Michel Sidibé, diretor executivo da Unaids, manda uma mensagem para a comemoração dos 30 anos da resposta brasileira à aids.

Posts
Anúncios
Pesquisar
Comentários Mais curtidos
Fim
Com surpresa acabo de ler o seu post anunciando o fim deste espaço. Acredito que todos nós, seus leitores e ...
- Alexandre Magno
- 06/02/2019
Futuro ministro da saúde questiona oferta de antirretrovirais
Ouvi aqui alguns informando e/ou oficializando o retrocesso: “vou votar no mito”; “ele vai mudar esse país que só sabe ...
- Paulo Roberto
- 28/11/2018
Latência do HIV revertida por terapia genética
Convivo com esse vírus há 30 anos talvez não haja tanto tempo pra mim mas tem muita gente jovem que ...
- Solange
- 16/03/2018
Futuro ministro da saúde questiona oferta de antirretrovirais
Nem o texto e nem as duas fontes, BBC e Globo, acusam ninguém, apenas constatam o que o futuro ministro ...
- Jovem Soropositivo
- 29/11/2018
Sobre amamentação e carga viral indetectável
Eu sou soropositivo por via vertical, que por sinal completo 30 anos hoje. Na decada de 80 ninguém fazia esses ...
- Chloe
- 21/07/2018
Posts mais comentados
Hoje, basta um comprimido por dia
Os primeiros comprimidos do remédio 3 em 1 começam a chegar este mês às farmácias do SUS, onde os antirretrovirais ...
- Jovem Soropositivo
- 29/01/2015
Mas,
Em minha última visita ao Dr. Esper Kallás, como sempre, acabamos falando muito mais coisas além de meus exames. Antes ...
- Jovem Soropositivo
- 18/08/2013
Esqueça tudo o que você sabe sobre HIV
Meu pseudônimo, Jovem Soropositivo, acaba de fazer aniversário, em 18 de outubro. Escolhi essa data porque me pareceu lógico que ...
- Jovem Soropositivo
- 13/11/2014
Foi no dia 18 de outubro de 2010
Foi no dia 18 de outubro de 2010 que descobri que sou soropositivo, que tenho o vírus da aids, o ...
- Jovem Soropositivo
- 08/03/2011
A política pode ajudar a controlar a epidemia de HIV/aids
O controle da epidemia de HIV/aids sempre esteve muito ligado -- senão totalmente dependente -- à duas coisas: desenvolvimento científico ...
- Jovem Soropositivo
- 26/09/2014
Comentadores mais ativos
jovemsoropositivo
1710
comments
Vida
1125
comments
Luquinha
627
comments
Gil
575
comments
Cara+
510
comments
Comentários recentes
Antes de comentar, leia atentamente os termos de uso do blog. O espaço de comentários pode ser moderado.
Seu login
Comunidade
-
ativo 13 horas, 40 minutos atrás
-
ativo 14 horas, 54 minutos atrás
-
ativo 1 dia, 18 horas atrás
-
ativo 2 dias, 12 horas atrás
-
ativo 3 dias, 8 horas atrás
Assuntos
anticorposantirretroviralativismocamisinhacampanhascarga viralCCR5CD4cuidados com a saúdecura esterilizantecura funcionalcâncerdiagnósticodiscriminaçãoDolutegravireconomiaefeitos colateraisenvelhecimentoepidemiaestigmaestudoseventosexpectativa de vidahistóriaHIVHPTN 052indetectávelinflamaçãolegislaçãomedosotimismoPEPperspectiva de curapolíticaPrEPprevençãoprofilaxiareflexõessentimentossexosigilosorodiscordanteTasPTenofovirterapia genéticaTimothy Browntransmissãotransmissão verticalvacina anti-HIVvírus latente
Sobre o autor
Jovem paulistano nascido em 1984, que descobriu ser portador do HIV em outubro de 2010. É colaborador do HuffPost Brasil e autor do blog Diário de um Jovem Soropositivo.
Galera, alguém ja teve problema ao levar os remédios em viagem internacional?
Eles revistam a bagagem de mão quando os remédios passam no raio-x? Perguntam o que é na frente de todos? Voces levaram receita medica? Trocaram o frasco ou vai no original (q ta escrito q eh pra HIV…)?
Valeu!!
Viajarei… Tb tenho essa dúvida, gostaria muito de saber pois quero viajar esse ano e tenho receio.. Aproveitando que estou meio sumidinha, vim deixar uma bjoka para todos, estou lendo sempre os comentários, adorando qdo postam resultados de exames melhorando, c.v e cd4, sempre na torcida por nós… 🙂
Não tem problema nenhum viajar com a medicação na bolsa de mão. Por segurança é bom ter a declaração médica e a receita. Alguns países restringem a entrada, matéria já publicada neste blog, tomara que não seja seu caso. Já levei três vezes para meu filho que mora no exterior e nunca me perguntaram nada. Levei as embalagens originais. Tudo é muito tranquilo.Não se preocupe, leve doses extras .Converse com seu médico sobre o fuso horário, certificando-se de tomar a medicação no horário certo. Faça uma boa viagem e aproveite bastante! Se quiser pode me escrever filhosorop@globomail,com.
Beijo de mãe!
Viajarei, o ideal é que você mantenha os medicamentos nos frascos originais e sempre com uma receita junto!
Viajamos em dezembro e não houve qualquer problema… conversamos com a infecto e ela apenas recomendou manter os medicamentos nas embalagens originais e levar a receita… não houve revista nem perguntas.
Todavia, ela reportou um caso de um paciente que levou em outros frascos e teve dificuldades e acabou tendo que deixar os medicamentos. Sinceramente, creio que isso seja a exceção pois sempre viajo com remédios, há anos, pílulas para dormir e ansiolíticos e nunca ninguém me perguntou nada!
Caso perguntem, peça para falar com o responsável e solicite privacidade. Creio que isso não vá acontecer.
Viajarei,
Ninguém nunca abriu a bagagem na minha frente ou perguntou nada. Se perguntarem, mostre uma receita em inglês. Em geral, eu viajo com os remédios na bagagem de mão. Despachei só uma vez, indo para os EUA. Sei que revistaram essa bagagem, mas não tive nenhum problema.
Lembre-se de checar se o teu destino, e a tua escala, tem alguma restrição contra soropositivos: http://hivrestrictions.org
Acabar com a epidemia significa erradicar a transmissão do vírus. 90-90-90 parece ser uma meta promissora. Pra 90% saberem que têm o vírus, é preciso encorajar as pessoas a se testarem e, pelo que ando vendo, as notícias e programas de televisão não encorajam as pessoas, apenas alertam, colocando medo nestas, dizendo que AIDS mata e que os remédios surtem efeitos colaterais a longo prazo. Então tem que pensar em novas estratégias. 90% recebendo ARV significa investir em medicamentos que facilitem a adesão, sejam menos tóxicos e modernos. 90% da CV suprimida tá ligado à adesão ao tratamento (consultas médicas,… Ler mais »
Tomara que não. Eles querem todos em TARV para acabarem com as transmissões e assim acabar com a epidemia sem precisar de uma cura. O ebola saiu do controle rapidinho eles deram um jeito. Se isso ocorrer, pronto. Eles colocam o pé nas costas e relaxam. ” não precisamos mais da cura. Estão todos indetectáveis e não transmissores.”
Pois é Alexandre.
Sempre pensei nessa estratégia também. Erradicar a epidemia e dar uma parada na busca pela cura. De qualquer forma, manter todos em tratamento custa muito caro também, e precisam garantir medicamentos menos tóxicos, que proporcionem melhor adesão.
Minha preocupação é justamente essa. Erradicar o vírus, frear epidemia e não haver cura, nunca!
Se ainda, tivesse uma forma das pessoas não nos discriminarmos por causa da sorologia, até aceitaria, mas mesmo fazendo uso da medicação, tendo um CD4 acima de 500, possuindo CV indetectável, somos estigmatizados.
Só não consigo conviver com esse “bendito” estigma.
Espero que no futuro, as pessoas não nos menosprezem e nos vejam como portadores de uma doença crônica, não como portadores de uma doença letal.
Até os controladores de elite eles querem colocar em TARV, dizendo que eles são mais propensos a doenças cardíacas que os positivos em tratamento. Isso é balela. Estudo Visconti, outra balela. Haja vista o bebê de Missipi. Mais Visconti que ele não existe. Colocaram ele em TARV 30 horas após o nascimento. O estudo Visconti é para mascarar os controladores.
Acredito que muitos buscam a cura, mas acredito que mais do que os muitos não a querem.
Alexandre , quanto ao Estudo Visconti tenho a mesma visão que vc.
Em resumo o Estudo Visconti uma farsa? O que existe apenas são os controladores de elite?
Olá D_Pr , eu não estou afirmando e nem posso afirmar isso. Apenas sou cético em relação a esse estudo. Abraços.
Oi Sérgio!
Você leu alguma coisa sobre a vacina 3D?
Abç
Eu até vejo uma lógica no seu raciocínio. Mas eu não acho que a gente precisa ter medo. Pra essa coisa de 90-90-90 dar certo, o tratamento teria que chegar a quase todo mundo. E até onde eu sei, só há um lugar no mundo onde isso é possível: o Brasil. O tratamento aqui é gratuito e o governo já anunciou que pretende estender o tratamento para todos os positivos. Tudo bem que não é o tratamento mais moderno, mas funciona bem. No resto do mundo isso não rola. Nos EUA tem que ter muita grana pra se tratar ou… Ler mais »
Nos EUA, se ficar comprovado que sua situação financeira não lhe permite tratar, eles disponibilizam o TARV gratuitamente, assim como em diversos outros países de primeiro mundo. Eu sou mais ter que pagar e ter acesso aos ARV mais modernos do que ser obrigado a aderir a um plano de governo que te dá acesso gratuito a eles, porém não serem os tops. Claro que acho que o governo tinha que continuar com esse plano, mas dê a opção de vc poder comprar também nas farmácias, qualquer ARV. Imagina vc ligando pra uma farmácia e pedindo para entregarem na sua… Ler mais »
Alexandre, a realidade que vc falou sobre os EUA acontece em alguns estados. Lá, diferente daqui, cada estado tem autonomia nesse tipo de questão. Com relação aos medicamentos mais modernos, aqui você tem o direito de comprar, se puder. No Brasil é possível importar medicamento, SEM INCIDÊNCIA DE IMPOSTOS, desde que fique provado que o remédio é pra consumo pessoal e não para fins comerciais. Basta a sua infecto te prescrever e o medicamento ser homologado aqui no Brasil. Quem é rico no Brasil faz isso. To assumindo que vc é rico, mas não tá sabendo disso. Corre lá rapaz,… Ler mais »
Valeu dandande!
Agora que a minha ficha caiu. Rico eu? Obrigado pelo seu “achismo”. Como diz o ditado: quem me dera eu ser bonito que nem minha mãe acha que sou, quem dera
Ser bom de cama igual eu acho que eu sou, quem me dera ter comido a metade das mulheres que a minha mulher acha que eu comi e quem me dera ter a metade do dinheiro que meus amigos acham que eu tenho! Valeu dandande!
Ta equivocado. No começo da epidemia foi o maior drama, falavam que pelo menos 1 milhão de pessoas estariam infectadas em poucos anos, houve alarde até de que teríamos uma crise de hiv como ocorre na África subsaariana onde há regioes coma te 27 por cento de infectados. Eu sou desconfiado com essas teorias de conspiração, lbrlos que tudo o que falamos aqui nesse blog não Eh válido para países onde até hoje a população tem expectativa de vida em torno de trinta anos e crianças morrem de causas simples como desnutrição e diarreia. Quem lê esse blog deve se… Ler mais »
Gostei dessa campanha… mas nunca vi amplamente divulgada…
meu medo, o de muitos aqui, quando se fala em erradicar a epidemia, ok, mas e a cura? quanto está sendo investido? que países estão na frente? declaração animadora, só pra os negativos essa aí do Michel.
Felipe Rec,
Aqui mesmo no blog ja vimos inúmeras pesquisas para tentar descobrir uma cura, então não da pra gente dizer que estão paradoa.
Algumas no começo, outras mais avançadas. Tem que torcer pra que alguém acerte o alvo.
Ainda que não sejamos agraciados pela cura, temos de sonhar com o fim da epidemia, para que as novas gerações não sofram o que a nossa sofreu.
É… cada dia que passa, percebo que ser positivo acarreta ter muitos medos do futuro. Acho que parar a epidemia é tão importante quanto achar a cura. Ambos devem andar juntos. As vezes fico pensando… se hj o Brasil não dispõe de medicamentos modernos, é pq seus custos seriam altos (e infelizmente nossos políticos preferem desviar o “dinheiro” pra outros fins). Se a epidemia não for freada, pode chegar a um nível que o país não terá dinheiro nem pra pagar os medicamentos que temos hj. Claro que essa realidade é meio absurda, mas só de pensar nela, é possível… Ler mais »
Respeita o moço …..Bigode grosso
Poxa… lendo alguns comentários aqui, fico meio “pra baixo”. Não quero passar a idéia de conformismo, se sou mais favorecido, ou menos, se acredito em conspiração, ou não, se sou adepto/militante de um partido ou outro… enfim, política, classe social, conspiração…. é o que menos importa aqui!!! A verdade é que me pergunto: e se eu não tivesse acesso a medicação que temos hoje, disponível no Brasil, o que efetivamente seria de mim? de nós? Quanto tempo de vida, com qualidade de vida teria, antes que se estabelecesse um quadro agravante de AIDS e uma oportunista se instalasse? Se não… Ler mais »
Acho extremamente válido seu comentário, realmente hoje nosso tratamento, msm não sendo de ponta, já melhorou bastante. Acho q a cura ainda vai demorar mto, pois outras doenças mais ‘simples’ causada por bactérias e vírus ainda não conseguiram uma cura efetiva. Mas já me animo mto com a busca de novos medicamentos, e no momento tenho mais esperança numa cura funcional com efeitos negativos mínimos no corpo. O problema é pensar q algumas pessoas, como eu, podem não se adaptar bem aos medicamentos (me refiro a danos hepáticos e nefrológicos) e que talvez num curto período apresente os temidos efeitos… Ler mais »
Concordo TheKing… como eu disse, não quero passar a idéia de conformismo em momento algum, até porque, se existem medicações melhores, com menos danos a saúde e tenho consciência que os terei que usar para a vida toda (pelo menos essa é a realidade até então), por que não usufruir disso? Se é melhor, que seja melhor para todos! porém o que entendo é que para toda e qualquer situação ser definida, parte-se de um ponto, de um momento, de uma situação. Acredito que as movimentações nesse sentido, sejam feitas através de pesquisas (ou deveriam ser), que se valem pela… Ler mais »
É Cara +
Concordo com suas palavras, vivemos bem, essa é realidade quando fazemos nosso tratamento oferecido hoje de maneira correta!
O que me deixa PUTO da vida as vezes é um exemplo bem clássico e aconteceu esses dias!
Gilead Sciences e o novo tenofovir TAF – Fumarato de tenofovir alafenamide na versão com menos toxicidade e o escambau a quatro (me desculpe a grosseria). Você começa a ler a matéria e fica maravilhado…aí no fim das contas eles tem essa tecnologia logo do inicio dos anos 2.000…e só lançaram agora que está próximo ao vencimento da patente do TDF…
pois é D_Pr situações como essa deixam qualquer um P da vida mesmo!!!! Infelizmente, vivemos num país que para tudo é preciso ter “interésses” em fazer acontecer!!! Pensando bem, não é nem país, é mundo. É meio natural mesmo de nós, seres humanos esse comportamento: – ahhhh está funcionando do jeito que está, então pra que mexer em time que está ganhando? Pensando em “planos de contingência”, por exemplo, eles só surgem (geralmente) quando um grande desastre, uma grande calamidade já tenha acontecido, até então fica-se no “não se mexe em time que está ganhando”, a não ser que haja… Ler mais »
Quem sabe!!! Precisamos nos fazer ser lembrados, algo do tipo, “queremos a cura, funcional já é ótimo” em escala mundial! Pode acreditar, a ciência hoje dispõem de recursos suficientes para realizar tão árdua tarefa e em pouco tempo! Não sou conspirador, apenas defendo uma cura, em primeiro lugar para o câncer, depois outras enfermidades que levam a vida das pessoas em meses, e de igual importância para o nosso tão querido e não menos letal HIV! Hoje ele não mata fisicamente, sim emocionalmente, todos os dias um pouquinho, um retrovirus covarde e silencioso! Se não fizermos por nós, ninguém mais… Ler mais »
É de comentários assim como o seu Cara+ que precisamos ler e nos apegar!
Me descobri soropositivo em agosto de 2014. O mês de agosto foram dias de lutas e pesadelos…
Porém já iniciada a medicação (em setembro de 2014), já INDETECTÁVEL, agradeço a Deus pela vida diariamente.
E por Deus colocar anjos em nossos caminhos. Agradeço pela sua vida JOVEM, por seus posts e por muitos comentários aqui que me fizeram enxugar as lágrimas, erguer a cabeça e seguir em frente!
Força turma! Com FÉ iremos celebrar a vitória em breve!
é incrível como faz uma diferença né? 🙂 também sou muito grato a todos vocês daqui do blog! 🙂 muito, muito, muito, mesmo! 🙂
Thomas+ temos uma história de conhecimento do diagnóstico, praticamente igual. Tb me descobri soro+ em agosto e comecei a tarv em setembro. Como vc, agradeço sempre a Deus pela vida e principalmente, pela forma como eu a encaro. Tem aquele ditado que diz: Se a vida te dá um limão, faça dele uma limonada e é assim mesmo que penso. sempre procurando tirar o melhor de tudo! Pra tudo na vida, temos sempre 50% de dar certo e te digo meu caro, enquanto existirem esses 50% é neles que me agarro, sempre! Como diz Gilberto Gil: “…andar com fé eu… Ler mais »
CARA+
É isso aí! Simbora pegar os limões e fazer limonada! Nesse calor cai muito bem!
Pois é! “Andar com FÉ…” Mal eu sabia que ia precisar tanto dela, e ano passado (antes de saber meu diagnóstico) tatuei essa palavra em uma parte do meu corpo.
Você é de onde?
isso ai Thomas+, sou do RS e vc?
Sou de SP.
CARA+
Tem e-mail pra gente se comunicar?
carapositivo@outlook.com
manda ai e falamos, abração
Galera, os medicamentos alteram o colesterol?? Estou assustado com meu exame.
Uso ten/lam/efa
Abracos