Diário
Comentários 43

Veias

A enfermeira acabava de entrar no quarto e anunciava:

“— Olá! Meu nome é B. e vim colher seu sangue.”

“— B., como faz para não ficar com hematomas depois da coleta? Será que é melhor não pressionar tanto o adesivo contra o braço? Tenho a impressão que isso me causou hematomas das últimas vezes”, perguntei.

“— Hmmm”, refletiu a enfermeira. “Você tem certeza que é por causa da pressão? Em geral, quanto maior pressão depois da coleta, menor a chance de hematoma. Veias calibrosas como a sua precisam de mais pressão.”

“— Curioso, pensei que fosse o contrário, pois da última vez o hematoma se formou exatamente embaixo do adesivo.”

“— Isso acontece comigo também. Às vezes o adesivo dá uma reação alérgica e isso também pode estimular o hematoma. Você deve ficar com o adesivo no braço por 1 hora, no máximo. Depois retire.”

Ela já apalpava minhas veias para escolher em qual delas fazer a punção.

“— Outra coisa que influencia”, explicou ela, “é a veia que se usa. Em geral, a veia basílica, essa que fica bem no centro da dobra do braço, é mais fácil de fazer a punção. Mas a veia cefálica, que fica na parte de cima da dobra, é melhor: menos dor e menos risco de hematoma. O problema é que nem todo mundo tem a veia cefálica saltada, como a sua. Então, a mais usada é a basílica.”

Ela cuidadosamente fez a punção e encheu as nove ampolas de sangue. Acostumado, já observo todo o procedimento.

“— Agora segure o algodão aqui com bastante força”, disse B. “Não dobre o braço ou pegue peso na próxima hora e, depois, me conte se ficou com hematoma”, sorriu a enfermeira.

Não ficou, B.

Anúncios
Este post foi publicado em: Diário
Etiquetado como:

por

Jovem paulistano nascido em 1984, que descobriu ser portador do HIV em outubro de 2010. É colaborador do HuffPost Brasil e autor do blog Diário de um Jovem Soropositivo.

43 comentários

  1. Matheus diz

    Ja tera nova consulta ?
    Traz novidades pra gente. Anticorpos neutralizantes, doses espaçadas

  2. garoto diz

    Alguma dica sobre como tomar a dose diária de medicacao se vou para o Japao (12h) de diferenca e volto? Posso ficar 36h entre uma dose e outra?

  3. Putz, não gosto nem de pensar nesse monte de exames.. Sou péssima de veias. A enfermeira quando vai coletar meu sangue para exame do CD4 e carga viral quase me mata…agora imaginem pra encher trocentas ampolas…
    Sem contar que ela quase decepa meu braço com aquele garrote.
    Ninguém merece!

    • Vida … Também sou assim.. E essa história de ficar falado comigo sua veia eh isso sua veia aquilo me deixa ainda mais nervoso. Todas as vezes a enfermeira pergunta se estou passando mal huahuahua

      • Mike, comigo também é assim..rs . Eu passo pelas mãos de várias enfermeiras e poucas conseguem…
        Minhas veias são só para os fortes..rs

    • Mutatis Mutandis diz

      Bom, eu não chego a tanto como nosso amigo MB+, mas sou magro também e dá pra notar a felicidade da enfermeira quando pega meu braço e “fica escolhendo” qual a melhor veia. Eu só faço virar o rosto e esperar terminar, rsrsrsr.

      Aliás, por falar em coleta de sangue para exame, estou com CV 155 e CD4 890, tenho fé em Deus que zero essa CV até Dezembro (será um dos meus presentes de Natal).

      • Pequena diz

        Oi espero um dia ter noticias tão boas quanto a sua Mutatis para meu marido o cd4 dele está em 40 e a carga vida em 500 mil a imunidade dele está muito baixa mas tenho fé que ele vai melhorar o médico acha que o cd4 dele nunca vai passar de 300 daqui dez dias eu vou fazer o meu exame. Abraço mutatis e parabéns.

        • MB+ diz

          Pequena

          Tenha fé em Deusprimeiramente. ..pois tudo vai dar certo. ..seu marido tem alguma co infecção grave ? Se sim tem que tratar essa primeiro. ..depois com o tratamento com os arvs diminuir essa carga viral. ..Então o cd4 irá aumentar os níveis que vai chegar nenhum infecto pode prever pois isso é resposta de cada organismo…Já vi possoas com cv em um milhão e cd4 abaixo de 10 e se recuperar e hoje está indetectavel e com cd a níveis otimos …meu amigo Alexandre mesmo chegou a ter seus cd4 a 9 isso mesmo 9 e hoje esta otimo vivendo e nos ajudando com seu blog…força …foco e fé que tudo vai dar certo…fica com Deus e logo logo tudo estará resolvido.

        • Mutatis Mutandis diz

          Nosso colega MB+ disse tudo. O lance aqui é paciência mesmo, Pequena. Tudo se reverte. Só a sua compreensão para com seu esposo já é de uma nobreza tremenda entre vocês. Eu também cometi esse erro na minha vida, quase pus tudo a perder. Aliás, por um momento pensei que tinha posto mesmo. Mas não cheguei a contaminar minha esposa. Isso tudo foi a 10 meses atrás, aproximadamente. As coisas hoje estão melhores no meu matrimônio, graças a Deus. Sarado de fato não tem nada, mas as chagas de Cristo também estão abertas por mim e por nós todos, dessa forma não posso reclamar de nenhuma ferida em minha vida. Siga em frente, sozinha é que você nunca via estar. Sucesso!

      • Mutatis Mutandis…posso te chamar de MM?.

        Também sou magra e minhas veias simplesmente desaparecem…são tímidas feito eu.rs
        Aí vem a enfermeira, coloca o garrote, depois de muito custo acha uma veia , fura e pimba…ela some! Aí ela fica “passeando” com a agulha no meu braço pra ver se acha a fujona..
        Depois olha pra mim e fala: você tem medo meu bem? Está doendo? vc está passando mal? rs
        Eu olho pra ela e respondo: Nãoooo manda vê! Se eu cair, do chão eu não vou passar mesmo..rs

      • MM, já já você ficará indetectável e seu CD4 está ótimo!!

        Eu estou indetectável há séculos e meu CD4 nunca passou de 700..será que tô com defeito?
        Eu sempre questiono isso com o meu médico e ele fala que é normal e que o importante é estar indetectável.

        • Camillo diz

          É assim mesmo Vida, meu médico me disse que é normal. Eu tb indetectável desde os 2 meses de tarv’s e CD4 não passa disso. Meu médico disse que não precisa.

        • MB+ diz

          Vidinha …meu CD4 nunca passou de 650 …bem minha carga também nunca ultrapassou 15.000…se voce tá com defeito Eu estou quebrado…

    • Binho diz

      Estou me sentindo um ET: só eu gosto de tirar sangue aqui neste blog? huahuahuahuahua. Toda vez fico olhando pra agulha entrando na pele hahaha. 😛

      • Binho, eu detesto tirar sangue 😛 ..mas eu fico olhando a agulha entrando, saindo, cutucando daqui, cutucando dali.. e rezando pro sangue não parar de vir..rs

  4. Ex ex ex deprimido diz

    Pessoal uma pergunta: na minha vida nunca fiquei resfriado. Nunca mesmo. Mas agora depois da descoberta tenho ficado quase constantemente. Estou desdequinta passada de molho na cama. Diarreia e uoje deu vomito. Alem da tontura. Isto eh psicologico ou tem a ver? Eu to indectavel. M as s minha cabeca ta falando zilhoes de coisas para mim.

    • Binho diz

      Ex ex ex, vc toma medicação? Se sim, qual?

      Minha infecto pediu para me vacinar contra gripe. Ainda não tive problemas assim. Como efeito dos remédios, só boca seca, pele ressecada e rash cutânea…

      Pode ser que também tenha a ver com o psicológico, sim. E esta é a parte mais difícil, pq controlar a mente é difícil.

      Melhoras pra vc 🙂

      • Ex ex ex deprimido diz

        Oi binho. Eu tomo stribil mas nunca tive efeitos colaterais. Acho que eu estou mais com o psicologico afetado. Como disse nunca fiquei resfriado e onde eu moro eh frio maior parte do ano. Minha proxima consulta eh em dezembro mas vou ligar para meu infecto e perguntar. Aqui nao tem vacina contra gripe. Obrigadao.

    • Enio diz

      Isso é psicológico;tome vacina da gripe…depois ficar boa.e peça ao médico vacinação contra pneumonia….pneumococica anote

  5. LRGod diz

    Saudade de vcs!

    Estou sempre por aqui 🙂
    Ultimamente meio down, mas nada relacionado a soropositividade… logo passa.
    Passar aqui e ver essa troca que sempre há no blog me deixa muito feliz!

  6. Edu diz

    Boa noite, JS!

    Sempre fico em duvida quando se refere ao profissional que coleta sangue. Nos laboratórios, ou até nos hospitais, quem coleta sangue venoso quase sempre é o técnico de laboratório (possui ensino médio, curso técnico e não é profissional de enfermagem, a nao ser que ele possua duas formações). E nao é comum o enfermeiro (nível superior) fazer coleta de sangue venoso para exames. No ambiente hospitalar, o enfermeiro realiza rotineiramente apenas coleta de sangue arterial.

    E que bom as suas veias serem ótimas. As minhas também sao. Quase saltam do meu braço.

    Forte abraço! Parabéns mais uma vez pelo seu importante papel.

    Edu

  7. menina diz

    Olá, tenho 21 anos e a pouco mais de 7 meses descobri ser s+ já tomei o efavirenz quase morri, apareceu um monte de bolinhas e fiquei sem ar. Minha infecto mandou parar e trocar pelo nevirapina tomei por 7 dias no 8º dia tive uma crise de alergia e ardência na pele fui na medica e novamente pediu para eu parar. Fiquei internada 4 dias. E agora não tenho coragem de ir no medico por medo de nova alergia e ficar desemprega. obj

    • Secret diz

      Menina….

      não pense assim. Você agora esta em tratamento. Sem o remédio você corre o risco de com o tempo adoecer e aí sim ter que ser internada. Então, tenha calma e se adapte ao tratamento. Primeiramente, você precisa estar bem de saúde!

      um abraço!

  8. Rapaz diz

    Pessoal! No início to tarv de vcs…. Tiveram hemorróidas externas como efeito colateral???? Ou essa hipótese é descartada??? Apresentei esse sintoma 20 dias depois do inicio do medicamento… Estou tratando ha 1 semana mas a ‘bolinha’ nao some…

    • Bruno diz

      Boa noite Rapaz, quais medicamentos você está tomando? Chegou a notar outro possível efeito colateral?
      Comecei o segundo mês de tratamento, tive poucos efeitos colaterais, mas acho que no início do tratamento a gente fica preocupado mesmo e acaba associando qualquer coisa à medicação, as vezes nem tem relação.

  9. Rapaz diz

    Efz, lamivudina e tenofovir… tive o efeitos esperados, mas só na primeira semana… seguida da rash cutânea.. agora n sinto exatamente nada, mas apareceu essa “hemorróida” q n some…
    quarta vou retornar ao médico… afff

  10. VM diz

    Gente, eu to vendo q terei q ir atrás d um dicionário d siglas! Eh tanta q me perco! !! Rsrsrs – aliás, mt bom ver q vcs tb se divertem… amanhã retorno para saber se farei o uso dos ARVs (olha soh, uma sigla jah aprendi!) , perdi o sono pela preocupação, preocupação essa tb pelos efeitos colaterais, mas aih lembrei do blog e comecei a ler os comentários d vcs… como me aliviam! Obrigado, galera! Hehe
    e qt a hematomas, fikei alguns gigantescos no braço depois das dezenas d ampolas q encheram. Serah q toda vez serah isso? E olha q sou “veiudo”!
    Vlw, pessoal!

    • Bruno diz

      Olá VM, a sua preocupação é natural, mas tente relaxar. Os efeitos colaterais não são mais tão severos como eram à uns anos atrás, eu só tive um pouco de tontura, mas nada que incomodasse muito.
      Quanto aos hematomas, você evitou pegar peso depois que fez a coleta?

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s