Efavirenz, dia 1

Ontem à noite tomei minha primeira dose de Efavirenz. Lembro de deitar perceber a incrível habilidade do tato e da audição, tão apurados. E não consegui deixar de prestar atenção aos ruídos do travesseiro e na textura do meu lençol, bem macio, aliás. Mas foi quando adormeci que a experiência começou de verdade. O sonho que tive foi mais ou menos assim:

E não foi um único, mas vários. Todos extremamente vívidos e altamente psicodélicos. Cores vibrantes, realistas, e uma história cuja trama era bastante complexa. Quase um roteiro de cinema. E tampouco era um roteiro qualquer. Foi, no mínimo, revisado por físico quântico. Confesso que não lembro dele por inteiro, pois acordei assustado, em um momento em que um dos personagens gritava comigo. Mas me recordo de suas feições. Elas não eram assustadoras, mas traziam uma expressão angústia muito intensa. Mais intensa do que eu poderia aguentar.

Tudo começou num cenário surrealista, que envolvia um treinamento de garçom misturado com escola de medicina, e eu era o aluno. Cada erro que cometia deveria ser refeito, corrigido, inúmeras vezes. Os casos usados nesse treinamento eram com pacientes reais, o que trazia um enorme sentimento de responsabilidade. No entanto, a cada erro e o subsequente retorno para sua correção, alteravam-se as condições de tempo e espaço. E isso fazia com que fosse totalmente impossível corrigir um caso sem com isso afetar outro. Quando eu voltava para corrigir um, voltava no tempo e perdia o que tinha feito com o outro. Tudo era uma última chance. Sem espaço para erro.

No meio do sonho, salvei um paciente, mas perdi outro que salvara antes, porque, ao voltar para salvá-lo, o tempo e o espaço voltaram junto. Assim, voltei exatamente para quando e onde estava antes, sem progresso algum. Me assustei com esse último paciente, que urrou de dor e angústia, gritando comigo por ter errado em seu tratamento.

Acordei assustado com os gritos to paciente. E tive mais uma surpresa no mundo real: ao abrir os olhos e enxerguei tudo colorido, mesmo em pleno quarto escuro. Algo rápido, por poucos minutos apenas — o tempo que meu cérebro para perceber que ali não era mais espaço para alucinações. Então, fui ao banheiro, voltei e dormi melhor.

Hoje cedo, ao abrir os olhos, as paredes do quarto demoraram alguns segundos a mais para estabelecer sua cor natural. Dentro de dose horas devo tomar o coquetel novamente. E… confesso, que estou até curioso!

Sobre estes anúncios

1.686 Comentários em “Efavirenz, dia 1”

  1. S+ Recente
    01/11/2013 at 23:40 #

    Hoje peguei os remédios, Biovir e Efavirenz. Confesso que o medo me consome. Não consigo conter as lagrimas quando leio cada efeito colateral aqui no blog.

    Meu medo piora, por que moro sozinho e tenho medo de ter um “treco” a noite e não conseguir pedir ajuda…

    Mas não posso postergar o inicio do tratamento, amanha (sábado) iniciarei, pq trabalharei só na segunda e se me der alguma coisa, domingo busco ajuda.

    Depois eu volto pra contar como foi… Não consigo escrever mais por que as lágrimas não deixam…

    Me arrependo amargamente de todas as vezes que me expus ao risco… Me humilhei e pedi perdão pra Deus, sei que Ele me perdoou mas tenho que aguentar as consequências disso, que é culpa exclusivamente minha…

    Força amigos… Sei que Deus sempre zelará por nós

    • Felipe
      02/11/2013 at 01:02 #

      Boa sorte ae rapaz, fé que Deus vai te dá força msm!!!
      Dica: Aprendi aqui e estou repassando, o Biovir não tem nenhuma reação aparente, coisa mesmo é com o Efavirenz, uma coisa boa é toma-lo junto com uma boa refeição. Come algo, toma ele, e vai para cama. Acredito que não tem muuuuito com que se preocupar, isso vai ser só de inicio, isso é se vc tiver alguma reação, pode acontecer de vc não ter. Agora só não tome ele de barriga vazia, fiz isso da primeira vez, foi numa sábado e tive um dos meus piores domingo. :S Força pra nós ae!!! Abraço :)

    • Junior
      02/11/2013 at 21:16 #

      Cara, fica em paz que vai dar tudo certo, tambem passei por isso, e aguentei firme, hoje não sinto praticamente nada de efeito colateral, reze a Deus que ele te conforta de verdade, pra seu conhecimento, tive um pouco de empolação devido ao efavirenz, mas insisti e o corpo aceitou o medicamento, minha medica me passou uns anti alergicos mas nem precisei, deu tudo certo. Agora mesmo estou indo pra uma balada me divertir por que a vida continua… abração fica com Deus!

      • anonimo
        11/11/2013 at 16:37 #

        eh isso ae cara, quero um dia poder ter essa força e coragem que vc tem, pois a 2 semanas do meu diagnostico, nao consigo pensar em outra coisa. oolho pro lado começo a chorar e querer ser normal de novo.

        • Pequeno Principe
          11/11/2013 at 18:47 #

          Sabe o que suas lagrimas siginificam??? Que já esta no estagio de aceitaçao. Sim, voce pode estar sofrendo agora, mas em breve nao vais e abater tanto. Eu do contrario so consegui chorar, sofrer pro mim mesmo depois de uns seis meses, foi muito mais dificil, eu nao derramava uma lagrima, ia ao médico normalmente, o meu médico ate estranhou minha segurança, eu tava ali queimando por dentro, sozinho, mas aguentei e nao coseguir se quer demonstrar para mim mesmo,. isso faz muito mal, pois acumula algo ruim dentro de nós. Tenha paciencia, pesquise bastante, saiba mais sobre o assunto, veja videos, depoimentos, inspire-se a lutar por vc mesmo, pois isso é uma tarefa sua, é algo que vc faz por vc e ninguem jamais pode fazer isto no seu lugar, tenha uma vida regrada, saudavel e vc verá que sua longevidade sera maior do que imagina. Nao pense que vc vai morrer daqui a dois meses, um ano ou 15 anos,. isso é dificil dizer. Assim como tem pessoas que tem e nem sabem outras porque sabem e se cuidam morrem do mesmo jeito.,Tenha fé em Deus, segure na sua mãoe ande firme sempre. Nada terminou aqui esta apenas começando… Conte comigo querido.!!!!!

        • Junior
          11/11/2013 at 21:34 #

          Calma cara, não se maltrate, agora vc devera se amar mais do antes. Voce precisa ser forte, seguir sua vida, é normal passar por essa fase. Ela passa… Estou aqui pra caso precise, gpdjunior@yahoo.com.br abração.

          • robsonmanacai
            19/11/2013 at 12:37 #

            amigo junior me adiciona no face ai……Robson sky.
            preciso muito,muito de algumas orientaçoes pois descobri recentemente que estou contaminado com o hiv,e estou desesperado,me ajuda ai rapaz.

            • Pequeno Principe
              19/11/2013 at 13:07 #

              Tentei achar seu face, mas ainda nao encontrei, tem varios robson lá rs! como vc esta na foto?

        • thiagopositivo32
          12/11/2013 at 17:07 #

          Estou também nessa mesma situação. Descoberta recente e muitos pensamentos, angustia e lágrimas. Mas, estou percebendo que não vai adiantar nada esse meu medo, ou eu me fortaleço ou a doença me derrubará. Estou encontrado através desse blog e de seus leitores força para iniciar a luta. Uma coisa é certa, tu não estás sozinho. Se há uma coisa positiva nessa dor, é que vou ter que me cuidar muito mais, então, faça o mesmo, comece a mudar sua alimentação e vá fazer uma atividade física antes mesmo do tratamento.

          Quanto a chorar, se tiver vontade, chore. Eu mesmo, não me seguro. Não temos que ficar controlando emoções agora, espero é que depois essa tristeza vá diminuindo aos poucos.

          Um abraço.

          • Flavia
            23/12/2013 at 11:41 #

            Oi eu estou sem conseguir me adaptar a essa situação que tb descobri a pouco e gostaria de conversar para ao menos me sentir um pouco melhor,me ajudem… F…35anos

        • Gaudí
          13/11/2013 at 17:26 #

          Força rapaz!! o início é bem difícil mesmo… mas vai passar!!!

        • Bruno
          05/01/2014 at 00:48 #

          Cara,a fé que tenho em Deus é tão grande que não sofro,acredita?só peço saúde e força pra seguir,vá por mim

    • José
      02/11/2013 at 22:19 #

      Boa noite!!! Esse sentimento de culpa não é legal. O sexo é uma atividade humana natural. Acredito que tá se culpando por ter contraido o virus em um determinado momento não seja um dos melhores caminhos para se sentir bem. Acredite que sua vida seguirá bem, melhor que antes talvez!
      Ter portador do HIV não é a pior coisa do mundo, hj é apenas algo crônico e a medicina evolui a cada dia. Esperança e fé e bola pra frente em direção ao gooooooooooooooooooool…

      Bjo

      • S+ Recente
        03/11/2013 at 12:02 #

        Gente, boa tarde! Como vão?

        Ontem foi minha primeira dose de Efavirenz… Estou encucado com uma coisa… Acreditem ou não, eu não senti ABSOLUTAMENTE NADA!!!

        Não senti tontura, nem enjoo, nem insonia, não sonhei com nada, dormi feito uma pedra, não acordei a noite, nenhum pesadelo, nenhum pressentimento…. NADA, amigos…

        Isso me preocupa um pouco! Será que não esta fazendo efeito?

        Pelo o que li aqui, todos tiveram algum tipo de efeito colateral e eu não… Isso me deixa preocupado.

        Pra não falar que não mudou nada, minha audição e meu olfato estão bem aguçados mas apenas isso…

        Sabem me dizer se é normal?

        • Felipe
          03/11/2013 at 15:41 #

          Sim cara, isso é normal sim. A minha médica mesmo disse: Vc poderá ter todos os efeitos mais loucos que vc já pode ter tido, mas como também poderá não sentir absolutamente nada. Que ótimo que seu organismo é forte desse jeito. O meu msm tem três dias que começou a “rejeita”, estou com o corpo todo empolado, tive que para a medicação essa semana para ver se realmente é ele quem está provocando isso. Vlw ae!!!

          • S+ Recente
            03/11/2013 at 16:10 #

            Mas vc teve as alucinações, Felipe?

            O meu medo é meu organismo ser “muito forte” e nem o medicamento ele aceitar e não deixar o remédio agir..

            • Felipe
              03/11/2013 at 18:12 #

              Alucinações n, tive alguns sonhos malucos e fiquei muitooo zonzo, mas isso apenas nos 2 primeiros dias. Depois que descobri aqui que o bom é toma-la enquanto comemos algo, durmo muito bem. Fique feliz rapaz, não preocupado.

            • Junior
              03/11/2013 at 21:46 #

              eae cara blz? fica sussa e deixa o remedio fazer o efeito dele, o fato é que pra ele fazer efeito contra o virus não necessariamente o seu organismo tem que sentir, de fato ele deve ta fazendo o papel dele que é combater o virus e não o seu organismo, agradeça a Deus e fique feliz por não ter tido efeito colateral. Mas de qualquer forma compartilhe com seu medico. Abraço!

            • Pequeno Principe
              04/11/2013 at 10:46 #

              Se seu oraganismo fosse tao forte nao teria se infectado e o corpo teria expelido o vírus antes mesmo dele se replicar. Certo? Esses coquiteis, sao combinaçoes medicamentosas que vão agir especialmente na síntese e cadeia de multiplicaçao do vírus, por isso a unica forma de saber se esta fazendo efeito é voce observar se tem tido febre, se esta com garganta inflamada, pois se ele conseguir realmente chegar ao vírus, e inativar a sua multiplicação viral, a consequencia disso vai ser o aumento da sua imunidade, e assim doenças oportunistas nao serão problemas. Do contrario só podemos saber se esta fazendo efeito com os exames , que por sinal necessitam de um tempo para constar. O processo é um pouco demorado, mas é válido.

          • Junior
            03/11/2013 at 21:38 #

            eae Felipe, blz? tb tive essa empolação mas insisti na medicação, não parei não pq fiquei com receio do virus criar resistencia a medicação. Minha medica me passou um anti alergico que nem precisei usar, essa empolação começou apos o 9º dias de uso do efavirenz ficou uns tres quatro dias e depois sumiu, hj não sinto nada, graças a Deus nem tontura, sinto as vezes que meu raciocinio parece estar mais rapido não sei se é impressão… se alguem tem ou teve esta sensação comenta ae… abraço ae

            • Felipe
              06/11/2013 at 09:36 #

              E ae cara, blz… Meu corpo estava piorando a cada dia, ai a médica achou melhor parar ao menos essa semana, ela disse que não teria nenhum problema no meu organismo nem futuramente com o remédio(caso não seja ele quem provocou a alergia) porque comecei a tomar faz pouco tempo. Além de ter parado estou tomando um antialergico. Mas estou achando muito estranho essa alergia, porque enquanto eu estava empolado não conçava nada, agora que estão sumindo as manchas, partes do corpo, principalmente os pés estão coçando muito. Volto na médica amanhã, qualquer coisa falo aqui. Vlw, abraço!!!

              • Junior
                06/11/2013 at 11:44 #

                blz Felipe, aguardo noticias! Abraço

                • Felipe
                  07/11/2013 at 19:42 #

                  Boa noite Junior! Fui hoje na médica, aparentemente eu e minha mãe achamos que a impolação praticamente desapareceu, mas para ela não sumiu por completo, portanto ela achou melhor deixar suspenso o efavirenz por mais uma semana e eu continuar com o antialérgico. Sim, perguntei novamente a ela se eu não teria nenhum problema por questão de ter parado o efavirenz, ela disse que não, pela fato de eu ter inciado a pouco tempo, como eu tinha dito antes… Abraço!

                  • Junior
                    10/11/2013 at 14:00 #

                    Blz… que tudo corra bem, forte abraço!!

        • José
          03/11/2013 at 22:50 #

          Normalíssimo!!! Não senti nada também, absolutamente nada! E já vai fazer 6 meses que estou tomando.

          Eu tinha o mesmo receio que vc, mas até agora tudo tranquilo.

          Abraço

        • Pequeno Principe
          04/11/2013 at 10:41 #

          O fato de voce nao sentir nada, nenhuma efeito colateral esta relacionado com a qualidade de vida que voce deve ter, uma boa alimentaçao, uma variaçao na dieta, hidrataçao (ingesta de líquidos), descanso ou repouso( boa noite de sono), isso tudo vai ajudar a voce nao sentir nada, em especial a alimentaçao. Caso voce venha tomar o remédio com fome, ou sem nada no estomago, os efeitos podem triplicar, por isso sempre digo aos amigos que tomem o medicamento durante alguma refeiçao. O biovir, voce pdoe sentir um leve enjoo, mas sem tontura, o Efavirenz que pode causar essa tontura, por isso o médico indica que seja tomado, GERALMENTE, antes de dormir, se voce dorme 21hs, tome 21hs, se voce vai dormir mais trade, tome mais tarde, pois ele tem uma concentraçao maior, se nao me engano sao 600mg.
          Com relaçao ao efeito terapeutico esperado, voce só saberá quando for fazer o exame de Carga viral e Cd4, entao tire essa ideia da sua cabeça. Tome cuidado que o psicologico as vezes adoece o corpo, entao pense posivito, siga corretamente os horarios, se perder ou esquecer uma píula, nao faça a super dosagem!!!, passe para o outro horario (por exemplo, tinha que tomar o biovir 7hs da manha e 19hs,,, Aí voce esquece de tomar pela manha, nao tome dois comprimidos a noite, isso é super dosagem e pode fazer mal. Tome apenas a da hora seguinte e no dia seguinte, comece tudo de novo, normalmente. Ok?
          Com relaçao aos seus sentidos aguçados, nao se preocupe, esse remédio é forte mas ainda nao causa mutaçao genética rs, como eu disse, pode ser sua mente, lpode ser psicologico, lembre-se de que o meu corpo reage diferente do seu corpo, e assim sucessivamente, entao o que pode ser mais para mim, pode ser menos para voce! Fique firme, bom dia!!

  2. S+ Recente
    04/11/2013 at 20:03 #

    Alguém teve problemas de sangramento da gengiva?

    Antes de descobrir o tal vírus, minha gengiva sangrava muito, de pingar e tudo…

    Alguém sabe se pode estar relacionado? Ainda sangra… tenho até receio de beijar meu namorado…

    • Pequeno Principe
      05/11/2013 at 09:51 #

      Voce ja foi ao médico.? Creio que nao deve ser do medicamento, pode ser apenas uma gengivite, ou pode ser outra causa. Melhor ir ao médico, converse com ele e nao deixe de tomar o remédio, pois é ele que vai estabilizar sua imunidade e ajudar a se livrar deste pequeno desconforto. A proposito esta corretissimo em evitar beijar seu namorado, pelo menos por uns dias, assim voce nao vao ficar com consciencia pesada. Escove os dente com uma escova mais macia, nao use enxaguante bucal com alcool, e evite o uso do fio dental, pelo menos ate sua gengiva voltar ao normal. Faça bocejos com bicarbonato de sódio diluido em água, vai tirar um pouco da acidez da boca…. Fique firme, nao é nada de mais!!!

  3. suzana
    05/11/2013 at 15:49 #

    Pequeno principe ,vc me parece um figuraço .continui assim transmitiindo segurança para as pessoas que procuram ajuda .

    • Pequeno Principe
      05/11/2013 at 15:57 #

      Obrigado linda, mas realmente, temos que ser um pouco otimista, eu sofri muito sozinho, calado, depois de um tempo so contei e conto com minha mãe até hoje. Infelizmente eu me contaminei em um hospital, trabalhando, e hoje minha vida mudou muito, creio que isso deve ser um freio, nao gosto de dizer castigo, mas um freio, para eu possa ser um ser humano melhor, para que eu pondere minhas açoes e me cuide mais. Amo orientar outras pessoas, gostaria de ter um conhecimento maior do que ja tenho para propor mudança, confiança e esperança. Me sinto feliz fazendo isso. Acredita que eu so chorei depois de uns seis ou sete meses que tive o resultado, pois minha alma chorava mas meus olhos nao conseguiam expressar, comecei o tratamento e somente depois, fiquei mais tranquilo. Por isso imagino como muitos se sentem sozinho, e devemos nos isolar sim, pois se as pessoas souberem sem duvida vao nos olhar diferente, vão se afastar e isso pode prejudicar um processo que já é doloroso, Eu sempre falo para todos os colegas, escondam ao máximo, ate de alguns parentes, que muitas vezes jogam na nossa cara algo desse tipo em momento de raiva, evitem confiar em supostos amigos, comprem porta capsulas oara nao sair por ai sem tomar o medicamento com medo de verem o pote do remédio. Tudo tem um jeitinho……rs Bjinhos

      • Flaviana
        20/11/2013 at 08:37 #

        Pqueno Principe..

        Nossa.. vc me parece ser uma pessoa de um coração enorme.. me identifiquei muito com vc.. pois tb trabalho em um hospital.. descobri recentemente estou digerindo agora a situação.. se quiser me add no skye pra gente conversar…
        abraços

      • PEDRO
        11/01/2014 at 06:34 #

        NOSSA MANO GOSTEI DA FORMA EM QUE VC FALA MIM SENTIR ATE MAIS ALIVIADO TAMBEN TRABALHO EM HOSPITAL PROVAVELMENTE TAMBEN TENHA MIM CONTAMINADO NO MESMO LUGAR MEU WHTASAPP 09295031480 PRECISO SABER MAIS E TAMBEN CONVERSA COM PESSOAS QUE TEM A MESMA SITUACAO QUE A MINHA AINDA SOFRO MUITO E NINQUEM SABE TENHO MUITO MEDO

  4. S+ Recente
    06/11/2013 at 19:00 #

    Suzana, vc tirou as palavras da minha boca… O Pequeno Príncipe realmente, pelo o que tenho lido nesse fórum, tem sido de grande ajuda e força para todos!

    Suas orientações são muito boas e suas sacadas são demais…

    Continue assim amigo!!!

    As vezes Deus permite que certas coisas aconteçam em nossas vidas para que aprendamos a dar mais valor, não só a ela, mas para que cumpramos um dos maiores mandamentos de todos AMAR O PRÓXIMO!

    Jesus te ama, amigo!

    As vezes tenho vontade de conhecer amigos como eu mas, outras vezes, o medo é maior… Alguém é de SP capital aqui?

    • Pequeno Principe
      07/11/2013 at 09:24 #

      Obrigado pelo carinho… Saibam que voces tem um amigo…Bjos!!!

  5. Vivendo Feliz!
    06/11/2013 at 21:03 #

    se

  6. Vivendo Feliz!
    06/11/2013 at 21:34 #

    Boa noite a todos!

    Conheci esse blog a poucos dias e achei muito interessante as pessoas escreverem sobre as suas experiencias de vida e os benefícios que os medicamentos trouxeram para suas vidas depois que passaram a usar!
    Eu sou um jovem de 27 anos e a 8 anos descobri que tinha sido contaminado com o vírus HIV em uma unica vez que me relacionei sem proteção, depois dessa descoberta tudo na minha vida mudou, crises de existências, depressões, desesperos sem contar na saúde que nunca mais foi a mesma.
    Passei vários anos da minha vida escondendo de mim mesmo o que já tinha acontecido, isso me prejudicou muito.
    Há 2 anos procurei ajuda de uma medica infectologista e fui surpreendido com o carinho e o profissionalismo que ela me recebeu, desse dia em diante minha vida nunca mais foi a mesma.
    Fiz todos os exames necessários e constatei que minha saúde não ia nada bem, más mesmo assim não estava preparado psicologicamente para começar os tratamentos, foi onde minha medica que hoje tenho como uma mãe me encaminhou para um psicologo e fui trabalhando o meu psicológico até que resolvi a tomar os remédios.
    Comecei a tomar os medicamentos no dia 01/12/2012, foram 3 dias de terror onde cheguei a pensar que não resistiria, não conseguia parar em pé pois minha imunidade estava muito baixa e minha carga viral altíssima, os efeitos colaterais do efavirenz foi visível em mim.
    Eu pensava em desistir a todo segundo mais a minha vontade de viver falava mais alto, e logo esses sintomas foram desaparecendo até me acostumar.
    A minha surpresa maior que depois de 5 meses minha médica pediu novos exames e os resultados foram ótimos, meu CD4 tinha aumentado muito e minha carga viral estava quase que não detectável, fiquei muito feliz e minha médica muito satisfeita com o resultado.
    Desse dia em diante acreditei mais ainda na minha recuperação, hoje já tenho 11 meses de tratamento e nunca fiquei nenhum dia sem tomar o medicamento, hoje posso dizer que levo uma vida normal, com uma aparência ótima consegui engordar 12 kilos e vivo feliz acreditando em um dia melhor a cada dia.
    Deixo aqui o meu depoimento e um recado a todos que passarem por aqui e estiver começando o tratamento, não desistem, persistem e tenha fé pois os resultados não são rápidos mais é muito importante seguir a diante com o tratamento, só assim conseguirá vencer!

    Abraços a todos!

    • Felipe
      07/11/2013 at 19:45 #

      Vlw por deixar seu depoimento cara, são histórias assim que me deixa motivado a viver cada dia mais e lutar contra tudo que vem. Abração!!!

    • Flaviana
      20/11/2013 at 08:40 #

      Vivendo Feliz..

      Emocionante o seu depoimento… muito bom ouvir de quem ja tem mais experiência.

      Abraços

  7. S+ Recente
    08/11/2013 at 19:42 #

    Vivendo Feliz…

    Lindo depoimento!

    No dia em que eu peguei os medicamentos, encontrei esse blog e alguns outros tb… Li cada efeito colateral e pensava comigo “Nao vou resistir…”

    Mas quando comecei a tomar e nada me aconteceu, cheguei a pensar que não estava surtindo efeito… Até hoje nao tenho efeitos colaterais… Tenho pouco tempo de tratamento mas nada me aconteceu…

    Como é bom saber que não estamos sozinhos nesse mundo, lutando contra isso…

    Amanha faz uma semana desde que iniciei com o Efavirenz e o Biovir… o maximo que senti foi apenas um pouco na redução do apetite, mas enjoos, sonhos, depressão, tontura, nada disso me aconteceu…

    O primeiro exame que fiz, minha CV esta 6.000 e o CD4 463, meu infecto disse que nao eram numero tão alarmantes mas que era necessário o inicio do tratamento… Pedi pra eu repetir os exames duas semanas após ter começado a toma-los.

    Espero em Deus que tenha diminuído consideravelmente!

    E como voces estão, amigos?

  8. Julior
    11/11/2013 at 04:26 #

    Olá, pessoal, bem já fazem duas semanas que tomo TENOFOVIR, LAMUVIDINA E EFAVIRENZ e os efeitos já são menos, mas me apareceram as bolinhas vermelhas no corpo, será que são temporárias? Não queria mudar de medicação estou me dando bem no geral com os remédios.

    • Pequeno Principe
      11/11/2013 at 18:41 #

      Existem em média uns 32 Antiretroviais que podem ser combinados entre si, dependendo do estagio do paciente, dependendo da situaçao viral, da sua imunidade e dos sintomas. Fico abismado pois esses médicos, muitos deles nao se atentam na causa da infecçao em si, pois geralmente é dali tambem que vai ser “moldado” o coquitel. A combinaçao mais simplesque tem é o BIOVIR e o Efavirenz, sao um dos menos dolorosos para o organismo, gerlmanete é sentido somente na primeira e na segunda semana, se nao resolver aío médico, depois de longas tentativas passa para outro coquitel. Mas isso nao acontece em um ou dois meses é apenas com o tempo. Entao nao se preocupe. è so tomar os remédios no horario, nao fazer superdosagem para seu o virus nao criar um superesistencia ao coquitel, ou seja, se esquecer uma píula, nao tome duas no horario seguinte, comece tudo de novo no dia seguinte. Exemplo: esqueceu de tomar as 7h da manha, entao deixe pra lá, tome o das 19hs da noite, e antes de dormir, e no dia seguinte tome normalmente. Essas erupçoes cutaneas, podem ser do Tenofovir, que quando comibinado com o lamivudina fica mais forte, entao nao se preocupe, continuer tomando e prpocure logo seu infecto. Provavelmente ele vai pedir que vc pare por um ou duas semanas para ver se é realmente o remédio, do contrario ele nao vai trocar assim de uma hora para outra. Efeito colateral como o proprio nome já diz sao efeitos esperados, que pode sumir com o tempo, ou podem se agravar. Isso depende de organismo para organismo!!!. Boa sorte!!!!

  9. André Hueves
    12/11/2013 at 11:06 #

    Parabéns meu querido fico muito feliz por você!
    Porém meu caso já é diferente do seu, meu organismo não aceita de jeito nenhum o efavirenz! o biovir “vai que é uma maravilha”, agora o efavirenz me faz vomitar constantemente mesmo eu fazendo o uso de antieméticos para segurar a náusea, sem falar da Insonia, que em mim o efavirenz parece fazer o efeito contrário, fazendo assim eu ficar acordado e delirando sobre o efeito do remédio (horrivel pra mim ter que “assistir” o que está acontecendo) e só consigo adormecer quando o efeito diminui, por volta das 7h AM.
    Minha médica marcou meu retorno para 15 dias após a medicação, vou pedir para ela trocar a combinação.
    Depois volto aqui pra contar pra vocês qual é a nova medicação e como está sendo!

    Que o amor de Deus esteja com todos nós. Fiquem com Deus.

    Pra quem quiser me add no skype ou me escrever fiquem a vontade:

    andrehueves@hotmail.com

  10. Carlos
    12/11/2013 at 22:29 #

    Pessoal estou com o tratamento de Efavirenz + Lamivudina + Tenofovir… Alguém aí fez o tratamento desse modo? Poderia compartilhar os efeitos colaterais? Estou um pouco ansioso pra iniciar o tratamento… Estou a alguns dias do meu aniversário e tenho medo que o tratamento impossibilite-me de curtir essa data com os amigos. Estou super confiante e bem psicologicamente, mas o que vocês indicariam? inicio já ou depois do meu aniversário?.

    • Pequeno Principe
      13/11/2013 at 09:56 #

      Comece o tratamento de acordo com a indicaçao do seu médico. Se ele receitou para voce fazer uso entao tome coragem, nao pense negativo, pois nem todo mundo sente os efeitos. As vezes sao as circunstancias que fazem agente sentir com maior grau os efeitos. Por exemplo: evite tomar o remédio de barriguinha vazia, tente tomá-lo entre uma refeiçao e outra ou ate mesmo durante a refeiçao. Se o composto de Tenofovir foi indicado para tomar antes de dormir, nao tome ele mais cedo, tome somente na hora que vc for dormir, assim nao estara acordado no momento que ele estiver sendo catabolizado, será tranquilo. Pela manha, se sentir enjoo ou tontura, come algo seco, uma torrada, um pão sem manteiga, ou um pão integral, espere uns minutos e aí sim tome seu café normalmente, com suco, café preto o que tiver direito, é sempre bom “forrar” o estomago pela manha para receber o alimento, pois ainda fica uns resíduos do remédio que foi degradado partícula por partícula enquanto voce dormia, e pela manha pode sentir um gosto estranho na boca proveniente disso, tenha sempre em mãos tambem uma vitamina C (acido ascórbico) pode ajudar a renovar as energias, de preferencia 2G, se tomar um por dia já esta de bom tamanho, e lembre-se que seu organismo respodne diferente de outros, e nao quer dizer que muitos de nós que tivemos efeitos terriveis que voce tambem vai ter, isso varia de acordo com a qualidade de vida que voce tem, sua alimentaçao e exercicio regular. Mantenha o foco e nao se deixe fazer refém do medo. Melhor ter uma dor de cabeça no proximo aniversario se for o caso do que nem ter mais aniversarios rs certo!!!Escolha um horario adequado que nao fique sem tomar, compre um porta – cápsulas para nao ter que se explicar semrpe que fortomar e leve sempre no bolso. nunca esqueça. e SE esquecer nunca faça superdosagem, comece de novo no outro horario ou no outro dia, jamais tome duas ou tres piulas porque tem medo de nao funcionar, se for forjar uma posologia inadequada pode causar o efeito placebo, ou seja, de mentirinha poiso vírus é muito maquiavélico, e aprende rápido a ser resistente. De preferencia que voce tenha boa noite de repouso, isso ajuda muito na imunidade. Evite alcool e cigarros, pode aumentar suas chances de 70 para 99% de ser feliz agora e no futuro…Fique firme. !!

  11. Carlos
    13/11/2013 at 10:52 #

    Pequeno príncipe muito obrigado pelos seus comentários… Irei iniciar na sexta-feira, pois a médica indicou-me começar antes do fds, pois se tiverem efeitos muito fortes no sono e tontura, pelo menos não terei que ir trabalhar no sábado e domingo, e espero que se realmente acontecerem que diminuam ou acabem no domingo. Irei mantendo aqui no blog o resultado para compartilhar a minha rotina. Para todos que estão na mesma situação que eu FORÇA e OTIMISMO, essa é somente uma nova etapa da vida, aonde teremos que nos habituar com o consumo dessas pílulas. Estou trabalhando bastante, mas em breve divido minha história de vida com todos aqui, e espero poder inspirar e incentivar a todos nessa fase da vida. Abraços a todos.

    • Pequeno Principe
      13/11/2013 at 11:04 #

      Bravo!!! Fique firme!

      • Marcelo
        02/12/2013 at 11:06 #

        Hj é a 1ª que entro neste blog, na verdade hj resolvi conhecer melhor este “parceiro” que terei pela frente, gostei bastante de sua força com relação aos efeitos colaterais, senti e sinto alguns pois só fazem 3 dias que estou tomando o efavirenz e o biovir, este segundo sem problemas…..um grande abraço a vc e a todos que estão lendo estas msg….foi de muita ajuda suas palavras…

      • Marcelo
        04/12/2013 at 10:44 #

        Entrei no campo de resposta mas na verdade é uma pergunta….estou sentindo principalmente em minhas pernas, um calor muito grande, parece uma febre interna, meus pés parece que estão pegando “fogo”……alguém já sentiu isto?….é normal ou seria melhor conversar com minha médica…..se alguém puder me dar algum parecer agradeço desde já….e um abraço a todos e muita paz….

        • robsonmanacai
          23/12/2013 at 18:50 #

          marcelo,pode ser alguma infecçao,uma vez que o hiv baixa nossa imunidade varias doenças oportunista podem nos pegar!
          mais de qualquer forma consulte a sua infectologista e informe a ela essa acontecimento!
          abraço……

  12. Rodrigues Dias
    13/11/2013 at 15:00 #

    Boa tarde!
    Gostaria de Agradecer a todos que estão compartilhando seus momentos com a nova descoberta de serem S+.
    Há pouco mais de 20 dias recebi o diagnostico que sou HIV + De imediato quando recebi o resultado comuniquei ao meu namorado que no mesmo dia fez o teste rápido e tbm S+. Não foi fácil e não está sendo, mas estamos confiantes que superaremos este momento.

    Na semana seguinte começaram as baterias de exames e coisa de 5 dias ligaram para ele que a consulta dele deveria ser no dia seguinte… até então o único que estava com sintomas era eu. Ficamos muito preocupados, mas no dia seguinte fomos para a consulta e então recebemos os resultados de nossos CD4, o meu que estava com perda de peso estava em 366 e o dele sem nada sentir em 80, imediatamente começamos com a medicação e dietas. Sempre tivemos uma vida tranquila sem vícios, atividades físicas e boa alimentação.
    Eu que estava com CD4 em 366 comecei a medicação 1 AZT + 1 Evafirenz, sintomas já esperados de pertubação do sono e alguns pesadelos.
    Ele que estava com CD4 80 começou com 1 AZT + 2 Kaletra, senti apenas enjoou e as vezes náuseas.

    Estamos confiantes que tanto eu e ele sairemos dessa faixa de risco com CD4 baixos sem mais problemas com Fé Em Deus.

    O que esta me deixando mais calmo ultimamente são os blog’s com os depoimentos de superação.

    Fiz um perfil no Facebook para podermos fazer amizades com pessoas que estão passando pela mesma situação.

    https://www.facebook.com/rodrigues.dias.965

    Queremos conhecer pessoas que estão passando pelo mesmo problema.

    Um grande abraço.
    Força, Fé e Perseverança sempre.

    • Pequeno Principe
      13/11/2013 at 16:42 #

      Impecável!!!! A uniao de voce é algo comovente. Mantenham essa ideia de que a é apenas uma zona de risco sim e que pode e vai ser revertida. O médico de voces fez muito bem em começar o tratamento com Kaletra. Acima de 350 eles geralmente é indicado o Efavirenz e o Biovir, a mais simples combinaçao de todas. O kaletra pode ate ser um pouqinho mais forte, associado com tenofovir mas é “porreta”. Daqui a aum mes mais ou menos pode ate nao alterar muito, mas em uma jenela imunologica de 3 meses este Cd4 de 80 vai disparar voces verao. Tanto o Kaletra, quanto o efavirenz sao um pouco forte devido sua concentraçao de 600mg se nao me engano e porque agem na circulaçao com muita intensidade indo direto para o sistema nervoso atrás de agentes infecciosos, mas tenham a certeza de que vai ser suficiente. Espero um dia nao encontrar alguem igual a voces, mas pelo menos alguem bem parecido, que seja companheiro, que lute ao lado um do outro e que nao tenha segredos. O preconceito contra os S+ é tao grande ou pior do que o preconceito contra homossesexuais, pois a falta de conhecimento das pessoas as tornam ignorantes. Fiquem firme, se precisar estou aqui! Mantenha os hábitos saudáveis de sempre, repouso ao maximo principalmente a noite após ingerir o kaletra e o efavirenz, nao sei o horario mas os infecto geralmente passam para tomá-los bem antes de dormir, para evitar os efeitos. Nao tomem ele de barriga vazia, nunca façam isso, é bom tomar os remédios durante a refeiçao, entre uma colher e outra de comida durante o jantar, assim nem sentiram os efeitos. Após tomar o remédio é bom comer um doce, tira o gosto ruim da boca, asia, e pela manha, de preferencia antes do café comam uma torrada, um pão integral e depois de uns minutos tomem café normal, pois ajuda muito na tontura faz uma espécie de lençol no estomago e o alimento nao cai direto, ou seja, vc “forra” o estamago com um alimento seco, assim diminue o enjoo e a tontura matinal passsa rapidinho….Bjus !!!

      • flaviana
        15/11/2013 at 17:54 #

        Pequeno Principe…

        Gosto muito do jeito que vc fala com as pessoas aqui do blog, muito atencioso e carinhoso.. parabéns..
        Abraços..

        • Pequeno Principe
          18/11/2013 at 09:56 #

          Grazies!!!!

  13. Carllus
    13/11/2013 at 15:22 #

    Queridos amigos.
    Deus existe. Fiquei muito feliz com o resultado do exame HIV do meu namorado, apesar de estarmos 08 anos juntos, e não usávamos preservativos, deu negativo. Choramos juntos e louvamos tb, queria dividir este momento com todos, vamos continuar nossas vidas sem nenhuma alteração porém com todas as prevenções.

  14. S+ Recente
    13/11/2013 at 19:34 #

    Amigos, boa noite!

    Também quero dividir uma benção de Deus com vocês!

    Meu namorado fez o exame rápido e deu S-… GLORIA A DEUS por isso… pois não usávamos preservativo!

    Realmente foi um milagre de Deus…

    Sábado agora vou fazer novamente os exames, conforme o médico pediu pra saber os niveis de CV e CD4 que estavam 6.000 e 463, respectivamente, num primeiro exame. Tomo Biovir 12/12hrs e Efavirenz antes de dormir

    Estou confiante!

    Aos amigos que iniciarão o tratamento, fiquem tranquilos!!! O efeitos não são para todos os organismos. Comecei a onze dias, não senti e não sinto absolutamente nada de diferente em mim, apenas uma leve diminuição no apetite que resolvo rapidinho rsrsrs…

    Nao sei se todos aqui creem em Deus mas, digo com toda certeza: Ele é por nós… por todos nós!

    Bjs

    • Pequeno Principe
      14/11/2013 at 09:51 #

      O Biovir associado com Efavirenz é muito bom e o mais simples “coquitel” de todos. Para voce ter uma idéia, minha carga viral de junho a outubro caiu de 258.000(mil cópias) para 124 cópias, quase 100% a diferença. Tomando no horario certinho, evitando alcool, cigarro e tudo que faz mal, e dormindo bem, é muito mais tranquilo e eficaz o tratamento. Deus é maravilhoso mesmo! Mas de todo o caso, procure fazer outra vez o exame de seu companheiro, numa janela imunologica de dois ou tres meses so para garantir. Esse teste rápido pode ter sido o Elisa, procure fazer outro método, o da imunofluorescencia. Os fluidos do nosso corpo (sangue, semem, e líquido prostático) sao geralmente carregados de vírus, mas quando o tratamento é feito, essa concentraçao viral diminui muito. Já ouvi casos de pessoas assim que tiveram essa bençao. Agora tenham mais cuidado do que nunca, evitem situaçoes de risco. Existem inumeras formas de alcançar o prazer sem por a vida do outro em risco. A camisinha previne de doenças, previne de infecçao no trato urinário, no trato anal, previne inumeras patologias. Deus foi tao perfeito em nos criar, que colocou a entrada da uretra super distante da entrada anal, por isso que os casos de infecçao urinaria sempre sao maiores nas mulheres, devido o desenho anatomico. Enfim, fico feliz por voces de coraçao. Bjinhos e fique firme!!!

      • flaviana
        15/11/2013 at 18:00 #

        Pequeno Principe

        de fato existe a janela imunologica, eu quando fiz o meu primeiro teste rápido deu negativo, após três meses refiz e deu positivo… agora é aguardar o resultado do W. Blot, e ver a contagem de CD4 e carga viral.

        Abraços.

        • Pequeno Principe
          18/11/2013 at 09:56 #

          A tah, pensei que voce ainda nao havia confirmado o resultado. Anime-se, conheço uma pessoa que a dois anos e meio nunca precisou tomar AZt, fico chocado com isso, mas e for o caso nao se preocupe. Vai controlar o quanto antes a multiplicaçao de sua carga. Ah! Obrigadinho. Fico feliz em dispor uns minutinhos do meu tempo para contribuir com outras pessoas. As vezes nao temos ninguem para falar. E levando em conta o preconceito, as dúvidas nem semrpe podem ser sanadas. Bjinhos…….

        • elenir
          20/11/2013 at 15:10 #

          Oi Flaviana desculpe a intromissão! mas com quanto tempo após exposição vc fez o primeiro teste hiv?

          • flaviana
            27/11/2013 at 08:20 #

            Elenir… olha foi com mais ou menos 5 meses.. que foi o tempo em que estava com meu namorado e ele fez exames de rotina e descobriu.. ai então fiz o primeiro teste logo em seguida.. o primeiro negativo e 3 meses depois positivo..

            Abraços.

            • Live
              27/11/2013 at 09:51 #

              Estou fazendo exercicio a pouco tempo porém só tenho tempo 3 vezes na semana, e minha alimentação não é as melhores, mas cortei muita coisa, porém tem fim de semana que acabo comendo besteira, porém sem exageros. Bjus

  15. S+ Recente
    14/11/2013 at 22:29 #

    Pequeno principe,

    Obrigado pelas explicações… Vc é demais!

    Alguém aqui participa de algum forum no Face sobre o tema? Ou sabe se existe?

    • Pequeno Principe
      18/11/2013 at 10:01 #

      Bem existem varios fóruns, faces, blogs. Contudo, nao indico voce a participar de muitos deles. Por incrivel que pareça existem pessoas maldosas, que quando veem agente fazendo partede lago do tipo ligam A com B e acabam falando mal da gente. Devido ao preconceito, a esse tipo de gente que so quer ver o mal dos outros seria legal agente criar um vinculo atraves do bate papo direto, seja por skype. seja por email, ate mesmo o email é perigoso, ele fala muito sobre nós. Nao to dizendo que devemos nos esconder, quer dizer estou sim, rs, pois nao existe coisa pior do que voce ser visto como doente, aidético, pois a ignorancia e falta de conhecimento transformam pessoas leigas em pessoas más! Se quizer montar um skype, ou algo do tipo para o pessoa do blog to dentro, assim trocaremos ideias de maneira mais direta, um cuidando do outro. O que acham?

  16. Felipe
    16/11/2013 at 18:32 #

    Boa noite gente… Então, como tinha dito antes havia a suspeita de que meu organismo não havia aceitado o Efavirenz provocando empolação no corpo, que minha médica disse não ser normal. Tinha parado de toma-lo e meu corpo voltou ao normal, junto com a médica, decidimos ontem voltar a tomar ele para ver no que na daria, e foi certo, acordei hoje com o corpo todo empolado, lábios, nariz, todo rosto enxado, tinha marcado o retorno com ela para quinta-feira da próxima semana, mas vou aparecer lá já na segunda. Estou um pouco preocupado, se alguém tem conhecimento sobre essas reações compartilha ae, sei que ela vai mudar a medicações, mas estou com medo de não me adaptar novamente a essa medicação que virá. Abraço!!!

    • Pequeno Principe
      18/11/2013 at 09:51 #

      Esta tomando o Efavirenz associado ao lamivudina+zidovudina???
      Ja pesquisou a fórmula deste medicamento? Voce pode até nao saber, mas pode ser alérgico a algum componente da fórmula. O efavirenz por ser um ANtiretoviraL nao pode jamais ser tomado sozinho, geralmente sao tomados com um inibor de protease (Resumindo: as proteases são proteínas responsáveis pela quebra de ligações peptídicas que são ligações formadas por aminoácidos e que juntos formam uma proteína. e/ ou inibidor de transcriptase reversa análogos de nucleosídeos (ITRNs)(este no casp age sobre a síntese de RNA viral que se transforma em um DNA), ou seja, os dois tem uma funçao específica. Um vai de contra as enzimas de proteínas e outra na cadeia VIral, impedindo que ela se replique. Nao sei voce, mas eu pediria ao meu médico para fazer um teste alérgico antes dele trocar a medicaçao. O efavrienz e outro inibidor é o método mais simples, mais fácil de administrar e que voce estaria seguro. Se de todo caso ele for trocar o medicamento sem fazer um teste alergico sobre as propriedades do efarirenz voce presta atençao na composiçao do proximo, creio que será Tenofovir, que tambem é forte. Os efeitos do efavirenz sao sim previsiveis, mas em muitas pessoas o efeito passa com um tempo. Antes de voltar ao consultorio pesquise um pouco, anote tudo que voce comeu nos ultimos tempos, qualquer tempero, comida diferente, a frequencia, se toma suplemento alimentae para malhar, se faz uso de algum remedinho ´para dor de cabeça. tudo. Talvez o problema esteja onde menos espera.! Boa sorte

      • Felipe
        18/11/2013 at 19:54 #

        Então, o outro que estou tomando é o Zidovudina + Lamivudina. Acredito que realmente seja alguma composição do Efavirenz pelo fato de quando as manchas começaram aparecer eu parei de tomar ele, logo em seguida quando voltei a tomar para ver se era ele mesmo, aconteceu o esperado, além das manchas, meu rosto inchou. Vou fazer algumas pesquisas sobre ele e ver com a médica sobre o teste alérgico. Obrigado pela força, abraço!!

    • Ricardo
      20/11/2013 at 21:59 #

      Felipe, também comecei minha terapia com Efavirenz,e apesar de não ter sentido nenhum efeito colateral mais acentuado,quase dois meses depois também tive uma Farmacodermia,assim como você fiquei alguns dia sem o medicamento e tudo voltou ao normal. Infelizmente(porque já estava me acostumando) tive que mudar de ARV e passei para o Kaletra. Não se preocupe se tiver que mudar,o importante é que o organismo continue reagindo bem. Mesmo depois da mudança meu CD4 continuou subindo, estava em 89 e hoje 650.Tenha calma,fé e tire todas as dúvidas com seu infecto. Essa reação pode acontecer,ainda bem que temos outras combinações. Qualquer dúvida em que eu possa ajudar é só perguntar…..Abração!

    • flaviana
      27/11/2013 at 09:29 #

      Felipe
      meu esposo teve esses sintomas com o Efavirenz.. ai teve que trocar a medicação. hoje ele toma o Ritonavir no lugar… então com certeza sua médica deve de trocar por outra medicação .. pq quando o efeito colateral é muito acentuado , não adianta insistir

      Abraços

  17. Aner
    19/11/2013 at 09:36 #

    Bom dia! Comecei o tratamento, ontem, e hoje acordei muito zonzo, ler os comentarios me tranquilizou um pouco mas confesso que estou com medo, li que um dos efeito é o desvio de atenção e semana que vem inicio no meu cargo novo, estou temeroso, e o pior nao consigo chorar, só sinto um aperto no peito, enfim força a todos.

    • Pequeno Principe
      19/11/2013 at 09:49 #

      Abner nao é porque tem 5, 6, ou 7 efeitos colaterais que voce irá sentir todos eles nao é mesmo. Pense positivo. Quer dizer pensar positivo é impossivel mas tente manter o foco, lembre-se sempre pela manha de ingerir alimentos secos, como uma torrada, um pão integral ou pão normal, sem tomar líquido. Depois de uns 10 minutinhos pode tomar café normalmente, isso ajuda seu corpo a expulsar essa tontura logo pela manhã. Meu querido, isso passa logo, é apenas uma fase pois o seu organismo esta acostumando com as doses de ataque do medicamento, mas em média é so nao ficar de barriguinha vazia quando for ingerir os remédios, principalmente Efavirenz, pois a concentraçao dele é de 600mg geralmente, um poquinho forte quando associado com inibidores de proteases, que sao Zidovudina, lamididina e etc; Daqui umas duas semanas nao vai sentir mais nada, ou ate menos, depende da resposta do seu corpo para ele. Os meus efeitos foram nos primeiro dias, quase uma semana, era doloroso tomar, mas nao parei e continuei. Com relaçao a chorar depois que descobrir o resultado sabe quando fui chorar? Depois de seis meses, quando entrei nos medicamentos, eu desabei pois tinha medo de ter que ficar dependente de remédio, mas aí cada vez que eu tomava eu dizia, obrigado senhor, esta píula pode me ajudar, obrigado por eu ter acesso de maneira tão facil onde vivo, imagina se tivessemos que comprar? quantas pessoasja teriam morrido nao é mesmo. Dei graças a Deus inumeras vezes e ainda dou. Tenha paciencia, logo tudo vai estar mais calmo, seu coraçao estará mais forte e suas emoçoes estarão controladas. Sabe como eu fioz para aliviar? Liguei o chuveiro do banheiro, tirei minha roupa. coloquei uma musica bem alta e chorei, deixei minha angustia escorrer pelo ralojunto com a água, foi muito bom me librar dessas dor no peito. Hoje em dia eu tenho algo bem parecido, mas é outro caso, mas aquele sentimento ruim, parecia etar preso em mim, um nó… que desfiz assim, ouvindo uma musica, com a agua caindo sobre mim., me lamentei, reclamei com Deus rs e depois tomei jeito rs, fiquei firme!! Bjus

      • Abner
        21/11/2013 at 14:07 #

        Obrigado, pelas palavras, fiquei muito feliz com o retorno e a atenção em cadea frase, é muito importante ouvir conselhos e votos de que tudo vai dar certo, agradeço de coração um grande abraço.

    • Junior
      19/11/2013 at 11:58 #

      Força Abner, vai dar tudo certo cara, no inicio é pesado mas depois vc consegue levar de boa, os efeitos passam logo, é só o tempo do seu corpo se adaptar, mantenha calma, converse sempre com Deus, busque fazer coisas que te façam bem e fique bem, abração!! Ouvir musica e cantar é otimo rs…rs… ficar com os amigos, perto de quem ama tambem é massa!! vlw!!

      • Abner
        21/11/2013 at 14:13 #

        Junior obrigado, pelas palavras, é muito importante ler demonstraçoes de carinho num momento dificil, tenho poucos amigos que sabem e o apoio deles é o que me fortalece, fico contente em contar com mais alguns aqui rsrs um forte abraço.

    • Rafa
      20/11/2013 at 02:32 #

      Aner, A sensação de “não chorar” acontece comigo também, escorreu uma lágrima dos meus olhos, apenas no dia que eu li o resultado do meu exame, na internet. A minha médica fez diversas perguntas, ela quiz saber de tudo da minha vida, contei uma história pra ela, logo após isso, ela marcou certinho o dia que eu iria iniciar o meu tratamento, foi logo após a minha pré banca na faculdade. Ela não indicou antes, devido os efeitos colaterais. De fato, tomei no horário indicado e fui dormir VIAJEI PELO O MUNDO A FORA, foi um sonho incrível que nunca vou esquecer. Mas durante o dia deu uma DEPRE e fiquei muito zonzo, que todo mundo percebeu no trabalho, só disse que não estava bem e gostaria de ficar quieto. Isso foi só um dia, Outros dias eu fiquei normal.
      Detalhe, da uma dor de barriga (heheh) a sensação de ficar zonzo eu tinha apenas depois de uma hora que tomava o remédio e ficava zureta por mais umas duas horas, com uns picos de formigamento nas mãos, mas depois passava.

      Hoje depois de 6 meses não sinto mais nada.

      A minha médica aconselhou tomar aquele comprimido na cor Alaranjada antes de dormir.

      A minha vontade de chorar é quando vejo um casal ( no meu caso Gay) estão namorando e eu não, nunca namorei e não sei como vou fazer.

      • MarceloVida
        20/11/2013 at 08:16 #

        Oi Rafa,

        Vc vai achar alguem especial na hora certa, não tem jeito quando a pessoa ama não tem virus, não tem nada que seja impedimento. Temos vários casos de sorodescordantes aqui.
        Bjim

        marcelovida1988@yahoo.com.br

      • Caio Sena
        20/11/2013 at 22:27 #

        Acho q muita gente senti isso. Eu tb vivo isso …

      • Abner
        21/11/2013 at 19:53 #

        Rafa, obrigado vcs com suas palavras motivadora me fortalece cada vez mais, agradeço pela atenção, e espero que passe logo a tontura kkkkk é muito importante ver como tantos iguais a mim já estão nessa luta, isso so me motiva a continuar, um grande abraço.

  18. Abner
    19/11/2013 at 09:38 #

    Corrigindo meu nome é Abner

  19. Live
    19/11/2013 at 15:18 #

    Bem sou s+ descobri em 2009, descobri atraves do meu ex que foi doar sangue e descobriu que era s+, entao ele disse que eu teria q fazer o exame fiz e deu positivo, pra mim foi horrivel, me senti em um abismo, eu e ele ja tinhamos nos separado, pensei que não ia poder ter alguem, porem estou namorando a mais de um ano, só que ele não sabe, usamos preservativos, tem vezes que ele reclama quer fazer sem e diz que poderiamos ir ao medico pra ver se esta td ok, e transarmos sem camisinha, meu unico problema é querer ter um filho, sera que um dia poderei ter?

  20. Abner
    21/11/2013 at 20:00 #

    Boa noite, pessoal venho por esta mensagem demonstrar o quanto me faz bem entrar nesse blog e ler os comentários, confesso que olho sempre para ver novos post, me sinto num grupo de amigos, e isso me faz muito bem, ver a fé e a força de todos me incentiva a lutar, confesso que os efeitos estão me afetando um pouco, mas seguirei os conselhos que recebi nos post acima e continuarei lutando, mais do que nunca vou precisar de amigos e sinto que aqui já conquistei vários kkk desculpem meu sentimentalismo kkkkkkkk espero o melhor de todos um grande abraço.

    • S+ Recente
      23/11/2013 at 13:57 #

      Abner,

      Fique tranquilo… Eu comecei a 21 dias meu tratamento e desde então, nunca senti nenhum efeito colateral… Fique tranquilo… Cada organismo reagirá de uma maneira, de uma intensidade diferente…

      Estamos todos “no mesmo barco” e temos mesmo que dar força uns para os outros! Deus nos conduzirá de uma maneira especial! Ele sabe o peso do fardo de ser S+ e ELE NUNCA NOS DESAMPARARÁ!!! Creia nisso amigo!

      Adorei a ideia no pqueno pricipe de fazermos um skype…

      O que vcs acham?

    • flaviana
      27/11/2013 at 09:36 #

      Abner..

      Fazer amizade é muito bom .. entro todos os dias aki no blog tb.. isso tem me ajudado muito…
      Se precisar estamos ai

      Força.. Fé.. e Foco… (rsrsr)
      Abraços..

      • Flavia
        23/12/2013 at 11:47 #

        Oi Flaviana,será que podiamos falar um pouco,me chamo Flavia e descobri a pouco tempo e estou literalmente perdida,pois o preconceito é imenso.fico grata se puder conversar cmg.abraços

  21. Vidinha
    24/11/2013 at 00:46 #

    Olá gente!

    Então…

    Iniciei meu tratamento no dia 18/08/13, mas descobri no dia 23/12/12.

    Descobri por acaso, porque eu queria tomar roacutan para acabar coma algumas espinhas.

    Como eu tenho um vida muito saudável, alimentação balanceada, faze exercícios de segunda a sexta, eu achei que não sentiria os efeitos do Efavirenz. Mas foi exatamente o contrário!!!!

    Quase morri de tanta sonolência, formigamento das pontas dos dedos, leve depressão, foi muito difícil. Liguei para o meu médico e ele me mandou ir ao psicólogo, antes de trocar a medicação.

    Resultado: no dia em que fui ao psicólogo, eu já não sentia mais nada há uns 3 dias!!!!

    Eu estava tão feliz com isso!

    Mas o momento mais difícil foi falar com meu amado namorado.

    Ele fez o exame e também deu positivo. Mas nós nos amamos muito e o que decidimos foi que não iríamos tentar descobrir quem passou para quem. Apenas daríamos força um ao outro e seguiríamos a vida normalmente, com sempre havia sido até aquele momento.

    Ele mora no Rio de Janeiro e eu em Belo Horizonte, ficamos na ponte aérea a cada 15 dias. Isso já tem quase 3 anos!

    Eu o amo muito e sei que ele me ama também. É por esse amor e fé em Deus que temos vivido em paz desde que descobrimos nossa nova condição de portadores.

    O impacto foi relativamente menor do o da maioria das pessoas, porque não tínhamos qualquer sintoma e aparência perfeitamente saudável. Então não enxergávamos diferênça.

    A única coisa que mudou era que deveríamos tomar 3 comprimidinhos todos os dias antes de dormir. Pronto! Só isso!

    Ah! e passamos a usar preservativo, porque o vírus dele tem DNA diferente do meu, já que há combinação com o DNA do portador. (Recomendação do médico.)

    Sabem que ficou interessante? Não sabia que a camisinha poderia ser tão excitante assim…rsrsrs

    Fico todo empolgado (se é que vocês me entendem rsrs) quando estou na farmácia comprando camisinhas diferentes e pensando de que forma vamos usá-las…

    Nossa relação se tornou ainda mais forte e se já tínhamos tanta coisa em comum, como nascer no mesmo dia; é isso mesmo! Fazemos aniversário no mesmo dia!

    Agora temos mais uma coisa para nos deixar mais próximos.

    Saibam que tudo tem um lado bom… Eu comprei o carro dos meus sonhos com o meu FGTS. Afinal todos nós podemos sacar o FGTS sem ser demitidos. Quem não sabe disso, é só pedir o atestado ao médico informando-o que é para isso.

    Depois é só levar em uma agência da CAIXA como restante da documentação e sacar o FGTS!!!

    Quem tem poupança na CAIXA ou o cartão Cidadão, o FGTS está disponível todos os meses para saque no caixa eletrônico!

    Confesso que passei por muitos problemas e sofrimento com o diagnóstico. Mas hoje tenho muito mais força e sonhos do que jamais tive na vida.

    Ao contrário de que muito disseram aqui; que tiveram alguns de seu sentidos aguçados, eu não.. apenas uma coisa em mim ficou mais aguçada; a vontade de viver, realizar meu sonhos, realizar os nossos sonhos, ser uma pessoa melhor, cuidar melhor da minha família e amar muito o meu namorado.

    Respeitá-lo e ser fiel a ele como jamais fui a qualquer outro, e tê-lo comigo sempre.

    Porque um sentimento tão forte quanto o nosso amor nunca poderá ser defeito e se passamos pelo diagnóstico juntos; estaremos juntos também para realizar nosso sonhos, sempre acompanhados da benção de Deus Pai Todo Poderoso!

    Confiem em Deus, sejam felizes e vivam cada dia como se fosse o último mas todos os dias planejando o que fazer no dia seguinte.

    Felicidades a todos.
    Bjos nos cosrações!

    • Pequeno Principe
      25/11/2013 at 09:09 #

      Queria entender melhor a questao do FGTS. Sucesso para voces. bjus

      • Live
        25/11/2013 at 10:39 #

        Também gostaria de saber como é a questao do FGTS, já que pensava que só pudesse ser sacado ao estiver realmente doente. Gostaria que me explicasse melhor.

        • Pequeno Principe
          25/11/2013 at 11:11 #

          Entenda melhor entrando no site da caixa economica federal. Voce pode pedir um extrato pelo email mensal dos depositos da sua empresa. Voce entra no site, (http://www.caixa.gov.br) clica no link FGTS que estará visível no campo em baixo , na parte inferior da pagina na parte de SERVIÇOS SOCIAIS. Ali, assim que clicar vai aparecer um menu repleto de informaçoes, uma questionário na verdade, com as perguntas que voce e talvez muitas pesssoas vao fazer. Quem tem direito, extrato, quem tem direito, documentaçao necessario, e etc. Voce deve procurar o link que fala do FGTS para pessoas com doenças graves e terminais. Existe um lado bom e um lado ruim. Se voce estiver trabalhando e quiser uma ajuda no orçamanto sem precisar da demissao, pode recorrer ao ao FGTS, levando cópia do laudo médico que seu médico infecto pode dar com cid, é so dizer que vai usar para isso, ele ja vai saber o que precisa constar lá; Documentos de RG, carteira de trabalho com PIS, seja junto ou separado, e caso for um dependente seu que tenha o HIV leve o laudo dele. Bem o lado bom é que após cadastras sua senha eletronica pode aompnhar os depositos que sao realizados pela empresa, o total do valor que voce tem em seu Fundo de garantia e quando rpecisar sacar estará apto para faze-lo com estes documentos em mãos. Contudo, como o proprio nome ja diz é um Fundo de garantia, em que vc pode precisar em caso de demissao. Por isso acompanhe o valor, veja se esta sendo necesssario mesmo voce fazer uso deste dinheiro, do contrario deixe-o acumular, deixe render mais. Os dpósitos do seu empregador sempre vão constar lá, do contrario voce ´pode estar pedindo satisfaçao do porque a falta de deposito em sua conta do FGTS. Fiqueis pasmo com o Governo, nao querendo aconselhar ninguem se contMAINAR, lógico que nao, mas isso sim é uma politica publica voltada a quem precisa de pelo menos um pouco de animo nesta nova fase. Lembrando que se tiver o cartao do cidadao sempre que quiser sacar o valor do mes poderá normalmente, é so ir até uma agencia da caixa e solicitar novamente. Entre no site e pesquise. Seja consciente e use quando houver necessidade.!!!

          • Live
            25/11/2013 at 14:41 #

            Pequeno Principe, mas é facil o médico dar esta declaração, já que na verdade temos a doença, mas não estamos no leito da morte, afinal estamos melhores que muitas pessoas por ai!

            • Pequeno Principe
              25/11/2013 at 16:59 #

              Doce e inoscente dúvida rs! Justamente, esta nova lei que esta em vigor, segundo a organizaçao mundial de Saúde, o HIV ou Aids como prefira identificar é considerada uma doença CRONICA, assim como a hipertensao, diabetes, e outras milhares de patologias. Esta lei que ja foi aprovada e vem sendo analizada muito antes do que imaginamos, desde 1996, só que nao se falava sobre isso. Na verdade é uma série de leis que permite uma FACILITAÇAO da movimentaçao (saque) do FGTS da pessoa soropositiva. Quando ela é tratada como doença cronica nao quer dizer que vc tem que estar a beira da morte, apenas ter em mãos um laudo médico, que o médico vai passar para vc. Sabe aquele laudo para fazer CD4 e Carga viral que semrpe voce faz exame o médico te entrega? Nele tem o CID da doença, seu nome, nome da mae, do pai e etc. è so tirar uma cópia daquele papel antes de ir fazer o exame, pois nao sei ai, mas aqui eles ficam com aquela folha no laboratorio. Mas por medidas de precauçao, é melhor comentar com seu médico sua intençao em sacar seu FGTS, ele tem o dever de lhe passar o laudo, contendo todas as informaçoes., desde quando vc tem e etc. Isso é um fato comum nos consultorios, é um documento que é um direito seu e um dever do médico, quando solicitado. Nao se preocupe, apenas diga para ele que é para o FGTS que ele vai saber o que lhe dar, nao fique com vergonha ou com medo., O FGTS é apenas uma poupança, uma pequena poupança no caso, que voce vem acumulando com um tempo de serviço. Ah! Nao precisa ser demitida para isso, isso nao é Seguro desemprego, voce pode solicitar seu FGTS Total, sem descontos mesmo estando empregada. nao afeta nada. Apenas vai zerar seu saldo de FGTS, que a empresa ou as demais empresas onde vc trabalhou de carteira assinada depositaram. Algumas voce pode ate ter sacado quando saiu da empresa, na caixa economica, outras vc pode ter esquecido, ou nao fz questao.; Por isso queé bom entrar no site da caixa, cadastrar uma senha de internet, acompanhar seu extrato, se possivel pedir para receber os valores que sao movimentados na sua conta, por email, por celular ou or carta,.la tem todas estas opçoes. Verifique novamente o campo que diz lá: Indicado para doenças Graves (cronicas) e doenças terminais. ok:?

              • Live
                26/11/2013 at 10:59 #

                Queria que o meu fosse pra menos então! :(

    • flaviana
      27/11/2013 at 09:41 #

      Olá vidinha..
      Linda a sua história… muito bom ouvir pessoas otimistas..

      Abraços

  22. Live
    25/11/2013 at 14:47 #

    Amigos uma outra coisa, faço meu tratamento desde 2009 eu sempre fui magrinha, e agora engordei 9 klos, apesar de ainda nao estar gorda, mas prefiro ser mais magra. E vcs? engordaram muito?

  23. Pequeno Principe
    25/11/2013 at 17:13 #

    Hiperdistrofia (perca acentuada de massa) ou o acumulo de massa sao efeitos colaterais do uso de Antirretroviais mais comum e mais temidos pela maioria. Pelo fato das pessoas magras serem associadas ao HIV o que nao é um mito como eu disse, e pelo fato mais fortes serem associadas ao estado de saúde plena, o que nao ocorre sempre tambem. QUer um exemplo disso, as vezes as mães e pais, quando tem um filho bebe, geralmente fazem de tudo para que ele fique gordinho, cheiinho. todo rolisso. pois eles aprenderam que assim a criança está saudável e feliz, o que na verdade nao é bem assim, as vezes a criança ja tem uma predisponibilidade genética para obesidade, e a familia induz mais ainda este comportamento, acometendo a criança uma série de doenças no futuro e na infancia mesmo, como obesidade, pressao alta, diabetes mellitus, artereosclerose, hipertireoidismo, osteoporose, artrites, entre outras doenças. Nao se preocupe em emagrecer ou engordar, apenas mantenha uma vida regular com exercicio regular, uma alimentaçao saudavel e balanceada que atenda suas necessidades nutricionais. um bom repouso, de preferencia regular, com horarios prefixados, nada de suplemtos, remédios e chás que prometem horrores no corpo, apenas foque nos alimentos, nas verduras, nas frutas, tire delas o que voce precisa. Se nao puder ir a uma nutricionista pesquise, veja como esta sua massa corporal. Verifique se voce nao é do tipo que durante a semana dá um duro na academia e no fim de semana relaxa, tente manter uma boa alimentaçao seguida de exercicios fisicos regular., seja um dia sim outro nao, seja todo dia dependendo é claro de sua disponibilidade para tais atividades. sem exageros e com muito controle de si mesma!

  24. S+ Recente
    25/11/2013 at 22:46 #

    Engordei 3 kilos desde que iniciei o tratamento… e olha que meu apetite diminuiu um pouco… Nao entendi o por que.

    Volto no médico dia 12, só então poderei perguntar… :(

    • Pequeno Principe
      26/11/2013 at 10:29 #

      O medicamento geralmente menos forte é um inibidor da protease (enzima que atua sobre as proteinas) essas proteinas o vírus utiliza para se transformar, ou seja, algumas pessoas pode ter como efeito do remédio uma perca de peso acentuada nas coxas, gluteo, regiao da face, braços, como tambem pode ter um acumulo de massa nessas regioes tambem, que funcionam como reservatorios de gorduras localizadas, alguns para mais outros para menos. :)

    • Pequeno Principe
      26/11/2013 at 11:14 #

      Minha consulta é dia 12 tambem rs!!!

  25. S+ Recente
    26/11/2013 at 21:52 #

    Uia… Pequeno Príncipe… Minhas consultas são sempre de 5ºfeira… sera que vamos no mesmo medico??? rsrs

    Vc é de SP mesmo?

    • Live
      27/11/2013 at 06:48 #

      Será que eu poderia pedir a médica pra trocar o meu medicamento por um que me emagrecesse?

      • Pequeno Principe
        27/11/2013 at 08:55 #

        Acho bem dificil Live ele querer e poder trocar seu remédio assim, por este motivo. Talvez a deficiencia esteja na sua alimentaçao e falta de exercicio regular. Tem feito isso? E vale ressaltar que sao efeitos que geralmente passam com o tempo, voce nao vai querer arriscar ter que fazer uso de 5, 6 medicaçoes por dia, depois de tomar apenas um ou dois nao é?

    • Pequeno Principe
      27/11/2013 at 08:56 #

      Quem me derás estar na minha cidade amada, eu moro em Manaus, longe a bessa de tu! Mas sinta-se acompanhado na sua consulta. como se eu estivesse lá com voce dando força e apoio!!! Bjus

  26. Live
    27/11/2013 at 09:54 #

    Tem alguem que é do RJ? E faz tratamento na FIOCRUZ? Abraços

  27. flaviana
    27/11/2013 at 09:56 #

    olá Pequeno Principe…
    vi em um post anterior seu que vc se contaminou no hospital trabalhando… desculpe a curiosidade mas vc é profissional da enfermagem.. eu tb trabalho em um hospital… e tenho muito medo de que o povo daki descubra que eu sou soro +.. acho que isso está me encomodando mais do que a doença.. (desculpe pelo desabafo)

    Abraços.

    • Pequeno Principe
      27/11/2013 at 10:14 #

      Sim minha linda, sou area da Enfermagem. Eu tambem tive este receio. Eu me formei este ano, e enquanto fazia uma serviço voluntario para adicionar em meu curriculo, em uma unidade de Pronto atendimento, acabei me furando ao fazer uma punçao em um paciente, que estava muito debilitado, estava com umas manchas por todo o corpo, o peso em torno de 40 kg muito abaixo para uma pessoa da idade e da estatura dele, bem no prontuário nao constava nada pois como era um paciente que foi apenas ttomar uma medicaçao e levou alta talvez o médico nem tenha perguntado se ele era ou nao soropositivo. Fiquei com um trauma tao grande, corri para lavar a mão sabendo que ali poderia estar meu fim. Nao comuniquei ninguem pois nao queria que as pessoas me conhecem como o colega que se contaminou, minha vida iria ser um inferno, sou muito conhecido na cidade, sou modestia parte amigo de muitos profissionais, sempre ajudei, dei aula particular, era sempre o monitor da turma, ajudava no que fosse preciso, pois o amor que tenho pela enfermagem me fez querer e ter sede de conhecimento, este conhecimento que amo passar para outras pessoas, entao eu nao queria sofrer esses preconceito. Preferi ir ao médico no silencio, procurei fazer logo o teste rápido. Me afastei da unidade, até porque eu ja tinha bastante horas na minha grade como voluntario e o medo tomou conta de mim. Quando foi em março, dia 16 de março saiu o resultado. Positivo! Fiquei desolado, minha vida tinha se quebrado como um pedaço de vidro, eu estava tao mal que nem chorar eu conseguia, vim chorar depois de uns seis meses, sofri sozinho, fui encaminhado ao CTA. A pior parte foi pensar que nunca mais iria trabalhar na area, que eu poderia estar colocando minha vida em risco e a vida de outras pessoas, mas isso passou quando ocmecei a fazer minahs pesquisas, que comprovaram o que eu nao sabia ou nao lembrava, que eu posso sim atuar, mas vai haver lugares que nao vou poder mais prestar assistencia. Fiquei com medo de adoecer, de pegar outras doenças pela questao da imunidade, e essa crise toda antes de ver como estava minha imunidade, eu quase enlouqeci, me perguntando oq ue faria da vida, pois estudei tanto tempo, me esforcei, fiz de tudo para me formar e quando terminei o curso acontece isso. Bem, eu aceitei numa boa pois tenho que pensar que se posso aceitar coisas boas de Deus posso aceitar as coisas ruim tambem, Me foquei no trabalho que ja tinha, que por sinal ja estou fazendo dois anos aqui na Recepçao de um escritorio, O pior disso tudo foi dar esta noticia a minha mãe, mas se nao contasse a alguem eu iria morrer. Ainda bem que tenho uma mãe de ouro que cuida de mim, me apoia, as vezes ate pega meus remédios, e me aconselha tanto. Bem acho que é isso, se vc acha que desabafou imagina eu rs… bjus

      • Live
        27/11/2013 at 10:23 #

        Nossa que historia! Fiquei emocionada com suas palavras Pequeno Principe, de qualquer maneira é ruim quando temos a descoberta de ser soropositivo, eu sofri muito e ainda muitas das vezes me sinto mal ao lembrar, tenho minha mãe e minha irmã pra desabafar, mas falamos pouco sobre o assunto, nem sempre gosto de lembrar, amo muito esse blog pq aqui realmente as pessoas tem o mesmo drama, não é mesma coisa de voce ter apoio de quem não vive esse drama! Obrigada por existir e ter criado este blog!

      • flaviana
        27/11/2013 at 21:24 #

        Te agradeço por compartilhar.. eu não trabalho diretamente com paciente, sou da parte administrativa mais já tenho 18 anos no hospital, que é universitário… inclusive o meu infecto eu conheci quando era interno.. . conheço todo mundo.. fico com medo de precisar um dia internar e todos me rotularem…mas vamos vivendo um dia de cada vez.

        Bjus

        • Pequeno Principe
          28/11/2013 at 09:41 #

          Eu entendo bem voce, tambem sinto esta enorme preocupaçao. Que bom és da area administrativa, eu estou querendo e me programando para fazer uma especializaçao em enfermagem do trabalho, onde nao entrarei tanto em contato com pacientes com doenças graves e nem terei tantos riscos de contaminaçao e etc. Logico, risco existe em qualquer lugar, ate fora do hospital, mas creio que a empregabilidade será mais facil. Até porque ninguem, eu disse ninguem é obrigado a fazer exame de HIV no exame admissional, existem leis que coibem este pedido, o candidato a vaga faz se quiser, e mesmo que de positivo a empresa nao pode justificar a nao contrataçao do funcionário tendo em vista a patologia. Pois hoje em dia ela é considerada uma doença cronica, segundo a OMS (organizaçao mundial de Saúde)…Fique firme, espero que daqui que voce precise de uma internaçao, a cura já esteja disponivel nao é mesmo, e ninguem toma medicaçao em hospital para o HIV, os coquiteis sao de carater pessoal , ninguem saberá exceto o médico, a funçao do hospital e do corpo da enfermagem é somente promover a reabilitaçao do paciente, seja de uma simples gripe, a um cancer. Bjus

          • Flaviana
            28/11/2013 at 10:40 #

            Acho que vai ser uma boa vc fazer especialização na área de enfermagem do trabalho.. é uma aréa que está crescendo muito né..
            Obrigada pela sua interação.
            Bjus.

            • Pequeno Principe
              28/11/2013 at 10:48 #

              Eu ja trabalhei enste ramo, amo essa parte tambem, tenho fascinio pelo trabalho com pessoas diversas, interagir com elas é algo que amo fazer, propocionar um ambiente de trabalho saudável e seguro para que desenvolvam suas atividades com vontade, eu sou bom nisso rs! Imagina, nao agradeça pela interaçao, eu estou amando cada dia smaiso blog, as vezes eu fico tao depressivo e quando converso com alguem daqui me sinto bem. QUando a depressao e a tristeza vem eu deixo ela ficar ficar um pouqinho, e logo em seguido dou um ponta pé nela, se preciso for eu ate grito sozinho, mas nao em deixo levar por pensamentos insignificantes diante da minha vida. Bjus

              • Flaviana
                28/11/2013 at 11:08 #

                Tenho certeza que é um excelente profissional, e um ser humano maravilhoso tb.. é dessa humanização que precisamos. Bjus

  28. S+ Recente
    27/11/2013 at 19:50 #

    Todos juntos e misturados!!! Até que a cura venha… e depois dela também!

    Creio em Deus!

  29. flaviana
    27/11/2013 at 21:27 #

    É isso aí S+ Recente…

    Bjus

  30. Victor
    30/11/2013 at 00:45 #

    comecei o tratamento com Efavirenz em janeiro e abandonei e naum fui mais ao médico e ao acompanhamento psicossocial! ressolvi esperar o tempo mas na ultima semana Tive/ estou tendo uma crise forte de sinuzite e fui ao meu médico que me passou vários remédios e pediu que eu recomeçasse o tratamento com o efavirens associado a Lamivudina+zidovudina , e aceitei recomeçar! é dificil realmente eu Odeio O Efavirenz me deixa muito mal to aqui me preparando psicologicamente paraa tomar a dose de hoje e sei que terei uma noite turbulenta, pelo menos dessa Vez eu não vomitei como da outra vez! eu seu que preciso disso para viver mas como? como farei para me acostumar com essas aalucinações! eu detesto coisas que me deixem tonto e ele me deixa tonto demais e fico imaginando as propagandas hipócritas sobre HIV dizendo que podemos levar uma vida normal com o virus! não realmente não podemos! dessa forma perdendo o dia quase inteiro com tonturas dores de cabeças, baixa visão e audição? Desculpem gente o desabafo! mas é que acho que a melhor coisa a se fazer e usar camisinha! pq depois é um martítio de vida! queria saber de outras pessoas o que fizeram para amenizar esses efeitos colaterais!

    • Live
      30/11/2013 at 06:55 #

      Victor, eu sei neste momento o que vc está sentindo, mas os efeitos colaterais passam, minha médica trocou o efavirenz, pois fiquei muito tempo com sonolencia e até fui dispensada do meu trabalho, porém não pense que não levara uma vida normal, pois agora digo a vc que eu levo uma vida normal, me sinto bem! E com vc será igual, esses efeitos colaterais não tem como ser amenizados enquanto seu organismo não se acostumar vc sentirá, mas vai passar! Estou aqui se precisar! Se cuide

    • Ricardo
      30/11/2013 at 07:41 #

      Victor,sinto muito mesmo pelo que está sentindo não só pelo abandono da Terapia como da forma como está encarando toda a situação. Desde o primeiro momento do diagnóstico,ouvi diversas pessoas me dizerem,hoje como tratamento você pode ter uma “vida normal”,até descobrir que “ter uma vida normal” não significa não ter problemas, não ter que cuidar mais da alimentação,continuar nas “noitadas” ,dormir mal e principalmente trabalhar a nossa Mente.Não vou negar que já me senti assim no começo,mas vou te contar um pouco da minha História, não querendo me faz de vítima ou coitadinho,mas para que você ACREDITE mais em Deus ,em você e no tratamento. Na semana que comecei as TARV( efavirenz) ,meu pai adoeceu e teve que ser hospitalizado e tive que ficar com ele no hospital,durante quinze dias ,imagina a situação ,além de não poder desabafar com ninguém, ter que “suportar” os efeitos do remédio e ainda ser forte para cuidar dele durante a noite.Quase não dormia,emocionalmente estava em frangalhos e as vezes quando a coisa fugia do meu controle procurava a enfermaria do hospital e dizia não estar sentindo bem,sem ,no entanto, dizer o motivo. Meu pai faleceu qinze dias depois, foram tantos momentos difíceis que até me “esquecia” dos efeitos colaterais. Algum tempo depois,tive uma Farmacodermia devido ao EFAVIRENZ e tive que mudar o esquema. Hoje,dois anos depois,estou aqui,levando uma vida “normal” na medida do possível,e cuidando da minha mãe que esta semana completou 90 anos. Portanto, trabalhe bem sua cabeça,,se achar necessário procure ajuda profissional,e nunca,jamais faça do seu remédio seu inimigo,ao contrário, quando for tomar a medicação, agradeça muito,pela chance,pela gratuidade do medicamento,pela possibilidade de continuar sonhando com dias melhores e nunca sinta sozinho .Tenha a certeza que DEUS nunca nos abandona e nós também estamos aqui pra te ouvir seus desabafos,compartilhar os sentimentos, relatar nossas experiências e isso é muito bom ,mas também não se esqueça que sua parte só você pode fazer,pois é um ser único e nada nem ninguém pode viver nossa vida por nós. Muita Luz pra você,serenidade,Força ,Fé e Foco. Acredite,YES WE CAN!!!!!! Abraços fraternos.

      • Victor
        02/12/2013 at 00:34 #

        Obrigado Garot@s ! mas realmente é muito ruim, para mim estou prestes a tomar o 4 comprimido hoje e estou pensando duas vezes em parar e amanhã cedo procurar atendimento ppra mudar essa terapia! mas vou tomar sei que vou tomar! mas realmente acredito que este não é o medicamento correto para mim! eu tenho insônias e preciso acordar cedo e com o efeito do remédio minha vida vira uma merda! penso em deixar tudo e esperar o destino agir…

        • Live
          02/12/2013 at 07:04 #

          Já passou isso pela minha cabeça também Victor, nesta época eu trabalhava bem longe de minha casa e levantava as 4 da manha e o remédio estava fazendo muito efeito, ia cambaleando até o ponto, sentia dormencias nas minhas mãos, tinha enjoo, e ao falar minha lingua não me obedecia, era como se estivesse bebada, disse minha médica que é a mesma sensação de ter fumado uma maconha, porém era uma onda que me deixava em depressão, pois me lembrava o motivo de estar tomando aquela droga de remedio, porém eu tinha consciencia de que não poderia parar de tomar, afinal seria pior, estava com a imunidade baixa, vale vc conversar com seu médico sim, porém se ele não trocar continue o tratamento não desista e se precisar pode contar com todos aqui deste post. Beijos

          • Victor
            02/12/2013 at 21:10 #

            Sim Obrigado! estou continuando e na quinta vejo meu médico posto aqui os resultados da consulta! obrigado, obrigado meeeesmo! :D

            • Viajante do Efa
              04/12/2013 at 19:12 #

              Victor, os sintomas do efavirenz em mim durou apenas uma semana… Uma dica… Sei que não é recomendável mas funcionou, jante coma bastante antes de dormir deixe seu estomago bem cheio e logo em seguida tome o efavirenz e vá dormir os efeitos são minimizados, ou, pelo menos funcionou comigo, comer muito de noite engorda, mas os efeitos desse medicamentos são horríveis e eu optei por fazer academia.
              Olha estou tomando tem 15 dias e não tenho mais efeitos apenas os sonhos que são bem vívidos ainda porém enjoo, gosto ruim na boca, aquela ressaca cessaram em uma semana com essa técnica. Boa sorte.

              • Victor
                04/12/2013 at 23:01 #

                Viajante, é muito ruim! to muito mau meu dia começa as duas da tarde por conta da minha insônia mas amanha eu irei ao médico vou conversar com ele pra ver o que vou fazer!

              • Victor
                04/12/2013 at 23:07 #

                Marcelo, Odeio essas respostas Clichês! sei que realmente esta me fazendo mau! rosto inchado ressaca enorme e por conta da minha insônia fico o dia todo impossibilitado de fazer coisas banais como ir ao supermercado, banco etc… amanhã irei ao médico e digo o que ele irá me dizer!

    • Marcelo
      04/12/2013 at 12:29 #

      Comece a se amar mais…..eu passei por essas diferenças, mas vi que tenho mais é que viver a vida que DEUS nos deu…..tome seu remédio regularmente…..só estou tomando a 5 dias mas já não sinto quase nada, somente uma certa febre interna….mas sei que isso vai passar….

    • Luiz
      21/01/2014 at 20:36 #

      Victor , vc voltou ao tratamento ? como está ? olha !!! Uma vez iniciada a terapias , vc não pode parar . Estou perto de começar a minha .

  31. Sergio
    05/12/2013 at 19:42 #

    se a pessoa tomat todas o que é indicado? tmo ou nao os remédios no dia? sei que o ideal é se cuidar e nao extravazar… mas vamos aqui falar de uma realidade. tomar ou nao os remedios se for tomar todas.
    obrigado!
    abç

    • Live
      06/12/2013 at 07:38 #

      Sergio de qualquer maneira tem que tomar os remédios todos os dias, vc está no inicio do tratamento?

    • Carlos
      07/12/2013 at 18:41 #

      No caso do efavirenz minha médica orientou que não tomasse ele quando for sair a noite, tomar na volta qdo for dormir, bem como disse que não preciso deixar de me divertir e tomar minhas bebidas.. Os outros remédios que são imprescindíveis que tome sempre no mesmo horário, devem ser tomado até mesmo quando for beber, exceto o efavirenz.

  32. alex
    06/12/2013 at 22:46 #

    ola pessoal meu nome é alex comecei a tomar o biovir e o efavirenz tem 15 dias nos primeiros 7 dias achei que não iria aguentar o efeito do efavirenz era muito forte mas apartir do 8 dia nao senti mais nada foi como tirar com a mão, o começo vai ser dificil mesmo mas acredite vai passar, e só o tempo vai te mostra nao desista tem pessoas que se importam com você.

  33. Felipe
    06/12/2013 at 23:06 #

    Boa noite, comecei a tomar o efavirenz ontem, nao tive muitos efeitos, amanha tenho uma festa e quero saber se posso beber? Ou devo tomar o remedio so depois q chegar?
    Abraco

    • Carlos
      07/12/2013 at 08:45 #

      Felipe bom dia! A minha médica disse que qdo eu for sair a noite, pra eu não tomar o efavirenz, pois ele pode me dá sono e me derrubar na balada, falou que ele é o único que não tem problema quanto a horário, que devo tomá-lo assim que chegar em casa e for dormir… Quanto a bebida ela disse que posso beber sim, mas tenho que tomar os remédios normalmente. A minha composição é Lamiv + Tenof + Efav. Acredito que para ti pode ser a mesma dica quanto ao Efavirenz.

      • Felipe
        07/12/2013 at 12:23 #

        Obrigado Carlos! E sim a mesma composição tomarei o efav somente na volta entao!
        Valeu pela ajuda

        • Carlos
          07/12/2013 at 18:45 #

          De nada Felipe, vamos compartilhando nossas experiência, pois como vc também iniciei o tratamento agora… Caso se sentir a vontade me passe um e-mail seu ou skype para que possamos trocar idéias e sugestões dos médicos, ou se prefererir podemos ficar por aqui mesmo.
          Abraços e correrá td certo nessa nova etapa.

  34. Carlos
    07/12/2013 at 09:04 #

    Pessoal venho aqui dividir com vocês o início do meu tratamento com 2 lamivudinas + 1 Tenofovir + 1 Efavirenz….

    Bom pessoal era para eu ter iniciado meu tratamento em Novembro, porém como era o mês do meu aniversário e já tinha marcado algumas comemorações, fiquei com medo que os efeitos colaterais dos remédios prejudicassem minha comemoração…

    Finalmente hoje 06/12/2013 às 23h, tomei o primeiro coquetel… Ao deitar-me fiquei pensando nos pesadelos, e em todos os efeitos colaterais que lí aqui nestes posts e na bula do remédio… Mas respirei fundo e me acalmei e disse vou dormir e certamente vai dar td certo e não terei grandes problemas…

    Mais ou menos umas 03h da madrugada, acordei com alguns delírios várias conversas cruzadas rolando na minha mente, os objetos do meu quarto estava flutuando (essa parte foi engraçado, me senti na lua dentro de um foguete kkk) e eu virava pra um lado e pro outro da cama, quando tomava consciência dizia pra mim mesmo, calma Carlos vai passar… Depois de alguns minutos não lembro quantos, tudo voltou ao normal e eu finalmente peguei no sono novamente.

    Acordei agora às 09:30h… Com nenhum efeito colateral aparentemente e já já irei tomar aquele café da manhã caprichado, e vou na academia fechar a minha matrícula… Pois sabemos que temos que cuidar do nosso corpo e da nossa alimentação.

    Irei postar com mais frequência aqui neste fórum, pois assim como me apoiei em alguns dos posts mais motivantes, posso contribuir com a realidade do meu tratamento que está sendo até hj muito bem sucedido e tranquilo… Sei que é muito cedo, mas dizem que os primeiros dias sempre são os piores….

    Quem está com medo de começar o tratamento, venho encorajá-los a iniciar o quanto antes, força e pensamento positivo que dará tudo certo.

    • thiagopositivo32
      20/12/2013 at 21:10 #

      Eu estou com muito medo. Especialmente porque ninguém de minha casa sabe, escondi o Ritonavir na geladeira, mas morrendo de medo que encontrem. E assim como você, estou com medo de começar amanhã, pois essa semana terei festa da família e ainda vou viajar antes do Réveillon. E pior, que meu CD4 está abaixo de 300. E agora?

  35. lulu
    07/12/2013 at 22:28 #

    ja tomo ha um ano e 3 meses e sinceramente nao tive choros meia culpa etc e acho o efavirenz e muito bao pra sonhar kkkkkk, e da uma ondinha kkkkk

  36. S+ Recente
    11/12/2013 at 19:28 #

    Galera, boa noite!

    Alguem teve efeitos psicológicos ao tomar EFVZ?

    Tenho me sentido meio down as vezes… Será que é normal?

    Outra duvida, posso tomar outros remédios tipo pra gripe… Dorflex… Anti-inflamatório, etc…?

    • Pequeno Principe
      13/12/2013 at 09:08 #

      Logico que pode haver efeitos neurológicos, o Efavirenz age principalmente no sistema nervoso, podendo ocasionar algumas variações, distúrbio de atenção, sonolência, que pode muito bem passar com um tempo. Eu nunca tive, tive tontura no inicio do tratamento, e as vezes quando em alimento bem sinto tambem, mas logo passa. Com relaçao aos medicamentos logico que pdoe tomar, deve evitar apenas os antibioticos por uso prolongado. Os antibióticos agem contra varias bacterias, estas mesmas que muitas vezes desempenham um papel funcional muito importsante no nosso organismo, ou seja, essa disputa de alimentos e espaço entre virus e bacterias pode ser saudavel pra gente, fazendo com que haja um equilibrio viral, e tomando antibioticos por um tempo longo o virus vai ficar “com a casa só pra ele”, nao só o virus do HIV mas outros virus, por isso, promover a saúde com alimentos saudaveis, atividade fisica e repouso regular é bem mais prazeroso do que cuidar de uma doença oportunista.. Bjus

  37. Henrike_poa
    16/12/2013 at 19:00 #

    Gente, faz 1 mês que estou tomando Lamivudina+efarirenz+Tenofovir e só na primeira noite acordei com um zumbido na cabeça, levantei, fiiquei tonto, tome água e respirei fundo…melhorei. Depois não senti mais nada, mas está acontecendo algo que me preocupa: Estou perdendo peso, muito rapidamente, ja perdi quase 10 quilos e meus colegas de trabalho começam a se perguntar o que será?
    Será efeito da combinação de medicamentos?

    • lulu
      16/12/2013 at 20:26 #

      nao

    • thiagopositivo32
      20/12/2013 at 21:21 #

      Não sei te responder. Mas, eu te pergunto: Você se alimenta bem? Come quantas vezes? Come de tudo? Está tendo diarreia?

    • Carlos
      23/12/2013 at 15:51 #

      Acredito que não Henrike, tomo a mesma combinação, e ao contrário, estou engordando. Mas creio que seja devido a dieta que uma nutricionista me passou. Se ainda não faz alguma dieta, passe urgente numa nutricionista que ela irá lhe orientar a ter uma alimentação mais saudável, que é indispensável para nós que fazemos uso da medicação, bem como para qualquer pessoa que quer ter uma saúde impecável. A dieta é super tranquila, mais uma questão de nutrir bem seu corpo com tudo o que ele precisa, sem muitas restrições ou sufocos.

      Espero ter ajudado.

    • Robson jp
      23/12/2013 at 18:15 #

      Henrike,pode ser o seu piscicologico! proculre um aconcelhamento com o seu infectologista!
      ele sabera te explicar melho!
      abraço….

  38. Junior.cont
    17/12/2013 at 10:22 #

    gente… ate hoje sinto os efeitos… ja vai fazer 1 ano.. e a ansiedade me consome..

  39. S+ Recente
    19/12/2013 at 21:53 #

    Gente, tudo bem?

    Preciso testemunhar uma benção que acabo de receber!!!

    Fui no médico na quinta (12/12) e ele pediu para refazer os exames de CD4 e CV… E olhem o resultado comparado ao meu primeiro exame:

    15/10/2013
    CD4 – 426,1/mm (30,8%)
    CV – 6035 cópias/ML

    Iniciei com os medicamentos em 02/11/2013, ou seja, 40 dias depois, eu refiz o exame.

    12/12/2013
    CD4 – 460,9/mm (41,3%)
    CV – 59 cópias/ML

    É uma redução de mais de 99% da carga viral em quarenta dias… QUE DEUS SEJA LOUVADO!!!!!!!!

    Estou tao feliz, amigos… Em breve, ela (a CV) será zerada, em nome de Jesus! Eu creio nisso!

    Vale a pena perseverar amigos… Deus sempre, sempre, sempre estará conosco e nos ajudará!

    Amo todos vocês em Cristo! Que a paz do Mestre esteja conosco!

  40. Live
    23/12/2013 at 11:49 #

    Flávia, sei o quanto é dificil, eu descobri em 2009, agora me sinto melhor, mas ainda é dificil, porém estou me cuidando com os medicamentos e estou feliz podemos conversar ou por aqui ou por email, podemos trocar experiencias! Bjus

  41. Flavia
    23/12/2013 at 13:32 #

    Descobri em julho 2013 e comecei a medicaçao em outubro,mas ainda sofro com os efeitos e tou preocupada pois toda vez que preciso sair de casa e principalmente pela manhã não tomo a medicaçao na noite anterior pk se não eu não consigo ficar bem,a tontura é horrível,enjoo e fico com queda de pressão,tou super preocupada por causa das taxas… desculpa mas não consigo continuar pk o choro toma conta de mim…

    • Live
      23/12/2013 at 14:16 #

      Sei como é isso Flavia, passei por isso, porem não deixava de tomar os medicamentos, posso te dizer que tive muitos efeitos colaterais, e eles só passam com o tempo e qto mais vc deixar de tomar, mais vai demorar seu organismo acostumar, eu ainda tenho muitos dos efeitos inclusive diarréia, mas coloquei na minha cabeça que preciso destes remedios para sobreviver, procure um psicologo sera bom pra vc tb! Conte comigo

    • Carlos
      23/12/2013 at 15:39 #

      Flávia Boa tarde! Eu descobri esse ano também, comecei a sentir os sintomas da fase aguda e logo pesquisei na internet e assimilei ao HIV, ao passar na médica ela solicitou os exames e confirmaram o que já imaginava…

      Eu tenho uma família muito boa, todos gostam muito de mim, sou o conselheiro e o modelo de muitos, pois sou o único da família com ensino superior, nunca fui motivo de vergonha, enfim, eles têm muito orgulho de mim….

      Quando eu vi o resultado confesso que fiquei aflito, muito vermelho e não parava de pensar na doença. Mas parei por alguns instantes e pensei: “Não posso corrigir o ato no passado, não quero morrer agora, tenho muitos objetivos e sonhos a realizar, então tenho que encarar essa situação da melhor maneira possível… Fiz uma promessa pra mim, nunca chorar e não me abalar por estar infectado pelo HIV… Agora era momento de me concentrar no tratamento e levar a vida sempre sorrindo como sempre fiz, e a razão pela qual conquisto uma legião de pessoas que me admiram.

      Optei em não contar aos meus amigos e familiares, pois eu tenho encarado a situação muito bem, sem sofrimento, e receio que ao saberem eles possam sofrer muito mais do que eu, e eu jamais quero ver alguém sofrendo por algo que eu ocasionei… Hoje não vejo essa necessidade, afinal de contas é algo pessoal e não quero correr o risco de vê-los sofrendo por mim.

      A clínica, a infecto, a nutricionista, a procto ficaram abismadas com a minha segurança diante da situação… Dois meses depois iniciei o tratamento, e fazem somente 17 dias que tomo o coquetel… Mas posso lhe garantir, se você cuidar do seu psicológico, conseguirá superar com mais facilidade os efeitos colaterais dos remédios, cuide também da sua alimentação, vá até uma nutricionista e peça uma dieta, ela irá lhe ajudar muito… A partir da segunda semana, a tontura e diarréia já foram superadas, e hoje em dia estou levando a vida normalmente, diria que até melhor que antes dos remédios (minha família inteira pegou resfriado/gripe aqui em casa, daquelas que passa de um para o outro, e eu que imaginava que não escaparia, incrivelmente passei ileso e não tive resfriado algum, creio que já seja meu sistema fortalecido pela medicação).

      Na segunda semana, tive uma alergia (como se fossem picadas de mosquitos pelos braços e antebraço, e rosto) muito discreta causadas pelo efavirenz, mas minha doutora pediu para insistir que poderia superar e continuar com a medicação que é muito boa e só necessito tomar uma vez no dia. Ela me receitou anti-alérgico, porém disse que se não piorasse poderia dispensar o uso deles… E por incrível que pareça, a alergia sumiu e continuo o tratamento normalmente e nos horários corretos.

      Por isso lhe digo, erga a cabeça e lembre-se que existem muitas outras pessoas em situação pior que a nossa, agradeça que temos acesso gratuito ao tratamento e ninguém precisa saber que você está infectada, basta se tratar e usar preservativo para evitar que outras pessoas se infectem…

      Lembre-se TEMOS A OBRIGAÇÃO de sermos felizes enquanto houver vida… Deus disse “ÀQUELE QUE TEM LHE SERÁ DADO, E EM ABUNDÂNCIA. E AQUELE QUE NÃO TEM, MESMO O POUCO QUE TEM LHE SERÁ RETIRADO”…

      Portanto tenha muita força, perseverança, felicidade, sorriso no rosto, que Deus irá lhe dar em abundância… Acorde sempre com a idéia de fazer seu dia valer a pena, pois muitos gostariam de ter a oportunidade de ter a vida e não têm. Se Deus te permite usufrua da melhor maneira possível.

      Espero que reflita e entenda, que o sofrimento não irá lhe ajudar em nada, pois se tiver sofrimento e choro em sua vida, Deus também irá lhe dar em abundância, não pq ele quer, mas pq você assim deseja.

      Super abraço
      Carlos

    • Carlos
      23/12/2013 at 15:56 #

      Flávia não deixe de tomar as medicações, o seu organismo precisa se acostumar para poder superar os efeitos colaterais… Se tomar direitinho a medicação, em pouquíssimo tempo irá notar melhora ou diminuição dos efeitos, e muito em breve irá superar e não sentir mais nada. Porém para isso é imprescindível que siga direitinho os horários e doses conforme orientação médica.

    • thiagopositivo32
      30/12/2013 at 00:39 #

      É muito difícil e eu te compreendo. Irei tomar a medicação a partir dessa semana. Já sei desses possíveis efeitos, mas, trabalhei bem a minha mente para em qualquer caso não desisti e seguir com eles, pois é o melhor para mim e vão me ajudar, mesmo podendo causar muitos desconfortos e alguns danos. Não sou médico, mas, pelo que li não é recomendável fazer o que você faz; não seguir o tratamento da forma correta. Se te causa tonturas, tente fazer suas coisas mesmo com ela, só não dirija ou opere máquinas. Vá tentando se acostumar. Força Flávia, não vá desistir agora. Parece fácil falar, mas, eu sei que sua luta deve estar pesada. Paciência.

  42. thiago
    28/12/2013 at 22:39 #

    Pessoal, primeiramente parabens a todos pela verdadeira ajuda humanista que este espaço representa…..descobri q sou s+ no dia 4 de dezembro e ja realizei meu exame de contagem de cd4 e cv…. estou surtado de preocupação pois meu cd4 esta em 273….alias estava pois o exame foi feito no começo de dezembro….. de uns dias pra ca tenho notado um zumbino nos 2 ouvidos e uma vermelhidão incrivel nos olhos…andei lendo a respeito e me apavorei mais ainda pois alguns artigos falam de perdas neurossensoriais auditivas irreversiveis e eu dependo muito da minha audiçao na aerea profissional em que atuo. Alem disso estou tendo febres e mais febres e um cansaço fisico incrivel…… o meu infectologista esta marcado para o dia 6 de janeiro…..o que eu faço? Acham que devo correr atras de algum outro? Estou sofrendo muito pois isso me pegou em um momento crucial na minha vida e eu sinto minha vitalidade se esvair diariamente…..estou c muito medo desses sintomas indicarem algo muito grave e ate eu iniciar o tratamento pode ser tarde demais…. alguem pfv me ajude!!!

    • Carlos
      28/12/2013 at 23:38 #

      Thiago Boa noite! Vou te falar a respeito do meu caso que é semelhante ao seu… O resultado do meu último exame CD4 foi 238 e minha carga viral 32.046. Ao verificar esses resultados minha infecto optou pelo início do tratamento com o coquete LAM+EFAV+TENOF. Iniciei meu tratamento 01 mês depois e não tive maiores complicações (fiz isso pois era no mês do meu aniversário e fiquei com medo dos efeitos colaterais estragarem a comemoração, porém não recomendo, inicie imediatamente).

      Eu sentia dores e cansaço extremo no final do dia, meus olhos muito vermelhos, e comecei a ver alguns pontinhos pretos bem pequenos no canto da visão, isso na verdade tinha relação com a Sífilis que contraí junto com o HIV, mas depois que tratei a sífilis com ROCEFIN esses sintomas sumiram. Se não fez, peça para fazer o exame de Sífilis e outras DST’s para verificar.

      Caso ainda não tenha feito esses exames sugiro passar no clínico com urgência que de repente pode conseguir já na segunda-feira e providenciar o quanto antes os exames de Sífilis, hepatite, etc. De posse do resultado desses exames passará no dia 06 de janeiro com seu médico do seu convênio para fazer o devido acompanhamento do seu tratamento.

      Não se desespere, alguns dias não irá lhe prejudicar enormemente…

      Mas se estiverem insuportáveis os sintomas, vá até uma unidade CAT (pública, mais próxima) que tem infecto no horário todos os dias para lhe atender e receitar seu tratamento.

    • lulu
      28/12/2013 at 23:46 #

      se nao confia em seu infecto, va a uma universidade que tenha hospital la estao os melhores professores desta area

  43. thiago
    29/12/2013 at 22:56 #

    Obrigado Carlos….ja me tranquiliza bastante seu relato…. estou segurando essa barra sem o apoio da familia, pois n suporto sequer a ideia de meu sofrimento ser motivo de sofrimento deles…..alem disso no meu contexto familiar honestamente uma noticia dessas so iria tirar ainda mais minha paz de espirito que parece ser chave para um tratamento eficaz…. Lulu, a questao nao é confiar no infecto ounao…..consultei apenas uma vez c ele portanto nem tenho como saber se confio ou nao…. sei que minha vida mudou pra muito pior e ando muito deprimido de me encontrar nessa condiçao e saber que isso e para o resto da vida…. devido a minha prprofissão eu viajo constantemente, alguem sabe me informar se vou poder retirar os medicamentos em mais de um lugar? Ou o governo so me permitira a retirada em apenas uma unidade? Essa questao logistica podera me atrapalhar bastante… obrigado a todos!

    • Carlos
      29/12/2013 at 23:08 #

      De nada Thiago… Eu tb não contei pra ninguém, acho que isso pelo menos no começo é trivial, afinal de contas precisamos estar fortes e encarar da melhor maneira para superarmos qualquer obstáculo, e correr o risco do sofrimento de nossos familiares ou ainda de uma rejeição ou preconceito de familiares ou amigos é arriscado para nosso tratamento.

      Trabalhe sua cabeça para encarar essa condição como uma condição normal, pois se seguir o tratamento direitinho terá uma vida normal, conforme relatos de algumas pessoas e na minha experiência de início de tratamento. Cuide bem da sua alimentação, pratique esportes, e tudo isso lhe ajudará.

      Quanto a medicação, os locais de retirada dos medicamento fornecem quantidades para um mês, 05 dias antes de vencer o ciclo você já pode retirar a medicação. Geralmente os médicos lhe dão uma receita que vale para 02 meses, caso for ficar mais de 30 dias fora, converse no posto e acredito que eles lhe darão o suficiente para 02 meses.

      Com as receitas e guias dos médicos você pode retirar em qualquer posto do governo, em qualquer lugar do Brasil, basta sabe o local.

      Boa sorte
      Precisando estou sempre por aqui agora.

  44. Rodrig
    30/12/2013 at 18:56 #

    Olá pessoal boa noite. Que bom ver um espaço como este onde possamos tirar dúvidas e interagir com pessoas que sabem exatamente o que estamos passando. Tenho 23 anos, descobri o virus a 10 meses e logo comecei o tratamento pois o cd4 estava muito baixo. Tomo Lamiv + Zidov durante o dia + Efavirz a noite, no começo foi bem difícil com os efeitos colaterais mas logo me adaptei. A unica coisa que não me adapto é essa fadiga que nunca passa e as ezes parece mais severa. Estou tentando até hoje manter organizados a alimentação e o sono que sempre foram desrregrados.
    Enfim, chegando hoje por aqui ja quero desejar um 2014 abençoado pra todos nós, cheio de paz, muita saúde e realizações.

    Deus abençoe a todos!

  45. thiago
    30/12/2013 at 21:56 #

    Carlos ou quem possa me informar! Minha visao anda piorando…..os olhos muito vermelhos e a vista embaçada….hj senti uma piora consideravel. Andei lendo a respeito da toxoplasmose e me encaixo em varios sintomas: forte cansaço, dores abdmonais q hj estao menores, pequenas manchas na pele (tronco e solo dos pés) e a vista embaçada. Meu infecto pediu umaserie de exames de sangue mas devido a esta epoca do ano o retorno sera somente no dia 6……estou em desespero pois tudo q leio a respeito de toxoplasmose fala em lesoes irreversiveis nos olhos……como se ja nao bastasse ter esse maldito virus, estou tendo q viver com esse desespero de sentir que estou ficando cego…… alguem sabe se isso é reversivel? No momento onde eu deveria estar mais tranquilo, me encontro em total desespero…..alguem por favor me de alguma informação! Meu cd4 quando fiz o exame dia 9 de dezembro era de 274…..pode ter caido a niveis perigosos ate o dia de hoje? Tenho me alimentado bem e feito reforço de vitaminas e minerais alem de estrato de propolis que aumenta a imunidade……

    • Carlos
      30/12/2013 at 23:07 #

      Thiago eu tive esses sintomas de vista muito vermelha, muito pouco embassada, e somente uns pontos vermelhos no canto da visão passei no oftalmologista para verificar se a sífilis havia atingido a retina do olho, mas graças a Deus os exames mais detalhados da retina não acusaram nenhuma lesão, somente uma pré disposição desses pontos pretinhos, mas que são normais até mesmo em pessoas que não tiveram sífilis… Mas o tratamento da sífilis tive que iniciar algumas semanas depois, qdo meu infecto analisou o resultado do exame e receitou a injeção intravenosa ROCEFIN.

      NÃO SE DESESPERE, EU TAMBÉM AO LER OS SINTOMAS DE TOXOPLASMOSE, ACHEI QUE ESTAVA COM A DOENÇA, MAS Felizmente o meu resultado de toxoplasmose deu negativo. Bem como todas as outras DST’s, somente a Sífilis ativa e o HIV.

      Você disse que seu médico lhe pediu uma série de exames de sangue… Pergunto: Você já providenciou, já tem os resultados? Tem o de sífilis? Tem o de toxoplasmose? Se sim me informe o resultado do IgG e do IgM que posso lhe indicar se é preocupante ou não.

      Quanto ao nível do seu CD4 fique tranquilo, em um mês não irá reduzir tão drasticamente assim, e se seu médico optar por iniciar o tratamento na sua consulta do dia 06/01/14, inicie imediatamente.

    • thiagopositivo32
      31/12/2013 at 00:50 #

      Thiago, acalme-se e faça o seguinte. Quinta-feira vá num laboratório de analises clínicas e faça um exame para toxoplasmose. Não é necessário prescrição médica. Dessa forma você já vai se adiantar. O resultado normalmente sai em até 72h quando é feito em laboratórios particulares. E ele não é caro, normalmente é 30 reais.

      Assim, você tira logo essa dúvida. Eu imagino sua aflição. Mas, seja forte! Tente ao menos!

  46. thiago
    30/12/2013 at 23:44 #

    Carlos, ainda nao saiu os resultados. Sairao na proxima sexta. Minha preocupação é justamente esse embaçamento da visao ja ser alguma lesao na retina…..e se for eu nem sei se esse tipo de coisa é reversível….tenho tentado me preparar pra ficar bem e iniciar o tratamento numa boa mas desse jeito ta cada dia mais complicado..,,,, ficar na duvida se estou com a visao comprometida é talves mais tenso do q saber q em alguns dias terei de iniciar o tao temido tratamento… deixe aqui um email q quando o resultado sair eu te mando uma msg…obrigado pela força.

    • Carlos
      31/12/2013 at 00:35 #

      Thiago tente manter a calma, pois sem os resultados dos exames não saberá como combater a causa desses seus sintomas, imagine se for sífilis ou a toxoplasmose, precisará tratá-las para estabilizar/tratar o problema. Eu gastei dinheiro à toa fazendo esse mapeamento da retina, é um exame caro, na época estava com carência no convênio.. E o resultado foi normal, ela disse que esses embassamentos e pontinhos pretos eram por conta do meu STRESS ELEVADO. (por conta do diagnóstico da neurossífilis)

      NÃO ANTECIPE SEU SOFRIMENTO. Após o resultado dos exames, verifique com o infecto se será necessário procurar um oftalmologista.

      POIS DEPOIS DO TRATAMENTO DA SÍFILIS TODOS ESSES SINTOMAS QUE EU TAMBÉM SENTIA SUMIRAM. Nao fiz nenhum tratamento oftalmologico, ou seja, nem seria necessário ter passado no oftalmologista.

      Como lhe disse seja qual for a causa do seu problema, precisa dos resultados dos exames… Vá acompanhando os resultados dos seus exames que acredito que tem acesso pela internet, às vezes eles disponibilizam os resultados antes da data prevista.

      Meu e-mail é: carlosvidal20132014@gmail.com.

      Abraços

  47. Patricia da Silva
    31/12/2013 at 10:59 #

    Olá pessoal…tenho 36 anos e tenho o vírus hiv a 18 anos!Era casada e qdo soube o mundo parecia estar caindo sobre minha cabeça…
    Era casada e morava em Porto Alegre, ele fez os exames e deu negativo…Não sei como isso…sorte dele!!segui durante 10 anos sem ir ao medico e tinha uma vida normal.
    Eu era usuaria de drogas, usava maconha, cocaina e depois passei pro crack.Um belo dia senti dores nas costas e muita febre no final do dia….procurei
    um proctologista pq eu sentia dor pra fazer coco….ele fez uma limpeza do local pq saiu uma bolinha…fedia mto e sangrava de mais,Fiz a biopsia e deu
    neoplasia CANCER NO RETO…Que sofimento, que dor…foi ai q tive a minha primeira doença oportunista….fui ao infecto e meu cd4 estava em 100…eu estava
    morrendo…começei com as medicações de kaletra e biovir e junto sessões de radioterapia…quimio não fiz pq estava muito debilitada e poderia morrer!!! sofri mto
    com fortes dores, a radioterapia me queimou toda por dentro e por fora,,,,hj não menstruo mais já tem 5 anos e não posso ter filhos tb…Segui meu tratamento de radio 25 sessões e
    ao poucos fui melhorando em tudo….minha flora intestinal se reconstituindo e eu tomando os coquiteis fiquei super bem…

    passei por essa…pensei!!! venci o cancer.Fiz mais uma biopsia e deu ausencia de neoplasia…que benção!!

    Segui tomando os remedios e indo aos medicos!!
    Um belo dia resolvi mudar….isso tudo que aconteceu comigo eu estava morando em sta maria…sai de porto pq a vida estava louka
    demais por lá…

    Passado 1 ano de minha melhora resolvi ir embora para Florianopolis…programei a viagem, fui com emprego e tudo certo…tomando os remedios certinho e tal!!!
    Passou 6 meses e eu recai na droga….cocaina,maconha e crack e junto a bebida…hj voltei pra sta maria denovo e pedi ajuda para os meus pais…
    Mais uma doença oportunista,,,,parei de tomar os remédios pq achava que estava boa…e hj tenho cd4 de 400, bom até…descobri que to com um linfoma…me sairam caroços no pescoço e fiquei no hospital dez dias pra fazer a biopsia..sai dia 18 de dez e dia 27 fui no consultório do meu infecto e peguei o resultado
    to com cancer gente…..e dessa vez vou fazer quimioterapia….to morrendo de medo!!! começei a tomar os coquitéis ontem…não me deu nada de diferente…to tomando kaletra, lavumidina e tenofovir…me sinto bem!!! tomo tb remedio para o humor por causa da droga e remedio pra dormir rivotril, preciso tomar esse escitalopram que é
    pra o humor….to há 70 dias sem drogas….GRAÇAS A DEUS!!!
    bom, interno dia 7 pra fazer exames e exames e quimioterapia….vai da tudo certo!!! isso tudo q esta acontecendo comigo foi pq achei q jamais iria ficar doente…sou uma mulher bonita e perdi tempo na minha vida com drogas e vida loka!! sei que não vai ser fácil esse tratamento…mas boto fé na minha cura!!! fiquem com Deus e sigam seus tratamentos certinho por favor..
    pq as doenças oportunista chegam de mansinho….e esse é o segundo cancer q tenho!!! Feliz 2014 para todos e vamo q vamo…estou no face como Patricia da Silva Florianopolis e meu email é Patymess@ig.com.br

  48. Bruno
    05/01/2014 at 02:50 #

    Gostaria de saber se alguém sentia um calor interno mesmo antes de usar as medicações?Eu sentia demais e ainda hoje sinto tomando o Efavirenz+Lamiduvina+Zamiduvina…outra duvida gente,eu sempre dormi tarde estudando,isso prejudica?descobri que sou S+ agora…alguem aqui vai a locais fechados?eventos coisas do tipo?me ajudem?amei esse blog rs,

  49. Bruno
    05/01/2014 at 02:59 #

    Gostaria de saber se alguém sentia um calor interno mesmo antes de usar as medicações?Eu sentia demais e ainda hoje sinto tomando o Efavirenz+Lamiduvina+Zamiduvina…outra duvida gente,eu sempre dormi tarde estudando,isso prejudica?descobri que sou S+ agora…alguem aqui vai a locais fechados?eventos coisas do tipo?me ajudem?amei esse blog rs

    • Carlos
      05/01/2014 at 03:08 #

      Bruno eu sentia um calor nas pernas e pés, como se estivesse formigando, antes de tomar a medicação sim… Acredito serem os sintomas da fadiga, cansaço ou coisa do tipo… Dormir tarde não é o problema, mas ter noites de sono boas e dormir o necessário para descansar plenamente é essencial, não só para nós S+, mas para qualquer pessoa…

      Frequento sim locais fechados, afinal devemos manter a rotina de sociabilização e diversão, porém deve-se evitar esses ambientes quando a carga viral estiver baixa, mas se você toma seu remédio regularmente e têm tido bons resultados, aliados a prática de exercícios físicos e alimentação saudável, não há o que temer… Pois essas doenças que pega-se em ambientes fechados, pode-se contrair no ambiente de trabalho, na faculdade, enfim, basta cuidar-se e manter o cd4 numa taxa boa, que irá ter a imunidade de uma pessoa normal.

      Abraços Carlos

      • Bruno
        05/01/2014 at 20:27 #

        Pow Carlos valeu pelas informações,grande abraço

  50. Marcelo Marzo
    11/01/2014 at 10:46 #

    Ontem, fiquei lendo esse blog e lógico meu desespero bateu, tive muito medo de tomar pela primeira vez a medicação esse famoso Efavirez, minutos antes eu chorava e muito…. por fim tomei…. deu tudo certo não tive alucinações e muito menos pesadelos, hj acordei sem diarreia e vomito. Feliz, já vi que isso vai de organismo pra organismo. Força gente

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.369 outros seguidores