar a fadiga rss.. Bjss.

        • caradobemsampa2 diz

          Pessoal.
          Ja ouvi uma médica se referir a um soropositivo como aidetico…
          Realmente a falta de informação complica ne?

      • Juliana :) diz

        Nossa, Gustavo! É triste tanta falta de informação né… Mas não deixa isso te abater, como vc mesmo disse, não vale a pena ficar bolado com um cara q ta vivendo na ignorância, e a opinião dele não vai mudar em nada a sua vida!
        😉 ❤

      • Gustavo, relaxa… O pessoal é muito desinformado! Se ser magro significa ser “sangue azul”, eu sou “sangue azul” desde criança!! Eu me alimento bem, como de tudo e sempre fui magra ( minha mãe fala que sou magra de ruindade :P)..e há séculos não sei o que é ter gripe, febre…posso dizer que tenho uma saúde de ferro! rs..
        Eu ia até fazer um trocadilho com o “ferro” ….só que os puritanos do blog vão mandar me excomungar!.rs

        Beijo

    • Wagner - SP diz

      Juliana exatamente isso!!
      O problema desse tipo de reportagem e a edição né….vimos isso na reportagem do fantástico quando aquele rapaz que falou sobre isso, fugiu o nome dele, teve sua conversa praticamente dilacerada pela edição…Não pago para ver! Li uma matéria antiga aqui do JS onde nao aceitaram que ele terminasse uma nota com exclamações, por isso queriam colocar três pontos. Minha vida tem bem mais exclamações que três pontinhos e não sei se a tv quer mostrar isso!!!!!!!

      • Juliana :) diz

        hahahaha! Boa, Wagner!
        O problema é que é a melancolia e a tristeza dos três pontinhos que dá audiência, não a felicidade e a vida das exclamações!
        😉

    • ANJO diz

      JULIANA, OUTRO DIA CONVERSANDO COM VC ,VC ME DISSE Q NAO ERA SORO + ,Q SEUS EXAMES FORAM UM FALSO DIAGNOSTICO ,REALMENTE NAO TE ENTENDO !!
      UMA HORA VC DIZ SER SORO+ OUTRA HORA DIZ Q NÃO É !
      PARECE Q GOSTA DE BRINCAR COM COISAS SERIAS OU TIRAR ONDA COM PESSOAS Q TEM PROBLEMAS TAO SERIOS PELA FRENTE !

      • caradobemsampa2 diz

        Oi Anjo
        a Ju passou um tempo achando que tinha hiv tipo dois…. ela foi diagnosticada como soropositiva sim…
        mas depois de ir em outros medicos, descobriu felizmente nao ser…
        Com certeza ela nao está de brincadeira… já bati altos papos com ela. é um ser incrivel e muito querida!
        E mesmo nao sendo mais da ala do sangue azul, continua conosco!
        abraçao

      • Juliana :) diz

        ô meu anjo. Foi um falso positivo sim! Mas em momento nenhum durante meu comentário eu disse que sou soropositiva, acho que vc interpretou errado.
        Eu só disse que se eu fosse eu não teria coragem de sair do armário, eu acho. Releia o comentário que vc vai perceber.
        Desculpe se te confundiu, vou tentar deixar mais claro da próxima vez ta bom?
        Beijos

      • Juliana :) diz

        Eu descobri que não sou soropositiva, mas vai acostumando porque vou continuar acompanhando o blog e vou continuar comentando nos posts.
        Jamais brinquei com coisas sérias e jamais menti sobre meu diagnóstico.
        Vamos aprender a ler? Vamos??

  15. aninha diz

    Juliana

    Concordo com VC! Tem que estar bem resolvido para poder encarar o preconceito !
    Moro em cidade do interior jamais iria 🙂

  16. Deborah♥ diz

    Concordo com você Ju, eles nunca falaram nada que fosse a favor dos s+ , as matérias sempre foram pra causar pânico. agora essa! sei não. Acho que mesmo que tenham pessoas super saradas irão fazer uma seleção dos que tem lipodistrofia e por no ar. Por fim aparecerá alguém como profissional da saúde e dirá que além dos 30 comprimidos que os S+ tomam ao dia,não poderão nunca parar de fazer atividades físicas, se não o quadro só piora. E os efeitos colaterais serão devastadores. kkkkkkkk
    ELES NAO SABEM QUE SER POSITIVO HOJE EM DIA também e ter uma vida normal, e que tem gente que não tem nenhum efeito colateral,que lipodistrofia e uma coisa que já está ficando no passado.

  17. Mauro Dj diz

    Turma do bem!
    Gostaria de tirar uma duvida…Existe um projeto chamado ”PROJETO MUTAMBA” que é aqui pertinho do meu estado. Fala sobre um infecto que herdou conecimentos do avo sobre essa planta e diz CURAR de fato… Alguem ja ouviu algo sobre?
    Sou recém ”positivado” entao busco todos os tipos de informação…
    Abraço!
    Deus é maior!

    • Tom diz

      Meu amigo Mauro já ouvi falar de ervas que vem da África que dizem ter uma CURA FUNCIONAL, mas ate hj nunca ouvi pessoas relatar de fato sobre isso, sei que o custo dessas tal ervas são caras,mas não custa nada vc ir nesse infecto e relatar para nos oq ocorreu, toda informação é valida para nos. FOCO, FORÇA E FÉ

    • D_Pr diz

      Mauro tudo bem? Cuidado com essas abordagens alternativas, podem lhe trazer danos a saúde irreversíveis.

      Caso queira algo efetivo, cientificamente comprovado, que vai te permitir levar uma vida normal, como qualquer outra pessoa, em qualidade e longevidade, é: ” medicação antirretroviral”

      É história amigo, se fosse real esse projeto o cidadão estaria BILIONÁRIO em cifras de fazer inveja ao Jorge Paulo Lemann.

      • D_Pr diz

        Agora, se você gosta de “especulação” “teorias conspiratórias”, pesquise os Rockefeller…tem um cidadão que leva esse nome e está com 99 anos, nem o capeta quer ele no inferno! Se a cura vier de algum lugar, pode apostar que será desse renomado instituto ou da Gilead Sciences…(agora estamos perto de pisar em ‘plutão’ que nem é mais planeta do sistema solar e não curamos um retrovírus com parte dos santuários identificados pelo Louis Picker, faz-me rir aos montes – povo marcado ê, povo feliz)…

        Estou um pouco revoltado hoje, não pelo vírus em si. ele é menos nocivo que “diabetes ao organismo”…sim pelo preconceito com que somos tratados, caso saibam da nossa condição!

        • Wagner-sp diz

          D_Pr
          Verdade…cada vez mais tenho consciência de que o preconceito é o pior para o portador do HIV. E infelizmente muitos esperam que soframos por termos contraído o vírus…Ontem meu médico me perguntou como eu estava e eu respondi que estava tão bem, mas tão bem, que estava começando a ficar constrangido por isso!! Mas fazer o que né, beijinho no ombro pra quem espera que eu vá me prostrar por isso haha!!

  18. ANJO diz

    Acho q a matéria o programa pode ter pontos positivos como negativos , vai depender muito de qm estiver na direção do programa ,pode servir pra nos tornamos mais fortes , sinceridade não sei oq acontece comigo sempre fui praticante de esporte , hj com mais de um mes de tratamento ,me sinto mais preguiçoso ,sem vontade de sair de cs , não sei o pq .
    não sei se é pelo fato de saber q estou com hiv ,ou se é pela medicação ,mais tenho notado uma grande desmotivação , queria voltar a ter a gana q eu tinha antes de saber sobre o meu diagnostico.

  19. Vivi diz

    Logo que descobrir hiv + pelas situações que estava passando no momento me recusei o tratamento, mas logo que vi o meu ex esposo ficar doente decidi me cuidar para que ele fosse comigo tbm. Resumindo: Ele quase morreu o cd4 dele chegou a 148 e o cv incontável perdeu muito peso mas graças a Deus hj está bem, e eu só necessitei dos arvs com 5anos de diagnóstico… Minhas plaquetas chegaram a 40 mil e pra não fazer nenhum tratamento com corticoides resolvi mudar o meu hábito, e em menos de um mês minha plaquetas saltou de 40 mil pra 140 Mil .. Primeiramente Deus, depois a atividade física que faz com que vc não entra em depressão, faço musculação + esteira + bike. Meu peso atualmente está ótima e estou me preparando pra uma cirurgia estética. Que Deus nos ajuda! Hj tenho 25 anos e fui diagnosticada com 20 anos durante minha gestação….

    • Vivi, você vai contar para o cirurgião sobre a sua sorologia?
      Esta semana eu estive em consulta com o cirurgião e contei tudinho .
      Ele me disse que já se acidentou com agulha e teve que tomar AZT e que sofreu com alguns efeitos colaterais. Disse que antigamente fazia muitos enxertos em pacientes soropositivos que sofriam com a lipodistrofia e que hoje em dia nem se ouve falar nessa palavrinha que é tão assustadora para nós. Disse que recentemente realizou vários procedimentos estéticos (na maioria lipoaspiração e implante de próteses nas mamas) em pacientes soropositivos e que para ele não há empecilho algum! Me tratou super bem! Amei o meu doutor….rs 😀

      • Vivi diz

        Vida ….
        Conversei com a minha medica e ela disse que a chance de transmiti o vírus para o cirurgião que escolhi é bem pequena, e que ele não deve negar a minha cirurgia pela minha situação, to pensando mesmo em mudar de médico e permanecer no primeiro q já havia contato minha situação, motivo: esse novo médico sabe onde trabalho e não ficaria a vontade, mas vamos vê né! ? Tudo está marcado para Junho, deixei nas mãos de Deus e eu não conseguiria operar sem contar.

        • Secret, aí ninguém me segura…kkkkkkkkkk
          Eu vou precisar de ajuda no pós-operatório…Topa me ajudar? dar banho, etc etc 😛

  20. VidaPositiva diz

    Pessoal, fiz o skype, é vidapositiva240215
    Aguardo vocês lá para trocarmos idéias.

  21. gustavo diz

    Oi gente, eu peguei meu segundo exame apos o inicio do tratamento hj e deu novamente indetectavel e o meu cd4 deu um pouco menor doq o anterior q estava em cd4 1038 e neste agora deu 944, e normal? o cd8 d hj deu 656 25.06 1,44 e o anterior cd8 deu 814 27.99 1,28

    • HopeAlways diz

      Excelente Gustavo. Cd4 super bom. Vila longuíssima e feliz p vc!! 😀

    • VidaPositiva diz

      Pessoal, alguém poderia me informar a relação entre o CD4 e CD8? Qual a diferença entre eles?

      • miner diz

        Puxa, VidaPositiva eu também tenho essa dúvida. O médico sempre solicita esse exame junto com o CD4 e a carga viral :/ Tive o diagnóstico recentemente e ainda tenho muitas dúvidas, mas o blog aqui tem ajudado bastante.

      • HopeAlways diz

        Olha o que o Dr Joel Gallant um dos maiores especialistas na área diz sobre o cd8:

        “A contagem de CD8 e percentual não são recomendados de acordo com as diretrizes atuais de tratamento do HIV. Eles não fornecem nenhuma informação útil… ”

        Ou seja, foca no CD4 e Carga Viral.

      • Notini diz

        Vida positiva
        É assim, os CD4 são os delegados e os CD8 são os policiais. Rsrs ou seja, o virus ataca mais os delegados, que são mais fortes e mais importantes. O CD4 são os chefes da sua imunidade e sem ele a empresa os cd8 e outros ficam desorganizados kkkk tipo isso. Exemplo tosco mais é bem assim.
        Abcs do NOtini

  22. Maupr diz

    Iniciei o uso de 3×1 em outubro de 2014 e o meu cd4 era 597 e 39 mil cópias. Hoje estou indetectavel, porem o cd4 caiu para 283. Isso é possível ?

  23. Brumo diz

    Ah, eu vou viajar nesse feriado (dentro do Brasil mesmo), e mesmo nao precisando do 3×1, pois mudarei de esquema em breve, levarei o frasco na minha mala de mão (mochila), com rótulo e a receita do médico. Quero ver se vão questionar alguma coisa. Depois conto a vocês…

      • Wagner-sp diz

        Kaliul,
        Alguém ter perguntou sobre a medicação nesta viagem?

          • caradobemsampa2 diz

            ola a todos
            amanha farei a primeira viagem com a medicação
            estou levando pequena quantidade na embalagem original e a receita…
            vamos ver….
            se duvidar nem vao pedir pra ver…
            abraçao

        • Positivo diz

          Olá a todos! Já comentei isso aqui antes…
          Viajo muito a trabalho (pelo Brasil e, algumas vezes, fora também). Sempre levo meus medicamentos na maleta de mão e dentro de recipientes para comprimidos. Inclusive, já tomei os comprimidos dentro do avião várias vezes (era o horário de tomar remédio e estava no voo…) rsrsrs
          Nunca fui questionado sobre isso!
          Abraços a todos

          • Brumo diz

            Então vc tira a medicação do frasco original e poe em porta comprimidos??

            • Positivo diz

              Olá, Brumo!
              Já fiz das duas formas: mantive no frasco original e também já coloquei em porta comprimidos.

              • caradobemsampa2 diz

                Embarquei agora. De São Paulo para Rio.
                trouxe a embalagem original com 5 comprimidos e a receita.
                Ninguem perguntou nada no raio x.
                Abraçao

  24. wolf diz

    Caros amigos,

    Acompanho o blog já faz um tempo. Na verdade, já acompanhava, de maneira menos frequente, mesmo antes de ser diagnosticado. Por alguma razão, mesmo tendo sempre me cuidado e nunca ter transado sem preservativo, sempre senti que a notícia deste diagnóstico chegaria um dia para mim. Não faço idéia de quando e como isso aconteceu comigo, porque realmente nunca transei sem camisinha, nem em namoros. Por ter tido sempre o hábito de me testar, consigo estabelecer um gap dentro do qual ocorreu a minha infecção, mas ainda assim, não posso imaginar com quem e como foi. O meu diagnóstico é muito recente e ainda não tenho os resultados dos exames, tampouco iniciei com a medicação. Ainda não processei esta dura realidade que agora faz parte de mim, me dói muito e não consigo me identificar nem assimilar a idéia muito bem.
    Sempre fui muito radical quanto a tomar todos os cuidados necessários para que isso jamais acontecesse comigo e, mesmo assim, não consegui evitar. A minha cabeça anda muito confusa e não consigo organizar os meus pensamentos dentro dela. Apresento quadros de depressão desde a infância. Ao longo da vida, pensamentos suicidas me perseguem constantemente e como sempre consegui superá-los, a sensação que tenho é de que isso é mais uma tentativa desses pensamentos de me levarem a concretizá-los.
    A poucas semanas do meu diagnóstico, sem ter aberto a minha condição para a minha família e amigos (com exceção de um), conto com o apoio de apenas 2 pessoas. Confesso que é muito difícil para mim viver desta forma. Não sou um homem acostumado a mentir para as pessoas e agora é a única coisa que parece que eu faço. Estou em um relacionamento relativamente recente, no qual já me encontrava no momento do diagnóstico e, experenciando um amor verdadeiro pela primeira vez na vida, afirmo sem receios de que isto tem me dado muita força para encarar essa triste condição.
    A minha cabeça anda muito perturbada e tenho oscilações de humor constantes, o que dificulta ainda mais tudo para mim. Este blog é um grande refúgio para mim, onde diariamente busco companhia e informações a respeito de tudo que acontece relacionado a este vírus e às pessoas que com ele convivem. Agradeço muito pela existência dele e gostaria de parabenizar ao JS e a cada um de vocês pelo carinho e cuidado com que trocam experiências, informações e apoio mútuo.
    Tem muito mais na minha história, mas pretendo compartilhar aos poucos. Relutei por um bom tempo quanto a postar aqui, mas me sinto muito sufocado às vezes e por isso resolvi dar o primeiro passo.
    Fiquem com Deus e muita luz na vida de cada um de vocês!

    • Notini diz

      Wolf,

      Descobri ser soro positivo no dia 26.01.2015 me infectei no dia 01.01.2015, sei disso pois foi a primeira e ultima vez que tive relação sem camisinha e também passei pela fase aguda recentemente. Então o que eu quero lhe dizer com isso que todo mundo erra e tem direito de errar, a diferença são as consequências e como vamos lidar com elas. Quando descobri, entrei em desespero, meu mundo caiu, a certeza da morte era certa. Mas eu te garanto que aos poucos você vai vê que não é assim, aconteceu comigo, com fulano e com 99% dos sorospositivos. De um tempo pra VC, não se cobre muito, VC tem direito de esta se sentido mal. VC vai vê depois de um tempo que a vida continua, hj soropositivo que se cuida as vezes vivem mais que soronegativos, pois noa cuidados, ficamos alerta, nos alimentamos bem, vamos ao medico sempre e qualquer mudança na saúde, rápido podemos reveter. Eu sempre falo que é mais fácil eu morrer atropelado por um caminhão do que morrer de AIDS. Se quiser pode me add no Whats sem medo 6198388317. Abçs do Notini!

      • VidaPositiva diz

        Olá Notini, tem outra forma de contato? E-mail, Skype? Você parece ser muito de bem com o diagnóstico e gostaria de trocar experiências contigo, mas não me sinto preparado pra trocar WhatsApp logo de cara assim, sou do DF tb…

  25. miner diz

    Oi Pessoal! Hoje peguei meu segundo exame de CD4 e caiu 😦 Realizei o primeiro exame em fevereiro e o CD4 estava em 693. Refiz o exame e agora ele está em 591. Acredito que na minha próxima consulta com o infectologista no início de maio ele já oriente a iniciar com os medicamentos. Agora é ter fé e aguardar, mas confesso que tinha esperança de adiar mais um pouco o uso dos medicamentos. Trabalho a noite e estou com a vida toda atribulada. Complicado :(Queria mudar de horário ou emprego antes de iniciar com os medicamentos. Será complicado tomar o medicamento a noite e ir trabalhar :/

    • Wagner - SP diz

      Miner,
      O 3 em 1 vc deverá tomar antes de dormir e não necessariamente a noite…meu medico me orientou que se eu sair de balada e chegar 5 horas da manhã em cada e esse horário que devo tomar!

      • VidaPositiva diz

        Sério Wagner? Então não precisa ter uma regularidade quanto ao horário? A minha médica também falou meia hora antes de dormir, mas achei que deveria ser ao menos no mesmo horário ou próximo.

        • Wagner - SP diz

          Meu infecto disse que a meia vida desses medicamentos e longa, portanto, mesmo que vc atrase algumas horas ainda terá medicação no organismo….

          • Isadora diz

            Olá Wagner,

            Meu médico tbm falou a mesma coisa sobre não haver esse controle de horário em tomar a~medicação, utilizo o kaletra +Biovir, 3 comprimidos pela manhã e 3 a noite…só que esqueci de tomar a primeira dose do dia e tomei os 6 comprimidos a noite e não consegui falar com meu médico, fiquei um pouco desesperada pq me mantenho indetectável desde novembro de 2014…será que isso mudará meu exames? estou preocupada!

            • Wagner - SP diz

              Isadora,
              Eu acredito que um esquecimento no meio de meses ou anos de constância não fará diferença nenhuma. O problema seria se vc passasse a esquecer com uma periodicidade maior!
              Agora, se tivesse no seu lugar, eu não teria tomado a dose duplicada não!

        • VidaPositiva

          Eu nunca tomei minha medicação no mesmo horário. A minha primeira combinação ( kaletra, lamivudina e tenofovir) eu iniciei tomando cedo, meses depois tomava após o almoço, em seguida após o jantar. Recentemente eu substituí o Kaletra pelo “Efavironha” e continuo tomando a noite, e nunca, nunca no mesmo horário e sempre deu certo!!

          • VidaPositiva diz

            Caramba, essa informação mudou minha vida! Muito obrigado gente! Sempre ficava preocupado em não atrasar em um minuto a medicação…

            • VidaPositiva….eu não quero servir de mau exemplo….rsrsrs
              Ah! e o meu Doutor R. falou que se algum dia eu esquecer de tomar a medicação, não haverá problema algum!!

              • caradobemsampa2 diz

                meu medico disse pra no inicio tomar no mesmo horario e antes de dormir….
                nao sei se depois flexibiliza…
                mas disse pra tomar e dormir…
                abrçao

      • Wagner, o meu médico falou a mesma coisa!!
        Dias atrás eu tomei a medicação e por motivos de força maior eu tive que permanecer acordada…foi horrível! Fiquei completamente zonza, falando mole..affffffff eu parecia uma bêbada!

        • DD+ diz

          Vida….eu tbm ja tomei e nao fui dormir pois precisei socorrer minha Irma, ate no bafometro fui parado rsrs. Mais graças a deus nao senti absolutamente nada. Abs

    • Notini diz

      Miner,

      Não desanime.
      1- A mudança não foi tao grande assim
      2- Depende do tipo de exame que foi realizado a contagem do seu CD4.
      3- O mesmo tipo de exame que foi realizado quando tava em 693 pode ter sido um pouco mais sensível do que dessa ultima vez. Isso acontece com a carga viral e com qualquer outro exame, pra VC ter ideia, ate nas contagens de plaquetas.
      4-591cd4 não é nada motivo de desespero, pessoas soro negativas tem o CD4 assim.
      5- o stress, psicológico não ajuda na sua imunidade. Orientaria VC passar por um psicologo e também não levar tudo tao a serio ( claro que precisamos de cuidado).
      6- Deus esta do seu lado, tenha fé e ame viver.

      ABC do Notini

    • Notini diz

      Miner,

      Mais uma coisa, ja foi comprovado que quanto mais cedo começar o tratamebto, melhor para o organismo e menor os efeitos colaterais. Indico VC tomar logo a medicação (claro que VC tem q seguir as orientações do seu medico). Eu tenho 1297CD4 e ja tomo a medicacao. Não tenha medo, comigo o efeito colateral do 3×1 só durou 3 dias, estou no 7 dia e não sinto mais nada (claro q cada organismo é um organjsmo), mas vai da tudo certo pra VC. Outra coisa, índico tmb VC tomar a medicação sempre no mesmo horário, tente não passar da Hora, nem antes e nem depois, pois com um tempo sera automático pra VC tomar, seu organismo Vai ta “programado” para a mesma dose todos os dias na mesma hora. Claro que um vez ou outra VC pode tomar em hora um pouco diferente, quando não tiver outro jeito. Exemplo, se VC tiver ja acostumado com a medicação, quando for pra balada, pode tomar no mesmo horário, mesmo na balada, pois VC nao ira sentir nada.

    • Tom diz

      Mas vc pode tomar outra combinação com 3 remédios,que podem ser tomados antes do café da manha ou almoço, basta conversar com seu medico e ver qual sera obmelhor esquema de medicação para vc

    • Vivi diz

      Miner….
      Também trabalho anoite e acho até melhor pq chego do serviço e tomo o 3×1 e logo logo apago. Acordo as 9hrs vou pra academia as 11:30 volto as 14:00 e pego no trampo as 16(isso de segunda à sexta-feira) . e fds e feriados das 10 da manhã as 00:30 com duas horas de intervalo…. Sinceramente vc vai tirar de letra mais essa etapa da sua vida , no início complica um pouquinho mas depois passa. Boa noite!

  26. Olá pessoal eu tomo o 3×1 (lamivudina 150mg, nevirapina 200mg, zidouvudina 300mg) alguém com medicação igual?

  27. zed diz

    Olá, peguei meu diagnóstico no mês passado, fiz todos exames e hoje levei pra médica. Começo a tomar o 3×1 hj na hora de dormir, estou com muito medo das reações do remédio. Quanto ao resultado procuro não ficar pensando, quando vem na mente, eu paro e falo comigo mesmo, vc tem um vírus que precisa ser controlado para que ele não afete sua imunidade e vc pegue alguma doença. É isso um vírus. Ai me sinto melhor. Agora o que me deixa mais preocupado são os efeitos. Espero que meu organismo se adapte bem. Ler os comentários de vcs é muito bom. Não falei e nem vou falar com ninguém. Meus pais são idosos não quero deixá-los preocupado. Minha médica é muito atenciosa, me passou o whats dela e pediu pra eu ir informando ela de como eu estou indo. Obrigado a todo e força. Abraços.

    • Deborah♥ diz

      Zed,

      Fica tranquilo, lembre, como você mesmo falou é um vírus e precisa ser controlado, quanto ao efeito colateral, eu também fiquei com medo de tomar , demorei uma semana com o frasco fechado com medo dos efeitos, quando eu criei coragem de abri entrei em choque ao ver o tamanho do comprimido pensei vou engasgar, passei mais uma semana. kkk
      só que os dias foram passando e o dia dos meus exames de cd4 e cv estava se aproximando,não tinha mais como adiar
      Tomei as 22:30 fiquei esperando a VIBE e nada, rolei na cama até umas 2:00 da manhã, levantei pra ir ou banheiro e não senti nada, voltei pra cama e dormi, no dia seguinte achei que ia acordar mau, e não aconteceu absolutamente nada. Graças a Deus, estou no 25° dia

      O que eu posso te dizer é tome a sua medicação sem medo, caso vc tenha algum efeito colateral como muitos já relataram aqui, serão passageiros!
      Boa sorte.

      • zed diz

        Ola, Deborah. Obrigado por responder. Durante a noite não senti nada, durmi mal por causa da ansiedade de quando iria começar os efeitos. Pela manhã acordei meio aéreo, pensei em não ir trabalhar, ligar pra minha chefe e dizer que tinha passado mal e tal. Mas resolvi e fui. Trabalho lendo e usando o computador o dia todo e dirigo pra ir e voltar do trabalho. Mas deu tudo certo, consegui fazer tudo que estava pra mim no dia no trabalho e por volta de 5 horas da tarde aquela sensação passou. Mas acho que eu ter dormido mal tenha ajudado a ficar com esse efeito por tanto tempo. Vou sim continuar e acredito que nesse sábado serão menores ainda ou nenhum os efeitos. Obrigado.

  28. aninha diz

    Vivi

    Eu tenho duvidas em relação a cirurgia estética sera que podíamos trocar umas informações?

    • Vivi diz

      Claro aninha, oque quer saber? ?? Bom o meu e-mail é vi.vimal58@gmail.com vou fazer novamente um Skype ai trocamos experiências e falamos de cirurgia😘😊😉 😉

  29. aninha diz

    Tomo o efavereinz + lamivudina + tenofovir a dois anos ! Agora me acostumei com a sensação de estar “chapada” pego a vive e vou embora brinco muito com a situação. Como todos sabem a descoberta não é uma coisa boa né ,pensei f**** agora vou morrer e deixar minha filha e meu namorado pra trás! Ai veio a minha psicologa e me deu um tapa na cara “e se ao invez de HIV eu estivesse com um câncer em estado terminal?”
    Desde então procuro não pensar no HIV ! Vou visitar a minha infecto de cinco em cinco meses. E procuro pensar que sou maior que esta doença !

  30. D_Pr diz

    Nobel winner is certain HIV vaccine will be found
    BY TAMAR KAHN, 17 ABRIL 2015, 06:28

    Alguns trechos…

    The United Nations estimates that AIDS has killed almost half of the 78-million people infected with HIV since it emerged in the 1980s. There have been many advances since then, however the challenges are far from over, says Prof Barré-Sinoussi.

    “When I meet representatives of patients I ask: ‘You are on treatment, you have a normal life, what are you expecting from us scientists?’ And 90% of them answer ‘a treatment we can stop’. Even on treatment, people say they fear infecting people, that people don’t look at them as normal and that they are afraid to let friends or colleagues see them taking medication.”

    That stigma is one of the biggest hurdles preventing people from getting tested for HIV, she says. Nevertheless, she describes herself as an optimist. She is sure a vaccine for HIV will be found.

    She pulls no punches. “It’s not science we are doing wrong, it’s policy, it’s implementation, it’s political will (that’s lacking).”

    http://www.bdlive.co.za/national/health/2015/04/17/nobel-winner-is-certain-hiv-vaccine-will-be-found

    Bom dia!

  31. VidaPositiva diz

    Olá pessoal, confesso que depois do diagnóstico, minha maior dificuldade é conseguir levantar sabendo da minha condição, por isso sempre procuro frases para me colocar para cima, hoje em especial encontrei essa e gostaria de compartilhar com vocês que tem sido meus principais companheiros ultimamente, lá vai:
    “Saber esperar dias melhores é carregar no peito uma fé inabalável. É ter forças para levantar depois da queda, sorrir depois do choro e continuar em frente depois da decepção. É acreditar que existe alguém lá em cima preparando maravilhas enquanto a gente prova merecimento diante dos obstáculos.”
    Uma maravilhosa sexta feira para nós é um excelente fim de semana!

    • Cara do Bem Sampa diz

      Vida Positiva!
      realmente existe uma fase dificil… apesar de já estar encarando a atual condição numa boa, ontem fui no cta pegar a medicação e deu uma leve “depre”
      mas na boa? pq deprimir?
      nao sinto nada de ruim, estou super bem de saúde e tals….
      vou iniciar a medicação e ficar indetectavel logo…
      Ah é tem uma coisa excelente, conheci muita gente legal aqui.
      uma dica pra vc! comece a perceber o “lado cheio do copo”….
      e se precisar papear, conte comigo, segue meu skyoe
      caradobemsampa2@hotmail.com
      abraçao

    • HopeAlways diz

      Aos poucos a gente levanta a cabeça e vai em frente. Deus jamais da uma cruz que a gente não tenha capacidade de carregar. Siga em frente e acredite que o MELHOR ESTÁ POR VIR.

  32. VidaPositiva diz

    Tem alguém aqui que usa a mesma combinação do 3×1 há muito tempo? Teve algum efeito colateral? Essa é a minha maior preocupação… Alguém pode relatar?

  33. VibePositiva diz

    Olá pessoal,
    Já algum tempo que acompanho o site, na verdade desde o dia que comecei desconfiar ser portador do vírus HIV. Isso começou quando minha namorada ao fazer exames de rotina, foi surpreendida pelo Laboratório, onde disseram que deveria fazer um outro teste, pois o primeiro foi inconclusivo. Daí pra frente começou o desespero. Por ser pouco informado sobre o assunto, comecei uma onda de pesquisas, nas quais me informei e de certa forma me “tranquilizei”, pois percebi que se estiver realmente com o vírus, poderei seguir uma vida normal. Ela ao contrário, está bastante desesperada, ainda não fizemos o exame para saber a realidade da nossa situação, estamos na verdade nos preparando para o diagnóstico, vou ser sincero que já me sinto portador, e estou buscando cada vez mais informações para seguir com qualidade de vida. Acredito que na próxima semana faremos o teste, e independente do resultado, nossas vidas mudarão pra sempre.
    Parabéns a todos pelos comentários aqui, são realmente tranquilizadores.

  34. Antonio diz

    Bom dia

    Recebi uma proposta de trabalho nos EUA para ficar lá durante dois anos, alguém sabe como é a distribuição lá? parece que são pagos os remédios, alguém tem nocao de valor?

    Obirgado

    • Filhosorop diz

      Aproveite esta oportunidade!
      Se a empresa oferecer seguro saúde, vc consegue a medicação, com aproximadamente 90% de desconto.
      Sem seguro, terá um custo mensal de 1200 dólares. Além das despesas com consultas e exames.
      Converse bem a respeito do seguro saúde com eles.
      Defina tudo antes de aceitar, mas é bem provável que eles ofereçam este benefício
      Existe tb a possibilidade de vc levar para 2 ou 3 meses. E ter alguém que saiba da sua condição e que esteja cadastrado no COA para pegar sua medicação e enviar para vc via Fedex – Federal Express, a cada dois meses.
      Não tem problema em viajar com medicação para período de 3 meses, nunca houve questionamento nenhum. Mantenha na embalagem original acompanhada de prescrição médica, só por precaução.
      Meu filho está nos EUA há um ano e nunca tivemos problemas.
      Estou torcendo por vc! Que dê tudo certo.
      Beijo de mãe.

  35. Vibepositiva
    Não esquenta a cabeça, Oq tiver de ser será, Deus não falha e se der positivo sinta-se preparado pra enfrentar uma nova etapa na sua vida, caso contrário se cuide e claro busque sempre ampliar seus conhecimentos.

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s