Notícias
Comentários 53

Relatos da vida com HIV


Soropositivos contam como é viver com HIV hoje no Brasil; veja relatos

Por Mariana Lenharo do G1, em São Paulo

Relatório da Unaids apontou que novos casos cresceram no Brasil. Tendência mundial é de queda: de 2005 a 2013, casos diminuíram 27,5%

A tendência de aumento das novas infecções por HIV no Brasil veio à tona recentemente com a divulgação de um relatório da Unaids, programa da Nações Unidas sobre a doença. O levantamento constatou que, globalmente, o número anual de novos casos caiu 27,5% entre 2005 e 2013, enquanto para o Brasil foi apontado um crescimento de 11,8%.

Dados consolidados pelo Ministério da Saúde, por sua vez, indicam aumento de 9% entre 2002 e 2012.

Segundo especialistas ouvidos pelo G1, a diferença do país em relação à tendência mundial, que tem as infecções em queda, pode ter várias explicações. Uma delas é o fato de o Brasil estar em uma fase diferente da epidemia em comparação a outras regiões, além da carência de novas estratégias de prevenção. [Continue lendo.]


Anúncios
Este post foi publicado em: Notícias
Etiquetado como:

por

Jovem paulistano nascido em 1984, que descobriu ser portador do HIV em outubro de 2010. É colaborador do HuffPost Brasil e autor do blog Diário de um Jovem Soropositivo.

53 comentários

    • Olá pessoal, tudo bem? Descobri ser soropositivo dia 18/08. Parabéns pelo blog e discussões!!!

      Me ajudem, estou com a pele muito seca, chega a ficar cinza!!! 😔

      • ex ex ex Deprimido diz

        Ola Vida Longa (gostei do nick!). Nao sei o que falar sobre pele seca, pois nao tive isto. Mas como voce descobriu ha poucos dias, nao fique pensando que tudo que acontecer contigo daqui para frente sera por causa do virus. Nem tudo esta relacionado.
        Eu descobri no dia 26/05 deste ano. E apesar de parecer que o mundo tinha acabado, eu descobri que eu estou muito melhor de saude de quando eu nao sabia que tinha o virus.
        Acho que o choque faz a gente parar para pensar o que estamos fazendo com nossas vidas, e assim, conseguimos um melhor caminho.
        Fique tranquilo/a, tudo dara certo. Basta fazer tudo com calma e atencao. Voce vera que a pela voltara a ficar boa novamente. 🙂

  1. Gabriel diz

    Parabéns pelo blog! Fui diagnosticado a menos de uma semana, ainda estou me adaptando a ideia, seu blog tem me ajudado bastante.

    • Secret diz

      oi Gabriel… eu faz um mês e alguns dias!! Aqui é um espaço ótimo para nos informamos melhor a respeito do HIV e também conhecer ótimas pessoas!!! Foi maravilhoso ter esse site para me ajudar!

      Seja bem-vindo!!

    • Barney diz

      Tbm descobri a pouco tempo, um mes e alguns dias, tenho vindo sempre aqui. o blog realmente nos ajuda bastante. Tbm me adaptando. A ficha parece q ainda nao caiu.

      • Secret diz

        Oi Barney,

        Pois é! Pra mim parece que não caiu também! Como você descobriu? Eu fui fazer um check up de rotina. Como eu sou um HSH (descobri esse termo aqui! hehe) eu fazia testes anuais. Então, eu não tive nenhum sintoma.
        Meu CD4 e CV estão em níveis ótimos. Felizmente, não descobri da pior forma. Agora é focar no cuidado e qualidade de vida! Passo na infecto em Setembro porque me ofereceram um teste de genotipagem que fica pronto dentro de um mês. Como o CD4 tava acima de 400 ela disse que não haveria problema nenhum em esperar. Eu já tava me sentindo com tudo de ruim!!

        Eu fiquei numa fase de “luto” muito grande que me impossibilitou de expressar até mesmo aqui. Porém, eu vi que não sou o único nem o último. E assim, nós vamos indo… pessoas mais experientes, pessoas novatas, negativos, sorodiscordantes, positivos (emocionalmente), críticos, carentes e cia ltda!!!

        • Barney diz

          Oi secret, tudo bem ?
          Então, por tbm ser hsh costumo fazer exames de rotina, fiz em outubro e tudo ok, então fiz novamente agora em junho. Quando fui buscar os exames me solicitaram que fizesse o blot, resisti, mas logo cedi e fiz, confirmou-se positivo. Tive que contar a uma tia que confio, por eu morar em uma cidade pequena fui para cidade dela que e maior para ter uma orientacao, por estar no inicio a infecto disse para deixar a poeira baixar e procurar um lugar que faria o tratamento. Hoje, fui a um clinico que me acompanha aqui e pedi orientaçao, por ser uma cidade pequena so tem uma infecto e ela está de atestado volta em setembro, o medico entrou em contato com ela que disse para marcar quando chegar pq nao tem “urgencia”, sorte que ela mora no mesmo predio que eu. Quero fazre o tratamento de uma forma que me exponha o minimo possivel. Mas na primeira orientaçao ja fiz alguns exames e esta tudo “ok”. cd4 acima de 500 cd8 acima de 1200 e carga viral 25000. Tenho um namorado, de um ano de relacionamento, fez exames e deu negativo, graças a Deus; Em setembro, assim que a infecto chegar vou comçar meu tratamento. No inicio eu so chorava e procurava alguma forma de meus exames estarem errados, aos poucos fui digerindo tudo, e entendendo que todos nos erramos, se não fosse esses erros nao teriam tantas maes solteiras, tantos filhos indesejados, “por acidente”. No meu caso, nao sei com ome infectei, mas tenho certeza que foi em algo de 15 minutos, pq, como disse, me relaciono a um ano e em algumas brigas acabei ficando com outras pessoas, fico me culpando, pq nao me previni, mas agora nao faz mais diferença, e como me disseram melhor nao saber como aconteceu, pior e saber quem lhe infectou, o que voce vai fazer? o “ERRO” foi nosso!!! e como diz o ditado melhor prevenir do que remediar, ja que não prevenimos, temos que dar graças a Deus por ter um tratamento, bem diferente de anos atrás. Se tiver algum outro contato para conversamos melhor, hoje busco novas amizades, para trocarmos experiencias e podermos nos ajudar

          • ex ex ex Deprimido diz

            Oi Barney, quando voce fala em CV de 25000, eh 25000 mesmo? ou 25? Minha CV veio 78, dai eu perguntei ao infecto se era 78000 e ele me explicou em termos tecnicos. Continuo sem entender. Como o idioma que falo com ele nao eh Portugues, mesmo que ele fale em termos nao tecnicos eu fico as vezes tendo que buscar no dicionario…. 🙂 Por favor, me explica isto!

            Tambem li que tu fez exame de CD8, porque?
            Eh solicitado este exame tambem?
            O meu nao pediu. Ele so fez CD4 e CV.
            Preciso ficar preocupado?
            Abracos.

            • Barney diz

              Olá, EEED, não sei o motivo de ter solicitado o cd8, minha carga veio escrito no exame dessa forma 25010 também não entendo bem, eu procurei orientaçao em outra cidade, e dpois que peguei o resulltado ainda nao fui a infecto, pois a da minha cidade esta de atestado e por ser cidade pequena so tem uma. mes que vem ela retorna e farei o acompanhamento, acredito que terei q fazer novos exames, mas ja fiz esses para saber como estava neste momento. Acredito q nao seja motivo para se preocupar.
              Abraços.

    • Gabriel diz

      Obrigado! Ainda não comecei… Estou aguardando o resultados dos exames detalhados.

  2. Gabriel. Não precisa ficar com medo ou pensando besteira. Sei que é dificil no começo mas jajá você vai ver que não é um bicho de sete cabeças. Só vai ter que se cuidar um pouquinho mais e usar sempre camisinha. A vida segue em frente com mais alguns leões pra você domar.
    Abraço

    E conte com a gente.

    😉

  3. ex ex ex Deprimido diz

    Eu fui descoberto com HIV no dia 26/05/2014. De la para ca fiz um exame detalhado, que veio com CD 1104 e CV 78. Nao entendo ainda muito bem o que eh o 78, mas o meu medico disse que estou bem.
    Apesar de tudo, eu pedi para comecar com medicamento, pois nao quero esperar estar mal para iniciar algo que pode ja me ajudar.
    Entao eu tomo 1 pilula por dia, que optei pelo cafe da manha, chamada Stribild. Na verdade eh um composto de 4 medicamentos em uma pilula somente. Ja tomei 33 pilulas ao todo, e hoje pela manha eu fui colher sangue novamente para novos exames. Dia 15/08 tenho a consulta com o infecto.
    Espero que tudo corra super bem.
    Ah, estou indo ao Psichiatra, o que tem me ajudado bastante.
    Estou tambem contente que o blog voltou ao formato anterior…. O novo lay-out eu nao conseguia ler. 🙂
    Abracos a todos, e continuo lendo sempre aqui.

    • Matheus diz

      Seu tratamento é feito onde ? Stribild não é disponibilizado no Brasil

      • ex ex ex Deprimido diz

        Oi Matheus, eu nao moro no Brasil, e aqui onde eu moro Stribild eh novo tambem. Deve ter uns 6 meses de uso. Mas pelo que eu entendi do meu infecto, nos EUA ja eh disponibilizado ha dois anos.
        Voce conhece este medicamento?

        • ricardo diz

          Boa tarde! ex ex ex Deprimido,

          Vc sentiu algum efeito colateral? Li que esse medicamento causa alguns, dentre eles diarréia.
          Onde vc mora o remédio é comprado ou disponibilizado pelo governo? Se for comprado, vc acha que seria possível importá-lo?

          Obrigado.

          • ex ex ex Deprimido diz

            Oi Ricardo, com a bencao divina, nao senti efeito colateral algum. Muito pelo contrario: estava tendo diarreia, e o remedio normalizou meu organismo. Existe uma tendencia a constipacao, mas eh so beber bastante liquido que tudo volta a funcionar normal. Claro que as vezes tem uma dor de cabeca, um suor a mais, e dai voce associa tudo ao HIV, mas de acordo com meu infecto, nem tudo tem a ver.
            O remedio eh controlado por receita medica, e eu so posso pegar 90 comprimidos de cada vez. Meu seguro saude paga as despesas.
            Espero que logo chegue no Brasil este medicamento, porque eh somente uma pilula ao dia.
            Abracos.

      • ex ex ex Deprimido diz

        Oi filhosorop,
        Nao moro nos EUA nao. Moro na Europa, no norte, na parte sem luz e gelada. O seguro saude meu custeia o medicamento e o medico. Mas claro, o valor do seguro saude por ano eh bem carinho.
        Abracos.

    • Ga diz

      Como o senhor Gallo se infectou ao doar sangue? Antigamente eles não trocavam agulhas e outros materiais ao captar de doadores?

  4. ROCK UDSON diz

    Verdade Vida, por que não falam logo gays ou bis?
    Descobri também que agora não falam mais “moradores de rua” mas sim “pessoas em situação de rua” rsss

    • ex ex ex Deprimido diz

      Hudson, o motivo eh mais politico do que vocabulario. Numa conferencia por exemplo, voce nao pode chamar uma pessoa de “gay” ou “bi”. Isto pode gerar um processo. Entretanto se voce se referir a “homem que faz sexo com homem”, dai eh diferente.
      Na verdade a sigla HSH eh universal. Onde eu moro eh usado MSM. Acho que nos EUA tambem eh assim.

      • ROCK UDSON diz

        Sim, faz sentido. Até por que existem muitos homens que fazem sexo com homens, mas que não são gays ou bis, por exemplo os que gostam de travestis. Embora, alguns destes realmente sejam. Ser gay é todo um procésso cármico.

  5. Rock, é sério isso dos moradores de rua??
    Então MSM são mulheres que fazem sexo com mulheres?.rss

  6. caio diz

    Estou muito angustiado. Tive uma experiência em q fiz sexo oral por cinco segundos em uma pessoa, sendo que fiz um exame de quarta geração com 14 dias. Não deu nada. Após um mês, fiz um exame de terceira geração com 30 dias. Não deu nada tb. Agora, com 50 dias decorridos da experiência, tive diarréia aguda por 4 dias. Fiz hoje o terceiro exame, de quarta geração. O Dr. Ésper falou que todos os testes Elisa realizados no Brasil são de quarta geração, entretanto, no laboratório em que fiz o terceiro exame, biomédicos me disseram q era de terceira. VITROS ECI Johnson&Johnson quimioluminescência amplificada. Nem sei se foi Elisa, mas, como se trata de um laboratório particular, acredito que sim. Se tivesse sido de quarta geração, eu estaria mais seguro com um teste de 30 dias. Estou morrendo de medo de pegar o resultado do teste de 50 dias de quarta geração. Será q vc poderia me ajudar com algumas palavras?

  7. Nurse diz

    Oi gente. Descobri a um mês. E hoje fui na médica para iniciar a medicação, sou enfermeiro, talvez poucos aqui são da área da saúde. Quando descobri o que mais me preocupava era meu serviço. Sou formado e a seis anos só sei fazer isso. Minha médica recomendou manter a descrição no serviço. E agir da mesma maneira usando todos os EPIS e todo cuidado de sempre. Pra mim é difícil ir ao centro de saúde especializado aqui da minha cidade. Pq conheço várias pessoas da área da saúde. Inclusive em laboratórios. Fora isso está tudo em ordem. Não chorei nenhum dia, e estou encarando. Contei para minha mãe e meus melhores amigos. Não conseguiria guardar esse segredo deles. Confio neles. Um é soro positivo tbm e me deu todas as dicas, essa informação ficará restrita apenas essas pessoas.
    Queria saber se tem mais alguém que é da área da saúde. Acho pouco informação na Internet, e parabéns pelo blog. Sempre que possível passo aqui.
    Beijos a todos

    • Caca diz

      Oi Nurse, não sou da enfermagem, mas sou da área da saúde. Descobri minha sorologia em março deste ano, em abril iniciei o tratamento e já estou indetectável. Fiz algumas amizades por aqui e isso foi o lado gratificante de toda essa reviravolta na minha vida. Se quiser conversar, trocar informações caca_mf@hotmail.com.

      Abraço!

    • Acadêmico de enfermagem diz

      Oi, sou acadêmico de enfermagem 5 período, me descobri soropositivo no mes de junho de 2015, gostaria de conversar com você pois mesmo já tendo passado um tempo ainda tenho medo de me prejudicar profissionalmente, ainda hoje pensei em desistir só que amo a profissão desde criança

  8. Caio diz

    Oi Nurse, sou enfermeiro também, descobri ser soropositivo a 10 dias apos o seu post, quando descobri o que mais me preocupava também era meu serviço, continuar ou não? resolvi continuar, ao contrario de você chorei muito porém logo conheci algumas pessoas também portadoras o que me ajudou muito, caso queira me mandar e-mail para continuar a amizade.

    costacaio2015@bol.com.br

  9. R.P diz

    Boa Noite meus lind@s e maravilhos@s soropositovos, começo desejando muita força p todos nós desse dilema que é ser portador do vírus. Gente, fui diagnosticado em Agosto de 2015, a ficha demorou a cair, sofri muito, até depressão enfrentei, mas graças a Deus consegui recuperar. A maneira que fui infectado foi covarde, entretanto ninguém nos obriga a fazer sexo sem camisinha n é verdade? Rs.. quando descobri pensei mtas besteiras, inclusive até tentei fazer algumas, mas se te uma coisa q aprendi com o tempo é que aquele velho ditado ” as coisas tem a importancia que damos” é verdade. Passei a ver as coisas de outra ótica, conheci um cara maravilhoso… que terminou tudo comigo qnd contei do vírus, pensei q seria sempre assim.. mas esse mesmo cara voltou atrás e estamos até nos acertamos, mas outa coisa que aprendi é que ser sincero e falar a verdade sempre é bom.. apesar de ter perdido algo que queria tanto, a verdade me libertou e fiquei de consciência limpa (opinião pessoal rsrs) inclusive galera torcam por mim e que dê certo esse romance ‘discordante’ kkk. Gente, quero muito fazer amizades, conhecer outros soropositivos, sei que temos que nos preservar, mas acredito que nós, que vivemos esse drama diariamente, cheio de tantas dúvidas, medos, incertezas… temos q nos unir. Externo o quanto acho esse blog maravilhoso, e gente, olha a nossa cura vai chegar! Não tenho medo de viver com o hiv, mas sim das complicações e preconceitos que se passa.. vou deixar meu e mail se alguem quiser trocar uma idéia, fazer amizade, estou aqui.. mais uma vez Parabéns pelo blog! Força meus irm@s de batalha, e mta fé, super beijo e otimo 2016 😀
    avidaebela@outlook.com

  10. ad diz

    Bom dia!! Acabei de descobrir esse blog. Estou naquela fase deprê, de ter a sua primeira semana acostumando com a ideia. Nossa, tenho passado por maus bocados.Eu só penso na minha família… Quero fazer amizades. Eu preciso muito, estou sofrendo de forma solitária e isso está me matando.

    • Junnior Jr diz

      Ad me adicione no KIK junniorjr, entendemos o que esta passando e eu mesmo ainda não superei isso por isso sempre é bom ter alguém com quem conversar.

      abs

    • Gil diz

      OLÁ,

      Sempre estamos aqui no blog, procure ver as postagens mais recentes e participar das discussões, também tm o kik, que é um aplicativo tipo whatsapp que o pessoal tem um grupo, as pessoas daqui trocam e-mails, se ajudam mesmo!
      Quando precisar, entre em contato: psicogil@gmail.com

  11. Ad diz

    Júnior o que é esse kiki? Me mand seu email? Eu estou ficando mais doente pelos meus pensamentos, não durmo mais normalmente, não como direito, não sinto fome e nem gosto. Vivo passando mal quando deito e penso em tudo isso. Só essa ideia de conviver assim está me matando. Eu não estou aguentando. Vim morar numa cidade que não conheço quase ninguém, longe de tudo e todos. Parece que estou vivendo um filme de terror, tento me.colocar forte, ser positivo, otimista, mas tenho minhas recaídas. Estou emagrecendo e não consigo chorar. Por favor, preciso urgentemente conversar com alguém… Alguém que me transmita segurança, me dê apoio e me explique bem o que é tudo isso. Não estou suportando sozinho.
    ;-(

    • Gil diz

      Força, garra não são fáceis de se tirar do bolso, da cabeça, neste momento… afinal, somos humanos.
      Mas sempre é importante estar com pessoas esclarecidas, pessoas que passam por esta situação numa base melhor.
      Você não morreu, não é zumbi, não ficará doente. Basta tomar a medicação, exercícios, boa alimentação, fé na vida, foco nos planos futuros, SEMPRE TOMAR A MEDICAÇÃO DE PREFERÊNCIA nos mesmos horários, conversar com outras pessoas, não se assustar com alguns efeitos colaterais que alguns aqui tiveram. Mesmo que adoeças, há como recuperar e viver bem. Neste blog tem gente sadia e vivendo tranquila mesmo após mais de 22, 24 anos de contágio. Outros quase mortos, que foram resgatados e hoje estão sadios.
      Vamos nos ajudar.
      Meu e-mail é psicogilmar@gmail.com

      • Ad diz

        Obrigado pelas palavras. Sei que é por esse caminho mesmo. Muito obrigado.
        Fica com Deus!

  12. Junin diz

    Bom, descobri que sou soro-positivo ha 6 dias, eh, parece que não to acreditando ainda, ta começando a ficar dificil, sem pessoas para desabafar, para receber apoio, para receber dicas, então, se puderem, me da um pouco da atenção de vcs, ja estaria de bom tamanho. Desd ja, agradeço.

  13. Menino diz

    Oi, bom pessoal achei este blog hj e quero compartilhar com vcs, minha experiência. Em junho de 2015 me descobri soropositivo, porém sou acadêmico de enfermagem e já tinha pego estágio no cta, fiz exames lá mesmo e não deu reagente, mantinha um relecionamento a quase dois anos com um rapaz de outro estado. Porem um ano depois do estágio comecei a adoecer, tinha muita febre e perdi quase dez quilos, dai fui ao medico e ele pediu que fizesse as solorogias, fui sem medo algum pois já tinha feito e não tinha dado reagente, mas dessa vez foi diferente ( deu reagente). Não sei como pois não estive em situação de risco, só que na época do estágio eu estava com escabiose ( sarna) muita ferida no corpo, mesmo assim fui para o estágio. Nesse momento meu mundo ficou pequeno e escuro, não sabia o que fazer, não conseguia nem chorar. Liguei para minha mãe ainda lá no cta com o auxilio de enfa que foi a mesma do estágio, contei a minha mãe que nem sabia ainda que eu era gay. Voltei para casa e contei a meu parceiro, ele surtou, contei a ele que tinha dito a minha mãe sobre nosso relacionameto, e ele disse que não devia ter feito aquilo. Logo minha pobre mãe chegou e choramos muito. Voltamos ao cta e meu parceiro fez o exame e deu não reagente ( graças a deus ), ele tomou conta de mim por seis meses. Tive depressão , não dormia. Depois começou a cair a ficha com uns três meses. Ontem em consulta com a minha infecto mudamos o esquema, pois o meu virus e sensível ao comprimido dose única Meu parceiro foi fim de ano para o estado dele para passar fim de ano e não voltou mais. Não moro com meus pais, e não tenho com quem conversar, ainda hoje sonhei com ele, ainda o amo muito. Se descobrir soropositivo doe, mas ser abandonado com um animal inútil doe mais ainda. Estou a cinco meses so, sei que talvez continue assim. Sou de um estado do nordeste e aqui as pessoas ainda nem se quer pronunciam a lavra HIV, chmamam de aquela “doença braba “. Só já não fui embora porque tenho minha mae aqui. Espero que o meu ex seja feliz e que nunca façam com ele o que ele fez comigo. A doença chegará para todos nós um dia, seja por genética, idade, acidente … somos vulneráveis e propensos a doenças. Não e porquê estou doente e ele não, mais se fosse a situação contrária eu cuidaria dele, o amaria do mesmo jeito, como dizem na hora do casamento na saúde e na doença, infelizmente nem todos pensam assim. Não quero ser santo aqui, mas não tinha como eu ter pego por maneira sexual pois eu já mantinha um relacionamento a quase dois anos, não estando na janela imunoligica. Fiz muitos exames em pacientes que deram positivos não sei se de alguma forma me contaminei. Estou pensando em montar um blog tbm direcionado para o meu estado, para poder ajudar de alguma forma a pessoas na mesma situação que eu.
    Meu email para contato é meninomassa@hotmail.com

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s