Efavirenz, dia 1

Ontem à noite tomei minha primeira dose de Efavirenz. Lembro de deitar perceber a incrível habilidade do tato e da audição, tão apurados. E não consegui deixar de prestar atenção aos ruídos do travesseiro e na textura do meu lençol, bem macio, aliás. Mas foi quando adormeci que a experiência começou de verdade. O sonho que tive foi mais ou menos assim:

E não foi um único, mas vários. Todos extremamente vívidos e altamente psicodélicos. Cores vibrantes, realistas, e uma história cuja trama era bastante complexa. Quase um roteiro de cinema. E tampouco era um roteiro qualquer. Foi, no mínimo, revisado por físico quântico. Confesso que não lembro dele por inteiro, pois acordei assustado, em um momento em que um dos personagens gritava comigo. Mas me recordo de suas feições. Elas não eram assustadoras, mas traziam uma expressão angústia muito intensa. Mais intensa do que eu poderia aguentar.

Tudo começou num cenário surrealista, que envolvia um treinamento de garçom misturado com escola de medicina, e eu era o aluno. Cada erro que cometia deveria ser refeito, corrigido, inúmeras vezes. Os casos usados nesse treinamento eram com pacientes reais, o que trazia um enorme sentimento de responsabilidade. No entanto, a cada erro e o subsequente retorno para sua correção, alteravam-se as condições de tempo e espaço. E isso fazia com que fosse totalmente impossível corrigir um caso sem com isso afetar outro. Quando eu voltava para corrigir um, voltava no tempo e perdia o que tinha feito com o outro. Tudo era uma última chance. Sem espaço para erro.

No meio do sonho, salvei um paciente, mas perdi outro que salvara antes, porque, ao voltar para salvá-lo, o tempo e o espaço voltaram junto. Assim, voltei exatamente para quando e onde estava antes, sem progresso algum. Me assustei com esse último paciente, que urrou de dor e angústia, gritando comigo por ter errado em seu tratamento.

Acordei assustado com os gritos to paciente. E tive mais uma surpresa no mundo real: ao abrir os olhos e enxerguei tudo colorido, mesmo em pleno quarto escuro. Algo rápido, por poucos minutos apenas — o tempo que meu cérebro para perceber que ali não era mais espaço para alucinações. Então, fui ao banheiro, voltei e dormi melhor.

Hoje cedo, ao abrir os olhos, as paredes do quarto demoraram alguns segundos a mais para estabelecer sua cor natural. Dentro de dose horas devo tomar o coquetel novamente. E… confesso, que estou até curioso!

About these ads

1.395 Comentários em “Efavirenz, dia 1”

  1. Força, Foco e Fé!
    30/07/2014 at 22:27 #

    Cara Tranquilo, já add vc so Skype, sei que os primeiros dias do diagnóstico não é fácil. se quiser tirar alguma dúvida ou ter alguém para conversar..

    • Pedro
      06/08/2014 at 22:19 #

      Olá , tb tive um diagnóstico recente e não é fácil ! Ler relatos de outras pessoas ajuda, pq acho que só quem passa sabe o quanto pode ser difícil e pesado . Sou novo aqui tb e tem alguma outra forma de mantermos contato além do post ? Abcs e obrigado

  2. alex
    31/07/2014 at 09:11 #

    Opa……vou voltar para a academia hoje mesmo, rsrsrs….estou meio molenga hoje. Só quero ver TV.
    Tive uma tonturinha no cafe da manha mas já melhorou acho melhor mesmo me distrair e ir na academia. Vou fazer series leves e a medida que a rotina volte eu engreno, valeu.

  3. edson
    02/08/2014 at 19:29 #

    oi galera estou de volta

  4. edson
    02/08/2014 at 19:33 #

    ainda irei fazer meus exames de cd4 e cv. mas andei displicente: não tomei regularmente o efavirens e fique cinco dias sem o coquetel porque faltou no unico posto de distribuição aqui onde moro. Alguém já teve essa digamos infeliz experiencia..to um pouco preocupado com a resistencia do virus em função disso…mas nao adianta sofrer de vespera. vou aguardar os resultados e assim que os tiver compartilharei aqui com vcs…se alguém puder responder..abraços!!

  5. alex
    04/08/2014 at 21:15 #

    Olá Pessoal !!
    Pintou uma dúvida este FDS.
    Diz uma coisa, por acaso se vc vai numa balada ou entao decidi varar a noite. Sai de casa umas 11h da noite e chega em casa umas 5 da manhã, como se faz com o efavirenz.? Toma essa hora? Ou toma só a dose da noite normal?

    • ramalho0612@hotmail.com
      04/08/2014 at 21:58 #

      Já fiz isso e tomei assim que cheguei. o importante é não deixar de tomar. Mas agora eu já estou precavido. Sempre tomo antes da balada… já saio meio tonto ai o que vier é lucro.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Alex
    09/08/2014 at 22:53 #

    Olá pessoal….
    Acordei hj na boa como sempre , porém após o almoço fiquei todo cheio de alergia, braços, pernas, tronco. Não coça , só está cheio de pontinhos vermelhos. Marquei consulta para segunda-feira, mas o desespero bateu forte. Tomei uma loratadina e amanhã vou tomar outra. Melhorei muito mas ainda tenho alguns pontinhos vermelhos.
    Será que não vou poder continuar com a minha combinação ( lami + teno + efavirenz ) ?
    Alguém passou por isso? Pode dar uma alô até chegar minha consulta?
    Vlw……

    • Junior
      09/08/2014 at 23:15 #

      Ola Alex! Tambem tive essa reação, tomei um anti alergico e continuei com o Efavirenz. Muitos passam por isso. Pelo que vc descreveu parece ser uma alergia leve. A minha chegou a coçar um pouco, mas a minha medica me tranquiliZou e tudo correu bem hj nao tenho mais e continuo com a mesma combinaçao, igualzinha a sua. Essa alergia se manifesta geralmente por volta di decimo dia de uso do efavirenz, li isso em sites e de fato foi o que aconteceu comigo. Fica bem . Abraço.

      • Alex
        10/08/2014 at 08:46 #

        Ufa…..obrigado.

      • marcelo
        20/08/2014 at 19:16 #

        Olá, faz 2 meses que tomo essa combinação, e hoje comecei com uma alergia, nao sei se é por causa do medicamento, pois só agora esta dando essa reação, sabe se pode procede essa informãção?

        obrigado

  7. Jovem Advogado
    10/08/2014 at 19:25 #

    Olá pessoal.
    Fui diagnosticado a quase um mês em um check-up. Tomei o maior susto da minha vida e assim como vocês tive medo. Estou em tratamento há 13 dias, tomo efavirenz, lami e teno. No início tive uma leve tontura pela manhã, depois de uma semana confesso que estou melhor que antes do início do tratamento. Meu cd4 estava em 306 e cv em 149mil. Mas minha duvida é o seguinte, tenho viagem marcada pra setembro e outubro pra europa, tomo meus medicamentos as 23h, como tomarei lá devido ao fuso horário que são 5h a mais? Terei que acordar as 4h da manha pra toma-los? Agradeço o apoio dos depoimentos de todos, que confesso, me ajudaram muito no início. Fiquem com Deus.

    • Luiz
      11/08/2014 at 03:00 #

      Young lawyer , bem vindo ao clube , mas vai dar tudo certo . Sua médica liberou sua viagem ?Não é muito aconselhável , uma pessoa viajar antes de 3 meses , ainda mais pra outro continente . pelo visto vc irá para vários países , fazer um tour , vários fusos e vai ter que adequar sim . Olha !Vc está na fase decisiva pra esta carga viral descer . Esse esquema ITRNN é maravilhoso por não dar tantos efeitos colaterais , todavia eel perde feio pro esquema envolvendo os IP ( inibidores da proteoase ) que causam vários efeitos , porém são bem mais resistentes a falhas , esquecimentos de tomadas , ajustes de horários … Young lawyer , a melhor pessoa pra te dar essa orientação é a sua médica , mas claro que é válido vc perguntar isso aqui . mas não se guie por opiniões , é a sua saúde que está em jogo e ela é a coisa mais importante . Essa sua pergunta , basta vc procurar na net que vc acha , mas mesmo assim fala com a sua médica . mas qualquer coisa , grita que estamos aqui .

      • Jovem Advogado
        11/08/2014 at 09:18 #

        Sim, sim Luiz, ela autorizou, inclusive eatav pensando em adiar, ela que insistiu para que eu fosse. Disse que eu teria 2 meses pra me adaptar antes de viajar. Mas vou marcar uma consulta antes da viagem. Obrigado.

        • Pedro
          12/08/2014 at 15:48 #

          Olá , Jovem Adv comigo correu a mesma coisa este ano e por coincidência tb esta de viagem marcada para a Europa, fique tranquilo com o fuso horário, tome ele a 1 da manha e todos os dias vá adiantando 20 ou 30 minutos ate chegar no seu horário , o importante ´não deixar de tomar e neste caso vc ira antecipar um dose, não vejo problema !!!! Boa viagem e aproveite !!!!!

  8. Força, Foco e Fé!
    11/08/2014 at 10:55 #

    Jovem Advogado, depois de 2 meses de tratamento é bem provável que você não sinta os efeitos do Efanvirez, de repente você pode continuar tomando às 23h no horário local, mas converse com seu médico, se você for ficar pouco tempo na viagem é possível continuar com horário de Brasília.
    Eu já estou há 16 dias de tratamento e os efeitos cada vez mais diminuindo, graças a Deus.

    • Jovem Advogado
      11/08/2014 at 16:45 #

      Força, foco e fé, eu já não sinto os efeitos do Efavirenz. Não tenho sonolência, nem tontura, também não tive alergia. Minha preocupação é só o vírus criar resistência no caso de eu alterar os horários. Ah, são 24 dias de viagem.

  9. Força, Foco e Fé!
    15/08/2014 at 19:42 #

    Alguém teve esse mesmo efeito de zumbido? Tenho a impressão que permanece o dia inteiro e a noite com o silêncio fico muito intenso, mas adormeço facilmente. Durante o dia, devido a barulho não me incomoda. Hoje faz 20 dias que iniciei o tratamento com Lamu, Teno e Efan. Meu médico disse que vai passar, minha próxima consulta será dia 12/09, espero que até lá não escute mais esse zumbido.
    Já não tenho mais os “sonhos vívidos”, sonho normal agora e nem acordo a noite inteira devido a eles, ainda sinto tontura quando levando na madrugada para ir ao banheiro.
    Graças a Deus sinto bem melhor após o início do tratamento, acordo bem disposto, pratico minhas atividades físicas, malho e não deixo de fazer nada. Efim, dentro do possível, vida normal.

    • Vinicius
      15/08/2014 at 19:56 #

      Foco, Força e Fé, eu iniciei meu tratamento no dia 12/12/13. Também com teno, lami, efavorenz, no primeiro mês e meio, eu senti os zumbidos também, mas depois passou e hoje não sinto mais nada. Tenha paciência e tudo se ajeita. 😉

    • MARCELO
      16/08/2014 at 00:19 #

      E u já tenho zumbido fazem mais de 2 meses sem parar…já fiz tudo que é tipo de exame e estou convencido que a solução é a troca do esquema de remedios….uma pena porque esta combinação é a que menos da efeito colateral e raros sao os que tem este zumbido…infelizmente sou um deles….

      • Camillo
        16/08/2014 at 11:33 #

        Marceli, Tb tive zumbidos horríveis…. vai passar com o tempo….

      • Luiz
        17/08/2014 at 17:30 #

        Em relação ao raapz que está com zumbido no ouvido . Converse com a sua medica . Ja zeou sua carga viral ? Vc ja leu sobre os efeitos indesejáveis dos outros remédios ? Talvez vc possa estar tomando de uma maneira errada . Por exemplo , vc plde estar comendo , pode nao estar comendo junto . Pode ser algum outro remédio que possa estar alternado alguma das suas funções digestivas ( Tgo , tgp , fosfatasse , proteínas totais ) …. Seu medico pede estes exames ? Tente ver o que é antes de trocar o esquema . Procure um outro medico , se vc tiver plano , se puder ir a um particular . Vc ta tendo uma noite de sono tranqüila ? Ta dormindo logo após a tomada do remédio ? Tudo isso tem que ser investigado

  10. Demerval
    17/08/2014 at 20:04 #

    Ded

    Boa noite! Descobri ser soropositivo em abril de 2012. Fiquei extremamente arrasado,perdi noites e noites de sono, chorei muito. Procurei ajuda médica especializada por três vezes,mas não fiz os exames necessários e nem comecei tratamento até 24 de julho de 2014. Vai fazer um mês que comecei meu tratamento: 1 EFZ + 1 TDF + 2TC3. Vacilei esta semana tomando o TDF em dobro e esquecendo do EFZ. Será que faz mal? Estou preocupado! Semana passada fui ao infecto por causa da urticária e ele me passou antialérgicos. Não fiz os novos exames ainda. Meu CD4 eram 199 e a caraga viral era 10.000. Eu me afastei de tudo e de todos, apenas trabalho e volto para casa. Me sinto muito só. Horrível esta sobrevida! Sempre arrumo desculpas para não sair com os amigos. Não tenho nenhum tipo de relação íntima com ninguém desde que descobri a minha soropositividade.

    • ramalho0612@hotmail.com
      17/08/2014 at 23:50 #

      Heim, sou de Brasilia. Não sei quem é você nem onde mora. Mas se estivesse perto de mim tenho certeza como dois e dois são quatro que não iria se sentir assim. Eu não deixaria. Sou super pra cima e não é o fato de eu ser soropositivo que vai me deixar para baixo. Vivo contente, feliz e sempre com bom humor. Os remédios? Eles existem e vão fazer parte de toda a minha vida, a menos que chegue a cura antes. Mas não há nada melhor que acordar de manhã e dizer, Puxa Deus eu tenho mais um dia para viver bem!!! Obrigado!!!. Pense nisso, não morremos mais em decorrência de Aids, a menos que queiramos. Boa NOite. Meu mome e Manoel!

    • Gutemberg Junior
      18/08/2014 at 00:22 #

      Eei cara! Não pode se permitir viver dessa forma, levanta a cabeça e viva a sua vida com gratidão, alegria, satisfação, imagina quantas crianças com câncer que não podem levar a vida que vc leva, pq o câncer as deixa debilitadas, tirando delas o convívio com as pessoas que elas amam. Você PODE sair com seus amigos e esta se privando disso, você pode se relacionar com pessoas SIM, se cuidando como você sabe que deve se cuidar. Não dê ao virus HIV o poder que ele não tem, esse poder é seu cara, a vida é sua e você pode viver uma vida repleta. Abraço!

      • Luiz
        18/08/2014 at 23:18 #

        Cara ! Eu sou conhecido por brigar por muitos aqui pela falta de cuidado com a saúde , mas depois as pessoas acabam vendo que sou diferente . Enfim … Em relação a vc , cara ! Ter HIV nao é uma sentença de morte , eu ja estive desse lado . Depressivo , revoltado , puto com a vida , achando que isso era o fim . Querido posso te afirmar , este é o pior caminho . Porque de uma maneira ou outra você vai ter que encarar essa porra . Procure seus amigos , compartilhe esta dor , apesar que esta dor é sua . Mas pode ser amenizada . Nao complica o qu é fácil ja é um grande começo . Nao tem pra onde ir . Tem ? Nao . Então , encare isto como uma limonada . Beijos ! Espero ter ajudado . Qualquer coisa , estamos aqui . Entre no skype , fale com as pessoas e nao viva o HIV 24 horas por dia . Beijao

        • Junior
          19/08/2014 at 18:59 #

          Oi Luiz! Acho que respondeu pra pessoa errada rs…rs…
          Respondi ao Demerval que estava pra baixo… Acho que suas palavras vão servir pra ele. Valeu! Tamu junto!

  11. Ed
    18/08/2014 at 08:58 #

    Ola descobri que sou soropositivo dia 30/07/2014 prestes a se casar ,no dia 08/08 o cara abortou a missão e cá estou em no terceiro dia do uso do medicamento,me senti um lixo como você ,mas tenho amigos que me apoiaram ,após 18 dias depois da pessima noticia ja estou em tratamento .Boa Sorte para vc

  12. Força, Foco e Fé!
    18/08/2014 at 14:23 #

    Oi Luiz, comecei o tratamento dia 25/07/14 e ainda não fiz exames de carga viral e CD4, mas qdo fiz da última vez a CV era de 59000 e CD4 759, daí decidi iniciar o tratamento, devido a CV está muita alta.
    Converso muito com o infecto que me informa claramente dos efeitos, esse zumbido permanece o dia inteiro, durante o dia mal percebo, mas a noite com o silêncio, é bem chatinho. Durmo muito bem, graças a Deus, e adormeço assim q deito. Próximas consulta será dia 12/09, já vi algumas pessoas comentarem que esse zumbido passa em questão de dias, peço a Deus para até dia 12/09 está livre desse zumbido, pois me dei super bem com o esquema prescrito pelo médico.

  13. Força, Foco e Fé!
    19/08/2014 at 20:22 #

    Boa Noite guerreiros!
    Gostaria muito de saber se alguém aqui pode compartilhar uma experiência.
    Um dos primeiros sintomas da infecção do HIV é gânglios no pescoço, nuca, axila e virilha.
    Eu tive sífilis secundária, que é uma infecção também causada por bactéria, e percebi gânglios na nuca, já faz 1 ano que tratei da sífilis e ainda permanece esse gânglio, hoje ele diminuiu e não doe mais, e ainda percebi mais 2 na região da nuca também. Quando conversei com o Infecto pela primeira vez, ele me disse que com o início do tratamento a tendencia seria que eles desapareceriam, já com o novo infecto, o mesmo me disse que os gânglios podem nunca desaparecer, pois eles são como uma cicatriz, ou seja, uma marcar da infecção.
    Nos últimos 4 dias, estou com a amídala direita bem dolorida, sem sinal de infecção ou pus,e mais uma gânglio bem maior que os da nuca embaixo do queixo apareceu e um pouco dolorido também, ainda não conversei com o médico, mas esse ar seco deve está prejudicando minhas vias aéreas e talvez essa irritação na amídala seja consequência de ar terrível de São Paulo, mas só o médico mesmo para avaliar.
    Alguém aqui tem esse mesmo sinal?
    Agradeço a todos e ótima noite!

  14. Demerval
    19/08/2014 at 22:50 #

    Boa noite pessoal. Li todos os recados deixados a mim por aqui. Agradeço muito. Tudo é uma fase mesmo, estou aprendendo… valeu mesmo.

  15. Roberto
    20/08/2014 at 04:16 #

    Olá, amigos se alguém quiser trocar e-mail’s fazermos uma amizade estou a disposição, também descobri que sou soropositivo este ano.
    Meu e-mail: filer_09@hotmail.com

  16. Roberto
    20/08/2014 at 04:17 #

    Corrigindo o e-mail acima: filer_x09@hotmail.com

  17. Marcos
    21/08/2014 at 02:56 #

    Estou em tratamento desde o dia 4 desse mês. Já não tenho mais os sonhos, e tontura eu sinto muito pouco. Meu problema nos últimos dias está sendo a insônia. Tomo os 4 comprimidos as 22h, no início do tratamento eu estava de férias então não era problema ficar até tarde na net sem sono. Mas voltei a trabalhar hoje e não consigo dormir. Aqui estou eu 3h da manhã acordado. Vou trabalhar cansado. O que faço? Acha que deve marcar um retorno com médico logo para tentar mudar o horário da medicação pelo menos agora no início do tratamento? Eu que pedi para tomar tudo de uma vez, achei mais fácil, pois meus pais não sabem.

  18. titinho
    21/08/2014 at 15:58 #

    Preciso saber se alergia no decimo dia de tratamento é normal??

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.174 outros seguidores