Diário

Mas,

Em minha última visita ao Dr. Esper Kallás, como sempre, acabamos falando muito mais coisas além de meus exames. Antes de falar sobre o meu CD4, discutimos os avanços na pesquisa da cura e esclarecemos tudo o que você precisa saber a respeito dos testes de diagnóstico e a janela imunológica.

Eu acabara de tomar um delicioso café na Avenida Paulista, quando segui em direção ao consultório do doutor. Atravessei o saguão do prédio e entrei no elevador. Estava dez minutos adiantado. Na sala de espera, me dirigi ao balcão da secretária e logo me deparei com o Dr. Esper, que estava em pé diante da porta de sua sala.

“— Entre logo, Jovem!”, acenou o doutor.

“— Dessa vez parece até que faz mais de três meses”, disse eu. “Preciso confessar que senti sua falta, doutor!”

“— É bom te ver, Jovem!”

Em seguida, Dra. V. entrou na sala, trazendo uma lata de Coca-Cola e três copos.

“— Servido?”, ofereceu a doutora, enquanto se sentava conosco.

“— Sim, obrigado.”

.

Parte I, a pesquisa da cura

“— E então, o que achou da Superinteressante de Agosto?”, perguntou o doutor, apontado para a capa da revista.

“— Nem li”, respondi. “Ando um pouco desinteressado pelas notícias, doutor.”

“— Ah! Faz bem! Na matéria, sabe qual medicamento eles sugerem que será o medicamento da cura?”

“— Qual?”

“— O Vorinostat!”

“— E ele não é promissor?”, perguntei, surpreso.

“— Na melhor das hipóteses, ele é prova de conceito, Jovem”, explicou a Dra. V. “Isso quer dizer que vai servir para fomentar o desenvolvimento de algum outro medicamento. Mas o Vorinostat certamente não será o remédio da cura.”

“— E por que não?”

“— Porque a taxa de transcrição que ele oferece, de sete vezes, é muito baixa em virologia. Se fosse em bactérias seria suficiente, mas não é o caso”, prosseguiu a doutora.

“— A transcrição é o processo que faz expressar o vírus latente?”

“— Exatamente. É o que faz o vírus escondido nos reservatórios sair. E essa taxa precisa ser muito mais alta que isso para ser significativa em virologia. Portanto, o que os estudos que utilizaram o Vorinostat mostraram é que é possível fazer expressar o vírus latente. Mas precisamos de algo mais potente”, completou o doutor.

“— O Panobinostat?”

“— Também não. A taxa de transcrição deste é apenas um pouco mais elevada que a do Vorinostat”, respondeu ele.

“— Então qual?”

“— Eu apostaria no brasileiro que está sendo testado em macacos“, disse o doutor.

“— Então, na melhor das hipóteses, ainda temos algo como 20 anos pela frente?”

“— Não, Jovem! Se tudo der certo, em 10 anos temos um medicamento que pode, quem sabe, fazer expressar grande parte do vírus latente.”

“— Que maravilha, doutor!”

“— Mas, claro, temos que aguardar os resultados de todos os estudos. E o que os seus leitores acharam da matéria da Superinteressante?”

“— A grande maioria não ficou entusiasmada com a matéria, não. Agora, com o blog colaborativo, eles estão ainda mais antenados nos estudos e já previam que aquela manchete era exagero para vender a revista”, respondi.

“— Eles acompanham os estudos de perto, né?”

“— Bastante! Um leitor, inclusive, foi assistir à palestra do Dr. Michael Lederman.”

“— Ah, sim! Mostrei o seu blog e o comentário daquele leitor para ele. Ficou contente por um lado e decepcionado por não ter uma palestra que possa ser compreendida por todos. Disse que cometemos a falha de não nos comunicarmos bem com a sociedade, algo que seu blog cumpre bem.”

“— Mas ainda há algumas coisas a serem esclarecidas doutor”, prossegui. “Precisamos de algo claro e definitivo a respeito de janela imunológica. Pois isso deixa os pacientes em diagnóstico loucos!”

.

Parte II, testes e janela imunológica

“— A própria informação sobre janela imunológica apresentada no site do Ministério da Saúde está desatualizada e, portanto, errada. Já disse isso para eles e em breve deve ser corrigido. A janela imunológica não é de 120 dias. Com 30 dias, a contar da relação desprotegida, a janela imunológica vale para todos os testes de HIV”, disse o doutor.

“— O que é que varia entre os testes, então? E por que há tantos testes diagnósticos? Qual a diferença entre Teste Rápido, ELISA, Western blot e PCR? E por que existem dois PCRs: quantitativo e qualitativo?”

“— Cada um desses testes examina coisas diferentes:

Teste Rápido e ELISA (ou Sorologia para HIV) são testes de detecção anticorpos. Portanto, uma vez que examinam anticorpos, o organismo do paciente precisa já ter reagido à presença do HIV para que o teste dê positivo. A média desse tempo de reação é de 22 dias, e, quando isso acontece, dá-se o que chamamos de soroconversão. Hoje em dia, o ELISA disponível no Brasil é apenas o de 4ª geração. Portanto, os pacientes não precisam se preocupar com isso: se fizeram o teste ELISA no Brasil, ele é de 4ª geração.

Antígeno P24 é um teste que, no Brasil, sempre acompanha o teste ELISA, mesmo que o pedido médico não especifique isso. Como o próprio nome já diz, o P24 não examina anticorpos, mas o antígeno, que é um pedacinho do vírus. Assim, para que o P24 dê positivo, basta que este pedaço do vírus seja encontrado.

Western blot também é um exame de anticorpos. Ele é considerado um teste confirmatório do diagnóstico porque é mais preciso que o ELISA. Enquanto o Teste Rápido e o ELISA examinam o anticorpo contra o HIV como um todo, o Western blot consegue enxergar anticorpos específicos contra cada proteína que compõe o vírus.

PCR Quantitativo, por sua vez, é a mesma coisa que Carga Viral. Ele mede a quantidade de vírus no sangue, através da presença do seu RNA.

PCR Qualitativo também examina o RNA do HIV, mas, em virtude de sua metodologia, ele não é capaz de quantificar o vírus. Ao invés disso, ele apenas dá um resultado ‘positivo’ ou ‘negativo’ para a presença de RNA do HIV. Antigamente, o Qualitativo era mais preciso que Quantitativo, pois conseguia examinar até 25 cópias de vírus. Hoje, ambos costumam ter a mesma precisão, o que fez com que o PCR Qualitativo não fizesse mais tanto sentido e acabasse caindo em desuso.”

“— Se o Teste Rápido e o ELISA examinam anticorpos, por que não se usa apenas o Teste Rápido?”

“— Porque o ELISA é mais sensível e preciso e o Teste Rápido é oferecido apenas pela rede pública, nos CTAs, onde os profissionais são treinados para amparar o paciente de um eventual diagnóstico positivo. O Teste Rápido é usado porque muitos dos pacientes que faziam o ELISA nunca vinham buscar seu resultado. Com um resultado imediato esse cenário mudou, o que é um grande avanço em epidemiologia. De fato, é mais difícil que uma pessoa se disponha a passar pelo período de angústia que o tempo de espera pelo resultado do ELISA pode representar, quando um teste parecido pode dar essa resposta em minutos.”

“— E a janela imunológica é igual para todos os testes de diagnóstico?”, perguntei.

“— Deixe-me abrir um PDF que contém um gráfico que vai responder bem a esta pergunta”, respondeu o doutor, abrindo o documento na tela de seu computador.

Testes e Janela Imunológica

“— Veja”, prosseguiu ele. “O PCR é sensível à presença do vírus a partir de 10 dias da relação desprotegida; o Antígeno P24, a partir de 15 dias; o ELISA e o Teste Rápido são sensíveis à infecção a partir de 20 dias; e o Western blot, entre 25 a 28 dias. Com 30 dias da relação desprotegida, portanto, todos estes testes são sensíveis a um eventual diagnóstico positivo.”

“— Então por que o PCR não é sugerido logo?”

“— Porque, uma vez que o PCR detecta o RNA viral a partir de 25 ou 50 cópias, ele é dependente da quantidade de vírus no organismo e, por isso, pode não detectar casos em que o paciente é um controlador de elite.

Portanto, por mais sensível que um teste seja, não adianta aceitar como definitivo o resultado de um teste feito imediatamente após a relação desprotegida, porque a quantidade de vírus pode ser insuficiente para apresentar um resultado preciso.”

“— A janela de 30 dias é a definitiva, então?”

“— Sim. Ela só é maior se o paciente fez profilaxia. Nesse caso, naturalmente, a referência não é mais a relação desprotegida: contam-se 30 dias a partir do término da profilaxia.”

“— E casos de falsos positivo e negativo? Existem? São comuns ou raros?”

“— São raros. Eles representam, em média, menos que 0,1% dos testes, em ambos os casos. Essa taxa é um pouco maior em situações de gravidez, infecção positiva para sífilis ou nos raríssimos casos de doenças reumatológicas e imunes.”

Parte III, o meu CD4

Nossa conversa foi interrompida por gritos que atravessavam o vidro da janela fechada.

“— Esses manifestantes!”, reclamou o doutor. “Fui às passeatas e estou de acordo com várias das revindicações, mas protestar em frente a um hospital é demais! Isso não se faz!”

Da janela de seu consultório, víamos a polícia, a imprensa e os manifestantes bloqueando a entrada do Hospital Sírio Libanês.

“— Vou fechar a cortina para que você não apareça nos jornais”, brincou o doutor, antes de medir minha pressão arterial e auscultar meu coração. “12 por oito. Tudo em ordem, Jovem! E os exames?”, perguntou, enquanto eu vestia a camisa e voltávamos para a mesa.

“— Fiz no mesmo laboratório, doutor.”

O Dr. Esper logo abriu os resultados na tela de seu computador.

“— Carga viral indetectável, colesterol bom, triglicérides ótimo, vitamina D melhorou…”

“— Troquei a suplementação. Estou tomando DePura.”

“— Então continue! Está tudo ótimo…”, prosseguiu ele, descendo até o resultado dos linfócitos. “A única coisinha é a sua contagem de CD4, em 330”, disse o doutor, batendo com a caneta sobre a tela do computador. “Mas, não é nada alarmante.”

“— Sim, já estou me acostumando com isso. Minha única dúvida quanto a esse assunto é bem objetiva: em outubro do ano passado, quando atingi o recorde de maior contagem de CD4 desde o diagnóstico, com 436 células, você me disse que era muito bom, pois isso me livrava da possibilidade de ser um não-respondedor imunológico, certo?”

“— Certo. E você agora nota que aquele resultado, de 436, parece ser um resultado de exceção, é isso?”, completou o doutor, olhando para mim.

“— Sim, é isso. Se aquele é um resultado de exceção, eu sou então um não-respondedor?”, perguntei.

“— Jovem, a sua contagem é de fato mais baixa, mas, note que isso também se passa com a sua contagem total de linfócitos, e não só de CD4. Enquanto isso, a sua porcentagem de CD4 é boa, em 29%”, disse o doutor.

“— E a relação CD4/CD8, estável em torno de 0,7, também é boa”, completou a Dra. V. “Acima de 0,5 já consideramos saudável.”

“— Muito bem! Então, nos vemos só daqui a três meses?”, disse eu, me despedindo dos dois.

“— Ou volte antes, e tomamos um café!”, respondeu o doutor, me cumprimentando já na porta de sua sala, diante do consultório todo vazio e já com algumas luzes apagadas.

“— Quero participar. Me avise, doutor!”, disse Dra. V. ao Dr. Esper, enquanto me acompanhava até a porta.

“— Então, nos vemos em breve!”, disse aos doutores.

Anúncios

766 comentários

  1. Ricardo diz

    Bom dia,

    Eu fiz um teste rapido no cta com 34 dias e deu não reagente,cono algumas pessoas dizem que com 50 dias 99,9% já é confiável ai eu fiquei com medo que com 34 não seja suficiente, chegando lá no mesmo CTA a aconselhadora foi super grossa e disse que a janela é de 60 dias e seu não tinha assistido a palestra e ainda disse que após 30 dias é normal acontecer uma soro conversão e que não adiantaria fazer o exame com 50 dias. A i eu perguntei sobre os exames de 4ª geração se realmente a janela caia ela falou que a janela de 60 dias é para todos os exames e que o teste rápido é o mais eficaz que tem, então eu retornei estou muito irritado.

  2. Ricardo diz

    Bom dia,

    Eu fiz um teste rapido no cta com 34 dias e deu não reagente,cono algumas pessoas dizem que com 50 dias 99,9% já é confiável ai eu fiquei com medo que com 34 não seja suficiente, chegando lá no mesmo CTA a aconselhadora foi super grossa e disse que a janela é de 60 dias e seu não tinha assistido a palestra e ainda disse que após 30 dias é normal acontecer uma soro conversão e que não adiantaria fazer o exame com 50 dias. A i eu perguntei sobre os exames de 4ª geração se realmente a janela caia ela falou que a janela de 60 dias é para todos os exames e que o teste rápido é o mais eficaz que tem, então eu retornei estou muito irritado.

    • estudiosodemais diz

      Ela falou em 60 dias todos os testes ,porque os protocolos do Ministério da Saúde fala em teste com 30 dias e contraprova com 60( aí entra 60 dias porque raríssimas pessoas soro convertem entre 30 e 60)…essa aconselhadora nem deve saber como funciona a triagem em teste de 4ª geração.

  3. A “aconselhadora” em questão é mal educada ou mal intencionada mesmo…isso é o que parece. Amigo, repita com 60 e encerre o caso, se você fazer um de 4ª geração com 50 dias ele é definitivo….ok???? OS testes de 3ª e 4ª geração tem alta eficacia. Essa mulher com o perdão da palavra ,é uma mal comida….o teste de 4º geração diminui a janela por que além de procurar anticorpos ,também procura partículas virais, com tais testes feitos a partir de em alguns casos 22 dias (recomenda-se 30) descarta-se qualquer possibilidade de soroconversão tardia, em tempo amigo…seu 1º teste com 34 dias é um excelente sinal…vai negativar de novo…abraço

    • Ricardo diz

      Obrigado, estudioso isso mesmo ela é uma mal comida eu nem vou mas lá vou fazer o teste de 4ª geração e encerrar o caso, pois o CTA tem que rever seus funcionários algumas são pessoa desatualizadas e sem nenhum pudor fiquei muito irritado mas com é Brasil eu entendo vou pagar e ter um resultado seguro por que a saúde do Brasil esta na UTI.

      • Nos CTAs temos funcionários exemplares e humanos, capacitadissimos, você teve azar…,as faça de 4ª geração se você e sentir-se mais seguro… 🙂 tudo irá dar certo..

  4. anonimo diz

    Olá fiz exame 4 Geração Elisa + P24, com 63 dias após relação de risco e deu Não Reagente porém, quando fiz o exame estava me tratando de uma sifilis secundária, tal fator pode implicar num falso negativo? Tudo foi acompanhado de perto pela minha infectologista e a mesma disse que não havia necessidade de repetir o exame mas, lógico q a nóia reina haha, fora o fator que fui a uma proctologista para outras questões mais simples e a mesma ao saber q tive sífilis disse q meu exame com 63 dias era vago e q ela estava cheia de pacientes que davam falso negativo com 3 meses e aos 6 soroconvertiam ! Sai de la revoltado com as idiotices dela, por favor caro estudiosodemais me diga que ela é louca rsrs

    • estudiosodemais diz

      Primeiro, o que leva uma profissional a falar que TESTES MODERNOS são vagos??Burrice?Falta de informação?? Mau -caratismo??
      Tudo bem que HIV é coisa séria e os médicos devem ter todo cuidado, mas como uma médica fala tamanha asneira??Deve tá criando um monte de doentes psicológicos com essas abobrinhas que ela fala!!
      A proctologista poderia ter falado em soroconversão tardia com 90 dias(sendo que sabemos de um com 120 dias,somente um), falar em remédios imunossupressores..mas do modo que ela falou rsrs só rindo mesmo!!!

      Falsos negativos com 3 meses nos dia de hoje??????? Soroconversão com 6 meses??? Só rindo dela…isso é da época que o Freddie Mercury tava vivo…que o Cazuza tava na ativa ainda.Dr. Ésper Kállas é taxativo nesse mesmo post quando fala que com 30 dias os testes são definitivos!!!Isso vindo de uma das maiores autoridades mundiais no assunto…

      Segundo diversas fontes confiáveis, e ai não incluo fóruns onde anônimos podem falar o que achar conveniente, mas sim, colocações de especialistas e pesquisadores em sires sérios, 120 dias é o caso mais tardio documentado, e em tempo, a soroconversão tardia é mais rara até que noticias sobre a mesma na literatura médica oficial.

      Claro que é louca……4ª geração procura não somente os anticorpos,mas também partículas virais…ainda mais com 63 dias. A partir, em média de 22 dias após a infecção, os testes de 4ª geração detectam o antígeno P24 ,a partícula viral do envelope do núcleo do vírus aparece em testes de triagem estando eles na corrente sanguínea. Em média com 30 dias da exposição ao vírus, o sistema imunológico produz os anticorpos tentando neutralizar a infecção, havendo a produção de anticorpos (ESMAGADORA MAIORIA OCORRRE NORMALMENTE)em média com 45 dias o P24 zera(testes de 4ª geração aferem assim somente a presença de anticorpos), estando o P24 zerado, os anticorpos estarão presentes no sangue em quantidade perfeitamente detectável no teste..Assim sendo e na pior das hipóteses,digamos que você tivesse problemas com soroconversão tardia,e com 63 dias não teria produzido os AA ainda, o P24 estaria no sangue.
      Concluindo essa parte, em testes de 4ª gração, ou o P24 ou os AA estarão presente havendo infecção, automaticamente um dos dois tem que aparecer na triagem, até porque são valências de grandeza inversamente proporcionais, um sobe outra desce e vice-versa.

      Em tempo, entre uma infectologista e uma proctologista falando em hiv…vou comparar pra ti..,,teu carro deu problema no motor, você leva em um mecânico e depois em um borracheiro: os dois dão opiniões totalmente divergentes, em qual você confia sobre o problema no motor???

      Acho que não preciso falar mais nada né???

      PS – Se você não tá se sentindo seguro com somente um teste, repita ele com 90 dias,mas vai negativar de novo , e lembre-se…camisinha é lei!!!

    • estudiosodemais diz

      Vou te dar mais um exemplo, quando fazemos testes nos ctas, geralmente a aconselhadora faz testes para sífilis ,hiv e as duas hepatites, hipoteticamente falando que toda pessoa que faça os testes respeitando as respectivas janelas positive para sífilis , em contra partida os negativos de hiv não seriam considerados, rsrsrs???? Não tem nada a ver o que essa maluca falou!! Seria mais fácil dar falso positivo no teu caso, devido os anticorpos da sífilis presentes no corrente sanguínea.

  5. katia diz

    Boa noite. bem minha historia é meio grande e um tanto paranoica, mas gostaria da opiniao de quem possa entender e me esclarecer melhor.
    Bom namorei por 4 anos onde nao ultilizava camisinha, pois, era fiel a ele, mas ele nao era a mim, soube depois do fim da relaçao, erro meu nao usar camisinha, eu sei, 2 meses depois do fim da relaçao comecei a me preocupar com hiv, fiz um teste rapido com 61 dias do fim desse namoro, um 4° geraçao com 73 dias, e mais um teste rapido com 107 dias, ambos negativos, mas nao consigo entender se o q sinto é paranoia ou ainda posso soroconverter, me sinto sem disposiçao pra nada, sonolenta, dores no corpo, gostaria de perguntar se é possivel caso esse meu ex namorado fosse soro+, por varias relaçoes que tivemos o virus poder ficar camuflado nos exames e so vir a positivar mais adiante, lembrando que fiz 3 exames um com 107 dias de janela

    pode ser psicologico, eu estar somatizando? ou depois de 107 dias ainda tem chance de uma soroconversao tardia, com 73 tb tinha feito um de 4° geraçao

    agradeço desde ja

  6. Toni diz

    Por favor, alguém poderia me ajudar?

    Fiz um teste com 33 dias após uma relação desprotegida. No teste diz que houve procura por anticorpos do HIV 1 e 2 e pelo antigeno p24. O teste é de 4ª geracao? Depois de fazer o teste tive ingua em uma axila e sintomas próximos aos de um resfriado. A ingua já diminuiu muito, mas não sumiu totalmente…notei ela há uns 18 dias…isso é normal? Ando desesperado, sem conseguir dormir, procurando sintomas em mim. Paranóico mesmo. Fui numa infectologista e ela disse que se ela tivesse feito esse mesmo exame com 3 dias após uma relação de risco, estaria tranquila. É caso de procurar outro infectologista ou um psicólogo?

    • Toni diz

      Corrigindo: onde se lê “3 dias”, na verdade é “30 dias”.

    • Teste de 4ª geração com janela de 33 dias é definitiva….se você inda estiver com medo ,repita com 45 dias…pra desencargo de consciência!!Vai negatviar de novo!!

  7. iris diz

    qual a janela imunologica para quem possui uma doença auto imune? tenho um teste rapido negativo 3 meses depois do risco, e gostaria de saber se minha janela é aumentada por conta de possuir uma doença auto imune? ou ja é definitivo?

    • estudiosodemais diz

      A doença auto imune por si só pode causar falso positivo, o que pode causar falso negativo são os remédios imunossupressores que a pessoa toma por ter tal doença….E em tempo, a pessoa PODE soroconverter mais tarde, não é que vá soroconverter, com 90 dias tecnicamente podemos falar que o mesmo é definitivo, mas como HIV é coisa séria demais, repita com 120 dias se tiver duvidas. Em tempo,testes de 4ª geração descartam qualquer possibilidade de soconversão tardia.

    • estudiosodemais diz

      Em tempo, o caso documentado de soroconversão tardia mais longo que temos, são 120 dias, mas isso foi uma exceção da exceção..em média 99,999999 soroconvertem em até 60 dias…com 45 dias 99,99% ….os testes são muito sensíveis, cada vez menores quantidades de anticorpos já são detectados. Amiga, soroconversão tardia é algo raríssimo, mas pode ocorrer, quando o assunto é HIV, na duvida repita o teste.Em tempo, você conversou com um médico, é o profissional mais capacitado.

  8. lisse diz

    ola boa noite, tenho uma duvida, o teste rapido rapidcheck é de 4 geraçao? ele pesquisa p24 tb? gostaria tb de saber qual o periodo posso realizar esse teste com segurança no resultado

  9. estudiosodemais diz

    Rapid check é 3 geração, procura anticorpos HIV 1 e HIV 2. Não procura o antígeno P24 não.A partir de 30 dias os mesmos tem resultados confiáveis. O protocolo do MS pede contraprova do mesmo 30 dias após a realização do 1º teste, assim sendo digamos que vc fez o teste com 30 dias após a exposição de risco, o MS recomenda que o mesmo seja repetido 30 dias após.

  10. junior diz

    entao quer dizer q 60 dias e um resultado conclusivo para testes rapios de 3 geracao tipo bio manguinohs e rapid check.nao precisa fer feito com 90 dias.se o resutado com 30 e 60 dias forem negativos.

  11. iris diz

    entao amigo, deixa eu ver se entendi, tenho um exame 4 geraçao negativo, com 70 dias depois do risco, mesmo tomando remedio imunosupressor pra doença auto imune, esse prazo com um exame de 4 geraçao, descarta qualquer possibilidade de soroconversão tardia? se acaso nao tivesse produzido anticorpos suficientes por conta dos remedios, a p24 estaria no meu sangue ate os anticorpos serem detectados? tenho um teste rapido negativo com 100 dias tb, ja poderia me acalmar um pouco?

    • estudiosodemais diz

      Não pode não, DEVE SE ACALMAR, você não tem nada!! Se cuide agora

  12. junior diz

    enquanto a minha pergunta estudioso e isso mesmo testes de 3 geraco com 60 dias sao totalmente seguros e conclusivos.ou tem q repitir com 90 dias tbm.nao tomo nenhum tipo de remedio imunussu…

    • São conclusivos, encerre o caso, persistindo dúvidas procure um médico ,é o profissional capacitado para sanar todas as dúvidas, se você continuar estressado devido ao medo, procure um psicólogo com urgência. Se repte geralmente quando há divergência, ou dá inconclusivo, pessoas que tomam remédios imunossupressores podem soroconverter mais tarde, mas são raros os casos até para os que fazem uso de tais remédios.

  13. Renan diz

    Bom dia, eu fiz TR bio manguinhos com entorno de 50 dias após uma relação de risco, gostaria de saber se há necessidade de fazer um outro tipo de teste, ou este é conclusivo.

    • Se você nao toma remédio imunussopressor pode encerrar o caso..se persistirem duvidas procure um médico, se voce estiver muito ansioso/estressado procure um psicólogo…abraço

  14. João diz

    Olá, pessoal! Gostaria de saber qual o tempo que o vírus HIV sobrevive em ambiente externo. Muito obrigado.

    • Depende muito de vários fatores ,como calor, agentes químicos, sol…algumas fontes falam em no máximo uma hora..mas podem durar até segundos….se o sangue secar ,segundo especialistas o vírus morre…

  15. priscila diz

    amigo, existe fase aguda so com nariz entupido e garganta ardendo, senti tudo isso 8 dias depois ds transar sem camisinha, se eu esperar 30 dias e fizer um teste biomanguinhos ja terei um resultado confiavel? pq tenho q repetir com 60, o resultado pode alterar apos 30 dias?

    • Evandro jr diz

      Ola priscila, a fase aguda nem todas as pessoas tem e as que adquirem dizem que é tão forte que ficam até internadas, então o que vc teve deve ser um resfriado comum, então com 30 dias qualquer exame é confiavél, agora sempre os CTAs vão pedir para repetir com 60 pois é o protocolo do MS e o HIV é coisa seria, mas se vc fizer com 30 e der negativo já pode comemorar dificilmente o resultado irar mudar com 60 mas repita para deixar o Ministério feliz, e por favor não transe mas sem camisinha pois sempre que isso acontece você tera meses de inferno e abala muito o psicologico. bjss

    • estudiosodemais diz

      HIV é algo muito sério para se ater apenas a sintomas, SOMENTE TESTES ESPECÍFICOS PODEM AFERIR INFECÇÃO OU NÃO INFECÇÃO!!A principio seus sintomas são de gripe, resfriado. Com 30 dias testes rápidos são excelente sinal, o protocolo do MS pede um teste e logo após 30 dias a contra-prova, se você quer uma janela rápida e sem risco de ocorrência de soroconversão tardia(algo raro) deve fazer um teste de 4{ geração, a partir de 22 dias esse teste é confiável e pode encerrar o caso.

      • Evandro jr diz

        Ola, estudioso, eu estive conversando com a medica geral do CTA aqui em Salvador e ela me disse que nunca aconteceu de alguém que realizou o exame com 30 dias o resultado mudar com 60, não quero dizer que isso não possa acontece rs, agora gostaria de saber se já existe algo documentado de soro conversão após realizar exame com 30 e dar negativo e com 60 positivo.

        • Olha, é muito difícil de ocorrer mesmo, se a pessoa não toma medicamento imunossupressor um teste com 30 dias é definitivo, principalmente devido a alta sensibilidade dos testes atuais, o problema é que, geralmente as pessoas não se sentem seguras com somente um teste.

  16. wagner diz

    Olá, boa noite!

    Se a pessoa teve vários contatos de risco, e suponha que ela foi contaminada, faz teste rápido em janela (sendo este negativo) e faz a profilaxia. Se ela fizer um Elisa dentro da profilaxia, pode haver falso negativo mesmo se ela estiver contaminada, devido o uso dos arvs?

    • estudiosodemais diz

      Sim, a profilaxia conta como janela, quando você terminar a profilaxia, conta-se do dia a partir do final da mesma, aí inicia a janela válida.Em tempo, a profilaxia é uma arma poderosa contra o vírus com altíssimos índices de sucesso!!!

  17. junior diz

    pq um exame de 4 geracao a partir de 45 dias. vamos dizer.pq nao existe essa sorocorvessao tardia nesse exame nao entendo

    • estudiosodemais diz

      Teste de 4 ª geração é conclusivo a partir de 22 dias, 30 dias em uma faixa de segurança maior. Assim, a soroconversão tardia nada mais é que a demora do sistema imunológico em produzir anticorpos Junior, em média grande maioria das pessoas infectadas produzem anticorpos com 30 dias,os testes atuais detectam uma quantidade pequena de anticorpos. Assim sendo em um teste de 3ª geração(procura somente anticorpos IgM e IgG para o virus HIV 1 e HIV 2, pode haver(dificílimo de ocorrer) falso negativo devido haver infecção mas por algum problema como a pessoa tomar remédio imunossupressor e o corpo demorar mais para produzir tais anticorpos entende? O teste de 4ª procura os anticorpos IgG e IgM do HIV 1 e HIV 2 e paralelamente procura partículas virais, os famosos antígenos, proteína P24 para o HIV 1 e proteína P36 para o HIV 2. Os antígenos aparecem em testes antes dos anticorpos, até pq os anticorpos são um a resposta do sistema imunológico a invasão pelo vírus. Agora vem a parte para te tirar a duvida, com 22 dias em média o antígeno é detectado pelo teste de 4ª geração, se a pessoa foi infectada o antígeno tem que ta lá, os anticorpos aparecem depois, mas o antígeno estará na corrente sanguínea, e conforme os anticorpos vão sendo produzidos o antígeno vai diminuindo, mas em teste de 4ª geração ,se houve infecção, um dos dois estará lá, ou o antígeno ou o anticorpo. Sendo que eles senso grandezas inversamente proporcionais, a taxa de anticorpos subindo o antígeno vai diminuindo.LEMBRANDO QUE HAVENDO INFECÇÃO, UM DOS DOIS SERÁ DETECTADO. Pra finalizar, o teste de 3ª geração pode (disse pode) não detectar a infecção porque o corpo pode (nao quer dizer que vai) demorar para produzir anticorpos…..o de 4ª geração se há infecção, ou aparece o antígeno ou os anticorpos…me alonguei e fui repetitivo, mas tentei ser direto pra explicar..se ficar alguma duvida,to aqui..abraço

    • estudiosodemais diz

      Te falei em 4ª geração porque com 45 dias ele é conclusivo independente da pessoa tomar remédio ou ter qualquer outro problema…

  18. Carlos diz

    Olá estudioso. Tive uma relação de risco em 12/01/14 e desde então minha vida entrou em parafuso. A pessoa me garantiu que não tinha HIV mas mesmo assim a neura não sai da minha cabeça.
    Fui ao hospital conversar com um médico e fiz um exame Elisa, aos 46 dias após a relação, no laboratório LPC em Camaçari-BA. O médico me garantiu que este era o melhor e mais confiável laboratório da cidade. O resultado foi Amostra Não Reagente para HIV.
    Voltei ao médico e pedi outro exame. Fiz com 73 dias após a relação e o resultado também foi Amostra Não Reagente.
    No resultado só cita pesquisa pelos Anticorpos Anti HIV I e 2. Não fala em Antígeno P24.
    No seu post você diz que todos os teste Elisa realizados no Brasil são da 4ª geração.
    É possível que este teste do laboratório seja da 3ª geração?
    Mesmo que seja, um resultado negativos aos 73 dias é suficiente para encerrar o caso e principalmente essa minha paranóia? .

    • estudiosodemais diz

      Amigo, primeiro, seu teste com 46 dias é conclusivo, você não tem nada. E 73 dias ,mesmo sendo de terceira geração também é conclusivo. Você não foi infectado, use camisinha, é seguro. Em tempo, se não conseguir desencanar procure um psicólogo. VOCÊ NÃO FOI INFECTADO!!!!

  19. Miki diz

    Boa tarde estudioso fiz hoje teste com 75 dias (3ªgeração)negativo, já posso dormir tranquilo? Abraço.

  20. fabio diz

    A 30 dias atrás tive um relação de sexo oral com um garota de programa desprotegido( ela somente chupou) dados os 30 dias fiz o exame de 4º geração hiv. Não reagente indice 0,28. Gostaria de saber o que este indice significa e pq pode variar e se posso dar como encerrado o caso ?

    • estudiosodemais diz

      Se atenha ao NÃO REAGENTE ,o valor de referencia não importa ok????Sendo inferior a 1,00 é negativo!! Teste de 4ª geração com essa janela é conclusivo, encerre o caso e se proteja!!!

  21. erica diz

    boa tarde, estou desesperada, transei por quase 3 anos sem camisinha com meu ex namorado, que depois soube ser soro+, fiz testes rapidos, exame de 4 geracao, e meu ultimo exame foi um teste rapido com 104 dias de janela, a minha pergunta é a seguinte mesmo meu risco sendo um risco alto, preciso repetir o exame com mais janela? tb pesquisei em um site q nao lembro o nome, onde li que quanto mais contatos com o virus mais dificil o exame detectar, e q o virus pode driblar exames, existe isso do virus poder driblar um exame, visto que foram varias relaçoes com soro+, ou poderia encerrar meu caso com esse exame de 104 dias de janela, e sobre o exame de carga viral ele é mais eficiente que os testes rapidos ou os exames habituais? por favor me de uma luz, se posso me acalmar. ou minha janela é maior pelo risco ser grande

    • estudiosodemais diz

      Mais uma coisa, a janela de 104 dias deve ser referente ao ultimo dia que mantiveram relações sexuais sem camisinha. ok??Daí você imagina de todas as relações que tiveram, seria bem na ultima que seria infectada. por exemplo??? Até porque em outras relações, teríamos uma janela de até 3 anos….se cuida menina …dessa você escapou..mas repita com 120 dias pra te dar mais segurança 🙂

  22. estudiosodemais diz

    Se o sistema imunológico produziu os anticorpos ,eles apareceriam, e com 104 dias teria que ter produzido, no seu caso como houve exposição comprovada ao vírus, algumas fontes recomendam uma janela maior, mas geralmente são fontes ou profissionais desatualizados. Mas você fez um teste de 4ª geração, se houvesse infecção o teste teria DADO REAGENTE!! Sem contar que digamos que houvesse uma soroconversão tardia ,este teste teria detectado os antígenos do vírus. Quer uma sugestão de amigo???Você ta muito ansiosa, com 120 dias repita o teste ,pode ser de 3ª geração, vai negativar de novo. Mas essa janela de 104 dias é muito confiável. Se fosse eu no seu lugar ,com 104 dias estaria tranquilo, mas entendo tua preocupação. Faça com 120 dias e nos conte o resultado. Em tempo existem diversos casos DOCUMENTADOS de casais sorodiscordantes onde mesmo com anos de relação sem preservativo, não houve infecção.

  23. erica diz

    sim meu amigo, meu teste foi 104 dias depois da ultima relaçao, respeitei a janela sem nenhum risco, mas o q me assustou foi ter lido que varias relaçoes poderia ocasionar uma grande quantidade de virus no sangue, fazendo o exame nao detectar, isso existe amigo? e outra coisa, vc acha q casos como o meu um exame como o de carga viral, é mais eficiente q os testes rapidos ou sao eficientes em igualdade…obrigada por me ajudar, q deus te abençoe

    • estudiosodemais diz

      Um nova infecção ocorreria no caso de você ter sido contaminada com duas variantes do vírus, por exemplo ter sido infectada por ele e em seguida ter saído com outro cidadão infectado e ter sido infectado de novo, como foi sempre com a mesma pessoa isso pode ser descartado.Salvo seu namorado fosse infectado por duas pessoas diferentes com dois tipos diferentes do vírus!!!!Se estou enganado alguém que me auxilie!!

    • estudiosodemais diz

      PRA VOCÊ ENTENDER MELHOR:

      A superinfecção pelo HIV ocorre quando um indivíduo infectado pelo HIV adquire uma nova cepa viral que é filogeneticamente diferente de todas as outras cepas detectáveis.

      A superinfecção pode ter efeitos clínicos muito sérios, incluindo a progressão acelerada da AIDS e um aumento na resistência do HIV aos medicamentos, mesmo entre pessoas que não estavam ainda usando os antirretrovirais.

      PS – Quem passa por isso geralmente tem a AIDS mais rapidamente….

  24. estudiosodemais diz

    Quanto mais vírus ,mais antígenos, quanto mais tempo mais aumenta a produção de anticorpos …quem te falou tá desatualizado. A janela é a partir do dia da exposição, assim sendo, respeitou a janela, os testes são confiáveis Se quiser fazer um teste com carga viral, vai pagar caro, depende da tua ansiedade com disse acima, eu ficaria tranquilo com esses testes. Persistindo duvidas procure um INFECTOLOGISTA, persistindo a ansiedade e stress procure um psicólogo!! Em tempo, devido o seu medo repita com 120 dias sim….é a contraprova que você tanto necessita!!!

  25. erica diz

    obrigada amigo, e perdoe tantas perguntas, é q durante esse tempo do meu namoro eu amamentava, e so de imaginar minha filha pegar hiv de mim por amamentar ela, fiquei apavorada, vc acha entao que posso ao menos me tranquilizar, nao tenho condiçoes financeiras para fazer o exame de carga viral, te perguntei pq pensei ser a unica maneira de verificar de vez minha sorologia, expliquei minha situaçao a medica do cta no dia q fiz o teste e ela havia me dito q era conclusivo com 60 dias, mas me desesperei mais por minha filha, desculpe os incomodos, mas nao tenho com quem desabafar sobre isso

    • estudiosodemais diz

      E quanto a perguntas, estamos aqui para ajudar 🙂 , quando tiver duvidas venha aqui, mas lembre-se ,quando nossa saúde esta em risco, nosso melhor amigo é o médico!!

  26. estudiosodemais diz

    Pode sim, a janela é confiável. Repete com 120 dias pra desencanar mesmo, isso se você achar necessário, faz num CTA de 3ª geração. Mas eu particularmente não vejo necessidade, até porque você tem um teste de 4ª geração e diversos testes rapidos né?. 🙂 Se cuida e felicidades pra você e sua filha.

  27. Romulox diz

    Fiz sexo oral ativo em uma gp com 34 dias após foi no CTA e realizei o exame e deu negativo, quais as chances do exame de 60 dias dar positivo? a senhora do CTA me disse que meu risco foi baixissimo que era quase impossivel eu ter contraido algo isso é verdade?

    • Risco baixo mesmo, a chance é mais baixa ainda, mas faz com 60 dias para encerrar o caso com tranquilidade. Se quiser faz com 45 dias, 99,9999% soroconvertem com 45 dias, os que demoram mais é porque tomam remédio imunossupressor. Abraço e e cuida agora!!

  28. Ricardo diz

    Olá, tive um relação de risco sexo oral ativo já fiz o exame rapido com 30 dias e agora com 55 realizei O PCR-quantitativo que custo 422,00 reais dia 11 sai o resultado, o bom que meu plano cubriu o exmae e eu não gastei nada,estou morrendo d emedo do resultado, caso der negativo eu posso encerrar o caso? esse exame realmente é definitivo? pode gerar falaso negativo ou positivo?

    • estudiosodemais diz

      Falso negativo tem chance próxima de zero de dar, já que ele procura o vírus. Já o PCR quantitativo mede a quantidade de vírus circulante. O PCR é de grande importância no controle da infecção por HIV, pois quando uma carga viral está caindo com o uso de um medicamento, mostra que ele está fazendo o efeito necessário. Quando está subindo, pode ser a hora de trocar, só pra explicar uma peculiaridade desse teste.

      No seu caso vc fez como triagem,. Falso positivo pode ocorrer com mais frequência, mas segundo diversas fontes não passa de 5%. Só uma pergunta, com essa janela de 5 dias porque você não repetiu um de 3ª geração? Ou de 4{??

      Esse teste também diminui a janela drasticamente, 11, 12 dias em média. Já que ele rastreia o vírus,.

      Com 55 dias é definitivo sim!!

  29. saulo diz

    meu exame herpes virus 1 e 2 igg deu reagente e 1e 2 igm negativo. Poderiam me explicar que se trata de algo grave. é auto imune isto

    • estudiosodemais diz

      Amigo anticorpo IgG representa imunidade a eventos crônicos (que ocorreram há mais tempo). Já IgM representa imunidade a eventos agudos (que ocorreram há menos tempo),pelo meu entendimento se IgG deu reagente é porque você tem herpes a mais tempo, foi infectado a mais tempo…de mais detalhes do exame que você fez, para ficar mais fecial de tentar te ajudar..abraçoo!!

  30. marcela diz

    Fiz um exame PCR com 50 dias após a exposição, sendo indectável. Consta do exame que avalia entre 40 a 10 milhoes a carga viral. Gostaria de saber é possível uma carga viral acima de 10 milhoes neste prazo de 50 dias ou abaixo de 40 e por isto o exame dar falso negativo? Qual a probabilidade do PCR dar falso negativo em termos estatísticos?
    Fiz tb um elisa com 22 dias, que de negativo.

    • estudiosodemais diz

      Marcela, você não deve procurar estatísticas, procurar pelo em ovo, seu teste elisa com 22 dias já era conclusivo, se cuida a partir e agora, PCR dentro da janela que é de 11/12 dias é conclusivo também, você não foi infectada.

  31. airan diz

    estudioso com 32 dias do contato fiz teste rapido num lab particular nao reagente nao sei qual foi o teste.com 54 dias fiz outro bio manguinhos.com 68 dias fiz mas um rapid check todos nao reagente.com 75 no caso hj fiz elisa vou pegar sexta feira exame.oq vc acha de tudo isso

    • estudiosodemais diz

      Não acho, tenho certeza, VOCÊ infectado pelo HIV não foi, pegue esse e sexta e encerre o caso amigo…e se cuide a partir de agora!

  32. airan diz

    obg amigo,vc me assustou comecei a ler (VOCE INFECTADO) nessa hora se tivesse mer…pronta teria caga…..kkkk.mas depois li o resto e relaxei.cara estudioso e muito dificil passar por isso.eu acho ki tenho inqua,dor de cabeca,febre,vontade de vomitar tenho varios sintomas depois desses testes rapido q fiz,depois de tudo isso tenho q proucurar um pscologo pq e muito pesado essa barra.

    • estudiosodemais diz

      Desculpe por eu ter me expressado mal, em tempo, se o medo e a ansiedade não passar, procure um psicólogo com urgência, os sintomas podem se de outras patologias, persistindo os mesmos procure um médico, o médico é o seu melhor amigo!!! Seus sintomas podem ser somatização também ,devido ao medo da infecção pelo HIV!!!

      • Thiago diz

        Olá estudioso
        Acompanhei as conversas acima e gostaria de te perguntar:
        Tive uma exposição de risco com uma gp.
        Depois de 37 dias fiz um teste rápido (não reagente), com 40 dias um teste de 4 geração (não reagente) e com 49 dias outro de quarta geração (não reagente).
        Existe a possibilidade de eu estar infectado pelo vírus, pergunto pois tive inguas e alguns sintomas… não tomo nenhum tipo de remédio e acredito n ter nenhuma doença imune.

        Obg

        • estudiosodemais diz

          Seus testes são prova que você não foi infectado, até porque você fez um teste de 4ª geração e este teste descarta qualquer possibilidade de soroconversão tardia, com este teste não tem problemas de tomar remédios ou ter doença autoimune, encerre o caso e se cuida amigo…os sintomas podem ser outras patologias ou até mesmo sintomatização. em tempo, se os sintomas persistirem procure um médico.

        • estudiosodemais diz

          Amigo teste de 4ª geração respeitando a janela descarta qualquer possibilidade de soroconversão tardia. Ínguas podem ser recorrentes de outras infecções, até um dente inflamado por exemplo pode ocasionar o aparecimento de uma íngua, VOCÊ NÃO FOI INFECTADO e os testes são a prova disso, em tempo, procure um médico se os sintomas persistirem, pode ser alguma outra patologia.

  33. eduardo diz

    Oi estudioso, queria tirar uma duvida..
    Tive uma relação vaginal com uma menina de sorologia desconhecida. A relação foi com camisinha, mas a mesma ficava levantando e chegou uma hora que saiu.
    Passado alguns dias (7 dias para ser mais exato) começou a sair um leve corrimento junto com um inchaço no saco e também formigamento nas pernas. Com 11 dias fiz todos os exames, HIV, sífilis, hepatite A, B e C, gonorreia, herpes 1 e 2, e clamidia. O único que deu reagente foi a clamidia. Diagnosticada, ela foi devidamente tratada e os sintomas passaram.
    Com 30 dias, fiz todos os exames, incluindo o teste de 4ª geração CMIA para HIV -p24, dando novamente negativo.
    Com 48 dias também repeti todos os exames, incluindo o 4ª geração CMIA para HIV -p24, negativos novamente.
    Porem começaram a aparecer manchas vermelhas pequenas pelo meu corpo e o formigamento que antes era nas pernas subiu algumas vezes para o braço. Além disso, apareceram inguas no pescoço e os leucócitos se apresentaram baixos.
    Então com 61 dias, fiz todos os exames novamente que resultaram todos negativos, mas com os sintomas ainda presentes.
    Eu não sei se tenho doença auto-imune, mas não tomo remédio imunosupressor.
    Bom minhas perguntas são:
    1) Existe diferença entre um CMIA 4ª geração e o Elisa 4ª geração se ambos procuram o antígeno p 24? Algum deles é mais eficaz?
    2) Voce acredita ainda que haja chance de ser HIV apos transcorrido esse período de janela?
    3) Qual o período de janela para hepatite B e C? desculpe a pergunta é que eu ja ouvi de td, desde 30 dias até 6 meses.

    Obrigado

    • estudiosodemais diz

      Amigo todo teste de 4ª geração procura partículas virais também ,assim sendo não tem como haver soroconversão tardia respeitando a janela de 22/30 dias dos mesmos.

      VOCÊ NÃO FOI INFECTADO!! Seus testes são a prova disso!!

      São testes com metodologia diferente, mas de sensibilidade igual. Não faz nenhuma diferença para o paciente, são apenas metodologias diferentes com a mesma sensibilidade

      Todos os exames, quando realizados após o período de janela imunológica, são eficazes no diagnóstico da doença.

      Não é que eu acreditou ou não ,a ciência, estudos comprovam que não há como isso ocorrer, sem contar que você tem vários testes.

      Sobre a janela da hepatite vou pesquisar pra ti, mas vi algo de ser uma 66 dias e outra 54, e que havia um novo teste da Fiocruz que iria reduzir em 20 dias as janelas. Em tempo, qdo fiz testes em CTA a enfermeira me falou que 60 dias bastava pras duas, mas serei sincero, fiquei na duvida, vou pesquisar pra ti.

      • eduardo diz

        Valeu estudioso me deixou bem mais tranquilo!! Parabens pela paciência de responder a todos aqui!!

  34. carlos diz

    Olá amigo gostaria de saber sua opinião sobre meu caso e sobre o assunto de soro conversão tardia, tive uma relação de risco a 65 dias atrás com uma garota de programa, fiz exames Elisa 3 geração com 27 dias teste rápido com 29, 30, 32, quarta geração com 36 dias teste rápido com 40,44,48,52,54,58 e 65 vou fazer um eliza 3 geração com 71 todos não reagentes única coisa que senti fui uma dor na cervical que durou 8 dias com sensação de agulhadas e crises de moleza não sei se era devido ao estresse. VC acha que ainda posso soro converter. E o caso documentado em outros sites da garota que disse ter feito um 4 geração com 3 meses resultado negativo depois repetiu com 180 dias e positivo e ainda fez 2 testes rápidos em seguida que deram negativo mais a positividade foi confirmada com outros exames acha que o virus pode estar driblando os exames posso confiar no meu e voltar a ter relações com minha mulher abraço parabéns pelo site obg.

    • estudiosodemais diz

      Quanto a parabenizar o site, todos os méritos são do JS. Amigo, você tem doença autoimune? Você toma remédio imunossupressor? Caso documentado é caso que um médico infectologista cita, não conversa de bar que pessoas falam em fóruns anônimos.Se você não tem doença autoimune, nem toma medicamento imunossupressor encerre o caso, ok? Se toma, procure um infectologista e refaça os testes . Em tempo, o vírus não é o Neymar pra driblar testes modernos de alta sensibilidade e especificidade, respeitada as janelas , os testes irão detectar a presença de anticorpos. Se você continuar encucado lhe recomendo procurar um psicólogo, sei problema é psicológico, orgânico não é!!!

    • estudiosodemais diz

      Amigo uma sugestão de amigo, faz um de 4ª geração 😉 ok?? daí não tem soroconversão tardia….nem vírus driblador tá?? Se negativar é porque não tem vírus na corrente sanguínea!!

  35. airan diz

    estudioso chegou meu exame amigo,ta escrito assim,metodo enzimaimunoensaio tu sabe q diz isso?hiv-1antigenos gp120,41 e gp36 p/hiv 2 soro nao reagente hiv 1 antigeno gp160,p25(24)e gp36e 41 p/hiv 2 soro nao reagente.hiv 1 e 2 anticorpos(elisa).e de 4 geracao esse teste estudioso.proucura o virus tbm ou so anticorpos.75 dias apos meu contato.agora sao. 3 testes rapidos em 68 dias todos nao reagente.agora esse q peguei hj lembra q te falei ontem?posso eskecer isso de vez,poder dormi tranquilo voltar a ter uma vida normal abracos amigo

    • estudiosodemais diz

      Teu teste é moderníssimo, de alta sensibilidade e alta especificidade, com essa janela é definitivo, ele procura anticorpos e proteínas virais do HIV 1 e HIV 2. ENCERRE O CASO E a partir de agora se cuide !!! Caso encerrado ..felicidades!!!

  36. airan diz

    obg estudioso.cara se nao fosse esse blog e principalmente por vc estaria no sal.tu nao sabe o quanto eu me apeguei por esse blog.cara eu estava direto no blog p ver oq tu tinha p falar p kem precisa de ajuda e nao tem como conversar.muito obg mesmo de coracao.mudando de assunto eu li sobre teu contato kk cara tu e muito doido kkkk mas de toda coisa ruim tem um pouco de coisa boa.agora eu aprendi a gostar mas de min cuidar de min.agora kero so retomer minha vida com mas inteligencia vc tem um fan fk com deus amigo

    • estudiosodemais diz

      Tomei um porrão e me empolguei,,tava curioso kkk…mas não deu em nada lkkkkk

  37. Preocupado diz

    Estudioso, boa noite. Fiz sexo oral em um cara, sem ejaculação na minha boca e sem cortes/machucados (não sei se ele tem HIV ou não). Fiz um teste rápido Bio manguinhos após 42 dias do ocorrido e deu não-reagente. Posso ter certeza que não tenho HIV?

    • estudiosodemais diz

      Se você não tem doença auto imune, não toma remédio imunossupressor pode encerrar o caso e se cuida…use camisinha…

  38. Caroline diz

    Olá. Estou passando por um momento delicado. No dia 14/03 meu marido descobriu que é soro positivo. Carga viral alta 686.000, e CD4 por volta de 130. Estou grávida do nosso segundo filho, então faço exames de HIV desde o início da gestação, todos até então não reagente, também sempre doei sangue então tinha esse controle. O médico infectologista disse que provavelmente essa infecção do meu marido tem de 7 á 8 anos, não estávamos juntos nessa época. Estou apoiando ele em tudo. Nossa última relação sem proteção foi 08/03/14 depois disso já fiz outro teste HIV que deu não reagente. E dia 28/03 fiz o PCR que deu carga viral indetectável. Estou grávida de 33 semanas. Sei que terei que fazer exames mensais durante 6 meses após a ultima exposição. A preocupação atual é com o bebê. Será que há possibilidades de eu estar infectada? Será que poderei amamentar meu bebê? Meu marido está internado com pneumocistose desde 01/04. O médico disse que está estável porque fomos rápido, a febre está espaçando bem dando até um intervalo de 17 horas de uma febre para a outra. Ele está bem deprimido, eu estou otimista acreditando ao máximo qu tudo vai dar certo. Ontem ele começou o tratamento com os antiretrovirais. Tenho fé em Deus e acredito na recuperação dele.

    • estudiosodemais diz

      Sobre a recuperação dele, os arvs serão de fundamental importância, ajude ele a cuidar os horários, ele que tenha uma alimentação balanceada e saudável ,e pratique esportes…

    • estudiosodemais diz

      Esqueci de algo importante, quanto a infecção, soroconversão tardia você pode descartar…o não existe isso com o PCR…99,9% que vc não foi infectada.

  39. Amiga, os testes são um ótimo pressagio, existem dezenas de casos de casais sorodiscordantes onde não houve infecção, mesmo após anos de relação desprotegida.Se cuida, se você não estiver infectada o bebe também não vai estar, sem contar que existem milhares de casos de mães soropositivas que dã a luz a bebes super saudáveis.Mas no meu ponto de vista, acho que dessa você escapou, em tempo, melhoras pro seu esposo e que ele se cuide, afinal, tem um bebe pra ele ajudar a cuidar vindo por ai.Felicidades.Em tempo, um PCR com janela de 20 dias é extremamente confiável, siga as orientações médicas…tudo vai dar certo!!!

  40. erica diz

    oi amigo, estava com umas duvidas quase como da amiga caroline, vc ja me respondeu, ai em cima, entao ela fez um pcr e descartou a chance do hiv, graças a deus….mas como nao tenho condiçoes de fazer um estou dando como encerrado meu exame de 107 dias, e de fato, tenho mais um teste e um 4 geraçao negativo com 70 dias, vou repetir com 120 dias, mas como vc mesmo disse é a contraprova q preciso, mas confesso, eu li o q o colega aqui escreveu sobre a menina q soroconverteu com 180 dias, e teve um suposto falso negativo em um exame 4 geraçao, 3 meses depois quase entrei na neura de novo, rsrsrs….emfim, para quem nao tem condiçoes financeiras de pagar um pcr pode-se encerrar sua janela com testes rapidos mesmo? com que janela seria,a janela definitiva dos testes rapidos

    • Amiga, a menina disse..o menino disse….falar até papagaio fala, entre a opinião de anônimos e de especialistas renomados que passam sua vida estudando o vírus ,com certeza confio neles….em fórum eu posso ir amanhã e colocar que soroconverti com 150 dias e depois de 10 testes de triagem todos negativos…

    • estudiosodemais diz

      Segundo o Dr. Ésper Kállas, infectologista brasileiro e referencia mundial em HIV, a JANELA ATUAL É DE 30 DIAS, salvo em pessoas com doença auto imune e que tomam remédios imunossupressores, nesses casos pode ocorrer soroconversão tardia (raro isso ocorrer), testes de 4ª geração descartam soroconversão tardia, já que procuram partículas virais além de anticorpos.

      No meu ponto de vista, isso sou eu que to falando, testes rápidos sempre aconselho fazer com 30 e repetir com 45 ou 60 dias,dependendo da neura da pessoa.

      Então pra te tranquilizar, com 60 dias é super definitivo, com 104 então rsrs….encerre o caso e se cuide!!

  41. erica diz

    corrigindo meu comentario acima o ultimo teste fiz com 104 dias,

    • estudiosodemais diz

      104 dias?? se não desencanar com essa janela, recomendo procurar um psicólogo…

  42. Caroline diz

    Obrigada. Foi muito válido. Terei que repetir o PCR? E também HIV 1 e 2 para descartar?

    • estudiosodemais diz

      Tecnicamente falando não há necessidade, mas como não é somente sua vida em jogo, siga as recomendações médicas, mas em tempo…seus testes são um excelente sinal…acredito que o seu médico vai pedir pra repetir com frequência, afinal o bebe e você merecem todo cuidado….repita sem medo… 🙂 ..praticamente impossível de mudar o resultado.

  43. maria diz

    bom dia amigo, vc deve estar lembrado de mim, sou maria que a alguns dias esteve aqui falando sobre as tintas de tatuagens e risco hiv, amanha fara 24 dias do ocorrido, ja posso fazer um exame 4 geraçao? amigo mas confesso q to com muito medo, me diga sera q posso ter esperanças e que set trata apenas de uma paranoia minha, na minha cabeça as tintas ele ja pode ter usado pouco antes de mim e reutilizou na minha vez, so tenho medo pq como falei quase 1 semana depois um forte resfriado me pegou e to ate hj com garganta ardendo, q acha amigo, posso ir tranquila fazer o exame ou me tenho mesmo que minimo algum risco, lembrando foi usado agulha e luvas descartaveis, contarei a vcs o resultado, desde ja agradeço

    • Chance minima, praticamente zero, com 24 dias um teste de 4ª geração tem janela confiável..faça o teste ,vai negativar, o vírus não sobrevive em substancia química tipo a tinta…mas faz pra desencanar…persistindo seus sintomas de gripe procure um médico.

  44. wagner diz

    Boa tarde!!!

    Se eu tiver uma ferida no pênis e receber sexo oral desprotegido, há risco de contrair HIV ou alguma dst?

    • estudiosodemais diz

      HIV chance minima, ma quando se fala em HIV devemos ter todo cuidado, outras doenças sim, aguarde 30 dias,procure um CTA e faça o teste rápido de HIV, hepatites e sífilis, em tempo, faça o hiv pra desencanar, mas a chance é pequena amigo.

  45. felipe diz

    estudioso me responde uma pergunta.nao sei se tem alguma coisa sobre isso mas eo seguinte.pode haver q o virus do hiv fique camuflado escondido no organismo do indeviduo e nao ser detectado pelos exames de 3 e 4 geracao .vc sabe alguma coisa sobre isso?se tem qual foi o tempo maior?ja q a janela de 4 geracao e de 45 dias numa margem de seguranca e de 3 geracao 60 dias.

    • estudiosodemais diz

      Amigo, o vírus, respeitando a janela imunológica de 22 dias ,em testes de 4ª geração,não tem como se esconder. Se ele estiver na corrente sanguínea, o antígeno P24 irá aparecer, tem uns tetes mais modernos ainda que procuram proteínas ligantes..glicoproteínas do envelope viral como a GP 120 e GP 41.

      Quem falou em janela de 45 dias para teste de 4ª geração??isso não existe amigo. Em testes de 4ª geração não existe soroconversão tardia, há procura simultânea de anticorpos e partículas virais.

      Em testes de 3ª geração . podemos dizer assim, a partir de 30 dias são extremamente confiáveis e dificilmente irá mudar um resultado com 60 dias, mas recomenda-se fazer a contraprova com 60 dias para evitar a tão temida, e tão rara soroconversão tardia. Agora. pessoas que não tem doença autoimune, nem tomam remédios imunossupressores em média com 30 dias soroconvertem, com 45 dias 99,99 soroconverteram….

      Em tempo, segundo fontes oficiais, existe um caso de soroconversão documentado com 120 dias..UM…documentado é quando há fonte séria…não devemos nos ater a terrorismos em fóruns anônimos.

      E lembre-se somente testes podem aferir uma infecção ou não.

      Os mesmos respeitada a janela imunológica são confiáveis.

      Ésper Kállas ,uma das maiores autoridades em HIV do mundo, isso se não for a maior, crava que todos os testes atuais com 30 dias são definitivos….

      Abraço

  46. Marcio diz

    Olá estudioso
    Sou eu de novo Marcio, não sei se vc se recorda?
    Então hj completou 60 dias apos minha situação de risco e os sintomas não foram embora… dores na virilha, axilas, pescoço, costas (apresentando nódulos) e lesão na lingua (sapinho). Fiz vários exames Hemograma total etc… checape geral e não tive alteração em nada, na verdade tudo abaixo do esperado.
    Como hj fez 60 dias fui fazer outro exame para tirar o peso. O exame foi de 4 geração e deu NÃO REAGENTE PARA HIV.

    Pergunto a vc:
    Existe possibilidade de eu estar infectado?

    Grande abs… desculpe incomodar novamente.

    • estudiosodemais diz

      Não e incomodo não…amigo o único modo de dar resultado diferente é se houve erro laboratorial, organicamente falando, se respeitando a janela imunológica, os testes de 4ª geração são DEFINITIVOS. Quantos aos sintomas,procure um médico com urgência..se necessário procure um psicólogo também..abraço e melhoras!!!

      Assim sendo, se você estivesse infectado, só se fosse por erro do laboratório no primeiro teste, se o teste foi feito corretamente, descarta qualquer possibilidade de infecção.

      • Marcio diz

        Olá estudioso
        O meu exame com 60 dias foi feito no frischmann aisengart (q é o mais conceituado da minha cidade), e o de 40 fiz em outro.

  47. maria diz

    acabei de fazer o exame e to no aguardo do resultado, amigo mas tenho uma duvida, tenho herpes simples tipo 2, e estava ativa hj quando fiz o exame, tenho a seguinte duvida, é possivel um resultado falso positivo por isso? ou um virus nao tem nada a ver com o outro, desde ja agradeço

    • estudiosodemais diz

      Pode dar falso positivo sim….se der ,não se desespere,faça a contra prova …ok,….

  48. maria diz

    ai amigo q desespero desde ja, mas é muitas chances de ocorrer um falso positivo por isso? ou é raro os resultados falsos positivos por conta do virus herpes

    • estudiosodemais diz

      Olha, pode ocorrer, você é a menina da tinta da tatuagem???Não tem como o vírus sobreviver em uma substancia química igual a tinta…se der positivo, ou é falso positivo,ou você foi infectada anteriormente…a tinta é pura química,substancias tóxicas, não tem com um ser vivo sobreviver nela.

    • estudiosodemais diz

      Em tempo,fez de 3ª ou 4ª geração???

  49. maria diz

    sou eu sim da tatuagem amigo, fiz um de 4 geraçao hj fazendo 24 dias da tatuagem, nao tenho riscos nenhum antes disso, tenho exames anti hiv rotineiramente, e tenho um anti hiv inclusive negativo 3 meses depois do termino de um namoro onde algumas vezes nao me cuidei, esse anti hiv fiz no dia 25 de fevereiro deste ano, teste rapido negativo 97 dias sem qualquer risco e depois da ultima relaçao de risco q tive e foi negativo, ou seja 25 de fevereiro tenho um exame negativo 3 meses sem riscos nenhum, me submeti a outro agora por paranoia com as tintas, a menos tb 3 meses do exame anterior nao tenham sido suficientes pra eu constatar q era soronegativa, rsrs….emfim amigo este exame é de 4 geraçao sim, e faço exames rotineiramente, mas confesso q mesmo sendo paranoia deste estou com medo

    • estudiosodemais diz

      Assim, a chance de um elisa dar falso positivo não é muito pequena, em contra partida ,falso negativo respeitada a janela é super raro..se der positivo, não se assuste,se cuida e refaça…porque se o risco que você correu foi esse da tinta..sem chance amiga…em tempo…se dar positivo, quando dar 30 dias faça um no cta. teste de 3ª geração só pra ver o que dá,se DER NEGATIVO, procure um psicólogo com urgência, essa sua paranoia é prejudicial para sua saúde. Boa sorte e qualquer coisa,estamos ao seu dispor.

      A eu não estou enganado, em torno de 80% dos elisas positivos, SÃO FALSO POSITIVOS…ELE É MUITO SENSÍVEL, TEM GRANDES PROBABILIDADES DE PEGAR QUALQUER ANTICORPO OU ANTÍGENO.

  50. Eireli diz

    Estudiosodemais criei coragem e fiz o teste rapido no CTA com 40das eles disseram que é confiavel. Desencano de vez? Abç

    • Deu negativo???Deu né??? rsrsrs. Claro que é….desencana….se não se sentir confiável repita com 50 dias,daí negativa de novo e esqueça do caso..e se cuida..sucesso

      • anderson diz

        Amigo, tem teste rápido que coleta apenas uma gota de sangue furando o dedo. Eu li que o Brasil iria começar a vender esses tipos de teste rapido e tb em que coleta saliva em fevereiro de 2014, mas como tudo no Brasil demora, pelo que sei ainda não esta diponivel. Se vc procurar no google tem pra venda sim, mas são produtos norte ameriacanos pois la já esta regulamentada a venda desses tipos de exame.

  51. junior diz

    estudioso vc sabe me informar;.doei sangue ontem se der um resultado positivo para hiv ou sifilis ou hepatite o pessoal do hemocentro te comuica com qantos dias?fiz varios testes de hiv todos neagtivos antes de doar

    • Cara, precisamente não sei, eles te chamam lá pra outra coleta, em tempo….se você não teve nenhuma açã ode risco depois dos testes tá se preocupando porque??

  52. junior diz

    sei la nem eu sei kkkkkk.antes de doar eu fiz 2 testes rapidos e um elisa hiv_1_GP 120,41 E GP 36 PARA HIV 2. HIV _1_GP 160,P25(24) E GP 36 E 41 PRA HIV 2 tudo isso com 70 dias.to um pouco receioso de prejudicar alguem so isso meu.so doei pq meus testes vieram todos negativos

    • estudiosodemais diz

      Se todos eram negativos, não tem risco, e na triagem do Centro, se der problema te chamariam e faria outro teste..fica frio..

  53. maria diz

    oi amigo saiu meu resultado, 4 geraçao negativo com 23 dias depois da tatuagem, posso considerar conclusivo amigo? ou devo repetir ainda?

  54. anderson diz

    estudioso demais, me diga uma coisa, esses teste rapidos que se fazem com apenas um furo no dedo que pelo que sei pode ate ser vendido pela internet, respeitam a janela de 30 dias?

    • Quem vende pela internet?acredito que no Brasil não seja legal isso, ou faz em laboratório ou no CTA…os testes

      • anderson diz

        Amigo, tem testes rapidos que colhem somente um gota de sangue furando o dedo. Fiz um em um posto de saude, mas vi que pela internet pode comprar sim, é produto norte americano, so procurar no google e ver. E tb, ouvi dizer que no Brasil começaria a vender testes rapido como coleta de saliva em farmacias e que custariam apenas 8 reais. mas como no brasil tudo demora, ainda não esta disponivel. Qdo começar a vender, a janela imunologica destes teste tb são de 30 dias? Tanto da saliva como apenas uma gota de sangue do dedo

        • Como vamos saber de algo que nem esta a venda…eu particularmente não recomendo, até pra não haver risco de ser feito por alguém não capacitado para tarefa tão importante…temos ctas que atendem a população…laboratório particular…mais uma coisa…é permitido importar tal teste???não é todo tip ode produto que podemos importar…

          • anderson diz

            Amigo, estou em uma cidade em que não tem cta, pra vc ter ideia é interior do amazonas, daqui so sai de barco e avião, sendo barco demora ate 2 dias para chegar em manaus. Eu estou bem, graças a Deus, passei mais de 100 dias depois do risco fiz elisa qdo estive no rio grande do sul. Mas me interessei muito pelo assunto e se vc procurar no google vc podera ver que existe uma camapanha do ministerio da saude que preve a venda destes tipos de teste caseiro. Eles garantem o total sigilo e a pessoa fica sabendo em casa tal resultado. Mas o que preocupa os medicos seria a reação de pessoas caso seja positivada, eles temem que a reação seja as das piores. Pelo que li, esses teste estariam a venda nas farmacias a partir de fevereiro de 2014. Aqui no interiro do amazonas, onde tudo é precario, vc pode comparecer a qualquer posto de saude que eles rapidamente realiza o teste rapido desse modo em que é coletado apenas uma gota de sangue e coloca em um recipiente que podera indicar a presença de anticorpos para hiv como tb para sifilis, hepatites B e c. Perguntei ao coletador a janela imunologica para este tipo de teste e ele me disse 30 para hiv e 60 dias para hepatite.

            • wagner diz

              Olá, boa noite a todos.

              Hoje acordei com dor na cabeça toda (testa, nunca e meio) mas a dor era somente quando tossia ou tentava assoar o nariz e uma moleza leve no corpo. Fui ao médico e o diagnóstico foi faringite aguda e sinusite. Não tive febre, nem dor de garganta alguma (inclusive estranhei ser Faringite por isso). Minha situação de risco completou dois meses essa semana, acabou a janela de 1 mês dos arvs essa semana tbm. Seria fase aguda? Devo esperar pra fazer o Elisa pra não ter um falso-negativo devido a “fase aguda”?

              Fico no aguardo. Bjos

              • estudiosodemais diz

                Deu um mês do final da profilaxia??Se deu, faça o teste,faz de 4ª geração.No teu caso, faz esse e espera uns 15 dias e faz de novo, pra te tranquilizar mesmo.

              • juca diz

                Wagner você fez o exame estou na mesma situação

                • wagner diz

                  Ainda não consegui fazer :(. Essa semana ainda tive uma amigdalite bacteriana.

            • Amigo todo teste rápido de CTA é assim, tira uma gota e coloca:

              Não entendi mais nada, E AÍ NESSE CASO NÃO É PRECÁRIO, ESSES TESTES SÃO OS FAMOSOS TESTES RÁPIDOS, os mesmos que vc faz em São Paulo ou Curitiba,claro que você vai no posto e faz o teste..esse é o teste rápido…equivalente aos do CTA, rapid check/bio manguinhos…na minha cidade, o cta é o próprio posto de saúde,onde há enfermeiras capacitadas para realizar tal teste.Também tem tete rápido pra sífilis…

              Em tempo, se puder me passa a campanha do MS…procurei a não encontrei nada..só noticias que seria vendido testes em farmácia esse ano, mas oficial nada.

            • estudiosodemais diz

              Esse teste tem janela de 30 dias para pessoas que não tem doença auto imune ,que não tomam medicamentos imunossupressores, já que tal teste procura somente por anticorpos.

              • anderson diz

                SIM, esse mesmo. Ok amigo desculpe o incomodo. E tb foi a demora, estou numa regiao de comunidade indigina. Aqui o suprimeto so vem de avião ou barco, hehehe. E a internet é meio ruim. Muito obrigado pela resposta amigo.

                • estudiosodemais diz

                  Não e incomodo…grande abraço e sucesso!!!

            • estudiosodemais diz

              Esse teste não é americano…bio-manguinhos?Fio-Cruz..é nacional…

        • estudiosodemais diz

          Amigo, tem testes rapidos que colhem somente um gota de sangue furando o dedo. Fiz um em um posto de saude, mas vi que pela internet pode comprar sim, é produto norte americano, so procurar no google e ver. E tb, ouvi dizer que no Brasil começaria a vender testes rapido como coleta de saliva em farmacias e que custariam apenas 8 reais. mas como no brasil tudo demora, ainda não esta disponivel. Qdo começar a vender, a janela imunologica destes teste tb são de 30 dias? Tanto da saliva como apenas uma gota de sangue do dedo

          estudiosodemais 10/04/2014 às 23:39 #
          Esse teste não é americano…bio-manguinhos?Fio-Cruz..é nacional…

          e o que pode ser vendido é via oral…

          esse aí que necessita do soro/sangue (teste rapido de cta/posto de saúde) do paciente não daria certo sendo feito em casa, quem o faz são pessoa treinadas, tem que adicionar o reagente, pode ocorrer erro no procedimento..esse da saliva é mais simples…TESTES RÁPIDOS bio manguinhos e rapid check não podem ser vendidos, é crime;

  55. maria diz

    to anciosa por sua opiniao amigo, meu 4 geraçao com 23 dias negativo, posso encerrar meu caso? sou a menina da tatuagem

    • estudiosodemais diz

      Deve..como um vírus iria sobreviver na tinta(isso levando em consideração que houve contato de vírus com a tinta..)??uma substancia cheio de agentes químicos e tóxicos….encerre esse caso

    • estudiosodemais diz

      Deve até porque pela tinta da tatuagem não tem como voce ser infectada!!!

  56. Andersonbsb diz

    Amigos, gostaria de dizer que pequei meu resultado de 4º geração com 49 dias e deu não reagente. Me sinto tranquilo e vou seguir em frente. Fiz o teste de 31 dias no CTA e não consegui me tranquilizar. Bem, vou mudar muitas coisas na minha vida e vou valorizar mais minha família, portanto esse momento de estress vai ser proveitoso de alguma forma. Fiquei perturbado e acabei confessando a minha esposa o motivo de minha inquietação. Tenho um longo caminho pela frente para reconquista-lá. Agora, gostaria de dizer para as pessoas que vão passar por isso que vi vários dos sintomas da fase aguda em mim, mas também na minha esposa e na minha filha, o que me deixou ainda mais desesperado. A cabeça da gente é incrível. Alem disso, aprendi muita coisa aqui e agora vou procurar sempre estar informado quanto a esse infortúnio e torcer por sua cura, pois acredito muito nisso. Em especial, obrigado estudiosodemais pelas palavras de tranquiliadade. E jovemsoropositovo pelo blog e por esse espaço. Vcs estão de parabens. Valeu.

    • Miki diz

      Andersonbsb tudo isto é dramático para as nossas vidas fico feliz por você e sua família, seja feliz. Abraço.

    • Fico feliz que tudo deu certo, agora se cuida…em tempo..tudo vai dar certo entre você e sua esposa…. sucesso e felicidades.

      • Ferreira diz

        Prezados amigos,
        teste de 3. geracao, 120 dias apos relacao com soropositiva, pode-se confiar no resultado?
        Por outro lado, gostaria de saber, apos a fase aguda que sintomas sao mais comuns de ocorrerem, ou seja, na designada fase assintomatica (que pode nao ser tao assintomatica assim ), que sintomas sao mais comuns? problemas respiratorios, neuropatia, dor toracica?

        • estudiosodemais diz

          Amigo. teoricamente é confiável pela janela, quantos testes vc fez???Te recomendo fazer uma contra prova pra desencanar…se dois derem negativo…tchau….abraço ..em tempo..esqueça da fase aguda..maioria das pessoas nao tem, e os que vi depoimento aqui, que passaram, foi bicho feio..internamento e tudo…se apegue aos testes ,esses sim lhe dão certeza de sua real sorologia,

  57. Marcelogaúcho diz

    Fiz o teste Elisa e fui chamado pelo laboratório para fazer o teste de confirmação (western blot). Posso ter alguma esperança de que o Elisa tenha dado um falso positivo? Há tanta informação conflitante na net. Na próxima quinta sai o resultado.

    • Windor Tributino diz

      Marcelo, qual foi a sua situação de risco e há quanto tempo?
      Por que fez exame elisa hiv?
      Após a relação vc teve algum sintoma?
      Qual a sorologia da outra pessoa?
      Você tomou vacina para gripe ou similar?
      Tens alguma doença autoimune, leucemia?

      Responda pra gente ter uma idéia do que está acontecendo, mas de qualquer forma estamos torcendo para que dê tudo certo pra ti!

      Abraços!

    • Alberto diz

      Marcelogaúcho,

      O falso positivo é possível. Já passei por esta mesma situação. Meu resultado preliminar foi discordante (- e +), daí eles me chamaram pra repetir.
      O resultado da repetição foi negativo.

  58. eireli diz

    Voltei pra dizer que fiz o teste rapido com 5 semanas no CTA e depois com 6 semanas no laboratorio teste de 4° geração…devo dar como definitivo? Agora estou sentindo dores nas pernas atras do joelho, começei a pesquisar e li algo com relação ao hiv e já comecei a ficar encucado novamente.. obrigado.

  59. eireli diz

    Galera alguem aqui acredita em soroconversão após teste feito com 6 semanas exame de 4° geraçao? Nao consigo parar de pensar nisso. Minhas pernas nao param de doer e formigar,pode ser sintomas. Meus testes foram 38 dias no CTA nao reagente e 42 dias no laborato
    rio nao reagente. Teste combinado de 4° G.

  60. airan diz

    ESTUDIOSO AMIGO TO MUITO PREUCUPADO.MINHA ESPOSA DESCOBRIU DIA 15 Q ESTA GRAVIDA.CARA ELA TA RUIM DEMAIS DOR DE GARGANTA FEBRE DOR DE CABECA,CORPO TODO DOLORIDO,VOMITO DIRETO, E 2 SEMANAS ATRAS NASCEU UM OLHO DE PEIXE VERRUGA NA MAO DELA. TA FODA P MIN.SEGUNDA ELA VAI FAZER UMA PORRADA DE EXAME INCULINDO HIV.TO COM MEDO DE TER PASSADO VIRUS P ELA E AGORA ELA ESTA NA FAZE AGUDA,TO P PIRAR;EU FIZ 4 TESTE RAPIDOS EM CTA E UM ELISA 4 GERACACO GP120,41PARA HIV I E GP36 PARA HIV 2 E GP160,p25(24)para hiv 1 e GP 36 E 41 PARA HIV 2 TUDO ISSO COM MAS DE 100 DIAS DO MEU CONTATO.2 DIAS ATRAS FIZ MAS UM TESTE RAPIDO TODOS NAO REAGENTE,E POSSIVEL EU TER PASSADO PARA ELA OVIRUS E MEUS EXAMES NAO DETECTARAM NADA AMIGO TO ANGUSTIADO ESTUDIOSO.ELA TA RUIM MESMO.SAO 5 TESTE EM MAS OU MENOS 100 DIAS INCLUINDO 1 DE 4 GERACAO

    • Miki diz

      Cara esta precisando ajuda psiquiatra urgente, você não tem nada, esta procurando o que???
      Fica tranquilo e ajuda sua mulher nesta hora que ela esta passando e tira macaco da cabeça, você não tem HIV mas sim um grave problema psiquiátrico.

    • anonimo diz

      cara a janela são 60 dias passou um abraço

  61. eireli diz

    Hoje no desespero liguei para a assistente pessoal onde fiz amizade no CTA ela disse que a janela é a mesma e tenho que fazer apos 60 dias outro teste….agora estou ficando mais neurótico. Será que pode mudar o resultado. Affff que situação me coloquei.

    • Miki diz

      Já foi no psiquiatra???encerre o caso.

    • estudiosodemais diz

      Então faz outro..dai espera mais 10 dias e liga de novo amigo..e faz outro..e vai fazendo..

  62. airan diz

    pod ate ser miki mas q ela ta ruimta sim .hj tava com febre dor de cabeca dor no corpo.sei la maluco so vou fk d boa quando ela fizer segunda os exames q o medico pediu.ate la vai ser trash.se fosse em min eu ate achara ki era da minha cabeca.mas e nela ela nao e de reclamar e ta reclamando de tudo isso q citei;

    • Miki diz

      já pensou pode ser causa da gravidez??? se eu lhe contar o que cheguei a ver na minha companheira quando pensei que lhe tinha transmitido o hiv você ficaria pensando estou passando o mesmo,tire isso da cabeça.vai ver que o estudioso vai falar pra você ficar tranquilo.

  63. airan diz

    studioso vc acha q eu possa ter passado alguma coisa para minha esposa

    • Com todos esses teus exames??Pode ter passado qualquer coisa,menos o vírus HIV, procure um psicólogo pra você, e um bom obstetra pra ela..porque infectado pelo HIV você não foi, e todos esses exames com uma janela excelente comprova,!!!

  64. airan diz

    obg miki obg estudioso.pod ser da gravidez tbm hj ela ta com febre, maluco mas virus nao pod ser.eu fiz um monte de teste em quase 100 dias nao e possivel.vou esperar ate segunda e fazer os exames dela vai dar tudo certo amigos.mas ate la…..e foda.ond eu fui me meter…muito obg gnt.

  65. Eireli diz

    Boa tarde galera, desculpa estudiosodemais, mais você passou por isso então sabe, não quero encher somente expor minhas duvidas e tentar acreditar em algo tão confuso como a janela que tem muitas diferenças. Gostaria muito de saber se meu exame de 4° geração apos 42 dias poderia alterar? sendo eu uma pessoa que não toma medicações. o CTA diz que pode, por isso devo realizar com 60 dias de janela. Eu disse que o meu era de 4° e ela disse que 60 dias pra todos. Estou com muito medo de alterar pq. sinto dores conforme disse antes nas pernas e tambem formigam o tempo todo. Desculpa e obrigado.

    • Amigo, só queremos teu bem aqui…assim, vamos combinar uma coisa…você tem um exame só????Se tiver só um ,faz outro de quarta geração..e passa o resultado pra nós irmão…tá bem?? Sobre o CTA falar que pode alterar…pode ser porque foi somente um teste…e podem haver erros(raríssimos mas podem,mas dai são erros humanos) , ou pode ser algum funcionário de CTA ignorante e desinformado também…cara teu teste diz que vc nao foi infectado…o resto é somatização;….ms repete pra desencanar de vez.

  66. Eireli diz

    estudiosodemais, tenho um exame de 3° no CTA apos 5 semanas FIZ OUTRO exame de laboratorio de 4° geração combinado COM 42 dias após a relação de risco. o problema é não acreditar que é definitivo pq. tem muitas informações sob janelas, por isso perguntei se tem conhecimento de soroconversão após 42 dias já com teste de 4° geração. OBrigado

    • Eireli diz

      Alguém poderia comentar? Obrigado.

      • Miki diz

        toma remedio???NÂO??? tranquilo. Faça em tempo aos 60 dias e venha contar para a gente.(vai dar negativo).Abraço.

    • Amigo, não existe soroconversão tardia em teste de 4ª geração, se a pessoa ta infectada, ou os anticorpos ,ou o antígeno aparece….pro isso no de 3ª geração pode ocorrer, porque o nosso sistema imunológico pode demorar mais pra produzir os anticorpos, e teste de 3ª geração só procura eles..no teste de 4ª geração,se há infecção um dos dois valores aparece…ENTENDEU????E são grandezas inversamente proporcionais, se uma aumenta a outra diminui..MAS UMA DAS DUAS APARECE NA TRIAGEM??? Ou seja, NÃO EXISTE SOROCONVERSÃO TARDIA EM TESTE DE 4ª GERAÇÃO!!!

  67. airan diz

    p min acabou essa historia de hiv,gracas a deus peguei os exames da minha esposa da gravidez dela e o resultado foi nao reagente para hiv.,tava p ficar doido mas deu tudo certo deus me deu uma oportunidade de ter uma familia to tranquilo agora.muito obg miki estudioso pela forca ,agora e segur em frente e nao fazer mas merda na vida,EIRELI ESKECI ISSO CARA SE TU FEZ 4 GERACAO TU NAO TEM NADA,E TUDO PSCOLOGOCO DA GNT,SEGUI TUA VIDA EM FRENTE TU VAI FAZER 10 EXAMES SE TU KISER E TODOS NAO NEGATIVAR ;ISSO TUDO E MUITO RUIM DEXA A GNT DOIDO MESMO.TENTE RELAXAR HIV VC NAO TEM .

    • Miki diz

      isso cara segue tua vida com sua mulher e seu filho ou filha que vem a caminho, seja feliz.Abraço.

  68. Eireli diz

    Galera hoje fiz mais um exame com 63 dias apos o suposto risco e agora tentando esquecer e me recuperar dos prejuizos que o estresse e a ansiedade provocaram. Para quem esta na ansiedade e com muito medo do teste o que posso dizer é FAÇA O TESTE e acabe com a angústia de uma vez. Hoje a Conselheira e Pscicóloga já acostumada com o dia a dia disse que tambem acredita em exames após 30 dias e o teste rapido apos 60 é conclusivo e definitivo ela não lembra de nenhum caso após a janela de 60 em exames no CTA. Fiz
    teste check rapid com 38 dias
    Eliza 4° geração combinado com 42 dias Biomanguinhos 63 dias no CTA Negativo.
    Lembrando que fui muito bem atendido do inicio ao fim no CTA Butantã SP. Obrigado.

    • Ésper Kallas,que com toda certeza conhece muito mais sobre testes e o virus que a psicóloga, crava a ATUA JANELA 30 DIAS EM QUAISQUER TESTES!!!

    • anderson diz

      Até mesmo na reportagem que Dr Drauzio Varela fez ao fantástico acho que em 2011, ele diz que o período para a produção de anticorpos, é num prazo de 30 dias. Pessoas que ainda não sabem dessa janela, ainda são desinformadas quanto a isso. Amigo, sei muito bem pelo que está passando. Ainda mais qdo vc tem a certeza de sua exposição ao virús, não sabendo da sorologia do parceiro e nem mesmo sabe mais como encontrar. Mas amigo, vc não está infectado. Viva sua vida sem essa neura, seja responsável e ajude pessoas que estão na duvida para que realizem o teste. Em muitos casos serão apenas susto, e alguns casos poderão ate se confirmar, mas vamos mostrar que não é o fim do mundo, é o começo de uma nova vida que requer cuidados que se devidamente respeitados, nada modificará na sua vida. Este blog me ajudou muito qdo estive em diagnostico, agradeço a todos que me ajudaram psicologicamente. Muito obrigado.

  69. Andersonbsb diz

    Também passei por isso, e esse site, e as pessoas que estão sempre aqui me ajudaram muito. Agora, sempre venho aqui dar uma olhada nos comentários, sempre vejo pessoas desesperadas que já fizeram ao menos um teste e já deu negativo, mas ainda assim estão com medo de terem o vírus. Penso que se você fez um teste e deu negativo após 30 dias acabou o problema, mas para desencargo é bom fazer a contra-prova não por conta da janela imunológica, mas apenas para transforma o 99% em 100%. Depois não se fala mais nisso.
    “Sintomas”- acredito que em nosso corpo sempre surge sintomas que não nos importamos por não termos nada, ou acreditarmos nisso. Aí de repente surge um fator de risco que nos sugere a infecção, aí o que passaria despercebido é sintoma da fase aguda do HIV, e não há quem diga para nós que não é, afinal esta lá (dor, rash, febre, espinhas). Por isso que é tão difícil acreditar nos teste.
    Já fiz os meus testes e tenho certeza que não tenho HIV, mas toda fez que sinto algo diferente já vem na minha mente a referida sigla. E tudo que você pode imaginar de sintomas tem relação com o hiv segundo o Oráculo “google”.

    • Miki diz

      Muito bem parabéns pelas suas palavras.

      • Andersonbsb diz

        Que bom que gostou, valeu.

  70. caio diz

    olá. parabéns pelo trabalho. vc sabe me dizer se é normal a variação do número não reagente no exame? os meus sempre costumam dar entre 10-30… e o último exame deu 0,100 não reagente. nunca tinha dado um número alto assim. fiz após 3 meses.muito obrigado. um grande abraço.

    • Isso naõ tem nada a ver, ou é REAGENTE ou NÃO REAGENTE, fiz um que deu 0,190, o valor de referencia era 1,00 pro exemplo. Por isto em todo teste existe o que os médicos chama de cut off, que são os valores de referência se o teste der acima do valor limite = positivo se der abaixo = negativo. Por exemplo, Como você pode ver o valor de referência de um teste é de 0,25 por exemplo,acima de 0,25 para ser positivo e no caso deu 0.08 então isto indica que neste teste o seu resultado é NEGATIVO. Não procure algo onde não existe, se deu NÃO REAGENTE ..acabou…

Os comentários estão desativados.