Efavirenz, dia 1

Ontem à noite tomei minha primeira dose de Efavirenz. Lembro de deitar perceber a incrível habilidade do tato e da audição, tão apurados. E não consegui deixar de prestar atenção aos ruídos do travesseiro e na textura do meu lençol, bem macio, aliás. Mas foi quando adormeci que a experiência começou de verdade. O sonho que tive foi mais ou menos assim:

E não foi um único, mas vários. Todos extremamente vívidos e altamente psicodélicos. Cores vibrantes, realistas, e uma história cuja trama era bastante complexa. Quase um roteiro de cinema. E tampouco era um roteiro qualquer. Foi, no mínimo, revisado por físico quântico. Confesso que não lembro dele por inteiro, pois acordei assustado, em um momento em que um dos personagens gritava comigo. Mas me recordo de suas feições. Elas não eram assustadoras, mas traziam uma expressão angústia muito intensa. Mais intensa do que eu poderia aguentar.

Tudo começou num cenário surrealista, que envolvia um treinamento de garçom misturado com escola de medicina, e eu era o aluno. Cada erro que cometia deveria ser refeito, corrigido, inúmeras vezes. Os casos usados nesse treinamento eram com pacientes reais, o que trazia um enorme sentimento de responsabilidade. No entanto, a cada erro e o subsequente retorno para sua correção, alteravam-se as condições de tempo e espaço. E isso fazia com que fosse totalmente impossível corrigir um caso sem com isso afetar outro. Quando eu voltava para corrigir um, voltava no tempo e perdia o que tinha feito com o outro. Tudo era uma última chance. Sem espaço para erro.

No meio do sonho, salvei um paciente, mas perdi outro que salvara antes, porque, ao voltar para salvá-lo, o tempo e o espaço voltaram junto. Assim, voltei exatamente para quando e onde estava antes, sem progresso algum. Me assustei com esse último paciente, que urrou de dor e angústia, gritando comigo por ter errado em seu tratamento.

Acordei assustado com os gritos to paciente. E tive mais uma surpresa no mundo real: ao abrir os olhos e enxerguei tudo colorido, mesmo em pleno quarto escuro. Algo rápido, por poucos minutos apenas — o tempo que meu cérebro para perceber que ali não era mais espaço para alucinações. Então, fui ao banheiro, voltei e dormi melhor.

Hoje cedo, ao abrir os olhos, as paredes do quarto demoraram alguns segundos a mais para estabelecer sua cor natural. Dentro de dose horas devo tomar o coquetel novamente. E… confesso, que estou até curioso!

Sobre estes anúncios

1.640 Comentários em “Efavirenz, dia 1”

  1. Reservado
    21/06/2012 at 16:10 #

    Gente, esqueci de dizer… uso o EFAVIRENZ desde 2006, o primeiro mês foi ruim mesmo, mas passa… sou bom de cama (durmo feito pedra, kkkk). Atualmente só sinto um pouco de sonolência quando tomo imediatamente antes do jantar, acho que a absorção fica mais rápida. mas é bem leve, logo passa. Sonhos… faz tanto tempo que eu não sei o que é isto. Teve uma época que eu me sentia meio caído, incapaz (eu entendo isto como uma depressão fraca), mas graças à Deus, passou também.

    Abraço a todos.

  2. Marco
    21/06/2012 at 22:14 #

    Oi pessoal! Terceira semana de coquetel: EFAVIRENZ+LAMIVUDINA+ZIDOVUDINA. Estou bastante sonolento. Por volta das 15h me dá uma leseira…fico até tonto…vista embaçada…deito e apago até umas 19h. Acredito que seja o EFAVIRENZ. Mudei a alimentação esta semana.
    Do último exame meu CD4 estava em 350. Mas estava com diarréia e em seguida, fiquei gripado. Será que o meu organismo está fraco assim? O CD4 aumenta de que forma?

    • JP
      22/06/2012 at 20:59 #

      Marcoo, nao tenho face cara!!!
      Então, completei um mes de medicação, espero que o proximo mes seja melhor. Na realidade não tive reação apenas na primeira semana o EFA me deixou dopado mas logo dormi, de resto foi tudo tranquilo. A unica coisa que aconteceu foi alteração de humor… não sei se isso é da medicação, mas fiquei alterando o humor todos os dias.. Tenso!!!
      Espero que esteja melhor da gripe! Cara eu tomo vitamina C todos os dias, não sei se ajuda mas fazem uns anos que nõa pego uma gripe, mesmo pq tomei as vacinas que o SUS estava dando.
      Os meus horaios de remedio são bem tranquilos: 9:30 tomo o LAMIVUDINA+ZIDOVUDINA e 21:30 tomo denovo junto com o EFA.
      Vamo que vamos!!

      • Leandro JR
        22/06/2012 at 22:04 #

        Iniciei o meu Efa ontem e viajei na maionese mesmo, parecia que tinha usado drogas e entradp em uma bad trip mas tudo bem, hoje tomei e não tive nada, vai ver porque hoje acordei meio bodeado e com visão de camera lenta mas não admiti ficar assim, me alimentei bem e fui para a academia e treinei pesado, vamos continuar com força essa luta. abração

  3. Pedro Alves
    29/06/2012 at 18:20 #

    Salve, salve galera!
    Estava procurando os efeitos colaterais do Efavirenz e acabei encontrando esse blog que me ajudou muito, muito mesmo. Passei a tarde toda lendo todos os posts e agradeço a sua iniciativa JP. Que Deus abençoe!
    Há quatro meses atrás tive um mal estar muito grande, diarreia durante um mês inteiro, febre e dor de cabeça. Fui ao médico e o diagnóstico foi HIV. Tomei um baque, sai chorando do CTA e de verdade, pensei que minha vida tinha chegado ao fim. Fiz novamente o exame. Positivo! Já que não tinha para onde correr e uma hora ou outra eles iriam saber, decidi contar para os meus pais. Não foi fácil, eles sofreram muito. Eles pediram que eu contassem para o meu irmão mais velho. Contei, e ele me falou um algo que nunca esqueço, como se fosse ontem (após chorar muito, ele disse: Se eu pudesse trocar de lugar com você, trocaria sem pensar duas vezes). Ninguém havia me falado isso, nem mesmo meus pais. A partir dai vi que tinha uma família que realmente estava do meu lado, me dando forças para continuar a viver. Essa noite inicio o tratamento LAMIVUDINA+ZIDOVUDINA+EFAVIRENZ e confesso que estou com receio dos efeitos colaterais dos medicamentos. Não sou religioso, mas creio em um Deus que tudo pode e sei que estás comigo, então não temo o que virá, tenho uma paz que só Ele pode me dar e acredito que nada acontece se não for da vontade Dele.
    Pode parecer loucura o que vou dizer, mas o HIV uniu minha família de uma forma tão grande, que eu não via outra forma de isso acontecer. Hoje somos a família que somos por conta do amor depositado um no outro e na confiança que temos em Deus. Peço que Deus abençoe a vida de cada um e fortaleça-os, dando saúde a cada um de nós. Abração!

    • JP
      29/06/2012 at 19:53 #

      De boa Pedrão!! Força pra ti cara! Ter família apoiando e/ou amigos é o melhor remédio que tem. Confie em vc e na sua nova vida, tudo dá certo, apenas temos que passar sempre por obstáculos para sobreviver nesse mundo louco!
      Comecei a tomar os remédios numa sexta feira, pois se tivesse alguma reação ou indisposição teria o sábado e domingo para o meu corpo tentar se acostumar, porém a primeira semana foi dificil, pois fiquei estranho, nenhuma reação mas muita alteração de humor! Hoje completo um mês e uma semana de medicação e estou bem graças ao bom Deus! Minha antiga terapeuta dizia que sonhamos com as ultimas coisas que pensamos antes de dormir, então tenho um conselho.. não fique preocupado com que irá sonhar, pois ai sim terá pesadelos, mas admito que minha primeira noite foi bem louca, parecia que tomei um porre ao acordar no meio da noite onde tudo girava… sinceramente cara? Vi isso pelo lado engraçado da coisa e não pelo pior lado, pq se levar pelo lado ruim… bom nem quero pensar!
      Abração e boa sorte!

    • Leandro JR
      29/06/2012 at 20:44 #

      O HIV tem que trazer benefícios sim, mesmo com tantos efeitos no organismo, acredito que nosso psicológico pode ajudar ou atrapalhar muito o processo de saúde-doença. Se estamos infectados vamos procurar ver porque será que isso aconteceu conosco e como podemos fazer a partir de agora para fazermos com que tenhamos melhoras e consolo mesmo que sozinhos. Fechei uma semana e pouco e me arrumei bem, só no primeiro dia de Efa eu fiquei viajando nos outros eu procurei comer duas horas antes da doses e mais um hora e meia depois da dose, só tomando liquido e acreditem para os que vão começar, a farmacologia comprova que se o estomago estiver cheio os efeitos aumentam. Força a todos e vamos continuar essa luta.
      Abração

  4. Marco
    30/06/2012 at 02:09 #

    Oi pessoal! Espero que todos estejam bem. Passei alguns dias ausente, pois viajei a trabalho. Na próxima semana inicio o segundo mês de medicação. Estou ótimo! Cessou a diarréia, gripe, dor de ouvido e tudo mais de ruim. Quanto aos efeitos dos medicamentos, já não os sinto mais. Estou com muito apetite. O infecto solicitou um exame para verificar o fígado e tal.
    Sempre priorizei na vida a LIBERDADE. E pensei que a mesma fosse apenas direito. Mas após a notícia do HIV parei e refleti bastante sobre o presente e o futuro. Mas também sobre como abusei da tal LIBERDADE. E constatei que a mesma também é dever. Tudo na vida tem um lado positivo e um negativo. É certo que todos que têm a notícia de tal doença ficam entristecidos de início e até mesmo durante toda uma vida. Mas devemos nos atentar para o outro lado da moeda. Digo que cresci muito como ser humano. Bacana o post do Pedro Alves. Minha família tem demonstrado um amor imenso. Tenho selecionado as amizades e locais que frequento. Dedicado ao trabalho. E objetivando metas e sonhos. Não percam a fé! Àquele que planta com lágrimas, colhe com júbilo.

  5. Pedro Alves
    30/06/2012 at 21:36 #

    Boa noite galera!
    Esse foi meu primeiro dia com os medicamentos, assim que tomei quis dormir imediatamente, mas não consegui, senti meu corpo esquentar, esquentar muito; meus lábios formigavam. Dai dormi. Acordei meio grogue, andava me apoiando nas coisas, tomei um banho pra ver se melhorava e nada, deitei novamente e dormi durante 4 horas. Acordei com a visita de um casal de amigos, fiquei muito feliz. Agora vou assistir um filme com meus pais e meu irmão. Obrigado pela força e apoio galera, estamos juntos nessa e mais uma noite de medicamentos. Abração!

  6. Rick
    14/07/2012 at 01:11 #

    Olá JS!

    Venho aqui contar minha história…
    Descobri q sou soro positivo no dia 29 de junho de 2012, devido uma Herpes Esofágica em janeiro de 2012, um caso muito raro por sinal.
    Hoje levei meu primeiro exame de CD4, o CV levarei semana que vem pois ainda não saiu o resultado. Meu CD4 está em 518. O infecto me informou que a taxa do CD4 está boa porém ainda necessita do CV para afirmar se realmente irei iniciair a medição, mas ele deixou bem claro para mim q independente do resultado ele irá procurar um segunda opinião de outro infecto, pois meu caso está muito complexo, pois segundo os meus exames eu contrai o vírus recentemente (o primeiro teste de HIV havia dado inconclusivo) e já tive uma doença oportunista na sequência então provavelmente terei que iniciar com a medição.
    Estou bastante apreensivo para ouvir o que ele me dirá na semana que vem….
    Cara curti seu blog, muito bem explicado.
    Me deu até vontade de fazer um tbm!!! rs
    Obrigado por trocar informações e experiências vividas, isso nos tranquiliza.
    Abraços.

    • Marco
      18/07/2012 at 23:26 #

      Olá Rick! Fique tranquilo quanto a medicação. Somente nas primeiras semanas você sentirá alguns efeitos colaterais como, por exemplo, tonteira. No mais, tenha fé em Deus e na sua cura.

  7. Rick
    02/08/2012 at 01:24 #

    Ola Marco! Valeu a força cara! Passei no médico e não irei iniciar o tratamento por enqto meu CD4 está ótimo e minha CV está em 42.000 cópias. O médico me disse que está td bem. Nada de jujubas por enqto… Vamos aguardar até qdo agora…
    Abraços.

  8. João RS
    03/08/2012 at 14:15 #

    Fala pessoal! Primeiramente parabéns pelo site, é bom poder conversar. Eu descobri em fevereiro de 2011, nunca mais me esquecerei desse dia. Sempre fiz muita besteira na vida pensando que nada aconteceria e no fim…aconteceu….estava bem mal, cansado, magro, e acabei descobrindo por uma desconfiança de uma médico. Comecei o tratramento e hoje estou zero bala, parece que não tenho nada. Sou casado e a pior parte foi ter contado para minha esposa, mas ela ficou do meu lado e por algum milagre ela não foi contaminada. Graças a Deus. O problema é que faz tempo já minha vida sexual ficou ruim, não consigo mais ter ereções e nem desejo como tinha antigamente (e olha que era bastante, até culpo ele por ter pego isso!). Queria saber se alguém enfrentou ou enfrenta o mesmo problema, pois exames não deram nada, então acho que o problema é psicológico mesmo…

    Um abraço a todos e fé! um dia a cura chega!

    • Eurico c l
      03/08/2012 at 19:09 #

      o amigão, em questão da relação sexual, é do psicológico eu achei que estava com HIV fique 30 dias sem ter motivação sexual, hooo se Deus quiser muito em breve vai surgir uma cura para isso, enquanto isso viva a vida intensamento sabendo que cada dia vivido é um prenuncio para a vida em décadas.

  9. Eurico c l
    03/08/2012 at 18:59 #

    confesso, que minhas lagrimas correram em meu rosto ao ler estes depoimentos,eu passei um drama onde por 30 dias, vegetei e não vivi eu pensei que estava com este vírus, na verdade eu estava infectado no meu psicológico, porem depois do exame, me libertei das dores intensa que invadia minha vida e minha alma, e diante destes depoimentos sofri muito por saber de cada situação de vocês, o meu maior sonho, é de um dia poder surgir uma cura desta doença tenho pedido a Deus para iluminar as mentes dos cientistas para um solução deste problema, eu sei que no fundo da alma as noites escuras, querem ofuscar os raios da esperança falo isso porque vivi um tempo como se eu fosse soro positivo, porem sempre achava um conforto em Deus. Meus amigos prometi para mim mesmo que iria fazer um trabalho e vou fazer, quero pegar mensagens de pessoas valentes como vocês e pregar em ponto de ônibus, é claro sem aparecer nomes, na finalidade de muitos abrirem os olhos e saber que a grande ameaça de ser contaminado vem de onde menos espera, e quero dizer para vocês que muito em breve vai surgir a cura deste mal, porem continue firmes porque a maior força surge da fraqueza, porque Deus disse: do pó ele levanta o nesse-citado e faz sentar nas alturas com os príncipes, e quero manifestar a vocês eu amo vocês, e sofro muito pela situação que vocês vivem, que Deus possa dar força para continuar a jornada.

  10. Fernando
    15/08/2012 at 19:58 #

    Tudo bem pessoal?
    Descobri minha sorologia, já tem quase dois meses.
    Sexta-feira agora dia 17/08 começarei a tomar a medicação, confesso que estou com muito medo.

    Minha combinação: Lamivudina + Efavirenz + Tenofovir.

    Espero que der tudo certo, tenho muita fé em Deus.

    E saúde para todos nós.

    Fiquem com Deus.

    • Ebankz
      16/08/2012 at 18:21 #

      Fernando fique calmo porque vai dar tudo certo, iniciei a dois meses com outra combinação porém mudei para a combinação que tu vai iniciar agora por menos efeitos colaterais e realmente estou super bem, aderi bem e já é normal para mim o tratamento e assim será contigo em bem pouco tempo. Já posso beber às vezes, sair e continuar normalmente minha vida e espero que seja assim com vc e com todos.
      Força e muita saúde.

    • PATRICIA
      26/08/2012 at 22:29 #

      FICA TRANQUILO EU TOMO A MESMA COMBINAÇAO A 4 ANOS

  11. Rodrigo Cesar
    22/08/2012 at 16:48 #

    Rodrigo
    Hoje estou no meu 7º dia de Efavirens e Biovir….ainda me sinto muito fraco, enjoado e com uma tontura horrível. Sinto muita dor de estômago e não consigo trabalhar ou sair à rua, pois o enjoo e a tontura não me deixam em paz, espero que esses efeitos passem logo pois não estou mais aguentando. Descobri que sou soropositivo no final de 2011 e namoro uma pessoa tbm + e que tem me ajudado muito…mas queria voltar a sair novamente, trabalhar, me divertir…sem me sentir mal o dia todo. Curti muito o blog, saúde e vida longa para todos nós ! Abraços.

    • Jovem Soropositivo
      22/08/2012 at 17:12 #

      Se esta tão mal assim, você tem que avisar seu médico!

      • Rodrigo
        22/08/2012 at 18:13 #

        JS…ja entrei em contato com minha médica e estou aguardando respostas…mas confesso que não quero parar com o Efa…pois tenho lido que ele é realmente um dos melhores e com menos efeitos colaterais…bom vamos esperar o que minha médica diz…abração!

  12. eduardo
    22/08/2012 at 19:42 #

    Rodrigo, nao existe essa de melhor ou pior medicaçao. Todas tem seus pros e contras. O correto e vc achar aquela combinaçao q vc melhor se adapte. Se nao for com o efavirenz pode ser com outros.

  13. Rodrigo
    22/08/2012 at 23:09 #

    Valeu Eduardo…vou continuar com o mesmo esquema, afinal ainda estou apenas no 7º dia…caso não melhore com certeza…com a ajuda de minha médica…encontrarei um esquema que melhor se adapte ao meu organismo. Obrigado!

  14. PATRICIA
    26/08/2012 at 22:18 #

    ola pessoal faz 4 anos que tomo lamivudina efavirenz e tenofovir e as vezes fico ruim meu se eu acordar no meio da noite passo mal pra caramba.
    Um dia minha companheira levanto a noite pra ir no banheiro e viu um ratinho me grito pra mata o ratinho ai levantei pra que correndo pra la e pra ca nao deu 5 minuto cai no chao quase desmaie kkk no outro dia eu e minha companheira raxamo de ri ela falava que quase me mato
    GENTE SE TOMAREM REMEDIO NAO LEVANTEM A NOITE KK QUASE MORRI

  15. Rodrigo
    29/08/2012 at 12:48 #

    Pessoal…hoje estive em consulta com minha médica…pois como meus sintomas de tontura, náuseas e enjoos causados pelo Efavirenz + Biovir não diminuiram, ela optou por trocar minha medicação, e começo hoje a tomar Atazanavir + Biovir…alguém toma ou já tomou essa combinação? Espero reagir bem dessa vez ao tratamento e logo trarei boas noticias. Abraços e saúde para todos!

  16. Paulo
    30/08/2012 at 17:53 #

    Pessoal, descobri esse blog por acaso e to muito contente em poder estar aqui compartilhar dessas coisas todas.. a vida segue, certo? Não somos diferentes, em hipótese alguma, eu me sinto um guerreiro em enfrentar essa dificuldade com a cabeça erguida e saber que tenho muitas coisas boas para colher.
    Estou com tratamento há 14 dias, tomo Tenofovir + Lamivudina e Efavirenz. Assim como a maioria a primeira dose tive as alucinações mirabolantes… eu troquei a maior ideia com meu abajour na primeira noite.. e a porta do quarto dançou comigo a noite toda..foi a coisa mais louca do mundo.
    Mas passou, foi só a primeira noite. Hoje durmo bem, acordo às vezes, mas durmo normalmente. Não tive insônias e nada. De manhã fico meio lesado e à tarde às vezes me da umas leseiras, mas nada comprometedor.
    A única coisa que eu to encafifado é que há uns três dias apareceram umas manchas na minha pele.
    Uns pontinhos vermelhos pelo braço e no peito. Alguns deles no antebraço que se estendem pela mão, tanto por for como na palma da mão. No pé então tem um monte e coça absurdamente. Parece frieira, meu pé coça demais.
    Como já tive sífilis no passado estou com medo de ser denovo, mas não tive nenhuma relação sexual nos últimos meses que pudessem levar a isso, nem o famoso cancro, que precede esse tipo de sintoma eu tive.
    Alguém que teve essas manchas sabe me dizer se é assim mesmo?
    Procuro na net, mas nao achei nada que me desse uma direção. Não sei se a alergia que todo mundo fala é desse tipo mesmo.
    Se alguem tiver uma dica me fala.. meu pé coça demais e tá cheio de pintas vermelhas.

    Um abraço

    • eduardo
      31/08/2012 at 08:18 #

      procure um medico e o mais sensato.

  17. Rodrigo
    31/08/2012 at 22:34 #

    Eu tive essas manchinhas…foi uma reação alérgica e tive que parar com o Efavirenz…procure seu médico…é o melhor…abraços!

  18. Luhack
    31/08/2012 at 23:39 #

    vou tomar minha primeira dose de efavirenz agora a meia noite, estou com medo mas vamo encarar

  19. Luhack
    01/09/2012 at 16:42 #

    A pior parte foi quando peguei no sono, umas alucinações pesadelos) eu sonhei que estava num mundo onde as pessoas eram balas e chicletes muito real e futurista…
    Lá pelas 5:ooh eu levantei fumei um cigarro e senti que ia desmaiar e meio enjoado mas voltei a durmir. Hoje levantei bem tonto parecia que fumei maconha…

    • junior
      05/09/2012 at 12:11 #

      Luhack, como vc já deve estar tomando a medicação desde 31/08 e em 01/09 vc ainda fala em alucinações não se preocupe esses efeitos colaterais diminuirão ao longo do tratamento. Logo sera vida normal cara. O importante é não parar a medicação por nada. boa sorte.

    • adriano
      20/09/2012 at 23:09 #

      Parar de fumar seria uma boa…

  20. junior
    05/09/2012 at 11:51 #

    Oi. tomo efavirez, lamivudina e tenofovir a mais de 3 anos , no início foi muito dificil, muitas alucinações, pesadelos e acordava muito grogue, com tempo foi ficado muito melhor, vida super normal. Agora gostaria de saber se alguem depois de anos ainda tem esporadicamente os mesmos efeitos colaterais, pois eu de vez em quando ainda tenho alucinações , pesadelos e um sono quase incontrolavel pela manhã.

  21. =]
    18/09/2012 at 00:58 #

    Olá Jovem,

    Sabe quando você tem certeza que achou a pessoa da sua vida? Foi assim comigo, a quase 2 anos. Comecei a me relacionar com um rapaz e logo no primeiro mês em uma conversa me contou ser positivo. Claro que fiquei em choque sem saber no que pensar; sem saber como agir. Achei tão nobre sua atitude em jogar a real que decidi assumir esse romance. Ficamos 1 ano e meio vivendo esse conto de fadas.

    Minha vida sexual passou ser diferente de tudo que já tinha experimentado anteriormente. Por medo de me expor descobrimos juntos outras formas em ter prazer sexual (o que vinha dando muito certo). Tudo normal até eu ter a notícia que meu ex-namorado tinha acabado de descobrir que estava infectado. A corda apertou e fui obrigado a me testar também. Foi quando descobri que também sou portador do vírus. :(

    Passado 3 semanas do diagnóstico sem mais nem menos meu namorado me deixou dizendo que havia acabado o encanto e que queria viver o que a vida tinha a lhe oferecer – visto que eu não aceitaria abrir nossa relação. Fiquei arrasado pela atitude imatura e inconsequente que teve. No momento em que eu mais precisei do seu apoio, carinho, atenção e companheirismo ele “me largou” nessa situação.

    Passados exatos 30 dias e eu já me recompondo do choque ele se manifesta arrependido do que fez e tenta me reconquistar dizendo que me amava, se mostrando arrependido do que fez, querendo ter meu amor novamente, disposto em cuidar de mim, blá, blá, blá… Como dar uma chance a alguém com esse tipo de conduta? Aquele mesmo que eu passei por cima de preconceitos e superei muita coisa para estar ao lado vira as costas quando eu mais precisei. Meu coração se fechou e na mesma intensidade em que fui “abandonado” me mostrei certo do que eu não queria.

    Nesses mesmos 30 dias após o “abandono” reencontrei um antigo pretendente e passamos a nos ver pelo menos 2 vezes na semana. Estava certo em minha cabeça que no sexto encontro iria colocar as cartas na mesa e deixa-lo com a opção de querer ou não estar comigo nessa minha real condição. Não tive coragem e deixei para o próximo “date”.

    Para minha surpresa (um mix de felicidade e tristeza) ele inicia o papo dizendo -Preciso te falar uma coisa!

    A barriga gelou, as pernas começaram a tremer e os olhos atentos a cada movimento de seus lábios abriram espaço para ele assumir que tinha a pouco tempo descoberto ser + . Na sequencia, lhe conto compartilhar do mesmo diagnóstico.

    Ele já em tratamento me contou como era viver com a medicação e os benefícios que elas o traziam. Eu ainda sem ter tido minha consulta com o infecto iniciei tratamentos paralelos acreditando em uma melhora no CD4 (que já estava baixo, 253). Fitoterápicos, acumpultura, rádio-frequencia, meditação…Não tinha muito o que fazer, então mudei totalmente meus hábitos, minha alimentação e me livrei de tudo o que não me fazia bem (inclusive do ex rs).

    Segui os conselhos dele e fui hoje me consultar com o mesmo infecto (e acredito também ser o mesmo que cuida de você =] ). Me senti muito a vontade em esclarecer minhas várias dúvidas e entender um pouco mais sobre a doença. Inicio meu tratamento nesse Sábado com o TENOVIR + LAMIVUDINA e o EFAVIRENZ.

    Agora mais relaxado e seguro, estou pronto para iniciar a “nova fase da vida”.

    E registro aqui que ler suas experiências meu deixou mais disposto para me cuidar. Acredito que assim como eu, muitos que lêem seus post’s se encorajam.

    Abraço e continue se dedicando a esse blog, nós agradecemos! :)

    Até mais.

    • Jovem Soropositivo
      19/09/2012 at 23:23 #

      Que aventura! E que bom que você se adaptou bem a tantas mudanças!
      Escreva sempre que quiser.

      Abraços,
      J.

  22. adriano
    20/09/2012 at 17:18 #

    Faz parte dos efeitos colaterais do EFAVIRENZ todas estas manifestações ligadas ao sistema nervoso central: sonhos vívidos, insônia, sentir-se “grogue”, calor corporal… Tomo há mais de 3 anos e sempre sinto algo até hoje. O que mudacom o passar do tempo é a intensidade: de mais para menos intensa. Mas qualquer medicação apresenta reações. Devemos encarar estes quadros dentro de certa normalidade, quando não afetam outras atividades. O fundamental é tomar sem falhas cada medicação, com disciplina e empenho. ALGUÉM TEM NOTÍCIAS DO BLOG CIÊNCIA X HIV? SUMIU MESMO?
    Adriano – RJ

  23. luis
    23/09/2012 at 17:42 #

    ola, estou tomando minha primeira doze hoje começei as 8 da manha com lamiduvina+zidovudina,vou tomar o segundo as 8 da noite, e o efavirens as 22 horas, boa sorte pra mim.

  24. Marcio
    23/09/2012 at 18:30 #

    Luis,

    Vai dar tudo certo, tenha certeza disso!

    • luis
      26/09/2012 at 20:58 #

      e so o efavirens tem me dado um pouco de enjoo, mas afinal ele e muito forte, vamos ver ja vou para o quarto dia. abraços

  25. luis
    29/09/2012 at 11:17 #

    olha meu medico me disse para nao tomar com o estomago cheio, pois ele potencializa os efeitos colaterais, realmente nas primeiras doses passei muito mal , ma na 4 dose nada de efeitos sonhos etc . to tomando 2 h depois de comer

    • Jovem Soropositivo
      29/09/2012 at 17:17 #

      Meu médico sugere atenção à alimentos gordurosos, que potencializam o efeito do EFA.

      • luis
        09/10/2012 at 23:51 #

        efeitos colaterais

  26. PHAT
    05/10/2012 at 23:01 #

    Olá, adorei o site e me deu muita força.Meu primeiro contato aqui e resolvi compartilhar também minhas experiências com vcs.atravessei muita coisa louca, mas estou na 5 dose e os efeitos diminuiram bastante, e venho aprendendo a cada dia como burlar os efeitos piores.

    primeiro: nunca tome o EFA com estomago cheio.pelo menos duas horas.

    segundo:não coma alimentos gordurosos á noite.

    terceiro: beba muita agua.

    quarto: quando for dormi, veja ou leia coisas que lhe dê força.

    um abraço a todos e vamos que vamos.

  27. marcel
    09/10/2012 at 13:01 #

    Olá, tomo a medicação há um ano estive super bem não tive pesadelos e tonturas, mas agora começou uma crise de insonia e tonturas a noite e demoro a pegar no sono, acordo acabado com a cabeça cheia e mais irritado, será que é por causa da medicação ou apenas um stress? Meus exames já estão normal e indetectável..

    • Jovem Soropositivo
      09/10/2012 at 15:13 #

      Oi Marcel,

      Você descreve bem os efeitos do Efavirez. Meu primeiro infecto, Dr. O., já me disse que é possível que os efeitos colaterais venham com o tempo de tratamento. É mais incomum, mas é possível.

      Segundo meu atual infecto, Dr. E., duas coisas podem potencializar o efeito do Efavirenz: ingestão dele próximo à ingestão de alimentos gordurosos e/ou álcool.

      Fique atento no seu jantar!

      Abraços,

      J.

  28. luis
    09/10/2012 at 15:22 #

    como algo as 19h, 20h tomo azt as 2215 como um lanchinho e as 0015 tomo efiverens.acho que assim ta bom.

  29. marcel
    09/10/2012 at 22:51 #

    Que Blog bacana podemos sempre manter contato, que legal!!! Ultimamente estou meio depressivo por tudo isso, cansado no trabalho e no relacionamento, as vezes acho que tudo isso é por causa dos medicamentos, mas sempre converso com as pessoas que tomam e sempre estão bem, será que devo trocar a medicação?

    • Jovem Soropositivo
      21/11/2012 at 21:31 #

      Marcel,
      Já li em algum lugar que quase todos os antirretrovirais podem dar fadiga. Eu tive e algumas vezes ainda tenho. Para contornar o problema presto muita atenção na alimentação e na ingestão de líquidos.

  30. Lukas
    10/10/2012 at 02:45 #

    Olá , tenho 24 anos , descobri que tenho HIV em em abril desse ano…. minha CD4 estava em 126 e meu CV em 15 mil ….dae comecei a tomar Efavirenz as 00:40h p dormir e lamivodina as 00:15 e as 12:15 . Hoje faz exatamente 1 mês que eu tomo … e ninguém sabe a não ser eu meu médico , ainda nao me sinto bem em abrir com algum amigo ou alguém da família , o fato de eu morar sozinho….ja ajuda muito.
    Tive alucinações horriveisssssssssssssssssssssssssss no 1 dia que tomei Efavirenz , eram muitoo reaiss nunca tive sonhos tão reaisss na verdade PESADELOS ! .
    hoje em dia até durmo normalmente…g a DEUSS só que baladinha ou sair por ae de madrugada nem pensar… continuo meio zonzoo ainda…. pisando em falso,,é um sensação estranha que só quem toma sabe… e eu tenho queimaçãozinha no estomago sempre a hora que tomo ele também ;/ . falando nisso to zonzinhooo aki rs vou deitar , ameiiiii BLOGGGGGG bjoo gente

    • Saude-Blumenau
      10/10/2012 at 06:49 #

      Olá Lukas. Isto aí cara… Eu tomo o mesmo esquema há mais de 11 anos (este esquema é o mais tranquilo). Nem todo mundo sofre estes efeitos, mas eu tb, quando comecei fiquei totalmente ‘grogue’, tontão… com o tempo isto passa. E quanto ao medicamento, tome o mais rigorosamente com relação à horário que vais ficar muuuuito tempo neste esquema. Força aí garoto… eu tb demorei um pouco para contar para minha família… nunca desconfiaram. É bom pra que você se acostume e veja, que, tomando seus devidos cuidados, se vive absolutamente bem com a medicação. Me mantenho com CD4/CD8 absolutamente normais e CV sempre menor que o limite mínimo e sempre assintomático. Vamos juntos nessa, garoto.
      Abraços

    • Caruso
      20/11/2012 at 22:32 #

      já melhorou?

  31. Ricardo
    10/10/2012 at 23:55 #

    Oi galera, foi muito bom conhecer o site, me descobri no ano passado, foi muito triste, não sabia o que fazer, procurei um local de atendimento público e fui recebido por uma psicóloga, tive muita vergonha, mas ela foi maravilhosa e me deixou super à vontade e me fez entender que as coisas mudaram e a doença é controlável e o maior problema ainda é o preconceito, saí de lá mais aliviado e procurei um infecto, uma dra que tem me ajudado muito, além de boa profissional parece uma conselheira que levanta meu astral.Eu que só entrava em hospital parafazer visitas, aquelas consultas me deixavam no começo muito deprimido, depois veio a hora de começar a medicação. Outro desespero, mas acho que quando a gente espera o pior e nada acontece tiramos de letra. Comecei com efavirens, lamivudima e azt, acordava meio zonzo durante a noite mas de manhã já tava tudo normal, nunca precisei parar de dirigir nem tive alucinações ou pesadelos, porém depois de um mês comecei a sentir um pouco de enjôo que não passava acho que foi psicológico e muito cansado, me informei na net e vi que o azt pode causar anemia, liguei p a médica que me passou o exame e realmente eu estava anêmico, ela até brincou que eu estava mais branco que sou (rsrsr), bem, hoje uso o tenofovir e que maravilha, não sinto absolutamente nada. Às vezes até esqueço que tenho este viruzinho comigo, estou super feliz e sempre agradecendo a Deus por ter me dado esta nova oportunidade de viver. Pratico esporte, vou à praia, trabalho muito e não esqueço minha medicação que é só uma vez à noite. Ah, tomo uma cervejinha que ninguém é de ferro… Espero que todos acreditem que tudo vai passar e não parem com a medicação que tudo dá certo. Boa sorte a todos.

    • fran
      08/11/2012 at 22:28 #

      foi a melhor combinação de medicamentos : TENOFOVIR,LAMIVUDINA E EFAVIRENZ. somente no primeiro dia fiquei com tonturas, não tenho efeitos colaterais, no inicio achei que seria um bicho de 7 cabeça. rsrsrsrs…. mas está tudo indo muito bem. tomo todos a noite antes de dormir. ABRAÇOS!!!! E A VIDA CONTINUA…….

  32. Rafael
    30/10/2012 at 17:02 #

    Olá pessoal td bem?
    Estou tomando o biovir e efavirenz há uns seis meses. De semana passada para cá começaram a aparecer algumas manchas vermelhas na barriga, braço e pescoço. São manchas que coçam. Fui ao infecto e ela me receitou um anti alérgico, mas estou tomando há uns 4 dias e nada de desaparecer. Será que pode ser reação à medicação? Depois de 6 meses de uso contínuo dela?
    Alguém já teve alguma experiência parecida?
    Fico no aguardo.
    Muito obrigado.

    • Jovem Soropositivo
      30/10/2012 at 21:18 #

      Pode ser. Eu tive algo parecido: mas ao invés de coçar, sentia uma “queimação”. Depois, passou. Escrevi sobre isso aqui.
      Peça indicação ao seu infecto de um dermatologista que tenha conhecimento sobre efeitos colaterais de antirretrovirais.

  33. ale
    13/11/2012 at 14:15 #

    descobri a uma semana hoje tomei meu primeiro remédio pois eu estava com carga viral muito baixa e já entrou com remédio.
    ainda estou muito assustado com tudo isso, perdido totalmente em um mundo desconhecido até então estou me preparando psicologicamente para nova fase e vou superar.

    • Jovem Soropositivo
      13/11/2012 at 20:24 #

      Ale,
      Comigo foi assim também. É um susto, mesmo.
      O tempo ajuda. O medo vai diminuir. Te garanto.

    • luis
      15/11/2012 at 22:35 #

      oi cara, tomo ha dois meses acho que vc deveria nao se preocupar muito com o virus nao taa, toma os remedios e haja normalmente, e a melhor coisa a se fazer , viva a sua vida . ta braçossssss

  34. Pedro Vitor
    14/11/2012 at 11:58 #

    Comecei ontem a tomar o efavirenz e realmente a sonolência e os sonhos muuuuito loucos vieram com força!!! Hoje não tive vontade de acordar cedo pra trabalhar mas acabei indo, um pouco mais tarde mas fui. To super feliz de ter encontrado esse site para ver o que os outros soropositivos sentem e acham sobre tudo relacionado com nossa condição. Tenho HIV ha um ano e sete meses e nunca senti nenhum sintoma relacionado com o vírus. Tenho esperança de que tudo vai ficar bem e que vou realizar muita coisa ainda nessa vida!!! Tenham um bom feriado. Abraço
    Pedro.

  35. julio
    14/11/2012 at 17:58 #

    Gente, o blog é perfeito, e bastante orientador, confortador, respeitador, enfim, curador, até! Hoje, tomarei a minha 1ª dose, teno+efa+lami! Não tenho dúvidas, tudo correrá bem! Abraços a todos.

  36. Pedro Vitor
    14/11/2012 at 21:45 #

    outra coisa pessoal, gostaria de conversar mais com todos vcs, então estou criando um msn rocklivevix@gmail.com
    se puderem de add tenho 35 anos e moro no ES
    abraço

  37. Julio
    15/11/2012 at 02:41 #

    São 2:30 da madrugada, após a minha 1a. dose, que foi ontem, às 8:35h, senti suores, tonturas, e nada de sonhos, cavalos, viagens, enfim, estou é com uma moleza total no corpo e sem sono! Acredito q a partir das outras doses, vou acostumando e tudo voltará ao normal, pois preciso dormir, e já faz quase 4h q acordei, e nada do sono chegar!

  38. julio
    15/11/2012 at 07:57 #

    Como disse, e fazendo uma correção, eu fui dormir às 8:35h da noite, ou seja, às 20:35h, e acordei por volta de meia noite, e não mais dormir, até agora, 7:52h. Estou trabalhando, vim normalmente para o meu trabalhado, e dirigindo o meu carro! Só para lembrar, meu coquetel é o teno + efavirenz + lamivudina. Gostaria de saber se alguem já teve este tipo de reação, perda total, do sono, na verdade, dormir apenas umas 3h, na noite desta minha 1ª dose. Um forte abraço a todos

  39. Caruso
    20/11/2012 at 22:25 #

    Estou no dia 4 do efavirenz. Quando eu fico imóvel, prestando atenção, sinto mais os efeitos: uma dormência pela pele, principalmente nas mãos e rosto, um peso no corpo, uma sensação de ouvindo por debaixo d’água. Mas se ignoro e sigo aqui escrevendo ou levanto e vou fazer alguma coisa, os efeitos perdem força. Meus sonhos sempre foram vívidos. Nada de sedação pela manhã. Tinha previsto uma folga maior, mas hoje já voltei a trabalhar normalmente. Boa sorte a todos!

  40. Fabio P
    22/11/2012 at 21:26 #

    Vejo o TRATAMENTO não com prazo de validade… E sim, o querer do PACIENTE! Já que aconteceu isto conosco, é porque temos forças para carregarmos este fardo. E que com certeza, DEUS, Orixás, e SERES DE LUZ, estão nos guiando, e nos orientando por caminhos CERTOS… Basta querermos, e seguirmos as estradas! O inicio, é incomodo sim… Mas, pedindo com graça, e com amor… este é um alimento, que passa a fazer parte de nosso dia a dia, assim como: nosso trabalho, nosso lazer, dentre outras rotinas! E por que não encarar esta batalha, para vence-la com eficácia?
    Um forte abraço, que DEUS nos dê sempre; MUITA SAÚDE E PAZ…

  41. juiz de fora MG
    29/11/2012 at 21:35 #

    Boa noite !
    estava aqui agora vendo os comentarios acima descobrir que tinha HIV EM 2006 só agora em janeiro deste ano comecei meu tratamento EFV No primeiro dia do tratamento meu mundo caiu não acitava o tratamento ai comecei o tratamento na 1º noite estva com muito medo da reação tive pesadelos horiveis mas não pelo efv mas sim pelo piscologico o EFV só da um pouco de zonzeira de madrugada mas tirando isso e tramquilo tenho de vez em quando enjos

  42. James
    04/12/2012 at 22:43 #

    Estou tomando Biovir + Efavirenz a quase 2 meses, a primeira noite com Efavirens foi terrível, sonhos coloridos, senti um calor também, mas agora sinto apenas uma tontura. A parte que estou achando chata é que quando comecei tomar os remédios eu era vegetariano e agora nao consigo mais comer verdura nenhuma, só de pensar fico com vontade de vomitar, na verdade nao estou conseguindo me alimentar bem pois se sinto cheiro de comida também me dá ânsia de vômito, estes estão sendo meus problemas. Outro medo que estou é que no começo eu atrasava uns 15 min a meia hora pra tomar os remedios, mas ja corrigi isso. Ainda nao fiz novos exames de CD4 e carga viral, na ultima vez que fiz estava 400 e 26.000, espero que esteja melhor agora, meu hematócrito baixou, estou com medo de ficar com anemia, mas a vida continua.

  43. prince little
    03/01/2013 at 03:55 #

    fazem 3 anos que descobrir ser hiv positivo.. mais eu disse não ao coquitel…

  44. Leocd4
    10/01/2013 at 23:41 #

    Vou começar minha TARV amanhã, já com os remédios na mão (Efavirenz, Tenofovir e Lamivudina), meu médico disse que poderia escolher um horário e tomar os 3 de uma vez só. Pretendo fixar o horário por volta das 22:00h, me corrijam se estiver errado, mas acho que assim vai reduzir a faixa dos efeitos colateirais no meu horário de trabalho. Meu CD4 está em 120 (crítico) e CV em 225.000 cópias/ml embora estou me sentindo “super bem” vou começar sem hesitação amanhã mesmo junto com profilxia contra pneumonia. Bastante receioso de como isso vai afetar no meu trabalho (trabalho em vários lugares durante a semana), em casa nem tanto, embora eu more sozinho, a minha família não sabe ainda, pode ser um tanto chato. Mas bola pra frente, a batalha vai começar e sei que isso vai passar logo, e torcer pros próximos resultados. Quem já passou por essa fase e puder me dar um dica sobre tudo que eu disse aqui, agradeço muito.

    • Ebankz
      14/01/2013 at 14:18 #

      Para: Leocd4.

      Queridão estive mais ou menos como vc, aliás mais para menos que para mais, estive com meu CD4 em 80 cópias e carga viral por volta de quase um milhão por cópias e não tive nenhuma doença relacionada com o HIV como pneumocitose ou pneumonia, Psitacose ou várias outras. Comecei o mesmo tratamento que iniciará, que a esta altura já deve ter começado, e em menos de 4 meses estou indetectável, tomando tbm bactrim para a profilaxia das doenças oportunistas. Sou da área da saúde, mas sofri efeitos como todos, hj posso dizer que o quanto mais tarde puder tomar seu coquetel melhor, e hj quase não tenho efeitos além do calorão que dá quando como em cima da medicação, é preferível que coma e tome a medicação que tomar os remédios e comer, pois aí sim os efeitos ficam um pouco mais forte.
      Não é costumeiro com essas medicações muito enjoo, e procure algo que te lembre que está na hora de tomá-los como algum programa que goste ou qualquer coisa do gênero. Se quiser falar mais ficarei satisfeito por te ajudar e aos outros colegas na mesma situação. Atualmente, meu CD4 está por volta de 400 em menos de 6 meses, alimentação e exercícios físicos ajudam muito a aumentar a imunidade. Força e fé que tudo mudará.
      Abração a todos e muita força.

      • Leocd4
        14/01/2013 at 17:06 #

        Muito obrigado Ebanks,

        Tenho tomado todos os 3, às 21:00h (2h após minha refeição noturna), somente zonzeira e sonolência tem me dado, os sonhos são tranquilos, porém bem vívidos (não se sabe se tá sonhando ou acordado…kkk). Tenho pelo menos quatro alarmes habilitados que avisam com antecedência a hora de tomá-los. Hoje 14/01, vou para meu 4º dia com efeitos bem leves. Tenho feito caminhadas e tomado sol durante o fim de semana. Mas assim que estiver mais disposto devo começar a partaicar musculação, pela manhã, já que estou acordando bem cedo, e se a tonteira tiver diminuído.Obrigado pels dicas.

  45. Robert Mapplethorpe
    11/01/2013 at 16:53 #

    1 comprimido de biovir a cada 12h
    1 comprimido de efavirenz antes de dormir

    Esse é meu esquema, estou no terceiro dia, sinto leves tonturas, dificuldade de atenção, enjoo com cheiro de comida. Sinto que aos poucos tudo está melhorando, o que é interessante, pois é bem recente, apenas meu terceiro dia. Sinto que os efeitos estão nitidamente atrelados ao fato da aceitação do coquetel, sou HIV+ há 3 anos, sempre me preparei para o dia que seria necessário começar com a medicação, e isso tem me ajudado a encarar, ou seja, psicológico.

    Quanto aos leves efeitos colaterais, fico assustado, mas o que tenho feito:
    – se o enjoo vem, como alguma coisa pequena/fruta ou tomo uma xicara de café bem devagar – percebi que leite sem lactose é melhor que leite comum, tem no supermercado por quase o mesmo valor que o outro;
    – se fico tonto, me sento e espero melhorar, ou se for muito forte, me deito;
    – se o sono vem com tudo, tomo café e café e café;
    – quanto as falhas de atenção, tento assistir um pouco de TV e entender o que está sendo dito, não me entrego;
    – além disso, percebi que um banho fresco sempre ajuda.

    Sinto que esses efeitos é como se eu tivesse fumado um bagulho bem forte, haha.

    Não tive nenhum pesadelo por enquanto e acordo bem pouco durante a noite. Uma leve dor de cabeça que não tem muito o que fazer, bebo bastante água.

    Na real o que mais tem me incomodado é pessoas falando alto demais aos meus ouvidos, parece que eles ficaram mais sensíveis.

    • Leocd4
      12/01/2013 at 07:52 #

      São 8:43 da manhã, quase 12h após ingerir 1ª dose de Tenofovir, Evafirenz e Lamivudina (tudo junto), o efeito do Efavirenz começou com uma pequena leseira, depois sonolência, fui deitar vendo televisão (0:20h) e tive uma sequência de vários pequenos sonhos, nada que impressione, super tranquilo, acordei 2:30h, apaguei a luz,desliguei a tv, já bem mais zonzo e fui dormir definitivamente. Agora estou aqui escrevendo isso meio zonzo ainda. Se permanecer dessa maneira, dá pra levar numa boa.

  46. Robert Mapplethorpe
    11/01/2013 at 16:55 #

    Leocd4, vamos trocar figurinha, apesar do teu esquema ser diferente do meu? ;)

    • Leocd4
      11/01/2013 at 19:44 #

      Vamos sim :)

      • Leocd4
        11/01/2013 at 20:03 #

        Tem msn ? o meu leocd4@outlook.com

        • K2K
          12/01/2013 at 17:34 #

          Podiamos fazer um grupo no msn pra trocar informações e ajudar um ao outro, né?

          • Leocd4
            12/01/2013 at 18:40 #

            Já tinha pensado nisso antes. Acho excelente idéia. :)

  47. eduardo
    13/01/2013 at 07:06 #

    Eu tb acho uma boa ideia vou abrir uma conta nova no msn e add vcs!

  48. João
    04/02/2013 at 10:02 #

    Bom dia, gente.

    Conheci esse blog ontem buscando no google pelos efeitos do efavirenz e lamivudina com zidovudina.

    Ontem foi meu primeiro dia desses remédios. Tive um pouco de enjôo e tontura, mas nada me deixou mais pensativo quanto os sonhos. Os sonhos que o amigo Jovem Soropositivo descreveu no primeiro comentário são bem próximos dos que eu tive ontem, no primeiro dia que tomei o efavirenz. Até começar a ler o depoimento dele com as palavras certas, não sabia como descreve-los.

    Aliás, estou me identificando muito com este blog.
    Vou sempre estar por aqui.

  49. Leo
    05/02/2013 at 12:25 #

    Realmente muito interessante o blog. Iniciei o tratamento no dia do meu aniversário, com lamiduvina e efavirenz. Só tive realmente um pouco de sonolência no primeiro dia, depois não tive mais nada e meu CD4 pulou de 345 para 650. Só tenho alguns enjoos quando tomo o efavirenz de barriga vazia. Me dá ansia de vômitos. Fora isso tudo normal. Tenho 1 ano de tratamento já e estou acostumado a rotina. Mas a depressão tem sido inevitável. Acho que é falta de conversar com alguém sobre o assunto. Espero que passe logo essa fase. rsrsrsr mas gostei da sugestão de trocarmos idéias por msn. me add ae
    leopositivo81@hotmail.com

    • LUIS CARVALHO
      24/02/2013 at 01:23 #

      QUANTO A SUA DEPRESSAO ESQUECE ISO CARA E NAO ESQUENTA A CABEÇA DE ONVERSAR COM ALGUEM SOBRE ISSO PRA Q O TRATAMENTO E OTIMO SIGA EMFRENTE NORAMALMENTE TAAAAAAA

  50. thiago g
    16/02/2013 at 10:38 #

    inicie meu tratamento com efavirenz há uma semana, no inicio tive as temidas tonturas, devido ao carnaval o inicio do tratamento foi em casa mesmo, mais precisamente na cama, fiquei muito grogue e tonto, enjoado, sem crises de vômitos e os pesadelos duraram apenas 3 dias, exatamente uma semana após hoje acordei com mancha horríveis pelo corpo inteiro, coçam muito, pesquisei e não encontrei nada, no PA o atendimento demoraria 4 horas, desisti, antes de iniciar o tratamento tomava um calmante citalopram que decidi parar por trabalhar em um ambulatório e não conseguir me concentrar sob efeitos dos antirretrovirais, se tomasse o calmante dormiria no atendimento.

    estou com receio das manchas vermelhas que estão pelo corpo todo e coçam, irei procurar atendimento infecto para ver oque poderá ser feito, somente na segunda feira…hoje é sábado e somente nos PA onde o atendimento a soropositivo é horrível.

    espero melhorar estou no incio do tratamento
    carga viral : 20.000
    cd4 383 .

    • Ebankz
      16/02/2013 at 13:55 #

      Tiago g não é comum o que eu vou dizer, sou médico e positivo tbm, é comum em alguns casos haver uma reação alérgica, normalmente, por causa do aumento do cd8 enquanto o CD4 caí, como não conseguiu atendimento o melhor a fazer é tomar um antihistaminico, como ainda está meio tonto e sofrendo pelos medicamentos o bom seria a medicação Alegra de 120mg pelo menos uma vez ao dia, pois não abaixa sua defesas e não dá sonolência. Sei que é anti ético indicar algo pela internet, mas acredito que se está mal, talvez isso te norteie por enquanto. Melhoras e forca!!! Abraço

      • thiago g
        16/02/2013 at 15:29 #

        agradeço , estarei indo até a fármacia pois a coceira continua e nada de passar essa alergia, segunda feira procurarei ajuda de infecto, agradeço a ajuda tomara que dê certo! agradeço muito a resposta, valeu mesmo!

        vi que esses post são intensamente respondidos, fica aqui meu email para ficarmos em contato, duvidas acho que sempre aparecerão, quando mais ajuda melhor!!!

        thgs_vip@hotmail.com

        • Leocd4
          16/02/2013 at 22:42 #

          Faço a TARV com Efavirenz, Lamivudina e Tenofovir + Bactrin a 30 dias, tb começou a aparecer manchs vermelhar com relevo, e que coçavam muito (perna e barriga) Usei pomada de Dipropionato de Betametasona + Sulfato de Gentamicina e comprimidos de Cloridrato de Hidroxil e no mesmo dia sumiram. Meu infecto dise que posso fazer uso desse medicamentos e que isso é comum apenas passageiro.

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.280 outros seguidores