Efavirenz, dia 1

Ontem à noite tomei minha primeira dose de Efavirenz. Lembro de deitar perceber a incrível habilidade do tato e da audição, tão apurados. E não consegui deixar de prestar atenção aos ruídos do travesseiro e na textura do meu lençol, bem macio, aliás. Mas foi quando adormeci que a experiência começou de verdade. O sonho que tive foi mais ou menos assim:

E não foi um único, mas vários. Todos extremamente vívidos e altamente psicodélicos. Cores vibrantes, realistas, e uma história cuja trama era bastante complexa. Quase um roteiro de cinema. E tampouco era um roteiro qualquer. Foi, no mínimo, revisado por físico quântico. Confesso que não lembro dele por inteiro, pois acordei assustado, em um momento em que um dos personagens gritava comigo. Mas me recordo de suas feições. Elas não eram assustadoras, mas traziam uma expressão angústia muito intensa. Mais intensa do que eu poderia aguentar.

Tudo começou num cenário surrealista, que envolvia um treinamento de garçom misturado com escola de medicina, e eu era o aluno. Cada erro que cometia deveria ser refeito, corrigido, inúmeras vezes. Os casos usados nesse treinamento eram com pacientes reais, o que trazia um enorme sentimento de responsabilidade. No entanto, a cada erro e o subsequente retorno para sua correção, alteravam-se as condições de tempo e espaço. E isso fazia com que fosse totalmente impossível corrigir um caso sem com isso afetar outro. Quando eu voltava para corrigir um, voltava no tempo e perdia o que tinha feito com o outro. Tudo era uma última chance. Sem espaço para erro.

No meio do sonho, salvei um paciente, mas perdi outro que salvara antes, porque, ao voltar para salvá-lo, o tempo e o espaço voltaram junto. Assim, voltei exatamente para quando e onde estava antes, sem progresso algum. Me assustei com esse último paciente, que urrou de dor e angústia, gritando comigo por ter errado em seu tratamento.

Acordei assustado com os gritos to paciente. E tive mais uma surpresa no mundo real: ao abrir os olhos e enxerguei tudo colorido, mesmo em pleno quarto escuro. Algo rápido, por poucos minutos apenas — o tempo que meu cérebro para perceber que ali não era mais espaço para alucinações. Então, fui ao banheiro, voltei e dormi melhor.

Hoje cedo, ao abrir os olhos, as paredes do quarto demoraram alguns segundos a mais para estabelecer sua cor natural. Dentro de dose horas devo tomar o coquetel novamente. E… confesso, que estou até curioso!

Sobre estes anúncios

1.632 Comentários em “Efavirenz, dia 1”

  1. GatoPraia
    01/09/2014 at 03:33 #

    Isso aqui parece um chat kkkkkkk

    Bacana vocês compartilhando suas experiências, bom eu já tenho conhecimento já há uns 2 anos e só agora o médico pediu que eu iniciasse a medicação, meu CD4 480 e 79000 viral

    Todas as reações são essas mesmo que o pessoal descreveu, façam o possível e o impossível para preservar essa combinação de remédios pois eh a mais simples e a que menos trará problemas ao organismo de vocês, converso sempre com meu médico e com as enfermeiras que são super simpáticas e ajudam muito na adesão.

    Um alerta, as pintas vermelhas, se eles não sumirem em alguns dias vão ao médico, existe uma síndrome muito perigosa que pode levar a morte, e você pode ser alérgico a algum medicamento, não se preocupe.

    No meu caso depois de 1 semana algumas pintas surgiram, mesmo com o antialergico “Alegra” elas voltavam quando eu tomava, então o médico suspendeu toda medicação por 1 semana, depois ele pediu que eu voltasse tomando Lamivudina na primeira semana, na segunda semana Lamivudina +Tenoflovir, e por ultimo agora voltei com o Efavirenz.

    O Efavirenz é o remédio mais forte desses, que causa mais rações, mas varia de cada pessoa, tomo todos juntos antes de dormir, inclusive ainda estou tonto digitando isso aqui kkkkkkk.

    Diarréia – pode ocorrer, tb é culpa do Efavirenz, cuidado na alimentação, evite alimentos gordurosos, café, leite, derivados. Coma goiaba e se hidrate, uma hora a diarréia passará.

    Espero ter ajudado, adorei as postagens e estarei sempre aqui acompanhando !

    • Binho
      02/09/2014 at 07:19 #

      GatoPraia, essa vida de manchinhas vermelhas é terrível rsrs… Cheguei a me chamar de “galinha pintadinha”, mas agora as manchas aumentaram e bateu um certo medo.

      Mas, achei interessante o teu relato, inclusive sobre a suspensão. Minha médica apenas receitou o anti-alérgico e, se o quadro não melhorar, vou procurá-la. Valeu mesmo pela dica! A gente fica sempre com aquela ansiedade e preocupação né… Tenso! Mas, a gente sai dessa!!!

  2. Ale
    01/09/2014 at 13:14 #

    BOM DIA PESSOAL, FAZEM DOIS MESES QUE QUE DESCOBRI SOBRE ISSO… E ESTOU LUTANDO CONTRA AMANHA COMEÇO MINHAS DOSES DE TENO, ,LAMIVUDINA E EFAVIRENZ.
    ESTAVA ANCIOSO PAR CCOMEÇAR A TRABALHAR EM CIMA DESSA DOENÇA, POR INCRÍVEL QUE POSSA PARECE EU NÃO TENHO NEM UM PINGO DE MEDO DISSO OU DO QUEBPOSSA ACONTECER RSRSRS !
    SEI QUE SOU FORTE E VOU FAZER ISSO SE ACALMAR !
    TODOS NOA INFECTADOS TEMOS UMA PESPECTIVA DE VIDA TÃO BOA QUANTO A DE QUALQUER OUTRA PESSOA,

    • Renatinho
      02/09/2014 at 00:30 #

      Ale
      Nossa q legal o teu pensamento eu descobri a 10 meses e agora q eu to conseguindo pensar assim

    • Binho
      02/09/2014 at 07:21 #

      Ale, pode apostar: o nosso pensamento rege tudo! A vida é sempre o que importa. O resto, a gente dá um jeito. Os remédios trazem efeitos chatos – e cada organismo é um – mas não podemos esquecer que a vida é maior que qualquer coisa. Até mesmo que o HIV né.

  3. Cara bh
    01/09/2014 at 19:17 #

    Pessoal, essa tristeza de ter hiv passa?? Nossa nao estou aguentando mais.. Estou fazendo tratamento ja com o teno, efav, lami.. O problema que tenho é pensar no futuro se esses remedios irao acabar com meus orgaos. Alguem ja conhece alguem que toma esses remedios ha mais de 15 anos?? Obrigado!

    • Renatinho
      02/09/2014 at 00:33 #

      Cara BH
      Amigo esta também é a minha grande duvida a incerteza mas tenho lido bastante coisas sobre longividade eu conheci uma pessoa q tem HIV a 13 anos mas esta pessoa descobeiu um pouco tarde por isso está bem debilitada mas tenho FÉ q a cura virá em BREVE
      Faça igual a mim tenha fé e força

    • Renatinho
      05/09/2014 at 00:28 #

      Cara Bh
      se precisar conversar me add no skyp: RENATINHOREISS88 ai podemos conversar melhor to sempre na net .
      Olha amigo eu descobri faz 11 meses e me trato a 10 vou te dizer que é ruim a dor é foda mas temos q pensar em nos e se vamos viver por muitos tempo bem acredito que só DEUS pode nos dizer isso mas uma certeza podemos ter se tomarmos os TARV de HIV não será
      Abraços

    • Ricardo Azevedo
      10/09/2014 at 19:12 #

      “Cara bh”, tão logo eu peguei meu diagnostico, fiquei pensando da mesma forma que vc, achando que seria o fim…No final de Julho, ainda sem iniciar a TARV estava sentado no consultorio aguardando ser chamado para conversar com a psicologa, ao mesmo lado estava um rapaz de 41 anos, aspecto jovem, sorridente, que entraria na consulta antes de mim…Eu sou muito curioso (tenho trabalhado isto) e logo perguntei “Vc é soropositivo ?” ele me respondeu com a maior naturalidade “Sim, há 22 anos”…quase pulei da cadeira de tanta alegria em ter visto aquela pessoa que se contaminou praticamente no inicio desta doença, que passou por todas provações possiveis e imaginárias e estava ali, sorridente, feliz, sem preocupações, vivendo a vida. Aquilo foi minha base para encarar esta nova realidade. Fera, a força do pensamento é tão grande, que iniciei minha TARV em agosto, não tive nada, graças a Deus e vou voltar agora no inicio de Outubro para colher novos exames a fim de verificar minha CV e CD4, acredito que em razão da recuperação dos pesos perdidos e da minha disposição, tudo estará dentro do esperado (assim espero !) Para de dar vazão ao pensamento negativo, coloque uma musica, converse com alguem divertido, esqueça esta merda do HIV. Quanto ao futuro, quem pode garantir alguma coisa ? Ninguém, ele pertence tao somente a Deus, faça o seu melhor hoje, qual seja, focar na sua vida, na sua alegria, no seu bem estar. O negocio é se espelhar em pessoas positivas. Fé em Deus e viva um dia de cada vez ! Querendo conversar rick_vade@hotmail.com. Abraçao.

  4. Marcos P.
    01/09/2014 at 22:46 #

    Olá pessoa, tb descobri minha sorologia positiva em maio e comecei o tratamento em junho com efav + lamiv + tenof. Antes de começar o tratamento minha carga viral estava bem alta e meu cd4 por volta de 250. Com 2 meses de tratamento fiz novamente os exames, minha carga viral diminuiu bastante mas ainda n esta indetectável e meu CD4 subiu para 320. Praticamente não tive nenhum efeito colateral com o início da medicação. As vezes parece que minha ficha ainda não caiu 100%. Tento sempre pensar positivo e encarar a realidade tb de forma positiva. Vcs sabem em quanto tempo em média demora para ficar com a CV indetectável?
    Forte abraço!!

    • lcarlos-rj
      01/09/2014 at 23:58 #

      Cada Organismo reage de uma forma , pode ser que sua Cv demore a cair ou não . Normalmente em 3 meses , fazendo tudo certinho , ela zera , tem que respeitar bem esses horários ai .

    • Renatinho
      02/09/2014 at 00:35 #

      Marcos P.
      Amigo eu comecei o tratamento e minha carga viral diminuiu drasticamente mas e minha carga viral ficou zerada em 4 meses força amigoo
      qualquer coisa skype:RENATINHOREISS88 to precizando conversar com pessoas q entendam a minha situação

    • ex ex ex Deprimido
      02/09/2014 at 12:06 #

      Marcos, isto depende de cada pessoa em si, da forma do teu tratamento, dos teus cuidados, e da cabeca de cada um. Minha carga se tornou indetectavel em um mes apos eu ter iniciado o tratamento. Com a graca das alturas, nao tive reacoes ao tratamento. Espero continuar assim.
      Sempre me alimentei saudavel, entao acho que isto ajuda muito. Alimentacao. Mas eu bebia muito, e isto tem sido um problema, porque tenho que parar. Ainda nao parei, mas vai ter que acontecer, porque senao o figado nao aguentara.
      Faca teu tratamento certinho, tome medicamentos nos horarios, durma tranquilo (se precisar, tome uma pilula para dormir), porque horas de sono sao importantes tambem.
      Abracos.

  5. adriano
    01/09/2014 at 23:03 #

    gostaria de conversar mais sobre o assunto fiquei sabendo ha dois meses que sou soro positivo e faz cinco dias que estou na medicaçao..nao esta sendo façil…

    • Gutemberg Junior
      01/09/2014 at 23:56 #

      Ola Adriano, fica em paz cara, levanta a cabeça e tome as redeas da sua vida. Tudo vai passar!

      • lcarlos-rj
        02/09/2014 at 00:08 #

        Gutemberg é vc ? Do skype , se for tenho tantas novidades , Adriano , faz cinco dias e daqui a pouco vai fazer 5 anos , 10 anos e ….. Levanta a cabeça . Olha !!!1 Essa vida de hiv + tomando medicação é isso . Uma emoção a cada dia ,

        • Renatinho
          02/09/2014 at 00:37 #

          Icarlos-rj
          tomo o TARV a 10 meses e tenho muitas duvidas sobre tempo de vida e pelo q vi vc toma os remedio a mais tempo gostaria muito de conversar saber como é com o longo dos anos se teve muitas alterações no corpo psicologico e tals
          skype :RENATINHOREISS88

          • lcarlos-rj
            02/09/2014 at 00:44 #

            Add vc , falta aceitar , beijos

        • Junior
          02/09/2014 at 10:57 #

          Opa opa sou eu mesmo ! Rs… Vc ta bem cara? Não tenho entrado no skype , mas vou entrar pra gente papear. Abraço

    • Binho
      02/09/2014 at 07:15 #

      Oi, adriano.

      Realmente não é fácil. Eu encarei de boa minha soropositividade, mas com o passar dos dias, e isso tem muito a ver com os medicamentos, a tristeza sempre vem. Estou quase na mesma situação que vc: faz dois meses que descobri que doze dias que tomo a medicação.

      Mesmo assim, como a galera tem falado, a gente precisa ser forte. Focar na vida e não no vírus. Ele não é maior que nós. E só terá espaço se a gente quiser…

      Abração!

      • adriano
        02/09/2014 at 08:51 #

        nao e façil mesmo..agora por exemplo enquanto digito pareço que tomei um porre dos bravos…mas muito obrigado pelas palavras binho..

        • ex ex ex Deprimido
          02/09/2014 at 12:12 #

          Sabes Adriano, eh preciso que voce nao fique focado no HIV. Isto tornou-se parte de tua vida. Mas nao eh a tua vida inteira! Logico que o choque vem, mas voce tem que trabalhar para ele ir embora.
          Tem que seguir com o tratamento ao pe da letra e visitar teu medico para qualquer duvidas.
          Mas, existem outras atividades que sao parte de tua vida, e voce deve continuar com elas. Ficar focado no HIV somente, nao ajudara voce.
          Como lcarlos falou, hoje faz cinco dias, daqui ha pouco serao 10 anos, 20, 30….
          A vida segue em frente. Com ou sem HIV.

        • Binho
          02/09/2014 at 21:51 #

          De nada, adriano! Estamos junto na luta pela vida. :)

  6. Binho
    02/09/2014 at 00:22 #

    Oi, galera. Tenho procurado me manter longe de muitas informações na internet, pq a gente começa a sofrer por antecipação, né. Daí, vem ansiedade, a tristeza aumenta e tudo complica.

    Eu tive poucos efeitos colaterais nesses 11 dias de TARV, mas agora as pintinhas viraram manchas e dá um certo medo…

    Tem sido bom entrar aqui e ler tantos relatos, as dicas, as mensagens de apoio. A luta pela vida continua e ela é maior do que qualquer coisa!

    Abraços…

    • Nilson
      16/09/2014 at 16:33 #

      Binho, Se precisar de uma amigo para dividir as experiências pode contar comigo

  7. MB+
    02/09/2014 at 01:30 #

    Galera. ..relaxa com o tempo isso tudo passa eu me descobri a 6 anos fiz aniversário dia 31 no começo é barra mas com o passar do tempo as coisas vão se encaixando e ficam mais facil…conheço a galera da velha guarda que se trata a 10,15 e até 20 anos naquela época os medicamentos eram mais agressivo e esse pessoal passaram por poucas e boas mas estão ai contando e fazendo a história. ..o negocio é ter força e foco no tratamento e principalmente viver a vida.

  8. adriano
    02/09/2014 at 09:11 #

    caso alguem quiser conversar pelo whatsap..e so me add ai 1999331-1143

  9. james
    02/09/2014 at 16:21 #

    Tenho vontade de conversar com vocês que enfrentam os mesmos problemas que eu, as vezes tento levar a vida normal, mas as vezes volto a ficar inconformado, quero a cura mais que tudo na vida. Os remédios são um fardo necessário, deixei o Efavirenz pra trás, mas querem saber, todos são incômodos de uma forma ou de outra.

    • Joaninha
      02/09/2014 at 22:34 #

      James não desista! O incomodo é por pouco tempo e logo tudo vai passar. Pense que essa é uma batalha na sua vida em que você tem que ser o vencedor e não o vírus! Se trata somente de tomar a medicação todos os dias no mesmo horário, vc pode carregá-la no bolso.
      Uma pessoa com diabetes insulino-dependentes precisam carregar suas medicações em caixas de isopor.
      Uma pessoa hipertensa além de tomar as medicações diariamente, precisam verificar a pressão arterial todos os dias.
      Você agora é como essas pessoas, portadores de doença crônica, e que vai ser dependente das medicações ate que se encontre uma cura. E eu acredito que ela virá, e será eficaz, principalmente para aqueles que estiverem com carga viral indetectavel. Ou seja, corra atrás da sua saúde! Mostre para o vírus que você é mais forte e que você vai vencer!!!
      Você não esta sozinho nessa!!!

    • Nilson
      16/09/2014 at 17:00 #

      me adiciona no watsap assim podemos conversar melhor 77347198 não tem o nove

  10. Cara+
    03/09/2014 at 12:38 #

    Verdade Joaninha!
    Fazem exatos 30 dias que descobri ser soropositivo num check up geral apenas para acompanhamento. Foi um choque ler a notícia. Ver a palavra REAGENTE num exame que eu mesmo solicitei ao médico para fazer, pois ele nem havia solicitado.

    Lembro que ao conversar com a enfermeira que me orientou falamos exatamente sobre isso, outras doenças cronicas e percebi que nosso fardo não é assim, um dos mais pesados. Falei a ela, imagina receber o diagnóstico de um câncer em fase terminal.

    Desde então, percebi que tudo está muito relacionado ao que pensamos e eles realmente norteiam tudo o que fazemos. Somatizamos tristezas, se assim alimentarmos nossa cabeça com o lado triste, ou ficarmos sentindo pena de nós mesmos.

    Quanto antes enfrentarmos, melhor!!!

    Ainda não comecei a tomar os antirretrovirais, tenho consulta dia 16/09 com a infectologista para possivelmente começar com os medicamentos. Por aqui, no sul, já existe o ATRIPLA, mas ainda não sei se começarei tomando esse. tudo indica que sim!

    Incrivel que ao descobrir ser HIV+, o cérebro da gente é tão danado que já estou sentindo até alguns “efeitos colaterais” sem nem mesmo tomar os remédios. Ai tento me controlar pois sofrer por antecipação, não ajuda em nada.

    Quero agradecer a dois blogs que tem me dado muita força, muita informação, muita orientação para não ficar criando fantasmas na minha cabeça, este do Jovem Soropositivo e ao Prazer, Alexandre. Ambos blogs de soropositivos dispostos a ajudar, dar informações de qualidade a quem precisa. Tenho buscado muita informação aqui e me confortado também com minha nova realidade!

    Quem quiser manter contato comigo, fiz um novo email/skype: carapositivo@outlook.com. Já add alguns que disponibilizaram seus contatos por aqui.

    Vamos nos ajudar! Sempre! abraço

    • MB+
      03/09/2014 at 19:20 #

      Isso ai cara , força , foco e fé no tratamento … e o mais importante continuar viver a vida em toda sua plenitude.

      • Cara+
        04/09/2014 at 09:29 #

        Verdade MB+, valeu pela força, vamos falando e nos ajudando! abraço

    • Binho
      03/09/2014 at 23:49 #

      Cara+, compartilho da tua opinião: estes dois blogs tem ajudado muito, pois a gente vê que não está sozinho e ler relatos da galera dá forças para enfrentar tudo.

      Claro que não tem sido muito fácil aqui também. Faz dois meses que descobri e vai completar duas semanas de medicação. Tive alguns efeitos, mas a gente vê que faz parte da luta. Nada é maior que nossa vida! Ainda é tudo recente, tem medo e angústia, mas é uma fase que temos de enfrentar.

      Quem sabe, escrevendo e relatando sempre, a gente mude o quadro triste de tantos soropositivos que não encontram forças. Temos de focar na vida. Os remédios são aliados, assim como bons hábitos de saúde.

      E juntos iremos passar por isso! :)

    • Binho
      03/09/2014 at 23:53 #

      Ah e vale a pena lembrar: ler faz bem, mas pode ser uma cilada, pq a gente começa a sofrer por antecipação! Sempre filtre tudo e busque a ajuda com teu infecto. Ele é a melhor pessoa para ajudar a entender efeitos e tudo o mais. Senão, a gente só pensa o pior e de nada resolve. Abração.

      • Cara+
        04/09/2014 at 09:38 #

        é isso ai Binho! Na realidade é quase que da natureza humana somatizar as coisas. Até um mês atrás, não sabia de nada (e já tinha o virus), sendo assim nada sentia. Foi fazer os exames e detectar ser positivo (por uma questão de rotina de exames, pois como disse, não sentia nada diferente) que agora sinto uma série de coisas.

        Por isso que digo, o cérebro é o responsável por boa parte do tratamento. Tudo vai dar certo, tenho fé!

        valeu e obrigadão!

  11. Joaninha
    03/09/2014 at 16:30 #

    Cara + eu não conheço o ATRIPLA, mas assim que vc começar a tomar nos relate a sua experiência.
    Eu tomo Tenofovir+Lamivudina+Efavirens tem 15 dias. Senti efeitos colaterais nos 3 primeiros dias (leve tontura ao acordar e leve diarréia) e isso não me impediu de fazer minhas atividades normais. Tive tanto medo de tomar esses remédios, mas assim que tomei vi que era uma coisa natural.

    • Cara+
      04/09/2014 at 09:24 #

      Com certeza Joaninha, assim que começar o tratamento estarei relatando tudo por aqui, justamente para a gente se abraçar e se ajudar juntos. Aprendi e aprendo muito com tudo que vejo por aqui, principalmente com os relatos,

      vamos falando!!!!!

  12. MB+
    03/09/2014 at 18:23 #

    Gente,

    Voces estão confundindo as medicações pois o que esta sendo oferecido no Brasil é a dose 3 em 1 , que nada mais é do que a combinação dos 3 medicamentos ( tenofovir, efavirens e lamivudina) em um só comprimido. O Atripla, ao invés de Lamivudina, usa Emtricitabine, combinado com as demais drogas em uma única cápsula e este pelo que sei ainda não é distribuido no Brasil.

  13. Cara bh
    03/09/2014 at 22:06 #

    Pessoal, e esse triumeq, dizem que é o melhor remedio atual pois nao ataca os rins.. Alguem sabe informar??

  14. edi
    03/09/2014 at 22:18 #

    Esse remédio três em um ja existe? Quem daqui ja usa?

    • Cara+
      04/09/2014 at 09:42 #

      Oi Edi

      até onde sei o Atripla já está sendo distribuido no Rio Grande do Sul e no norte, em função de serem as duas regiões do país que mais apresentam casos de HIV no país.

      Dia 16/09, tenho minha primeira consulta com a infecto e se tomar esse, relato aqui para vcs.

      • MB+
        04/09/2014 at 11:14 #

        Cara + ,

        O medicamento que esta sendo distribuído em Manaus e no Rio Grande do Sul não é o ATRIPLA , conforme disse ai em cima , esta medicação é a pilula 3 em 1 (EFA, LAMI e TENO).

        Edi,

        Sim já existe mas por enquanto somente esta sendo distribuído no RS e AM e estará sendo estendido para os demais estados paulatinamente.

  15. Ed
    04/09/2014 at 11:02 #

    gostaria de apoio recém fui diagnosticado e não estou sabendo lidar com isso …E 041 99305274

    • Secret
      04/09/2014 at 11:32 #

      Oi Ed!!

      A descoberta é terrível mesmo! Ninguém sabe como lidar com isso! Todos nós passamos por esse momento e estamos aqui hoje! É um puta sofrimento! Somente o tempo irá te ajudar a lidar melhor com o diagnóstico.

      Acredite que isso vai passar!

      Um abraço!!

    • Binho
      04/09/2014 at 21:39 #

      Ed, realmente esta fase é complicada. Soube há pouco mais de dois meses e faz agora quinze dias que estou tomando a medicação.

      Minha carga viral está muito baixa e meu CD4 bem alto, mas ainda assim minha infecto resolveu me medicar rs. É uma doença muito nova, se compararmos com tantas outras né. E as estratégias ainda são muito experimentais, pelo que vejo.

      Mas, a gente precisa ser forte. Tive alguns efeitos colaterais, mas a gente lê relato de pessoas que não tiveram nenhum. De qualquer forma, a medicação é nossa aliada na luta pela vida.

      Vira e mexe bate uma angústia, uma tristeza, mas a vida continua!!! E, assim como tantas outras doenças (diabetes, por exemplo), teremos de seguir, por enquanto, com a medicação para sempre. Mas, que bom vivermos no Brasil e termos acesso a esses remédios né.

      Fique bem. Procure não pensar no vírus. Ele não é mais forte que você. Conte para quem acha que deve contar, mas não precisa fazer dele uma muleta. Pelo contrário. Foque na vida! Sempre! E esse “viruzinho” besta não há de vencer!

      Fique bem. :)

    • Renatinho
      05/09/2014 at 00:44 #

      Ed
      Olá amigo eu descobri ja faz um tempinho bem pouco tempo e ainda mesmo assim me bate uma tristeza angustia, agora depois de varios meses q to conseguindo digerir tudo mas posso te falar com propriedade continuo igual ao q eu era antes na verdade uma pessoa melhor pois penso 2 vezes antes de fazer algumas loucuras ou excessos desnecessários não que eu não faça kkkkkkkkkkkk continuo malhando fazendo artes marciais TRAMPANDO vou fazer outra facul pra encher mais a minha cabeça.
      E os mais principais não ache q tudo que acontece na tua vida com é por conta do HIV se vc pegar uma gripe ela não irá te MATAR NÃO
      E por fim viva um dia de cada vez e não desista da VIDA
      Qualquer coisa me chama no skype: renatinhoreiss88

  16. Ed
    04/09/2014 at 12:55 #

    Obrigado Secret ,vou tentando ..

  17. Ed
    04/09/2014 at 13:03 #

    Alguém sabe me dizer se existe algum grupo de apoio,uma organização em Curitiba para esses casos ?

    • MB+
      04/09/2014 at 18:45 #

      Ed,

      conheço este:

      Grupo Amigos – Grupo de Apoio as Pessoas Vivendo com HIV/AIDS.
      Rua Capitão João Zaleski, 635 – Lindóia
      Curitiba / PR
      http://www.grupoamigos.com.br

      Caso precise de alguma coisa pode chamar que estaremos pronto a te ajudar.

  18. Cara bh
    04/09/2014 at 17:53 #

    Quando entra esse medicamento 3×1 em minas??

    • MB+
      04/09/2014 at 18:41 #

      Cara bh.

      Para a distribuição deste medicamento foram escolhidas dois estados Rio Grande do Sul e Amazonas , pelo grande indice de morte por AIDS nestes estados, o inicio estava previsto para fevereiro de 2014, e caso seja bem sucedida , a iniciativa seja expandida para o resto do pais até o fim do primeiro semestre de 2015.
      Lembrando que a oferta será de inicio para pessoas recem infectadas e após para os demais que fazem uso do coquetel Lami, Teno e Efivarens e não apresentaram reações graves ou rejeição a um destes ,edicamento principalmente o Efivarens.

      • Cara bh
        04/09/2014 at 19:24 #

        Obrigado mb+, vc tb é portador?? A quanto tempo se ja utiliza a medicacao??

        Abracao

        • MB+
          04/09/2014 at 20:34 #

          Sim, sou positivo também um pouco mais de 06 anos , porém não utilizo a medicação ainda…Minha infecto teima em não me passar (rsrs) disse que parece que sou um controlador de Elite e portanto da pra esperar mais um pouquinho.Mas como trabalho no Emilio Ribas a mais de 15 anos tenho muita vivencia com os portadores.

          • MB+
            04/09/2014 at 20:36 #

            Ah…corrigindo é EFAVIRENS e não EFIVARENS como escrevi….falo tanto dele que já até sinto a brisa…

          • Binho
            04/09/2014 at 21:41 #

            Olha só, MB+. Acho que é o sonho de todos nós ser controlador de elite né rsrs. Que bom hein, cara!

            A minha infecto resolveu me medicar, mesmo com CD4 alto (725) e carga viral baixa (266cópias)… mas foi estratégia dela, para já combater o vírus e não dar qq chance a ele.

            Enfim, que possamos encontrar alternativas, já que tudo ainda é tão recente, tão novo né.

            Ela comentou também desta medicação nova, que juntará os 3 e facilitará na adesão ao tratamento. Tudo é bem vindo para ajudar, pois não é fácil lidar com o psicológico né.

            Mas, vamos que vamos. Obrigado pelas informações! Abração.

            • MB+
              05/09/2014 at 01:19 #

              Obrigado. ..e força no combate a esse bostinha….

          • Cara bh
            05/09/2014 at 00:14 #

            Que otimo!! Mas aqui, cara tenho muito medo desses remedios acabar com nossis orgaos.. Como que funciona isso?? Vc ja conhece alguem que utiliza essa medicacao a 15/ 20 anos?? Como fica a pessoa fisicamente?? Abraco

            • MB+
              05/09/2014 at 01:17 #

              Bem conheço vários da velha guarda como costumo dizer 10…15…25 anos e vou ser sincero alguns tiveram vários problemas sim mas na maioria devido ao diagnóstico tardio e só descobriram ser portador após pegarem uma co infecção seria…e também os medicamentos daquela época eram mais tóxicos e causavam maiores efeitos colaterais …hoje a medicina esta mais avançada e ao sinal de qualquer anormalidade já intervém resolvendo de imediato…fica tranquilo sigam o tratamento de acordo com as orientações de vossos médicos que tudo dará certo.

              • Cara bh
                05/09/2014 at 10:32 #

                Obrigado amigo!

              • Binho
                05/09/2014 at 13:52 #

                MB+, este acredito que seja também o receio da maior parte da galera. Tomar remédio todos os dias não é o problema, já que muitas outras doenças são assim também.

                O difícil é conviver com os efeitos colaterais dos medicamentos. Nem todo mundo vai passar por eles, mas quando a gente vê que a maioria teve problemas, a gente começa a se preocupar né. Ossos, rins, fígado… Além da lipodistrofia, possibilidade de infarto, colesterol que aumenta.

                Se tem um lado bom nisso tudo, é poder acompanhar com mais frequencia e, ao menor sintoma, já atuar de imediato. Por outro, saber que os medicamentos das TARV são tão fortes, nos deixam bem desanimados…

                Pelo que vejo, muito ainda se discute sobre o melhor momento de iniciar a TARV. Uns acreditam que, quanto antes, melhor. Outros, que precisa esperar o vírus surtir algum efeito – mas daí, será que já não pode ser tarde demais?

                É difícil imaginar que podemos passar por tantas complicações. É um dilema: se não toma o medicamento, o vírus ataca, derruba a imunidade e qualquer doença oportunista vira um transtorno, podendo levar à morte; se toma o medicamento, os efeitos sobre os órgãos e o psicológico podem ser fortes o suficiente para nos deixar numa situação bastante delicada.

                Enfim, precisamos mesmo de muita força, foco e fé para não desanimar, né. E deixar que a vida siga seu curso, lutando a todo instante por ela. Mas que não é fácil, isso não é… Enfim, vamos que vamos!

                • MB+
                  05/09/2014 at 15:06 #

                  Binho

                  Fica tranquilo pois na realidade assusta mesmo …rsrs…hoje conversei com um amigo geneticista a respeito desses efeitos colaterais a longo prazo e ele me falou que de cada 100 pessoas que fazem uso apenas 01 vira a sofrer desses efeito no futuro; mas acontece que é essa pessoa que reclama e por isso da a impressão que são a maioria quando é o inverso.
                  Antes os medicos receitavam o azt para prolongar a vida dos pacientes em 6 meses a um ano…e não se preocupavam com os efeitos colaterais no futuro, pois não existia futuro. ..hoje com os avanços nosso futuro é igual ao soro negativo e os medicos agora ja se preocupam com esses efeitos e assim que surge qualquer sinal de que alguma coisa errada vai acontecer eles já intervém para reverter a situação. ..olha já esta dificil encontrar pessoas que estão em tarv a 5 anos sofrendo alguma colatetal grave…se voce prestar atenção no blog vai ver que a grande maioria reclama mesmo dos efeitos imediatos da medicação. ..e num futuro bem próximo nem isso vai ter mais.

                  • Binho
                    05/09/2014 at 15:21 #

                    Isso é verdade, MB+. Todos falam mesmo deste início, que deve unir o psicológico com uma química nova no corpo, e por isso os efeitos né.

                    Eu não conheço nenhum soropositivo “ao vivo” rsrs. E acho que isso é o que assusta um pouco. Afinal, estarei em qual grupo? Os que terão problemas ou não? rsrs.

                    No entanto, ainda acredito muito que não só os remédios, mas a mente também tem um efeito potencial sobre isso tudo. Aliás, no blog “Prazer, Alexandre” ele fala sobre isso: que os remédios são só um dos pontos; tem alimentação, tem exercícios, tem lazer, tem felicidade, tem as “bobaginhas” rsrs… Tudo faz parte da nossa vida né.

                    Enfim, o importante é lutar sempre. Eu ainda acho que poderia esperar um pouco mais, por outro lado optei por confiar na minha infecto, com seus 30 anos de experiência, e iniciar a medicação.

                    E vamos que vamos! Ando comparando esse meu medo com outro que eu tenho: o medo de avião. Eu morro de medo! Haha. Mas, isso não me impede de voar. Nas férias fui para o exterior, fiquei 9 horas dentro daquele bicho, muita coisa besta passa na mente, e no final até é gostoso hahaha.

                    Valeu pela força ae, sempre. :)

                    • MB+
                      05/09/2014 at 18:53 #

                      Sabe qual o meu maior pesadelo depois que descobri o HIV ….INJEÇÂO cara tenho pavor …mas de 3 em 3 meses estou eu lá tirando sangue.

                  • Binho
                    05/09/2014 at 22:52 #

                    MB+, li teu comentário sobre injeção rsrsrsrs. Eu, ao contrário, sempre gostei, acredita? Pode até soar estranho, mas toda vez que alguém vai tirar sangue de mim, eu fico olhando, vendo a pessoa espetar. Acho ótimo huauhahuauha. Eu só não faria isso em alguém. Não teria coragem de espetar uma pessoa. Mas em mim, acho bacana rsrs. Que legal isso né. A gente descobrir os medos e aprender a lidar com eles. E vamos que vamos. :)

                    • MB+
                      05/09/2014 at 23:00 #

                      kkkkkkkk….dizem que sou forte…..mas cada exame ….da uma suadeira danada….forte é voce….kkkk…aplicaria tranquilamente em alguem …despertaria meu lado sadico.

                    • Binho
                      05/09/2014 at 23:38 #

                      Ah, mas sadismo não vale… tem que dar a injeção “com carinho” huahuahuahuauhahua. Brincadeiras a parte, a gente vai se virando nos trinta né haha. Abraçãooooo!!!

      • Cara+
        05/09/2014 at 11:02 #

        MB+
        agora não entendi! Na realidade sou novo aqui e por isso pergunto.

        Em uma das conversas que tive com a enfermeira (que enfim, a gente acaba fazendo amizades com o pessoal que nos atende), falamos sobre a medicação, até porque (como sou novo no assunto) perguntei a ela se essa medicação era o Truvada, pois até então era a única referencia que eu tinha sobre “comprimido único”.

        Ai ela me respondeu que não, que era o Atripla e fez essas observações que você colocou acima e comentou que talvez eu pudesse tomar este, mas que isso somente após a avaliação dos resultados dos exames pelo médico.

        Existe outro 3 em 1 sendo distribuídos nesses dois estados, é isso?

        Minha consulta será dia 16/09 e tão logo saiba,relato aqui para ajudar outras pessoas, como me sinto ajudado com os depoimentos da galera!

        valeu e obrigado MB+
        sou fã dos teus comentários!

        • MB+
          05/09/2014 at 14:51 #

          Cara +

          Vamos lá. ..rs…o atripla quando foi lançado ja tinha esse nome mas as pessoas o chamavam de 3 em 1 por conter 3 medicamentos em um só comprimido. ..Já este que estão oferecendo no Brasil não tem um nome fantasia específico sendo simplesmente 3 em 1 (teno…efva…lami); o que acontece é que muita gente está chamando este de dose tripla que muitas vezes o que é muito parecido com o atripla …mas são medicamentos distintos.

          • Cara+
            06/09/2014 at 09:14 #

            valeu MB+ pelos esclarecimentos!!!!!

  19. Bruno
    05/09/2014 at 16:35 #

    Vamos que vamos, o meu infecto quis começar logo as administrações das medicações disse que é melhor prevenir do que remediar, eu aceitei de cara, confio nele e tudo, então já é. O única coisa que eu ando sentindo é uma grande impaciência, já estou na medicação a 1 mês, mas tudo está passando, o psicológico com certeza é o que vai fazer toda diferença.

    • Binho
      05/09/2014 at 22:44 #

      Foi o mesmo que aconteceu comigo, Bruno. Minha carga estava baixa, meu CD4 alto, mas minha infecto também quis começar logo. Existe um protocolo mundial que indica o tratamento logo de cara, evitando a transmissão da doença a outros, bem como procurando impedir o crescimento do vírus em nós. O jeito é confiar. Ainda é tudo muito experimental, mas temos de contar com essa galera que estudou e está por dentro disso há tempos né. E pensar positivamente. Boa sorte ae pra vc, pra nós.

    • Cara+
      06/09/2014 at 09:37 #

      Bruno, qual a sua medicação?

  20. MB+
    05/09/2014 at 18:25 #

    Gente,

    Tenho visto vários relatos onde há uma grande preocupação a respeito dos efeitos colaterais em longo prazo que os ARV’s podem vir a causar, como trabalho num pequeno hospital (complexo clinicas SP) onde tenho vários amigos médicos de varias especialidades e então tomei a liberdade de expor essas duvidas com um renomado infectologista que trabalha lá.
    Ele me respondeu e da seguinte forma:
    – MB imagine um grupo cem pessoas com idade entre 20 a 25 anos, sadios, sem HIV e outras doenças, ao longo da vida quando estas tiverem 40, 45 anos teremos:
    20 destas pessoas podem ter problemas hepáticos (fígado).
    20 destas pessoas podem ter problemas renais (rins).
    15 destas pessoas podem ter problemas cardiovasculares (coração).
    15 destas pessoas podem ter problemas nos ossos (osteoporose, artrite ou artrose).
    15 destas pessoas podem ter problemas pulmonares.
    15 destas pessoas podem ter outros problemas variados de saúde (hipertensão, diabetes, etc.).
    Ainda teremos pessoas que poderão desenvolver duas ou mais enfermidades conjuntas.
    Ao chegar aos 55 anos o 70% destas pessoas devem ter uma destas enfermidades.
    Pois é o processo de envelhecimento natural do corpo humano e não há como parar, é logico que se estes indivíduos mudarem hábitos maléficos a saúde (FUMO, BEBIDAS, SONO, DROGAS etc.) e passarem a utilizar hábitos benéficos (BOA ALIMENTAÇAO, PRATICA DE EXERCICIS FISICOS, DESCANSO etc.) esse índice cairiam e muitas dessas doenças seriam evitadas.
    Agora pega essas 100 pessoas e inclua nelas o HIV e com isso o tratamento com os ARV’s, o que mudaria? NADA… Absolutamente NADA!!!.
    Ai você pode me perguntar “Ah, mais os ARV’s podem acelerar essas doenças”, sim você tem razão, mas você já notou que todas as pessoas que são diagnosticadas e inicia o tratamento, estas passam por um acompanhamento rigoroso (CHECK UP) de 03 em 03 meses, e caso venha a se perceber o inicio de qualquer doença são imediatamente tratadas já às pessoas soronegativas praticamente só visitam os médicos quando já estão doentes e com sua saúde já bastante comprometida? Isso equilibra a balança não é?
    Portanto vocês em relação às pessoas soronegativas estão mais seguros quanto essas enfermidades.
    E como você sabe logo chegaram medicamentos menos agressivos ainda.
    Então diga para essas pessoas que estão preocupadas com os efeitos colaterais em longo prazo que se seguirem a risca seu tratamento e viver uma vida regrada e de boa qualidade provavelmente viverá muitas e muitas décadas como qualquer pessoa neste mundo.

    Bem acho que não preciso falar mais nada né? Alias já estou pondo em pratica esses conselhos e tratando de parar de fumar, rsrs.

    Desculpem os erros ortográficos, mas meu negocio é números e não letras.

    • lcarlos-rj
      06/09/2014 at 20:22 #

      MB , me desculpe , eu não quero ser pessimista e já sendo , mas …… O Hiv por si já causa um estrago enorme no organismo da pessoa e os medicamentos também . O processo de envelhecimento do Soro + é muito maior do que num soro – . Por favor ! Eu gosto de médicos realistas , verdadeiros . Basta você ler e se aprofundar nas bioquimicas dos medicamentos e verá que o organismo sofre sim e claro que o cuidado com o organismo deve ser dobrado . MAs falar que tudo é normal ….. Esse médico que vc falou trabalha com infectologia há quanto tempo ? vai a congressos , ou só fica na receita ? Só dou conversa a médicos com no mínimo 10 anos de experiência e olha que estou sendo muito bom em fazer isso . Desculpe mas a Terapia começou em 96 , e essa doença ainda é muito recente pra esses formandos quererem apitar alguma coisa . Tem que ter muita experiência . Eu posso dizer que sou muito preconceituoso neste aspecto sim . mas concordo que vc deveria e todos nós devemos redobrar o cuidado com a saúde em todos os aspectos .Abraços !!!!! Vou comentar algo aqui que eu pensei 2 vezes , mas vou escrever . na consulta que fui , como sempre puxo assunto , 2 pacientes , estavam voltando de um câncer . Um senhor , bem senhor e um Home já maduro , porém com Hiv há quase 30 anos e com uma felicidade interior que contagiava qualquer um . Vc acha que aquilo me deixou pra baixo ? Eu escutei e levei a história dos dois como lição . A do cara que tem Hiv há quase 30 anos é a mais legal . O cara simplesmente nem liga pra isso , vive a vida dele . E é assim que tem que ser . Ele gá lá feliz da vida

      • Binho
        07/09/2014 at 09:44 #

        Bom, eu acabei iniciando minha TARV a partir da recomendação da minha infecto, que já tem 30 anos de formada e trabalha numa equipe bacana aqui num hospital em Sampa.

        Ela acabou seguindo a nova recomendação do Ministério da Saúde de medicar todo e qualquer soropositivo, independente do CD4 e da carga viral.

        Acredito que isso possa ter lá suas vantagens, mas a gente sempre fica com um pé atrás. Os efeitos colaterais dos medicamentos existem e não são mesmo brincadeira. Claro que nem todos sentem, mas a tendência é de um bombardeio em muitos órgãos e tal. O lado “bom” é monitorarmos isso o tempo todo, mas será que não daria para evitar? Esperar um pouco mais antes de iniciar, como a infecto do MB+ fez?

        Eu entendo que passar dos 30 anos de idade já é um início da “ladeira a baixo” na questão da saúde. Muitas coisas realmente surgem, tanto para positivos, como negativos. Porém, a medicação é mesmo muito forte, tanto é que tem que olhar rins, fígados e outros órgãos o tempo todo. Fora a questão psicológica, que também é afetada: você está num momento frágil, de entender a doença e o vírus em si, e já entra um medicamento que causa transtornos psíquicos.

        A própria bula dos remédios mostram vários efeitos e terminam assim: “esses efeitos foram relatados, mas pode ser que existam outros que não foram; não sabemos os efeitos a longo prazo”.

        Claro que o importante é manter a vida. Mas, a gente fica com um pé atrás se essa vida lá no futuro será mesmo de qualidade tão alta.

        Enfim, o que tento no momento é não pensar no que vai ser daqui uns anos. Posso dar a sorte de não sentir nada, como pode ser se que serei mais um com tantos efeitos colaterais danosos… Mas, vivo.

        Só que não é fácil. A mente acaba por trazer o tempo essa angústia. O importante é tentar saber que, embora haja a possibilidade, podemos amenizar esses efeitos, de alguma forma. E procurar conviver com isso.

        Acho que o segredo, como vc mesmo falou lcarlos-rj, é o que este senhor faz: procurar dentro de nós a felicidade. Afinal, ela me parece, ainda, o melhor remédio.

        • lcarlos-rj
          07/09/2014 at 18:03 #

          Eu não quis assustar ninguém aqui . não quis ser pessimista ou chato . MAs tenho que ser realista . Essas medicações causam um dano absurdo no seu organismo . Estude sobre lipodistrofia , não é apenas a má distribuição de gordura no seu organismo . O organismo de um paciente HIV + envelehce muito , mas muito mais rapidamente do que um soro – isso é fato . As medicações acabam com as suas funções renais , pancreáticas , renais ….. Tem uma menina aqui que depois de anos , pegou uma tuberculose que não aparecia nos exames , outro teve problemas relacionados a vacinas administradas com cd4 abaixo de 200 , isso tudo indicado por infectologista meus amigos . O que eu quero dizer com isso é : Questione , procure , informe-se , A minha médica não é a melhor do mundo , mas pra mim ela é a melhor sim . Eu jogo a minha saúde nas mãos dela . Uma mulher que era infectologista antes da Aids surgir e que vive em congressos e que foi taxativa na minha cara , TODOS OS REMÉDIOS DÃO LIPODISTROFIA . Mas cada um é cada um . Medician não é matemática . Ninguém é iguam a ninguém . Sabe ! Se alguém for aqui do Rj e quiser uma opinião , posso indicar ela . Apesar que ela só tem horário pra janeiro , Ah ! Ela é uma mãe , dura na hora que tem que ser , mas fodaaaaaaaaaaaaaa no conhecimento . Não troca aquela mulher por nada , nem eu nem esse cara ai que que passou por um cancer e que o plano não aceita mas paga particular pois saúde não se brinca e como diria um amigo meu aqui , a vida não é um jogo de basquete onde vc pode parar o cronômetro . Gente saúde é coisa séria . desculpe dizer , mas AIDS mata sim , mata , mas nós aqui podemos fazer de tudo pra poder evitar isso . Esse cara que teve Câncer é uma lição de otimismo . Só rindo , feliz da vida , gente acorda ! saiam dessa cama . existe vida após o HIV. Beijos galera que está com cd4 estável e carga viral ok , já tomou a vacina ?

          • Binho
            07/09/2014 at 18:52 #

            Lcarlos-rj, vc usa medicação?

            Concordo contigo: ser sincero é a melhor coisa. A gente precisa mesmo saber tudo o que pode acontecer. E ficar atento para, qualquer mudança ou sintoma, buscar ajuda.

            • MB+
              07/09/2014 at 20:57 #

              Nao vou dizer o nome do infecto que me passou as informações mas ele faz parte da equipe que esta desenvolvendo a vacina no incor/butanta…o icarlos disse bem aids mata já o hiv nao e para nao termos aids temos que tomar os arvs …só para pensar.

              • Binho
                07/09/2014 at 22:19 #

                Sim, a luta é pela vida e a medicação tem por objetivo impedir que a aids chegue… o HIV já está aí. Daí, temos de mantê-lo “dormindo”, pelo que entendo né rsrs.

                O problema é: ok, estamos vivos, mas com vários órgãos ferrados… complicado rs.

                Chego a pensar que, antes da cura efetiva, deveriam desenvolver mais e mais medicamentos que trouxessem poucos ou nenhum efeito colateral. Embora qq medicamento tem efeito, mesmo os que a gente compra na prateleira da farmácia né. Mas os antirretrovirais têm uma incidência grande…

                Eu só queria entender uma coisa: a galera que convive com HIV há anos, e convive bem (anda, fala, escuta, vê, etc.) toma os medicamentos desde sempre, ou não?

                Enfim, são questionamentos que vêm à nossa cabeça, quando começamos a sentir “coisas”, provavelmente já dos remédios, e pensamos: até quando isso realmente vai? rsrs…

                Ai ai… esses primeiros meses que não passam, viu rsrsrsrs. Haja paciência né rsrsrs.

                Foi como escrevi esses dias: às vezes precisamos nos perder para se encontrar… e olha, tá difícil viu rsrs. To meio perdido ainda rsrs… Mas logo me encontro. :)

                • Secret
                  07/09/2014 at 23:41 #

                  Os ARV´s tem sim uma incidência grande de efeitos colaterais mas eu acho que você tá pirando muito nisso também!!

                  Eu passei com a minha infecto que conheceu o primeiro caso de HIV no Brasil e me disse SIM que os ARV´s tem efeitos colaterais mas a visão médica dela é muito menos tenebrosa que a sua!

                  OK a gente confessar as nossas “neuras” por aqui mas aí começar a impor certo padrão pela repetição já é CHATO!! Vc nem começou seu tratamento direito!

                  Como um amigo meu POSITIVO MAIS DE 30 ANOS me disse quando eu tb tava surtando pelo diagnóstico:

                  Um passo de cada vez!

                  Eu acho que hoje isso é o melhor que podemos dividir aqui!

                  Boa semana!

                  • Binho
                    08/09/2014 at 00:09 #

                    Caraca!!! 30 anos!!!

                    Bom, pelo que leio aqui da galera, a própria medicina ainda tem muitas dúvidas né. Natural, visto que é uma doença tão nova, comparada a tantas outras… As opiniões se dividem o tempo todo. E acredito que faça mesmo parte do processo.

                    Enfim, quero acreditar que a medicina tem por objetivo não só nos manter vivos, como saudáveis. E, hoje em dia, como muitos já falaram aqui, sem dúvida é possível.

                    Vamos confiar né. E caminhar sem ansiedade (mesmo não sendo fácil rs).

                    • Secret
                      08/09/2014 at 12:24 #

                      A doença em si já não é tão nova. E o vírus do HIV é hoje um dos mais conhecidos da medicina. A nova questão do HIV são as pessoas positivas que estão envelhecendo com a doença. Esse é o próximo passo a ser estudado.

                      Então, como vc é recém-diagnosticado ainda haverá muito tempo de estudo até você chegar na terceira idade.

                      um abraço!

                  • Binho
                    08/09/2014 at 14:36 #

                    Oi, secret. Eu estava pensando justamente nisso. Antes, não tinha coquetel (realmente não atentei para este fato, achei curiosa a informação). O importante era permitir uma sobrevida, o que significava alguns poucos meses.

                    Hoje, o soropositivo ganha anos de vida. E começa a envelhecer. Isso talvez seja muito novo né. A medicina é desafiada o tempo todo mesmo.

                    Eu só fico tentando imaginar se a galera que está positiva há tanto tempo chegou a se medicar alguma vez ou não. Hoje em dia, li que estão medicando todo mundo. Tanto para reduzir o vírus na própria pessoa – a princípio, impedindo que ela desenvolva a AIDS – como reduzir o vírus na sociedade – auxiliando na não-transmissão do HIV.

                    É interessante ver que nas bulas dos medicamentos falam que efeitos a longo prazo são desconhecidos né. Mas, se estamos mapeando tudo o tempo todo, a chance de atuar assim que algo der “errado”, se der, é maior.

                    Valeu ae pela força. E, quem sabe, quando formos bem velhinhos a gente possa olhar para trás e perceber o tanto que a ciência evoluiu e, de alguma forma, rir disso tudo né rs.

                • lcarlos-rj
                  08/09/2014 at 00:15 #

                  binho vc tem skype ?

                  • Binho
                    08/09/2014 at 09:39 #

                    Oi, lcarlos-rj… tenho sim, mas entro bem pouco por lá. Confesso não ter muuuuita paciência com as conversas virtuais rsrs.

                    Mas, podemos nos adicionar e, assim que entrar, seria bacana conversar contigo também.

                    O meu é garotod@hotmail.com

                    PS: se mais alguém quiser add, fiquem a vontade :)

              • lcarlos-rj
                08/09/2014 at 00:14 #

                A minha é aqui do Rio , eu AMOOOOOOOOOOOOOOOOO . Mulher arreatada , foda ! Outra coisa , Eu dei trabalho a minha amiga , somos amigos , ligo pra ela , ela me atende , adoro !!!!!!!!! Alguém aqui está preocupado com saúde . Então senhor MB , já que adora cuidar da sua saúde , vou lhe indicar 3 livros , vc lê em inglês , The wheat belly , the grain brain the paleo diet . Se não lê esses 2 estão estão em português ,The wheat belly , barriga de trigo e the grain brain o livro da dieta da mente e o outro the paleo diet , explica sobre o CORTE TOTALLLLLLLLLLLLL DE refinadoes , trigo , gluten , melhoria no colesterol glicemia Tgo , tgp , vatiminas e por ai vai , os 2 primeiros falam sobre o glutem

                Há um capítulo onde fala sobre o trigo como um vilão no SNC

                Rapaz , a minha médica no dia da consultaela me perguntou , meninooooooooo o que vc fez , e eu falei dos livros , e ela falou que euma paciente havia comprado e melhorado muito . Não cura hiv , nada , só ajuda vc não ficar com efeitos , LEia , leia , leia leia e depois me fala queridão

                médicos de harvard escreveram este livro . depois que vc ler quero que vc venha e me diga algo , beijos , já dei o caminho das pedras .

            • lcarlos-rj
              08/09/2014 at 00:05 #

              Tomo o que todo mundo toma aqui , e minha carga viral desceu em 1 mês e meu Cd 4 dobrou em 1 mês . Tem um colega meu aqui o Alex que dividi essa experiência linda e emocionate com ele . trocávamos email sobre isso . Parei com bebidas e principalente com Drogas que já não fazia , mas dei um basta e decidi nunca mais usar , ta ai a chave . Ah , queridos horário rigoroso e fator importante , não tenho nada contra , mas nunca , nunca fiz recontaminação do Hiv , outro fator estou bem assistido por uma boa médica que antes da medicação me virou da cabeça aos pés

              • Binho
                08/09/2014 at 00:13 #

                Pois é, lcarlos-rj. Me parece que o que me disseram faz sentido: a medicação é somente uma das forças contra a evolução da doença. Hábitos saudáveis e a mente positiva sem dúvida são essenciais.

                Acho que é o grande segredo né. Enfim, vamos dar tempo ao tempo. E o que tiver de ser, será. O importante é estarmos sendo avaliados o tempo todo e, com qualquer mudança, ter alternativas. É onde procuro ter esperança.

                • MB+
                  08/09/2014 at 00:35 #

                  Kkkkk. …ler esses livros Deus me livre…sou engenheir adoro números e não letras…kkkk….efeitos colaterais até aspirina dá. ..agora a sentença é ou toma os arvs e vive ou não toma e morre. ..me preocupar com efeitos a longo prazo eu não vou pois talvez amanha morra atropelado atravessando a rua…e não de aids …né?

                  • lcarlos-rj
                    08/09/2014 at 00:52 #

                    Desculpe a força das minhas palavras . Mas vc se sempre sempre ao fato de estar sempre preso aos números . Sorry baby , vc não procura outras fontes de saúde . A Alimentação , eu nem deveria ter colocado isso aqui . Muita gente vem se Fudendo com efeitos colaterais , principalmente no gastrointestinal . Esse seu Deus me livre que vc escreveu só mostra que vc est´a fim de seguir uma receita de bolo ou uma dessas fórmulas que vc decorou na sua esola , julgo que vc seja engenheiro . Tem muita gente que acha engraçado eu falar que nao tenho efeitos . Para de ficar postando palavras de auto ajuda aqui , porque aqui todo mundo já é bem grandinho e corre atrás de artigos , enfim , desculpe querido , mas eu sou assim , sabe !!!!!!!!!! tem gente que a esta hora tá vendo , vomitando , tendo problemas , eu Graças a Deus , pude ajudar algumas pessoas aqui , meter a mão na merda do telefone e tirar dúvidas com a minha médica sobre alguns remédios . Eu só não tenho paciência pra pessoas , que não é o seu caso que perdem doses e ficam desesperadas . Se fosse um encontro na Net pra trepar ninguém esqueceria . Desculpe os palavrões , mas quem me conhece , sabe que sou bem assim . Eu fico horas lá no skype ouvindo meus amigos , tem um menino que parece meu irmão . kkkkkkkkkkkkkkk Aliás ele se ler isso vai saber do que estou falando . vamos sair desse mundo de gentinha virtual e vamos cair na bagunça em sampa , logo em breve . Alguns eu dividi a felicidade de ter uma carga viral , um cd4 otimo . MB , esse é meu jeito . Enquanto vc fica fazendo a linha o engenheiro das contas malucas eu saio lendooooooooooo , lendo pra não abrir a minha boca e não falar merda . Há pessoas aqui aqui que hj em dia troco emails , me preocupo até com a mãe , com o namorado , esses sim eu quero encontrar aqui no Rj ou em sampa . sair desse mundinho de Professor raimundo . desculpe , mas eu tenho mais o que fazer . Beijos , divirta-se ai no site , somos todos adultos , Quem já parou pra conversar comigo , sabe que ….. eu sou tudo louco , doido , e SUPER INTELIGENTE , SORRY . ficaai atrás desse nick fazendo o infecto até um doi em que vc cansar e resolver ter amigos reais , beijossssssssssssssssssss

                    • Gutemberg Junior
                      08/09/2014 at 01:00 #

                      Ei manda seu skype

                    • lcarlos-rj
                      08/09/2014 at 01:25 #

                      Gutna sou eu aquele menino mega inteliegenteeeeeeeeeeeeeeeeee , que faa pra caralho e que é sincero . quer saber a novidade ? Carga virada em em 1 mês lindo , nenhuma alteração nos meus exames , nenhuma se quiser ligo a cam e te mostro sabe quando vou voltar na minha médica em janeiro . Como diria aquele garoto que ia mudar o mundo , mudar o mundo , agora frquenta a festa do …… Cara , eu saio do mundo desssas bichas de ilusão de faz me conta e vou atrás , vc ja conversou lá comigo , lembra ? Eu sou foda !!!!!!!!!!! não tenho nada . só sono e tdah e hiperatividade mental , sou eu da turma de cinema , lembra , quando vc tiver um tempinho conversamos . mas eu quero te contar a cara da minha médica ao ver minha Cv zerada , vc me conhece gutan , eu sou foda , eu leio , eu sou mega inteligente , não fico correndo atrás de medicos pra tirar duvidas , chego lá e questiono . Gutan amigo , vc acampanhou a minha fase trash , eu consegui , era isso que queria te contar , se não me engano é vc que brinco do rizoto , são tantas pessoas . Vc que é chefe de cozinha ou é o funcionário público . Vamos sair desse virtual , Eu digo metade desta merda de tratamento se deve a minha capacidade de ler e buscar informações . Gutan , deu certo , deu tudo certinho , estou explodindo de felicidade e a cada dia faço novas amizades . Claro que as malucas mentirirosas vão e não voltam , pois não tem capacidade pra me aguentar . Desculpe mas estiu escreendo mega depressa . beijos , vc tem meu skype a hora que quiser estou lá . beijos , posso te dar városssssssssssssssssssssssssssss livros pra vc ler . mas as pessoas preferem seentupir de merda e acabar fudendo o sistema imunológico . .Aliás , gente , amanha , eu acordo as 6 da manha , e vou dizer estou tomando até raiva desse , não , raiva não seria desse site , mas esse site aqui não sai do lugar é sempre o muro das lamentações . beijos Gutan saudades !!!!!!!!!!!!!!!

                    • bug_in_me
                      08/09/2014 at 09:24 #

                      Pretensioso demais esse lcarlos-rj. Se diz “mega inteligente”, mas não consegue nem ao menos escrever corretamente. Sou muito mais as palavras de incentivo do MB+, que é sempre um cara muito massa e prestativo. Continue nos brindando com o seu otimismo e boas notícias, MB+. O resto que cada um resolva com os seus respectivos médicos.
                      Se for para dar dicas de saúde, que isso seja feito na humildade, não como se voce (e a sua “medica perfeita”) fossem os detentores da verdade absoluta.

                    • lcarlos-rj
                      08/09/2014 at 11:06 #

                      Bug_in_me , u estava ontem , depois de 2 horas de tomar meus remédios . Ah ! Minha Dra não é senhora da verdade e sim uma mega competente no assunto . Essas suas palavrs de ” Bichinha ” nervosa não me afetam . Hj acordei com um amigo , feliz da vida em ter me conhecido e conversávamos horas no Skype . Gatinha , eu ontem passei o dia estudando . Estava caindo de sono , caso haja necessidade , eu posso reescrever tudo pra você . No final pedi desculpas pelos erros , mas eu estava caindo de sono . Uma pena você tomar as dores do MB , Na verdade , não tenho NADA contra o MB . Até acho que ele pode estar sendo orientado corretamente ou não . Enfim , isso aqui não é lugar de baixaria . Porque se fosse , eu teria mandado você ir pra tudo que é lugar . Não tenho saco com gente com você . E agora eu vou ser bem sincero , pessoas como você , que adoram se esconder no virtual merecem isso . Eu fico feliz em fazer amizades com gente que tem História pra contar . Hj pela manhã , um amigo meu me mandou ma mensagem linda e feliz em ter me conhecido . Trocamos várias idéias . Não sei há quanto tempo vc está na merda deste site , mas querido , eu aqui já briguei por muitos , já fui atrás de artigos , já liguei pra minha médica pra solucionar dúvidas de amigos e esses amigos , ao contrário de você , já saíram de um nick fantasioso e trocamos conversas por e-mail . Sei dos seus problemas familiares , da mãe , dos pais , dos amigos . Você ainda se preocupa em ficar com essa atitude , nojenta de reparar nas coisas . Continue assim ……. Desculpe meu amor , mas eu nem entro muito aqui . Não preciso , a não ser que seja pra ajudar uma pessoa . EU tomo as minhas medicações e GRAÇAS A DEUS ! TUDO deu certo , tudinho . TUDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO . Quem me conhece de conversar no skype sabe que sou tudo , menos burro . Agora , Bug in me que deve significar , veja a tradução , enfim continue assim com esse bug dentro de vc . te matando e fazendo vc ser assim , UM bug , um chato ! Pro seu governo eu falo 2 idiomas , faço faculdade e passei o doa ontem estudando . O mB é inteligente sim . eu vivia me escondendo atrás de nick , mas agora eu quero amigos de verdade .SEJA FELIZ ! e olha pra quem me conhece , eu fui super educado com vc , pois minha vontade éra mandar vc ir pra puta que pariu , mas eu cansei deste blog . muita gente confusa , mentirosa . Eu fiz a minha parte e deu certo

                  • Binho
                    08/09/2014 at 09:45 #

                    O “problema” a meu ver, hoje em dia, é: até que ponto todos precisam MESMO dos ARV’s?

                    Começo a me questionar, quando vejo que os efeitos são muitos e isso dificulta a adesão, sendo que algumas pessoas poderiam viver um tempo sem eles (esse amigo do secret, que é positivo há 30 anos, toma remédios há 30 anos? ou não?).

                    Não é o caso de todo mundo, claro, que poderia ficar sem remédios, mas hoje em dia os médicos têm indicado a TARV para qualquer um, independente de carga viral e CD4. Mas, a qualidade de vida será tão alta assim?

                    Não iremos morrer de AIDS, disso não tenho dúvidas. Mas… e os rins? E o fígado? E os ossos? E o coração? Além dos efeitos que causam transtornos psíquicos e sociais? Me parece que não importa como o paciente vai ficar, o importante é mantê-lo vivo. Pode virar um zumbi, mas tá vivo, então ok rsrsrsrs.

                    Pode ser só um desabafo chato de alguém que iniciou há menos de um mês e está na fase em que o corpo começa a entender melhor a medicação. Talvez eu precise de um tapa na cara, pode ser rsrs. Mas, sinceramente, achei que seria mais fácil, mas tá foda rsrsrsrs.

                    Desculpem as lamúrias hehehe. Espero que logo essa droga toda passe e eu consiga ter o ânimo de volta, como vcs têm :)

                    Valeu, povo!

                    • Secret
                      08/09/2014 at 12:41 #

                      Binho!

                      Não havia coquetel 30 anos atrás.

                      Ele teve a sorte que poucos tiveram de se manter vivo até os anos 90 quando o coquetel foi desenvolvido.

                      Se vc pesquisar vc verá que há muitos outros na mesma condição. A minha médica cuida de um brasileiro que ela disse que é positivo a 35 anos!!!

                  • Cara+
                    08/09/2014 at 10:22 #

                    Concordo com vc MB+. Complicado tomar algo hoje pensando no que ele fará daqui 10, 15, 20 anos. Positivos ou não, o tempo que temos para estar bem é agora, até porque não cabe a nós saber o que vai acontecer daqui um segundo!

                    Outra questão que me conforta é que acompanhamos as evoluções nos próprios remédios. Hj já se fala em dose única, em vacinas e sabe-se lá que outras “formas” poderão surgir num curto espaço de tempo, sempre pensando num melhor bem estar de quem os usa e com menos efeitos colaterais.

                    • lcarlos-rj
                      08/09/2014 at 11:18 #

                      Vcs vivem o presente . No mínimo devem ter uma infecto recém formada . Eu juro que este blog por ser formado por leigos , ninguém encara os efeitos . Enfim …. Eu , na verdade , já não preciso mais . Estou bem , feliz , e sinto que é uma pena não ter sido compreendido . MAs Dane-se ! cada m é cada um . continuem esquecendo suas doses , mas leiam sobre falhas terapêuticas , problemas em adesão … Esse site , metade é repleto de Freaks que chegam aqui escrevem um monte de mentiras e as pessoas acreditam . Tenho uma sugestão , coloquem o MB como médico do site , seria uma boa escolha , mas pra isso deveria começar com isto aqui .

                      LErrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

                    • Cara+
                      08/09/2014 at 12:18 #

                      Opa, lcarlos-rj

                      cara, só para esclarecer. Em momento algum me opus e/ou não achei válido tudo o que você escreveu, embora não tenha entendido o tom que você escolheu para escrever, mas isso é um problema meu e como vivemos numa democracia, faz parte da minha boa educação ler e respeitar as opiniões e procurar tirar delas o que realmente é de valor para aquilo que preciso, sem ofensas, sem brigas. Não estou aqui para julgar ninguém, procuro ajuda, conforto, conversar com outras pessoas que estejam passando ou já passaram pelas mesmas coisas que estou sentindo e acredito que a grande maioria das pessoas que aqui está, busca o mesmo.

                      Concordo com vc no que diz respeito aos livros, a questão da alimentação e tal e acredito sim, que tudo que venha a ajudar é sempre bem vindo. Não sou trouxa em não saber que os remédios são uma “pancada” no nosso organismo. Mas até onde sei, além de outros cuidados, eles são nossos fortes aliados para viver e tomar eles pensando que daqui a 15 anos posso ter problemas é sofrer por antecipação. Visto que a cada ano que passa, mais e mais notícias e remédios (com menos efeitos colaterais) tem surgido.

                      O que sei é que posso ter problemas, mas que devido ao acompanhamento, minha dedicação e principalmente um infectologista eficiente, esses problemas podem nunca vir a acontecer e se acontecerem, serão devidamente acompanhados.

                      Assim, como também sei que um pensamento positivo e uma atitude positiva frente a vida, são sempre muito mais eficientes não só para o nosso caso, mas para tudo que a gente venha a querer fazer na vida, sem falsas expectativas, sem falsas esperanças…

                      Fé em Deus! abraço

  21. Binho
    05/09/2014 at 22:42 #

    “todas as pessoas que são diagnosticadas e inicia o tratamento, estas passam por um acompanhamento rigoroso (CHECK UP) de 03 em 03 meses, e caso venha a se perceber o inicio de qualquer doença são imediatamente tratadas já às pessoas soronegativas praticamente só visitam os médicos quando já estão doentes e com sua saúde já bastante comprometida”

    Essa parte é uma das “vantagens”, se é que podemos dizer assim, em descobrir ser soropositivo, né. O cuidado com a saúde triplica e, com isso, a gente consegue se prevenir melhor do que o soronegativo, que muitas vezes deixa para buscar auxílio quando a coisa já está em estado bem avançado.

    Isso realmente é um lado bom.

    Eu acredito que o tratamento iniciado, mesmo antes do CD4 cair ou a carga viral subir muito, tenha seus lados bons. Os efeitos colaterais existem e podem ou não ocorrer. Mas, é melhor prevenir do que remediar no futuro né. A gente lê muitos relatos da galera que não cuidou e, quando foi ver, já estava numa situação bem debilitada.

    Bom, o que consola é de fato saber que estaremos sempre de olho. E a cada sintoma “estranho”, buscar ajuda médica. É irresistível entrar e ler sobre tantas coisas na internet, mas acaba sendo também reconfortante. O que não podemos é sofrer por antecipação.

    A tristeza vem, bate, quer pegar de jeito. Mas, temos de ser fortes. Hoje mesmo, em plena sexta-feira, estou um pouco chateado. E a gente nota como uma dorzinha ou outra começa a surgir a partir de então. Não é fácil a luta. Mas ela é possível. Vamos que vamos! :)

    E MB+, também sou engenheiro civil, mas admiro muito teu conhecimento todo e tua disponibilidade em ajudar a galera. Afinal, é o que mais precisamos neste momento. Abração!

  22. MB+
    05/09/2014 at 22:57 #

    Beleza….

    06/09 DIA MUNDIAL DO SEXO….vamo que vamo gente ….AH só não esquecer de algo muito importante a CAMISINHA…o resto é só alegria …vamos mostrar para este bostinha do HIV que estamos bem e o mais importante VIVENDO A VIDA com ele ou não.

    • Binho
      05/09/2014 at 23:42 #

      Curiosidade: mesmo lendo bastante por aí que sexo oral é mais “seguro”, minha infecto proibiu de fazer sem camisinha. Imagina só!!! Não serei hipócrita: até o sexo anal sem camisinha eu sinto mais prazer. Imagina o oral? No entanto, é aquela velha história: a gente só pensa na Aids, mas quantas outras doenças são transmitidas né? Às vezes precisamos passar por uma situação dessas pra aprender na marra rs. Enfim…

      A propósito, durante minha retirada de dúvidas, perguntei pra ela se beijo realmente era seguro. E ela: “beijo de boca com boca, sim”. Eu quase ri, coitada, já imaginando o beijo grego, cunete e outros nomes praquele outro tipo de beijo rsrs… Mas ela, já bem acostumada, não se fez de tímida: “é que uma vez um paciente perguntou sobre beijo na região anal; é perigoso, pq entra em contato com secreção”…

      Vivendo e aprendendo rsrs.

      Feliz dia do sexo pra todos e todas. :)

  23. Marcelo
    06/09/2014 at 10:05 #

    Bom dia pessoal,
    esqueci de tomar o remédio ontem anoite,
    Tomo o Efavirenz e o Tenoflovir antes de dormir, e esqueci,
    alguém ja passou por isso? sabe me dizer o q fazer?

    • edi
      07/09/2014 at 23:49 #

      Marcelo ja fiquei cinco dias sem o medicamento e nos diaa em que saio p beber na volta eu não tomo o efavirens.sei que tenho sido displicente maa ontem recebi meus exames e meu cd4 foi de 560 para 850. Falta sair o da carga viral. Não fica em panico continua tomando a medicação nos teus horários habituais. No meu caso eu acredito eu fui abençoado por não ter o CD4 reduzido porém não tenho conseguido ingerir o efavirens quando saio p bber. Ja fiz isso porém passei mal. Em fim a recomendação é a fidelidade aos horarios mas acredito que se acontecer um lapso por poucos dias isso não irá influenciar muito. .bem isso é um opinião vaga. Mas no seu caso é so cumprir teus horários que vc não terá maiores problemas. Sucesso!

    • lcarlos-rj
      08/09/2014 at 00:18 #

      Desculpe a grosseria , ou a verdade , mas vc tem que ter mais atenção ! Vc esquece de pagar contas , de sair com as pessoas , de fazer outras coisas , coloca na sua CABEÇA QUE ISSO É PRA SEMPREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

      CARA EU SOFRO DE TDAH , TENHO MINHA ATENÇÃO TODA COMPROMETIDA PENSO ML COISAS AO MESMO TEMPO , MAS OS MEUS REMÉDIOS , SÃO SAGRADOS

    • Binho
      08/09/2014 at 09:50 #

      Minha infecto disse que só o efavirenz eu posso ter mais maleabilidade. Isso pq um dia posso trabalhar a noite, ou sair de noite, mas devo tomar logo que chego. No entanto, ela disse que o Tenofovir e a Lamivudina devo tomar sempre no mesmo horário.

      Não sei quem postou por aí, disse que esses dois não podemos deixar passar.

      Claro que, como humanos, podemos ter alguma falha. Mas, temos de estar atentos. O que eu tenho feito é deixar bem junto da minha cama. Então, não tem erro: na hora de dormir, eles sempre estarão lá, me esperando para deitar junto comigo rsrs. De repente, é um jeito de não esquecer mais.

      Na dúvida, pergunte ao médico como proceder. De repente, ele pode te indicar se toma logo ao acordar, ou se deixa quieto e toma só a próxima dose. Mas, em geral, não é bom esquecer, não. O vírus pode criar resistência e daí ferrar com tudo.

      Já que começamos, né, o jeito é continuar…

      • Cara+
        08/09/2014 at 10:03 #

        binho, qual teu skype?

        • Binho
          08/09/2014 at 14:24 #

          Oi, Cara+. Eu raramente entro no skype… Mas o meu é garotod@hotmail.com.

          Assim que entrar a gente conversa por lá. Valeu :)

  24. fabricio
    08/09/2014 at 10:21 #

    oi! nao q tenha esqcido uma vez . e pq dormi na ksa d um amigo e nao tinha levado meu remedios. deixei d tomar o lami e o tefo e efa por uma noite. mas isso foi logo quando comecei com meu tratramento. mas gracas a Deus. Hj minha CV esta indctavel e meu cd4 745 .

  25. lcarlos-rj
    08/09/2014 at 11:36 #

    Pra quem sabe um pouco , deveria começar por aqui . Não é MB , http://www.aids.gov.br/pcdt/protocolo-clinico , pricipalmente na parte 9 em diante , mas á que vc só gosta de números , pra vc que quis abrir uma brga comigo , viado , olha s´, eu falo baseado no que leio , no que estudo , não no que escuto de bicha A , bicha B . Leia que talvez isso posso te ajudar . E eu vou dar um tempo desse blog , porque , honestamente aqui tem muita gente confusa , muita gente que ainda não se resolveu . E eu tenho mais pra fazer

    http://www.aids.gov.br/pcdt/8

    http://www.aids.gov.br/pcdt/16#tratamento_de_infeccoes_oportunistas_do_hiv

    http://www.aids.gov.br/pcdt/9

    http://www.aids.gov.br/pcdt/14

    Enfim , enquando houver essa briga de bichinha aqui , ninguém vai chegar a lugar algum , se não tiver um união por causa dessa doença que MATAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    as pessoas vão entrar para o número do governo , e a sua médica vai dizer pra sua família , pois é tentamos de tudo pra salvar

    MB , CARA + , Binho , …. eu não su esse monstro que acham não . Sou um que me preocupo com o próximo . Eu simplesmente faço o que a minha médica fodaaaaaaaaaaaa manda fazer .

    enfim , esse site aqui , apesar de ter me dado pessoas legais , me faz mal pois a cada hora que eu vejo gente doente e maluca , isso me dá nojo . TER HIV não é motivo pra se fazer de coitadinho , beijos , e não quero ficar brigando no site pois ai eu vou partir pra falar coisas que podem machucar . Aliás , eu já vou dizer , Eu odeio gentinha morna que se sconde atrás de pobre coitada

    vcs ai o site acham que por ser hiv podem ser as coitadinhas e antes que me chame de burro , vem conversar comigo , pra ver quem é burro , mas eu , na boa não tenho vontade de perder meu tempo com gente confusa e pobre coitada , BOA semana

    • Binho
      08/09/2014 at 14:29 #

      lcarlos-rj, não entendi… eu não te acho monstro, muito pelo contrário.

      Eu li o protocolo inteiro também… é foda!

      Se por um lado a gente consegue mapear todas as coisas que iniciam de “ruim”, por outro a gente acaba vendo que elas são, sim, uma possibilidade.

      Não podemos sofrer por antecipação, mas temos de ser realistas. Nisso, eu concordo contigo.

      Enfim, eu era um HIV assintomático e minha infecto resolveu seguir a nova recomendação de medicar toda e qualquer pessoa. Acabei confiando nela, mas não tem sido fácil passar pelos efeitos – principalmente os psicológicos.

      No início da minha descoberta como soropositivo, entendi isso como parte de um processo natural e aceitei numa boa – como podem ler um dos meus primeiros comentários aqui. No entanto, passados quase vinte dias de remédios, tenho visto que a luta não é nada fácil.

      Vejo que a galera comenta que a tendência é o corpo se acostumar. Tomara! É no que minha esperança se mantém.

      Porém, o medo existe. Ao menos pra mim. Pode ser que consiga conviver melhor com ele – e tem sido esta minha luta agora. De resto, acho válido a gente ser sincero sempre: tanto nos momentos de mostrar os lados bons (cura, etc.) como os lados ruins. E tentar arranjar forças de passar por isso…

  26. MB+
    08/09/2014 at 15:01 #

    Lcarlos,
    Antes de tudo vou te dar um breve relato da minha vida,
    Sou engenheiro civil com formação técnica para atuar em áreas hospitalar aonde venho atuando a mais de 25 anos, e há 20 anos no complexo clinicas.
    Onde acompanhei “in loco” vários casos de AIDS que entravam naquele Hospital, vi na época pessoas morrendo, pois não tinham o AZT para salvá-los, vi pessoas com a metade do corpo corroído pelo Herpes Zoster, pessoas com tuberculose avançada, pneumonia, e que entraram em óbito, isto Eu vi e não li.
    Após a entrada do AZT e sendo oferecido gratuitamente o tratamento a essas pessoas, continuei vendo pessoas com a pele cinza, com graves problemas de fígado e rins, com neuropatia e a tão famosa e temida lipodistrofia , estas causadas pelo então AZT que era dada em altas concentrações pois não exista outros medicamentos .
    Vi pessoas morrendo e outras sendo salvas quando da entrada dos coquetéis com medicações mais eficazes e menos toxicas.
    TUDO ISSO VI COM MEUS PROPRIOS OLHOS E NÂO LENDO EM LIVROS.
    Você diz que só da ouvidos a infecto com mais de 10 anos de experiência e bla bla bla mais se esquece do fato que o HIV não é um vírus de ELITE e sim te todas as classes sociais , o que você diria para as pessoas que procuram um CTA e recebem um diagnostico positivo , você passou por isso sabe quão é duro o choque , mas essas pessoas muitas vezes tem somente aquele infecto recém formado para contar , elas não tem dinheiro muitas vezes para se sustentar quem dirá escolher um infecto de ponta (com mais de 10 anos na área) e elas tem sim que confiar neles, como eu confio.
    Ler é bom… Mais viver a situação é melhor, ai você cria a impressão de que infectos com maior experiência são mais capazes, mas qual a diferença? Essa sua infecto tem alguma formula magica que difere dos ARV’s, hoje existentes? Se sim onde ela publicou o estudo? Agora quero ler?
    Pelo que sei “TODOS” mais “TODOS” os infectos receitam os mesmos medicamentos não é? LAMI, TENO, EFAVA …se o EFAVA não da certo ele sai entra o KALETRA se o KALETRA não dá certo sai e entra a NEVIRAPINA e ai por diante , não é? Qual a diferença de 10, 15, 20 anos de experiência em relação aos que começam agora?
    Você diz que ajuda os outros e bla bla bla de novo, mais você sabia que houve falta de medicamentos aí no RIO em postos situados em áreas de baixa renda? Acredito que não, pois estava lendo né? Quantos e-mails você mandou para o MS para cobrar? Há esqueci você não tem tempo para isso precisa ler né? Eu mandei 20… Quantas palestras você participou para cobrar maior atenção às áreas pobres onde o contagio esta crescendo? Quantos e-mails você passou para o MS para cobrar que os novos medicamentos, já usados na Europa e EUA, cheguem ao Brasil? Desculpa mais enquanto você fica lendo , EU estou trabalhando , tentando achar uma forma de criar uma área estéril para colocar 10 macacos para uma experiência para uma possivel cura.
    Se gabar que fala 2 idiomas , faz faculdade , é extremamente inteligente , isso não é inteligência é BURRICE, pois você esta falando com uma pessoa que tem 03 faculdades , falo 5 idiomas , conheço a metade da Europa , EUA e Oceania e sou igual a você portador do HIV , não sei porque você me chama de BIXA , isso tem haver com minha opção sexual? Sou HETERO de opção e HOMO de coração e essas palavras de baixo escalão que você usa? Que pessoa é essa que se gaba de tal inteligência e leitura usa?
    Há outra coisa que não consigo entender você vive se gabando da CV indetectável e CD4 Alto e ao mesmo tempo critica os efeitos colaterais que esses ARV’s podem lhe trazer no futuro… Mas não são estes mesmos ARV’s que te deixam assim?
    Respeito seu ponto de vista, porém não concordo com ele e não vou brigar com você por isso… Talvez daqui a 20 anos quanto você viver o que vivi poderemos conversar a nível.
    Agora a todos:
    Não sou medico…não sou expert em assuntos relacionados ao HIV/AIDS sou simplesmente uma pessoa que conviveu a 20 anos com o HIV e vive a 5 com o mesmo…Não vão pelo que eu digo , nem pelo que o lcarlos diz…não se apeguem a informações dadas pela internet …mas deem ouvidos a seus INFECTOLOGISTAS sendo eles DINOSSAUROS ou BEBEZINHOS na arte , pois só eles , somente eles podem dizer o que é bom para vocês …não existe formulas magicas impressas em livros …existem formulas escritas em bulas e medicamentos fornecidos gratuitamente , disponíveis a todos …para os efeitos colaterais se vierem existem na maioria deles tratamento …para a MORTE caso não ocorra a adesão NÂO.

    FORÇA …FOCO…e FÉ.

    • Luiz
      08/09/2014 at 16:07 #

      Na boa , eu chamei chaguei pras suas faculdades . Olha ! Esse site só tem me feito muito mal , conviver com pessoas que se escondem por detrás de um apelido . Eu me senti muito injustiçado , pois eu ajudei muita gente aqui . Fui até altas horas da madrugada ouvindo amigos . E vem você e sua trupe me recriminar . Gente ! Sinto muito pra vcs ! Mas meu tratamento deu certo . O fato de vc ter 3 faculdades nao me diz nada . Eu ja vi infecto fazendo merda aqui . Um dos meus amigos quase foi a óbito por causa de uma infecto que prescreveu uma conduta errada . Quando vc falou que leio muito , cara ! Eu nao sou da área medica , pois se fosse , faria mais . Agora , usando da minha total hojestudade , cansei desse blog . Aqui tá cheio de gebte confusa , mentirosa , invejosa e que prefere viver no mundo da fantasia . Eu converso com vários e com esses eu sou feliz . Cara ! Vc chegou agora . Eu aqui ja ajudei , ja conversei . Posso ser egoísta , mas cansei dessa gente confusa .. Em relação a você , mesmo você com suas 3 faculdades , honey , pessoas morrem . O HIV é democrático , ele leva qualquer um . Uma pena vc ter me julgado assim . Pois os que me conhecem , os verdadeiros me adoram . Vcs vivem por detrás de apelidos . Desculpe a minha verdade mas vcs são uma farsa . Eu escolhi viver , estudar a minha doença . Eu deixo esse blog pra gentinha como você , que fica se apegando a história . Ah ! Outra coisa , meu anjo , nao se faça de coitado por causa do HIV pois isso só vai te levar pro buraco . Eu , ha um bom tempo venho me cansando de muita gente confusa . Assim como você ! De boa , pra nao perder a educação e já perdendo . Que se dane ! Eu quero cuidar da minha vida . Fica com você o papel da nany , a babá das aidéticas . Eu gosto das fortes , das verdadeiras que eu troco tel , email , assuntos de faculdade . De gente confusa igual a você , eu quero mais é que se foda ! Nao tenho pena ! E nem precisa responder pois vou sair desse blog onde metade prefere se esconder numa doença . Encarar a vjda ninguém quer . Vc pode ter até 10 faculdades , mas quero ver entender de HIV , ler , ah ! Bicha se orienta . Vai caçar um homem pra te sossegar . As vezes faz bem . Beijos !!!!!! E vai se tratar , e cuidado antes de atacar as pessoas . Vc é ridículo !

      • MB+
        08/09/2014 at 16:30 #

        Gente o que fiz para esse homem? ???

        • MB+
          08/09/2014 at 16:34 #

          Nany…a baba das aideticas…tai gostei. ..ui como to bandida! !!!!!

        • Cara+
          09/09/2014 at 09:37 #

          MB+ nem esquenta, ele deve ter tido um dia ruim e resolveu descontar em todo mundo aqui!!!!

    • Otimista
      08/09/2014 at 16:19 #

      Independente de qq coisa, brigas nunca levam a nada. Mas é fato: mesmo que as pessoas tentem se ajudar aqui, os infectologistas são nossos melhores conselheiros. Ou, como o JS fez, se a gente achar que algum não está fazendo direito, mudar de infecto. Mesmo assim, é bom saber que hoje a situação é melhor pra todo mundo. Bora vencer a luta!

      • MB+
        08/09/2014 at 21:41 #

        Otimista

        sem palavras só seu NICK já diz tudo….:)

  27. Ex ex ex deprimido
    08/09/2014 at 15:05 #

    Oi cara+ eu sou do sul tambem mas nao moro no brasil. Se quiser manter contato.

    • Cara+
      09/09/2014 at 08:57 #

      claro, sempre cara!
      add ai meu email e skype – carapositivo@outlook.com

      que bom, alguem para bater papo! abraço

    • Renatinho
      20/09/2014 at 13:18 #

      skype::: renatinhoreiss88 vamos trocar ideias informações vc mora aonde

      • eu eu
        20/09/2014 at 13:47 #

        Moro no Rio de Janeiro

        Enviada do meu iPhone

        >

  28. mauricio
    11/09/2014 at 23:56 #

    meu nome e Mauricio tenho hiv a 23 anos fique tranquilo todas essa duvidas passam tem que fazer o tratamento correto , não colocar essa doença na cabeça , deixa ela so no sangue, confie em Deus so ele pode tirar sua vida e mais nada estou muito bem tenho um relacionamento com homem
    a mais de 10 anos ele não tem , e fás 5 meses adotamos um menino com 10 meses de idade estamos muito felizes , vivo cada dia o seu dia

    • Renatinho
      12/09/2014 at 10:18 #

      Mauricio
      Oi maurico tudo bem gostaria de conversar sobre varias duvidas poxa 23 anos é bastante tempoooo me add no skype ::::Renatinhoreiss88 creio q vc irá me ajudar muitoo

    • Cris
      12/09/2014 at 16:18 #

      Olá Mauricio!!

      Muito bommm ver seu comentário. Coloque ele em mais posts, assim a galerinha que chega apavorada vai ler e ficar mais tranquila.
      Hoje eu estou mais tranquila tbem, (de vez em quando baixa uma nuvenzinha mais escura) mas no resto do tempo estou bem. Estou positiva a 3 anos e meio.
      Fico imensamente feliz em saber que você está bem assim e principalmente: Que você e seu companheiro adotaram uma criança.

      Parabéns meu amigo!!! Deus lhes abençõe sempre e sempre!!

    • MB+
      12/09/2014 at 19:34 #

      Mauricio,

      Parabéns pela bela atitude…muitas felicidades para voce seu companheiro e seu filhinho.

      abraços.

    • Binho
      13/09/2014 at 23:52 #

      Nossa, 23 anos é mesmo muito tempo! Esses primeiros meses têm sido difíceis, mas sei que vamos conseguir também. Obrigado pela força e pelo depoimento bacana, mauricio.

  29. fabricio
    12/09/2014 at 02:11 #

    mauricio tem skype?

  30. fabricio
    12/09/2014 at 12:09 #

    tbm qria tirar. skype brici021

  31. daniel frederico
    13/09/2014 at 21:20 #

    Binho.comecei tomar hoj os comprimidos, li sua postagem,foi de grande utilidade, tomara que eu nao tenho efeitos deles, To muito apreensivo, com medo,mas fazer oq ne, se for para o bem, temos q resistir, obrigado, daniel.

  32. Pedro
    16/09/2014 at 02:34 #

    eu DESCOBRI EM 2009 QUE SOU SOROPOSITIVO DEMOREI PARA ACERTAR A MEDICAÇÃO FIQUEI 01 ANO E MEIO COM VOMITOS E DIARREIA FUI MELHORAR AGORA DIA 05/09/2014 A MINHA VIDA FICOU NORMAL MEU ISN TAGARAN É @Pedrohiv

  33. de bem com a vida
    17/09/2014 at 17:20 #

    1º dia!!!!

  34. Edu
    19/09/2014 at 00:52 #

    Vale a pena! Tenho 1182 de Cd4 e toma efavirenzs e o biovir a 10 anos.curto a vida,me cuido me trato e não vivo a doença não!e hj sou tão musculoso como antes!!!!

    • rfs
      19/09/2014 at 12:19 #

      oi Edu, tudo bem? tomo o mesmo medicamento que você, tomo há 2 anos, queria trocar uma ideia com você porque pelo que entendi vc faz musculação também. você tem algum email que eu possa te contactar?

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.277 outros seguidores