Efavirenz, dia 1

Ontem à noite tomei minha primeira dose de Efavirenz. Lembro de deitar perceber a incrível habilidade do tato e da audição, tão apurados. E não consegui deixar de prestar atenção aos ruídos do travesseiro e na textura do meu lençol, bem macio, aliás. Mas foi quando adormeci que a experiência começou de verdade. O sonho que tive foi mais ou menos assim:

E não foi um único, mas vários. Todos extremamente vívidos e altamente psicodélicos. Cores vibrantes, realistas, e uma história cuja trama era bastante complexa. Quase um roteiro de cinema. E tampouco era um roteiro qualquer. Foi, no mínimo, revisado por físico quântico. Confesso que não lembro dele por inteiro, pois acordei assustado, em um momento em que um dos personagens gritava comigo. Mas me recordo de suas feições. Elas não eram assustadoras, mas traziam uma expressão angústia muito intensa. Mais intensa do que eu poderia aguentar.

Tudo começou num cenário surrealista, que envolvia um treinamento de garçom misturado com escola de medicina, e eu era o aluno. Cada erro que cometia deveria ser refeito, corrigido, inúmeras vezes. Os casos usados nesse treinamento eram com pacientes reais, o que trazia um enorme sentimento de responsabilidade. No entanto, a cada erro e o subsequente retorno para sua correção, alteravam-se as condições de tempo e espaço. E isso fazia com que fosse totalmente impossível corrigir um caso sem com isso afetar outro. Quando eu voltava para corrigir um, voltava no tempo e perdia o que tinha feito com o outro. Tudo era uma última chance. Sem espaço para erro.

No meio do sonho, salvei um paciente, mas perdi outro que salvara antes, porque, ao voltar para salvá-lo, o tempo e o espaço voltaram junto. Assim, voltei exatamente para quando e onde estava antes, sem progresso algum. Me assustei com esse último paciente, que urrou de dor e angústia, gritando comigo por ter errado em seu tratamento.

Acordei assustado com os gritos to paciente. E tive mais uma surpresa no mundo real: ao abrir os olhos e enxerguei tudo colorido, mesmo em pleno quarto escuro. Algo rápido, por poucos minutos apenas — o tempo que meu cérebro para perceber que ali não era mais espaço para alucinações. Então, fui ao banheiro, voltei e dormi melhor.

Hoje cedo, ao abrir os olhos, as paredes do quarto demoraram alguns segundos a mais para estabelecer sua cor natural. Dentro de dose horas devo tomar o coquetel novamente. E… confesso, que estou até curioso!

About these ads

1.309 Comentários em “Efavirenz, dia 1”

  1. Vinicius
    03/05/2014 at 22:46 #

    Boa noite, venho saber se alguém pode me responder uma pergunta..
    Aconteceu o seguinte, fui ao rodizio de pizza com amigos e acabei comendo demais, cheguei em casa e tomei o coquetel, 1 efavirenz, 1 tenofovir e 2 lamibudina, assim que senti a água bater no estômago ela voltou e vomitei um pouco, não vi se vomitei os remédios junto e na duvida acabei tomando mais uma dose do coquetel.
    A minha pergunta é: Caso eu tenha tomado uma super dosagem do coquetel, quais são os efeitos?
    Desde já agradeço a atenção.

    • Vinicius
      03/05/2014 at 22:49 #

      To muito apreensivo.

    • Pri.
      08/05/2014 at 14:11 #

      Vinícius,boa tarde!

      Tenho experiência com isso ,você fez o correto pois na dúvida tome novamente. Mas não tem efeito nenhum , a não ser os normais que sentimos.
      Uma dica peça para o seu médico te dar omeprazol e também um remédio bacana para enjoo é o bromoprida.

      Até…

      • Vinicius
        08/05/2014 at 15:29 #

        Pro, agradeço sua atenção, e gostaria de compartilhar que graças a Deus eu não sinto dos efeitos colaterais que outros sentem, no dia que tomei os dois coquetéis, senti apenas sonolência excessiva, o que achei muito bom. Dormi demais. Rsrsrsrs. Abraços.

      • Vinicius
        08/05/2014 at 15:31 #

        Pri, agradeço sua atenção, e gostaria de compartilhar que graças a Deus eu não sinto dos efeitos colaterais que outros sentem, no dia que tomei os dois coquetéis, senti apenas sonolência excessiva, o que achei muito bom. Dormi demais. Rsrsrsrs. Abraços.

    • Ana
      08/06/2014 at 10:26 #

      Perguntei a mesma coisa para minha medica essa semana, se caso eu tomasse “em dobro” daria algum problema. Ela falou que não desde que nao se repita muitas vezes, pois o nosso organismo tem que aceitara quantidade do coquetel que tomamos. Se ficarmos tomando varias dose um dia e no outro tomar a dose correta, o organismo vai sentir falta do que voce havia tomado a mais e pode deixar de fazer efeito.

    • MARCELO
      13/06/2014 at 21:28 #

      Olá pessoal , desde que comecei a tomar os retrovirais o único que me deu algum efeito colateral foi o efavirenz..passei a ter zumbido tipo chiado nos ouvidos desde o primeiro dia e hpje já é o 15 dia e os zumbidos não dão sinal de sumir ….o dia todo é assim e durante a noite é pior pois é quando mais me incomodamd….alguém já teve isto? será que vai passar ? o que eu faço ??????

      • Vinicius
        15/06/2014 at 16:35 #

        Marcelo, tenha calma porque os efeitos melhoram com o tempo. Logo vc se acostuma e não percebe mais os tais zumbidos, eu percebi que apos tomar o coquetel, alguns sentidos como o tato e audição ficam mais aguçados, mas como eu disse, logo vc se acostuma. Não interrompa seu tratamento, pois o que é ruim agora, pode se tornar pior caso vc deixe de tomar seus medicamentos. Tenha calma que tudo se abranda. Abraços. Mantenha a calma e a fé. Força.

      • Marcelo Alves
        18/06/2014 at 11:46 #

        Força nessas horas.

      • alaiel2008
        18/06/2014 at 11:49 #

        Muita força nessas horas. Também vou iniciar meu tratamento, a carga vital está a 64000, está subindo.

      • ricabnu
        06/07/2014 at 15:20 #

        SIM.
        o zumbido foi o primeiro efeito da ação do EFZ que senti, logo depois da primeira dose. Na primeira noite foi bem nítido, na segunda também, depois diminuiu e agora nem sei mais se ouço isso ou não. não me incomoda. amanhã faz 2 semanas que iniciei o tratamento com EFZ + TNFV + 2 LMVD. tudo de uma vez só, antes de dormir. Os efeitos colaterais diminuem com os dias (sono perturbado por muitos sonhos, leve tonteira pela manhã.) hoje, na segunda semana, quase nem sinto isso. AGORA, O PIOR: no décimo dia, forte alergia, corpo inteiramente vermelho, muita coceira. e não tem diminuído com antialérgicos Alegra 120g + Predmisona 20g x 3/dia. é uma reação não muito frequente. o fato é… tava tudo indo tão bem até o décimo dia! agora, é bem provável que terei que trocar o EFZ. (tô em contato constante com meu infecto, não se alarmem, heh).

  2. edson
    07/05/2014 at 15:29 #

    moçada quem já se vacinou contra o virus influenza h1n1 e seus congêneres. .rs? a campanha deste ano termina dia 9/05. minha médica me recomendou várias vacinas mas li algumas coisas que me desencorajaram..rs. e agora. .vou fazer meu próximo exame será que aguardo melhorar meu cd4 ou encaro logo essa situação estando com cd4 atualmente em 380.?
    O que vcs dizem..

    sucesso!

    • Lipe Guedes
      07/05/2014 at 15:47 #

      Olá, Edson.
      Eu tomei a da gripe e a da pneumonia semana passada.
      Nenhum efeito colateral.
      Se sua própria médica recomendou, sabendo do seu cd4 e da sua saúde, acredito que você não tem o que temer.
      Quanto ao exame, acho que já li que fazer exame de cd4 após uma vacina não é muito recomendável pois pode influenciar no índice. Não tenho muita certeza disso, os mais experientes poderiam nos ajudar.
      Você poderia então fazer os exames e depois tomar a vacina.

      Abraço.

      • jos ricardo Rabelo
        07/05/2014 at 17:34 #

        Olá Edson ,então , nosso amigo tá coberto de razão,semana passada fui colher sangue pra fazer novos exames e tomar a vacina da gripe,mas eles me informaram que o exame só pode ser feito 30DIAS após a vacina. Então fiz o exame de sangue primeiro,que é mais difícil de marcar e tomei a vacina ontem. A vacina anti pneumocóccica tomei em 2012 ,a próxima só daqui 3 anos. tenho retorno no infecto dia 29 de maio,torcendo pra continuar Indetectável e CD4 bombando. qualquer dúvida podem expor se puder ajudar. Abração e muita saúde pra todos nós!!!!!!!!!!!!!!

        • edson
          08/05/2014 at 15:39 #

          Obrigado Ricardo

      • edson
        08/05/2014 at 15:38 #

        Obrigado Lipe

  3. fernando
    08/05/2014 at 01:13 #

    Tomei 4 vacinas de vez paneumo,tetano,influenza e hepatite não sentir nada só dor no local.Meu medico me aconselhou tomar mesmo não estando com cd4 ainda acima de 500.

    • edson
      08/05/2014 at 15:40 #

      vlw Fernando

  4. Jado
    22/05/2014 at 19:43 #

    Gente, tenho 36 anos descobri o virus em agosto de 2010, de lá pra cá tenho controlado o CD4 e a carga viral e agora dia 20 de maio de 2014, recebi a noticia que meu CD4 estava bem abaixo do seguro e deveria iniciar o tratamento. Bom quase 4 anos parece que realmente cai a ficha quando a gente percebe a mudança na nossa rotina, ter que tomar remedios todos os dias e tal. Comecei a tomar a sequencia indicada pela infecto e confesso to passando muito trabalho, esse Efavirenz ta acabando comigo. Tenho tomado as 22:40, 1 hora e meia antes eu janto algo leve.To tendo os sonhos mais absurdos, até engraçados, mais surreais; como tenho mania de fazer xixi durante a noite, vocês sao os unicos que podem imaginar o estado do chão do meu banheiro, pela tontura.Tenho acordado totalmente grogue, tontura absurda, e sigo assim o dia todo, Ho-rri-vel, No segundo dia tive letargia durante a noite, durante o xixi da madrugada conversei com o box q sorria pra mim ao contar que a minha vó tava gravida. Fui trabalhar, sou professor, dia todo em pé dopado, drogado, chapado, bebado. Isso que nao bebo, nao fumo nao cheiro. Sei que aqui é um espaço de incentivo, mas gente ta complicado e a vontade de desistir, colocar um pijama e esperar a morte chegar…

    • Helder
      22/05/2014 at 19:50 #

      Jado, não pense assim passa.. Tenho quase dois meses com o tratamento anti-retroviral e já não sinto mais nada, em mim os efeitos foram menores, só na 1 semana q tive sonhos estranhos e letargia…Dps tava normal… Tenha força que passa e depois vc vive uma vida normal. Acompanhamento psicológico também é muito importante nesse começo de aceitação do tratamento, vá por mim…. e no mais se acostuma.. O HIV/AIDS não é uma sentença de morte, quando tratado é como e fosse uma doença crônica… Adote hábitos saudáveis e você vai ver que tudo vai melhorar e que se tem uma vida inteira pela frente…Não sou pesquisador, mas acredito que já estamos perto da cura…

      • Jado
        23/05/2014 at 12:00 #

        Helder obrigado pela força. mas gente 3 dia ja foi to indo pro dia 4. Confesso que dormi e acordei melhor, mas essa tontura absurda durante o dia ta muito difícil, muito complicado. Sem animo, sem vontade pra fazer nada, Hoje até náusea me deu, ainda bem que hoje é sexta, ma só em pensar da semana que vem ser toda assim me desespero. Nao tem nada que possa se fazer pra acabar com essa tontura gente? Olha parece q o peso da descoberta da doença veio todo agora. Sentimento de culpa, de raiva, indignação por ta passando por isso e sem previsão de melhora… desculpem o desabafo mas optei por esconder o diagnóstico e as vezes me passo

        • Carlos
          23/05/2014 at 12:19 #

          Jado mantenha a calma, faço uso do seu esquema há cerca de 05 meses… A primeira semana de fato é o período mais conturbado, pois é a fase que o organismo adapta-se aos medicamentos e os efeitos colaterais são muito mais fortes e realmente atrapalham nossa rotina… Passei por tudo isso que você cita em seus depoimentos.

          Mas te falo por experiência e com propriedade, a partir do 8º dia você já irá notar uma diminuição considerável dos efeitos, e pode até mesmo não sentir mais nenhuma tontura, como o meu caso, portanto seja forte, tome o esquema direitinho, se alimente bem e durma o melhor possível.

          Mantenha a calma e certamente você irá superar, pode ler os depoimentos de outros colegas e verificará que nos primeiros dias de tratamento é normal todos esses efeitos.

          Boa sorte e força.

        • Regina
          23/05/2014 at 14:52 #

          Não se desespere, meu filho está no décimo dia, e se sentindo muito melhor.
          O silêncio é muito difícil , procure um psicólogo , ajuda bastante desabafar.
          Estaremos sempre aqui em cooperação mútua.

          • Jado
            26/05/2014 at 23:07 #

            Regina Muito Obrigado pelo apoio. Acabei de tomar o remédio pelo 8° dia, espero que amanha esteja melhor.

    • Regina
      23/05/2014 at 14:45 #

      Esses sintomas são comuns nos primeiros dias, a tendência é passar. Converse com seu médico . Não desista do tratamento,tudo é uma questão de adaptação e tempo.

    • edson
      23/05/2014 at 16:21 #

      jado esses efeitos vão passar. fiquei por um mês assim. .hoje não sinto as tonturas..nauseas..nem sonhos vividos. Não desista do seu tratamento querido. siga em frente. a única coisa que continua é um desconforto intestinal de manhã e minha glicose que aumentou. Há 4 meses estou no esquema efavirenz Lamivudina e Tenofovir. Não desista pfv..abraço

      • Jado
        26/05/2014 at 23:08 #

        Edson, obrigado pela força. hj tomei a 8° dose tomara q logo passe…

    • Neuri
      13/07/2014 at 04:09 #

      Oi Jado podemos conversar por e mail se possivel??? trocar ideias é muito bacana…

  5. Carlos
    23/05/2014 at 12:25 #

    Só um detalhe, hoje em dia já não sinto mais nenhum dos efeitos colaterais, me sinto super bem com o tratamento.

    A dica que dou é tomar o efavirenz antes de dormir, já que este não tem horário pré determinado, pode ser tomado a qualquer hora, o importante é tomá-lo todos os dias.

  6. Vladimir
    25/05/2014 at 00:06 #

    Boa noite !! Estou meio desesperado. meu ultimos resultados de cd4 e carga viral sao cd4 288 e cv 700000. iniciei no dia 20-05 a terapia com o efavirenz, o tenofovir e a lamivudina (02) tomando todos a noite. tive uma urticaria que coca e nao me deixa dormir mesmo com os anti histminicos allegra e polaramine. estou em contato com meu infecto e ele me mandou tomar normalmente o tenofovir e a lamivudina sem usar o efavirenz. pois bem sao 0005 e eu sinto a urticaria, nao numa intensidde como ontem, mas ainda e forte. eu hoje nao tomei nenhum anti histaminico. estou com medo de meu organismo nao aceitar os arvs. preciso deles e quero me tratar. mas tenho muito medo de rejeitar…. se alguem puder me ajudar ……

    • Vinicius
      25/05/2014 at 00:39 #

      Boa noite, Vladimir, eu comecei meu tratamento em dezembro do ano passado, também com efavirenz + tenofovir e lamivudina (02). Quando comecei a me tratar meu cd4 estava em, acredite, 03 e minha carga viral era de 95.000, no segundo exame que fiz em março desse ano meu cd4 havia subido pra 36 e minha carga viral havia caído pra 70.000. Segundo minha infecto, com esses resultados era pra eu estar no mínimo em uma cama de hospital, no entanto nem dores de cabeça eu sentia e só descobri ser soro positivo uma semana antes de começar o tratamento. Essa urticaria que vc relata sentir, eu também sentia, uma coceira infernal, principalmente a noite, após o banho e quando estava suado, minha pele parecia farelo de pão, era passar a mão e eu via farelo de pele seca caindo, segundo minha infecto era por conta do cd4 baixíssimo. Enfim, ela me aconselhou o seguinte, tomar apenas um banho por dia, agua morna pra fria e de no máximo cinco minutos, com sabonete neutro liquido e após o banho passar no corpo um remédio liquido chamado tetmosol, e após passar esse remédio no corpo todo, passar creme de pele, passar bastante hidratante ao longo do dia. Segui as recomendações e em questão de uma semana minha pele melhorou 98%, a coceira praticamente não existe mais. Converse com seu médico e veja com ele se essas recomendações podem te ajudar. E continue com os anti-alérgicos. Espero poder ter te ajudado de alguma maneira. Ah, evite ao máximo coçar a pele, mesmo que seja só passando a mão. Boa noite, abraços e tenha fé que tudo melhora. Abraços.

      • Vladimir
        25/05/2014 at 00:57 #

        Muito Obrigado Rapaz !!!! Vou tentar conversar com ele !! Se bem que sendo sincero mesmo hoje nao tomando o efavirenz ainda sinto muito a urticaria pois deixei de tomar tbm o polaramine.. segunda conversarei com ele…

        • Vinicius
          25/05/2014 at 01:10 #

          Bem, eu nunca deixei de tomar o efavirenz e suspendi o uso do anti-alérgico a pouco mais de duas semana. Mas seu médico saberá o que é melhor pra vc.

          • Vladimir
            25/05/2014 at 03:46 #

            pior que a coceirA E A MESMA SENAO PIOR .. ESTOU MAIS UMA NOITE EM CLARO.. NAO SEI O QUE FAZER.. PELA MANHA VOU ACIONAR MEU INFECTO POIS ESTOU SEM SABER O QUE FAZER
            OBRIGADO MESMO

      • Vladimir
        25/05/2014 at 03:57 #

        NA BULA DO TETMOSOS ELE E INDICADO PARA CHATOS PIOLHOS, ETC SARNA…. NAO EXISTE NADA DE ERRADO NAO ?? ESTRANHO NE
        TO MORRRENDO DE ME COCAR SEM VERMELHIDOES NA PELE

        • Filhosorop
          25/05/2014 at 19:39 #

          Exatamente, o Tetmosol é para sarna, e não é o seu caso. Use o hidratante para pele extra seca.

      • bynhorcs
        24/06/2014 at 13:53 #

        oi Rafael, passando pra dizer que curto muito suas respostas, acho inteligente e sensatas… sou novo por aqui e estou curtindo muito o que leio…

    • Filhosorop
      25/05/2014 at 19:31 #

      Neutrogena Hidratante para pele extra seca após o banho de água morna alivia esses sintomas. Não esfregue nem coce o local. Tudo isso é passageiro. Não desista nunca!

  7. Fabio
    26/05/2014 at 13:10 #

    i
    Boa Tarde Pessoal, tenho 27 anos sou de Florianopolis SC descobri o HIV em 12/2013 meu primeio exame de CD4 328, comecei o tratamento com os retrovirais dia 09/05/2014 efavirenz Lamivudina e Tenofovir todos tomo a noite por volta das 22hs, senti todos esses sintomo as tontura,sonhos estranos e naúseas, porem na quinta passada 22/05 comecei até uma alergia de leve mais na parte das costas , braços, e torax…. minha consulta com o medico é apenas 06/06… gostaria por favor que vcs me ajudassem se paro de tomar os remedios e aguardo a consulta com o infecto, ou continuo tomando??? ( a alergia nao se intensificou e parece que esta sumindo, porem ainda tenho algumas marquinha vermelhas na pele, já aconteceu isso com vcs?) oque devo fazer?
    Desde já obrigado pela atenção….

    • Helder
      26/05/2014 at 14:21 #

      Fábio, Nunca pare de tomar seus remédios sem a orientação do seu infectologista pois pode criar resistência do vírus e isso é muito ruim… Aconselho que procure um dermatologista, pois ele irá te orientar melhor acerca do que fazer em relação a alergia (se realmente , for) conte a ele tudo… Eu tive esses efeitos na pele mais foi muito de leve mesmo..mas nunca deixe de tomar seus remédios..

      • Fabio
        26/05/2014 at 15:19 #

        Oi obrigado pela resposta, eu pensei mesmo em não parar, vou continuar tomando os remédios, até pq a alergia parece estar passando agora só tem algumas manchinhas avermelhadas na pele… E quando eu consulta com infectologista eu mostro a ele… Obrigado pela ajuda, talvez seja normal pq fazem apenas 15 dias desde o início do tratamento…

    • Gra
      26/05/2014 at 16:27 #

      Olá Fábio, também sou de Floripa, e descobri a soropositividade há 1 mês e pouco, não conheço ninguém HIV+ e gostaria muito de ter alguém pra conversar, falar sobre o q estou passando… se vc quiser talvez possamos conversar… trocar experiências… grapositividade@bol.com.br

      • Jado
        26/05/2014 at 23:12 #

        Gra e Fabio tb sou de Floripa e to assim tb, sem abrir meu diagnóstico pra ninguém. seria legal conversar sobre o nosso cotidiano com essa nova realidade. anotem ai meu e-mail: jado.floripa@hotmail.com

        • Jado
          26/05/2014 at 23:12 #

          Gra e Fabio tb sou de Floripa e to assim tb, sem abrir meu diagnóstico pra ninguém. seria legal conversar sobre o nosso cotidiano com essa nova realidade. anotem ai meu e-mail: jado.floripa@gmail.com

        • Filhosorop
          27/05/2014 at 14:37 #

          Que bom vocês serem da mesma cidade e poderem conversar. O silêncio é triste e ruim, é importante desabafar e aliviar um pouco a ansiedade e preocupação inicial. Aos poucos e com muito cuidado com a medicação, exercícios físicos e alimentação, tudo se normaliza. A vida continua da mesma forma, por isso, não se isolem.

          • luiz
            29/05/2014 at 01:13 #

            me add também , sou do Rj , ma eu adoro passar minha energia positiva , meu lado exagerado em tudo , se quiserem add , meu skype é lcarlos-rj@hotmail.com

        • bynhorcs
          24/06/2014 at 14:30 #

          Gra, Fábio e Jado, sou de Joinville, não tão longe…. tenho muita dificuldade em abrir meu diagnóstico tbm… podíamos trocar essa experiencia nova…. se quiserem, meu email: bynho@hotmail.com, vc tbm eh bem vindo Luiz…. abração

    • Filhosorop
      26/05/2014 at 21:09 #

      Nunca pare com a medicação! Esses sintomas são comuns no início, tudo passa com o tempo.
      Use um bom hidratante, evite banhos quentes, não esfregue nem coce a região.

    • luiz
      29/05/2014 at 01:20 #

      fabio , desculpe a resposta , mas assim … onde vc se trata ? quem é a sua medica ? quando vc começou a se tratar , não explicaram a você sobre uma coisa ? Este tratamento é pra sempre . cara !!!!! Nunca pare de tomar isto , não vá criar uma resistência ao vírus HIV . Vc deve procurar uma emergência . Desculpe responder desta forma , mas as vezes , acho que as pessoas não conseguem enxergar a gravidade e a real situação da AIDS . temos que pensar positivo , SEMPRE , porém precisamos ter em mente que isto não é brincadeira . E neste site aqui ninguém tem embasamento pra te dar conselho se vc deve parar de tomar seus remédios . Cara ! as vezes vcs precisam ouvir certas respostas pra acordarem pra vida . Vai numa dermatologista , num emergência , sei lá , Sua vida é mais importante que qualquer coisa . Desculpe a sinceridade , beijos , se quiser add no skype lcarlos-rj@hotmail.com , não liga não que souu assim mesmo

      • bynhorcs
        24/06/2014 at 14:01 #

        Um choque de realidade necessário… parabéns Luiz

    • bynhorcs
      24/06/2014 at 13:58 #

      Oi Fábio, estou num mesmo lance que o seu, tenho 35 anos, moro em joinville e descobri recentemente tbm… tomo as três medicações e sinto coceira no rosto, principalmente testa que descama muito, não estou tomando nada para a coceira, mas estou utilizando muito hidratante. O aspecto está melhorando muito, mas não penso um segundo em parar as medicações… pois imagino que está ruim com, acredito que seja pior sem… no mais todos por aqui falam que é temporário apesar de que cada um reage de uma forma. Continue firme e forte

  8. luar
    27/05/2014 at 01:30 #

    Ola! Boa noite! Hoje conheci o blog, pois estava pesquisando sobre o assunto. Recebi o resultado de minha sogra no 01/2014 e hj ao leva-la pra sua consulta recebi os seguintes resultados . Cd4 270 e CV 218430 ela já tem um mes tomando médicação, estou preocupada com ela por conta da idade dela que é de 60 anos e porquê ela já pegou uma doença oportunista a Tuberculose. Alguém pode me ajudar me explicando mais sobre estes resultados?
    E o pior de tudo e que na cidade onde moramos ta semos rremédios e ela só tem até amanhã.

    • Filhosorop
      27/05/2014 at 14:41 #

      Vocês devem consultar o médico dela, pois ela não pode ficar sem a medicação. Oriente-se também no CÔA de sua cidade.
      Espero que consigam.

  9. luar
    27/05/2014 at 16:18 #

    Para ser mais claro o que seria CÔA, pois procurei agora pela manhã ate o ministério publico, mas infelizmente foi em vão.

    • Filhosorop
      27/05/2014 at 19:59 #

      Em que cidade vocês moram?
      CÔA é o Centro de Orientação e Assistência a DST/aids, procure o mais perto da sua cidade, tem a relação no site do Ministério da Saúde .

      • Riccardo
        28/05/2014 at 09:34 #

        amigos, bom dia, que a paz de Jesus acalente nossos corações, sigamos com nossos tratamentos, trocando informações sem deixar de ter em nossos medicos as peças mais importantes em nossa conduta medicamentosa, tomo meus atrvs desde feveireiro de 2014, ja relatei aqui parte de minha historia, é dificil de mais ne gente, mas tenhamos fé em Deus e coragem para proseguirmos em nossa caminhada.
        Acredito que logo venha a cura e todos nós seremos muitos abençoados….
        desejo muitas bençãos em forma de saúde e equilibrio espiritual à todos…
        …e digo a vocês o que repito sempre a mim mesmo…

        CORAGEM É A ARTE DE TER MEDO SEM QUE NINGUÉM PERCEBA.

        abraços fraternos a todos voces.

        • Filhosorop
          28/05/2014 at 09:48 #

          É por acreditar na cura que todos devem aderir ao tratamento, pois estarão saudáveis, para receber a tão esperada vacina. Fé em Deus e coragem.
          Não vacilem e não se desesperem.
          A vida continua, planejem, sonhem, sejam felizes!
          Um beijo de mãe no coração de cada um!

  10. luar
    27/05/2014 at 16:21 #

    A medica dela disse que ela não pode ficar sem tomar as medicações, porem ela está de mãos atadas.

  11. luciana
    28/05/2014 at 22:27 #

    oi me chamo luciana descobri minha sorologia durante o pré-natal,meu bebe ja esta com 5 meses e graças ao tratamento com kaletra ,tenofovir e lamivudina ela não tem nada .não tenho nenhum efeito colateral ate agora,mas andei lendo umas coisas sobre quem toma o coquetel durante um tempão o corpo começa a ficar deformado,pois aumenta muito os triglicerídios etc,tem pessoas que ficam ate com uma saliência na parte de traz das costa perto do pescoço,sei que precisamos dos remédios,conviver com a doença não é fácil ,mas ter que ficar defeituosa ,não sei mas se aguento.alguem pode me responder se isto é verdade porfavor?

    • Helder
      28/05/2014 at 23:53 #

      Luciana, este efeito chama-se lipodistrofia e não ocorre em todos os pacientes com HIV, pode ocorrer ou não, para prevenir tal efeito colateral o paciente deve ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos..Porém seu infectologista pode oferecer maiores informações…Bjs

      • Ivan
        29/05/2014 at 09:57 #

        Helder, realmente a lipodistrofia, bem como todos os efeitos colaterais, não são regras. Eu por exemplo, tive muita zonzura com o Efavirenz, mas passou em pouco mais de um mês. Também tive anemia por causa do Zidovudina; o infectologista trocou por Tenofovir e a anemia passou. Quanto à lipodistrofia também não tive problemas. Estive um tempo internado na UTI e perdi muito peso nesse período. Pouco depois que saí da internação recuperei todo o peso perdido, mas meu rosto está até hoje mais fino do que era antes. Isso deve ser efeito da lipodistrofia, mas é bem discreta, quase não percebe-se e eu, particularmente, achei bem legal, pois fiquei com um rosto mais afinado e com uma aparência melhor. Se quiser trocar ideia, meu e-mail é ivalper@bol.com.br. Abraço e fique com DEUS!

    • Gra
      29/05/2014 at 08:55 #

      Bom dia Luciana… Graças a Deus seu bb nasceu saudável!!! Também descobri minha soropositividade na gestação, estou de 29 semanas e descobri há 6 semanas. Faço o uso da mesma medicação. Por curiosidade e talvez ansiedade, com quantas semanas vc iniciou o tratamento? E qual era sua CD4 e carga viral no parto? Essas são coisas que ainda me deixam bem apreensivas em relação à minha filha…

    • Greta
      29/05/2014 at 16:34 #

      Oi Luciana, tudo bem?
      Tbm descobri minha sorologia no pré natal, meu bebê esta com 10 meses e ja fez as duas CV, que deu indetectavel. Agora estou aguardando ele ter mais de um ano para fazermos o exame final. Vc ja fez na sua bebê?
      Bjs

  12. luiz
    29/05/2014 at 01:27 #

    Estou afastado deste blog por um certo tempo devido a faculdade , mas li sobre algumas coisas . gente ! quanta falta de informação ! Meu Deus ! Vcs precisam trocar experiências sim , mas precisam estar mais atentos a sua doença , a sua condição de soro + lutar pelos seus direitos , correr atrás , não se lamentar atrás de uma tela . problemas todos nós temos , vamos ter , soros – e soros + , cara , vai ser a mesma merda de vida pra todo mundo , então fazer o quê ? Agora , na hora que bater a depre , vem aqui , joga pra fora , vai no amigo do skype , joga pra fora , arranja novas amizades , mas de nada adianta criar falsas amizades , vivr personagens que não existem através de uma tela porque no fim , a máscara sempre cai e o final é sempre a solidão do silêncio . Tenho lido cada pergunta sem sentido aqui que fico passado . será que nosso país está formado por ignorantes , gente !!!!!!!! guarde suas dúvidas pros infectos , e sim as trocas de experiências pros amigos ( colegas aqui ) , grande beijo , meu skype é lcarlos-rj@hotmail.com ” Mentiras sinceras não me interessam ” já dizia o poeta

    • Gra
      29/05/2014 at 09:05 #

      Bom dia Luiz, respeito seu ponto de vista, mas acho que quem posta aqui suas dúvidas mais absurdas ao seu ponto de vista, são pessoas desesperadas, sem chão, que apesar de terem seus infectos acabam por consultá-los apenas 1 vez por mês (este é o meu caso), o desepero e a ansiedade não os deixam esperar. Muitos deles não tem condições psicológicas muiitas vezes para procurar ajuda. Descobri minha soropositividade a pouco mais de 1 mês, e graças a Deus e uma amiga estou conseguindo me manter em pé, mas como você mesmo sabe, não é nada fácil este primeiro impacto. Sinceridade é uma qualidade, mas dependendo como utilizada pode machucar quem já está com os sentimentos bem debilitados. Fique com Deus, que ELE nos abençõe…

      • Ivan
        29/05/2014 at 09:46 #

        Ótimo comentário! Parabéns!!!

        • Gra
          29/05/2014 at 13:23 #

          Obrigada Ivan… ;)

  13. fabricio
    29/05/2014 at 13:39 #

    gente . quando descobri tbm minha sorologia . fiquei muito apreensivo sobre essa tal de lipostrofia. ai quando retornei com meu infecto .perguntei sobre isso. ele me disse para parar d ler essas informacoes antigas. isso era com os antigos metodos d medicamentos . o novos nao fazem mas isso. fiquei bem mas tranquilo .

  14. Junior
    30/05/2014 at 17:19 #

    Estou começando a tomar os remedios para o HIV, gostaria de saber, tomo o Efavirenz com estomago cheio ou vazio?

    • Vinicius
      30/05/2014 at 18:59 #

      Cheio, mas evite comer coisas gordurosas antes do efavirenz.

    • Ivan
      02/06/2014 at 08:24 #

      Junior,
      Para mim pe indiferente tomar o Efavirenz com o estômago cheio ou vazio. Não há problema com a eficácia do medicamente, mas com relação aos efeitos colatearis não sei se pra todas as pessoas é assim. Converse com seu infectologista.
      Abraço e fique com DEUS!

  15. Douglas Mainardes
    31/05/2014 at 06:26 #

    Olá pessoal, vejo que existe aqui muita INFORMAÇÃO EQUIVOCADA. Primeiro que o HIV hoje é uma doença CRÔNICA, semelhante ao diabetes (só que melhor, porque este com o tempo os remédios param de responder, e o HIV não), pressão alta, gastrite, etc. NÃO HÁ MOTIVO PARA PÂNICO, o pior de tudo é o preconceito que a sombria “era Cazuza” gerou nos anos 80. Vários médicos que converso dizem (pesquisem) que se nada mais fosse descoberto, a síndrome hoje estaria totalmente sob controle. Hoje só morre de AIDS quem realmente não possui hábitos saudáveis e não leva o tratamento a sério, como um diabético que insiste em ingerir doces. Felizmente no meu caso tive a feliz notícia que estou entre aqueles que o HIV não irá se desenvolver, ou seja, não chegará ao estágio AIDS (embora possa transmitir se não administrar os medicamentos). Meu CD4 nunca foi inferior a 1400 e minha CV hoje é indetectável, o que, tecnicamente falando (segundo estudo publicado no site do Dr. Dráuzio Varella), não transmito mais o vírus. Essa é a grande vantagem de levar o tratamento a sério. Também é sabido que a cura já existe (segundo uma médica cliente minha), mas infelizmente interesses industriais bilionários estão aguardando o momento oportuno para soltar. Até lá, levem seu tratamento com disciplina e estejam certos, SÓ MORRE DE AIDS QUEM QUISER. Uma informação importante: o Ministério da Saúde neste ano DETERMINOU que todo aquele que tiver confirmado HIV não necessita mais aguardar sua imunidade cair abaixo de 500 como ocorria antigamente, ou seja, cair numa cama de hospital, para ter seu tratamento iniciado, podendo ser IMEDIATAMENTE começado se o paciente assim o desejar, e foi justamente o que eu fiz. O objetivo é tornar todos indetectáveis e assim reduzir o número de contágios. Leia a notícia aqui: http://oglobo.globo.com/pais/ministerio-da-saude-anuncia-novas-acoes-para-tratamento-da-aids-10936176. Boa sorte
    amigos.

    • Jovem Soropositivo
      02/06/2014 at 00:57 #

      Douglas,
      Os posts do blog vão de encontro com o seu comentário… Não entendi onde está o equívoco.

    • Vinicus
      02/06/2014 at 01:41 #

      Douglas, não veio por meio deste iniciar uma discussão ou crítica-lo, longe de mim. Mas, eu tenho certeza que tudo que é postado no blog não é feito de maneira leviana. Outra coisa, se basear em informações do -O Globo-, eu não acredito ser uma “boa ideia”, visto que tal jornal seja impresso ou virtual é um produto da emissora Globo, que, é um canal de noticia que só publica aquilo que lhe é conveniente. Enfim, repito, não quero iniciar uma discussão sobre o assunto. Boa sorte pra você também. Que Deus esteja contigo.

    • Ivan
      02/06/2014 at 09:44 #

      Bom dia, Douglas! Ótimo teu comentário! Parabéns! Se quiser trocar ideias comigo, meu e-mail é ivalper@bol.com.br.
      Abraço e fique com DEUS!

    • luiz
      15/06/2014 at 01:57 #

      Cara ! De boa , Não entendi seu post .O blog sempre foi direto nos assuntos . Em relação a sua informação sobre a nova resolução da OMS , Antes desta , houve outra pra Cd4 abaixo de 350 . Você deveria estar mais informado Em relação a cura , sinto desanimar , mas cura ….. você acha mesmo , acredita na sua cliente ? Que credibilidade ela tem ? quem é esta mulher A minha Infecto fatima ferreira , infecto há mais de 30 anos é bem objetiva neste assunto , ( Mestre em infectologia , ex professora universitária ) não só ela como outras colegas . gente da antiga , com credibilidade Outra coisa , igual a você , MILHÕES de pessoas no mundo estão na mesma posição que você querido . Não transmitem mais O HIV e não chegam a ter a AIDS . Ter HIV e AIDS é bem diferente . vc não é nenhum privilegiado , sorry Você tá lendo posts de pessoas que colocam filhos no mundo não infectados . Me desculpe , mas eu senti um pouco de Superioridade no seu comentário e redundância . Essa frase de só morre de AIDS quem quer . Cara , todo mundo sabe disso , mas há pessoas ainda neste mundo , na merda deste mundo que vivem em situações precárias , que não tem informação ,e que mesmo com toda informação ainda pegam essa porra de vírus . cara ! Olhe por essas pessoas que não possuem um atendimento particular , que passam por situações constrangedoras em hospitais públicos , todos nós temos que nos unir por uma única causa . Aqui nesta merda , neste mundo de Hiv onde não tem inocentes nem culpados , Por favor não venha se fazer de o corretinho . Eu acho que hj em dia é muito pior que a era Cazuza pois naquela época , as pessoas não tinham informação e agora que tem ainda continuam por aí transando igual a ….. Querido !!!!!!!!!!!!! vangloriar-se de um cd4 alto , tem gente aqui que o esquema não funciona , gente que chegou a beira da morte , pessoas que estão com problemas devido a Aids , pessoas que perderam parte da sua vida , algumas ficam loucas , outras se entregam a drogas , já outras sofrem a pressão da medicação e outras levam de boa . RESPEITO porque a sua dor não é menor , nem menor do que a de ninguém aqui . MR RIGHT !vc deveria ler menos artigo do Globo e frequentar mais congresso , ler entrevistas , pegar um bom livro , assistir palestra antes de criticar e sair falando um monte de merda . # falei tudo que achava # , aliás quem me conhece do skype sabe minha reação não seria diferente .

    • bynhorcs
      24/06/2014 at 15:02 #

      ótimo post Douglas, adorei… se puder passar seu email pra trocarmos idéias. o meu é bynho@hotmail.com

  16. Ana
    08/06/2014 at 10:53 #

    Tenho 19 anos e com 6 meu pai descobriu que eu tinha hiv. Pouco depois de me ter, minha mae engravidou de gêmeos (não era uma gravidez esperada), mas como ela tinha o utero pequeno sofreu um aborto espontâneo, e perdeu muito sangue. Ela é mais dois pacientes no hospital receberam sangue de um doador, e na epoca não faziam testes para ver se o sangue era contaminado ou nao, e minha mae e essas duas pessoas foram contaminadas, mas só cinco anos depois a doença foi descoberta e por conta da imunidade baixa minha mãe nao resistiu e falesceu. Claro que teve outros fatores, como um deles foi ter desistido do tratamento inúmeras vezes e porque ela era fumante. Eu contrai o virus da minha mãe atraves da amamentação, mas o incrível foi que depois do ocorrido meu pai continuou tendo relações com ela, e ele nao foi infectado. Ele quis se insccrever nestes testes que fazem para descobrir alguma chance de cura, mas tres rapazes ja tinham inscritos e os tres acabaram sendo infectados. Quando comecei o tratamento minha carga viral estava bem acima dos 20MIL/ml. Mas graças a Deus consegui controlar e fiquei por anos com a cv negativa. Mas quandi eu tinha uns 12 anos, que comecdi sair com minhas amigas.. eu deixava de tomar os remedios por esquecer, era o didadosina e zidovudina. Nunca tive nenhum efeito colateral, mas por conta de eu tomar “de vez em quando”, minha imunidade caiu quando estava com 16 anos (durou um bom tempo até), e peguei uma pneumonia que quase me matou. Entao a dra decidiu mudar os medicamentos para um mais forte. Foi horrivel, eu tomava os medicamentos e eles ja voltavam. E quando nao voltavam eu passava o dia com uma sensação de mal estar. E eu tive medo de tonar os medicamentos. Com um mes que fiquei sem tomar os remedios minha cv. Foi pra quase 1800. Então novamente a dra mudou meu medicamento, agora estou tomanto o ritovanir, atazanavir, efavirenz e mais um que nao me lembro o nome. Sinceramente esses remedios acabaram comigo. Minha pele e meus olhos ficam amarelados. A partir do momento que tomo o remedio ja começo a ficar enjoda e tenho que voltar dormir por mais 30 minutos para amenizar o efeito.. mas mesmo assim é muito ruim. A dica que eu dou é, por mais que seja chato, mesmo que esqueça, tomem os medicamentos mesmo atrasados. Mas não se acostumem com isso, me arrependo muito de ter perdido o didadosina e zidovudina. Eram perfeitos para mim. E hoje estou pagando pelo meu erro de não ter ligado para os medicamentos. Então tentem fazer o possivel para que isso nao aconteça.

    • Alisson
      20/06/2014 at 01:29 #

      Ana meus olhos tb ficaram amarelados com um mês tomando Atazanavir…mas depois voltaram ao normal, fique forte menina!!! Abraços.

  17. Paulo
    13/06/2014 at 08:14 #

    bom dia…descobri a 4 dias o virus e ja concordei com o medico com o medico de imediato começarmos com o tratamento por eu estar com sintomas avançados, por favor alguem me ajude se os sintomas q venho sentido sao normais…nao consigo comer nada e qunado como me causa vomitos alem de muitas dores de cabeça isso e normal…e dura qto tempo?…desde ja obrigado.

  18. edson
    15/06/2014 at 19:48 #

    seu organismo leva mais ou menos um mês pra dar uma estabilizada, mas isso não é regra, Tente se acalmar, tome nos horários regulares e alimente-se com coisas saudáveis. Logo logo isso vai diminuir ou mesmo ate passar, digo dos efeitos
    Um abraço e sucesso!

  19. lucia
    15/06/2014 at 22:19 #

    Olá! há um mês soube que sou soropositiva, e ainda não tive a consulta com um infectologista, ainda vai ser no dia 27, quase dois meses apos a descoberta, sempre demora a 1º consulta com o especialista?? tem momentos que me sinto só? já estou indo a psicoterapeuta, mas tem momentos que é horrível..tem algum grupo de apoio aki em joão pessoa-pb? agradeço pela informação..um forte abraço!

  20. LUIS CARLOS ALVES PIMENTA
    17/06/2014 at 01:56 #

    meus amigos eu tambem sou soro positvo com fe agente checa la não desisda beij

  21. Deprimido
    17/06/2014 at 12:21 #

    Ola Lucia, eu descobri que sou soropositivo no dia 03/06/2014. Concordo com voce que a solidao eh o mais angustiante item de toda esta fase. Eu ainda nao fui procurar um terapeuta, mas esta na lista a fazer. Nao sei como eh ai onde voce mora, mas para mim, no dia que meu medico geral falou que meu resultado veio positivo, a consulta com meu infecto foi marcada imediatamente. Em 5 dias.
    Refiz exames, e amanha, dia 18/06 tenho outra consulta com ele para ver carga viral.
    Sei que eh assustador a espera, mas busque todas informacoes possiveis. Voce precisa fazer os exames sempre.
    abraco e boa sorte.

    • luiz
      18/06/2014 at 18:39 #

      Oi ! para deprimido A primeira coisa que você pode começar a fazer pra se ajudar é a seguinte : Mude agora o seu nick , assumir a posição de derrota só vai te prejudicar . Raapz , me desculpe , mas agora não há como voltar atrás , eu sei que falar é fácil , mas eu também tenho esse vírus latente dentro de mim , já tive uma depressão horrível , mas eu não me permiti , eu busquei ajuda , eu fui atrás , vejo que vc ainda quer ver um terapeuta , Váaaaaaaaaaaaaa logo !!!!! vc ainda tem essa oportunidade , muitos aqui não podem ter . Sabe o que eu fiz ? enfiei a porra da minha mente em estudos , parei de pensar em besteira , estou super bem , quem me conhece do skype sabe que sou de boa , falo pra caramba , não gosto de perder tempo com pessoas sem conteúdo , sei escutar , mas gosto de falar e muito . Não julgo , mas opino quando escuto alguma merda e na maioria das vezes acabando escutando o vacilo de uma pessoa , a gente acaba sabendo que uma pessoa fez aquilo , ou outra coisa e até entende o porquê de tanta gente estar contaminada , mas não julgo , a falta de informação ainda é enorme . isso é uma coisa que me preocupa . Pessoas que acham que um dia vão poder de parar de tomar o remédio . NÃO !!!!!!!! esse tratamento é para o resto da vida . Até que se encontre a cura . A sua pergunta foi se vai ter que ficar sempre fazendo exame . depende . Se vc levar seu tratamento a sério , 3 a 4 vezes ao ano e só . Depende de você . No começo você vai mais vezes , depois não , vai espaçando mais as consultas . PELO AMOR DE DEUS ! Não caia na ignorância de transar sem camisinha , mesmo que com namorados (as) soro + , depois vc conversa com seu medico sobre isso . Enfim , cuide -se , viva , aceite essa condição , saia detrás desse nick de deprimido e encare a realidade , Na vida ou você bate nela ou vocÊ apanha dela . It´s up to you . É com você querido ! enquanto eu estava escrevendo este post pra você , milhares de pessoas no mundo estão sendo infectadas pelo , HIV , Sorry dizer isso pra voce neste momento , mas querido A vida é assim . LEvanta daí , vai procurar ajuda sim . TEr hiv não é uma sentença de morte , também não é um prêmio da loteria , mas fazer o quê ? Querido , já fui criticado aqui por ser sincero , mas elogiado por muitos por ser assim . Se quiser me add no skype lcarlos-rj@hotmail.com quem me conhece sabe que não sou de meias palavras , beijos , BOA SORTE NO SEU TRATAMENTO VAI DAR TUDO CERTO .

  22. Bruno
    18/06/2014 at 11:31 #

    Bom….. nem sei por onde começar…… tenho 26 anos e sou de Campinas/Sp…. descobri minha soropositividade a 1 mês (02/06/2014) meus primeiros sintomas do HIV foram manchas vermelhas na minha pele…. em geral manchas pequenas, que não doíam exceto uma macha na minha coxa direita no qual começou a aumentar de tamanho…. achei estranho e por isso fui procurar uma dermatologista…. fiz uma BIOPSIA e o resultado não foi nada bom…. fui diagnosticado com SARCOMA DE KAPOSI… um tipo de câncer associado ao HIV claro que receber essa noticia não é nada fácil, chorei muito nos primeiros dias, sentimentos de frustração, e sonhos perdidos eram muitos fortes em minha cabeça,agradeço a Deus pois tive e estou tendo muito apoio familiar “fundamental” pra minha aceitação,ontem foi minha primeira consulta com minha infectologista…. no qual iniciou minha medicação antitrovirais-TENOFOVIR+LAMIVIDINA(2) + EFAVIRENZ………. bom como muitos aqui… também estava muito apreensivo em relação ao EFEITOS COLATERAIS… vi que os efeitos são bem semelhantes aos que eu senti… tive sonhos HORRÍVEIS …… e quando acordei a sensação de tontura e sonolência são bem presentes…. e que prolongam o dia todo….. mas estou confiante que vou me adaptar aos remédios………… so quero ficar bem e continuar minha vida…….. graças a Deus mantive meu trabalho aonde posso ocupar minha mente……estou tentando fazer coisas que eu gosto como ir ao cinema ouvir musica ( mariah carey tem me ajudado muito rsrsr) bom gente gostaria de trocar experiencias
    meu email é laioraiox@hotmail.com…. Deus Abençoe a todos e de muita força pra continuar nessa caminhada……………….

    • luiz
      18/06/2014 at 18:48 #

      Vai passar , vai dar tudo certo . logo sua carga viral vai estar zerada . Chato esse lance de Sarcoma de Kaposi , mas cara tudo na vida tem uma razão , tenta levar isso com muita fé , e fazendo isso aí , vivendo a sua vida , ouvindo a Mariaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh , indo ao cinema , namorando , fazendo sexo com preservativo e se informando sobre a sua , sobre como não se prejudicar mais ainda . ter uma relação bem aberta com seu médico . franca , de amigo , pois é com este profissional que vc vai lidar pro resto da sua vida , abraços

      • leandro
        19/06/2014 at 07:54 #

        Ola tenho 25 anos soube que era hiv + faz 14 dias com muita diarreia já estou internado há 3 semanas vou fazer o cd tomo os remédios desde o dia 6/6 tive sonolência sonhos mas agora não tenho mais esses efeitos vou me tratar estou aqui curando uma esofagite infecciosa tipo 1 de kodsi alguém já teve isso a dor de barriga não vai embora abraço.

    • Positive Vibe
      19/06/2014 at 13:21 #

      Bruno, querido!

      o melhor vc já fez, que foi iniciar o tratamento.

      Faço uso da mesma combinação sua e, logo logo, ela vai virar uma combinação de um único comprimido, o q facilita muito a vida. Tive exatamente tudo o q vc relatou, alem de diarreia e uma tristeza sem fim. No entanto, tudo desapareceu no final do 3 mês. Hoje, depois de 9 meses, nao sinto absolutamente nada.

      Assim que sua imunidade subir e tudo estiver bem, pergunte para seu infecto sobre fazer exercícios (musculação eh mto bom pq fortalece a musculatura). ah, faca uma alimentação bem saudável, evite álcool, drogas, doces em excesso e coisas que possam aumentar o colesterol e triglicerides, ok? e beba bastante agua.

      Vc esta fazendo tudo direitinho, a vida segue. Alem do mais, vc nao esta sozinho, pois tem a sua família e todos nós aqui no blog. se tiver skype, me add ou mande email sp.positivevibe@gmail.com

      Ah, a única coisa que eu acho que vc ta fazendo de errado é usar doses altas de Mariah Carey kkkkkk não consigo gostar dela rsrsrsrs Bota uma Madonna, Gaga, Beyonce e Rihanna ai nesse combinação hehehehe

      Abs,

  23. EX EX EX - Deprimido
    19/06/2014 at 05:28 #

    Oi Luiz, na verdade este “deprimido” aconteceu nos primeiros moemntos em que eu me descobri ser soropositivo. O medo, a aflicao, as perguntas sem respostas, tudo girou na minha cabeca.
    Depois do primeiro momento, eu fui ler, me informar, e percebo agora que o HIV vai ser um “amigo” dentro de mim. Tenho que mante-lo calmo, e a vida vai em frente.
    Ontem eu tive minha consulta com o infecto no hospital para olhar os resultados dos exames:
    a) CD4 esta em 1,154
    b) Carga viral em 78 !!!!
    Nem o medico entendeu muito pois nao tomo medicamento algum. Mas eu pedi a ele para tomar, pois se a carga viral esta em 78, nao vou esperar ela chegar em 7800 para comecar com os remedios.
    Por sorte, existe um remedio que eh uma combinacao de 4 outros, entao so vou tomar uma pilula por dia. Mas isto so vai acontecer daqui ha duas semanas, no dia 02/07. Durante esta semana eles irao analisar se eu tenho alguma possivel alergia ao medicamento. Honestamente, eu gosto deste procedimento.
    confesso a voce que aquela aflicao inicial esta passando. A medida que mais converso com outras pessoas, com meu enfermeiro, o medico em si, descubro que quando o HIV eh tratado serio, ele se torna um parceiro na nossa vida. E podemos SIm ter uma vida de sonhos, fantasias, loucuras… como antes. So que com moderacao e cuidado. O HIV eh uma doenca cronica, como diabetis, ou hiper tensao. Se voce nao controlar nenhuma delas, voce morre mesmo.
    Eu nao sou esta pessoa deprimida que estava se escondendo no nick. Muito pelo contrario, sou muito forte. Acho que por isto que meu corpo luta contra este virus diariamente. E vou vencer a batalha com certeza.
    Quanto ao terapeuta: sim, eu vou buscar um. Na verdade, ontem o meu infecto fez a requisicao para o terapeuta dentro do proprio hospital. Sendo assim, nao vou precisar pagar pelas consultas. Otimo isto.
    Grande abraco a todos!

    • luiz
      19/06/2014 at 15:17 #

      Maravilha !!!!!!!!!! Na verdade , com este cd 4 e carga viral acho que vc deve ter se infectado há pouquíssimo tempo , julgo eu pois a carga está muito baixa , Cd4 maravilhoso . Mas não sou medico . Que bom que vc entendeu meu ponto de vista , entendeu exatamente o que quis dizer . Não se fez da vítima coitada como muitos aqui se fazem . PARABÉNS ! SEu tratamento vai dar certo , você vai estar ótimo . Este exame que você vai fazer , se não me engano , pelo que parece é o exame de Genotipagem pré – tratamento , muito utilizado pra avitar uma falha no tratamento , ainda mais que você está dizendo que vão te dar uma combinação nova . Deve seer pra evitar que nada possa dar errado . O exame de genotipagem pré tratamento é utilizado em pessoas pra saber se elas podem ter resistências a determinados medicamentos e muto utilizado em gravidas que deverão usar o medicamento para não transmitir para seus filhos …. , Assim como o exame de genotipagem é feito em pessoas que apresentam falhas terapeuticas , mas enfim , meu querido , acho que você está sendo MUITO , mas MUITO bem orientado . FORÇA , FÉ , juntos chegaremos lá . Forte abraço !!!!!!!!!!!!!!!! Agora é encarar , mas a ajuda de um terapeuta vai te ajudar e muito e segue a vida , beijãoooooooooooooooooooo .

  24. EX EX EX Deprimido
    19/06/2014 at 18:34 #

    Oi Luiz, o nome do remedio eh Stribild. Diz no manual do paciente (obrigatorio ler antes de iniciar o tratamento) que eh uma combinacao de Elvitegravir (Vitekta) + Cobicistat (Tybost) + Tenofovir as Tenofovirdisoproxil (Viread) + Emtricitabine (Emtriva).
    Confesso que nao sou conhecido de nenhum medicamento destes. Preciso pesquisar um pouco mais.
    Quanto aos efeitos colaterais, eu nao quero ler sobre eles. Porque senao nao vou ter coragem de iniciar o tratamento.
    Obrigado pela forca!
    Abracos.

    • luiz
      20/06/2014 at 17:09 #

      Claro que não vou falar sobre os efeitos colaterais . Isso é papel do seu médico . Entre de cabeça nesta medicação , não vai te dar nada , acredite nisto e vá em frente , de onde você é ? sei lá , com um cd 4 deste , uma carga viral desta , um medico das antigas com certeza iria tratar vc como um paciente assintomático , monitorando você a cada 6 meses . Impossível sua carga viral subir tão rapidamente e seu cd4 despencar em 1 ano . e neste período pode ter novos medicamentos , mas enfim … não sou medico . Comece logo isto e tudo vai dar certo , forte abraço !!!!

  25. Luis Rodrigo
    19/06/2014 at 22:41 #

    Acabei de tomar o coquetel…hj é o segundo dia de tratamento.
    Estou um tanto ancioso pela noite de sono que terei….ontem foi uma viagem assustadora e espero que isso lojo passe.

  26. EX EX EX - Deprimido
    20/06/2014 at 19:49 #

    Oi Luiz, eu sou brasileiro mas eu moro na Holanda. Sim, eu vou entrar com tudo neste tratamento. Na proxima semana saberei o resultado se sou alergico ao medicamento ou nao, e caso nao seja, ja tomo a primeira dose no dia 02/07.
    Tenho certeza que todos nos vamos sair desta em breve!
    Meu medico falou que eu vou ter que ir ao hospital para fazer exames talvez no maximo umas 3 vezes ao ano.
    Agora no comeco ele quer de dois em dois meses para monitorar. O que eu concordei e pedi para ele.
    Honestamente, eu queria fazer exames semanais!
    Obrigado pela forca. E continuamos em contato.
    Grande abraco.
    Clovis

    • luiz
      21/06/2014 at 14:10 #

      Que ótimo ! Logo vi que isso não era coisa de Brasil . mas enfim …. Cara , para com essa de exames semanais , você vai aprender que o Hiv e aids , aliás nem a aids , porque vc não tem Aids , vc é portador do vírus HIv , somente isto . não entra nesta onda de exames semanais , relaxa , para com isso , eu entendo a sua preocupação , é a sua vida em jogo , mas cara , leia um pouco mais e você saberá que com essa carga viral baixíssima e este cd4 super saudável e alto , a sua saúde está perfeita . Tem gente que toma medicamento e não tem esse Cd4 e nem consegue zerar essa carga viral tão rapidamente . Assim que você zerar a carga viral e aumentar o seu cd4 , querido , suas visitas serão mais distanciadas com o médico , depois ele só vai monitorar , infelizmente os efeitos colaterias que alguns medicamentos podem dar . E claro siga uma dica , Por favor , não entra nessa de Soro + pode transar com soro + sem proteção , isso é o maior tiro no pé que vc dar na sua vida . não sou medico , mas não sou burro . Se vc tiver skype add lcarlos-rj@hotmail.com , All my best wishes for you ! Don´t give up , the show must go on !

  27. Luis Rodrigo
    20/06/2014 at 23:29 #

    A noite de ontem foi tranquila com relaçao a noite da primeira dose.
    Tive calafrios e hj durante a manha fiquei meio lesado. A tarde passou. Nao senti fome durante todo o dia.
    Agora a noite estou um pouco deprimido pois estou com uma tosse com catarro e estou com medo de ser algo mais complexo.

    • luiz
      21/06/2014 at 14:17 #

      Medo de ser algo mais complexo ? Cara , fica calmo . isso acontece , coloca uma coisa na suca cabeça , esse remedio , é o remedio da tua vida . lembra quando vc tomava antibiótocos e te dava dor no estômago , enjoo e nossa mãe obrigava a tomar porque era pra ficar bom . Então , funciona mais ou menos assim . Claro que se começar a te dar alergias , situações mais complexas , não deixe de procurar ajuda , mas não fique encucado com qualquer coisa , ponha na sua cabeça que em alguns meses vc estará com a sua Carga viral lá no chão , zerada , porém faça exatamente o que o seu médico mandou . Não pule horários , não pule doses , seja responsável , daqui a pouco esse período vai passar e qualquer coisa grita que estamos aqui pra te ouvir . Chama socorro que a galera te ajuda , e procura um amigo , entra no skype , troque experiências , aproveite seu temppo . sei lá , faça o que você achar que vai te ajudar . Onde vc mora , que estado ?

      • Luis Rodrigo
        21/06/2014 at 14:28 #

        Moro no Paraná.
        Tenho uma duvida, devo tomar o coquetel sempre sempre no mesmo horario (pontualidade britanica)?

        • luiz
          21/06/2014 at 15:48 #

          Sim e não . na verdade o efavirenz , é antes de dormir , ou seja não tem essa regra tão certa , mas os outros tem sim , claro que vc esquecer e passar uma hora , vc não vai morrer nem vai criar resistência , mas Luiz rodrigo , regra é regra . Converse com seu medico , não fique desesperado se passar um pouco , todo mundo esquece , mas se vc deixar isso virar um hábito aí ferrou , vc vai se arrasar , nada melhor do que vc ter aquilo como parte da sua vida . Pontualidade britânica com a sua Vida .

        • luiz
          21/06/2014 at 15:50 #

          se quiser me add no skype lcarlos-rj@hotmail.com

          • Ivan
            21/06/2014 at 23:49 #

            Luiz,
            Sim, os antirretrovirais devem ser tomados com pontualidade britânica. Quanto mais corretos forem os horários melhor será o resultado. Meu email:: ivalper@bol.com.br
            Abraço e fique com DEUS!

            • luiz
              22/06/2014 at 00:30 #

              Sim , mas foi o que respondi , tem que ser com pontualidade britânica com a vida e ainda postei uma parte que a maior causa de falha terapêutica é esta irregularidade nos horários . Pessoas trocando de esquema a toda hora . existe ainda uma desinformação muito grande . Conviver com hiv é mais fácil do que se imagina , mas não é uma receita de bolo , se fosse assim , tomar o remédio e pronto , seria uma maravilha . ninguém mais no mundo morreria de Aids . enfim …. Cada um sabe o que faz . Abraços , Fica com Deus vc e todos aqui também !!!!!!!!!!

              • Ivan
                22/06/2014 at 05:59 #

                Eh isso mesmo, Luiz! Vamos manter contato, OK? Meu e-mail eh ivalper@bol.com.br. Um beijo no coração e fique com DEUS!

        • Riccardo
          21/06/2014 at 16:19 #

          Oi Boa Tarde..cara
          nao sou exemplo p ninguem, há 06 meses tomo meus atrvs todos os dias a noite, antes de dormir, mas ninguem dorme sempre no mesmo horario, nossa vida continua…tem festas, um filme na Tv, um estudo p terminar, de modo que, nao deixe de tomar o remedio, meu horario padrao é as 22:00, mas ja tomei as meia noite e as oito da noite tb…so nao deixo de tomar..e tomo eles e vou dormir,como ja li aqui..o virus nao sabe dos horarios..penso que nosso corpo sim precisa receber todos os dias essas dose do medicamento.

          mas como disse nao sou exemplo a ser seguido, somente minha opiniao.

          • luiz
            21/06/2014 at 16:55 #

            Sim , mas tem um site maravilhoso . Ele foi feito pela fiocruz que explica muitaaaaaaaaaaaaaaaaa coisa . inclusive sobre falha terapêutica após 18 meses de adesão . Causas : má adesão ao tratamento , problemas com medicamentos , talvez por isso seja tão interessante o exame de genotipagem antes de se iniciar o tratamento . Enfim , fazer efeito ele vai fazer , mas sabemos que o HIV é um vírus que consegue fazer mutação ou seja , um dia ele vai vencer esse maldito componente que está neste antiretroviral agora , ou seja quento mais você prolongar isso melhor , ou seja , pontualidade britânica com a sua vida . Eu acho que leio muito , me informo demais . Mas sabe , eu não me culpo de estar assim , pelo contrário , enriqueço minha mente , e fico pasmo como infelizmente vejo pessoas que ainda estão no poço da desinformação ai pelo Brasil . E infelizmente essa desinformação , não por causa deles , mas por causa da situação de suas vidas , faz essa miséria e estragos . tem gente que nem vacinada é . nem seus direitos tem . Enfim , cada um na sua . Abraços Ricardo , Boa sorte no seu tratamento !

        • Filhosorop
          23/06/2014 at 20:33 #

          Você deve tomar sempre no mesmo horário.
          É importante ter em sua carteira, mochila, bolsa…sempre uma dose para eventualidades.
          Cadastre o horário no alarme do seu celular para todos os dias.

  28. 23/06/2014 at 01:17 #

    Oi gente.
    Comecei essa semana o tratamento e estou com algumas dúvidas. Sei que o efavirenz não tem uma hora exata para ser tomado, e sim tomar pelo menos todos os dias antes de dormir. Mas ultimamente estou em época de provas na faculdade, o que me deixa acordado até tarde da madrugada alguns dias. Tem problema se eu tomar o efavirenz tarde da noite? tenho medo de ficar muitas horas sem tomar o remédio e o vírus causar resistência as medicamentos.. e no caso de festas.. será que tomo o remédio antes de ir para uma festa ou depois de chegar em casa e estar pronto pra dormir? Vocês sabem de algo que não pode ser ingerido pois pode cortar os efeitos dos antirretrovirais?
    Abraço a todos

    • filhosorop
      24/06/2014 at 09:40 #

      Você deve tomar sempre no mesmo horário.
      É importante ter em sua carteira, mochila, bolsa…sempre uma dose para eventualidades.
      Cadastre o horário no alarme do seu celular para todos os dias. Esteja aonde estiver é importante manter o mesmo horário, por isso nem antes nem depois de festas e sim durante. Não é antes de dormir, mas sim num horário fixo noturno.
      A medicação é prioridade em sua vida!

    • carlos1127
      24/06/2014 at 10:50 #

      Fê, eu tomo essa medicação, e seguem algumas recomendações da minha infecto, que respondem as suas perguntas:

      O Efavirenz deve ser tomado sempre antes de dormir, pois depois do início do tratamento, os efeitos colaterais ocorrerão somente durante o seu sono, e quando acordar nem irá ter nenhum efeito colateral, e é imprescindível que durma bem.

      Logo, se está dormindo tarde devido os seus estudos, tenha em mente que deve dormir um pouco mais, pois se não tiver uma noite legal de sono, pode acordar meio sonolento, lesado, essas coisas, mas é passageiro.

      Quando for sair, não tome o efavirenz, somente na hora que retornar para casa e for dormir, já fiz isso algumas vezes e não tive problema, fique tranquilo. Se tomar antes da balada, poderá ter problemas com sono e tontura.

      Quando ao que deve evitar, indico que não faça uso de drogas sintéticas, não é uma boa combinação para o coquetel. E tenha uma alimentação saudável, como qualquer pessoa que não seja soropositiva. Bebida pode até beber, minha infecto não restringiu, porém não exagere.

      Espero ter ajudado. Abraços

      • bynhorcs
        24/06/2014 at 15:37 #

        Oi Carlos, assim, tenho uma situação parecida com a colega que vc respondeu, mas na balada, não bebo nenhuma bebida alcoólica, mas não consigo deixar de usar drogas sintéticas. Geralmente aos finais de semana, no sábado para ser mais exato (ecstasy). Então no mês totaliza uma frequência de 2 ou 4 vezes…

        • carlos1127
          24/06/2014 at 15:47 #

          Caro Bynhorcs, seja franco e converse com sua infectologista, pois já li em alguns posts, inclusive esse que lhe repasso o link: http://prazeralexandre.blogspot.com.br/2010/12/hivaids-arvs-e-drogas-uma-combinacao.html.

          A combinação de drogas sintéticas podem prejudicar seu tratamento e sua saúde. Sabemos que não é somente no caso de quem toma os ARV’s, mas para qualquer pessoa soronegativa, o consumo na proporção que você informa que faz uso, pode prejudicar muito sua saúde.

          Boa sorte e espero que consiga superar ou minimizar o consumo.

  29. krlosandre
    25/06/2014 at 23:51 #

    Olá, galera!
    Descobri o blogue hoje e gostei bastante. Descobri a infecção a quase 2 anos, ainda estava em fase inicial. Comecei meu tratamento com o esquema Biovir, Atazanavir e Ritonavir, porém um deles me causava icterícia [peles e olhos amarelados]. Era ruim pq todo mundo pensava que eu tinha hepatite. Conversei com meu médico e ele mudou meu esquema pra Biovir e Efavirenz. No primeiro dia tomando efavirenz foi horrível, fiquei muito “bêbado” e minha cara ficou inchada, mas já no 2º dia eu não senti nenhum efeito colateral. É realmente complicado esses efeitos colaterais, mas converse com seu médico caso eles não passem. Com 1 ano de tratamento minha carga viral que começou com 4897 copias/ml hoje tá indetectável ( menor que 40 copias/ml). Um conselho: tenta não ficar triste pelo fato te ter a infecção, agora é hora de se tratar e tentar manter bons índices de CD4/CD8 e CV. Nunca tive doenças oportunistas, nem gripe eu peguei nesses dois anos. Faça os exames e mantenha a medicação em dia e, como diz meu médico, vá viver a vida normalmente como se nada tivesse acontecido, porem com mais responsabilidades. Aproveita essa chance que a vida tá dando, em breve essa cura chega.
    Abraço em todos.

    • Angel Blue
      01/07/2014 at 23:14 #

      ola meus camaradas,
      estive ausente por um tempo devido a compromissos e outras circunstancias.
      mas pretendo sempre que possível passar por aqui e compartilhar ideias e
      desejar força e fé a todos.
      hoje fui buscar minha medicação e pela primeira vez em 5 meses voltei p casa
      sem. ocorreu alguma falha no sistema de distribuição de alguns fármacos e pessoas
      que se tratam do vírus do hiv e hepatite estão sem suas medicações. bom, estou preocupado
      mas disseram que resolverão ainda esta semana. ainda sou muito inexperiente frente ao tratamento, se ficar alguns dias sem toma-los isso poderá me causar algum problema? alguém já ficou sem as “jujubinhas”rss por algum tempo?
      Sucesso!!!

  30. ricabnu
    06/07/2014 at 16:33 #

    palavras-chaves: REAÇÃO ALÉRGICA EFAVIRENZ.

    queridos. diagnostiquei soro+ em abril deste ano, com CV 45mil e CD4 407. fui a 3 infectos, todos muito bons. no início de junho fiz uma segunda coleta que deu CD4 247. ou seja, uma queda considerável em menos de dois meses: sem dúvida nenhuma, comecei em 23junho2014 o TARV com EFZ+TNFV+LMVD(2). tomo tudo de uma só vez antes de dormir.
    Os efeitos colaterais foram os de praxe: zumbido no ouvido na primeira noite, sonhos intensos, sono ao acordar, tonteira nas primeiras horas da manhã e um embrulho no estômago que passa depois do café. nada muito diferente que uma “sensação de pileque”, como já li alguém relatar aqui. nada mais que isso, totalmente administrável e tolerável. e que vem diminuído dia-a-dia, alguns sintomas nem aparecem mais.

    nova linha. ponto. parágrafo. décimo dia.

    acordo completamente vermelho, com coceira, sentindo muito calor na cabeça e isso piora ao longo do dia. igualzinho a um amigo meu*. uma reação violenta, rápida e inesperada. (tava tudo indo bem demais…). entro em contato com meu infecto, que receitou os antialérgicos 1 Alegra 180g + 3 prednisona 20g ao dia. no final do primeiro dia a alergia era latente, bem aparente, em várias regiões do corpo. mas sem frebre, nem batimento cardíaco acima de 90/min: condição pra continuar com a dose noturna do TARV. acordo, no segundo dia da alergia, bem melhor, sem calor na cabeça, ou seja, os antialérgicos estavam respondendo. na noite desse segundo dia tomo novamente o TARV. acordo de madrugada com coceira, vermelho em mais partes do corpo, pior. de manhã: pior ainda. muita coceira nos joelhos, orelhas e manchas em absolutamente o corpo inteiro. tô em contato com meu infecto e, apesar de não ter febre, é provável que eu interrompa o EFZ a partir de hoje, 14 dias após o início do tratamento. tô só aguardando um wtsapp dele. :-P

    casos como esse, parece, não são muito frequentes. no entanto, foi parecidíssimo com o que aconteceu com meu amigo* que, sim, mudou a medicação e tá super bem hoje. encontrei por aqui alguns relatos de leve coceira, de alergia administráveis que, assim como os outros efeitos colaterais, acabam passando também. mas, igual ao meu caso, é menos frequente.

    e aí? mais alguém na mesma?

  31. Lipe Guedes
    10/07/2014 at 21:45 #

    Fiz meus primeiros exames, após 3 meses do início do uso dos arvs (lamivudina, tenofovir e efavirenz).
    Carga viral indetectável, CD4 586.
    Nenhum efeito colateral.
    Todas as taxas ótimas. Rins, fígado, colesterol, triglicerideos, glicose e etc, nada alterado.
    O tratamento é muito eficaz e vale a pena seguir a risca.
    Continuarei tomando nos horários corretos, praticando exercícios físicos e tendo uma boa alimentação. Não tem segredo.

    Boa sorte à todos.

    • limoreira10ribeiro
      10/07/2014 at 22:38 #

      Feliz por vc lipe!!!!

    • Ivan
      11/07/2014 at 08:35 #

      Isso mesmo, Lipe! Persistência eh a palavra de ordem. Abraço!

      • Lipe Guedes
        12/07/2014 at 18:24 #

        limoreira10ribeiro e Ivan,

        Obrigado!
        Torço muito por vocês também.
        Abração!

    • orodrigoluis2014
      11/07/2014 at 10:44 #

      Tbm recebi meus pimeiros exames de cd4 e cv que deram 609 e 2.450.
      Iniciei a medicaçao a trinta dias e ja marquei o novo exame para daqui trinta dias. Meu medico cre que ja vira zerada a carga viral nesse prox exame. Assim espero tbm.
      Nao tenho sentido mais os efeitos da medicaçao e minha vida ja esta voltando a normaliade.
      Boa sorte a todos…

      • Lipe Guedes
        12/07/2014 at 18:27 #

        orodrigoluis2014,

        Seu CD4 está ótimo e a CV baixinha, logo vai estar indetectável também.
        Parabéns!

    • Luiz
      11/07/2014 at 11:35 #

      Parabéns ! Vc sabe como estava a sua carga virl e seu cd4 antes de começar ? so pra saber a eficácia da medicação e poder animar aos outros . Muito importante obedecer os horários né Lipe ?! Parabéns ! Sucesso !!!!

      • Lipe Guedes
        12/07/2014 at 18:40 #

        Luiz,

        Muito obrigado!

        Eu iniciei o tratamento com uma CV relativamente baixa (em torno dos 9mil) e com o CD4 um pouco acima do que deu nesse exame. Resolvi, junto com a minha infectologista, iniciar o tratamento assim mesmo.
        Mas um fato importante é que, apesar do meu CD4 estar um pouco acima anteriormente, eu já havia sido diagnosticado a 1 ano e alguns meses, e durante esse tempo vim fazendo os exames de 3 em 3 meses, e em todos eles meu CD4 variou entre 470 e 490, apenas no último deu uma boa subida. Então, só de receber um exame com CD4 em 586 (longe do que acontecia anteriormente), mesmo que abaixo do ultimo e ter ficado com uma CV indetectável, a qual sempre esteve em torno dos 10 mil, considero uma vitória.
        Outro ponto importante é que com 3 meses de tratamento feito com muito respeito aos horários, exercícios físicos diários e uma boa alimentação, mantive TODAS as minhas taxas ótimas, sem qualquer alteração, algumas estão até melhores.
        Então acredito que não se deve ter medo. O tratamento só me trouxe benefícios e é realmente eficaz.

        Sucesso para todos nós.
        Abraço.

        • Luiz
          12/07/2014 at 19:39 #

          Sabe , o seu cd 4 vai pular rápido lá pra cima . Ta na faixa . Calma ! Vc tinha um cd ótimo . E agora está com um maravilhoso . A 1 coisa foi zerar essa carga , depois o seu organismo vai tratar de aumentar esse cd4 mais ainda . Calma ! Vai subir . Me add no skype lcarlos-rj@hotmail.com tem gente que vc precisa conhecer que te dá verdadeiras lições . Eu conheci uma Mulher show de bola . Essa troca é maravilhosa . Outras pessoas são dispensáveis .

  32. orodrigoluis2014
    11/07/2014 at 10:38 #

    Cara…tbm peguei meus primeiros exames de cd4 e cv e deu 609 e 2.450….meu medico pediu um novo exeme para daqui trinta dias e ele cre que a cv ja estara zerada. Fazem 30 dias desde que iniciei a medicaçao.
    Espero que continue correndo tudo bem com todos voces.
    Abracos galera

    • Luiz
      11/07/2014 at 11:33 #

      QU otimo vc ter começado com um cd4 bom ! Vai subir e ficar maravilhoso . Parabéns !!!!

  33. Matheus
    12/07/2014 at 19:37 #

    Galera vim aqui compartilhar boas notícias sobre meu tratamento! Fiz alguns posts quando iniciei meu tratamento, tava triste e com medo! Mas acho que devemos compartilhar também as boas notícias! Tenho três meses tomando os remédios e fiz os exames essa semana! Os resultados foram maravilhosos! Hoje, somente após três meses tenho o cd4 muito bom e carga viral menor que 40 cópias! Eu tinha CV de 5600 e cd4 era 28% e 406, agora meu cd4 eh 38% e 670! Tomei os remédios regularmente todos os dias! Esqueci um único dia mas tomei assim que lembrei!
    Com o tempo vamos todos percebendo que ser soropositivo trás limitações, mas que podem ser contornadas! Se alimentando bem, fazendo atividade física, se protegendo e o mais importante tomando os remédios regularmente! To muito feliz pq perdi muita coisa de quando descobri ser soro+ pra cá! Deixei minha faculdade de lado, entrei em depressão, perdi emprego e comecei a usar drogas! Mas com muita força de vontade estou melhorando! Decidi que quero viver e viver bem!
    Agora estou feliz e colhendo frutos da dedicação e responsabilidade que coloquei no meu tratamento! Espero q todos fiquem bem! A fase ruim vem pra nós tornar mais fortes! Não se entreguem e lutem! Essa luta nunca acaba! Eh pro resto da vida! Mas não somos vítimas! Eh assim pra todo mundo! Todos que vivem precisam batalhar e lutar e cada dia eh só mais um dia de muitos que ainda estão por vir! Obrigado a todos!

    • Neuri
      13/07/2014 at 05:25 #

      Mateus parabéns por sua atitude em abandonar esta depre e buscar forças nas drogas…Deus está no comando, é muito dificil o inicio de tudo, + com o tempo percebemos k viver é maravilhoso e podemos ter qualidade de vida…tudo precisa continuar, precisamos buscar viver da melhor forma possivel, lutando por nossos direitos e buscando minimizar este tal preconceito k mata muito mais do k a própria doença…Precisamos viver da melhor forma, com fé, força, coragem….ser feliz e buscar ajudar outras pessoas k ainda se encontram em pleno desespero….
      Felicidades a vc…a luta continua

  34. Alisson
    17/07/2014 at 17:13 #

    Boa tarde pessoal, espero que todos estejam bem.

    Descobri ser soropositivo em outubro do ano passado, desde então comecei meu tratamento com Atazanavir, Ritonavir, Lamivudina e Tenofovir, com efeitos colaterais até toleráveis…Hoje estou com carga viral indetectável e cd4 ainda em 240.
    Só que nos últimos meses meus olhos estão ficando cada vez mais amarelados…conversei com meu infecto e ele me disse que uma solução seria trocar o ritonavir e atazanavir pelo efavirenz. Mas tô num medo desse efavirenz…medo de trocar e meus olhos continuarem amarelos.
    Alguém de vcs já usou o mesmo esquema que eu? Trocaram, permaneceram?

    No mais um abraço ,muita saúde e força!!!
    ;)

  35. fernando
    17/07/2014 at 21:42 #

    Eu adoro minha combinação que é Biovir e Efavirenz,nunca sentir nada.Além de ser uma combinação pratica com poucos comprimidos.Vi muita coisa a respeito do Efavirenz mais já tenho 1 ano e 6 meses e nunca precisei trocar e nem sentir nada.Então Alisson cada organismo se comporta de uma forma.rs

  36. Felipe
    17/07/2014 at 23:05 #

    Minha combinação é Efavirenz+ Lamivudina+ Tenofovir.. descobri em março de 2013 na semana do meu aniversário, pensem… minha cd4 tava 152.. hoje depois de alguns meses estou com cd4 362…. o q me ajudou muito foi a auto-hemoterapia, sei que existem vários posicionamentos acerca disso, e não há reconhecimento cientifico ainda..Mas acreditem funciona mesmo…. Boa sorte pra todos..

  37. Sorodiscordante
    18/07/2014 at 19:46 #

    Olá, Boa noite!

    Eu tive a sorte de encontrar esse blog hoje e simplesmente achei a ideia incrível. Tenho 21 anos, sou quase farmacêutico (rs) e estou num relacionamento sorodiscordante há 4 meses. Sou negativo, mas meu namorado é positivo. Ele foi diagnosticado dia 24 de maio de 2014 e, nessa época, ele já estava comigo. Foi simplesmente um choque e a única coisa que fiz foi chorar, chorar e chorar, mas não na frente dele. Após alguns dias eu meio que “digeri” tudo aquilo que ele havia dito e tomei a seguinte decisão:

    Eu disse a ele:

    “Mário, eu simplesmente não consigo me afastar de você, gosto de você. Me apaixonei por você com todos os seus problemas e defeitos. Não será sua positividade que irá me afastar. Estarei aqui, OK? Pode pegar na minha mão quando tiver pesadelos.”

    Ele me abraçou tão forte, tão forte, mas tão forte e, logo em seguida, começou a chorar no meu ombro. Foi nesse momento que eu vi que ele precisava de mim e que eu precisava dele.

    Há 3 dias eu fiz outro teste e continuo negativo. Eu disse isso a ele na mesma hora que recebi o resultado, mas ele simplesmente estava mudado, com a voz seca e fria. Ele me disse que precisava conversar sobre algumas coisas. Ele veio a minha casa ontem e disse que queria terminar, pois se sentiria culpado caso acontecesse algo e eu me tornasse positivo por causa dele. Eu comecei a chorar, pois já havia dito que tomaríamos os cuidados necessários e que nada de ruim aconteceria. Eu chorava tanto que comecei a soluçar, ele veio mais próximo, me abraçou e perguntou: você quer mesmo fazer teste de 6 em 6 meses pra ver se está tudo bem contigo? E eu respondi soluçando: eu que, que, quero e voltei a chorar. Ele me abraçou e começamos a chorar. Limpei as lágrimas dele e disse: eu agradeço a Deus por ter te colocado na minha vida.

    Galera, acho que nunca fiz nada tão certo na minha vida como nos últimos meses. Nunca passou pela minha cabeça, nem por 1 segundo sequer me separar dele. Eu o quero aqui, comigo. Acho que eu o amo. rsrs

  38. fabricio
    19/07/2014 at 14:43 #

    q lindo . sorodiscordante . ☺

  39. Força e Fé
    19/07/2014 at 17:36 #

    Boa tarde, pessoal! Descobri que sou soro + em dezembro de 2013. À época com CD4 960, o médico não quis iniciar o tratamento, refiz o exame agora em julho e o nível de CD4 baixou para 533, com isso iniciei meu tratamento quinta-feira, 17/07/2014 (Lamivudina + Zidovudina + Efavirenz). Sentir uma sensação estranha durante toda a noite e lendo os relatos aqui no blog vejo que o que tive foi sonhos, meio sem sentido no meu caso. Acordo um pouco tonto e fico indisposto e com sono o restante do dia. Perdi um pouco o apetite, mas estou me esforçando pra me alimentar bem. Pra minha sorte estou de férias do meu serviço até dia 29, espero que até lá esses efeitos desapareçam. Percebi que a ficha só cai mesmo quando iniciamos o tratamento, senti uma tristeza/raiva/arrependimento muito forte essa semana. Mas sei tb que nenhum desses sentimentos vai resolver meus problemas e ler o depoimentos de todos nesse blog, de alguma forma, me ajudou muito. Vou tentar fazer alguma atividade física semana que vem, se conseguir, é claro! Acredito que irá ajudar bastante. Força pra todos!!

  40. Luiz Henrique
    21/07/2014 at 18:56 #

    Oi estou no 4 dia hoje e estou vomitando todos os dias assim que acordo… será se estou vomitando os remedios juntos?
    Pq acordo de estomago vazio e as vezes não. Quando ta vazio sai um liquido amarelo. Como o efavirenz. Sinto tonturas ate uma certa hr da noite da passa mais a hora q mais passo mal é quando acordo ja acordo vomitando tudo que comi. ou q como durante amanhã. Não aguento mais. Fora a tontura , desânimo. Da vontade de pular do prédio!

    • Jovem Soropositivo
      21/07/2014 at 19:05 #

      Luiz, procure logo seu médico e fale desses efeitos. Ele pode receitar algo para cuidar disso.

      • Luiz Henrique
        21/07/2014 at 19:09 #

        Mas não é normal vomitar????
        Todos os dias até se acostumar. Apesar de eu não estar aguentando mais. :/

        • Jovem Soropositivo
          21/07/2014 at 19:11 #

          Efeito colateral é esperado, mas ele deve passar ou diminuir com o tempo. Se isso não acontece ou é intolerável, você precisa falar com seu médico.

          • Luiz Henrique
            21/07/2014 at 19:14 #

            Mas mu medico vai falar cmg só daqui uns 60 dias pq ate vim o outro cd 4. Sinto sensações de mort e ainda faço uso de diazepinicos … q ele ja receitou. Eu ligo la no consultorio eles dizem que vai passar. mas e insuportavel vomitar tudo que come. :/ :’(

            • filhosorop
              21/07/2014 at 21:08 #

              Oi Luiz Henrique
              É interessante você consultar com um psicólogo também. Ajuda muito no início, você fica mais tranquilo. Tudo tende a se normalizar.

  41. Danilo
    23/07/2014 at 13:23 #

    Boa tarde galera.

    Algum de vcs já tiveram HPV? Se sim qual remedio o médico receitou pra usar? Passou alguma pomada pra passar na parte intima?

    Abracao a tds.

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.097 outros seguidores