Efavirenz, dia 1

Ontem à noite tomei minha primeira dose de Efavirenz. Lembro de deitar perceber a incrível habilidade do tato e da audição, tão apurados. E não consegui deixar de prestar atenção aos ruídos do travesseiro e na textura do meu lençol, bem macio, aliás. Mas foi quando adormeci que a experiência começou de verdade. O sonho que tive foi mais ou menos assim:

E não foi um único, mas vários. Todos extremamente vívidos e altamente psicodélicos. Cores vibrantes, realistas, e uma história cuja trama era bastante complexa. Quase um roteiro de cinema. E tampouco era um roteiro qualquer. Foi, no mínimo, revisado por físico quântico. Confesso que não lembro dele por inteiro, pois acordei assustado, em um momento em que um dos personagens gritava comigo. Mas me recordo de suas feições. Elas não eram assustadoras, mas traziam uma expressão angústia muito intensa. Mais intensa do que eu poderia aguentar.

Tudo começou num cenário surrealista, que envolvia um treinamento de garçom misturado com escola de medicina, e eu era o aluno. Cada erro que cometia deveria ser refeito, corrigido, inúmeras vezes. Os casos usados nesse treinamento eram com pacientes reais, o que trazia um enorme sentimento de responsabilidade. No entanto, a cada erro e o subsequente retorno para sua correção, alteravam-se as condições de tempo e espaço. E isso fazia com que fosse totalmente impossível corrigir um caso sem com isso afetar outro. Quando eu voltava para corrigir um, voltava no tempo e perdia o que tinha feito com o outro. Tudo era uma última chance. Sem espaço para erro.

No meio do sonho, salvei um paciente, mas perdi outro que salvara antes, porque, ao voltar para salvá-lo, o tempo e o espaço voltaram junto. Assim, voltei exatamente para quando e onde estava antes, sem progresso algum. Me assustei com esse último paciente, que urrou de dor e angústia, gritando comigo por ter errado em seu tratamento.

Acordei assustado com os gritos to paciente. E tive mais uma surpresa no mundo real: ao abrir os olhos e enxerguei tudo colorido, mesmo em pleno quarto escuro. Algo rápido, por poucos minutos apenas — o tempo que meu cérebro para perceber que ali não era mais espaço para alucinações. Então, fui ao banheiro, voltei e dormi melhor.

Hoje cedo, ao abrir os olhos, as paredes do quarto demoraram alguns segundos a mais para estabelecer sua cor natural. Dentro de dose horas devo tomar o coquetel novamente. E… confesso, que estou até curioso!

About these ads

1.473 Comentários em “Efavirenz, dia 1”

  1. Força, Foco e Fé!
    30/07/2014 at 22:27 #

    Cara Tranquilo, já add vc so Skype, sei que os primeiros dias do diagnóstico não é fácil. se quiser tirar alguma dúvida ou ter alguém para conversar..

    • Pedro
      06/08/2014 at 22:19 #

      Olá , tb tive um diagnóstico recente e não é fácil ! Ler relatos de outras pessoas ajuda, pq acho que só quem passa sabe o quanto pode ser difícil e pesado . Sou novo aqui tb e tem alguma outra forma de mantermos contato além do post ? Abcs e obrigado

  2. alex
    31/07/2014 at 09:11 #

    Opa……vou voltar para a academia hoje mesmo, rsrsrs….estou meio molenga hoje. Só quero ver TV.
    Tive uma tonturinha no cafe da manha mas já melhorou acho melhor mesmo me distrair e ir na academia. Vou fazer series leves e a medida que a rotina volte eu engreno, valeu.

    • triste
      29/08/2014 at 02:25 #

      Alex meu eu deixei de treinar assim q descobri só ficava em casa vendo tv triste , logico continuo com o meu psicologico abalado mas vai TREINAR ficar em casa não é a solução não deixe de malhar pois nos faz bem

  3. edson
    02/08/2014 at 19:29 #

    oi galera estou de volta

  4. edson
    02/08/2014 at 19:33 #

    ainda irei fazer meus exames de cd4 e cv. mas andei displicente: não tomei regularmente o efavirens e fique cinco dias sem o coquetel porque faltou no unico posto de distribuição aqui onde moro. Alguém já teve essa digamos infeliz experiencia..to um pouco preocupado com a resistencia do virus em função disso…mas nao adianta sofrer de vespera. vou aguardar os resultados e assim que os tiver compartilharei aqui com vcs…se alguém puder responder..abraços!!

    • filhosorop
      22/08/2014 at 19:34 #

      Fale com seu médico e tome a medicação com responsabilidade sempre, para garantir uma vida normal.
      Fica bem!

  5. alex
    04/08/2014 at 21:15 #

    Olá Pessoal !!
    Pintou uma dúvida este FDS.
    Diz uma coisa, por acaso se vc vai numa balada ou entao decidi varar a noite. Sai de casa umas 11h da noite e chega em casa umas 5 da manhã, como se faz com o efavirenz.? Toma essa hora? Ou toma só a dose da noite normal?

    • ramalho0612@hotmail.com
      04/08/2014 at 21:58 #

      Já fiz isso e tomei assim que cheguei. o importante é não deixar de tomar. Mas agora eu já estou precavido. Sempre tomo antes da balada… já saio meio tonto ai o que vier é lucro.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • filhosorop
      22/08/2014 at 19:37 #

      O remédio deve ser tomado sempre no mesmo horário, sendo assim, tome durante a balada. Por segurança tenha sempre uma dose na carteira para eventualidades. Fica bem!

    • Binho
      29/08/2014 at 09:50 #

      Oi, Alex. A minha médica indicou que, ao sair para baladas ou em dias que precisarei ficar acordado ao longo da madrugada, eu devo tomar o efavirenz quando retornar, mas a noite tomar novamente. Acho bacana conversar com o teu médico e ele irá dizer o que é melhor. Abração.

  6. Alex
    09/08/2014 at 22:53 #

    Olá pessoal….
    Acordei hj na boa como sempre , porém após o almoço fiquei todo cheio de alergia, braços, pernas, tronco. Não coça , só está cheio de pontinhos vermelhos. Marquei consulta para segunda-feira, mas o desespero bateu forte. Tomei uma loratadina e amanhã vou tomar outra. Melhorei muito mas ainda tenho alguns pontinhos vermelhos.
    Será que não vou poder continuar com a minha combinação ( lami + teno + efavirenz ) ?
    Alguém passou por isso? Pode dar uma alô até chegar minha consulta?
    Vlw……

    • Junior
      09/08/2014 at 23:15 #

      Ola Alex! Tambem tive essa reação, tomei um anti alergico e continuei com o Efavirenz. Muitos passam por isso. Pelo que vc descreveu parece ser uma alergia leve. A minha chegou a coçar um pouco, mas a minha medica me tranquiliZou e tudo correu bem hj nao tenho mais e continuo com a mesma combinaçao, igualzinha a sua. Essa alergia se manifesta geralmente por volta di decimo dia de uso do efavirenz, li isso em sites e de fato foi o que aconteceu comigo. Fica bem . Abraço.

      • Alex
        10/08/2014 at 08:46 #

        Ufa…..obrigado.

      • marcelo
        20/08/2014 at 19:16 #

        Olá, faz 2 meses que tomo essa combinação, e hoje comecei com uma alergia, nao sei se é por causa do medicamento, pois só agora esta dando essa reação, sabe se pode procede essa informãção?

        obrigado

  7. Jovem Advogado
    10/08/2014 at 19:25 #

    Olá pessoal.
    Fui diagnosticado a quase um mês em um check-up. Tomei o maior susto da minha vida e assim como vocês tive medo. Estou em tratamento há 13 dias, tomo efavirenz, lami e teno. No início tive uma leve tontura pela manhã, depois de uma semana confesso que estou melhor que antes do início do tratamento. Meu cd4 estava em 306 e cv em 149mil. Mas minha duvida é o seguinte, tenho viagem marcada pra setembro e outubro pra europa, tomo meus medicamentos as 23h, como tomarei lá devido ao fuso horário que são 5h a mais? Terei que acordar as 4h da manha pra toma-los? Agradeço o apoio dos depoimentos de todos, que confesso, me ajudaram muito no início. Fiquem com Deus.

    • Luiz
      11/08/2014 at 03:00 #

      Young lawyer , bem vindo ao clube , mas vai dar tudo certo . Sua médica liberou sua viagem ?Não é muito aconselhável , uma pessoa viajar antes de 3 meses , ainda mais pra outro continente . pelo visto vc irá para vários países , fazer um tour , vários fusos e vai ter que adequar sim . Olha !Vc está na fase decisiva pra esta carga viral descer . Esse esquema ITRNN é maravilhoso por não dar tantos efeitos colaterais , todavia eel perde feio pro esquema envolvendo os IP ( inibidores da proteoase ) que causam vários efeitos , porém são bem mais resistentes a falhas , esquecimentos de tomadas , ajustes de horários … Young lawyer , a melhor pessoa pra te dar essa orientação é a sua médica , mas claro que é válido vc perguntar isso aqui . mas não se guie por opiniões , é a sua saúde que está em jogo e ela é a coisa mais importante . Essa sua pergunta , basta vc procurar na net que vc acha , mas mesmo assim fala com a sua médica . mas qualquer coisa , grita que estamos aqui .

      • Jovem Advogado
        11/08/2014 at 09:18 #

        Sim, sim Luiz, ela autorizou, inclusive eatav pensando em adiar, ela que insistiu para que eu fosse. Disse que eu teria 2 meses pra me adaptar antes de viajar. Mas vou marcar uma consulta antes da viagem. Obrigado.

        • Pedro
          12/08/2014 at 15:48 #

          Olá , Jovem Adv comigo correu a mesma coisa este ano e por coincidência tb esta de viagem marcada para a Europa, fique tranquilo com o fuso horário, tome ele a 1 da manha e todos os dias vá adiantando 20 ou 30 minutos ate chegar no seu horário , o importante ´não deixar de tomar e neste caso vc ira antecipar um dose, não vejo problema !!!! Boa viagem e aproveite !!!!!

    • filhosorop
      22/08/2014 at 19:44 #

      O melhor é conversar com seu médico.
      Meu filho continuou tomando no mesmo horário apesar do fuso.
      Vc vai ter medicação suficiente para esse tempo?
      Leve os comprimidos, declaração médica e receita em sua bagagem de mão, por segurança.
      Fica com Deus e boa viagem!

  8. Força, Foco e Fé!
    11/08/2014 at 10:55 #

    Jovem Advogado, depois de 2 meses de tratamento é bem provável que você não sinta os efeitos do Efanvirez, de repente você pode continuar tomando às 23h no horário local, mas converse com seu médico, se você for ficar pouco tempo na viagem é possível continuar com horário de Brasília.
    Eu já estou há 16 dias de tratamento e os efeitos cada vez mais diminuindo, graças a Deus.

    • Jovem Advogado
      11/08/2014 at 16:45 #

      Força, foco e fé, eu já não sinto os efeitos do Efavirenz. Não tenho sonolência, nem tontura, também não tive alergia. Minha preocupação é só o vírus criar resistência no caso de eu alterar os horários. Ah, são 24 dias de viagem.

      • filhosorop
        22/08/2014 at 19:50 #

        Meu filho viajou dez dias após iniciar o tto. A vida continua normal!!!
        Leve umas doses extras para qq eventualidade.
        Já viu a relação de países que não pode entrar? Tomara que não seja seu caso.
        Aproveite muito!

  9. Força, Foco e Fé!
    15/08/2014 at 19:42 #

    Alguém teve esse mesmo efeito de zumbido? Tenho a impressão que permanece o dia inteiro e a noite com o silêncio fico muito intenso, mas adormeço facilmente. Durante o dia, devido a barulho não me incomoda. Hoje faz 20 dias que iniciei o tratamento com Lamu, Teno e Efan. Meu médico disse que vai passar, minha próxima consulta será dia 12/09, espero que até lá não escute mais esse zumbido.
    Já não tenho mais os “sonhos vívidos”, sonho normal agora e nem acordo a noite inteira devido a eles, ainda sinto tontura quando levando na madrugada para ir ao banheiro.
    Graças a Deus sinto bem melhor após o início do tratamento, acordo bem disposto, pratico minhas atividades físicas, malho e não deixo de fazer nada. Efim, dentro do possível, vida normal.

    • Vinicius
      15/08/2014 at 19:56 #

      Foco, Força e Fé, eu iniciei meu tratamento no dia 12/12/13. Também com teno, lami, efavorenz, no primeiro mês e meio, eu senti os zumbidos também, mas depois passou e hoje não sinto mais nada. Tenha paciência e tudo se ajeita. 😉

    • MARCELO
      16/08/2014 at 00:19 #

      E u já tenho zumbido fazem mais de 2 meses sem parar…já fiz tudo que é tipo de exame e estou convencido que a solução é a troca do esquema de remedios….uma pena porque esta combinação é a que menos da efeito colateral e raros sao os que tem este zumbido…infelizmente sou um deles….

      • Camillo
        16/08/2014 at 11:33 #

        Marceli, Tb tive zumbidos horríveis…. vai passar com o tempo….

      • Luiz
        17/08/2014 at 17:30 #

        Em relação ao raapz que está com zumbido no ouvido . Converse com a sua medica . Ja zeou sua carga viral ? Vc ja leu sobre os efeitos indesejáveis dos outros remédios ? Talvez vc possa estar tomando de uma maneira errada . Por exemplo , vc plde estar comendo , pode nao estar comendo junto . Pode ser algum outro remédio que possa estar alternado alguma das suas funções digestivas ( Tgo , tgp , fosfatasse , proteínas totais ) …. Seu medico pede estes exames ? Tente ver o que é antes de trocar o esquema . Procure um outro medico , se vc tiver plano , se puder ir a um particular . Vc ta tendo uma noite de sono tranqüila ? Ta dormindo logo após a tomada do remédio ? Tudo isso tem que ser investigado

      • filhosorop
        22/08/2014 at 19:53 #

        Tenha calma, isso vai passar!
        Essa combinação é muito boa e vc ainda está se adaptando.
        Fica bem!

  10. Demerval
    17/08/2014 at 20:04 #

    Ded

    Boa noite! Descobri ser soropositivo em abril de 2012. Fiquei extremamente arrasado,perdi noites e noites de sono, chorei muito. Procurei ajuda médica especializada por três vezes,mas não fiz os exames necessários e nem comecei tratamento até 24 de julho de 2014. Vai fazer um mês que comecei meu tratamento: 1 EFZ + 1 TDF + 2TC3. Vacilei esta semana tomando o TDF em dobro e esquecendo do EFZ. Será que faz mal? Estou preocupado! Semana passada fui ao infecto por causa da urticária e ele me passou antialérgicos. Não fiz os novos exames ainda. Meu CD4 eram 199 e a caraga viral era 10.000. Eu me afastei de tudo e de todos, apenas trabalho e volto para casa. Me sinto muito só. Horrível esta sobrevida! Sempre arrumo desculpas para não sair com os amigos. Não tenho nenhum tipo de relação íntima com ninguém desde que descobri a minha soropositividade.

    • ramalho0612@hotmail.com
      17/08/2014 at 23:50 #

      Heim, sou de Brasilia. Não sei quem é você nem onde mora. Mas se estivesse perto de mim tenho certeza como dois e dois são quatro que não iria se sentir assim. Eu não deixaria. Sou super pra cima e não é o fato de eu ser soropositivo que vai me deixar para baixo. Vivo contente, feliz e sempre com bom humor. Os remédios? Eles existem e vão fazer parte de toda a minha vida, a menos que chegue a cura antes. Mas não há nada melhor que acordar de manhã e dizer, Puxa Deus eu tenho mais um dia para viver bem!!! Obrigado!!!. Pense nisso, não morremos mais em decorrência de Aids, a menos que queiramos. Boa NOite. Meu mome e Manoel!

    • Gutemberg Junior
      18/08/2014 at 00:22 #

      Eei cara! Não pode se permitir viver dessa forma, levanta a cabeça e viva a sua vida com gratidão, alegria, satisfação, imagina quantas crianças com câncer que não podem levar a vida que vc leva, pq o câncer as deixa debilitadas, tirando delas o convívio com as pessoas que elas amam. Você PODE sair com seus amigos e esta se privando disso, você pode se relacionar com pessoas SIM, se cuidando como você sabe que deve se cuidar. Não dê ao virus HIV o poder que ele não tem, esse poder é seu cara, a vida é sua e você pode viver uma vida repleta. Abraço!

      • Luiz
        18/08/2014 at 23:18 #

        Cara ! Eu sou conhecido por brigar por muitos aqui pela falta de cuidado com a saúde , mas depois as pessoas acabam vendo que sou diferente . Enfim … Em relação a vc , cara ! Ter HIV nao é uma sentença de morte , eu ja estive desse lado . Depressivo , revoltado , puto com a vida , achando que isso era o fim . Querido posso te afirmar , este é o pior caminho . Porque de uma maneira ou outra você vai ter que encarar essa porra . Procure seus amigos , compartilhe esta dor , apesar que esta dor é sua . Mas pode ser amenizada . Nao complica o qu é fácil ja é um grande começo . Nao tem pra onde ir . Tem ? Nao . Então , encare isto como uma limonada . Beijos ! Espero ter ajudado . Qualquer coisa , estamos aqui . Entre no skype , fale com as pessoas e nao viva o HIV 24 horas por dia . Beijao

        • Junior
          19/08/2014 at 18:59 #

          Oi Luiz! Acho que respondeu pra pessoa errada rs…rs…
          Respondi ao Demerval que estava pra baixo… Acho que suas palavras vão servir pra ele. Valeu! Tamu junto!

  11. Ed
    18/08/2014 at 08:58 #

    Ola descobri que sou soropositivo dia 30/07/2014 prestes a se casar ,no dia 08/08 o cara abortou a missão e cá estou em no terceiro dia do uso do medicamento,me senti um lixo como você ,mas tenho amigos que me apoiaram ,após 18 dias depois da pessima noticia ja estou em tratamento .Boa Sorte para vc

  12. Força, Foco e Fé!
    18/08/2014 at 14:23 #

    Oi Luiz, comecei o tratamento dia 25/07/14 e ainda não fiz exames de carga viral e CD4, mas qdo fiz da última vez a CV era de 59000 e CD4 759, daí decidi iniciar o tratamento, devido a CV está muita alta.
    Converso muito com o infecto que me informa claramente dos efeitos, esse zumbido permanece o dia inteiro, durante o dia mal percebo, mas a noite com o silêncio, é bem chatinho. Durmo muito bem, graças a Deus, e adormeço assim q deito. Próximas consulta será dia 12/09, já vi algumas pessoas comentarem que esse zumbido passa em questão de dias, peço a Deus para até dia 12/09 está livre desse zumbido, pois me dei super bem com o esquema prescrito pelo médico.

  13. Força, Foco e Fé!
    19/08/2014 at 20:22 #

    Boa Noite guerreiros!
    Gostaria muito de saber se alguém aqui pode compartilhar uma experiência.
    Um dos primeiros sintomas da infecção do HIV é gânglios no pescoço, nuca, axila e virilha.
    Eu tive sífilis secundária, que é uma infecção também causada por bactéria, e percebi gânglios na nuca, já faz 1 ano que tratei da sífilis e ainda permanece esse gânglio, hoje ele diminuiu e não doe mais, e ainda percebi mais 2 na região da nuca também. Quando conversei com o Infecto pela primeira vez, ele me disse que com o início do tratamento a tendencia seria que eles desapareceriam, já com o novo infecto, o mesmo me disse que os gânglios podem nunca desaparecer, pois eles são como uma cicatriz, ou seja, uma marcar da infecção.
    Nos últimos 4 dias, estou com a amídala direita bem dolorida, sem sinal de infecção ou pus,e mais uma gânglio bem maior que os da nuca embaixo do queixo apareceu e um pouco dolorido também, ainda não conversei com o médico, mas esse ar seco deve está prejudicando minhas vias aéreas e talvez essa irritação na amídala seja consequência de ar terrível de São Paulo, mas só o médico mesmo para avaliar.
    Alguém aqui tem esse mesmo sinal?
    Agradeço a todos e ótima noite!

  14. Demerval
    19/08/2014 at 22:50 #

    Boa noite pessoal. Li todos os recados deixados a mim por aqui. Agradeço muito. Tudo é uma fase mesmo, estou aprendendo… valeu mesmo.

  15. Roberto
    20/08/2014 at 04:16 #

    Olá, amigos se alguém quiser trocar e-mail’s fazermos uma amizade estou a disposição, também descobri que sou soropositivo este ano.
    Meu e-mail: filer_09@hotmail.com

  16. Roberto
    20/08/2014 at 04:17 #

    Corrigindo o e-mail acima: filer_x09@hotmail.com

  17. Marcos
    21/08/2014 at 02:56 #

    Estou em tratamento desde o dia 4 desse mês. Já não tenho mais os sonhos, e tontura eu sinto muito pouco. Meu problema nos últimos dias está sendo a insônia. Tomo os 4 comprimidos as 22h, no início do tratamento eu estava de férias então não era problema ficar até tarde na net sem sono. Mas voltei a trabalhar hoje e não consigo dormir. Aqui estou eu 3h da manhã acordado. Vou trabalhar cansado. O que faço? Acha que deve marcar um retorno com médico logo para tentar mudar o horário da medicação pelo menos agora no início do tratamento? Eu que pedi para tomar tudo de uma vez, achei mais fácil, pois meus pais não sabem.

    • filhosorop
      22/08/2014 at 19:30 #

      Isso também vai passar logo, não se estresse.
      Parece banal, mas um copo de água com açúcar faz um bom efeito. Fica bem.

  18. titinho
    21/08/2014 at 15:58 #

    Preciso saber se alergia no decimo dia de tratamento é normal??

    • Binho
      29/08/2014 at 10:35 #

      Oi titinho, eu tive no sétimo dia… pelo que entendi, é normal. O ideal é buscar um médico para verificar uma forma de tratar este efeito colateral. Abração.

  19. Thiago
    22/08/2014 at 01:32 #

    Bom dia galera, bom iniciei o meu tratamento a 12 dias, tomo 1 Lami + 1 teno + 1 Efavir, bom o meu médico pediu pra começar o tratamento o quanto antes mesmo estando com a carga viral baixa por que hoje buscam de qualquer forma que o quadro evolua, ontem me apareceu umas manchas na pele, procurei na internet e achei como rash cutâneo ou algo do tipo, sou estudante da área da saúde e isso me acalma um pouco, mas o que mais me incomoda é a pouca tontura que ainda sinto 2 horas após tomar a medicação. Nos primeiros dias foi terrível, mas hoje está mais tranquilo, o nosso organismo realmente se adapta, e o bom é levar uma vida saudável, sem se abater, uma reação também que estou tendo é a irritabilidade, tudo eu tenho a breve impressão de parecer escutar mais alto e me tira a paciência. Porém a melhoria do quadro me acalma. Em outros quadros que li acima algumas pessoas estão tomando 2 Lamivu., isso me chamou atenção já que meu infecto passou 1 de cada para o tratamento, mas continuo confiante. E gostei do blog ao qual podemos um pouco desabafar e encontrar pessoas com quadros parecidos. Muito bom.

    • Felipe
      22/08/2014 at 11:42 #

      Tenta verificar com seu infecto se é somente uma lamivu mesmo. Achei estranho porque li que são duas, até no recipiente vem 60, o dobro para dar um mês. Mas isso não é motivo para você se preocupar. Só falar com ele.

    • triste
      29/08/2014 at 02:08 #

      Oi amigo to tomando a 10 meses os efeitos passam seja firme,

  20. Thiago
    22/08/2014 at 01:37 #

    Só recapitulando: esqueci o NÃO, o médico me informou que hoje em dia é melhor fazer logo uso dos medicamentos para o quadro NÃO EVOLUI.R

  21. Ronaldo
    22/08/2014 at 03:12 #

    Pessoal se puderem me ajudar vou agradecer, descobri que sou soro positivo desde fevereiro deste de 2014, nada mudou em minha vida pra mim é como se eu não tivesse nada, dai fiz meus exames meu cd4 estava em 345 ja minha carga viral estava em 4400 o meu médico me informou para eu começar a tomar a medicação, desta forma comecei o tratamento com as seguintes combinações efavirenz, lami e teno, no 1 dia tive muita tontura, depois disso passou hoje faz 13 dias que tomo a medicação, mas para minha surpresa aparecerem em meu corpo uma alergia manchas vermelhas na pele, gostaria de saber como devo agir ,devo parar com a medecação, posso tomar algum antialergico,?

    achei tbm estranho o medico me pedir para tomar medicação uma vez que meu cd4 estava em 345 e a carga viral estava em 4400 era necessario eu começar a tomar essa medicação? me ajudem por favor

    • edson
      22/08/2014 at 13:36 #

      Seu médico está seguindo uma orientação da organização mundial de saude. Seu esquema é utilizado em 70% dos casos positivos de hj vc quando as relações tipo alergia caso realmente seseja uma reação alérgica em alguns casos elas somem com um tempo não muito longo. ..mas seria bom fazer exame de sífilis eu tive junto com o hiv em fevereiro deste ano também. Tive manchas e essa mesma alergia porem era da sífilis. Tomei 4 injeções de bezetacil e logo fiquei melhor.amanha farei novos exames. Espero estar bem. Se cuide meu caro e tudo ficará bem. Abraço.

    • filhosorop
      22/08/2014 at 20:01 #

      Você não pode parar nunca com a medicação !
      Consulte seu médico para tomar o antialergico.
      Banho só de água morna, não coce nem esfregue a pele,

    • triste
      29/08/2014 at 02:11 #

      Ronaldo eu comecei a tomar os medicamentos iguais aos teus logo depois de diagnosticados meu CD4 estava em 700 e minha carga viral bem baixa, quanto antes tomarmos os ATRV menos chance de desenvolver qualquer tipo de problema futuro

  22. Felipe
    22/08/2014 at 11:13 #

    Ronaldo, como o Thiado disse acima, hoje o ministério orienta a tomar a medicação idependente de CD4 ou carga viral. De qualquer forma, seu CD4 estava abaixo do ideal, que é 500, por isso ele lhe orientou a tomar a medicação. O meu infecto aceitou eu não tomar a medicação desde que o CD4 estivesse acima de 500 e a carga abaixo de 100 mil cópías. Se um dos dois variasse eu teria que tomar. Foi o que aconteceu agora no mês de agosto, meu CD4 deu 499. (pro meu azar) hahaha
    Estou a 19 dias tomando a medicação e o que mais está me incomodando é a insônia que sinto a noite. Acordo e não consigo mais dormir, e isso me deixa nervoso, meu coração acelera, fico desesperado, isso que mais está me incomodando no momento. :(
    Mas já sinto pouquíssima tontura e os sonhos vividos quase não tenho mais.

  23. Força, Foco e Fé!
    22/08/2014 at 15:12 #

    Ao amigos que foram diagnosticados com sífilis.
    Eu descobri o HIV há exato 1 ano, quando tive os sintomas da sífilis secundária. Procurei um dermatologista que suspeitou e solicitou exames de VDRL e HIV. Fiz o tratamento da sífilis e procurei infectologista para tratar do HIV e hoje me trato no Hospital Heliópolis em SP, que é muito bom. O infectologista solicitou o exame do líquor, para verificar se o estágio da sífilis não tinha avançado para o terciário (neurosífilis), que é o pior, pois atinge o sistema nervoso e pessoas com HIV tem maior risco de evoluir para a sífilis terciária. Com medo ainda não fiz esse bendito exame, que é feita uma punção na coluna para a retirada de um líquido que passa pela coluna vertebral e envolve o cérebro.
    Alguém aqui fez esse exame? Li que muitas pessoas foram diagnosticadas com sífilis, e alguém teve esse exame solicitado? Se não, conversem com seu médico sobre isso.
    Abraços..

    • Ricardo
      22/08/2014 at 16:10 #

      Eu fiz este exame logo no começo do tratamento, graças á Deus não deu nada,só tive que tomar as injeções. Faça logo, pra vc ficar mais tranquilo. È bem simples,um pouquinho só doloroso. Qualquer dúvida pode me perguntar. Abração e muita força.

  24. João
    22/08/2014 at 20:57 #

    Boa noite. Comecei meu tratamento ontem estou tomando 1 lami e 1 teno as 13 horas e 1 lami e 1 efa 22 horas. Tem algum problema tomar nesses horários? Fiz assim porque se sair algum dia para virar a noite nesses horários vou estar acordado. O problema é que o efavirenz me deixou muito tonto a noite e o dia inteiro. Quase não consegui trabalhar. Estou um pouco desesperado com esse efavirenz. É um pouco de dúvida dos horários q estou tomando.

    • edson
      23/08/2014 at 01:06 #

      É recomendável tomar antes de dormir. Assim você não sente tanto os efeitos bem chatos mesmo. Se for sair não beba muito pois assim que chegar em sua casa deve beber bastante água e tormar o remédio. ..

  25. Força, Foco e Fé!
    23/08/2014 at 12:34 #

    Ricardo, obrigadão preciso fazer esse exame. Vou solicitar ao médico. abraço

  26. Alexandre
    23/08/2014 at 20:13 #

    pode sentir durante os primeiros dias , um calor danado , dor no corpo , tontura de manha cedo ? parece que tomei uma surra e bebi a noite toda ..o que fazer para melhorar esses sintomas ? por isso nao queria tomar tao cedo esses remedios ja me falaram desses efeitos é foda viu . o que fazer para melhorar , sera que dura quanto tempo essa reacao?

  27. Alexandre
    23/08/2014 at 20:15 #

    precisava conversar com alguem , mas quem nessa hora nao tem ninguem para dar uma conversa …devo tomar todas as noites para ver se melhoro essa reacao ou paro de uma vez , acho que nao ne …o vida !!

  28. Força, Foco e Fé!
    24/08/2014 at 20:39 #

    Oi Alexandre, não se sinta só, estou na luta também e hoje faz um mês de tratamento. Você está tomando o EFV, TEN e o LAM? eu tomo essa composição, nao tive calor nem dor no corpo, eu me sinto bem disposto quando acordo. Só que está chato é um zumbido que sinto o dia inteiro e à noite, meu Deus! Mas durmo rapidamente, graças a Deus.
    Já ouvi tantos relatos aqui de coceiras, tonturas, sonhos vívidos, insônia, agora esse calor danado que vc citou, enfim muitas coisas. Eu acordo na madrugada para ir ao banheiro e estou tonto também, sonho a noite inteira, mas não me assusta mais, e peço a Deus para esse zumbido passar logo.
    Qualquer coisa estou aqui, não se sinta só.
    Abraços.

    • MARCELO
      25/08/2014 at 22:16 #

      Olá,,,também estou com zumbido dia e noite desde que comecei a tomar esta combinação….pelo que andei pesquisando o medicamento responsável é a lamivudina ,,,,inclusive nas reacões adversas da bula informa da possibilidade de ototoxidade…não sei o que fazer pois não gostaria de trocar esta combinação pois não sinto nenhum outro sintoma e em 2 meses minha carga viral já está indetectavel e meu cd4 mais que dobrou graças a Deus !! Se souber alguma coisa sobre o zumbido ou da troca da lamivudina por outro medicamento me avise. obrigado

  29. Alexandre
    24/08/2014 at 23:19 #

    Oi ,obrigado por me responder achei que nao iria achar nenhuma resposta …sim tomo esses tres ai 1 EFAVIRENZ TENFOVIR E 2 LAMIVUDINA ainda tenho que me acostumar com os nomes desses remedios ..passei muito mau sabado sentindo um calor intenso , tontura e fiquei deitado o dia todo , parece que levei uma surra ….comecei a tomar meus remedios na quarta dia 20-08 e na quinta nao senti nada , na sexta uma tontura e sabado esses sintomas horriveis . Agora outra coisa e a cor da urina , a minha era clarinha e agora esta cor de guarana…ja tomo muita agua e estou aumentando essa quantidade de agua uns 3 litros por dia .A noite quando tomo os remedios tomo 500 ml de agua e de madrugada ainda me da sede e tomo mais agua .Falaram que e bom tomar um cafe da manha caprichado para passar essa sensacao de ressaca é verdade ? eu trabalho e estudo nao tem como ter o luxo de ficar em casa mesmo passando mau rsrs

  30. Alexandre
    24/08/2014 at 23:34 #

    Tomo ao deitar para dormir se adiantar ou atrasar uma meia hora tem alguma diferenca? Tomo geralmente as 00:30 , qual o horario que a maioria toma ? acho que na hora de deitar é o melhor horario né ?

    • Junior
      25/08/2014 at 08:53 #

      Ola Alexandre!

      Tambem tive sintomas como tonteira boca seca e pra completar ppr volta do decimo dia apareceram umas manchas vermelhas na minha pele, fiquei tranquilo, perguntei a minha medica que mandou continuar com o Efavirenz caso as manchas não se agravassem, cheguei a tomar um anti alergico e logo elas sumiram, graças a Deus! Hoje tomo os remedios e nao tenho mais reações . Fique tranquilo cara, disciplina , bola pra frente e se cuida.

  31. Joaninha
    25/08/2014 at 07:43 #

    Gente estou no meu segundo dia de tratamento (EFA+TEN+2LAM). Estou me sentido muito mal.
    Muita tontura e diarréia.
    Essa tontura eu vou sentir ao longo do dia? Posso fazer alguma coisa para passar? Tenho faculdade todos os dias pela manha e não posso faltar. Será preciso eu trancar minha faculdade?
    É a diarréia, será que me alimentei mal ou é efeito colateral?

    • triste
      29/08/2014 at 02:16 #

      Joaninha
      Amiga é normal tudo passa ja to tomando os mesmo medicamentos a 10 meses e passou rapidão não tranque a facul não a unica coisa q não passou em mim é a tristeza
      A diareia toma uns gatorede pra te ajudar .e não toma DRAMIN pra tontura não q vai te dar mais sono e tontura
      Abraços

  32. Força, Foco e Fé!
    25/08/2014 at 11:24 #

    Joaninha, bom dia! Dá uma lida nos meus posts, não sinta medo de tomar os medicamentos e continue com muito foco, força e fé.

  33. Joaninha
    25/08/2014 at 12:54 #

    Obrigada! Com o passar do dia foi melhorando…

  34. Alexandre
    25/08/2014 at 14:40 #

    Agora queria saber da urina , sempre tive uma urina clarinha e agora esta da cor de guaraná, estou tomando muita agua, sera que tenho que aumentar a quantidade de agua? Graças a Deus hoje não senti nada demais comecei a tomar na quarta dia 20 hoje segunda 25 não estou sentindo nada. So mesmo essa da urina estar escura .Sera bom tomar um remedio ou ate mesmo um yakult para a flora intestinal ? O que acontecem com voces nesse sentido ?Obrigado e boa semana a todos .

    • Joaninha
      25/08/2014 at 19:36 #

      Oi Alexandre! Acho que seria interessante vc relatar isso ai seu medico.
      Eu estou no segundo dia, esta me encontrando muito a tontura e uma leve diarréia, mas não vi diferença na cor da minha urina…

  35. Marcio
    26/08/2014 at 00:53 #

    Gente comecei meu tratamento dia 22 e só tive sonhos bem reais no primeiro dia, com o passar desses dias sinto tontura durante o dia mas tudo sem muitas alterações. Agradeço a Deus por não ter efeitos mais fortes mas confesso ter medo de perder gordura facial, pois sou muito vaidoso, A respeito do sexo sempre tive cuidados mas não é que a camisinha estourou ! Justo comigo ! pois é e quando saio com alguem sempre fico meio abitolado com isso ! Mas estou bem melhor tenho os medos que acredito que todos tem mas uma atitude positiva faz a diferença !

    • Junior
      27/08/2014 at 04:29 #

      Marcio,que bacana não tem muitos efeitos colaterais, eu ainda estou me encontrando, sinto muita tontura e nausea. Agora com a insônia.

      • Marcio
        28/08/2014 at 00:06 #

        Vai passar nao se preocupe, cada organismo tem seu tempo ! Abraço e sempre Força guerreiro !

    • triste
      29/08/2014 at 02:22 #

      OI Marcio eu também sou super vaidoso e sou bem cuidadoso e até agora não acredito q tenho HIV tenho, eu sempre fui super hiper master blaster cuidadoso mas infelizmente aconteceu eu ainda me sinto anestesiado já fazem 10 meses q descobri e q me trato, mas com relação a beleza não vi alteração em nada continuo trincadão fortão lindo por fora mais um caco por dentro, não mexeu em nada na pele fica tranquilão

      • marcio
        29/08/2014 at 11:37 #

        triste fico feliz por vc ! Eu tb não tenho notado mudanças graças a Deus ! Confesso que foi uma barra saber dessa notícia e ainda continua mas a vida exige que continuemos. Eu ja estou bem melhor em relação a como me sentia mas sempre haverá recaídas e o importante é se levantar sempre! Esquecer os velhos paradigmas e ideias que sempre tivemos sobre a doença, mudar a forma como a encaramos ! Uma coisa é certa : descuidei e preciso voltar a praticar atividade fisica pois quando soube da doença fiquei tao mal que ate parei de me exercitar mas é hora de voltar ! Obrigado por compartilhar sua experiencia e precisando compartilhar estou aqui abraços ^_~

        • edson
          29/08/2014 at 12:01 #

          Olá pessoal
          Passando aqui para lembralos que apesar da condição de soro positivo a vida continua. Há momentos de altos e baixos. Quando alguém estiver se sentindo assim nunca tente passar por esses momentos difíceis sozinho. Vamos erguer a cabeça e com fé, coragem e força lutar pela vidaacredito que em breve teremos melhores tratamentos e futuramente a cura. O amor de Deus em suas vidas hoje e sempre. Bom fim de semana.

        • Triste
          30/08/2014 at 10:22 #

          Marcio
          Meu eu ainda to triste mas eu treino todos os dias faço natação muy thay trampo sabe tenho muito medo de varias coisas e principalmente ainda não consigo fazer planos para mais que 2 anos ainda não conheci ninguém com mais de 15 anos de HIV sei lá mas vamos conversando
          me add no skyp: renatinhoreiss88 pois nao consigo acompanhar todas as conversas dos posts não to entendendo ainda kkkkkk

          • Secret
            30/08/2014 at 23:26 #

            Triste,

            eu conheço vários. Inclusive, conheço pessoas soropositivas a 30 anos. E você deve pensar no futuro. Hoje, FELIZMENTE, temos uma nova realidade que tem evoluído constantemente!

            • MB+
              31/08/2014 at 10:16 #

              Triste,

              Fica tranquilo e se o problema é fazer planos para o futuro pode realizar a compra da quele apartamento de 300 prestações e ter a certeza de que vai pagar a ultima (RSRS).
              E quer conhecer pessoas com mais de 15 anos te apresento um monte de pessoas da velha Guarda vou te passar um exemplo : Magic Johnson , há mais de vinte anos convivendo com o HIV.
              Mas se quizer mesmo conhecer este pessoal pode ir mudando esse nome para FELIZ é isso que eles esperam de você.

          • Marcio
            31/08/2014 at 23:55 #

            Te add no skype triste abraço

  36. Joaninha
    26/08/2014 at 11:37 #

    Estou no meu 3 dia, e graças a Deus hoje ja acordei e não senti tontura. A única coisa que esta realmente me encomodando é a diarréia. Eu também gostaria de saber sobre a perda de peso e gordura em algumas partes do corpo. Se tiver alguém que tenha passado por isso ou que tenha melhor conhecimento eu gostaria de saber se a lipodistrofia acontece em todos os casos de tratamento ???

    • carlos1127
      27/08/2014 at 19:17 #

      Joaninha, segunda a minha infecto a combinação Efav+Lamiv+Tenof não são muito associadas a lipodistrofia, é um caso muito excepcional que com os tratamentos mais modernos tornaram-se raros de ocorrerem.

      Pode ser que sua perda de peso e gordura em algumas partes do corpo estejam mais relacionadas à diarréia do que a lipodistrofia. Falo isso, pois no começo do tratamento também emagraci e fiquei com medo da lipodistrofia, mas após uns 04 meses de tratamento fui ganhando peso e voltando ao normal.

      Espero ter ajudado!
      Boa noite e boa sorte.

      • Joaninha
        28/08/2014 at 20:35 #

        Verdade Carlos1127!
        Minha diarréia passou graças a Deus e hoje eu não sinto absolutamente nada! Como Deus foi generoso comigo, o que eu mais temia eram os efeitos colaterais.
        Tomo a minha medicação todos os dias as 21:30 (coloco o meu celular para despertar), e ando com uma caixinha dentro da bolsa com a medicação, e deixo outra em casa. Caso esteja na rua no horário de tomar os remédios não terei problema. Como estou no inicio do tratamento tenho muito medo de esquecer de tomá-los.

  37. Junior
    27/08/2014 at 04:20 #

    Olá pessoal, td bem?
    Preciso conversa, ainda estou conturbado com tudo isso as vezes não sei o que fazer.
    Descobri a sorologia recentemente e ja estou fazendo o tratamento, muitas tonturas, nauzias, estou sentindo, o meu médico me alertou de tudo isso, mas ate quando vou sentindo?
    Outro fator que me deixou preocupado aqui foi CD4 o meu esta mto baixo 151. Quando ele colocou que o medicamento deve ser tomado todos os dias no mesmo horário se alteramos uma ou duas horas de desvio implica em alguma coisa?

    • Carlos
      27/08/2014 at 19:09 #

      Junior Boa noite!

      Esses efeitos colaterais de náuzes e tontura para quem toma o efavirenz, no começo é normal, geralmente esses efeitos somem em questão de semanas ou até 30 dias, cada organismo responde de um jeito, é um período de adaptação. No meu caso por exemplo levaram 15 dias, hoje já não sinto mais nada.

      Então alimente-se bem, durma bem que muito em breve não irá mais sentir esses efeitos.

      Quanto ao seu CD4 realmente está baixo, mas não se desespere, se seguir corretamente o tratamento, em questão de 02 meses conseguirá aumentar seu CD4 e diminuir sua Carga Viral.

      Caso sua combinação seja 01 Efav + 2 Lamiv + 1 Tenof, lembre-se que os comprimidos de Lamivudina e Tenofovir devem ser tomados juntos (geralmente) rigorosamente no horário que você definiu, e o Efavirenz não tem rigor quanto a horários, porém deve tomá-lo todos os dias antes de dormir (quando for para a balada etc, deixe para tomá-lo quando retornar pra casa e for deitar pra dormir).

      Evite ao máximo atrasar o Lamiv e Tenof para não facilitar que o vírus fique resistente à medicação, e assim tenha que trocar para outro esquema mais forte e com outros efeitos colaterais. No entanto, somos seres humanos e sei que podemos esquecer as vezes, tenho lido que é menor prejudicial o atraso de até 1 hora. Já atrasei algumas pouquíssimas vezes, porém foi nesse intervalo, e eu não tive problemas maiores, minha carga viral continuou indetectável e meu CD4 subindo. Mas cada organismo responde de um jeito, e minha infectologista disse que tem pessoas que são mais sensíveis a atrasos, e isso pode fracassar o tratamento e ter que trocar por outro esquema mais forte e com efeitos colaterais mais “chatos”.

      Espero ter lhe ajudado. Boa noite e sucesso.

  38. Lucas
    27/08/2014 at 08:23 #

    Olá, comecei ontem meu tratamento com 1 teno, 1 efavirenz e 2 lamivudina. Acordei com a barriga toda vermelha e coçando e ainda um pouco tonto, agora pela manhã já aliviou mais. O médico tinha me alertado sobre a alergia e disse que eu poderia tomar anti alergicos vendidos sem receita. Mas qual ?!
    Ahh Obg pelo blogger me ajuda muito! Grande Abraço.

    • Marcio
      28/08/2014 at 00:19 #

      Lucas começou agora ? Seja firme e forte ! tome seus medicamentos certinho, assim como vc escova os dentes todos os dias que se torne um hábito ! Quanto ao que tomar sinto não poder lhe falar nada mas no momento das consultas sempre peça o maximo de informação ao seu infectologista ! Forte abraço

    • MB+
      28/08/2014 at 10:10 #

      Lucas,

      Faça o que o medico lhe mandou , vá a uma farmacia e peça um antialergico o farmaceutico lhe orientara a respeito do qual será o melhor.
      Ah não precisa contar para o farmaceutico sua condição somente peça um antialergico bom.

  39. Thiago Recife
    27/08/2014 at 16:51 #

    Bom pessoal minha jornada se inicia hoje, começo a tomar as medicações essa noite. Há exatas 5 semanas tive uma relação desprotegida que culminou com minha sorologia positiva. Acho que passei um dos piores meses da minha vida, essa espera para realizar o exame é angustiante. Até hoje acho que ainda não digeri esse resultado, descoberto na semana passada. Estou meio anestesiado, tudo me parece muito surreal. Uma única relação desprotegida e aqui estou eu agora, hiv+
    Hoje foi minha primeira consulta com o infectologista, como também sou médico, para agilizar o processo já levei os resultados de todos os exames iniciais recomendados para se ter um parâmetro de como andava minha saúde. O esquema prescrito foi efavirenz + lamivudina + tenofovir. Estou bem receoso quanto ao efavirenz pelos efeitos colaterais neuropsiquiátricos que ele pode causar, mas vamos lá. Queria saber de vcs se alguém não conseguiu se adaptar a essa medicação, e as que conseguiram se adaptar quanto tempo levou e se fizeram algo que amenizasse esses efeitos.
    Bom, agora vcs tem mais um amigo com quem contar, gostei muito do blog e quero muito conversar com vcs.
    Até a próxima!

    • Marcio
      28/08/2014 at 15:32 #

      Thiago eu tive reações leves como tonturas durante o dia e no momento somente um pouquinho de alergia mas só. Estou tentando me alimentar bem, dormir bem e exercicios começarei novamente a academia mas eu me sinto muito bem disposto. Só no começo que os sintomas são mais fortes depois passa e tem pessoas que nem os tem. Forte abraço !

    • Junior
      28/08/2014 at 16:23 #

      Ola Thiago, estamos juntos cara, vou fazer um resumo de como foi pra mim para que vc se sinta confortado. Tive as reaçoes normais do Efavirenz, tonteira logo de manha, irritação, e por volta do decimo dia apareceram a tão temida e comentada empolação em algumas areas do corpo, TUDO PASSOU! Aqui estou eu um ano e dois meses com a mesma medicaçao, e super bem, esse blog me ajudou muito, tem uma galera gente boa aqui e esse compartilhar informaçoes nos deixa mais sossegados diminuindo aquela sensação de estarmos sozinhos, afinal isso não é uma coisa de se conversar com muita gente neh. Fica bem cara , vai dar tudo certo, sua vida não esta perdida, de jeito nenhum. Se quiser trocar ideia, detalhes e tal me manda email gpdjunior@yahoo.com.br que ae a gente se fala e troca outros meios de contato. Abração

    • Joaninha
      28/08/2014 at 20:51 #

      Thiago tem 6 dias que iniciei o meu tratamento. No primeiro dia eu não senti absolutamente nada. No segundo dia senti uma leve tontura ao acordar, mas assim que tomei café segui com as minhas atividades normais e logo passou, meu estômago ficou um pouco enjoado (mas não tive náuseas), e tive diarréia leve. No segundo dia não senti tontura somente a diarréia e o disconforto no estômago. No terceiro dia não senti absolutamente mais nada. Hoje pelo fato de não sentir nada, tenho medo de esquecer de tomar a medicação, e para isso eu coloquei o despertador do meu celular para me ajudar, e levo um pouco da medicação na bolsa caso eu não esteja em casa na hora de tomar a medicação. Hoje a minha preocupação é essa: esquecer de tomar a medicação no horário certo! Fé em Deus! Tudo vai dar certo!

    • Binho
      29/08/2014 at 10:25 #

      Oi, Thiago. Eu também sou recente nesta vida de soropositivo. Diferente de você, até tive mais de uma relação desprotegida, mas agora aconteceu. Enfim, o jeito é seguir em frente e lembrar que a vida é o mais importante de tudo né.

      Com relação aos medicamentos, tomo o mesmo esquema que você. No primeiro dia acordei com a boca muito seca. No segundo, um pouquinho de dificuldade de engolir saliva. E só agora, uma semana depois do tratamento, apareceram pequenas manchas vermelhas no corpo. O ideal é ficar atento a tudo, mas principalmente não temer nada. Cada corpo reage de um jeito.

      Sei que é inevitável ler o tempo todo sobre efeitos, mas não desista nunca. Os remédios são nossos aliados e sempre têm saída para qualquer efeito que perdure mais tempo, né. E vamos que vamos.

      Boa sorte para todos nós.

    • Bruno
      01/09/2014 at 10:11 #

      Oi, Thiago!

      Espero que você fique bem.
      Os primeiros dias pra mim foram horríveis!
      Mas tudo passa.
      Mas pensando agora, nossa, não sei como aguentei. Não comentei com ninguém que era positivo, comecei minha medicação sem ninguém saber, fui trabalhar normalmente, e foi barra – como queria ter tido o apoio de alguém, minha nossa.

      Hoje teria feito diferente, mas tô aqui, né?!

      Sorte pra você e escreva aqui como anda tudo, rapaz!

      Abraços pra todos!!!

  40. Felipe
    28/08/2014 at 08:25 #

    GENTE, É NORMAL SE SENTIR NERVOSO O DIA TODO? CORAÇÃO MEIO ACELERADO? VOCÊS ACHAM QUE PODE SER EFEITO DOS REMÉDIOS OU COISA DA MINHA CABEÇA? TÔ NESSE DILEMA. ESTOU USANDO EFAV + LAMIV + TENOF DESDE O DIA 04 DESSE MÊS. DÊEM A OPINIÃO DE VOCÊS, POR FAVOR.

    • MB+
      28/08/2014 at 10:13 #

      Pode sim ser um efeito do EFAV , mas essa irritação passa com o tempo , mas se isto estiver atrapalhando no seu dia dia converse com sua infecto e exponha a situação ela vai te ajudar.

    • triste
      29/08/2014 at 02:34 #

      Fala FELIPE
      super normallll eu fiquei uns dias tão irritado q as pessoas perguntavam por q eu estava tão mau humoradooo kkkkkkk
      Tomo o mesmo q vc 2lamiv +efav+tenof o importante é não parar de tomar os primeiros dias são os piores hoje nem sinto mais nada a não ser esta tristeza por isso ter acontecido comigo mas IRÁ PASSAR.
      Cara importante é não parar

    • Felipe
      29/08/2014 at 17:08 #

      GENTE, VIM AQUI SÓ INFORMAR QUE ERA TUDO COISA DA MINHA CABEÇA. FUI À IGREJA, LI DIVERSOS ARTIGOS E ESTOU SUPER DE BOA. ACHO QUE ERA MAIS MEDO DO FUTURO, DO QUE FAZER. MAS JÁ ENCONTREI A SOLUÇÃO PARA MUITA COISA.

      OBRIGADO A TODOS.

      • edson
        29/08/2014 at 18:03 #

        Tranquilo Felipe que bom. E você é de qual cidade do país?

  41. Joel
    28/08/2014 at 19:31 #

    Galera to com maior medo de tomar esse novo medicamento “efavirenz” com lamivudina +zindovudina. Já tenho problemas com depressão, estou agora com muito medo dos efeitos do “efarivrens “. Mais faço tratamento pra ansiedade, no caso a depressão . agora estou com medo das reações adversas dele. O que faço gente ? Vou iniciar ele daqui a pouco. Alguem pode me ajudar?

    • Binho
      29/08/2014 at 10:28 #

      Oi, Joel. Não tenha medo. Tome direitinho a medicação. Pode ser que ocorram alguns efeitos, sim. Eu tive boca seca no primeiro dia e hoje, depois de sete dias de tratamento, apareceram pequenas manchas vermelhas no corpo. No entanto, não é regra e cada um reage de um jeito. O importante é você enxergar os remédios como teu aliado na luta pela vida. Afinal, tua vida é mais importante do que qualquer vírus e do que qualquer efeito. E fique atento às reações, converse bastante com teu médico, pois ele é a melhor pessoa para te ajudar e, se preciso for, alterar a terapia. Tenha muita força e não sofra por antecipação: nem todo mundo passa pelas mesmas coisas e a gente sabe de muita gente que não sente nada. Sei que não é fácil, mas não deixe de lutar. E procure manter calma na tua mente, pois ela desempenha papel importante na nossa vida em geral. Grande abraço.

    • Bruno
      01/09/2014 at 10:07 #

      Converse com seu médico!
      Eu confesso que o único efeito colateral que tenho com o Efavirenz é justo emocional, então é melhor conversar com o médico, ele saberá o que você deve fazer.
      E sempre tentar pensar de maneira positiva, que tudo ficará bem.

  42. Luara
    29/08/2014 at 09:27 #

    Gente, alguém aqui tomou kaletra + lamivudina???? vou inicar o tratamento hoje, estou grávida. Gostaria de saber como foram as reações, estou super anciosa e com medo.

  43. Binho
    29/08/2014 at 10:10 #

    Olá, pessoal. Tudo bem com todos?

    Eu também sou um novo caso diagnosticado. Faz menos de dois meses que descobri num exame de check up. Iniciei o tratamento com os antirretrovirais, mesmo o CD4 estando em 725. Tenho 32 anos, moro em São Paulo, tenho nível superior – sou engenheiro civil e ator. Ou seja, instrução não faltou. E entrei para o grupo rs. Às vezes vem um “tom acusatório”, mas procuro lembrar das coisas boas da vida e, principalmente, ficar feliz por já estar em tratamento e poder contar com a medicação que é distribuída gratuitamente em nosso País.

    No entanto, foi difícil aceitar a medicação no início, confesso. Mas, pensei: minha infectologista está formada há mais de 30 anos e trabalha aqui em São Paulo em um hospital com uma equipe bastante reconhecida no tratamento de soropositivos. Eu, com menos de dois meses de leituras sobre HIV, não posso ter mais conhecimento do que ela. Resolvi confiar nela e, principalmente, buscar a vida.

    Hoje, uma semana após iniciar a TARV, apareceram algumas pequenas manchas vermelhas. Como outros efeitos, tive apenas a boca muito seca no primeiro dia e um pouco de dificuldade de engolir saliva no segundo dia. Os sonhos realmente são vívidos e geralmente acordo no meio da madrugada, mas logo já volto a dormir.

    Ou seja, nem todos nós passamos pelas mesmas coisas, mas muito do que tenho lido mostra que cada corpo sofre determinado efeito e que todos são temporários. Portanto, não podemos desistir. E lembrar sempre: os médicos são os melhores consultores, pois junto com os exames podem indicar se a terapia precisa de mudança ou não.

    Também tenho medo, tanto de outros efeitos (ex. lipodistrofia) como da situação em si. E acho válido que a gente saiba disso e aceite isso. Afinal, somos humanos. Mas, temos de lembrar também que nada é maior do que nossa vida: nem vírus, nem efeitos, nem nada! E, principalmente: não sofrer por antecipação. O que tiver de acontecer, é ter força, foco e fé, como nosso amigo aí descreve, para lutar pela vida.

    Portanto, eu tenho muito a agradecer ao “Jovem Soropositivo” por criar este espaço e a todos que entram e colaboram conosco, pois sem dúvida é muito bom saber que não estamos sozinhos.

    E vamos que vamos. Um grande abraço a todos!

    • MB+
      29/08/2014 at 19:30 #

      Binho,

      É de pessoas como voce que precisamos , que esquecem o HIV e vivem somente o lado positivo.
      Também sou Eng° Civil e como voce bem positivo, rsrs , só que há 5 anos nesta estrada.

      • Binho
        29/08/2014 at 23:00 #

        Pois é, MB+. Claro que, por vezes, bate uma tristeza, ainda mais neste início. Mas, temos de pensar sempre pra frente. Se estamos soropositivos, precisamos de pensamentos ainda mais positivos né rs. Grande abraço!

  44. Guilherme
    29/08/2014 at 12:28 #

    Sempre tive vontade de compartilhar minha história. Ficou meio grandinha, mas se alguém tiver vontade de ler, depois trocar uma ideia…

    Faz seis meses que estou tomando todos os dias 2 lamivudina, 1 tenofovir e 1 efavirenz. Engraçado que sempre fui muito cuidadoso e me preveni sempre nas relações sexuais. Sempre tive na cabeça a ideia de mostrar para todo mundo que ser homossexual não tem nada a ver com viver cheio de doenças, como muita gente ainda pensa. Eu achava que ia morrer sem nunca ter nada para “sujar” meu histórico de vida sexual.

    Comecei a namorar no início do mês de novembro de 2013. Nós dois jovens, eu com um tempinho a mais de experiência, ele tinha perdido a virgindade recentemente. Tudo entre nós estava indo muito bem, pois nosso relacionamento sempre foi baseado num diálogo aberto, e como eu sempre fazia exames e não tinha nada, e ele tinha tido apenas dois parceiros com os quais havia se prevenido, começamos a fazer sexo sem preservativo. Com o tempo, surgiu o assunto entre nós de que ambos tínhamos a fantasia de fazer sexo a 3. Depois de muito pensarmos, vimos que isso não afetaria nossa relação e poderíamos ter essa experiência juntos, restava achar a terceira pessoa.

    Usamos aqueles famosos aplicativos dos smartphones para providenciar encontros. Com isso tivemos no mês de janeiro de 2014 três experiências, e resolvemos parar, porque a fantasia tinha sido realizada. Aproximadamente duas semanas depois surgiram algumas manchinhas no meu pênis, que não causaram dor, nem incômodo algum, fazendo eu pensar que pudesse ser alergia ao sabonete ou algo do tipo. Quase um mês depois, surgiram manchas também nas palmas das minhas mãos e pés e resolvi ir ao médico, sem nem me preocupar com isso, fui mais porque era minha época de fazer uma revisão geral.

    Foi numa segunda-feira de fevereiro que fui fazer os exames normalmente. Até que na quarta-feira, dia 12 de fevereiro, o laboratório me liga pedindo que eu fosse fazer uma nova coleta de sangue. Nessa hora o mundo parou. Eu conhecia o procedimento de diagnóstico de HIV e sabia o que aquilo significava. Uma hora depois de receber a ligação, eu já estava no laboratório. O novo resultado sairia na sexta-feira, que demorou muito para chegar, mas veio com o diagnóstico reagente para HIV e reagente para sífilis. Nisso veio o desespero para meu namorado fazer logo os exames e para marcar logo consulta com um infectologista.

    Na outra semana já foi minha consulta, os resultados do meu namorado foram todos negativos, só os meus positivos, mas fomos os dois à consulta. Olhando os exames, a médica disse que tudo indicava para uma contaminação muito recente. Lembramos das nossas experiências de janeiro, que haviam sido com preservativo, mas na hora me veio um insight. Eu estava com minha gastrite muito atacada nessa época, o que acabava fazendo com que surgissem muitas aftas na minha boca, que podem ter sido o canal de infecção na ora do sexo oral, que foi sem preservativo, justamente porque há aquele mito de que no sexo oral o risco de contaminação é muito baixo…

    Em março com os exames específicos feitos vi que o CD4 estava acima de 500 e a carga viral em 20 mil cópias. Minha médica disse que como a infecção era recente, o CD4 ia naturalmente aumentar e a CV diminuir, podendo ficar assim por muitos anos, então não precisava começar o TARV naquele momento, podia esperar. Mas meu namoro ficou ainda mais firme depois dessa notícia. Eu até queira terminar com ele, mas ele disse que ficaria ao meu lado de qualquer jeito, não porque eu precisava de apoio, mas porque ele queria estar independente de qualquer coisa. Comecei o TARV, tomando os quatro comprimidos a noite, pensando então em diminuir ao máximo as chances de infectar meu namorado. O problema é que meu estômago já estava dilacerado pela gastrite, que só piorou devido o meu estado emocional com a notícia do HIV, e os comprimidos fizeram piorar ainda mais.

    Tive os três meses iniciais complicados. Quase não dormia a noite, não sabia mais o que fazer. Os efeitos colaterais do TARV nem chegaram a me afetar muito, apenas sonolência e boca seca nos três primeiros dias, mas o efeito no estômago foi muito forte, tanto que me impediam de dormir de tanta dor de estômago.

    A solução foi mudar o horário dos remédios, pra um horário em que me estômago estivesse menos sensível. Em junho comecei a tomar a medicação após o almoço, mais ou menos 14 horas. Nos primeiros dias não foi fácil, porque o efavirenz me dava uma boa moleza, mas depois me acostumei e atualmente não sinto absolutamente nada. E meu estômago super agradeceu, tanto que hoje já está até bonzinho.

    Hoje tenho CD4 quase 900 e CV indetectável. Continuo namorando e ele está negativo. Posso comer qualquer coisa sem ter dores de estômago fortíssimas. Tratei da sífilis (essa meu namorado não manifestou porque, uma semana depois das nossas “aventuras”, ele teve amigdalite e tratou com penicilina, o que, provavelmente, também já o tratou previamente da sífilis). E continuo em frente normalmente. Vale a pena continuar, vale a pena não parar de viver!

    • Junior
      29/08/2014 at 12:47 #

      Muito legal compartilhar sua historia cara! Tamu junto!

      • edson
        29/08/2014 at 14:10 #

        Guilherme sua história é bem comum em um universo amplo de relações homoafetivas. Porém é importante isso que você fez: compartilhar sua história e a melhora de seu quadro clínico. É isso ai…desistir jamais. ..

    • MB+
      29/08/2014 at 19:30 #

      BOA GAROTO É ASSIM QUE SE FAZ…SUCESSO.

  45. Força, Foco e Fé!
    30/08/2014 at 21:43 #

    Guilherme vc fez o exame do Liquor da coluna?

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.200 outros seguidores