Artigos
Comentários 337

Prevenção sem preconceito

Brasil Post

91,5% das 45 mil novas infecções em 2009, nos Estados Unidos, foram adquiridas a partir de pessoas que não sabiam ter HIV ou que não estavam em tratamento antirretroviral, de acordo com uma nova análise dos dados de transmissão daquele país, publicada no jornal JAMA Internal Medicine. Para efeito comparativo, em 2009 o Brasil teve 39.364 casos notificados de HIV/aids e acumulava aproximadamente 580 mil.

Nos Estados Unidos, em 2009, havia 1.148.200 pessoas vivendo com HIV. 18,1% destas, não diagnosticadas. 45,2% eram diagnosticadas mas não estavam sob acompanhamento médico. 4,1% estavam sob cuidado médico mas não estavam em tratamento antirretroviral. 7,2% estavam sob tratamento antirretroviral mas não tinham supressão virológica, portanto tinham vírus detectável no sangue, enquanto 25,3% tinham o vírus suprimido, a carga viral indetectável — o que quer dizer que a quantidade de vírus no sangue é tão baixa que não pode ser detectada nos exames de laboratório e, consequentemente, o risco de transmissão do HIV a partir destas pessoas pode ser próximo de zero. Nesse estudo, comparadas com pessoas portadoras do HIV não diagnosticadas, as pessoas diagnosticadas mas sem acompanhamento médico se mostraram 19% menos propensas a transmitir o HIV, enquanto pessoas com carga viral indetectável se mostraram 94% menos propensas a transmitir o HIV.

“É muito claro que aqueles que foram diagnosticados e estão em tratamento não estão espalhando o vírus.”

“É muito claro que aqueles que foram diagnosticados e estão em tratamento não estão espalhando o vírus”, diz Mathew Rodriguez, editor do portal TheBody.com, especializado em notícias sobre HIV/aids. Segundo ele, as conclusões desse estudo devem ajudar a determinar o público-alvo da profilaxia pré-exposição (PrEP), que nada mais é que o uso de um antirretroviral, como o Truvada ou Tenofovir, em pessoas soronegativas consideradas sob risco de infecção, como alternativa de prevenção do HIV. É como se fosse uma pílula anticoncepcional que, ao invés de prevenir a gravidez, previne o HIV.

Truvada

86% é o resultado da eficácia da PrEP no “mundo real”, longe dos laboratórios, observada em dois diferentes estudos, Ipergay e Proud. A eficácia no mundo real é diferente da proteção oferecida pelo medicamento em situação ideal de tratamento, a qual, aferida em laboratório, é de 99%. Os dois estudos foram divulgados na Conference on Retroviruses and Opportunistic Infections (CROI) de 2015, que aconteceu agora, no final de fevereiro, em Seattle.

No Ipergay, 400 homens gays e mulheres transexuais que fazem sexo com homens e que estavam sob alto risco de infecção pelo HIV receberam comprimidos de Truvada ou placebo. Dois comprimidos deveriam ser tomados entre um dia à até 2 horas antes de praticarem uma relação sexual. Se o ato sexual fosse de fato consumado, outro comprimido deveria ser tomado, 24 horas após o sexo, e mais outro, 48 horas depois do sexo. A PrEP cobriria um total de dois a três dias. Se mais atos sexuais fossem praticados, o mesmo protocolo deveria ser seguido. Todos os participantes também receberam aconselhamento sobre redução de risco sexual, preservativos, vacinas para hepatites A e B e realizaram testes de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST) a cada três meses. Dois participantes que estavam no grupo que recebia Truvada e 14 dos que recebiam placebo foram contaminados. Os dois participantes contaminados no primeiro grupo tinham abandonado a PrEP durante o estudo e foram contaminados depois disso.

O Proud acompanhou 545 pessoas, entre homens gays, homens que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres transexuais. Inicialmente, os participantes foram divididos em dois grupos: o primeiro recebeu PrEP de imediato e o segundo receberia PrEP somente ao final de um ano. Mas essa divisão foi suspensa. Quando os pesquisadores começaram a observar a ótima eficácia da PrEP entre os participantes que já a recebiam, considerou-se antiético manter o segundo grupo exposto ao risco de contrair o HIV. Em geral, a adesão dos participantes à PrEP foi boa. Foram observadas três infecções pelo HIV, em participantes que não estavam tomando PrEP no período de suas contaminações. O estudo Proud deve continuar, agora com 5 mil participantes.

Acreditava-se que a eficácia da PrEP no mundo real seria muito diferente da proteção oferecida pelo medicamento numa situação ideal. O Ipergay e o Proud foram importantes para mostrar que essa preocupação não tem fundamento. Nos dois estudos, o hábito de usar ou não a camisinha não foi consideravelmente alterado, o que desmistifica argumentos contrários ao uso da PrEP, como o de Michael Weinstein, presidente da Aids Healthcare Foundation, que chegou a dizer que “se houvesse uma alternativa melhor do que a camisinha, estaria de acordo. Mas o Truvada não é isso. Sejamos honestos: é uma droga para fazer festa.”

“Será que o trauma do HIV não estaria nos impedindo de considerar objetivamente esta alternativa de prevenção?”

A fala de Weinstein despertou reações entre ativistas e fez lembrar o discurso de Carl Sandler, designer de sites para o público gay, como Gay.com, Daddyhunt.com e do aplicativo de encontros Mister. “Quando se trata da saúde reprodutiva de heterossexuais, homens e mulheres têm muitas opções para evitar a gravidez indesejada, do preservativo à pílula do dia seguinte. A PrEP não é nem melhor nem pior do que os preservativos; é apenas uma estratégia diferente, que pode proteger algumas pessoas em alguns momentos de suas vidas”, pondera ele. “A epidemia de HIV já nos traumatizou com a perda de pessoas queridas. Esse trauma é evidente em nossa vergonha em torno da doença e nos nossos preconceitos contra nossos irmãos e irmãs soropositivos. Será que o trauma do HIV não estaria nos impedindo de considerar objetivamente esta alternativa de prevenção?”

O Partners Demonstration Project (PDP), outro estudo sobre a PrEP também divulgado na CROI, trouxe mais evidências. Um pouco diferente dos estudos anteriores, foi conduzido no Quênia e Uganda e reuniu 1.013 casais sorodiscordantes — isto é, quando só um dos parceiros é positivo para o HIV. Só foram escolhidos casais sob alto risco de infecção, calculado matematicamente, com base num algoritmo que leva em conta idade mais jovem (20% das pessoas no estudo têm menos de 25 anos), menos filhos, ausência de circuncisão se o parceiro soronegativo é do sexo masculino, coabitação em vez de casamento, frequência de sexo desprotegido e carga viral média do parceiro soropositivo.

Nesse estudo, oferecia-se PrEP ao parceiro soronegativo enquanto o parceiro soropositivo não estivesse em tratamento antirretroviral. Oferecia-se PrEP ao parceiro sem HIV conjuntamente ao tratamento antirretroviral para o parceiro com HIV somente durante os seis primeiros meses do início do tratamento do parceiro soropositivo, extensíveis caso fosse comprovada que a adesão do parceiro positivo ao tratamento era ruim. Não houve grupo de controle, para o qual é oferecido placebo, pois considerou-se que, uma vez que a evidência de eficácia da PrEP e do tratamento é reconhecidamente alta, seria antiético fazê-lo. Os resultados foram comparados com dados históricos, ajustados para o perfil dos participantes do PDP.

Durante o período estudado, em 48% dos casais o parceiro negativo estava tomando PrEP, em 27% ambos os parceiros estavam em PrEP ou tratamento antirretroviral, em 16% só o parceiro soropositivo estava tomando antirretrovirais e em 9% nenhum dos parceiros estava sob PrEP e nem sob tratamento antirretroviral. A adesão durante o estudo foi excelente: 91% e 84% dos parceiros soronegativos em PrEP, cujo parceiro positivo não começou o tratamento antirretroviral, mantiveram a PrEP por seis e doze meses, respectivamente. Dos parceiros soropositivos que iniciaram o tratamento, 90% atingiram supressão viral, a carga viral indetectável.

Considerando os dados históricos, eram esperadas 40 infecções entre os participantes, equivalente a 5,2%. No entanto, foram observadas apenas duas infecções, o que representa uma redução de 96%. Nenhuma das duas infecções aconteceu em um casal em que um ou ambos estavam tomando antirretrovirais, seja para PrEP ou tratamento. A primeira infecção se deu em uma mulher que se separou do parceiro soropositivo inscrito no estudo e, quando fez isso, suspendeu seu uso de PrEP. A segunda infecção se deu em outra mulher que também abandonou a PrEP — ela não tinha Tenofovir detectável em seu sangue quando foi infectada — e cujo parceiro soropositivo tinha contagem alta das células CD4 do sistema imune e não queria iniciar o tratamento antirretroviral.

É importante lembrar que no estudo PDP a redução de 96% nas infecções por HIV teve a mesma magnitude de estudos anteriores, como HPTN 052 e Partner, que também incluíram casais sorodiscordantes e onde não foi documentada qualquer transmissão do HIV. No entanto, no HPTN 052 e no Partner, só foram consideradas as infecções a partir de parceiros de dentro do estudo; infecções oriundas de parceiros fora do estudo ocorreram, mas, em virtude do objeto de estudo, foram desconsideradas na análise estatística final. A origem da infecção foi aferida por sequenciamento genético do HIV dos parceiros. No estudo PDP, a redução da transmissibilidade se aplica à todas as infecções, independentemente da fonte, o que inclui as infecções cuja origem não era o parceiro regular e nem inscrito no estudo, mas alguém fora dele.

“A PrEP é uma proteção contra um vírus detectável, não suprimido, e não contra uma pessoa que vive com HIV.”

Essa constatação é importante para mostrar a eficácia da PrEP na proteção contra o HIV, qualquer que seja a sua origem. “A PrEP te protege de uma coisa — um pequeno e adaptável vírus”, lembra Mathew Rodriguez. “Ela te protege de algo e não de alguém. A PrEP é uma proteção contra um vírus detectável, não suprimido, e não contra uma pessoa que vive com HIV.”

Os bons resultados sobre a eficácia da PrEP, observada nestes três estudos, excedeu a expectativa dos pesquisadores e animou a Unaids. Desde o ano passado, a recomendação da OMS é que a PrEP seja uma alternativa adicional de prevenção, especialmente para HSH. Canadá, Inglaterra e Estados Unidos, entre outros, já aprovaram o uso da PrEP. Depois do estudo PDP, o Quênia entrou para a lista e, agora, incluiu a PrEP em suas recomendações para prevenção do HIV.

No Brasil, a PrEP segue sendo estudada para avaliar a “aceitação, viabilidade e a melhor forma de oferecê-la à população brasileira como prevenção ao HIV.” Fazem parte da pesquisa o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e o Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids (CRT-DST/Aids) de São Paulo. Por enquanto, podem participar da pesquisa HSH, travestis e mulheres transexuais.

“O Brasil está preparado para ter PrEP.”

“Aqui no Brasil, já temos quase 500 voluntários tomando Truvada, em acompanhamento ao longo de 1 ano. Temos voluntários indo para a 36ª semana, num total de 48 semanas. Isso significa que estamos passando da metade do estudo e já podemos ver que, no ‘mundo real’ brasileiro, a PrEP parece funcionar tão bem quanto no resto do mundo. Nossos voluntários aprenderam bem rápido o que é, para que serve e como se usa o Truvada. O Brasil está preparado para ter PrEP”, conta Ricardo Vasconcelos, coordenador médico do PrEP Brasil no centro da FMUSP, em São Paulo, e quem gentilmente revisou esse texto.

 Camisinha

Com isso tudo, você pode estar se perguntando: por que tantas alternativas de prevenção, se existe a camisinha e ela é totalmente eficaz em prevenir o HIV? De acordo com testes laboratoriais, os preservativos, se usados de maneira correta, são 100% eficazes em prevenir o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. No entanto, há um grande problema: nem todos fazem uso do preservativo consistentemente e, mesmo aqueles que afirmam fazer, nem sempre o fazem.

Na CROI de 2013 foi divulgada uma análise sobre a eficácia da camisinha para o sexo anal no mundo real, fora dos estudos controlados e laboratórios. Esta foi a primeira análise sobre o tema desde 1989. Pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, observaram retrospectivamente o uso de preservativos e os dados de infecção pelo HIV de dois estudos diferentes entre homens homossexuais soronegativos americanos: o estudo VAX004, o primeiro estudo sobre a eficácia de uma vacina contra o HIV, realizado entre 1998 e 1999, e o Explore, um dos maiores estudos sobre intervenção comportamental na transmissão do HIV, conduzido entre 1999 e 2001.

Nestes estudos, dois terços dos homens relataram usar preservativos com apenas uma falha a cada seis meses. 5% afirmaram nunca fazer uso do preservativo. 40% afirmaram ter épocas em que não faziam uso do preservativo. E 16,4% dos homens disseram fazer uso consistente do preservativo, usando-o 100% das vezes e sem qualquer falha.

Entre os homens do VAX004 que disseram ter usado preservativo com apenas uma falha a cada seis meses a segurança observada foi de 59% para o sexo anal, 63% para o sexo anal receptivo e 55% para o sexo anal insertivo. No Explore o resultado foi maior, com 86% para o sexo anal, 87% para o sexo anal receptivo e 76% para o sexo anal insertivo. Por que a grande diferença entre os dois estudos? O Explore foi uma intervenção comportamental, o que pode ter ajudado os participantes a usar melhor os preservativos, com menos acidentes, falhas humanas em seu uso. O VAX004 monitorou o uso do preservativo, mas não interveio.

Quem usa preservativo ocasionalmente está exposto quase ao mesmo risco que alguém que nunca usa o preservativo.

A constatação evidente é que muitas pessoas simplesmente falham em usar a camisinha ou não a usam do jeito certo. A análise do CDC também mostra que quem usa preservativo ocasionalmente está exposto quase ao mesmo risco que alguém que nunca usa o preservativo. No geral, homens que disseram que só às vezes usam preservativos se mostraram com apenas 4,4% menos chances de contrair o HIV do que os homens que nunca a usaram. É por isso que as campanhas de prevenção do HIV e uso da camisinha insistem: é preciso usar o preservativo sempre, 100% das vezes — uma mensagem que é repetida incansavelmente desde os anos 80.

Por que, mesmo assim, a camisinha não é usada sempre? Minha avó uma vez me disse que “quando se explica uma coisa várias vezes e, mesmo assim, o ouvinte perece não entender e faz o contrário, não perca tempo: encontre você mesmo uma solução.” Acho que os órgãos de saúde do mundo todo escutaram minha avó. Hoje, temos o tratamento antirretroviral, salvando vidas de quem tem HIV e funcionando também como prevenção. Temos a profilaxia pós-exposição (PEP), uma medida emergencial de prevenção ao HIV que pode ser adotada em até 72 horas a contar de uma possível exposição ao vírus. Em breve, se tudo der certo, teremos a PrEP também no Brasil. Ainda temos a camisinha. Sem preconceito com as alternativas de prevenção, podemos vencer o HIV.

Atitude Abril

Anúncios

337 comentários

    • desbravador diz

      se entendi bem,foi elencada uma série de obstáculos,como a replicação de células infectadas, e algumas descobertas promissoras e etc…Mas quanto ao tempo da boa notícia, que é o que todos esperam, mais uma vez tivemos de ouvir,logo no início da fala do careca, a palavra “decades”…

      • D_Pr diz

        Parei de assistir quando ele disse “décadas”!

        Quando o John Mellors fala, ele parece estar mais preocupado é com a saúde das indústrias farmacêuticas, que inclusive vai cada vez melhor, a qual é sua linha de interesse e pesquisa (terapia antirretroviral, desenvolvimento de resistência mesmo com o uso continuado da medicação, trocando em miúdos, ele quer mesmo é que usem remédios o resto da vida, deve receber uma gordura boa pelo! Me desculpem amigos, esse cara é o próprio!

        Da pior espera, Bill Gates disse que teremos uma vacina em 2030 e segundo o Dr. Joel Gallant com certeza ele sabe muito mais do que qualquer um de nós, pois é cercado dos melhores assessores em cada área! Não nos abalaremos por esse vídeo!

        • Alexandre diz

          Olha só, ano passado eu disse aqui que o CROI mais me desanimou do que animou. Até me indispus com alguns aqui. Esse ano não está sendo diferente. Falar que italianos acabaram de descobrir o lugar em que o vírus se esconde nas células? Falar que cientistas americanos desenvolveram uma vacina que ataca o vírus em 3 locais diferentes e protegeu macacos da infecção? Ótimo, excelente, maravilhoso, tudo de bom. Mas se a descoberta acabou de ocorrer podemos colocar mais 20 a 30 anos de estudos. E não adianta a gente tampar o sol com a peneira. As descobertas estão aí. Cada dia é uma novidade. Mas tudo ainda é muito novo, ou seja, ainda terão de ser exaustivamente estudados. Estamos pertos de não precisarmos de remédios todos os dias. Quem sabe injeções, etc.. Mas erradicar o vírus? Acredito que estamos a décadas mesmo.

          • farmacêutico diz

            Boa noite!
            Concordo contigo Alexandre, o CROI deste ano foi bem morno no que diz a busca da cura, as melhores noticias vieram sobre as profilaxias pré e pós exposição.
            Para não dizer que fiquei totalmente desanimado, vi um estudo da gilead ainda em fase bem inicial o GS-9620 agonista TLR7, neste estudo eles tentam usar a droga para eliminar os reservatórios em uma estrategia para cura,
            Meu entusiamos não é pelo estudo propriamente dito, mas sim pela CIA que esta realizando GILEAD, esta já observou que terapias de curas são altamente lucrativas, seus produtos que curam a hepatite C em apenas 12 semanas solvaldi e harmoni são um sucesso financeiro, espero que eles tenham o mesmo sucesso para o hiv!

            • Alexandre diz

              Concordo. No ano passado fui até mandado a merda aqui, por um freqüentador assíduo do blog, simplesmente pq disse que eles focaram somente em estudos de prevenção e não tivemos nada relacionado a cura, nem funcional. E esse ano foi a mesma coisa. Está parecendo reprise de 2014. E vou repetir o que disse lá: nem estudos sobre doses semanais ou mensais foram apresentados. E ano passado, nos dias que antecederam o CROI, apareceram notícias animadoras que nos fizeram crer que seria o CROI da cura, mas foi igualmente decepcionante ao de 2015!

              • sampapoa diz

                o que me faz cada vez mais ter certeza que a cura virá inevitavelmente a curto ou médio prazo… e isso está fazendo as farmacêuticas se virarem nos trinta para poder lucrar de alguma maneira até lá…

                • sampapoa diz

                  vale lembrar que enquanto a TV tela plana era o ultimo grito do momento no inicio dos anos 2000, já nos anos 80/90 já se tinham projetadOs equipamentos muito mais modernos como as TVs de plasma, LED, etc… ou seja, a cura (ou as curas, poIs acredito que existam vários métodos) está guardadinha… esperado acontecer com o mercado da saúde o que acontece com a dos eletrodomésticos: TECNOLOGIA DESCARTÁVEL.
                  mas isso não me deixa tão triste. no início dos anos 80 falar em cura da AIDS era como querer reviver os dinossauros… hoje em dia já se percebeu o que acontece, qual é a jogada: apenas se cuidem, pratiquem esportes, olhem pros dois lados da rua antes de atravessa-la, e num futuro próximo tudo isso será uma desagradável lembrança (como as TVs tela plana, pesadas, em forma de caixa, hahhahahahah)…

                  • Alexandre diz

                    Fala Serjão! Cara, o próprio cientista diz no vídeo que a cura pode demorar de anos a décadas. Ele não crava que vai demorar décadas. Logo, pode ser que vc tenha razão. E outra, ele fala na cura por erradicação e não funcional, que com certeza virá antes da outra, e remédios espaçados virão antes da cura funcional, etc. Fato é que, estamos sim, perto de nos livrar de pílulas diárias.

                    • D_Pr diz

                      Que você tenha falado pela boca de Anjos Alexandre!

  1. Marcos diz

    Preciso tirar uma dúvida: Sempre que meu infectologista da a receita para eu pegar os antirretrovirais, sendo ela a receita para a dispensa de 60 dias ou 90 dias, a farmácia onde eu pego – São Vicente – SP, dificulta liberar a medicação de uma vez, liberando apenas para 30 dias. Sendo assim tenho que voltar em 30 em 30 dias. As vezes quando estão com boa vontade liberam logo de uma vez para 3 meses. Eu detesto isso, pq não facilita a minha adesão ao tratamento tendo que ficar indo 1 vez por mês, sendo que poderia ir 1 x a cada 3 meses. Meu médico diz que isso e frescura da farmacêutica, pois e muito raro faltar antirretrovirais no Brasil. E outra que a farmacêutica não honra a receita medica onde diz claramente para liberar de uma vez “uma unica dispensa” as medicações.
    Alguém tem o mesmo problema por ai?

    • TheKing diz

      Meu médico libera medicamento para 2 meses, geralmente eu consigo pegar para o bimestre, mas as vezes só liberam para um mês. Seria mais cômodo se conseguíssemos pegar para vários meses. Mas acho q não dá pra reclamar, pois pelo menos nós estamos conseguindo ter acesso com facilidade aos medicamentos. Com certeza, a farmacêutica não libera por algum parâmetro de segurança para q não falte medicamentos a ninguém, pois não justifica ela liberar certos meses e outros não.
      Além disso, não dá pra afirmar q não falta medicamentos, já li vários boatos de pessoas q tem dificuldades de pegar medicamentos para o mês vigente de tratamento.
      Não sei se tenho sorte, mas estou mto satisfeito com o tratamento q me dão no CTA, dentro do possível, é td mto rápido comparado à outros serviços públicos oferecidos na minha cidade.

      • marcos diz

        Mas vc consegue pegar por mês, para cada 2 meses, 3 meses. Tenho um amigo em sp que faz tratamento e pega de boa para cada 2 meses.

    • Téo diz

      Comigo também é a mesma coisa. Eu geralmente fico com várias receitas, porém, só consigo pegar medicamento para dois meses. E só consigo a liberação para dois meses caso eu vá buscar os medicamentos na última semana (faltando uns 7 dias para acabar meus remédios). Caso eu queira pegar com algumas semanas de antecedência só me liberam medicamento para um mês.

    • Sou farmacêutico… se a receita não é liberada toda de uma vez, é porque a farmácia (em sua planilha de medicamentos em estoque) sabe que pode faltar para outro paciente. O médico facilita sua vida fazendo uma receita de 3 meses, mas a farmácia precisa ver se ela pode honrar a medicação para todos os outros pacientes com aquele estoque que ela possui. Não pode colocar outros pacientes em risco de ficar sem medicação. Além disso, mais do que um mês de medicação liberada é uma exceção, não uma regra.

    • CARA + diz

      Pois é Marcos

      essa é a pergunta que sempre me faço. Aqui no sul, mesmo tendo a dispensa para 2, 4, 6 meses, eles só liberam de 25 em 25 dias. Poxa, seria tão mais prático poder pegar para o período e não precisar ir todo santo mês retirar os remédios. Como se trata de uma medicação controlada, não vejo grandes dificuldades em administrar quantidades. Aquele que pega num mês, não pegará nos outros, mas….

      Bom, não posso me queixar, pois o tratamento do pessoal do centro de atendimento é de tirar o chapéu, mas se precisasse voltar lá só para as consultas, ficaria bem mais feliz!

    • Marcos, comigo também é a mesma coisa! Muito embora meu médico tenha assinalado no campo “duas dispensas” eles nunca me entregaram e ainda reclamam quando vou buscar com muita antecedência os remédios do mês.

    • Vida positiva H diz

      Eu moro numa cidade do interior, a cidade que estou pegando os medicamentos fica a 300 km da minha cidade, enfim, é uma saga ir pegar esses medicamentos, pois faço a consulta em uma dia e pego a medicação no outro. Estou no início do tratamento e o meu maior medo quanto a adesão é esse incomodo de viajar pra continuar meu tratamento, o médico passou na primeira consulta medicação para um mês, e já pedi pra ele que na próxima passe para 2 ou 3 meses devido eu morar longe de onde pego a medicação. Eu preciso dessa concessão para que eu posso aderir bem ao tratamento. Caso contrário, o desânimo de ir todos os meses se consultar e pegar medicamento pode ser prejudicial para a minha adesão.

      • Vida Positiva H

        Caramba!! Você viaja 300 km para retirar os medicamentos?? Na cidade onde você mora eles não distribuem??

  2. Gurreiro Azul diz

    Minha primeira receita foi para 60 dias, mas a moça da farmácia disse que só valeria por 30 dias por ser a primeira vez (talvez por ser devido à período de adaptação, ou não).

    Caso a segunda receita fosse também para 60 dias, eu pegaria apenas 30 e o restante ficaria cadastrado no sistema para pegar posteriormente.

    Recebi um cartão de paciente com doença crônica também, que lá na frente não precisarei pegar mais receita com a infecto, basta apresentar este cartão e pegar o medicamento de 30 em 30 dias.

    • Guerreiro Azul

      Hoje em dia eu não preciso levar as receitas do meu infecto para a retirada da medicação….No Posto onde eu retiro as minhas “vitaminas” eles tem “uma lista vip” com o nome de todos os soropositivos e então, mensalmente, a própria infecto do Posto emite as receitas.

  3. Felipe Rec diz

    Sinceramente, as pessoas sabem como se prevenir do hiv, se não o fazem, estão assumindo o risco de pegar doenças, mesmo que as prep estejam disponíveis, não é todo mundo que vai tomar, pra evitar a epidemia, e podem tomar de forma desregrada,não penso que seja uma solução. Os esforços deveriam ser todos em função da cura, ou de vacina. Existe vacina pra inúmeras doenças por aí , mas a população padece delas ainda? Sim.

      • desbravador diz

        Felipe tem toda razão, pois realmente,como ele disse: “Os esforços deveriam ser todos em função da cura, ou de vacina”. Prep é mais do mesmo; aliás é sempre bom repetir a seguinte igualdade: Prep=maneira malandra de venderem retrovirais para soro-NEGATIVOS. Não é nada mais que isso.

        • Richard diz

          Desbravador… não fecha a conta… 1 antirretroviral ocasional evitando a venda de 3 vitalício?

          • desbravador diz

            Como assim ”evitando”?Você acha que as infecções vão parar por conta disso?Para o teu raciocínio ser verdadeiro TODAS as pessoas deveriam tomar essa pílula a fim de “evitar” novos hiv+.Mas aí…bem,aí TODAS , ou um número majorotário de pessoas estariam sob Prep.Esse antirretroviral ocasional poderá até evitar soroconversão em quem adotar a medida com rígida disciplina,mas não em TODOS, a não ser que TODOS tomem.

            • Richard diz

              Você não leu os estudos e nem o que eu falei…

              Eu não falei TODAS, os estudos não falaram TODAS e nem a OMS falou todas… NINGUÉM disse todas. Os estudos falaram em 86% e a OMS fala que o truvada é pra quem esta sob risco. Então… é tratar ALGUNS grupos de pessoas por ALGUM período para ajudar a reduzir 86% de infecções.

              Concordo que é um jeito de vender remédio, mas não MAIS remédio. Esses 86% estariam infectados e precisariam de 3 ARVs por uma vida toda… estão vendendo 1 remédio por PERÍODOS de tempo… tem uma enorme diferença na conta final, não acha?

              • desbravador diz

                Quem não leu o quê? Onde você viu que EU disse que foi VOCÊ quem falou em TODAS?Existe uma coisa na língua portuguesa chamada linguagem condicional.

                Não disse que alguém, ou você, falou TODAS; disse,sim, que o raciocínio segundo o qual isso ajudaria de maneira relevante a evitar casos novos só se aplicaria se um número altíssimo de pessoas tomassem os remédios, incluindo as pessoas que supostamente não estariam sob maiores riscos(e esse é o ponto).Além do mais isso não irá ficar restrito,por exemplo, a pessoas que vivem com quem tem o HIV,ou mesmo a quem faz sexo com homens; sabemos que pessoas–mulheres inclusas– irão atrás dessas medidas para uma prática mais “tranquila” de sexo casual. Ora, transar não é garantia de exposição ao vírus,porque é preciso que a outra pessoa o carregue,sendo assim várias pessoas estariam tomando esse remédio sem efetivamente terem um risco real da contaminação(pois estariam transando com pessoas que não são +).Sem contar que segundo esse protocolo existe a possibilidade de a pessoa tomar remédios e nem mesmo chegar a transar!!!Veja:

                ” Dois comprimidos deveriam ser tomados entre um dia à até 2 horas antes de praticarem uma relação sexual. Se o ato sexual fosse de fato consumado, outro comprimido deveria ser tomado, 24 horas após o sexo, e mais outro, 48 horas depois do sexo. A PrEP cobriria um total de dois a três dias. Se mais atos sexuais fossem praticados, o mesmo protocolo deveria ser seguido”

                Ou seja, ele mesmo diz “se o ato sexual fosse de fato consumado”. Quer dizer, você pode ingerir dois comprimidos e simplesmente ficar só no amasso…

                • Richard diz

                  O meu raciocínio é o mesmo dos estudos… por isso eu disse que você não leu os estudos. Você esta condicionando o sucesso da PrEP a TODOS tomarem e não é esse o caso… Por essência, não é uma estratégia para todos. Só você está dizendo que é, ninguém mais… Nem os estudos e nem a OMS sugerem que seja para todos.

                  Mesmo assim, pode evitar uma caralhada de contaminações, porque a transmissão em grupos de risco é exponencial… (É a mesma ideia de vacinar uma região que está sob surto de malária, febre amarela… Você controla a região pra evitar no resto do mundo)

                  Tomar Truvada durante uma fase da vida de algumas pessoas, seja 2 comprimidos pra ficar só no amasso ou 4 pra se amassar e trepar, ainda é menos remédio do que 3 por dia durante a vida toda…

                  resumindo: 1) acho que você entendeu a ideia errada da PrEP: não é pra TODOS e nao precisa ser pra todos pra funcionar; 2) não vende MAIS remédio, vende menos.

                  • desbravador diz

                    Oi,Richard.Entendo o que você quer dizer.Só acho que existe uma distância entre estudos técnicos e a real repercussão do conteúdo dele dentro da sociedade,especialmente à medida que o tempo passa..enfim…Veja como tudo isso obriga a retomarmos o antigo conceito de “grupo de risco”. Ou seja, existe ou não?Quanto a vender mais ou menos remédios, não vamos nos entender,porque pra mim é óbvio que vende mais. Se existem 100 pessoas no mundo e dentre elas 5 são soropositivas que tomam a medicação,quando eu convenço outras cinco,não soropositivas, de que elas precisam tomar, serão 10 pessoas tomando. Você estará sempre somando uma quantidade “extra” àqueles que já tomam. Perceba que isso é válido mesmo que seja temporário como você diz, o que não é uma hipótese muito precisa,porque o protocolo precisa ser seguido sempre que houver o risco.Quando isso pára?Quando as pessoas pararão?Veja, existem X milhões de soropositivos hoje sob terapia,certo?Mais quando decide-se por colocar mais Y teremos X+Y consumindo a coisa. Se eles se contaminassem,como você sugere, eles poderiam tomar mais do que hoje se toma, é verdade, mas o que se toma hoje não deixa de ser mais do que se tivéssemos só os X originais.

                    • Richard diz

                      (Hoje existe “grupos de alta prevalência”.. na prática, acho que é mesma coisa que grupo de risco, mas com um nome mais bonitinho.)

                      Se você fizer as contas dessa maneira simplista (sem ofender, desbravador), sim é sempre mais remédio… Só que o primeiro estudo que usou grupo de controle com placebo mostra quantos se contaminaram por não estar em PrEP. Então, a conta que os médicos, Unaids e OMS fazem é com base nessa estimativa e, ao meu ver, é muito mais lógica: você sabe quantos inevitavelmente se contaminariam e tomariam TARV vitalícia mas evita a contaminação destes com 1 ARV por algum tempo.

                      Por exemplo: X pessoas VÃO se contaminar se não tomarem nada = número de pessoas em TARV vitalícia logo mais. Se tiver PrEP, X menos 86% de X NÃO vão se contaminar = 14% em TARV com 3 ARVs até o fim da vida + 86% em PrEP com 1 ARVs durante (uma parte da) vida sexual ativa.

                      Faz as contas… Usar o cálculo simplista que você sugere não é prevenir, é remediar.

                    • desbravador diz

                      O cálculo não tem nada de simplista. Simplista é não entender que fora esses X existe toda uma remessa de futuros alvos . O que você se recusa a entender é que pessoas soronagativas NÃO PRECISAM TOMAR REMÉDIOS CONTRA HIV,PORQUE ELAS NÃO TÊM NADA!! A esses X que vão se contaminar e tomar remédios remédios vitaliciamente VÃO SEMPRE se somar outras pessoas que NÃO PRECISAM TOMAR REMÉDIOS, porque SEMPRE vai sobrar um enorme contingente “lá fora” de pessoas HIV- que se encaixam,ou irãos se encaixar, nesses grupos de alta prevalência.A cada ano que passa mais jovens gays “entram no mercado”. A suposta contaminação desses X não extingue a existência de outros novos Y que,vamos lá, NÃO TÊM HIV e, portanto, NÃO PRECISAM TOMAR NADA, NÃO PRECISAM TOMAR NADA, NÃO PRECISAM TOMAR NADA, NÃO PRECISAM TOMAR NADA.

                      Richard,preste atenção, as tuas contas finais mostram isso!!! Mostram que nós sempre vamos ter uma “laminha” de pessoas que se salvam, os tais 86%, mas que continuam tomando 1 ARV em vida sexual ativa, a qual se supõe durar muitas décadas.As tuas próprias contas mostram isso,preste atenção!!!!Segundo tuas contas, além de 14% não terem a sorte de evitar o “sorteio” ainda teremos 86% de X-soronegativas- CONTINUANDO a consumir 1 ARV!!! Isso sem contar,como já falei, a nova remessa de novos jovens,uma nova remessa de “X”. Existem uma enormidade de “X”, Richard, e o raciocínio, inclusive o teu, se repetirá em cada um deles, o que fatalmente levará a um consumo de ARVS constantemente, e inevitavelmente, maior.(Para ficar nas tuas contas e simplificar, são exatamente esses 86% que se salvarão–soronegativos– que garantirão a quantidades “extra” de remédios a serem vendidos.Não vender o MÁXIMO possível de arv´s não significa não vender MAIS arv´s, e esse é o truque que,no final, você acaba endossando.)

                      Faz as contas…Usar o cálculo burocrático e “esperto” que você sugere não é prevenir, é ludibriar…

                      E outra: não existe só HIV no mundo.Será que vale a pena sobrecarregar o fígado com esses fármacos, arriscando-se a adquirir uma outra doença que demande a ingestão de outras drogas opressivas ao organismo. A resposta a elas vai ser igualmente eficiente?

                    • Richard diz

                      desbravador.. os “futuros clientes” vão diminuir porque, se 86% não se contaminam, o número de novas infecções diminui… se o grupo de alta prevalência for controlado acontece igual febre a amarela e malária – essas doenças deixaram de existir? não, claro que não. qualquer um ainda pode se infectar? sim, claro que sim. então qual a vantagem da vacinação? DIMINUIR A CHANCE das pessoas serem expostas à doença, porque DIMINUIU A QUANTIDADE de pessoas com o hospedeiro…

                      seguindo o raciocínio das outras doenças, quando diminui o numero de pessoas com o hospedeiro, a OMS e os governos redefinem quem é população de alta prevalência… diminuem a atenção porque o risco diminuiu… no caso do HIV, tira a PrEP de alguns…

                      Além disso… aos “clientes” ATUAIS é sugerida a PrEP só DURANTE UMA FASE da vida… então não é uma quantidade de clientes eterna e crescente, como é da TARV.

                      veja… eu também prefiro a cura como forma de acabar com a história toda… mas não tem a cura!

                      acho sensato usar o que já existe hoje pra controlar a epidemia… esse papo de quem não tá doente não precisa de remédio é natureba demais… num extremo, é o mesmo de quem não quer vacinação porque acha que não precisa… numa epidemia, não é assim que funciona.

      • Felipe Rec diz

        O que eu quis dizer JS é que a Prep não vai erradicar a epidemia, vai diminuir,e nos países em que o acesso for gratuito, isso sem falar naqueles que tem o vírus e não sabem, eles continuarão a transar eventualmente sem camisinha, e sem tomar prep, porque não sabem que tem. Sem querer ser pessimista, mas é que me revolta essa demora, essas estratégias dos órgãos de saúde.

  4. miner diz

    Em primeiro lugar quero agradecer ao fundador do site e todos aqui que participam do blog. Recebi o resultado do exame como positivo no dia 04 de fevereiro deste ano e desde então estou buscando informações e lutando para lidar com tudo isso. No desespero e escuridão que caí ao receber o resultado o blog foi quem me deu a mão (com muita informação) e me ajudou a levantar.

    Passei por uma situação de risco em set no qual desconfiei que a camisinha estourou e não procurei ajuda de um CTA (isso tem gerado um sentimento de culpa que esta difícil de lidar). Todavia, estou fazendo de tudo para não focar nisso e seguir em frente.

    Marquei exames habituais e já tive os resultados. Minha carga viral está em aproximadamente 9000 mil cópias e CD4 de 689. O médico diante do resultados dos exames decidiu apenas monitorar e não iniciar o tratamento com os antirretrovirais. Daí agora estou com mil dúvidas na cabeça! Do qual somente em abril na próxima consulta talvez consiga resposta já com novos exames de CD4 e carga viral. Posso compartilhar essa dúvidas por aqui?

    A primeira: Posso ficar sem medicamentos por quanto tempo? Até atingir o mínimo estipulado pelo Ministério da Saúde de CD4 500? Isso pode durar meses, anos? Isso é bom? É possível ficar anos sem tomar medicamentos? Ao mesmo tempo que isso em um primeiro momento parece ser bom, mas e no futuro? Não é arriscado ficar fora do nível indetectável e deixar a carga viral crescer e o CD4 abaixar gradativamente.

    Estou fazendo acompanhamento por um infectologista do plano de saúde, mas como moro aqui em São Paulo, posso procurar o Emílio Ribas e prosseguir por lá? Eu recebi o resultado do exame positivo no CTA da Vila Mariana, tentei voltar ao local mas tive uma crise de choro.. Não consigo voltar lá no CTA onde peguei o resultado. Posso ir então no Emílio Ribas?

    Bom, agradeço já ajuda. Abraço fraterno a todos.

        • Cara + meu gauchão lindoo.. “meu trem bão dimais da conta”…Ainda bem que você ama a Vida…ela também ama você!!

          Um beijo e um queijo procê!

    • MB+ diz

      Miner,

      Primeiramente não há mais um minimo estipulado pelo ministerio da saude , o novo protocolo dita que “TODOS” diagnosticados independente de carga viral ou CD4 podem iniciar o tratamento, veja bem “pode” , a decisão sera sempre sua .
      Sim pode durar anos no meu caso fique 6 anos sem ter que tomar , somente iniciei devido um esquecimento meu pois tomei uma vacina e esqueci , realizei o exame e meu CD 4 que sempre esteve entre 550 a 700 baixou , não então decidi iniciar o tratamento , resultado 20 dias após indetectável.
      Quanto a ir ao Emílio Ribas sim pode ou mesmo quando tiver coragem voltar ao CTA V. Mariana que alias é muito bom…ou mesmo permanecer no convenio …novamente a escolha é sua.

      Alguns médicos não gostam de iniciar o tratamento imediatamente devido a um fator preponderante o Psicológico, pois é um baque o resultado “POSITIVO” e outro “INICIAR MEDICAÇÃO” então eles optam em deixar os pacientes se acalmarem e quando estiverem mais preparados iniciarem com a medicação , logico cada caso um caso.

      Então relaxa , pense bem se acostume (sei que é duro) com a ideia e depois pese na balança o que realmente é melhor para você.

      Confie sempre no seu infecto ele sempre ira lhe oferecer as melhores opções e sempre trabalhará para o seu melhor seja ele do SUS ou particular.

      Um conselho de quem esta nesta luta a 07 aninhos …somente o Peru morre de véspera.

      • miner diz

        Puxa, obrigado MB+ 🙂 Vc tem razão e vou seguir as orientações do infectologista td certinho e depois procurar tb pelo Emílio Ribas. Aos poucos td deve ficar bem. Abração.

    • Antonio diz

      Miner,
      Passamos situação semelhante..Também estou fazendo acompanhamento pelo infecto do plano saúde..meu primeiro exame deu cd4 em 1298 e carga 1.040 cópias , ou seja, infecção bem recente, segundo o infecto.
      Amanhã vou fazer segundo exame..estou bem receoso, porque estou com uma irritação na garganta e isso me deu medo.. Ainda estou tentando aceitar/acreditar nessa nova situação.. Nunca tomo nem uma aspirina..fico imaginando ter rotina com a tarv….
      Outro dia passei no Emílio Ribas pra tomar vacina febre amarela e o atendimento pareceu bom.
      Enfim, uma coisa muitos dizem aqui e estão certos, o hiv é um vírus, como os milhões que existem, e tê-lo contraído não impede termos vida normal…só precisamos cuidar da saúde e fazer os acompanhamentos.
      Se quiser conversar por email gettogether.sp@gmail.com

      • miner diz

        Oi Antonio, td bem? Obrigado pelo comentário e desculpe a demora… Fiquei gripado esses dias e andei mais quieto e triste. Seu cd4 esta bom e imagino que a sua dúvida/ansiedade tb seja a mesma – qual momento começar o tratamento com a tarv. Já que o cd4 ainda esta alto. Em abril faço novamente o exame para ver como esta o cd4 e tudo mais.

    • casalpositivo2 diz

      Olá bom dia Miner!!! olha descobrimos no dia 23.01.15 e como todos passaram por isso foi um choque, fomos na infectologista ela pediu uma bateria de exames no qual constatou numa segunda consulta que meu companheiro esta com 218 de cd4, eu 584 de cd4 e 35 mil cópias, segunda ela, meu companheiro teria que iniciar imediatamente o tratamento, quanto a mim eu teria a opçãp de não iniciar pois meus niveis de cd4 e carga viral estão numa patamar que poderíamos esperar mais. Antes o MS dizia que abaixo de 500 cd4 ja teria que começar o tratamento mas hj o MS sugere acima de 500 o paciente tem a escolha de começar ou não com o tratamento. Logicamente decidi começar o quanto antes pois não vou esperar algo acontecer pra tomar os remedios, começamos estamos no 3 dia de uso indo pro 4 dia de uso, sentindo um pouco os efeitos mas da pra levar. Converse com seu medico e diga que vc quer começar logo, isto é, se vc quiser! abraço e saude sempre!

  5. Balde de agua fria, mais tenhamos fe, nao e possivel que encontrem nada para acabar com esse sofrimento, e as pesquisas e os andamentos dos testes em humanos para a cura, porque essa midia faz isso esperança e depois agua fria, sera que podemos sonhar ainda com essa cura, que cada dia parece tao proxima e outro dia tao longe, Fe Fe e Fe em Deus tenho e e o que nos resta, força a todos, desculpem hj meio depre, abraço

  6. Juliana :) diz

    É isso aí, gente. Fé e paciência. Gratidão e esperança sempre. Acredito que os médicos e pesquisadores estão mesmo fazendo o que podem pra descobrir a cura e a vacina. Afinal, quem não iria querer entrar pra história com uma descoberta dessas? Mas, realmente, pode demorar algumas décadas. Então vamos lembrar de aproveitar o momento presente e não postergar felicidade nenhuma. Só existe o agora. 🙂

    • D_Pr diz

      Não sei como encontra tanta sobriedade recém diagnosticada!!!

      Parabéns!

    • CARA + diz

      Juliana

      Você tocou num ponto que de uma certa forma penso também.

      Em meio a teorias de conspiração, lucratividade dos laboratórios, farmácias, remédios e esse blá, blá, blá todo que a gente sabe tão bem… me ocorre isso que vc colocou: Qual o cientista e/ou estudioso que não gostaria de ser eternizado na história da humanidade como o pai da cura de uma doença até então incurável?

      Tudo bem, o lucro com os remédios pode ser maior, pode. Mas absolutamente nada se compara ao “brio” de você ser o “pai da criança”. Numa dessas, o dia que cansarem de ganhar dinheiro encima da desgraça dos outros e que não saibam mais o que fazer com tanto dinheiro, algum deles jogue literalmente no ventilador e ela venha (se é que já não existe).

      Por enquanto, um tratamento melhor e cada vez com menos efeitos colaterais, já me deixa “mais tranquilo” e me parece que esse é o ponto focado até então.

      Enquanto isso, vamos viver e VIVER BEM!

      • Sérgio diz

        Cara + , concordo também , o único problema é que esses estudos são muito caros , e um cientista apenas não terá condições de custear , para depois gloriar a descoberta. Só grandes empresas conseguem avançar nos testes ou , universidades com apoio de fundação Bill e Mellinda Gates , cujo tem investido muito na busca pela cura.
        Um exemplo é o que está acontecendo com o Ibalizumab , ele já provou a sua eficácia , segurança , ausência de efeitos colaterais , mas a empresa(Taimed) está tendo dificuldade de avançar na última fase de testes , devido ao altíssimo custo.
        Tem um ativista , cujo é hiv positivo há 30 anos , e só com o Ibalizumab ele conseguiu obter a sua carga viral indetectável , ele conseguiu ser inscrito no estudo e está recebendo o ibalizumab.
        O problema todo é esse , sem dinheiro , não há avanço , e sem avanço não há resultado positivo para todos nós.

    • Juliana, para uma recém diagnosticada você está com uma força incrível!!
      Eu, apesar de viver com isso há 6 anos, ainda tenho meus momentos altos e baixos…
      E hoje estou bem pra baixo…
      Parabéns!! que você continue sempra assim!!

      Abraços

      Vida

      • Juliana :) diz

        Oi Vida. Adorei seu apelido. ^^
        Certamente que muitos desses autos r baixos ainda estão por vir ao longo da minha caminhada, até por isso é ótimo termos um ambiente virtual como esse, com pessoas que estão na mesma situação que nós. Assim podemos nos ajudar, trazendo ânimo nos momentos difíceis e compartilhando experiências!
        🙂
        Muito amor e força pra vocês todos!

        • MB+ diz

          Juliana,

          Nossa que animo…

          Vida,

          Acho que vou para BH quer uma carona?

          RSRS…

          • MB+ o que o Sr vai fazer em BH? rs
            Dá pra eu pegar uma carona mesmo né?? Você vai passar na porta de casa!!

            • MB+ diz

              Opa…claro que dá. …rsrs.
              viu a gatinha ai de cima é lá de beozonte uai…

              • Juliana :) diz

                Uai, gente! Vem todo mundo pra cá e vamos encontrar! O que não falta nessa cidade é barzinho pra jogar conversa fora! 😀

          • Como assim vai “bater na porta da Vida”? Kkkk

            Vidoka, to com ciúmes kkkk
            Me traga doce de leite caseiro ta? Ma diliça…

            • MB+ diz

              Quer doce de leite caseiro no mercadao da lapa tem….kkkk.
              grande binho….hoje a tarde vou lá comprar.

            • Binho, ele não vai bater na porta da frente e nem na do fundo……rs..Tá pensando o que? Minhas portas são de madeira nobre e nem todos podem bater tá? Elas tem dono!
              E tem mais….eu estarei no portão esperando por ele..rsrs
              E quanto ao doce de leite, eu vou trazer um pote giganteeeeee e um mineiro bem lindo procê..rsss

              Beijos meu zoinho verde!

          • Juliana :) diz

            Bacana demais, vida! Eu não tenho um email sem meu sobrenome pra postar aqui, mas vou te mandar um, daí você vai ter o meu também! 🙂

              • MB+, por acaso você está me achando com cara de pingaiada?.rs . Para o seu governo eu nem bebo tá? Eu vou para BH conhecer o Palácio das Mangabeiras, “as capivaras” da lagoa da Pampulha e outros atrativos da cidade.. 😛

                • MB+ diz

                  Vida,

                  Tá bom …já que você não bebe …eu bebo por você…rsrs… você fica só no pão de queijo .

    • Madamemin diz

      Juliana e Cara+

      Amei as considerações de vcs.

      Quando questionei meu infecto sobre as tão temidas indústrias farmacêuticas, se chegariam a atrapalhar a busca pela cura, ele respondeu exatamente que existem pessoas que buscam reconhecimento e um prêmio Nobel.
      E me disse que, há alguns anos, ele não acreditava que veria a cura, mas hj acredita que verá.
      Agora, claro, pesquisas demoram né!
      Enfim, eu não perco esperança.
      Mas tb me nego a viver só em função do amanhã.
      Como disse a Juliana, “só existe o agora”.
      Bjos a todos

      • Juliana :) diz

        Isso que eu penso! Não me considero inocente, sei que a indústria farmacêutica vai perder muuuita grana com a cura e que tem muita gente ruim por aí, que pouco se importa com quem tem HIV.
        Mas se eternizar como quem encontrou a cura pra Aids, a vaidade de jamais ser esquecido é tentadora demais e nem todo dinheiro do mundo faria isso por ele (ou ela).
        E, além disso, acredito que há pessoas boas por aí. Muitas. Pessoas que se importam, que querem ajudar, que conhecem soropositivos ou que já perderam alguém por causa da Aids.
        Então não, me recuso a acreditar que a cura já exista e só não é divulgada.

  7. E isso ai Ju mais as vezes bate uma depre, mais tenho Fe e algo me diz que tudo pode dar certo, alias, tudo esta dando certo, nao tenho nenhuma doença e começei o tratamento no inicio, nao contaminei ninguém e tenho tudo pra ser feliz, vai caminhar tudo para o caminho certo, mais corta essa decada de espectativ as pela metade, merecemos rs

  8. E isso ai Ju mais as vezes bate uma depre, mais tenho Fe e algo me diz que tudo pode dar certo, alias, tudo esta dando certo, nao tenho nenhuma doença e começei o tratamento no inicio, nao contaminei ninguém e tenho tudo pra ser feliz, vai caminhar tudo para o caminho certo, mais corta essa década de espectativas pela metade, merecemos rs

  9. Acho que ter outras formas de prevenção é sempre válido. Visto que nem todo mundo usa camisinha regularmente (por vários motivos) ou usam incorretamente. E campanha de prevenção existe a mais de 30 anos e ainda assim não é 100% eficaz em convencer todo mundo de usar o preservativo. Sem contar que menos de 20% usam camisinha para sexo oral, que por mais que seja mais raro, ainda é porta de entrada para a infecção.
    Quanto ao “décadas”, eu não tenho cacife para dizer se ele está certo ou não. Mas eu tenho um sentimento muito forte de que a cura chegará em menos de 1 década. Até lá é ficar na expectativa, torcendo para os cientistas, pois esses que fazem o jogo acontecer! Para mim, eles são muito mais celebridades do que jogadores de futebol. 😀

  10. Só tenho meus receios de como será implantado o Prep no Brasil. Não temos infectologistas e médicos em número suficientes no SUS… logo como seria o controle do Prep desses pacientes (exames para HIV a cada 3 meses, exames laboratoriais para acompanhar efeitos adversos)… Tenho conversado com o pessoal da Fiocruz e isso é que tem sido a maior preocupação. Eu creio que a melhor saída seja isso ficar a cargo da farmácia e da enfermagem (paciente só tem novo prep liberado caso os exames mostrem que ele pode continuar no prep – negativo e sem efeitos adversos; sem necessidade de passar pelo mèdico). Mas tenho minhas dúvidas se o CFM vai facilitar esse tipo de conduta. Ainda não podemos esquecer que o SUS já tem uma demanda enorme para os pacientes soropositivos que estão com dificuldade de marcar exames e consultas… os pacientes no PREP não poderiam dificultar ainda mais isso?
    Além disso, quem vai custear o Prep? Só governo, co-participação? São bem complexos esses pontos.
    É preciso ter uma grande cautela para o Prep não se tornar uma alternativa elitizada dentro do SUS, a exemplo do que acontece com o PEP.

  11. Eu tenho a sensação de que no backstage eles já sabem exatamente qual abordagem será mais eficaz para a cura funcional. Vejo com um tanto de malícia essas medidas em relação a Prep, apesar de, obviamente, achá-las extremamente importantes para garantir maior efetividade à prevenção de novas infecções. Imagino que estejamos muito próximos da cura funcional, porque essa galera da indústria farmacêutica não dá um passo em falso.

  12. Eu concordo contigo Guido, penso que eles já sabem o que fazer e como fazer. Mas o progresso científico também é lento, exige comprovação da eficácia do tratamento e, o que é mais preocupante, quais os efeitos colaterais e a toxicidade que determinado medicamento pode gerar no organismo humano. Por isso a cautela.
    Mas as descobertas estão aí, e acho que não irá demorar décadas para que venha uma cura.

  13. julio diz

    Pessoal espero todos estejam bem! Uma
    pergunta? Uma pessoa q é seropositivo q esta en tratamento tomando comprimidos como: TRUVADA e RALTREGAVIR com carga viral indetetável tem chace de pegar de novo HIV De otra pessoa q não esteja em tratamento? pergunto pós se a pessoa tá tomando os remedios não teria por q pegar de novo. Pós estes fariam de Pré Expocição. Tó certo?

  14. gustavo diz

    então é isso… Eu estava jurando, pela as ultimas noticias q eu encontraria novas e boas novas noticias.. Mas pelo o que vejo é ao contrario,né? Nada de mais alem de inventar só mias uma forma d e vender mais remédios p pessoas que não tem este vírus… Eu tenho este vírus desde 7/2014 e estou tomando os remédios ja fazem uns 6, 7 meses… Minha carga viral é indetectável e meu cd4 é acima de mil…. N sei oque pensar sobre… Minha infectologista fala q eu não vou morrer disso, mas eu ainda nao sei o que pensar sobre…

    • rcpalmas diz

      esta ótimo gustavo, entao..

      viva a vida moço e seja feliz, eu hj inicio o meu tratamento com o 3 me 1, primeira dosagem, vamso ver oq acontece e quero em vbreve ficar indetectavel.

  15. MB+ diz

    Gente,

    Me fizeram a mesma pergunta:

    Um casal soropositivo em que ambos fazem tratamento e com carga viral indetectavel a mais de 6 meses e sem nenhuma outra DST , poderiam ter relações sem o uso de preservativos? Visto que estariam de uma certa forma realizando uma PreP .
    Ou mesmo uma pessoa positiva em tratamento com carga viral indetectável , tivesse uma relação sexual com outra pessoa soro interrogativa e no caso houvesse um acidente ( rompimento do preservativo) haveria problemas de uma reinfecção para HIV caso esta pessoa (soro interrogativa fosse positiva).

    Há muita preocupação em transmitir o vírus para os soros negativos , mas de alguma forma não estaríamos cobertos pela utilização dos antirretrovirais de uma re infecção?

    Como no meu caso , sou soropositivo , em tratamento , indetectável , sem nenhuma outra DST minhas relações são sempre com camisinha , fico mais tranquilo caso houver um acidente pois não sou um transmissor em potencial, mas quanto a mim quais seriam as minhas proteções estaria coberto por esse estudo?

    Pra pensar né?

    • TheKind diz

      Acho que as estatísticas acabam valendo pra todos. Se você já está em TARV, acho que isso pode ser comparado ao uso da PEP/PrEP, afinal, tem os mesmos efeitos sobre o vírus. Existe um risco bem menor de você ser infectado, mas isso não estingue essa possibilidade.de uma recontaminação.
      No caso de ambos serem S+, estarem indetectáveis, sem nenhuma outra DST e estarem em TARV, acho que seria igual como para sorointerrogativos: as chances de contaminação seriam irrisórias, mas elas ainda existiriam.
      Lembrando que não são todas a combinações de medicamentos que são utilizadas como PEP/ PrEP, isso significa que, talvez, só alguns medicamentos evitem novas infecções, pois tais remédios podem ter uma eficácia maior.
      Não sei se é exatamente assim que funciona, mas diante das informações que já tive até hoje, é a conclusão que consegui chegar rsrs.

    • TheKing diz

      Acho que as estatísticas acabam valendo pra todos. Se você já está em TARV, acho que isso pode ser comparado ao uso da PEP/PrEP, afinal, tem os mesmos efeitos sobre o vírus. Existe um risco bem menor de você ser infectado, mas isso não estingue essa possibilidade.de uma recontaminação.
      No caso de ambos serem S+, estarem indetectáveis, sem nenhuma outra DST e estarem em TARV, acho que seria igual como para sorointerrogativos: as chances de contaminação seriam irrisórias, mas elas ainda existiriam.
      Lembrando que não são todas a combinações de medicamentos que são utilizadas como PEP/ PrEP, isso significa que, talvez, só alguns medicamentos evitem novas infecções, pois tais remédios podem ter uma eficácia maior.
      Não sei se é exatamente assim que funciona, mas diante das informações que já tive até hoje, é a conclusão que consegui chegar rsrsrs.

    • D_Pr diz

      Look this:

      Pergunta: “We’ve heard the some sort of government study stated that those with HIV and are non-detectable may engage in unprotected sex if their partner is also taking the same antiviral medications they are on. Whats the skinny on this?”

      resposta Dr. Joel Gallant: “I’m not sure what study you’re referring to, but two HIV-positive people with undetectable viral loads on antiretroviral therapy do not need to worry about HIV transmission or superinfection, regardless of whether they’re on the same medications or different ones. The reason to wear condoms would be to prevent other sexually transmitted infections.”

      A razão para as pessoas usarem preservativo é para prevenir outras DST’s… carga viral indetectável de ambos e em terapia não precisam se preocupar em transmitir HIV ou com superinfecção por HIV! Independente se são ou não os mesmos remédios!

      Acho que esclarece muitas dúvidas MB+

  16. Gledson diz

    Na minha opinião, eles estão tentanto mais controlar a epidemia ( com a questão do PreP) do que descobrirem a cura. Vejam que todo ano sai uma notícia digamos que ” importante ” para a descoberta, mas o principal não vem. Enquanto isso vivemos na angústia por quê eles mesmo soltam essa noticia.

    Um outro ponto que queria dividir com vocês eh que a vida eh um pouco engraçada.. Rsrs. Eu passei quase 5 anos da minha vida atrás de uma garota, mas nunca conseguimos ficar de fato.. Depois que recebi meu diagnóstico (setembro/2014) voltamos a conversar e hoje quase que estamos namorando.. Heheh.. Sinceramente, não sei o que fazer.. Eu espero que essa cura chegue logo e não demore décadas.

    Abraços a todos!

    • Madamemin diz

      Gledson

      Não entendi se vc já contou pra ela sua condição.
      Se não contou ainda, tenta não demorar muito tempo para abrir o jogo.
      Embora eu saiba (por experiência propria) que essa decisão não é nada fácil, como vc terá que contar em algum momento, pois são quase namorados, quanto antes contar, melhor!
      Vai que ela é uma menina super bacana e abraça essa com vc?!
      Vc vai ficar carregando esse fardo (de ter algo pra contar) à toa!

      Vou torcer muito por vc!

    • Juliana :) diz

      Gledson,
      Também to torcendo mto por você, pra que ela aceite bem. Acho que explicando direitinho, se ela realmente gostar de você, ela vai querer continuar!
      E, se mesmo assim ela sair fora, é pq é muito mente fechada e você ta melhor sem ela! Rs
      Easier said then done.
      Quando eu descobri (há uma semana) eu tava tipo namorando há um mês e o cara não quis nem saber. Fazer o que né. A vida continua. 🙂

  17. rcpalmas diz

    Olá gente boa noite
    Como relatei a vocês qdo entrei nesse blog, buscando informações a respeito de como é a vida com HIV, citei que minha carga viral era ; 53,326 cópias, isso qdo descobrir em 04/02/2015 num exame de rotina, fiquei louco, meu mundo caiu.mas com a juda de vcs aqui consegui superar e fui procuraro infectologista para mais esclarecimentos, no entanto o mesmo me pediu vários exames, que venho hoje aqui relatar a voês, pois acabei de chegar do médico e muito animado com os resultados.Todos os exames derma ótimos, somente o colesterol que deu alterado, mas exercicios físicos me aguardem kkk… o meu maior medo era o CD4, mas fiquei mais tranquilo qdo o médico disse que estava bom, meu CD4 deu 601mm³ relativo 24,1%.Então inicio a medicação amnha gente, desejam-me sorte, só fico preocupado com os efeitos colaterais, mas acredito que tudo dará certo.Mas fiquei contente com a consulta de hoje, meu médico é especialista no assunto aqui no meu Estado,fiquei mais animado, e ansioso para iniciaro 3 em 1 que já se tem aqui, fiquei mais feliz ainda.A vida segue e com DEUS, venceremos essa luta.tinha que compartilhar com vocês, pois só tenho aqui para desabafar e conversar, pois ninguém da minha familia sabe de minha sorologia e de minha opção sexual(Homo), mas to tranquilo e otimista.Abraços a todos.

    • Juliana :) diz

      Rcpalmas,
      Que bom que os exames foram bons , você foi num bom infecto e ja vai iniciar a medicação! Não vejo a hora de começar também!
      Bom te ver animado assim! Muita força aí pra você! 🙂

      • rcpalmas diz

        Obrigado, peguei a medicação hoje já, o 3 em 1 ,hoje inicio, só fico preocupado com os efeitos colaterias, mas acredit oq td dara certo, obrigado

  18. Marina diz

    Hoje estou muito abatida…
    Devido ao que disse a meu marido, simplesmente me perturbou a noite toda não me dando descanso e interrompendo o sono sem piedade afim de me deixar mais enferma…
    Pois eu o ameacei com as gravações, e agora ele me provoca…
    Infelizmente não estou respondendo bem ao tratamento gastro,,,
    Possivelmente terei de passar por uma cirurgia… Pois Apenas 2 anti retrovirais foram prescritos até a possível melhora do aparelho digestivo que não está ocorrendo…
    Estou trêmula e esgotada…
    Mas não posso me entregar… Eu sei que não posso me entregar…
    Um injetável, outro comprimido… Mas Eu ja teria iniciado o tratamento com o 3 em 1 se não fosse isso, causado pelo meu marido… Fui machucada por dentro com violencia aos que não sabem… Daí ocorreu o prolapso e complicações…
    Vou tentar uma cirurgia… Vou tentar…
    Hoje está sendo aqueles dias…
    Sinto dores, enjoo, dor de cabeça, fraqueza…. Enfim, vou contatar meu médico afim de decidirmos a cirurgia…
    Abraços…
    Eu sempre desabafo aqui por não ter o apoio de minha família tb…
    Nesta semana estive na casa de minha mãe e usei o banheiro dela…
    Pra que fiz isso…
    Ela ficou super Irada e disse que eu tenho de usar o banheiro de fora…
    E o que me dói também foi ela ter dito Brava que se ela pegasse alguma doença acabava comigo…
    É isso…
    Só desabafando…

    • Marina, vc apanhou do seu marido? Foi isso? Pau no cu dele. Polícia! E outra coisa, não me leve a mal, mas vc é a legítima filha de uma puta! Não me leve a mal.

      • Marina diz

        Devo ser Alexandre… Devo ser…
        Pois foi ela que me afastou de me ex, que nunca me fez mal algum e que realmente se preocupava comigo…
        Como ela é “evangélica”, o pos na parede por ser ele “Do mundo” como dizem os fiéis…
        Mal sabia ela que meu Marido que se diz ser Evangélico, e “Profeta”, causaria toda essa destruição em minha vida…

    • AMIGOSPOSITIVOS diz

      Mariana, FOCO, FORÇA E FÉ

      Estamos aqui pra nos ajudar e te ajudar, tudo isso via ser passageiro, seja firme, o que aconteceu esqueça ou tome as medidas necessárias!
      Se quiser conversar estarei no skype: AMIGOSPOSITIVOS@OUTLOOK.COM

      • Marina diz

        AMIGOSPOSITIVOS ,
        Conversando com meu médico, ele foi bem claro e direto…
        Me disse que não há muito a ser feito…
        Como estou fragilizada, eles temem a cirurgia…
        mas se não fizer, eu posso me complicar ainda mais…
        Obrigada pela ajuda…

  19. Marina, na boa, sua “mãedrasta” se fosse minha, eu nunca mais procurava. Não se deixe humilhar por quem não te merece

    • Marina diz

      binho,
      O que eu não daria pra estar bem longe de alguns da família e deste monstro…
      Tenho certeza, que se minha mãe não tivesse causado a separação de meu ex, eu estaria totalmente diferente…
      Com saúde, amada,bem tratada e vivendo feliz, pois era a pessoa que eu amava, e ele também me amava…
      Tanto que se preocupava muito comigo… Era só alegria…
      Mas agora não volta…

      • MB+ diz

        Da vontade de falar: marina, pára de transferir a responsabilidade do que acontece na sua vida pros outros! Se vocês se amassem tanto assim sua mãe não teria conseguido separar vocês. E quem garante q hoje em dia sua vida estaria um mar de rosas?? A sua vida ta nas suas mãos e na de mais ninguém! A responsável pela sua felicidade ou infelicidade é VC! Acorda! Pára de ficar aí sentido dó de você mesma!

        • Marina diz

          MB+,
          E quem é soropositivo, e esconde isso, e passa o vírus a outras pessoas por maldade não é o mais responsável pelo dano??? Isso é tentativa de homicídio…
          Tudo bem que eu tb fui errada por confiar em uma “Pessoa” num momento de fraqueza e depressão profunda…
          Ele era todo atencioso, de boa aparência, mandava flores…
          Mas estava com o vírus e sabia, e me enganou…
          Quanto ao meu ex, creio que não foi por falta de amor, mas sim por fraqueza… Ele ficava magoado facilmente…
          E fui espancada quando contei a outras pessoas, numa cilada armada por ele e sua “organização”…
          Como não tenho no momento um lugar onde eu possa ficar em segurança, como uma outra cidade ou estado, fico sendo escrava, pois se eu o denunciar, a “organização” me aniquila…
          E a polícia não pode dar proteção 24 hrs…
          Então o que fiz, foi entregar as gravações a uma pessoa de confiança, e o avisei que parasse com tudo isso…
          Mas continua me maltratando…
          Uma hora vai acontecer… E como estou extremamente esgotada emocional e fisicamente, vai acabar acontecendo…
          Infelizmente não está tudo em minhas mãos…
          Não neste caso…

  20. AMIGOSPOSITIVOS diz

    Bom dia!

    Galera tomei ontem a primeira vez do 3×1 em menos de meia hora estava tonto, parecia que estava embriagado, noite de sono normal, acordei tranquilo, graças a Deus foi a única reação que eu tive.

    Lendo os comentários: Aqui em JP só posso pegar a medicação para um mês, mas a exceção caso a pessoa viagem ou outro motivo. Eu falei com o responsável pela farmácia, que era muito constrangedor tanto as consultas quanto pegar a medicação, para minha sorte faço minhas consultas pelo plano de saúde e uma amiga quem pega a medicação pois ela trabalha na CAT.
    Literalmente é um constrangimento todo mês.
    Lembro como hoje a primeira consulta tive que fazer lá “CAT” o que passou de gente olhando, uns com cara de desprezo outros de pena, eu me senti um nada, falei com meu Infectologista e de cara perguntei se ele atendia em consultório e expliquei o motivo e disse só piso aqui um dia se for necessário, morto de vergonha.

    • casalpositivo2 diz

      passamos por isso uma vez amigos, mas porque tínhamos que ir fazer um cadastro na farmacia, não tinha outro jeito, fizemos nossa consulta particular exames tb, e na hora de pegar os remedios ai é foda mano!!! falamos com a psicologga do atendimento que nos enviou pra famracia que é reservada a sala, enquanto estams fazendo o cadastro ninguem entra na sala, mas d euma forma geral foi meio que apreensivo mas tranquilo!. abraços saúde smepre!

    • rcpalmas diz

      Eu tbem Amigos positivos, faço td pelo plano, só fui hj buscar a medicação o 3 em 1, graças a DEUS tava tranquilo e a farmacia fica num andar superior,mais discreto, fui com uma amiga cadastrar ela tbem, assim não passamos pro esse constrangimento.meu médico passou u mfrasco para 30 dias, ai já depois disso pego 2 frascos para 60 dias e assim acompanhando a evolução do tratamento, mas to me sentindo ansioso, hj inicio a medicaçao.abraços

  21. AMIGOSPOSITIVOS diz

    Olá Pessoal!

    Alguém aqui tem o nome de Helio C… que me add no SKYPE recentimente, pois quando eu falo a pessoa fica OFFLINE

  22. casalpositivo2 diz

    OI pessoal bom dia a todos!!…Bem começamos o tratamento com o 3×1, estávamos com muito medo dos efeitos que poderia trazer. No primeiro dia sentimos a noite muita tortura, tudo rodava e a medica nos falou que poderíamos ter pesadelos, tentei pensar em coisas boas, lindas e maravilhosas, não deu outra tive um sonho a noite quase toda, nao sei se foi bem um sonho (rsrsrs), vivenciei estar numa praia paradisiaca enfim…..Hoje estamos no 3 dia indo pro 4, esentimos tonturas mas por aprte da manha, e esperamos que tudo der certo e que em breve os efeitos passem. abraços e quem quiser bater um papo via email casalpositivo2@hotmail.com abraços saúde smepre!

  23. AMIGOSPOSITIVOS diz

    Amigos vou pedir uma coisa a vocês, quem quiser me add no SKYPE, avisa que pegou meu e-mail daqui do blog blz!

  24. gustavo diz

    então vamos todos morrer? segundo infectologista, não vamos morrer disso q cuidarmos tomando os remédios etc… Todo mundo vive normalmente sendo um detectável? Pq falam isso q é vida normal e a expectativa de vida é normal… Mas se realmente é normal tomando os remédios, pq todo mundo aqui esta esperando essa tão sonhada cura? só vai viver bem com a cura? fico perdido com isso pq uns dizem q é vida normal como qualquer outra pessoa e se é indetectável vc te a mesma expectativa de vida.. Os remédios estão sendo tao agressivos? hoje em dia, existem tantos efeitos colaterais assim? eu tenho uns 6 meses tomando, no inicio, me deu muita tontura.. as vezes hj em dia dependendo do qeu como a noite me da uma quentura.. Mas o problema é só este mesmo? pq se for, eu vivo bem… eu passo mais mal com minha senusite, q eu sempre tive doq com isso.. Pq se os remédios cada dia estão ficando melhores e nao vai modificar nossa vida, pq essa vontade exrema da cura? ( claro q se curar é bem melhor) mas….

    • sampapoa diz

      É uma questão de aceitação social, gustavo! mesmo tendo uma vida normal e tomando apenas um comprimido por dia, socialmente ainda existe preconceito em relação ao soropositivo. existe o medo da rejeição por quem se ama. existe o medo de se perder o emprego (o que é crime)…
      NÃO É pelo simples fato de tomar medicação ou não, afinal muitas pessoas soronegativas tem doenças cronicas também, tomando até muitos remédio!!!
      você já reparou em blogs onde discutem diabetes? todos tem seus nomes verdadeiros, todos usa suas fotos… outras doenças crônicas não carregam os estigmas de “promiscuidade”, “irresponsabilidade”, “exclusão” e “morte” gerados nos anos 80 (período ainda traumático para a humanidade e ainda presente no inconsciente coletivo.)

  25. Juliana :) diz

    Gente, pelo que eu to vendo mtos de vocês curtem se comunicar por email então fiz um email específico pra isso também!
    Quem quiser compartilhar experiências, desabafar ou simplesmente fazer uma nova amiga, meu email é julianapositiva@outlook.com
    😀

  26. muitafe diz

    Pessoal, descobri ser soro positivo a uma semana, fiz o teste no CTA e estou com consulta marcada. Fiquei na dúvida em fazer o tratamento só por lá ou procurar um infectologista particular. Me contem as experiências de vocês. Estou meio perdido, confuso com tudo isso. Como vai ser em relação ao trabalho, atestado médico do CTA e as pessoas do trabalho descobrirem, enfim, dúvidas e angústias que acredito muitos aqui tenham passado ou ainda passam.

    • CARA + diz

      Sugestão de amigo…
      não crie o monstro, pois quem terá que conviver com ele, será você.

      Geralmente esses centros de atendimento, atendem “de um tudo” e não tem como alguém sair dizendo que vc está lá por causa disso ou aquilo. Os médicos e equipe entendem essa nossa preocupação e por isso mesmo, nos orientam da melhor maneira.

      Faça as primeiras consultas e exames para verificar em que pé vc está. Converse com o seu médico e equipe para ver quais as melhores formas de conduzir a situação, pois existem várias alternativas, tanto para os exames, quanto para as consultas, como para a retirada dos remédios.

      Foque no seu tratamento, em ficar bem e saudável. Foco em você!

      • muitafe diz

        Obrigado CARA +, já fiz os exames, pelo médico particular mas também estou em acompanhamento pelo CTA, recebo os resultados dia 30/03. Estou super confiante e vamos a luta e cuidar da saúde que isso é que importa.

    • Cara do Bem Sampa diz

      muita fé.
      até o momento minha experiencia no cta foi positiva.
      ainda nao iniciei o acompanhamento.
      mas percebo que tudo vai ficando mais tranquilo
      grande abraço

      • muitafe diz

        Obrigado Cara do Bem Sampa! estou começando a perceber isso também. Abraço

  27. Cara do Bem Sampa diz

    Caros colegas,
    Divido com vocês uma boa notícia, minha namorada fez o teste e o resultado foi não reagente.
    Apesar de ser menos de 40 dias da última relação desprotegida, estou me achando no direito de comemorar!
    E que o próximo teste mantenha o mesmo resultado!
    #Umpassoporvez.
    Grande apraço

    • D_Pr diz

      Uhul!!!! Assim vai permanecer!!!

      Se foi com intervalo maior de 20 dias, muito grande a chance de se confirmar novo negativo!!! E se foi 30 dias, maior ainda!!!

      Feliz por vocês!!!

    • Ai sim a minha tambem com 40 dias deu negativo, vai continuar assim, pois, hj os exames são muito sensiveis e com 40 dias , ja se pode confiar nos resultados, graças a Deus, agradeça bastante, eu tambem agradeci, abraço.

      • Cara do Bem Sampa diz

        ECG
        feliz por vc!
        fiquei bem feliz e confesso que um peso enorme saiu do meu ombro
        que permaneça assim
        grande abraço

  28. Madamemin diz

    Vida

    Há um tempo eu conversei com vc pelo Skype.
    Nao sei se vc lembra de mim. Sou a gaúcha de 30 e bem pouquinhos anos.
    No Skype eu disse meu nome pra ti (o que eu não farei por aqui). Lembra?
    Bom, depois de falar com vc, eu resolvi me manifestar por aqui, mas não tenho mais acesso àquele Skype.
    Agora só tenho email mesmo: madamemin1963@gmail.com
    Se vc puder me passar o seu.

    Aliás, se alguém quiser conversar…estou aí pra isso!

    • Madamemin, meu e-mail/skype é luzvidareluz@hotmail.com

      Ai menina, minha memória era de elefante …agora xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii…..Assim pelo apelido eu não me lembro…quem sabe vc falando o seu nome…rss

      beijo

      • Madamemin diz

        Vida

        Guriaaaa sabe que eu ando notando que minha memória está ruim tb.
        Até tinha pensado em perguntar se alguém aqui estava sentindo a memória falhar, mas acabo esquecendo sempre.
        Penso que pode ser efeito colateral da medicação. Sei lá.
        Alguém mais sente isso?

          • Madamemin diz

            D_Pr

            Aiii….não tive a intenção de deixar alguém preocupado.
            Desculpe.
            Eu vou fechar sete anos de tratamento em maio.
            Mas assim….fale com seu infecto.
            Talvez a minha memória mais falhada seja por qq outra razão. Vai ver ela nunca foi boa!
            Não fique encucado. ….bjao

            • D_Pr diz

              Puxa vida! Eu ia te sugerir exatamente a mesma coisa sobre o infectologista! Você usou o efavirenz todo esse tempo e conseguiu manter carga viral indetectável?

              Eu tenho bem menos tempo, ainda não comi o bolo de um ano de descoberta, até agora o único desconforto é “emocional” que desencadeia desordens no intestino e ainda não consegui controlar direito isso, fazer o que!

              • Madamemin diz

                Simmm
                Sempre tomei efavirenz. A carga viral está indetectável há seis anos.

                Eu li vários comentários sobre desconfortos intestinais, mas nunca senti nada disso. Na verdade, tirando a sensação de embriaguez em razão do efavirenz e alguns pesadelos bem no início do tratamento, nunca senti nada.

                Sabes que nunca perguntei sobre a memória pro infetologista! Perguntei muitas coisas, mas isso nao.
                Porém foi algo que reparei há pouco tempo.
                Na próxima consulta, vou perguntar e te digo a resposta.

  29. Dayane diz

    Como faço pra falar diretamente com JS? Ele deixa algum email aqui? Queria escrever particularmente pra ele 😊

  30. rcpalmas diz

    Bom dia gente, td bem

    ontme iniciei com o 3 em 1, minha reação foi somente uma leve tontura, foi meu primeiro comprimido, gostaria de saber, essa tntura passa? como vcs reagiram?…abraços

    • Madamemin diz

      Rcpalmas

      Eu não iniciei o tratamento pelo 3×1.
      Fui tomar o comprimido único agora, há uma semana. Mas como eu sempre tomo antes de dormir, não sei te dizer sobre tontura.

      Quando eu iniciei o tratamento, eu sentia muuuuito tontura. Na verdade era uma sensaçao de embriaguez bem louca.
      Essa sensação foi diminuindo.

      Hj, as poucas vezes que eu não deito para dormir logo após tomar a medicação, eu sinto os olhos pesados. Apenas isso.

      Fiz um email agora, se vc quiser conversar por lá: madamemin1963@gmail.com

      Abraços

  31. AMIGOSPOSITIVOS diz

    Boa tarde Amigos!
    Ontem tomei pela segunda vez o 3×1 e já não fiquei tonto, graças a Deus só foi no primeiro dia.
    Estou bem sem nenhuma reação.

  32. JovemCapixaba diz

    Boa tarde Pessoal !

    Fui diagnosticado em 12/02/15 e venho tomando o 3×1 desde então.

    Apesar das muitas correrias do dia dia quero tirar um tempo para conversar com vocês sobre qualquer coisa, até mesmo a sorologia +.
    Para tal criei um e-mail/ Skype: jovemcapixabapositivo@hotmail.com / jovemcapixabapositivo

    Quem quiser me adicionar, será um prazer.

    Um excelente fds a todos!

    Fiquem com Deus.

  33. Wil diz

    No CTA que sou cadastrado ainda não está disponível para todos o 3 em 1 como acredito que não sou mais recém diagnósticado, novembro 2014 não vou receber ainda. Acredito que só para lá de julho. Moro em cidade pequena… Estou com um pouco de medo. Além do Hiv descobri o hpv recentemente. Fiz uma amiga na enfermaria do CTA, enfermeira que trabalha lá está super me dando um apio. Agradeço a Deus por ela ser uma pessoa tão legal comigo. Meu namorado e minhas irmãs também me dão super apoio. Mas como falei antes fiquei com medo vi na Internet que hiv em associação com hpv pode causar câncer no retro… Mas bola pra frente né pessoal e enfrentar mais essa… Vou tentar paráfrasear aqui um filósofo. Não lembro qual ” Não tenho medo da morte, tenho medo da desonra”.

    Desculpa gente acho que estou numa vib para baixo hoje… Sei lá estou com medo de não dar tempo de fazer tudo o que sonhei em fazer. De não dá tempo de fazer meus pais sentirem orgulho de mim

    • Juliana :) diz

      Wil,
      Nossa irmão, que foda isso. Mas que bom que você tem ao seu lado pessoas que te amam e te apóiam.
      Mas é como você falou: bola pra frente e coragem!
      Independente fos seus feitos, acredito que seus pais já se orgulham da pessoa que você é!
      Te desejo muita força e fé!
      Beijos

  34. rcpalmas diz

    olá pessoal, iniciei meu tratament oontem tomando a primeiro comprimido do 3 em 1..Graças a Deus a única reação que senti até agora foi uma leve tontura, ao longo do dia, espero que passe logo.Alguém que iniciou o tratamento sentiu a mesma coisa, como foi/ pode-se relatar pra gente que esta iniciando?.abraços

  35. Dere diz

    Nossa….. Hoje a cabeça foi a mil, pensamentos negativos tomaram de conta…. Sei que todos tem problemas, mas novo problema(HIV) esta muito difícil de conviver, e de pensar que sou uma pessoa normal que cuida do corpo, para poder esquecer, não cola mais…. não consigo mais sair de casa.. para baladas, show, bares e nem festas que sinto vergonha… estou medicado e meus exames estão OK.. mas o pensamento é FODA…… Mas se DEUS quiser vou passar a viver normal, vou sair e me divertir.. ser FELIZ! sei que a culpa de eu estar assim, por certa parte foi minha… mas aprendi a NUNCA confiar em ninguém…. por confiar .. olha o que me tornei SOROPOSITIVO. ENFIM…. momento desabafo.. srsrsr pois consulta com psicologa só em abril. rs….. BOA NOITE A TODOS E MUITA SAÚDE!

    • Marina diz

      Oi Dere…
      É normal as vezes os pensamentos negativos causarem estas reações…
      Mas vc está tomando os medicamentos, e se cuidando???
      Então não tem como sentir vergonha não…
      Uma diabetes é mais complicada que o próprio hiv em muitos casos…
      Simplesmente a doença que era mortal se tornou controlável através de novos medicamentos…
      Vida normal rapaz…
      Ja meu caso é mais complicado querido, pois sofri um prolapso no aparelho digestivo juntamente com infecções…
      Estou incapacitada de tomar remédios… Com fortes dores…
      Marcando uma cirurgia, mesmo estando muito debilitada… Meu cd4 está a 190…
      Mas vc tem a sorte de poder desfrutar dos antirretrovirais, coisa que nem todos podem…
      Então rapaz… Vida normal sim…
      Eu também confiei em alguém pior que o Diabo…
      Me fodi…
      Ja fui espancada estando doente, quebraram minha coluna, ameaçada de morte…
      Mas querido, vc deve ter melhores condições a enfrentar o tal bostinha, que em breve será aniquilado…
      Desabafe sim… Quantas vezes quiser… Somos seres humanos…
      Nem todos gostam de ouvir problemas, mas muitos também são anjos de luz…
      Vida normal a vc…
      Quanto a mim é bem mais complicado… Só eu sei… Só eu sei
      Mas vc tem td p/ ser feliz, não desanime não…
      O Vírus é um bostinha que será banido e falta pouco…
      Já outros vírus que são alguns seres “humanos”, são bem mais difíceis de serem aniquilados…
      Isso sim pode matar…
      Abraço de Marina

    • Madamemin diz

      Dere,

      Nossos pensamentos podem nos levantar o ânimo ou colocar a gente na maior deprê.
      Os pensamentos são fodas mesmo!
      Eu tb tenho dias não tão bons. Acho que todos tem.
      Se ontem foi ruim, hj será melhor. Vive um pouco desse desânimo, chora um pouco, exorciza os pensamentos ruins e volta a cuidar da sua vida com todo carinho!
      Vc tem uma vida normal,só precisa tomar remédio todo o dia.
      Ser feliz é um direito\dever.

      Se vcquiser falar por email: madamemin1963@gmail.com
      Um ótimo domingo! Bjao

    • pequeno silva diz

      Dere, isso acontece. Mas estou muito forte mentalmente. Quiser conversar, me passa seue-mail. Sempre vou a bBrasília.

    • Juliana :) diz

      Quando recebi o diagnóstico, dia 25/02/2015, fiquei tão surpresa, chocada e amedrontada que desmaiei no chão do CTA. Meu mundo caiu, pensei que iria morrer. Minha primeira pergunta ao acordar foi: “Meu cabelo vai cair? Eu vou ficar igual o Cazuza?”
      Então comecei a chorar compulsivamente e o medo de ter infectado outras pessoas tomou conta de mim. Comecei a sentir muita culpa. Mas a enfermeira falou:
      – A culpa é 50% sua e 50% dele.
      E a assistente social completou:
      – Eu diria mais. Diria que a culpa é 100% dele e 100% sua. Vocês dois toparam fazer sexo sem camisinha.
      Felizmente eu não cheguei a transmitir o vírus a ninguém. E não culpo a pessoa que me infectou. Aprendi a não transferir responsabilidade. Pessoas erram. Sou humana, eu errei e estou encarando as consequências dos meus atos. Simples assim, não tenho vergonha de admitir isso.
      Desejo a todos muitos pensamentos positivos e alegria!
      :*

  36. rcpalmas diz

    E eu Dere, que gosto de ter alguém, ,namora de verda de tla, fique iassim ,ate´sair aos poucos to voltando, mas ter alguém ta me deixando triste sei lá, fico com medo de me relacionar e a pessoa não entender, e a questão contar ou não, pois não confio nas pessoas daqui da minha cidade, éis a questao.

  37. Dere diz

    Vocês tem razão, a culpa é de ambos. Mas o meu sentimento é mais de culpa.. cara é usar camisinha e pronto! mas ….. no calor do momento …… já foi! O que me deixou mais calmo, tanto os enfermeiros, médicos, psicólogos e até uma pessoa que viu o meu desespero e veio conversar comigo… disse: você pode viver NORMAL, eu vivo desde 97 com isso e sou normal…. só se preocupar mais com sua saúde. Isso me fortaleceu e fortalece, vi que muios não tem efeitos colaterais… eu não tive se tive foi uma tontura quando acordava no meio da madrugada na primeira semana do 3×1. Passou! fico imaginando que tomo um multivitamínico, não penso em medicação grave ou algo assim, tomo somente 1 comprimido … como disse momentos ruins vem mas também vão.. Mas força e foco…. Trabalho, estudo, malho, atleta …. e quero levar isso adiante fiquei 4 dias sem sair de casa no início mas isso não vai mais acontecer, vou vier, vou vencer… talvez com alguém.. isso eu não sei! Mas no momento estou pensando em mim somente eu, eu e eu… choro sozinho de noite, não quero alarmar ninguém. E espero que a CURA venha logo… e sei que NÃO irei passar isso para ninguém, pois sei o quanto é ruim o diagnostico, pelo menos comigo foi! FORÇA, FOCO e FÉ! BOA SEMANA A TODOS!

  38. Raul diz

    Oi galera, tenho duas perguntas, se alguém puder me ajudar agradeceria. A primeira tem a ver com o formato dos arvs, tem meses que o tenofovir é redondo, outras vezes ele é meio losangular, isso é normal? Alguém já percebeu alguma diferença? A outra é a seguinte, algum de vocês tem sentido muito sono desde que começaram a tomar os arvs? Tenho sentido muito sono mesmo, principalmente pela manhã e tarde e pouco sono de noite. Pode ser o emocional, sei lá. Se alguém puder responder, como não conheço ninguém na mesma condição que a minha eu nem tenho como comparar.

  39. luquinha diz

    O que eu falei ? antes do galo cantar olha um trecho (, uma proteína presente em algas que é capaz de impedir a multiplicação do vírus HIV no corpo humano.)(a biofábrica mais eficiente e uma opção viável para a produção em larga escala da proteína.)http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2015-03-08/pesquisadores-extraem-composto-brcontra-aids-de-soja-transgenicabr.html

    • luquinha diz

      Acredito que seja preventiva, mais um grande avanço , terapêutica também vira.

      • D_Pr diz

        Luquinha, que bom que apareceu!

        Vai deixar outra profééécia no ar?

  40. luquinha diz

    As mulheres o meu beijo no coração , hoje não vou falar muito pois estou completando 2 aninhos de descobertas , mais tipo assim estou meio triste senti falta da mulher que me abandonou , por isso não aconselho ninguém contar , pow contei pois jurava que me amava , demostrava isso entende , ria comigo ,fazia todas as minhas vontades , se eu falace pra ela que eu só ia poder estar com ela as 14; 00 horas lá ela estava , pow falo infectologista mais na verdade me trato com imunologista me falou que devido eu ter chegado na forma aguda , isso não teria sido de agora entende , pow transei com camisinha , embora teve 1 vez que transei sem , mais ela fés exames e graças a Deus deu não regente , pow desidi contar pra ela pois falei que há uns anos atrás tinha transado com uma prostituta bilingui ,e que nunca havia traído , pow como pode uma que faz mestrado ter tido tanto preconceito , pow ela foi no primeiro encontro depois que contei foi no segundo , depois foi dando desculpas , desculpas e me abandonou . Mais fazer o que faz parte vou ver se consigo dormir boa noite , tenho que trabalhar amanhã pois trabalhando não sofro tanto e não choro tanto , ufffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffPow tenho algumas boas noticias pra falar , que o imunologista falou , mais vai ser outra hora pois estou triste

    • Juliana :) diz

      Oi Luquinha. Que foda isso né?
      Acho que a parte mais difícil dessa doença é ter que lidar com rejeição mesmo. Complicado acostumar com isso mas vai ser o jeito!
      Vou confessar que sinto aquela invejinha branca dos soropositivos que têm um relacionamento estável, sorodiscordante ou não. Eles não tem que lidar com essa angústia de: Quando contar? Como? Essa pessoa vai me aceitar assim?
      Mas olha, pelo menos conforta saber que vc não é o único nessa luta! 🙂
      “Existem coisas piores do que estar sozinho, mas geralmente leva décadas para entender isso e, quase sempre, quando vc entende, é tarde demais. E não há nada pior que tarde demais.”
      Charles Bukowski
      🙂

      • Mike + diz

        Eu imagino a sua situação, Luquinha!
        Eu fico bastante incomodado quando paro para pensar como farei para me relacionar com alguém. Por minhas experiências, a dos meus pais, avós e familiares, a vida já me ensinou tanto que não devo confiar nas pessoas, já era difícil antes sem ter essa preocupação a mais, já era bastante complicado, agora imagina sendo soropositivo?
        Admiro muitos os casais sorodiscordantes, ambos! o soropositivo pela coragem em confiar em compartilhar esse fardo essa luta de cada dia, e o soronegativo também pela mesma coragem, mas agora pela coragem em por buscar mais instruções e por acreditar mais no relacionamento com as prevenções necessárias do que no medo de se relacionar com alguém soropositivo. Francamente, não me vejo confiando em alguém que eu venha a me relacionar para dividir essa minha condição, por isso fico tão angustiado em pensar que teria um relacionamento onde não serei sincero, um relacionamento pela metade. Eu nem sei se conseguiria levar um relacionamento assim, mas não me vejo confiando em alguém a ponto de contar sobre minha sorologia. Espero um dia me encontrar e assim encontrar o melhor caminho para lidar com isso.

    • desbravador diz

      hehehe..O Luquinha até quando fala sério é engraçado…hehehehe

    • Cara do Bem Sampa diz

      luquinha
      A rejeição com certeza dói, mas depois se transforma em um impulsionador para novas conquistas.
      Tudo que é seu, dará um jeito de chegar até vc. (Chico Xavier)
      Espero que fique bem. grande abraço

      • Gerifalto Virulato diz

        Galera, ninguém aqui do grupo pensou em se relacionar com um soropositivo? Vejo tanto cara sozinho e mulher sozinha neste fórum… Por que nao?
        Mas Luquinha, tranqüilize-se. Eu tenho um relacionamento sorodiscordante. É possivel. Se nao foi essa menina, será a próxima.

        • Gerifaldo Virulato????…kkkkkkkkkkkkkkkkkk chorei de rir com seu apelido.

          Geri, desde que me descobri “sangue azul” eu tenho em mente isso….. “Namorar um soropositivo”, só que está difícil viu? Ninguém quer nada com nada!!! Nos roubam a solidão e depois nos propõem um acordo: eles entram com pé e a gente com as nádegas….ou depois de um sexo mágico….o mister M some..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • CARA + diz

            hahahahaha

            sexo mágico, rolando de rir aqui!

            Na boa galera, não tá fácil pra ninguém!!!! Né Vida?

          • Cara do Bem Sampa diz

            Vida!!!!!!!!!
            obrigado pelas risadas kkkkk, to rindo muito aqui.
            Do jeito que vc é bacana, já já alguem se toca hein… 😉 e fisga vc pra sempre.
            abraços

  41. Tem alguém de Recife, na mesma situação que eu possa conversar, queria tanto alguém mais proximo,
    Estou sozinha e desesperada…

    • Sérgio diz

      Sim , muito interessante HopeAlways , identificaram os santuários(reservatórios) nos macacos rhesus , uma importantíssima descoberta na busca pela cura.
      Eu ia publicar agora , mas vc já postou parabéns.
      Abraços

      • HopeAlways diz

        Obrigado Sérgio. Fico mto feliz em ver as grandes e diferentes frentes de batalha contra o vírus. E n adianta uma hora vai acontecer e n terá quem esconda. Vamos ter fé!!!

  42. Interior Goiano diz

    Ola pessoal Boa Noite

    Coração tá aflito pra caramba, passo pelos outros na rua ou vejo alguém e penso: “Pode ser feia o quanto for, pobre, sem educação mas pelo menos não deve ser soropositivo igual a mim”
    :/

  43. binhomais diz

    Interior Goiano, de repente a mais gata, rica, instruída pode ser +. Eu sou bonito, instruído, ganho razoável e to aí. Tente se manter calmo, você vai ficar bom e com algum tempo se vai adaptar com sua nova agenda, porque a vida é a mesma, só temos alguns compromissos a mais.

    • Ai Binhoooooooooooooooooooooo você é um partidão!!! Eu sou feinha, sem instrução, malemá falo “portugays”, “viveno” de bolsa “familha” e tô doce….doce feito rapadura..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Casa comigo? quero ter um filhinho com vc! quero que ele nasça com o “zoinho verde” feito o pai dele.

      • binhomais diz

        Kkkk Vidoka, um filho (a) contigo, se puxar minha beleza vai ser bonito, se puxar a sua vai lindo de Viver! Pelo jeito entende o “portugay” mesmo hein, aprendeu por conta da “tia”? Kkkk
        Eu sempre canto “doce, doce, doce, minha vida tá doce…” (mentira, não dá tempo de ficar se lamuriando, a correria é grande).
        Vidinha, se for por inseminação artificial de repente eu até topo, sabe que sou alérgico ao “trem” Kkk. Por sinal ontem conheci um especialista no assunto, “Dr G”, filho do meu “Dr E”… que zoinho azul mais lindo do Binho, ai ai!!!

        • CARA + diz

          pô Vida!!!!

          não acredito que to lendo isso! Me trocou assim, para todo mundo ver? Como diria nosso amigo “nordestino” MarcosFortal: Não gostei disso não (com duas negações, no inicio e no final da frase para se certificar que não gostou merrrrrrrmoooo), kkkkkkk

          • Sempre ratificando o NÃO para NÃO restar dúvida NÃO! Cara +, eu fico só de olho nesta disputa pela vida. Sou um nordestino quase mineiro….. Eu que vou ganhar no final 🙂 O filho será meu! Kkkkkkk

            • MarcosFortal,
              Uai,sô !! como assim nordestino quase mineiro??..rs …
              Gostei da ideia..rs.. Ocê tem que cantar assim pra mim..

              Quer saber o que tenho pra lhe dar
              Vai fazer você delirar
              Tem sabor de queijo com docinho
              Meu benzinho, você vai gostar

              É tão maneiro, uai, é bom demais
              Não tem como duvidar
              O meu tempero, uai, mineiro faz
              Quem prova, se amarra

              Beijos amore

          • Cara + meu lindo, eu não troquei você não! rs. Aqui temo ” vida” pra todo mundo!!!..rs

            Beijos guri!

        • Binho, independentemente da “Tia”, o “portugays” faz parte da minha família!! Tenho vários amigos e parentes “portugays”..rs
          Quanto ao nosso “rebento” ou como diz o meu amado Capivara …nosso “filhote” , ele tem de ser feito de modo tradicional (sem acrobacias, pode ser estilo papai e mamãe)rs….Vou te dar um remedinho que é tiro e queda pra alergia.. 😀
          E realmente Binho, o Dr. G é uma gatooooooooooo….rs . Vc tem muito bom gosto..rs

          • binhomais diz

            Vida, não tomo remédio indicado por vc. Agora só o Dr. G me medica… 🎶 e o dodói passa, e o dodói passa, e o dodói passa… 🎶
            Marcosfortal e Cara+, acho que a Vida ta querendo engambelar é todos nós viu.
            Olha lá Vidinha!

  44. Tony PR diz

    Gente, dúvida tosca do dia. Faço academia diariamente, musculação e curto correr. Tô me achando meio “desbundado”, rsss, eu não era assim. Será que é o efeito dos remédios, lipodistrofia ? Quando descobri há 4 anos, mês seguinte fui correndo fazer uma lipo para a gordura não se acumular no abdômen e agora tô ficando sem bunda, será que é da doença ? Sou indetectável uai, não era para eu ter lipodistrofia.

    • Matteus78 diz

      Tony PR depende da medicação que você usa. As medicações mais antigas traz sim alguma lipodistrofia.

      • D_Pr diz

        Acho que não todos os inibidores de protease “vivendo positivo”

      • Matteus78 diz

        Eu tive alguma redução de medidas quando tomava a combinação Biovir+kaletra, percebi pernas e braços afinando. Porém ao trocar por Kaletra+lamivudina+tenofovir percebi que parei de afinar e até voltou quase ao que era antes. Mas isso depende de pessoa pra pessoa.

  45. Pequena + diz

    Boa noite a todos 😉

    Não sei se alguém já postou essa notícia.
    Fica a dica 🙂
    A vacina de HPV foi liberada para mulheres positivas até 26 anos.
    Peçam ao seu infecto o encaminhamento para aproveitarem a campanha que iniciou hoje.
    Boa noite!!!
    Bjus da Pequena + ❤

      • Pequena + diz

        Tati 😉

        E eu então 4.0 ….kkkkkkkkkk
        Mas certamente terá muitas meninas que serão beneficiadas 😉
        Beijão no ❤
        Pequena +

          • Madamemin diz

            Eu estou vivendo o primeiro tempo dos 3.1 e tenho uma pergunta: alguma de vcs teve após o diagnóstico ou pretende ter filhos?
            Bjinhosss

            • Pequena + diz

              Madamemin 🙂

              Quanto a ter filhos não tenho vontade não.
              Mas isso não tem nada haver com meu sangue azul…rs… 😉
              Pois já li reportagens que é possível sim, tendo um acompanhamento médico.
              Enfim 4.0 já complica um pouco…hehehe
              Beijão 😉
              Pequena + ❤

  46. Pequena + diz

    Sergio 😉

    Estou ótima…hehehe
    Vc sabe que não me esqueço de vc
    Vc já mora no meu ❤
    Bjus da sua Pequena +

  47. D_Pr diz

    Bom dia pessoal!!!

    Hoje acordei cansado de brincar de festa junina com o HIV!

    Encontraram a cura, é estudo ainda!
    Descobriram os reservatórios virais, é estudo ainda!
    Anticorpos monoclonais, é estudo ainda!
    Olha a vacina, é preventiva!
    Transplante de medula, curou só o Timothy!
    Ingenol, tá sumido!

    E agora, quem poderá nos salvar? EU, O Chapolin Colorado….ixi esse já foi pras bandas de lá!

    Daqui uns dias o JS irá postar, “A OUTRA PARTE DA CURA”, AMÉM!!!!

    Tá fácil pra ninguém!

    • Fênix diz

      Kkkk acho que esse foi o comentário mais legal que já vi no blog

    • Cara do Bem Sampa diz

      D_Pr
      rir é bom demais e seu post, me rendeu boas gargalhadas kkkkk
      vida que segue…
      Tá facil não, mais vai ficar rs.
      grande abraço

      • MB+ diz

        Putz…nem o luquinha escreveria algo assim….chorei largado….kkkkk

    • Mike + diz

      hahaha Muito bom, D_Pr!
      Seu comentário me fez rir bastante. Bom pra animar nosso dia e nos ajudar a levarmos a vida com energia e descontração. Um abraço!

  48. Gurreiro Azul diz

    Dere, suas pintas sumiram?
    Hoje, no total de 11 comprimidos tomados, acordei todo empolado.
    Pescoço, peito, ante braços, abdômen.
    As pintas são muitas e só tem infecto na sexta feira.
    Fui trabalhar com a cabeça a mil, muito abalado.
    Não posso esperar até sexta pra começar a tomar antialérgico.
    Se alguém puder ajudar com alguma dica, indicar um remédio, por favor.
    Sei que não é certo automedicação, mas não dá pra ficar assim.

    • Colega, comecei o mesmo rash no 8o dia . o infecto passou hidroxizine (anti alergico de 1a geracao) 6h/6h, mas resolvi mudar para cetirizina (2a geracao) 15mg/dia (10mg manhã, 5mg noite). Segurou bastante o alastramento, sumiu do pescoço e rosto, mas no corpo continua. Vou fazer 1 mes de 3-em-1 dia 11 agora. Ele me pediu que marcasse consulta no dermato, to passando pomada de betametasona 1mg/g nos antebraços e sumiram tudo (aliás, some onde vc passar). Meu amigo que é medico (a unica pessoa que sabe) disse corticoide só diminui a imunidade depois de meses tomando initerruptamente, então a pomada não teria problema algum, ainda mais que meu cd4 estava em 948.

    • Dere diz

      Guerreiro azul, eu tomei antialergico de terça a sexta e as pintas sumiram… automedicaçao pois minha infecto tinha viajado. Mas agora depois de um mês de medicação. . Estou com uma azia e diarreia só de noite, ja tem 4 dias assim…. sábado vou a infecto ver isso….. com medo!

      • Guerreiro Azul diz

        Poxa Dere,

        Sempre acontece alguma coisa, espero que esses sintomas que está sentindo passem logo.

        Qual foi o antialérgico que tomou?

        Jamais querendo desistir do tratamento, mas to me sentindo bem pior do que estava sem tomar os remédios, aliás, estava até bem.

        Não me arrependo de ter iniciado, mas tá complicado viu.
        Insônia, tontura, manchas, difícil ficar justificando isso.

        Hoje foi um dia difícil no trabalho. Corpo todo empolado, me senti muito mal, pois trabalho com muita gente por perto, todos bons colegas. Meu medo de ser exposto é imenso, não tenho esse preparo psicológico e não aguentaria isso.

        Só paro o tratamento quando houver a cura, mas quero logo essa vida normal, pois até agora nada.

        Abraço!

    • Ricardo diz

      Guerreiro,quais medicamentos está usando? Dependendo,pode sim ocorrer uma reação nos primeiros dias,mas com os antialérgicos costuma passar. tenta ligar pro infecto e resolver pelo telefone,aqui eu consigo isso com a enfermeira que me atende,todo CTA tem uma responsável,por “emergências”,no começo eu espirrava,corria e ligava pra ela.rs Abraços!

      • Guerreiro Azul diz

        Oi Ricardo,
        Estou fazendo uso apenas do 3×1.
        Ontem consegui uma consulta com infecto, mas meu corpo está todo empolado, inclusive rosto.
        Está horrível!
        Comecei a tomar antialérgico que ela me passou ontem, só que estou exageradamente empolado, mas não gostaria de trocar o 3×1 por outro.
        Porém não sei se meu organismo vai acostumar.

  49. manauara diz

    Boa tarde galera.
    Fico muito feliz com as notícias sobre os avanços da medicina. Podem ainda não ser do jeito que gostaríamos mas elas mostram que existe um horizonte, um forte consenço que a cura está muito próxima. Acompanho o blog e os comentários basicamente como leitor desde 2013 quando devido a uns problemas dermatológicos comecei a desconfiar que era soropositivo. O blog e as pessoas que acompanho até nos comentários como a Vida, Flor e tantos outros me ajudaram a colocar a cabeça no lugar e realizar o teste, que por sinal posterguei muito. Só tive de fato coragem de fazê-lo mês passado e o resultado veio Não reagente. Não posso negar que foi um alívio mas esse tempo todo como leitor me fez conhecer bastante sobre a doença e sobre todas as dificuldades de ser viver com o HIV, mas principalmente aprendi muito sobre generosidade e força de vontade de viver e ser feliz que vejo por aqui. Mesmo não sendo soropositivo não consegui abandonar o blog, sempre passo por aqui pra acompanhar as notícias e os comentários. Desejo a todos vocês muita saúde e felicidades e comemoremos juntos a grande descoberta da cura!

  50. Olá pessoal, fiz meus exames há uns 10 dias e saíram os resultados.
    Tudo ótimo, carga viral indetectável, CD4 592 (desde que eu descobri ser soropositivo mantive essa média, 500 até 592). Também não tenho nenhuma alteração metabólica digna de nota, meu colesterol está no limite do aceitável, mas tudo bem.
    Passei só para compartilhar com vocês, fiquei bem satisfeito com os resultados.
    Abraços.

    • CARA + diz

      mas báhhhh tche! que tri essas notícias!
      tem mais é que comemorar mesmo, parabéns meu conterrâneo!

    • Cara do Bem Sampa diz

      Luiz
      que bom que compartilhou
      Parabens!!!!
      as conquistas servem de incentivo.
      grande abraço

    • Secret Guy diz

      luizgaucho,

      seu colesterol aumentou devido ao tratamento ou já estava no limite??

      Agora é cuidar da alimentação e praticar exercícios!!

      • Valeu pessoal.
        Meu colesterol está um pouco alto acho que mais pela alimentação mesmo, apesar de praticar bastante exercício, me amarro numa carne gorda…rsrsrsrs.

        Abraços.

  51. Brumo diz

    Olá, descobri que sou hiv+ no dia 25 de fevereiro. Ainda estou um pouco confuso, mas vou tentar não desanimar. Final do mês vou ao infecto. Espero que dê tudo certo. Abraços em todos.

    • Juliana :) diz

      Brumo (ou seria Bruno? Rs),
      Você descobriu no mesmo dia que eu!
      Boa sorte aí nessa caminhada, muita força e serenidade!
      Bjos! :*

    • Cara do Bem Sampa diz

      Brumo
      descobri em fevereiro tb, dias antes de vc….
      continue se informando, verá que existe muita vida.
      aqui então, podemos compartilhar e termos incentivo.
      conte comigo
      grande abraço

      • Brumo diz

        Juliana e Cara do Bem Sampa

        Muita perseverança em nossa caminhada! Vamos fazer o tratamento certinho pois teremos boas notícias em um futuro breve!!!

        Abração.

        • Cara do Bem Sampa diz

          Brumo
          nao tenho dúvidas, que em breve vamos compartilhar boas noticias
          uhuuu
          abraçao

      • Brumo diz

        Oi, gente!
        Muito obrigado!! Esse blog está me ajudando mto!! Vamos fazer o tto certinho, e esperar notícias boas de um futuro não tão distante…

  52. HopeAlways diz

    Eu estou na expectativa dos resultados dos meus exames, inclusive o WB, CD4 , CD8 Carga … Em todas as outras DSTs deu Não reagente, graças a Deus. Agradeço a cada um que deixa uma mensagem de positividade aqui. Vcs TODOS são guerreiros incriveis e admiraveis. Todos nós seremos a geração da Cura (seja funcional ou total), tenho CERTEZA disso, acreditem. Um grande abraço e uma boa vida a todos !

  53. HopeAlways diz

    Eu estou na expectativa dos resultados dos meus exames, inclusive o WB, CD4 , CD8 Carga … Em todas as outras DSTs deu Não reagente, graças a Deus. Agradeço a cada um que deixa uma mensagem de positividade aqui. Vcs TODOS são guerreiros incriveis e admiraveis. Todos nós seremos a geração da Cura (seja funcional ou total), tenho CERTEZA disso, acreditem. Um grande abraço e uma boa vida a todos !

  54. Dere diz

    Alguém pode me tirar uma dúvida? Depois de um mês usando o 3×1, começou a aparecer pintas vermelhas, mas sumitam, agora estou com muita azia e diarreia só de noite….. Será que devo trocar de antirretroviral? Ou isso é uma coisa passageira? Tenho consulta só sábado. … então ja queria estar por dentro disso. Agradeço desde já!

    • MB+ diz

      Dere.

      Azia e desconforto intestinal sao sintomas passageiros. ..logo passa…tira essa idéia de trcar os arvs da cabeça.

  55. HopeAlways diz

    Olha mais uma frente de batalha promissora!! O saiu hj na Science Daily
    http://www.sciencedaily.com/releases/2015/03/150310073841.htm

    Um trecho traduzido :”Os pacientes normalmente precisam de drogas todos os dias ou todas as semanas durante toda a sua vida, por causa do HIV que pode ser latente”, diz Liao. “Isso custa dinheiro, tempo e esforço.”

    Para combater esse problema, Liao e Izpisúa Belmonte virou-se para um sistema de defesa molecular chamado CRISPR que as bactérias usam para cortar DNA estranho em pontos específicos. Desde a sua recente descoberta, os cientistas começaram a usar CRISPR para editar genes. Mas Liao e Izpisúa Belmonte também ficaram intrigados com a sua capacidade defensiva e se perguntou se CRISPR poderia ser programado para cortar e destruir vírus dentro das células humanas.

    CRISPR usa pedaços de material genético chamados RNAs de guia para ditar suas cortes, por isso, os cientistas desenvolveram RNAs guia que prendiam aos pontos exclusivos sobre o vírus HIV…

    • binhomais diz

      Li algo parecido, mas onde li já editavam (cortavam) o vírus de dentro do DNA… Mas que ainda podia ser perigoso, pois, se cortar o que não deve e que possa fazer falta ou trazer alguma disfunção?

  56. Brumo diz

    Oi, gente!
    Pois é, Juliana, que coincidência trágica rs Mas a vida segue, e vamos fazer o tto certinho e esperar notícias boas de um futuro próximo.
    Cara do Bem Sampa, esse blog está me ajudando demais. É muito bom saber que não estou sozinho nessa!! Muita perseverança em nossa caminhada, e certeza estarei sempre por aqui haha
    Abração.

    • Cara do Bem Sampa diz

      Brumo
      depois de 30 dias da descoberta
      ganhei amigos de vários estados.
      converso sempre com eles. ajudo, sou ajudado…
      e a leitura aqui virou vicio.
      nem tudo é tao ruim 😉
      abraçao
      se quiser papear, meu skype
      caradobemsampa2@hotmail.com

  57. Jovem+ diz

    Pessoal quero compartilhar um boa notícia com vocês!

    Hoje fui no médico e recebi os primeiros resultados de exames pós TARV.
    CV caiu de 140.000 para 560 cópias/ml e CD4 caiu de 969 para 700 (alguém sabe se isso é normal?) A médica disse que essa variação pode ocorrar, fiquei meio assustado.
    Pelo menos as medicações estão suprimindo o vírus, rumo ao indetectável. Não faz nem 2 meses que tô tomando!

    • Secret Guy diz

      Jovem+,

      O CD4 não é um número absoluto. Ele varia muito. Não há o que temer agora que sua carga já está quase zerada. Além do que 700 é um número que não precisa nem se preocupar!

      • Jovem+ diz

        Obrigado Secret Guy! Acredito que o próximo estarei indetectável! E minha relação cd4/cd8 subiu pra 0,83

  58. luquinha diz

    Ola gente boa noite , eu ate entro varias vezes durante o dia , mais não posso postar , pos entro no iphone e as pessoas me pedem para fazer cálculos , o que não e coisa nenhuma ficam vasculhando minhas fotos e meus históricos , agora no ultrabook só meu mecho pois tem senha , em relação ao que meu imunologista falou ; Antes Luquinha a cura vem e não esta longe não , mais se cuida pois não é uma realidade , ele é uma pessoa muito realista , hoje ele falou pra mim que a filha dele esta se formando em medicina e que esta aconselhando ela a se especializar em cirurgia plástica PQ PQ PQ PQ PQ isso mesmo tá próxima perguntei sobre anos , ele me disse que com estas descobertas muita coisa vai mudar , tipo assim ele se negava ao máximo entrar com a medicação , agora e diferente pois falou deste 3×1 parece que um componente , vou falar componente pois não sei as palavras cientificas , resumiu 3×1 um avanço, isso parece que vai aumentar um espaço de tempo , ate mensal e trimestral , me disse pelo que entendi injeção , falou algo como vírus da gripe tem e não morre , perguntei mais uma vez em anos , pois antes me falava em 8 há 10 anos , agora isso vai cair e cair muito , perguntei qual Pais leva essa ? Ele falou que o Brasil teria grandes chances de levar , um tal de Cunha pois com estas novas descobertas dar uma turbinada , tipo quem não tem o vírus não vai pegar e quem tem não vai sumir mais não vai reaparecer , Mais que devido os Estados Unidos ter lançado a cura ate 2020 e uma cura universal tipo assim existe países que ainda e muito triste e se em 2020 eles já querem alcançar este povo , para nós vai chegar bem antes Depois de eu ter dado um show na Marilia Gabriela perguntei , Doutor vou chegar aos 50 anos ??? ele kkkkkkk vai passar disse pra ele que fiquei feliz por sua filha ter se decidido a fazer cirurgia plástica e que : eu ia fazer uma para diminuir meus peitinhos que estão crescendo devido os antirretrovirais mais uma vez ele kkkkk e falou você lembra que você chegou com 60 kg e falei que você ia ficar lindo novamente , tá vendo ninguém diz que você tem , SEGUIU mais luquinha a vida segue viva a cada dia bem vivido. Meu povo fica na paz vou mimi

    • Cara do Bem Sampa diz

      luquinha
      muito bom ler seu post….
      kkkkkk
      vamos nos cuidar e viver muito
      abraçao

  59. luquinha diz

    Gente outra coisa fiquei revoltado em ler que a china ate aceita os portadores nos seus países , mais não para morar , Agora me respondam agente é obrigado a aceitar aquele povo feio ne ! Guando elas transam parece uma gata , e outa posso ir 1000 vezes há China e 20 delas ficarem deitadas de bruço pra mim , não vai acontecer nada pois elas não tem bunda .

  60. luquinha diz

    guando é uma vagem que eu comia na fazenda na minha infância é quando , ixxxiiiiii sera que a cura esta no guando , um dia sonhei que se misturasse o umbigo da banana e o azeite curava , será ??????? Gente só foi um sonho não vão fazer isso em casa , de qualquer forma esta patenteado aqui , estamos bilionários .

    • luquinha diz

      Eu queria ver se eu tivesse o antídoto ,você ia ficar sniffff snifff sniff

  61. Jovem+ diz

    Pessoal quero compartilhar um boa notícia com vocês!
    Hoje fui no médico e recebi os primeiros resultados de exames pós TARV.
    CV caiu de 140.000 para 560 cópias/ml e CD4 caiu de 969 para 700 (alguém sabe se isso é normal?) A médica disse que essa variação pode ocorrar, fiquei meio assustado.
    Pelo menos as medicações estão suprimindo o vírus, rumo ao indetectável. Não faz nem 2 meses que tô tomando!

    • Cara do Bem Sampa diz

      Jovem
      boa noticia hein….
      bom ler conquistas!
      uhuuu
      abraçao

  62. Vejame Tenha Esperança:

    http://sciencenordic.com/can-hiv-be-eradicated

    Resuminadamente, trata-se da pesquisa dos cientistas dinamarqueses (aquela que prometia a cura e que foi capa da Superinteressante). Eles agora estão em campanhia de outros cientistas alemães e americanos.

    A ideia é a seguinte:

    O objetivos da pesquisa é eliminar o HIV do organismo dos infectados através da combinação de dois tipos de “super cocktail” extremamente tóxico para o vírus.

    “É um passo muito importante no caminho para encontrar uma cura para o HIV”, diz o líder do projeto Ole Søgaard, pesquisador sênior do Hospital Universitário Aarhus. “Estou muito otimista e acredito que nós conseguiremos.”

    O entusiasmo de Søgaard é ecoado pelo professor Niels Obel, que lidera um outro grande projeto de pesquisa em HIV da Universidade de Copenhague, Rigshopsitalet.

    “Eu posso imaginar um futuro em que seremos capazes de eliminar totalmente o HIV do corpo”, diz ele. “Por essa razão eu acho que este projeto abre novas perspectivas.”

    No ano passado, a mesma equipe de cientistas atraiu com sucesso o vírus de seu esconderijo com o medicamento Romidepsin.

    “A ideia geral é a de obter o HIV, que se oculta nas células do sistema imunitário do paciente, para fora da superfície das células infectadas de forma que possam ser reconhecido pelo sistema imune,” diz Søgaard.

    “Mas o que estava faltando era um mecanismo assassino para matar as células infectadas pelo HIV. A novidade é que agora estamos combinando Romidepsin com outro medicamento que contém anticorpos altamente eficaz de um paciente que foi excelente em lutar contra as células do sistema imunológico infectados com HIV “.

    O corpo humano produz anticorpos constantemente, mas quando se trata de HIV, é necessário algo especial. É por isso que a escolha foi o super-paciente, cujas células são capazes de produzir anticorpos especialmente poderosos.

    “A parte da célula que é capaz de produzir o anticorpo é clonado e depois reproduzido,” explica Søgaard.

    Um total de 30 pacientes, de Aarhus, Colônia, e Nova York, participarão dos ensaios clínicos ao longo dos próximos dois anos. Para Søgaard, a pesquisa é promissora. “Eu acredito que o número de células infectadas pelo HIV em nos pacientes vai diminuir.”

    “O tratamento atual do HIV, mantém o vírus para indetectável e é eficaz para controlá-lo, principalmente em comparação com os primeiros métodos existentes, que chegaram ao mercado cerca de 15 anos. “Assim, um novo medicamento deve, portanto, ser capaz de erradicar o vírus completamente. ”

    Ele acredita que isso é possível. “Embora a hepatite C é um tipo muito diferente de doença do HIV, é um bom exemplo do que pode ser alcançado. Hoje em dia nós podemos curar a hepatite C em mais de 90 por cento dos paciente e é um enorme avanço em comparação há dez anos.

    Søgaard e sua equipe de pesquisadores devem iniciar os ensaios clínicos em desse novo método em outono de 2015.

    • Cara do Bem Sampa diz

      EGC
      obrigado
      muito bom termos esperanças!
      muito bom ter compatilhado
      abraçao

  63. Brumo diz

    Bom dia! Consegui marcar um infecto para hoje pelo meu plano. Fiquei desanimado no cta pois fui lá hj para tentar marcar o infecto (que me falaram que seria para abril), so que antes eles tem que fazer exame de cd4, porem, só tinha data para o inicio de maio!!!
    Todos fazem o exame no mesmo dia por ordem de chegada. Depois teria que esperar o resultado e marcar o infecto. Fora que me senti muito exposto lá. Enfim, farei as consultas e exames pelo plano. A medicacao quando necessaria pegarei lá. Depois conto da minha consulta. Abraços.

    • Cara do Bem Sampa diz

      Brumo
      nao desanime. o importante é sentir-se bem e seguro e buscar acompanhamento.
      se tiver outro em sua cidade, tente…
      quem sabe
      abraçao

  64. Pequena + diz

    Ola Brumo 😉

    Fica assim não, o SUS é assim mesmo de início.
    Mas depois vc já vai entendendo como funciona.
    Tenho uma folhinha atrás da porta que marco as datas de exames, vacinas e consultas.
    Eu mesma faço tudo pelo SUS, não tenho o que reclamar.
    Vai chegando época de coleta, vou lá com 1 mês de antecedência e já marco.
    No dia da coleta chego bem cedo, por ser por ordem de chegada, faço a coleta e já marco a consulta para ver os resultados uns 30 dias depois.
    E quanto a se expor, é muito difícil ter alguém que não seja sangue azul que esteja lá.
    Quanto a demora,nem dá tanta diferença dos planos de saúde.
    Mas se vc tem um, que bom o utilize.
    O que importa é que vc foi diagnosticado e está tomando as devidas providências.
    Vai dar tudo certo, mantenha o foco, tenha força e jamais perca a fé 🙂
    Um forte abraço da Pequena + ❤

      • sampapoa diz

        é uma forma “carinhosa” de nos denominarmos soropositivos!!!! 😉

        • Pequena + diz

          Sejamos mais leves 😉
          A Vidinha falou…
          Pegou…hehehe
          Bjus no ❤

        • Por conta desse preconceito muitas pessoas não aderem à campanha do “fique sabendo”, por acham que o simples fato de estarem dentro do CTA e serem vistos por outros serão considerados soropositivos. No CTA também há a testagem compulsória de jovens infratores detentos e presidiários. Ao invés do CTA muita gente opta por doar sangue, por medo desse preconceito, e ainda colocam outros em risco. Essa idéia de que todos ali são contaminados só ajuda aumentar o preconceito à testagem rápida.

          • Pequena + diz

            Vivendopositivo 😉

            Eu descobri o meu sangue azul, graças a ser doadora de sangue a cada 4 meses.
            Imagina se eu não tivesse esse hábito de doar, sabe lá Deus quando saberia do meu +
            Mas vou te contar um episódio que aconteceu comigo dia desses no CTA.
            Era uma segunda, estava lá de boa aguardando minha consulta para saber se meu reforço de hepatite pegou,quando derre pente chega aquele monte de policiais.
            Paralisei, pensei vixi o CTA esta sendo invadido…hehehe
            Chegou uns 3 rapazes algemados, acho que estavam lá para fazer o teste ou para uma consulta.
            Meu horário era 13:30 mas fui atendida 15:30, meu médico pediu desculpas dizendo que o dia estava movimentado…rs…
            Me consultei, conversei bastante com meu médico e fui pra casa alegre e retumbante…rs…Pois a vacina pegou 100% .
            Fica aqui um conto da Pequena +
            Bjus a todos 🙂
            Pequena + ❤

            • CARA + diz

              essa é nossa pequena notável, ou melhor, pequena+ notável…

              digamos que esses sim, chegaram causando no CTA né? hahahahahahaha
              aqui, como sei que lá eles tratam de tudo e de um tudo, nem me preocupo com isso.

              Me preocupo com a minha saúde, com meu bem estar e estar bem quando a cura chegar, o que os outros pensam ou deixam de pensar é problema deles, não meu!!!! “vão rachar uma lenha!!!!!” antes de ficarem falando da vida alheia né? Caso encontre alguém conhecido lá (como já aconteceu), fui devolver um livro a um conhecido, estou fazendo um tratamento para aumentar minha imunidade e que considerei melhor ser por lá, pois pelo plano demoraria (kkkk), ou fui pegar remédios para minha vizinha adoentada e que não pode sair de casa….(simples assim) e já engato um: – e a sua mãe vai bem? ou qualquer outro assunto que fuja de vez da continuação do porque eu estar ali.

              que pena que fui para a praia no carnaval, queria tanto ter te conhecido, vc e a Cris. Venha de novo, e de novo, e de novo, e de novo…..

              • Pequena + diz

                Cara + 🙂

                Vamos marcar sim…rs…
                Amei o Sul ❤
                A Cris e a gauchada que conheci por lá 😉
                Beijão da Pequena + ❤

    • Cara do Bem Sampa diz

      Pequena,
      concordo com vc.
      ir ao cta e ver tanta gente saudavel e nas mesmas condiçoes que eu, me deu animo
      me senti bem onde fui.
      abraçao

  65. Marina diz

    Pessoal, vou ao hospital e ficarei lá afim de resolver meu prolapso…
    Fora que meu cd4 continua em praticamente 190 – 195…
    Carga Viral baixou de 80.000 para 63.000…
    Mas meu médico disse que os efeitos da monoterapia não vão durar muito…
    Medo da cirurgia…
    Confesso estar meio apavorada…
    Ontem eu disse a meu marido que ficaria na casa de uma amiga…
    Ele sem perguntar nada me deu um soco nas costas… caí de joelhos, e chamei a polícia…
    Minha amiga me ajudou, e durante a ocorrência, ele disse as autoridades que eu estava possuída por demônios, e que fez rituais de orações afim de o demônio me deixar…
    Disse que eu tenho problemas psicológicos e que sou atormentada…
    Mas agora é torcer pra que as gravações me ajudem a mostrar o que ele é realmente…
    Eu não vou morar com ele…
    Estou muito fraca e agora as dores na coluna voltaram…
    Ficarei na casa de uma amiga, e se a polícia não o prender, ainda tentarei o possível…
    Ele agora está lá na Igreja, dizendo à Pastora que tenho demônio, e a todos os que o ouvem…

    • Cara do Bem Sampa diz

      Marina,
      Desejo que em breve as coisas fiquem mais tranquilas pra vc.
      sei que pode ser dificil, mas tente pensar positivo.
      a mente interfere muito no corpo.
      se puder, busque apoio psicologico, isso pode ajudar a manter a calma nessas horas.
      daqui desejo bons momentos
      abraços

  66. Carioca_positivo diz

    Fala ai Galera, ando meio sumido, sdd de vcs… E quanta gente nova, pessoas com ânimo de viver… gostando de ver! Eu venho com uma dúvida, tenho algumas tatuagens, até então n havia pensado em fazer mais, tenho 3 amigos de infância que são como irmão, eles querem fazer uma tattoo que simbolize nossa amizade, por hora me empolguei e me esqueci do pequeno detalhe que sou soro+ rs… alguem aqui ja fez tattoo depois de saber do diagnóstico e o que os medicos falam a respeito? Abração pra todos…

    • HOPE diz

      Ola galera.. Estou chegando aqui agora e confesso que tenho mastigado este site todos os dias qndo chego em casa…
      Descobri que tenho o vírus da pior maneira possível. Fiz uma bateria de exames pora check up e meu médico incluiu o HIV entre eles.
      estava na minha mesa do trabalho, entrei no site do laboratório e elá estava o resultado. POSITIVO.
      Perdi meu chão. vim correndo pra casa e me tranquei no quarto. tres dias depois era meu aniversário. Como comemorar?
      Eu estou reagindo melhor do que achei. MAs estou com inumeras duvidas….
      marquei infecto para o dia 25/03 e estou com muito, mas muito medo.
      vejo que existem muitas pessoas com esperança e vida normal, mas sinceramente acho que nunca mais terei meu brilho. Não contei pre ninguem e pretendo nao contar, nao é por vergonha da doença. é por vergonha interna. me sinto um fraco por ter me deixado cair em tentação e transar sem camisinha com um ex namorado que nem sei se sabe se tem o virus tb.
      Preciso muito da ajuda de voces.. pra tentar levar uma vida normal, levar esses primeiros meses com perseverança. Me encho de esperança qndo leio alguns post, mas existem outros que me fazem beirar o desespero.
      Peço a ajuda de vcs..
      Preciso conversar com alguem… por favor…. 😦

      • CARA + diz

        Hope

        quer uma sugestão de amigo?

        quais são os comentários que te colocam para cima? e quais os que te colocam para baixo? Na real, quantos são cada? Se fores verificar, a maioria dos comentários são positivos, são aqueles que nos colocam para cima.

        Então, como tudo na vida se baseia na estatística, faça isso com o blog também. Não de pano para manchete para notícia ruim. Apesar de moderados, tem comentários aqui que nem precisavam existir. Inclusive tem comentários de pessoas aqui que as vezes também fico me perguntando se realmente a pessoa tem, ou está tentando testar a nossa paciência e “nos tirando para juarez…”

        Como a vida é feita de escolhas. Escolha VIVER (letras garrafais) e não apenas viver. Saiba que ninguém melhor do que você, sabe o que é melhor para você e faça isso! Uma boa adesão, um bom tratamento, um médico aliado e exames em dia, te garantiram uma boa qualidade de vida. Tenha fé! Fé em Deus e pé na tábua.

        • D_Pr diz

          Cara+ o que é nos tirando para juarez? Essa nunca tinha ouvido falar!

          • CARA + diz

            hahahaha, sabe aquela máxima: tá me tirando? zoando da minha cara? me fazendo de bobo? de otário? e por ai vai?

            pois é, aqui no sul se usa essa expressão: não me tira para juarez! (agora, de fato, quem é o tal juarez, eu não sei não….hahahahaha)

    • Minha infecto não proibiu. Mas acredito que depende muito de como estão suas taxas. Como o processo de tatuar cria uma “ferida” na pele, vai exigir uma certa defesa para o processo de recuperação. Eu tinha duas. Depois do diagnóstico já fiz outras duas e sem problemas.

      • Carioca_positivo diz

        Não comecei o tarv ainda. Meu cd4 a um mês estava em 650, estou bem, n sinto nada! E minha cicatrização é mt boa, msm assim! Mas acho melhor esperar um pouco por via das dúvidas… rs… vlw Marcos.

        • Cara do Bem Sampa diz

          Carioca
          nao tenho tatuagens, mas sempre quis uma. e tb estava com essa dúvida kkkk
          acho que estou em um bom momento pra pensar em fazer uma tatoo 🙂
          em tempo, apesar do apelido, tb sou carioca, mas moro em sampa
          abraçao

      • CARA + diz

        Marcão

        to com saudades de tu meu amigo! oxente, vixe, vice – tu tá “desistino” de falar comigo é bichinho? tá “mangando” deu é? NÃO faz isso não meu amigo cabra da pexxxxte!!!

        saudades imensas!

    • Dere diz

      Ola! cara sendo tudo descartável não tem problema. Para cicatrizar tem as pomadas que ajudam comecei uma antes de ter e ainda estou terminando.. minha infecto não me proibiu de fazer.. VIDA NORMAL… foi essa frase que minha infecto me falou!

      • Carioca_positivo diz

        Vlw Dere, maneiro saber se vc que esta fazendo tb, é que surgiu essa dúvida e não quis perturbar meu médico no whats pra perguntar sobre isso! Vlw msm!

        • Tati diz

          Carioca_ positivo… Retoquei uma e fiz outra depois do diagnóstico, médico não me proibiu, to nessa tb de vida normal, foi super tranquilo… Ahhh nem doeu.. rs.. Muito! rs

  67. HOPE diz

    Ola galera.. Estou chegando aqui agora e confesso que tenho mastigado este site todos os dias qndo chego em casa…
    Descobri que tenho o vírus da pior maneira possível. Fiz uma bateria de exames pora check up e meu médico incluiu o HIV entre eles.
    estava na minha mesa do trabalho, entrei no site do laboratório e elá estava o resultado. POSITIVO.
    Perdi meu chão. vim correndo pra casa e me tranquei no quarto. tres dias depois era meu aniversário. Como comemorar?
    Eu estou reagindo melhor do que achei. MAs estou com inumeras duvidas….
    marquei infecto para o dia 25/03 e estou com muito, mas muito medo.
    vejo que existem muitas pessoas com esperança e vida normal, mas sinceramente acho que nunca mais terei meu brilho. Não contei pre ninguem e pretendo nao contar, nao é por vergonha da doença. é por vergonha interna. me sinto um fraco por ter me deixado cair em tentação e transar sem camisinha com um ex namorado que nem sei se sabe se tem o virus tb.
    Preciso muito da ajuda de voces.. pra tentar levar uma vida normal, levar esses primeiros meses com perseverança. Me encho de esperança qndo leio alguns post, mas existem outros que me fazem beirar o desespero.
    Peço a ajuda de vcs..
    Preciso conversar com alguem… por favor…. 😦

    • Mike + diz

      Olá, Hope!
      Nossa história parece um pouco. Eu descobri estar infectado pelo HIV em um exame de check up também. Li o resultado pela internet assim que acordei e fiquei desesperado. Corri no laboratório onde fiz o exame, que fica perto da minha casa, pois não conseguia acreditar no que estava acontecendo, acho que fiquei com alguma esperança de eu estar doido e ter lido errado rs. Mas ai me entregaram o envelope e quando eu abri ele, no caminho de volta, estava lá: AMOSTRA REAGENTE PARA O HIV. Essa frase com certeza marcou aquele meu dia e minha vida inteira. Ainda hoje, quase dois meses depois da meu diagnóstico consigo sentir a mesma sensação quando a leio novamente. Fiz um exame confirmatório e durante esse período me apeguei a tudo que existe na esperança de não ter o vírus. Não podia estar acontecendo comigo. Sempre me cuidei bastante e sempre fui meio travado para relação sexual. Sempre fiz sexo anal com camisinha, apenas sexo oral sem , acho que a maioria das pessoas acaba levando a vida assim. Achando que nunca pode acontecer com a gente. Uma única vez, a praticamente um ano atrás, me lembro de também ter sido imprudente e ter feito sexo sem preservativo. Não sei se foi pelo sexo oral ou por essa única vez em que fiz sexo anal sem preservativo, mas infelizmente acabei confirmando estar infectado no meu segundo exame anti-HIV. No começo te confesso que perdi as esperanças em continuar levando a vida. A gente não consegue mais encarar o dia da forma alegre como antes, e todos os inúmeros pensamentos sobre o futuro acabam girando em torno do pessimismo. Felizmente, com o tempo e adquirindo mais conhecimento sobre o HIV, tratamentos, a vida dos portadores e os relacionamentos sorodiscordantes, esses medos e inseguranças foram passando e hoje me sinto bem mais determinado e posso te afirmar que me sinto alegre de novo. Como aconselhei a um outro colega nosso do blog, a minha dica é que você procure se informar bastante. Comigo funcionou muito. Com a instrução correta você vai ver que o HIV é apenas um probleminha pequeno, que não tem força nenhuma para atrapalhar o futuro feliz e cheio de realizações, que vc com certeza ainda tem pela frente. Hoje em dia é possível viver normalmente tomando apenas um comprimido por dia, eu inclusive começo com a TARV hoje. Além do mais, tantas notícias promissoras sobre a cura só nos confirma que ela está cada vez mais próxima. E eu acredito muito que ainda vamos ser agraciados por ela. Eu espero que você consiga aos poucos encarar melhor isso tudo e tenha certeza que terá inúmeras pessoas aqui para te apoiar e te ajudar dando todo o suporte possível. Se quiser conversar me mande um e-mail, mikepositivo@outlook.com.
      Um abraço!! Se cuide!

    • Cara do Bem Sampa diz

      ola Hope,
      tb descobri após um checkup de rotina, e como vc fiquei atordoado.
      descobri nesse blog, uma iniciativa fantastica do JS (nem comentei, mas a assistente social do cta, me indicou o blog. Mas já conhecia :p rs)
      e após um pouco mais de 30 dias de descobrir ser soropositivo. conheci aqui pessoas do bem, que vivem a mesma situação que nós e que trocam informações e dicas de como viver melhor.
      posso dizer que ganhei alguns amigos e amigas.
      conte comigo.
      se quiser papear, meu skype caradobemsampa2@hotmail.com
      abraçao

  68. Marcus diz

    Oi gente
    Pra ictéricia vcs fizeram alguma coisa pra melhorar o amarelo dos olhos.
    Preciso de dicas.
    Obrigado

    • CARA + diz

      Marcus

      “….olha, olha, olha água mineral, água mineral, água mineral, água mineral no candiaaaaallll, você vai ficar legal…”

      brincadeiras a parte, lembra daquele conselho que a gente ouve de 100% em cada 100% de médicos e especialistas em saúde e nutrição? Beba 2l de água por dia. É bem isso: acostume-se a beber muita água.

      Faça como eu, ande com uma garrafinha (dessas de 500ml) a tiracolo.

    • FG-PR diz

      Marcus tive problemas com a ectiricia no início do tratamento (Atazanavir+Biovir+Ritonavir), eu segui o a minha infecto aconselhou, muita água. E com o passar dos meses o problema diminui e agora é imperceptível. Acredito que vc faça uso do Atazanavir pela a ectiricia e sinceramente acredito que o Atazanavir apesar de ter esse inconveniente da ectiricia é uma medicamentos que causam menos efeitos a longo prazo, principalmente na parte de colesterol e lipídios. Então amigo beba bastante água e bola pra frente.

  69. Brumo diz

    Hoje fui ao infecto particular. Quando eu disse o motivo de estar ali, que meu hiv deu positivo, o médico disse: “ah, eu não acredito”, pegou meus exames e começou a olhar, fazer anotações e perguntar como que aconteceu. Expliquei tudo. Ele me examinou e disse que iria pedir uma nova confirmação. Eu então disse: “Dr, eu já fiz o exame rápido de sangue, o de saliva, e a confirmação no cta…” Mesmo assim ele pediu mais uma confirmação (western blot), e os exames de carga viral, cd4, cd8… Disse para eu manter a calma, que existem remédios eficazes, e me deu instruções de como não me expor novamente ao vírus e nem expor outra pessoa. Enfim, sai bastante triste do consultório. Já estou em jejum e amanhã farei os exames de sangue. No mais é isso. Só Deus mesmo. Abraços em todos.

    • Mike + diz

      Tente ficar calmo, Brumo.
      Eu quando recebi o diagnóstico também fiquei muito abalado. Passam mil coisas pela nossa cabeça, não é mesmo? Mas com pouco tempo, você começa a perceber que é sua, a decisão de encarar isso e de mostrar que você é forte e capaz de superar mais esse obstáculo. Procure se informar bastante. Parte do desespero que sentimos no início é pelo fato de a maioria dos recém diagnosticados terem pouca informação sobre o HIV hoje em dia. Ainda pensávamos no HIV do passado, aquele que era praticamente um atestado de morte quando a pessoa se descobria soropositiva. Mas hoje, a realidade é outra. Tratamentos modernos, onde apenas com um comprimido por dia você inibe a replicação do vírus no organismo. E garante uma qualidade de vida igual a de alguém soronegativo. Além disso, tantas notícias promissoras e animadoras sobre a cura. Tenha fé meu caro, principalmente em você mesmo. Hoje começo com a TARV , praticamente 2 meses depois do meu diagnóstico. Tenho outra cabeça sobre o HIV. Estou bem mais seguro, confiante, determinado a vencer e a seguir vivendo, e principalmente vivendo feliz. Creio que vai encontrar aqui no blog muita ajuda, de pessoas incríveis, pessoas comuns, como eu e vc, pessoas que apesar dessa nova realidade, encaram a vida com a mesma alegria e determinação. Meu conselho é que procure se informar bastante e siga todos os passos com os pés no chão. Tenho certeza que daqui a poucos dias sua força de vontade e autoestima vão estar lá em cima e você também vai poder compartilhar suas alegrias aqui com a gente. Um grande abraço!!

  70. gustavo diz

    Gente, p vos que estão começando, muito calma, eu tem fiquei assim no drama danado… Há vejo que fiquei no escuro por algo que nem é mais a realidade… sou indefectível desde segundo mês já fazem quase 6 que estou tomando remédio no início tive tonteiras mas há vivo normal…. malho trabalho namoro… meu namorado tem tem e vivemos felizes rimos e fazemos muitos planos… normal gente…. meu CD e um pouco mais d mil… Acho qu e te vírus me ensinou a viver mais feliz com minha família que são meus dos que são meus filhos e meu namorado…. Somos felizes.. nem fico pensando em cura para p mim no faz diferença… vivam… ajudem o próximo, os dois a todos

  71. Jovem+ diz

    Gente, algué tira uma dúvida?
    É normal o CD4 variar, inclusive pra baixo, com a entrada da medicaçao?
    Eu tava em 969, e agora 1 mes e meio depois quase indetectavel o cd4 caiu pra 690.
    Alguém ja passou por isso?

  72. Marina diz

    Poxa Pessoal…
    Estou indo ao Hospital, passar por uma cirurgia e ninguém me deseja boa sorte???
    Apanhei de meu Marido faz 2 dias hoje, e o denunciei…
    Pequena +, eu perdi a senha do email… Minha cabeça anda a mil… Não pude responder..
    Parece que alguns não gostam de mim aqui… Não são todos…
    Fraquinha… Mas vou passar por isso agora…
    Então boa sorte a vocês…

    • Tati diz

      Marina… Vai dar tudo certo, confie em Deus, estou na torcida por vc, nos dê notícias… Bjus

      • Marina diz

        Tati,
        Amanhã cedo estarei indo ao Hospital, com a ajuda de uma amiga…
        Devo ficar um tempo internada, pois ja se esgotaram os recursos atuais…
        Eles querem subir meu cd4, através da cirurgia que vai corrigir o prolapso…
        Daí após algum tempo, será retirada a monoterapia com injetáveis, e então poderei desfrutar do 3 em 1…
        Se tudo der certo dou notícias sim…
        Obrigada Tati pela atenção… Abraços

  73. alguem mg diz

    Boa sorte marina, tudo vai dar certo, agora dps dessa cirurgia, vamos começar a pensar em vc? Ja esta na hora de vc sumir da frente de seu marido vc nao acha? Isso nao eh vida pra ninguem, entao va ser feliz e tenho certeza q vc nao precisa dele e de nada dele, coragem e vamos ter uma atitude de vida, espero q ocorra td certo bjooo

    • Marina diz

      Alguém mg,
      Sim, devo agora pensar em mim e não naquele monstro…
      Sabe o que eu quero agora?
      Que ele pague por todo o mal que fez a mim e a outras pessoas…
      Não é exagero meu, pode acreditar…
      Além de ser mentiroso e ter forte poder de manipulação, sustentado por uma Igreja através de uma Pastora, passa o vírus a outras pessoas convencendo a não usarem camisinha…
      Diz ele que é de Deus, e a Pastora avisa aos fiéis de fora que venham conhecer o novo Profeta…
      Eu mesma ja questionei ela dessa atitude absurda.. Mas ela diz que ele foi purificado e limpo…
      Ele se aproveita, e se faz
      de vítima…
      Engana a muitos…Não toma medicações corretamente…
      Foram muitos sofrimentos que ele me causou… Mas agora quero justiça…
      Quero que ele pague por tudo o que fez…Pelas ameaças de morte tb…
      Espero que ele sinta na pele dobrado, o mal que fez a todos…
      Mantenha contato comigo se quiser…
      Algum email, afim de conversarmos mais vezes…
      Abraços, e obrigada pela atenção…

  74. Guerreiro Azul diz

    Olá,
    De três dias pra cá as malditas pintas começaram a aparecer, porém ontem já não eram mais pintas e estou todo empolado, meu rosto está horrível, meu peito nao tem mais pele saudável, estou tomado de manchas, as pintinhas se juntaram e formaram uma praticamente uma mancha só, por todo corpo.
    Consegui uma consulta com uma infecto, que me passou um antialérgico e pediu pra eu não parar com 3×1.
    Como disse, meu corpo todo está tomado, empolado, todo vermelho.
    Alguém insistiu no 3×1 e deu certo?
    Mesmo com corpo exageradamente empolado o organismo se adaptou e voltou ao normal?
    Ela me disse que se não desse certo teria que trocar o tratamento.
    Hoje é o terceiro dia trancado em casa e pelo jeito que está, vou ficar muito tempo assim, pois está muito feio.

    • CARA + diz

      Poxa Guerreiro Azul

      como disse aqui, o que está acontecendo com vc é a exceção e não a regra. Ainda mais se tratando do 3×1. Corra para falar com seu infecto. Se for via Centro de Atendimento, sempre tem uma enfermeira responsável que sabe do teu caso e junto com o médico, pode te ajudar.

      lembro que quando comecei a frequentar esse blog, o Binhomais, começou o tratamento no mesmo período que eu e teve alguns relatos parecidos com esse teu. A médica entrou com outras medicações e em seguida, ele estava melhor.

      Tanto que hoje os relatos dele são só alegria. Fale com o local onde te atendem, já! Em seguida vc vai estar melhor! Melhoras!!!!

      • Guerreiro Azul diz

        Fui ontem no hospital CARA+ , fui atendido por outra infecto, que disse que era normal essa reação alérgica e me passou um antialérgico.
        Mas estou achando muito forte essa reação, estou muito empolado mesmo.
        Tudo que eu quero é continuar com 3×1 sem essas complicaçoes.

        • binhomais diz

          Guerreiro Azul, desculpe não tinha visto este comentário. Espero que já esteja muito melhor.

          Eu tive reação no décimo quarto dia, pintas no tórax e braços, mas trabalho com roupa social e deu pra disfarçar. No dia número 13 eu me coçava de leve, no 14 as manchas vieram e no 15 fui ao médico, pq eu me coçava feito um cão sarnento. Minha sorte, o dia 15 era véspera de feriado prolongado, apesar de que na semana posterior meu rosto tava bem corado (disse que era alergia a carne suína que comi). Tomei um anti-alérgico na veia e o médico receitou outros dois para tomar por sete dias (mas precisei estender por dez). Não cito os nomes dos anti-alérgicos pq acho não recomendado falar aqui, só digo que um era do tipo corticóide e o outro era não-corticóide (acho que fazem essa combinação para garantir que um fará efeito, não tenho certeza).

          Como o Cara+ falou, meu tratamento esta muito bom. Eu só dei uma leve sumida nos últimos dias pq acho que minha imunidade deu uma caída e to com uma inflamaçãozinha no “Binhozinho”, tô cuidando com especialista e fiquei meio tenso por isso. No trabalho ando com muito stress, acho que isso me abalou.

          Sugestão pra todos, sempre arrumem como se divertir e sorrir, alimentem-se bem, bebam pouco ou nada de álcool e façam atividade física, pois, eu andei fazendo tudo isso ao contrário e daí caiu minha imunidade, mas tô firme na adesão à TARV, indetectável e tocando a vida de forma razoável.

          Boa saúde pra todos nós!

    • Ué, vc ainda não começou com o anti alérgico? Fiz um mes de 3-em-1 ontem, e ainda estou empolado e fiquei desse jeito aí, o médico disse que pode durar até 4 meses mas é controlável, mas que ainda não tinha visto reação como a minha (igual a sua). O mais chato é que me dei super bem com ele, não sinto mais nem tontura. Vc tem que tomar um anti alergico e procurar um dermatologista, que em ultimo caso pode te passar até corticóide oral. O dermato vai te pedir exame de hemograma, IgE total, e talvez histamina. Ainda tomo o anti alergico, e espero que a alergia passe… uma curiosidade, você tem alergia a algo mais? rinite alérgica? pessoas com IgE circulante mais alto, tem maior tendencia a ter quadros de alergia.

      • Guerreiro Azul diz

        Pior que nunca tive alergia a nada vivendo positivo, comecei o antialérgico ontem, mas ainda não vi resultados.
        Também não quero trocar o 3×1.
        Ela me passou tratamento por 5 dias com antialérgico, vou esperar mais uns dois dias pra ver se está melhorando.

  75. Dere diz

    Como é bom… a cada dia que passa novas pesquisas para acabar com o HIV… espero que essa cura chegue logo… essa doença ataca mais o psicológico do que o corpo em si… com psicológico abalado difícil recuperação… tenho fé que tudo vai dar certo…. fé!

  76. Ricardo diz

    Bom dia Pessoal,estou numa situação complicada e pensei se alguém aqui pudesse me “clarear” as ideias ,já que não tenho com quem me desabafar. Em janeiro fez três anos que comecei com as TARvs,fiquei por dois anos indetectável,mas não sei porque meus exames começaram acusar CV novamente,chegou a 1987, fiz um exame de Genotipagem (aliás, acho que deveria ser o primeiro exame a ser feito) e depois de mudar os medicamentos , fiz os exames em dezembro 2014 e deu CD4 702 e CV 70, mas segundo o infecto eu já deveria estar novamente indetectável,ou seja,resolveu trocar novamente a medicação e faz 22 dias que comecei com as novas TARVs,que são RALTEGRAVIR 1 comp. RITONAVIR 1comp BIOVIR 1comp e DARUNAVIR 2comp,isso 2 vezes ao dia. Ontem fui colher sangue pra verificar a CV,só que meu retorno é dia 15 de abril, estou tendo reações fortes que não tive com outros medicamentos,minha pressão estava hoje em 16×14,dores abdominais ,na coluna que vai até as pernas, boca seca,mal estar e alterações nos exames de Creatinina,colesterol,triglicérides. Então,alguém conhece ou mesmo faz uso dessa mesma combinação? Não é possível que ele tenha pegado pesado demais? Se eu continuasse com CD4 como estava e CV 70,mesmo que não detectável,não seria controlável? por favor,se alguém puder me ajudar ou mesmo conversar com seu infecto. Não estou conseguindo nem trabalhar e isso tá me deixando apavorado e assustado,tava indo tudo tão bem. OBRIGADO amigos, só por ter escrito aqui já me sinto mais aliviado. Saúde a todos!!!!!

    • Juliana :) diz

      Nossa, Ricardo! Que tenso hein?
      Eu queria poder te ajudar.
      Se o povo não responder seu comentário aqui, publique o mesmo comentário lá no post mais recente do blog, pq daí mais pessoas vão visualizar!
      Boa sorte, torço muito para que vc acerte na medicação e tudo fique bem!
      Beijos

  77. HOPE diz

    Muito obrigado Mike +.
    eu ainda nao tive nem coragem de ir buscar meus exames no laboratório. vou deixar pra ir proximo ao dia da consulta com o infecto. eu vi que eles já fizeram a contra prova e o resultado foi o mesmo.
    a minha ficha parece que nao quer cair.. me pego ás vzs desesperado, mas em outros momentos completamente sereno.
    enfim, Não sei absolutamente nada do que vai acontecer daqui pra frente, mas nao posso deixar d ter esperança… quero poder conhecer vcs um pouco mais e tentar me animar.. cada post que eu leio vejo que nao estou sozinho nessa.
    acrdito que tudo na vida tenha um proposito. prefiro acreditar que o meu seja positivo.
    espero msm contar com a ajuda de vcs.

  78. AMIGOSPOSITIVOS diz

    Olá Pessoal!

    Estou fazendo uso do 3×1 a 15 dias, de uns dias pra ca, não ando nada bem, passo o dia tonto, estou transpirando muito, tomo a medicação às 21h e acordo às 4h e não consigo mais dormir é uma impaciência infeliz, só fico tonto quando acordo e passo o dia enjoado, parece que vou morrer.
    Tá complicado, estou já pedindo ao meu infecto para voltar a tomar 5 comprimidos que eu não tinha reação nenhuma, desde o primeiro dia nunca senti nada, agora com esse 3×1 ta peso!

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s