Cientistas descobrem maneira de expulsar o HIV de células infectadas
Por Alice Park @aliceparkny em 21 de junho de 2014
A técnica aborda o problema dos reservatórios de HIV escondidos no corpo e pode vir a ser uma nova maneira de combater a infecção viral
Uma vez que o HIV entra no organismo, ele não quer mais sair. Toda estratégia que os cientistas desenvolveram ou estão desenvolvendo para combater o vírus — de poderosos medicamentos anti-HIV à vacinas promissoras que agem contra ele — sofre do mesmo problema. Nenhuma consegue desentocar todo vírus no organismo e o HIV tem a tendência de se esconder, permanecendo inerte por anos, até irromper e causar a doença.
Nenhuma estratégia conseguiu desentocá-lo, até hoje. Kamel Khalili, diretor do Comprehensive NeuroAIDS na Temple University School of Medicine, e seus colegas, usaram uma nova técnica de edição genética para recortar o vírus das células nas quais ele havia infectado — fazendo-o voltar a seu estado pré-infecção. A estratégia é baseada na detecção e ligação do material genético do HIV e representa a primeira plataforma anti-HIV que poderia encontrar até mesmo vírus dormentes isolados dentro de células imunes.
Ainda mais encorajador é o fato de que os cientistas também usaram este sistema para proteger as células saudáveis de ser infectadas, através da construção de bloqueios genéticos que repelem o material genético do HIV. “É o que chamamos de uma cura por esterilização”, diz Khalili.
Seu trabalho foi feito em células humanas infectadas pelo HIV em uma cultura de células em laboratório. No entanto, ele acredita que os resultados são robustos o suficiente para seguirem para testes com animais e, eventualmente, em pacientes humanos.
A chave para a estratégia é a técnica de edição de gene conhecida como CRISPR, uma maneira de cortar o DNA com precisão, em locais pré-especificados. A CRISPR atua como uma tesoura molecular customizável que pode ser programada para encontrar certas sequências de DNA e, em seguida, utilizando uma enzima, fazer cortes nesses locais. Como o HIV é um retrovírus, seu material genético vem sob a forma de RNA; o vírus coopta a célula de um hospedeiro para transformar seu RNA em DNA, o qual, em seguida, é inserido no genoma da própria célula. Então, os genes do HIV, que ele precisa para sobreviver, são produzidos pela célula.
Khalili projetou um CRISPR que reconhece o início e o fim do DNA do HIV e, em seguida, viu a enzima cortar o genoma de HIV para fora da célula. “Eu tenho trabalhado com HIV quase desde o dia 1 [da epidemia] e nós desenvolvemos uma série de moléculas que podem suprimir a transcrição ou diminuir a replicação do vírus. Mas eu nunca vi esse nível ou erradicação”, diz ele. “Quando você remove os genes virais de cromossomos, você basicamente converte as células ao seu estado pré-infecção.”
A vantagem do sistema reside no fato de que o CRISPR pode reconhecer os genes virais onde quer que estejam — em células infectadas ativas ou dormentes. Estratégias baseadas nos medicamentos atuais só podem atingir as células que se dividem e liberam cópias do HIV, razão pela qual o vírus ativo se torna indetectável, mas, depois, [se interrompido o tratamento antirretroviral] os níveis de HIV podem subir novamente. Esse é o caso da bebê Mississippi, que nasceu soropositiva e recebeu um poderoso coquetel anti-HIV horas após seu nascimento. Ela parecia estar funcionalmente curada do HIV. O vírus não pode ser detectado por quase quatro anos, mas depois voltou.
Deixe um comentário
Aí sim hein!! Agora senti firmeza. Pena a matéria não dar mais detalhes sobre os próximos passos da pesquisa. Mas vamos aguardar com fé. Já estivemos mais longe 🙂
Acompanhem a Agencia Aids diariamente porque ta tendo uma enxurrada de noticias legais sobre a Conferencia na Australia:
http://www.agenciaaids.com.br/noticias/
É, e o pior é que no campo dos investimentos pode aparecer o fenômeno que em Economia é chamado de Moral Hazard, ou Risco Moral: após “aturar” os reiterados fracassos das pesquisas, mesmo com muito cacau investido, os caras vão se sentindo desconfiados do processo como um todo–das pesquisas básicas e dos constantes apelos por mais e mais munição financeira até a liberação legal– e a quantia de dinheiro tem sua vazão bruscamente estancada. Acho bom os caras começarem a falar algo de mais concreto, porque senão os donos da bufunfa podem mudar de planos…
Notícias animadoras! O dia hoje promete. \õ/
Acompanhando diariamente o blog, e vejo notícias animadoras, obrigado Jovem Soropositivo por nos manter informados.
ainda nao eh o momento pra cura. e, quando acontecer, serah à revelia dos cientistas. e claro que teremos algum espertinho que irá lucrar politicamente com isso.
é por aí, é bem isso mesmo…
Vc e o doutor Barasa ao gênios! Conseguiram derrubar poderosos estudos de coorte com a simples lógica.Realmente, as pesquisas sobre a expectativa de vida estão todas erradas. A pesquisa correta é a feita por vocês em um boteco de esquina.
Vc e o doutor Barasa são gêniaiss! Conseguiram derrubar os poderosos estudos de coorte com a simples lógica.Realmente, as pesquisas sobre a expectativa de vida estão todas erradas. A pesquisa correta é a feita por vocês em um boteco de esquina.
http://www.agenciaaids.com.br/noticias/interna.php?id=22502
Então ela não é SUPER NORMAL. Outra coisa,,quem falou que a expectativa de vida de um positivo é INFINITAMENTE menor que de um negativo não fui eu não, foram os cientistas.
Alexandre, se liga gato! Nem vou perder meu tempo com vc…
…o batman e o robin (alexandre & eliseu) do pessimismo deveriam criar um blog nomeado de “o diário dos positivos negativos”…meu, esquece passado, esquece futuro viva o presente vai…vocês são malas demais!!!
Poxa, um vírus tão frágil e tão insignificante, mas que em nosso organismo é tão avassalador e tão difícil de desentocar… OMG! Dai-nos uma luz!
O HIV não hiberna, mas cria um reservatório que procria novos vírus. Estes, aos poucos, vão minando o sistema imune até o seu esgotamento. Sem tratamento, os vírus são produzidos pelo reservatório e a doença está sempre presente.
Oi, amigos. Vcs conversam com seus médicos sobre possibilidade de cura? Acreditam que nossa geracao poderá se beneficiar disso?
Oi Josué, cura só no próximo milênio !
Desanimar não podemos nunca!!! Devemos é lutar pelo que acreditamos. E eu acredito estar vivo pra vermos juntos essa cura. Se Deus é por nós, quem será contra?
Rumo a cura!!
É a mais pura verdade. Só focam no lado negativo das coisas e não acrescentam em nada com os comentários “super inteligentes”, pois somente eles é que possuem uma visão crítica e culta do mundo.
Pelo amor de Deus, vão se ferrar…
Ué Luizão, pq vc não mandou eu me ferrar pessoalmente? Aqui é fácil, mas vc teve a oportunidade de me falar isso pessoalmente e não falou. Pq?
Não mandei tu te ferrar porque na época tu não eras tão chato como estás sendo nos últimos tempos.
Mas se tu quiseres venha até Porto Alegre que eu te digo pessoalmente, sem nenhum problema.
Alexandre,
Você está bem descompensado! Pra que isso tudo?
Ké ké isso guri…rs
Sem revolta, sem estresse…isso causa rugas!.rs
Elas estão descontroladas
Bonde do Tigrão
Ah! Que isso?
Elas estão descontroladas
Ah! Que isso?
Elas estão descontroladas
Ela sobe, ela desce, ela dá uma rodada
Elas estão descontroladas
Ela sobe, ela desce, ela dá uma rodada
Elas estão descontroladas
Não para, não para, não para, não!
Não para, não para, não para, não!
Não para, não para, não para, não para, não para
Até o chão!
Vai, vai
A paradinha, a paradinha, a paradinha
A paradinha, a paradinha, a paradinha
A paradinha, a paradinha, a paradinha…vai
Hans Castorp
Essa música veio em boa hora!!
Dancei até o chão agora..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Oi Ed e Js,
Vocês saberiam responder se esta é a vacina desenvolvida pelo professor Loret?
abraços!
Ah como tenho aprendido com essas postagens…meu parceiro e soropositivo e mesmo com muita dificuldade de aceitar esse impasse,toda vez que leio uma materia aqui,fico um pouco mais esperançosa!
Me descobri + há 2 meses e criei um hotmail que é um recado para mim, para meu corpo, para o virus e para quem mais tomar conhecimento: hivencercwb. Apesar da minha idade (63) estou certo que verei, vivenciarei, viverei e celebrarei a cura. Força a todos.