Efavirenz, dia 1

Ontem à noite tomei minha primeira dose de Efavirenz. Lembro de deitar perceber a incrível habilidade do tato e da audição, tão apurados. E não consegui deixar de prestar atenção aos ruídos do travesseiro e na textura do meu lençol, bem macio, aliás. Mas foi quando adormeci que a experiência começou de verdade. O sonho que tive foi mais ou menos assim:

E não foi um único, mas vários. Todos extremamente vívidos e altamente psicodélicos. Cores vibrantes, realistas, e uma história cuja trama era bastante complexa. Quase um roteiro de cinema. E tampouco era um roteiro qualquer. Foi, no mínimo, revisado por físico quântico. Confesso que não lembro dele por inteiro, pois acordei assustado, em um momento em que um dos personagens gritava comigo. Mas me recordo de suas feições. Elas não eram assustadoras, mas traziam uma expressão angústia muito intensa. Mais intensa do que eu poderia aguentar.

Tudo começou num cenário surrealista, que envolvia um treinamento de garçom misturado com escola de medicina, e eu era o aluno. Cada erro que cometia deveria ser refeito, corrigido, inúmeras vezes. Os casos usados nesse treinamento eram com pacientes reais, o que trazia um enorme sentimento de responsabilidade. No entanto, a cada erro e o subsequente retorno para sua correção, alteravam-se as condições de tempo e espaço. E isso fazia com que fosse totalmente impossível corrigir um caso sem com isso afetar outro. Quando eu voltava para corrigir um, voltava no tempo e perdia o que tinha feito com o outro. Tudo era uma última chance. Sem espaço para erro.

No meio do sonho, salvei um paciente, mas perdi outro que salvara antes, porque, ao voltar para salvá-lo, o tempo e o espaço voltaram junto. Assim, voltei exatamente para quando e onde estava antes, sem progresso algum. Me assustei com esse último paciente, que urrou de dor e angústia, gritando comigo por ter errado em seu tratamento.

Acordei assustado com os gritos to paciente. E tive mais uma surpresa no mundo real: ao abrir os olhos e enxerguei tudo colorido, mesmo em pleno quarto escuro. Algo rápido, por poucos minutos apenas — o tempo que meu cérebro para perceber que ali não era mais espaço para alucinações. Então, fui ao banheiro, voltei e dormi melhor.

Hoje cedo, ao abrir os olhos, as paredes do quarto demoraram alguns segundos a mais para estabelecer sua cor natural. Dentro de dose horas devo tomar o coquetel novamente. E… confesso, que estou até curioso!

About these ads

1.139 Comentários em “Efavirenz, dia 1”

  1. Santos
    17/03/2014 às 04:48 #

    Oi gente, estou no terceiro dia de medicação efavirez, lamivudina e tenofovir. Tenho perdido o sono, mas isso não me preocupa. O que me preocupa muito é a vertigem que sinto muito forte. Há algo que eu possa fazer para acabar com a vertigem? Caminho como se estivesse embriagado e com o corpo pesado. Obrigado.

    • Pequeno Principe
      17/03/2014 às 10:20 #

      Este periodo realmente é o mais complicado, mas sabe o que pode ajudar? Sua alimentaçao. Sim, muitas vezes quando estamos iniciando o tratamento, é de costume ficar apreensivo, comemos pouco, ou só comemos mal, besteiras de rua e etc; E isto é um grande problema. Primeiro conselho é evitar tomar, princialmente o efavirenz, com a “barriguinha vazia”, jamais faça isso, sempre tome ele bem alimentado ou ate mesmo durante uma refeiçao, geralmente a noite nao é, como seu médico receitou, quando for jantar tome ele entre uma colher e outra de comida, assim ele nao vai se dissolver sozinho no seu estomago e seguir para sua circulaçao do sistema nervoso que nem um carro de corrida a 300km/h rs, Outra dica, evite tomá-los com ou depois de comer alimentos muitos gordurosos, pois ai na certa voce vai ter crises de vomito, enjoo, tente sempre comer com alimentos mais sólidos, por exemplo de manha o Lamivudina, tome ele depois de comer uma torrada, um pão sem manteiga, algo mais seco, isso pode ajudar ate mesmo naquela dor de cabeça matinal, efeito do Efavirenz da noite anterior, isso vai forrar seu estomado para receber a dose matinal dos seus amiguinhos, deixando voce bem. O bom mesmo é tentar repouras bem, ter uma vida saudavel, ou seja, pratiar alguma atividade fisica, nem que seja uma corridinha nos fins de semana, ter uma dieta regradam evitar o consumo de alcool, cigarros pois eles funcionam como “catalisadores” da medicaçao deixando a sensaçao de tontura e enjoo mais fortes. Sei que para quem tinha uma vida assim nao é fácil, para muitos até a diversao esta nessas coisas, mas isso de qualquer forma faz mal a saúde. Daqui uns dias ja nao vai mais sentir nada, é so o periodo do seu organismo aceitar e se acostumar com os agentes estranhos(medicaçoes) diárias. Fique forme!!!

  2. Guilherme
    17/03/2014 às 10:10 #

    Bom dia. Comecei ontem meu tratamento. 2 lamivudinas, 1 tenofovir e 1 efavirenz, meus novos companheiros. Hoje estou meio mole ainda, tontura e fraqueza, mas confiante. Fiquei sabendo recentemente dessa blog e gostei muito. Queria saber se há algum grupo para que possamos conversar com mais facilidade sobre o tema, desafios diários e troca de experiências. Obrigado!

    • Gutan
      17/03/2014 às 23:04 #

      Guilherme,
      Sem desmerecer outros blogs, que são ótimos, mas esse aqui é espetacular, com pessoas incríveis.
      boa sorte. Abraço

  3. Riccardo
    17/03/2014 às 17:15 #

    ei Guilherme, boa tarde..mesma medicação que uso, boa sorte ae no seu uso. nao senti nada de mais..ja relatei minhas experiencias..espero que tenha sucesso tb..

    abcs.

  4. Riccardo
    17/03/2014 às 17:20 #

    Ae amigos…vida ta normal…tomo meus remedios efavirenz, lamivudina e tenofovir as 22:00, uma hora antes faço um lanche leve, espero o tempo da digestao, tomo os remedios e vou deitar…to conseguindo levantar d boa as 05:40 da manha ir malhar, sinto pouquinho de dor de cabeça…tive alergia a sulfa que o infecto passou mas melhorou, tudo indo muito bem graças a Deus…vida seguindo de forma tranquila, hoje com mais responsabilidade e me cuidando ainda mais…me amando mais..me curtindo…

    espero que todos vcs tenham sucesso em seus respectivos tratamentos…

    a vida tem que seguir, e vai seguir….tenhamos fé em Deus, e bola p frente…e temos este site/blog, no qual podemos nos ajudar…

    paz e luz a todos.

    • Junior
      17/03/2014 às 17:25 #

      Que bom cara!! É isso mesmo a vida segue e agora com mais valor. Estamos juntos nessa! O importante agora é se cuidar ainda mais.

      Abração!

  5. Carlos
    17/03/2014 às 17:38 #

    Pessoal boa tarde pra todos!

    Venho dividir minha alegria com todos vocês e que sirva de força para todos que estão em tratamento.

    Passados 03 meses do início do meu tratamento com Lamivudina, Efavirenz e Tenofovir, finalmente realizei os exames para acompanhamento dos resultados do tratamento… Felizmente consegui reduzir minha carga viral de 32.046 copias/mL, para NÃO DETECTADO; meu CD4 de 238,6 /mm3, para 394,4 /mm3.

    Irei passar em breve com minha infecto para analisar os efeitos nos rins devido o tenofovir, que eu não sei analisar os resultados dos exames.

    Portanto acreditem e torço para que todos consigam alcançar esse objetivo ou até melhor.

    Bjs e abraços a todos, acreditem e mantenham sempre a auto-estima elevada, como disse em outros posts anteriormente, prometi para mim que não deixaria me abater e jamais choraria pela situação que me encontro, pois isso só atrapalharia meu tratamento.

    • edson
      18/03/2014 às 08:30 #

      que bom Carlos. espero que se cd 4 também aumente mais ainda e que teu fígado esteja em estado normal. é assim moçada. .tomar regularmente os remédios. .ter uma vida saudável e tentar não viver o hiv e sim viver o dia a dia..isso ajuda muito em sua qualidade de vida.

  6. Thaty
    17/03/2014 às 19:35 #

    Ata eu fui la, fiz o exame de cd4 e o meu ta 802, mais infelizmente eu não consegui ficar la porque eles só estão pegando casos que ainda não começou o tratamento =/, eu adorei la é muito bom uma area somente de hiv.

  7. Junior
    17/03/2014 às 20:36 #

    Pessoal, alguem ja sacou o FGTS por ser portador do virus? Estou com receio de pedir o saque pois ouvi dizer que fica marcado( evidente que sim) la na Cx economica e que se posteriormente eu for tentar algum financiamento pela caixa ou outro banco, as dificuldades para aprovação do crédito serão certas, alguem ja ouviu falar isso? Ou ja passou por isso? Por favor comentem como foi o processo?
    Abraço a todos!!

    • Betto
      17/03/2014 às 23:09 #

      Cara eu ja saquei meu fundo de garantia, foi ate um pedido que minha empresa fez, pois eu estava muito debilitado para trabalhar, pois no meu caso descobri ser soro positivo quando estava muito doente, e fui fazer exames onde dercobri ser soro + entao, como estava muito doente eles acharam melhor pra mim me afastar do trabalho, ae consegui pegar o fundo de garantia, e consegui um auxilio doença pela previdencia por 2 meses

      • Junior
        18/03/2014 às 06:41 #

        Valeu cara! Obrigado pela resposta!

    • Joni
      18/03/2014 às 01:50 #

      também estou com essa duvida, até peguei com o médico a declaração porém estou com receio de sacar o FGTS e acabar não conseguindo financiar um apartamento posteriormente. alguém sabe sobre o assunto ou passou por algo semelhante que possa nos ajudar?

    • Sussabc
      21/03/2014 às 20:04 #

      Boa Noite Junior!

      Eu optei por sacar o meu FGTS em nov/2013 e desde então todo mês ele já é transferido diretamente para uma conta poupança da Caixa.
      Não existe nada explicito de que fique uma anotação, que possa ser impecílio para um pedido de financiamento.
      Sem pleno conhecimento de causa, sei que os soropositivos tem muitos direitos ao sigilo e a não sofrerem discriminação. Se uma negativa ocorrer sem outras causas, será explicito que estão usando algo mais e discriminando.
      Caso você esteja se tratando em um Centro Publico, suas informações já estão no sistema. Precisamos torcer para que exista seriedade com cadastros.

      Boa Sorte! Abraço

      • Junior
        21/03/2014 às 20:37 #

        Ola sussabc brigadão pelo feedbac. Ja li o comentario de uma pessoa que teve seu pedido d financiamento prejudicado, não entrei em detalhes com ela mas ela atribui ao fato de sua “soropositividade”. Torço para que aja profissionalismo por parte dos bancarios atendentes, mas não tenha duvida de que se eu perceber algo estranho é certo de que vou brigar pelos meus direitos! Obrigado mesmo! Peço a gentilza de que se houver mais alguem no grupo que saiba de algo, não deixe de comentar aqui. Abraço a todos!

  8. Betto
    17/03/2014 às 23:11 #

    feliz, me sinto bem melhor, continuo o tratamento sem nenhum problema mais, logo volto a trabalhar e a me exercitar voltando ao fazer o que gosto “dança de rua” abaços e sigamos com fé no nosso tratamento

  9. edson
    18/03/2014 às 08:23 #

    Alguém mais experiente no tratamento ja tem ou teve alguma liberação médica para consumir bebidas alcoólicas? de que forma e como isso aconteceu?

    para os novos post ainda não pude da minha opinião pois estas duas últimas semanas são de conclusão do semestre na universidade onde trabalho.

    bjao

    • Carlos
      18/03/2014 às 11:57 #

      Edson, desde o princípio do meu tratamento, a minha infecto liberou o consumo de bebidas, obviamente não podemos exagerar, isso é pra qualquer pessoa.

      Inclusive eu tenho saído alguns fds e tenho ficado “alegrinho” e felizmente consegui reduzir minha carga viral para indetectável em 03 meses, logo pode-se perceber que não é um malefício para o tratamento.

      Tomo efav+lamiv+tenof, quando saiu eu só tomo o efavirenz quando chego em casa antes de dormir.

      Abraços.

      • edson
        18/03/2014 às 12:37 #

        Que bom Carlos saber disso. to esperando minha próxima consulta e exames. Hoje fazem apenas 15 dias do início do meu tratamento. .carga viral 22mil e cd4 em 580. espero que o efeito gangora aconteça uma única vez…rss..cr viral que desce e cd4 que sobe.
        faz três meses que não bebo. .nem saio com meus amigos eles me cobrarm direto. inclusive pra cada mês fora do nosso clube pagase uma grade de gelada…kkk…to fudido. .rsss..Obrigado pela resposta. .um abraço

  10. madeinbrazil
    23/03/2014 às 19:51 #

    Galera… quem ta fazendo tratamento com tenofovir, lamivudina e efavirenz… alguem tem notado alguma mudança no humor? Ando muito sem paciencia, muito mesmo, de sair esmurrando portas e jogando coisas, por nada, por besteira tipo meu cachorro latir e eu esmurrar a parede pq ele me irritou…. alguem sentiu isso? To no tratamento ha 15 dias, só tive efeitos na primeira noite, depois nada mais, nem enjoo, nem sonhos vividos, dor de cabeca, nada.. mas agora to notando isso de diferente em mim…

    • Junior
      23/03/2014 às 20:28 #

      Ola madeinbrazil tudo bem? No inicio tambem senti uma alteração no humor. Nada grave, o efavirenz pode ter essa reação, mas tendo conhecimento desta informação tenta manter o auto controle. Na epoca chegue a falar cominha medica ela n quis passar um outro remedio(calmante) pois seria mais um pra sobrecarregar meu organismo e pediu que eu tentasse driblar isso, foi o que fiz e que venho fazendo quando vejo que minha irritação não faz sentido. Tenta isso , ta dando certo pra mim, acredito que dê pra vc tb. Gica com Deus e força irmão.

      • madeinbrazil
        24/03/2014 às 22:23 #

        Vlaeu Junior.. hj eu tive medico, falei com ele e ele comentou que com o tempo tudo vai se normalizar, que é para eu RESPIRAR FUNDO por mais uns dias…. ai eu chego em casa e meu cachorro tinha rasgado todo o sofa hauahuah acho que foi um teste hauhaahuah mas vamo indo, firme e forte…

  11. fabricio
    23/03/2014 às 21:54 #

    tou com esse msm esquema a 2 meses . normal pra mim nenhuma mudanca d humor .

  12. Riccardo
    24/03/2014 às 09:12 #

    so passando p desejar uma excelente semana à todos voces…continuemos seguindo e vivendo com cuidado, com fé em Deus…nos amando…tenhamos fé…muita fé..e seguindo nossos tratamentos de forma correta…fazendo nossos exames, e vivendo de forma resiliente…logo logo vem a cura…e teremos a certeza de ter caminhado da melhor forma com essa doença-amiga…

    • Gutan
      24/03/2014 às 23:30 #

      Boa semana Riccardo. Tudo de bom pra ti!

  13. Guilherme
    24/03/2014 às 19:22 #

    Oi, pessoal. Estou tomando a medicação há quase 10 dias (lamividina, tenofovir e efavirenz). Nos primeiros três dias achei que ia ser bem difícil, porque fiquei bem mal, sem forças e tal. Mas depois não tive mais nada. Nem tontura, nem mal estar, tudo normal. Com isso, tinha uma reunião de amigos no sábado final da tarde. Minha médica me disse que não havia problemas de interação dos medicamentos com álcool, então acabei tomando cerveja. Comecei a beber era 18:00 horas, parecei as 21:00 para jantar, e as 22:30, como de costume, tomei o remédio. Depois disso fiquei muito mal. Comecei a me sentir extremamente tonto, incomodado com o movimento das pessoas, estômago muito ruim. Tive que ir embora na hora, pois não dava conta de mais nada. Fiquei chateado com a situação, a médica falou que não haveria problema, que eu poderia levar uma vida normal, mas deu medo de perder um pouco da vida social com isso.
    Alguém tem alguma experiência com isso pra compartilhar comigo? Alguma dica? Será que foi por que é recente ainda? Como aqueles que usam os remédios a mais tempo lidam com isso?
    Valeu!

    • Carlos
      24/03/2014 às 19:40 #

      Guilherme Boa noite!

      Sua médica não estava errada, eu já fiz isso algumas vezes, porém creio que você esqueceu de um detalhe… O Efavirenz não pode ser tomado sem que vá dormir imediatamente, logo conforme recomendação da minha infecto oriento a toda vez que for ter uma confraternização a noite e beber, tome os outros dois remédios Lamivudina e Tenofovir, esses você deve tomá-los sempre nesse horário independente de qualquer coisa, porém o efavirenz deixe para tomar sozinho somente quando for dormir. Fique tranquilo não vai lhe prejudicar, já tomo há 03 meses e meu resultado não foi prejudicado, bem como outras pessoas dizem o mesmo por aqui. Abraços e fique tranquilo, terá uma vida normal sim sem dúvidas, digo por experiência própria.

      • Guilherme
        24/03/2014 às 22:08 #

        Boa noite Carlos!

        Obrigado pela dica. Você já chegou a tomar o Efavirenz com quanto tempo de atraso? Minha infecto não chegou a me falar essas coisas, mesmo eu dizendo que sempre tive o hábito de beber nos fins de semana, ela disse que não haveria problema. Quando fui pegar a medicação, também perguntei a farmacêutica, que disse que não haveria problema, ou eu tomaria os remédios na rua (o que eu fiz), ou tomaria quando voltasse.
        Tenho medo de, às vezes, deixar pra tomar na volta pra casa e acabar esquecendo. Mas, se for a solução, dou um jeito de fazer um outdoor em cima da minha cama para me lembrar rsrs.
        O que achei estranho é que tomo os remédios 22:30, mas costumo dormir mais ou menos 1:00, e não sinto mais prejuízo, tontura, nada. Mas sábado, depois de pouco mais de trinta minutos que tomei, minha cabeça tava uma bomba.
        Acho que vai do hábito também, né…
        Abraço e valeu!

        • Carlos
          25/03/2014 às 11:39 #

          Guilherme minha infecto informou que o efavirenz deve ser tomado todos os dias, mas não tem controle rígido quanto a horários, claro que a gente deve se habituar a tomá-lo sempre antes de dormir… Já tomei 2h da manhã, 7 horas da manhã quando chego da balada. O lamivudina e tenofovir, esses você deve tomá-los rigorosamente todos os dias no mesmo horário.
          Um dia estava muito cansado e esqueci de tomar o efavirenz, acordei no meio da madrugada e resolvi tomar, só que dali à duas horas tinha que levantar pra ir trabalhar, quando acordei estava muito tonto, e fui cambaleando pro escritório e demorou umas 4 horas para passar o efeito. Portanto não se esqueça tome o efavirenz sempre antes de dormir e durma o suficiente para descansar, quando acordar não sentirá nenhum efeito.

          • Guilherme
            25/03/2014 às 21:58 #

            Obrigado Carlos.
            Muito ricas as dicas. Valeu pela prestatividade!

    • luis carlos
      12/04/2014 às 21:59 #

      A maioria dos médicos não restringem o uso de bebidas ,porem o uso e moderado .Com 12 dias de medicamento tenho pesadelos e alucinações noturna e muito cansaço .

  14. fabricio
    24/03/2014 às 20:20 #

    tenho um amigo quando ele sai pra festa e vai beber ele disse q toma o lamidivina so d manha a noite ele nao toma mas . e tbm a combinacao d remedios dele e so efarenz e o tenofir . qro saber se algum d vcs param d tomar algo quando tem algum evento q va beber??? meu infecto me disse q e me controlar ainda .mas q vai me liberar pra beber .

    • Guilherme
      24/03/2014 às 21:59 #

      Quando fui me informar sobre a medicação, a médica me disse que, quando eu começasse a tomar os remédios, não poderia parar mais. Por isso recomendou tomar todos os dias no mesmo horário, para que virasse rotina. Virei pra ela e perguntei o que eu deveria fazer caso, por alguma eventualidade, me esquecesse de tomar a medicação algum dia, ela me respondeu “VOCÊ NÃO VAI ESQUECER!”, isso de forma bem enérgica. Aí me explicou que os remédios deixam de fazer efeito, e o vírus pode entrar em mutação, multiplicação muito rápida, o que faria preciso mudar para uma medicação mais forte… Ou seja, não dá pra brincar. O remédio é todo dia!

    • edson
      27/03/2014 às 01:33 #

      fabricio ouvi a mesma resposta da minha médica. .ela me passou uma dieta etílica. .rss..mas confesso que depois de um mês de tratamento eu não mais me interessei tanto pela bebida. porém é sempre bom moderar eaacredito que tomar um bom vinho no lugar das demais bebidas é bem menos prejudicial devido a seus efeitos antioxidante.
      de qualquer forma se forem beber lembrem se de nosso organismo não é mais o mesmo com os antiretrtovirais. podemos prejudicar ainda mais o fígado ja torpediado pela medicação e nos complicarmos. portanto uma vez ou outra bem espacosamente degustem um bom vinho…pois a cachaçada dos velhos tempos isso não nos pertence mais. .rss…se a cura demorar os soro positivos que tem uma vida normal saudável viveram bem mais que os consumidores acidos de álcool e cigarro. .rss..aliás esse é ainda meu ponto fraco. .o porra do cigarro. .mas diminui bastante. .falta agora pára. .antes que……rss sucesso gente boa

  15. sussabc
    26/03/2014 às 23:03 #

    Boa Noite!

    Li alguns dos relatos relacionados com o Efavirenz neste site e vi que não existe uma reação padrão. Vi casos em que pediram dispensa do trabalho, por perda total de concentração e memória e outros que citam não ter passado por efeitos significativos.

    Descobri ser soro+ há 7 meses e, devido ao CD4 e a carga viral não estarem no estágio mais crítico, minha infecto permitiu que repetisse os testes e pensasse um pouco sobre o início do tratamento.

    Eis que agora ela disse que devo iniciar: Efavirenz + Lamiduvina + Tenofovir (1 vez ao dia) que ela disse para tomar antes de dormir. Ela citou a possibilidade de oscilação no sono, de sonhos/pesadelos, de eventual urticária e da necessidade de acompanhamento dos rins e figado.

    Devido diversos compromissos que tinha nesta semana e receio dos efeitos, iniciarei o tratamento na noite desta 6ª feira, esperando que eventuais efeitos sejam assimilados pelo organismo no final de semana e esteja relativamente estabilizado para prosseguir com a vida e o trabalho na manhã da 2ª feira.

    Um amigo, também soro+, que usa o coquetel Kaletra + Lamivudina+Zidovudina (2x dia), teve consulta hoje no infecto e pedi que obtivesse alguma informação sobre o tratamento que iniciarei e seu médico não quis entrar em muitos detalhes, mas citou que não iniciaria com este coquetel, pois pode ter muitos efeitos colaterais dependendo do meu estilo de vida, mas não fez mais nenhuma consideração.

    É comum iniciar o tratamento com este coquetel? Sabem de alguma restrição? Alguma sugestão?

    Abraços

    • estudiosodemais
      27/03/2014 às 00:48 #

      Amigo, você pensou em consultar com outro infectologista?Pra ter mais de uma opinião de especialista??Não que eu esteja falando que seu médico é ruim, longe disso, mas se você tá na duvida,quem sabe era bom trocar uma ideia com outro especialista…boa sorte e que tudo de certo !!

      • sussabc
        29/03/2014 às 13:35 #

        Olá estudiosodemais!

        Sim, pensei em consultar outro infecto e ao mesmo tempo pensava que seria difícil aceitar um parecer como certo, pois, pelo que o pessoal do Centro falou e já vi nas breves consultas na net, cada organismo pode corresponder de uma forma, podendo me confundir ainda mais.

        Enfim, como o início do tratamento é um primeiro passo para um caminho sem volta, agendei uma consulta para o final da tarde de ontem, mantendo minha programação de iniciar o tratamento ontem a noite.

        O dia iniciou como se eu estivesse prestes a uma mudança profunda, mesmo sem estar fissurado no assunto. Trabalhei o período da manhã normalmente, até que o telefone toca e o pessoal do consultório informa que o infecto teve um imprevisto que o impediria de me colsultar.

        Encarei como um Sinal de que deveria prosseguir e assim fiz, trabalhei o período da tarde, fui jantar com amigos e evitei alccolicos, voltei as 23hs para o lar, pedi a Deus o melhor e iniciei.

        Fiquei um período vendo tv e fu ipara a cama, com o receio dos sonhos/pesadelos e outros efeitos. Demorei um pouco para dormir e estava tenso e tentava controlar ou monitorar os sonhos. Sei que sonhei, mas é normal eu sonhar. Lembro-me que os sonhos tinham histórias detalhadas, mas as apaguei da memória ao acordar.

        Tinha um compromisso bem cedo, acordei antes das 6hs, me sentindo bem, comi umas bisnaguinhas com café e logo já estava na rua.

        Voltei da rua e tirei uma soneca, onde algumas situações também se formaram nos sonhos.

        Estou bem e partindo para o almoço.

        Espero que oas próximas doses e dias corram normalmente. Colocar este relato aqui, é algo muito bom pra mim, pois minha condição é sigilosa, assim, saber que estão bem e relatar que estou é o melhor que posso esperar.

        Vi a contribuição dos outros amigos ao meu 1º relato e agradeço muito a todos. Torço pelo bem estar de cada um de vocês. Abraços

        • Gutan
          29/03/2014 às 15:45 #

          Sussabc,
          Boa sorte no seu tratamento. Iniciei com a mesma combinação no dia 17/03 e até o momento está tudo tranquilo, sem quase nenhuma reação, apenas um início de alergia na pele, no 10º dia, que foi controlada. Continue firme que já está dando certo! Abraço

          • sussabc
            29/03/2014 às 16:07 #

            Gutan,
            Muito obrigado!
            Fico muito feliz com seu tratamento estar seguindo bem.
            Abraço,

    • edson
      27/03/2014 às 01:21 #

      a escolha desse esquema tem sido feita pela maioria dos infectologistas devido aos bons resultados e poucas reações. mas sempre há exceções e quando isso ocorre é preciso incluir uma opção medicamentosa mais agressiva ao vírus, ocasionando reações não tão legais digamos assim. e caso isso venha ocorre temos que encarar com certa tranquilidade pois o organismo tenderá a uma adaptação lenta mas importante aos efeitos dos retrovirais . essa é nossa luta cotidiana. .ter uma boa saúde..livrarse do fumo..moderar ou mesmo evitar o álcool e tomar as jujubinhas religiosamente. a cura é uma questão de interesse nem é mais de tempo……um abraço.

      • sussabc
        29/03/2014 às 13:39 #

        Boa Tarde Edson!

        Muito obrigado pela resposta, junto com as demais, ajudou-me a iniciar.

        Deixei um relato na mensagem do estudiosodemais, sobre meu 1º dia.
        um abraço

    • Pequeno Principe
      27/03/2014 às 13:18 #

      A escolha da Combinaçao varia muito da Anamnese que o médico faz de voce! Logico que ele pergunta, se voce teve diarreia, se andou tendo febre, mas ele tambem avalia muito a sua aparencia. Alem dos exames é logico, muitas vezes um pouco de bilirrubina(amarelado) nos olhos, uma garganta inflamada, uma aparencia magra demais, pode direcionar o infecto a analisar os exames e verificar qual método se encaixa melhor. O Efavirenz é sempre a primeira opçao, desde que o o paciente nao apresente lipodistrofia, ou outras pequenas complicaçoes, este de misturar o Efavirenz com o BIOVIR (lamivudina + Zidovudina) é o simples dos simples, seguido do Tenofovir, e depois que o médico acha que nao fará muito efeito ele parte para o Kaletra. que é um pouco malvado, com relaçao aos seus efeitos em muitas pessoas. Cada combinaçao desta sempre vai ter um remédio mais forte e outros associados a protease, entre outras enzimas metabólicas. Nunca vi um médico misturar o Kaletra com Efavirenz, pois seria um efeito muito forte, se isso ocorre é em casos muito avançados.
      Com relaçao a voce começar o tratamento na segunda, na terça ou sexta é sempre bom voce começar assim que se sentir seguro, e quando isto nao ocorrer elimine todos os conceitos de sua mente com relaçao aos efeitos e lembre de uma coisa: cada organismo reage diferente ao mesmo medicamento, tem pessoas que nao sentem nada acredita, e outros sofrem por antecipaçao, e grande parte sente um ou dois desconfortos que passa em semanas, ou dias,
      è bem simples este coquetel que ele passou, e comece mais rapido possivel, é importante para voce, para sua saúde. Tenha força, fé e nao desanime, alimente-se bem, jamais tome eles com a barriga vazia, e evite alimentos gordurosos, quando for tomá-los. Tente tomar comendo algo, se tomar de manha tome no café se tomar a noite tome entre uma colher e outra de comida, nem vai sentir. Pela manha, se sentir tontura, coma uma torrada seca, sem manteiga, um pão, algo seco, bolacha agua e sal que paça logo.,

      • sussabc
        29/03/2014 às 13:41 #

        Boa Tarde Pequeno Principe!

        Muito obrigado pela resposta, junto com as demais, ajudou-me a iniciar.

        Deixei um relato na mensagem do estudiosodemais, sobre meu 1º dia.
        um abraço

  16. Pablo MG
    27/03/2014 às 11:15 #

    Bom dia a todos.
    Gostaria da opinião de vocês, já que minha próxima consulta será na semana que vem. Iniciei há 9 dias com a combinação tenofovir+lamiduvina+efavirenz. Não tive nenhuma reação até ontem, quando começou uma branda urticária nas pernas e um pouco nos braços e uma leve coceira. A médica já tinha alertado que isso poderia acontecer na 2ª ou 3ª semana e até receitou Polaramine , caso ocorresse. Ela disse que a alergia branda não há necessidade de interromper o tratamento e mudar a combinação. Estou com essa dúvida: Eu tomo o polaramine ou não? essa alergia some sem o antialérgico? Estava muito satisfeito, já que não tive nada de anormal até agora e não gostaria de mudar os remédios. Obrigado pela informação.

    • Junior
      27/03/2014 às 12:32 #

      Ola Pablo! Tudo bem? Tb tive uma alergia no inicio do tratamento, usei um anti alergico alguns dias depois parei. Ela foi embora, acredito que foi uma adaptaçao do organismo ao remedio, provavelmente ao efavirenz que é o causador da alergia provavelmente. Insisti mesmo com a alergia pq n queria mudar a medicação, como a alergia nao se agravou continuei e deu certo. Hj esta td bem n sinto mais nenhum efeito colateral.

      Abraço

    • Pequeno Principe
      27/03/2014 às 13:23 #

      Mas ela mandou voce parar a sua medicaçao para ver se é realmente ela que esta causando, ou simplesmente passou o Polamarine? Ela teria que pedir para voce parar a medicaçao, para confirmar se a alergia é dele ou de algo que voce anda comendo, que esta sendo associado ao medicamento e formando este efeito alergico. Do contrario, se persistir, ate mesmo após parar a medicaçao ai sim ela deveria passar o antialergico, e procurar outra combinaçao mais branda….

    • Carlos
      27/03/2014 às 13:36 #

      Pablo Boa tarde!

      Tive uma alergia bem moderada, nos braços e um pouco no peito, porém ela disse que essa alergia poderia sumir sozinha ou aumentar, por precaução receitou dois antialérgicos, e como a alergia estava super fraca disse que ficaria a meu critério tomar ou não os antialérgicos.

      Ela também falou que se piorasse muito, deveria tomá-los, e a ação dos antialérgicos nem sempre resolve, o que acarretaria na suspensão imediata da combinação, e provável alergia severa ao Efavirenz.

      Como estava super fraca eu optei por não tomar, e graças a deus sumiram, já estou no 4º mês de tratamento e bem sucedido.

      Boa sorte

  17. fabricio
    27/03/2014 às 12:57 #

    tenho um amigo q mas tempo soro positivo . ele teve essas alergias e nao tomou nda sumiu . mas assim . so q passou quase duas semanas pra sumirem . no meu caso tiver alergia eu consultei meu infecto ele passou prednisona e outr . menos d uma semana sumiram . e relativo se vc quiser q suma logo melhor tomar .

  18. João Luiz-RS
    29/03/2014 às 11:48 #

    Amigos:
    Já passei dos 60 anos.
    Em razão duma vida pregressa sexual ativa e sem proteção (festas de casais, swing, surubas, parceiras desconhecidas, etc. e sem camisinha) já fazia exames de HIV anualmente há mais de 25 anos, E sempre deu negativo. Até que no início de 2013 deu positivo. Nem me surpreendi muito, pois “sabia” que um dia iria acontecer.
    Mas claro que o abalo emocional foi total.
    Soube que 3 ex-parceiras minhas tiveram a doença. E duas já morreram. Só que foram casos antigos, de mais de 8 anos atrás, sendo uma lá em 1997. Também desconfio dum casal que sumiu de cenários, com o qual cruzei de 2007 a 2008
    Minha CV iniciou em 3.500 e a CD4 em 1400.
    Por ter condições de fazer exames particulares, fiz exames de 2 em 2 meses, em laboratório noutra cidade. A cada mês os resultados iam piorando geometricamente.
    Em 1 ano a CV foi a 85.000 e a CD4 baixou pra 530.
    Então a médica do Posto de Saúde decidiu pelo início do tratamento (Lamivudina+Efavirenz+Tenofovir) imediatamente. No mesmo dia, sem vacilar, iniciei a ingestão, tudo numa vez só, à meia-noite.
    A 1ª noite foi terrível. Tive pesadelos pavorosos (Parecia que eu fazia parte do filme Matrix, sempre em perigo). Levantei várias vezes da cama e (bem acordado) só enxergava sujeira e lixo por todos os lados. Via camadas de pó espesso até no meu banheiro. Voltava a dormir e o mesmo pesadelo repetia.
    Na noite seguinte sonhei que voava (flutuava no alto) e em baixo havia um banhado, no qual enormes cobras se movimentavam e esperavam eu cair pra me abocanharem. Outros sintomas não os tive. Apenas leve sonolência, porém com falta dum sono profundo e reparador.
    Já estou no 20º dia da medicação e estou bem. Até tenho algum mal-estar, como fraca dor-de-cabeça e enjoos. Mas como eventualmente já os tinha antes de iniciar a medicação, não sei a origem de agora.
    Quanto ao uso de álcool e se tomar os medicamentos com estômago vazio ou cheio, o médico não me disse nada.
    Agora procuro uma namorada, também soro+, pois acho que assim, o relacionamento será melhor e mais fácil, já que ninguém das minhas relações sabe da minha nova situação.
    Meu e-mail: dp.1964@terra.com.br
    Obrigado pela atenção e boa sorte a todos.

  19. Edu
    31/03/2014 às 14:52 #

    Meu resultado deu negativo + como eu tive relação sem camisinha(ainda não acredito q dei um mole desses) o medico mandou eu tomar lamivudina+zidovudina e tenofovir por 28 dias. Parece q serão os piores 28 dias da minha vida, considerando os enjoos constantes, dores abdominais, dor d cabeça… etc… mais dificil eh ir pra faculdade e dpois pro trabalho me sentindo mal desse jeito. Hj ja faz 3 dias q eu to tomando a PEP(profilaxia pos-exposição) e num consigo nem chegar perto de qualquer coisa q tenha um cheiro mais forte. Hj de manhã quando eu fui tomar o plasil(p/ enjoo q o medico receitou) o comprimido nao desceu. Alias ele começou a descer e voltou. Sim. Vomitei ate a alma… rs. Ta sendo mto dificil esconder da familia e dos amigos. Não quero preocupar ninguem antes de ter um resultado 100% garantido e isso eu so vou ter 270 dias depois do ultimo dia de PEP.

    • Luiz
      02/04/2014 às 22:17 #

      Edu , posso ser bem sincero ? Cara ! Você ainda tem a esperança de que isso se resolva da melhor maneira . Há uma luz no fim do túnel . Agora não é hora de pessimismo e sim otimismo aliado a realidade , ou seja , a esperança é a ultima que morre , mas fique preparado para o pior também . Pode parecer até um pouco paradoxal o que estou escrevendo , mas tem que estar preparado . Meu conselho , esqueça , nao pense . Ou você vive 270 dias ou você enlouquece 270 dias . Você tem a escolha . Nao encare como punição , descuido , vacilo … Essa auto flagelação interna é o pior de tudo . Aconteceu , agora é tentar reparar . Ainda há uma esperança ! E pro seu enjoo , pergunte ao seu medico sobre vonal . É um medicmanto pra quem faz quimioterapia , é sub lingual . Faz efeito na hora e ajuda muito . Mas por favor ! Fale com seu medico . Nada de auto medicação . Abraços !!!! Tentei ser o mais sincero .

    • estudiosodemais
      03/04/2014 às 00:41 #

      Peraí, porque 270 dias amigo?? Não entendi esse período de tempo aí Edu???Se for com relação a janela, os testes atuais diminuem drasticamente a janela, ao término da PEP, com 22 dias faça um teste de 4ª geração.

      Se to equivocado peço desculpas.

      Em tempo, tirado do site do MS, sobre a profilaxia:

      Olá, No Brasil, se recomenda que se fará o exame pós-exposição após a janela imunológica de 30-60 dias, se a exposição foi funcional provavelmente vai fazer ainda com 3 e 6 meses pós exposição. Caso seja sexual, os exames devem ser repetidos sempre que ocorrer a exposição desprotegida (de novo após 30-60 dias da janela imunológica). Abraços.

      Abaixo parte da conversa do JS com o Dr Ésper Kállas: a janela para os testes atuais é de 30 dias:

      Portanto, por mais sensível que um teste seja, não adianta aceitar como definitivo o resultado de um teste feito imediatamente após a relação desprotegida, porque a quantidade de vírus pode ser insuficiente para apresentar um resultado preciso.”

      “— A janela de 30 dias é a definitiva, então?”

      “— Sim. Ela só é maior se o paciente fez profilaxia. Nesse caso, naturalmente, a referência não é mais a relação desprotegida: contam-se 30 dias a partir do término da profilaxia.”

      Claro se você não ta confiante, repita até ter certeza que não foi infectado, lembrando que o índice de sucesso da profilaxia é de mais de 95%…

      Se me equivoquei e não era isso que você queria falar com esperar 270 dias, peço desculpa. apenas tentei ajudar…

      • Luiz
        03/04/2014 às 00:48 #

        Confesso que também estranhei , mas como eu não entro nesse mérito , deixei passar . As vezes , edu e estudiosodemais , isso deve ter sido informação do medico que deu o coquetel e nem infectologista é , ou pior deve ser um infectologista , como varios por aí que vivem fazendo besteira …. Teve uma menina que foi diagnosticada + , cd4 800 e a medica saiu enfiando coquetel . Medica de clinica da família que na maioria das vezes é um clinico geral . Abraços e como disse Edu . Calma !!! Acho que vc poderia ouvir uma segunda opinião sobre esse tempo que lhe foi informado .

        • estudiosodemais
          03/04/2014 às 12:20 #

          Pois é….270 dias é dose, com os testes de hoje, se a profilaxia não dar resultado ( pouco provável devido ao alto índice de sucesso da mesma) com 30 dias os testes modernos vão detectar, se não os anticorpos, detectaria os antígenos virais…

    • estudiosodemais
      03/04/2014 às 00:45 #

      Edu ,claro que devido a PEP você deve repetir por mais tempo, mas testes negativos vão diminuindo cada vez mais probabilidade de infecção, o mais importante você fez, procurou um médico capacitado e iniciou a profilaxia, lembre-se, somente seu médico pode lhe receitar remédios, e mais uma ..O ÍNDICE DE SUCESSO NA PROFILAXIA É ALTÍSSIMO…..se cuida e boa sorte… (misturei as postagens ,desconsidere o post abaixo)

  20. Ivan
    01/04/2014 às 16:03 #

    Quando iniciei o tratamento com Efavirenz tive muita zonzura por aproximadamente 1 mês, depois passou completamente. O que tenho hoje é um pouco de insônia. Não tenho certeza se é efeito da medicação, mas creio que seja, pois desde o começo sempre foi assim. Por volta das 22h eu vou dormir com bastante sono, mas quando bate 3 ou 4 h da madrugada, não consigo dormir mais. Às vezes acordo bem descansado, mas noutros dias tenho muito sono no decorrer do dia. No início do tratamento tomava também Zidovudina conjugada com Lamivudina no mesmo comprimido, mas ela me provocou uma forte anemia. O infectologista trocou por Tenofovir e a anemia teve fim. Hoje tomo 2 Lamivudina de 150mg e 1 Tenofovir de 300 mg às 10h30 e 1 Efavirenz às 19h30. Estou bem, com carga viral indetectável e CD4 acima de 500. Tenho uma dúvida. Se alguém puder me ajudar, ficarei imensamente grato: existe algum alimento, medicamento ou suplemento alimentar que seja contra-inidicado aos soropositivos? Tenho lido muito sobre isso. Já vi vários artigos que relatam que o alho, por exemplo, diminui a absorção dos antirretrovirais. Eu tomo diariamente 2 cápsulas de óleo de alho para evitar gripe e resfriado e por isso fico muito preocupado. Alguém pode me responder? Se quiser entrar em contato, meu e-mail é ivalper@bol.com.br.
    Felicidades a todos!

    • Gutan
      03/04/2014 às 06:19 #

      Ivan,
      Estou com a mesma combinação usada por você. Alimentação balanceada com legumes, frutas e proteína é o ideal. Tente diminuir frituras e bebida alcólica só com moderação. Se não tem o hábito de beber , melhor ainda. Se gosta de uma cervejinha, continue, de preferência, no máximo duas vezes por semana. Essa foi a orientação médica que tive. Também fui orientado à evitar suplementos alimentares, a não ser com indicação de nutricionista que saiba da sua condição de soropositivo, pois alguns sobrecarregam muito o fígado e outros órgãos. Outra coisa cara: Você tomou a vacina contra a gripe ano passado? a deste ano começa agora em abril. Isso é muito pessoal, mas não vejo motivos pra você tomar as cápsulas de alho, já que a vacina é muito eficiente, somada à uma boa alimentação, vitamina B, tomar sol pela manhã etc. E não se esqueça da atividade física, nem que seja apenas uma boa caminhada 3 vezes na semana. Abraço e tudo de bom!

      • Ivan
        03/04/2014 às 17:32 #

        Obrigado pelo comentário, querido! Eu tomei sim, a vacina da gripe e tbm da pneumonia (Pneumovax 23), pois tive um terrível em 2012, que me fez passar 29 dias na UTI. Mas no momento tô com a saúde ótima, com carga viral indetectável e CD4 em 523. Tbm recuperei os 14 quilos perdidos na UTI. Abraço! Mantenha contato, ok?

  21. Ricardo
    03/04/2014 às 17:07 #

    Pessoal, algum de vocês ou alguém que conheçam que faz uso de NEVIRAPINA E BIOVIR. Pois esta é a combinação que comecei em 15 de janeiro,totalmente no”escuro” e o infecto aconselhou que eu não lesse as orientações da bula. Estava tudo mais ou menos normal,fora a Lipodistrofia que aumentou muito,a ponto de me assustar,de uns 15 dias pra cá,minha unha do pé comecou escurecer,aumentar de volume e doer demais,acho que é um tipo de onicomicose. Pesquisei e li que isto pode estar relacionado quase sempre a uma imunossupressão ou baixa de imunidade. Será que houve uma queda do CD4 ou aumento da CV com atroca do medicamento??? Estou bastante apreensivo e temeroso,e o pior que eles marcaram retorno pra 29 de maio. Não vou conseguir esperar,amanhã vou até lá tentar mostrar um infecto ou Dermatologista,se naum conseguir já resolvi que vou pra São paulo e tentar uma consulta com Dr. Esper,tipo começar do zero. Será que isso é possível? Pois estou totalmente perdido quanto ao tratamento,inclusive estou disposto a realizar todos os exames em laboratório particular. Alguém sabe me dizer se é mais rápido os resultados???? Por favor, alguém me ajude com algumas palavras que sejam,estou muito pra baixo e temeroso. Obrigado a todos.

    • edson
      05/04/2014 às 02:32 #

      Estranho o fato de seu medico lhe aconselhar não ler a bula de um medicamento Ele perdeu a oportunidade de lhe aconselhar a uma vasta cartilha de boas regras para sua saúde. pra mim não e um medico mas sim um picareta. Meu caro se pudesse lhe ajudaria aqui porém o meu esquema foi outro (lamivudina-tenofovir-efavirenz). Seria interessante você procurar um outro especialista e informar tudo o que o anterior lhe “aconselhou” para que você possa fazer as coisas certas e ter melhora em sua saúde através de um tratamento correto e eficaz.

      já estou há 34 dias no meu tratamento. não sinto nenhum efeito colateral e espero continuar assim. Mas só ficarei um pouco mais satisfeito após novos exames da CV e do CD4,

      A partir de amanha começo as vacinas e por favor não esqueçam de tomas as suas, as mais importantes são, dependendo de cada caso:

      1 HEPATITE B
      2 GRIPE ADULTO
      3 PNEUMOCÓCICA
      4 DT ADULTO
      5 MENINGOCÓCICA
      6 HEXAVALENTE
      7 HPV

      Deus seja com todos!

      • Luiz
        05/04/2014 às 17:17 #

        Edson , na verdade eu acho que se alguém começar a ler sobre as bulas , infelizmente vai ter vários problemas e pavor em tomar , Não sei se houve maldade nisso , mas entendo que vc só quer ajudar . Fico feliz em saber que vc está seguindo bem no tratamento , mas achei estranho você tomar todas essas vacinas logo numa época em que : você está baixando sua carga viral , O HIV está recebendo uma bomba pra que fique indectável no seu organismo e você quer aumenta o seu cd 4 também . Todo infectologista manda você fazer exames de CD 4 sempre 1 mês depois de tomar qualquer vacna , pois as vacinas alteram o cd4 e a carga viral .
        E quando e pessoa está com o cd4 super baixo , não se é o seu caso , não é aconselhável a tomar as vacinas nessa época . Minha pergunta é , vc que resolveu tomar agora ou foi o médico que mandou ? já parou pra pensar a confusão no sistema imunológico que vai fazer tantos corpos estranhos . VOu colar pra você duas coisas aqui e você vai entender o que estou falando , abraços

        • edson
          05/04/2014 às 19:04 #

          Pois é luiz concordo com você que a leitura de uma bula de um antiretrtoviral pode deixar uma pessoa preocupada. Mas se alguém tem de encarar sua realidade de soro positivo o que éum efeito colateral perto de um diagnóstico de hiv+? ademais penso que saber das reações é importante para que o paciente relate ao seu medico.. Sobre as vacinas pelo que a minha medica explicou e também outros profissionais que tive contato é importante fazê – las para a prevenção. Não há necessidade de todas ao mesmo tempo. Mas pelo menos de dois em dois meses. depois anualmente só as principais como a da gripe etc.
          Esse diálogo aqui é super importante e até peço que outras pessoas possam se manifestar em relação a sua experiência no tratamento do hiv. É sempre bom ler as opiniões até para questionarmos nossos médicos pois assim como existe um mau policial. .mau professor. .mau político e outros profissionais há também maus médicos…em todas as profissões aliás.
          tenham todos um excelente fds.

  22. Matheus
    05/04/2014 às 12:41 #

    Olá pessoal! Li alguns comentários, são muitos, e fiquei contente pois vejo que estou no caminho certo! Ontem a noite foi a minha segunda noite de tratamento! No primeiro dia fiquei com muito medo pois todos me alertaram sobre os sonhos estranhos, sobre o vultos que poderia ver, os enjôos e muitos outros efeitos colaterais! Estou tomando Tenofovir+lamivudina+efavirenz e não senti absolutamente nada de estranho! Tenho sentido uma dificuldade de pegar no sono, mas acho q só pela preocupação que fica na cabeça do que possa acontecer! Assim como ontem, hoje acordei com a cabeça pesada, como se meu cérebro estivesse pesando uma tonelada! É assim mesmo?! Sinto também um cansaço mas que só dura a manhã! Um comentário que li de alguém que toma nevirapina com biovir: quanto minha médica me disse que iria começar o tratamento, eu disse que não queria o efavirenz por tudo que já tinha lido e pedi que colocasse outro no lugar e falei do nevirapina! Ela se opôs de imediato, falando pra mim de todo os efeitos colaterais do nevirapina que são muito piores que os do efavirenz além de ser um medicamento antigo!
    Ela me falou também de formas de reduzir os efeitos do efavirenz, são eles: tomar o medicamento duas horas depois da ultima refeição (como chego tarde em casa como até 22h e tomo o medicamento 0h) e não ingerir gordura (a gordura potencializa a absorção do efavirenz)!
    Desde que descobri minha sorologia leio este blog e até comentei sobre ele com minha médica! Ela adorou saber da existência dele e de como isso nos ajuda! Eu cheguei pra consulta já sabendo muito sobre os medicamentos, sobre o vírus e sobre o que fazer daqui pra frente!
    Abraços a todos e sigamos em frente!

    • Luiz
      05/04/2014 às 17:25 #

      Matheus , parece que essa sua médica é boa . Ela optou pelo efavirenz ao invés do Nevirapina , e no fato de não tomar o efavirenz com comida . E já tinha postado aqui sobre isso que o médico Estevão Portela , pesquisador e médico da FIOCRUZ aconselhava fazer . Abraços e boa sorte !!!! vc está no caminho certo querido .

    • sussabc
      05/04/2014 às 21:25 #

      Olá Matheus!
      Também iniciei o tratamento recentemente e os sintomas são similares. Tive medo de reações piores e espero que encontremos ajustes para minimizar o cansaço matinal.
      Empenho, Sucesso e Felicidades!

  23. Junior
    05/04/2014 às 12:55 #

    Que bom Matheus! Tamu junto nessa cara!
    Pessoal, se alguem quiser trocar ideias meu email é gpdjunior@yahoo.com.br

    Abraço a todos!

  24. Luiz
    05/04/2014 às 17:19 #

    Edson , vc vai entender o porquê do meu comentário

    Texto retirado de um artigo

    Definição

    Vacina é uma substância produzida com bactérias ou vírus (ou partes deles) mortos ou enfraquecidos. Ao ser introduzida no corpo do ser humano, a vacina provoca uma reação (imunização) do sistema imunológico, promovendo a produção de anticorpos (leucócitos) contra aquela substância. Desta forma, a vacina prepara o organismo para que, em caso de infecção por aquele agente patogênico, o sistema de defesa possa agir com força e rapidamente. Assim a doença não se desenvolve ou, em alguns casos, se desenvolve de forma branda.

    Texto retirado do site aids.gov.br

    O soropositivo deve ser avaliado por um médico antes de tomar qualquer vacina para se prevenir de doenças. Se estiverem com a imunidade muito baixa, não devem receber vacinas compostas por bactérias ou vírus vivos. Diversos estudos mostram que a resposta aos organismos invasores é menor em soropositivos com pouca concentração de linfócitos T CD4+, células de defesa do organismo. Por isso, normalmente os soropositivos sintomáticos não têm boa resposta às vacinas. Portanto, na tentativa de obter uma resposta imunológica ideal, todas as vacinas devem ser dadas no curso da infecção pelo HIV, o mais precocemente possível.

    Ligue pra sua médica e pergunte isso a ela . Abraços !!!! Nosso objetivo aqui é AJUDAR O PRÓXIMO NESTA BATALHA abraços Edson

  25. fabricio
    05/04/2014 às 18:11 #

    gente. quando recebi meus remedios ele me instruiu para tomar o lamivudina de12 em 12horas tomo 1quando acordo 06:30 da manha e o outro 18:30 da noite . o Tenofir pediu pra tomar a vez ao dia tomo uma hora antes d dormi e depois quando janto . e o Efavirenz tomo meia hora antes d dormi .e outra coisa q me deixou com duvida . estava tomando as vacinas e ele pediu exames do CD4e CV sendo q um dia antes tomei a vacina d febre amarela e tetano. sera q as vacinas vao implicar no resultado. ????

    • Luiz
      05/04/2014 às 18:32 #

      Olá ! A minha infecto sempre fala isso . Quando ela prescreveu a vacina , eu so fui tomar 1 ano depois . Puro desleixo , pois aqui no Rio , antigamente , só dava essa vacina num único hospital . Agora que ja liberaram pra outros locais . E tinha que chegar as 5 da manha . Lá na hora , você passava por uma outra infectologista e ela reafirmou isso do cd4 alterar e também me aconselhou a evitar o uso de Tylenol por se tratar de um remédio extremamente hepatotoxico . Abraços a todos !!!!!

  26. sussabc
    05/04/2014 às 20:05 #

    Boa Noite!

    Antes dessa nova postagem fiz uma breve leitura das últimas. Ainda me considero muito leigo para tentar contribuir com os amigos que postam suas dúvidas, mas me sinto bem acolhido ao ler as postagens de outros amigos que tiveram seus tratamentos ou estudos na busca de uma condição ideal e de uma vida o mais normal possível.

    Há uma semana postei o início do meu tratamento (lamivudina + tenofovir + efavirenz), que tomo ao anoitecer, pouco antes de dormir. No 1º dia, conforme relatei, fui dormir muito tenso, com medo dos sonhos e pesadelos. Tive sonhos e acho que o medo fazia monitorá-los. Considerando que já era normal eu ter sonhos,´principalmente nos períodos de estresse, achei que foi um início sem efeitos ruins.

    Iniciei o tratamento me sentindo bem de saúde e mantendo minhas atividades profissíonais a todo vapor, inclusive tentando não desviar os pensamentos para o tratamento, mas apenas incluí-lo na vida, e numa época de diversos projetos e com a cabeça processando a mil.

    Por mais que estou entrando no tratamento de corpo e alma, acredito que o inconsciente ainda está bastante tenso.

    Nos primeiros dias acho que os sonhos e sono foram próximos ao normal, mas depois de 4 ou 5 dias, parece que dormindo um pouco pior. Tenho a impressão de adentrar em algumas situações durante o sono e participar delas, sem conseguir me desligar e partir para uma noite de descanso.

    Em algumas destas situações chego acordar e ao tentar dormir novamente, mas entro em outra história para participar.

    Daí acordo um pouco cansado, como se não tivesse dormido, mas vou pro banho e para um novo dia. Porém estou com receio disto piorar.

    Lembro-me de ter passado por perído similar, quando atuava em projetos complexos no passado, chegando a ter crises similares a labirintite, o que passou com o tempo.

    Conto com as considerações dos amigos, sobre algo que eu possa fazer para desligar e entrar no sono e no processo de descanso.

    Ótimo final de semana.

  27. Matheus
    06/04/2014 às 12:29 #

    Só pra compartilhar com vocês, não sei se tem algo relacionado mas não custa informar, ontem cheguei um pouco tarde em casa o que fez eu não ter tempo pra dar um intervalo entre a alimentação e a ingestão dos medicamentos, por medo só fiz tomar um copo de iogurte Molico, zero de gordura, e acordei sem dor de cabeça! Acordei muito pouco tonto mas loco comi bolacha de água e sal, como aconselharam aqui, e ta tudo certo!

    • Luiz
      07/04/2014 às 11:55 #

      Gente ! Relax ! Por favor ! Nao há necessidade de tanto desespero ou seguir tudo ao pé da letra . Vejo aqui algumas pessoas com medo de horários , intervalos … Por aí vai . O HIV ele nao vai diferenciar ou ficar mais forte se vc uma vez ou outra ( nao é lra ser regra ) tomar o remédio atrasado . Até mesmo se pular um dia . Ninguém vai morrer . E outra coisa , o HIV nao sabe se é horário de verão , se tem fuso …. Por isso que cada vez mais , a mono terapia é o mais indicado . O efavirenz é um remédio que nao tem essa de dose diária sempre no mesmo horário . Há dias em que vc tomará as 11 , outros as 10 , e por aí vai seguindo a vida . Ninguém , eu posso dizer isso que ninguém é 100 % certinho . Com o tempo isso vai se tornar uma rotina .

      • Ivan
        07/04/2014 às 13:57 #

        Também acho que tomar com alguns minutos de diferença de um dia para outro não dá resistência ao HIV. mas acho que se pular um dia inteiro, fica complicado. Por via das dúvidas, sempre tomo meus medicamentos no minuto exato. Até hoje nunca perdi nenhum horário. Quando saio de casa e sei que posso demorar, já levo num frasco a quantidade que vou precisar. Quando viajo também levo o suficiente para todos os dias longe de casa. Tenho muito medo desse vírus maldito ganhar resistência no meu organismo.

  28. Daniel
    07/04/2014 às 10:08 #

    Oi pessoal, estou a 2 semanas tomando Biovir +Efavirenz confesso que me sinto estranho, perdi muito o apetite e sinto muitas nauseas, sábado agora passei a noite vomitando, até melhorar um pouco e pegar no sono. No outro dia apreceu manchas, bolinhas avermelhadas nos braços mãos e um pouco pelo corpo. Estou assustado liguei e marquei consulta com minha médica. Mas sou confiante quero passar por essa faze e ficar bem.

    • Matheus
      07/04/2014 às 10:48 #

      Daniel, minha médica me alertou sobre o apareciento de manchas na pele, e disse que poderia ser alergia ao medicamento, seria bom voce encontrar seu medico o mais rapido possivel ou telefona pra ele pra informar.

      • carlos
        09/04/2014 às 17:40 #

        Tambem tenho esse problema de alergia ao medicamento…to com manchas pelo corpo…

    • sussabc
      10/04/2014 às 20:52 #

      Boa Noite Daniel!
      Está melhor?
      Após postar minha mensagem, verifiquei que a sua era bem similar.
      Passou pela sua médica ou teve alguma indicação de ação para lidar com as manchas?

      • Daniel
        14/04/2014 às 01:05 #

        Oi Queridão, sim falei com ela, e ela disse para eu para de tomar os rémedios e tomar algo para alergia. As manchas estão saindo aos poucos pois acho que Efave + Biovir assim como outros devem ser fortes que mesmo parando de tomar por 3 dias eu ainda sentia eles em mim. Agora terei uma nova consulta para verificar qual remedio e como proceder novamente. Mas agora me sinto bem, confesso que estou aproveitando para sair, fazer meus trabalhos e me alimentar coisa que com o tratamento eu não estava conseguindo fazer. Mas sou confiante :-)

  29. sussabc
    10/04/2014 às 20:43 #

    Boa Noite Amigos!

    Venho mais uma vez expor a evolução do meu tratamento e pedir que os mais experientes apresentem suas considerações, que são muito valiosas.

    No final da tarde do 10 dia, após o início do tratamento com lamivudina + tenofovir + efavirenz, observei o início do aparecimento de manchas vermelhas, principalmente na lateral do torax e costas. Tais manchas não coçam.

    Passei pela infecto na 3ª feira e ela fez uma análise visual e disse estar discreta e me receitou Loratamed 10mg 1x ao dia. Hoje as manchas se espalharam um pouco mais, atingindo o pescoço e parte superior das pernas. As manchas parecem picadas de insetos, em grande quantidade e próximas entre si, mas não coçam.

    Alguém teve tal manifestação e pode sugerir como lidar?

    Obrigado!

    • Junior
      10/04/2014 às 23:20 #

      Eu tb tive isso, mas passou. Se piorar é bom ver com seu medico se continua ou não. Eu insisti e meu organismo acabou se adaptando. Mas a alergia não passou de manchas parecendo picada de pernilongo nos braços, pernas e regiao abdominal.

      • sussabc
        11/04/2014 às 07:37 #

        Bom dia!
        Obrigado Junior!
        Quantos dias durou +/- as manchas?

        • Pablo MG
          11/04/2014 às 14:40 #

          Sussabc,

          Estou tomando os mesmos remédios, desde o dia 18/03. Com 09 dias apareceu uma ligeira alergia nos braços e perna, a infecto já tinha alertado e receitou Polaramine 2mg a cada 8 horas, durante 5 dias. No primeiro dia já diminuiu bastante, mas tomei por 4 dias. Quando parei, depois de dois dias apareceram somente nos braços, tipo picadas de insetos, bem mais sutil, retornei com o Polaramine, dessa vez tomei mais 5 dias. Agora com 24 dias não tenho mais. A médica disse se for uma alergia branda, vale a pena tratar para não ser preciso trocar a medicação, mas se piorasse e fosse para o rosto e principalmente nos lábios era para suspender imediatamente.
          Boa sorte no tratamento.

          • sussabc
            11/04/2014 às 23:13 #

            Pablo,

            Hoje passei pela minha médica, com 3 dias tomando o Loratamed e com as manchas ainda persistindo no torax, braços e parte superior das pernas.
            Ela iniciou a fala de trocar o Efavirenz e, diante de ter lido que as trocas de coqueteis vão deixando menos opções, questionei se seria mesmo necessário. Ela repensou e adicionou de eu tomar predinisona por 10 dias, em doses decrescentes, para ver se as manchas somem.
            Ela também demonstrou preocupação com a boca e órgãos internos, estes últimos que não tem como acompanhar.
            Espero que as manchas sessem e possa manter esse coquetel por mais tempo.
            Obrigado pelo seu relato e espero que seu tratamento corra muito bem. Abraço,

  30. Lipe Guedes
    11/04/2014 às 18:44 #

    Olá, pessoal.

    Iniciei há 11 dias com lamivudina, tenofovir e efavirenz.
    Minha primeira noite não teve nada demais além muitos sonhos, que nem foram vívidos e nem pesadelos, e lembro de antes de pegar no sono estar com a audição bem aguçada.
    Até agora não apresentei alergia e espero que não tenha, mas o que tem me incomodado é que não sou o mesmo desde que iniciei o tratamento.
    Me sinto lerdo, com uma espécie de retardo mental o dia todo, parece que tudo que ta acontecendo ao meu redor está mais acelerado que minha mente.
    Estou triste e incomodado com isso, pois sou uma pessoa bastante ativa e quero voltar a ter a minha concentração de volta.
    Alguém passou por isso e até quando durou? Ou se sente assim até hoje?
    Não queria mudar medicação nem tão cedo mas se for pra ficar me sentindo assim, penso em falar com minha infecto pra substituir o efavirenz pelo kaletra.

    • Luiz
      12/04/2014 às 09:37 #

      Querido , depois de um certo tempo , esses efeitos passam . Antes de pedir a sua medica pra trocar uma medicação , pense antes . Veja os efeitos do kaletra . 12/12 horas um remédio que dá enjôo , diarréia , náuseas absurdas . Um gosto péssimo na boca . Conheço o relato de uma pessoa que pediu pra trocar . Arrependeu – se amargamente . E você precisa levar em conta que , coquetel nao se troca a cada efeito , se fosse assim . Todo mundo ia trocar . Ta dificil amigo , nao tem com quem conversar , vem pra cá , solta os cachorros , desabafa , e pelo menos vai poder amenizar a sua angustia . Um forte abraço ! Bom final de semana !!!!

      • Lipe Guedes
        13/04/2014 às 11:38 #

        Luiz,

        Fiz meu comentário no auge do meu desespero, mas você tem total razão.
        Preciso ter paciência e esperar.
        Iniciei meu tratamento 1 ano e 2 meses após saber da minha sorologia e durante esse tempo pesquisei bastante a respeito de tudo.
        Mas parece que quando a gente sente na pele a coisa é diferente, e ao acordar num novo dia com a esperança de que as coisas tenham melhorado, você se vê com os mesmos sintomas. Parece um pesadelo sem fim.
        Por coincidência ou não, desde ontem venho percebido que essa sensação deu uma boa aliviada! Não estou como era antes ainda, mas também não estou tão atordoado como nos primeiros dias.
        Paciência e persistência, que tudo dá certo.

        Obrigado pelo carinho e atenção.
        Bom domingo pra ti ;)

        • luiz
          13/04/2014 às 12:34 #

          Lipe , fico feliz em ter ajudado . Eu digo isto porque o kaletra é muito ruim . conheço uma pessoa muito próxima que parou de tomar os remédios por causa do Kaletra . já não aguentava mais esses efeitos gastrointestinais . É muito triste mesmo . e além disso devemos ter em mente que apesar de tantos remédios no mercado , metade daquilo já nem se usa mais com tanta frequência , pois apresentam efeitos horríveis e são usados em terapias de resgate , pra aqueles pacientes que já trocaram várias vezes . temos que ter em mente que isto é um tratamento para todo o resto da vida . Os mais jovens de 20 aninhos que estão começando agora , já imaginou daqui a 40 anos , pois tenho certeza de que todo mundo aqui quer viver . A medicina está confiando no campo da pesquisa pra novas medicações e não se preocupem pois ja´já novas medicações estarão no mercado , inclusive em um único comprimido . mas já parou pra pensar se todo mundo sair trocando e daqui a um tempo tiver que trocar de novo . Outra pergunta a vcs , já perceberam que a escolha médica em 98% dos casos aqui que a o remédio escolhido depois do efavirenz é o kaletra ? o que isto quer dizer ? Essa quantidade de remédios pode até existir , mas nem sempre são escolhidos pelos médicos . Mas cara !!!!!!!!!!!!!!! força !!!! vai dar tudo certo , bom domingo pra vc . Para pra pensar , vai passar e com certeza passará

    • luis carlos
      12/04/2014 às 22:17 #

      Eu também estou me sentindo assim espero que isso tudo passa ,o que mais me assusta é a demência e perda do raciocínio que eu já estava sentindo e que agora parece acelerar um pouco

      • Lipe Guedes
        13/04/2014 às 11:48 #

        luiz carlos,

        Isso é algo que me preocupa também, mas não estava sentindo nenhum efeito do tipo antes de começar a tomar os arvs, minha mente continuava equilibrada e a todo vapor.
        No entanto, quando comecei, o efavirenz fez essa bagunça e com o passar dos dias isso não passava, o que já estava me deixando desesperado.
        Como respondi ao Luiz, desde ontem venho percebido uma aliviada nesse sintoma, acredito que meu organismo já está começando a se acostumar com o efavirenz e estou voltando aos poucos ao meu estado normal.
        Todos sabemos que cada organismo reage de uma forma e tem seu tempo para se adaptar, mas a sensação ruim de estar sentindo isso nos desespera, sei bem como é.
        Só digo o mesmo que digo para mim mesmo, paciência que tudo vai dar certo.
        Logo logo isso vai passar!
        Tenha fé e persistência, lembre-se que você não está passando por isso sozinho, muitos outros estão na mesma luta e com determinação e paciência iremos vencer.

        Um abraço e se cuida.

  31. luis carlos
    12/04/2014 às 23:10 #

    “Tudo começou num cenário surrealista, que envolvia um treinamento de garçom misturado com escola de medicina, onde eu era o aluno. Cada erro que cometia deveria ser refeito, corrigido, inúmeras vezes. Para piorar, os “casos” usados nesse treinamento eram com pacientes reais, o que trazia um enorme sentimento de responsabilidade. Mas a cada erro e subsequente retorno para correção, alteravam-se as condições de tempo e espaço! Não era possível corrigir um caso sem afetar outro! Quando eu voltava para corrigir um, voltava no tempo e perdia o que tinha feito com o outro. Tudo era uma última chance. Não havia espaço para errar.”
    O enredo do seu sonho parece um pouco com os meus, fala de tempo, espaço, filmes, realidades, repetições, refeitos e corrigidos inúmeras vezes. (você sonha a noite inteira com os mesmo sonhos )
    A pergunta é por que esses SONHOS são tão diferentes dos convencionais? Já estou na segunda semana e de efavirenz ainda tenho esses sonhos chega ser uma mistura de: Pesadelos, alucinações mística e realística causando confusão e desconforto. Ainda bem que durante o dia isso espira e nem lembramos de quase nada que sonhamos .

  32. Cris rj
    13/04/2014 às 16:25 #

    Boa Tarde

    Eu comecei meu tratamento a 19 dias com efavirenz, tenofovir lamivudina ..todos ao deitar, no começo nos três primeiros dias muito sonhos, audição muito forte..e tontura ..depois foi melhorando no decimo dia começou as alergias no braços pernas furmigamentos muito forte nas mãos.
    Tomei antialérgico polaramine foi melhorando ate sumir..com 14 dia de tratamento me deu tres feridas no pênis.pequenas depois foi aumentando..agora sinto que ja estao melhorando..mais começou dor ao urina tenho medico amanha me assusta um pouco.
    Antes de surgi essas feridas já tinha feitos todos os exames de Dst so tinha dado hiv positivo..des dos exames não tenho tido relação nenhuma.
    Eu acho com a imunidade baixa posso de contraído uma herpes enfim..enfim tenho medico amanha…

    Bom tratamento a todos..

  33. Sgaucho
    15/04/2014 às 03:02 #

    Pois então pessoas, acredito que cada caso, é um caso. Eu descobri que estava com HIV + no dia 12 de março de 2014 e no mesmo dia já comecei a terapia com os antirretrovirais. Comecei com lamivudina+Efavirenz+tenifovir. Tive uma alergia lá pelo décimo segundo dia, que segundona médico pode ter sido da sulfa (pois quando descobri meu cd4 estava em 23 e carga viral em 1.390). Logo, substitui o Efavirenz pelo kaletra é o bactrim por dapsona. A alergia ainda não passou por completo. Hoje voltei lá no infecto e ele me receitou loratodina é um corticoide para tomar de mandaria decrescente. Gostaria de saber se a alergia passa? Eu preferi bem mIs o kaletra do que o Efavirenz. Não quero trocar de esquema, espero que a alergia seja da sulfa, porém achei estranho ele não ter mandado eu parar com a dapsona, pois meu cd4 está Subindo ainda. O que vocês acham? A alergia some totalmente depois? Minha mãe chega na sexta pela manha, quero estar sem nas de alergia já.

  34. Live
    15/04/2014 às 15:11 #

    Gente boa tarde, preciso tirar uma duvida quanto ao saque do FGTS, o valor que saca é de todas as empresas trabalhadas? ou somente da atual?

  35. xucro
    16/04/2014 às 03:34 #

    Nunca parei pra ler os post, mas acho q to no caminho errado. tomo 2lam-1ten-1efav.
    passei mto mal no começo do tratamento. adoro vodka, uma balada… e por 3 vezes ja esqueci de tomar, a 30 dias de tratamento. no inicio do tratamento fikei depressivo, nao sei se por efeito colateral, andeii fazendo uso de cocaina, maconha e alcool ne… me sinto bem, descobri o hiv, pq tive uma diarreia fortissima e pq tava cm suor noturno, com atividade fisica eliminei o suor, a diarreia persistia, consultei, tomei bactrim, ate receber resultado dos exames, melhorei.. parei de tomar bactrim, exame Hiv deu positivo. voltou a diarreia, eliminei com Yakult. a infecto me receitou os remedios que ja citei anteriormente junto com. bactrim, acabou o bactrim, nao tomo a dias, to bem, super bem. mas confesso q nao tenho uma regra pra tomar os medicamentos, como disse, ja esqueci por. 3 vezes, e sempre tomo em horarios diferentes, mas sempre antes de dormir. enffim, podem dizer. TA TUDO ERRADO NÉ!?
    O QUE SERA De MIM!?!?

    • Live
      16/04/2014 às 12:34 #

      Xucro, vc tem que passar a colocar a medicação como prioridade afinal vc tem que pensar na sua vida! Pense em viver e faça os procedimentos corretos, eu tambem fiquei muito pra baixo qdo descobri, ja pensei varias vezes em desistir, agora mesmo estou passando por um problema, acabo de tomar um pé na bunda do meu namorado estavamos juntos a 2 anos e pouco, era ate dificil brigar, ele me liga e diz que esta terminando e o pior não existe motivo, ele nao disse o por que, to magoada quero chorar me isolar, mas tb quero viver, meus remedios sao sagrados. Se cuide se precisar de ajuda estou aqui!

      • xucro
        16/04/2014 às 18:41 #

        entâo gente, agradeco a atencao de todos. como disse, sim, sou maconheiro, nao dispenso uma cerveja e esporadicamente faço o uso de cocaina. como comentei, so iniciei o tratamento por segurança. mas estava com a diarreia e suores controlados, por metodos bem “caseiros” vamus dizer assim… infelizmente ainda nao. acostumei com a rotina dos medicamentos. moro sozinho e nao tenho uma regra, nem pra comer dormir, etc. trabalho bastante. e no.final de semana, nao despenso uma festinha. bebo uma cervejinha todos os dias, mas nem enxo a cara. depois do coquetel. enxer a cara ficou. bem dificil, passo mto mal, ants mesmo d ficar bebado, serviu tbm, pra eu me controlar nessa questao. quanto a depressao, foi so no começo, pq eu bao aceitava a doença.hj to bem, mudei de emprego e de casa, moro proximo a natureza, de frente a praia de moçambique em Florianopolis. como sou uma pessoa q gosta mto de baldas, comentei cm minha medica, q mesmo nao gostando de ecstasy, ja havia acontecido de “batizarem” minha bebida cm a droga e q morri a d medo d acontecer algo por consequencia disso. enfim ela disse: TA TUDO LIBERADO, MAS COM MODERAÇAO, O IDEAL SERIA PARAR, ATE COM O BAZEADINHO, alertou…enfim. continuo vivendo e bem, mas esse negocio d horarios, resistencia do viirus aos medicamentos, me preocupa muito.mais. meu hemograma teve otiimos resultado o paraZITOlogicos, etc… so o ccd4 q ainda nao tenho.informaçao. enfim, vamo q vamo. vou pelo menos tentar manter um horario fixo pra esses medicamentos. mas nao vai ser facil.

        • luiz
          16/04/2014 às 22:15 #

          Xucro , sua história é idêntica a de um amigo , claro que várias pessoas usam drogas , muitas delas se contaminaram drogadas ou sob o efeito da bebida , Um dia seu fígado vai cobrar tudo isso , mas eu vou te contar uma que aconteceu . . Eu estava numa boate , e num certo momento uma pessoa tira do bolso vários comprimidos e toma , eu cheguei nele e falei Nossa !!!!!!!! Abusado vc hein ! pois eu achei que fosse droga , e ele me respondeu na cara mais abusada . era o coquetel dele . Xucro , isso não é exemplo a ser seguido , eu acho que vc , aliás eu não acho nada , pois não tenho esse direito , mas eu aconselharia vc ponderar , pois nesdta fase que vc está vivendo , as drogas , a bebida , elas podem se transformar num verdadeiro caminho sem volta . Sua médica pode até ter liberado tudo com moderação , o que não é comum , concorda ? mas ela deveria ter te apresentado e mostrado todos os orgãos do seu corpo que são afetados pelo coquetel , tenho certeza de que vc mudaria de opinião . Caso muitas pessoas aqui não saibam , não se morre de Aids , que maravilha !!!!!!!! mas a alta taxa de enfarte , problemas metabólicos …. Desculpe estar mostrando e falando isso , mas vc precisa ver os 2 lados da moeda . fazer igual ao Cazuza , não é a solução pra nada , E mais uma vez eu te digo a noite , a sacanagem , a zoação , tudo isso é maravilhosooooooooooo e eu tive que abandonar muitas coisas pra ser feliz e saudável . aqui é um local onde vc pode desabafar , falar o que quiser , mas te aconselho a entrar em contato com pessoas em particular , fora daqui , do site pra vc poder dividir suas angústias com quem entende do assunto . e pra terminar
          beijão , ja coloquei meu email pra vc .

          Disparo contra o sol
          Sou forte, sou por acaso
          Minha metralhadora cheia de mágoas
          Eu sou o cara
          Cansado de correr
          Na direção contrária
          Sem pódio de chegada ou beijo de namorada
          Eu sou mais um cara

          Mas se você achar
          Que eu tô derrotado
          Saiba que ainda estão rolando os dados
          Porque o tempo, o tempo não pára

          Dias sim, dias não
          Eu vou sobrevivendo sem um arranhão
          Da caridade de quem me detesta

          A tua piscina tá cheia de ratos
          Tuas idéias não correspondem aos fatos
          O tempo não pára

          Eu vejo o futuro repetir o passado
          Eu vejo um museu de grandes novidades
          O tempo não pára
          Não pára, não, não pára

          Eu não tenho data pra comemorar
          Às vezes os meus dias são de par em par
          Procurando agulha no palheiro

          Nas noites de frio é melhor nem nascer
          Nas de calor, se escolhe: é matar ou morrer
          E assim nos tornamos brasileiros
          Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro
          Transformam o país inteiro num puteiro
          Pois assim se ganha mais dinheiro

          A tua piscina tá cheia de ratos
          Tuas idéias não correspondem aos fatos
          O tempo não pára

          Eu vejo o futuro repetir o passado
          Eu vejo um museu de grandes novidades
          O tempo não pára
          Não pára, não, não pára

        • luiz
          16/04/2014 às 22:29 #

          Xucro , entenda que vc não tá sozinho nesta . Viu a musica que mandei pra vc . Dias sim , dias não eu vou sobrevivendo sem nenhum arranhão . Então … Um dia de cada vez , mas por favor !!!!!!!!!!!!! Esses remédios precisam fazer parte da sua rotina . desculpe o trocadilho , mas coloca eles na sua lista de drogas , fica mais tranquilo pra vc se for este o caso . Agora preciso te dizer uma coisa , cuidado com um remédio Ritonavir , presente no Kaletra tem um alto poder de fazer várias interações medicamentosas . Cuidado mesmo !!! Vc não é o primeiro , nem o último que se droga , bebe e toma coquetel , chega de hipocrisia ! a escolha é única e exclusivamente sua . Beijos e qualquer coisa , grita que estamos aqui pra te ajudar .

        • edson
          16/04/2014 às 23:15 #

          Eu to só de @@ nesses papos aqui..rsrs…ai ai ai ai ai!!! vou ter que puxar a orelha de criança tola hein??kkk
          Se para alguém com uma saúde estável drogas e bebidas já não é uma coisa boa, imagine para nos soro+!! estamos em desvantagens, ou estou errado? como diz o Datena: me ajuda ae?!!Moçada precisamos ponderar e aos poucos nos adaptando a nossa realidade. Podemos ter uma vida longa mas que não será alheia a altos e baixos.

          O importante é se precaver, fazer o tratamento cerretinho, se precisar mudar medicação sobre prescrição medica assim faremos; se precisar de novos medicamentos para amenizar problemas que por ventura possam surgi, tudo bem. Vamos erguer nossas cabeças e nessa guerra encarar de frente cada batalha. Vamos ter a capacidade de encarar nossas atitudes e comportamentos agora com muito mais responsabilidade e amor a vida.

          Existe um ditado óbvio: para morrer basta esta vivo. Olhem a seu redor, mãe, pai, irmãos, amigos, parentes, colegas, família…em fim há muitas pessoas que nos amam e nós a elas. Vamos viver por elas também!! Se ainda não há cura para o HIV também não há para a Hepatite C que mata muitos mais pessoas no mundo. Uma bactéria ingerida por meio de água contaminada é o que mais mata nos países ditos “pobres”. No Brasil e como em qualquer parte do mundo a morte vem de tantas formas…vocês querem abrevia-la em suas vidas, é isso?

          Cada um de nós, não sabemos quando e como, mas talvez alguns já conheçam muitos caminhos, se encontrará com a morte. Vamos fazer o seguinte: Lutemos pela VIDA e deixa que isso aconteça quando tiver que acontecer. Não antecipe ela, ao menos se você desejar isso. Mas vai por mim, se você assim o fizer vai deixar muita gente que TE AMA TRISTE, talvez pelo resto da vida.

          “TUDO QUE FIZESTES A UM DESSES PEQUENINOS, É A MIM (JESUS) QUE FIZESTES”.

          MATEUS 34-40

          34. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35. Pois eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa; 36. estava nu e me vestistes; doente, e cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me’. 37. Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede, e te demos de beber? 38. Quando foi que te vimos como forasteiro, e te recebemos em casa, sem roupa, e te vestimos? 39. Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar? ’ 40. Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade, vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’

          FELIZ PÁSCOA A TODOS!!

          • luiz
            17/04/2014 às 01:01 #

            edson , a função aqui no momento não é fazer apologia ao uso de nada ou questionar , criticar … todo mundo aqui sabe , inclusive o próprio o que isso pode levar . até pra ser mais sincero , esse Blog foi criado pra falar dos efeitos do efavirenz e acabou se transformado numa espécie de mesa redonda , programa do ratinho , Divã … todo mundo fala alguma coisa . Alguns achma que são médicos , outros falam o que querem , alguns perguntam a mesma coisa várias vezes , outros falam cada idiotice que eu chego a me divertir , mas tudo é aceito aqui . Se ele quis dizer que é maconheiro , usa isso , aquilo ou mais alguma coisa e esperava que alguém fosse passar a mão na cabeça , pensou errado e na verdade eu acho que ele nem quis isso . Ele veio , falou tudo que estava sentindo sem fazer rodeios , não ficou pisando em ovos pra contar . muita gente chega aqui com ares de superioridade e no fundo faz muito mais merda que o garoto que postou isso . Isso aqui é uma válvula de escape . eu já conversei com o vc , eu acho em particular , O gutan eu me diverti muito num sábado ( cara inteligente ) , o rabello trocamos muitas ideias e por aí vai . teve um menino de sampa que tem uma história de vida e superação nesta doença muito legal de se ouvir e por aí vai . Enfim … todos em paz !!!! A única coisa que eu peço a esta pessoa é : TOME A PORRA DESTE COQUETEL , se ele quiser tomar qualquer outra coisa junto , a escolha é dele . Ah ! um outro aviso a alguns navegantes , esse é meu jeito , Ravello e Gutan já me conhecem e sabe que sou assim . Gente !!!!!!!!!!! Vou dormir , uma boa noite !!!!!!! beijjão edson , gutan , rabello e o cara que originou este comentário . a luta é de todos nós !!!

            • edson
              17/04/2014 às 10:22 #

              com certeza esse espaço é super democrático e cada um interpreta. .absorve e compreende de uma forma particular. o que nos une é a causa de uma problema em comum e a vida continua. por isso meus post são publicados sempre com uma dose de humor..esperança e responsabilidade. .rs e aqui sempre irei lamentar e combater as idéias de suicídio e destruição lenta da vida…pra mim é uma obrigação se puder evitar com palavras que alguém se autodestrua..lutemos pela vida sempre..abraços

              • Ivan
                17/04/2014 às 11:17 #

                Muito bem, Edson! É isso aí!

                • edson
                  17/04/2014 às 11:32 #

                  É isso mesme meu camaradaIvan. rss..sucesso.

    • Luiz
      16/04/2014 às 13:10 #

      Olha ! Entenda a minha posição . Se eu , por alguma razão , parecer grosso me desculpe . Mas vamos lá … Vc perguntou então vou responder . Claro que o que vc ta fazendo ta errado , e o que será de você , somente você tem a chave pra resolver . Nao sou medico , nem psicólogo , mas está claro e evidente a Sua compulsao e impulsividade . Talvez , a base dessas reações estão relacionadas a outros problemas que você ja tinha antes do HIV e agora só veio aumentar mais ainda . Você tocou em pontos delicados e falou abertamente de drogas . Cara ! Eu Tenho um amigo que faz tudo isso que você faz , toma fora da hora … Até agora nao deu merda , mas ele virou um animal , insuportável de lidar , a vida dele está indo ladeira abaixo , e muitas outras coisas que nao posso comentar aqui . Rapaz , a noite é maravilhosa ! Eu sei disso , se vc quiser me mandar um email ou me add no skype lcarlos-rj@hotmail.com , Tenho ceeteza que essa conversa vai durar . Tem gente aqui que ja bateu papo comigo e foi uma diversão . Um deles falou : impossível ter depressão ! A conversa passou por varios assuntos . Enfim … Sinta se a vontade . Divida a sua dor e seu problema com todos aqui , mas de antemão te aviso , ninguém vai te criticar , repreender …. Aqui cada uma faz o que quer e talvez vc escutando pessoas que ja fizeram o que vc faz , talvez você encontre uma razão pra parar . Nao se preocupe , varios aqui ja fizeram drogas , álcool e decidiram parar . No skype nao há necessidade de vc se mostrar . Cara !!! Bom dia !!!! Ja coloquei meu email e skype , sinta se a vontade . A propósito , qual a sua idade ? Beijos me add lá

      • Gutan
        16/04/2014 às 19:56 #

        Concordo com vc Luiz! A prioridade é o tratamento adequado. Sei que é complicado mudar hábitos, mas tem que tentar, nem que seja com ajuda psicológica. Já conversei com o Luiz por skipe, além de ser um cara inteligente, muito informado na questão do HIV e tem assunto para um dia de conversa, e não é só sobre o vírus não rsrs. Ele é uma figura!!

        • luiz
          16/04/2014 às 22:18 #

          querido , obrigado !!! Saudades de vc , kkkkkkkkkkkkk rimos muito naquele dia . Vc também é super inteligente e sabe levar uma conversa , abraços

    • Ivan
      16/04/2014 às 13:50 #

      Se deixar de tomar algum dia ou tomar em horários errados, o HIV ganha resistência e aí a coisa fia complicada, amigo! Pense mais na sua vida!

    • Tony
      17/04/2014 às 22:37 #

      Nao tenho o seu pique ate porque estudo muito para concursos e nao saio de casa só e estudo 8 hs por dia. Ha anos nao saio para me divertir, meio depressivo fiquei depois do resultado, mas sou bem chato quanto aos horarios dos remedios, sigo certinho, tenho medo de ficar doente e minha familia descobrir. Tudo que ė demais faz mal, tome certinho os remedios para nao dar merda la na frente.

  36. HELDER
    16/04/2014 às 22:34 #

    Comecei meu tratamento há dois dias com Efavirenz+Lamivudina+Tenoforvir..Porém estou sentindo sonolência e alteração de humor, isto é normal?

    • edson
      17/04/2014 às 10:11 #

      Helder é sim super normal. eu senti esses sintomas por um mês. tem pessoas que não sentem por tanto tempo e outras so nos primeiros dias. mas traquilizese e muita determinação nos horários. .numa alimentação adequada e nada de exageros com bebidas alcoólicas se possivel evite por uns meses. acredito que em breve você se sentirá melhor em relação aos efeitos colaterais de seu esquema.
      meu skype e email estão neste espaço se quiser trocar idéias.
      bom fds e muita força e fé

  37. Thiago
    17/04/2014 às 09:26 #

    Comecei o meu tratamento ontem com Efavirenz+Lamivudina+Tenaforvir até agora a minha reação está sendo tontura, não estou sentindo enjôo só tontura,

    • Ivan
      17/04/2014 às 12:45 #

      Thiago, a tontura é devido ao Efavirenz. Aconteceu comigo no início do tratamento, mas passou em menos de um mês e hoje em dia não sinto mais nada. Já a Lamivudina e o Tenofovir quase não geram efeitos colaterais. Aguente firma que logo tudo se normalizará. Se quiser entrar em contato pra trocarmos ideias, meu e-mail é ivalper@bol.com.br. Abraço, boa sorte e fique com DEUS!

  38. sgaucho
    17/04/2014 às 22:57 #

    Olá Xucro, que idade você têm? Cara, eu também adorava uma balada, tomava cerca de 12 ecstasy por festa, ia direto em rave, tomava uma garrafa de whisk e por aí vem. Porém, no momento que descobri, você escolhe se quer viver ou morrer, sabe? Infelizmente se seguires assim, não durará por muito tempo. O meu infecto também disse que eu posso tomar uma bala ocasionalmente, mas 12 como tomava nunca mais e uma garrafa de whisk também não, posso beber, mas tomar um porre com mais 12 balas vou morrer se fizer isso. Pra mim não está sendo fácil, amigo. Adoro festa, adoro rave, adoro drogas, sexo e rock and roll, porém agora a vida me deu essa lição e acho que está tentando dar a mesma lição para você. Pelo que o meu infecto falou, o lance de horários é muito relativo, não precisa ser exatamente no mesmo horário, mas é preciso tomar todos os dias os arvs. Amigo, eu tenho 27 anos, descobri do nada também, foi horrível, o meu mundo caiu, mas a vida segue e se quer qualidade de vida não será assim que conseguirá. É necessário não beber, controla o teu CD4, quando estiver bem, ok. Toma uma bala, dá um teco, tome um porre. Entretanto, se o seu CD4 já está comprometido (como foi o caso do meu, quando descobri estava com 23 células por mm) tens que se cuidar, não podes usar drogas, nem tomar porres, nem nada, se não a coisa irá complicar, meu caro. Cuida da tua vida antes de qualquer coisa. um abraçø

  39. sgaucho
    17/04/2014 às 23:05 #

    Por que cuidado com o Kaletra? Eu tomo ele e acho bem melhor que o efavirenz. O efavirenz me deixava tonto, me dava uma depre tensa e olha que sou usuário de drogas também, aliás, era né. Eu sou muito mais kaletra do que Efavirenz, toda a vida!

  40. sgaucho
    17/04/2014 às 23:07 #

    Porém, quando perguntei se podia tomar uma bala pro meu infecto, ele me disse que seria melhor não devido ao kaletra. Entendi o que quis dizer.

  41. marcelo super
    18/04/2014 às 19:12 #

    qdo descobri que era + meu cd4 estava em 3 (três), é isso mesmo, três. ainda nao sei qual dia exatamente comecei o tratamento pois estava em coma induzido devido uma pneumonia muito grave. isso foi em dezembro de 2013. hoje (18/04) meu cd4 esta em 100.
    tomo efavirenz, tenofovir e lamivudina. devido a pneumonia ainda tomo outros medicamentos como ganciclovir, etambutol e sulfa.
    que tal criar os um grupo de discussao e troca de experiencias no skype?! me adicionem ae. vamos formar isso. se ja existir um, por favor me incluam hehehe
    SKYPE: supercelo

  42. marcelo super
    18/04/2014 às 19:13 #

    opa, errei. meu skype é supercelo10

  43. marcelo super
    18/04/2014 às 19:21 #

    eeeeita, errei novamente. é marcelo.super10

  44. mrbelyahl
    20/04/2014 às 12:54 #

    Nossa cara, você descreveu uma sensação que sinto sempre! Esses sonhos, essa sensibilidade enorme, tudo parece mais claro, nitido, vivido! Sempre espero para jantar na hora de tomar o remedio por que os efeitos são reduzido quando se toma o remedio durante a refeição, mas a melhor sensação é o vento… aaahhhh o vento vc sente ele passando em casa parte do seu corpo é o melhor kkkkkkkkkkk

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 837 outros seguidores