Notícias
Comentários 196

A origem do HIV


Pandemia de HIV teve origem em Kinshasa em 1920, dizem cientistas

Cidade próspera com várias ligações de transporte e fluxo de trabalhadores do sexo masculino se tornou incubadora perfeita para cepa pandêmica do HIV.

Mulher congolesa soropositiva é levada para hospital. O vírus se espalhou rapidamente a partir de Kinshasa por via férrea e fluvial a partir da década de 1920. Foto: EPA

A “tempestade perfeita” de mudança urbana que começou em 1920 em Kinshasa levou à propagação catastrófica do HIV em toda a África e no resto do mundo, de acordo com cientistas que usaram sequenciamento genético e registros históricos para traçar as origens da pandemia.

Embora o vírus provavelmente tenha cruzado de chimpanzés para os seres humanos em anos anteriores na região do sul de Camarões, o HIV se manteve uma infecção regional até entrar na capital do que é hoje a República Democrática do Congo.

A partir dos anos 1920 até 1960, a cepa pandêmica do HIV — outras cepas fracassaram  se propagou de Kinshasa, atravessou fronteiras para outros países e, finalmente, desembarcou em continentes distantes. Até hoje, já infectou quase 75 milhões de pessoas em todo o mundo.

Quando o vírus surgiu, Kinshasa era agitada. Foi o maior e mais rápido crescimento de uma cidade na região, com ligações de transporte atingindo todo o país. O movimentado rio Congo levava pessoas a mais de 600 quilômetros de distância, a norte e leste de Kisangani. A ferrovia trazia dezenas de trabalhadores ao sudeste de Katanga, província de mineração que depende de trabalho imigrante, e para Lubumbashi, a mais de 900 quilômetros de distância.

Os registros mostram que na década de 1940 mais de um milhão de pessoas por ano passaram por Kinshasa, apenas pelas ferrovias. Em 1960, a taxa de novas infecções da pandemia de HIV ultrapassou o crescimento da população regional, de acordo com a pesquisa publicada na revista Science.

Enquanto os barcos e trens espalhavam o vírus, outros fatores fizeram sua parte. Os registros sugerem que Kinshasa tinha uma proporção relativamente elevada de homens e consequente demanda por profissionais do sexo. Alguns médicos podem involuntariamente ter espalhado o vírus ainda mais, por meio de ferramentas não esterilizadas em clínicas de saúde sexual.

Uma equipe internacional de cientistas liderada pelas universidades de Oxford, na Inglaterra, e Leuven, na Bélgica, reconstruiu a história da pandemia de HIV por meio de registros históricos e amostras de DNA do vírus, as quais remontam ao final dos anos 1950. O DNA permitiu a elaboração de uma árvore genealógica do vírus, que traçou sua ascendência através do tempo e do espaço. Usando modelos estatísticos, os cientistas voltaram ainda mais para trás do que a década de 1950 e localizaram a origem da pandemia em 1920 em Kinshasa.

As pessoas com HIV na África Central, naquela época, não tinham sintomas específicos que poderiam ter sido descritos em seus registros médicos. O vírus faz o sistema imune a entrar em colapso, deixando as pessoas abertas a todo o tipo de infecções. Para uma epidemia como HIV, onde estamos tentando rastrear até mesmo antes do vírus ser descoberto, a genética é a única fonte de informação que temos”, disse Oliver Pybus, biólogo evolucionista da Universidade de Oxford e autor do estudo.

Os dados genéticos sugerem que pandemia de HIV se espalhou rapidamente pela República Democrática do Congo, um país do tamanho da Europa Ocidental. A partir do final dos anos 1930 ao início dos anos 1950, o vírus se espalhou por via férrea e fluvial para Mbuji-Mayi e Lubumbashi, no sul, e para Kisangani, no norte. Ali, o vírus tomou conta e formou reservatórios secundários, a partir de onde se espalhou para países na África Austral e Oriental.

No início, o HIV era uma infecção confinada a grupos específicos de pessoas. Mas o vírus conseguiu sair para a população em geral e se espalhou pelo mundo, depois do que a então conhecida como a República do Congo tornou-se independente, em 1960.

Partes da história só podem ser sugestivas. Sem uma máquina do tempo é muito difícil provar a causalidade. Mas podemos ter bastante certeza de que temos a hora e o local de onde isso aconteceu“, disse Pybus. “Parece que uma combinação de fatores em Kinshasa no início do século 20 criou uma tempestade perfeita para o surgimento do HIV, levando a uma epidemia generalizada com impulso irrefreável que se desenrolou por toda a África subsaariana.”

Diferentes cepas de HIV quase certamente saltaram de macacos para seres humanos  por meio da caça ou manipulação de animais selvagens dezenas de vezes ao longo da história. Apenas uma dúzia destes incidentes deixaram suas marcas no DNA das cepas de HIV que circulam hoje. Alguns focos infectaram centenas de milhares de pessoas na África, mas não foram adiante. Apenas um, conhecido como HIV-1 grupo M, foi pandêmico.

Nós todos queremos saber como isso aconteceu, como chegamos aqui”, disse Pybus. “Queríamos responder à pergunta: por que esta cepa se transformou em uma pandemia?”


Anúncios
Este post foi publicado em: Notícias
Etiquetado como:

por

Jovem paulistano nascido em 1984, que descobriu ser portador do HIV em outubro de 2010. É colaborador do HuffPost Brasil e autor do blog Diário de um Jovem Soropositivo.

196 comentários

  1. Sérgio diz

    Muito Bom JS , aliás mudando um pouco o foco , mais continuando no mesmo assunto esses dias vi um vídeo da primeira matéria que passou na Tv brasileira , que na época era chamada de doença misteriosa. É de 1983 , passou no fantástico , para quem não viu , vale a pena ver , não sabiam o agente causador , não tinha remédios , e não tinha testes .
    Praticamente não sabiam nada , é um vídeo que vale a pena assistir.

        • Será que eu estou “véia” ou o Fantástico que é?.rs
          Lembrei da vinheta do programa, onde a atriz Isadora Ribeiro emergia das águas.. . Alguém se lembra disso? rsssssss

          • CARA + diz

            kkk, Vida, estamos em sintonia. Ontem mesmo, voltando da praia comentei sobre a abertura do Fantástico com a Isadora Ribeiro e perguntei por onde ela andava… hahaha

  2. Cara bh diz

    Tudo bem ?? Alguem ja teve problema com a medicacao, tipo urinar com espuma?? Fui na infecto dae ela disse que pode ser efeito do tenofovir.. To com medo de ter problema nos rins.. Alguem ja passou por isso?? Vou fazer exame de urina amanha!

    Abracos

    • Cara bh, você tem tomado bastante água?? Eu também tomo tenofovir e meu médico pediu pra eu beber muuuuita água!
      Ah! e quando voltar na infecto, peça uma guia para fazer exame dos rins e vias urinárias…é bom!

    • Tony diz

      Falando em rins, semana passada fui às pressas ao hospital com pedra no rim, mas é hereditário, segundo o médico. Achei que tivesse alguma relação com os medicamentos. Nem falei para o urologista que tenho hiv. Fiz exame de urina e não deu nenhuma infecção.

  3. Léo diz

    Olá pessoal,
    Gostaria de saber sobre questões trabalhistas para quem é soropositivo, a pessoa soropositiva tem obrigação de informar a empresa que trabalha de que ela é portadora do vírus?

  4. Edu30 diz

    Eu percebi que tenho urinado mais. Não sei se pelo fato de tomar mais água ou pelos remédios em si. E tenho sentido uma certa secura na garganta, após o uso da medicacao . Dessa forma , vejo que o ideal é tomar os ARVs e dormir logo em seguida . Baladas e festas só de vez em quando . Afinal , agora temos prioridade em estar bem e balada todo fds vem em sentido oposto a boa saúde .

  5. Sérgio diz

    É impressionante , está correndo na internet que a mutamba é a cura do hiv , inclusive lá fora

      • Alex diz

        Gente, TUDO a respeito dessa Mutamba tem pinta de ser uma baita “falcatruamba”. Parece falcatrua da braba: a reportagem, a pessima edicao, o reporter, os pesquisadores, o evento, os participantes, tudo, tudo. hahaha Chega a ser patetico. Obrigado por compartilhar, Sergio.

        Ainda bem que nao dependemos desses rumores de cura para sobreviver.

        Abracos e vida longa a todos!

        • Sim Alex , deixei minha posição a respeito , bem claro mais abaixo , não levo fé nenhuma na Mutamba! O pior vc não sabe , tem pessoas entrando em contato com esse Dr , e recebendo o tratamento dele!

          • Juliano diz

            Discordo de vocês, eu mesmo estou tomando a mutamba e acredito que ela tenha efeito sim sobre o hiv inclusive ja me sinto bem melhor depois de ter iniciado a mutamba, tinha muito cansaço e sono durante o dia e nao tenho mais, acho que se voces nao sabem sobre o que estao falando tambem nao critiquem por favor!

  6. Sérgio diz

    Se me perguntarem , sei que vão me perguntar , já respondo logo , não aposto minhas fichas nesse tratamento não , espero estar errado , mais não levo muita fé nisso ai não. Depois que vi pesquisadores fraudarem resultados para obterem financiamentos e praticamente ficarem com o dinheiro do financiamento , só acredito nos tratamentos , medicações que estão em fase de testes no clinical trials , e pelo menos já estão na fase 2b . Essa mutamba , vai pro mesmo caminho do avelós , apareceu como sendo a cura do hiv , câncer , etc , e sumiu , já foram histórias com algas , ervas , limão , anti-micótico , veneno de abelha , aguá ionizada , e por ai vai , parece que vira e mexe eles tem que colocar alguma novidade , como se tivessem dizendo “olha , estamos procurando , e passa ano , passa ano , cada hora uma novidade” , e enquanto tem tratamentos prontos praticamente para entrar no mercado , inovadores seguros e eficazes , que nem aguento mais repetir, e a FDA faz de tudo para atrasar a liberação. Aff

      • Sérgio diz

        Edu , eu sei que muita gente tomou , disso eu já sabia. Eu fico impressionado com a irresponsabilidade de um médico , chegar e declarar o que ele declara , sem estudos avançados , totalmente irresponsável. E tem muitos que procuram ele e estão tomando.

        • luiz montezuma diz

          Gente tem que ser a mutamba do tocantins, outras de outras regiões nao funcionam ,justamente por conta de uma intervenção parazital nesta região a planta reagiu diferente das demais.

          • Paulo Roberto diz

            Eu FUI ao Tocantins e peguei a Mutamba das mãos do Dr. Paulo Gouveia.
            E para mim, NÃO FUNCIONOU.
            Eu não acredito mais nisso.

  7. Sérgio diz

    Muito menos eu Alisson , aposto no que já estão em fases finais de testes , jé provaram pra que vieram , e tem pessoas usando e vivendo graças a eles(anticorpos monoclonais). Não é a cura , mais é um grande avanço .

    • Sérgio diz

      Uma atualização , o pro-140 (anticorpo monoclonal) , terminou a fase IIb de testes e obteve resultados excelentes(eu já esperava) , agora só está aguardando autorização da FDA para entrar na fase III de testes.

  8. Tati diz

    Mas bem que poderia ser verdade né? Rs… Fui a consulta com infecto essa semana, ele todo seco falou assim… A cura já está chegando… Em 2025 e eu ahhh… Tipo… Que ânimo vc me deu, aí falei de cura funcional e ele bem sério, já foi provada que não deu certo… Aí falei pra ele assim… Se o senhor quiser acompnhar pesquisas bem recentes entra no blog do jovem soro positivo ou somos mais positivos, lá tem bastante coisa atual para o senhor ler…. Gente… Vcs me ajudam mto mais que meu médico que pago caro na consulta para ficar 5 min dentro do consultório… Bom fim de semana!!! Bjinhos!!!

    • Tati, tudo bem? Se puder troca de médico, dei sorte com meu infecto, mas precisei de um procto que de cara falou “se não tratar agora com remédios, vacina e cirurgia vc vai ter câncer de intestino”. Larguei este procto e vou procurar outro.

      • Tati diz

        Oi Binho!! Td bem sim, e vc? O pior é que ele é o único da minha city… Rsrs!! Trabalha no SUS e em consultório particular… É tenso né? Queria conversar mais, mas n me dá espaço, massss encontrei vcs aqui e me ajudam mto…

  9. luna diz

    Tati vc ja tomou as vacinas ?? estou com dúvidas tomei quase todas só de pneumonia e hepatite A que não, pois estava em falta aqui…será que tem alguma problema alguém ja passou por isso?? se vc quiser meu e-mail pra conversar é lunaserena82@gmail.com…bjo guria….

  10. Peter diz

    Olá queridos,
    Estou a quase 2 semanas com ARV, o que sinto é a boca seca ao acordar e, não sei, as vezes algumas coceiras no corpo.
    Ao acordar, me sinto um pouco tonto, mas logo passa…
    Bom, fato é: sinto-me muito mais disposto e de cabeça forte…
    Isso é um bom sinal?!
    Bjos
    petermead29@outlook.com – Skype

    • CARA + diz

      Legal Peter
      comecei meu tratamento no mês de setembro e senti, tirando a tonturinha ao levantar, os mesmos “efeitos colaterais” (se é que dá para chamar isso de efeito colateral), que vc. Normal e passam!

      e realmente, depois de um tempo me sinto muito mais disposto para a vida!

      Seguimos em frente!

  11. Rapaz diz

    aquela tontura do efavirenz – logo a apos tomar – acaba com o tempo???
    ou vou ter q suportar isso p “sempre”??? ¬¬¬¬

    • Alisson diz

      Acaba sim…no meu caso, depois de uma semana a tontura passou…

      • Rapaz diz

        vixe… eu to no segundo mes ja… e sinto a cabeça pesar depois de 1 h q tomo…

      • luna diz

        A minha demorou mais tempo passar eu tomava a noite e acordava tonta se saia então parecia que tinha bebido não conseguia raciocina direito passou,,depois de uns 4 messes eu não sento mais nda….hj é traanquilo…bjo

      • paulo rodrigues diz

        faz 7 anos que tomo efavirenz, e dependendo do que como, por exemplo fritura ou comida pesada, eu tenho umas tonturas

    • luna diz

      Rapaz eu ficava super lesada hahaha….mais passa hj não sinto nadinha…comigo passou depois de uns 4 a 6 messes…..

      • Rapaz diz

        Obrigado gente! Eu ainda fico curioso em saber que reação eu teria se eu bebesse… ate hoje não misturei bebida com o ARV….

        • Cris Gaucha diz

          Olá rapaz…

          Não bebo diariamente, mas socialmente sim. Bebo vinho, cerveja, caipirinha, licor… não tudo junto é claro e nada exagerado, nada de porre. Nunca notei nada de diferente. Tranquilo, tranquilo.

          • Gledson diz

            Olá Cris,

            Essa uma das minhas dúvidas e você já me respondeu. Eu ainda não comecei com as medicações, porém depois que eu começar ainda bem que posso tomar umas. Hahaha.. vamos dizer que uma praia no sábado, poderia tomar umas 10 cervejas?

            Abraços

            • Cris Gaucha diz

              Hahahahaha…

              No meu caso, se tomar 10 cervejinhas é coma alcoolico.

              Acho 10 muito, até pra quem está acostumado. E usando ARVs então… Tente diminuir esse numero. Viver sem bebida é tranquilo, mas viver sem ARVs quando necessário, melhor nem pensar!!!

              Bjoss

          • Criissss…eu ando bebendo também e por enquanto está tudo normal!
            Ultimamente eu ando com o meu sono péssimo e nem o rivotril tem me ajudado viu…aí comprei uma garrafa de jurupinga e tenho tomado um copo cheio e dormido bem..rsrsrsrs. (maravilha)
            Só tem um problema: se quando eu bebo eu estou feliz a bebida me deixa radiante!! agora se estou triste…choro até umas horas viu..rs (marvada pinga) 😛

  12. Keko diz

    Rapaz,

    varia de organismo para organismo. no meu caso demorou uns 6 meses. hj, um ano depois, nao sinto nada.

    abs

  13. Mike ted diz

    Li sobre esse mutamba, mas como diz o ditado quando a esmola e demais o santo desconfia. Como seria bom se fosse verdade.

  14. Marcelo O Jovem diz

    Jovem, por favor, já vi texto seu sobre pequenas alterações no CD4. Gostaria que você escrevesse algo sobre pequenas alterações na carga viral. Se já tiver escrito, me indique o link pois não encontrei nada!

  15. Matheus diz

    Pessoal,

    Como vocês se sentem com a eleição ?
    De certa maneira, estou me sentindo nas mãos do governo. E também insatisfeito com o resultado das eleições e da economia em si.
    Vejo que o PT não coloca como prioridade os soropositivos. Nem a respeito da pílula única não temos mais notícias.
    E ainda com sinais de crise econômica, não vislumbro melhorias.

    Que acham ?

  16. Sérgio diz

    Jeremias , Alexandre entre outros , aquilo que estávamos debatendo , e uns desinformados estavam falando besteiras.
    Há indignação e é mundial , como o próprio Jeremias já disse , aqui uma discussão num blog , que se não me engano é americano , as pessoas indignadas , o título da discussão é ” Porquê uma vacina contra o hiv , não pode ser apressada como a do ebola está sendo” , é claro como já que existem já os Arvs , não existe mais pressa , podemos esperar 10 , 20 , … anos , pois os Arvs nos mantém vivos e ainda tem muitos vindo por ai , que as industrias estão gastando milhões nos seus desenvolvimentos e depois tem que recuperar esses investimentos, nenhuma doença tem tanta medicação diferente quanto essa , e tem mais uns dez novos vindo ai , se quiser eu listo os nomes , é porquê deve ser lucrativo , correto?
    http://www.lipstickalley.com/showthread.php?p=19787341

    • É foda Sérgio. A GSK abriu uma nova empresa (capital aberto) tão somente para administrar os lucros obtidos com ARV. Foi um negócio de R$ 15.000.000.000,00. Te pergunto Sérgio: uma empresa faria um investimento desse se não tivesse certeza que terá ainda, anos e anos de lucro com ARV?
      Matheus, sobre as eleições? Retrocesso. Só isso que tenho a dizer.

      • Sérgio diz

        Sim ela tem total certeza que recuperá e lucrará e muito com o investimento. Eles sabem que terão o tempo necessário para recuperar e lucrar com esse investimento. É foda mesmo.

      • Jeremias diz

        Alexandre inteligente e consciente como sempre.Parabéns,cara.O PT,caro Alexandre, não é apenas um retrocesso.O PT é a maior ameaça a liberdade civil do brasil, é o maior ataque já planejado à Democracia brasileira desde dentro!!!Ou nós aprendemos a ser guardiões unicamente de valores democráticos, ou afogaremos em nome do ressentimento ideológico e da praga separatista que ameaça nossa nação.Atenção, o Brasil está correndo sério perigo!!Lembram daqueles filmes tenebrosos sobre a presença implacável de governos onipresentes–Nazistas, Fascistas,Comunstas…— acossando a vida diária do indivíduo? Se não cuidarmos e se esmorecermos, tudo aquilo estará mais próximo de nós do que imaginamos. S.O.S

          • Jeremias diz

            “Na primeira noite, eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim.
            E não dizemos nada.

            Na segunda noite, já não se escondem, pisam as flores, matam nosso cão. E não dizemos nada.

            Até que um dia, o mais frágil deles, entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.

            E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.”

            E. Alves da Costa.

            • Cleber diz

              Esse poema “No caminho com Maiakowski”,de Eduardo Alves da Costa, foi feito contra a ditadura militar. A mesma que o PT combateu a vida inteira. Hoje , gracas ao PT, entre outros partidos, estamos numa democracia e temos eleiçoes diretas. É preciso saber perde-las, sem rancor ou mimimi. Maturidade sempre.

              • Jeremias diz

                Sim, foi feita tendo tendo o Maiakowski em mente e seria capaz de apostar que tu viria com essa resposta bitolada de “isso foi pra ditadura militar”.Mas ditadura é ditadura, ou não é?Não me venha com essa de PT combate ditadura, quando declara apoio explícito a outras bem mais sanguinárias.Esses giros lógicos e esses cortes esquizofrênicos na realidade são a marca registrada do discurso auto-mistificante desse apóstolos da salvação humana . Esse partido lança propostas de decretos que vão na canela do congresso nacional, terá 10 dos 11 ministros do STF, planeja interferir até nos gastos pessoais, com os tais depósitos compulsórios, deixa escancaradas todas as fronteiras do país,impôs o mais vergonhoso esquema de obtenção legal de votos da história,aproveitando-se da fragilidade e do desamparo dos nordestinos do interior, e ousa falar em regulamentação da mídia.Getúlio Vargas passou 15 anos no poder e ficou conhecido como o grande ditador brasileiro, mas o PT vai a 16 e daqui a 4 anos pleiteará 20 com o apoio de gente que defenderá um partido que quer ficar 20,24,28,36 anos no poder de “novidade”.Não foi o candidato da oposição quem perdeu,foi toda a democracia brasileira.O PT é a maior ataque já feito à Democracia brasileira desde dentro.

                  • Democracia e fraude, tudo a ver! Kkkkkkk
                    Cleber, te desafio para uma discussão fundamentada em números. Topa? Vamos ver se vc sabe alguma coisa de política. Acho que não, pois afirma que o PT quer democracia no Brasil. Por aí a gente vê que provavelmente vc não sabe nada.

                    • Cleber diz

                      Sai fora, puxa-saco! E aprende a perder eleiçao, playboy. Se tu fosse esperto mesmo nao tava na situação que ce tá.

                    • ricardo diz

                      Essa eleição foi fraudada. Isso é fato, só não vê quem não quer.

      • faltou os 2 dizerem que a Big Pharma inventou o HIV/AIDS e que colocaram no FB O Jardineiro Fiel como filme preferido!

  17. Cara bh diz

    Gente, alguem tem noticia do 3 em 1?? Sera que vai ter mesmo pra todo mundo??

    Abracos

    • MB+ diz

      Cara bh,

      No RS e AM a distribuição esta sendo efetiva, mas nos outros estados ainda não chegou , solicitei informações do Ministerio da Saude e SUS a resposta que tive é que eles aguardariam a definição eleitoral para que pudessem confirmar o cronograma de distribuição que a principio estipula o prazo de junho/julho 2015 para distribuição em todo territorio nacional.

      Bem já passaram as eleições e acabei de cobrar novamente o cronograma e estou aguardando a resposta.

      vamos esperar…qualquer novidade posto imediatamente.

      PS: há os proximos estados a serem atendidos são SP , RJ e MG.

      • faltou os 2 dizerem que a Big Pharma inventou o HIV/AIDS e que colocaram no fb O Jardineiro Fiel como filme preferido!

      • Mateus diz

        MB+

        Voce entrou em contato com quem ?
        Mandou email para alguem do ministerio ? Queremos também presionar.
        Qual o contato mesmo ?

        Abraços

        • MB+ diz

          Matheus,

          Calma, não esta ainda no momento de presionar pois segundo o cronograma a distribuição estará a nivel nacional até o primeiro semestre de 2015.
          Temos que aguardar até lá…quanto aos meus contatos no MS não posso passar pois são meus amigos e alguns chefes….rsrs…Mas voce pode entrar no site do MS e na aba fale conosco e reclamar ou cobrar informações a respeito das medicações.

          http://portalsaude.saude.gov.br/

          • Matheus diz

            Obrigado MB+

            Qual cronograma é este meu caro ? E os demais complera, stribild, triumeq ? Nem sinal deles ?
            Eu escrevi errado, ao final do comentario estou pedindo o seu contato.

            Abraço

      • ex ex ex Deprimido diz

        Oi D+,
        Eu sou gaucho mas nao moro no RS. Eu uso Stribild. Qual que voce toma?

        • ricardo diz

          Ex ex ex Deprimido,
          Em que país vc mora?
          Vc poderia perguntar ao seu médico se seria possível uma pessoa aqui no Brasil importar o Stribild? Qual seria o preço?
          Obrigado.

    • CARA + diz

      Como já postei em outros tópicos, aqui no RS, o 3×1 é uma realidade. Tranquilo para administrar, fácil adesão e praticamente zero de efeitos colaterais. Um único comprimido, a noite, antes de dormir e só.

      O que tenho de informações é que os novos casos aqui, já começam com essa medicação (desde junho/2014) e que os casos que se utilizam da mesma combinação do 3×1, (efa, lami, teno) migrarão gradativamente.

      Que o 3×1 seja uma realidade a todo Brasil, o mais breve possível!

  18. ferdin10 diz

    MB+
    Informação de grande valia sobre o 3×1, obrigado!!
    Uma assistente social informou que há possibilidade de vir logo (ps: moro em MG). O fato é que gostaria de saber de você e dos demais a seguinte opinião…
    O 3×1 será somente destinado aos novos diagnosticados? Será que isso pode variar de cada médico? Eu já venho com a medicação (Biovir / Efavirens) a 2 meses, driblando um pouco os efeitos (ainda), mas isto não vem ao caso né!!! Mas ajudaria muito, mas muito mesmo, pelo menos para mim a ter um controle maior, sobre os horários principalmente.

    Gostaria da opinião de vocês. Agradeço!!

    • MB+ diz

      ferdin10

      Sim, a principio será ofertado para os recém diagnosticados e posteriormente estendido aos demais , até que todos os que se utilizam da combinação EFA-TENO-LAMI sejam atendidos.
      Vejo que no seu caso você usa o biovir que é diferente da formulação do 3 em 1.

  19. Ola queridxs, descobri a duas semanas com o teste rápido que sou soropositivo. Então o medico coletou sangue para testes e os dois confirmaram que sou soropositivo com o HIV1. No começo eu fiquei desolado, sem chão nem teto, e chorei muito. Agora estou melhor, acho que sequei. Queria conversar com alguém, saber mais de tudo. Meu WhatsApp eh +17053028381.

  20. Boom diz

    Primeiramente calma D. Se tiver tempo procure ler com calma o blog, nele verá comentários de superação e irá poder se enxergar em vários que assim como vc estavam sem chão. A principio informo que vc não vai morrer (primeira pergunta que fiz ao médico), que existem bons remédios, que os efeitos colaterais são mínimos, e que poderá, sim, ter, uma vida normal. Procure logo um bom médico que irá pedir uma série de exames. Cuide de vc, limpe sua mente daqueles maus pensamentos que sempre nos rondam e siga em frente. Em breve irá saber tudo sobre CD4, CV, Indetectável, e outras nomenclaturas que me deixavam doido no começo. Fez um ano do meu diagnóstico, continuo trabalhando, não sou uma bomba relógio prestes a explodir, faço exercícios, tenho alimentação balanceada, e vivo um relacionamento sorodiscordante, ele é a única pessoa que sabe da minha positividade rsrs. No blog encontrará pessoas fantásticas, como a VIDA, o MB+, o Dr. Barasa, o grande JS, entre outros. Fique bem, do seu amigo positivo, Boom!!! meu email: boommark23@yahoo.com.br

  21. Hesse diz

    Olá a todos.
    Estou acompanhando este blog e espaço de discussões há 2 semanas. Li quase todos os posts e muitos comentários, me identifiquei e senti empatia com vários de vocês.
    Sou gay, tenho 34 anos e tenho um relacionamento estável e monogâmico há 3 anos. Infelizmente o hiv do meu namorado veio positivo semana passada. Ele não é uma pessoa promíscua, nunca foi, e nem eu. Sempre nos cuidamos. No começo do relacionamento fizemos os exames para todas as DST’s. Talvez ele estivesse no período de janela imunológica, não sei, tinha dado negativo naquela época. Mas agora não adianta mais olhar para trás. Aconteceu. Este era o maior medo da minha vida. Maior que levar um tiro num assalto, que morrer num acidente, maior do que tudo. Ele saiu do médico e veio para minha casa e choramos acho que umas 6h seguidas sem parar. Ficamos atordoados, sem chão, desesperados. Dormi mal nas 3 noites seguintes e ainda não durmo bem. Enfim, ele fez a complementação dos exames, deu cerca de 25.000 cópias do vírus e CD4 em torno de 350. Optou por tratamento precoce e começou quinta ou sexta passada o esquema tenofovir/lamivudina/efavirenz e está tudo bem até agora, espero que fique assim, tudo bem. Eu o amo e vamos aprender a lidar com isso.
    Eu fui num infectologista 3 dias após o diagnóstico dele e colhi meus exames no sábado passado, ainda não estão prontos porque já fiz o PCR cujo laudo demora mais, e vou pegar todos os resultados juntos semana que vem. Infelizmente eu acho que também me contaminei porque no começo do ano tive algo como esta síndrome retroviral aguda, e permaneço com alguns gânglios no pescoço, li que é uma das manifestações de infecção por hiv. Enfim, estou me preparando psicologicamente para este resultado. A consulta com o infectologista foi muito boa, ele me encorajou, falou que hoje está “muito simples”, que eu apenas terei que tomar medicamentos com 100% de adesão caso o exame venha positivo, fazer atividades físicas e cuidar da minha alimentação. Ele falou que hoje um soropositivo tem uma expectativa de vida semelhante ao soronegativo, que tem de cuidar de questões como diabetes e hipertensão, que podem surgir com o uso de antirretrovirais.
    Por enquanto é isso. Já me sinto melhor em compartilhar com vocês este momento bastante delicado da minha vida.

    • MB+ diz

      Hesse,

      A vida não termina com a descoberta do HIV simplesmente ela recomeça de uma forma diferente , mas continua sendo VIDA e cabe a nós aproveitarmos essa VIDA seja ela com ou sem esse BOSTINHA que pensa que vai nos derrotar.

      Não vou dizer que esse bostinha seria melhor que tomar um tiro ou morrer num acidente…Mas nestes dois casos não teriamos como nos defender , nem do tiro nem do acidente , mas ao contrario destes dois fatos , contra o HIV sim temos como nos defender e essa defesa são os ARV’s o AMOR e a VONTADE DE VIVER.

      E pelo que vi no seu relato voce tem os tres …

      • Hesse diz

        Olá MB+, muito obrigado pelas palavras de coragem para seguir em frente. Estamos superando, dia após dia. Mas como tudo ainda é muito recente ainda estou em processo de assimilação desta reviravolta na vida. Sim, temos como nos defender… mas o medo não da morte em si, mas do sofrimento, do preconceito, do estigma social, dos fantasmas do passado, do arrependimento, enfim… ok, higiene mental como se diz por aqui, força total para viver e vamos lá. Forte abraço.

    • Cris Gaucha diz

      Bom dia Hesse!!

      Vc já está adicionado no meu Skype. Vamos conversar bastante.

      Isso que vocês estão vivendo, todos nós já vivemos e já passamos. Sabe… quando descobri, chorei muito sim, fiquei sem chão, sem céu, sem rumo. Parada no tempo e no espaço. Com milhões de perguntas sem respostas, até encontrar minhas médicas, logo depois do diagnóstico, que foram maravilhosassss. Depois encontrei os blogs do JS e as pessoas maravilhosas que hoje são mais que amigos.
      A partir dai, meu objetivo maior na vida, É VIVER. E vivo bem. Muito bem e saudável. Fisicamente melhor do que antes. Emocionalmente muito melhor do que muitas pessoas. As vezes bate uma deprezinha, uns por quês… mas logo passa, faço passar. Pra vcs também será assim.
      E sempre que precisar, estamos aqui sim. Ou no Skype.

      Bjinhosss

      • Hesse diz

        Olá Cris, muito obrigado pelo carinho. Em breve nos encontraremos no Skype. Também vou me esforçar para fazer passar uma pontinha de tristeza que sempre quer surgir no meu pensamento e emoções. Questionamentos… quem não tem? Mas agora mais do que nunca me questiono o porquê disso tudo. Tenho medo do futuro, do que pode acontecer. Isso é ruim, eu sei, viver o presente é a melhor forma de conduzir a vida.
        Juntos será mais fácil superar tudo isso, digo nós todos que estamos enfrentando problemas semelhantes. Bjs.

    • s. diz

      Hesse, passei pela mesma situação no ano passado. Muito sofrimento, mas agora vida normal…os dois tomando os comprimidos diariamente e nada mudou! Força nesse momento! Abs

    • paulo rodrigues diz

      Oi Hesse, sou gay também e estou num relacionamento sorodiscordante, sou soropositivo há 7 anos e meu companheiro não, vivemos juntos há 3 anos e meio, ele sempre faz os exames para controlar e acompanhar, graças a Deus nunca deu nada, e não vou dizer que somos certinhos e que nunca nos descuidamos, isso acontece as vezes, entretanto se seu namorado se cuidar certinho, com o apoio da família e seu apoio, tudo fica mais fácil. O HIV não é um bicho de sete cabeças onde você corta uma e crescem duas, não, pelo contrário, tudo é controlado se seguir sempre com a medicação, uma boa alimentação e se conseguir exercício físico. Contudo o mais importante é o amor, a afeição, o respeito e a dedicação, sinto nesses últimos anos, que meu CD4 aumentou de 700 para cerca de 900, o apoio da família principalmente e do companheiro ajuda a aumentar a imunidade. Abçs se cuida!

    • CARA + diz

      Oi Hesse
      todos nós passamos por essa barra que vcs estão enfrentando. Uns de forma mais intensa no “sofrimento”, outros de forma mais “corajosa”, mas o início é tenso. Podemos assegurar que passa.

      Para você ter uma idéia, convivi com o virus por cerca de dois anos sem saber e descobri num exame de rotina em que solicitei ao médico para fazer exame de hiv, agora no mês de julho/2014. O que mudou desses dois anos para agora? O simples fato de saber que sou soropositivo e de ter que tomar minha vitamina.

      No mais, vida normal, trabalho normal, amigos normal, família normal… tudo normal. Só administrar bem na cabeça e vida que segue! Força!

  22. Gente, vocês conhecem pessoas que se mudaram do Brasil para estudar ou trabalhar fora por muito tempo? Como eles administraram os remédios?

    Eu tenho muitos planos de fazer mestrado fora e etc, mas agora to com receio dessa questão.

  23. Lucio diz

    Desculpe quem não concorda, mas o HIV, assim como o Ebola ou qualquer outra infecção viral de origem “animal” (gripe suína, aviária) são frutos de manipulações genéticas e sua disseminação foi intencional. O surto de Aids na África começou após a campanha de vacinação de varíola pela OMS na década de 70. A epidemia nos EUA também começou depois da campanha de vacinação de hepatite B para gays em Nova York e outras 10 cidades, em 1978. A boa nótícia? Quem criou o veneno também criou o antídoto, mas a indústria farmacêutica não lucraria com a cura. Por isso é melhor “inibir a transcpriptase”. Mais informações
    http://conspireassim.wordpress.com/2008/04/05/aids/

  24. Matteus78 diz

    Bom dia Gente, alguém sabe sobre a droga Cabotegravir? Que ainda está em fase experimental e que vamos poder tomar de 3 em 3 meses?

  25. LUCIA diz

    Gostaria de saber sobre a vacina do dr Loret que foi tão falada e esperada (tat) e outra a cura da Dinamarca , que teria resultado no final de 2015 e isso ? outa coisa vacina terapêutica e para quem já tem ? Qual e a vacina para quem já tem que esta mais avançada ? Desculpa mais a ansiedade e muita ,Vou ter que recorrer aos cientistas do blog , pois sei que tem varias pessoas que acompanham , um bom final de semana a todos

    • Sérgio diz

      LUCIA existem várias frentes que estão usando a proteína Tat , a que vc se refere , se não me engano é a Tat oyi , aqui tem mais detalhes a respeito dela http://www.biosantech.org/2013/12/hiv-un-vaccin-therapeutique-a-lessai/
      Quanto a “cura da Dinamarca” foi mais uma matéria irresponsável e sensacionalista , sem comentários , ainda em testes iniciais ,usando os agora “famosos” inibidores de HDAC ,só que faltando um longo caminho há percorrer.

  26. Tati diz

    Ooi gente!! Vim compartilhar minha alegria com vcs… Há mais ou menos 4 meses atrás qdo descobri a soropositividade, estava com a carga viral em milhão duzentos e sessenta e cd4 900 repeti meus exames e a carga viral baixou para 63 cópias, imaginem minha alegria, o cd4 baixou um poquinho foi para 864, mas estou confiante que vai subir novamente!! Seguir o tratamento certinho e deixar Deus no comando foi minha receitinha desse começo que é tão dificil… Um abraço a todos!!

  27. indetectavel!!! diz

    Gostaria de compartilhar com vocês que meu exame de CV depois de alguns meses de ARV deu INDETECTÁVEL!!!! WOOHOOOO!!!

    É uma felicidade tão grande!!! 😀 Gostaria que todos sentissem essa felicidade!

    Rumo ao indetectável, galera!!

    Beijão, fiquem bem e mantenham o tratamento, mesmo com os efeitos colaterais… Os meus estão muuuuito mais toleráveis agora e creio que em mais algum tempo nem vou lembrar deles. 😀

    • CARA + diz

      Bahhhh tchê, que legal!
      parabéns, que o meu logo, logo tb chegue ao indetectável!

  28. Pequena + diz

    Indetectável

    Parabéns!!!Que alegria 😉
    Continue se cuidando e seja feliz 🙂
    Bjus da Pequena +

  29. LUCIA diz

    Sergio obrigado por ter respondido a minha pergunta , você é 10000 , e sobre esta nova noticia que postei , esta noticia é confiável .???

    • CARA + diz

      Lúcia
      o Sérgio não é 10, é 1000. Sempre com informações de grande valia para a gente. Tenha certeza Sérgio, que somos muito mais confiantes, devido ao seu incansável trabalho de postar assuntos super relevantes para a gente. Somos seus fãs!

      • Sérgio diz

        Muito obrigado pelas palavras CARA+ , fiquei lisonjeado , minha intenção são as melhores possíveis , possa ter certeza disso. Abraço .

        • Sérgio…eu também sou sua fã viuuuuuu!!
          Além de tudo é um anjo…só por me aturar..rsrsrsrs

          Beijo

            • CARA + diz

              Sérgio
              somos todos seus fãs! obrigadão mesmo por trazer tanta informação importante para a gente!

  30. Sérgio diz

    Sim LUCIA a noticia é confiável , agora vamos ver o andamento dos testes.

  31. ex ex ex Deprimido diz

    Pessoal, uma pergunta: eu fiquei indetectavel apos 1 mes de tratamento (a CV nao era muito alta, e de acordo com meu infecto, meu corpo eh resistente ao virus), mas o que acontece se eu me reinfectar?
    Nao tenho nenhuma intencao de isto acontecer, mas eh algo que passa pela minha cabeca, ate porque ate hoje nao sei como eu fiquei infectado na primeira vez, entao tenho medo de tudo e de todos agora. Mas fico pensando: e se no proximo exame em Dezembro minha CV mostrar detectavel? O que tem que fazer? Trocar remedio?

  32. vanessa diz

    Oi gente faz tempo que não apareço por aqui, gosto de ler os comentários da galera, mas as vezes não se acontece com vcs bate uma depré que só por Deus viu!! Mas vamos que vamos!!

    • ex ex ex Deprimido diz

      Sabes Vanessa, a depressao parece que vive comigo as vezes. E as vezes parece que eh algo que nem existe.
      Tem dias que acordo chorando. Tem dias que durmo sorrindo.
      Eh tudo tao confuso!
      Mas ao mesmo tempo, cheio de FE!

  33. Tati diz

    Vanessa e Ex ex ex deprimido, tb to no mesmo time de vcs, n poder conversar sobre isso é chato né? Ir ao médico sozinha, pegar remédio, fazer exames… Nós mulheres ainda temos TPM, n tem como não chorar.. Masss.. Vamos com fé!!

  34. vanessa diz

    Não ter com quem falar sobre isso é horrível, sem contar os medos que as vezes rondam a cabeça, tem tempos que nossa nem parece que tenho nada pq não lembro tanto que ponho o celular no horário pra tomar os remédio pra lembrar pq esqpeço completamente o que tenho, agora tem época que fica martelando na cabeça….
    Q difícil, só Deus pra nós ajudar…

    • Pequena + diz

      Tati, vanessa e ex ex ex Deprimido

      Temos muitos altos e baixos 😉
      Fácil não é, sei disso 😦
      Mas vontade de viver e ser feliz é bem maior do que ficar pelos cantos chorando deprimidos.
      Coragem e fé sempre ❤
      #ESTAMOSJUNTOS

      Bjus da Pequena +

      • ex ex ex Deprimido diz

        Concordo contigo Pequena+: a vontade de nao parar eh grande demais comparada com este irrisorio virus!

    • ex ex ex Deprimido diz

      Vanessa e Tati, isto realmente eh a parte mais dificil para mim: nao poder contar, nao poder ser eu mesmo, por causa do medo das reacoes de outras pessoas.
      Honestamente, desde o dia 26/05/2014, quando me deram o resultado de +, e ate os dias de hoje, a unica coisa que mudou na minha vida foi que agora, todos as manhas, as 9:30 em ponto, eu ponho uma pilula na boca! So isto. No mais, eu nem lembro, ou lembro a noite, que sou portador. Mas no resto, a vida vai em frente, com trabalho, ferias, saidas no final de semana, etc….
      So que eu tenho a sensacao de que estou sempre dentro de um disfarce para meus amigos. Eu sei que nao precisa contar, mas eh muito ruim nao poder ser eu mesmo!
      Eu nao moro no Brasil, e nao querendo comparar, aqui onde eu moro a sociedade eh muito mais aberta para os portadores. Nao ha discriminacao.
      Mas eu ainda tenho meus receios.

  35. Como vão? Tive consultinha com o infecto hoje, retorno do segundo exame. CD4/CD8 de 20% foi para 9,5%, não deu outra: Receitinha na mão. Estou muito aliviado, reforçou minha esperança de que vou ficar bem para esperar a cura. Boa saúde a todos!

  36. ricardo diz

    Gostaria de deixar uma sugestão ao JS ou alguém que se disponha:
    Pesquisar e divulgar aqui no blog quais medicamentos e de quais países poderíamos importar os medicamentos, claro aqueles não disponíveis aqui no Brasil. E ainda o preço?

  37. ex ex ex Deprimido diz

    Oi Ricardo,
    Parece ser uma otima sugestao em termos de saber se podes importar o medicamento de outro pais. Porem quanto ao preco, acho dificil ter isto.
    Por exemplo: eu nao moro no Brasil, e aqui onde more eu recebo o medicamento do governo. Esta incluso no meu plano de saude. Todos que aqui vivem nas condicoes de + e que precisam de medicamento, ele esta incluso no plano basico do governo. Mesmo que eu venha a perder meu emprego, eu nao perco o direito ao medicamento.
    Eu tenho sempre que ir a farmacia de 3 em 3 meses, que eh o maximo que eles me dao de comprimidos (so tomo o Stribild). Assim, quando pego uma receita, a farmacia ja solicita a compra do proximo mes.
    Mesmo assim, vou me informar com meu infecto se existe algo disponivel em termos de precos aqui.

    • Sérgio diz

      O Stribild custa na faixa de R$6.500,00 mensais , só para questão de vcs terem noção de preço.

    • Sérgio diz

      Direto da Gilead. E ele não é três em um , ele é quatro em um.

      • T+ diz

        Opa, pessoal alguem sabe dizer se os ARVS mais novos também induzem alterações metabolicas : colesterol, glicemia ?

        Abraço

        • Sérgio diz

          Sim T+ , por menor que sejam , ainda induzem sim. Mas bem menor que os Arvs “antigos”.

  38. Cara bh diz

    Amigos, alguem pode me ajudar?? Estou tendo dores nas pernas e bracos e parece que to ficando inchado.. Sera que é efeito do teno/lami/ efavir??? Estou tomando um remedio ainda pra depressao cloridrato de norticiplina.. Alguem ja passou por isso?? Abracos!

    • pf diz

      Oi, cara bh
      Então, tomo o mesmo coquetel que vc e não sofri efeito nenhum como o que vc descreveu! Inclusive meus efeitos colaterais foram poucos e bem controláveis! Até a letargia do efavirenz eu ja me dou melhor com ela’ Faço 6meses de arv em novembro! Veja com seu médico se nao seria a interaçao do seu antidepressivo com o coquetel o responsavel por esse inchaço! Abrç

    • Sérgio diz

      Cara bh , a própria Depressão por si só , causa dor nas pernas.

  39. Fpaulo diz

    Sergio,

    Vc sabe o preco de outros arvs nao disponiveis aqui no br?
    E como eh o processo de importacao?
    Alguem aqui importa?

    • Cara +. Bah! Tchê! Estou aqui meu amor…e não te abandonei não uai!!..rs . Muito pelo contrário! as pessoas que abandonam a vida , a Vida ou simplesmente a Lú…
      Se bem que abandonar é uma palavra muito forte…digamos que as pessoas não me abandonam…mudam o FOCO ..entende? Só que isso no momente não vem ao caso..rs

      Eu andei meio sumida do blog, mas agora voltei (não conta pra ninguém tá? Mas eu estava presa!)..rs.. E também não me pergunte que crime eu cometi tá?
      Infelizmente eu não tenho tido a sorte de te encontrar on line no skype…vc foge de mim!. Eu vou mandar um e-mail pra vc com o meu zapzap aí a gente proseia um bocadin mais tá?

      Beijo

      • CARA + diz

        Minha linda!!!
        poxa, que bom que não me abandonou. Realmente não tenho sorte de te encontrar no skype, mas sempre sei de ti pelo Marcos Fortal, que inclusive tb sumiu….

        cheguei a pensar que vcs tinham ido embora para as ilhas gregas e me deixado aqui, sozinho!

        me leva junto com vc, me leva junto com vocêêêê….(bem pagodeiro)

        • Ahh Ilhas Gregas, Ilhas Maldivas….quero passar minha lua de mel num desses paraísos… (só falta arrumar o marido!).rsss
          Pode deixar Cara +, se eu for embora eu levo você e mais uns 10 aqui do blog no meu jatinho particular.. 😛

          O mel do seu beijo tem um gosto de amor… Me leva junto com você…me leva junto com vocêeeeeee

          vamos pagodear muuuuito!

          beijoss

          • CARA + diz

            Gatona
            to sentindo tua falta no blog!!!!
            não me deixe só…

            vou contigo para onde vc quiser…me leva junto com vc, me leva junto com vceeee

  40. Cara +,
    Olha eu aqui 🙂 Esperando postagens novas do JS para iniciar novo debate…. Rsrsrrsrsrsrsrsrsr.
    Fico louco tentando acompanhar tudo! Tá bem, né?

      • CARA + diz

        Vida, vidinha, vidona
        tudo na santa paz, como Deus manda. Aqui tudo tranquilo. Canto pra ti, a mesma música que cantei para o Marcos Fortal:

        Não, não me abandone, não me desespere, porque eu não posso ficar sem vocêêêêê (bem axé)

        • Cara+ … (Vida, vidinha, vidona ou vidoca..K2k me chamava assim e eu adorava!

          Vem
          Que o teu sorriso
          É pequeno
          No teu beijo
          Tem veneno
          E está querendo
          Me apaixonar 😀

          Estou gostando da nossa cantoria..rsss

  41. MB+ diz

    Gente,

    Acabei de chegar de uma viagem que fiz para a OMS na Bolivia e o que posso dizer é que independente do partido PT, PSDB, PDT , PSTU ou qualquer outro P deem graças a Deus pelo Brasil ser o que é …Não estou conformado com a situação mas o caso lá em relação a SAUDE é degradante…Hoje quando respirei o ar poluido de São Paulo dei graças por estar aqui…..

    • Alexandre diz

      Pois é. E é com países assim que o nosso governo quer se parecer. Estamos caminhando para sermos Bolívia, Venezuela, Cuba, etc., em todas as esferas, e não só na saúde.

    • Cleber diz

      Nao tenho queixa nenhuma do programa de aids aqui do Brasil. Sempre fui muito bem atendido. Melhor ate que muita clinica particular.Deem mais valor para o que vcs teem.

  42. Sérgio diz

    Uma notícia que vale a pena acompanhar , é que médicos espanhóis afirmam ter curado do hiv um paciente com transfusão de sangue do cordão umbilical , de um doador resistente ao vírus .

    • Sérgio, eles vão começar ensaios clínicos já em 2015. E parece que os resultados são bem mais rápidos, pois não é um medicamento que vai precisar ser aprovado, e sim um tratamento intervencionista. Parece que a cura se dá em no máximo 3 meses.

        • Alexandre, como vai? Dúvida, sabe dizer se com esse transplante o paciente precisará usar imunossupressor após o procedimento?

          • Sérgio diz

            binhomais , desculpe me intrometer , mas precisará sim , se não estou enganado , apesar do sangue do cordão umbilical exigir uma compatibilidade genética menor , ainda existe um risco de rejeição . Com o sangue do cordão umbilical , 4 entre 6 marcadores genéticos são aceitáveis para o transplante , enquanto a medula entre 7 e 8 dentre 8 marcadores é o aceitável para obter a compatibilidade . Então é quimioterapia antes , e imunossupressor depois. Abraços.

          • Quis dizer que o cara fez um tratamento inovador, se curou do HIV e em seguida morreu, ou seja, de que adiantou? Por isso depois escrevi que ele não morreu por HIV e sim de linfoma. Pior coisa que tem é contar uma piada e depois ter que explicá-la, pq pessoas como vc têm dificuldades em entender e compreender.
            Sérgio, me parece que os ensaios clínicos já começaram na Espanha.

            • Tati diz

              Tem duas Tati agora no blog? O comentário anterior n fui eu que escrevi… Eu entendi seu comentário Alexandre!!

            • Tati diz

              Eu acho que a pior coisa que existe é alguém fazer esse tipo de brincadeira, se é que se pode chamar isso de brincadeira.
              E não é necessário explicar a piada, até porque não existiu nenhuma no que você escreveu. Sempre leio seus comentários aqui e me contenho para não rebater, pois deu para perceber que não vale a pena mesmo.
              Gente como você não agrega valor em nada na vida.
              Uma vez li aqui também que você ao menos sabe se é hiv+, e depois desse seu comentário está mais do que certo que não sabe mesmo. Do contrário, teria mais respeito com que enfrenta esse vírus.

            • Sérgio diz

              Alexandre , se não estou enganado , começou apenas a seleção(triagem) dos pacientes e dos cordões umbilicais , e o procedimento será realizado no primeiro trimestre de 2015. Abraço.

        • Alex diz

          Também li essa matéria. Meus melhores desejos de que isso vingue. Mas fiquei com uma dúvida e jogo-a na roda para saber o que acham.

          Se se fato uma transfusão de sangue resultar em uma cura para o vírus, como reagiriam as empresas que investiram anos e milhares de dinheiros para pesquisar novos fármacos? A pesquisa toda resultsrá inútil?

          Há pouco também saiu algo na Time a respeito de gene ediing, que parece estar mostrando resultados animadores (estou no celular, por isso mão consigo postar o link). Mas a dúvida era a mesma. Se modificar as células é o caminho da cura, como o lobby das farmacêuticas vai lidar com isso?!

          Ensaio uma tentativa de resposta: esses procedimentos podem ser eficazes, mas ainda assim serão caros e difíceis de se reproduzir em larga escala. Portanto, países (e pessoas) com menos grana terão que continuar dependendo por mais um tempo dos ARVs. O que acham?

          • Sérgio diz

            Sim Alex , será muito difícil reproduzir em larga escala , sem contar que tem ,mesmo que pequena , existe uma taxa de mortalidade , mas será de extrema importância para o desenvolvimento de uma cura universal do hiv. Abraços.

      • Sérgio diz

        Sim Alexandre , tenho acompanhado essa abordagem , tenho muita esperança nessa técnica , vamos esperar , abraço.

  43. Fabuloso diz

    Amigos, compartilho com vocês notícias do meu quadro clínico:

    Fui diagnosticado positivo em fev 2014 com CV de 21.000 e CD4 em 285

    No primeiro exame pós-Tarv fui para CV 360 e CD4 560. Agora, no segundo exame CV 35 copias (isso é praticamente indetectavel, nao?) e CD 630. Bom, né?

  44. Sérgio diz

    Sim os primeiros testes começarão em março de 2015 , primeiramente só para pacientes com hiv e leucemia , provando realmente que se efetivou a cura , os testes se estenderão a todos portadores. As células estaminais são promissoras.

  45. vanessa diz

    Gente, algum de vcs já fez implante dentário?? Vou fazer e apesar de saber que tudo bem que não tem problema, gostaria de saber se com relação aos medicamentos!!
    Bjs

    • Sérgio diz

      vanessa , a respeito da anestesia local para a realização do implante , é sem problemas.

  46. vanessa diz

    Obrigada Sérgio!! Estou com medo, mas vou enfrentar, com certeza eu não serei a primeira com hiv a realizar um implante!!
    Bjs

    • Príncipe Sangue Azul diz

      Vanessa…

      eu, provavelmente, já era positivo na época que fiz o implante e deu tudo certo!!!

    • Vanessa,
      Faça tranquilamente. Eu já era positivo (mas não sabia) quando fiz um procedimento estético com anestesia geral e não tive nenhum problema. Depois do diagnóstico, já fiz até outras coisinhas com anestesia local e foi super de boa!

  47. vanessa diz

    Sergio, MarcosFortal, Príncipe sangue azul, rapazes muito obrigada pela força!! Me sentindo mais corajosa agora!!
    Beijos

  48. Digão+ diz

    Olá pessoal, descobri que sou Soropositivo no dia do meu aniversário, após meu namorado com quem eu havia tido um relacionamento de 2 anos e retornado ter descoberto ser Soropositivo. No começo foi muito duro pra nós dois, mas o que sinto por ele me deu forças para apoia-lo assim como ele a mim. Estamos a três semanas tomando ARV’S e os efeitos colaterais até agora sentidos foram a leve tontura ao acordar que com o passar dos dias está ficando menos acentuada. Hoje parei pra ler o espaço para discussões e isso só me deu mais ânimo para continuar nessa luta. Espero estar sempre podendo contribuir com o que puder e sempre contar com o apoio de vocês. Um grande abraço.

    • CARA + diz

      bem vindo seja Digão
      estamos aqui, para alem de conversarmos, aprendermos mais um com as histórias dos outros.

      força e fé!

  49. Vida +♥♥♥ diz

    VIDA +♡♥♡
    OLÁ SERGIO , MEU INCENTIVADOR…
    Há exatamente 4 meses descobri ser + tenho um relacionamento para muitos estranho, tenho dois amores, um há 18 anos e outro há 1 ano. Tudo isso começou há alguns anos quando chegamos a um consenso de não mais nos trairmos e sermos cumplices um do outro . Esse foi e será o último relacionamento deste tipo até pq nos amamos muito não sabemos nem queremos saber quem foi o responsável por esse contágio .Descobrimos sermos+quando no final de agosto nos separamos do mais novo relacionamento o mesmo fez o teste e deu+ nesse momento o chão se abriu em nossa frente fizemos também o exame e descobrimos sermos tbm + .Resumindo , resolvemos voltar e nos unir mais ainda para vencermos essa batalha que a vida nos impõe. Acreditamos queo amor e a fé são os remédios mais fortes que existem. Somos do Amazonas e estamos tomando a tripla sentimos efeitos colaterais só na primeira semana a depre que sempre insiste em se apoderar é combatida com carinho e amor triplo e muita conversa. .. bjosss a todos …Deus abençoe a todos nós! !!

  50. Psicologo.ILS diz

    Olá a todos!
    Eu namoro a 2 anos com um soropositivo.
    Nos conhecemos, e com 1 semana de “início de namoro” ele me contou sobre o HIV, mas eu, sinceramente, não enxerguei nenhum problema quanto a manter um relacionamento (Até porque, nada mudaria).
    Ele calcula ter sido infectado a 4 anos (2 anos antes de começarmos a namorar), porém, os exames dele sempre mostram bons resultados, e quase nenhuma mudança (não sei os resultados exatos no momento).
    Ele ainda não faz uso de nenhum medicamento, mas estudamos a questão pois em 3 meses estaremos indo morar juntos.
    Desde os meus 18 anos eu faço exames a cada 6 meses, e sempre da negativo para o HIV, porém, quando meu namorado entrou em depressão, e me disse que se um dia eu me infectasse, ele se sentiria muito culpado… então acabei ficando com medo de ter um resultado positivo e acabar fazendo-o se sentir culpado. O meu medo não é por mim, e sim por ele (tem 1 ano que não faço os exames).
    Sempre tivemos cuidados, sempre cuidamos para que não haja nenhum risco, mas, eu confesso que hoje não sei sobre a minha situação real, mas pretendo fazer o exame o mais breve possível, preferencialmente antes de irmos morar juntos, pois se for o caso de der positivo, iniciarei o tratamento junto com ele.

    Em fim…
    Sempre pesquiso sobre o assunto para saber como anda o desenvolvimento dos medicamentos e da estimativas cientificas para as melhorias e possíveis curas. Gostei do conteúdo aqui no site, e de todos estarem se ajudando, mesmo que por informações.
    Gostaria de manter contato com vocês pelo skype ( psico.ils@hotmail.com )
    Abraço a todos, força… e até breve!

  51. Junior diz

    Gente alguém pode me indicar um bom especialista que trate da co-infecção Tuberculose & HIV. Descobri que era HIV + depois do diagnóstico de TB pulmonar, daí iniciei os dois tratamentos juntos em outubro/2014, fiz o tratamento da TB certinho pelos 6 meses, ganhei o peso e parecia estar bem, mas agora está me saindo uns nódulos no meu pescoço, e não param de sair, 2 deles infeccionaram e viraram abscesso, parece que estou cheio de “bolas” na região do pescoço, to achando que deve ser tb ganglionar ou até tb miliar, queria achar um médico no estado de SP que fosse especialista em tratar essas co-infecções. Também tive um episódio de Herpes-Zóster no mês passado, tratei com valaciclovir e desapareceram, agora descobri que estou com HPV na região anal e o procto quer operar. Estou meio perdido, é tudo novo para mim e nunca compartilhei com ninguém esses diagnósticos. Não sou sexualmente ativo há mais de 2 anos e não pretendo voltar a ser, quer me tratar e estabilizar minha saúde. Também queria saber se há algum tratamento alternativo para ser coadjuvante com o tratamento com os ARVs, se alguém já experimentou algo. Obrigado

  52. Santo Agostinho diz

    Olá, tudo bem?
    Descobri a um ano que sou soropositivo e logo no início tive que iniciar com os ARVs. Hoje estou “caminhando”, embora minha vida ainda esteja muito angustiante. Sei que é um processo de superação e de encontrar novamente o ponto de equilíbrio. Rezo diariamente pela cura ou por uma vacina que nos afaste do uso contínuo dos medicamentos, o que pra mim é uma grande tortura. Só consigo engolir comendo uma banana junto com os remédios… Abraço….

  53. Cris diz

    olá,
    há 2 anos descobri ser + após uma doação de sangue, e de lá para cá fui 3 vezes ao infecto, ele me recomendou iniciar o tratamento, porém não tenho encontrado coragem para ir até o posto médico da minha cidade, são muitas dúvidas, receios e medos, além da angustia diária, não sei como é o atendimento de saúde, sempre utilizei a rede particular, tenho medo da exposição, de alguém descobrir….enfim, ler esses comentários está me ajudando, to tentando buscar coragem…

    • Cris,

      Eu me trato com médico do convênio mas a medicação é pelo sistema público.

      No começo ficava com receio até de ir no infecto, mas dps relaxei.

      Meu médico esperou três meses para começar a medicação e, nesse intervalo, minha imunidade caiu para níveis preocupantes, talvez pelo stress ou o emocional abalado.

      Se me pedir opinião eu sugeriria que começasse o tratamento.

      Abç

  54. M.B.A diz

    Como me alivia ler este blog, fiz o teste rapido dia 31/05/2016 deu positivo, meu mundo caiu assim como o de vocês meus exames de cv e cd4 sao dia 16 quero começar logo o tratamento e quanto ao CTA não tem como reclamar a atenção deles comigo foi algo incrivel, meu maior medo sempre foi contrair HIV e infelizmente aconteceu mas nos somos muito maiores que esse bixinho sei que existe efeitos colaterais dependendo do individuo eu independente não irei parar sou guerreiro e chegarei a indetectavel se Deus quiser, eu poderia ter iniciado antes se meu medico me orienta se a pedir exames mas não ele alegou que a minha diarreia prolongada a mais de 2 meses era virose, vamos seguir em frente a Vida é uma dadiva

    • Leonardo diz

      Caramba, eu também tive diarréia por quase dois meses, fiquei desesperado, mas já sabia da minha sorologia. Ia ao banheiro 6,7,8 vezes ao dia.
      Minha médica passou remédios para vermes e uma medicação de nome annita, e ainda um antibiótico. Enquanto tomei a medicação, a diarréia passou, porém quando eu terminei ela voltou!
      Quais foram os remédios que vc tomou? Cessou o problema?
      iniciei a TARV há quase um mês, logo não foi por causa da TARV, vez que já estava com uma crise muito forte de diarréia que não terminava nunca, tive muito medo.
      Hoje termina meu tratamento com a medicação Annita e espero ter sanado o problema.
      Se vc puder me responder ficarei muito grato.
      Um abraço.

  55. Bruna diz

    Gente deixem o telefone para contato. Quem quiser fazer amizade. Ou tiver interresse em conhecer alguém especial. Eu sou do Pará. Bjs

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s